Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

CALEIDOSCÓPIO - PARQUE ECOLÓGICO DA BARRA DO CEARÁ

PARQUE ECOLÓGICO DA BARRA DO CEARÁ
Está tramitando na Assembleia Legislativa do Estado importante projeto de lei, apresentado pelo deputado Walter Cavalcante, criando o Parque Ecológico da Barra do Ceará. Determina entre outras providências a criação da consequente Área de Relevante Interesse Ecológico.  A feliz iniciativa vem ao encontro do que a Capital há muito espera. Local ícone na história do Ceará, a Barra sempre foi olhada de soslaio pelas autoridades e até por historiadores, alguns destes não lhe reconhecendo
como o marco zero da razão de ser do início do nosso primeiro povoamento. Repleta de história, constitui a área uma aquarela de rara beleza em que os manguezais dos tapebas, o encontro do Rio Ceará com o mar e os morros adjacentes são parte integrante de um quadro de muita beleza, infelizmente até hoje não valorizado por administrações seguidas. Portanto, antes que se degrade de toda a zona, o projeto tende a corrigir uma falha enorme e abre perspectivas para que se mantenha totalmente como ambiente inestimável do ecossistema, regulando seu uso, hoje já bastante afetado, e protegendo sua diversidade animal e vegetal.  Também permite que lá haja atividades que envolvam uso sustentável, a serem definidas no plano de manejo. Portanto, o caminho da recuperação está iniciado de forma auspiciosa, esperando-se que se ocorrer acréscimos ou cortes no projeto de Criação do Parque Ecológico que sejam eles para o seu aperfeiçoamento e não envolvam interesses escusos. É o momento ideal que o turismo de Fortaleza sempre aguardou para oferecer a quem nos visita um local de “encher os olhos”, com opções para gostos variados. Não é sonhar a recuperação do rico ambiente para se tornar, talvez, um recanto tão atraente que seja imperdoável até para quem aqui mora não usufruir de tudo que possa oferecer. Será que há canto mais bonito no entardecer, com o sol se pondo na confluência do mar com o rio? Não seria saudável um passeio de barco, conhecendo os manguezais do Rio Ceará onde vivem os índios tapebas? Ou dias e noites passados em ambientes convidativos de lojinhas de artesanato, bares e restaurantes dignos do nome? E um museu mostrando a saga dos primeiros colonizadores? Há muito o que se poderá mostrar na Barra do Ceará. O projeto do deputado Walter Cavalcante abre perspectiva para que as autoridades se redimam em relação a este diamante bruto. Uma visita à Praia do Forte, na Bahia, talvez fosse motivo de inspiração. Lá, longe da Capital, sem o potencial da Barra do Ceará, a Vila está inteligentemente capacitada com pormenores que prendem. A vida fervilha, respeitando o meio ambiente. Entre as poucas mas boas referências, o Projeto Tamar de defesa de tartarugas. Trabalhada com inteligência e objetividade, conta com uma frequência diária de turistas que chega aos milhares. É um exemplo de como se deve fazer turismo, uma fonte inesgotável para suprir cofres públicos. E este exemplo bem poderia servir para que se torne a Barra do Ceará a menina dos olhos do turismo de Fortaleza.

