Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de março de 2019

CALEIDOSCÓPIO 29/03/2019

QUE FUTURO NOS ESPERA?  - Eleito que foi pela maioria dos eleitores brasileiros, mesmo se sabendo das grandes dificuldades que iria enfrentar, principalmente por parte  das esquerdas, aguardava-se que o presidente Jair Bolsonaro tivesse equilíbrio bom senso para contornar os sérios problemas que o país há anos enfrenta. A população brasileira é ciente de que temos assuntos difíceis e que se alongam anos a fio. Daí aguardar-se um novo modelo de administração em todas as esferas, principalmente econômicas e sociais. Infelizmente, até os que votaram em Bolsonaro, do jeito que as cousas andam, tão tementes. De antalhos o nosso dirigiente maior perde-se em picuinhas, eles e os seus filhos são os próprios criadores do mal estar com declarações que vão de encontro ao senso geral. Como criam problemas os Bolsonaros!. O ponto chave da nova administração seria uma reforma da Previdência, pois a atual está levando o Brasil ao fim do poço. O  mentor maior das Finanças,  Paulo Guedes, com sua equipe elaborou uma proposta que pretende resolver em prazo largo a questão. Mas a palavra final é do  Congresso Nacional.  Aí está o nó górdio da situação. Os parlamentares defendem que direitos adquiridos pelos trabalhadores sejam respeitados ou pelo menos minimizados. Também não concordam na questão da idade mínima para aposentadoria de homens e mulheres e também outras propostas. Não é que o assunto virou uma grande discussão entre parlamentares, até da base aliada, que pretendem uma Previdência  viável para o País, mas não castigue os que irão se aposentar? Por esta razão,  não esteve nada saudável a convivência entre o Presidente do País e o Presidente da Câmara Federal. Recentemente, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, tentou colocar panos quentes na polêmicas com o Presidente, mas disse que assunto estava encerrado. Ao que Bolsonro replicou: "Para mim, isso foi uma chuva de verão. O sol está lindo e o Brasil está acima de nós”. Seria bom para os brasileiros que o Presidente Jair Bolsanaro realmente pusesse  o País acima de nós todos, deixando de lado ações desnecessárias e que não  condizem com o Chefe Maior da Nação.
MAIS UM PRESIDENTE PRESO -  Na semana passada, mais um ex- presidente do Brasil foi preso. A vez foi de  Michel Temer, que esteve à frente do País até 31 de dezembro último. O pedido de prisão foi do juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal. Alegou-se  que o ex-presidente era o "líder da organização criminosa" responsável por atos de corrupção. Em razão de um “habeas corpus”, concedido pelo desembargador Antônio Ivan Athié, do TRF-2,   Michel Temer foi solto na última segunda-feira. Eita, parece que nestes tempos é preciso mesmo que o cidadão tenha de fato conduta ilibada, não sendo acusado de algum desvio de conduta.  
FESTIVAL DAS CATARATAS - Autoridades e representantes do trade turístico participaram nesta quinta-feira (21), na Churrascaria Rafain Show, do lançamento oficial do 14º Festival das Cataratas. Mais de oito mil pessoas são esperadas para o evento, que será realizado nos dias 12, 13 e 14 de junho, em Foz do Iguaçu (PR). Durante a solenidade, o idealizador e coordenador do Festival, Paulo Angeli, destacou que a participação do público e o apoio dos parceiros têm sido fundamentais para a consolidação do evento, que hoje é considerado um dos três maiores do turismo nacional.

