Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de abril de 2017

CALEIDOSCÓPIO - FORTALEZA HOJE E ONTEM

FORTALEZA HOJE E ONTEM - Oficialmente, a cidade de Fortaleza completou ontem, 13 de abril, 291 anos de fundação. Os dados oficiais consagram que a nossa “loira desposada do sol”, no dizer de Paula Ney, se  desenvolveu às margens do riacho Pajeú, após a segunda estada por aqui dos holandeses, que construíram o Forte Schoonenborch entre 1649 e 1654.Não vem ao caso, agora, a discussão de que a data da fundação deveria levar em conta os fatos acontecidos antes,  com a vinda de Pero Coelho, que chegou até a construir o pequeno Fortim de São Tiago da Nova Lisboa, pelos anos de 1604, na margem direita do Rio Ceará, na nossa Barra do Ceará. A pretensão que tenho é meditar sobre a terra em que nasci e sempre vivi. As lutas empreendidas para ser respeitada nacionalmente, num contexto de uma região altamente descriminada, muitas vezes pela mãe natureza outras pelas autoridades maiores deste nosso Brasil. Como todas as metrópoles, a nossa terra “inchou” com a imigração do pessoal do interior do Estado, acossado pela seca e as poucas oportunidades de crescer. Hoje, Fortaleza pulou dos seus poucos mais de quatrocentos mil habitantes até a metade do século passado para mais de dois milhões e setecentos mil. É a quinta do país em densidade populacional. Estamos entre as que mais se desenvolvem, mas também, infelizmente, temos uma desigualdade social altamente acentuada, talvez a razão pela qual somos apontados como uma das mais violentas do mundo, uma Medelin de ontem que urgentemente precisa tornar-se a Medelin de hoje. Não é possível jogar para baixo do tapete a sujeira da marginalidade. Muitas são as mazelas, porém maiores são os bens materiais ou espirituais que a cidade ostenta. Somos uma metrópole tão moderna quanto as maiores do país. Vivemos uma era de progresso acentuado em todos os sentidos. Confesso, contudo, que mesmo não me incluindo entre os saudosistas, acho que a Fortaleza que vivenciei até o final do século passado era muito melhor do que a dos dias atuais. A cidade era pequena, mas aconchegante. O povo era mais solidário, mais despreocupado e alegre. Alcancei um tempo em que havia pobres, mas não miseráveis. Poucos eram os pedintes, na época chamados  erradamente de “esmoleus”. As linhas de bondes e ônibus eram poucas, contudo a cidade não vivia tão espalhada e se ia a pé à escola, ao trabalho ou até mesmo aos divertimentos. Andava-se sem sobressaltos de dia, de noite, de madrugada. Os poucos ladrões eram de galinha nos quintais das casas. As cadeiras nas calçadas, à noitinha,  um costume para se colocar as conversas em dia.  Os casamentos eram para valer, para toda a vida. Enfim, tínhamos uma vida modesta, mas gostosa. A seu modo, inconscientemente, pobres e ricos viviam felizes na provinciana Fortaleza.

