Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de março de 2019

CALEIDOSCÓPIO 15/03/2019

CERRAÇÃO, CHUVAS E NOITES ALEGRES NO “CEU” -   Foram   quatro dias diferentes os que passamos em Viçosa do Ceará durante o último período do Carnaval. A joia do turismo do Planalto da Ibiapaba continua cada vez mais hospitaleira e agradável, não apenas para os seus filhos como para os que desejam passar bons momentos fora do seu “HABITAT” natural. Sempre limpa e com uma população ordeira e receptiva, os dias correram agradáveis. Mas nesta quadra a cerração, principalmente nas partes mais altas, foi uma constante ao entardecer e amanhecer. O tempo “fechado”' só deu tréguas quando as chuvas copiosas chegavam, com os seus trovões estrondosos, após o clarear dos relâmpagos. No perímetro urbano da cidade, quando as águas não caiam mais fortes, o dia a dia da população continuava como se ninguém desse bolas para a folia carnavalesca. Somente à noite e parte da madrugada a alegria maior ensaiou que estávamos no Carnaval. O Complexo Turístico da Igreja do Céu esteve sempre lotado, nas lanchonetes, no restaurante e, principalmente, na grande quadra coberta em que os bailes aconteceram. O pessoal não se importou com a cerração e vadiou   à vontade nas festas oferecidas, gratuitamente, pela Prefeitura. O melhor foi que, como é tradição na cidade, as noitadas alegres no “Céu” decorreram sem registro de violências. Foram um indicativo positivo de que, com um tempo mais favorável do final do inverno, o próximo Festival de Música da Ibiapaba alcançará êxito maior do que os anteriores, agora que o Complexo Turístico da Igreja do Céu, após longa querela que não levava a nada, está em pleno funcionamento.
JOGADA POSITIVA DA SETUR/CEARÁ - Quem não se anuncia, se escode. O velho dito vem confirmar o que julgamos ser uma jogada positiva da Secretaria de Turismo do Ceará.  Na atual administração, o importante segmento do Governo do Estado, ao lado da Prefeitura de Fortaleza (porque não dizer também do Sebrae?) vêm intensificando ações que visam melhor otimização das nossas ofertas turísticas.  Muitas conquistas positivas sem dúvida são contabilizadas no turismo cearense nos últimos tempos. Houve sensível melhoria aos acesos dos principais atrativos tanto do litoral e do interior, como exemplo a duplicação da CE 040, que vai de Fortaleza até o Aracati. Ocorreu a inauguração e movimentação dos aeroportos de Jericoacoara e de Canoa Quebrada. A Praia de Iracema com seus vários pontos de cultura e lazer foi qualificada.  Deu-se nova vida aos roteiros na Serra de Guaramiranga e Camocim. Novos caminhos estão tomando o Aeroporto de Fortaleza, agora sob a responsabilidade   da Fraport. Assim, como não mostrar ao mundo o que temos para ser visto e usufruindo? Como não incentivar o conhecimento do nosso patrimônio histórico e cultural, do nosso rico e variado litoral quase todo ano banhado por generoso sol, do nosso artesanato, das noitadas calientes, dos meios de hospedagem e tantas outras facetas que temos. Louve-se, pois o que a Setur está fazendo mundo afora, nas grandes feiras e exposições de turismo.  Nas recentes FIT e ITB da Espanha e da Alemanha o recado foi dado com competência e, também, na Bolsa de Turismo de Lisboa, que vem sendo realizada, o mesmo ocorre. O que é bom merece e deve ser conhecido,
INVESTIMENTOS EM TURISMO - A atração de investimentos foi o foco da participação do Ministério do Turismo na 30ª edição do MIPIM (Marché International des Professionnels de l'Immobilier, em francês), uma das maiores exposições mundiais do setor imobiliário, que começou na terça-feira (12) na cidade francesa de Cannes. No evento, reunindo cerca de 3.350 expositores de 100 países, um estande do MTur recebeu de encontros voltados à promoção do Brasil e à apresentação de projetos em áreas como hotelaria e infraestrutura.
Um dos eventos de destaque da programação, a conferência com investidores estrangeiros sobre oportunidades no mercado nacional, ocorreu quarta-feira (13). O encontro, teve como palco o Salão Croisette do Palais des Festivals.

GRITO DE ALERTA: EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Causou-nos estupefação e revolta, quando soubemos do lançamento, pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, no dia 1° de março de 2019, da Campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no Turismo, mormente no período carnavalesco, atingindo todo o território brasileiro. 
O “slogan”, escolhido e propagado, pelo Mtur, “Fique de olho – Quem finge que não vê, vira cúmplice”, é um GRITO DE ALERTA, na consciência das autoridades e de todos nós, para tão condenável procedimento, por parte de alguns turistas, perversos e canalhas, à procura de sexo simplesmente.  As peças publicitárias, assinadas, também, pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, exibidas por redes sociais e em mobiliários urbanos, a exemplo dos pontos de ônibus, chamam a atenção do público, para essa desenfreada imoralidade e crime.
Vale ressaltar que a campanha visa divulgar e engajar os diferentes públicos, durante o Carnaval, mediante ações de educação, informação e mobilização, com vistas a mostrar que a exploração sexual de crianças e de adolescentes é crime, deve ser denunciada e – acrescentamos - punida severamente os seus praticantes.  E, para denúncias, ficou à disposição o “Disque Direitos Humanos”, bastando teclar o número 100, sem a necessidade de identificar-se, isto é, ficando-se no anonimato.
Argumentou o Ministério do Turismo (na nossa modesta opinião, o óbvio ululante) ser importante proteger as crianças e adolescentes contra esse crime recorrente em nosso país. Informou que Turismo é desenvolvimento, emprego, renda e que não se pode deixar que a atividade facilite o crime. Reforçando seu ponto de vista, a respeito do assunto, afirmou que as campanhas de sensibilização são fundamentais, em todas as épocas do ano, mas, no Carnaval, quando aumenta a incidência desse tipo de crime, há necessidade de se ficar mais atento. 
Agora, vamos justificar nossa estupefação e revolta, quando lemos os dados do Disque 100, durante todo o ano, registrando mais de 80 mil denúncias de crimes, cometidos contra crianças e adolescentes. O Mtur menciona, por exemplo, que, em 2017, a cada 6 minutos, foi registrada uma denúncia, com um crescimento de 7,2%, em relação ao ano anterior. Destacou, ainda, ser o Distrito Federal a Unidade da Federação com o maior número de denúncias proporcionalmente: 125,4 para cada 100 mil habitantes. 
  Bem! Para nós, isso é um absurdo e tal fato precisa mesmo ser extinto, no Brasil, embora impossível em curto prazo.  Ao tomarmos conhecimento da existência do Código de Conduta, lançado em dezembro de 2018, pelo Ministério do Turismo, contra a exploração sexual de crianças e adolescentes  no turismo, resta-nos parabenizá-lo pela iniciativa, considerando-se tratar-se de um importante e necessário documento, servindo para orientar e regular a conduta ética de empresas e prestadores de serviços turísticos, incluindo funcionários e colaboradores, a fim de comprometerem-se a praticar ações, capazes de evitar o comportamento – para nós – monstruoso de explorar crianças e adolescentes sexualmente, seja lá em que atividade for.
Elogiamos, ainda, o Ministério do Turismo por englobar, em sua ação, contra retrocitado crime, as empresas, pessoas físicas e prestadores de serviços, trabalhando, direta ou indiretamente, no setor de turismo. O Mtur vai mais além e informa que, para aderir ao código, a empresa ou prestador de serviços turísticos tem de preencher o Termo de Adesão e encaminhá-lo, via E-mail, ao Ministério do Turismo, sem falar do cadastro regular, no Cadastur, e cumprir os 12 compromissos estabelecidos no documento. Obrigado pela leitura e ótimo fim de semana, leitor-amigo.

