Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

CALEIDOSCÓPIO - FATOS VERDADEIROS QUE ENVERGONHAM

FATOS VERDADEIROS QUE ENVERGONHAM
O carnaval é uma boa droga para aliviar as tensões dos brasileiros. É tempo em que o povão faz sua festa da melhor maneira que pode. Consciente ou inconscientemente, canta, salta, brinca de toda forma, como criança, numa realidade momentânea de felicidade.  No fundo, desvia-se por algum tempo de tudo que é ruim, das obrigações que terá que cumprir em razão dos erros do governo.  As contas de janeiro e fevereiro ainda estão aí para tirar o sono. Reajustes de toda forma, sempre acima do que ganha a quase totalidade da população que dispende suor para sobreviver. IPTU, IPVA, matricula dos filhos, compra de material escolar e o implacável Imposto de Renda (salário é renda?) são pesadelos oficiais ou oficiosos, sem contar que para se alimentar,  vestir, enfim,  para sobreviver  tem que enfrentar no dia a dia a inflação desbragada, refletida em compromissos imediatos, nas compras  para alimentação, vestuário,  passagem dos transportes, enfim em  tudo que envolve a subsistência. Sem dúvida, o Carnaval foi uma fuga momentânea do caos moral, político, econômico e financeiro a que chegamos. E as projeções de analistas de instituições financeiras são que a inflação continuará a subir.  Os reflexos de tudo isto estão aí, nos envergonhando. Por desídia (incompetência), conivência e até participação dos muitos governantes, senadores, deputados e agregados o Brasil está quase no fundo do poço. Sem prestígio nacional e internacional, descriminado acintosamente o país é um retrato do “inferno de Dante”.  Os meios de comunicação dizem que somos o 2º país em corrupção, um dos 10 piores em educação e, também, em segurança pública. Apontam-nos ainda como líder na praga da dengue, com seus colaterais e mortais chicungunya e zika. Pudera, nunca saneamento básico foi levado a sério como uma das pilastras para a saúde do povo. Os órgãos públicos não cumprem sua primária obrigação e grande parte da população, sem o menor senso de cidadania, é desleixada e contribui diretamente para que sejamos tão vulneráveis aos ataques dos mosquitos. Ruas e praças da nossa Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção são exemplos clássicos de como o lixo é o amigo maior dos apavorantes mosquitos que estão aí atazanando a vulnerabilidade da saúde de todos nós. Embora arremedo de solução, o mutirão que se propõe para enfrentar o frágil, mas mortal inimigo, com a conjunção de esforços das autoridades de saúde federais, estaduais e municipais e o apoio das forças armadas é bem-vindo e necessário.  Mas todo o esforço do momento, infelizmente, não será suficiente para deixar de abalar a vinda de estrangeiros para os Jogos Olímpicos que se avizinham. Também, o turismo brasileiro, umas das   pilastras da economia, já está sofrendo as consequências de tanta propaganda negativa. Quando sairemos de tão triste situação?  

CROCOBEACH HOTEL - O MAIS NOVO DESTAQUE DA HOTELARIA DE FORTALEZA

A Praia do Futuro, em Fortaleza, tem um novo hotel de categoria superior, o Crocobeach Hotel, estilo contemporâneo, que vai ser um marco na qualidade de serviços na belíssima praia da capital do Ceará. 
No último ano a Praia do Futuro passou por ampla reforma executada pela Prefeitura de Fortaleza, incluindo a urbanização das avenidas principais com calçamento novo, iluminação e uma série de novos benefícios.  A Praça 31 de Março foi reinaugurada em julho e conta com posto de Policia Militar e Municipal e do Corpo dos Bombeiros. Hoje, o atraente bairro de Fortaleza é considerado de expansão de imobiliária residencial, estando em construção diversos novos condomínios. 
A novidade esperada, a Ponte da Sabiaguaba, está praticamente finalizada. Ela, no final da Praia do Futuro, será o elo de ligação com a estrada que dá acesso ao Porto das Dunas (Beach Park) e litoral Leste do Ceará. 
LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA -  De frente para o mar, com uma decoração sofisticada e contemporânea, o Crocobeach Hotel pertence ao Grupo proprietário do Complexo Crocobeach, localizado a 200 metros do Hotel, ocupando uma área de 13.000 m2. Constitui uma das maiores barracas de praia do Brasil. O Complexo foi inaugurada em 1999, constituindo-se num grande pólo de lazer, com salão de beleza, lojas, sorveteria, restaurante, bares, piscinas, shows musicais e de humor, onde se poderá usufruir de condições muito especiais para aproveitar melhor os dias em Fortaleza. 
O Crocobeach Hotel fica a apenas 10 minutos da Avenida Beira Mar e a 25 minutos do Aeroporto Internacional de Fortaleza e dos polos gastronômicos e de diversão noturna da Varjota e da Praia de Iracema.  É um dos hotéis mais próximos do Centro de Eventos do Ceará (15 minutos) e da saída sul da cidade para aceder às maravilhosas praias do Litoral Leste do Ceará, do Beach Park e do magnifico Campo de Golfe do Aquiraz Riviera. 
O endereço oficial é: Avenida Clóvis Arrais Maia nº 3.700, Praia do Futuro CEP 60.180-005, Fortaleza, Ceará, Brasil Tel. 55.85.3234.0304 reservas@crocobeachhotel.com.br www.crocobeachhotel.com.br 

