Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

CALEIDOSCÓPIO - O MOMENTO É ESTE

O MOMENTO É ESTE

É opinião muito forte de que é este o momento propício para que o Governo do Ceará, as associações de classe, empresários e principalmente o pessoal envolvido em turismo procure afastar os obstáculos que têm impedido a implantação no Nordeste de voos regionais. A vitoriosa inauguração do Aeroporto Dragão do Mar poderá ser este marco inicial. De fato, o campo de pouso do Aracati, moderno como é, leva-nos a crer que jamais poderá ficar subutilizado, um “elefante branco” em meio a uma região rica, bonita e promissora, Se o Sul e o Sudeste, Centro Oeste e Norte  têm como especial ferramenta  de desenvolvimento e de comunicação a aviação comercial regional, por que ainda não implantamos este sistema. As tímidas tentativas não prosperaram, em razão de falta de apoio às empresas de aviação que tentaram resolver o problema. Demanda existe, mas a operacionalização é cara. Faltaram incentivos e, certamente, boa vontade principalmente dos poderes públicos. Numa inciativa arrojada, o Governador, que se mostra um empreendedor, um pioneiro, bem que poderia voltar suas atenções para o assunto. Se for de fato muito difícil a articulação com os vários estados nordestinos, que Cid Gomes  procure resolver este importante problema pelo menos no Ceará. Como Aracati, está dotando outros municípios de bons aeroportos regionais. O de Tauá está pronto, o de São Benedito quase terminado, o de Jericoacoara em obras. Boas perspectivas para os de Sobral, Itapipoca e Iguatu. Como o Ceará ficaria melhor se houvesse aviões de pequeno e médio porte prestando inestimáveis serviços ao nosso povo, com passagens compatíveis! Será um sonho distante a população ter à disposição voos, por exemplo, de Fortaleza para Aracati, para o Cariri, via Iguatu, para a Serra Grande, Camocim /Jeri, passando por Sobral?  
 NOTA – Logo depois que escrevemos “estas mal traçadas linhas”  recebemos informações e  que  publicamos em outro espaço deste Newsletter que  assunto está bem conduzido,  rumo a boa saída. Felizmente.


JULGAMENTO JUSTO
Desde a semana passada, o Superior Tribunal Federal começou o julgamento do que se convencionou chamar de Mensalão. Estão sendo julgadas nada menos do que 38 pessoas acusadas de vários delitos. Todas elas são importantes figuras da atual política brasileira e dos setores empresariais. É o maior e mais intrincado julgamento do STF desde que começou sua jornada a sete anos. Os atuais onze ministros estão com uma batata quentíssima nas mãos. O que o povo espera é um comportamento de verdadeiro magistrado de cada, que dêem seu voto na conformidade da sua consciência, convencido pelas provas dos autos e das peças de acusação e defesa. Que não seja nenhum deles influenciado por fatores extras vindos de amizade pessoal, política ou de qualquer outra espécie. É o melhor momento de continuar o Supremo merecendo o respeito não apenas de nós, brasileiros, mas de todo o mundo. Em tempos passados, nas salas de julgamento dos tribunais (pelo menos em Fortaleza era assim) havia no alto da cadeira do juiz um crucifixo de Jesus e, logo a baixo, a sentença, parece que literalmente esta: “Não Julgueis como fui julgado, mas julgueis como Eu um dia vos julgarei”. É o que se espera agora de cada Ministro.

