Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

CALEIDOSCÓPIO - NÃO TERMINOU AINDA O PESADELO

NÃO TERMINOU AINDA O PESADELO
Na última 2ª feira, 12, por fim houve a esperada reunião final no processo de cassação de mandato do deputado Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara Federal. Longos meses se passaram até a Comissão de Ética enviar o processo à deliberação de todos os deputados da Casa, após tumultuadas sessões, com o pedido de cassação.  Não deu outra,  Cunha perdeu os direitos na acachapante votação da noite da mesma 2ª feira: 450 deputados votaram pelo sim, enquanto apenas dez se mantiverem fieis a ele, com 9 abstenções. O resultado, infelizmente, não foi suficiente para pelo menos amenizar a crise moral, política e financeira por que estamos passando. As feridas causadas pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff e a cassação do ex-presidente da Câmara Federal foram apenas mais capítulos deste longo e cinzento período por que passa o povo brasileiro. Anteontem, o caldeirão deu mais mostras de que ainda está fervendo. Procuradores da República, representantes da Polícia Federal, do Tribunal de Contas da União e da Receita Federal fizeram longa exposição para a imprensa de todo o país dando conta de que no centro do Mensalão e da Operação Lava-jatos estava o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Foram contundentes, apresentando as razões pelas quais apontavam Lula e o Partido dos Trabalhadores pelos fatos ocorridos nas duas operações que sangraram os cofres da Petrobrás e do Brasil como um todo. Lógico que na mesma tarde a repulsa de Lula e de aliados, do Instituto Lula e do PT foram expressivas e tidas como uma maneira artificial e torpe de envolvê-lo nos escândalos. A argumentação é que, por mais que investigassem, não encontraram nenhuma prova incriminando Lula nos escândalos, tanto na questão dos imóveis apontados como adquiridos de maneira fraudulenta ou no Mensalão e na Operação Lava-jatos. Tudo não passaria de uma manobra para alijar o carismático fundador do PT das eleições de 2018, quando será escolhido o novo presidente da República. 'Seu objetivo é retirar da cena política o principal líder do povo brasileiro e restringir os próximos processos eleitorais a um jogo controlado pelas oligarquias", disse o PT em nota oficial lida pelo presidente da legenda, Rui Falcão, antes de um pronunciamento de Lula em reação à denúncia.  O assunto continua na ordem do diz, cada vez mais explosivo. Não se sabe ainda como agirá Sérgio Moro, o juiz do feito.  Quem tem razão, o tempo dirá. O certo de tudo isto é que o povo continua  “pagando o pato” Até quando, só Deus Sabe. Pelo andar da carruagem, muitas águas vêm por aí.

FOMENTO AO TURISMO - 62 ANOS DE OPERAÇÃO DO AEROPORTO DE JUAZEIRO DO NORTE

A busca dos fiéis por milagres do padre Cícero Romão Batista e a importância econômica, social e cultural do Cariri movimentam o Aeroporto de Juazeiro do Norte/ Orlando Bezerra de Menezes praticamente durante todo o ano. São devotos de várias partes do país que passam pelo terminal para participar de procissões e festas religiosas na centenária cidade, considerada o maior centro de romarias do Nordeste, como ocorreu ontem,15, quando houve a festa da padroeira Nossa Senhora das Dores. Ontem também foi o dia em que o aeroporto completou 62 anos de operação.
IMPORTÃNCIA - Na sala de embarque, a imagem do sacerdote reverência a religiosidade dos devotos. Além do turismo religioso, é destacado também o de negócios e o ecológico. A localização estratégica do terminal representa um importante equipamento para o desenvolvimento econômico e a mobilidade da população para várias áreas da região do Cariri, não só para o Sul e Centro Sul do Ceará, mas também outros estados.  Atende ainda a população do noroeste de Pernambuco, do alto Sertão da Paraíba e Sudoeste do Piauí.
Somente no ano passado foram mais de 440 mil pessoas que passaram pelo terminal, que conta com uma capacidade anual para 800 mil passageiros. A média diária é de 14 pousos e decolagens comerciais regulares, de três companhias aéreas (GOL, Avianca e Azul). Os destinos dos voos que partem de Juazeiro do Norte são: Petrolina (PE), Viracopos (SP), Guarulhos (SP), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Brasília (DF). O sítio aeroportuário compreende uma área de 1, 28 milhão de m², e a pista principal tem 1.940 metros de cumprimento por 45 metros de largura. O aeroporto está localizado a seis quilômetros do centro da cidade e a oito da rodoviária.
Em mais de seis décadas de operação, somente em 2012 o aeroporto passou a integrar a Rede Infraero. Nas mãos da estatal, o terminal vem ganhando obras, como reformas da sala de embarque e desembarque. A superintendente do aeroporto, Dirceane Pereira Dias, ressalta que o aeroporto passará por uma nova etapa de reforma. Serão realizadas obras de reparo do pavimento em trecho do pátio de aeronaves. Está em fase de homologação a empresa selecionada para realizar o serviço. O investimento estimado é de R$ 575 mil, com prazo de execução de três meses após a assinatura da ordem de serviço. 
O Aeroporto de Juazeiro do Norte é homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para receber operações de aeronaves como o Boeing 737-700 e o A319, estando apto, dessa forma, a receber voos comerciais regulares.
 PROJETO SOCIAL - Além da infraestrutura disponível, o aeroporto desenvolve o projeto social “Canaã”, voltado para educação musical de crianças e adolescentes, com idade entre 9 e 18 anos, que moram e estudam em escolas do bairro Aeroporto, no entorno do terminal.  Eles integram uma orquestra formada por 15 músicos que tocam instrumentos de corda como violino, viola, violoncelo e contrabaixo. O projeto, iniciado em 2010, já formou cerca de 100 músicos, e é resultado de uma parceria com a prefeitura.