DOMITILLA ERA O PRÓPRIO “MISS” BAHIA

La pelos idos de 1976, quando o meu “affair” com Tereza ganhava espaços, ela me questionou de que o irmão, ANTÔNIO ROBERTO PELLEGRINO, que era misto de médico e jornalista, me mandara consultar se não gostaria de ingressar no jornalismo diário.
Àquela época, eu já fazia incursões em veículos de comunicação alternativos, como o jornal do Grêmio do Colégio Estadual da Bahia, o outro editado pela instituição cultural mantida pelo Filósofo e amigo ANTENOR TEIXEIRA. Evidente que anuí. E PELLEGRINO me orientou de que deveria atuar no esporte e que, no primeiro jôgo da semana eu assistisse, fizesse as minhas anotações e fôsse para a redação do Diário de Notícias, um dos órgãos dos Diários Associados de então, e redigisse a matéria para ser publicada no dia seguinte. Àquela época, os Diários Associados tinham séde na Rua Portugal, bairro do Comércio na Cidade Baixa.
Assim iniciei a minha carreira de Jornalista Profissional, no DN onde permaneci, junto com o Estado da Bahia, por cerca de 20 anos, somente deles “desembarcando” por fôrça do fechamento decorrente da “debacle” do grupo Associados.
Logo nos meus primeiros anos no Diário de Notícias, conhecí e convivi na redação com uma colega bem articulada e, que logo, logo, conquistou espaço muito especial na organização que, por sinal, era constituída dos dois veículos diários (o matutino DN e o vespertino Estado da Bahia – sim, àquela altura existia aquela dicotomia).
Em virtude da sua capacidade de fácil articulação e dos seus pendores para a administração de eventos, logo, logo DOMITILLA GARRIDO passou a contribuir para a realização anual de uma das mais consagradas promoções da época, o concurso “Miss Bahia”, evento que, nacionalmente, era realizado pelo Grupo Diários e Emissoras Associados em todo o país.
Vale referido, por oportuno, que, então, o grupo Associados – instituído e mantido pelo fantástico jornalista paraibano ASSIS CHATEAUBRIAND – foi o maior conglomerado da comunicação que o país conheceu em todos os tempos. Mais poderoso do que a “Rêde Globo” de hoje. E havia uma simples razão. O grupo, igualmente, criado e mantido pelo jornalista ROBERTO MARINHO, tem no sudeste os seus veículos próprios: jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão. Nos demais Estados são empresas locais, prórpias de grupos locais, que são “afiliadas”.
Os Associados não: todos os veículos em todos os Estados eram próprios do grupo. Somente em Salvador existiam os dois jornais (Diário de Notícias e Estado da Bahia), a Rádio Sociedade – uma das mais potentes do país – e a TV Itapuã, depois do seu advento no Brasil, por sinal, originário da própria iniciativa de Assis Chateaubriand.
Então, DOMITILLA passou a ser parceira de outro ícone do jornalismo baiano áquela época, CLEBER PACHECO, na administração e realização do concurso anual Miss Bahia. Quando começou a coordenar o concurso também na TV Itapuã, onde pontilhou de 1961 até 1975.
O seu começo como Miss Bahia ocorreu em 1962, levando ao Miss Brasil com Maria Oliveira Rebouças. E esteve em plena atividade, como uma das responsaveis maiores pelo sucesso da promoção na Bahia, até 1975, quando participou do Miss Mundo a candidata brasileira Zaida Costa.
Mas, o maior êxito alcançado por DOMITILLA, com o Miss Bahia, foi levar à conquista do Miss Brasil e, depois do Miss Universo, a baiana MARTA VASCONCELOS, o que aconteceu em 1968.
Mas a atuação de DOMITILLA GARRIDO foi sempre muito intensa, não somente na TV Itapuã, mas e sopretudo no Diário de Notícias, no qual logo, logo, evidenciou-se como excepcional reporter.
Um outro pormenor que enriquece o seu currículo foi que contribuiu decisivamente para o lançamento de inúmeros valores da música popular baiana. Assim foi que teve participação efetiva no início da carreira de inúmeros e autênticos cartazes, sobretudo introduzindo-os na TV Itapuã. 
Entre eles é possivel destacar nomes de grande sucesso, a partir de então, tais Antônio Carlos e Jocafi, Raul Seixas, Tom e Dito, Maria Creuza, bem assim Gilberto Gil e Caetano Veloso.
Eu tenho, nestas colunas, registrado a excelência de excepcionais amigos e companheiros, com os quais convivi. DOMITILLA GARRIDO é um desses casos em que, durante tantos anos tive a alegria de tê-la como colega de redação e com a qual, todas as tardes, pude privar da sua companhia.
Agora, quando recebí a notícia de que ela nos estava deixando, aos 85 anos, ainda em plena condição de continuar produzindo a excelência da sua atuação, não pude deixar de percorrer o passado e testemunhar o quanto já estamos desfalcados de tantos maravilhosos valores.
DOMITILLA, sem a menor dúvida, já estará convivendo com os melhores que se encontram no Reino de Deus. 