PRÓXIMOS DA REALIDADE VOOS REGIONAIS NO NORDESTE

Passaredo em breve deixará de ser a única companhia aérea regional do nordeste

Conforme se observa, após a inauguração do novo Aeroporto Dragão do Mar, em Aracati, há uma movimentação por parte das companhias aéreas para incrementar voos regionais no Nordeste. As empresas Azul, Trip, Avianca, Passaredo e Voa Brasil pretendem cobrir cidades do interior e as capitais da Região.
Em reunião no último dia 7, na Sudene, no  Recife, com a participação de secretários de turismo e representantes da Infraero,  do BNB e BNDES, as empresas trataram do assunto. Entre as reivindicações para que haja voos entre  as  principais cidades da região, desejam as empesas isenção de impostos dos estados, como o ICMS, e demanda de crédito tanto da Sudene, quanto do BNB e BNDES. A pretensão é que os voos regionais nordestinos comecem já na próxima estação de verão, no final deste ano, início de 2013. Atualmente, apenas a Passaredo Linhas Aéreas atua em voo regional, fazendo a  a rota Guarulhos/Vitória da Conquista/Salvador/Juazeiro do Norte/Fortaleza. 
Adianta a  assessoria de Imprensa da Sudene que já há a intenção por parte da Presidência da República de que o Nordeste tenha linhas aéreas ligando as cidades do interior entre si e com as capitais. Seriam contemplados inicialmente  Imperatriz (MA), Parnaíba (PI), Juazeiro do Norte (CE), Petrolina (PE), Campina Grande (PB), Mossoró (RN), Paulo Afonso, Barreiras, Ilhéus e Porto Seguro (BA), Linhares (ES) e Montes Claros (MG). Em outra etapa, a rede aumentaria pafra chegar a Balsas (MA), Bananeiras e São Raimundo Nonato (PI), Arco Verde (PE), Jipoca e Aracati (CE), Patos (PB), Lençóis (MA), Vitória da Conquista e Luiz Eduardo Magalhães (BA)
Adonias Oliveira, da Sudene, informou que os principais pontos discutidos na reunião foram a necessidade do financiamento para a compra de novas aeronaves pelas empresas, melhoria na infraestrutura dos acessos e dos aeroportos; cumprimento da Lei do uso do Solo, protegendo os aeroportos de construção de imóveis próximos aos equipamentos; política de redução de tributos, em especial, dos combustíveis de aviação.
COMPANHIA REGIONAL – Há notícias de que empresários brasileiros, associados à holding norte-americana, a Falcon Jet,  vão ter uma empresa de nome Voa Brasil Linhas Aéreas exclusivamente para atuar na aviação regional do Nordeste brasileiro. Os investimentos seriam de US$ 700 milhões, com 80% dos brasileiros e 20% dos americanos. 
Assim que houver o sinal verde, a  Voa Brasil atuaria  com 33 aeronaves: nove aviões Embraer 195 (com capacidade para 100 passageiros); nove aeronaves Bombardier a (74 passageiros); e 15 Cessnas Grand Caravan, (14 passageiros). 

FERNANDO DE NORONHA FAZ 509 ANOS


       Amanhã, dia 10, completará 509 anos que o navegador Américo Vespúcio disse: “o paraíso é aqui”, se referindo à ilha de Fernando de Noronha. Esta descoberta será comemorada com um Culto Ecumênico a partir das 20h. Logo após a banda da Escola Arquipélago fará uma apresentação. É claro que o tradicional bolo com parabéns não irá faltar! 
A programação conta ainda com as apresentações do grupo teatral Cinderela e Sua Turma, e para encerrar as festividades serão realizados shows com os grupos Capim Açu e Badaladeiros Sertanejos.
Para o gerente da EcoNoronha, Pablo Mórbis, é uma honra participar deste momento especial e a ilha está de parabéns. “Fernando de Noronha já é conhecida pela beleza das praias e pela simpatia do povo. Agora, com as melhorias implementadas e com a maior profissionalização no atendimento, a ilha também será conhecida pela estrutura oferecida”.
Ele destaca que com a entrada da EcoNoronha no final do ano passado, as melhorias são visíveis. “Este sempre foi o maior objetivo da EcoNoronha: proporcionar uma estrutura excelente com ótimo atendimento ao turista, e estamos conseguindo cumprir a nossa meta com o apoio de todos aqui na ilha.”
      PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE - Desde 2001, o Arquipélago de Fernando de Noronha foi reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Dessa forma, essa área é de preservação obrigatória para a conservação da região. No Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, que é uma Unidade de Conservação, esta diretriz está cada vez mais presente, principalmente após a chegada da EcoNoronha, que possui como um de seus pilares de trabalho, a conservação da fauna e flora da região, bem como de sua biodiversidade.