O SUCESSO DE HOJE NÃO GARANTE O DE AMANHÃ

Observando o que ocorre, em termos de Turismo, ainda não explorado, em sua totalidade, com ética, transparência e profissionalismo, em alguns Estados do Brasil, tanto pela iniciativa pública, quanto pela privada, não compreendemos e muito menos aceitamos que um país, com expressivo potencial turístico, reconhecido mundialmente, receba, há anos, somente 6,6 milhões de turistas estrangeiros e acreditamos ser esse número ainda menor. 
Afinal, ainda é vergonhoso o montante de reais, liberado pelo Governo Federal, por governantes estaduais e municipais brasileiros, para aplicação na promoção do potencial turístico, nos mercados emissores de turistas, na cultura e na infraestrutura de suporte ao turismo, que impacta mais de 60 atividades econômicas, sociais e culturais. 
Para constatarmos o quanto o turismo contribui para o fortalecimento da economia, sem falar de seus inúmeros benefícios aos polos receptores de turistas, mundo afora, registremos, aqui, dados da Organização Mundial de Turismo (OMT), vinculada às Nações Unidas, informando que, em 2017, o setor cresceu 7% em nível global. Informou, também, que as visitas de turistas chegaram a 1,1 bilhão nos primeiros 10 meses de 2017, equivalendo a 70 milhões de novos visitantes, comparando-se a idêntico período do ano anterior.
Baseando-nos em informações da supracitada organização, tendo por fonte a EBC Agência Brasil, citemos que, dentre os fatores, que contribuíram para o desempenho, estão o crescimento sustentado, ocorrido em muitos destinos e uma recuperação firme naqueles que sofreram declínio no ano anterior. Saliente-se que o estudo destaca ainda o Brasil pela sua “forte recuperação” em despesas com o turismo internacional, que atingiu 33%.
Vamos a outros dados: a China, país que lidera os mercados de origem de visitantes, registrou um aumento de 19%, no período analisado, seguida pela Coreia do Sul, com 11%, e pelos Estados Unidos e Canadá com 9%. Importante frisar, segundo divulgou a EBC, Agência Brasil, que, nas Américas, a América do Sul lidera o crescimento, nas visitas de turistas, com 7%. Já, na América Central e no Caribe, o aumento foi de 4%, o que mostra “sinais claros de recuperação”, em outubro de 2017, após a passagem dos furacões Irma e Maria.
Encerrando nosso artigo, respaldando-nos em informações, divulgadas pelas supracitadas organizações, transcrevemos o que mencionou o diretor geral da OMT, Taleb Rifai: “ Deve ser reconhecida a forte resiliência do turismo, que é refletida no crescimento contínuo em muitos destinos do Oriente Médio e na recuperação rápida em outros destinos”. Comentou, ainda, o dirigente da OMT os benefícios do setor, para as comunidades locais e para os visitantes, na promoção da paz, do entretenimento mútuo, do respeito pelo patrimônio cultural e valores.
No Ceará, o turismo vem sendo levado a sério, pelo Governo do Estado, pela Prefeitura de Fortaleza e algumas prefeituras do interior, com potencial turístico, que, em seus discursos e entrevistas aos meios de comunicação de massa, prometem investir mais, nesse segmento, para que o turismo cearense seja competitivo, em relação a Estados do Centro-Sul e Sul do Brasil, a exemplo de São Paulo (turismo de negócios), Paraná, Rio G. do Sul (Serras Gaúchas) e Santa Catarina (Camboriú, Joinville, Blumenau).
Agora, uma advertência: é aconselhável que autoridades públicas e empresárias do ramo lembrem-se, amiudemente, de que o SUCESSO DE HOJE NÃO GARANTE O DE AMANHÃ. Ao bom entendedor, meia palavra basta, frase repetida, há anos, por muitos populares. Que sejam investidos mais recursos financeiros, nas atividades turísticas, tanto na melhoria da infraestrutura de suporte a esse segmento econômico, quanto na divulgação dos atrativos, sem falar na qualificação da mão de obra, existente nas diversas atividades, ligadas direta e indiretamente à denominada “Indústria sem Chaminés”. Obrigado pela leitura e maravilhoso fim de semana, caro leitor ou leitora.

VAIA, EXERCÍCIO DE DIREITO OU AGRESSÃO?

Pela minha veia incondicional de desportista, sobretudo de crítico que exercí profissionalmente durante vinte anos, não consigo me divorciar da análise de fatos que se destacam no esporte, notadamente no futebol, de que sempre fui – e continuo – apaixonado.
Permito-me, hoje, analisar a prática da “vaia” pelo público de determinada agremiação, quando os resultados de uma competição não lhe sejam satisfatórios. Certa feita, depois de ter editado dois livros – “Bahia de Todos os Títulos” (sobre a vida do Esporte Clube Bahia) e “Futebol Paixão e Catimba” (sobre a trajetória esportiva do destacado prócer OSÓRIO VILLAS BOAS – Presidente, então, do Bahia e durante muitos anos) ocorreu-me um episódio muito curioso.
Fui contatado pelo meu querido amigo e ex-companheiro das lides do rádio-teatro da antiga Rádio Cultura da Bahia, JOSÉ JORGE RANDAN, de que um certo colega jornalista o havia procurado com a solicitação de que a empresa dele editasse um livro que havia escrito precisamente sobre o Bahia. JOSÉ JORGE, evidente, aceitou o encargo. No entanto, quando leu os originais que lhe foram fornecidos, percebeu de que já havia visto antes alguma coisa muito semelhante ao texto que lhe fôra entregue.
Pesquisando nos seus arquivos, encontrou, então, o meu livro – Bahia de Todos os Títulos – e constatou de que aquele texto era simplesmente uma repetição do que eu havia editado. E me procurou precisamente para me informar de que impusera ao titular do novo livro de que somente o editaria se eu participasse como co-autor. Porquanto a parte considerável do texto, quase toda, era de minha lavra.
Embora relutando um pouco, acabei anuindo de dividir a autoria. No entanto, o ZÉ me encarregou de adicionar alguma coisa nova, sobretudo algo especial sobre a valorosa, famosa e irrequieta torcida tricolor. Tal solicitado, tal cumprido. Apenas acrescentei um artigo sobre a “VAIA”.
E tal ocorreu em virtude de, àquela altura, eu me surpreendi com um comportamento que não era habitual na torcida tricolor, vaiar o “esquadrão de aço”, mesmo que em situação adversa. E por que? É que a torcida do Bahia sempre havia sido considerada como o décimo-segundo jogador, tal o entusiasmo com que “empurrava a equipe”, mesmo quando a sua atuação não condizia com o seu habitual. E, via de regra, transmitia tanta “garra” aos atletas que, nunca raro, lograva virar os resultados para alcançar conquistas históricas.
É que eu havia sido testemunha de um episódio durante um clássico na Fonte Nova. Estando o Vitória amargando um placar adverso, com a equipe não se apresentando com um comportamento agradável, um certo repórter de pista da uma emissora local, à frente da entusiástica torcida rubro-negra que já dava sinais de insatisfação, exortou, estranhamente, aquela multidão a “vaiar o time que – na sua leitura – estava merecendo os apupos”.
Evidentemente, abominei aquela atitude. Ali, eu gravei como o embrião do início de uma mudança de comportamento pelo público da Fonte Nova, mesmo da gloriosa torcida imbatível do querido tricolor. 
Nas minhas considerações no artigo escrito para o tal livro, concluí que considerava, em virtude das circunstâncias, a “VAIA” uma a g r e s s ã o. E continuo com o mesmo entendimento. Senão vejamos.
A vaia importa em que alguém não aceite um resultado adverso. No entanto, reflitamos: o resultado de uma competição de, no caso, futebol, necessária e indispensavelmente, somente poderá ocorrer em três hipóteses: vitória de um dos dois adversários, vitória do outro adversário, ou empate. Nenhum outro poderá decorrer na competição.
Logo, não havendo como fugir desse determinismo, como se rebelar contra uma situação que tem que ser adredemente esperada? Por mais desagradável e insatisfatória que seja tal condição. Ganhar ou perder é uma condicionante do próprio esporte.
Outro argumento de que utilizei, então, e que reitero agora, é de que ninguém, nenhum torcedor paga por um ingresso de sorte a que lhe seja assegurado o direito de que a equipe da sua preferência, indispensavelmente, seja a vencedora. Evidente. O torcedor paga um ingresso para ter acesso a um local onde ocorrerá um espetáculo esportivo. Esse é o limite do seu direito. Ganhar ou perder é, inquestionavelmente, uma questão de eventual resultado.
Considero como exemplo (o dia em que faço estas considerações é 18 de março de 2019) o fato de, há cerca de cinco dias atrás, o Bahia ter deixado a Fonte Nova sob uma estreptosa vaia da sua torcida, por não ter logrado um resultado favorável que lhe poderia assegurar a classificação para a disputa do torneio baiano. Embora, na minha concepção, jogando razoavelmente bem, mas não atingindo o principal: o gol.
Ontem, atuando na cidade de Jequié, o meu querido tricolor, que jogava a sorte pela classificação que parecia muito distante, simplesmente aplicou 5 x 0 no pobre do seu adversário, inserindo-se definitivamente entre os quatro semifinalistas. Enquanto o seu maior rival, o Vitória, que era tido e havido como já classificado, logrou uma contundente derrota que, aliada a outros resultados, excluiu-lhe da classificação.
Então, o mesmo preparador técnico que dias antes havia sido execrado e para o qual foi solicitada, com veemência, a dispensa, “deu a volta por cima” e colocou o Bahia nas semifinais.
Por conclusão, a “Vaia”, na minha modesta concepção, é, pois, o prenúncio da agressão.

