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sexta-feira, 6 de maio de 2011

EDITORIAL: ESCULHAMBAÇÃO

No seu modo descontraído de falar, o cearense costuma empregar os termos pai'dégua e esculhambação  para refletir seu pensamento sobre determinado fato. É com o sentimento de esculhambação e explosão de revolta que falamos sobre o descaso imperdoável que há muito vem ocorrendo na avenida Barão de Studart, entre as ruas Bárbara de Alencar e Padre Valdivino, justamente onde fica a sede da Federação das Indústrias do Ceará. Sabemos que o comentário poderia abranger a grande maioria das ruas e avenidas de Fortaleza, todas com problemas sérios de saneamento e mobilidade urbana, para ficar apenas nos dois. Mas no caso dos trechos da Aldeota, de movimentação de milhares de pessoas diariamente, o que intriga é que, pelos menos para amenizar a idéia que se tem sobre a cidade, os órgãos estaduais e municipais deveriam ser menos negligentes e quando acionados não se desculpassem dizendo que o problema já estava com projetos para serem superados. Da agência dos Correios, na esquina da Bárbara\de Alencar, até o  Carrefour é preciso muita atenção para não sofrer acidentes. As calçadas são irregulares, cheias de buraco, ladeadas por uma quase constante corrida de água fétida nas coxias, oriundas não sabemos se do posto de gasolina ou do problemático esgoto que fica ao seu lado. Invariavelmente, carros estacionam em cima do passeio onde o público deveria andar, obrigando o coitado do transeunte a ultrapassar pelo corredor dos ônibus e carros, sujeitos a serem vítimas de atropelamento. O caso se agrava onde fica um a loja da Esplanada, que possui um estacionamento certamente irregular, estreito, com o veículo estacionado invadindo a avenida. E o dono do carro certamente não é um cidadão na acepção da palavra, cumpridor da Lei. Aí, a pessoa que se lixe e ultrapasse o obstáculo sujeito a ser mais uma vítima de transito. É ou não é uma esculhambação? Repetimos, é apenas um exemplo de uma Fortaleza que realmente deveria ser bela, agradável, como cantada em prosa e verso. Ser pai'dégua. A esperança é que os tão badalados projetos para serem executados em Fortaleza até a Copa de 2014 se tornem realidade. O povo merece. Chega de tanta demagogia política.

MAIS DE 30 PAÍSES NA BNTM DE NATAL

Vista aerea do Centro de Convenções de Natal
Há grande expectativa nos meios empresarias sobre a realização da BNTM 2011, evento já consagrado no calendário turístico do Brasil e do exterior e que será realizada no Centro de Convenções de Natal,   de 12 a 15 vindouros, com a presença já tem confirmada de Buyers de mais de 30 países. São aguardados na bolsa cerca de 500 operadores internacionais e 600 fornecedores do mercado nacional. Também,  mais 650 fornecedores do setor. Os visitantes da BNTM 2011 têm perfil de compradores potenciais  e são, dentre outros países, da Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Inglaterra, Israel, Itália, Noruega, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Suécia, Suíça, Uruguai, Venezuela e EUA.
O QUE É - A BNTM, ou Brazil National Tourism Mart, em sua sigla em inglês  Bolsa do Turismo Nacional do Brasil é a mais importante feira profissional do turismo nordestino. Organizada e realizada pela Fundação CTI Nordeste, o colegiado dos órgãos públicos de turismo do Nordeste Brasileiro, a Bolsa, como é conhecida, realiza-se a cada ano em uma cidade nordestina, quase sempre capital estadual. Funciona realmente como uma bolsa, reunindo Operadores, na sua maioria estrangeiros  os Buyers e fornecedores de serviços e destinos turísticos brasileiros, nordestinos em sua quase totalidade. Esses são os Supliers. Trazidos pelas empresas aéreas, também parceiras do evento, os compradores já vêm com agenda de entrevistas previamente acertadas. Esse trabalho é feito pela equipe internacional da CTI, que junta os Buyers aos Supliers que têm os produtos que interessam aos primeiros. Se, por exemplo, um operador da Finlândia tem interesse no Maranhão, ele terá sua agenda programada com horários marcados com Supliers daquele estado. Realizada há duas décadas, a BNTM é uma das mais importantes promoções do turismo nordestino, responsável pelo grande incremento ao setor no Nordeste.
PROGRAMAÇÃO  A CTI/Nordeste organizou a progrmação da BNTM 2011 da seguinte forma;
Dia 12/05 - 08:00 às 17:00 - credenciamento e entrega das agendas na secretaria
(Suppliers / Buyers / Institucional / Governamental / Outros). 08:00 às 17:00 -  entrega dos estandes aos suppliers, instituições e estados.  20:00 às 23:00 - festa de abertura oficial do evento. Dia 13/05 - 08:00 às 12:00 - abertura da área institucional, governamental e comercial.  08:00 às 17:00 -  credenciamento e entrega das agendas aos buyers e suppliers.  09:00 às 12:20 - Rodadas de Negócios. 11:00 Às 12:00 -  coletiva de imprensa com autoridades do governo federal, estadual e CTI-NE. 12:00 às 14:00 -  almoço oferecido a todos os participantes. 14:00 às 18:20 - Rodadas de Negócios.  20:00 às 22:00 - recepção oferecida aos buyers pelo estado que sediará a 21a BNTM 2012. Dia 14/05 -  pós-tours pré-agendados para buyers e jornalistas. Dia15/05 - pós-tours pré-agendados para buyers e jornalistas
 PRESENÇA DO CEARÁ - A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) se preparou para promover os atrativos culturais e turísticos cearenses na BNTM. Além da cultura, da gastronomia e dos tradicionais destinos dos litorais Leste e Oeste, a Setur irá trabalhar o potencial para o ecoturismo e o turismo de aventura, além do segmento religioso. Assim, entram como atrativos o Cariri, com suas manifestações culturais e religiosas; os maciços de Baturité e Ibiapaba e o Sertão Central. E para melhor apresentar o Estado à mídia e ao público em geral, estão previstos encontros diversos entre operadores, jornalistas e participantes da feira.
Também, a Secretaria de Turismo de Fortaleza estará no evento, apresentando o que de melhor tem a capital cearense para os turistas. Estarão nos estandes promocionais da Setfor o Secretário-Adjunto  Moacir Soares, a Coordenadora de Promoção Teresa Neuman Abreu e o Gerente de Negócios, Edgar Sá.

