Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de julho de 2018

CALEIDOSÓPIO - 27/07/2018

A DIFÍCIL ESTRADA DE FINAL CERTO – O caminhar universal pela vida tem infalível final. Às vezes, não se vai além dos nenhum e/ou primeiros passos. Quando se vai em frente, percorre-se uma estrada cheia de incertezas. No começo e meio da estrada, quase sempre encontramos campos coloridos, repletos de vegetação robusta, florestas, flores e frutos para alegrar o viver. No percurso completo, porém, há os grandes atalhos com montanhas aterradoras, cheias de precipícios perigosos em que o viajor precisa atravessar. No final de tudo, a única Verdade Universal. A morte fecha o capítulo da passagem do ser humano no planeta Terra. Com estas reflexões, recebemos, no sábado, 21 deste julho, a notícia doída do falecimento do colega Amigo José Rangel, um nome que ilustrou o jornalismo social, também o político e o do turismo do Ceará.  Sobralense da gema, possuía sólida formação moral e intelectual, graduando-se na França e no Ceará. Amigo, não transigia com as coisas ruins que aconteciam não apenas aqui, mas no Brasil como um todo. Como expressivo comunicador social, cultivou os bons princípios, promovendo a sociedade como um todo, daí a incontável legião de amigos que conseguiu nos seus 40 anos de profissão. O mesmo respeito teve, nos últimos anos, como perspicaz comentarista dos fatos políticos e das conquistas do turismo do Estado. O seu “.... Litoral Oeste”, não apenas promoveu como lutou pela ética na sociedade.  Foi ele presidente da Abrajet/Ceará em dois mandatos, inclusive neste que iria a 2020. No que teve atuação plena, mostrou-se ético e equilibrado; responsável e conciliador de conflitos. O Destino, contudo, foi intransigente e não lhe deu oportunidade de mais fazer, não apenas como profissional seguro e arguto. Certamente, o Golpe Maior refletiu-se na vida familiar. Rangel portou-se sempre como responsável pai de família, dedicando apreço, amizade e carinho à esposa Zenaide e aos filhos. Neste pálido registro do infausto ocorrido, ao lado da saudade que José Rangel deixa aos familiares e amigos, a esperança de que o Grande Pai o tenha recebido de braços abertos, com saudação a quem procurou ser útil aos seus semelhantes.  
RALLY PIOCERÁ – A Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte realizou na terça-feira última, 24, às 18h, no Teatro Marquise Branca, o lançamento do Rally PioCerá 2019. A 32ª edição do evento, acontecerá de 21 a 22 de janeiro e, pela primeira vez,  Juazeiro do Norte está incluído no roteiro da prova.
De acordo com o Secretário de Turismo e Romaria, Junior Feitosa, promover um calendário para grandes eventos é uma forma de preparar a cidade para receber turistas e visitantes. Durante o Rally PioCerá, a estimativa é de que mais de 3 mil pessoas ocupem a cidade, dentre competidores, organizadores e curiosos. 
DIA NACIONAL CONTRA A MP DO SANEAMENTO – O 31 próximo será o Dia Nacional contra a MP do Saneamento. Estão juntas para revisar o Marco Legal do Saneamento a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Regulação, Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento e a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento. Estas quatro mais importantes entidades que envolvem o saneamento mobilizarão profissionais, empresas, entes do setor e sociedade em geral contra a Medida Provisória 844/2018. Os eventos abertos ao público acontecerão em várias capitais do país das 10h às 12h.
As entidades alertam que a proposta de revisão do Marco Legal do Saneamento pode desestruturar totalmente o setor no Brasil: além de ser inconstitucional, a MP afeta a titularidade dos municípios, o subsídio cruzado e a lógica dos ganhos de escala, prejudicando os municípios mais pobres e gerando um grande risco de aumento das tarifas de água e esgoto em todo Brasil. 
JORNADA VIDA INTEGRATIVA - O Hotel Glória Caxambu preparou uma atração inovadora na região. Entre os dias 07 e 09 de setembro, o Hotel está convidando para um final de semana diferenciado, oferecendo uma programação focada em palestras com técnicas e dinâmicas de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e bem-estar. 
A proposta surgiu a partir da Jornada Vida Integrativa, projeto que reúne profissionais de diversas áreas para discutir as mudanças necessárias que o mundo moderno pede, com uma visão mais integrada do ser humano consigo mesmo e seu entorno. O evento busca ainda, transformar e agregar valor a vida cotidiana, melhorando a produtividade a partir de maior satisfação e abordando inquietações geradas por padrões pré-estabelecidos.
A Programação é variada e abrangente para mostrar que a diversidade pode ser muito útil nesta nova visão, onde tudo se complementa. Entre os temas apresentados estão o Pathwork de Eva Pierrakos, a Antroposofia de Rudolf Steiner, as Constelações Familiares de Bert Hellinger, a Meditação e a Alimentação. Para completar, um show de voz, violão e dança indiana Odissi, além de uma caminhada conduzida no Parque das Águas Medicinais de Caxambu encerram a programação.