EM NATAL O 33º ENCONTRO NACIONAL ABRASEL

Praia do Pipa -  RN
Turismo e Gastronomia andam lado a lado no fomento da economia do País. E esse é o fio condutor do tema do 33º Encontro Nacional Abrasel, que acontece nos dias 26, 27 e 28 de março, em Natal, no Rio Grande do Norte. O local escolhido para receber os participantes e realizar a programação de atividades, que contempla cursos, workshops, cozinhas-show e feira de negócios, é o Wish Natal Resort. O encontro também é uma ótima oportunidade para que empresários de todo o Brasil conheçam estabelecimentos de referência da cidade-sede, em uma visita técnica programada pela Abrasel.
O presidente da Abrasel no Rio Grande do Norte, Artur Fontes, diz que o momento é importante para mostrar como a entidade está forte no estado. "Crescemos muitos nos últimos anos. Temos grandes parcerias ligadas ao trade turístico, como a Abih e a Fecomercio. É um momento de consolidação da força do nosso trabalho local, assim como viemos mostrando nos eventos do setor AFL". 
Além do já confirmado Alberto Weisser, vice-presidente de marketing e vendas da companhia aérea Avianca e ex-vice-presidente da Sodexo, outros nomes que estarão à frente das palestras são o do fundador da Food Consulting, Sérgio Molinari, um dos mais importantes consultores especializados no mercado de Foodservice no país; e da organizadora do EnCãotro, Lourdinha Alencar, que falará em sua palestra sobre “Conceito Pet Friendly: Como adaptar seu negócio para essa tendência mundial do mercado". 
O 33º Encontro Nacional Abrasel também contará com a participação dos palestrantes Paulo Barroso, potiguar, administrador da rede de pizzarias Famiglia Reis Magos; da chef e empresária Carol Melo, proprietária da doceria Caroli Douces; de Kize Santos, sócia do restaurante Meu Barraco Boteco Bistrô; e de Maria Fernanda Tartoni, fundadora do Tartoni Ristorante (RS), entre outros que terão seus nomes divulgados mais adiante.
COZINHA SHOW - Entre as atrações da Cozinha Show, uma palestra que vem despertando a curiosidade fala sobre peixes amazônicos, com apresentação dos chefs Milton e Robenita Caldas, ambos bastante atuantes e conhecidos na cidade de Manaus.. .
O chef Milton Rola é proprietário do tradicional restaurante Estórias de Pescador, na capital amazonense e considerado o queridinho dos chefs com mais de 70 anos de idade, isso porque é especialista em resgatar receitas que andavam até pouco esquecidas, mas que fizeram parte da vida de muita gente de sua geração – diga-se, bastante respeitada pelos jovens chefs. 
Já Robenita Caldas é professora de língua espanhola, empresária, chef de cozinha e proprietária do restaurante Mira Flores, especializado em culinária peruana, com 17 anos de experiência nesse tipo de gastronomia, que é considerada uma das cinco melhores do mundo. 
Programação turística
Para os visitantes que queiram conhecer melhor a região, os anfitriões do encontro prepararam uma programação social que conta com passeio à Pipa, distrito de Tibau do Sul, localizada a 85 Km da capital e  passeio de buggy nas famosas dunas de Natal. 

O FESTURIS ABRE ESPAÇO PARA O TERMALISMO E BEM-ESTAR

Seguindo tendência da Europa, nos últimos anos o Brasil passou a inaugurar dezenas de equipamentos turísticos voltados o nicho do Termalismo e Bem-Estar. Goiás é referência mas, os três estados do Sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul começam a se destacar no segmento. O Rio Grande do Sul, por exemplo, inaugurou em Gramado um empreendimento recentemente e também possui projetos em Machadinho, Uruguaiana e na região da Quarta Colônia.
Com este crescimento exponencial, o FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo, a mais efetiva feira de negócios turísticos da América do Sul, anuncia o lançamento do seu novo espaço: o Termalismo e Bem-Estar. O objetivo é promover durante a realização da 31ª edição do evento, de 07 a 10 de novembro, um espaço dedicado ao termalismo, terapias de bem-estar, turismo termal, negócios e conhecimento pertinente ao segmento.
O termalismo no Brasil é conhecido mundialmente pela qualidade das suas águas, em sua grande maioria do Aquífero Guarani, considerada como uma das melhores águas termo minerais do planeta. Além disso, o país possui estâncias que abrigam os maiores complexos de águas sulforosas já conhecidas, fato que desenvolveu e criou infraestrutura para receber grande demanda de turistas que se deslocam com a finalidade da busca do bem-estar, do cuidado com a saúde e lazer.
Aproveitando este potencial o FESTURIS promoverá um encontro multissetorial, oportunizando a promoção de produtos, discussão de idéias e efetivação de negócios em conjunto a atividades experienciais e sensoriais que o setor tem a oferecer.
O Espaço Termalismo e Bem-Estar reunirá os mais diversos equipamentos: meios de hospedagem, centros de terapias, bem-estar, fornecedores para spas e balneários, governos municipais, estaduais, federais, além de formadores de opiniões e conhecimento nacionais e internacionais.
O novo espaço é coordenado em conjunto pela Rossi & Zorzanello, empresa que organiza o FESTURIS Gramado e a Catarina - Assessoria Comercial Marketing e Eventos. Segundo o executivo Sidicley Graciano, “este é um projeto diferenciado que trará ao FESTURIS uma tendência mundial. Hoje, o turismo nacional despertou para o termalismo, o turismo de bem-estar, com vários equipamentos turísticos e empreendimentos voltados a este nicho”. Segundo ele, o Brasil conta com oito estados que possuem equipamentos ou fontes de águas termais.
Uma das novidades no evento será o Concurso Nacional da Melhor Água Mineral do Brasil. No concurso, dois hidrosommeliers convidados elegerão a melhor água do Brasil.

