Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

CALEIDOSCÓPIO - BRASIL DESIGUAL

BRASIL DESIGUAL

Num dia bastante atropelado na programação do 29° Congresso da ABRAJET Nacional, em Santa Catarina,  numa agenda grande a ser cumprida, em périplo de cerca de 12 horas, tivemos a confirmação de como o Brasil é desigual. A começar pela sede do evento, Imbituba. Município que não ultrapassa os 70 mil habitantes, tendo a baleia branca como uma das suas maiores referências, pela dedicação na preservação do grande cetáceo, a sede é referência de como deve ser uma cidade saudável, boa para a vida dos seus habitantes. Pequena mas imponente, com ruas e avenidas largas, limpas e bem cuidadas, refletindo o zelo de como é administrada. Não tivemos notícia de violência, por isso achamos até desnecessário o patrulhamento constante da polícia, em rondas constantes a pé, de veículos e por soldados da cavalaria. Numa volta à noite para o hotel em que estávamos hospedados, o ótimo Silvestre, nos deparamos com  um aparato policial que estranhamos. Logo pensamos: este pessoal devia está rodando era lá em Fortaleza, infelizmente hoje com um  dos maiores índices de violência do País. Imbituba foi o começo, pois no tal périplo que os congressistas fizemos mais e mais observamos  como o Brasil é desigual. As cidades pelas quais passamos, todas elas, são dinâmicas, ricas e de povo educado e acessível. Não vimos favelas. Pobres certamente que existem entre os habitantes, mas miseráveis...História bonita como de Laguna. Riqueza à vista, como em Tubarão. E o aconchego em São Joaquim, com a frieza da temperatura fazendo o pobre do arataca aqui desejar os 26 graus de Fortaleza? Ah! E as estradas, inclusive a nossa aqui maltratada BR 116 e que pelo Sul é quase toda duplicada e um “tapete”? Os doze quilômetros da Serra do Rastro, com sua altura, sua sinuosidade e os cânions mostrando a beleza e força da natureza, o perigo rondando o trajeto, são o retrato do zelo pelo qual se deve ter pelo viajante. Pista de primeira qualidade. Sinalização perfeita, que à noite  oferece melhor visão naquele nunca terminar de curvas.  Não vale a pena mais dizer do Sul Maravilha, aqui representado pelos irmãos  “barriga verde”. É fato que o Sul e Sudeste são “outro país”, muito diferente do Nordeste e do Norte e até do Centro Oeste. As comparações falam mais alto, são gritantes. Até  quando?        