PREFEITO GRECA: “CURITIBA É UMA RUA QUE PASSA POR DIVERSOS PAÍSES”

Praça do Japão
No ano passado, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, durante o Fórum Gramado de Estudos Turísticos, no qual esteve presente a Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo, com pormenores falou sobre "Cidades inteligentes e turismo contemporâneo: como conciliar?", Como  o tema é oportuno, e em homenagem aos  326 anos da grande cidade do sul brasileiro,  recordemos o que Greca adiantou para os jornalistas
"Uma cidade só serve para ser visitada se é boa para seus habitantes", comenta Greca, fazendo uma relação com o turismo. A inovação, a qualidade de vida e a valorização da identidade cultural, são citados pelo prefeito como aspectos importante no desenvolvimento de uma cidade. "Curitiba é uma rua que passa por diversos países", ressalta Greca, enaltecendo a história da cidade, formada por imigrantes de diversas partes do mundo.
Greca recebeu em 1996 o Prêmio Mundial do Habitat, da Organização das Nações Unidas, em sua primeira gestão como prefeito da capital do Paraná (1993-1997) e foi Ministro do Turismo entre 1999 e 2000.
INOVAÇÃO - Curitiba tem uma longa história de inovações, lembra o administrador municipal. "Foi uma das primeiras cidades do Brasil a ter um planejamento urbanístico". O Centro Cívico de Curitiba foi o primeiro do Brasil. Idealizado nos anos 1940 pelo urbanista francês Alfred Agache e concretizado em 1953. Hoje a cidade volta suas atenções para o Vale do Pinhão, iniciativa que proporciona um ambiente para startups e empresas com ideias inovadoras desenvolverem seus projetos. A Prefeitura também encaminhou para aprovação na Câmara Municipal de Curitiba, projeto da Lei de Inovação, que prevê a criação do Fundo Municipal de Inovação, a fim gerar financiamentos e dos instrumentos de construção do ecossistema de inovação na cidade.
A iniciativa atraiu olhares internacionais para a cidade, que foi escolhida como sede do Smart City Expo, maior evento de inovação do planeta. A exposição ocorreu em fevereiro de 2018 e atraiu mais de seis mil pessoas para Curitiba.
MEIO AMBIENTE - No aspecto ambiental, Curitiba é uma referência em desenvolvimento. A cidade tem mais de 40 parques e bosques e 101.634876 1112 de área verde, um dos maiores índices da América Latina, São áreas que, além de conservar a natureza local, cumprem outras importantes funções. "Os parques, além de fomentar o turismo e o lazer, são mecanismo de contenção das cheias dos rios que passam pela cidade", explica Greca.
Os parques Tanguá, Tingui - ambos  criados por Greca — e Barigui, por exemplo, têm a função de proteger a bacia do Rio Barigui. São mais lembrados, entretanto, pelas amplas áreas verdes, refúgio da fauna e flora local, e pelas praças esportivas que possuem. O Parque Tanguá, atualmente, é um do preferidos pelos passageiros da Linha Turismo, de acordo com pesquisa feita pelo Instituto Municipal de Turismo de Curitiba. Antes de virar parque, o local seria destinado para abrigar uma usina de reciclagem de caliça e lixo industrial.
IDENTIDADE CULTURAL - Curitiba nasceu da união de vários povos que do lugar fizeram sua morada: indígenas, portugueses, africanos, alemães, italianos, poloneses, ucranianos, japoneses, árabes, entre outros, trouxeram para região suas tradições e costumes. "A valorização dessa identidade cultural é a valorização da personalidade de Curitiba", destaca Greca. "E é isso que os turistas procuram: uma experiência autêntica."
Curitiba tem diversos memoriais das etnias e nacionalidades que formaram a cidade. Além de preservar a memória dos povos pioneiros, servem como ponto de encontro e como palco para celebrar as festas típicas da comunidade.
LUZ DOS PINHAIS: NATAL DE CURITIBA - O programa Luz dos Pinhais: Natal de Curitiba surgiu em 2017 para recuperar a tradição da capital paranaense como destino turístico nas festas de fim de ano. A concepção do projeto foi inovadora, trazendo recursos e a participação da iniciativa privada.
PRAÇA DO JAPÃO - Os japoneses chegaram em Curitiba a partir de 1915, mas foi em 1924 que um número maior de imigrantes se fixou na cidade. Os principais bairros foram o Uberaba e o Campo Comprido. A capital paranaense possui a segunda maior comunidade japonesa do Brasil, atrás somente de São Paulo.
A Praça do Japão é uma homenagem aos imigrantes japoneses e possui o Portal Japonês, o Memorial da Imigração Japonesa, a Biblioteca Municipal da Praça do Japão, onde estão disponíveis publicações em japonês, a Casa de Chá, e ganhou a Casa da Cultura, onde é possível conhecer as dobraduras de papel (origami), da arte floral (ikebana) e dos poemas de três versos (haikai). 