ABRAJET-CEARÁ: 32 ANOS DIVULGANDO O TURISMO DO CEARÁ

Antonio Jose de Oliveira
Abrajet/CE
A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet-Ceará - completará, no dia 27 de fevereiro de 2016, 32 anos de criação. Tudo começou no ano de 1984. A Abrajet-Ceará é sucessora da Associação de Jornalistas de Turismo – Ajotece – presidida, inicialmente, pelo jornalista Irã Benevides (falecido) e que muito fez pela entidade.
A Abrajet-Ceará é uma sociedade civil, sem fins lucrativos. Tem como principal objetivo integrar profissionais de imprensa, rádio, televisão, assessores de comunicação de empresas públicas e privadas e blogueiros, que exerçam o jornalismo de turismo e, devidamente, registrados nas Delegacias do Ministério do Trabalho.
A Abrajet-Ceará, desde a sua fundação, vem desenvolvendo ações e trabalhando em benefício do Turismo do Ceará e do Brasil, visando ao seu desenvolvimento sustentável e ao seu prestígio. Trata-se, pois, de uma entidade que sempre coloca os interesses do Turismo acima de tudo, todavia com profissionalismo, ética e transparência em tudo o que realiza.
A prova da assertiva retrocitada é que seus membros são respeitados e reconhecidos como profissionais sérios, competentes, éticos – sem falsa modéstia – pautando-se por uma conduta exemplar a fim de que a associação não venha a sofrer pesadas críticas e ter, assim, a sua imagem denegrida.
Em pouco tempo de funcionamento, a Abrajet-Ceará realizou, em Fortaleza, uma série de eventos e promoções, sem falar das inúmeras vezes em que participou de encontros nacionais e internacionais, ligados ao setor turístico. Sem falsa modéstia, marca presença nos principais eventos desse segmento econômico.
Bem! Dentre as diversas ações, promovidas, outrora, destacam-se as “Semanas Cearenses de Turismo”, os Concursos de Reportagens e Fotografias Turísticas (válidas para todo o Brasil), Cursos de Emissores de Bilhetes Aéreos, Ciclos de Palestras, Lançamento de Livros sobre Turismo, para citar as principais.
A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Seccional do Ceará, é filiada à Abrajet-Nacional e mantém ligações com outras entidades da comunidade turística brasileira. Afinal, a Abrajet-Ceará existe em quase todos os Estados brasileiros.
Anualmente, a Abrajet-Ceará homenageava, com dois troféus, durante sua festa de Natal e de Ano-Novo, uma personalidade turística e uma empresa que tivessem contribuído, para acelerar o processo de desenvolvimento do turismo local e nacional.
A Abrajet-Ceará, nesses 32 anos de pleno funcionamento, teve como presidentes os seguintes jornalistas: José Mário Pinto (três mandatos consecutivos); Ivanildo Lavor (duas vezes consecutivas); Antonio José de Oliveira (duas vezes consecutivas), José Carlos de Araújo, (duas vezes consecutivas), José Rangel (duas vezes consecutivas). Atualmente, o presidente é o jornalista Fenelon Gonçalves de Oliveira.
No momento, fazem parte da diretoria da entidade os jornalistas, Antônio Augusto Oliveira, Hélio Rocha Lima, Silvana Frota, Fernando Pinto, Leonardo Capibaribe, José Mário Pinto, todos trabalhando com o único propósito: defender as causas maiores do turismo, da Abrajet-Ceará e da sociedade como um todo.
Destaque-se, ainda, a atuação do presidente Fenelon Gonçalves, que não tem medidos esforços, para engrandecer a entidade e fazê-la presente, nos eventos turísticos, inclusive nacionais e internacionais.
Ao completar, brevemente, 32 anos, sua diretoria e associados têm uma mensagem a dirigir ao “trade” turístico: QUE TODAS AS ORGANIZAÇÕES TURÍSTICAS, PÚBLICAS E PRIVADAS, TRABALHEM, CONJUNTAMENTE,  SEM AQUELA DE UMA PROPALAR QUE É A MELHOR EM TUDO DO QUE AS OUTRAS.
É bom lembrar, minha gente, que turismo é parceria e ser parceiro não é atropelar e  muito menos ferir os princípios éticos, querendo sobressair-se. Ser parceiro – acreditem vocês – é crescer juntos e saber tirar lições dos erros cometidos. Vamos em frente! PARABÉNS A TODOS OS DIRIGENTES E SÓCIOS DA ABRAJET-CEARÁ!
Antonio José de Oliveira
Vice-Presidente da Abrajet-Ceará