OPÇÕES PARA UM TURISMO SAUDÁVEL - CINCO CHAPADAS BRASILEIRAS PARA CONHECER NAS FÉRIAS

Chapada do Araripe /Crato CE
Com a posição de primeiro colocado do mundo em recursos naturais, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, o Brasil mantém uma riqueza incalculável quando o assunto é a região de chapadas. As opções no país são diversas e passam pelas regiões Centro-Oeste e Nordeste. Mais: os roteiros podem ser desfrutados durante todo o ano.
A geografia das chapadas, formada por uma área plana localizada no alto de serras, atrai turistas em busca de trilhas ecológicas, banhos de cachoeiras, piscinas naturais e turismo cultural.
A Agência de Notícias do Turismo (ANT) selecionou cinco chapadas para ajudar quem ainda não decidiu o que fazer nas férias.
CHAPADA DOS VEADEIROS (GO) - Localizada no coração do Planalto Central, no extremo norte do estado de Goiás e a 234 km do centro de Brasília (DF), a Chapada dos Veadeiros traz cachoeiras, cânions, paredões e piscinas naturais de águas cristalinas. Os principais portões de acesso são Alto Paraíso e São Jorge. A primeira está entre as cidades mais místicas do Brasil. Já na segunda está a entrada do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, declarado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Mundial Natural.
Entre as paradas obrigatórias está o Vale da Lua. O lugar recebeu este nome devido à formação rochosa que lembra a superfície lunar. Também estão na lista da turista, a Cachoeira Santa Bárbara, Cachoeira Cristal e Cataratas dos Couros. Outra atração é o Kalunga, uma das principais comunidades quilombolas do Brasil e patrimônio cultural de Goiás.
CHAPADA DOS GUIMARÃES (MT) - Também na região Centro-Oeste, a chapada com cânions de arenito, com até 350 metros de altitude na borda do Planalto Central, abriga a cachoeira Véu da Noiva, com 86 metros de queda d'água em meio a uma profusão de paredões cobertos pela mata verde típica do cerrado. Na chapada, a 60 quilômetros de Cuiabá (MT), já foram catalogados ao menos 46 sítios arqueológicos e encontrados ossos de dinossauros do período Jurássico. Entre as sugestões de roteiro está o Circuito das Cachoeiras, percurso de 7 quilômetros que inclui duas piscinas naturais. Outros atrativos são a Casa de Pedra, a Gruta da Lagoa Azul e a cachoeira da Martinha.
CHAPADA DIAMANTINA (BA) - Seguindo pelo Nordeste está a maior chapada brasileira: a Diamantina. Formada por cânions imponentes, cavernas escondidas, cachoeiras e espécies vegetais que não existem em nenhum outro lugar do mundo, a chapada se espalha por 24 municípios no centro baiano e tem como símbolo o morro do Pai Inácio, a 1.120 metros de altitude. A Cachoeira da Fumaça, uma das mais altas do país com mais de 340 metros de altura, está entre as atrações mais procuradas. A trilha para alcançar o topo da queda d'água tem 6 quilômetros. Outro ponto bastante visitado é o Poço Encantado, que tem água azulada, resultado do efeito dos raios solares que entram na caverna.
CHAPADA DO ARARIPE (CE,PE E PI) - Também no Nordeste está a Chapada do Araripe. Localizada no sul do Ceará, na divisa com Pernambuco e Piauí, a região é uma reserva ecológica que abriga cânions, grutas, sítios arqueológicos e uma floresta nacional datada de 120 milhões de anos. Fósseis de dinossauros e peixes encontrados no local podem ser vistos no Museu de Paleontologia de Santana do Cariri.
CHAPADAS DAS MESAS (MA) - Ainda no Nordeste, mas já com o pé no norte brasileiro, está a chapada que traz formações rochosas que lembram grandes mesas de pedra. A região é dividida por quatro cidades no centro-sul do Maranhão: Carolina (divisa com Tocantins), Riachão, Estreito e Imperatriz. Entre as atividades turísticas oferecidas destacam-se o rapel e as trilhas ecológicas em que os visitantes podem conhecer também as piscinas naturais de águas cristalinas da região. Uma das cachoeiras mais visitadas é a de São Romão, com 26 metros de queda-d'água. (Com o MTUR).

