Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de julho de 2018

CALEIDOSCÓPIO - 20/07/2018

O CENTRO DE FORTALEZA- Foi recebida com alegria pela população a notícia de que o Centro Histórico de Fortaleza, a partir de agosto, não apenas receberá um “banho de loja”, como será requalificada também, no sentido de que volte a ser residência para quem assim o desejar. Em todo o mundo, zela-se com carinho os locais primeiros de povoação, o centro concentrador e irradiador da ideias e costumes do povo, enfim o “livro” vivo que conta a história da cidade. E a Praça do Ferreira e seu entorno, no quadrilátero que vai da rua do Imperador até a Dom Manuel e da Praça do Carmo ao Passeio Público, representa com fidelidade quem fomos e como vivíamos e crescemos até nos tornar na metrópole de hoje, com mais de dois milhões de habitantes. Recordo que, até o final da década de 1940, Fortaleza era uma cidade pacata e alegre, culta até. O “pulmão” e “cabeça pensante”, girava no entorno do que chamamos seu Centro Histórico, com referência maior para a Praça do Ferreira.  Lá se concentravam também as grandes lojas da moda, os cinemas, os teatros. O quadrilátero era repleto de residências, as mais pomposas abrigando famílias mais abastadas, dos nomes mais festejados da história e cultura da Cidade, do Estado. Enfim, o nosso Centro Histórico tinha vida palpitante. Contudo, com o crescimento populacional e obrigatória expansão territorial a partir de 1950, a gostosa cidadezinha que era a “terra do sol” foi mudando de hábitos. Surgiram os novos bairros com um comércio forte e moderno.  A população emigrou para apartamentos, para se acomodar perto dos locais de trabalho, das repartições públicas que também emigraram. Assim, o Centro Histórico ficou esquecido, se bem que jamais perdeu o “charme”. Em boa hora, portanto, a Prefeitura pretende, a partir de agosto, realizar uma série de ações para que volte a ser bonito, mais humano. No nosso entender, criando condições para que seja novamente local de residência, um grande passo será dado para a revitalização de local que nos é tão caro.
CEU DE BRIGADEIRO - O turismo do Ceará vive um momento de excepcional progresso, a ponto de até ser olhado com  inveja por outros estados. Anuncia-se que somos o terceiro destino preferido dos turistas brasileiros. Na realidade, após ações do Governo do Estado e de prefeituras, especialmente a de Fortaleza, bem assim a parceria com a Fraport - “hub” AinFrance/ KLM/Gol - uma série de boas notícias nos têm chegado, principalmente no que diz respeito ao setor de viagens aéreas. De um ano para cá, o Aeroporto Internacional Pinto Martins aumentou extraordinariamente o número de subidas e descidas de aeronaves, não apenas  brasileiras, como é o caso da TAM,  mas também de vários países. O último aconteceu ontem, quando um avião da Copa Airlines inaugurou seus voos para o Panamá quase lotado, numa viagem com duração de cerca de 7 horas, podendo os passageiros fazer conexão para várias outras cidades americanas. Registre-se que o preço da passagem é convidativo. Dois exemplos: de Fortaleza para a Cidade do Panamá o bilhete de ida e volta custa R$1.882,88; para New York, também ida e volta, R$ 3.272,90. Outra boa nova. Já estão aguardados para outubro próximo três voos semanais da Azul, ida e volta, Recife/Aracati.Estão sendo dados os últimos passos por parte da ANAC para a total viabilização do aeroporto aracatiense Dragão do Mar. Sem dúvida, o fato alvissareiro representa a total reabilitação de Canoa Quebrada que,  como a agora nossa joia Jericoacoara, já foi o destino cearense preferido por turistas nacionais e estrangeiros. Estamos ou não estamos voando em “céu de brigadeiro”? 
NOVIDADES - O Quality Suites Alphaville, hotel de categoria superior administrado no Brasil pela Atlantica Hotels e localizado na região central do bairro nobre de Barueri, acaba de inaugurar mais uma área gourmet em suas dependências.
Além do Waves, restaurante com decoração temática dos anos 60 e 70, que já faz parte do hotel, a partir de agora hóspedes e clientes em geral poderão usufruir das delícias da Belli Gourmet, grupo que desde 1998 é famoso pela variedade e qualidade de eu cardápio, que conta com bolos, doces e salgados.O novo espaço, batizado de Belli Café, chega a comportar aproximadamente 35 pessoas. 
O Belli Café  funcionará de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 20h, dentro do hotel Quality Suites Alphaville e seu acesso pode ser realizado pela entrada da Alameda Itapicuru.
ROTA MIRANTES DA IBIAPABA - O superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo, se reuniu com integrantes do comitê gestor da Rota Mirantes da Ibiapaba. Durante o encontro, foi discutido o planejamento de ações a serem implementadas no território do roteiro turístico ao longo deste segundo semestre. A rota Mirantes da Ibiapaba reúne atrativos e equipamentos dos municípios de Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, São Benedito, Carnaubal, Ibiapina, Guaraciaba do Norte e Ipu.
No evento, Cartaxo destacou a importância da governança, da gestão e da inovação para o sucesso da Rota. “Para que a rota consiga atingir o objetivo de fortalecer o turismo na Ibiapaba, nós precisamos de inovação e também de uma governança empresarial forte e atuante e aqui vemos que temos um grupo bastante motivado em fazer com que este trabalho seja exitoso”.
Além da apresentação das ações futuras, também foi feito um balanço do trabalho já desenvolvido por Sebrae, empreendedores e parceiros no território da rota. Entre os destaques está a confecção de 22 porta-folders, que serão espalhados por empreendimentos e pontos turísticos da região, com informações de empresas de hospedagem, alimentação e entretenimento do território do roteiro.

