Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

CALEIDOSCÓPIO 23/11/2018

A MAGIA DO CIRCO - Este mês de novembro foi repleto de excelentes ofertas para o turismo do Ceará, incluindo a Capital e cidades do interior. Para nós, em particular, uma delas trouxe gratas recordações.  O 5º Festival Internacional de Circo do Ceará, com a participação de mais de 50 artistas/companhias do Brasil e artes circenses para públicos de todas as idades, nos
lembrou os “bons tempos” de criança e adolescente numa Fortaleza ainda engatinhando para se tornar a megalópole que hoje é.  Há! Como a cidade se mobilizava com a chegada dos grandes circos como o Stankowich, o Circo Nerino, o Circo Fekete, o Circo Garcis montados quase sempre na Praça do Pelotas, ao lado da Caixa D'água, atingindo o local em que é hoje o Instituto José Frota. Ou no vazio da Praça dos Voluntários, hoje ocupado por prédios da Polícia e do Palácio Iracema (atual Secretaria de Finanças da Prefeitura de Fortaleza).  Como fascinavam as exibições nos trapézios, no “Globo da Morte”! Como os palhaços divertiam não só a criançada mas os adultos também! Como chamava a atenção os números com animais exóticos para nós como os leões, os elefantes, os dromedários e até os kangurus, que lutavam boxe! A magia dos circos contaminava a todos, com cicatrizes maiores entre as crianças e jovens. Tempos marcantes, aqueles. Nos levam a recordar o saudoso Ataúlfo Alves, na sua obra prima “Meus Tempos de Criança”: “Eu não sei pra que que a gente cresce/ Se não sai da gente essa lembrança”.  Daí, na incerta estrada em que ando, nos meus quase, quase 93, é tristemente gostoso lembrar que “Eu era feliz e não sabia”...
UM CAMPEÃO COM PERSONALIDADE – Não há como escapar.  A nostalgia de bons momentos idos e vividos vem sempre à mente quando ocorrem fatos que nos levam a esses gostosos pensamentos. Mas, conosco – e penso que com muitos dos que se tornam “matusalém”, a paixão futebolística não arrefece. Vivemos sempre atualizados, com os sofrimentos e a alegrias se revelando com o passar dos anos. Por que não dizer que este 2018 não foi um ano de muita satisfação. O nosso “Fortaleza Sporting Clube”, justamente nas comemorações do seu centenário de fundação, conseguiu uma glória jamais alcançada pelos clubes nordestinos.  Com um atuação quase sempre positiva a partir das primeiras rodadas, sagrou-se campeão brasileiro da Segunda Divisão do Brasileirão. E o feito notável veio com duas rodadas antes do término do referido campeonato, que liderou a partir das rodadas iniciais. O sofrimento pelas tentativas frustradas de oito anos antes quando quase classificado não ascendia à Segundona. Em casa, em espírito estava na bonita festa da excepcional comemoração. Depois de tanta festa, dormi como um anjo. Mas nossa alegria só será completa se o mais ferrenho adversário do “tricolor de aço” do Pici, o Ceará Sporting Clube, conseguir manter-se. também, na primeira divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol. O “Ceará” é adversário aqui no nosso campeonato, mas é uma grande equipe e que honra o futebol cearense. Na Primeira Divisão, a rivalidade certamente continuará. Mas aí veremos com quantos paus se faz um jangada...   
FABULOSA FÁBRICA DE CERVEJA -  Os sócios da Fabulosa Fábrica de Cerveja, Guilherme e Mirna Dreher, receberam convidados na última terça-feira, 20, em festa de lançamento oficial do empreendimento. O evento foi realizado no próprio parque temático, com gastronomia assinada pela equipe do Downtown Pub, bar da Gram Bier.
A Fabulosa Fábrica de Cerveja, projeto inédito no país, promete surpreender turistas e visitantes. “Nessa mini fábrica, montada dentro de um cenário, iremos oferecer às pessoas uma experiência inédita, que aguça a curiosidade e torna o passeio inesquecível. Ao participar desta viagem no tempo, só restarão boas lembranças para todos”, explica Guilherme.
15,5 MIL TURISTAS À USINA DE ITAIPU - O movimento nos quatro dias do feriado prolongado da Proclamação da República superou a previsão do Complexo Turístico Itaipu, fechando em 6 mil visitantes a mais do que o projetado.
Os atrativos da usina de Itaipu Binacional receberam 15.526 visitantes durante os quatro dias do feriadão da Proclamação da República, de quinta-feira (15) a domingo (18). Os números da visitação foram melhores do que o esperado. A visitação superou em 60% a expectativa do Complexo Turístico Itaipu (CTI), que projetava receber 9,5 mil visitantes nos quatro dias.
Durante o feriadão, o CTI ampliou os horários de saída para a Visita Panorâmica, a com maior procura turística. O esquema foi bem-sucedido: apesar dos 6 mil turistas a mais e da lista de espera, o atendimento foi
tranquilo e comemorado pelas equipes do Turismo Itaipu. Como, em 2017, o 15 de novembro caiu em uma quarta-feira, não houve feriado prolongado no período, um motivo a mais para celebrar o resultado de agora.
O movimento dos últimos feriados tem ajudado a impulsionar os dados de visitação à Itaipu neste ano. Desde 1º de janeiro, foram 516.825 visitantes, isso apenas do lado brasileiro de Itaipu, com acesso pelo CTI.
Deste total, 329.255 pessoas fizeram a Visita Panorâmica.