AS CIDADES HISTÓRICAS E O TCU

Através da Secretaria de Turismo, o Governo do Maranhão participou, Na semana passada, em Brasília, houve o Painel de Referência no Tribunal de Contas da União (TCU), para discutir as iniciativas que serão implementadas para o fortalecimento do turismo na administração pública das cidades consideradas Patrimônio Mundial pela Unesco.
Durante o encontro, o ministro do TCU, Augusto Nardes, falou sobre intenção do Tribunal de dar apoio às Cidades Históricas por meio de auditorias que orientem sobre a aplicação de recursos que possam fomentar o Turismo. 
A secretaria de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, representou o Governo do Estado na reunião e falou sobre a importância do turismo para a economia das cidades históricas. 

ARTISTAS CONSAGRADOS NA 49ª EDIÇÃO - TUDO PRONTO PARA A PAIXÃO DE CRISTO DE NOVA JERUSALÉM

A próxima temporada da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém marcará o 49º ano de apresentações consecutivas do maior e mais famoso espetáculo bíblico teatral do Brasil. A peça revive os últimos dias de Jesus, sua morte e ressurreição em uma encenação única no mundo, realizada em uma cidade-teatro com nove palcos plateia e com a participação de 50 atores e cerca de 400 figurantes.
Os artistas Bianca Rinaldi (Maria), Antonio Calloni (Herodes), Fiuk (Apóstolo João), Odilon Wagner (Pilatos), além da atriz e modelo, Caroline Correa (Madalena) vão estrear no elenco do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no município pernambucano de Brejo da Madre de Deus a será realizado de 19 a 26 de março  próximos. Eles dividirão os palcos da cidade-teatro com o ator Igor Rickli, que foi destaque no papel de Jesus em 2015 e retornará para mais uma temporada.
Vivendo um Jesus intenso e muito humano, o ator Igor Rickli foi uma unanimidade na temporada passada. Com talento e simpatia, ele conquistou o público. O elenco do monumental e tradicional  espetáculo também é formado por destacados atores pernambucanos, como Ricardo Mourão (Caifás) e José Barbosa (Judas). Além disso, a encenação conta com a direção artística dos pernambucanos Carlos Reis e Lúcio Lombardi, que desde 1997 conduzem a montagem do drama.  A produção executiva e a coordenação geral estão a cargo de Robinson Pacheco, filho de Plínio Pacheco, idealizador e construtor da cidade teatro de Nova Jerusalém.
Em seus 48 anos de apresentações, mais de 3,8 milhões de pessoas de todas as idades já assistiram ao espetáculo. São turistas de vários estados do Brasil e de vários países que vão à Nova Jerusalém de carro, vans e ônibus de excursões oferecidos pelas agências de viagem.
Este ano, a venda de ingressos por meio do site oficial (www.novajerusalem.com.br) foi iniciada com maior antecedência Na temporada passada, a comercialização começou em janeiro, mas, para o próximo ano, os bilhetes começaram a ser vendidos desde o dia 1º de dezembro na internet. As entradas para o espetáculo custarão de R$ 100,00 a R$ 140,00, dependendo do dia. Nas compras feitas pelo site, o valor do ingresso poderá ser parcelado em até 12 vezes nos cartões de créditos, com os juros da operadora.