PROMOVER O TURISMO DE INCENTIVO

Jornalista Antonio Jose
Pres. ABRAJET CE
Um segmento de mercado, no setor turístico cearense, que jamais teve expressividade e - até diríamos sem voz e vez - (Corrijam-nos, caso estejamos errado), é denominado Turismo de Incentivo. No Ceará, não deslanchou, quem sabe, por falta de campanhas publicitárias, no que compete  às agências de viagem, às companhias aéreas e à rede hoteleira, tripé do turismo.
As organizações públicas e privadas, em nosso Estado, não descobriram, ainda, as vantagens de recompensar servidores e trabalhadores – incluamos também os parceiros, com prêmios-viagens, o que contribuiriam para aumentar a produtividade e a qualidade dos serviços produzidos ou prestados nas esferas pública e particular.
Acrescente-se, ao retrocitado, o aumento da autoestima e do crescimento profissional e da ampliação dos conhecimentos gerais, proporcionados pelas viagens para outras regiões brasileiras e países estrangeiros. Afinal, a convivência, com outros povos, ajuda, sem dúvida, a nos enriquecer espiritual e culturalmente, além de renovar as energias corporais, o que nos dispõe, novamente, para o trabalho, com grau maior de satisfação.
Vamos, então, ao que significa Turismo de Incentivo: origina-se de um prêmio, doado a seus trabalhadores pelas organizações, no âmbito da iniciativa privada,  que atingiram as metas programadas -  digamos - para um ano. Bem que os governos federal, estadual e municipal poderiam incentivar esse tipo de Turismo para seus funcionários ou servidores! 
É importante salientar que as viagens, como prêmio, somente serão concedidas aos trabalhadores, se eles conseguirem resultados satisfatórios, que proporcionem às organizações o aumento da produção, da produtividade e dos lucros. É um desafio e incentivo para os trabalhadores.
Mas – frise-se – o prêmio deve atender as expectativas dos envolvidos, nessa modalidade de turismo, a fim de lhes causarem impacto emocional e, na verdade, uma viagem que venha a se tornar inesquecível ao longo da existência de cada contemplado. 
E tem mais: é necessário oferecer-lhes o que não está a seus alcances, como uma viagem a um país, hospedando-se, num hotel luxuoso, pontos turísticos de deixarem água na boca, restaurantes e casas de shows da melhor qualidade, sem falar do transporte aéreo, nos maiores aviões, na parte mais “vip” (luxuosa e confortável ) da aeronave e com atendimento personalizado.  
É importante destacar que, no Turismo de Incentivo, a viagem, a ser ofertada, deve ser a “VIAGEM DOS SONHOS”, que cada um pretende realizar, um dia, mesmo que lhes pareça difícil e por que não dizer impossível? Tem de ser marcante mesmo e, de preferência, com a pessoa amada ou, então,  com aquela que reputamos a preferida de nossas amizades, desde que haja anuência, é evidente,  por parte dessa pessoa. 
Afinal, pensar grande é sempre recomendável para o êxito de qualquer  atividade socioeconômica, política e cultural. Que tal organizações de peso, como M. Dias Branco, Grupo Edson Queiroz, Marquise, J. Macedo, Grupo C. Rolim, complexo Beto Studart e muitos outros?