MERCADO DOS PEIXES NECESSITA SER REQUALIFICADO

Iniciamos o artigo desta semana (não gostaríamos de proceder assim), mas não podemos, como cidadão e jornalista de turismo, ser omisso, quando qualquer fato possa comprometer a imagem do Ceará Turístico, mormente seu principal portão-de-entrada de visitantes, ou seja, Fortaleza, a “Loira Desposada do Sol”, na opinião do escritor e poeta cearense Paula Ney, falecido, há muitos anos, na cidade do Rio de Janeiro-RJ.
Vamos ao que interessa: sábado passado, na companhia de minha esposa Ledinha, levamos familiares, inclusive o primo-cunhado, Engº Agr° João Aurélio Soares Viana, professor-doutor, da Universidade Federal da Bahia, e sua esposa Zenira Vilas Boas, casal que reside na cidade de Salvador, para conhecer o frequentadíssimo, nesta alta estação, o Mercado dos Peixes, construído pela prefeitura de Fortaleza, na gestão de Roberto Cláudio, localizado no final da Av. Beira-Mar, iniciativa que deu nova vida à supracitada orla marítima.
Chegamos antes das 17 horas, para escolher a barraca, reservar mesas e cadeiras, para 15 pessoas, visto, sobretudo, o casal visitante desejar conhecer um dos mais visitados pontos turísticos da metrópole, comer peixes e camarões, beber água de coco e curtir uma maravilha da natureza, isto é, o pôr do sol, ao longo da orla marítima. 
Mas, ao estacionarmos o carro, fora do local, reservado a quem passou dos 60 anos (vaga para idosos), numa área, que contém contêineres, para acondicionarem vísceras de peixes e restos de camarões, ficamos chocado e envergonhado com o que se deparou a nossos olhos e da minha esposa Ledinha. Primeiramente, esgoto jorrando águas fétidas e contêineres destampados e exalando mau cheiro, obrigando-nos a tapar as narinas e a pular, para não molhar os sapatos com água apodrecida, sem falar das moscas.
Bem! Não aceitamos que, em um ambiente público, atrativo turístico forte, venha a ocorrer fato dessa natureza, em capital, que se destaca pela hospitalidade de sua população, pelas belezas naturais (mares de águas tépidas), centros de artes e cultura e as criadas pelas mãos humanas, pela gastronomia regional, pelas apresentações culturais, cidade que se tornou “Boom” turístico, para pessoas de vários Estados do Brasil e de turistas estrangeiros, com a presença de crianças, jovens e adultos de ambos os sexos. Não aceitamos mesmo.
Sobre o assunto, conversamos, por telefone, com a presidente do Skal Nacional, competente empresária de eventos, Priscila Calvacanti, e ela sugeriu que aquele atrativo deve ser requalificado, com a padronização das barracas e suas coberturas, cadeiras e mesas, além da organização dos boxes, que vendem peixes, camarões e outros alimentos, com a parte de higiene do ambiente e a conservação dos alimentos, deixando muito a desejar. 
Agora, a sugestão é de nossa responsabilidade: deve a prefeitura, por intermédio do órgão competente, encontrar uma maneira de resolver esses senões, no Mercado dos Peixes, principalmente em relação ao lixo de peixes e camarões e ao esgoto, esparramando água contaminada e fedorenta, a ponto de ser alvo de crítica dos nativos e dos turistas.
Encerrando esse desagradável comentário, parabenizamos a prefeitura de Fortaleza, na pessoa do prefeito Roberto Cláudio, pela criação do Mercado dos Peixes, tendo, na época, o empresário e político Alexandre Pereira, como secretário municipal do turismo, que passou, há poucos meses, o comando para o dinâmico e atuante amigo Régis Medeiros, do ramo da hotelaria e que ocupou outros importantes cargos na iniciativa pública e privada. Por último, um apelo ao secretário Régis Medeiros: vá, por favor, visitar o Mercado dos Peixes e sinta, na pele, o que comentamos acima. Os visitantes elogiam aquele recinto público, mas não se esquecem de afirmar que precisa de mais atenções dos órgãos competentes da prefeitura de Fortaleza. Vamos, pois, caro Régis, embelezar e melhorar ainda mais a parte de infraestrutura física, para que não sofra críticas de quem o frequenta, diariamente, fazendo caminhadas e de quem vai deliciar-se, saboreando diversos tipos de camarão, lagosta e peixe, tomando aquela salutar água de coco, sucos etc. Confiamos no seu taco, como administrador, e esperamos, em breve, revisitá-lo e elogiar o que foi realizado, para extinguir, de vez, as mazelas retrocitadas. Desejamos escrever um artigo e já adiantamos o título: Avenida Beira-Mar: passarela do lazer e da saúde. Obrigado pela leitura e ótimo fim de semana, amigo-leitor.