VALORIZAÇÃO DA CULTURA NOS 291 ANOS DE FORTALEZA

Quartel da 10° Região Militar onde se acha o Forte Nossa Senhora de Assunção - Fortaleza
Para celebrar os 291 anos de Fortaleza, comemorados hoje, 13 de abril, a Prefeitura da Capital elaborou vasta programação em que a cultura foi o eixo principal. 
No Aterrinho da Praia de Iracema, o cantor Raimundo Fagner animará os fortalezenses, cantando os grandes sucessos de sua carreira. O início será às 20h, com o show “Para Cantar Fortaleza”, com a apresentação de  11 artistas cearenses: Mona Gadelha, Rodger Rogério, Daniel Groove, Fernando Catatau, Roberto Viana, Roberta Fiúza, Nayra Costa, Aldo Sena, Lucinha Menezes e Mateus e Bruno Perdigão (Banda Luxo da Aldeia). A direção musical será de Mimi Rocha.
SEGURANÇA - A fim de garantir a segurança e a diversão das 100 mil pessoas que devem comparecer ao evento, a Prefeitura da Capital promoveu uma reunião de planejamento da qual participaram órgãos municipais e estaduais. 
Ações direcionadas à segurança pública serão promovidas por meio de 57 homens da Polícia Civil distribuídos pelo entorno do evento. Além disso, 13 viaturas do órgão serão disponibilizadas, e as delegacias plantonistas estarão à disposição diante de eventuais necessidades. De forma concomitante, a Polícia Militar disponibilizará um efetivo composto por 141 homens, que realizarão, inclusive, o policiamento periférico das vias próximas à região do Aterrinho. A Guarda Municipal, desde as 14h de ontem está com  12 guardas na região. 
A Secretaria Municipal da Saúde disponibilizará 15 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e colaboradores para atender a quaisquer intercorrências. Ambulâncias estarão à disposição nos postos médicos. 
NO PASSEIO PÚBLICO - Além da programação do Aterrinho da Praia de Iracema, a Secretaria da Cultura de Fortaleza, em parceria com o Movimento Viva o Centro, promoveu ontem um dia de atividades no Passeio Público, sempre enaltecendo os 291 anos da capital cearense.
A programação começou às 8h, com um café da manhã servido aos moradores de rua. Em seguida, eles deram azo às suas habilidades pintando um mural com impressões sobre a cidade de Fortaleza. O registro foi acompanhado por uma equipe de artistas plásticos.
Às 10h30, houve o lançamento do jornal “Viva o Centro”, edição comemorativa do aniversário da cidade.  Em seguida, um grupo musical encerrou a programação matinal, às 11h.  
A Associação dos Guias Integrados ao Turismo Rodoviário (Agir). À tarde, promoveu uma visita guiada ao Passeio Público e ao Museu da Indústria. 
Encerrando os festejos do dia, às 17h, houve a exibição do curta “Da Janela Lateral”, no Museu da Indústria, seguido de roda de conversa sobre o Centro de Fortaleza.
PARQUE DAS CRIANÇAS -  Em comemoração aos 291 anos da Capital, a Prefeitura realiza um amplo serviço de revitalização do paisagismo no Parque da Liberdade, mais conhecido como Parque das Crianças, ponto histórico e cultural do Centro da Cidade. O objetivo é resgatar a memória do espaço público, utilizado sobretudo para lazer da população fortalezense, proporcionando maior qualidade de vida no meio urbano.
No parque, são plantadas vincas, abacaxis ornamentais, palmeiras imperais e havaís. Além disso, o mato está sendo cortado, os jardins adubados e as árvores podadas. Os espaços vazios são preenchidos com flores e jarros de plantas no entorno da lagoa, trazendo mais vida e alegria ao parque.
O titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome (Setra), Elpídio Nogueira, informa que ainda estão previstas outras ações para o equipamento: pinturas, reparos elétricos e hidráulicos, despoluição do lago e iluminação branca.
Desde a última terça-feira, 11, o espaço conta com uma base da Inspetoria de Proteção Urbana (Insptur), da Guarda Municipal de Fortaleza, com 150 guardas que atuarão nos três turnos, por meio de viaturas e ronda de permanência no entorno.

FORTALEZA: NOSSO ETERNO XODÓ

Antonio Jose de Oliveira
Presidente da Abrajet CE
No artigo desta semana, prestaremos singela homenagem à “Loira Desposada do Sol”, a sedutora e hospitaleira capital do Ceará, por completar, no dia 13 de abril de 2017, seus 291 anos de elevação do povoado à condição de vila. Isso, em 1726, pois foi Dom Pedro I, em 1823, que elevou Fortaleza à categoria de cidade.
No artigo, fazemos uma declaração pública de xodó e amor pela “Loira Desposada do Sol, segundo a denominou o imortal poeta cearense, Paula Ney, (considerado o primeiro humorista do Brasil, falecido, há muitas décadas, na cidade do Rio de Janeiro.
Pode ter certeza, caro leitor, tratar-se de um bem enorme, descomunal mesmo, uma verdadeira paixão por uma bela loira. O amor é demais! Afinal, sempre nos seduziu. É irresistível mesmo! Antes dela, somente outras lindas mulheres, a minha amada esposa, Lêda Maria Soares Viana, e a filha Arusha Kelly de Oliveira. Mas, esta loira, minha gente, sobre a qual nos referimos, é a amada Fortaleza de Nossa Senhora  da Assunção, padroeira da capital do Estado do Ceará.
Bem! Com o passar dos anos, Fortaleza foi crescendo, crescendo, até  transformar-se nessa linda cidade, com seus atuais 2,6 milhões de habitantes, que, a cada dia, continua atraindo turistas e cativando sua população.
Verdade seja dita: tornou-se uma megalópole, porém é a cidade mais hospitaleira do Brasil, sem desmerecer as demais, cujo povo busca sempre o diálogo e a aproximação com pessoas de outras plagas. Frise-se que o cearense é, reconhecido, nacionalmente, um povo hospitaleiro, descontraído e que adora receber visitantes, independentemente de raça, classe social, grau de instrução, credo religioso, político e de que país vier.
A cidade de Fortaleza começou a nascer, como povoado, em torno do Forte de “Schoonemborck, à margem do riacho Pajeú, forte este construído pelos holandeses, durante a invasão, comandada por Matias Beck. De um forte evoluiu para cidade, onde surgiu a denominação de Fortaleza de N. S. da Assunção, vila caracteristicamente portuguesa, administrada pelo capitão-mor Manuel Francês.
Mas, expliquemos, aqui, que a primeira tentativa de colonização do Ceará ocorreu, em 1603, por Pero Coelho de Sousa. Já, em 1607, chegaram ao Ceará dois jesuítas, os padres Francisco Pinto e Luís Figueira, em missão religiosa. Reza a História, sobre o Ceará, que, após alguns anos, em 1637, os holandeses invadiram o povoado da Barra do Ceará, dominando o forte de São Sebastião, permanecendo, até 1664, quando foram massacrados pelos índios.
Com 2,6 milhões de habitantes, pois a migração de parte da população  (atualmente 80%) veio do interior do Estado, para a capital, isso provocou um “inchamento” da metrópole, proliferando as favelas e, devido à falta de saneamento básico, na periferia, a “Loira” está despenteada.
Bem! Seríamos injustos se não déssemos os parabéns aos dirigentes municipais, sobretudo ao Prefeito Roberto Cláudio e ao secretário do Turismo de Fortaleza, emporesário e político Alexandre Pereira, pela importante promoção, no aniversário de Fortaleza, ou seja, os eventos, em homenagem à nossa amada e idolatrada “Loira”. Ressalta-se o roteiro “Fortaleza a Pé”, caminhada histórico-cultural, com pessoas de todas as idades, percorrendo os atrativos turísticos de nossa cidade, a cargo do turismólogo Gerson Linhares, um apaixonado e divulgador dos atrativos de Fortaleza.
Eis, pois, a homenagem à nossa “Loira”. Como a amamos! Cuide bem dela, prefeito Roberto Cláudio. Ademais, ela é nossa amante-amada e de todos os seus habitantes. Parabéns, Fortaleza, o xodó da nossa vida!