SEMPRE O MELHOR PARA POPULAÇÃO E TURISTAS

Antonio Jose de Oliveira
Presidente Abrajet CE
Sem querermos criticar a administração do prefeito Roberto Cláudio e muito menos a do recém-nomeado secretário municipal do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, com pouco tempo de gestão, sugerimos que deve haver atenção, constantemente, com a coleta do lixo, conserto da camada asfáltica de avenidas, ruas, embelezamento das praças e monumentos, para não nos alongarmos na relação dos senões do turismo fortalezense. 
Por mais que se chame a atenção, é, ainda, preocupante a falta de higiene e limpeza, em alguns ambientes públicos de nossa “Loira Desposada do Sol”, como a denominou o notável poeta Paula Ney, num dos seus poemas, sobre Fortaleza, a mais hospitaleira Capital do Brasil, sem a pretensão de sermos bairrista.
Como exemplos, podemos citar algumas áreas de lazer e corredores turísticos, com maior precisão, em barracas da Praia do Futuro e, ao longo da orla marítima cearense, sem querer generalizar esse problema. No centro da cidade, encontram-se, também, ruas sujas, com água nas coxias, sobretudo com as recentes chuvas, o que pode denegrir a imagem turística de Fortaleza. 
Sabemos que os cuidados são tomados, mormente, na alta estação, embora a metrópole receba turistas nacionais e estrangeiros o ano todo. É preciso, no entanto, conservar a cidade de Fortaleza sempre limpa, bem arborizada, com camada asfáltica em ótimo estado de conservação, repintar e recuperar monumentos e prédios históricos, com vistas à melhoria do visual dessa bela e sedutora cidade, banhada pelos verdes mares de águas tépidas.
Somos sinceros e afirmamos que parcela da culpa da imundície cabe a alguns populares mal-educados, que jogam resíduos sólidos, nas ruas, avenidas e em recintos públicos de lazer, e aos que recolhem o lixo (caçambas contratadas pela Prefeitura), pois o deixam cair dos caminhões da limpeza, que, às vezes, seria melhor alcunhá-los de “caminhões da sujeira”.
Ante o exposto, urge, pois, que as autoridades públicas, em parceria com a iniciativa privada do segmento turístico, solucionem esses pequenos problemas, no momento, mas que podem tornar-se grandes e afugentar   turistas, mormente de países estrangeiros. Não há necessidade de que expliquemos o porquê.
É bom lembrarmo-nos, constantemente, de que turista gosta de serviços excelentes, de limpeza em tudo, principalmente, em locais de alimentação e de entretenimento. E, para que não passemos vergonha, quando da presença de familiares, amigos e visitantes, em bares, restaurantes e similares, praias, é necessário que denunciemos às autoridades competentes as irregularidades, supracitadas, capazes de comprometer a imagem do Ceará-turístico.
Por último, uma observação: de que adianta ser um povo hospitaleiro, dispor o Estado de muito Sol o ano inteiro, de lindas praias e mares de águas tépidas e esverdeadas, aeroporto internacional, rico e criativo artesanato, se persistirem esses e outros senões na “Terra de Iracema”? É claro que tudo irá de águas abaixo, caso não cuidemos da parte higiênica e sanitária de Fortaleza e dos municípios turísticos, sem falar de uma prestação de serviços de qualidade ao turista.
E atenção, minha gente: turista é seletivo e exigente, quando resolve gastar o que economizou, com sacrifício ou de maneira fácil, para desfrutar seus dias de lazer em plagas alencarinas. No turismo, ele é Rei. Tudo deve ser executado com profissionalismo, ética e transparência. Nada de improvisos nesse setor. 