AO AMIGO E CONFRADE JOSÉ RANGEL, NOSSO SENTIDO ADEUS

Nosso artigo desta semana – como não poderia deixar de ser - é a respeito do falecimento do amigo e confrade José Carneiro Rangel, que deixou saudades, com sua ida definitiva, sábado último, para outra dimensão, depois de ter vivido 72 anos de idade e mais de 40 como jornalista, atuando, por 30 anos, como colunista social, no Jornal O Povo, empresa de comunicação, na qual iniciamos, em 1974, nossas atividades jornalísticas, depois de formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará. Ainda estamos consternados com sua partida eterna, visto nosso convívio, de muitos anos, ser constante, nas reuniões de nossa entidade e nas do trade turístico, em Fortaleza, nos congressos nacionais da Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo) e em outros eventos por esse Brasil afora.
Os amigos, leitores e admiradores do jornalista José Rangel, são unânimes em reconhecê-lo como um profissional, que sempre fez a diferença pelo ser humano de ótima índole, com educação esmerada, formação profissional, inclusive formando-se, em Paris-França, em Jornalismo, além de sociólogo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e inúmeras viagens ao exterior, a exemplo do Marrocos e Marrakesh. Era incansável e criterioso, em sua atividade jornalística, buscando sempre a verdade dos fatos, para não ludibriar os leitores.
Ele - como dissemos acima - foi um jornalista incansável, exerceu diversas funções, fora das redações do jornal O Povo, da TV Verdes Mares e TV Diário do Nordeste. Há anos, prontificou-se a fazer cobertura jornalística, na Assembleia Legislativa do Ceará, divulgando fatos da Política cearense, em seu muito lido Blog, e no jornal Litoral Oeste. Era sócio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará e da Associação Cearense de Imprensa – ACI. Pertencia, ainda, à Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo (Conjotur), um dos seus fundadores, e ao Skal Club de Fortaleza, com destacada atuação.
Dentre outras atividades, Rangel, formado em Paris e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará, foi, também, editor de Política, página Internacional do O Povo, promoveu festas para a sociedade fortalezense, com a escolha de um país, para dar um cunho internacional às suas promoções, afora bilhete aéreo, para quem fosse sorteado, na ocasião, com direito a acompanhante. Ele marcou, sem dúvida, pelo exposto acima, época, no Jornalismo Cearense e nas Mídias Sociais, acompanhando a evolução da Informática e ampliando seus conhecimentos sobre modernas tecnologias em várias áreas das Ciências Humanas.
Bem, amigo-leitor! Eis, pois, nossa singela homenagem ao amigo, confrade e cidadão José Rangel, que, conforme sempre diz, em seu programa dominical, na TV Cultura de São Paulo, quando morre alguém do seu círculo de amizades, a seguinte frase: “Morreu fora do combinado”. Na verdade, Rangel viajou para outra dimensão, mas continuará sempre presente, nas mentes e nos corações de sua esposa, de seus filhos e demais familiares, sem falar dos colegas e amigos de profissão. 
Por último, a Você, que soube ser gente, o nosso sentido adeus, com quem tivemos o privilégio de conviver, nas lides jornalísticas, viajando, juntos, para participar de eventos turísticos, em Fortaleza, e por outros Estados do Brasil, sendo o derradeiro, na cidade de Gramado-RS, por ocasião do maior evento turístico de negócios da América do Sul, ou seja, o FESTURIS, promovido, no início de cada novembro, por nossa amiga Marta Rossi, seu sócio Eduardo Zorzanello e seu filho Maurício, com uma competente equipe de trabalho. 
Lembrando sua presença a nosso lado, vale citar que, em Gramado, nas horas de folga, fomos de jardineira conhecer alguns atrativos da cidade e registramos, com fotos, suas belezas naturais e artificiais, sentindo-nos como se estivéssemos em visita a um país europeu por sua linda e encantadora arquitetura e arborização. 
Bem, estimado Rangel: QUE DEUS O TENHA À SUA DIREITA E INTERCEDA A ELE, PARA NOS PROTEGER, NESTE PLANETA, ATÉ O DIA EM QUE, TAMBÉM, VIAJAREMOS (A ÚNICA CERTEZA QUE TEMOS NESTA VIDA) PARA A ETERNIDADE. SAUDADES, AMIGO E CONFRADE RANGEL. A VOCÊ, O NOSSO SENTIDO ADEUS. 

A BAHIA ADERE AO “CAI-CAI”