OS PERCALÇOS DO TURISMO BRASILEIRO

Carlos Casaes
Abrajet BA
LITORAL BRASILEIRO SACRIFICADO - O Brasil é o 5º país do mundo em extensão territorial, com 8.514.876 km². Em toda essa dimensão, o seu litoral ocupa nada menos do que 7.367 km, do Rio Grande do Sul ao Amapá, incluindo, nada menos, do que Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas.
Maior parte desse acervo litorâneo em zona tropical. Deduz-se da extrema valia para o desenvolvimento da atividade do turismo, posto que o trinômio” praia/sol/mar alcança relevantíssima importância como expoente de conteúdo no potencial do destino.
CULTURA DIVERSIFICADA NO USO DA PRAIA - Não há como desconhecer que, por consequência desse extraordinário potencial litorâneo, criou-se na população daqueles Estados uma cultura diversificada no que diz respeito ao uso da praia. Ao longo de todo o litoral brasileiro, considerado a extrema maioria das unidades da Federação, a consolidação das “barracas de praia” ocorreu de modo espontâneo e ao longo de quase um século.
Por conta dessa sedimentação de costume, as nossas praias, com essa estrutura, passaram a se constituir num dos maiores atrativos, inseridas no potencial turístico “comercializado” internamente e no exterior. A cultura do uso das “barracas de praia” sedimentou-se de tal sorte que a extrema maioria dos usuários não consegue dissociá-la de um fim-de-semana ensolarado.
CONCEITO EDIFICADO NO TEMPO DO IMPÉRIO - Na conta de uma “ficção” de conceito instituído ainda no Império, por inspiração da vinda de D. João VI e a Família Real para o Brasil, o denominado Código de Águas, consubstanciado no Decreto 24.643/34, estatuiu no seu Art. 13 o que é conhecido como “Terreno de Marinha”. Entenda-se, por sinal, que nada tem a ver com a “Armada” brasileira. A definição estabelece que “são as áreas banhadas pelas águas do mar ou dos rios navegáveis, em 33 metros, desde o ponto a que chega o preamar médio”.
Estatística levantada por instituições idôneas, estimam a existência de cerca de 500.000 imóveis no país classificados como existentes em “terreno de marinha”, o que é ratificado pela Secretaria do Patrimônio da União, dos quais devem ser usuários cerca de 10 milhões de pessoas. Esses índices são incorporados a cerca de, pelo menos, 340 municípios com “terreno de marinha'. Por sinal, nas unidades cujas sedes se encontram em ilhas costeiras e oceânicas, como Florianópolis, São Luís e Vitória, suas populações são obrigadas, por conta daquela legislação, a pagar taxas.
MUITOS IMÓVEIS SÃO AUTORIZADOS - Os imóveis em questão são protegidos por contratos de aforamento e arrendamento emitidos pela Secretaria do Patrimônio da União, por conta de que se obrigam a pagar laudêmios. No entanto, ainda que que a estatística informe a existência de uma quantidade elevada de imóveis que estão protegidos da incidência dos “terrenos de marinha”, não se entende por qual razão, as barracas de praia estão fora dessa conceituação.
O Ceará, mais precisamente Fortaleza, está padecendo desse entendimento excludente. Porquanto 158 ocupantes que exploram o comércio de barracas e outros estabelecimentos na Praia do Futuro estão condenados a ter que, em dois anos, desocupar toda a área.
INCONGRUÊNCIA EM TODO O PAÍS - Não somente o Ceará, mais precisamente Fortaleza, padece dessa ação do Ministério Público Federal. Salvador, aqui da Bahia, já passou por esse percalço. Ora para outra, teve que ver todas as suas barracas de praia serem defenestradas. Verdade que a Prefeitura, para contornar a questão, instituiu um espaço padronizado a título de substituir as barracas. Ocorre que distantes da praia, na maioria, não funcionam propriamente para os banhistas.
Outras unidades da Federação, como Maceió, porto Seguro, e tantas mais, estão sob essa ameaça., igualmente. A consequência óbvia é que o turismo, já tão carente de atenções, sofre mais esse golpe. É de se reconhecer que os excessos ou a falta de critérios devam ser combatidos. Mas não entendemos por que não se disciplinar a existência das barracas nas praias, uma vez que tantos outros imóveis de destinação vária são regularizados.
Cremos que o que está faltando é uma reação firme da comunidade turística em socorro das “barracas de praia”. Até porque o Brasil não é exceção no particular. Bastaria que contemplássemos o litoral da Polinésia onde barracas de até hotéis valem-se do litoral para explorar os seus encantos. Aqui mesmo no Brasil, na Bahia por sinal, o Clube Mediteranée tem a sua estrutura montada também por sobre as águas.