AEROPORTO DEGRADADO

Carlos Casaes
Abrajet BA
O Aeroporto Internacional Deputado Luiz Eduardo Magalhães continua esquecido pelos órgãos que o administram. Embora a sua privatização tenha sido anunciada, junto a outras unidades do país, cada dia aquele importante equipamento vem se degradando ainda mais.
Conquanto a grande reforma anunciada antes mesmo da Copa do Mundo não tenha sido realizada, a sua situação é de quase calamidade. Escadas rolantes desativadas, ausência de manutenção nos sanitários, dentre outras necessidades, extremamente agravadas com o não funcionamento do ar condicionado, em todas as suas dependências, até para as próprias instalações administrativas da Infraero. Pelo menos foi o que se testemunhou semana passada.
Enquanto isto, o Governo do Estado parece não reconhecer essa extrema situação, deixando de reivindicar com firmeza, desde a gestão passada, a execução do antigo projeto de ampliação. Sobretudo na melhoria das condições atuais.
 Queda drástica do movimento
Só para lembrar, a queda do movimento no antigo Aeroporto Dois de Julho alcançou quase 18%, com chegadas e partidas no ano passado, reduzido para em torno de 7.4 milhões de passageiros, contra os 9 milhões de 2015.
Enquanto isto, os números também são desfavoráveis no que concerne aos voos. Por exemplo, foram cancelados voos da American Airlines para os Estados Unidos. Voos da alemã Condor igualmente foram suspensos e o único que restava já teve o seu cancelamento próximo anunciado. Para não falar das companhias nacionais que estão deixando de priorizar, como antes, a capital baiana.
Já comentamos no passado a relação entre os números dos aeroportos de Salvador e de Recife, mas é bom que se veja que a diferença entre o movimento anual do aeroporto baiano contra o da capital pernambucana caiu de 2.3 milhões de passageiros para apenas 637 mil.
Evidente que essa situação envolve política de governo, porquanto as companhias aéreas, que também enfrentam problemas e reivindicam redução do ICMS aplicado no combustível, não têm encontrado repercussão junto ao Governo do Estado.
Secretário acusa razões políticas 
Está havendo um velado desentendimento entre o Secretário de Turismo do Estado da Bahia e as principais lideranças  do turismo da “boa terra”. É o que afirmam os seus críticos, no sentido de que o ex-Presidente da ABAV/Bahia, José Alves, estaria apontando aqueles que acusam o Governo do Estado como responsável pela crise por que atravessa o turismo baiano,  de que, na realidade, estariam assim procedendo para enfraquecer o mesmo Governo diante da disputa política atual. É que os indicadores sugerem que o Governador, que irá se colocar para a reeleição, tem como seu principal contendor o atual Prefeito de Salvador. 
Uma outra crítica destinada ao atual titular da SETUR partiu do ex-Secretário Domingos Leonelli. Numa visita ao festejado bloco baiano “Cortejo Afro”, Leonelli queixou-se de que o atual está desfazendo tudo quanto plantou de bom no turismo do Estado. Foi o que noticiaram os veículos.  
Os argumentos
No entanto, argumentam, os que sustentam as críticas, de que as estatísticas são que falam mais alto e apontam a deficiência e ausência de prioridade na política desenvolvida em torno da atividade do turismo. E sinalizam com a inexistência de um programa sistemático de promoção durante todo o ano, nas suas diversas vertentes, o que relacionam como uma das causas da queda vertiginosa do fluxo de visitantes.
Ao lado disto, relacionam ainda mais o próprio descaso em que se encontra o Aeroporto Internacional de Salvador como uma deficiência imperdoável, geradora de desconforto dos seus usuários.
Da mesma sorte quanto a indefinição sobre o destino do Centro de Convenções, que ainda não teve, sequer, a localização para a construção do novo equipamento definida. Está gerando uma perda, inclusive, de arrecadação para o Estado, além de comprometer a sazonalidade.
Litoral Norte vai bem obrigado
Enquanto Salvador debate-se com essa problemática, os complexos hoteleiros do Litoral Norte da Bahia vêm registrando índices satisfatórios. Tanto para o município de Camaçari, quanto para o de Mata de São João e o de Entre Rios, sobretudo.
Até o Município de Jandaíra, no extremo Norte do Estado, limite com Sergipe, está sendo beneficiado com a excelência da procura por, cada vez mais numerosos, visitantes a praia de “Mangue Sêco”.
O que tem muito contribuído para essa “corrida” ao Litoral Norte é, sem dúvidas, a construção da Estrada do Côco seguida da “Linha Verde”, sobretudo com a sua duplicação até a Praia do Forte. Esse pormenor inspirou a tantas empresas internacionais a construir ali os seus excepcionais equipamentos.