PARCERIAS JOÃO PESSOA E BEJA

João Rocha e Ricardo Coutinho
O governador  paraibano  Ricardo Coutinho recebe a visita do prefeito da cidade de Beja, capital de Alentejo, em Portugal, João Rocha, que foi conhecer as potencialidades da Paraíba com o objetivo de criar laços, em especial, no âmbito cultural, entre o Estado e a cidade portuguesa. Durante a reunião, o governador  destacou que tem o maior interesse em estabelecer parcerias futuras com a cidade de Beja, que possui um patrimônio cultural bastante rico, favorecendo assim, um diálogo com a Paraíba nesta área. 
O prefeito de Beja, João Rocha, disse que gostou  do Estado e enxerga boas parcerias. “Conhecia outros lugares do Brasil,  mas é a primeira vez que estou na Paraíba, lugar bastante agradável. Viemos aqui por questões culturais, estes contatos são importantes para estreitar laços na relação entre as localidades. Temos interesse, principalmente, na área da cultura, mas podem surgir diálogos também em outras áreas, como a agricultura. Acredito que temos muitas coisas que poderemos trabalhar em conjunto”, destacou.

A ILHA FELIZ - ARUBA É UM DOS DESTINOS PREFERIDOS PELOS BRASILEIROS

Stand up paddle em Aruba 
Aruba é o sonho de consumo para quem procura férias em um lugar paradisíaco. Esse sonho tem se tornado realidade para muitos brasileiros. Segundo as agências de viagens Expedia e Viajanet, Aruba está entre os três destinos internacionais que mais receberam brasileiros durante o feriado de fevereiro, apenas contra capitais sul americanas mais próximas. Em busca de mar turquesa, areias brancas e um povo acolhedor, os viajantes também puderam aproveitar a infraestrutura turística de ponta da ilha.
Quem viaja para Aruba não deixa de indicar o destino. No aano passado, a ilha do Caribe com maior índice de retorno de seus visitantes, ganhou o prêmio Traveller's Choice (Escolha dos Viajantes, em português) na categoria Destino de Ilha, do site TripAdvisor. Este ano, o hotel Bucuti & Tara Beach Resort Aruba, na descoladíssima Eagle Beach, obteve o primeiro lugar na categoria Hotéis Mais Românticos do Mundo, e o oitavo lugar na modalidade Melhores Hotéis do Mundo.
A ILHA DE ARUBA - Com 110 mil habitantes e localizada ao norte da Venezuela, a ilha de Aruba, no Caribe, é conhecida por suas águas claras e areia branca. Oferece infraestrutura completa de lazer, com 28 hotéis e resorts ao longo da costa oeste, spas, cassinos e campos de golfe - sendo um profissional com 18 buracos. 
Além tudo, a Ilha Feliz, como é conhecido o país, apresenta gastronomia internacional variada e diferentes opções de compras. Atividades para toda a família estão disponíveis em terra firme, com passeios e visitas pela ilha, e também na água, com mergulho em seu mar cristalino e esportes aquáticos. Sua localização privilegiada mantém o clima a agradáveis 28 ºC quase todo o ano e fora da rota de furacões. 
Turistas brasileiros não precisam de visto para entrada no país. 

A IRLANDA E O DIA DE SÃO PATRÍCIO - VERDE NO RIO DE JANEIRO, BRASÍLIA, MANAUS E SALVADOR

Todo dia 17 de março, para comemorar o dia de São Patrício, seu padroeiro, e o dia nacional do país, a Irlanda ilumina de verde monumentos e edifícios ao redor do planeta. As pirâmides do Egito, a Grande Muralha da China, a cidade jordaniana de Petra, a roda gigante London Eye, em Londres, a Disneyland de Paris, a Torre de Pisa, o famoso hotel Burj Al Arab, nos Emirados Árabes Unidos e até a fonte da Casa Branca em Washington são alguns dos locais já esverdeados.O objetivo é fazer milhões de pessoas dos quatro cantos do mundo conectarem-se com a riquíssima cultura irlandesa, celebrando suas relações com importantes países e ainda reunindo os irlandeses que deixaram sua terra natal.
A novidade deste ano é a iluminação dos Arcos da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro, onde também será esverdeado o Cristo Redentor, que participou todos os anos desde que a ação estreou no Brasil, em 2013. Ambos serão iluminados no dia 16 de março, graças ao apoio do Cardeal Dom Orani João Tempesta e do Prefeito Eduardo Paes.
Assim como no ano passado, a ação de 2016 também incluirá locais em São Paulo, no dia 17 de março, graças a uma parceria com a Prefeitura e seu Departamento de Iluminação Pública (Ilume). Estes serão o Viaduto do Chá e a Biblioteca Mário de Andrade, ambos na região central, o Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera, e a Ponte das Bandeiras, que cruza o Rio Tietê, na zona norte. 
Além disso, também em 17 de março, os seguintes cartões postais também serão iluminados: a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, graças ao Arcebispo Dom Sérgio da Rocha, e o Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF); o Teatro Amazonas, em Manaus (AM), graças ao Governador José Melo de Oliveira; e o Elevador Lacerda, em Salvador (BA), graças ao Prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto.