SÁBADO, FORTALEZA ELEGE A MISS BRASIL 2012M


O governador Cid Gomes recebeu na quinta-feira (20) as 27 candidatas ao Miss Brasil 2012, evento do Grupo Bandeirantes (TV Band) realizado com apoio da Secretaria Estadual do Turismo (Setur). Além da visita ao Palácio da Abolição, desde a quinta-feira (13), quando desembarcaram na capital cearense, as candidatas estão seguindo uma diversa programação, com visitas  ao complexo da Emcetur (Centro de Turismo e Teatro Carlos Câmara), Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Theatro José de Alencar (TJA), entre outros, incluindo uma ida à Escola de Dança e Inclusão Social de Crianças e Adolescentes (Edisca). 
A agenda das candidatas também contemplou uma visita ao Litoral Leste do Estado. No domingo (16), as 27 misses gravaram vídeos e participaram de sessões de fotos em Aracati e Beberibe. No roteiro, a praia de Canoa Quebrada; a centenária Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, cuja construção começou em 1785 e é tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; e o Aeroporto Dragão do Mar, em Aracati, construído e inaugurado pela Setur no último mês de junho. As atividades ocorreram também com gravação na Praia das Fontes, em Beberibe. Na segunda-feira (17), foi a vez do Porto das Dunas e Complexo Beach Park receberem as candidatas.
Como amplamente divulgado, este ano, a Miss Brasil será escolhida no recém-inaugurado Centro de Eventos do Ceará. O espaço vai receber a 58ª edição do concurso, cuja final será no próximo sábado, 29, e comandada pela modelo e apresentadora Adriane Galisteu. O evento terá transmissão ao vivo para todo o Brasil e para os países onde o Grupo Bandeirantes possui afiliadas e correspondentes.
O concurso, que desde 1998 ocorre no eixo Rio/São Paulo, é promovido pela TV Band e nesta edição conta com a parceria do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo – Setur/CE. De acordo com o secretário Bismarck Maia, “um dos pontos altos de ter a escolha da Miss aqui, é a divulgação maciça durante 15 dias dos equipamentos e atrativos naturais na mídia nacional e estrangeira que o evento vai proporcionar”. Além disso, o formato deste concurso será diferente dos anteriores. Segundo o titular do Turismo no Ceará, o Miss Brasil 2012 “vai valorizar o novo perfil da mulher brasileira, mais independente e moderna cuja beleza é indiscutível”.
Uma das muitas novidades desta edição do Miss Brasil é a votação dos fãs. Basta mandar uma mensagem de texto (SMS) para o número 72260 com a sigla do estado representado ou votar no endereço eletrônico www.band.com.br/miss.
AS AVALIAÇÕES - Com um desfile no Iate Clube de Fortaleza, as 27 misses estaduais começaram a ser avaliadas pelo júri técnico, no último  domingo, 23. Até a véspera da final do concurso, no próximo sábado,  todas as atividades das candidatas são analisadas pela equipe, composta por profissionais do ramo da moda e das artes.
Em visitas para conhecer o trabalho da Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes (Edisca), desfiles na Ponte dos Ingleses e no Shopping Iguatemi – este último beneficente, em prol da Associação Peter Pan, que presta assistência para crianças portadoras de câncer – as concorrentes tiveram vários critérios avaliados além da beleza, tais como elegância, etiqueta e desempenho em atividades sociais.
Integram o time de jurados o coreógrafo do Miss Universo (que pela primeira vez, criou a coreografia da edição brasileira), Michael Schwandt; a stylist, figurinista e DJ Laran Gerin; o booker da agência Joy, Jocler Turmina; a empresária e produtora de moda Milena Lima e o colunista social Pompeu Vasconcelos. Eles selecionarão nove finalistas, em uma votação auditada, cujo resultado será  divulgado apenas na cerimônia de encerramento. A décima será eleita pelo público, por meio de mensagens de texto via celular, para o número 72260, e votação pela Internet, no site www.band.com.br/miss.
Misses na Ponte dos Ingleses 
A final, no sábado, será transmitida ao vivo, direta do Centro de Eventos do Ceará (CEC), a partir de 22h. A apresentadora Adriane Galisteu e o ator Sérgio Marone vão apresentar a final, enquanto a cantora revelação de 2012, Gaby Amarantos,  animará a bela festa. 

NOVO SECRETÁRIO DE POLÍTICAS DO MTUR


         O DO DAUnião publicou a nomeação de Vinícius Renê Lummertz Silva para o cargo de secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo (MTur). Nascido em Rio do Sul (SC), Lummertz tem 52 anos.
O novo secretário é bacharel em Ciências Políticas pela Universidade Americana de Paris. Possui especialização em vários cursos, entre eles de Política, Governo e Economia, no D'Overbroeck's, em Oxford (Inglaterra); de Pós-Graduação na Kennedy School, da Harvard University (EUA) e no IMD de Lausanne (Suíça); e de MBA-Executivo, na Amana Key, em São Paulo.
Secretário de Turismo da Prefeitura de Florianópolis (SC) desde julho de 2011, Vinícius Lummertz foi fundador da Federação Catarinense de Micro e Pequenas Empresas, secretário de Estado de Articulação Internacional do Governo do Estado de Santa Catarina, presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis e diretor técnico do Sebrae Nacional, entre outros cargos.