ÍNDICE DE COMPETITIVIDADE

O ministro do Turismo, Pedro Novais, e o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, assinaram  em Brasília  acordo de cooperação técnica para realização da quarta edição do Índice de Competitividade do Turismo Nacional.
O estudo do Ministério do Turismo (MTur), realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), desde 2008, com apoio do Sebrae, avalia a evolução dos 65 destinos indutores do turismo brasileiro em critérios como infraestrutura, acesso, atrativos turísticos, aspectos culturais, ambientais e sociais.
Durante o evento, o ministro destacou parcerias já desenvolvidas com o Sebrae como o apoio à produção associada ao turismo e a estruturação do roteiro Rota das Emoções, que integra o Ceará, o Piauí e o Maranhão. Novais sugeriu também a formalização de uma nova agenda de ações conjuntas com a entidade.

CENTRO DE CONVENÇÕES MOVIMENTARÁ IGUATU

A Secretaria do Turismo do Estado (Setur), em convênio com a Prefeitura Municipal de Iguatu, está viabiliando a construção de um novo empreendimento turístico na região: o Centro de Convenções de Iguatu. A ordem de serviço foi assinada no último dia 28,  no local da obra.
Com recursos da ordem de R$ 7.532.717,72 milhões, sendo R$ 6.920.813,55 do Governo do Estado, por meio da Setur, e R$ 611.904,17 de contrapartida da prefeitura do município, o equipamento irá possuir uma área construída de 7.611,23 mil m², além de auditório para 1.038 pessoas, mini auditório para 206 lugares, biblioteca, um laboratório de informática e quatro salas de vídeo, totalizando 352 lugares.
O Secretário do Turismo, Bismarck Maia disse ser uma necessidade  um centro de convenções em Iguatu  e que agora começa a tornar-se uma realidade. A grande demanda da região para a realização de eventos é um fato, principalmente na área de feiras agropecuárias. O projeto prevê, além da infraestrutura para eventos culturais, educacionais, esportivos, de lazer e convenções diversas, um espaço para implantação de quiosques, lanchonetes e arquibancadas.
Localizado na Avenida Perimetral com Avenida Martins Soares Moreno, o Centro irá contemplar diversas atividades culturais e sociais, a exemplo de seminários, cursos profissionalizantes, exposições, feiras e teatro.

VOOS BRASÍLIA-PANAMÁ

A distância que separa Brasília da América Central agora pode ser vencida em apenas seis horas. Na quarta-feira (4), a Secretaria de Turismo do Distrito Federal e a Companhia Aérea Copa Airlines lançaram voo inédito que ligará Brasília ao Panamá. Coma novidade, turistas panamenhos e de mais 50 cidades, que incluem as Américas do Sul, Norte, Caribe e Canadá, poderão conhecer a Capital Federal.
Os novos voos passarão a operar a partir de 19 de junho deste ano, com partidas do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitscheck, aos domingos, terças, quartas e sextas-feiras, às 5h41 (horário de Brasília). Quem estiver no Panamá e quiser vir para o Distrito Federal partirá às 18h32 (horário de Brasília), com opções aos sábados, segundas, terças e quintas-feiras. O preço médio e inicial das passagens será de U$ 700.  

SEMINÁRIO

A Prefeitura de Fortaleza movimentou, no dias 27 e 28  passados,  o debate em torno da cultura e do patrimônio histórico da cidade, dando início   ao seminário “Preservação do Patrimônio Cultural e Desenvolvimento Urbano”. O encontro busca construir de forma compartilhada, através da apresentação de palestras e de estudos de casos, a valorização da memória da cidade por meio das intervenções e discussões entre palestrantes e participantes em geral.
O seminário contou com a participação da Secretária de Cultura, Fátima Mesquita, e com Clélia Lustosa, responsável pela coordenação do Patrimônio Histórico de Fortaleza.A primeira mesa do ante-ontem foi sobre, “Planejamento Urbano e Política Cultural”, a cargo do arquiteto e professor-doutor Paulo Ormindo de Azevedo, Outro palestrante, José Ramiro Teles Beserra, arquiteto e chefe do escritório técnico de restauração de Icó e Aracati, o qual apresentou  experiências relacionadas a esses dois municípios

“ROTA VIVA” É INTERNACIONAL

A Revista Rota Viva, editada pelo jornalista Antonio Calábria, fez uma parceria com o Ministério das Relações Exteriores para ser enviada para vários países do mundo. Assim é que a partir da  edição que será lançada na BNTM de Natal, na próxima semana, a qualificada publicação estará sendo levada pela mala do Itamaraty para as principais representações do Brasil no mundo todo, alcançando mais de 120 países. Especializada em turismo e com um destaque todo especial para o Nordeste, a revista vem se firmando ao longo dos anos como um dos mais importantes veículos de divulgação do turismo brasileiro. Com uma primorosa tradução para o inglês, a partir de agora torna-se mais um forte aliado na promoção turística de nosso país em todo o Globo.