CONSIDERAÇÕES SOBRE A LEGALIZAÇÃO DO JOGO

Jornalista Carlos Casaes
 Da Abrajet/BA
De alguma sorte, eu e o Tancredo Naves, contribuímos para o entendimento da autorização ao retorno do jogo. Nunca raro vivenciamos situações inusitadas, tanto quanto inesperadas. O acaso nos trama episódios que nos deixam surpresos, tal a excentricidade por vezes incorporada. Vou recordar de um fato que aconteceu  pouco após a promulgação da Constituição Cidadã de 1988. E tudo quanto aconteceu, então, transcorre em minha mente num piscar de olhos.
Encontrava-me em Poços de Caldas, Minas Gerais, onde iria ocorrer a instalação do Congresso Nacional do Skal Clube do Brasil, na companhia da minha sempre saudosa e lembrada Tereza, além do meu querido companheiro e sócio Antonio Roberto Pellegrino com a sua amada Helena. À noite, preparávamos para participar da sessão de instalação do congresso quando assisti, na televisão, uma entrevista do então Secretário de Turismo de Minas Gerais, jornalista TANCREDO NAVES. Sim, o seu nome era - e ainda deve ser, claro - Tancredo NAVES. Discorria ele sobre um tema que sempre me foi muito agradável: a recorrência do retorno da oficialização do "jogo" no Brasil.
Informava-nos, o Tanceredo Naves, que se encontrava em franca campanha pelo retorno da legalização do jogo no país, notadamente destinado as estâncias. E o seu argumento era sobremaneira consistente, então. Mostrava ele, em um vasto dossiê, que, com a promulgação da nova Constituição, o novo diploma legal havia silenciado sobre a questão do jogo, diferentemente da "carta" anterior que proibia expressamente a sua prática.
Com aquele argumento, Tancredo concluía que as constituições estaduais, que se encontravam em franca elaboração nas diversas assembleias legislativas, poderiam, obviamente, contemplar o retorno da legalização dos cassinos, uma vez que prevaleceria o brocardo de que: "o que não é proibido deve ser, evidentemente, permitido”.
Aqueles argumentos e aquela decisão do Secretário de que estava "trabalhando" os deputados mineiros no sentido de autorizarem, na "Carta Maior" a instalação de hotéis-cassinos nas maravilhosas estâncias hidrominerais das "Alterosas", como ocorrera até, se não me equivoco, 1945. Quando cheguei a sessão de instalação do Congresso do Skal, surpreendi-me com o fato de que a solenidade de abertura seria presidido por outro que não o nosso Tancredo Naves, Secretário de Turismo mineiro de então. Foi aí que a "luzinha" clicou em minha mente e aventei a possibilidade de convidá-lo a vir expor os seus argumentos na Bahia, diante da comunidade turística e dos deputados estaduais daqui. Ato contínuo, pedi o apoio do hoteleiro baiano WALMAR HUPSEL que, a época, era o Presidente da ABIH/Bahia. O passo seguinte foi, ao término da reunião, manifestar o meu propósito do Tancredo que, imediatamente, assentiu ao meu convite. Conseguimos, no retorno a Salvador, apoio de uma companhia aérea e do Salvador Praia Hotel, se não me falha a memória, e trouxemos o Tancredo.
Naquele mesmo estabelecimento, reunimos as lideranças dos diversos segmentos do turismo baiano e apresentamos o Secretário mineiro e sua tese de legalização dos hotéis/cassinos nas estâncias. A seguir, promovemos uma reunião do mesmo com os nossos Deputados, na Assembleia Legislativa da Bahia, aos quais ele expôs o seu projeto.
Recordo, ainda, que, pouco depois, trouxe a Salvador o querido amigo NUNO LIMA DE CARVALHO que, a época, era nada mais nada menos do que Diretor do Cassino do Estoril, em Portugal. Promovi, do mesmo modo o seu encontro com os representantes do turismo e com os Deputados, na Assembleia baiana. Nuno reforçou a tese do Tancredo ao demonstrar que os cassinos, em terras lusitanas, promoviam inúmeros benefícios ao país, inclusive e sobretudo contribuindo substancialmente com as iniciativas no campo social.
Para resumir, com aquelas promoções, logrei ver, pouco depois, a Constituição do Estado da Bahia promulgada com dispositivos que contemplavam a autorização para a instalação de hotéis/cassinos nas estâncias baianas (aliás, como ocorreu, na década de quarenta, no município de Cipó), sensibilizados que foram os nossos legisladores com os argumentos do Tancredo e do Nuno. O extremamente curioso do fato foi que, ao visitar Belo Horizonte em um evento, pouco depois, encontrei o Tancerdo Naves que me injuriou. Alegava ele - evidentemente em termos de "galhofa" - que eu havia "roubado" a ideia dele, conseguindo aprovar na Bahia a autorização constitucional para abertura dos cassinos, enquanto ele, em Minas Gerais, não conseguiu sensibilizar a maioria dos deputados locais que refugaram a ideia. Da mesma forma, em tom de brincadeira, retruquei-lhe que a razão se resumiu a nossa competência no encaminhamento da proposta aqui em Salvador.
Lamentavelmente, a época, a Justiça entendeu diferentemente, e decidiu por manter a proibição dos cassinos o que, tudo indica que, agora, com a emenda constitucional que se constrói no Congresso, finalmente o jogo será contemplado, com a permissão de instalação dos cassinos em hotéis.
Antes tarde do que nunca.
Jornalista Carlos Casaes – Da Abrajet/BA