A BAHIA ESTÁ NA BOLSA DE TURISMO DE LISBOA

A cultura, as praias, cachoeiras e história. A diversidade baiana vem sendo apresentada na Bolsa de Turismo (BTL), em Lisboa, desde a última quarta-feira e até domingo. O evento é o mais importante do segmento em Portugal e é conhecido como um ponto de encontro de profissionais de turismo.
 Na última edição, a BTL registrou mais de setenta mil visitantes, o que confirma o crescimento face ao ano anterior, tendência que se afirma ano após ano. No local, a Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) tem estande próprio. 
As ações da Bahiatursa têm gerado impacto positivo em toda a Bahia. Festas como Réveillon e Carnaval registraram altos índices de ocupação hoteleira em cidades como Salvador, Porto Seguro, Itacaré e destinos da Chapada Diamantina. O espaço da Bahiatursa tem imagens da Bahia em vídeo, distribuição de cocadinhas e acarajé, além da música da Bahia.
 O estande também visa fomentar os voos diretos Salvador – Lisboa, operados pela companhia TAP. O evento reúne profissionais dos mais variados segmentos turístico para fazer negócios e apresentarem novos produtos, além de ser aberto ao público final, potenciais turistas que vão ao evento para planejar suas viagens e férias.

PERNAMBUCO - O CARNAVAL INJETOU R$ 1,9 BI NA ECONOMIA DO ESTADO

O Carnaval de Pernambuco bateu recordes de visitantes e de receita turística. Em 2019, 1.870.971 visitantes (turistas¹ e excursionistas²) brincaram a folia de Momo no Estado, o que representa um crescimento de 9,5% em relação a 2018, quando 1.707.878 visitantes participaram do Carnaval. O aumento do público impactou positivamente na receita turística da festa. Este ano, os turistas e excursionistas injetaram na economia pernambucana R$ 1,982 bilhão, um incremento de 23,7% em relação ao ano passado, quando eles deixaram R$ 1,601 bilhão no Estado.
O gasto médio individual diário foi de R$ 282,80, o que representa 22,2% a mais que no ano passado, quando o gasto foi de R$ 231,37, com uma permanência média de 8,6 dias em terras pernambucanas. 
Os dados ainda revelaram que grande parte dos visitantes que vieram para curtir a folia é oriunda de São Paulo (29%), Ceará (18%), Rio de Janeiro (12%), Paraíba (8%) e Bahia (7%). No mercado internacional, os principais emissores foram Argentina (40%), Portugal (12%), Alemanha (10%), França (10%) e Canadá (5%).
O Carnaval de Pernambuco foi visitado pela primeira vez por 52,9% dos entrevistados.  O total de 96% deles afirmaram que recomendariam o Carnaval para outras pessoas e 93% avaliaram entre ótimo e bom os principais polos de folia.
A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, através de empresas contratadas (GMR Inteligência de Mercado LTDA e Qualitest Inteligência em Pesquisa), realizou pesquisas durante 14 dias (25/02 a 10/03) para identificar o perfil dos visitantes, bem como o movimento na hotelaria, no Aeroporto do Recife e o incremento na economia local.

FESTA PARA TODOS OS LADOS - RECIFE COMEMOROU OS SIMBÓLICOS 482 ANOS DE FUNDAÇÃO


A comemoração dos 482 do Recife é simbólica. Isso porque não se sabe exatamente o dia da fundação da cidade. Mesmo assim, 12 de março de 1537 é declarado como data histórica da fundação do Recife, que teria surgido dois anos depois da vizinha Olinda, “cidade-irmã” que também aniversaria nesta terça-feira (12) e comemora 484 anos.
Não é feriado local, mas não faltaram motivos para a celebração de mais uma grande festa pernambucana, uma semana após o carnaval, que é considerado um dos momentos festivos mais diversificados do país. Turistas que forem a Recife na semana do “aniversário” da cidade, aliás, não precisaram “desapegar” do clima de carnaval: no Paço do Frevo, dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo, dá pra conhecer de perto a alma do carnaval pernambucano. O local é um dos espaços culturais mais visitados da capital.
Orquestras de frevo estiveram também na programação de aniversário da cidade, composta por ampla lista de eventos que vão até domingo (17) e incluem também passeios pelos atrativos turísticos, históricos e culturais da cidade. Ontem, por exemplo, o visitante se integrou aos moradores e participou do passeio “Olha! Recife a Pé”. O walking tour v explora locais e temas relacionados a diversas épocas da história do Recife, incluindo o Brasil Holandês. À época, Recife era Mauritsstad (Cidade Maurícia ou Mauriceia), a “capital” da Nova Holanda durante a invasão holandesa (1630-1654). No roteiro, estão também a Rua do Bom Jesus, Capela Dourada, Sinagoga Kahal Zur Israel, Praça da República e Convento Franciscano.
Amanhã, às 18h, o trajeto a pé vai percorrer atrativos que fazem parte do circuito do Centro Histórico da cidade. O roteiro conta histórias e lendas locais, com projeções e trilhas sonoras, reproduzidas nas paredes de cenários do passado e edificações do presente.
Ainda no Centro Histórico, o turista poderá conhecer o Cais do Sertão, museu interativo sobre a cultura nordestina localizado no antigo porto do Recife com exposições e objetos interativos. O espaço é considerado um dos mais modernos equipamentos culturais do país. Já uma visita ao Museu da Cidade do Recife, instalado no Forte das Cinco Pontas, leva o visitante a passear pelo acervo iconográfico que preserva e conta a história urbana e social do Recife desde a fundação da cidade.
No domingo, o Recife Antigo recebe a peça “O Boi Voador”. O espetáculo envolve o público na dramatização da época em que o governador holandês, Maurício de Nassau, fez "um boi voar", como estratégia para atrair público na inauguração de uma ponte. Ao entrar no bairro, entre prédios antigos e pontes históricas, os visitantes vão ser recepcionados por atores espalhados pelas ruas, usando figurino de época e interagindo com o público. A partir das 18h, as cenas da peça serão realizadas em 18 atrativos turísticos do bairro. A viagem no tempo revisita o Brasil Holandês na sacada de edifícios como o Centro Cultural Santander, Rio Branco, Caixa Cultural e o Marco Zero, cartão-postal do Recife, onde o boi voador vai aterrissar em meio à festa.