NO DIA 9 DE OUTUBRO O LANÇAMENTO DO FESTURIS


Tradicional encontro entre os envolvidos com o trade, o lançamento oficial da 24ª edição do Festival do Turismo de Gramado (Festuris) teve sua data definida. Será realizado no dia 9 de outubro (terça-feira), a partir das 19 horas, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre.
Os diretores da feira, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius, receberão representantes do trade turístico, autoridades e imprensa para a confraternização. Parceiros do festival oferecem dezenas de prêmios, como viagens e hospedagens, que são sorteados entre todos os participantes.
Em 2011, mais de 500 pessoas prestigiaram o lançamento. Para a diretora Marta Rossi, trata-se de uma oportunidade de estreitar laços comerciais com o trade e reunir potenciais compradores e vendedores. “Além de celebrarmos a chegada de mais um ano do festival, nesta ocasião estabelecemos associações como joint-ventures, transferência de tecnologia e franchising, além do contato entre os próprios agentes de viagens”, afirma.
PARCERIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO - As grandes feiras do setor turístico mundial, Festival do Turismo de Gramado (Festuris) e a Bolsa Internacional de Turismo (BIT), que ocorre em Milão, fazem parceria, buscando estreitar laços e trocar experiências. O acordo, potencializará os negócios, que são sempre o principal objetivo. O acordo otimizará a participação de ambos, aumentando assim o fluxo de negócios.
Também areconhecido mundialmente, Santiago de Compostela trás para o Festival do Turismo todos seus encantos e atrativos, principalmente pelos caminhos e peregrinações que a cidade possui. Todos os anos, milhares de turistas vão até a cidade para percorrerem o Caminho de Santiago de Compostela. Situada na Galícia, noroeste da Espanha. 

DIA DOS PAIS NO BEACH PARK


Domingo, 12 de agosto poderá ser bem mais divertido para a família que optar por comemorar a data no Beach Park. O Aqua Park concentra muita alegria. Dentre as atrações, o destaque fica para o Acqua Circo, maior e melhor playground aquático do mundo. Composta por 52 diferentes brinquedos, a atração movimenta mais de 1 milhão de litros de água retornável por hora. Além de possuir capacidade para cerca 430 pessoas por dia, é formada por canhões, jatos, duchas, chafarizes, escorregadores, túneis, pedalinhos fixos e gangorras.
No Restaurante da Praia delícias da culinária cearense podem ser degustadas ao som de bandas de pop rock do Beach. Para quem quiser se hospedar nos resorts, o Beach Park Suítes Resort, o Beach Park Acqua Resort e o Oceani Resort prepararam uma programação especial para o Dia dos Pais, com atividades esportivas, homenagens e gincanas entre pais e filhos. 

PRIVATIZAÇÃO DA TAP


       É intenção do governo de Portugal, neste momento difícil por que passa o país, vender a TAP para a inciativa privada. Como é natural, assunto de tão relevante importância está causando muita polêmica nos meios políticos e empresariais, com muita repercussão principalmente no turismo de todo o mundo.  
Para o  líder do Partido Socialista de Portugal, António José Seguro, o processo de privatização da TAP tem de ser feito "com muita transparência" e "muito cuidado" pelo ativo estratégico que representa. Disse ele: "A TAP não é do Governo, a TAP é do país e é do Estado. E portanto tem de ser feito um processo de privatização com muita transparência e em respeito pela lei e com muito cuidado".  
Hoje, a TAP vai a 80 destinos em 36 países ao longo da Europa, África, América do Norte e América do Sul. A expansão na rede de destinos intercontinentais não pode ser aumentada pela falta de espaço do Aeroporto da Portela em Lisboa. Não houve mais recapitalização.  Atualmente há mais de 400 milhões de euros de capitais negativos em razão de regras da União Europeia.

IMBITUBA RECEBE EM SETEMBRO O CONGRESSO DA ABRAJET

Porto de Imbituba com a cidade ao fundo

Após muitas idas e vindas, relacionadas ao local em que seria realizado, está marcado definitivamente que o XXIX Congresso Nacional da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo será de 20 a 22 de setembro, em Santa Catarina, mais precisamente na cidade de Imbituba.
O presidente da Abrajet de Santa Catarina, Alberto Gonçalves de Souza, e o presidente da Abrajet Nacional, Hélcio Estrella, estão tomando as providências finais para que o evento seja um dos maiores dos últimos tempos, afastados que foram os obstáculos onde seria a sede. 
O Congresso está inserido nas festividades da Semana da Baleia Franca, o que enriquecerá ainda mais a programação, que será definida até o dia 10 próximo. Contudo, já se pode adiantar que a abertura solene, com coquetel, será na quinta feira,  dia 20, com a presença de cerca de 130 jornalistas especializados em turismo, autoridades, convidados, acadêmicos e o rade turístico.
Durante cerimônia de abertura, serão homenageadas dez personalidades ligadas ao setor turístico, entre nacionais (quatro) e estaduais (seis), estas ainda a serem escolhidas na próxima reunião de diretoria da Abrajt/SC e que receberão o I Premio Abrajet/SC de Turismo.
Dentre as personalidades nacionais que serão homenageadas estão o Governo de Pernambuco, a AZUL Linhas Aéreas, o  Dr. João Luiz Moreira, Presidente da Confederação Nacional dos Conventions Bureau,  e a empresária Mariah Meirelles de Fonseca, da Hotelaria Baiana (Catussaba Hotel e Resort).
Após a abertura solene na cidade de Imbituba, no dia seguinte, dia 21 os Congressistas, num fantour, conhecerão as belezas e os atrativos da Região Turística dos Encantos do Sul, começando pela histórica Laguna (Berço de Anita Garibaldi e suas belas lagoas), Capivari de Baixo (sede da maior usina termoelétrica da América Latina-Tractebel Energia), Tubarão(cidade das águas termais), Gravatal(suas águas quentes e seus hotéis de nível internacional), Urussanga(com suas vinícolas) e a Serra do Rio do Rastro no município de Bom Jardim da Serra,  com 1560 metros de altitude.
No sábado pela manhã os congressistas voltarão para a cidade anfitriã, Imbituba, onde os Conselheiros terão reuniões de trabalho, seguida da Assembléia para a eleição da nova diretoria da abrajet/nacional (biênio 12/13), com a participação de todos os jornalistas filiados à entidade, em dia com seus deveres sociais. Na noite de sábado haverá um Show Nacional. 
Os associados da Abrajet já poderão aderir ao Congresso, enviando fichas inscrição preenchida e acompanhada  do comprovante de pagamento.