NOVO MODELO DE CONCESSÃO - O AEROPORTO PINTO MARTINS INCLUÍDO NO PROJETO CRESCER

O Ceará será contemplado pelo novo modelo de concessão lançado na terça-feira (13) pelo governo federal. O Aeroporto Pinto Martins está no escopo do Projeto Crescer, cujo objetivo é reformular o modelo de concessões no Brasil e fortalecer a segurança jurídica, a estabilidade regulatória e modernizar a governança. Na prática, o projeto possibilitará oportunidades de negócios e ajudará o Brasil a retomar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
Para a ampliação, manutenção e exploração do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE), devem ser investidos R$ 1,3 bilhão, cujo valor mínimo da outorga é de R$ 1.389,8 milhão. As receitas previstas ao longo dos 30 anos de concessão são estimadas em R$ 12,8 bilhões. O ágio e 25% da outorga serão pagos imediatamente.
Durante a primeira reunião do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), o presidente Michel Temer destacou que o programa é passo importante para a retomada do crescimento econômico. E afirmou que a interlocução do poder público com a iniciativa privada para induzir o desenvolvimento econômico gera reflexos no emprego e renda das famílias.
PROJETO CRESCER - A proposta, que é encabeçada pela Secretaria de Parceria de Programas de Investimentos da Presidência da República, criará as condições necessárias para reorganizar a economia e para que o País possa voltar a gerar emprego e renda.
O projeto é baseado em 10 diretrizes que garantirão que as concessões ocorram dentro de um “espírito de concorrência” entre empresários e transparência e previsibilidade por parte do governo.
A partir desse novo modelo, as concessões serão conduzidas sobre o máximo rigor técnico. “Só irão ao mercado os projetos com robustez, consistência e capacidade efetiva de gerar retorno à sociedade e aos investidores”, explicou o texto de apresentação do projeto.
TRANSPARÊNCIA - A secretaria do PPI informou ainda que, entre outros objetivos do projeto, pretende-se evitar aditivos contratuais e reequilíbrios excessivos. Os projetos terão de garantir as condições de logística e de energia para melhorar a vida da população e reduzir os custos para o País.
Para ampliar a segurança jurídica, todos os contratos terão indicadores claros, com cláusulas de desempenho que protegerão o usuário ao fixar a qualidade do serviço. Os investidores ainda saberão quais metas deverão atingir.
As agências reguladoras voltarão a ter papel efetivo e os editais só serão lançados depois de passar por debate público e obter o aval do Tribunal de Contas da União (TCU). Além disso, todos os editais serão publicados em português e inglês.
MUDANÇA NO PRAZO -  Entre as novas regras, ficou determinado que o prazo entre o lançamento do edital e o recebimento das propostas será superior a 100 dias, o que permitirá que um número maior de investidores se prepare para participar das concorrências.
A secretaria do PPI também informou que só irão à concessão projetos com viabilidade ambiental comprovada. Com isso, será obrigatório o licenciamento ambiental prévio ou diretrizes para obtenção dessa licença. Também foi alterada a forma de contratação dos financiamentos de longo prazo.

MUDANÇA EM SISTEMA DE CONTROLE DE TURISTAS

O presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker (foto), confirmou ontem (14) que o bloco começará a registrar turistas que entrarem em suas fronteiras, incluindo brasileiros. As informações são da Agência Ansa.
O sistema será proposto pela CE  até o próximo mês de novembro e terá como objetivo combater o terrorismo em seus países-membros e a pior crise migratória desde o fim da 2ª Guerra Mundial.
O chamado Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (Etias, na sigla em inglês) valerá para todos os cidadãos extracomunitários que não precisam de visto para entrar no Espaço Schengen - área de livre circulação de pessoas dentro do bloco -, incluindo brasileiros.
O modelo é similar ao adotado nos Estados Unidos e coletará dados dos viajantes antes do embarque, permitindo que Bruxelas determine se sua presença colocará a segurança no bloco em risco e, eventualmente, impeça sua entrada.
Essas informações serão passadas pelos próprios turistas, por meio do preenchimento de um questionário online. No entanto, ao menos por enquanto, Juncker não mencionou nenhuma taxa, mas especula-se que a União Europeia passará a cobrar 50 euros (R$ 186) para cada extracomunitário que entrar em suas fronteiras. (Com a Agencia Brasil).

TERMINOU A “NOVELA” - A CÂMARA CASSOU O MANDATO DE EDUARDO CUNHA

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na segunda-feira (12), por 450 a favor, 10 contra e 9 abstenções a cassação do mandato do deputado afastado Eduardo Cunha. A medida põe fim a um dos mais longos processos a tramitar no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, que se arrastava por 11 meses e interrompe o mandato de um dos políticos mais controvertidos dos últimos anos. Com o resultado, Cunha perde o mandato de deputado e fica inelegível por oito anos, mais o tempo que lhe resta da atual legislatura.
A sessão que culminou com a cassação do mandato de Cunha começou por volta das 19h, mas foi suspensa poucos minutos depois pelo presidente da Casa Rodrigo Maia (DEM-RJ), que esperava maior quórum e retomada pouco depois das 20h. Na retomada falaram o relator do processo no Conselho de Ética, Marcos Rogério (DEM-RO), o advogado de Cunha, Marcelo Nobre, e o próprio deputado afastado.
O advogado de defesa de Cunha disse que o parlamentar estava sendo submetido a um linchamento e que o parecer do Conselho de Ética que pede a cassação do mandato do peemedebista não conseguiu a prova material da existência de contas no exterior. Já Eduardo Cunha afirmou que o processo contra ele, que pode resultar na cassação do seu mandato, é de natureza política e não tem provas. Ao fazer sua própria defesa no plenário da Câmara, Cunha atacou o governo do PT, disse que está sendo perseguido e que o processo é uma “vingança”. 
Aliados de Cunha tentaram até o fim uma última manobra. O deputado Carlso Marum (PDB-RS) apresentou uma questão de ordem para que fosse votado um projeto de resolução no lugar do parecer do Conselho de Ética, o que poderia resultar numa pena mais branda, como a suspensão de mandato. A iniciativa foi indeferida pelo presidente da Câmara. 
Encerrada a discussão, após a fala de quatro parlamentares, dois a favor e dois contra, os deputados aprovaram um requerimento pelo encerramento da discussão. Então, na votação, o painel eletrônico mostrou o resultado da votação:  450 deputados a favor da cassação, 10 contra e 9 abstenções.
Pelo menos por oito anos Eduardo Cunha está afastado da vida pública. Fecharam-se as cortinas do palco desta  “novela” política. Outras estão na fila. (Com Agencia Brasil)

