Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de abril de 2011

MUITAS FESTAS NO ANIVERSÁRIO DE FORTALEZA


Apresentação de Chico Pessoa
                O povão prestigiou com presença maciça os 285 anos de Fortaleza, com a festa maior sendo o  show  de aniversário do dia 13 de abril, à noite, com Daniela Mercury recebendo aplausos no Aterrinho da Praia de Iracema. Antes da baiana, os cantores cearenses também prestaram sua homenagem à capital cearense.
                Em vários outros pontos, o aniversário da Capital também foi comemorado. O rapper brasiliense Gog se apresentou no Cuca Che Guevara (Barra do Ceará) ao lado do grupo Faculdade Mental. No Parque da Liberdade, pela manhã, houve festa para o público infantil, com atividades de oficinas, brinquedos e espetáculos de teatro e circo. À tardinha, na Praça do Ferreira, a partir das 17 horas, David Valente fez inusitado show, tocando teclado com os pés. Depois, a programação continuou com Parahyba e Cia. Bate Palmas e, finalmente, Chico Pessoa.
                JARDIM JAPONÊS – Após muitos adiamentos, finalmente houve, na segunda-feira, 11, a inauguração do Jardim Japonês, equipamento construído pela Prefeitura de Fortaleza e que dá mais vida à Avenida Beira Mar, Volta da Jurema, local para bons momentos de puro lazer. A inauguração fez parte da programação dos 285 anos de Fortaleza, à mesma comparecendo muitos fortalezenses, convidados, autoridades, inclusive o cônsul japonês em Recife, Akira Suzuki e a família Fujita, cujo chefe maior, Juzaku Fujita, foi o primeiro imigrante da terra do Sol Nascente a instalar-se em Fortaleza, com o seu Jardim Japonês, no Otávio Bonfim, no ano de 1923.
Jardim Japonês na volta da  Jurema
                VÍDEO - Fortaleza em Todos os Sentidos, vídeo coletivo realizado para comemorar o aniversário da Cidade, foi lançado no dia 12 às 19h, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro). O vídeo reúne histórias que mostram a cidade através dos cinco sentidos: tato, audição, olfato, visão e paladar. No dia 13, foi exibido durante as festividades de aniversário, na Praça do Ferreira, a partir das 17h, e no aterro da Praia de Iracema, às 19h.  A partir de hoje, percorrerá os bairros até 29, última exibição às 18h30, no Centro Cultural Bom Jardim (Rua 3 corações, 400 - Bom Jardim).
                Apesar dos pesares, os fortalezenses continuam alimentando esperança de que, até a chegada da Copa de Futebol de 2014, sua cidade esteja realmente saudável em todos os sentidos, cumprindo-se promessas e protocolos assinados. 

EDITORIAL : PROJETO DE MUITA VALIA

            Na  terça-feira 18, o encontro mensal do Conselho de Turismo de Fortaleza foi diferente dos anteriores. Com a presidente à frente, a Secretária de Turismo do Município, Patrícia Aguiar, os membros do órgão visitaram o que está sendo concretizado no Vila do Mar, arrojado projeto da Prefeitura de Fortaleza que visa sobretudo a inclusão social dos que moram na parte litorânea da Capital, da Praia da Marinha (antigo Kartódromo) à Praça de Santiago, na Barra do Ceará. Também, conheceram o complexo e as atividades do Centro Urbano de Cultura e Arte, o denominado CUCA Che Guevara, entidade que se propõe – está fazendo – formar profissionalmente em cultura, arte, tecnologia e esporte a juventude da Barra do Ceará. Como representante da Abrajet/CE no Colegiado, participamos das visitas. Pelo que vimos e sentimos, os dois empreendimentos da Prefeitura merecem muitos aplausos, reservando-nos o direito de não questionar o viés político dos mesmos. O fato é que, ambos, são de grande valia para uma parte do povo de Fortaleza que sempre foi marginalizada, não contando com as benesses dos vários governos, municipal ou estadual.  Até que a administração Juraci Magalhães andou ensaiando algo em favor dos moradores do Pirambu, Cristo Redentor, Goiabeiras e Barra do Ceará. no litoral oeste da cidade. Mas não passou dos ensaios e os motivos da desistência não foram bem explicados. O projeto Vila do Mar está com mais da metade dos seus 5,5 km em fase final de acabamento e soluções já concretizadas em melhores condições habitacionais, regularização fundiária, via costeira em paralelepipedo, ciclovia, calçadão e equipamentos esportivos. Um centro de negócios e adequada infraestrutura para os pescadores artesanais, afora outras benesses também o plano contempla. Os trabalhos estão correndo céleres, mas pelo que vimos há necessidade de um esforço mais do que concentrado para que esta parte da obra seja entregue à população beneficiada até julho, como deseja a prefeita Luizianne Lins. Quanto ao CUCA da Barra, aplausos pelo trabalho exemplar que realiza em favor dos moradores da Barra do Ceará.  Resta a expectativa de que até o término do seu mandato a Prefeita transforme em realidade os cucas planejados para outros bairros desta nossa Fortaleza de 285 anos, afora outras obras municipais em andamento, como o Hospital da Mulher, localizado no antigo Jóquei Clube. 