“NOVELA” RECUPERA OCUPAÇÃO DE SALVADOR

“Segundo Sol” é a novela que a Rede Globo está enviando ao ar e que vem sendo responsável pela recuperação de Salvador, capital baiana, como um dos principais destinos turísticos do país. Tendo a Capital da Bahia como cenário, em que são desfilados com estilo seus principais atrativos, a novela tem motivado um crescimento considerável da procura da cidade para viagens neste último mês.
É que a aquisição de passagens aéreas para a cidade vem mostrando um cescimento considerável, da ordem de 112% desde o mês de maio e até o início de julho. Esse percentual refere-se à comparação com os 50 dias anteriores ao lançamento da novela. É informação que tem referência à procura pelos viajantes brasileiros de passagens aéreas de ida-e-volta, evidente, em classe econômica.
São elementos que constam de pesquisas realizadas por um dos mais importantes sites que informam sobre os diversos elementos que constituem uma viagem, o Kayak. Situação, por consequência, demonstra claramente que Salvador havia caído de modo vertiginoso na preferência dos turistas brasileiros em virtude do total desinteresse pelo Governo do Estado em referência aos naturais cuidados destinados ao turismo local.
Ao lado da promoção expressiva que a novela vem propiciando a Salvador, coincidentemente, a situação atual do câmbio, com a valorização exagerada do dólar, revela que a tendência natural dos viajantes brasileiros é pelos destinos nacionais. Com esses dois elementos alavancando a preferência por Salvador, a capital da Bahia subiu de cotação e, no momento, está ocupando a quarta colocação, no “ranking” do país, com respeito ao movimento turístico.
Ao lado da pesquisa que revela o crescimento do turismo na “boa terra”, o Kayak substancia que o que está faltando, em verdade, é a junção dos esforços dos poderes públicos que, buscando por aliada a iniciativa privada, deveriam intensificar pesquisas em busca dos melhores caminhos para cada vez mais acurada profissionalização e, sobretudo, para a potencialização promocional em torno da sua excelência.
Embora o evidente e atual crescimento de Salvador pela busca dos viajantes, a verdade é que voltou a ocupar, apenas a quarta colocação quando, há alguns anos atrás imperou soberana como o terceiro destino turístico mais prestigiado do país.
 Hoje, por força de um apoio efetivo que o seu Governo do Estado vem proporcionando, o terceiro pôsto na preferência dos brasileiros está sendo ocupado por Fortaleza, ficando Salvador logo a seguir, na quarta colocação. Em primeiro está São Paulo, seguida pelo Rio de Janeiro. Recife vem logo na quinta colocação. No entanto, nessa classificação, quem lidera o ranking de crescimento é Maceió, com um percentual de 112%, vindo a seguir Fortaleza com 101% e Porto Alegre com 94%. Salvador, em índice de crescimento, ainda está depois de Natal que registra 88%, para 77% da capital da Bahia. Recife está entre Natal e Salvador, com 87%.
Essa relação, que coloca Salvador na quarta colocação na apreciação da atual demanda turística, tem na pesquisa do Kayak a constatação de que, em verdade, não houve perda de turistas pela cidade baiana, mas o fato é que Fortaleza foi quem cresceu mais em função dos pesados investimentos públicos. No caso, os principais fatores considerados são o “hub” da Gol/Air France – KLM, em consequência do que houve uma elevação considerável no número de vôos de e para a capital cearesne.
Indiscutivelmente, Salvador ficou com a forte demanda apenas em virtude dos seus tão importantes eventos na fase da alta estação, como é o caso do Reveillon e do Carnaval. É que o poder público estadual acomodou-se com essas simples oportunidades, deixando de investir, inclusive e sobretudo em promoção, para todo o ano.
Um outro elemento que determinou, igualmente, um “baque” na ocupação hoteleira de Salvador foi a queda vertiginosa da realização de eventos, por conta da desativação do seu Centro de Convenções, vítima de acidente de desabamento de um dos seus setores. Tudo isto aliado à deterioração do seu aeroporto internacional que, por sinal, já se encontra com direção privada e anunciado reforma.
Nos últimos anos, a Capital baiana tem se valido apenas do esforço que a iniciativa privada tem desenvolvido, em busca da preservação dos seus interesses naturais, contando também com o apoio dos setores específicos da Prefeitura, mas que não são em dose suficiente para promover a promoção do destino, como já ocorreu há década passada.