DOIS MUSEUS DO NORDESTE ENTRE OS 10 MELHORES DO BRASIL

Museu Brennand
Pernambuco foi um dos destaques da lista de melhores museus do País divulgada pelo Trip Advisor, site de planejamento e reservas de viagens. O Instituto Ricardo Brennand e o Cais do Sertão figuram entre os que mais encantaram os visitantes e receberam o prêmio Travelers' Choice Museus 2016. Os vencedores foram determinados com base em um algoritmo que leva em conta a quantidade e qualidade de avaliações e notas dos museus no mundo todo, em um período de 12 meses.
Segundo o Trip Advisor, os pontos que mais levam as pessoas a visitarem o Instituto Ricardo Brennad é a possibilidade de conhecer o belo acervo do Museu Castelo São João, além das exposições na Pinacoteca. Já no Cais do Sertão, a intenção é ver de perto a vida sertaneja, com a exposição de roupas, músicas e costumes típicos.
Esta não é a primeira vez que Pernambuco se destaca no Travellers' Choice 2016. Na categoria destinos, Ipojuca está entre os cinco melhores destinos do Brasil. Fernando de Noronha está entre as 10 melhores ilhas do mundo e a melhor é América do Sul. A praia do Sancho, em Noronha, foi eleita a segunda melhor do mundo e a melhor do País.
Na categoria praias, o Estado possui seis destinos entre as 15 melhores do País, sendo eles Sancho, Carneiros, Conceição, Cacimba do Padre, Atalaia e Sueste.

DIA NACIONAL DA CACHAÇA - A MARVADA SUBIU DE “STATUS” E TEM ROTEIROS TURÍSTICOS

Branquinha, mé, danada, mardita, marvada, perigosa, cátia pinga e outras dezenas de dizeres são os muitos apelidos dados pelos brasileiros a uma das bebidas mais populares do Brasil: a cachaça. Seja para encerrar um dia duro de trabalho ou para iniciar uma noite de festa, a bebida obtida com a destilação do caldo de cana-de-açúcar fermentado tem sido utilizada também para movimentar o turismo em algumas regiões do país. Antes olhada de lado, hoje a braba ganhou o mundo. Não é mais bebida exclusiva de pobre.  
De tão popular e apreciada, consagrou-se o 13 de setembro como o Dia Nacional da Cachaça.  
Importante para a cultura brasileira, a cachaça é considerada patrimônio histórico e cultural do país. O Nordeste e alguns estados do Sudeste são fortes na produção da bebida. E diferente do que alguns pensam, a cachaça pode ser branca ou amarelada e pode ou não passar por barril de madeira. Em Cidades como Paraty (RJ), Salinas (MG) e outras cidades espalhadas pelo nosso território, há vários alambiques onde é feita a produção artesanal da bebida.
Em Minas Gerais, a bebida inspirou a criação do Circuito Turístico da Cachaça, lançado há apenas três meses, e reúne cinco municípios - Salinas, Taiobeiras, Rubelita, Fruta de Leite e Indaiabira - responsáveis pela produção de cerca de 70 rótulos da bebida tipicamente mineira, incluindo a Havana, considerada uma das melhores do mundo e que tem sua produção totalmente artesanal.
MUSEU DA CACHAÇA -  De acordo com a Associação de Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (APACS), somente a cidade de Salinas é responsável pela produção de cerca de 56 rótulos da bebida. A cidade abriga um museu com 2.200 garrafas e 60 marcas produzidas.
Em Betim (MG), o alambique e parque Ecológico Vale Verde também recebe visitas. No local, há também um museu da cachaça com 2 mil exemplares de cachaça de diferentes marcas e o turista pode conhecer o processo de produção da bebida.
Maranguape e Aquiraz, no Ceará, são destaque no turismo também pelos seus museus da cachaça.
Os piauienses orgulham-se da sua Mangueira, assim como pernambucanos dizem que a sua 51 é a melhor do mundo...(Com a Agência Turimo de Notícias).