NOVA JERUSALÉM/PERNAMBUCO - 50 ANOS DE APRESENTAÇÕES DA “PAIXÃO DE CRISTO”

Cena da Crucificação em Nova Jerusalém - PE
A “Paixão de Cristo” 2017 de Nova Jerusalém, município de Brejo da Madre de Deus, no agreste de Pernambuco, de 8 a 15 deste abril, marca o 50º ano de apresentações consecutivas do maior e mais famoso espetáculo bíblico teatral do Brasil. Para a temporada do cinquentenário, estão sendo apesentadas várias novidades e inovações preparadas pela direção, pela produção e pelos figurinistas do mega evento. Além dessas inovações, alguns monumentos foram inaugurados na pré-estreia, no último dia 7, na presença de convidados, da imprensa e das autoridades.
Realizada pela primeira vez em 1968, a Paixão de Cristo revive os últimos dias de Jesus, sua morte e ressurreição em uma encenação única no mundo, realizada em uma cidade-teatro com nove palcos platéia e com a participação de 50 atores e cerca de 400 figurantes.
Em seus últimos 49 anos de apresentações, mais de 3,8 milhões de pessoas de todas as idades já assistiram ao espetáculo. São turistas de vários estados do Brasil e de vários países que vêm à Nova Jerusalém de carro, vans e ônibus de excursões oferecidos pelas agências de viagem.
Para os que buscam viver emoções mais fortes, a Pousada da Paixão, instalada dentro da cidade-teatro de Nova Jerusalém, oferece pacotes para os turistas que desejam não só assistir, mas também sonham em entrar em cena junto com os atores do espetáculo. 
O ELENCO – É numeroso o elenco da “Paixão de Cristo” de Nova Jerusalém. Os artistas Rômulo Arantes Neto (Jesus), Letícia Birkheuer, (Maria), Rafael Vianna, (Herodes), Joaquim Lopes (Pilatos), além da jovem atriz Adriana Birolli (Madalena), da bela Aline Riscado (Herodíades) e do modelo e ator Jesus Luz (Apóstolo João), são os estreantes deste ano.
O megaevento conta, ainda, com 50 atores pernambucanos, cerca de 500 figurantes e mil pessoas responsáveis por garantir que tudo sai bem nos bastidores da encenação. A peça narra os últimos dias de Jesus, sua morte e ressurreição em uma encenação única no mundo. A apresentação é realizada em nove cenários enquanto a plateia se desloca entre as muralhas da Nova Jerusalém com 3.500 metros, 70 torres e 7 portas. A cidade-teatro ocupa 100 mil metros quadrados e representa um terço da cidade de Jerusalém nos tempos em que Jesus viveu.
COMEMORAÇÕES - O teatro, localizado a 200 quilômetros do Recife, ganha vários monumentos nas comemorações dos cinquenta anos da Paixão de Cristo. Um deles em homenagem a Plínio Pacheco, idealizador da cidade-teatro e a “seu” Cazé, operário que deu forma aos cenários em arte de cantaria.
Houve a inauguração de uma réplica da famosa Pietá de Leonardo da Vinci, com o rosto da atriz Diva Pacheco, mulher de Plínio, que interpretou Maria por 12 anos. Já Jesus, tem a fisionomia de Luiz Mendonça, irmão de Diva, primeiro Jesus e diretor dos espetáculos, ainda nas ruas da vila de Fazenda Nova, entre 1951 e 1962. Ambos eram filhos do casal Epaminondas e Sebastiana Mendonça, idealizadores do “Drama do Calvário”, que deu origem a Paixão de Nova Jerusalém, já com o objetivo de atrair turistas para o interior de Pernambuco. Luiz Mendonça foi, também, o primeiro ator a interpretar o papel de Jesus dentro das muralhas da cidade-teatro, há 50 anos.