As circunstâncias estão a indicar que a Bahia parece ter aderido ao “Cai-Cai” do craque brasileiro Neymar, cuja característica tanto sucesso promoveu na Copa do Mundo e está dando muito o que falar no país.
É que alguns incidentes, ou acidentes, têm ocorrido na “boa terra” que podem levar a essa conclusão jocosa. Todos devem estar lembrados de que, há poucos anos, um setor do Centro de Convenções de Salvador desabou, o que determinou a sua interdição e a demolição de todo um seu setor. Evidentemente, desqualificando-o para o uso. Razão pela qual Salvador se encontra sem o seu espaço oficial para a realização de eventos, setor que era muito forte e que ajudou a alavancar por quase cincoenta anos o desenvolvimento do seu turismo.
Agora, a imprensa noticia, com destaque, de que uma cama no Complexo Penitenciário da Mata Escura simplesmente desabou. E o que é trágico e mais importante, causando a morte do detento Evandro Santos der Jesus, que ali se encontrava cumprindo pena. Outros dois presos que, igualmente, lá se encontravam, na parte de cima da cama, resultaram feridos.
É que a cama, lamentavelmente, ruiu por sobre o corpo do Evandro, não lhe poupando, então, a vida. Por curioso, a Secretaria de Administração Penitenciária não soube, de pronto, informar se os prêsos se encontravam dormindo, no momento em que ocorreu o desabamento.
O acidente, claro, gerou pronunciamentos vários, sendo que um deles avulta em importância, uma vez que denuncia o fato de que acidente daquela natureza já era previsto. Tal afirmação decorre da razão compreensível de que aquela unidade prisional não vinha recebendo manutenção, simplesmente, há cerca de 42 anos. Durante todo esse tempo, quase meio século, não ocorreu aos órgãos competentes proporcionar-lhe qualquer reforma.
Então, para o Presidente do Sinspeb, tal ocorrência não deveria surpreender, pois entende de que “aquela unidade encontra-se desmoronando, simplesmente”. E adianta de que até mesmo os agentes peninteciários poderão ser vítimas de tais ocorrências, porquanto, diariamente, eles são responsaveis pelas vistorias em todos os ambientes, com o objetivo de tentar encontrar escondidos objetos totalmente proibidos.
Para o Conselho Nacional de Justiça, são os juízes da execução criminal os naturais encarregados pela inspeção regular, todos os meses, em cada unidade do sistema.
Evidente que o Governo do Estado é o responsável pela mutenção e funcionamento desses equipamentos, como, aliás, todos os demais que se inserem no contexto da administração desta unidade política do país.
No caso particular e considerando a gravidade do ocorrido, inúmeras entidades se têm pronunciado, denunciando o descaso com a conservação de “próprios” do Estado, sobretudo daqueles que se destinam a abrigar pessoas e que, por ausência total de cuidados, podem causar até mesmo tragédias.
Mas, uma outra ocorrência que evidencia ausência de naturais procedimentos pelo poder público, é o fato de que o DETRAN da Bahia – Departamento Estadual de Trânsito – está sendo “punido” pelos Correios, simplesmente por falta do cumprimento de um dever inquestionável e elementar que é o pagamento de suas obrigações. É que, pelas razões anunciadas, aquela empresa suspendeu a remessa para os diversos municípios baianos das respectivas carterias de habilitações concedidas pelo órgão competente.
As unidades do DETRAN no interior, os CIRETRANS, em face disto, não estão conseguindo manter a regularidade da entraga dos documentso aos seus titulares. Para contornar a situação extremamente desconfortável, estão enviando a Salvador os coordenadores das circunscrições regionais para que possam, então, conduzir os malotes com os respectivos documentos, que se destinam às diversas cidades baianas.
A medida radical dos Correios decorre do fato de que o atraso no pagamento pelo DETRAN já acontece ha mais de seis meses. E não são somente as habilitações que estão com essa dificuldade, mas também a distribuição dos Documentos Únicos de Trasnferência, os DUTs.
Bem assim não se restringe apenasmente aos Correios a adoção de providência tão radical. Também a companhia telefônica OI vem de cortar as linhas fixas que serviam ao DETRAN pelas mesmas razões: falta de pagamento.
É, a situação não está fácil na Bahia.

TRILHA INCA A CAVALO - FANTÁSTICO CAMINHO ENTRE CUSCO E MACHU PICCHU

Gigante é calmo e obediente; Chasca curte galopar; a jovem Carolina adora um carinho. Um grupo de seletos cavalos quarto-de-milha tem chamado a atenção de viajantes que percorrem a trilha inca do Vale de Salkantay desde Cusco, antiga capital do império inca, para chegar à cidade sagrada de Machu Picchu, no Peru. Assim como Fiory, César, Alquira, Fausto e Fulmine, eles pertencem à coleção da grife Mountain Lodges of Peru, que organiza jornadas de 5 ou 7 dias pela região e recebe hóspedes em seus refinados hotéis de montanha por rotas cênicas e remotas.
CAVALGADA FANTÁSTICA - Especialmente treinados e acostumados com o terreno irregular e a altitude das montanhas andinas, os cavalos se tornaram uma alternativa confortável e segura para pessoas com habilidade em cavalgadas que gostariam de conhecer – ou ver de novo – Machu Picchu de um jeito original. “Criamos uma experiência única que é a cavalgada mais fantástica do planeta na atualidade”, diz Enrique Umbert Sr., criador do Mountain Lodges of Peru. Há mais de 10 anos a empresa encanta viajantes do mundo todo ao mostrar o Vale Sagrado e seus arredores com um recorte especial nos lugares incas que poucos turistas conhecem, como o Vale de Lares e a região de Salkantay.
HOSPEDAGEM E GASTRONOMIA - Enquanto a Trilha Inca clássica costuma estar lotada de caminhantes mochileiros que precisam dormir em barracas, o caminho de Salkantay é uma alternativa frequentada por andarilhos que preferem cenários isolados e com a opção das exclusivas acomodações do Mountain Lodges of Peru. Nos últimos tempos, esses hotéis superconfortáveis com restaurantes nobres não têm recebido apenas trekkers. Os amantes das cavalgadas também descobriram o prazer de percorrer os 15 ecossistemas de Salkantay montando cavalos vigorosos em uma paisagem sem igual.
RITUAL A PACHAMAMA - A cavalo fica especialmente agradável encarar o desafio de atingir 4.600 metros de altitude, e com uma conexão ainda maior com a natureza sagrada do Peru dos incas. O itinerário de 7 dias oferece vistas dramáticas de picos nevados e lagoas plácidas, visitas a aldeias andinas no meio do nada e a oportunidade de vivenciar rituais espirituais indígenas de agradecimento à Mãe Terra, a Pachamama. Ao final de cada jornada, os cavaleiros descansam em camas com enxoval do melhor algodão peruano, banhos quentes, jacuzzis ao ar livre, serviços de massagens relaxantes e refeições gourmet de 3 pratos com opção de harmonização com vinhos. Há até sinal de wi-fi.
UM MENU DIVERSIFICADO - Com grupos em datas específicas, as expedições a cavalo partem de Cusco em média uma vez por mês. Em 2018, há saídas com vagas em 19 de outubro, 22 de novembro e 30 de dezembro. 
Com hospedagem, refeições, guias e cavalos incluídos, os roteiros custam a partir de US$3.125. Ao fazer a reserva – pelo site do Mountain Lodges of Peru ou por meio de uma agência de turismo brasileira –, o viajante recebe dados detalhados sobre os cavalos para que já possa escolher aquele que mais se adequa ao seu perfil. Os grupos são sempre pequenos, com cerca de 8 participantes, e acompanhados por alguns dos guias e montadores mais experientes do Peru.ba mais: www.congressoabrasel.com.br