FEIRA APROXIMA ESTUDANTES À HOTELARIA E TURISMO


Promover o encontro de estudantes de hotelaria e de turismo com as grandes empresas do setor foi o principal objetivo da 1ª Feira de Oportunidades Turismo e Hotelaria, que o Serviço Nacional do Comércio (Senac) promoveu ontem, no Rio de Janeiro. O evento antecede o Dia Mundial do Turismo, comemorado hoje, 27.
Dezesseis grandes empresas estiveram  com  representantes no evento. Outras dez companhias também ofereceram vagas, embora não tivessem participado presencialmente do encontro. A ABIH foi  uma das entidades apoiadoras da feira. 
Para os não estudantes, o Senac oferece cursos de capacitação em diversas áreas, incluindo o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal, e o Programa Senac Gratuidade (PSG), para qualificação profissional gratuita. 
Dados do Ministério do Turismo revelam que o estado do Rio recebe, em média, 8 milhões de turistas por ano, dos quais 1,8 milhão são estrangeiros. Segundo a Secretaria Estadual de Turismo, o setor turístico responde por cerca de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado que, em 2009, atingiu cerca de R$ 353 bilhões, de acordo com a Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj)

MOVIMENTADO O 29º CONGRESSO DA ABRAJET EM IMBITUBA



Com a presença de quase uma centena de associados , alcançou êxito o 29º Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, realizado na cidade catarinense de Imbituba, entre os dias 20 e 22 últimos.  Nos dois dias, a movimentação foi intensa, com programação desenvolvida na sede do município e na serra catarinense.  
A solenidade de abertura  aconteceu na noite de 22, inserida nas festividades da semana da Baleia Branca. O ponto alto foi a entrega de comendas a dez homenageados, distinguidos pela Abrajet Nacional e pela Abrajet de Santa Catarina. Pela Nacional, foram homenageados:  a empresária  Mariah Meirelles de Fonseca, do Grupo Deil da Bahia; o Governo de Pernambuco;  a Azul Linhas Aéreas, representada pelo executivo Jonas Maciel; o dr. João Luiz Moreira, presidente da Confederação Nacional dos Conventions Bureaux.   
No dia 21, os abrajeteanos   fizeram um “fampress” conhecendo a Região Turística dos Encantos do Sul. na serra catarinense, visitando cidades, museus e indústrias, hotéis e atrativos turísticos. Houve visitas a  Laguna, Capivari de Baixo, Tubarão, Gravatal, Bom Jardim da Serra (Serra do Rio do Rastro), Urussanga e São Joaquim. 
REUNIÃO DO CONSELHO E ASSEMBLÉIA – O sábado, pela manhã, houve  reunião do Conselho da Abrajet, quando foram tratados assuntos da entidade a nível nacional e estadual. Também, houve a aprovação da sede do próximo Congresso, a ser realizado em Tocantins, entre maio e junho de 2013. A Paraíba apresentou farta documentação de apoio ao Congresso de 2014, oferecida pelos governos do Estado e de João Pessoa, além de entidades.
À tarde, a Assembléia reuniu-se para a eleição dos membros dirigentes da Entidade, no biênio 2012/2014. Houve a aclamação da única chapa inscrita, que está assim composta. 
Presidente: Helcio Estrella (SP);Vice-Presidente: Belmiro Gregório (TO)
Diretoria Nacional: Administração: Airson Soares Rosa (SC); Operações: Carlos Casaes (BA); Financeiro: Waldir Martinez (SP); Comunicações: José Carlos Melo D'Avila (RS);  Relações Institucionais: Ricardo Guerra (PE);
Diretores Regionais:  Centro Oeste: Viviane Saggin Strogliotto (MT); Nordeste: Luiz Felipe Moura (PE); Sudeste: Sergio Elian Moreira (MG); Sul: Alberto Gonçalves de Souza (SC); Norte: Benigna Soares (PA) 
Conselho de Ética:  Antonio Claret de Rezende (PR),  Palmari Holanda de Lucena (PB)  e  Paulo Roberto Pereira (AM).
Suplentes: Miriam Petrone (SP),  Antonio Claret Guerra (MG) e José Torres (GO).
Conselho Fiscal: José Carlos de  Araújo (CE),  Maria Arlete Carvalho (TO) e Gutemberg Bogea (MA).  
Suplentes:  Wills Leal (PB),  Edmundo Lemos (BA) e  José Aldo Ivo (AL).
Delegado Permanente para o Mercosul - Wilson Sierra (RS). 