TRÊS ESTÃO NO CEARÁ - GRANDES ESTÁTUAS NO ROTEIRO DOS TURISTAS

Santa Rita de Cássia - Santa Cruz (RN)
O roteiro do turismo brasileiro é dos mais ricos e de maior diversidade do mundo. A extensão do país oferece condições para oferecer excelentes momentos de cultura e lazer aos que querem alargar seus conhecimentos, usufruindo de recantos beleza e surpresas. A sugestão de agora vai para as estátuas, símbolos altamente significativos.  
CRISTO REDENTOR - Visitar o Rio de Janeiro e não subir no Corcovado - com 710 metros - é como ir a Roma e não conhecer o Vaticano. E, vista lá do alto, a beleza natural do Rio torna a cidade ainda mais bonita. Desde que a estátua do Cristo Redentor - 38 metros - se incorporou a essa paisagem, em 1931, o mirante do Corcovado passou a atrair milhares de visitantes do Brasil e do mundo. De tão bela, a paisagem urbana da “Cidade Maravilhosa”, ornada pelo Pão de Açúcar, a Baia da Guanabara, lagoas, montanhas e florestas foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, tendo o Cristo Redentor como principal atrativo.
O monumento, localizado na floresta da Tijuca, tornou-se um ícone do Brasil, dentro e fora do país e, desde 2007, é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Em 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude, a estátua recebeu mais de 20 mil visitas por dia. Por ano, o número de visitantes ultrapassa 2 milhões. Mais de 220 réplicas do Cristo Redentor, de todos os tamanhos, povoam praças e montanhas pelo Brasil e o mundo. É assim em Colatina (ES) -  33 metros - e em Elói Mendes (MG) - 39 metros.
A MAIOR DO MUNDO -  Em Santa Cruz (RN) está localizada a maior estátua católica do mundo. É a de Santa Rita de Cássia, com seus 56 metros de altura instalada mais precisamente em Monte Carmelo. A movimentação de romeiros alterou a rotina da pequena cidade do sertão potiguar, graças ao turismo religioso que incrementa a economia local. Considerada a santa das causas impossíveis, o monumento, pelo turismo, vem contribuindo como uma das formas de salvação da cidade, cuja população vivia em grande pobreza.
HOMENAGENS AO CANDOBLÉ - Os orixás do candomblé também são personificados em estátuas que atraem visitantes, principalmente onde a religião tem maior número de seguidores.  O Dique do Tororó, em Salvador, chama atenção de quem passa pelo lago pelas figuras gigantes de oito orixás sobre o espelho d`água. Os orixás representados são Iansã, Nanã, Ogum, Oxalá, Xangô, Iemanjá, Oxum e Oxossi. Os esguichos junto aos orixás, além do efeito decorativo, oxigenam a água do atrativo turístico. 
Em Brasília, nas margens do Lago Paranoá, o Parque dos Orixás também exibe várias figuras dos “santos” do candomblé. Em Natal, Iemanjá reina na orla da Praia do Meio, onde é cultuada pelos praticantes de dos rituais de umbanda e candomblé.
O NORDESTE NO ROTEIRO - As estátuas do Padre Cícero - com 27 metros - na Colina do Horto, em Juazeiro do Norte; e de São Francisco - 30 metros -, em Canindé, ambas no Ceará, incluíram os dois destinos religiosos no mapa do turismo brasileiro. No últimos anos, também, a veneração a Santa Edwirge está levando a Caucaia, precisamente a um serrote do distrito de Tabapuá, a 11 quilômetros de Fortaleza, milhares de católicos, que fazem romaria ao local para venerar a santa
Outro personagem expressivo da religiosidade nordestina, o Frei Damião de Bozzano, foi imortalizado em estátuas por toda a região, após a sua morte, e virou atrativo de muitas cidades. Em Guarabira (PB), a estátua do Capuchinho tem 34 metros e está entre as mais visitadas. ( MTUR). 

PROJETO: CIRCUITO TURÍSTICO CULTURAL DA CACHAÇA

Proposta em análise na Câmara dos Deputados cria o circuito turístico cultural da cachaça, com eventos em todos os estados e no Distrito Federal (PL 4949/16). Pelo texto, de autoria do deputado Goulart (PSD-SP) <foto>, caberá a cada unidade da Federação definir seu próprio calendário para o circuito.
Durante os eventos, os produtores põe à disposição do público uma cachaça específica com preço diferenciado, a fim de divulgar características e tradições de sua região.
Para o deputado, é importante oferecer à população das cidades produtoras de cachaça e aos turistas em geral uma alternativa de lazer associada a serviços e produtos de qualidade. 
Poderão participar do circuito turístico cultural cachaças que atendam às normas fixadas pela lei que regulamenta a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas (Decreto 6.871/09). 
As ações do circuito serão subsidiadas segundo regras de apoio e incentivo à cultura e ao turismo, por órgãos do governo federal. 
O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Turismo; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Com a Agência Câmara Notícias).

FESTURIS GRAMADO RECEBEU PREMIAÇÃO INTERNACIONAL

Na última terça-feira, 3, no JW Marriot Hotel, em Lima, com a presença do presidente da República do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, houve uma cerimônia de gala para entrega do Prêmio Miradas. A distinção foi concedida aos personagens que se destacaram durante o ano de 2016, reconhecendo as realizações dos empresários bem sucedidos nos ramos da Gastronomia e Turismo no Peru e no exterior. O prêmio destaca as personalidades pelo seu desempenho e liderança, que servem como exemplo e inspiração para novos empresários.
O FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo, foi premiado pela atuação no fomento ao Turismo na América do Sul. Os diretores da feira, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi, estiveram presentes na solenidade para receber a premiação. 
“É um reconhecimento diferenciado que nos deixa felizes. Uma prova de que estes 29 anos de trabalho intenso da Rossi & Zorzanello, ao criar e organizar o FESTURIS, vão rendendo frutos e colocando o Brasil e Gramado com destaque no cenário do turismo internacional”, salientou a diretora e uma das fundadoras do FESTURIS, Marta Rossi.
FESTURIS GRAMADO - Detentor de um formato diferente, quando o assunto é evento voltado ao turismo no Brasil, o Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo, caracteriza-se por sua abrangência nacional e internacional e, principalmente, pela segmentação.
Este ano, o grande evento estará na sua 29ª edição e será de 09 a 12 de novembro. Dentro do Serra Park, a feira ocupará 22 mil metros quadrados, divididos em espaços como LGBT, Acessibilidade, Luxury, Entretenimento, Destinos Gastronômicos, Enoturismo, Cultural e Religioso, Tecnologia, Mice, Sustentabilidade e Turismo Verde, Salas de Capacitações (Programação de oficinas, workshops, e palestras de forma ininterrupta).