EM SETEMBRO - INSCRIÇÕES NA ABRASEL PARA O CONCURSO O QUILO É NOSSO

Presente diariamente na vida de milhões de brasileiros, os restaurantes de comida a quilo são importantes fomentadores de alimentação saudável e qualidade de vida no país. De 11 a 25 de setembro, estabelecimentos do segmento irão participar da segunda edição do concurso O Quilo é Nosso, que irá eleger o melhor restaurante de comida a quilo do país, e também premiar os melhores em cada cidade e estado participante. As inscrições estão abertas e as casas interessadas devem procurar a Abrasel no seu estado ou região.
O evento, que tem como tema “Saudável e original do Brasil”, é promovido pela Abrasel em parceria com a revista Prazeres da Mesa e tem patrocínio nacional da Coca-Cola e Sodexo. Para participar, os estabelecimentos devem elaborar uma receita exclusiva para o concurso. Na primeira fase, nas cidades, o concurso acontecerá por meio de voto popular. Serão avaliados itens como limpeza, qualidade geral do buffet, atendimento, receita e ambiente. Já as fases seguintes, estaduais e nacional, terão a avaliação das receitas feitas por um júri técnico especializado.
A estimativa da Abrasel é que, ao todo, cerca de 200 restaurantes em diversas cidades participem do O Quilo é Nosso. A possibilidade de incremento de vendas, a oportunidade de participar – e vencer – um concurso de abrangência nacional com o respaldo da Abrasel e parceria da Prazeres da Mesa, e também de experimentar novas receitas junto ao público-alvo, são alguns dos benefícios que os empresários ganham. Os vencedores estaduais e nacional serão tema de reportagem na revista Prazeres da Mesa e Bares & Restaurantes. Ao consumidor final, há o benefício oferecido do prato especial durante todo o tempo vigente do concurso, além de promoções desenvolvidas pelos estabelecimentos participantes.
O grande vencedor da primeira edição do concurso foi o restaurante Mercato Brazil – Manauara Shopping, de Manaus, com o prato Pirarucu Caboquinho, que levou em sua receita lombo de pirarucu, queijo coalho, polpa de tucumã, farinha Uarini, sal, pimenta e salsinha. 

NO ENJOY PUNTA DEL ESTE / EM AGOSTO - AVENTURAS ETÍLICAS, GASTRONOMIA E POKER

Apreciadores de whisky, rum, gim e vodka têm um bom motivo para ir a Punta del Este no mês de agosto. É no Enjoy Punta del Este Resort & Casino que acontece a primeira feira de destilados no estilo Oktoberfest, com estações variadas de prova de bebidas e drinques, além de comidas e petiscos para acompanhar. Trata-se do evento Whisky and Spirits, que se realiza em caráter inédito no país e que reunirá experts em coquetelaria, no próximo dia 11 de agosto, das 21h até 1h. E mais, ao final do evento, haverá um estande da Enjoy para venda das bebidas provadas durante a feira.
O ingresso custa 50 dólares por pessoa, e dá direito a provas à vontade e alimentação. A compra pode ser adquirida através do site RED UTS (http://reduts.com.uy/). Quem sentiu falta do vinho, não vai ficar sem a sua bebida preferida. Um dia antes, o resort promove seu célebre wine dinner mensal, no restaurante St. Tropez, com a prestigiada vinícola argentina Durigutti, conhecida por seus rótulos elegantes e premiados.
Na sequência acontece nova fase do campeonato Enjoy Poker Series, dos dias 9 a 11 de agosto, com toda a agitação que seu elegante e moderno cassino proporciona a jogadores, hóspedes e visitantes, e sem dúvida, um dos grandes eventos que o resort realiza anualmente. Vale destacar que, durante todas as quintas-feiras do mês, o Enjoy distribuirá prêmios de 20 mil dólares aos felizardos ganhadores.
No final do mês, está de volta o tradicional festival Pasta y Basta, comandado pela chef Magali O'Neil,  no restaurante Saint Tropez, nos dias 26 e 27 de agosto, com um menu exclusivo de pastas artesanais e os mais deliciosos e variados molhos. Além do evento, todos os restaurantes e bares do resort estarão com propostas gastronômicas diferenciadas, marcando a chegada do novo mês.
No quesito cultural, o resort apresentará no dia 18 de agosto, às 19h, o concerto do pianista uruguaio Homero Francesch, hoje residente e atuando em Zurique, Suíça, que interpretará Mozart, Ravel e Brahms. A apresentação se insere nos Conciertos del Este, eventos que promovem a música clássica em Punta del Este.
Durante o mês de agosto as tarifas custam a partir de USS 499,00 por pessoa, incluindo: 4 noites de hospedagem, passagem aérea, traslados (aeroporto/hotel/aeroporto), e café da manhã.
Informações: Tel (11) 3709-0000 /TollFree: 0800 7705065.