OPÇOES NA SEMANA SANTA EM MINAS GERAIS

Tiradentes MG
Nesta semana da Páscoa, é possível programar passeios religiosos e para descanso. As opções são diversas em todo território nacional, mas Minas Gerais se destaca pela sua tradição e religiosidade, confirmada pelas inúmeras igrejas barrocas incrustadas nas íngremes ladeiras de Ouro Preto, em Mariana, Congonhas, São João Del Rey, Tiradentes e em várias outras cidades mineiras. Quem optar por lazer, o Parque Nacional da Serra do Cipó é uma escolha imbatível. 
Algumas opções para uma esta agradável: 
OURO PRETO – localizada a 90 km de BH – A cidade já vale a visita por suas ladeiras e arquitetura histórica do Brasil colonial, esculturas do artista Aleijadinho, museus, igrejas e diversos pontos turísticos. Nesta Semana Santa o munícipio recebe uma programação religiosa para os fiéis comemorarem a data. Entre procissões e missas a tradicional confecção dos tapetes de serragem. O trabalho que surgiu em Ouro Preto em 1733 é marcado pela religiosidade e pelo espírito comunitário. Os tapetes são confeccionados nas ruas por onde passa a Procissão da Ressurreição e contam com a participação de moradores e turist as. 
TIRADENTES - A bucólica cidade, conhecida internacionalmente pela sua gastronomia, fica a 214 km da capital mineira. Ótima comida, boas compras. Tiradentes é reconhecida também pela qualidade e criatividade do seu artesanato. O Largo das Forras é a dica, especialmente as ruas Ministro Gabriel Passos e Resende Costa. Visitas imperdíveis: Matriz de Santo Antônio e o chafariz d e São José. Ruas calmas, calçadas de pedras enormes, cercada pela arquitetura colonial centenária são atrações a parte. 
BICHINHO - Localizado a 7km de Tiradentes, com acesso pela estrada de terra que liga esta cidade a Prados (12km) e que proporciona um visual encantador da Serra de São José, O distrito de Vitoriano Veloso (Bichinho) pertence a cidade de Prados desde 1938, e é conhecido também pelo sugestivo nome de “Bichinho”, um povoado que se formou com a descoberta de ricas lavras de ouro nos princípios do século XVIII. O nome atual é uma homenagem ao inconfidente Vitoriano Gonçalves Veloso, negro, escravo alforriado e alfaiate que nasceu e viveu na região. O rico artesanato da região é a principal atração do lugarejo.
SÃO JOÃO DEL REY - Quem for a Tiradentes e Bichinho não pode deixar de visitar a terra natal de Tancredo Neves, que fica a apenas 15 km de Tiradentes. São 20 minutos de carro ou 35 de Maria Fumaça, numa viagem também pelo tempo. Uma day trip a São João tem que incluir visitas às igrejas de São Francisco de Assis, que tem missas com música barroca aos domingos; à Catedral de Nossa Senhora do Pilar, com as talhas douradas do altar; à igreja de Nossa Senhora do Carmo, com seu mix de fases do barroco, e à igreja de Nossa Senhoras das Mercês, c onstruída sobre uma mina de ouro.
CONGONHAS  - A cidade dos clássicos profetas de Aleijadinho, fica a 1h30 de Tiradentes. É praticamente um desvio no caminho até Ouro Preto, que ainda tem uma hora pela frente. E dá um perfeito intervalo entre os dois trechos da viagem. A principal atração de Congonhas é a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que abriga as 12 estátuas dos profetas feitas em pedra-sabão pelo mestre Aleijadinho. Dividida em três etapas, a visita à igreja começa do lado de fora, onde estão as seis Capelas dos Passos, que representam sete cenas da Paixão de Cristo com imagens esculpidas em cedro.
SERRA DO CIPÓ - Localizado há 90km de Belo Horizonte e apenas 60km de Lagoa Santa, o Parque Nacional da Serra do Cipó encanta pela natureza exuberante, belíssimas cachoeiras e rios de águas pura e cristalina, com riquíssima flora e fauna, grutas e cavernas com pinturas rupestres, vários cânions, além de completa infraestrutura para receber bem o turista. Um boa dica é se hospedar já em Lagoa Santa.
Onde Ir: Itabira: localizada na mesoregião Metropolitana a 110 km de Belo Horizonte, Itabira é terra natal do maior poeta brasileiro, Carlos Drumond de Andrade, e é também um dos mais importantes municípios mineradores do país. A cidade oferece também ótimas opções de lazer e turismo, como belas cachoeiras, museus, o Memorial Drumond em homenagem ao poeta, artesanato, rampa de vôo livre e a  IPOEMA: Localizada na zona rural de Itabira, no Distrito de Ipoema, o Museu do Tropeiro é outra atração imperdível para quem vai a Itabira. Com um acervo de 700 itens, como documentos e objetos usados em viagens pelos antigos tropeiros, o local é um espaço de aprendizado e convivência, além de palco de apresentações artísticas e culturais. (Jornalista Sérgio Moreira  - ARAJET/MG)

