Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

CALEIDOSCÓPIO - ESQUECENDO QUEM MERECIA / TESE PERIGOSA


ESQUECENDO QUEM MERECIA
Muitos fatos incompreensivos anotamos durante o  primeiro turno das  eleições deste ano, destinadas a escolher os que estarão,  no quadriênio2015/2018,  na presidência da República, nos governos estaduais e nas s casas legislativas federais e estaduais. Felizmente, foi um dia de festa cívica o 5  de outubro recém passado. Por outro lado, mais uma vez  observamos  que grande parte dos eleitores brasileiros ainda não se conscientizou do valor do seu voto para que tenhamos um País melhor, mais progressista e igualitário, em que o povo tenha o que realmente merece em saúde, educação e segurança pública. Muitos  dos eleitos realmente mereceram, mas boa porção deveria ter sido reprovada, pelas ações em suas trajetórias públicas e particulares. Enquanto estes de biografia não muito respeitada  foram eleitos percorrendo caminhos tortuosos, outras destacadas figuras não conseguiram o postulado por meio do voto. Não entendemos o por que da não reeleição de políticos e homens sérios como, por exemplo, Pedro Simon, Eduardo Suplicy, Inácio Arruda, Ariosto Holanda, Mauro Benevides,  no âmbito federal, e Fernando Hugo ou Lula  Morais, no Ceará. Independentemente de cor partidária, estes como alguns outros bons representantes do povo foram esquecidos. A meritória vida pública de todos eles foi deixada de lado, não valeu nada. A impressão fica é que grande parte do eleitorado não analisa mesmo em quem vai votar. Deixa-se levar por propaganda enganosa ou, o que é pior, vota em pagamento de “favores”. É pena que isto aconteça em grande escala.

TESE PERIGOSA
 Nos últimos tempos, felizmente o povo, com mais escolaridade e conhecimento do mundo, está reivindicando direitos até então deixados de lado pelas elites, dominantes ou não. Não se aceita mais discriminações, sejam de raça, cor, sexo, condições física ou o que o valha. Às vezes, contudo,  há exageros, interpretações nem sempre válidas. Agora mesmo, no futebol ou na política,  uma série de apaixonados fatos vêm sendo motivo de acirradas discussões. Ontem,  o goleiro do Santos, Aranha,  foi alvo de grosseiros insultos por causa de sua pele escura,  num estádio em que a paixão estava  acima da razão. Depois, a reprovação foi geral e a questão está na polícia/justiça. Na atual fase política em que vivemos, em muitas ocasiões as paixões  aliadas ao desejo de destruir o adversário, apela-se par os sentimentos alheios. É uma tese perigosa. mas não aceitamos por aceitar que os nordestinos sejam discriminados pelos brasileiros  do Sul, Sudeste e Centro Oeste. Para nós, não é o homem do Nordeste que é discriminado, mas sim a Região, esta sim, que é pobre  e sempre foi discriminada, não merecendo até agora tratamento igualitário ao das outras partes do País.  Recebemos migalhas em relação aos “primos ricos”, desde o Descobrimento. Portanto, temos em mente que a discriminação que há é contra a pobreza da Região, refletindo-se muitas vezes  nos homens pobres daqui. Duvido que haja no Sul Maravilha preconceito com os  filhos nossos que são abastados ou se destacaram nos vários ramos do conhecimento humano. Será que um Ivens Dias Branco, um Tasso Jereissati, um Beto Studart, um Inácio Arruda e  outros muitos de currículo  reconhecido  não são tratados com o devido respeito nos outros rincões da Pátria? Neste mundo, capitalista ou não, discrimina-se  sim quem é pobre, quem não se sobressaiu  pelo  conhecimento, pelas ações, pelo dinheiro. O restante é conversa fiada...