VITRINE DE PARATY - A FLIP JÁ COMEÇOU E DEVE ATRAIR CERCA DE 20 MIL PESSOAS

Fernanda Montenegro no evento de abertura
A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) começou anteontem, quarta-feira.  Pela 16ª vez, a cidade está com restaurantes, hotéis e ruas cheias de leitores, escritores, críticos literários e outros trabalhadores da indústria do livro. Se o calendário da cidade já inclui eventos que atraem mais público ou mais dinheiro que a Flip, nenhuma gera tanta divulgação para a cidade litorânea do sul fluminense, onde o turismo ocupa uma fatia de 70% a 80% da economia. O prefeito da cidade, Casé Miranda, acredita que mesmo o Festival da Cachaça ou a Festa do Divino concentrando mais visitantes, não há como comparar a divulgação que a festa literária produz. Com curadoria de Joselia Aguiar, a Flip 2018 vai até domingo próximo, 29.
Nesta edição, a expectativa de Paraty é que entre 15 e 20 mil pessoas visitem a cidade para participar da festa. O Festival da Cachaça, que ocorre este ano entre 16 e 19 de agosto, chega a concentrar o dobro disso, segundo o prefeito, mas o perfil do turista que chega com a Flip é de um poder aquisitivo muito maior.
HOMENAGEADA - Após homenagear Lima Barreto, autor cuja obra dialoga com as questões sociais e políticas de seu tempo, a Flip homenageará nesta 16ª edição a escritora Hilda Hilst, que fez sua literatura em torno de temas como o amor, a morte, Deus, a finitude e a transcendência. Com curadoria de Joselia Aguiar, a Flip 2018 acontece de 25 a 29 de julho, em Paraty.
CINEMA PÚBLICO - A programação de Paraty para a festa literária internacional conta com uma contribuição audiovisual na Praça da Matriz, coração do centro histórico da cidade. O Cinema da Praça, que foi reinaugurado no dia 19, após 45 anos, tem programação especial para o evento literário. Para o espaço, estão programadas sessões escolares, oficinas introdutórias ao audiovisual e exibições de filmes nacionais e estrangeiros para todo o público da cidade.
Após a Flip, quando o espaço receberá também performances e uma mostra de realizadores de Paraty, a agenda de eventos do cinema já tem pela frente o Festival Varilux de Cinema Francês, programado para 4 a 12 de agosto, e está prevista para data ainda não confirmada uma mostra temática sobre filmes já gravados em Paraty, com longas como Gabriela (1983, Bruno Barreto), Como era Gostoso Meu Francês (1971, Nelson Pereira dos Santos), e Quem é Beta? (1973, Luiz Carlos Lacerda).  
A FLIP - Às margens do rio Perequê-Açu, numa arquitetura especialmente desenhada para cada ano da festa, autores se reúnem em conversas que transitam por múltiplos temas, como teatro, cinema e ciência. Além disso, a Flip oferece uma programação que mantém seus princípios fundadores: originalidade, intimismo, informalidade, o encontro singular entre escritores e público e, acima de tudo, ações de permanência. Flipinha, FlipZona e FlipMais compõem o programa da festa, com atividades que combinam literatura infanto-juvenil, performance, debates, artes cênicas e visuais.