CALENDÁRIO DA UBRAFE - 2.009 FEIRAS ESTE ANO MOVIMENTARÃO O TURISMO

O turismo de negócios movimenta profissionais de todos os setores e é hoje o terceiro principal motivo da vinda de turistas estrangeiros ao Brasil. Quem viaja a negócio gasta com hospedagem, alimentação, transporte e diversão. Os eventos geram emprego e, em muitos destinos, ocupam o vazio da sazonalidade entre os períodos de férias escolares e temporada de verão, além de atraírem visitantes estrangeiros para o Brasil.
As empresas associadas à União Brasileira dos Promotores de Feiras (UBRAFE) divulgaram o calendário da UBRAFE para 2017 com 2.009 feiras. As primeiras exposições já começam este mês. A região sudeste vai realizar o maior número de feiras. Ao todo são 834 agendadas. O Sul, com 681, vem em segundo lugar. No Nordeste, serão 272 eventos; 147 serão realizadas no Centro Oeste; e 75, no Norte do Brasil.
O calendário vai até dezembro, com destaque para o agronegócio. As principais exposições agropecuárias brasileiras somais mais de 100 feiras ao longo de 2017, sem contar com rodeios, vaquejadas e outros eventos voltados para o campo.
A CAPITAL DOS EVENTOS - No país das feiras, São Paulo é o estado brasileiro que mais sedia eventos. São cerca de 800 feiras, exposições e congressos, além de mega shows e eventos esportivos, como o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. O turismo de eventos na capital paulista, ao longo do ano, representa quase a mesma quantidade de feiras de negócios previstas para toda a região Sudeste.
Dos 8,8 milhões de visitantes nesses eventos, 47% são turistas, o equivalente a 3,3 milhões. Esses visitantes, em sua maioria, 77%, se hospedam em hotéis. Isso equivale a 6,5 milhões de quartos de hotéis ocupados, por ano. Os eventos programados para São Paulo, segundo a UBRAFE, geram R$ 16,3 bilhões na economia local. Desse total, R$ 4 bilhões vão para o turismo, distribuídos da seguinte forma: Hospedagem (47,4%), Alimentação (28,3%), compras (11,2%); transporte (9,9%), lazer (0,8%), e outros (2,5%). (Com o MTUR).

DOM PEDRO LAGUNA LAUREADO - BRASIL LEVA CINCO PRÊMIOS DO WORLD TRAVEL AWARDS

Emanuel Freitas, Diretor Geral Hotel,
com Chris Frost, Vice President World Travel Awards
O Brasil faturou cinco prêmios na 23ª edição do World Travel Awards. Considerado o “Oscar do Turismo Mundial” por premiar todos os setores da indústria de viagens e turismo, o prêmio é apresentado nas etapas nacional, regional e mundial.
Os Jogos Olímpicos conferiram ao Rio de Janeiro o título de melhor destino de turismo esportivo na América do Sul. O Rio Convention & Visitors Bureau apareceu, por sua vez, como o órgão municipal de turismo líder do continente.
Três empreendimentos hoteleiros, o resort de praia Dom Pedro Laguna Beach Villas & Golf Resort, Aquiraz /Ceará; o hotel boutique de luxo Saint Andrews Gramado, no Rio Grande do Sul; e o Hilton Barra, no Rio, completam a lista de premiados brasileiros em destaque na América do Sul.
Na etapa Nacional, os empreendimentos considerados líderes no Brasil são: Belmond Copacabana Palace, como melhor hotel; Hotel Fasano São Paulo, como hotel boutique; Hilton São Paulo Morumbi, como hotel de negócios; Saint Andrews Gramado, como hotel boutique romântico; Presidencial Suite @ JW Marriott Hotel Rio de Janeiro, como melhor suíte de hotel; Wish Resort Golf Convention Foz do Iguaçu, como principal resort; e Tivoli Ecoresort Praia do Forte, como resort spa.
O World Travel Awards realiza uma série de seis eventos regionais e um mundial por ano. A 23ª cerimônia de premiação global ocorreu no último mês nas Maldivas. Em 2017, ela será realizada na Itália, enquanto o evento de gala da América Latina terá como sede o Brasil, com data e cidade ainda a serem anunciados. (Com o Portal Brasil).