O CHARME DA CAPITAL BRASILEIRA DAS BALEIAS


Considerada a capital nacional da Baleia-Franca, Imbituba, no litoral sul catarinense, era domínio dos índios Carijós. Apesar de pequena, é importante e sua história é longa, a partir de 1662 com a chegada dos padres Antônio Araújo e Pedro da Mota.  O povoamento propriamente dito só começou em 1715, prosperou quando lá desembarcaram imigrantes portugueses procedentes do Arquipélago dos Açores e da Ilha da Madeira. Resumindo a história: o Município foi criado pela Lei nº 1451, de 30/ 8/ 1923; instalado em 1/l/ 1924; em outubro de 1949 teve o nome mudado de "Imbituba" para "Henrique Lage"; em 6/10/1959, passou a denominar-se novamente "Imbituba". O município foi instalado em 5 de agosto de 1958, tendo como Prefeito Provisório o sr. Walter Amadei Silva.
Charmosa e aconchegante, a população se distribui nos distritos do Mirim, Vila Nova e a Sede. Possui praias convidativas e bonitas, destacando-se a Praia do Rosa, respeitada como uma das 30 baías mais atraentes do mundo; e a Praia da Vila, formado por ilhas próximas uma das outras e trilhas como a Trilha Ecológica do Farol. As ondas do seu mar se incluem entre as maiores e ppreferidas do Brasil, favoráveias à prática do surf.   La, desde 2003, é o cenário principal do WCT - campeonato mundial de surf. Outro evento que atrai muita gente é o campeonato brasileiro de Windsurf e do de Kitesurf, realizados na Lagoa de Ibiraquera, 
PESQUISA E TURISMO - Imbituba é a capital brasileira das baleias, daí a sua importância para estudiosos e turistas que apreciam as belezas do mar. O Projeto Baleia Franca se desenvolve com êxito pesquisas com os cetáceos na área, considerada a mais importante na reprodução em águas brasileiras. É a sede da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, uma Unidade de Conservação Federal com cerca de 156.000 hectares. O Museu da Baleia na praia do Porto é único no gênero na América do Sul. Outro óprgão de destaque é o Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, na praia de Itapirubá, a 11 km do centro urbano.
Pelas belezas naturais, anualmente, com preferência no segundo semestre, Imbituba recebe milhares de turistas, sejam pesquisadores, esportistas ou amantes de um bom lazer. As preferências variam, mas os visitantes vão mais às praia da Vila e do Rosa. O Museu da Baleia, no antigo Barracão da Baleia, passeios para observar a Baleia Franca, o inverno no Município e em  outras cidades do litoral sul catarinense, a gastronomia regional, aliados à hospitalidade do povo, são motivos suficientes para que Imbituba seja nomeado entre os  melhores destinos do turismo nacional. 