COBRANÇAS SEM SOLUÇÃO LEGAL - CANCELAMENTO OU REMARCAÇÃO DE PASSAGENS AÉREAS

20 ANOS DE ESPERA
A aproximação das festas de final de ano costuma inquietar os consumidores quanto à atuação do setor aéreo, especialmente em relação à cobrança de multa por cancelamento ou remarcação de passagens. Há quase 20 anos o Congresso Nacional discute mudanças no Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei nº 7.565/1986) para impor limites a práticas como essa, sempre muito criticada pelos usuários.
De 2012 para cá, o Senado aprovou dois projetos de lei regulando o assunto — já em tramitação na Câmara dos Deputados — e está pronto para submeter um terceiro a votação final na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).
Enquanto aguardam a revisão das normas que disciplinam a aviação civil, os consumidores têm buscado compensar eventuais prejuízos na Justiça.
REMARCAÇÃO, CANCELAMENTO E REEMBOLSO - As duas propostas mais recentes aprovadas pelo Senado — o PLS 24, da senadora Ana Amélia (PP-RS), e o PLS 359, do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), ambos de 2012 — foram anexadas a outras 31 matérias que alteram o Código Brasileiro de Aeronáutica e já receberam substitutivo de uma comissão especial da Câmara. Além das duas, mais sete projetos de lei elaborados por deputados foram inseridos posteriormente nesse pacote de tramitação conjunta.
O Projeto de Lei do Senado (PLS) 24/2012 seguiu para a Câmara com a limitação em 10% no valor da taxa cobrada pela restituição da quantia paga por bilhete aéreo, teto que também deverá ser observado em caso de remarcação de voo. Percentual idêntico foi adotado pelo Projeto de Lei do Senado (PLS) 359/2012 para cobrança por remarcação, cancelamento e reembolso de passagem. A proposta de Vital livra o consumidor dessa taxação quando o voo for alterado por decisão da companhia aérea.
É importante frisar que ambas — e os demais projetos citados — ficaram de fora no substitutivo da comissão especial por terem chegado à Câmara após sua aprovação, em meados de 2010. Em compensação, outros dois projetos do Senado — o PLS 114, da ex-senadora Serys Slhessarenko, e o PLS 184, do ex-senador Paulo Octávio, ambos de 2004 — foram levados em conta no parecer dessa comissão.
O PLS 114/2004 estabelece, entre as compensações por atraso superior a duas horas ou cancelamento do voo, indenização no valor da maior tarifa cobrada para o trecho comprado ou reembolso da quantia paga pela passagem. Prevê ainda que a indenização e o reembolso serão pagos de imediato pela empresa aérea, em dinheiro ou via depósito bancário. Quanto ao PLS 184/2004, eleva de 20% para 49% o limite de participação do capital estrangeiro em companhia brasileira que detenha concessão para explorar serviço aéreo.
SUGESTÕES DO GOVERNO - Há dois projetos de iniciativa do Poder Executivo – os PLs 6.960 e 6.961, ambos de 2010 — entre os 31 recepcionados pelo substitutivo da comissão especial. O primeiro deles propõe, inclusive, regular a proteção e a defesa dos direitos dos usuários do serviço de transporte aéreo público.
A iniciativa se aproxima do PLS 114/2004 ao fixar indenização ao passageiro no valor de 50% do preço do bilhete, a ser paga em dinheiro, cheque ou via depósito bancário no prazo máximo de sete dias. A compensação seria aplicada em casos de atraso superior a duas horas ou cancelamento do voo (Com a Agência Senado). 

A PROMPERU CONTINUA DIVULGANDO O PAÍS ANDINO

A Comissão de Promoção do Peru para Exportação e Turismo (PROMPERU), órgão do Ministério de Comércio Exterior e Turismo (Mincetur), promove, no Shopping Eldorado, em São Paulo, desde o último dia 14 e até a próxima segunda-feira, 27,  a Peru Week Brasil. Num estande, o público participa de um jogo interativo, que consta de diferentes imagens do Peru. Também é entregue material com informações turísticas. Além disso, de sexta a domingo, são oferecidas comidas e bebidas típicas.
No último final de semana da ação (24 a 26.10), haverá apresentações de música ao vivo e danças  tradicionais. Festejo, zamacueca, lando, panalivio, alcatraz e toromata serão os ritmos exibidos. 
 Mas a Peru Week Brasil vem divulgando o Peru simultaneamente em 11 cidades: São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Maceió, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Fortaleza e Salvador.
Em Fortaleza, no último dia 17, pela manhã, no Hotel Marquise, a técnica  Milagros Ochoa Koepke e equipe reuniram agentes de viagens, convidados  e imprensa para mostrar, com riqueza de informações,  os costumes e as belezas dos principais pontos turísticos do vizinho país andino, alguns Patrimônios da Humanidade, como Cuzco, Machu Pichu. 
Destaque-se também personalidades do nosso turismo, como Grace Ramos, coordenadora de marketing da Secretaria de Turismo do Ceará, Druso Cabral, coordenador de promoção da Secretaria Municipal de Turismo, e Colombo Cialdini, vice- presidente da ABAV-CE.