EM CABO VERDE - CONFERÊNCIA AFRICANA SOBRE AVIAÇÃO CIVIL E TURISMO

Praia de Cabo Verde
Ministros do turismo e transporte aéreo de 54 países africanos estão participar da I Conferência Ministerial sobre o Transporte Aéreo e o Turismo da África, que vem sendo realizada desde a última quarta-feira e até hoje, na ilha cabo-verdiana do Sal.
Organizada pelo Governo de Cabo Verde, esta conferência da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) e da Organização Mundial do Turismo (OMT) reúne todos os países da África e os promotores contam com um recorde de participações ministeriais.
Segundo nota do Governo cabo-verdiano, o evento tem a participação de 54 países que estão representados pelos ministros que tutelam os setores do turismo e do transporte aéreo e de onze companhias aéreas de outros países.
“Cabo Verde sente-se muito honrado por ter sido escolhido pela ICAO e pela OMT, como parceiro na África, para organizar a I Conferência Ministerial em África sobre a Aviação Civil e o Turismo”, afirmou o ministro do Turismo e Transportes cabo-verdiano.
Segundo José da Silva Gonçalves, são 54 países em África que, “pela primeira vez, vão reunir os dois setores – aviação civil e turismo”. “Hoje sabemos que milhões de passageiros e turistas vão pela via do transporte aéreo e, nesse sentido, [os dois setores] estão interligados”, adiantou.
No encontro, que decorre em Santa Maria, ilha do Sal, está sendo feito “um balanço do caminho percorrido e dos ganhos alcançados nestes dois setores e desenvolver soluções pragmáticas com foco no futuro, procurando meios credíveis que permitam aos Estados africanos maximizar e equilibrar os benefícios do futuro desenvolvimento dos serviços turísticos e de transporte aéreo no continente”, segundo nota do Executivo cabo-verdiano.
Além de ministros do Transporte Aéreo e Aviação Civil e ministros do Turismo de todo o continente africano, marcam presença dirigentes da ICAO e da OMT, altos funcionários governamentais, bem como especialistas desses setores e representantes de organismos internacionais e regionais africanos.
O Governo cabo-verdiano espera que a iniciativa venha a ser um marco no desenvolvimento integrado do turismo e transporte aéreo, “dois setores económicos estratégicos no desenvolvimento do continente africano”.
A OACI é uma agência especializada da ONU, estabelecida pelos Estados membros, em 1944, visando a administração e governança da Convenção sobre Aviação Civil Internacional (Convenção de Chicago). Trabalha com os 192 Estados Membros da Convenção e grupos industriais para chegar a um consenso sobre as Normas e Práticas Recomendadas da aviação civil internacional e políticas de apoio para um setor de aviação civil seguro, eficiente, economicamente sustentável e ambientalmente responsável. (Com o Newsletter África 21).