NAS OLIMPÍADAS A REVISTA 'ROTA VIVA'


A revista “Rota Viva”, editada pelo jornalista  Antonio  Calabria, está participando da Olimpíada de Londres. É a única publicação brasileira de turismo que está na Casa do Brasil na capital britânica, montada pelo Ministério das Relações Exteriores para divulgar o Brasil no período.
Com seu parceiro Itamaraty, “Rota Viva”, além disso, tem sido levada pela Divisão de Promoção Comercial e Turismo daquele Ministério para as principais representações diplomáticas do Brasil no exterior, chegando a mais de 100 países e sendo provavelmente a revista brasileira que mais países alcança.
O foco do veículo é o turismo, com opção preferencial do turismo no Nordeste. A Edição que está em Londres mostra,  dentre outros,  os Lençóis Maranhenses, a Bahia e o Recife e traz também uma reportagem sobre o Estaleiro Inace. Sediado no Ceará, o Inace é o maior construtor brasileiro de Iates de Luxo, exportado em sua quase totalidade.

FCVB NEWS - CAPTADO IX CONEM

Campanha de captação durante o VII CONEM.
O IX  CONEM – CONGRESSO  NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA , foi captado para Fortaleza para 2016.  A ação de captação foi realizada durante o VII CONEM em São Luiz, Maranhão em parceria com o Prof. Dr. Francisco Ilson da Silva Júnior, do Departamento  de Engenharia Mecânica e de Produção da UFC,  a Ikone Eventos e o FC&VB.   Este evento, promovido pela ABCM- Associação Brasileira de Engenharia e  Ciências Mecânicas, reunirá  a comunidade acadêmica científica, empresários, profissionais de engenharia e estudantes e tem a expectativa de cerca de 1500 participantes.

GREVE DE HOTELEIROS EM PORTUGAL


        Há expectativa em torno de uma greve dos hoteleiros de Portugal. O sindicato da classe apresentou um pré-aviso de greve geral, por tempo indeterminado,  a partir do próximo dia 15,  em relação ao trabalho em dias feriados e às horas extra.Serão afetadas todas as empresas e setores representados pelo sindicato.
A manifestação é  contra a "redução do valor das horas suplementares", e o trabalho gratuito nos dias feriados, em  "cumprimento integral das disposições da contratação coletiva", como diz o Sindicato

ARACATI É A NOVA PORTA DE ENTRADA DE TURISTAS

Expedito Costa, Domingos Filho, Cid Gomes,
Gastão Vieira e Bismark Maia

Aracati viveu na manhã de sábado um marcante momento.  Houve a inauguração festiva do seu grande aeroporto, denominado de Dragão do Mar, filho da terra e um dos ícones da história do Ceará. 
Prestigiaram a solenidade, além do Governador Cid Gomes e do Ministro do Turismo Gastão Vieira, o vice-governador Domingos Filho; os secretários estaduais Danilo Serpa (Gabinete do Governador), Adail Fontenele (Infraestrutura), Ferruccio Feitosa (Secopa), e Sérgio Azevedo (DER); os deputados federais Danilo Forte, José Airton; e os deputados estaduais Betherose e Lula Morais; o prefeito de Aracati, Expedito Ferreira;  representação da Força Aérea Brasileira e do diretor de manutenção da TAM Aviação Executiva, Rodrigo Fajardo, do Aero Clube do Ceará,  do Catuleve, prefeitos  e autoridades de todo o Estado, afora a população local. 
A vasta programação contou com acrobacias aéreas, lançamentos de paraquedistas, sobrevoos de ultraleves do Clube Catuleve (CE) e do Aeroclube de Mossoró (RN), além de apresentação do cantor, compositor e piloto Waldonys, fazendo acrobacias e, depois, tocando o Hino Nacional Brasileiro com sua sanfona.
Waldonys executa hino nacional
Durante a solenidade de inauguração falaram vários oradores.  O prefeito de Aracati, Expedito Ferreira da Costa, expressou a satisfação dos seus conterrâneos em ter agora uma ferramenta  essencial para o desenvolvimento de todos os municípios do Litoral Oeste do Estado. O secretário do Turismo, Bismarck Maia, disse estar realizando um sonho ao inaugurá-lo e ressaltou que o aeroporto é "um grande benefício para os municípios do Litoral Leste e vai promover outra realidade social e econômica para a região".
Na sua fala, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, mostrou-se bastante satisfeito em participar do evento, afirmando que o Aeroporto de Aracati vai "consolidar um polo turístico importantíssimo". Adiantou que a estratégia do MTur atualmente é atrair turistas do leste europeu e dos outros países que integram o Brics – bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – principalmente da Rússia. E este novo público “vai ser atraído pelo Ceará, que é o destino mais apropriado para recebê-los”, enalteceu o ministro.
 O governador Cid Gomes disse que se  trata  de "uma política planejada para a atividade turística, que é uma das poucas vocações econômicas naturais do Ceará". Além de Aracati, Cid lembrou que pistas de pouso e aeroportos estão sendo reformadas ou já foram concluídas em Jericoacoara, Sobral, Iguatu, São Benedito, Tauá, Limoeiro do Norte, Canindé, Itapipoca e Jaguaribe.
CENTRO DE TECNOLOGIA - A TAM Aviação Executiva vai instalar o Centro de Tecnologia, Manutenção e Comercialização de Aeronaves e Prestação de Serviços Aeronáuticos da companhia aérea no Aeroporto Dragão do Mar, com geração de 150 empregos diretos a partir de 2013. Esta base operacional vai atender mercados das regiões Norte e Nordeste, além da América Central, oferecendo serviços técnicos para aviões executivos de pequeno e médio portes.