CEARÁ CONSOLIDANDO IMAGEM TURÍSTICA

Em nossa opinião, comungamos com a solicitação de alguns representantes do trade turístico, de ser necessário divulgar mais o turismo de eventos (negócios), visto tratar-se de um segmento importante, economicamente, para empresários, funcionários, os cofres do Estado e a população, considerando-se o fato de turistas de eventos gastarem, comprovadamente, mais do que os de lazer. Necessário se faz ainda desenvolver o turismo cultural, mediante a promoção de peças teatrais, shows artísticos e outras modalidades da cultura cearense e a gastronomia regional, se possível, diariamente, tornando a capital cearense uma cidade mais atraente e festiva. 
A Imprensa, de modo geral, e as mídias sociais vêm fazendo ampla cobertura do “Boom” turístico cearense, mormente pelo funcionamento do Hub (Centro de Conexões),  da Air France/KLM/GOL, apontando-o como o maior do Brasil, fora do eixo Rio-São Paulo. Quanto a nós, desejamos que seja não somente o maior e, sim, o melhor, o que é mais importante. É, minha gente, que ser grande e não funcionar, satisfatoriamente, jamais poderá ser motivo de orgulho e de contentamento para quem utiliza o terminal aeroviário internacional Pinto Martins (Não aceitemos o fato de a Fraport excluir o nome do imortal Pinto Martins, aviador cearense, nascido em Camocim-CE).
Já comentamos, no jornal Rota do Sol Turismo, que a Fraport, empresa alemã, gerindo o Internacional aeroporto Pinto Martins, tem a obrigação de torná-lo moderno e funcional (em tudo),  tanto interna, quanto externamente, em termos de infraestrutura e prestação de serviços. E, agora, com mais responsabilidade, pela razão acima mencionada: o funcionamento do Hub, que está ativando, em cadeia, diversos segmentos do turismo, na capital e no interior, sobretudo em Jericoacoara, depois de voos nacionais da Gol.
Para sermos sincero, gostamos das opiniões de autoridades e representantes do trade turístico local, todos afirmando tratar-se de um momento relevante e inesquecível, com o aumento de voos internacionais a Fortaleza e a Jericoacoara, provavelmente, mais tarde, quem sabe, ocorrendo o mesmo no aeroporto de Aracati. O certo, minha gente, é que a largada foi dada e, daqui para frente, os responsáveis, pelo Hub Air France/KLM e Gol, incluindo a empresa alemã Fraport, devem trabalhar, de forma profissional, transparente, ética e com a vontade política, com vistas a realizar o melhor para o engrandecimento e a consolidação da denominada “Indústria sem chaminés” em plagas cearenses.
Na oportunidade, lembramos que, se estrangeiros chegam, em maior número, para conhecer o que há de belo, útil e agradável, em Fortaleza e em outras localidades interioranas, há necessidade (isso foi dito pelo secretário estadual do turismo do Ceará, Arialdo Pinho), em uma das reuniões, com o trade turístico, presidida pela atual presidente da ABEOC-CE e da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos, na Agência do Desenvolvimento do Ceará (Adece), atuante e competente Enid Câmara, que os empresários do ramo, precisam capacitar seus trabalhadores, inclusive incentivando-os a fazer cursos de, pelo menos, dois idiomas, Inglês e Francês. 
Recomendou, também, Arialdo Pinho, que é preciso cuidar, também, no tocante ao saneamento básico, pois turistas estrangeiros e nacionais não querem visitar polos turísticos, nos quais sejam presenciados esgotos a céu aberto, águas poluídas de rios, açudes, lagos e lagoas e de mares, sem falar de sujeira, em ambientes públicos e da iniciativa privada. Problema sério é a presença de crianças e adolescentes drogados, trabalhando como flanelinhas, às vezes, praticando assaltos a pedestres e a passageiros de veículos. 
Encerrando o artigo desta semana, afirmamos que o potencial turístico do Ceará e sua hospitaleira capital possuem, não apenas lindas e ensolaradas praias, bem como paisagens belíssimas, com climas agradáveis, nas regiões serranas (Planalto da Ibiapaba, Chapada do Araripe, Chapada do Apodi, Maciço do Baturité, para citar as principais). Frise-se que, nos sertões cearenses, embora com temperaturas elevadas, e escassez de água, sobretudo, em épocas de secas, há atrativos turísticos, que merecem ser visitados também.
Por último, os parabéns à prefeitura de Fortaleza, na pessoa do titular Roberto Cláudio, e do secretário do Turismo de Fortaleza, hoteleiro Régis Medeiros, pela necessária e oportuna iniciativa de colocar em circulação, em alguns pontos turísticos da “Loira Desposada do Sol”, dois ônibus turísticos, de dois andares, percorrendo, diariamente, os principais pontos históricos e culturais de Fortaleza. Assim, a Prefeitura visa acelerar o processo de desenvolvimento sustentável do turismo fortalezense. Agora, uma sugestão: que tal posicionar policiais da Guarda Municipal ou da Polícia Militar do Ceará nos locais de subida e descida de turistas e nativos?