ANIVERSÁRIO DE PIRATUBA - ATRAÇÕES: VEÍCULOS ANTIGOS E FESTIVAIS GASTRONÔMICOS

A cidade de Piratuba completou 67 anos ontem, dia 18, com uma programação repleta de atrações, que se estende até o mês de março. Localizada na região Oeste de Santa Catarina, na região turística conhecida como Vale do Contestado, essa pequena cidade de pouco mais de 4 mil habitantes figura como um dos destinos mais procurados de Santa Catarina. Uma das razões é o bem estruturado Parque de Águas Termais, principal atrativo da cidade, mas a hospitalidade dos moradores e algumas festas tradicionais também são responsáveis por atrair turistas de todo país. 
Uma dessas festas, que integra o calendário de aniversário de Piratuba, é o VIII Encontro de Veículos Antigos, que acontece desde ontem e até domingo. Na oportunidade, “antigomobilistas” (como são chamados os apaixonados por carros antigos) lotam a cidade para apreciar e exibir carros antigos, restaurados com o design original. Por três dias, Piratuba se torna um verdadeiro museu a céu aberto.
FESTIVAIS GASTRONÔMICOS - Para festejar o aniversário da cidade e oferecer mais uma atração aos turistas, o Thermas Piratuba Park Hotel realiza vários festivais gastronômicos. Hoje está programado jantar temático "Uma Viagem à Itália", que conta com repertório italiano. Amanhã, (haverá almoço à brasiliana e jantar "Arriba México" com presença de tequileiro e também música ao vivo. No domingo (dia 21), o almoço reúne duas delícias: "Churrasco e Paella Valenciana".
Além de toda infraestrutura do Thermas Piratuba Park Hotel, neste final de semana do VIII Encontro de Veículos Antigos de Piratuba o hotel contará com presença da equipe de recreação, promovendo atividades internas e ao ar livre. O hotel oferece ainda preços especiais e parcelamento facilitado nos pacotes com duas diárias.

MINAS TURISMO GERAIS -19/05/2016

A Vesperata é um evento ímpar, único, autêntico por ter suas origens nas práticas musicais tradicionais em Diamantina no século XIX, quando no período das vésperas (que são a parte da Liturgia das Horas, que é celebrada à tarde, entre 15 e 18 horas) músicos eram dispostos nas sacadas dos casarões para tocar para as pessoas que passeavam nas ruas. Reeditada em 1998 para que expressasse as potencialidades culturais de Diamantina no pleito ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade, a Vesperata ganhou o formato que mantêm até hoje na Rua da Quitanda, com músicos da Banda do 3º Batalhão da PMMG e da Banda Mirim Prefeito Antônio de Carvalho Cruz posicionados nas sacadas dos casarões, com os maestros posicionados sobre um tablado no centro da rua se revezando na regência, cercados pelo público que ocupa as mesas dos estabelecimentos que ofertam serviços de alimentação durante o evento. A Vesperata é reconhecida como um importante produto turístico cultural do Brasil. Esse reconhecimento não se faz somente por aqueles que já tiveram a oportunidade de assisti-la, mas também por órgãos públicos como o Ministério do Turismo, que em 2010 premiou a Vesperata com o Troféu Roteiros do Brasil, por promover a Sustentabilidade Cultural no Município. Consulte as agências de viagens para a Vesperata em Diamantina.
Confira a baixo as datas da Temporada de 2016 da Vesperata de Diamantina:
09 e 30 de abril ; 14 e 21 de maio; 04, 18 e 25 de junho; 09, 16 e 30 de julho; 06 e 20 de agosto ; 17 e 24 de setembro e 08 e 22 de outubro.
Trem turístico em Poços de Caldas - O contrato, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), prevê investimentos de R$ 10 milhões para o fortalecimento do potencial turístico da cidade e atende a uma das demandas da população recebidas durante a realização do Fórum Regional de Governo no município.
Esse projeto irá fortalecer ainda mais o potencial turístico do município e da região, além de gerar empregos e renda. A maria-fumaça irá trafegar pela ferrovia que tem importância histórica para o município.