AERO CLUBE E CATULEVE NA FESTA DO ARACATI

Representantes do Aero Clube de Fortaleza os comandantes Alexandre Matos
 e Marcelo de Oliveira e o aluno em graduação Erik Pinheiro 

Para dar maior brilho e ,movimentação à festa de inauguração do Aeroporto Dragão do Mar, na manhã de sábado último, 4, lá estiveram as representações dos dois importantes núcleos de aviação particular no Ceará, o Aero Clube de Fortaleza e o Catuleve – Clube de Aviação Desportiva.
As aeronaves destes centros da aviação civil cearense, acompanhados também de representação do Aero Clube de Mossoró e da FAB, deram um colorido brilhante ao Aeroporto de Aracati. Ficou bonito o pátio de estacionamento repleto de muitas de dezenas de aviões. Enquanto o Aero Clube estava representado, entre outros, pelo comandante e presidente do órgão Amaury Araujo e os comandantes Alexandre Matos e Marcelo de Oliveira, o Catuleve levou seus ultraleves para demonstração em sobrevoos e também acrobacias de Waldonys, perito na arte e sanfoneiro dos mais qualificados do país.
Aliás, conforme estamos  informados, o Aeroclube está tentando junto às Secretarias de Turismo e Infraestrutura e o DER montar uma base junto ao Aeroporto de Aracati, afirmar de formar pilotos civis na região. 

DEBATE SOBRE AS RELAÇÕES CEARÁ/CABO VERDE


Importante evento acontecerá amanhã, 10, de 8 às 11 horas,  na cobertura da Federação das Indústrias do Estado do Ceará. A Comissão de Comércio Exterior, a Câmara Brasil Portugal no Ceará e a Câmara Brasil Angola no Ceará, com patrocínio da Companhia Docas de Ceará e Termaco Logística, estarão discutindo sobre as relações do Ceará com Cabo Verde, no seminário cujo tema será “Canal aberto: Cabo Verde como HUB para a África”.
Na pauta a retomada da rota Ceará-Cabo Verde como fomento de exportação de produtos do Nordeste do Brasil para a África. Terão ativa participação o embaixador de Cabo Verde, Daniel Pereira, e representantes de entidades ligadas à economia local, regional e nacional, entre outros de Carlos Maia, diretor de Logística da Câmara Brasil-Portugal e diretor da Termaco Logística; Roberto Marinho, presidente da Ceará Trade Brasil e secretário executivo da Comissão de Comércio Exterior do Ceará (CEE), Na pauta a retomada da rota Ceará-Cabo Verde como fomento de exportação de produtos do Nordeste do Brasil para a África. 
Ressalte-se que o Canal Aberto “Ceará – Cabo Verde” há anos vem sendo motivo das preocupações do SEBRAE, ABASE, CIN, FIEC, Câmara Brasil Portugal no Ceará, Câmara de Brasil-Angola no Ceará e Comissão de Comércio Exterior. 

INVESTIMENTOS DE CONCESSIONÁRIAS DE AEROPORTOS

Check In Brasilia

De acordo com o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, as concessionárias dos aeroportos que foram leiloados recentemente vão investir mais do que suas obrigações contratuais até a Copa do Mundo de 2014.
Segundo ele, a empresa responsável pelo Aeroporto de Guarulhos (SP) deveria construir um terminal novo para 7 milhões de passageiros, mas está projetando, para o segundo semestre, ampliar a capacidade para 12 milhões de passageiros.
Em Viracopos (Campinas), a obrigação era a de construir um terminal para 5,5 milhões de passageiros até a Copa, mas a capacidade será 14 milhões. No Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek (Brasília), o terminal era para mais 2 milhões de passageiros, mas será para 8 milhões.
Bittencourt também informou que, com os recursos arrecadados com a concessão de aeroportos à iniciativa privada, o valor do Fundo Nacional de Aviação Civil vai passar de R$ 200 milhões neste ano para R$ 2,6 bilhões no ano que vem. “Com isso, teremos recursos e condições para desenvolver um programa grande e agressivo para não só melhorar a qualidade de grandes aeroportos como para aeroportos regionais”.
Por fim, disse o ministro Wagner Bittencourt  que o governo ainda não tem uma decisão sobre a possibilidade de novas concessões de aeroportos, nem sobre o modelo que poderá ser adotado.