PRESENTE A CRIANÇAS CARENTES


                A British Airways emocionou crianças e adultos com voo especial no último sábado (dia 9). Duzentas e trinta e sete crianças carentes tiveram oportunidade de voar pela primeira vez e embarcaram, em Guarulhos, para um voo panorâmico com destino ao Rio de Janeiro. A bordo de um Boeing 747, as crianças ficaam radiantes com a vista do Pão de Açúcar, Cristo Redentor e da Praia de Copacabana. Tripulação e funcionários voluntários da British Airways e das entidades envolvidas no projeto “Criança nas Nuvens” se comoveram com a emoção das crianças. Curiosos, atentos e com muitas histórias para contar, ao final, os pequenos foram recepcionados com uma festa e muitos presentes para completar esse dia inesquecível.

SEMANA SANTA DE COMUNIDADES CRISTÃS


         Enquanto milhares de pessoas saem de Fortaleza para uma Semana Santa de descanso e lazer no litoral, serras e chamados “paraísos” de lazer do Ceará e de outros estados, as comunidades cristãs, como tradicionalmente acontece, se reúnem em encontros e retiros espirituais. São ocasiões de relembranças de Jesus nos seus últimos dias na terra, seu sacrifício, tempo de meditação, mas também momentos de muita confraternização e sadio lazer. Em todas as cidades brasileiras o mesmo acontece., Nesta capital, as tradicionais  reuniões de organizações religiosas são:.
                COMUNIDADE SHALOM - A Comunidade Católica Shalom realiza Nos dias 21 a 24 de abril, no Ginásio Paulo Sarasate, a Comunidade Católica Shalom realizará o seu tradicional Retiro da Semana Santa. Os atos litúrgicos destes “dias grandes” acontecerão na catedral metropolitana de Fortaleza.
                O objetivo do encontro é proporcionar ao participante uma experiência pessoal com a Paixão, Morte, descida à Mansão dos Mortos e Ressurreição do Senhor e também resgatar o sentido do deste período que é o mais importante na vida do cristão.
                A programação está assim elaborada: DIA 21 – 14h: Atividades no Gin. Paulo Sarasate. 19h Solene missa do Lava pés. SEXTA Feira Santa – DIA 22 – 8h: Atividades no Gin. Paulo Sarasate . 15H Adoração da Santa Cruz. DIA 23 – 14h: Atividades no Gin. Paulo Sarasate . 20h Solene Vígilia Pascal. DOMINGO D RESSUREIÇÃO, 24 – 14h: Atividades no Gin. Paulo Sarasate 19h Solene celebração da Páscoa
                 CULTOS – A Igreja Presbiteriana de Fortaleza (Av. Visconde do Rio Branco, 1636 – Centro)  relembrará, na Sexta-Feira, às 9h,  o sacrifício de Jesus (em nosso lugar), em culto de gratidão,  com o tema “Ao Rei, que se humilhou na cruz, com glória coroai!”.
No dia 24, haverá o Culto da Ressurreição “Foi numa linda manhã!”... No domingo, 24, ao alvorecer (06h30m), celebrará a ressurreição de Cristo – Sua vitória sobre a morte.
                RETIRO NACIONAL - As Igrejas da Comunidade Metropolitana (ICM) do Brasil realizam entre os dias 21 e 24 de abril de 2011 seu Retiro Nacional de Páscoa na cidade de Ribeirão Pires, na Grande São Paulo.As celebrações terão a participação dos ministérios de Louvor das ICMs São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza; Ministério de Dança Sartef da ICM Belo Horizonte; Ministério de Surdos das ICMs Belo Horizonte e São Paulo.
                Como é um retiro religioso e recreativo, a programação conta também com tempo para natação e jogos. Tradicionalmente na noite de sábado haverá a Festa dos Talentos, onde serão realizadas apresentações artísticas das Drag Queens das Igrejas do Brasil.

LANÇAMENTO LITERÁRIO

Gilmar de Carvalho

                A Associação dos Amigos do Museu do Ceará lançou na quarta-feira (13), no Museu do Ceará, às 17h30min, o livro Moisés Matias de Moura - O cordel de Fortaleza, de Gilmar de Carvalho, que pretende seguir a linha de uma história de vida e da interação dele com a Fortaleza dos anos 1940/ 1950, quando sua atuação foi mais intensa. Reúne também dezessete dos mais de cem folhetos que publicou.
                A pesquisa foi feita nos acervos da Casa de Rui Barbosa e na Biblioteca Amadeu Amaral (RJ), no Mauc (CE) e nas coleções dos bibliófilos cearenses Rubem Amaral Jr. e Jorge Brito, radicados em Brasília. Moisés Matias de Moura faleceu em Fortaleza, em 1976. O lançamento homenageia o aniversário de Fortaleza, cidade com que ele estabeleceu uma relação de amor e da qual foi um cronista.

CONCURSO BRASILEIRO DE CANTO MARIA CALLAS

Maria Callas

                A cidade de Jacareí, a 80 km de São Paulo, é sede desde o dia 13 e até amanhã das fases semifinal e final do 10º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas. A disputa começou na capital paulista no dia 9 de abril, no Theatro São Pedro, e reúne 60 cantores do Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. Durante o evento, cada candidato tem de apresentar seis árias, aceitas ópera, opereta e zarzuela, desde que sejam cantadas na língua original.
                Os vencedores deste 10º Concurso receberão prêmios que variam de R$ 1.500 a R$ 6.000, distribuídos nas seguintes categorias: Prêmios Oficiais (masculino e feminino) - 1º Prêmio, R$ 6.000; 2º Prêmio, R$ 4.000; e 3º Prêmio, R$ 3.000. Melhor intérprete de Carlos Gomes, R$ 2.500. Melhor intérprete de Mozart, R$ 2.500. Especial Revelação, R$ 1.500. E Especial do Público, 1.500.
                Este concurso é uma realização da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu e da Cia Ópera São Paulo e faz parte das comemorações do aniversário de 359 anos de Jacareí, completados em 3 de abril.