FESTURIS – O MAIOR EVENTO PRIVADO DO TURISMO BRASILEIRO

É extremamente gratificante para quem, há seguramente 30 anos, vem sendo testemunha de uma ação ousada, na sua origem, e extremamente vitoriosa na sua consequência. Em 1989 estivemos integrados àquela comunidade que acreditou no ousado ideal de duas garotas que saíram do seu anonimato para, ao longo de uma luminosa e colorida estrada, construir uma obra para a qual toda a adjetivação é dimensão pequena.
MARTA ROSSI e SILVIA ZORZANELLO, então, já iniciadas nos meandros da, ainda, insipiente atividade econômica do turismo, através da hotelaria, sonharam em colocar a cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, no mapa internacional dos grandes acontecimentos.
Não somente ousado mas extremamente corajoso o sonho acalentado que, logo após, iniciou a ganhar contornos de realidade. Da ideia à consecução, nasceu o FESTURIS – Festival de Turismo de Gramado. De comêço, nos limites estreitos, evidente, da área que conseguiram alcançar. 
A excelência da execução, no entanto, aliada ao arrojo e à competência, foram vencendo etapas. Inicialmente para alcançar os limites da própria nação brasileira. Mas, logo após, a ambição de conquista do espaço global. Já buscando aliar à presença do Merco Sul e da própria Sulamérica, o impulso para alcançar o ultramar.
Portugal foi a natural busca pela expansão. Aos poucos, atraídos pela excelência da oportunidade ensejada, um a um os países europeus e das Américas Central e do Norte foram chegando. Imitados, na sequência, pelas nações da África e da Ásia, desde o Médio ao Extremo Oriente. E logo, logo, o que se limitou ao acanhamento de um espaço delimitado, foi expandindo, com a coragem e a inteligência, uma visão sem limites.
Já as duas garotas, seguramente amadurecidas pela caminhada, construíam em torno uma estrutura que venceu desconfianças e incertezas, desde as próprias limitações de Gramado, estendendo-se ao próprio Rio Grande do Sul e a toda a nação. Conquistaram a confiança das autoridades que aos poucos, começaram a apostar na ideia posta verdade.
Nem sequer um acidente de percurso gerou fraqueza, debilidade: o falecimento de SILVIA ZORZANELLO. Diante da realidade, MARTA ROSSI assumiu a responsabilidade de dar continuidade ao projeto que fôra de ambas. Ao seu lado, agregou a presença do seu filho e do filho da SILVIA, MARCOS E EDUARDO, depositários que são da mesma garra, do mesmo ideal e de idêntica competência. E o projeto não sofreu solução de continuidade.
Ano a ano nova conspiração para a inserção de projetos novos. Cada um, na sua dimensão, já surgindo com o toque da genialidade e do sucesso. Vale, indispensavelmente, registrar que em torno dos mentores maiores constituiu-se, nestes 30 anos, uma equipe extremamente dedicada e competente. Na qual nos permitimos destacar, como exemplo e por ser vinculado à nossa área profissional, o responsável pela comunicação, FLÁVIO PRESTES.
Mas, muito mais do que quaisquer considerações consequentes da experiência pessoal, os números estatísticos falam para além dos resultados que estão sendo alcançados nestes 30 anos de FESTURIS. Vejam, então, o que a pesquisa promovida, mais uma vez, pelos estudantes da Univedsidade de Caxias do Sul, revela.
- Em 2018, a 30ª versão do FESTURIS – Festival de Turismo de Gramado gerou R$30 milhões de negócios.
- Este ano o Festival acolheu cerca de 15.000 participantes entre os diversos empresários e profissionais.
- Foram nada menos do que 65 destinos internacionais presentes ao Festival.
- O impacto econômico para a Região das Hortências constirtuiu-se em R$20 milhões.
- O número de expositores deste ano teve um acréscimo de 5%.
- A área total ocupada pela Feira de Negócios, no Sierra Park, alcançou 24.000 m².
- Entre palestras e workshops, este ano alcançou um volume de 250 ações.
- Estiveram realizando a cobertura do evento cerca de 450 jornalistas e influenciadores digitais do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru, Espanha Portugal e Estados Unidos.
- Mais de 250 agentes de viagens participaram do Meeting Festuris, uma das tantas ações do evento.
- Uma das muitas novidades foi a realização da “Viagem pela Cultura Gaúcha e Costumes” que, por sinal, aconteceu em parceria com a CVC.
Um evento que merece destaque foi a homenagem que o FESTURIS prestou a um veterano profissional do turismo da maior envergadura, que construiu uma bela história no país: Hélio Lima Duarte, com o Projeto Gralha Azul. Aconteceu com o platio de mudas de Araucárias nos jardins do Hotel Master Gramado.

URUGUAI - TRÊS DESTINOS IMPERDÍVEIS PARA DESCANSO E REFLEXÃO

Com a chegada do fim de ano, tempo propício a boas viagens,  o Uruguai, país ao qual o Brasil está literalmente colado, oferece cantos que são uma excelente aposta para se passar momentos agradáveis, que revigora e dá vontade de ficar. 
O turismo de bem-estar vem conquistando mais adeptos anualmente. Segundo a Global Wellness Summit, essa categoria de destino se expande 50% mais rápido que a indústria global do turismo. Esse turismo traz consigo algumas tendências como a culinária saudável, diferentes experiencias gastronômicas, passeios por trilhas no meio da natureza, meditação, ioga, termas e eco parques são algumas delas.  
 ECOPARQUE - A dois quilômetros da cidade de Trinidad, no departamento de Flores, nasce o primeiro Ecoparque do Uruguai, na reserva ecológica Dr. Rodolfo Tálice. Um espaço de lazer e educação de 75 hectares, criado para comemorar a coexistência harmoniosa entre as pessoas e a natureza. Na reserva habitam 1.500 animais de 120 espécies, dois safáris de ônibus elétricos, circuito de carro para crianças, circuito de pedalinho no lago artificial do lado da ilha dos macacos, sala audiovisual, praça de alimentação e lojas são as muitas ofertas para estar em pleno contato com a natureza.
CENTRO DE BUDISMO - No departamento de Lavalleja está o Centro de Budismo Tibetano Vajrayana. Localizado no ponto mais alto da Serra das Ánimas é um lugar único que faz parte do conjunto de templos budistas da América Latina. Lá são realizados ensinamentos em espanhol. O edifício conta com 6 andares que começaram a ser construídos em 2000 e onde se distribuem diversos salões de meditação, quartos para os seguidores e um andar para o lama residente. 
Construído no estilo butanês oriental e tibetano com pedras locais, abençoadas uma por uma com um mantra, os apartamentos dos residentes contam com banheiros compartilhados, e quartos muito confortáveis e aconchegantes. Também estão os quartos destinados aos “golands”, pessoas que decidem fazer um retiro de anos, meses e/ou semanas sem ver nem ser vistos por ninguém. 
O templo oferece diferentes cursos para todas as pessoas que queiram participar, assim como retiros espirituais com diferentes finalidades ou queiram apenas viajar. Para todos estes programas é necessário entrar em contato por e-mail e solicitar a visita. Não adianta chegar de surpresa, pois os portões são fechados.
EM PAYSANDÚ - As Termas de Almirón, localizadas em Paysandú, possuem origem marinha e são as únicas de água salgada existentes na região, possuindo importantes propriedades curativas e de relax. O complexo termal Almirón é rodeado de uma paisagem de colinas onduladas, pequenos bosques destinados à prática do ecoturismo e riachos para aproveitar da pesca ou do turismo aventura.
Hospedagem em cabanas, ou hotéis, campings com churrasqueiras, e quadras de futebol e paragens, completam os serviços para desfrutar totalmente dessas termas que contam com cinco piscinas de diferentes profundidades no parque inteiro, duas delas cobertas e uma de água fria. Aqui existem diversas opções de hospedagens.
Além das dicas acima, para aqueles que curtem pedalar a pratica do esporte é bem frequente por lá, já que o país em sua maioria é plano ou ondulado, tem gente que cruza de Cabo Polônio a Colônia Del Sacramento em Bike. Uma dica que não tem erro é pedalar por uma das queridinhas do país: Carmelo. A cidade parou no tempo e tem grande potencial para boas pedaladas entre vinícolas e cidade.
A pé ou em bicicleta a paz e segurança do país deixarão saudades e um gostinho de quero mais.