PARABÉNS PARA JOÃO PESSOA!

Hotel Tambaú, uma marca registrada de João Pessoa

A capital da Paraíba comemorou 427 anos de existência no último domingo, 5. João Pessoa é a terceira capital mais antiga do país e tem no turismo uma das suas principais fontes de renda. Neste ano, até agora, a cidade registrou cerca de 330 mil desembarques domésticos e internacionais. A explicação para a procura é fácil: história, cultura, gastronomia, praias calmas e agitadas estão lado a lado para agradar os mais exigentes visitantes.
João Pessoa é uma das que oferece melhor qualidade de vida da Região Nordeste. Sob um clima predominantemente tropical, o sol nasce primeiro do que em todos os outros lugares das Américas. A dica é  acordar e ir  cedinho ao Farol do Cabo  para aproveitar o máximo das praias do local. Como o astro-rei se põe mais cedo lá também, anote na agenda: a Praia do Jacaré aplaude o grande espetáculo da natureza junto com uma execução do Bolero de Ravel.
A tranquilidade também é marca registrada. Um roteiro imperdível são as piscinas naturais de Picãozinho, repletas de peixes coloridos. Já o centro histórico de João Pessoa convida a todos para um belo passeio por suas construções dos tempos do Brasil-colônia e arte barroca datadas do século 16. São 14 museus e oito teatros que levam ao turista um pouco mais sobre a história da região e do país.
Culinária é outro ponto forte da cidade. João Pessoa tem no cardápio pratos com frutos do mar e do sertão. São receitas à base de carne-de-sol e de bode, arroz de leite, feijão-de-corda e manteiga de garrafa, que se revezam com a peixada, o caranguejo e o camarão. Tudo, é claro, com muita macaxeira e água de coco. Para a sobremesa? Dá-lhe rapadura!
A tradicional Festa das Neves, que celebra o aniversário da Capital, começou no último dia 1º e foi até o  dia 5. No evento,  houve homenagem ao cantor e compositor paraibano Genival Macedo (1821 - 2008 )

COPA E OLIMPÍADAS EM SEMINÁRIO DO SKAL


Seminário programado para amanhã, 10, pela manhã, em Fortaleza, tem como tema “Os Grandes Eventos Copa de 2014 e Olimpíadas – Desafios, Oportunidades e Perspectivas”. Haverá  palestras do deputado federal e relator da Lei Geral da Copa, Vicente Cândido da Silva, e José Wagner Ferreira, ex-vice-presidente da TAM e ex-presidente da WEBJET e atual presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo. A realização é do Skal Clube Internacional de Fortaleza presidido pela executiva de Enid Câmara de Vasconcelos.
O evento começa com um café de boas vindas, às 9 horas, seguindo-se o seminário de 9h30 às 12h30 no auditório Waldyr Diogo da Federação das Indústrias do Ceará,  com inscrições gratuitas e vagas limitadas. Os palestrantes estarão disponíveis para contatos com a imprensa e entrevistas a partir das 9 horas no local. Os grandes problemas dos dois eventos, como infraestrutura, transporte aéreo e aeroportos serão enfocados, uma vez que Wagner Ferreira é um especialista no assunto.

TEMPORADA DE CRUZEIROS MAIS CURTA


A temporada de Cruzeiros Marítimos 2012/2013, com início previsto para novembro, será mais curta e terá viagens mais longas. Serão cinco meses de duração, ao invés dos sete da estação anterior, com permanência média a bordo de sete noites, segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar).
A temporada trará 15 navios ao litoral brasileiro. A expectativa da Abremar é atrair 762 mil turistas para os 277 roteiros de viagens. Trata-se de uma oferta 15% menor na comparação com a temporada 2011/12, que foi recorde em número de passageiros transportados, com 805,1 mil. O Brasil ocupa hoje a quinta colocação no ranking mundial do mercado de Cruzeiros Marítimos.