PARAIPABA: MIRANTE DA PRAIA DA LAGOINHA É ENTREGUE

A Secretaria do Turismo do Ceará inaugurou na segunda-feira (19) o Mirante da Praia da Lagoinha, em Paraipaba, no Litoral Oeste do Estado, que passou por obra de requalificação e recebeu recursos na ordem de R$ 757.819,69. O espaço recebeu pisos em ecoblock, novo paisagismo, reforma do quiosque e construção de um deck para contemplação.
A obra faz parte das ações do Programa de Valorização da Infraestrutura Turística do Litoral Oeste (Proinftur), que contempla também a requalificação da beira-mar da praia da Lagoinha. O projeto inclui a reforma e a ampliação da área principal de acesso à praia (cerca de 250 metros de extensão) e terá investimento de R$ 4.867.303. A obra deve ser concluída em julho de 2017.
“A Praia da Lagoinha é um importante destino no nosso Estado e esse mirante permite que os turistas e moradores possam contemplar a beleza desse lugar. Esperamos que a população possa cuidar bem desse local e aproveitar muitos fins de tarde nesse espaço tão bonito”, destaca Denise Carrá, secretária-adjunta do Turismo.

CÂMARA SETORIAL DE EVENTOS - IMPORTANTE REUNIÃO COM A CADEIA PRODUTIVA DO TURISMO

REUNIÃO DA CSE
A 45ª reunião da Câmara Setorial de Eventos, realizada na sexta-feira, 27, no auditório da Adece (Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará), focou três temas: 1) apresentação de Sílvio Carlos Ribeiro, diretor de agronegócio e presidente interino de Adece; 2) exposição de Paulo Guerra, Secretário de Turismo de Caucaia; 3) definição das ações para 2017 e aprovação da Ata da reunião anterior da CSE, a de número 44. Presentes estavam representantes da cadeia produtiva de turismo do Estado
A presidente reeleita em dezembro para mais 2 anos de mandato, Enid Câmara de Vasconcelos, conduziu os trabalhos, assessorada pela eficiente equipe da Prática Eventos e da própria Adece. A Câmara reúne todos os segmentos de eventos do Ceará.
No primeiro item, Enid apresentou o presidente interino da Adece, Sílvio Carlos Ribeiro, diretor de Agronegócios da Adece. Sílvio prometeu interceder e se empenhar para corrigir falhas como a ausência do órgão em eventos e falta de material promocional.
No segundo item foi concedida a palavra ao Secretário de Turismo de Caucaia, Paulo Guerra, que detalhou seu projeto para organizar o turismo do município, com foco no Cumbuco, seus hotéis, o Kitesurf, as dunas, as lagoas, os passeios de bugre e a praia, naturalmente.
Com relação ao 3º item, a presidente apresentou a Ata da reunião passada e os vários eixos de ações de trabalho para 2017, alguns dos quais pautadas desde o ano passado, mas ainda sem solução. Cada participante membro manifestou seu ponto de vista a respeito das necessidades mais prementes do setor.  
PROJETOS PARA CAUCAIA - Bastante entusiasmado na reunião da CSE pela Paulo Guerra, secretário de Turismo de Caucaia, disse que já elaborou dois projetos – Cultura e Turismo, os quais estão sendo postos em prática, mas com os resultados somente i quando acontecer os 100 dias de gestão com uso adequado dos espaços no Cumbuco, limpeza pública e segurança.
Ele disse que as coisas erradas que estão ocorrendo no Icaraí e Cumbuco, como lixo nas ruas, bugueiros irregulares, animais para passeios nas praias, uso inadequado dos espaços públicos na região, isso tudo vai mudar. 
Paulo detalhou as vantagens do Cumbuco para se tornar polo turístico de peso no Estado: além da proximidade de Fortaleza, vento para a prática do Kitesurf, hotelaria de primeira qualidade e o turismo religioso com o Santuário de Santa Edwiges, o terceiro no Ceará em número de fiéis só perdendo para Juazeiro (Padre Cícero) e Canindé (São Francisco). Guerra também confirmou que padre Reginaldo Manzotti no dia 6 de maio estará se apresentando no santuário.