CONSTRUIR UM BRASIL NOVO : PONTO DE PARTIDA DO 30° CONGRESSO NACIONAL ABRASEL

Brasil Novo: simples para empreender. É em torno deste tema que líderes políticos e empresariais, gestores e formadores de opinião se reunirão no 30º Congresso Nacional Abrasel, em Brasília, entre os dias 14 e 16 de agosto. 
Nos três dias de evento, serão debatidos caminhos e soluções para construção de um País melhor para se viver e mais simples para empreender. A ideia é dar continuidade à proposta consolidada pela Abrasel, em 2015, com o manifesto “A partir das ruas, simplifica Brasil”, em especial, em ano de mudanças no cenário político.
Na solenidade de abertura, que pretende reunir cerca de 600 convidados, serão apresentadas as pautas defendidas pelo setor de comércio e serviços, em especial, pelos bares e restaurantes, em prol desse Brasil Novo. É esperada a presença de parlamentares, entre ministros, senadores, deputados, secretários, além dos principais líderes empresariais do setor e dos membros da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS). Nos dias 15 e 16 de agosto é a vez de focar em conhecimento, relacionamento e negócios, com a programação técnica, que acontece no Centro Universitário IESB Asa Sul.
PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS - Uma das vertentes do Congresso Abrasel é o foco em conhecimento e inteligência para o setor de alimentação fora do lar por meio da programação técnica, que reúne grandes empresários e líderes em painéis e palestras. Entre os destaques do evento estão o superintendente de inovação na Alelo Brasil, Demétrio Teodorov, que mostrará sua visão do varejo alimentar até 2025; o presidente da Coca-Cola Brasil, Henrique Braun, que falará sobre revolução digital, o novo consumidor e seus impactos no País e nas empresas do setor; e o presidente do instituto de pesquisa Locomotiva, Renato Meirelles, que abordará o perfil do consumidor do setor de bares e restaurantes. A Reforma Trabalhista ganha destaque especial no painel comandado pelos maiores especialistas no assunto, entre eles, o deputado federal Rogério Marinho (PSDB/RN), que vai traçar um panorama das principais mudanças e fazer um apanhado dos avanços nestes primeiros meses desde que a reforma passou a valer, bem como abordar os desafios no entendimento e na implementação das novas regras.
Como exemplo de caso de sucesso, o empresário responsável pelas casas Pizzaria 1900, Taberna da Esquina e Padaria da Esquina, Edrey Momo, falará sobre a sua trajetória no setor. O chef e proprietário do Tuju, Ivan Ralston; e o proprietário do Piseli/El Carbón, Juscelino Pereira, também são presenças confirmadas. A programação do evento está disponível no site www.congressoabrasel.com.br
CONVERGÊNCIA - Paralelamente à programação técnica do Congresso Abrasel acontece o Mesa ao Vivo Brasília, evento liderado pela Prazeres da Mesa, que traz os principais chefs do Centro Oeste e grandes nomes da cozinha nacional para aulas-show, além de apresentar tendências gastronômicas e apresentar os principais restaurantes de Brasília.
.O 30º Congresso Abrasel é uma realização da Abrasel, Prazeres da Mesa e IESB e tem como patrocinadores: Alelo, Ambev, Cielo, Coca-Cola, Ecolab, Philip Morris, Sodexo, Souza Cruz e Ticket. O apoio é da Fispal Food Service, Pitu e Senac. A parceria é da UNECS e os parceiros de mídia são o jornal Correio Braziliense e das revistas Bares & Restaurantes e Prazeres da Mesa. Os associados Abrasel têm 50% de desconto nas inscrições. Acesse e saiba mais: www.congressoabrasel.com.br

EM DIAS COM FESTURIS - GRAMADO TERÁ ESPAÇO TECH E CORPORATIVO EM 2018

A inovação é um dos principais pilares do FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo, norteando as ações e temas que serão discutidos durante o evento, que é vanguardista. Em sua 30ª edição, que será realizada entre os dias 08 e 11 de novembro, o evento que tem como ponto forte a segmentação estará lançando mais uma novidade para fomentar e impulsionar a relação entre buyers, expositores e viajantes durante a realização da feira. É o Espaço Tech e Corporativo.
Com a conexão entre Corporativo, Tecnologia e Conteúdo nasce uma das grandes novidade do evento. O Espaço Tech e Corporativo fortalecerá os negócios da indústria de eventos, viagens corporativas e MICE, por meio de conhecimento, desenvolvimento pessoal, networking e negócios. O sistema de agendamento de reuniões, “Buyers Club”,  será um dos pontos altos do Espaço.
Entre os expositores estarão grandes Marcas, Destinos, Conventions & Visitors Bureau, Hotelaria Corporativa, Centro de Eventos, Empresas de Receptivo, Cias Aéreas, Cias de Navegação, Sistemas para o Turismo, Aplicativos Inovadores.
Já confirmaram participação como expositores do novo espaço: Openkey, Transamerica Hospitality Group, Laghetto, Hotéis Deville, Bourbon Convention Ibirapuera, WZ Hotel, Hplus hotéis, Movida, Localiza Hertz, entre outros.
“A Rede Deville tem entre os seus valores a inovação. Neste sentido, a proposta do Espaço Tech e Corporativo do FESTURIS está alinhada ao nosso jeito de pensar e de fazer negócios. É muito importante para o trade dispor de espaços que aproximem e permitam trocas entre os integrantes da indústria do turismo”, ressalta o Gerente Regional de Vendas, do Hotéis Deville, Carlos Sanches.   
presentes no evento;
Um espaço para desenvolvimento profissional com palcos simultâneos de conteúdo com grandes temas de interesse para os setores.
Interessados em participar do Espaço Tech e Corporativo, potencializando a marca e promovendo a geração de negócios podem entrar em contato com o Núcleo FESTURIS, pelo telefone: (54) 3295-8509 com Ianaê Machado.
 inovação é um dos principais pilares do FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo, norteando as ações e temas que serão discutidos durante o evento, que é vanguardista. Em sua 30ª edição, que será realizada entre os dias 08 e 11 de novembro, o evento que tem como ponto forte a segmentação estará lançando mais uma novidade para fomentar e impulsionar a relação entre buyers, expositores e viajantes durante a realização da feira. É o Espaço Tech e Corporativo.
Com a conexão entre Corporativo, Tecnologia e Conteúdo nasce uma das grandes novidade do evento. O Espaço Tech e Corporativo fortalecerá os negócios da indústria de eventos, viagens corporativas e MICE, por meio de conhecimento, desenvolvimento pessoal, networking e negócios. O sistema de agendamento de reuniões, “Buyers Club”,  será um dos pontos altos do Espaço.
Entre os expositores estarão grandes Marcas, Destinos, Conventions & Visitors Bureau, Hotelaria Corporativa, Centro de Eventos, Empresas de Receptivo, Cias Aéreas, Cias de Navegação, Sistemas para o Turismo, Aplicativos Inovadores.
Já confirmaram participação como expositores do novo espaço: Openkey, Transamerica Hospitality Group, Laghetto, Hotéis Deville, Bourbon Convention Ibirapuera, WZ Hotel, Hplus hotéis, Movida, Localiza Hertz, entre outros.
“A Rede Deville tem entre os seus valores a inovação. Neste sentido, a proposta do Espaço Tech e Corporativo do FESTURIS está alinhada ao nosso jeito de pensar e de fazer negócios. É muito importante para o trade dispor de espaços que aproximem e permitam trocas entre os integrantes da indústria do turismo”, ressalta o Gerente Regional de Vendas, do Hotéis Deville, Carlos Sanches.   
Para o gerente da Transamerica Hospitality Group o novo Espaço amplia ainda mais as possibilidades de negócios na feira. “A ampliação e a criação de um espaço focado neste nicho reforça ainda mais a participação da Transamerica Hospitality Group no FESTURIS. Para uma rede diversificada como a THP, ter um evento que abrange todos essses seguimentos (Corporativo, Tecnologia e Conteúdo), amplia as possibilidades de negócios”, destaca o gerente Corporativo, Rodrigo Tort .
O Espaço Tech e Corporativo foi planejado para ser um grande palco de negócios e conhecimento na feira. Todo o ambiente foi desenvolvido para potencializar negócios e colocar buyers e expositores frente a frente:
Layout facilitador, criando diferentes oportunidades para o expositor participar com estande, mesa de trabalho e balcão de atendimento;
O evento terá 200 buyers convidados do mercado nacional e internacional, formado por gestores de viagens e agentes de viagens do corporativo, que cumprirão agendamento obrigatório com os expositores, através da plataforma “Buyers Club”;
Espaço aberto para que os expositores possam também estar conectados com os demais agentes de viagens e fornecedores presentes no evento;
Um espaço para desenvolvimento profissional com palcos simultâneos de conteúdo com grandes temas de interesse para os setores.
Interessados em participar do Espaço Tech e Corporativo, potencializando a marca e promovendo a geração de negócios podem entrar em contato com o Núcleo FESTURIS, pelo telefone: (54) 3295-8509 com Ianaê Machado.