10ª edição do Salão de Turismo ABAV Minas Salão de Turismo - A ABAV-MG realizará no dia 18 de março de 2016, a 10ª edição do Salão de Turismo, que é considerado um dos mais relevantes acontecimentos do setor turístico de Belo Horizonte. O evento é uma excelente oportunidade de divulgar produtos para o público especializado, capacitar os agentes de viagens, permitir a troca de informações, propiciar a divulgação e o contato entre operadores, companhias aéreas e outros segmentos do turismo. A estimativa é de que o evento receba mais de 1.000 visitantes especializados no setor.O Salão será realizado no Dayrell Hotel & Centro de Convenções (espaço DayrellTheatro), das 9H às 19H. O evento também terá palestras especiais direcionadas ao mercado e contará com a presença de agentes de turismo de várias regiões do estado. Mais informações sobre os estandes no e-mail abavmg@abavmg.com.br ou nos telefones (31) 3213-3433 / 9 7111-5151.
Coluna Minas Turismo Gerais 
Jornalista Sérgio Moreira  informações  sergio51moreira@bol.com.br

“DECOLA” O TURISMO DO CEARÁ - BREVE, O FUNCIONAMENTO DO COMPLEXO DA TAM EM ARACATI

Informa-se que na  sexta-feira (12) a  Agência Nacional de Aviação Civil homologou para funcionar o Centro de Treinamento da TAM Executiva, localizado no complexo do Aeroporto de Aracati, na zona leste do Estado, a 160 quilômetros de Fortaleza.  No local, funcionará o Centro de Manutenção de Aeronaves da Latam,  consórcio da chilena Lan e da brasileira TAM, o qual atenderá o mercado aeronáutico da região, afora outras até de fora do País.  
Cumprida a homologação, a previsão é que, logo no próximo mês de março começarão as atividades da TAM no local, fato que, sem dúvida, é um grande passo para a otimização do turismo do Ceará. Sem dúvida, o Aeroporto de Aracati será o grande ponto de apoio para a maior movimentação da aviação do Estado. Quem sabe?, forte trunfo para que sejamos os escolhidos para o cobiçado “hub” que a TAM em breve terá no Nordeste. Ainda mais, sofrerão forte impacto a vida econômica, social e cultural da região jaguaribana e do próprio Ceará. 
Segundo se especula, o Centro de Treinamento da TAM de Aracati empregará  150 pessoas entre os quais técnicos de aeronaves, helicópteros e jatos executivos. 

FESTURIS 2016 - TURISMO DE LUXO FOI APRESENTADO NA BIT EM MILÃO

De 11 à 13 últimos, ocorreu em Milão, na Itália, a BIT - Borsa Internazionale del Turismo, em Milão. Os diretores do FESTURIS - Feira Internacional de Turismo, Marcus Vinicius Rossi e Eduardo Zorzanello, participaram do evento realizando ações e reuniões, com foco na divulgação do evento gramadense e prospecção de negócios para a feira deste ano. 
A presença em Gramado de profissionais italianos foi um dos destaques na feira no ano passado, com a forte participação de agentes de turismo e jornalistas especializados em turismo daquele país. Uma das reuniões realizadas na Itália, durante a BIT, foi com Araci Coimbra, gerente geral da TAP Itália.  “Através da TAP conseguimos trazer ainda mais tour operators e jornalistas para virem ao FESTURIS e divulgarem Gramado para o mundo”, destacou Eduardo Zorzanello.
Outra reunião realizada pelos diretores foi com Ornella Naccari, de Veneza. “Este ano novamente o FESTURIS receberá um grupo de hotéis e tour operators formando o stand Made In Italy, tornando o espaço ainda mais destacado do que já foi em 2015”, salienta Marcus Vinicius Rossi.
TURISMO DE LUXO - Os diretores do trabalharam principalmente divulgando a grande novidade da 28ª edição do evento que ocorrerá este ano,  de 3 à 6 de novembro vindouro: o Turismo de Luxo, segmento que está em alta na Itália e na Europa.
A cada ano, o mercado de viagens de Luxo ganha um maior número de adeptos que buscam alto nível em serviços personalizados, exclusivos e autênticos. Os números da Organização Mundial de Turismo são surpreendentes. Mesmo responsável por 25% de toda a receita gerada com o turismo mundial, o de luxo representa apenas 3% do movimento dos turistas, com gasto médio diário oito vezes superior ao de um turista convencional. O FESTURIS abre espaço para este nicho de mercado em 2016.
Marta Rossi e Sérgio Prade 
MARTA ROSSI NA LACTE  - A ALAGEV - Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas realizou, de domingo a terça-feira  (16),  em São Paulo, a 11ª Latin American Corporate Travel Experience – ou LACTE.
Durante a LACTE, um dos maiores e mais importantes encontros da indústria de eventos e viagens corporativas de toda a América Latina,  foram debatidos  importantes temas,  quando os profissionais tiveram a tecnologia como aliada para discutir o futuro.
A diretora do FESTURIS - Feira Internacional de Turismo, Marta Rossi, participou do encontro, assim se pronunciando: “O evento foi excelente, com a possibilidade de bons negócios e uma pauta muito qualificada. Parabéns ao presidente Eduardo Murad, e ao gerente executivo Paulo Amorim, pela ótima organização”. 