SOBRE DUAS RODAS - PAISAGENS DESLUMBRANTES NUM TURISMO DIFERENCIADO

São muitas as opções de destinos brasileiros para quem quer viajar de bicicleta. Pedalando por caminhos e trilhas diversos, o turista sobre duas rodas alcança lugares quase inacessíveis. Um passeio de bike ajuda a desbravar, desde lugares pacatos, como a paradisíaca Trancoso (BA), na Costa do Descobrimento, a uma expedição pela Chapada Diamantina, no interior da Bahia. São cachoeiras, cavernas e rios ao longo de quase 300 km de trilhas, partindo de Lençóis e percorrendo paisagens deslumbrantes. Aventura semelhante pode ser feita pelos atrativos da Capada dos Veadeiros (GO).
DESTINOS VÁRIOS - O Caminho da Luz, pelas montanhas de Minas Gerais, reúne peregrinos que praticam o turismo religioso e de natureza e aventura.  Os quase 200 km de trilhas entre a cidade de Tombos e a base do Pico da Bandeira, em Alto Caparaó, na divisa com o Espírito Santo, são percorridos a pé, cavalgando ou pelos praticantes de mountain bike. De bicicleta são quatro dias de pedaladas, mais um para subir e descer o Pico da Bandeira a pé. É o terceiro ponto mais alto do Brasil com 2.982 metros de altitude. Ainda em Minas Gerais, a serra da Canastra está entre os roteiros de cicloturismo que levam a cachoeiras gigantes e nascentes, como a do Rio São Francisco.
Outro destino mineiro que pode ser percorrido de bicicleta é a Estrada Real. O caminho colonial para o escoamento do ouro, passando por São Paulo até o litoral do Rio de Janeiro, é rico em história, cultura, gastronomia e belezas naturais. O roteiro completo tem 1.600 km. Se o ciclista preferir explorar a Estrada Real por partes, pode escolher um dos três caminhos: o velho, o novo e o dos diamantes. Todos convergem para a antiga capital, Ouro Preto. Também entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a Serra da Mantiqueira oferece várias opções de caminhos para os cicloturistas. O percurso de 300 km entre Campos do Jordão (SP) e Paraty (RJ) é um dos preferidos.
Santa Catarina tem vários circuitos para exploração dos destinos turísticos de bicicleta. O Vale Europeu é o mais estruturado. A ciclovia percorre 300 km por nove municípios de cultura italiana e alemã. Timbó, a 30 km de Blumenau, é o ponto de partida e chegada das expedições e de pedaleiros solitários. A rota conta com atrativos naturais, religiosos e de turismo rural.
A Costa Verde e Mar catarinense, ao norte de Florianópolis, também pode ser explorada de bicicleta. O percurso de 270 km passa por 11 cidades, sendo oito delas praianas, como Balneário Camboriú. Já o Circuito das Araucárias é repleto de atrativos naturais, históricos, gastronômicos e culturais ao longo de 250 km. Em um trecho de apenas 3 km, o ciclista encontra uma sequência de 14 cachoeiras.
Vários trechos do Caminho da Fé, em São Paulo, levam à basílica de Aparecida. O mais longo, com percurso de 500 km, partindo de Águas de Prata, também é feito de bike e dura até 10 dias de pedaladas. Também pode-se ir de São Paulo ao Paraná, pelo litoral, percorrendo ilhas e praias de bike. O roteiro ecológico dura uma semana. Já a travessia Salesópolis-Caraguatatuba, pela Serra do Mar, é considerada pelos cicloturistas uma das descidas mais bonitas para o litoral paulista.
PEDAL E VINHO – No Rio Grande do Sul, o Vale dos Vinhedos une enoturismo e ciloturismo na mesma viagem. A região da Serra Gaúcha concentra as principais vinícolas brasileiras. Entre uma pedalada e outra pelos parreirais, o turista pode degustar um bom vinho ou espumante e conhecer o processo de cultivos das uvas e de produção da bebida. (Com o MTUR). 

EXPRESSO TURÍSTICO - “TREM DA ITÁLIA”, UM ROTEIRO GOSTOSO PELA HISTÓRIA PAULISTA

Viajar no tempo e na história dos italianos que vieram ao Brasil, no período da imigração, para desbravar o estado de São Paulo. Essa é a proposta do passeio no “trem da Itália”, que faz parte do Expresso Turístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e vai realizar, amanhã (28), mais uma visita ao passado dos colonos com um momento de resgate ao glamour das viagens férreas da década de 1950. O passeio é realizado três vezes ao mês.
O embarque será na Estação da Luz, na capital do estado, e tem como destino Jundiaí (há 60 km da cidade de São Paulo), que preserva costumes e a arquitetura trazida pelos imigrantes italianos. O gostinho de história começa logo na entrada da locomotiva, fabricada nos anos 1960. Depois, basta sentar-se confortavelmente no assento do trem e embarcar no “túnel do tempo”, com direito a apresentações e curiosidades sobre os imigrantes a bordo, bem como música e histórias que marcavam aquela época.
A viagem dura 1h30 e é realizada ao longo da atual Linha 7-Rubi, primeira estrada de ferro implantada em 1867 pela antiga São Paulo Railway. Nesse percurso existe ainda possibilidade de curtir uma programação complementar, que proporciona ao turista visita a adegas, cantinas e degustação de vinho, conhecer fazenda histórica com marcas da influência dos italianos naquela região, além de degustação das famosas pastas italianas, tudo isso embalado pelas canções tradicionais. Para saber como comprar o pacote, Clique aqui.  
O Expresso Turístico foi criado em 2009 e oferece, além da viagem italiana, roteiros para mais dois destinos: Estação da Luz - Mogi das Cruzes e Estação da Luz - Paranapiacaba. São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas e espaço reservado para cadeira de rodas com cinto de segurança. Os ingressos são vendidos diariamente na bilheteria da Estação da Luz, das 9h às 18h. Clique aqui para saber mais.
EMOÇÃO NOS TRILHOS – O Brasil tem 28 roteiros para passeios em trens de passageiros, entre regulares e turísticos, autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Dados do Plano Nacional de Viação de 2016 mostram que o país possui 30,6 mil km ferrovias já implantados e 17,2 mil km em planejamento. Só no ano de 2016, o setor transportou 1,3 milhão de passageiros.
A variedade de trens é tão grande que o turista pode escolher entre antigas Marias Fumaças ou trens mais modernos, que não agridam o meio ambiente. A Agência de Notícias do Turismo já selecionou alguns roteiros de trilhos para o viajante apaixonado pelas locomotivas. Clique aqui e conheça. (Com o MTUR).