ACADEMIA DE EVENTOS TRAZ EXPERIÊNCIAS PARA O CEARÁ

José Wagner
 Cerca de 450 pessoas, entre executivos da hotelaria, agências de viagens, organizadores de eventos, autoridades estaduais e municipais, diretores de faculdades, alunos universitários  e de  escolas públicas que têm cursos de turismo, participaram durante todo  o dia 29 de abril do seminário técnico “Peculiaridades e perspectivas da indústria de eventos e turismo  no Brasil” realizado pela Academia Brasileira de Eventos e Skal Internacional de Fortaleza, sob o comando da empresaria Enid Câmara de Vasconcelos. Como cenário o Salão Atlântico Hall do Marina Park Hotel.
Falando na abertura do seminário, e dando as boas-vindas aos participantes,  Enid ressaltou a importância das alianças estratégicas do segmento de eventos com os demais setores econômicos, políticos e sociais e lembrou que o setor de eventos precisa se estruturar melhor para enfrentar a pouca  representatividade política no Congresso Nacional  que esse importante segmento econômico, gerador de empregos e negócios, padece atualmente. ” Nós não temos um parque industrial potente e também não temos políticas públicas para que o segmento de eventos caminhe com suas próprias pernas”, ressaltou. Também na ocasião ela disse que, sem o patrocínio  do Governo do Estado, Secretaria de Turismo de Fortaleza e Banco do Nordeste e o apoio do Sebrae,  Centec-Instituto Centro de Ensino Tecnológico  e Senac , o seminário não teria sido realizado.
DINAMISMO E INICIATIVAS - Durante o seminário houve um desfilar de abalizadas opiniões sobre um dos segmentos da economia brasileira que mais cresce na presente década: o turismo de eventos. A presidente da Academia Brasileira de Eventos, Marisa Canton, também falando na solenidade de abertura, destacou o significado do acontecimento, pois, pela primeira vez, a Academia realizava uma reunião fora de São Paulo. “E graças ao dinamismo dessa acadêmica e empresária bem sucedida, Enid Câmara, aqui estamos no Ceará trazendo a experiência de empresários de sucesso que transmitem os seus conhecimentos para esta  platéia tão eclética”.
Também se manifestaram o deputado federal Domingos Aguiar Neto, integrante da Comissão de Turismo da Câmara Federal, que destacou o trabalho que poderá ser realizado em benefício do setor. O Secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, apresentou os projetos do Governo do Estado que estão em curso para consolidar o Estado como um pólo de atração turística e a Secretaria de Turismo de Fortaleza, Patrícia Aguiar, relatou as iniciativas da Prefeitura para tornar Fortaleza um destino de turismo de negócios.
Experiências valiosas
O seminário teve no seu comando os consultores Paulo Gaudenzi e Raimundo Peres, ambos acadêmicos e que realizaram um trabalho expressivo para o êxito do evento. Deram os seus depoimentos Armando Arruda Pereira de Campos Mello, presidente executivo da União Brasileira de Promotores de Feiras; Sérgio Junqueira Arantes, diretor da Eventos Expo Editora; Eduardo Sanovicz, diretor da Reed Exhibitions Alcântara Machado; Elza Ysumori, empresária e presidente da Associação Brasileira de Marketing; Norton Lenhard, empresário e membro do Conselho Nacional de Turismo; e José Wagner Ferreira, consultor da JWF Gestão de Empresas, que falou sobre “Os bastidores do caos aéreo brasileiro e o grande desafio para o futuro dos eventos”.
Segundo a co-promotora Enid Câmara de Vasconcelos, com esse seminário “o Ceará avançou muito na sua visão de como as coisas acontecem no intrincado mundo dos negócios de evento e pode, assim, tirar ensinamentos

FESTIVA POSSE DA NOVA DIRETORIA DO SKAL DE FORTALEZA

Abertura do evento de posse
 Em noite de gala, sexta-feira passada, durante jantar no La Maison Dunas,  tomou posse  a nova diretoria do Skal Internacional de Fortaleza (profissionais de turismo) para o biênio 2011/2013. A referida diretoria havia sido eleita em março com a recondução por unanimidade da presidente Enid Câmara de Vasconcelos. Seus demais integrantes são os seguintes: Colombo Cialdini, vice-presidente; Valmir Torres, tesoureiro; Edmilson Rodrigues, secretário; jornalista José Rangel, diretor de imprensa; Priscila Cavalcanti, diretora de Eventos;  Érika Martins, diretora de capacitação; Edgony Bezerra, diretora de comunicação e relações públicas; Elenilton Jorge de Lima e Francisco Austragésilo Rodrigues, auditores. O hino nacional foi executado pelo sanfoneiro Waldonys.
A cerimônia, que também marcou o encerramento do seminário-técnico da Associação Brasileira de Eventos, iniciativa apoiada pela entidade, contou com a presença da presidente do Skal Internacional do Brasil, maranhense Ana Carolina Medeiros, que colocou na empossada o colar presidencial. O Skal é uma organização mundial que reúne os executivos do turismo nos mais variados segmentos e conta, neste momento, com mais de 25 mil membros filiados em 500 clubes espalhados em 85 países. Em Fortaleza, o Skal foi fundado em 1978 pelo jornalista Stênio Azevedo, então representante do Touring Clube do Brasil.
Ainda como parte do evento foram entregues placas de homenagem como reconhecimento da Associação Brasileira de Eventos, da qual Enid Câmara faz parte, e também do Skal, pela parceria,  ao Sr. Isidro Morais de Siqueira, superintendente estadual do Banco do nordeste, que se fez representar; à Secretária de Turismo de Fortaleza, Patrícia Aguiar, representada pelo secretário executivo da Setfor Moacir Soares, e à senhora Zenilde Matoso, representada pela sra. Circe Jane Teles, presidente do Sindieventos. Membros do Skal Fortaleza dos mais diversos setores estiveram presentes.  A festa teve como cenário o La Maison Dunas onde os convidados foram recebidos por um grupo do Maracatu Ás de Ouro. A música para dançar foi da Banda Dona Zefa.
 Ana Carolina Medeiros, Enid  Câmara e Marisa Canton