2º FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA


A 2º edição do Festival do Turismo de João Pessoa, que acontece amanhã e sábado (29), abre as portas do novo Centro de Convenções e coloca a Paraíba em evidência no turismo nacional. Nesta edição são esperados cerca de 500 agentes de viagens locais, da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará . Mais de 100 expositores vão divulgar novos destinos; companhias aéreas; empreendimentos hoteleiros, de alimentação, compras e lazer; serviços. 
O certame é uma iniciativa dos empresários Cláudio Júnior e de Breno Mesquita e tem o apoio do governo do Estado, por intermédio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), trade, prefeitura da capital, SEBRAE-PB, Fecomércio-PB, Convention & Visitors Bureau de João Pessoa e outras entidades. diversos segmentos do turismo nacional e Confirmaram presenças os representantes das principais agências, operadoras e consolidadoras do Nordeste; executivos e empresários de internacional; representantes de destinos brasileiros, Argentina e Estados Unidos, inclusive com a presença da Cônsul do EUA no Nordeste e mais de 20 jornalistas brasileiros e latino americanos.
PROGRAMAÇÃO – Amanhã, haverá uma programação variada  no auditório da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes:1º Fórum Acadêmico de João Pessoa e o 2º Fórum Empresarial de Turismo de João Pessoa realizados pelo IESP e pelo Convention & Visitors Bureau de João Pessoa. Entre 9h e 16h, o Fórum Acadêmico apresentará duas palestras e artigos científicos. O tema “Qualificação Profissional e os Desafios do Crescimento do Mercado Turístico” será exposto por Vaniza Schuler (RS), consultora da EMBRATUR e ex-diretora de Turismo de Negócios e Eventos do órgão. Em seguida ocorre a palestra “Viajando pelo Fascinante Mundo da Qualificação Profissional: um Olhar Fotográfico para a Área do Turismo” com a profª Nadja Pessoa Amarante de Lima (PB), consultora em RH e qualificação profissional. À tarde, o Fórum Empresarial vai receber novamente a consultora da EMBRATUR e a Dra Usha Pitts, Cônsul dos Estados Unidos no Nordeste que já trabalhou nas embaixadas dos Estados Unidos em Viena, Roma, Havana, Moscou e na cidade do Panamá.
O evento terá seu encerramento no dia seguinte, com a realização de outras atividades de relevância para o turismo regional e nacional.

LANÇADO O FESTIVAL INTERNACIONAL DO CAMARÃO

No lançamento do IV Festival Internacional do Camarão
 da Costa Negra,  o empresário e criador do festival,
 Livino Sales, e o filho diretor da Nutrimar Pescados,
 Rubens Rios Sales.