FESTURIS NEWS 16-09-2016



FESTURIS 2016 GANHA FORMA - Faltando dois meses para o início da 28ª edição do FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo, a feira de negócios já conta com a confirmação da presença, como expositoras, de marcas mundialmente conhecidas. Todos os continentes estarão representados seja com destinos ou empresas que são referência no setor. A novidade é o Espaço Luxury que terá a presença de marcas específicas deste segmento e receberá grupos de compradores de luxo do mercado nacional e internacional. Já confirmaram participação neste espaço: Saint Andrews, Turks aind Kaikos, Curaçao, Air Tahiti Nui e Seychelles.
O Espaço Luxury e o Espaço Mice serão destaque nesta edição, potencializando dentro da feira de negócios estes dois nichos de mercado.
Outra participação importante é a das entidades gaúchas que se unem pelo evento gramadense. Ugart, Sindetur-RS, ABAV-RS, Redetur e Fenagtur, estão preparando o formato do evento para este ano. A grade temática do Congresso, preparado em parceria com a ABAV-RS, deve ser divulgada nos próximos dias, assim como os palestrantes que virão a Gramado. O tema central será: Inovação, Competitividade, Expansão e Gestão na Era da Economia Compartilhada.
“O FESTURIS é o melhor evento profissional do turismo brasileiro, participar é obrigação para qualquer profissional que queira ou esteja investindo em sua carreira. Trata-se de um evento formador, reconhecido internacionalmente, que atrai fornecedores do mundo todo vindo para expor e capacitar os profissionais presentes”, analisa o presidente da Redetur, Juarez Barrozo.
Os diretores do FESTURIS, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi, trabalham com afinco e intensificam a agenda de viagens desde o início do ano em uma empreitada para tornar a feira um evento anticrise para o setor turístico.
“Em um ano tão complicado para a economia, queremos que o FESTURIS seja um espaço anticrise com muita geração de negócios e novidades para o setor”, destaca a executiva Marta Rossi.
“Não estamos mediando esforços e a agenda de relacionamento e fechamento de contratos tem sido intensa desde o início do ano, por isso o resultado já é positivo”, salienta Eduardo Zorzanello, diretor da feira de negócios.
“Nosso objetivo é mostrar uma feira muito bonita, produtiva e com muita geração de negócios. Esta é uma das nossas características e focamos muito na produtividade para chegar a este número positivo a cinco meses do evento”, declara o diretor Marcus Vinícius Rossi.

PARALIMPÍADA, ESPETÁCULO DE SUPERAÇÃO A MELHOR PARTICIPAÇÃO DO BRASIL

Alan Fonteles Cardoso Oliveira, prata na Rio 2016 no revesamento 4x100
Está marcada para as 20 horas, no Estádio do Maracanã, a solenidade de encerramento dos jogos paraolímpicos. Certamente, como ocorreu na noite da abertura, também no Maracanã, na noite da quarta-feira, 7, teremos um espetáculo de alegria e criatividade, em meio a emoções incontidas tanto do paratletlas como do público, que vem sendo brindado com provas emocionantes de superação. 
Já no final da importante competição, pode-se afirmar que está foi a mais positiva participação dos paratletas brasileiros em todos os tempos. Nos Jogos de Londres, em 2012, a equipe brasileira alcançou a sétima colocação, com 21 ouros, 14 pratas e 8 bronzes, somando 43 medalhas ao todo. Já na Paralimpíada de Pequim, quatro anos antes, o Brasil ficou na 9 posição com 16 ouros, 14 pratas e 17 bronzes que totalizaram 43 conquistas. Nossa posição ontem à noite era 6º. Com regras e categorias específicas para cada tipo de deficiência, a Paralimpíada distribuiu mais medalhas do que a própria Olimpíada em cerca de 528 provas disputadas nas 20 arenas durante os 11 dias de competição.
Dado relevante é a boa presença de público em todos as modalidades de provas. Em certo momento, chegou mesmo a superar até o que esteve na Olimpíada recentemente realizada também no Rio de Janeiro, em agosto. 
O ENCERRAMENTO - A cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 promete uma grande festa da cultura brasileira. A cantora baiana Ivete Sangalo é uma das atrações musicais já confirmadas no evento, que reserva muitas surpresas para atletas, técnicos, árbitros, profissionais e voluntários que arregaçaram as mangas para realizar a jornada paralímpica na Cidade Maravilhosa.
As atrações musicais programadas para a festa prometem garantir a animação da plateia e a pluralidade de gêneros que confirma a diversidade artística do país. O repertório passa pelo tecnobrega da paraense Gaby Amarantos, o axé de Saulo Fernandes, a MPB de Vanessa da Matta até o funk do Dream Team do Passinho.
Completam o time de músicos nomes como Andreas Kisser, Nação Zumbi, Nego do Borel, Armandinho, Céu, Jonathan Bastos, Saulo Lucas e o inglês Calum Scott.
A solenidade será uma nova oportunidade para celebrar o Rio de Janeiro e o Brasil. E vai oferecer emoção extra com a retrospectiva dos melhores momentos das competições e a passagem da bandeira Paralímpica para Tóquio, próxima sede dos Jogos em 2020.
COBERTURA DA TV BRASIL - Com o slogan "O canal das Paralimpíadas", a TV Brasil exibiu junto com as emissoras parceiras da Rede Pública de Televisão cerca de 10 horas diárias de programação dedicada exclusivamente ao evento.
A cobertura priorizou partidas da delegação brasileira em diversos esportes coletivos e as disputas individuais em várias modalidades, com destaque para a emoção das conquistas de medalha e a capacidade de superação desses atletas de alto rendimento que fizeram história no Rio de Janeiro e são exemplo para as novas gerações.
No decorrer da programação também foram exibidos boletins paralímpicos com especialistas comentando os resultados, analisando o desempenho dos atletas e atualizando o quadro de medalhas. (Com a EBC)
PARALÍMPIADAS RIO 2016
Os jogos paralímpicos estão sendo realizados desde o último dia 7, com término prevista para domingo próximo, 18