PRÊMIO BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE

“Venha escrever a história do turismo sustentável no Brasil conosco!”. Com essa chamada, a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo está convocando os interessados a participarem da edição 2018/19 do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. As inscrições estão abertas até o dia 31 de agosto.
O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é direcionado a empresas e outras organizações do setor de turismo que investem no desenvolvimento de iniciativas mais sustentáveis para o setor, segundo a entidade.  São elegíveis cinco categorias: associados Braztoa, agências de viagens, meios de hospedagem, parceiros do turismo (agências não filiadas) e projetos inovadores, apresentados por grupos de alunos vinculados a instituições de ensino técnico e superior.
A iniciativa, lançada em 2012, já recebeu mais de 270 inscrições, das quais premiou 61 projetos provenientes de todas as regiões do Brasil. Ações e projetos relacionados ao Prêmio Braztoa de Sustentabilidade estão reunidos na plataforma eletrônica www.iniciativassustentaveis.turismo.gov.br.
O endereço dá acesso ao Mapa do Turismo Sustentável no Brasil, iniciativa da Braztoa em parceria com o Ministério do Turismo, que mostra todos os projetos premiados na categoria Top Sustentabilidade desde 2012.

CONFIRMA-SE A SENSAÇÃO - O FORTAL É A ATRAÇÃO NACIONAL NO FINAL DAS FÉRIAS

Com milhares de pessoas participando, ontem, da abertura do Fortal 2018, em Fortaleza, confirma-se o que já se sabe: o evento é a maior atração nacional no final das de férias do meio do ano. A Cidade Fortal mais uma vez ficou lotada com mocidade cheia de emoções, sorrisos, momentos e abraços.  Voltou mais forte ainda o espírito do Fortal, festival de música que reúne os maiores artistas e públicos de todo o país para viver experiências inesquecíveis em Fortaleza.
O evento iniciado ontem, 26, vai até o próximo domingo, 29, com novidades e uma programação que contempla todos os ritmos, passando pelos grandes nomes do Carnaval baiano, além de ícones e hitmakers do sertanejo, forró, pagode, pop e funk. 
CORREDOR DA FOLIA - Palco de blocos que arrastam multidões nas mais de duas décadas do Fortal, é por lá que grandes nomes da música se apresentam por horas mostrando o que sabem fazer de melhor: animar e conduzir uma legião de foliões em busca da alegria. Nesta edição, recebe novas atrações e blocos consagrados em sua história. 
Ontem, apresentaram-se os blocos Bagunça, como novidade o grupo Harmonia do Samba, conhecido pelo seu swing e hits cantados por todo o Brasil.  O Bloco Eva, outra novidade da noite, levou o agito e a vibe da banda homônima comandada por Felipe Pezzoni. Finalmente a alegria ficou por conta do Vumbora, bloco que se consagrou pela sintonia musical de família entre Bell Marques e seus filhos, Rafa e Pipo. 
Hoje, é dia de Wesley Safadão apresentar-se no evento em sua terra natal e mostrar todo o seu repertório e capacidade de arrastar milhares de pessoas no Bloco Vai Safadão. É dia também da musa do axé Claudia Leitte mostrar sua folia e desenvoltura no Bloco Largadinho. O rei do axé, Bell Marques, estará no comando do requisitado Siriguella. 
Amanhã, os foliões mostrarão no Fortal toda a positividade e energia, puxados por Saulo no Bloco Eh Loco. Também é a vez do envolvente baiano Durval Lelys, no Bloco Me Abraça, e do contagiante pique de Bell Marques, no segundo dia de Siriguella. 
No encerramento do Fortal 2018, no domingo, o corredor da folia será o palco maior de Ivete Sangalo com seu carisma e energia, no Bloco Coruja.  Para uma nova dobradinha no Bloco Eh Loco, dessa vez com dois forrozeiros que agitam as principais festas do país: Gabriel Diniz e o estreante em trio elétrico no Fortal Jonas Esticado, que se revezam no circuito. O veterano Bell Marques estará na despedida, na terceira apresentação do Bloco Siriguella. 
CAMAROTE MUCURIPE - O disputado ponto de encontro, diversão e comodidade é a megaestrutura montada na Cidade Fortal, com capacidade para milhares de pessoas assistirem a shows exclusivos após a passagem dos trios. Nesta edição, o palco do espaço recebe grandes nomes de diversos estilos musicais que estão nos topos das principais paradas do Brasil. 
O Camarote Mucuripe tem como atrações confirmadas grandes nomes d0 estilo sertanejo como as Simone e Simaria, Luan Santana, Matheus e Kauan, Gustavo Mioto, Felipe Araújo e Pedro e Benício. Ainda mais, o cantor Kevinho, hitmaker, que embala os principais funks de sucesso da atualidade, o axé contagiante da Banda Eva, os forrozeiros de destaque Wallas Arrais e Eric Land e o paraibano Aldair Playboy, que faz sua estreia no evento. 

CÂMARA SETORIAL DE EVENTOS - DUAS PALESTRAS IMPORTANTES NA REUNIÃO DE 3ª FEIRA

Na manhã da terça-feira, 25, na sede da Agência de Desenvolvimento do Ceará, em Fortaleza, aconteceu mais uma proveitosa reunião da Câmara Setorial de Eventos, entidade que tem como presidente a empresária Enid Câmara. Presentes estiveram representantes das diversas entidades do “trade” turístico do Estado, inclusive da Abrajet. 
No encontro, além das considerações da Presidente Enid sobre o turismo cearense, houve duas importantes palestras O primeiro palestrante foi o secretário Régis Medeiros, que fez excelente apresentação a respeito do turismo em Fortaleza, citando iniciativas em execução e planejadas para o desenvolvimento sustentável do turismo da Capital. 
O segundo conferencista, Expedito Parente, Coordenador Executivo da Plataforma Ceará 2050, fez circunstanciada explanação a respeito do Projeto Ceará 2050 que, para ele, não é um projeto do Governo e, sim, do Estado. No seu bojo, há benfeitorias, em termos de infraestrutura de suporte, ao turismo da capital cearense, com atividades impactantes neste segmento econômico e que farão o nosso destino ser mais visitado por brasileiros e estrangeiros. Para Expedito, quando tudo for posto em prática, inclusive a capacitação da mão de obra, teremos mais voos nacionais e internacionais e a vinda de transatlânticos de vários recantos do mundo, atracando no cais do porto do Mucuripe.