OS 484 DE OLINDA - UM MUSEU A CÉU ABERTO NO CENÁRIO DE PERNAMBUCO

Com dois anos a mais do que o Estado em que está encravado, Olinda nos seus 484 anos de fundação dia a dia se firma como um dos mais importantes centros do turismo brasileiro.
A histórica cidade brasileira é um museu aberto no cenário cultural de Pernambuco. Seu prestígio vem desde os tempos da era colonial. Chegou a ser a mais rica do Brasil; foi sede do Brasil colonial entre 1624 e 1625. Foi lá que o sargento-mor Bernardo Vieira de Melo deu o primeiro grito em prol da independência nacional..Também tem a primazia dos primeiros cursos jurídicos do País,  inaugurados em 11 de agosto de 1827, no Mosteiro de São Bento. É referência por possuir igrejas famosas como as de  Nossa Senhora da Graça e a  Basílica e Mosteiro de São Bento. Portanto, com tantos atributos, não é por menos que foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO. 
 Hoje, Olinda é referência não apenas pelo seu sítiio histórico mas também pelo Carnaval que oferece, com seus frevos e maracatus. De Lá, o Galo da Madrugada anuncia o Carnaval pernambucano.
Juntas, Olinda e Recife somam mais de 100 bens considerados Patrimônio Cultural de Pernambuco ou do Brasil – entre eles, o bolo de rolo, o maracatu e o mamulengo (teatro de bonecos). Pelo seu conjunto arquitetônico e paisagístico, Olinda ainda ostenta o título da Unesco de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. O Frevo pernambucano também é considerado patrimônio mundial da Unesco.
AS COMEMORAÇÕES Para comemorar os 484 anos de Olinda, os turistas acompanharam um cortejo com agremiações carnavalescas, que saiu do Mercado da Ribeira, subindo as ladeiras da cidade histórica até a Praça do Carmo. Para completar o roteiro, os visitantes foram até o Alto da Sé, onde fica a catedral e o mirante com visão panorâmica das cidades-irmãs. 

PÁSCOA NA SERRA GAÚCHA - CHOCOFEST LEVARÁ ÀS RUAS MAIS DE 10 MIL OVOS DECORADOS

O ritmo é acelerado na oficina de Páscoa do Chocofest 2019. A uma mês do início do maior e mais popular evento de Páscoa do Brasil, o ritmo é frenético nos bastidores das oficinas de produção de cenografias. A expectativa é de que o evento mais doce do Brasil receba mais de 180 mil turistas em dez dias. 
Para atender a demanda de consumo de chocolates deste grande evento, as principais marcas de chocolate caseiro da Serra Gaúcha já estão confirmadas: Florybal Chocolates, Chocolate Lugano, Caracol Chocolates, Gramarti e Cacau Gramado estarão com seus produtos no evento. Outra grande confirmação é a participação da Bauducco, marca de São Paulo, que mira o mercado gaúcho e chega ao Chocofest e a Serra Gaúcha, trazendo sua expertise no mercado de doces. 
O evento aquece a economia e a produção de chocolate caseiro na Serra Gaúcha e a previsão é de uma produção superior a 1.200 toneladas de chocolate caseiro (1.200.000 kg) produzidos e distribuídos em unidades de venda de todo o país. O setor deve ainda chegar ao número de 2.200 vagas diretas de emprego, um aumento de 10% com relação ao ano passado. 
UNIVERSO INFANTIL E MÁGICO - Quando o assunto é decoração, um universo lúdico de muita cor e magia está sendo preparado e tomará as principais ruas de Nova Petrópolis, além de transformar a Rua Coberta do município no Planeta das Guloseimas. Centenas de personagens, artistas, coelhos de todas as cores e tamanhos e uma cenografia que remete ao mundo infantil vão fazer a alegria de adultos e crianças.
A organização do evento pensa grande: estão sendo pintados mais de 10 mil ovos de todas as cores e tamanhos que serão um dos elementos principais. Ovos pequenos, médios, grandes e gigantes, de todas as cores, vão encantar os visitantes nos postes, nas rótulas, em guirlandas na Praça 15 de Novembro, na Rua Coberta e em toda a área central do município gaúcho. Nova Petrópolis, cidade que sedia o evento na 21ª edição, é uma das cidades turísticas mais visitadas da Serra Gaúcha com uma população de pouco mais de 20 mil habitantes.
“Nossa ideia é levar ao público uma Páscoa muito colorida, extremamente lúdica e transportar o visitante a um universo infantil e mágico com cheiro e gosto de chocolates e guloseimas. Vamos fazer jus a fama de evento mais doce do Brasil”, destaca o diretor do Chocofest, Eduardo Zorzanello.
O Chocofest na Magia da Páscoa em Nova Petrópolis, mais de 200 atrações, ocorre de 11 a 21 de abril de 2019. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Nova Petrópolis e Casa Cooperativa com organização da Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos e patrocínio de Sicredi Pioneira e Banrisul.