MUSEUS DE ARTE NO ALENTEJO EXIBEM OBRAS FAMOSAS

A arte é um dos maiores interesses dos turistas que vão à Europa, justamente pelo continente guardar algumas das obras mais famosas de todos os tempos. No Alentejo, em Portugal, não é diferente. Seus pequenos museus têm diversos tesouros para os amantes da arte. Vejamos  quatro referências:
Museu de Évora - Este é o principal museu da cidade mais importante do Alentejo. Com mais de cem anos de história, conta com 19 painéis de temas religiosos que são a menina dos olhos do acervo. No total, há mais de 20 mil objetos, entre pinturas de artistas como Francisco Henriques, Garcia Fernandes e Avercamp, estátuas romanas, entre outros.
Fundação Eugénio de Almeida -Instalado no antigo Palácio da Inquisição, quase de frente do Museu de Évora, o Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida é focado em arte contemporânea, apresentando diversas exposições de manifestações artísticas e culturais, além de investir em uma programação educativa, com debates e visitas guiadas, muitas vezes com o próprio criador das obras.
Museu de Elvas - A cidade de Elvas é lar do MACE, um museu que possui, em seu acervo permanente, seiscentas peças da Coleção António Cachola, com obras de artistas portugueses que incluem desenho, gravura, pintura, escultura, vídeo, fotografia e instalações.
Museu da Tapeçaria - Localizado em Portalegre, próximo à fronteira com a Espanha, este museu se dedica às tapeçarias locais, que utilizam o chamado Ponto de Portalegre. São trabalhos belíssimos e originais feitos em lã. Há também exposições temporárias de artistas nacionais e estrangeiros, principalmente aqueles que utilizam a tapeçaria Portalegre de alguma maneira em sua expressão artística.

MISSA NO CATUSSABA EM MEMÓRIA DE EDMUNDO LEMOS

Edmundo Lemos
Por iniciativa da família Jatahy Fonseca, liderada por Dona  Mariah, e com a participação dos filhos, foi rezada ontem à noite, em Salvador, na capela do Resort Catusssaba, uma missa em memória do jornalista baiano Edmundo Magno da Silva Lemos, com a presença de grande número de amigos e companheiros.
Cerca de meia centena de pessoas do vasto círculo de amizades de Edmundo prestigiaram a iniciativa do CATUSSABA, que engalanou a sua capela para homenagear o amigo que faleceu no dia 15 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, e completaria 76 anos no dia 22 de novembro, dia de Santa Cecília.
Em nome da família Jatahy Fonseca,, falou Dona Mariah, depois do que usou da palavra  o jornalista Carlos Casaes, pela sua família e da Confraria Nacional dos Jornalistas de Turismo. Também o jornalista Gorgônio Loureiro se expressou saudoso, em nome da Abrajet-Bahia, com bom número de seus associados  prestigiando a solenidade religiosa.
Ao final da missa, a cadeia de hotéis Catussaba proporcinou um coquetel como forma de se confraternizar com todos os presentes, evocando a alegria que foi uma constante na vida de Edmundo Lemos

ABIH-CE COMEMOROU O DIA NACIONAL DO HOTELEIRO

A Diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH/CE, através do presidente Eliseu Barros, recebeu seus associados ontem, dia 22, às 13h, no Hotel Gran Marquise, para seu tradicional almoço mensal de trabalho, comemorando o Dia Nacional do Hoteleiro, ocorrido no último 09 de novembro. 
Na ocasião, o Secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, fez uma explanação sobre as ações de promocionais da SETUR para o ano que se finda e as expectativas para 2019. 
A Entidade aproveitou a oportunidade, e fez a entrega de uma placa de agradecimento ao secretário Arialdo, pelo excelente trabalho à frente da SETUR e pelas inúmeras ações comerciais em parceria com a Entidade. 
Ainda na pauta, foram entregues as doações referente ao café da manhã, campanha social que a ABIH-CE realiza desde 1997, para as entidades: Centro de Construção da Cidadania – CCC e Fundação Franklin Roosevelt.