APOSENTADORIA

 A American Airlines anuncia que Art Torno, vice-presidente sênior – Internacional e Carga, pretende se aposentar em abril deste ano, após 38 anos na companhia aérea.
Art Torno (foto) entrou para a American em 1979 como comissário de bordo e ocupou várias posições de liderança, incluindo a de vice-presidente – Nova York, vice-presidente de operações para a América Latina e Caribe e vice-presidente – Miami.
Entre 2012 e 2015, Torno foi vice-presidente – México, Caribe e América Latina, posição em que era responsável pelas operações em mais de 80 cidades da região. Em 2015, foi promovido para vice-presidente sênior – Internacional e Carga. Nessa função, lidera as operações internacionais da American, que incluem mais de 400 voos diários para mais de 110 destinos, além das operações de carga.
Com a aposentadoria de Torno, Jim Butler assumirá o cargo de vice-presidente sênior – Internacional e Carga e reportará a Kerry Philipovitch, vice-presidente sênior – Experiência do Consumidor. Jim está na companhia há 21 anos e desde 2013 ocupa a presidência da American Airlines Cargo. 

TURISMO RELIGIOSO - FESTA DE NSA. SRA. DAS CANDEIAS FOI DESTAQUE EM JUAZEIRO

Com o tema “No Caminho do Romeiro, Juazeiro é Porta da Misericórdia”, de 29 de janeiro a 02 de fevereiro aconteceu a tradicional Romaria das Candeias 2017, na Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, no Ceará.
Na última terça-feira, dia 2, dia de Nossa Senhora das Candeias, terminou o ciclo das principais romarias de Juazeiro do Norte, um dos mais importantes destinos de turismo religioso do Brasil.
A romaria de Nossa Senhora das Candeias atraiu à cidade cerca de 400 mil romeiros, que pagaram promessas e participaram de celebrações eucarísticas, confissões de uma grande procissão noturna à luz de velas, que encerra a festa.
Associada no calendário litúrgico católico ao dia da Apresentação do Senhor, a festa de Nossa Senhora das Candeias foi idealizada pelo padre Cícero Romão Batista, o Padre Cícero.

VISITE CEARÁ NEWS 03/20/2017


EMISSÃO DE VISTO - ESTADOS UNIDOS MUDAM REGRAS PARA OS BRASILEIROS

O decreto de controle imigratório assinado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também trouxe mudanças na concessão do visto para brasileiros que quiserem viajar ao país. Segundo a assessoria de imprensa da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, grupos que eram isentos da entrevista pessoal, agora terão de passar pelo procedimento.
Com as novas regras, solicitantes que renovassem os vistos na mesma categoria, até 48 meses após o vencimento; brasileiros e argentinos, entre 14 e 15 anos, e entre 66 e 79 anos, que solicitavam vistos pela primeira vez, terão de fazer a entrevista. Antes, esses grupos eram isentos.
As exceções são para solicitantes de vistos diplomáticos e oficiais de governos estrangeiros e organizações internacionais, pessoas com idade inferior a 14 anos ou superior a 79 anos e aqueles que anteriormente tinham um visto na mesma categoria e que expirou menos de 12 meses antes do novo pedido.
A embaixada orienta aos solicitantes de vistos que revisem as alterações anunciadas no decreto presidencial, incluindo o programa de entrevista de visto, para saber se estas mudanças afetarão a categoria de visto. O decreto está disponível, em português, na página da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
No último dia 27, Donald Trump determinou novos mecanismos de controle de imigrantes e refugiados nos Estados Unidos, para, segundo ele, impedir a entrada de terroristas no país. Uma das medidas barra a entrada de cidadãos do Iraque, Síria, Irã, Sudão, Líbia, Somália e Iêmen por 90 dias. O decreto suspende, a entrada de refugiados por 120 dias, até que os procedimentos de admissão sejam revistos. (Com EBC).

ROTA DO SOL SEMANAL 03/02/2017 - ISSUU