COMPLETA PROGRAMAÇÃO - TIRADENTES REVIVE AS TRADIÇÕES DA SEMANA SANTA

Tradições religiosas mantidas em Tiradentes/MG
Passado o Carnaval, Tiradentes já se prepara para mais um feriado. Consideradas um dos melhores destinos para se viajar na Semana Santa (15 a 21 de abril), as cidades históricas de Minas Gerais ganham destaque porque, fundadas no ciclo do ouro, ainda hoje preservam igrejas monumentais e tradições culturais e religiosas que se repetem pelos séculos, como as procissões por ruas ornamentadas com coloridos tapetes artesanais, missas cantadas e concertos. Nesse sentido, tiradentinos e visitantes já estão com uma agenda repleta de festejos litúrgicos nesse bucólico município situado aos pés da Serra de São José (distante 190 km de Belo Horizonte).
Até a Páscoa (21 de abril), o que não faltará em Tiradentes é procissão com acompanhamento de música sacra, coral e concertos em igrejas. Segundo o maestro e presidente da Banda Ramalho, Willer Silveira, estão programadas inúmeras celebrações em toda a cidade. Em 6 de abril, por exemplo, ocorre a Procissão do Depósito. 
“No percurso entre um templo e outro estão localizados os passinhos, que são pequenas capelas erguidas a partir de 1729 e reproduzem as diferentes cenas da Paixão e a subida de Cristo ao Calvário”, diz Ana Carolina Barbosa, integrante do coletivo Tiradentes Mais, associação que reúne empresários e artistas dos segmentos de hotelaria, compras, arte e gastronomia. 
Já no domingo, 7 de abril, ocorre outra cerimônia muito aguardada: o 'Domingo do Encontro', que começa às 10h com a Procissão da Rasoura, realizada ao redor da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, seguida de missa solene. Às 18h, ocorre a Procissão do Encontro, no Largo do Rosário. 
A programação de atividades religiosas ainda inclui, no Domingo de Ramos (14 de abril), a celebração da entrada de Jesus em Jerusalém antes de ser crucificado. Às 9h30, na Matriz, sai uma procissão rumo ao Santuário da Santíssima Trindade, seguida de missa solene e canções religiosas. No dia 15 de abril (segunda-feira), ocorre a Procissão de Jesus com Apóstolos, com saída às 19h da Matriz para a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, onde é reproduzido um horto com plantas e folhas em uma alegoria ao Monte das Oliveiras. Na terça-feira (16 de abril), os fiéis participam da Procissão da Prisão de Jesus, com saída da Igreja de Nossa Senhora das Mercês e retorno para a Matriz. Nesse trajeto, toda a Rua Direita é apagada e ganha iluminação apenas das velas dos participantes do cortejo e das tochas dos atores que representam os soldados romanos que prendem Jesus.
Na quarta-feira (17 de abril), às 19h, a Via Sacra é encenada nas ruas da cidade por atores de um grupo teatral da cidade, com saída da Igreja do Bom Jesus da Pobreza e encerramento na Matriz. Na quinta, dia 18, ocorre a tradicional cerimônia do lava-pés às 19h, na Matriz. Na sexta-feira (19 de abril), tem início a adoração da Cruz e, às 20h, a cerimônia do descendimento do corpo de Cristo da cruz seguida de procissão com coral. O sábado (20 de abril) é marcado pela Vigília Pascal a partir das 19h na Matriz, com bênção do fogo e Círio Pascal. A programação da Semana Santa finaliza-se na manhã do domingo de Páscoa (21 de abril), com a Procissão da Ressureição (saída da Matriz), que segue pelas ruas históricas da cidade que ganham, neste dia, tapetes de serragem colorida e as casas se enfeitam com flores nas janelas e balcões.