EM CANOA QUEBRADA O CAMPEONATO DE ORIENTAÇÃO


Simbolo de Canoa Quebrada entalhado nas falésias
                Pela primeira vez, o Ceará vai sediar o Campeonato Brasileiro de Orientação. Canoa Quebrada, em Aracati, é o destino dos cerca de 500 praticantes do esporte que existe há mais de 100 anos. O campeonato reúne desde ontem, 17, mais de 60 categorias que englobam dificuldade técnica, faixa etária entre outras.
                Para quem não conhece, a Orientação é um desporto individual que tem como objetivo percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, obrigando o atleta a passar por determinados pontos no terreno (postos de controle) e descritos em um mapa distribuído a cada concorrente. É permitido o uso de uma bússola/GPS. A partir dos 10 anos de idade já é possível praticar a Orientação, esporte que envolve leitura de mapas, de terrenos, geografia, física, matemática e educação ambiental. A federação do esporte no Ceará promove cursos de iniciação.
                A 1ª etapa deste XIII Campeonato é uma promoção da Confederação Brasileira de Orientação e  organizada pelo Clube de Orientação Fortaleza. Conta com o apoio da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada - ASDECQ (www.asdecq.com.br) e InvestNordeste (www.investne.com.br).

AVENTURA E NATUREZA NA VERDE CUIABÁ

Museu Histórico do Estado de Mato Grosso
                No mês de março, noticiamos o aniversário de várias capitais brasileiras. Agora, chegou a vez de outra muito importante, tanto que  foi escolhida uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. A capital do Mato Grosso, Cuiabá,  tem muito a oferecer aos turistas que buscam aventura e natureza. A Cidade Verde, como é chamada, possui acesso facilitado a grandes ecossistemas do Brasil. Mas quem pensa que Cuiabá oferece apenas o ecoturismo como opção aos turistas, está enganado.
                Fundada em 8 de Abril de 1719 por Pascoal Moreira Cabral às margens do Rio Coxipó, Cuiabá passou a ser habitada por garimpeiros.  Com a baixa nas descobertas, a cidade teve uma redução drástica de habitantes. Foram quase dois séculos para que o crescimento populacional da cidade fosse retomado. Hoje, ela possui mais de 500 mil habitantes.
                O termômetro marca 40º C com freqüência, mas o clima esquenta mesmo quando o rasqueado cuiabano, o cururu e o siriri tomam espaço entre homens e mulheres que dançam e se divertem, mantendo viva a mistura de indígenas, pantaneiros, paraguaios e bolivianos.
                Para os curiosos que querem conhecer mais dessa integração de culturas, Cuiabá oferece algumas opções de museus. Entre eles, o Museu de História e o Museu de Pedras Ramis Bucair, que possui desde arte indígena até um fóssil de dinossauro. A fim de ter energia e não perder essa quantidade de atividades, que tal uma paradinha para comer? Moqueca de pintado, carne seca com banana, paçoca de carne, bolo de arroz, lingüiça cuiabana ou um franscisquito? Pode escolher e se deliciar. A quantidade de pratos é grande, muitos deles a base de peixes como a piraputanga e o pacu.
                Outra dica é relaxar nas tradicionais redes bordadas, ouvir a viola de cocho ou apreciar a imensa variedade de produtos da região, tais como o pilão, a panela de barro e os trançados feitos de fibras. Com tanta criatividade, o cuiabano tem muito a agradecer em suas diversas igrejas ou na famosa Catedral Metropolitana.
                OPÇÃO PARA IR E VOLTAR - A Chapada dos Guimarães fica dentro do Estado, a cerca de 30 km de Cuiabá. Ela garante um passeio repleto de descobertas cercadas pela natureza. A região é repleta de cavernas, cachoeiras, paredões, aventura.
                Além de tudo isso, os cuiabanos são amantes do esporte. A Corrida de Reis e o futebol americano já possuem espaço garantido no calendário local. Mas nada se compara à paixão nacional. A cidade contempla um dos maiores campeonatos de amadores de futebol, com cerca de 500 times disputando o título. Com tanta vibração pelo esporte, é mesmo de se esperar uma grande e calorosa recepção aos turistas na Copa do Mundo de 2014.

CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO


A secretária de Turismo de Canindé, Silvinha, e a consultora do IMB- Delma de Andrade.
          Vista como uns dos 165 potenciais destinos de atração turística do Brasil, a cidade de Canindé do São Francisco, situada no sertão sergipano, recebeu o Programa de Regionalização do Ministério do Turismo (MTur).  O curso de Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos tem o objetivo de capacitar as lideranças locais, entidades públicas e privadas do turismo no processo de planejamento local, fortalecimento e contribuição para a indução do desenvolvimento regional.
          Através da instrução do Instituto Marca Brasil (IMB), os participantes interagiram por meio da resposta de questionários, depoimentos e dinâmicas onde puderam ajudar a traçar um caminho e criar uma liderança para o desenvolvimento local, beneficiando o Trade, lideranças, o município, a região e os turistas. Neste momento inicial, foi ministrado aos presentes o primeiro módulo.
     Segundo Silvia Oliveira, secretária de turismo de Canindé do São Francisco, o projeto vai garantir um planejamento preservando as características locais. “Ter Canindé do São Francisco selecionada entre um dos 50 destinos, complementando os 65 já existentes, pelo Governo Federal, ou seja, está entre os 105 destinos turísticos prioritários do Brasil, é uma oportunidade para seguirmos com um planejamento estratégico. Vamos ter no papel um plano confeccionado pela comunidade com a cara e a identidade do destino que é o Complexo de Xingó”, frisou ela.

DESAFIOS DA MIT: CRESCER E PRESTAR SERVIÇOS

Jorge Sales -Presidente da ABAV/PE
            A consolidação de um evento depende de muitos fatores e pode-se afirmar que é, antes de tudo, um reflexo do momento socioeconômico do lugar onde é realizado. O caso da Mostra Internacional de Turismo – MIT é emblemático. Durante décadas, o setor de turismo tentou implantar e manter, na capital pernambucana, uma feira que vendesse pacotes de viagens para a população local. Várias feiras foram montadas, sem conseguir prosperar. A MIT será realizada, de 25 a 27 de maio, pela sexta vez consecutiva, ancorada em vários aspectos que devem ser elencados. O Recife, Pernambuco e até o Nordeste precisavam de um evento que reunisse aspectos técnicos e atendimento às demandas do público interessando em viajar.
                O governo do Estado e a prefeitura do Recife foram os primeiros apoiadores a se coadunar nesse empreendimento, juntando-se depois outros parceiros e patrocinadores. A MIT fixou o mês de maio para a sua realização e montou um mosaico de oportunidades para atender os expositores e para o público consumidor. O resultado é uma mostra de produtos e serviços que contempla uma rodada de negócios, coordenada pelo Sebrae, considerada pelas principais instituições de turismo do Brasil como uma das melhores iniciativas do país, gerando cerca de R$ 6 milhões em negócios nos 12 meses subseqüentes. Em dois dias, palestrantes nacionais e internacionais proferem palestras e participam de debates. Esses seminários contemplam o mundo acadêmico e profissionais do setor. Para as operadoras de turismo há um espaço exclusivo para fazer negócios, formatando pacotes, que são disponibilizados para as agências, principalmente aquelas presentes na área de feira.
                O público, crescente a cada ano, encontra na MIT opções de destinos tanto no interior do estado, na região Nordeste – o turismo regional- e outros estados, opções internacionais, além de ter acesso aos estandes das agências presentes, que dispõem de informações para a tomada de decisão. Encontra ainda um importante diferencial: uma arena gastronômica montada pela prefeitura do Recife e Abrasel/PE, com decoração temática e diferente a cada ano.
                A fixação no calendário de eventos foi um passo para o processo de consolidação. Muitas mudanças e vários ajustes são feitos a cada ano para que a Mostra Internacional de Turismo seja um espaço para prestação de serviços para o viajante de lazer e um porto seguro para se fazer negócios. Para os realizadores – Abav/PE, Indes e Brasilturis Jornal -, o desafio será crescer, de forma sustentável, para acompanhar o impulso que a indústria do turismo terá em Pernambuco e no Brasil nos próximos anos.

PRIMEIRA TRAVESSIA SOBRE A PONTE DO JURUÁ


Novo cartão postal do Acre
                O governador Tião Viana, acompanhado do vice-governador Cesar Messias, vinte deputados estaduais, secretários, trabalhadores e a população cruzeirense, participou na manhã  do último dia 4, da primeira travessia oficial sobre a ponte do Juruá, a maior do Estado do Acre, com 550 metros de extensão. Um momento para ser lembrado para sempre, já que, pela primeira vez, o Juruá é atravessado sem utilização de algum tipo de embarcação. Novo cartão-postal da cidade, já  se passaram 22 meses do início da obra, feita com o que há de mais moderno em tecnologia de construção de pontes.
                ESTRUTURA ESTAIADA - A ponte do Juruá é uma soma das tecnologias utilizadas em outras pontes modernas do Estado como a terceira e quarta pontes em Rio Branco. Devido ao intenso tráfego de grandes embarcações, a ponte terá dois grandes vãos centrais. A estrutura central, estaiada, de 120 metros, tem toda sua sustentação feita por cabos. O governo teve que deslocar 150 famílias da área de construção da ponte. Para recolocá-los, construiu um conjunto habitacional e dois outros estão sendo feitos.
                Como Cruzeiro do Sul faz parte da região do Estado mais sujeita a sofrer abalos sísmicos, a ponte foi projetada para suportá-los com pilares entre 27 e 30 metros de profundidade. Outros dados comprovam a magnitude da obra, como a utilização de 70 mil sacos de cimento. Durante o ato ocorrido na ponte, o compositor e cantor cruzeirense Alberto Loro cantou uma canção de sua autoria, saudando o “elo que liga a floresta ao mar”. A ponte já será  transitável por veículos na reabertura d a BR-364, em junho próximo, enquanto a estrada da Variante, que tem 12,5 quilômetro e faz o acesso à BR-364, estará concluída até o fim do verão.  