COMEÇOU A TEMPORADA DE CRUZEIROS - SETE NAVIOS NAVEGAM PELO BRASIL ATÉ MARÇO DE 2018

Costa Favorosa
A temporada de cruzeiros 2018/2019 começou oficialmente na última segunda-feira, 19, em Salvador. Até abril de 2019, sete embarcações navegarão por aqui: MSC Seaview, MSC Poesia, MSC Fantasia e MSC Orchestra, Costa Favolosa, Costa Fascinosa e Pullman Sovereign.
Segundo levantamento da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, está prevista a oferta de 500 mil leitos na temporada, número 15% acima do período 2017/2018, e 545 escalas em alguns dos destinos mais desejados do Brasil, como Rio de Janeiro, Santos, Búzios, Salvador, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Balneário Camboriú, Portobelo, Cabo Frio, Recife, Angra dos Reis, Maceió, Ubatuba e Fortaleza. 
A estimativa é que esse período de cruzeiros tenha um impacto na economia brasileira acima de R$ 2 bilhões, considerando 15% de aumento no total de viajantes embarcados, em relação à temporada anterior de 2017/2018, que injetou mais de R$ 1,792 bilhão na economia nacional. 
OS NAVIOS DA TEMPORADA – os  navios que estão na temporada são os seguintes: 
COSTA FASCINOSA-  A temática do Costa Fascinosa é baseada nos filmes clássicos e seus protagonistas. Logo no átrio (entrada principal), chamado de Amarcord Atrium, os hóspedes se deparam com um cenário inspirado no clássico de Federico Fellini, decorado com cores quentes e lustres em forma de diamantes. A área externa é dedicada ao filme “E o Vento Levou”. O cassino leva o nome "The Millionaire Casino”, em homenagem ao filme “Quem Quer Ser um Milionário”. Tem ainda seis mil metros quadrados de Samsara Spa (com academia, termas, piscinas e talassoterapia, salas de tratamento, sauna, banho turco, solarium de raios UVA, cabines e suítes); Cinema 4D.
COSTA FAVOLOSA - O navio tem como tema decorativo o universo fantástico de um conto de fadas. Sua atmosfera lembra um castelo encantado. O clima lúdico envolve os hóspedes assim que sobem as escadas do navio, começando no átrio decorado com granito, pedras preciosas e cristais. Seu design interior é assinado pelo renomado arquiteto americano Joseph Farcus e segue inspiração das grandes obras de arte do mundo, dos grandes palácios, museus, dos mitos a serem descobertos, como a galeria dos espelhos do Palácio de Versailles (França), o Palácio Imperial da Cidade Proibida em Beijing (China) e o Circo Massimo de Roma (Itália).
MSC FANTASIA - Com 333,3 metros de comprimento, 66,8 metros de altura e capacidade para 4,3 mil hóspedes, o navio possui 27 mil m2 de áreas comuns com cinco piscinas, sendo uma com teto retrátil, tobogã, 12 hidromassagens, teatro com shows ao estilo Broadway para mais de 1.500 pessoas, 21 bares e lounges, discoteca, cinema 4D, simulador de Fórmula 1, sala de vídeos games, centro de esportes, MSC Aurea SPA, kids club em parceria com a Lego e Chicco, academia equipada com aparelhos de última geração da Technogym – líder mundial no mercado de bem-estar, salão de beleza, discoteca e lojas.
.MSC POESIA - Com 293,8 metros de comprimento, 59,4 metros de altura e capacidade para 3,2 mil hóspedes o navio possui uma infraestrutura igualmente completa. A bordo da maravilhosa embarcação, os viajantes encontrarão três piscinas, quatro hidromassagens, 16 bares e lounges, discoteca, teatro com shows ao estilo Broadway, MSC Aurea SPA, academia com equipamentos de última geração da Technogym, kids club em parceria com a Lego e Chicco, quadra poliesportiva, lojas, sala de jogos e minigolf. 
MSC SEAVIEW - Com 323 metros de comprimento, 72 metros de altura e capacidade para 5,3 mil hóspedes, o meganavio foi inspirado em um inovador conceito de residencial de praia e proporcionará aos viajantes uma experiência mais próxima do nível do mar, com uma promenade de 360°, na altura do deck 8, que atuará como uma animada área de lazer, com bares, restaurantes, lojas, passarelas com piso de vidro e muito mais. No quesito gastronômico, além dos dois buffets abertos 20 horas por dia, o transatlântico conta com outros nove restaurantes à la carte, sendo seis de especialidades, entre eles o Ocean Cay by Ramon Freixa, primeiro restaurante em alto mar do premiado chef espanhol, e o Asian Market Kitchen by Roy Yamaguchi, que é o segundo restaurante em parceria com o chef pan-asiático.
PULLMAN SOVOREIGN (SOBERANO) - O imponente Soberano é o único navio da temporada brasileira que funciona no sistema “Tudo Incluído”, com bebidas alcoólicas e não alcoólicas à vontade. A maioria dos itinerários são cruzeiros de quatro noites para Búzios ou Balneário Camboriú. Essas viagens curtas são ideais para quem quer experimentar um cruzeiro ou para quem não tem muitos dias de folga.
A embarcação proporciona várias opções de entretenimento, para públicos e gostos diversos. Os jovens podem se esbaldar na sala de jogos e na quadra esportiva, já que a criançada e os adolescentes têm um animado espaço exclusivo para eles. Quem gosta de agito se diverte nos bares. À noite, os hóspedes se entretêm no teatro com espetáculo ao estilo da Broadway, no cassino e na discoteca do navio. O spa é um refúgio de quem deseja relaxar e cuidado do corpo e da alma. Ainda é possível desfrutar de momentos calmos na hidromassagem e no salão de beleza