EXPOCINE

A Expocine, maior convenção da América Latina voltada aos exibidores, distribuidores e empresas fornecedoras de soluções e serviços para cinema, será realizada em 10 e 11 de novembro no Centro de Convenções Frei Caneca (São Paulo - SP).
O encontro terá palestras, seminários, mesas-redondas, reuniões e uma feira inédita no Brasil. 

A EMBRAER APRESENTOU O KC-390


A Embraer apresentou no último dia 21 o primeiro protótipo do avião de transporte militar KC-390 produzido na fábrica de Gavião Peixoto (SP). O evento contou com a presença do Ministro da Defesa, Celso Amorim, o Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, comitivas e representantes de mais de 30 países. Após o ato, a aeronave vai continuar com as avaliações iniciais de sistemas.  
O KC-390 é um projeto conjunto da Força Aérea Brasileira com a Embraer para desenvolver e produzir um avião de transporte militar tático e reabastecimento em voo que representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira. 
No dia 20 de maio de 2014, a Embraer e a Força Aérea Brasileira assinaram o contrato de produção em série para a entrega de 28 aeronaves KC-390 e suporte logístico inicial. Além da encomenda da Força Aérea Brasileira, existem atualmente intenções de compra de outros países totalizando 32 aeronaves.

SINALIZAÇÃO TURÍSTICA

Nova sinalização
O Rio de Janeiro receberá 500 painéis de sinalização turística para pedestres a partir de dezembro deste ano. Com verbas no valor de R$ 14,5 milhões do Ministério do Turismo e R$ 1,2 milhão da Prefeitura do Rio, os totens vão apresentar um mapa que mostra o ponto em que a pessoa está, os principais atrativos dos arredores e informações sobre atrações, pontos de interesse, comércio e serviços mais próximos.
O projeto elaborado pela Secretaria Especial de Turismo é inspirado em cidades como Londres e Nova York, e utiliza um sistema de “Wayfinding”, um conjunto de informações constituídas por elementos visuais, auditivos e táteis que permitem às pessoas se movimentarem dentro de um espaço de maneira mais segura e informada. As primeiras placas serão instaladas na Zona Sul do Rio, nas praias do Leme e Copacabana. Outros painéis serão implantados no centro da cidade, na Barra da Tijuca e no Maracanã. A licitação do projeto já foi realizada e a previsão é de que o material seja colocado em ruas e avenidas da cidade em um prazo de 12 meses.