Informações sobre o 4º Festival Internacional do Camarão, bem como os nomes dos “chefs” participantes e seus restaurantes, foram anunciados pelo empresário Livino Sales durante o coquetel de lançamento ontem para autoridades e empresários do setor, convidados especiais e jornalistas. A solenidade foi ontem, às 19 horas, no Centro de Eventos do Ceará, num espaço da Feira Frutal. 
A quarta edição do Festival Internacional do Camarão da Costa Negra (“Grand Shrimp Festival”) e o IV Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste acontecerão este ano entre os dias 27 de novembro e primeiro de dezembro na Fazenda Cacimbas, em Acaraú, Ceará, com a presença de renomados “chefs” de cozinha nacionais e internacionais, palestras técnicas e científicas de categorizados especialistas, concurso de gastronomia e “shows” de importantes nomes da música brasileira. 
Como anunciou Livino Sales, o idealizador e executor do evento, além das palestras técnicas sobre Arranjos Produtivos Locais da Carcinicultura do litoral Oeste, haverá  reunião da Câmara Setorial do Camarão, julgamento de pratos feitos à base do crustáceo pelos “chefs” convidados e o casamento desses pratos com vinhos e outros ingredientes. Cursos rápidos para pessoas interessadas e “workshops” gastronômicos também estão previstos. Na ocasião será entregue o Troféu Mérito Costa Negra aos agraciados de 2012. 

AGUARDADOS 38.000 VISITANTES NO FRUTAL 2012


Dois grandes eventos, simultâneos e interativos, estão ocorrendo desde o dia 25, no Centro de Eventos do Ceará, o mais moderno equipamento do gênero do país. O Frutal 2012, que terminará hoje, está  reunindo a XIV Agroflores e Expo Food num só ambiente e quase vinte anos de experiência em feiras especializadas em frutas, flores e agroindústria no país. Nesta edição, com a parceria da Abrasel e outras instituições do segmento de alimentos, com equipamentos, espaço gourmet, oficinas palestras, a feira certamente terá  grande afluxo de pessoas, aguardando-se a presença de mais de 35.000 visitantes, como ocorreu na última edição.
A 19ª Frutal/Agroflores é a única feira com frutas, flores e agroindústria realizada em uma capital do Nordeste, com a Expo Food,  com ampla cadeia de alimentos e serviços, oferece facilidade de maior número de voos, mais opções de hospedagem, com público qualificado do Ceará e de outros Estados.
São aguardados os seguintes números: 38.000 visitantes, estimativa de 30 milhões em negócios realizados, cerca de 200 técnicos e dirigentes de órgãos/instituições envolvidas na programação técnica e uma feira com 320 estandes de produtores com as novidades dos setores de frutas, flores, sucos e polpas.

GASTRONOMIA E ECONOMIA CRIATIVA NA FEIRA DO SEBRAE


O Centro de Eventos do Ceará é o local da Feira do Empreendedor 2012, que o Sebrae promove desde ontem e que termina na noite de hoje. Com o tema “A Cidade dos Negócios”, o evento se propõe a ser atalho certo para quem sonha em abrir o seu próprio negócio ou expandir um já existente. Montada numa área de 15 mil metros quadrados onde devem passar cerca de 30 mil pessoas a Feira vai possibilitar o acesso a um roteiro voltado para o incentivo ao empreendedorismo.
Organizada como uma cidade, a Feira do Empreendedor permite aos visitantes  passear pela Rua do Empreendedor Individual, ir ao Parque de Inovação e Tecnologia, visitar o Parque dos Eventos Esportivos e as oportunidades de negócio na Praça da Sustentabilidade e no Bairro Tendências de Mercado, se capacitar no Centro de Educação Empreendedora e ainda conhecer o Bairro da Economia Criativa.
Entre as atrações deste último espaço serão oferecidas palestras sobre os mais variados temas, sempre das 14 às 22 horas. No dia 25, por exemplo, o empreendedor pode aprender como utilizar as mídias sociais na divulgação do seu negócio, saber mais sobre Empreendedorismo Criativo- tendo a moda como inspiração- e, ainda, saber porque uma marca de um produto é um DNA que garante a sua identidade e pode ser usada como estratégia de mercado.
Uma palestra especial  mostrará  aos apreciadores de música como identificar oportunidades de negócio na área. Além disso, buscar  formas mais baratas e modernas de montar um negócio e descobrir como utilizar o coworking a seu favor. No programa de palestras constam, ainda, temas como: “Marketing de Moda” e “Criação de Games”, que será debatidos no dia 26.
Hoje, a criatividade  estará em alta. Quem já atua ou deseja atuar na área da gastronomia, vai aprender a pensar com criatividade na elaboração de cardápios. Outros temas previstos  para este último dia da feira são “Oportunidades de negócios criativos na área de Turismo”, “Montagem de eventos” e “Empreender com criatividade e sustentabilidade”.