FIEC NA CAMPANHA CARINHO DE VERDADE

O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC, SENAI, SESI e IEL) aderiu à Campanha Carinho de Verdade, promovida pelo Conselho Nacional do SESI, em parceria com diversas instituições, para inserir a luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes na agenda nacional.
Mediante uma grande mobilização nas redes sociais, a campanha pretende, de 18 de abril a 18 de maio, inserir a expressão #carinhodeverdade em 50 mil mensagens (tweets) e celebrar o 18 de maio, Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Violência Sexual Infanto-juvenil. Para participar basta reproduzir a expressão #carinhodeverdade no Twitter ou Facebook ou fazer adesão à campanha no site www.carinhodeverdade.org.br.
A Campanha Carinho de Verdade é uma extensão do trabalho desenvolvido pelo Programa ViraVida, que, também por iniciativa do Conselho Nacional do SESI, atende jovens e adolescentes de 16 a 21 anos em situação de risco.

FIEC NA CAMPANHA CARINHO DE VERDADE

O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC, SENAI, SESI e IEL) aderiu à Campanha Carinho de Verdade, promovida pelo Conselho Nacional do SESI, em parceria com diversas instituições, para inserir a luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes na agenda nacional.
Mediante uma grande mobilização nas redes sociais, a campanha pretende, de 18 de abril a 18 de maio, inserir a expressão #carinhodeverdade em 50 mil mensagens (tweets) e celebrar o 18 de maio, Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Violência Sexual Infanto-juvenil. Para participar basta reproduzir a expressão #carinhodeverdade no Twitter ou Facebook ou fazer adesão à campanha no site www.carinhodeverdade.org.br.
A Campanha Carinho de Verdade é uma extensão do trabalho desenvolvido pelo Programa ViraVida, que, também por iniciativa do Conselho Nacional do SESI, atende jovens e adolescentes de 16 a 21 anos em situação de risco.

CULTURA

- A cidade de Camocim está preparando, com seus círculos culturais, uma grande festa para 31 de maio. Uma terça-feira que marcará os 10 (dez) anos de criação da Academia Camocinense de Ciências, Artes e Letras-ACCAL. A programação está sendo elaborada e será dada a conhecer no principio de maio.
 - Lamentamos comunicar o falecimento, em Florianópolis, do escritor e poeta Abel Beatriz Pereira. Ele editava a revista A FIGUEIRA. Abel Beatriz Pereira foi um dos mais brilhantes intelectuais do Estado de Santa Catarina.
 - O poeta cearense Pedro Lyra lançará seu próximo livro em Fortaleza, entre a segunda quinzena de maio e a primeira de junho. Será no Ideal Clube com quem está mantendo entendimentos.
-Continuam os alunos do LICEU DO CEARÁ solicitando às  autoridades cearenses que olhem um pouco pela Praça Gustavo Barroso e pela segurança de todos. São prejudicados pelos marginais que infestam a Praça os moradores das proximidades, professores, alunos, funcionários e o povo em geral.
- Nasceu um movimento na cidade de Ipú, no sentido de fazer circular um jornal, dentro dos próximos dias. As primeiras reuniões já foram mantidas com grupos de ipuenses, que residem em Fortaleza, e alguns amigos. Fiquemos atentos.
 - Os trovadores Vicente Alencar e Haroldo Lira estiveram ontem, conversando com varios nomes das Letras cearenses. Os escritores Pereira de Albuquerque e Heitor Lavor confirmaram presença, na próxima reunião da  UBT-FORTALEZA, amanhã, 7 de maio, das 10 horas da manhã ao meio dia no Palacio da Luz, Rua do Rosário, 1, ao lado da Igreja do Rosário (Praça dos Leões).
 - Será hoje, dia 6 de maio, a grande apresentação de Cauby Peixoto, nas comemorações dos seus 80 anos. Acontecerá no Náutico Atlético Cearense.
 - Memória - O nome oficial é av. Beira Mar, inclusive, placas foram afixadas, e não Presidente Kenndy. O antigo nome: av. Presidente Getúlio Vargas. Quem lembra?
- Dureza, mesmo, foi o desrespeito para com a av. Padaria Espiritual, que homenageava a um grupo de cearenses intelectuais e vontadosos, realmente grandes nomes do inicio do século XX. Mudaram o nome da artéria para Presidente Juscelino. Bem, ele mereceu, mas não assim. Poderia seu nome ser dado a uma avenida ainda sem denominação oficial. Coisas de Fortaleza...
 - Clube Dos Assaltados - o Clube dos Assaltados, criado por nós, registra novos sócios: Arquiteto Rodrigo Porto. Levaram seu veículo de sua casa no Parque Manibura. O empresário José Mario de Carvalho Almeida também prejudicado. Para quem apelar?
 - Deus não é surdo - Lamentavelmente, na Rua Dr. José Lourenço, na Aldeota, no quarteirão localizado entre Rua Afonso Celso e Rua Torres Camara, funciona uma organizaçção religiosa que, de domingo a domingo, grita e esperneia, clamando pelo nome de Jesus e mostrando que nada conhece a respeito. São fanáticos que gritam, sem saberem o que estão a fazer. É bom lembrar para essa turma de doentes que Deus não é surdo.
 Vicente Alencar
vicentealencar25@yahoo.com.br