JUAZEIRO DO NORTE NO MEIO - HOJE EM SÃO PAULO O LEILÃO DE 12 AEROPORTOS

Aeroporto de Juazeiro do Norte
A sessão pública relativa à concessão dos 12 aeroportos da 5ª rodada acontecerá hoje, 15, às 10h na B3, em São Paulo. O leilão dos Blocos Nordeste (Recife, Maceió, João Pessoa, Aracaju, Juazeiro do Norte e Campina Grande), Sudeste (Vitória e Macaé) e Centro-Oeste (Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta) ocorrerá de forma simultânea, sendo possível um mesmo proponente disputar todos os blocos de aeroportos em licitação. As informações poderão ser acompanhadas em tempo real por streaming  no link TVB3 e a confirmação do vencedor de cada bloco será conhecida ao final da sessão. 
Os 12 aeroportos em licitação respondem por 9,5% do mercado doméstico, com quase 20 milhões de passageiros/ano. Será a primeira rodada de concessão de aeroportos em blocos.
Os lances iniciais mínimos serão de R$ 171 milhões para o Bloco Nordeste; R$ 46,9 milhões para o Bloco Sudeste; e R$ 800 mil para o Bloco Centro-Oeste. Cada proposta representará metade do valor presente líquido (VPL) da receita bruta projetada para o prazo de 30 anos das concessões. Além do valor fixo mínimo, a contribuição inicial a ser paga no início do contrato de concessão poderá ser acrescida pelo ágio decorrente da competição durante o leilão.
Os vencedores do certame pagarão também, após cinco anos de carência, outorga variável estabelecida em percentuais crescentes do 6º ao 10º ano, tornando-se constante a partir de então até o final da concessão. Novidade da 5º rodada de concessões, a exigência de pagamento apenas de contribuição variável foi o mecanismo estabelecido para melhor adequar os contratos às oscilações de demanda e, consequentemente, de receita ao longo da concessão.
LIBERDADE DE PARTICIPAÇÃO -Diferentemente das rodadas de concessões de aeroportos anteriores, nesta edição um mesmo proponente poderá apresentar propostas e arrematar todos os blocos de aeroportos. O operador aeroportuário não poderá ter menos que 15% caso participe em consórcio. A empresa aérea que desejar integrar o capital dos proponentes terá sua participação limitada ao percentual de 2%. De acordo com os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEAs) realizados pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA), os vencedores do leilão deverão realizar, nos primeiros cinco anos da vigência da concessão, investimentos totais de R$ 1,47 bilhão nos três blocos de aeroportos, sendo R$ 788 milhões no Bloco Nordeste; R$ 302 milhões no Sudeste e R$ 386,7 milhões no Centro-Oeste. Os primeiros investimentos – as chamadas ações imediatas, previstas para os 180 dias iniciais do contrato – deverão assegurar a melhoria da infraestrutura básica, como banheiros, sinalização, iluminação, climatização, internet gratuita e reparos nas edificações.
PRINCIPAIS DESTAQUES -Concorrência e leilão: Na 5ª rodada de concessões de aeroportos, um mesmo proponente poderá vencer a disputa em mais de um bloco de aeroportos, podendo inclusive arrematar todos no leilão. Não haverá restrições à participação dos concessionários atuais. De acordo com as regras previstas no edital, o leilão dos três blocos ocorrerá simultaneamente, sendo o vencedor aquele que ofertar o maior valor de contribuição inicial. Esse valor será pago na assinatura do contrato.
OPERADOR AEROPORTUÁRIO - Como requisito, a participação societária do operador aeroportuário deverá ser equivalente a, no mínimo, 15% do proponente. Para o cumprimento deste requisito, poderá ser admitida a soma das participações de até dois operadores, mas ambos deverão cumprir, individualmente, a habilitação técnica necessária para cada bloco de aeroportos. Para o Bloco Nordeste, o operador aeroportuário deverá comprovar a operação de pelo menos cinco anos em um aeroporto com processamento mínimo de 5 milhões de passageiros em pelo menos um dos últimos cinco anos. Em relação aos Blocos Sudeste e Centro-Oeste, o operador aeroportuário deverá comprovar a operação durante pelo menos cinco anos em um aeroporto com processamento mínimo de 1 milhão de passageiros em pelo menos um dos últimos cinco anos. (Com a ANAC)
ATUALIZAÇÃO - O leilão de privatização de 12 aeroportos superou a outorga estipulada pelo governo de R$ 2,1 bilhões. No total, os lances pelos três blocos somaram R$ 2,377 bilhões. Os terminais estão localizados nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, e, juntos, recebem 19,6 milhões de passageiros por ano, o que equivale a 9,5% do mercado nacional de aviação. O investimento previsto para os três blocos é de R$ 3,5 bilhões, no período de 30 anos.
O ágio médio, diferença entre o mínimo fixado pelo governo para pagamento inicial, e a soma dos lances vitoriosos, foi de 986%.
Em um certame marcado por muitas ofertas, a disputa maior se concentrou no bloco do Nordeste entre o grupo espanhol Aena Desarrollo Internacional e o grupo suíço Zurich Aiport. O grupo espanhol saiu na frente com oferta de R$ 1,850 bilhão. Próximo ao final do leilão, o grupo suíço ofereceu R$ 1,851 bilhão pelo bloco. O lance foi coberto logo em seguida pela Aena, que ofereceu R$ 1,900 bilhão, e levou o bloco.
O leilão desta sexta-feira (15), realizado na B3, em São Paulo, foi o primeiro no modelo de blocos. Até então, os terminais vinham sendo leiloados individualmente. Segundo o governo, a organização dos terminais em três blocos está relacionada a uma maior vocação de uso dos terminais: os do Nordeste para o turismo, os do Centro-Oeste, para o agronegócio, e os do Sudeste, para atividades empresariais ligadas ao setor de energia, como petróleo e gás.
Pelas regras do edital, vence o leilão quem apresenta o maior ágio sobre o valor mínimo de contribuição inicial mínimo do bloco. Para o Nordeste, o lance mínimo inicial foi de R$ 171 milhões. Para o bloco Sudeste foi de R$ 47 milhões, enquanto para o bloco do Centro-Oeste, R$ 800 mil, totalizando R$ 219 milhões. Esses valores deverão ser pagos à vista junto com o ágio ofertado na data de assinatura do contrato.
Após a apresentação dos envelopes com as propostas, os grupos passaram a ofertar lances de viva voz pelos blocos. O primeiro bloco arrematado foi o do Nordeste, que teve o maior número de ofertas. Formado pelos aeroportos de João Pessoa e Campina Grande, ambos na Paraíba; do Recife, de Maceió, Aracaju e Juazeiro do Norte, no Ceará, o bloco recebeu seis propostas.
O maior lance foi do grupo espanhol Aena Desarrollo Internacional, que ofereceu R$ 1,900 bilhão para pagamento à vista, um ágio de 1.010,69%. Em segundo lugar ficou o grupo suíço Zurich Aiport, com oferta de R$ 1,851 bilhão, um ágio de 982,05%. O grupo também arrematou o bloco Sudeste. Em terceiro lugar, o Consórcio Região Nordeste ofertou R$ 1,785 bilhão, ágio de 949,31%.
O bloco Centro-Oeste, formado pelos aeroportos de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Alta Floresta, em Mato Grosso, recebeu 2 propostas: a do vencedor, Consórcio Aeroeste, de R$ 40 milhões, um ágio de 4.739% e o Consórcio Construcap-Agunsa, que ofereceu R$ 31,5 milhões, ágio de 3.711,01%.
Já para o bloco Sudeste, formado pelos terminais de Macaé, no Rio de Janeiro, e de Vitória, no Espírito Santo, foram apresentadas quatro propostas. A Zurich Aiport venceu com oferta de R$ 437 milhões, ágio de 830,15%; a ADP do Brasil, R$ 304 milhões, ágio de 547%; a CPC (Companhia de Participações em Concessões), R$ 167 milhões, ágio de 255,47%, e a Fraport, com oferta de R$ 125,002 milhões, ágio de 166,07%. (Agencia Brasil)

TAP LANÇA STOPOVER - FORTALEZA ENTRE AS CINCO CIDADES BRASILEIRAS

Conhecer pelo menos dois destinos, sem custos adicionais e estender a permanência em até cinco dias no Brasil: este é o Programa Stopover que a companhia aérea portuguesa TAP lançou ontem (14),.. As primeiras cidades a participarem do programa são Recife (PE), Salvador (RJ), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). A companhia informou que o programa deve ter início ainda no primeiro semestre deste ano.
 O Programa Stopover pode funcionar como um acelerador do turismo internacional no Brasil. Como comparação, em Portugal, onde a companhia aérea já oferece o serviço, em 2018 foram pelo menos 150 mil passageiros que estenderam sua viagem, no maior hub da companhia na Europa.
A TAP tem voos diretos para dez cidades de todas as regiões do país e voa para Brasil há mais de 50 anos. “Hoje é aniversário de 74 anos da TAP, nada melhor para comemorarmos que uma parceria com cinco importantes cidades brasileiras. Acreditamos que replicar o nosso bem-sucedido programa Stopover no Brasil em diversas capitais pode contribuir imensamente para o fomento do turismo internacional para o Brasil”, afirma o presidente da TAP, Antonoaldo Neves.
Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Ceará, acrescenta que "esta ação retrata o amadurecimento do destino Brasil, que busca inovar para atrair mais turistas estrangeiros". 