GOIÁS - TURISMO DE MUITAS OPÇÕES - A “CIDADE VERDE” FESTEJA OS 81 ANOS DE FUNDAÇÃO

A data da fundação é hoje, mas desde a última terça feira e até a próxima sexta-feira, 31, a cidade de Goiânia está em festas. Com apenas 81 anos, a “Cidade Verde” é uma das mais destacadas capitais brasileiras, pelo progresso, qualidade de vida e oferta de bem estar para sua população, bem assim para  os milhares de homens de negócios ou turistas que a visitam.  
Motivada pelo acontecimento, a Secretaria Municipal de Cultura está desenvolvendo uma  programação especial de comemoração ao aniversário da cidade, fundada em 24 de outubro de 1933, na qual estão incluídos shows musicais, exposições fotográficas, saraus, feira de livros e o tradicional desfile cívico-militar programado para hoje, na Avenida 24 de outubro. Como se sabe, a antiga capital era Goiás, a Goiás Velha, um monumento tranquilo não muito distante de  Goiânia; 
A Capital  se destaca entre as brasileiras pelo fato de  ter um dos maiores índices de área verde por habitantes (94 m²) do mundo, perdendo apenas para Edmonton, no Canadá, com 100 m². Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população da capital é superior a 1,3 milhão de habitantes, sendo que a região metropolitana ultrapassa os 2,2 milhões, de acordo com dados do ano passado.
Desde 2011, Goiás faz parte da Rede Urbelac de Cidades Sustentáveis, um grupo de municípios da América Latina, Caribe e Europa que se articulam para identificar estratégias e programas de desenvolvimento urbano alinhado a políticas de preservação do meio ambiente. A rede da qual a  integra inclui cidades estrangeiras como Florença, na Itália; Bilbao, na Espanha; Trujillo, no Peru; Bucaramanga, na Colômbia; além de Manaus (AM).
Com história recente, Goiânia oferece uma diversidade de atrativos que encantam seus moradores e visitantes. Além de  patrimônio histórico, também é referência na área de saúde. É polo de turismo de negócios e eventos e está entre as cinco cidades brasileiras com menor custo de vida e entre as sete com melhor qualidade de vida.
TURISMO - Para bem receber os turistas, a cidade tem uma infraestrutura com boa rede hoteleira, restaurantes, bares, museus, teatros, boates, parques, cinemas, centros de compras, o Centro de Convenções de Goiânia, um dos mais modernos e completos da América Latina, e, ainda, o Centro Cultural Oscar Niemeyer, palco de eventos nacionais e internacionais.
A escolha é dos turistas, mas as dicas para Goiânia são: Parque Flamboyant , Bosque dos Buritis, Sala Verde,   Parque Vaca Brava.  

ILHA DE ALCATRAZ - MISTÉRIOS DESPERTAM A CURIOSIDADE DE TURISTAS

Ilha presidio de Alcatraz
Antiga base militar e local de uma das prisões mais famosas do mundo, a Ilha de Alcatraz, em São Francisco, Califórnia,EUA,  é um destino bastante procurado por turistas de todo o mundo. O motivo? Os mistérios que cercam a desativada prisão de Alcatraz, chamada de The Rock. Fechada em 21 de Março de 1963, ela abrigou presos famosos como Al Capone, Robert Franklin Stroud, Alvin Karpis e Frank Morris. 
 "É impossível estar em São Francisco e não visitar Alcatraz. É um destino que todos querem visitar e que causa muito fascínio", comenta Monica Ribeiro, consultora da Parques e Ingressos (http://www.parques-e-ingressos.com.br/), empresa especializada na venda de tickets para parques temáticos em Orlando e atrações turísticas em Miami, Nova York e Califórnia, nos Estados Unidos, e Londres, na Inglaterra.
 MISTÉRIO - A Ilha de Alcatraz recebe cerca de 1,3 milhão de visitantes todos os anos. Esse fascínio todo se deve, em grande parte, ao desaparecimento de 3 presos, incluindo Frank Morris. Por 29 anos, a prisão de Alcatraz nunca registrou oficialmente fugas bem-sucedidas de prisioneiros e era tida como uma das mais seguras do mundo. Quem tentava escapar de lá, acabava morto pelos guardas ou se afogava nas águas da baía de São Francisco. 
 Em 1962, porém,  a um ano de a prisão ser fechada, Frank Morris e mais 2 prisioneiros desapareceram de suas celas – as evidências apontam para afogamento nas águas da baía, mas os corpos nunca foram encontrados. Também nunca houve prova concreta do paradeiro dos três. Até hoje, os prisioneiros são listados como desaparecidos pelo governo americano. "Essa história de mistério sempre atrai os turistas, principalmente, aqueles que adoram uma aventura", conta Monica. 
A história de desaparecimento em uma prisão de segurança máxima despertou tanto interesse que, em 1979, o cineasta Don Siegel dirigiu o filme Escape from Alcatraz, estrelado por Clint Eastwood. 
O TOUR PELA PRISÃO - Para os apaixonados por histórias fascinantes, há o tour Alcatraz e All Loops Double Decker () com um ingresso que combina um incrível passeio pela cidade em um ônibus de dois andares e acesso a um barco que leva o turista para um passeio a pé pela The Rock. O passeio conta com um guia em áudio para que os turistas possam compreender a história da prisão. 
Durante a visita pode-se entrar nas celas e imaginar como os prisioneiros viviam ali, em cubículos apertados, escuros e bem sinistros. Toda a história do presídio é contada em 45 minutos. Basta colocar os fones e ir caminhando pelas celas, pelo refeitório, pela biblioteca e ouvindo detalhes sobre cada ambiente.
PARQUES E INGRESSOS – Para ingressos de atrações turísticas nos Estados Unidos, a Parques e Ingressos, - www.parques-e-ingressos.com.br/ - oferece amplas oportunidades. As novidades dos parques temáticos e atrações turísticas nos Estados Unidos e Inglaterra estão nas redes sociais: www.facebook.com/ParqueseIngressos, https://twitter.com/ParqueIngressos.