MONUMENTO DO CRISTO REDENTOR


         Seria muito proveitoso para os cearenses e os visitantes  conhecerem um pouco mais sobre a história do Estado e do Brasil se visitassem o Monumento do Cristo Redentor, bem ao lado da Igreja da Prainha e do Centro Dragão do Mar.
Inaugurado em 24 de dezembro de 1922 pelo arcebispo Dom Manuel da Silva Gomes e pelo presidente do Ceará, Justiniano de Serpa, o monumento é considerado um dos marcos comemorativos do centenário da Independência. A construção foi inovadora para a época: são 35 metros de altura, que lembram a famosa Colonne de Juillet, localizada na Praça da Bastilha, em Paris.
Para atingir o topo do monumento,  o visitante deve se preparar. São 115 degraus, sem corrimão em forma de espiral. Vale a pena.  Ao chegar ao ponto mais alto, ficará frente a frente com a Estátua do Cristo Redentor, esculpida por José Rangel Sobrinho. Em 1924, no pedestal oco da estátua, foi construído um relógio de quatro faces, Do alto, oportunidade de se apreciar a bela vista da capital cearense. Por muitos anos era o local mais alto da cidade.

HOJE A NOITE DE GALA DO TURISMO BRASILEIRO

Carlos Casaes responsável
 pelo Catavento de Prata

        O turismo baiano está em festas, hoje. À noite, no Hotel Stella Maris, a “Gazeta do Turismo”, editada pelo jornalista Carlos Casaes, realiza um dos maiores eventos do turismo brasileiro, neste dia 27 que é o Dia Internacional do Turismo. É a “Noite de Gala do Turismo Brasileiro”, quando são distinguidas com o Troféu Catavento de Prata oito categorias, entre personalidades, empresas aéreas, e agências de viajem.
A noitada “black tie”, que uma tradição no turismo nacional, realizada desde 1976, reúne em Salvador cerca de 350 convidados, entre  autoridades, empresários e jornalistas de todo o País. É antecedida de um coquetel e, após a solenidade de premiação, haverá show artístico e um banquete.
Deve-se acrescentar que, dos 24 candidatos selecionados nas várias categorias, somente oito receberão o Catavento de Prata. Todos são homenageados, mas apenas os oito receberão o troféu, escolhidos que são, hoje, pela manhã, por um segundo júri especial.