MÊS DA MULHER - DOMINGO, PROGRAMAÇÃO GRATUITA NO THEATRO JOSÉ DE ALENCAR

Depois de amanhã, 17, o programa Theatro de Portas Abertas apresenta o espetáculo “AQUELAS – Uma dieta para caber no mundo” (foto), uma programação especial para celebrar o mês da mulher. A peça é uma construção colaborativa, numa criação delicada e cruel, que grita as urgências do “ser mulher” na sociedade em que vivemos. O espetáculo faz reviver Maria de Bil, santa popular de Várzea Alegre, município do Cariri cearense, assassinada no ano de 1926 pelo seu companheiro. A atividade inicia às 18h, no Palco Principal, e tem entrada gratuita.
A programação conta ainda com a “Divulgação da pesquisa o “Praticante Cultural; o espectador de teatro na cidade de Fortaleza”, de Caio César Brito, às 16h, no Foyer. A pesquisa, que teve como objetivo traçar o perfil do espectador de teatro na cidade de Fortaleza, apresenta seus resultados e convida para um diálogo importantes realizadores de teatro atuantes na cena teatral cearense: Altemar Di Monteiro, Rogério Mesquita, Gyl Giffony, Joca Andrade.
A tradicional Hora do Ângelus será cantada por Masôr Costa a partir das 18h, no Pátio Nobre. Masôr Costa começou aos 20 anos de idade a mostrar seus dons musicais. Socióloga, intérprete e compositora, típica da nossa música e do mais alto estilo, enfocando sempre o relacionamento com o meio e a consciência..
Encerrando o dia de programação gratuita, o Teatro Morro do Ouro recebe o espetáculo “As Malditas”, do Rei Leal Coletivo Teatral, às 19h. Escrita em 1997 pelo jornalista, ator e dramaturgo paraibano Saulo Queiroz, a peça é uma tragicomédia baseada nas relações humanas, que traz à tona a difícil relação de dependência mútua entre duas irmãs, Rosa e Margarida, na terceira idade. A classificação indicativa é 12 anos.

LANÇADA PMI DE CONCESSÃO DOS ESPIGÕES DA ORLA DA CAPITAL

Ontem, à tarde, a Prefeitura de Fortaleza lançou, no Auditório do Paço Municipal, o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a escolha de uma empresa que queira realizar estudo de viabilidade para a instalação, gestão, operação e manutenção, de empreendimento com atividades voltadas ao lazer e entretenimento nos espigões da orla da Capital.
O projeto de concessão é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Fomento à Parceria Público-Privada e Concessões (PPPFOR), e deve contemplar os equipamentos nos espigões da Beira Mar, localizados na Avenida Rui Barbosa na Avenida Desembargador Moreira, próximo ao Náutico.
O Procedimento de Manifestação de Interesse deverá apresentar estudos de viabilidade operacional, econômico-financeira, jurídica e de engenharia e arquitetura, com prazo de entrega de até 90 dias, após a publicação do edital no Diário Oficial do Município.
O Espigão da Av. Rui Barbosa tem a extensão de 270 metros. Já o do Náutico, da Av. Desembargador Moreira, tem 245 metros de comprimento.

NA PRAIA DE IRACEMA - INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DE MOBILIÁRIO URBANO

As inscrições do Concurso Vamos pela Sombra, realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio do Instituto Iracema, terminam hoje  (15/03). As inscrições são realizadas exclusivamente de forma presencial, de 9h às 12h e 13h às 17h, no Instituto Iracema, localizado na Rua Pacajus, 123, Praia de Iracema. A inscrição é gratuita.
O Vamos pela Sombra vem com a proposta de oferecer mais áreas de sombras em duas áreas específicas do bairro, a Rua Padre Justino e o calçadão da Praia de Iracema, trecho entre o Largo Luiz Assunção e Estoril.
Ao todo serão premiados seis projetos, dos quais apenas os dois primeiros colocados serão implementados e receberão a quantia de até R$60.000,00 para a execução do projeto, conforme prospecção orçamentária. Os primeiros colocados receberão pelo projeto a quantia de R$ 19.502,00, os segundos colocados receberão R$ 6.000,00 e os terceiros colocados, R$ 4.000,00.
A seleção dos projetos será realizada por uma comissão julgadora composta por representantes do Instituto Cultural Iracema, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, da Universidade Federal do Ceará e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará.
O edital, ficha de inscrição e demais arquivos podem ser acessados pela página www.institutoiracema.com.

CEARÁ É DESTAQUE NAS MAIORES FEIRAS DE TURISMO DO MUNDO

A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) marcou presença na maior feira de turismo do mundo: a ITB Berlim, na Alemanha. O evento, que aconteceu entre os dias 6 e 10 deste mês, reuniu mais de 10 mil expositores de cerca de 180 países distribuídos em 26 pavilhões. O Ceará foi o único estado do Brasil com estande próprio, levando os principais atrativos regionais aos mais de 120 mil visitantes da feira.
“Nosso principal objetivo, agora que temos mais voos internacionais, é mostrar ao turista estrangeiro o nosso diferencial pra que ele escolha o Ceará. Por isso estamos investindo bastante na promoção do Estado especialmente na Europa e EUA. A Alemanha é um dos nossos maiores emissores de turistas, por isso não podemos perder a oportunidade de fortalecer esse mercado”, destaca Lívia Rolim, coordenadora de Marketing da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur). Adianta ela que “estamos explorando nosso potencial para os esportes no mar, como o kit e o windsurfe. Os turistas alemães procuram muito destinos para praticar esses esportes. Nossos ventos e nosso clima são um diferencial importante”.
PROMOÇÃO - O trabalho de promoção do Ceará começou este ano em janeiro, com a participação na Fitur, feira de turismo em Madri, na Espanha. Entre os destaques a divulgação dos dois voos diretos para a capital espanhola pela Air Europa, que devem ter início em novembro deste ano. A Setur/Ceará já esteve na Anato, em Bogotá, na Colômbia. Depois da ITB Berlim, é a vez da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que se realiza em Portuga até depois de amanhã, domingo. .

ROTA DO SOL SEMANAL 15/03/2019 ISSUU