AS BELEZAS DO ACRE: BALÕES NO CÉU E A NATUREZA

Os encantos e segredos do Acre vistos sob um novo ângulo: é isso que o voo de balão realizado nas proximidades da capital, Rio Branco, proporciona aos turistas que gostam de desafios a 300 metros do solo. Além da paisagem deslumbrante da floresta amazônica, com a maior biodiversidade do planeta, os viajantes podem se encantar com os geoglifos, formações no solo em formatos geométricos, como quadrados, círculos, linhas e espirais, descobertos na década de 1970, na região.
Atualmente 391 sítios e 478 geoglifos, possivelmente feitos por populações que viveram na região há mais de mil anos, já foram catalogados na Amazônia e fazem parte do patrimônio arqueológico da região. Apesar dos estudos, pouco se sabe sobre o significado dos desenhos, ou com que tipo de ferramentas foram feitos. Mas a melhor forma de avistá-los é sobrevoando a região.
Mais de 400 pessoas já realizaram o voo de balão na região, entre brasileiros e estrangeiros. “O incentivo ao balonismo, difundido no Acre há cerca de três anos, é uma das estratégias de divulgação das belezas e riquezas do Estado”, segundo a secretária Estadual de Turismo do Acre, Rachel Moreira.
OS VOOS - Atualmente os voos têm duração entre 40 a 60 minutos e podem ser feitos em dois tipos de balões: um com capacidades para dois passageiros e outro com espaço para oito pessoas, além do piloto. Contudo,  para voar é preciso acordar bem cedo, como explica o diretor da empresa que oferece o passeio, e  também piloto Cassiano Oliveira. “As primeiras horas da manhã apresentam as condições ideais para o voo. Saímos de carro de Rio Branco às 4h30 em direção à zona rural da cidade”, disse. Durante o translado, os turistas recebem as instruções sobre os procedimentos do voo. 
Os participantes vivenciam todas as fases da experiência e ajudam inclusive no processo de montagem do balão, que começa sua subida por volta das 5h30, quando o dia está amanhecendo. Sempre é feita uma avaliação criteriosa das condições climáticas do local antes da partida. 
Uma equipe auxilia, por terra, o pouso do balão.  Após os passeios é oferecido um café da manhã aos passageiros. Toda a experiência é filmada e os participantes recebem um DVD com as imagens no final da aventura, além de um certificado do curso de introdução no balonismo.
ECOTURISMO - De acordo com estudo do Ministério do Turismo, "natureza, ecoturismo ou aventura" é o segundo principal motivo das viagens a lazer realizadas por estrangeiros dentro do Brasil.  O primeiro é sol e mar. Já o segmento representa 25% de todas as viagens internacionais pelo mundo, segundo dados da Adventure Roundup Research/Adventure Travel Trade Association.
Segundo uma guia de turismo local, os turistas que visitam o Acre também estão interessados em ecoturismo, história e cultura da região. Além do passeio de balão, os visitantes podem conhecer os métodos de produção das comunidades ribeirinhas através do turismo de base comunitária, festivais que mostram a cultura indígena e o Parque Chico Mendes, que além de mostrar a luta dos seringueiros em defesa da Amazônia, abriga um zoológico com espécies da região.
O Acre possui 16 milhões de hectares de floresta tropical, onde vivem metade dos 700 mil habitantes do estado. Entre eles, 15 mil são indígenas, espalhados por 32 reservas de 14 diferentes nações, que mantém preservadas suas tradições. (Com o Mtur)