HOTELARIA ESTRANGEIRA APOSTA NO BRASIL

Dom Pedro Laguna no Aquiraz/CE
O turismo brasileiro está em alta na economia mundial. Os recentes resultados revelam que nunca foi tão vantajoso apostar na cadeia produtiva. Atualmente o setor é responsável por 3,6% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e registra um crescimento de 10% ao ano em média. De olho neste potencial, grandes grupos do setor hoteleiro internacional já bateram o martelo: pegarão carona na boa fase do mercado e aproveitarão as oportunidades abertas com a Copa do Mundo de 2014 e com as Olimpíadas de 2016.
A rede Hilton Hotels Corporations (Hilton Worldwide) é um exemplo. Com mais de 3,7 mil hotéis em 82 países, o grupo elegeu a expansão no país como prioridade para 2011. Atualmente, a companhia tem dois hotéis no país, um em São Paulo (SP) e outro em Belém (PA). Há acordos assinados para instalações em Salvador e Itacimirim, na Bahia. Capitais como Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG) também estão na mira da rede.
Já há profissionais em solo nacional negociando parcerias com empresas concessionárias. A bandeira Hampton, por exemplo, deverá ser uma das primeiras a sair do papel pelo Grupo Hilton para concorrer no mercado low cost. Nesse caso, o foco é um novo tipo de turista que começa a desbravar o que os destinos brasileiros têm de melhor.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), com a classe C e D colocando o turismo em sua cesta de consumo, mais de 30 milhões de pessoas deverão se hospedar pela primeira vez em um hotel ao longo da próxima década. Em 2010, houve crescimento de 10% da demanda e uma taxa de ocupação média de 65% ao longo do ano.
Empreendimentos que tem a luxuosidade como conceito também preparam investimentos para os próximos anos. A Whotels, um das marcas mais sofisticadas da gigante Starwood Hotels, presente em 100 países, já está com passagem comprada para o mercado brasileiro. Em lista de espera, estão as duas bandeiras com padrão mais alto do grupo, o St. Regis e o The Luxury Collection.
Entre os investidores nacionais, o Grupo Fasano, reconhecido pela gastronomia e também pelos “hotéis boutique” no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo, deve desembarcar em Belo Horizonte nos próximos meses. Após comemorar uma taxa de ocupação média de 90% em 2010, a empresa venceu licitação para a compra de um imóvel na capital mineira e deve investir R$ 52 milhões no projeto.
O Brasil tem hoje cerca de 28 mil meios de hospedagem, entre hotéis, pousadas e albergues. O interesse estrangeiro e nacional em aumentar esse número ganhou um importante parceiro no último ano. O Ministério do Turismo e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desenvolveram uma linha de crédito específica para o setor, destinada à construção, ampliação e reforma de empreendimentos. O valor é superior a R$ 1 bilhão, com prazos estendidos e taxa de juros especiais.
O objetivo é aumentar a qualidade e a quantidade de quartos do parque hoteleiro que atenderá os 600 mil turistas de fora e os 3 milhões de brasileiros que viajarão durante a Copa do Mundo de 2014. O Procopa Turismo já tem três projetos contratados, que somam R$ 178,4 milhões em financiamento e devem gerar cerca de R$ 302 milhões em investimentos. Em análise, estão outras cartas-consulta com R$ 104 milhões em pedidos de financiamento.
O maior grupo em operação no país, o Accor, será um dos primeiros a aumentar a disponibilidade de leitos com empreendimentos financiados pelo ProCopa Turismo. Em breve, o Rio de Janeiro receberá o Íbis Copacabana. A companhia tem 170 hotéis na América Latina, 140 deles no país. Outros dezesseis serão construídos no Brasil em 2011.
Outra fonte de crédito recém-aberta são os Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO). O Ministério do Turismo negociou junto a instituições financeiras oficiais novas regras para a utilização desses recursos. O financiamento é específico para a rede hoteleira e gira em torno de R$ 1,3 bilhão.
De acordo com levantamento do Ministério do Turismo, a iniciativa privada deverá investir R$ 9 bilhões em meios de hospedagem até 2019. A grande maioria deles, na Região Nordeste.
Turista satisfeito - Nas próximas semanas, uma iniciativa do Ministério do Turismo promete se tornar mais um diferencial para a credibilidade do setor hoteleiro entre os turistas. Será lançado o Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem, como forma de melhor orientar os turistas na hora de sua escolha.
Três requisitos serão avaliados: infraestrutura, serviços e sustentabilidade. Um dos objetivos é incentivar medidas permanentes para a proteção de recursos naturais, consumo de água e energia elétrica entre os empreendimentos e também entre os hóspedes. A partir daí, aumentar a interlocução dos meios de hospedagem com entidade de proteção ambiental.

JR HOTEL EM RIBEIRÃO PRETO


                A cidade paulista de Ribeirão Preto contará em junho com um importante nome na sua grade de hotéis, a chegada de uma unidade da rede JR Hotel. A novidade terá 89 quartos distribuídos em doze andares com apartamentos individuais, duplos, triplos, casal e também suítes especiais com hidromassagem.
                A unidade de Ribeirão Preto terá ainda para seus clientes três salas de convenções totalmente equipadas para oferecer todo o conforto e suporte para a realização de eventos, encontros de segmento profissional ou de lazer. Os espaços irão homenagear três cidades do interior paulista: Marília, Presidente Prudente e Ribeirão Preto, municípios onde estão os empreendimentos da rede JR Hotel.