O BRASIL NAS TELAS DO MUNDO


                A partir deste final de semana, o vídeo promocional da campanha “O Brasil te chama. Celebre a vida aqui” será exibido antes da animação Rio, da 20th Century Fox, em 250 salas de cinema em todo o mundo. A ação promocional, iniciativa da Embratur visa divulgar os destinos brasileiros no exterior e deve atingir 1,25 milhão de pessoas por meio de 7.500 inserções. A veiculação do filme publicitário ocorrerá no Uruguai, Argentina, Colômbia, Paraguai, Chile, Peru, Estados Unidos, Espanha, Itália, Portugal e Holanda.
                O vídeo Sons do Brasil faz parte da nova campanha publicitária de promoção turística internacional, intitulada “O Brasil te chama. Celebre a vida aqui”. Composta por filmes, peças gráficas e ações em mídias sociais que convidam o mundo a visitar o país, a campanha aproveita a exposição do Brasil como sede de grandes eventos esportivos mundiais.
               Veja o video acima ou acesse: www.youtube.com/watch?v=clrAjKOjmaE

MONTE RORAIMA ESCONDE MISTÉRIOS E NATUREZA

Monte Roraima
                No extremo norte do Brasil, fronteira com a Venezuela e Guiana, o Monte Roraima possui características singulares e esconde belezas de uma região ainda muito pouco explorada. Com 2.739 metros de altitude, é um dos pontos culminantes do Brasil e por isto também é cobiçado por montanhistas.
                Diferentemente da maioria das montanhas, seu topo é plano e se assemelha a uma imensa mesa, com cerca de 90 quilômetros de extensão. Dezenas de nascentes saem do cume, dando origem a diversas cachoeiras que desabam do alto do Roraima. A caminhada até a base é feita pelo lado venezuelano. É necessário ir munido de alimentação, água, barracas, etc. Um programa completo passando por várias regiões próximas pode durar até sete dias e inclui visitação ao Marco das Três Fronteiras, Lago Gladys, Vale dos Cristais, entre outros.
                PROTEÇÃO E PRESERVAÇÃO - O Parque Nacional do Monte Roraima foi criado em 28 de junho de 1989. O objetivo principal foi a proteção da flora, fauna e demais recursos naturais da Serra Pacaraíma. Hoje é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Apesar de sua grandiosidade e imponência, apenas 5% do Monte Roraima pertence ao Brasil e outra pequena parte está na Guiana.
                BOA VISTA - O Norte é mesmo cheio de boas motivações para o turismo. A capital do Estado de Roraima,  Boa Vista, é um exemplo.   Está repleta de atrações na singularidade da cidade e oferece excelente oportunidade para o turismo de aventura. A região é cercada por diversas cachoeiras, como a do Funil, formada por um furo feito por garimpeiros no igarapé Cabo Sobral. A água escorre por entre as rochas, com diversas corredeiras e saltos.
                O Parque Anauá é o maior da Região Norte e dispõem de toda a infraestrutura para maximizar a diversão dos visitantes, além de um moderno espaço coberto para shows, pista de bicicross e kart, anfiteatro, Museu Integrado de Roraima, parques infantis, parque aquático público recém-reformado, espaço para aeromodelismo, restaurantes, lanchonetes, lago, fontes e escolas. O Balneário Água Boa é um iguarapé de águas claras com muita vegetação localizado a apenas 15 quilômetros do centro da cidade.
Pedalar na fronteira com a Venezuela, conhecer a Chapada do Tepequém e visitar o Forte de São Joaquim são outras opções de passeios com toda a família.
                Para a realização de todas estas atividades de aventura é importante que o visitante procure empresas especializadas nestes produtos. Todos estes destinos são contemplados pelo Programa de Promoção e Comercialização Nacional da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), que trabalha para fortalecer o segmento e reforçar o potencial do Brasil para oferta segura e responsável de atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

SEMINÁRIO TÉCNICO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE EVENTOS

Paulo Gaudenzi
                A Academia Brasileira de Eventos, em cinco anos de atuação, tem um leque de conquistas e realizações, visando contribuir para o desenvolvimento, atualização e aprimoramento do setor. No intuito de dar um novo estímulo e evidência ao mercado, personalidades do setor eventos, turismo, hospitalidade e marketing promocional criaram em 2006 a Academia Brasileira de Eventos, que tem em seu quadro de Acadêmicos profissionais de grande relevância, por sua experiência e destacada contribuição para o desenvolvimento do setor.
                Prestigiando a sua mais recente sócia, Enid Câmara, diretora da Prática Eventos e presidente do Skal Internacional de Fortaleza, a ABE programou para o dia 29 próximo, no Atlântico Hall – Marina Park Hotel, importante Seminário Técnico, com o tema central “Peculiaridades e Perspectivas da Indústria de Turismo e Eventos no Brasil”.
                Será presidente técnico do evento o acadêmico Paulo Renato Dantas Gaudenzi, Consultor, Diretor do Hotel da Bahia e ex-secretário de Cultura e Turismo do Estado da Bahia e Presidente da Bahiatursa. A coordenação técnica estará a cargo do Acadêmico Raimundo Peres, Diretor da Conemar, ex-presidente do LatinCaribeBureaux e da Abraccef, e ex-diretor do Salvador da Bahia e do Iguassu CVB.
                Na abertura do seminário, às 8h30, a Secretária de Turismo de Fortaleza, Patrícia Aguiar. falará sobre   “NOVOS PROJETOS REVITALIZADORES DO TURISMO DO CEARÁ” . Até o final da tarde, haverá palestras a cargo de destacados “experts” do turismo brasileiro.