ERAM QUASE 300 INSCRITOS - O 28º CINE CEARÁ DIVULGOU OS LONGAS SELECIONADOS

O 28° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que acontece de 4 a 10 de agosto em Fortaleza, acaba de divulgar a lista dos oito filmes selecionados para a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, escolhidos dentre quase 300 inscritos. Para a nova edição participam produções do Brasil, da Espanha, do Chile, da Colômbia e uma coprodução Brasil, Portugal e França. A lista de selecionados para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem será divulgada em breve.
Dentre os escolhidos para a mostra de longas estão três brasileiros. A estreia nacional é a ficção “O Barco”, do cearense Petrus Cariry (“Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois”), sobre uma mulher de uma comunidade de pescadores no Ceará que tem 26 filhos e terá o destino alterado pela chegada de um barco e de uma mulher misteriosa. “Eduardo Galeano Vagamundo”, de Felipe Nepomuceno, e “Anjos de Ipanema”, de Conceição Senna, fazem sua estreia mundial.  O primeiro  fala sobre o escritor uruguaio falecido em 2015, e o documentário “Anjos de Ipanema” conta a história do Pier de Ipanema, ícone da contracultura e do surf no Rio de Janeiro dos anos 70.
O grande destaque da 28ª edição é a coprodução Brasil, Portugal e França “Diamantino“, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, vencedor do Grande Prêmio da Semana da Crítica no Festival de Cannes. O longa mostra um famoso jogador de futebol que ao ver sua carreira em declínio entra numa odisseia delirante em que confronta o neofascismo, se envolve com a crise de refugiados, modificação genética, até a busca pela origem da genialidade. O filme terá sua primeira exibição no Brasil durante o festival.
Também estão na disputa quatro longas que terão première nacional: o espanhol “Petra“, de Jaime Rosales, que teve sua estreia mundial na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, e o chileno “Cabras de Merda“, de Gonzalo Justiniano. Além de dois colombianos, a ficção “Amália, a secretária”, de Andrés Burgos, e o documentário “Senhorita Maria, a saia da montanha”, de Rubén Mendoza, que faz um retrato caloroso de um homem que cresceu se sentindo mulher na conservadora cidade de Boavita, Boyacá. O longa foi premiado nos festivais de Cartagena (direção), Locarno (Prêmio Zonta Club Semana da Crítica) e Amiens (melhor documentário).
Na competitiva de longas serão agraciados com o troféu Mucuripe os vencedores nas categorias Melhor Filme, Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz. Convidado do festival, o jornalista Rodrigo Fonseca assina a curadoria dos longas junto a Margarita Hernández, coordenadora geral do Cine Ceará, e Wolney Oliveira, diretor do festival.
Posteriormente o Cine Ceará divulgará o resultado dos selecionados para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, para a Mostra Olhar do Ceará, os filmes que terão exibição especial e a programação completa do festival. 