REDE IBIS CHEGA A PETROLINA

               A Accor na América Latina é detentora das marcas Sofitel, Pullman, Novotel, Mercure, Ibis e Formule 1. Agora,  comemora a chegada da rede Ibis em Pernambuco. Com investimento de cerca de R$ 10 milhões, o novo Ibis Petrolina impulsionará ainda mais os negócios da região com a oferta de 102 apartamentos, gerando 22 empregos diretos.
                    Sob o conceito de hotelaria econômica, o Ibis oferece qualidade e serviços práticos. Por exemplo, os hóspedes encontram o carrinhos para levar sua bagagem e terão a sua disposição um bar aberto 24 horas, com serviço de café da manhã os sete dias da semana (desde as 4:00 até às 12:00h), pratos a la carte e serviço de snacks.  Este novo modelo de atendimento se destaca pela simplicidade e a transparência em suas tarifas, resultando em uma melhor relação custo-benefício.
               Com mais de 900 hotéis em 48 países, o Ibis é a maior rede mundial de hotéis de categoria econômica..

MINAS TURISMO GERAIS

Conselho Estadual de Turismo -O secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, foi empossado como presidente do Conselho Estadual de Turismo (CET),  durante a oitava Reunião Ordinária da entidade. Participarão da solenidade representantes das entidades públicas e da sociedade civil organizada de Minas Gerais. O Conselho Estadual de Turismo é um colegiado de caráter consultivo, propositivo e deliberativo e órgão superior de assessoramento e integração da Secretaria de Estado de Turismo, que tem por finalidade propor ações e oferecer subsídios para a formulação da Política Estadual de Turismo e apoiar sua execução, com vistas a sua consolidação e continuidade. A grande contribuição deste Conselho é promover a integração das diversas instâncias da gestão pública e da iniciativa privada por meio da criação de ambientes de discussão e definição das diretrizes gerais para o desenvolvimento do turismo, de modo a subsidiar a ação do Governo de Minas Gerais e de entidades parceiras. O CET possui 43 integrantes, sendo 28 da sociedade civil, representada pelos diversos segmentos e entidades do Turismo de Minas, e 15 representantes do setor público, incluindo Secretarias de Estado e órgãos do Governo Estadual com atividades interligadas ao setor.
SINDLOC-MG nova diretoria-  No dia 3 de maio, no Imperador Recepções e Eventos, aconteceu de posse da nova diretoria do Sindicato das Empresas Locadoras de Automóveis do Estado de Minas Gerais - SINDLOC-MG. Saulo Fróes, da Lokamig Rent a Car, após oito anos à frente da entidade, transfere a presidência do sindicato para o empresário Leonardo Soares, da Yes Rent a Car. Fundado em 22 de Setembro de 1994, o SINDLOC-MG conta hoje com 170 empresas associadas e é o maior sindicato de locação do Brasil. DIRETORIA - PresidenteLEONARDO SOARES NOGUEIRA SILVA - Yes Aluguel de Carros; Vice-PresidenteLUIS FERNANDO PORTO - Locamérica Locadora; 1° Diretor TesoureiroEMERSON EDUARDO CIOTTO - Arcan Locadora de Veículos ;2° Diretor TesoureiroRAIMUNDO NONATO DE CASTRO TEIXEIRA - Yes Franchising ;1° Diretor SecretárioLUIZ HENRIQUE FRANCO JÚNIOR - Dinâmica Logística e Serviços ;2° Diretor SecretárioGUSTAVO DE PAULA BOTELHO PENNA - Locarcity Rent a Car ;Diretor de Relações PúblicasMARCELO ELIAN MOREIRA - Alugue Brasil ;Diretor de EventosANTÔNIO MANSUETO CALDEIRA - Mansuetur Locadora ;Diretor de Relações InstitucionaisFREDERICO FONSECA MARTINS E BARROS - Barros & Braga Locadora ;Conselho FiscalFRANCISCO SALLES CAMPOS JÚNIOR - Raja Rent a Car;MARCO AURÉLIO GONÇALVES NAZARÉ - M & M Rent a Car.HÉLCIO SAID GHADER - Frota Car Locadora ;Presidente de HonraSAULO TOMAZ FRÓES - Lokamig Rent a Car - Rede Brasil Aluguel de Veículo
Othon com nova gerente de atendimentio- Luciana Rocha é a nova gerente de atendimento do Belo Horizonte Othon Palace. Com vivência internacional, é graduanda no curso de Turismo e Hotelaria pelo Centro Universitário Newton Paiva. Já trabalhou em hotéis em Nevada, nos EUA (Harrah's Hotel Cassino) e em Barcelona, na Espanha. No Belo Horizonte Othon Palace sua trajetória teve início em fevereiro de 2008, como recepcionista. Em maio de 2009 foi promovida a assistente da gerência geral, quando pode conhecer e participar mais ativamente em diversos setores do hotel, especialmente o de reservas.Agora, como gerente de atendimento, Luciana afirma que tem como alguns dos principais objetivos contribuir com a maximização do RevPar (Revenue per Available Room, ou Receita por Quarto Disponível), agilizar processos e melhorar a satisfação dos clientes.
Luciana Rocha
Sérgio Moreira
Sergmoreira@ig.com.br