MTUR COM INCENTIVOS PARA MUNICÍPIOS DO CEARÁ

Cachoeira do Boi Morto - Ubajara - CE
O Ministério do Turismo selecionou, por meio de chamada pública, sete projetos de incentivo às produções artesanais, industriais ou agropecuárias que incorporem valor turístico aos municípios no entorno de 12 Parques Nacionais. Os projetos classificados poderão receber até R$ 600 mil, totalizando o investimento de R$ 3 milhões distribuídos pelas macrorregiões do país. As ações devem favorecer comunidades locais, valorizando a cultura de cada região de modo a gerar renda aos municípios. 
O resultado da chamada pública já foi divulgado no DOU. As propostas classificadas são Prefeitura Municipal de Jacinto Machado (SC), Prefeitura Municipal de Santo Amaro do Maranhão (MA), Goiás Turismo – Agência Goiana de Turismo (GO), Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro (MG), Prefeitura Municipal de Morro do Pilar (MG), Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará (CE) e Prefeitura Municipal de Praia Grande (SC).
Os projetos estarão aptos a receber o recurso desde que atendam a todos os requisitos estabelecidos pela Portaria nº 507/2011, que regula os convênios, os contratos de repasse e os termos de cooperação celebrados pelos órgãos e entidades da Administração Pública. A celebração de convênios está condicionada ao cumprimento de todas as exigências previstas pela legislação.
Para estimular o turismo nos Parques Nacionais, o Ministério do Turismo lançou uma nova linha de ação do Pronatec Turismo, que visa qualificar produtores dos mesmos municípios do entorno. Atualmente os Parques Nacionais brasileiros recebem 12 milhões de pessoas por ano e faturam cerca de R$ 1,5 bilhão. Os parques priorizados pelo Governo Federal são: Anavilhanas (AM); Lençóis Maranhenses (MA); Ubajara (CE); Brasília (DF); Chapada dos Guimarães (MT); Chapada dos Veadeiros (GO); Serra do Cipó (MG); Tijuca (RS); Itatiaia (RS); Serra dos Órgãos (RJ); Aparados da Serra (RS) e Serra Geral (SC).

LANÇADOS O IX SEMINÁRIO DE LOGÍSTICA E A EXPOLOG

Autoridades na apresentação de Enid Câmara
A Prática Eventos e parceiros movimentaram café da manhã ontem, 23, às 8 horas, no Centro Vocacional Tecnológico da Companhia Docas do Ceará, para o lançamento oficial do IX Seminário Internacional de Logística e a Feira Nacional de Logística, eventos que acontecerão em Fortaleza, no Centro de Eventos, nos dias 6 e 7 de novembro.
Iniciando a reunião, que marcou o lançamento oficial destes já consolidados eventos,  a empresária Enid Câmara, diretora geral da Prática, ofereceu os pormenores sobre os dois encontros que se realizarão sob a responsabilidade  também  da  Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão e do Instituto Future de Juventude, Promoção, Turismo, Cultura e Desenvolvimento Sustentável e o apoio institucional da Secretaria de Portos da Presidência da República (Sep/Pr).  Adiantou que Seminário e a EXPOLOG eram direcionados a todos os atores e elos da cadeia produtiva de logística, visando fomentar as discussões e debates, com autoridades no assunto, especialistas e Técnicos, sobre comércio exterior, infraestrutura e logística, bem assim o bom  relacionamento entre fornecedores E usuários.
Em seguida, usaram da palavra as seguintes personalidades: Mário Jorge Cavalcanti – Presidente da Companhia Docas do Ceará; Eveline De Medeiros Miranda, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários; Clóvis Nogueira, Presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Ceará; Francisco Oliveira,  Diretor da Companhia de Integração Portuária do Ceará;   José Maria Zanocchi – Presidente da Câmara Brasil/ Portugal no Ceará; Verônica Gurgel – Presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Ceará;   Flávio Saboya – Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará; e Silvestre Gomes, da  Alfândega.