PARA NOVA COMPANHIA AÉREA ; ASSINADO TERMO PARA COMPRA DE 60 AERONAVES A220-300

Uma nova startup de aviação dos Estados Unidos firmou um compromisso de compra de 60 aeronaves Airbus A220-300, que serão entregues a partir de 2021. O Memorando de Entendimento (MoE) foi anunciado na feira de aviação Farnborough, na Inglaterra. A nova companhia aérea é financiada por um experiente grupo de investidores liderados por David Neeleman, fundador da JetBlue, que também é investidor da TAP, de Portugal, e acionista majoritário da brasileira Azul.
 “Depois de anos de consolidação da aviação comercial nos EUA, as condições para o surgimento de uma nova geração de companhias aéreas no país, mais focadas nos serviços e na satisfação dos passageiros, estão mais favoráveis”, afirma David Neeleman, investidor majoritário da nova empresa. “O A220 vai nos permitir oferecer mais conforto em rotas menos movimentadas sem comprometer os custos, especialmente em voos mais longos. Com o início das entregas em 2021, teremos bastante tempo para montar uma equipe de gestores de nível internacional e desenvolver um modelo de negócios campeão".
“A opção da startup de aviação americana pelo A220 como plataforma de lançamento de um novo modelo de negócios é prova tanto do apelo que essa aeronave extraordinária tem para os passageiros, quanto de seus custos de operação mais econômicos”, explica Eric Schulz, Diretor Comercial da Airbus. “Este compromisso de aquisição confirma o papel importante que o A220 ocupa hoje no portfólio de aviões de corredor único da Airbus", comenta Schulz.
Os modelos A220-100 e A220-300, que complementam a família de aeronaves A320, atendem ao segmento de aviões de 100 a 150 assentos e têm uma confortável cabine de fileiras de cinco lugares. Com uma aerodinâmica mais avançada, componentes de polímero de fibra de carbono reforçado, motores com alta taxa de diluição e sistema de controle computadorizado fly-by-wire, o A220 tem um consumo de combustível por assento 20% menor em comparação com aeronaves de gerações anteriores. Os modelos vão atender a uma demanda mundial por aviões de corredor único de menor porte, estimada em pelo menos sete mil unidades nos próximos 20 anos. A Airbus é responsável pela comercialização e manutenção das aeronaves A220, cuja fabricação ocorre no escopo do recém-firmado acordo de parceria entre Airbus, Bombardier e Investissement Québec.
O modelo A220-300 será equipado com motores GTF da Pratt & Whitney.

ATRAÇÃO TURÍSTICA DE ITU ; A ESTÂNCIA TURÍSTICA VARVITO FESTEJA 23 ANOS

Aulas na natureza aprofundam o conhecimento de estudantes
A natureza esculpiu em Itu, há 280 milhões de anos, um tipo de rocha sedimentar, hoje protegida por um Parque Municipal, que se tornou numa das principais atrações turística e científica da Estância Turística da maior cidade do interior do Brasil, a apenas 100 km de São Paulo. A festa de aniversário acontece na próxima segunda-feira, 23, e a comemoração terá oficinas técnicas e plantio de árvores nativas. Todos estão convidados e a entrada é gratuita.
O Parque do Varvito, um verdadeiro monumento geológico, inaugurado em 23 de julho de 1995, já recebeu, desde sua inauguração, milhares de visitantes, entre turistas, estudantes e pesquisadores. Patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turismo do Estado de São Paulo), o Parque do Varvito se estende por uma área de 44.346 m² da antiga pedreira de Itu.
Varvito é o nome utilizado pelos geólogos para denominar um tipo de rocha sedimentar única, formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, cada uma delas depositada durante o intervalo de, aproximadamente, um ano.
O varvito de Itu é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul. Em termos geológicos, o varvito faz parte de um pacote de rochas sedimentares que contêm evidências de uma extensa idade glacial, há 280 milhões de anos, quando um enorme manto ou lençol de gelo cobriu a região sudeste da América do Sul.
LOCAL PARA CONHECIMENTO - O turista encontra no Parque do Varvito de Itu um galpão por onde toda visita tem início. Neste local está montada, permanentemente, uma exposição de painéis explicativos (com fotos, textos, e imagens) e há, também, um espaço para exposições temporárias e palestras.
Em todos os pontos do parque existem placas explicativas o que torna a visita uma aula ao ar livre. Antigamente, por se ignorar a importância da formação rochosa, a laje ou ardósia de Itu foi bastante utilizada no calçamento e pavimentação das ruas e casas da cidade, fazendo parte da história do município.
O Parque está localizado à rua de mesmo nome, número 4.210, no Parque Nossa Senhora da Candelária, a 1.400 metros do centro histórico de Itu e a 400 metros da Rodovia Santos Dumont.

SEDE EM FORTALEZA : XX ENCONTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS DO NORDESTE

Edição 2017
Dar oportunidade de fechamento de negócios em projeção internacional, agregando valor aos negócios, diversificando o mercado e, consequentemente, o aumento no volume e qualidade das exportações do Nordeste. Esses são os principais objetivos do Encontro Internacional de Negócios do Nordeste que, este ano, chega à sua vigésima edição, retornando a Fortaleza onde foi inicialmente idealizado.
Aberto às empresas que querem colocar seus produtos no mercado externo, o EINNE integra o circuito dos grandes eventos empresariais do país e, nesta edição, vai reunir empresas das áreas de Alimentos e Bebidas (cachaça, doces, chocolates, sucos, água de coco) Orgânicos e Comércio Justo (café e chás, polpa de frutas, frutas, mel, própolis, castanha); Cosméticos (cremes de beleza e cremes nutritivos, perfumes e águas de colônia, loções tônicas cosméticos capilares e sabonetes) e Moda (infantil, praia, fitness e íntima).
Idealizado pelo Sebrae Ceará e realizado desde 1996, o Encontro Internacional de Negócios do Nordeste tem tido importância fundamental na manutenção e estímulo ao comércio entre os estados da Região e países convidados, principalmente os integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A ideia do evento é que o Sebrae atue como facilitador na aproximação comercial entre as pequenas empresas participantes e compradores de todo o mundo. Além disso, a instituição ainda auxilia o empresário no processo de amadurecimento e preparação para exportação, o que vai desde o auxílio na capacitação e planejamento para exportar, como também, no aumento da competitividade dos negócios atendidos.
O XX EINNE contará também com o Salão do Importador. O Encontro Internacional será a cereja do bolo resultante de um processo de qualificação das pequenas empresas nordestinas para a internacionalização de seus produtos no mercado internacional.
O evento será realizado no período de 12 a 14 de novembro de 2018, em Fortaleza. 

QUARTOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência aprovou projeto do deputado Cabo Sabino (Avante-CE) que determina que hotéis, pousadas e similares disponibilizem, em 10% dos seus quartos, estrutura apropriada para receber hóspedes com deficiência ou mobilidade reduzida (PL 8779/17). 
Conforme a proposta, no mínimo uma unidade deverá ser acessível - quando houver menos de 10 quartos, por exemplo, e a regra de 10% não puder ser cumprida.
De acordo com o texto, aqueles que, por impossibilidade técnica não possam cumprir a meta prevista, ficam ressalvados da exigência desde que reduzam em 10% o valor da diária para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
A proposta também estabelece que as intervenções nos hotéis, pousadas e similares tombados ficam submetidas à autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Também impõe
que o descumprimento das medidas enseja multa e suspensão do alvará de funcionamento.
O projeto, que tramita de forma conclusiva, ainda será analisado pelas comissões de Turismo; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Com a Agência Câmara Notícias).

31ª FEPAI : TURISMO, CULTURA E NEGÓCIOS NA MAIOR FEIRA DA IBIAPABA

Bondinho da Ibiapaba
Reconhecida como uma das mais tradicionais feiras multisetoriais do Estado, com foco nos negócios, turismo, cultura, artesanato, gastronomia e conhecimento, a 31ª FEPAI está acontece desde ontem e vai até amanhã, 21, no Castelo Clube, em Ubajara/CE. Realizada pela primeira vez em 1987, a Fepai foi criada com o objetivo de promover a geração de negócios e contribuir para o desenvolvimento das empresas participantes, através da divulgação de seus produtos e serviços.
Para marcar mais de três décadas de compromisso com o crescimento dos pequenos negócios da Região da Ibiapaba, a FEPAI 2018 vem com várias inovações, com áreas específicas como o “Espaço Salão do Turismo” onde estarão representados os oito municípios que fazem parte da Rota Mirantes da Ibiapaba, com estandes decorados com imagens, sons e cores característicos de cada um, além da distribuição de material de divulgação de cada atração.
Já no “Espaço Roda de Conversa”, são realizadas palestras e oficinas sobre temas como Canvas e Mídias Digitais e no “Espaço IFCE(Gastronomia)”, pratos típicos estarão sendo comercializados a um preço pré-estabelecido, inclusive com espaço para aula-show de gastronomia. Neste espaço poderá haverá, ainda, concurso de pratos com a coordenação do IFCE.
NEGÓCIOS - Os negócios são outra atração do evento, tanto para o trade turístico quanto para o consumidor em geral. No “Espaço de Comercialização”, por exemplo, produtos locais estão dispostos no Balcão de Comercialização. Agências de viagens, hotéis e outros serviços também estarão disponibilizando aos visitantes pacotes de viagens, hospedagens e serviços com preços bastante atrativos, diretamente ao consumidor.
No espaço estarão presentes empresas desenvolvedora de aplicativos, empresas de energia solar, equipamento de segurança, floricultura, livraria, artesanato, decoração, serviços automotivos, bebidas, suvenir e de comercio em geral.
 Já no “Espaço Mangaio”, será contemplada a área de cultura e lazer, com palco para apresentações a partir de cenários da região com os atrativos, representando a cultura local em um stand com objetos do Projeto Mangaio Cultural.
Com esta estrutura, o evento deve sensibilizar o poder público para a necessidade de direcionamento dos investimentos nos principais setores vocacionais da Serra da Ibiapaba, além de divulgar produtos e serviços do Sebrae Ceará, como entidade fomentadora do empreendedorismo e de desenvolvimento na Serra da Ibiapaba, bem como reforçar a atuação de instituições parceiras, fortalecendo as parcerias para o desenvolvimento Regional.
 A FEPAI 2018 201 tem como público alvo empresários interessados em oportunizar negócios na Ibiapaba nos diversos segmentos da economia regional, Entidades turísticas, artesãos, produtores de alimentos e bebidas locais, equipamentos hoteleiros e gastronômicos, grupos culturais e outras atividades ligadas a cadeia produtiva do turismo, serviços e comércio, além das Instituições que apoiam e fomentam o desenvolvimento para o crescimento dos negócios. 
MIRANTES DA IBIAPABA - Localizado entre o Ceará e o Piauí a Chapada da Ibiapaba tem cenários de tirar o fôlego com seus mirantes em todas as cidades que compõe a região. Na Ibiapaba o clima é ameno, com temperatura média anual de 22 graus Célsius. Com abundância de água, cachoeiras, trilhas, voo livre e ar puro, um verdadeiro oásis no Estado do Ceará.
A região conta ainda com boa infraestrutura como meios de hospedagem e gastronomia que atendem qualquer turista mais exigente, sem contar com a forte cultura indígena que ainda prevalece nos costumes dos ibiapabanos.
Buscando aproveitar todo este potencial, Sebrae, juntamente com empreendedores e demais parceiros institucionais, estruturaram um roteiro turístico que reúne atrativos e equipamentos dos municípios de Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, São Benedito, Carnaubal, Ibiapina, Guaraciaba do Norte e Ipu.