REIVINDICAÇÃO MAIS DO QUE JUSTA - LÍDERES PEDEM A PERMANÊNCIA DO MINISTÉRIO DO TURISMO

As principais lideranças do turismo no Brasil aprovaram, por unanimidade, na última terça-feira (20), documento que recomenda ao novo governo a manutenção do Ministério do Turismo como "pasta única, exclusiva e forte para dar as respostas necessárias ao mercado e liderar o novo ciclo de crescimento do país, como já ocorreu com o agronegócio". A moção de apoio será entregue aos representantes do governo de transição, em Brasília. O balanço da atual gestão também entrou na pauta da 53ª reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT) realizada no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC). Também por unanimidade foi aprovada a entrada da Associação Brasileira das Ilhas Turísticas (Abitur) no CNT.
Na lista de conquistas do MTur foram apontados o aumento de 39% do pedido de vistos após o e-Visa, a atração de empresas aéreas especializadas em passagens de baixo custo como a Sky Airline e Norwegian, o empenho de R$ 450 milhões para obras estratégicas de infraestrutura e a disponibilização de R$ 410 milhões para micro empresas pelo Fungetur, além dos R$ 3,8 bilhões em projetos apresentados ao Prodetur e a inscrição, até o momento, de 25 mil pessoas no curso de qualificação Brasil Braços Abertos (BBA).
CAMPANHA - A nova campanha do Ministério do Turismo trabalhará em duas frentes: as belezas e atrativos turísticos dos parques nacionais e o potencial do setor de viagens para a criação de empregos e, consequentemente, promover o desenvolvimento econômico do Brasil. Para mostrar toda a beleza do país considerado número um em atrativos naturais segundo o Fórum Econômico Mundial, a Pasta convidou influenciadoras digitais para conhecerem as unidades da Chapada dos Veadeiros (GO) e Itatiaia (RJ) e registrarem suas impressões. Os vídeos serão disponibilizados em dezembro nas redes do MTur. (Com o MTUR)

REPASSE DAS LOTERIAS - BENEFICIADOS A CULTURA, SEGURANÇA PÚBLICA E ESPORTES

Senador Flexa Ribeiro, o relator
O Senado Federal aprovou na noite de quarta-feira (21) a Medida Provisória (MP) 846/2018, que garante repasses da arrecadação de loterias para o Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Fundo Nacional de Segurança Pública e o Ministério dos Esportes. De acordo com a MP, serão destinados ao FNC, em 2019, 2,91% do percentual de arrecadação das loterias de prognósticos numéricos, como Mega Sena e Quina; além de 1% das loterias esportivas e 0,5% da Loteria Federal. O fundo também receberá 0,9% da arrecadação com a Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex) – percentual alterado pelo Senado em relação ao texto da MP original, que previa 0,4%.  
Assim, espera-se que o FNC receba, anualmente, cerca de R$ 444 milhões de reais em recursos das loterias. O valor é R$ 2,4 milhões superior ao previsto no cenário anterior à medida (veja tabela). Para que a MP passe a valer, o presidente da República, Michel Temer, deve sancioná-la ou vetá-la em até 15 dias.
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, que teve participação ativa nas negociações para elaboração da MP 846, comemorou a aprovação. O ministro ressaltou a importância de que os recursos de fato cheguem ao setor, já que há vários anos os repasses para o FNC vêm sendo alvo de contingenciamento. 
Em agosto deste ano, a edição da MP 846 pela Presidência da República modificou a MP 841, que retirava recursos das área da cultura e do esporte. A nova MP foi assinada em julho e aprovada pela Câmara dos Deputados na terça-feira (20). Com a aprovação no Senado, segue para sanção do presidente da República. (Com o MINC).

DÉGAGÉ COMEMORA 18 ANOS COM NOVOS DESAFIOS

A conceituada empresa Dégagé atingiu a maioridade. Tudo começou em 2000, chegada do novo milênio, quando as jornalistas Eugênia Nogueira e Sonia Lage resolveram enfrentar novos desafios na vida profissional após passarem pelos grandes veículos de comunicação do Ceará.
Somada à experiência, as jornalistas que fizeram na infância balé e francês, inspiração para o nome da empresa, apostaram no profissionalismo para imprimir uma marca no ramo de assessoria de imprensa do Estado. Uma com expertise na área do comércio e outra no setor cultural. Essa união garantiu à Dégagé uma posição de destaque e de referência.
Em 18 anos, todos sabem: é hora de desbravar o mundo. Por isso, Eugênia e Sonia resolveram apostar em marketing digital, novo motor da comunicação, e formaram uma equipe de jovens talentos. Vêm grandes novidades aí.
A EMPRESA – Os profissionais que compõem a Dégagé sãos os seguintes
Assessoria de Imprensa: Ana Clara Jovino, Arthur Gadelha, Eugênia Nogueira, Kyara Aires, Luana Sampaio, Sonia Lage e Viana Júnior.
Marketing Digital: Pedro Henrique Pontes e Romário Rocha.
Clipping: Aline Oliveira, Beatriz Coelho, Cláudia Alencar,  Ederson Ripardo, Hermano Rodrigues, Mariana Martins, Melquisedeque Rodrigues e Sarah Coelho.
Administrativo: Fernando Cysne.