FESTAS TRADICIONAIS DA SEMANA SANTA PELO BRASIL

Procissão do fogaréu em Goiás Velho
Como país de maioria católica, quase todos os municípios brasileiros repetem festas, que já se tornaram obrigatórias, relembrando os últimos atos de Jesus na sua passagem pela terra. Destaquemos as de grandes tradições:  
SANTANA DE PARNAÍBA (SP) – Em Santana do Parnaíba, uma das cidades mais antigas do País, nas margens do Rio Tietê, na Barragem Edgard de Souza, Km 40 da Estrada dos Romeiros, todos os anos há histórica apresentação do “Drama da Paixão”, num espaço cenográfico de 15 mil metros quadrados. O espetáculo conta com 120 atores e mais de 800 figurantes, além de fogos e computação gráfica para dar mais emoção às cenas.
PARATY (RJ) - Durante as comemorações da Semana Santa, imagens e peças sacras, dos séculos XVII,  XIII com mais de 300 anos,  podem ser admiradas. Essas peças ficam guardadas o ano todo no cofre do Museu de Arte Sacra de Paraty, na Igreja de Santa Rita. Destaque das celebrações religiosas, a Procissão do Encontro (ou dos Passos) é realizada na Sexta-feira Santa. Outro ponto alto da Semana Santa em Paraty é a Procissão do Fogaréu (ou da Prisão), com apenas homens participando. O Fogaréu, que começa à meia-noite de Quinta-feira Santa, simboliza a prisão de Cristo.
SERRINHA (BA) - O município oferece vasta programação durante a Semana Santa, desde missas e procissões até a encenação da “Paixão de Cristo”.O destaque é a Procissão do Fogaréu, uma das manifestações de fé mais tradicionais de Serrinha. Outro ponto marcante das celebrações é a subida ao Monte Guarani para a via-sacra, às 6 horas da Sexta-feira Santa. No alto dele, está o Cruzeiro. Lá, os fiéis acendem velas e fazem oração. 
GOIÁS VELHO (GO) - A Semana Santa é comemorada com tradição. Na noite da Quinta-feira Santa, a cidade revive momentos de grande impacto visual: a Procissão do Fogaréu, um ritual realizado há quase 300 anos. Ao lado dos fiéis, cerca de 500 homens empunhando tochas se postam diante da Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte. Dali parte, à meia-noite, a Procissão do Fogaréu, acompanhada pelos sons de tambores. Fazem parte do espetáculo os farricocos, um grupo de 40 homens com túnicas coloridas e brilhantes, com capuzes pontiagudos e duas aberturas para os olhos. Os personagens encapuzados representam os soldados enviados por Caifás para prender Jesus. Apenas um dos farricocos enverga uma túnica branca. É ele que leva um estandarte de linho que representa Jesus.
PIRENÓPOLIS (GO) – A bucólica cidade do interior de Goiás é internacionalmente conhecida pelas manifestações folclóricas que promove. Daí a tradição de suas festas populares nas celebrações da Semana Santa.  Nas antigas ruas e casarões do século 18 são encenados os principais rituais da paixão, morte e ressurreição de Cristo.As celebrações começam já na sexta-feira anterior à Semana Santa, com missa e procissão de Nossa Senhora das Dores, saindo da Igreja Matriz do Rosário, com circuito de ida e volta pelas ruas do centro histórico. Na tarde da Sexta-Feira Santa, acontece a Via-Crúcis, com a participação de atores locais. No mesmo dia, a Procissão do Senhor Morto percorre ruas históricas da cidade. O domingo de Páscoa é festejado com missas que celebram a ressurreição de Cristo.
OLINDA (PE) -  A cidade é expressão viva da fé durante a Semana Santa. A programação religiosa da começa na quinta-feira, com a Procissão do Encerro, e segue até o domingo, com a Procissão do Senhor Ressuscitado. A encenação “Cenas de Cristo” pode ser assistida, na colina da Igreja do Carmo, sempre às 18h30. 
NOVA PETRÓPOLIS (RS) - A Cidade Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo já está vivento o evento mais doce do seu calendário. A Magia da Páscoa começou no dia 17 e termina no próximo domingo, na Praça das Flores/Rua Coberta de Nova Petrópolis. Feira de doces, programação infantil, atividades culturais e religiosas integram as atividades da Magia da Páscoa. O evento pretende reunir mais de 40 mil pessoas ao longo da programação.
A intensa programação religiosa também marca da Magia da Páscoa 2016. Na Sexta-Feira Santa, ocorrerá a Caminhada da Colheita da Macela, com saída às 05h, do Parque Aldeia do Imigrante. 

NO LIVRO DOS RECORDES A ÁRVORE DE PÁSCOA DE POMERODE

A jornalista Nelci Seibel, de Santa Catarina, nos dá conta de que a Osterbaum (árvore de Páscoa) de Pomerode, com 18m de altura e 82.404 casquinhas de ovos naturais foi montada por uma equipe de vinte pessoas, a maioria voluntários. A árvore, símbolo da Osterfest, cultuada nos jardins da Europa, trouxe mais um título para a cidade mais alemã do Brasil: a maior árvore de Páscoa do mundo. O título foi divulgado pelo Guinness World Records, o livro dos recordes,
Todo o processo foi acompanhado pelos juízes do Guinness através de imagens, documentos e por testemunhas voluntárias.

MUDANÇAS EM VISTOS

Os turistas estrangeiros de países considerados estratégicos para o Brasil serão beneficiados com mudanças nos procedimentos e exigências para obtenção de visto ainda este mês. O anúncio será feito pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão, e deverá atender cidadãos de países como Estados Unidos, Japão, Canadá e Austrália.
A novidade foi acertada durante uma reunião entre Marx Beltrão e o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes. A iniciativa faz parte de um pacote de medidas que serão implementadas para incrementar o turismo no Brasil, alavancar a economia e promover a distribuição de renda com a chegada de mais visitantes e a expansão do turismo interno.