BHG CHEGARÁ À PARAÍBA COM NOVO TULIP INN

A BHG – Brazil Hospitality Group, que opera a rede de hotéis Golden Tulip na América do Sul, planeja a construção de um hotel no bairro dos Ipês, região nobre de João Pessoa, no Estado da Paraíba. No dia 17 de outubro, a empresa assinou memorando de entendimentos para a administração do Tulip Inn João Pessoa. Com início de operação previsto para 2017, o empreendimento ficará localizado próximo a shoppings e ao aeroporto internacional Presidente Castro Pinto, e contará com 140 quartos, restaurantes, salas de convenção e área de lazer. 
O novo Tulip Inn fará parte de um complexo mixed use, que contará com uma torre empresarial e outra de serviços médicos, com o mais alto padrão de arquitetura e design. O perfil midscale da marca se enquadra na região, característica pelo turismo de negócios, com grandes empresas e indústrias. Com o novo hotel, a BHG marca a sua entrada no Estado da Paraíba, em uma das principais cidades do Nordeste brasileiro.
A BHG S.A. - Terceira maior rede hoteleira do país, tornou-se a primeira companhia brasileira a operar no segmento imobiliário especializada em hotelaria com foco em turismo de negócios, com hotéis próprios e administrados divididos nas categorias 2, 3, 4 e 5 estrelas.
 O contrato de exclusividade com a Golden Tulip Hospitality Group na América do Sul possibilita uso das marcas Royal Tulip (categoria 5 estrelas), Golden Tulip (4 estrelas) e Tulip Inn (3 estrelas). A BHG possui também a bandeira Soft Inn, usada para hotéis de categorias 2 estrelas limited services, que oferecem uma boa opção de custo benefício para turismo corporativo.

REDE IBIS COM HOTEL EM BACABAL, MARANHÃO

 A Accor, uma das líderes mundiais em operação hoteleira, abriu as portas de seu primeiro hotel da bandeira econômica ibis na cidade de Bacabal, um empreendimento da empresa Almeida Maranhão. O novo prédio, localizado perto do centro comercial e da área dos fóruns da cidade, tem 84 apartamentos e vai gerar 18 empregos diretos. 
Os apartamentos do ibis Bacabal são modernos, equipados com ar-condicionado, wi-fi grátis (também nas áreas comuns), televisão de tela plana com canais a cabo, frigobar, cofre e telefone. Os principais serviços operam em escala 24/7, como a recepção e o bar. O hotel já começa com o novo conceito de restaurante da marca ibis, o ibis Kitchen. Também conta com estrutura para eventos, com um auditório para até 80 pessoas, e é 100% não fumante. 
 A marca ibis é líder no segmento de hotéis econômicos na América Latina – com o ibis Bacabal, agora são 94 hotéis no Brasil. Dentro do segmento econômico, complementando a oferta da marca ibis, a Accor oferece as bandeiras ibis budget e ibis Styles. 

INCLUSÃO DE TURISTA COM DEFICIÊNCIA

Em Pernambuco, mais de 900 pessoas, entre elas recepcionistas, mensageiros e garçons receberam um treinamento de capacitação para aprimorar o atendimento a pessoas que tenham algum tipo de deficiência. A iniciativa está em sintonia com o conjunto de ações liderado pelo Ministério do Turismo, que tem por objetivo promover a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida à atividade turística. 
Ao todo, 68 estabelecimentos do Estado, entre bares, restaurantes, hotéis, pousadas e empresas de receptivo turístico, foram beneficiados pela iniciativa da Secretaria de Turismo por meio da Empetur, que  desenvolve projetos voltados à acessibilidade, como o Praia Sem Barreiras – que ajuda pessoas com mobilidade reduzida a tomarem banhos de mar, e distribui cartilhas com informações básicas sobre como tornar acessíveis os equipamentos turísticos.O Ministério do Turismo também tem investido em obras para melhorar alguns destinos turísticos brasileiros, transformando-os em locais mais acessíveis. O Brasil tem cerca de 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa cerca de 23,92% da população brasileira, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2016, serão esperados no Rio de Janeiro 4.350 atletas de 176 países,  os quais participarão dos Jogos Paraolímpicos.  (Com o Mtur). 