CENTRO DE LONDRES FICOU VAZIO


Para a Associação Europeia de Operadores de Turismo, os Jogos Olímpicos em Londres, na primeira semana, não contribuíram para aumentar o fluxo e turistas, como se esperava. Pelo contrário, os tradicionais locais de visitas, no Centro, ficaram praticamente vazios, crescendo apenas no lado leste, onde está situado o Parque Olímpico.
De qualquer forma, estima a entidade que o número de turistas em Londres se manteve estável. Caiu em 50%, porém, em relação aos turistas tradicionais, que vão à capital britânica  fazer negócios, compras,  visitar   museus e ir a  espetáculos. Parece que os mesmos deixaram a viagem para o pós Olimpíada, enquanto os londrinos ficaram em casa, temendo principalmente o problema dos transportes. 

INSCRIÇÕES PARA BOLSAS NO EXTERIOR


Estudantes de graduação podem se candidatar, até 14 de setembro próximo, a bolsas de estudos do Programa Ciência sem Fronteiras. Há vagas para cursos na Austrália, Alemanha, Holanda, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos e Coreia do Sul.
Somente para Estados Unidos e Alemanha serão distribuídas 5,5 mil bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. São bolsas da modalidade graduação-sanduíche, que permite ao estudante fazer um ano do curso fora do país, com aproveitamento dos créditos. 
Para se candidatar a bolsas, o estudante deve estar matriculado em curso nas áreas definidas como prioritárias pelo Ciência sem Fronteiras; ter nacionalidade brasileira; ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto e apresentar o teste de proficiência na língua do país de destino.

PERNAMBUCO SE PROMOVE

Bolo de Rolo

       Ontem e hoje, a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) está em Brasília promovendo o Estado em dois eventos. O primeiro foi visitas aos oito maiores operadoras de viagens de Brasília. Depois, num  “happy hour” esteve com os operadores e o trade turístico falando sobre as potencialidades de Pernambuco. O evento aconteceu no Restaurante Porcão, a partir das 18h30.
Hoje, a participação será no 22º Centro-Oeste Tur – Salão de Negócios Turísticos, que acontece no Centro de Convenções de Brasília. O evento é voltado para as principais agências da região, além de contar com a participação de empresas de todo o país. Pernambuco está com um estande com 6 m² ambientado onde será distribuída folheteria promocional e o seu já conhecido Bolo de Rolo.
O 21º Centro-Oeste Tur – Salão de Negócios Turísticos deve receber cerca de 1.000 profissionais de turismo que terão a oportunidade de conhecer de perto as novidades de destinos, pacotes de viagens e roteiros que vão oferecer aos seus clientes.

TAM X PARAÍBA


O presidente da TAM Linhas Aéreas, Marco Antonio Bologna, enviou ao governador Ricardo Coutinho uma carta-resposta explicando os motivos do cancelamento do voo noturno entre São Paulo e João Pessoa. Na semana passada, o governador ao ser informado da intenção da companhia aérea em suspender o voo, encaminhou uma carta ao presidente. Desde o último domingo (5), o aeroporto Internacional Castro Pinto, localizado na grande João Pessoa, deixou de receber o voo que saía de Guarulhos às 18h45 e chegava na capital paraibana por volta das 21h45.
Na carta, o executivo da TAM informa que a população paraibana e os turistas continuam sendo atendidos por sete voos diários: três à tarde e quatro na madrugada. “Esses voos possibilitam conexões domésticas e internacionais para os passageiros de e para a capital paraibana. Desse modo buscamos adequar a operação da melhor forma possível para atender a comunidade paraibanos e os visitantes que viajam ao estado. Acreditamos que, com nossos dois voos, diários, será possível manter o desenvolvimento do turismo na Paraíba, havendo opções diurna e noturna”, afirma Marco Antonio Bologna.
Em outro trecho da carta, o executivo esclarece que o cenário global da aviação obriga todas as empresas do setor, a superar enormes desafios. Por fim, ele esclarece que dentro do atual contexto, uma das medidas “ que adotamos é analisar constantemente a eficiência e a viabilidade de cada uma das nossas rotas em operação”.
Bologna não descarta para o futuro, o retorno do voo. “Gostaríamos de destacar que continuaremos atentos a qualquer mudança de cenário que nos propiciem o incremento dos voos para esse pujante Estado da Federação”, afirmou.

ROTA DO SOL SEMANAL 09/08/2012 - ISSUU