ALVARÁS DE FUNCIONAMENTO - SUSPENSA A COBRANÇA DA TAXA DE RENOVAÇÃO EM FORTALEZA

A desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), determinou que o Município de Fortaleza suspenda a cobrança da taxa de renovação de alvarás de funcionamento de microempresas e de empresas de pequeno porte da capital de Ceará. A decisão também diz que a Prefeitura de Fortaleza também não poderá negativar os dados das empresas no rol dos devedores, interditar estabelecimentos ou impor obstáculo ao funcionamento delas. Em caso de descumprimento, fixou multa diária de R$ 2 mil. A decisão foi proferida nessa segunda-feira (19/11).
Segundo Taiene Righetto, diretor-executivo da Abrasel no Ceará, para a "nova cobrança" deixar de existir definitivamente, é preciso uma decisão em segunda instância favorável a uma causa coletiva do setor produtivo na cidade. "Inclusive já entramos com uma ação conjunta com a Fecomércio", diz.  Para o executivo, a ideia é que com as primeiras decisões individuais favoráveis aos empresários, outras ações em segunda instância tomem o mesmo rumo. "É o feito dominó, quando a primeira peça caí, as outras caem também. Sem dúvida é o começo de nossa vitória", diz. (Clipping Abrasel Nacional, com informações do portal Ceará Notícias).

HOJE A ABERTURA - O CEARÁ NATAL DE LUZ VEM COM NOVIDADES EMPOLGANTES

Começa hoje, 23, às 17 horas, com um grande espetáculo na Praça do Ferreira, a 22ª edição do Ceará Natal de Luz, abrindo com chave de ouro os festejos natalinos em Fortaleza. O grande evento este ano está com uma programação empolgante e que tem tudo para encantar cearenses e turistas. A programação segue até o dia 23 de dezembro em mais dois pontos da capital cearense, a Praça Portugal, no bairro Aldeota, e o Cineteatro São Luiz, também no Centro.
Mais uma vez, o Ceará Natal de Luz é realizado pela CDL de Fortaleza, Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e Ministério da Cultura. Inspira-se o evento na Campanha da Fraternidade, que tem como tema este ano de 2018  “Fraternidade e superação da violência” para promover uma cultura de paz, de reconciliação e de justiça. Com o lema “Somos luz. Somos da paz”, o Ceará Natal de Luz busca reavivar o sentimento do amor e da ética para superar a violência.
Como ocorreu com êxito no ano passado, a neve marcará presença hoje na festa de abertura do Natal de Luz, na Praça do Ferreira, e em outros momentos da festividade. As surpresas não param por aí. O Papai Noel promete uma chegada em grande estilo no coração de Fortaleza.
Além de comemorar a chegada do “Bom Velhinho”, evoca-se o nascimento do Menino Jesus, trazendo muita luz a todo o povo cearense. Crianças e adultos serão contagiados com o sentimento de paz e atos de gentileza durante a apresentação com bailarinos e a atores assinada pela Blitz Intervenções, uma verdadeira fábrica de personagens natalinos.
ATRAÇÃO QUE SE RENOVA - Como já é tradição, o Coral da Luz, formado por 130 crianças e adolescentes, é uma das atrações mais esperadas. Os meninos e meninas vão cantar hinos e músicas natalinas durante 30 dias, pontualmente às 18 horas, das sacadas do Hotel Excelsior, primeiro “arranha-céu” ainda de pé da Capital cearense. Neste ano, o cantor, multi-instrumentista e compositor Ítalo fará uma apresentação especial com os meninos e meninas do Coral.
SHOW DE ABERTURA - Para fechar a noitada deste 1º dia do Natal de Luz, haverá o show do compositor, músico e produtor cearense Raimundo Fagner. Com um pé no seu passado de glória e outro no futuro, o artista condensou no roteiro do seu show atual as músicas e os passos mais decisivos das quatro décadas de consagração popular, tomando como ponto de partida o lançamento de primeiro cultuado álbum, Manera fru fru, manera (Último pau-de-arara) e até algumas músicas do CD Pássaros Urbanos, lançado em 2014.  “Noventa por cento das músicas do roteiro são composições conhecidas”, adianta Fagner.
O Ceará Natal de Luz conta com a direção artística do Maestro Poty, apelido carinhoso do músico Potiguar Fernandes Fontenele, que conquistou o Ceará, o Brasil e o mundo, ao longo de sua carreira iniciada ainda aos 15 anos de idade, quando no curso de Tecnologia em Estradas, se engajou no coral da Escola Técnica do Ceará, hoje, IFCE.
AS ÁRVORES E O CINE-TEATRO SÃO LUIZ  - A decoração do Natal de Luz é uma atração à parte. Hoje, serão acesas as luzes das árvores da Praça do Ferreira (25 metros) e da Praça Portugal (36 metros). A assinatura do projeto é do escritório Denise & Pablyto Arquitetura e Comunicação e, como acontece todos os anos, homenageia símbolos da cultura regional.
Neste ano, aniversário de 60 anos do Cineteatro São Luiz, a riqueza da arquitetura do edifício cede seus pomposos detalhes no estilo art-déco à decoração do Ceará Natal de Luz. As formas geométricas e lineares são traços marcantes no interior do cine. Os arabescos de seus corrimões e grades, as pétalas de seus rebuscado teto e seus imensos lustres de cristais foram referências inspiradoras para a concepção do design das árvores de Natal.
Composta por duas árvores concêntricas, em lycra branca, tendo sua forma interna similar aos sinos de Natal e a externa com entrançados em arabescos, formando grandes disco de pétalas. Um conjunto visual de muito brilho, com desfecho imponente, tendo em sua base maior uma cascata luminosa transformando-se em um imenso lustre natalino.
REPETE-SE A CAMPANHA - A campanha pelo verde que troca garrafas plásticas por mudas, contribuindo com a redução dos problemas climáticos, será uma dessas ações. A iniciativa que teve início em 2007 tinha a meta de plantar 1 milhão de árvores até 2017, mas a marca foi alcançada três anos antes, em 2014, quando foi fincada uma muda de pau-brasil na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. Entre as espécies distribuídas, mudas de caju, acerola, goiaba, palmeira, noni, sapoti, pitanga, ata, graviola, manga, açaí e ipê. Para 2018, a previsão é distribuir 100 mil mudas.
PROGRAMAÇÃO – Será esta programação a ser desenvolvida hoje no início do Ceará Natal de Luz: 
17h - Big Band Unifor com tenor Franklin Dantas e soprano Samira Denoá. 17h40 -  Plantio simbólico de muda e homenagem a Seuma. 17h45 Apresentação teatral da Blitz Intervenções: “A Sagrada Família”. 17h55 - Acendimento das luzes da árvore de Natal. 18h - Projeção mapeada na fachada do Cineteatro São Luiz. 18h15 -Chegada do Papai Noel.. 18h20 - Apresentação teatral da Blitz Intervenções: “Chegou o Natal”. 18h30 - Papai Noel no palco com o Coral Angelus. 18h40 Entrega da chave da cidade. 18h45 - Apresentação do Coral da Luz com Ítalo. 19h30 - Show do Fagner. 