DECRETO CRIA PARQUE NATURAL MUNICIPAL DO CUIÁ

Luciano Agra
Num cenário bucólico, em meio a árvores de diferentes espécies e rica fauna, o prefeito Luciano Agra assinou, na tarde desta sexta-feira (29), o decreto que cria o Parque Natural Municipal do Cuiá, no bairro do Valentina de Figueiredo. A partir de agora, os moradores de João Pessoa ganham oficialmente mais um espaço de lazer associado à preservação ambiental.
O projeto do parque está sendo finalizado e já no segundo semestre deste ano a Prefeitura inicia as obras de infraestrutura no local para receber os visitantes. Todo o projeto elaborado pelas equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e Planejamento (Seplan) respeita as normas técnicas de preservação do local, A previsão é que a obra seja concluída até o final deste ano.
Segundo o prefeito, 75% de toda a área verde de João Pessoa está localizada em áreas privadas, o inverso do que acontece em grandes cidades do Brasil e no mundo, onde os grandes espaços verdes são patrimônio do povo. Como maneira de reverter esse quadro e proteger essas áreas, a Prefeitura vai criar outros parques em vários bairros, a exemplo do Parque Cabo Branco e Parque Paraíba, no Bessa.
A Fazenda Cuiá, que agora passa a ser denominada de Parque Cuiá, é uma área de Mata Atlântica de 43,12 hectares, equivalente a seis campos de futebol, localizada entre os bairros do Valentina Figueiredo, Grotão, Cuiá, Boa Esperança e adjacências.
PROJETO  O Parque Natural Municipal do Cuiá será formado por áreas de uso intensivo e restritivo. O trecho remanescente de Mata Atlântica, de aproximadamente 20,8 hectares, terá uso restrito, com trilhas educativas guiadas e espécies identificadas. Na área de lazer, a Prefeitura irá disponibilizar para os visitantes locais destinados a piqueniques, lagos para pedalinhos, tirolesa, ponte pênsil, arvorismo, observatórios de pássaros, anfiteatro externo e casa de plantas (Bromeliário).
A antiga sede da fazenda dará espaço ao Museu Cultural da Mata Atlântica. Na intervenção que o Governo Municipal fará no local serão construídos quiosques de serviços, postos de segurança, lojas de artesanato e souvenires, além de estacionamento com 250 vagas, sendo 08 para portadores de necessidades especiais e ainda 100 vagas para motos e 10 para ônibus de turismo

VISITA AO BOURBON CONMEBOL NO PARAGUAI

Presidente da FIFA, Joseph Blatter; Presidente do Paraguai, Fernando Lugo; Vice-presidente da Rede Bourbon Hotéis & Resorts, Alceu Vezozzo Filho
Durante o 62º Congresso da Confederação Sulamericana de Futebol, autoridades do futebol mundial puderam conferir, em primeira mão,  no último dia 1º de maio,  o Bourbon Conmebol Convention Hotel. Administrado pela rede, que possui onze empreendimentos espalhados pelas regiões sul e sudeste do Brasil, o hotel promete mudar o mercado de turismo de negócios e lazer do país.
O empreendimento, que será entregue em setembro, é fruto de um acordo da rede 100% brasileira com a Conmebol (Confederação Sulamericana de Futebol, cuja sede é em Assunção) que investiu US$ 20 milhões na construção do hotel. A Bourbon será responsável pela administração do hotel e do centro de convenções anexo por 25 anos.

NO BOM DIA MINISTRO

No seu último Bom Dia, o Ministro Orlando Silva do Esporte, anunciou:
 SECRETARIA DE SEGURANÇA -  O governo federal vai criar uma secretaria específica para coordenar os preparativos de segurança para a Copa do Mundo. A secretaria terá o papel de integrar as Forças de Segurança das 12 cidades-sede, dos 12 estados que receberão a Copa. O evento contará também com o suporte das Forças Armadas, que têm um papel-chave em infraestrutura, inteligência e planejamento. Há intercâmbios entre as forças de segurança do Brasil com forças outros países.
COPA DO MUNDO VERDE - Todos os estádios da Copa do Mundo de 2014 no Brasil terão a certificação ambiental. Alguns captarão energia solar para a sua manutenção, se convertendo em uma espécie de uma usina. Quando não tiver atividade naquele estádio, poderá ofertar energia a sua cidade. Os estádios também farão captação de água para reutilização em suas atividades.
LEI GERAL DA COPA DO MUNDO - A Lei Geral da Copa vai estabelecer regras para a Copa do Mundo de 2014. Entre elas, o acesso de torcedores e de profissionais de mídia aos jogos, a proteção de marcas e patentes de produtos ligados à FIFA e a transmissão das partidas.
PARANÁ PODE SER REFERÊNCIA -  O governo federal tem como implantar um complexo esportivo paraolímpico no Paraná. O objetivo é tornar o estado uma referência internacional, pois tem importante hospital de reabilitação em Curitiba, em fase de implantação, que poderá ser conectado ao centro esportivo.
60 CIDADES RECEBERÃO TURISTAS -  A FIFA deve escolher perto de 60 cidades brasileiras que terão de se qualificar para receber as seleções de futebol e os turistas na fase anterior à Copa do Mundo. As cidades terão de ofertar rede hoteleira e demais serviços com boa qualidade. Mais de 600 mil visitantes e mais 3 milhões de brasileiros vão circulando pelo país em função do Mundial, em 2014.