ROCHAS ORNAMENTAIS: TERMINA HOJE A VITÓRIA STONE FAIR

Abertura da feira
Considerada o termômetro das feiras do setor de rochas ornamentais, termina hoje, no Carapina Centro de Eventos, a 41ª edição da Vitória Stone Fair, no Espírito Santo. No primeiro dia, terça-feira, 16, o evento foi marcado pela visita técnica de autoridades, que destacaram a capacidade de crescimento do setor, mesmo com a economia brasileira caminhando a passos lentos. A abertura da feira contou com a presença do governador do Estado do Espírito Santo, Paulo Artung, muitas autoridades e com 420 expositores brasileiros, e de 14 países, além das delegações internacionais de compradores e entidades governamentais do Irã, Alemanha, Polônia, Estados Unidos, Austrália, Canadá e México.
Tradicionalmente, o Espírito Santo é o estado com os números mais significativos de exportações de rochas do País. O Brasil é conhecido no mundo não só pela qualidade de seus materiais naturais, mas principalmente, pela enorme variedade disponível em um só território, com 1.700 pedreiras ativas e 300 em fase de licenciamento.
No Brasil, segundo balanço do MDIC (Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio) liberado no dia 16 de janeiro, os mármores capixabas manufaturados registraram um crescimento de 45,04% nas exportações em 2015, em comparação com o ano passado. O mármore manufaturado totalizou US$ 41,1 milhões contra US$ 28,3 milhões, em 2014 e chegou a ser comercializado pelo dobro do preço de uma chapa de granito, material considerado de alto valor agregado.
Os Estados Unidos continuam sendo o grande comprador dos granitos brasileiros, principalmente dos exóticos; seguidos pelo Canadá e México. Do total exportado em 2015, US$ 808,5 milhões foram vendidos para esses três países. 

NO CARNAVAL, PERNAMBUCO RECEBEU 1,7 MI DE TURISTAS

Anuncio dos dados do Carnaval
O Carnaval de Pernambuco nunca recebeu tantos turistas como em 2016. No total, o Estado foi visitado por 1,7 milhão de foliões do Brasil e do exterior. O número é 12% superior ao de 2015, o que demonstra uma procura maior pelos dias de Momo no Estado. O fluxo de visitantes significou um impacto de R$ 1,2 bilhão na economia, valor que supera em 4,3% o do último ano. Os hotéis por pouco não atingiram a ocupação máxima. No Estado, 96,5% dos leitos foram ocupados, contra 94,5% em 2015. A permanência foi de aproximadamente 7 dias no Estado. 
O gasto médio dos turistas também superou o do ano passado. Os brasileiros gastaram R$ 183 (2% a mais do que em 2015) por dia, enquanto o estrangeiro, R$ 195 (22% a mais do que em 2015). Entre os estrangeiros, destaque para os argentinos, que aumentou em 246% sua fatia no número de turistas que desembarcaram no Estado, chegando a 33% do total. Os norte-americanos ficam em segundo lugar, com um incremento de 10% e 9,62% do total. 
Com tantas pessoas desembarcando diariamente, o Aeroporto Internacional do Recife superou a marca de 310 mil passageiros circulando pelo local, 9% a mais que em 2015. Ainda tiveram 113 voos extras (71,2% a mais do que em 2015) vindos do Ceará e de São Paulo, que permaneceu no topo dos emissores nacionais, com 25,13% do total, à frente do Rio de Janeiro, com 17,5%, do Ceará, com 10,36%, e Bahia, com 10,32%.
No TIP, cerca de 70 mil pessoas desembarcaram para curtir os dias de Carnaval em Pernambuco. Eles vieram, principalmente, da Paraíba, do Ceará, de Alagoas, do Rio Grande do Norte e da Bahia. O investimento em toda a festa foi de R$ 15,5 milhões.
Por ser um estado vocacionado para o bom Carnaval, a folia de Momo não ficou restrita apenas à Região Metropolitana do Recife. Os municípios de Arcoverde, Belém de São Francisco, Bezerros, Catende, Ipojuca, Itamaracá, Nazaré da Mata, Paudalho, Pesqueira, Petrolina, Salgueiro, Surubim, Tamandaré, Timbaúba, Trindade, Triunfo e Vitória, além do Recife e Olinda montaram polos com apoio na contratação de artistas por meio do Governo de Pernambuco.
Para compor o carnaval das cidades, o Governo contratou grandes atrações do Estado, tais como Spok Frevo, Alceu Valença, Almir Rouche, André Rio, Ayrton Montarroyos, Ed Carlos, Elba Ramalho, Geraldinho Lins, Geraldo Azevedo, Lenine, Maestro Forró, Marrom Brasileiro, Nono Germano, Benil, entre outros. Além deles, ainda tiveram as agremiações tradicionais do Carnaval, voltadas mais para o lado cultural, como Gigante do Samba, Coco de Umbigada, Flor da Lira de Olinda, Maracatu Estrela Brilhante do Recife, Escola de Samba Preto Velho, Clube Carnavalesco Misto Bola de Ouro, Afoxé Alafin Oyó, Bloco das Flores, Caiporas de Pesqueira, entre outros. 