ROTA DAS EMOÇÕES : SEBRAE DO CEARÁ, PIAUÍ E MARANHÃO DISCUTEM AÇÕES

Lagoa do Paraíso em Jerí
Dirigentes e técnicos do Sebrae dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão se reuniram na semana passada, dia 12, na cidade de Parnaíba, para discutir estratégias e ações para serem implementadas no território da Rota das Emoções ao longo deste ano. Durante o encontro, também foi realizado um balanço das últimas ações desenvolvidas no território, como o fampress envolvendo 12 influenciadores digitais do segmento de turismo, que ocorreu em junho.
Estiveram presentes no encontro, o superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo e o diretor técnico Alci Porto, além do assessor da diretoria, Reginaldo Lobo, da articuladora do escritório da região Norte, Suilany Teixeira e do gestor do projeto Rota das Emoções no estado, Tomaz Machado. Também participaram do encontro o superintendente do Sebrae Piauí, Mario Lacerda, o diretor técnico, Delano Rocha, o superintende do Sebrae Maranhão, João Martins e técnicos do Sebrae dos dois estados.   
ROTA DAS EMOÇÕES – Como já do conhecimento geral, a Rota das Emoções liga três estados do nordeste brasileiro - Ceará, Piauí e Maranhão - e envolve 14 municípios. Entre seus destaques estão atrativos turísticos de relevância internacional como Parque Nacional de Jericoacoara, o Delta do Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

O CARIRI EM FESTA : COM TODO ÊXITO, TERMINA DOMINGO A EXPOCRATO 2018

Com a abertura oficial acontecida no último sábado, no Parque Pedro Felício Cavalcanti, prossegue até domingo, 22, com todo êxito, a Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados Com  nova estrutura, mais ampla e moderna, a solenidade de abertura da Expocrato 2018 aconteceu em local diferente das últimas edições, desta vez no picadeiro central, contando com a participação de autoridades e visitantes.
O presidente do Núcleo Gestor da Expocrato, Luiz Gonzaga de Melo Neto, iniciou os discursos, saudando as autoridades e falando sobre a nova era que a agropecuária caririense está vivendo, com a inauguração do novo Parque. Reconheceu a dedicação de toda a equipe do grupo gestor e dos trabalhadores da obra. Euvaldo Bringel, secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura, representou o Governo do Estado; e o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, representou os prefeitos caririenses do Ceará. O prefeito Zé Ailton Brasil, anfitrião da Exposição, deu as boas-vindas a todos os presentes e agradeceu aos que se empenharam para que a feira fosse um sucesso, desde às obras de reforma do Parque.
A EXPOSIÇÃO – Cada vez mais charmosa, a 67ª Expocrato vem reafirmando o êxito das edições anteriores. Desde a inauguração e até hoje, são milhares os participantes do evento, destacando-se agropecuaristas e demais envolvidos de uma das mais importantes vertentes da economia do Nordeste. 
Estão no evento cerca de 120 expositores e 10 mil animais participam de concursos e podem ser comercializados, prevendo-se negócios em torno de 60 milhões de reais.   
ATRAÇÕES DO FESTIVAL -Serão ao todo mais de 50 atrações musicais, contando com nomes de peso do cenário nacional como Raimundo Fagner, Fábio Jr, Skank, Simone & Simaria, Jorge & Matheus e Xand Avião. Fagner foi a atração maior no dia da abertura.
As atrações, a partir de hoje e até o termino da Feira é a seguinte: 
Hoje, 20 - Xand Avião, Matheus & Kauan, Jetlag e Avine Vinny.
Amanhã. - Jorge & Matheus, Simone & Simaria, Iohannes, Wallas Arrais e Vavá Pinheiro.
Domingo - Jonas Esticado, Gustavo Mioto, Luan Santana, Vintage Culture, Devinho Novais e  Raphael Alencar.

ATRAÇÕES DIVERSAS NA 22ª EDIÇÃO DO HALLELUYA

Padre Fabio de Melo
Num evento que alcança os mais diversos públicos, de modo especial o católico começará, na próxima 4ª feira, no Condomínio Espiritual Uirapuru , a 22ª edição do Halleluya, com término previsto para o domingo, 29. O tradicional e concorrido encontro organizado pela comunidade Shalon mais uma vez está sndo muito aguardada, não apenas pelo sentido esiritual, como, também, pelos variados shows de artistas renomados. O Festival Halleluya e mais outras atividades estão numa programação que, mais uma ves, tende a obter completo êxito.
Como aconteceu no ano passado, com a presença de mais de 1 milhão de pessoas, esta 22ª edição do Halleluya aguarda a presença maciça de público nos cinco dias do evento. 
Rock, pop, samba, forró, axé, julho, férias e Festival Halleluya deverá ser a combinação ideal esperada pelos hallefriends.  São muitas e diversas as motivações musicais que estarão no palco principal do grande festival  de artes,  integradas de música, teatro e dança.
Irmã Cristina, vencedora do The Voice Itália, é uma das atrações confirmadas para o último dia de Festival Halleluya.  Estarão presentes também as bandas Rosa de Saron, Anjos do Resgate e o cantor Pe. Fábio de Melo.
NO LOUNGE HALLELUYA - Para curtir o show do artista favorito, vale a pena escolher um bom lugar. Com o Launge Halleluya, só haverá preocupação com a próxima música. O espaço conta com banheiro, lanchonete e estacionamento exclusivo. Tudo a partir de R$ 30,00. 
Padre Fábio de Melo é atração do dia 27 no Festival Halleluya. Quem desejar pode adquirir uma cadeira avulsa por R$ 100,00 para ver o show de pertinho. Caso se prefira a mesa com quatro cadeiras, o valor está custa R$ 360,00. 

VISITE CEARÁ NEWS 20/07/2018


FÉRIAS NO CATUSSABA


ROTA DO SOL SEMANAL 20/07/2018 ISSUU