CULTURA


Vicente Alencar <vicentealencar25@yahoo.com.br>
-  "A influência da negritude na Cultura Brasileira" foi o tema da palestra do professor José Alves Fernandes,  proferida na quarta-feira, à noite, no Ideal Clube A promoção foi da Academia de Letras e Artes do Nordeste-ALANE, presidida pelo médico e poeta José Telles.
 - O presidente Pedro Henrique Saraiva Leão, da Academia Cearense de Letras, continua preocupado com o entorno do prédio que se localiza na Praça General  Tiburcio, a conhecida Praça dos Leões. São muitos os problemas, desde a presença de marginais, ao lixo acumulado. É impressionante como anda abandonado o centro de Fortaleza, cidade aniversariante do dia 13 de abril.
- No 13 de abril, além do aniversário da Vila de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, também se comemorou o Dia do Hino Nacional Brasileiro,  o Dia Internacional do Beijo, o Dia dos Jovens e o Dia da Carta Régia, bem como dos Santos Hermenegildo e Martinho.
- Circulando o número 18, em seu sexto ano, do CHECK-UP LITERÁRIO, orgão informativo  da SOBRAMES - Sociedade Brasileira de Médicos Escritores-Regional do Ceará. Conta com matérias de João de Deus, José Maria Chaves, Francisco José Pessoa, Vicente Alencar, Linhares Filho e Jotadê.
 - Um dos melhores sebos da cidade, senão o melhor: O GERALDO, Rua 24 de maio, 650, no centro. Vale a pena ir até lá.
 – Aconteceu na noite de quarta-feira o lançamento do novo livro da escritora Inez Figueiredo, tendo como local a Livraria Cultura, na av. Dom Luís, 2011. O livro intitula-se PALAVRA POR AÍ  À  VENTURA. A obra tem abas de Geraldo Jesuíno da Costa, professor da Universidade Federal do Ceará e membro da Academia de Letras e Artes do Nordeste - ALANE.
- A ALMECE - Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará confirma reunião amanhã,  sábado, a partir das 9 horas e 30 minutos, no Palacio da Luz (Rua do Rosário, 1).
- Foi no Palácio da Luz, na noite de quarta-feira, 13, a Sessão Solene da Academia Cearense de Retórica,  pela passagem dos seus 32 anos de atividades. O presidente Maurício Cabral Benevides contou com  preença dos associados, amigos e admiradores do sodalício. Também,  professores, estudantes, oradores, políticos, poetas e escritores, todos ligados a outras academias.
- O escritor Januário Bezerra vem recebendo a confirmação de vários amigos que comparecerão ao lançamento do seu livro SILHUETA, que será lançado dia 28 de abril (uma quinta-feira), às 19h30min, na Oboé Cultural, que se localiza na Rua Maria Tomázia, 531, na Aldeota.
 - Uma trova de Deusdedit Rocha: Tal qual veleiro sem dono/ assim é meu coração/ que hoje vive em abandono/ no cais da desilusão.

MAIS DE 2 MI DE TURISTAS FORAM AO RG DO NORTE

Ponta Verde - Aracaju
                Em apenas cinco anos, o número de visitantes no Rio Grande do Norte praticamente dobrou – saiu de 1.423.886 em 2002, para 2.096.322 em 2007. Destes, 1.750.882 foram brasileiros, quase 500 mil a mais que em 2004. Já os turistas estrangeiros aumentaram em mais de 100%. Em 2002, foram 147.117 desembarques no Estado, número que saltou para 345.440 cinco anos depois. O Governo do Estado pensou o turismo como atividade econômica primordial, já que é a maior geradora de emprego e renda e possui outras 54 atividades atreladas direta ou indiretamente.
                O Estado criou condições nos últimos anos para este crescimento, investindo na implantação de infra-estrutura e capacitação dos profissionais do setor, além da divulgação do Rio Grande do Norte como destino turístico em outros lugares do Brasil e também no exterior. Em 2002, por exemplo, o Estado recebia apenas cinco vôos internacionais (charters)por semana.Atualmente, em períodos de alta estação,o número de vôos charteres chega perto de 30, procedentes da Argentina, Portugal, Espanha, Itália, Holanda, Alemanha, Suécia, Inglaterra, Noruega, Dinamarca e Finlândia.
                ESTRANGEIROS INVESTEM PESADO -  O que também vem chamando a atenção das autoridades é o crescente interesse de investidores estrangeiros pelo mercado potiguar. O reconhecimento veio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que aponta o Estado como campeão em investimento estrangeiro – foram aplicados U$ 24,6 milhões ou R$ 56 milhões. O Rio, segundo dados do Ministério, ficou em segundo lugar com a captação de U$ 17 milhões, cerca de R$ 39 milhões. Atualmente, 97 hotéis e resorts estão em fase de implantação no Rio Grande do Norte, somando recursos da ordem de U$ 1,3 bilhão. Alguns destes hotéis serão complexos turísticos, que incluem 20 campos de golfe onde serão gastos U$ 60 milhões. Além disso, 800 milhões de dólares ainda serão investidos na construção de 15.929 casas que servirão de segunda residência para os estrangeiros.