MINAS TURISMO GERAIS - Sergio Moreira

Sergio Moreira
Aeroporto, em obras até 2016 - .O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, região metropolitana de Belo Horizonte passou a ser administrado pela concessionária BH Airport, que venceu o leilão em novembro do ano passado, e afirma entregar o Terminal 2 em abril de 2016. A nova administradora prevê um investimento de cerca de R$ 1,5 bilhão para os próximos dez anos, e um aumento de 100% na capacidade de passageiros do local.
A concessionária BH Airport, formada pelas empresas Companhia de Participações em Concessões CPC, que é controlada pela CCR (75%), Zurich Airport International AG (24%) e Munich Airport International Beteiligungs GMBH (1%), vai administrar o aeroporto por 30 anos, com 51% de participação. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero tem 49%.
Segundo o presidente da Concessionária BH Airport, Paulo Rangel, a construção do Terminal 2, chamado de Novo Terminal, representará um aumento do número de passageiros na ordem de 100%, chegando a 20 milhões por ano. Atualmente, Confins recebe cerca de 11 milhões/ano. “Nós estamos em fase do anteprojeto, iniciaremos o projeto base e ainda o executivo. O início das obras se dará ainda neste ano. A meta [para o segundo terminal] é 30 de abril de 2016”, disse Rangel.
Este novo terminal terá 14 novas pontes de embarque, novas áreas de check-in e de desembarque. A obra do Terminal 2, que chegou a ser prevista para a Copa do Mundo deste ano, não saiu do papel, e foi substituída pelo Terminal 3, que ainda está em fase de construção pela Infraero. Ainda estão previstas como melhorias reformas nos banheiros e internet de qualidade e gratuita para os usuários, além da criação de 1.455 vagas de estacionamento. Dentre os desafios para a nova administração estão a diminuição das filas nos check-in e a redução dos preços cobrados pelas lanchonetes, considerados abusivos por muitos clientes. A previsão é que a Infraero entregue pronto o Terminal 3, que se encontra na fase de acabamento, de acordo com a concessionária. 
 jornalista Sérgio Moreira sergio51moreira@bol.com.br

AVIAÇÃO REGIONAL

Está tramitando no Congresso Nacional a Medida Provisória 652/2014, que cria o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional. Na quarta-feira oito deste mês, foram eleitos os membros da comissão especial que vai analisar a proposta, que prevê reformas e melhorias em 270 aeroportos de todo o país e a concessão de subsídios a empresas que operem rotas regionais. 
A comissão mista é presidida pelo deputado Assis Carvalho (PT-PI) (foto) e tem  como vice-presidente a senadora Ana Amélia (PP-RS). Para relator foi eleito o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e para relator revisor, o deputado Geraldo Simões (PT-BA).
O PDAR é de interesse do Ministério do Turismo, que participou do  grupo de trabalho que discutiu o tema no âmbito do governo federal.

AUMENTO NOS EMBARQUES

Conforme a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, este ano cerca de 84,2 milhões de passageiros já embarcaram pelas principais companhias aéreas brasileiras, em voos nacionais e internacionais. As empresas associadas à entidade (Avianca, Azul, Tam e Gol) registraram um aumento de 3% na procura por transporte aéreo doméstico, em comparação a setembro de 2013. Segundo o Ministério do Turismo, no ano passado foram realizados cerca de 89 milhões de desembarques domésticos e 9,4 milhões de desembarques internacionais no país.
Somente no mês de setembro, os passageiros embarcados pelas empresas associadas à Abear, em voos domésticos, somam 6,7 milhões, sendo 3,8% a mais que em 2013. O resultado é positivo para um mês de atividade mais fraca no setor devido a sazonalidade. 

ROTA DO SOL SEMANAL 24/10/2014 - ISSUU