PARTICIPAÇÃPO - 176 países
COMPETIÇÕES - 23 esportes, incluindo canoagem e triatlo como novidades:
Atletismo, Basquetebol em Cadeira de Rodas, Bocha, Canoagem Velocidade, Ciclismo de Estrada, Ciclismo de Pista, Esgrima em Cadeira de Rodas, Futebol de 5, Futebol de 7, Goalball, Halterofilismo, Hipismo, Judô, Natação, Remo, Rugby em Cadeira de Rodas, Tiro com Arco, Tiro Esportivo, Triatlo, Tênis de Mesa, Tênis em Cadeira de Rodas, Vela, Voleibol Sentado
MEDALHAS - 528 provas com medalhas, sendo 226 femininas, 264 masculinas e 38 mistas
LOCAIS -  21 locais de competição em quatro pontos do Rio de Janeiro: Barra, Copacabana, Deodoro e Maracanã
25 000 voluntários
Quadro de Medalhas:  1º China - Ouro 84, Prata 68 e Bronze 43, total:195; 2º Grã Bretanha - Ouro 50, Prata 29 e Bronze 31, total:110; 3º Ucrânia - Ouro 35, Prata 28 e Bronze 31, total:194; 4º  USA  - Ouro 32, Prata 33 e Bronze  26, total:91; 5º Austrália - Ouro 14, Prata 24 e Bronze 22, total: 60;6º Alemanha - Ouro 13, Prata 19 e Bronze 11, total:43 ; 7º Brasil -  Ouro 11, Prata 25 e Bronze 19, total:55 (dados des 13h dia 16/09)

FOZ DO IGUAÇU - TERMINA AMANHÃ A 40ª TRAVEL MART LATIN AMERICA

Foz do Iguaçu é sede desde ontem do encontro turístico de negócios mais importante da América Latina. A Travel Mart Latin America está reunindo representantes de empresas “compradoras” (buyers) vindos da Europa, Estados Unidos, Canadá, China, Austrália, Israel e Japão. Também são presentes“fornecedoras” (suppliers) – representantes de agências de turismo, hotéis e empresas aéreas, entre outros – da América Latina. Todos em busca de mais informações sobre diferentes destinos e interessados em fazer negócios. A 40ª edição da TMLA vai até amanhã, 16,  no Recanto Cataratas Thermas & Convention. 
A edição de 2014 foi em Salta, na Argentina, e a de 2015 foi na Cidade da Guatemala. A Travel Mart Latin America 2016 foi negociada e concretizada pela Gestão Integrada do Turismo. O evento volta a Foz do Iguaçu 12 anos depois e a expectativa é grande por parte dos organizadores e comitê local. O Comitê Organizador Local é formado pelo Iguassu Convention & Visitors Bureau – ICVB, Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu, Itaipu Binacional, Secretaria Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Turismo – Comtur, e Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Foz do Iguaçu – Sindhotéis.

“A LINHA, A LUZ, O CRATO” - ABERTA NA URCA A EXPOSIÇÃO DE SÉRVULO ESMERALDO

Com a presença do Governador Camilo Santana, do Reitor da URCA, Patrício Melo, e de Sérvulo Esmeraldo (foto), foi aberta no dia 10, às 10 horas, na Universidade Regional do Cariri (URCA), no Campus do Pimenta, e, às 16h30, na Encosta do Seminário, em Crato, sua cidade natal, a exposição histórica 'Sérvulo Esmeraldo: A Linha, A Luz, O Crato'. O evento abre as comemorações dos 88 anos de Esmeraldo, um dos maiores artistas plásticos da história cearense,  sendo realizada dentro dos 30 anos de criação da URCA.
Desde o ano passado, a exposição vinha sendo articulada por meio da Universidade, Governo do Estado do Ceará e do Instituto Sérvulo Esmeraldo, presenteando a cidade com 58 peças do artista, algumas delas inéditas. É o seu retorno em grande estilo, com exposição em solo cratense. A Pró-reitoria de Extensão da URCA esteve no apoio para a realização da organização e montagem da exposição.
O trabalho de Sérvulo poderá ser contemplado por estudantes, sociedade caririense e centro- sul.  Além do mais, é uma   oportunidade da participação  de um seminário escolhendo a sua obra como temática, com a presença do próprio artista e estudantes do curso de Artes Visuais da Instituição e outras áreas da academia. O Reitor destaca a importância de Sérvulo para a cidade do Crato e da abertura de espaço para que a arte adentre a Universidade, no sentido de proporcionar a reflexão e a expansão do conhecimento, em suas diversas vertentes.
A primeira exposição individual de Sérvulo Esmeraldo aconteceu em Crato, no ano de 1951. A segunda veio já no ano de 2001, durante a Bienal de Artes do Cariri, e, no ano de 2010, houve outra, mas em Juazeiro do Norte, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN).

AEROPORTO DE GUARULHOS: NOVA GERENTE GERAL DA AMERICAN AIRLINES

Suzana Yeh (foto) é a nova gerente geral da American Airlines no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (GRU). Suzana é primeira a mulher a ocupar a posição da companhia em GRU e será responsável por liderar mais de 300 funcionários, uma de suas mais importantes bases internacionais. A partir de GRU, a American opera 37 voos semanais para quatro destinos americanos: Dallas Fort-Worth (DFW), Nova Iorque (JFK), Los Angeles (LAX) e Miami (MIA).
Há 13 anos na companhia, Suzana acumula experiência na coordenação de áreas operacionais como segurança, bagagens, Premium Services e já gerenciou as operações da empresa no Aeroporto Internacional de Brasília (BSB). Formada em Administração e Comércio Exterior pela Universidade Mackenzie, em São Paulo, a profissional é fluente em inglês, mandarim e taiwanês.
Em sua passagem como coordenadora de Premium Services, Suzana foi fundamental para a construção e inauguração do novo Admirals Lounge Club em GRU, em 2015, que trouxe novidades em termos de design, alimentação e conectividade. “Gerenciar uma das maiores estações da American é um grande desafio. Queremos manter a alta qualidade dos serviços, além de desenvolver pessoas”, comenta nova gerente-geral