EXPOSIÇÃO DE OBRAS DE ARTE SACRA DO VATICANO


Percorrer quase 2 mil anos de história  pelo  universo da arte cristã . Esta é a proposta da exposição Esplendores do Vaticano: Uma Jornada Através da Fé e da Arte,  que estreou no último final de semana de semana na capital paulista. A Oca do Parque Ibirapuera recebeu mais de 200 peças de arte sacra e objetos históricos, muitos dos quais nunca deixaram o Vaticano. Para a curadoria, mais do que contar a história da fé católica, a mostra evidencia as influências da obra cristã na arte ocidental.
A exposição é composta por 11 galerias. A primeira delas destaca a origem das expressões da arte cristã, que estavam ligadas aos atos de devoção a São Pedro, como por exemplo as velas votivas. Nesta área, o visitante pode ver também uma representação de como o túmulo do santo foi encontrado em 160 depois de Cristo (d.C.), inclusive com um fragmento arquitetônico da parede da sepultura, encontrado em 1941. Na sala seguinte, explora-se o tema da Idade Média e o período bizantino, quando Roma cresceu como cidade cristã. Um dos destaques da galeria, é um relicário em ouro e prata com ossos que, durante séculos, acreditou-se serem de São Pedro, São Paulo, São José, Sant'Ana, dentre outros santos. A terceira galeria é dedicada ao início Renascimento. Nessa área, destaca-se a obra Deposição no Sepulcro, de Giorgio Vasari.
O pintor Michelangelo, um dos autores das pinturas na Capela Sistina, ganhou uma galeria própria na exposição, na qual está exposta uma reprodução da obra Pietá. Uma das áreas que abordam a trajetória do pintor trazem a reprodução de andaimes utilizados para a pintura da capela, inclusive com reprodução de trechos da obra.
As demais salas da exposição mostram ainda objetos ritualísticos do catolicismo e o papel dos missionários da igreja. Objetos que retratam a trajetória do papado também têm destaque na mostra. O papa João Paulo II ganhou uma sala própria, ela traz um molde em bronze da mão do papa, que poderá ser tocada pelos visitantes.

FORTALECIMENTO DO TURISMO


Somente até hoje, Estados e municípios poderão inscrever seus projetos de eventos que contribuam para o fortalecimento do turismo. 
Já se inscreveram para participar da seleção 154 entes públicos, entre cidades e estados. Destes, muitos ainda não apresentaram projetos básicos, essenciais para o recebimento de recursos públicos. O ministério vai liberar R$ 7 milhões para atender a 35 projetos selecionados. Os eventos eleitos terão apoio financeiro de R$ 100 mil a R$ 400 mil.
Os recursos a serem liberados pelo Ministério do Turismo devem ser aplicados em ações para promoção do turismo, infraestrutura como banheiros públicos, palcos e segurança das pessoas participantes dos eventos. De acordo com a assessoria do ministério, os recursos não podem usados, por exemplo, para o pagamento de cachês de bandas para animar os eventos.
A data para a realização dos eventos tem de ser de 1º de dezembro deste ano a 17 de fevereiro de 2013, com pelo menos uma ação prevista no plano de trabalho executada em 2012. 

ARTESANATO DE PERNAMBUCO TEM VITRINE PERMANENTE


O Centro de Artesanato de Pernambuco, instalado no Armazém 11 ao lado do Marco Zero, no Recife (foto) , foi inaugurado pelo governador Eduardo Campos, na tarde da terça-feira passada. Com investimento de R$ 6,5 milhões e uma área construída de 2.511 m², o espaço, considerado o maior do segmento no Brasil, contará com 16 mil peças de 500 artesãos de todas as regiões de Pernambuco para comercialização, auditório climatizado com 120 lugares, área de exposições, Centro de Atendimento ao Turista – CAT com mostra permanente de obras premiadas na Feira Nacional de Negócios do Artesanato - Fenearte, setor administrativo, além do Bistrô & Boteco com capacidade para 400 pessoas.
Com projeto arquitetônico assinado por Carlos Augusto Lira, o equipamento traz também ambientes decorados para que o visitante possa visualizar a utilização de peças artesanais em espaços como estar, sala de jantar, quarto, entre outros, através de um olhar contemporâneo. A fachada voltada para a Torre Malakoff chama atenção com painéis pintados pelo artista grafiteiro Galo de Souza.
Oito consultores de venda bilíngues receberam capacitação em diversas áreas como cultura popular e técnicas de comercialização para bem atender os visitantes. Inglês, espanhol, francês e italiano são os idiomas dominados pela equipe. Ao lado do auditório foi montada uma galeria de arte para exposições temporárias, coordenada pela Secretaria de Cultura do Estado. 
O Centro também acolherá uma mostra permanente com peças premiadas da Galeria de Reciclados e Salão de Arte Popular da Fenearte, desde 2007. O complexo do Bistrô & Boteco, além de oferecer um cardápio recheado de opções da culinária, terá  um café e uma sorveteria.Também e  contará com um Centro de Atendimento ao Turista – CAT , da Empresa de Turismo de Pernambuco. 
O Cape é o segundo Centro de Artesanato de Pernambuco. Há nove anos, Bezerros conserva um museu e uma loja com acervo de sete mil peças de diversos municípios. Localizado às margens da BR-232, trata-se de um dos mais importantes pontos culturais e turísticos da região Agreste.