PARABÉNS, PORTO ALEGRE! - UMA CIDADE MODELO QUE CRESCEU COM OS IMIGRANTES

Palácio Piratini
Porto Alegre completou, na terça-feira (26), 247 anos de existência. A cidade foi fundada em 1772, 20 anos depois da chegada de 60 casais açorianos enviados pelo rei de Portugal ao porto de Viamão para povoar o Sul do Brasil. Ao longo dos séculos, a capital dos gaúchos acolheu alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses e libaneses, entre católicos, judeus, protestantes e muçulmanos, tornando-se uma metrópole cosmopolita e multicultural.
No Centro Histórico fica a Praça da Matriz (Praça Marechal Deodoro). É o centro cívico,administrativo, religioso e cultural do estado. Entre os pontos turísticos do local estão alguns dos principais atrativos de Porto Alegre, com destaque para os palácios Farroupilha (Assembleia Legislativa) e Piratini (Poder Executivo), a Catedral Metropolitana, o Museu Júlio de Castilhos, o Solar da Câmara e o Teatro São Pedro. Já a Praça da Alfândega está cercada de prédios históricos, como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o Memorial do Rio Grande do Sul, o Santander Cultural e o Clube do Comércio de Porto Alegre.
Ainda no Centro Histórico, o Mercado Público de Porto Alegre, de 1869, com mais de 100 lojas distribuídas em dois andares, concentra produtos típicos da cultura gaúcha. O Paço Municipal, prédio em estilo neoclássico, construído em 1898, abriga a Prefeitura de Porto Alegre. Outro monumento histórico é a Casa de Cultura Mário Quintana. O prédio, de 1933, do luxuoso hotel Majestic, abrigou o poeta gaúcho Mário Quintana de 1968 até 1980.
A Linha Turismo é uma das opções para conhecer Porto Alegre de ônibus. O turista tem a oportunidade de visitar mais de 20 atrativos
culturais, monumentos históricos e parques urbanos. Também é possível fazer um passeio pela rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre, onde as principais atrações são as paisagens naturais. O tour inclui o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus (padroeira de Porto Alegre), que, do alto do Morro da Pedra Redonda, permite uma vista de 360° da cidade. Destaques da capital gaúcha são os parques, entre eles: Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia), Moinhos de Vento (Parcão), Marinha do Brasil, o Jardim Botânico e o Farroupilha (Redenção), uma imensa área verde localizada no coração de Porto Alegre. O local é um dos principais pontos de encontro e de lazer da cidade, além de abrigar muitos monumentos históricos.
Uma opção imperdível é passear de barco pelo Lago Guaíba ou caminhar pela orla e assistir ao pôr do sol, onde se localiza boa parte das atrações de Porto Alegre, como a Usina do Gasômetro (um dos mais conhecidos centros culturais da cidade). O turista também não pode deixar de vivenciar a cultura gaúcha, que se reflete no gauches, nos trajes típicos, na música, no chimarrão e no churrasco e enriquecem a experiência do visitante.
A capital do Rio Grande do Sul é também a capital dos Pampas, como é conhecida a região formada por extensas planícies que dominam a paisagem do Sul do Brasil e parte da Argentina e do Uruguai. Foi nessa região que surgiu o gaúcho, figura histórica dotada de bravura e espírito guerreiro, resultado de lendárias batalhas e revoltas por disputas entre os Reinos de Portugal e Espanha, a partir do século XVI, até que o Tratado de Madri definiu as atuais fronteiras. (Com o MTUR)

VIAGEM DESACOMPANHADA - EXIGIDA AUTORIZAÇÃO PARA CRIANÇAS E MENORES ADOLESCENTES

Em razão da alteração do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) pela Lei nº 13.812, publicada em 18 de março de 2019, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informa que nenhuma criança ou adolescente menor de 16 anos poderá viajar desacompanhado dos pais ou de responsáveis sem expressa autorização em voos nacionais. A regra anterior à nova lei permitia a viagem desacompanhada sem autorização a partir de 12 anos.
As demais regras previstas no ECA não foram alteradas. Ou seja, é desnecessária a autorização quando o destino se tratar de comarca vizinha à residência, desde que no mesmo estado, ou quando fizer parte da mesma região metropolitana. Também não será exigida autorização quando a criança ou o adolescente menor de 16 anos estiver acompanhado de parente até o terceiro grau com mais de 18 anos, conforme documentação que comprove o parentesco. Fica mantida a exigência de apresentação para embarque, pelo adolescente maior de 12 anos, de documento com foto.
FORMULÁRIO PARA AUTORIZAÇÃO – A ANAC disponibiliza em seu site formulário com modelo opcional de autorização expressa de pais ou responsável legal para viagens nacionais de crianças ou adolescentes com até 16 anos acompanhadas por pessoa maior de idade. A partir de 16 anos, em viagem nacional, o embarque pode ser realizado sem necessidade de autorização. Recomenda-se prévia consulta às Varas da Infância e Juventude da Justiça de cada estado quanto à necessidade de reconhecimento de firma dessa autorização de viagem. Acesse aqui o modelo de formulário disponibilizado pela ANAC.
Viagens internacionais - Para viagens internacionais, as regras continuam as mesmas previstas no ECA e na Resolução nº 131 do CNJ.

IMPACTO POSITIVO - VISTO ELETRÔNICO INJETA R$ 450 MILHÕES NA ECONOMIA

A economia brasileira foi a maior beneficiada com o primeiro ano de funcionamento do visto eletrônico para cidadãos australianos, americanos, canadenses e japoneses. O aumento de 15,7% da entrada desses viajantes no território nacional resultou em uma injeção de R$ 450 milhões no país, segundo levantamento feito pelo Ministério do Turismo com base nos dados da Polícia Federal. A estimativa da Pasta é que a isenção de visto, anunciada na última semana pelo governo federal, aumente ainda mais a presença destes turistas no Brasil.
Em relação ao número total de estrangeiros no país, o ano de 2018 foi marcado pelo novo recorde, chegando a 6.621.376 milhões em relação aos 6.588.770 registrados em 2017. Deste total, 715.635 mil vieram dos países beneficiados com a isenção de visto que passa e valer em 17 de junho e que contavam, desde o ano passado, com a facilitação do visto eletrônico.
O Canadá foi o país que apresentou o maior crescimento, passando de 48.951 visitantes em 2017 para 71.160 em 2018 - alta de 45,4% - seguido da Austrália com um incremento de 24,7%, um salto de 33.862 para 42.235. Também foi registrado aumento na estrada de turistas americanos (13,3%) saindo de 475.232 para 538.532 e também nos viajantes japoneses: 60.342 para 63.708 (5,6%).
PROCURA - Menos de uma semana após o anúncio da isenção, o site internacional de viagens Kayak confirmou o impacto positivo da medida. Segundo levantamento do portal, desde a divulgação da medida, australianos, canadenses, japoneses e norte-americanos reforçaram buscas por passagens aéreas para o país. A maior alta foi registrada na Austrália (36%), seguida de Estados Unidos (31%), Canadá (19%) e Japão (4%).
A pesquisa, baseada em dados de 21 de março, considerou voos partindo de todos os aeroportos da Austrália, Canadá, Japão e Estados Unidos com destino aos terminais do Brasil. Os números são fruto da comparação entre a média diária de buscas de 1º a 15 de março e o período de 18 a 20 do mesmo mês, para viagens de 1º de abril a 31 de dezembro de 2019. Segundo o MTur, os quatro países beneficiados pela isenção foram responsáveis por 9,5% (619 mil) do total de estrangeiros que vieram ao país em 2017. (Com a
Agência de Notícias do Turismo).