NOTÍCIAS DA PARATUR

Benigna Soares - Ascom Paratur e Coordenadora da Abrajet na Região Norte


EVENTOS DE TURISM - O presidente da Paratur, Adenauer Góes, que embarca hoje para participar da 13ª edição do Salão de Turismo e Lazer da Guiana, evento a ser realizado de hoje, 15, a 17, em Caiena, será representado por sua diretora de Marketing, Jacqueline Alves, na 78ª Reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo (Fornatur). A reunião ocorre dia 14, no hotel Vila Mazzaropi, em Campos doJordão, São Paulo
SEMINÁRIO DEBATE TURISMO LEGAL - A equipe da Paratur está realizando desde o último dia 28 de março uma jornada de palestras e vistorias nos principais municípios do pólo turístico Araguaia-Tocantins. O objetivo, segundo o presidente da Paratur, Adenauer Góes, é levar aos municípios informações e orientações necessárias aos empreendedores da área, facilitando o fomento e assim, o desenvolvimento do turismo aqui da região. Adenauer explica que algumas atividades fazem parte do cronograma de execução de dois convênios firmados em parceria com o Ministério do Turismo (MTur). Durante 15 dias, os técnicos do Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ) da Paratur visitaram as cidades de Canaã dos Carajás, Parauapebas, Jacundá, Itupiranga e agora Marabá.
Assim, Paratur e Secretaria Municipal de Turismo de Marabá promoveram, na sexta-feira, 08, o seminário 'Turismo Legal'. Durante o seminário, foram realizadas as palestras: 'Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Turismo' e também a apresentação do programa Turismo Sustentável e Infância, do Ministério do Turismo, que visa a prevenção das diversas violações de direitos da criança e adolescente.
ENCONTRO DO CONGEMAS - O Governo do Estado do Pará apóia a realização, em Belém, do 13º. Encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS). O evento ocorre no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, de 18 a 20 deste mês com estimativa de 2.500 participantes. Segundo a coordenação do CONGEMAS, mais de mil profissionais da área já estão inscritos para a programação, que ocorre às vésperas dos feriados de Páscoa e de Tiradentes, oportunidade também para que os participantes aproveitem para fazer turismo no Pará. A empresa trabalha de forma articulada com diversos parceiros do setor, entre eles os que atuam nos seis pólos turísticos do Pará. Nesse sentido, visando maior articulação com os 144 municípios paraenses, desde o ano 2000 seleciona e divulga os principais eventos turísticos que esses municípios realizam.
CONGRESSO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - Segundo a coordenação do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, mais de mil profissionais da área já estão inscritos para o 13º Encontro da entidade, que acontece em Belém de 18 a 20 deste mês. O evento será no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.  Com o tema "Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social (Suas): competências e responsabilidades dos municípios", a programação deve reunir secretários e gestores municipais dos 27 estados brasileiros e do Distrito Federal, uma oportunidade única de aprendizado e reflexões para os 144 municípios paraenses, reunidos no Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social
 INVESTIMENTOS DE R$ 4,5 BILHÕES - O presidente da Companhia Paraense de Turismo, Adenauer Góes, participou da apresentação da agenda mínima do Governo Simão Jatene para os próximos quatro anos. A agenda prevê investimentos de R$ 4,5 bilhões até 2014. Parte desses investimentosbeneficiam direta e indiretamente o setor de turismo.

AZUL JÁ TRANSPORTOU 8 MILHÕES DE CLIENTES

Raquel Moura cliente 8.000.000

            A Azul Linhas Aéreas Brasileiras completou ontem 8 milhões de clientes transportados. Com a nova marca, a companhia se consagra como a empresa que, em todo o mundo, mais rapidamente transportou 8 milhões de clientes desde sua fundação.
                A comemoração aconteceu na tarde de ontem no Aeroporto Internacional de Curitiba – Afonso Pena – em Curitiba (PR), quando Raquel Ercolin de Moura, residente em Jundiaí (SP), bateu a marca da empresa e ganhou um ano de passagens gratuitas e o título de Cliente Milhão. Raquel, 38 anos, é Engenheira Civil e estava em Curitiba a trabalho. Surpreendida, a paulista diz que vai estrear seu prêmio com uma viagem de férias para Recife (PE). “Estou muito emocionada. Não esperava que isso iria acontecer”, disse em meio a comemoração.

FEIRA DE TURISMO DO BRITE


Pier Mauá na zona portuária do Rio de Janeiro
                Conhecer todas as regiões do Brasil sem sair do Rio. É isso que a Feira de Turismo do BRITE 2011 (Brazil International Tourism Exchange), evento de turismo receptivo que acontece de hoje a 17 no Cais do Porto (Píer Mauá - Armazéns 3 e 4), oferece aos cariocas e turistas que estiverem na cidade.Além dos maravilhosos destinos turísticos, também serão oferecidos serviços, artesanato, culinária e manifestações culturais de todas as regiões brasileiras.
                Voltada para os próprios brasileiros, o evento oferece ao público do Rio de Janeiro – são esperadas 50 mil pessoas - as melhores opções turísticas e belezas naturais de mais de 20 estados brasileiros para o planejamento das próximas férias ou viagem de negócios pelo Brasil. Cada Estado vai apresentar não só os melhores destinos, como toda a infra-estrutura necessária para viabilizar a viagem.
                Para os mais ‘radicais’, uma área especial será destinada ao ecoturismo e ao turismo de aventura, com pacotes que incluem escaladas, rapel, tirolesa, rafiting, trilhas para 4x4 e outras atrações. No Espaço “É assim que se faz”, o visitante poderá conhecer de perto as técnicas utilizadas no processo de produção das mais tradicionais peças do artesanato brasileiro. O turismo ecológico também estará em destaque, como o promovido pelo Instituto Baleia Franca, de Santa Catarina, que promove observação desses grandes mamíferos bem de perto, em barcos especiais.