38 ANOS DO SKAL FORTALEZA - POSSE DO NOVO PRESIDENTE E MUITA CONFRATERNIZAÇÃO

O Skal Internacional de Fortaleza, entidade fundada pelo saudoso jornalista Stênio Azevedo, comemorou na última sexta-feira 38 anos de efetiva atividade nos meios turísticos e sociais não só da capital mas também de todo o Estado. 
Durante manhã/tarde festiva, grande número de associados e convidados lotou o salão principal do Dallas Grill,  decorado primorosamente por  Socorro Trindade, em ruidosa confraternização. Entre os presentes, os ex-presidentes  Valmir Rosa Torres, Iramar Veríssimo, Edgar Sá, Enid Câmara.  
Vários foram os momentos marcantes da programação, como a posse do novo presidente com sua diretoria. O past presidente Colombo Cialdini transferiu o colar ao novo presidente do Skal Fortaleza, Epitácio Vasconcelos.  Colombo, desincompatibilizou--se para assumir a presidência do Skal Internacional do Cone Sul, que reúne todos os países sul-americanos. Anunciou ele que está  organizando  o congresso dos países dessa região, que acontecerá em maio de 2017,  em Fortaleza juntamente com o congresso nacional do Skal Brasil.
Também foi destaque a participação da empresária Priscila Cavalcante, hoje presidente Nacional do Skal, com eleição e posse no 1º semestre deste ano, em Manaus e que já exerceu as funções de dirigente maior da entidade em Fortaleza. 
Um dos momentos importantes das comemorações dos 38 anos do Skal Internacional de Fortaleza foi a assinatura de um convênio com o empresário Washigton Macedo  para implantação do Projeto  Mapatur Googlo  Strett  View para  divulgação do turismo, usando  plataforma digital  dentro do projeto  Skal Mundo Afora.

MERCADO COLOMBIANO - REUNIÃO NA EMBAIXADA E PROMOÇÃO DE VIAGENS

Os principais atrativos do Ceará foram apresentados a representantes da embaixada do Brasil na Colômbia. Com foco no mercado colombiano, a secretária-executiva do Turismo, Luciana Lobo, participou de uma reunião com Bertha Abreu, primeira secretária da embaixada, e Luz Elena Zuluaga, assessora de comércio internacional. Darlan Leite, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE), também esteve presente.
A reunião na embaixada deu início ao “road show” organizado pela Setur/Ceará por três cidades da Colômbia: Bogotá, Cali e Medellin. A ação foi realizada até ontem, 15, com público de cerca de 350 operadores e agentes de viagens. Houve capacitações e rodadas de negócios nas três cidades. O road show conta com a participação de 15 hoteleiros e com o apoio da companhia aérea Avianca.
O primeiro encontro direto com os operadores e agentes de viagens foi na manhã da terça-feira (13), em Bogotá. A ação contou com cerca de 150 participantes, que puderam assistir a uma apresentação com os principais atrativos do Ceará. Em seguida, eles conheceram alguns dos principais hotéis do Estado e participaram de uma rodada de negócios com os hoteleiros.
 “Nosso objetivo é divulgar nossos atrativos pra impulsionar ainda mais nosso voo direto para Bogotá. Temos uma operação regular, mas podemos ficar melhor”, destaca Luciana Lobo. O voo direto entre Bogotá e Fortaleza, da Avianca, completa dois anos no próximo dia 20 de setembro. Com duração de 5h40, é operado aos sábados. Sai de Bogotá às 23 horas e chega a Fortaleza às 6h45 do domingo. Na volta, parte de Fortaleza às 16h40, chegando a Bogotá às 20h16.

VISITE CEARÁ NEWS 16/09/2016


:Livia Holanda (CEC), Luiz Donizete (Stand Show), Rita Mazzotti (WR- São Paulo),
Celina Castro Alves (FC&VB), Julia Mazzotti e Efrén Botello (WR- São Paulo).

O FC&VB/ Visite Ceará recebeu a visita técnica dos  diretores da WR São Paulo – Feiras e Congressos para uma visita técnica com intuito de iniciar contatos para possibilidade de realização  da Feira  Artesanal Nordeste  2017.  Esse evento reúne indústria, lojas, ateliês e artesãos de várias partes do Brasil  com o  objetivo  oferecer aos  participantes os últimos  lançamentos   no setor de produtos  e técnicas para arte e artesanato.   Nesse primeiro momento foi realizada visita ao Centro de Eventos do Ceará, Sebrae, Ceart e Encetur. A  WR São Paulo – Feiras e Congressos  está há mais de 20 anos no mercado realizando e organizando feiras  nacionais e internacionais, como  a Mega Artesanal  que acontece anualmente em São Paulo e  é a mais importante feira da América Latina no setor de produtos e técnicas para arte e artesanato.

ROTA DO SOL SEMANAL 16/09/2016 ISSUU