FLOR DE LIZ DESPEDE-SE DO CEARÁ

A dinâmica e prestigiada executiva Flor de Liz Romero (foto) vai deixar saudades aos amigos e todos envolvidos com o turismo no Ceará. Após anos entre nós, sempre dinâmica e participativa, Flor resolve nos deixar, conforme sua despedida que se segue:
“Queridos amigos,
Tudo tem um ciclo na vida, e já tenho 24 anos de contribuição profissional ao turismo do Ceará. Os outros 15 anos de turismo passei no Rio. Agora que os dois sobrinhos netos estão com 4 e 5 anos, a vontade é de estar mais próxima para passar a eles alguns conceitos de vida, curtir as duas sobrinhas, e do meu sobrinho Serguey Romeiro Jr. que é Gerente Comercial do Salinas de Maragogi e  que mora em São Paulo. Por isso, decidi que vou me mudar para o Rio.  Comprei uma casinha na Pedra de Guaratiba, um recanto muito agradável e tranqüilo do Rio, estou reformando e me mudo definitivamente no dia 21 de maio. Espero poder contribuir para o Turismo do meu Estado, com a mesma paixão e intensidade que contribui para o turismo do Ceará. Estou verificando possibilidades de colocação no mercado local, e logo que esteja definido, aviso aos queridos amigos.
Agradeço todo o apoio e visibilidade que vocês deram ao trabalho por mim realizado. Seja dos tempos da Travel Service Brasil, da Travel Support, do Beach Park, do Boa Vista Resort, de Camocim, de Caucaia ou do FC&VB. Vocês sempre estiveram presentes na minha vida, e espero manter o relacionamento fraterno de sempre.
Por favor registrem meus dados no Rio: Celular: (21)9748-0600 begin_of_the_skype_highlighting            (21)9748-0600      end_of_the_skype_highlighting -Residência: (21) 7132-5444 begin_of_the_skype_highlighting            (21) 7132-5444      end_of_the_skype_highlighting. E-mail: flordelizromeiro@gmail.com
Beijo no coração.Flor de Liz Romeiro.FLR - Consultoria Turística -flordelizromeiro@gmail.com.Skype: flor.romeiro (85) 9959-4040 begin_of_the_skype_highlighting            (85) 9959-4040      end_of_the_skype_highlighting

TERMINA HOJE O ENCONTRO DA HOTELARIA CATARINENSE

Começou na quarta-feira e termina hoje à noite o grande encontro da hotelaria catarinense; A  a ABIH-SC  está promovendo com êxito e muita participação de associados e expositores a 25ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros (25º Encatho) e a 23ª Feira de Produtos e Serviços para Hotéis (23ª Exprotel).
    O tema central do encontro este ano é "Hotelaria: Tendências & Oportunidades". Fazem parte do evento: 25ª Reunião de Hoteleiros; 9º Seminário de Turismo e Hotelaria; 5º Ciclo de Oficinas de Atualização; 3º Simpósio de Governança Hoteleira; 2ª Rodada de Negócios; 2ª Mostra Espaço Conceito; 1ª Fórum de Gestores de A&B  Alimentos & Bebidas e 1º Fórum de Gestores Comerciais.
    A abertura oficial do Encatho foi às 19 horas do dia 4,  com a presença de autoridades, convidados, expositores e imprensa.
    Na programação de hoje, pela manhã, haverá uma plenária sobre 9º Seminário de Turismo e Hotelaria. Plenária - 1º Fórum de Gestores Comerciais - Qualificação, Mercado e Mídias, mediado por Pedro Barros  SC Marketing. À tarde, Oficinas abordando os temas - Estratégias de Preços na Hotelaria - Case Fazzenda Park Hotel; 2ª Rodada de Negócios com Operadoras, Agentes e Clubes de Turismo Feira;  Visitação à Exprotel de16h30min às 18h; outras atividades e o encerramento.    

FC&VB NA POSSE DO SKAL

Enid Câmara ( Presidente do Skal Fortaleza); Colombo Cial dini ( Presidente FC&VB e ABAV) e Caroline Medeiros ( Presidente do Skal Nacional)
O FC&VB apoiou e participou do seminário Técnico da Academia Brasileira de Eventos, organizado s pelo Skal Internacional de Fortaleza, realizado no Salão Atlântico Hall do Marina Park Hotel no dia 29 de abril. Na ocasião foram ministradas várias palestras sobre captação de eventos nacionais e internacionais, bem como a sustentabilidade do destino turístico Fortaleza, com foco na copa do mundo de 2014 e do novo momento que o Estado viverá após a conclusão do EXPOCEARÁ.

PLANO DE FORTALECIMENTO DO PRODUTO TURÍSTICO FORTALEZA

Colombo Cialdini e Paulo Gaudenzi
O Fortaleza Covention em parceria com a Secretaria de Turismo de Fortaleza - SETFOR, através da Secretária Patricia Aguiar; participa das ações referantes à requalificação de Fortaleza como destino turístico. O projeto tem à frente os consultores: Paulo Gaudenzi e Raimundo Pires (Conemar)

CONVENTION BUREAU PARTICIPOU DO GMM 2011

De 12 a 16 de abril foi realizado o GMM 2011 – Global Meetings Management em Porto de galinhas, Pernambuco e o FC&VB foi o representado pela Diretora Comercial, Celina Castro Alves e a Gerente de Projetos, Milena Auip. O publico alvo deste evento foram os Conventions Bureaux, organizadores de eventos e profissionais ligados a área de turismo. O objetivo do GMM 2011 foi criar um ambiente propicio ao aprendizado na gestão de eventos, com palestrantes nacionais e internacionais, com vasta experiência em seus respectivos setores de atuação, tendo como um dos palestrantes o associado do FC&VB, Leonardo Dantas da Itarget. O resultado desta imersão foi bastante positivo, proporcionando aos participantes além do network e a oportunidade de apresentar na prática, através dos grupos de trabalho, os conhecimentos obtidos durante o curso.

ROTA DO SOL SEMANAL 29/04/2011