“FUSÕES, ALIANÇAS E REDE”,NO FESTURIS


O congresso do Festival do Turismo de Gramado traz nesta edição o tema “Fusões, alianças e rede – reciclando estratégias de gestão”. Nas manhãs dos dias 23 e 24 de novembro, no Centro de Convenções do Serrano Resort, os participantes do evento são convidados a prestigiar os painéis que abordarão uma série de questões que envolvem o trade turístico. A direção do Festuris e a ABAV DO Rio Grande do Sul  organizam os temas. O painel “Gestão no turismo – criatividade, liderança e motivação”, abre o congresso com a apresentação do presidente da Flytour, Elói D´Ávila, e mediação dos presidentes da Abavs nacional, Antônio Azevedo, e gaúcha, Rita Vasconcellos.
Entre os temas de painéis, “Estratégias de encantamento para conquistar clientes”, “A cultura como mote para estimular negócios”, “Marketing de experiência – nova tendência” e “Acessibilidade no turismo – um mercado de 25 milhões no Brasil”.
Para a diretora do Festuris, Marta Rossi, tem sido crescente a preocupação do mercado brasileiro com as fusões. 
CEARÁ  APRESENTA-SE NO FESTURIS - O Ceará é um dos destinos turísticos preferidos do Nordeste brasileiro.. O litoral é repleto de belas praias, variados atrativos, e turismo de aventura. O Monumento do Padre Cícero,  em Juazeiro, no Cariri,  é uma das opções  para quem deseja fazer turismo religioso. Para melhor orientar seus turistas,  o Estado divide suas atrações nos polos de Fortaleza, de Canoa Quebrada, do Cariri, de Jericoacoara, além dos excelentes destinos  do Centro (Quixeramobim e Quixadá), de Sobral e entorno  dos Maciços de Baturité e da Ibiapaba  possibilitando que o visitante escolha o que melhor lhe agrade.

FORTALEZA RECEBE O MASCOTE DA COPA



 Uma replica de 7 metros da mascote da copa ficará no centro da capital até dia 24 de outubro. Desde esta terça-feira 25, boneco inflável do tatu-bola está em frente à Coluna da Hora, na Praça do Ferreira, no centro de Fortaleza.
Objetivo é familiarizar a população com o mascote e votar nas opções de nome propostos pela FIFA. As opções são Amijubi, união das palavras amizade e júbilo, Fuleco, mescla das palavras futebol e ecologia e Zuzeco, junção da cor azul e ecologia. O resultado será divulgado no dia 25 de novembro

CONGRESSO DE RECURSOS GENÉTICOS


Cerca de 50 pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa participam do II Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos (CBRG) em Belém, PA. O evento, que começou na última segunda feira e vai até amanhã, é promovido pela Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG) e reúne professores, pesquisadores, empresários, estudantes, técnicos, produtores rurais, agências de desenvolvimento e representantes do setor político com o objetivo de discutir os avanços do conhecimento e o uso sustentável dos recursos genéticos, tendo como tema principal a "Amazônia: recursos genéticos e sustentabilidade". 
Paralelamente ao Congresso, acontecem também: o II Workshop de Curadores de Germoplasma do Brasil (24/09), coordenado pela Embrapa e pelo Instituto Agronômico de Campinas – IAC, e o Workshop da Rede Nacional de Recursos Genéticos Vegetais (25/09).

ROTA DO SOL SEMANAL 27/09/2012 - ISSUU