DEFINIDOS OS FINALISTAS DO PRÊMIO PANORAMA DO TURISMO

Em reunião realizada na tarde dia 20, no Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Curitiba, a comissão de homologação, levando em conta a totalização da votação popular pela internet, identificou os finalistas do Top Tur | Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano | 2018.
Os vencedores das nove categorias em disputa, porém, serão anunciados, no estilo do Oscar do cinema, só no dia 3 de maio, no 25º Salão Paranaense de Turismo, no Expo Unimed Curitiba. Nesta sétima edição, o principal prêmio do segmento no Paraná distinguirá profissionais das áreas de hospedagem, gastronomia, agenciamento turístico, eventos, divulgação e guiamento.
Criação do Instituto Panorama do Turismo, neste ano o prêmio conta com a participação e respaldo da Abav-PR, Abrasel-PR, Abrajet-PR, ABIH-PR, Abeoc-PR, Abgtur e da Federação dos Convention & Visitors Bureaux do Paraná. Essas entidades auxiliaram na elaboração do regulamento e acompanharam todo o processo de votação.
OS FINALISTAS - Por categoria e em ordem alfabética, são finalistas: Meio de Hospedagem Alleina Paladino – San Juan Hotéis – Curitiba, Camila Silva – Four Points by Sheraton Hotel – Curitiba e José Maria Abujamra – Mabu Hotéis & Resorts – Curitiba; Estabelecimento Gastronômico Flora Madalosso – Restaurante Madalosso – Curitiba, Paulo Souza – Churrascaria do Gaúcho – Foz do Iguaçu, Selma Tonetto Prado – Bar do Alemão – Curitiba; Agência de Turismo Receptivo Adonai Arruda Filho – Serra Verde Express – Curitiba, Bibiana Antoniacomi – Special Paraná – Curitiba e Lilian Del Rosário – Andes Operadora de Viagens – Curitiba; Agência de Turismo Emissivo Adonai Arruda Filho – BWT Operadora – Curitiba, Diego Klas – Klas Viagens – Curitiba e Renata Zavadski – Choice Viagens – Curitiba; Operadora Adonai Arruda Filho – BWT – Curitiba, Danielle Meirelles – FRT – Foz do Iguaçu e Eraldo Palmerini – BRT – Curitiba; Empresa de Eventos Andrei Müller – Giga Soluções Audiovisuais – Curitiba, Maria Emília Vaz – Alma Eventos – Curitiba e Pauline Alves Minasi – Bird Eventos – Ponta Grossa; Espaço de Eventos Adélio Demeterko – Marco das Três Fronteiras – Foz do Iguaçu, Loreni Cristofolli – Expo Unimed – Curitiba e Valdir Barbosa – Expo Trade – Pinhais; Guia de Turismo Ana Paula Cruz – Curitiba, Sidnei dos Reis – Foz do Iguaçu e Thomas Arthur Hecke – Curitiba; Divulgação Turística Jackson Lima – Blog de Foz – Foz do Iguaçu, Mauro Picini – Jornal do Oeste e RIC TV – Toledo e Michelly Correa – Programa Plug – Curitiba. Na categoria Personalidade do Ano a comissão organizadora decidiu antecipadamente, e por unanimidade, definir como vencedor, in memoriam, o jornalista Antonio Claret de Rezende.

ACCOR AMÉRICA DO SUL - CARGO INÉDITO É CONQUISTADO POR ANDRÉ SENA

A contratação de uma liderança para as áreas de Web, TI, Vendas, Distribuição, Fidelidade e Experiência do Consumidor marcou o mês de março na Accor América do Sul. Na posição de Chief Digital Officer, CDO Accor América do Sul, André Sena Keresztes chegou para impulsionar as atividades relacionadas às áreas em questão e, consequentemente, ampliar o volume de negócios para os hotéis operados pelo Grupo e para os parceiros.
Membro da Accor South America Committee (ASAC), o novo gestor estará em contato com as equipes globais e iniciativas estratégicas da marca, além de se reportar diretamente ao CEO Accor América do Sul, Patrick Mendes, e a Maud Bailly, CDO Accor Global.
André Sena é graduado em Administração de Empresas e Ciência da Computação pela Washington & Lee University e tem MBA em Marketing pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Antes da Accor, ocupou cargos de liderança em vendas, marketing, e-commerce, digital e customer experience em empresas como VIVO e LATAM Airlines.