COMEMORAÇÃO DOS 26 ANOS DO “MG TURISMO”

Sueli e Claret Guerra

                Toda programação está pronta para a solenidade comemorativa dos 26 anos de circulação ininterrupta do JORNAL MG TURISMO, o mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com ampla circulação em todo o País, marcada para o dia 25 de abril, no Hotel Mercure BH Lourdes.
                Este ano, a Comissão Organizadora, dirigida por Suely Calais Guerra, garante uma novidade: a equipe se esmerou nos preparativos e, pontualmente, às 20h, os mestres de cerimônias, jornalista João Carlos Amaral (recém-eleito presidente da Abrajet-MG), e a diretora da Victory, Beth Ribeiro, abrirão o evento.
                A entrega do XXI° Prêmio MG TURISMO e do XV Troféu Mulher Influente, o ponto alto da solenidade, durará exatos 90 minutos, A solenidade será presidida pelo secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, deputado estadual Agostinho Patrus Filho (PV-MG), com a presença do secretario de Comunicação, Nestor Oliveira, do presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, deputado Tenente Lúcio (PDG-MG), presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Léo Burguês (PSDB), deputados estaduais Luzia Ferreira (PPS) e Fred Costa (PHS), presidente da Belotur, Arthur Vianna, e outras autoridades. Estarão presentes jornalistas filiados à Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET-MG), entidade da qual o diretor-geral do JORNAL MG TURISMO, Antônio Claret Guerra, é o fundador em Minas Gerais e integrante da sua diretoria nacional.

MUNDIAL DE VOLEI DE PRAIA EM BRASÍLIA

Arena do vôlei de praia em Brasilia 2010

                Mesmo se confinar com o mar, situada no Planalto Central, Brasília será sede, neste fim de semana, da primeira fase do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2011 (FIVB Beach Volleyball Swatch World Tour). O primeiro jogo ocorrerá domingo, 17, na Esplanada dos Ministérios. A etapa brasileira do campeonato fará parte das comemorações dos 51 anos da Capital Federal e chegará ao fim no dia 23 deste mês. 
                Pela importância da data, o mundial de vôlei acrescentou na programação de Brasília apresentação especial da Filarmônica Bachiana SESI-SP, sob a direção artística e regência de João Carlos Martins. A exemplo das edições anteriores, o evento terá também um foco ambiental, com o plantio de mudas de árvores e gestão de resíduos. 
                Encerrada a temporada em Brasília, os vencedores seguirão para China, Polônia Itália, Noruega, Suíça, Rússia, Canadá, Austrália, Finlândia, Tailândia, Holanda e República Tcheca.
                Nesta etapa, o Brasil será, mais uma vez, representado pelas pentacampeãs Juliana e Larissa, que conquistaram o ouro nas disputas de 2005, 2006, 2007, 2009 e 2010. Além delas, estão confirmados nomes como: Maria Elisa e Talita (vice campeãs da temporada passada), Walsh e May-Treanor (bicampeãs olímpicas), Emanuel (ouro em Atenas), Márcio Araújo (prata em Pequim), Ricardo (ouro em Atenas), Harley (duas vezes eleito o jogador fora de série do Circuito) e Rogers e Dalhausser (atuais campeões olímpicos).

VISTO PARA OS EUA


            A Missão dos Estados Unidos no Brasil tem recebido várias indagações sobre supostas mudanças nos procedimentos de pedido de visto. Por isso esclarece ao público que somente a Embaixada dos EUA em Brasília e os Consulados em Recife, Rio de Janeiro e São Paulo são autorizados a entrevistar e emitir qualquer tipo de visto para os Estados Unidos. Os interessados em solicitar um visto para os EUA devem primeiramente agendar uma entrevista através do site www.visto-eua.com.br e selecionar o consulado de sua preferência (Brasília, Recife, Rio de Janeiro ou São Paulo).
                Esclarece ainda a Missão que os escritórios consulares em Belém, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre e Salvador prestam assistência exclusivamente aos cidadãos americanos no Brasil. Esses escritórios não têm autorização para atender solicitações de entrevistas de visto.
                Informações oficiais sobre agendamento de entrevistas para o visto podem ser encontradas nos seguintes sites: www.visto-eua.com.br http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/visas.html. Endereços dos consuladosl: Brasília: SES Avenida das Nações Quadra 801 Lote 3. Recife: Rua Gonçalves Maia,163 – Boa Vista. Rio de Janeiro: Avenida Presidente Wilson, 147 – Castelo.  São Paulo: Rua Henri Dunant, 500 – Chácara Santo Antônio