PRÊMIO MERCOSUL DE ARTES VISUAIS

Estão abertas, até 20 de março, as inscrições ao Prêmio Mercosul de Artes Visuais. Organizado pelo Mercosul Cultural, a edição está sendo lançada simultaneamente na Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Equador. 
O Prêmio Mercosul de Artes Visuais consistirá numa residência artística de três (3) a quatro (4) semanas de duração, a realizar-se no Espacio de Arte Contemporáneo (EAC), na cidade de Montevidéu, no Uruguai, para um (1) artista por cada país participante. A assistência aos ganhadores inclui passagem aérea, uma soma equivalente a USD 2.000 (dois mil dólares) para gastos de produção da obra e manutenção do artista, a cargo de cada país. As residências serão realizadas no mês de junho de 2016.
As inscrições devem ser enviadas ao endereço eletrônico: pmercosulav@funarte.gov.br, até 20 de março de 2016. Dúvidas e esclarecimentos deverão ser solicitados somente pelo email.

A CADEIA DE HOTÉIS CHA CHEGOU AO RIO GRANDE DO SUL

Localizado em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul (RS), o Bela Vista Parque Hotel (foto), a partir deste mês, passa a ser administrado pela Cadeia de Hotéis Associados (CHA), rede de gestão hoteleira, consolidada no final de 2013, que tem como objetivo fortalecer a operação administrativa de hotéis independentes e familiares. Com o Bela Vista, a CHA estreia no campo hoteleiro gaúcho, totalizando onze estabelecimentos sob seu comando.
O Bela Vista Parque Hotel está situado em Ana Rech, distrito turístico de Caxias do Sul, rodeado por vinícolas, em um privilegiado ponto da região da uva e do vinho, um dos mais belos da Serra Gaúcha. O hotel oferece o conforto dos apartamentos com telefone, frigobar, TV, calefação e suítes com hidromassagem. Disponibiliza 27 apartamentos, com diárias que incluem café da manhã com geleias produzidas no próprio hotel. A culinária italiana é uma das tradições e destaques do estabelecimento, que também oferece estrutura para realização de eventos corporativos e festas em geral, comportando até 400 pessoas.
Entre as primeiras ações da nova administração, estão  o diagnóstico das condições em que se encontram as instalações, equipamentos, serviços e atendimento do hotel; a implantação da sistemática de administração participativa da rede; o fortalecimento dos procedimentos e tarefas já reconhecidos pelos clientes; o aprimoramento do know-how já tradicional do hotel; e o oferecimento do cronograma de festivais gastronômicos já costumeiros nos estabelecimentos administrados pela CHA, como as Noites de Fondue, Festival da Cerveja e Festival dos Morangos.
Informações e reservas, telefone (54) 3283-1177 ou pelo e-mail hotelbelavistaparque@terra.com.br. O site do hotel: www.hotelbelavistaparque.com.br.

ROTA DO SOL SEMANAL 19/02/2016 - ISSUU