VOOS ADICIONAIS PARA FORTALEZA - O BRASIL TERÁ NOVAS FREQUÊNCIAS DA AIR FRANCE-KLM

A companhia aérea Air France-KLM parece mesmo entusiasmada com a ocupação dos voos entre as cidades de Paris e Amsterdã e Fortaleza, no Ceará. Um dos veículos mais lidos pelo trade francês, o Le Quotidien du Tourisme, publicou uma matéria que traz detalhes das rotas operadas pela empresa e a intenção de aumentar a frequência com o Brasil.
 De acordo com a publicação, a partir de 31 deste mês, a Air France-KLM aumentará a oferta em relação ao mesmo período do ano anterior. No total, o grupo irá operar 58 novas rotas até outubro de 2019. São 302 destinos em 114 países. Para o Brasil, está garantido mais voos adicionais para Fortaleza. Sendo assim, três voos semanais conectarão Paris a Fortaleza e quatro de Amsterdã a capital cearense. 
 O ministro Marcelo Álvaro Antônio ressalta a importância do setor aéreo para o turismo do Brasil. “A abertura de novas rotas, juntamente com as medidas que avançaram na última semana, como a aprovação do texto-base do projeto de lei 2724/15 que elimina o teto de participação do capital estrangeiro em empresas aéreas nacionais, contribuirão decisivamente para aumentar o fluxo doméstico e internacional no Brasil, fortalecendo a economia e gerando mais empregos e renda”, celebra. 
“No Brasil, após a inauguração do voo para Fortaleza em maio passado, a Air France e a KLM confirmam o sucesso destas rotas”, destaca o texto. Para a presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra, quanto mais ofertas de voos, maior é a chance de o Brasil seguir na lista de destinos turísticos mais procurados por visitantes internacionais. 
 Outros voos internacionais da companhia também existem no Brasil. No início de dezembro do ano passado, foram lançados os diretos Miami-Fortaleza e Orlando-Fortaleza, ambas cidades norte-americanas. Atualmente, a companhia europeia opera, além de Fortaleza, para Rio de Janeiro e São Paulo.

PRÊMIO CHICO MENDES DE SUSTENTABILIDADE PARA O SEBRAE/CE

O Sebrae Ceará foi um dos vencedores do Prêmio Chico Mendes de Sustentabilidade na categoria Gestão Socioambiental Responsável. A entrega da premiação foi realizada na noite da quinta-feira (14/03), durante a 5ª edição do Fórum Chico Mendes de Sustentabilidade, realizada no Centro de Eventos FIEP, em Curitiba (PR). Na oportunidade, o Sebrae foi representado pelo articulador da unidade de Gestão do Marketing e Comunicação, Carlos Viana, que foi um dos coordenadores da implementação do Programa de Sustentabilidade na instituição.
Para o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Airton Gonçalves, a premiação é um reconhecimento ao esforço da instituição na implementação de ações visando a sustentabilidade nas áreas da gestão de negócios, social e ambiental, contemplando iniciativas como o programa de eficiência energética, o uso racional de água, a otimização das matérias primas e o reaproveitamento de resíduos, entre outras. Ainda segundo o diretor, todas estas ações também passaram a integrar o portfólio do Sebrae, que estão disponíveis para auxiliar as micro e pequenas empresas a serem mais sustentáveis ambiental, econômica e socialmente.
Além do prêmio, o Sebrae também foi contemplado com o Selo Chico Mendes, após a aprovação no Programa de Certificação pelo Compromisso com a Gestão Socioambiental desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes. O programa envolve a avaliação das instituições inscritas, por meio de questionário, visita técnica e parecer de uma comissão técnica, composta por especialistas nas áreas de Gestão de Negócios, Gestão Pessoal, Direito Ambiental, Gestão Ambiental e Biólogo.

MODERNIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO - OBRAS DO AEROPORTO DE SALVADOR EM FASE DE ACELERAÇÃO

Com o fim da alta temporada, o Aeroporto Salvador Bahia entra no pico de obras. O número total de trabalhadores passou de 1.055 para 1.200. 56% das intervenções já estão concluídas. A reforma dos balcões de check-in será agora retomada.  A previsão é de que até o mês de agosto todas as posições estejam em formato linha, o que amplia o espaço disponível para a circulação de passageiros e agiliza o fluxo dentro do Terminal.
O corredor entre os pré-embarques doméstico e internacional será a próxima área a receber intervenções. O corredor será deslocado de forma a proporcionar mais espaço e comodidade aos passageiros que estarão na área restrita de embarque. Também haverá renovação da infraestrutura, como troca dos sistemas elétrico e de refrigeração, substituição das lâmpadas convencionais por LED e instalação de sistema de detecção e combate a incêndio.
No final deste mês, informa-se que novo conjunto de quatro elevadores e quatro escadas rolantes próximo à Praça de Alimentação será liberado para os usuários. Mais velozes, os elevadores terão capacidade para até 26 pessoas, recursos para a economia de energia e a sustentabilidade, além de iluminação LED com sensores automáticos de funcionamento. Até o fim da primeira etapa das obras, serão 11 elevadores e nove escadas rolantes do novo modelo.
Com os novos equipamentos, a circulação entre os andares irá melhorar. Dois elevadores transportarão exclusivamente passageiros entre o térreo e o primeiro andar, possibilitando um acesso rápido à área de check-in. Outros dois farão o deslocamento entre o primeiro e o segundo andar, levando os passageiros às áreas de pré-embarque doméstico e internacional. A mudança trará mais agilidade às viagens.
Após a instalação dos novos elevadores e escadas rolantes, os equipamentos antigos serão retirados e a estrutura ocupada por eles, demolida. O espaço que ficará livre será aproveitado para ampliar a Praça de Alimentação em 40%, na segunda fase das obras.
Em abril, os passageiros sentirão mudanças significativas no Terminal. O pré-embarque doméstico passará a ser realizado no segundo andar, em vez de no primeiro. Uma área foi reformada exclusivamente para atender esta mudança de fluxo.  
No mês de agosto, os pré-embarques doméstico e internacional serão unificados, seguindo uma tendência mundial no setor de aeroportos. Com o aumento do número de canais de inspeção, o fluxo de passageiros ficará mais ágil no Aeroporto Salvador Bahia. Outra melhoria realizada foi a reforma de dois portões de embarque em março (que estavam inoperantes), com a recuperação dos fingers (pontes de embarque). 
Ainda em abril, estará liberada também parte da área de expansão do Aeroporto, onde ficarão concentradas futuramente novas opções comerciais para os passageiros, tanto de alimentação, como de varejo e serviços. Serão 2 mil metros quadrados dentro da área de embarque ocupados por um mix comercial que contempla uma loja do tipo Duty Paid, concentrando marcas internacionais e nacionais, e outros estabelecimentos. As lojas entrarão em funcionamento progressivamente ao longo do ano.
Após realizadas as obras de preparação da infraestrutura, a nova Central de Água Gelada (CAG) entra em funcionamento em meados de abril. O equipamento, fundamental para o funcionamento do sistema de refrigeração, é mais eficiente e vai permitir a redução do consumo energético. Ele também é capaz de ajustar automaticamente temperatura de acordo com a demanda do Terminal.
AS OBRAS - O Aeroporto Salvador Bahia passa por obras de modernização e ampliação desde abril de 2018. As intervenções contemplam melhorias previstas no Contrato de Concessão e outras de iniciativa própria da VINCI Airports.
Conforme está descrito no contrato, as obras estão divididas em duas fases:
- 1B - concentra 90% das intervenções solicitadas pela ANAC e vai até o dia 31 de outubro de 2019
- 1C - será executada entre 1 de novembro de 2019 e 31 de outubro de 2021
A fase 1B das obras no Aeroporto foi iniciada em abril de 2018 e já teve 56% dos trabalhos concluídos. Nesta primeira etapa, estão sendo investidos cerca de 700 milhões de reais, entre recursos próprios e aqueles advindos de um contrato de financiamento com o BNB.

SÃO LUIZ DO MARANHÃO - OS CASARÕES NO CENTRO HISTÓRICO SERÃO REFORMADOS

Os deputados estaduais do Maranhão aprovaram, na tarde da última segunda-feira (25), o Programa Habitar no Centro. O Projeto de Lei de autoria do executivo estadual vai incentivar a reforma de casarões no Centro Histórico de São Luís, por meio da dedução de incentivos fiscais. O objetivo é transformar os prédios em um unidades habitacionais.
O secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão, Rubens Pereira Júnior, comemorou a aprovação e destacou a importância da aprovação do PL, tanto para a população quanto para o investidor beneficiado. 
Na  primeira quinzena deste mês, Rubens Pereira Jr esteve na Assembleia Legislativa onde pode dialogar e esclarecer as dúvidas dos parlamentares sobre a iniciativa do Governo do Maranhão. Para o secretário,  além de apoiar e manter a população residente no Centro, a medida visa atrair novos moradores e novas atividades comerciais e serviços, tornando a região atrativa e segura à população.
“Para apoiar o investidor que detenha a posse regular do imóvel localizado no Centro, o Governo do Maranhão disponibilizará a concessão de créditos presumidos de ICMS, no valor da reforma do imóvel, além da remissão de débitos de origem administrativa ou judicial com o Estado”, esclareceu Rubens Jr.
Apesar da tentativa de enfraquecimento da pauta por parte dos parlamentares de oposição, o Programa Habitar no Centro foi aprovado por unanimidade e vai à sanção do governador Flávio Dino.
Antes da aprovação do projeto, a equipe da Secid percorreu, na última semana, os casarões existentes na área de abrangência do programa. O objetivo foi mapear e estudar todos os polos que abrangem a área da Rua Rio Branco e Desterro, como forma de acelerar o andamento.
Na primeira fase do programa, serão consideradas como áreas prioritárias o bairro do Desterro, na Praia Grande, incluído no perímetro do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Cidade de São Luís, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1974.

VOO DIRETO ENTRE JOÃO PESSOA E LISBOA

A Paraíba receberá o lançamento de um voo direto do Aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa, para Lisboa, Capital de Portugal. O anúncio foi feito pelo governador João Azevedo, na última segunda-feira (25), durante o programa semanal 'Fala, governador', transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara (foto). Este será o segundo voo internacional regular no Estado; o primeiro foi conquistado na última gestão, com destino direto a Buenos Aires, na Argentina.
 O chefe do Executivo estadual comemorou a conquista, que irá resultar no aumento de turistas na Paraíba. “Nos próximos dias, será anunciado mais um voo internacional e, desta vez, o destino será Lisboa, Portugal”. João Azevedo lembrou que o número de turistas estrangeiros registrou um crescimento de 4,55% em janeiro, em relação ao mesmo período de 2018, e acreditou que o percentual deve crescer com o novo voo. O gestor também comemorou a ocupação de quase 90% da rede hoteleira da Capital paraibana no primeiro mês de 2019 e destacou as ações de divulgação promovidas pela PBTur. “Nós vamos incentivar cada vez mais esse trabalho. Para isso, estamos criando alguns conceitos de divulgação, aproveitando esse olhar diferenciado que o Nordeste e a Paraíba, especificamente, estão recebendo dos estrangeiros”, disse.

ROTA DO SOL SEMANAL 29/03/2019 ISSUU