MUITOS FESTEJOS NOS 107 ANOS DE JUAZEIRO DO NORTE

Com solenidade oficial de hasteamento das bandeiras e missa em ação de graças, foi encerrada na manhã último domingo, 22, a programação de comemorações da semana do Município de Juazeiro do Norte pelos 107 anos de emancipação. O Prefeito Arnon Bezerra e o Vice-prefeito Giovanni Sampaio, além de secretários e população, estiveram presentes no ato solene, pela manhã, na Praça Dirceu de Figueiredo, e em seguida participaram da celebração, com o Padre Cícero José, na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores.
Desde o início da última semana, na terça-feira, foram abertos os festejos pelos 107 anos da cidade, com a III Conferência Municipal de Educação e uma vasta programação, envolvendo shows musicais, homenagens a personalidades, os 30 anos do Memorial Padre Cícero, competições esportivas, entre outras ações. Houve as finais do campeonato infanto-juvenil e do I Campeonato de Futebol dos servidores Municipais – SEJUV, na Areninha. Também,  o Festival de Fanfarras, na Avenida Ailton Gomes.
Durante a celebração do domingo de aniversário, Arnon Bezerra destacou a cidade nascida pelo sonho de um sacerdote que decidiu servir aos mais humildes. Ressaltou a chegada dos primeiros romeiros, que receberam a palavra do Padre Cícero e foram acolhidos pelo sacerdote. 
No encerramento da celebração, os cantores e compositores de Juazeiro do Norte, Fábio Carneirinho e Luiz Fidelis, fizerem um agradecimento em forma de poesia e canção à terra fundada pelo Padre Cícero.

PRESTÍGIO DA COMUNIDADE SHALOM - UMA MULTIDÃO NA ABERTURA DO FESTIVAL HALELUYA

Batista Lima, na primeira noite do Hallelluya
Com as perspectivas de ser um evento maior ainda do que no ano passado, começou ontem, no Condomínio Espiritual Uirapuru, Av. Alberto Craveiro, 2222 – Castelão, a presente edição do Festival Halleluya, um dos maiores eventos religiosos do Brasil.  Como era previsto, uma multidão de cerca de 100 mil pessoas lotou as amplas dependências do Condomínio, uma demonstração de que, ao final, no domingo, 29, por lá passarão mais de 500 mil. Foi um início bonito e que emocionou. Afora uma diversidade grande de atrações, na homilia o líder da Comunidade Shalom, padre Antônio Furtado, emocionou a multidão.   
Serão cinco dias de festival, mais de 40 horas de shows e sete espaços divididos em 80.000 m². Para acompanhar tudo o que acontece, a Comunidade Católica Shalom está com uma cobertura especial, não apenas dentro da arena mastambém através das redes. 
Hoje, afora a programação estritamente religiosa, estarão nos palcos em shows espetaculares os destacados cantores e conjuntos da música gospel : Lord Metal, Kelly Patrícia, Ziza Fernandes, Pe. Fábio  e Adriana Arydes. 
Amanhã a programação artística contará com André Florêncio, Ana Gabriela, Eliana Ribeiro, Msh, Alto Louvor e Cosme. Domingo - Diego Fernandes, Rosa de Saron e Suor Cristina.

COM NOVOS PODERES O FC&VB

Presidente Ivana Bezerra Rangel, vice-presidente Regis Medeiros
 e diretora-secretária Enid Câmara
Na manhã de ontem, 26, num dos auditórios do seu edifício-sede (Rua Gilberto Studart, 55/sala 118 -Torre Sul – Duets Office Towers), com participação dos membros do seu Conselho Curador, houve importante reunião do Fortaleza Convention & Visitors Bureau, para prestação de contas de 2017 e renovação da diretoria para o quatriênio que vai até 2022.   
De início, a Contadora Maria Aurilene Cândido Martins, com as justificativas devidas, apresentou o Balanço Patrimonial do exercício de 2017, o Resultado Financeiro, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e a Demonstração do Fluxo de Caixa. Em seguida, o empresário Régis Medeiros, presidente da Diretoria que findava o mandato, fez circunstanciada explanação sobre as atividades do Órgão durante sua atuação, apontando a intensa atuação da entidade no Brasil e no exterior a fim de captar eventos para o Ceará.
O ponto final da reunião foi a eleição, com chapa única, da diretoria do FCVB para o próximo quadriênio. Sob aplausos, os Curadores presentes elegeram e deram posse aos empresários Ivana Bezerra Rangel, como presidente; Régis Medeiros, vice-presidente; e Enid Câmara, para o cargo de diretor-secretário  

EM DIA COM O FESTURIS 27/07/2018


VISITE CEARÁ 27/07/2018


ROTA DO SOL 27/07/2018 - ISSUU