CAIXA IRONMAN 70.3 FORTALEZA - MIL ATLETAS DE 19 PAÍSES EM DISPUTA NA PRAIA DE IRACEMA

A temporada 2018 da série de eventos do Circuito IRONMAN no país terá um fim em grande estilo. O CAIXA IRONMAN 70.3 Fortaleza, quinta e última etapa de 2018, será no próximo domingo, dia 25, na Praia de Iracema, no Aterro, reunindo 1000 triatletas de 19 países. A prova terá atletas da Faixa Etária do Brasil e do exterior para 1,9km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. Serão 30 vagas para o Mundial IRONMAN 70.3 2019, programado para a cidade de Nice, na França. A largada, em ondas, começará às 6h.     
O Brasil, com o maior número de competidores inscritos na prova (764), terá a companhia de representantes dos Estados Unidos, Chile, Argentina, Alemanha, Bolívia, Guiana Francesa, Portugal, Espanha, Rússia, Grã-Bretanha, Polônia, Paraguai, Uruguai, Eslovênia, Colômbia, Japão, Itália e Grécia.
“Teremos, mais uma vez, uma grande representatividade em Fortaleza. Trata-se de mais uma etapa que possibilita unir competição de alto nível com lazer, já que é um dos principais pontos turísticos do Brasil. Isso explica a excelente avaliação que a etapa teve em 2017. Teremos triatletas da Faixa Etária de vários países, sem dúvida, uma briga emocionante pelas vagas para o Mundial.”, destaca Carlos Galvão, CEO da Unlimited Sports, organizadora do evento. 
Os brasileiros dominaram o IRONMAN 70.3 Fortaleza no ano passado. O paulista José Belarmino e a mineira Claudia Dumont foram os vencedores da disputa, realizada no Marina Park Hotel. Belarmino, foi bicampeão com o tempo de 4h12min44seg. Cláudia, por sua vez, completou o duro percurso com a marca de 4h43min23seg.
IRONKIDS - O CAIXA IRONMAN 70.3 Fortaleza também contará com o IRONKIDS, uma prova para crianças que tem como foco motivar a prática esportiva na garotada e ainda proporcionar uma programação mais atraente para as famílias que acompanham a prova. A prova está marcada para amanhã, sábado, a partir das 8h, na arena do evento.
O CAIXA IRONMAN 70.3 Fortaleza é organizado pela Unlimited Sports e realizado pela Associação Brasileira Esportiva Social e Cultural Endurance (ABEE). Conta com o patrocínio de CAIXA, Governo Federal, Governo do Estado do Ceará, Prefeitura de Fortaleza, Mizuno e Omint e apoio do, AquaSphere, Shimano, Localiza, Oakley, Indaiá, Balada in, Kinesio Sports, Verde Campo, Red Bull, Mormaii, Care Club, Trek, Pedialyte PRO, Tenys Pé Baruel, Nescafe Dolce Gusto, GU e Flows.

O FESTIVAL DO CARNEIRO MOVIMENTA CRATEÚS E O SERTÃO

Hoje e amanhã, 24, acontecerá em Crateús o I Festival de Carneiro da região. O evento inovador pretende reforçar a identidade da culinária dos Sertões cearenses e valorizar o consumo de carneiro entre visitantes e a comunidade local.
O festival será o marco inicial de um projeto que pretende ser um vetor de desenvolvimento da economia local, a partir da estruturação da cadeia produtiva da Ovinocaprinocultura com foco no Turismo e na Cultura regional. Afinal, a culinária da região tem no consumo deste tipo de carne uma das suas características, principalmente por ela ter alto valor nutricional e um sabor único.
Além disso, o Festival servirá, também, para popularizar o uso da carne ovina em pratos diferenciados e que devem ser disseminados nos cardápios, tanto dos meios de hospedagem como nos de alimentação da região. Para assegurar qualidade a essa iniciativa, estão sendo realizados treinamentos, cursos e oficinas, ministrados aos chefs de cozinha locais, para que eles aperfeiçoassem a elaboração e variedade dos pratos, contemplando dos mais simples aos mais refinados.
PREPARAÇÃO - Ao todo, 20 empreendimentos formalizados foram estruturados para participar do evento, com ações que começaram em outubro e vão se estender até 24 de novembro e que envolvem palestras de sensibilização, orientações e formalização de empreendimentos, consultoria em Atendimento ao Cliente, cursos de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, de Culinária regional e de Culinária ovina.
O objetivo é aumentar a produção e comercialização da carne de carneiro da região; fortalecer o setor de ovinocultura, garantindo a atração de novos negócios e geração de empregos; contribuir para o crescimento da gastronomia regional e valorizar a identidade cultural, tornando a cidade conhecida pelos diversidade e criatividade em pratos típicos a base da carne de carneiro.

VISITE CEARÁ NEWS 23/11/2018


ROTA DO SOL SEMANAL 23/11/2018 ISSUU