A SEMANA SANTA NA CATEDRAL E PAROQUIAS DE FORTALEZA

A Paróquia São José – Catedral Metropolitana de Fortaleza (foto) desenvolve a vasta programação nesta Semana Santa. 
No domingo de Ramos, dia 9,  às 8h, houve Bênção dos Ramos e Procissão (saída da Igreja de Cristo Rei) à Catedral Metropolitana, Missa Solene presidida por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza.
Hoje, 13,  Quinta-Feira Santa, às 8h, Missa da Unidade (Santos Óleos) presidida por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza e concelebrada por todo o clero. Às 18h30, Missa da Ceia do Senhor (Lava-pés), presidida por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques,.
Amanhã – Sexta-Feira Santa,  às 9h, celebração das Horas,  com Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza. Às 15h, Celebração da Paixão e Morte do Senhor, seguida de procissão do Senhor Morto, com Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza.
No Sábado Santo – Sábado da Aleluia, às 9h, Celebração das Horas com Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza. Às 20h, Solene Vigília Pascal.
No Domingo da Ressurreição. Domingo de Ramos,  às 10h e 12h – Missas. Às 18h30, Missa Solene da Ressurreição, presidida por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza, seguida da Procissão do Senhor Ressuscitado.
OUTRAS PARÓQUIAS – Como é da tradição católica, outras paróquias da capital desenvolvem  atos na Semana Santa. São elas:
Nossa Senhora das Graças, no bairro Manoel Sátiro – Parque São José – No domingo de Ramos, houve
A Paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro Manoel Sátiro – Parque São José desenvolve a seguinte programação na Semana Santa:
No Domingo de Ramos houve e solenidades entre as quais a Bênção e Procissão de Ramos, Missa da Paixão na Igreja Matriz, Bênção e Procissão de Ramos, Missa da paixão no Sagrado Coração de Jesus e Missa da Paixão,  na Igreja Matriz.
Na segunda-feira - Confissão Individual e Celebração Comunitária da Penitência.
Ontem –no Sagrado Coração de Jesus - Confissão Individual e Celebração Comunitária da Penitência.
Hoje – Quinta-Feira - Missa e Bênção dos Santos Óleos na Catedral, Missa da Ceia do Senhor e Lava-Pés no Sagrado Coração de Jesus, Missa da Ceia do Senhor e Lava-Pés na Igreja Matriz.
Amanhã – Sexta-Feira Santa - 15h – Celebração da Paixão e Procissão do Senhor Morto na Igreja Matriz e no Sagrado Coração de Jesus.
No sábado - 18h – Vigília Pascal no Sagrado Coração de Jesus. 20h – Vigília Pascal na Matriz.
No Domingo de Páscoa - 8h – Missa da Ressurreição na Igreja Matriz. 17h – Missa da Ressurreição no Sagrado Coração de Jesus. 19h – Missa da Ressurreição na Igreja Matriz.
20h – Procissão do Cristo Ressuscitado.
Nossa Senhora da Saúde, Mucuripe;  Domingo de Ramos - 6h30 – Procissão saindo da Colônia Z-8. 7h
– Santa Missa na Igreja Matriz. Bênção dos Ramos nas outras missas na Igreja Matriz. Na Terça-Feira - 15h – Confissões individuais. 17h30 – Santa Missa. 19h – Procissão das Dores de Maria estanho responsável o Terço dos Homens e Mulheres.
Ontem, 12, às 16h – Confissões individuais. 17h30 – Santa Missa. 19h – Grande Celebração penitencial e Confissões Comunitária.
Hoje– Quinta-Feira - 8h – Missa da Unidade na Catedral. 17h – Confissões individuais na Igreja Matriz. 19h – Celebração da Santa Ceia seguida de Translado e Adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja Matriz.
Amanhã – Sexta-Feira Santa - 6h – Caminhada da Via Crusis. 15h – Celebração da Paixão do Senhor.16h30 – Veneração ao Senhor Morto, procissão e exposição da Imagem.
Sábado - 19h – Solene Celebração da Vigília Pascal.
Domingo de Páscoa - Celebração da Páscoa com Missas da Ressurreição do Senhor em todos os horários do domingo.

COMUNIDADE SHALOM - RETIRO E EXIBIÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO

Para iniciar a programação da Semana Santa, a Comunidade Católica Shalom, realizou ontem o Espetáculo da Paixão de Cristo, no Ginásio Paulo Sarasate, a partir das 17h. Em seguida, a programação seguirá até o domingo, 16, com o Retiro de Semana Santa.
O ESPETÁCULO - Foi momento importante para conhecer de perto toda doação e amor que Deus ofertou à humanidade, apresentado ontem por meio do espetáculo “A Paixão de Cristo. O evento começou às 17h com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre Antônio Furtado. Em seguida, houve a apresentação do Espetáculo “A Paixão de Cristo”, que conta com um elenco de mais de 100 atores e cerca de 300 pessoas envolvidas no trabalho de produção entre voluntários e profissionais contratados. Aconteceu em dois atos (de 50 minutos cada), totalizando um tempo de quase duas horas de espetáculo e expectativa de público de 7mil pessoas.
Este ano a novidade fica por conta da participação musical e especial do cantor Thiago Brado. O elenco também contará com a importante participação do cantor Waldonys, que interpretará uma das músicas durante o Espetáculo.
Registre-se que é a quinta edição da Paixão de Cristo promovida pela Comunidade Shalom em Fortaleza. O objetivo do espetáculo é de “ajudar a mergulhar nos mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus”, disse o coordenador da Projeto Artes Shalom, Állan Patrick.
Outro momento muito esperado durante o Retiro é a encenação da Via Sacra, que acontecerá amanhã 14, com o tema: “Eis que faço novas todas as coisas”, inspirada nas meditações de Catherine Doherty (Fundadora da Madonna House) e nas Meditações de um Leigo Ortodoxo (do livro O Mistério da Paixão – Edições Shalom). 
Na continuidade a programação, a Comunidade Shalom realizará de hoje a  16 de abril, no Ginásio Paulo Sarasate, o Retiro de Semana Santa, que acontecerá de forma a intercalar com os horários e programações da Catedral, com a presença do Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio.
No Retiro de Semana Santa haverá adoração, momentos de oração, confissões, pregações, lanchonete e livraria.

VISITE CEARÁ NEWS - VISITE CEARÁ / FC&VB PARTICIPOU DO EVENTO LACTE 12 EM S. PAULO

VISITE CEARÁ / FC&VB PARTICIPOU DO
EVENTO LACTE 12 EM S. PAULO
Celina  Castro Alves (FC&VB) e Livia Holanda (CEC)
A Lacte 12 aconteceu de 22 a 24 de março no Hotel Gran Hyatt em São Paulo. Celina Castro Alves, Diretora Comercial do Visite Ceará/FC&VB participou desse evento   juntamente com Livia Holanda, Diretora Geral do Centro de Eventos do Ceará.    A Lacte é o maior encontro da industria de eventos e viagens corporativas da America Latina e contou com mais de 850 participantes. O formato do evento foi muito positivo, com arena what's up, proporcionando a todos um melhor net work.  O conteúdo do evento foi extremamente bem elaborado com 65 palestrantes de alto nível com Claudia Sender da Latan, David Schurmann, CEO do Grupo Schurmann, Max Geringer, comentarista da Rede Globo, dentre outros.  

BRASIL + TURISMO - MEDIDAS DO GOVERNO PARA DESENVOLVER O TURISMO

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, anunciou na terça-feira (11), em Brasília, o Brasil + Turismo, um pacote de medidas para fortalecer o setor no Brasil. As ações têm como finalidade trazer soluções técnicas para gargalos históricos, aumentar o número de turistas nacionais e estrangeiros, contribuir para melhorar destinos nacionais, proporcionar o desenvolvimento regional e gerar emprego e renda. O anúncio foi feito no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com a presença de autoridades do setor.
O conjunto de medidas anunciadas pelo MTur reúne sugestões de integrantes da cadeia produtiva do turismo nacional e de entidades internacionais, como a Organização Mundial do Turismo (braço da ONU para o setor) e o Conselho Mundial de Turismo e Viagem (WTTC).
Dentre as ações, está a abertura de todo capital das empresas aéreas brasileiras ao investimento internacional. O projeto também é uma resposta do governo ao apelo da população brasileira sobre o melhor aproveitamento de nosso potencial turístico. A ideia é mudar o cenário e saltar de 6,5 milhões de turistas estrangeiros no país por ano (dado de 2016) para 12 milhões em 2022. A estimativa é de que a receita com os visitantes passe dos US$ 6 bilhões anuais para US$ 19 bilhões. Outro impacto esperado é a inserção de 40 milhões de brasileiros no mercado consumidor de viagens. Atualmente, menos da metade da população viaja todos os anos (cerca de 60 milhões).
MEDIDAS – Entre as medidas a serem implementadas, destacam-se:
Emissão de Vistos Eletrônicos. O Ministério do Turismo propôs ao Ministério de Relações Exteriores a implantação do visto eletrônico para países estratégicos. 
Ampliação da conectividade aérea.
Alteração do Código Brasileiro de Aeronáutica para permitir a abertura de 100% do capital das empresas aéreas brasileiras ao investimento estrangeiro. Modernização do modelo de gestão da Embratur.
Modernização da Lei Geral do Turismo 
Melhor aproveitamento de áreas da União - Entrega ao Ministério do Turismo das áreas de domínio da União localizadas em locais com potencial para o desenvolvimento do turismo, para fins de gestão, regularização e concessão.
Qualificação profissional - Intensificação dos programas e parcerias para qualificação profissional de jovens e adultos para melhor atendimento aos turistas. 
Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro
Fortalecimento dos órgãos estaduais de turismo
Parceria com a ANTT -Intensificação da fiscalização do transporte turístico nas rodovias brasileiras, por meio de cooperação técnica com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Parques Temáticos - Adequação do conceito de parques temáticos dentro da Lei Geral do Turismo e nos decretos e portarias relacionados. (Com o MTUR)

ROTA DO SOL SEMANAL 13/04/2017

"DAY USE" NO CATUSSABA RESORT HOTEL