Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

CALEIDOSCÓPIO - DEBATES QUE NÃO INTERESSAM / ACQUÁRIO CEARÁ, REMANDO CONTRA A MARÉ


DEBATES QUE NÃO INTERESSAM
Já que nenhum dos candidatos a presidência da República  conseguiu votos suficientes para se eleger no primeiro turno nas eleições realizadas no dia 5 deste outubro, os dois mais votados -  Dilma Rousseff  e Aécio Neves -  estão se digladiando agora para  serem os  ungidos ao disputado cargo, neste segundo turno das eleições.  Se houve polarização e acirramento de ânimos nos debates da última eleição entre a presidente Dilma e Marina Silva e o então menos envolvido Aécio, agora o que se ouve e se vê é o enfrentamento fora de propósito entre os candidatos petista e psdbista. Se foi maior na eleição passada a desconstrução da candidata do PSB, agora o fogo cruzados é entre os dois finalistas. Sem exceção, tanto Dilma como Aécio, pelo menos até o momento, não dizem com firmeza por que querem o cargo maior para a condução dos brasileiros no próximo quadriênio. Nas entrevistas, debates e enfrentamentos os dois “apelam para ignorância”, acusando-se mutuamente de serviços e práticas não compatíveis com a moral pública e administrativa. Um quer nocautear o outro sem piedade, muitas vezes deixando de lado a verdade, contanto que fique por cima, que chegue ao pódio final como vencedor. Para ganhar, vale tudo. Propostas concretas para tirar o Brasil da difícil encruzilhada em que se encontra, nada; sobre um programa exequível de governo, quase nada. São por estas e outras razões que o brasileiro está descrente do homem público, decepção que se concretizou com a ausência às urnas, os votos brancos e nulos na recente eleição. Mais de trinta milhões de brasileiros fizeram este protesto será um equipamento de silencioso na vez passada. Não se duvida de que, a continuar a campanha política do jeito que está, com confrontos que mais parecem  briga de comadres, certamente os milhões de descrentes da vez passada terão a adesão de muito mais pessoas decepcionadas. Isto não é bom, pois no final tal atitude reverte em favor de quem menos se confia. 
ACQUÁRIO CEARÁ, REMANDO CONTRA A MARÉ
Indiferente às pressões de alguns, o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, está no firme propósito de que as obras do Acquário Ceará estejam concluídas até o final do próximo ano. Para dar continuidade aos 30% do que já está executado, chegaram esta semana a Fortaleza as três principais placas da maior janela do empreendimento, polêmico para uns mas que será de importância imensurável no sentido de que Fortaleza se solidifique como um polo turístico de categoria internacional. E mais vem chegando.  Após concluído, o Acquário  terá 21,5 mil metros quadrados de área construída e 38 tanques-recinto de exibição com capacidade para 15 milhões de litros de água e cerca de 500 espécies.  Será um equipamento de alto valor para o Ceará, destinado a proporcionar a excelência do nosso turismo, local para estudos sobre a diversidade marinha e ecologia, e lazer saudável para a nossa população. Uma pena que isto venha sendo esquecido por muita gente, ciosa de que o dinheiro público deva ser priorizado para a acabar com os principais problemas da nossa população: saúde e educação. Não querem enxergar que saúde e educação é uma obrigação permanente e que dificilmente será  superada apenas com verbas destinadas a outros empreendimentos, tais como o Acuário e o já vitorioso Centro de Eventos do Ceará, obras estas fontes de renda justamente para que,  em última análise, haja mais dinheiro para se empregar nas necessidades básicas. 
À propósito, vem sendo difundido pelos meios de comunicação que,  no sul da China, um país comunista, Pequim está fazendo da ilha de Hengqin, nas proximidades de  Hong Kong,  um laboratório para o futuro do país e que “ tem atraído as atenções depois da construção do maior aquário do mundo” Adiantam as informações que à  “ espera de polos educacionais, das indústrias criativas, dos parques temáticos e dos hotéis destinados a atrair consumidores de classe média, foi construído na ilha um aquário orçado em 5 bilhões de dólares. O Chimelong  Ocean Kingdom é o maior do mundo,   um complexo com mais de 130 hectares, com 49 milhões de litros d'água. É isto, os chineses estão com o olhos no futuro do país...

IMPORTANTE REUNIÃO NA FIEC NAS FESTAS DO BELGIAN DAY

O presidente da FIEC, Beto Studart fala aos presentes
Dentro da programação do Belgian Day, realizou-se na manhã de ontem, na Casa da Indústria, importante reunião com a participação do embaixador da  Bélgica no Brasil, Jozef Smets, dos membros da Embaixada, Isabelle Bédoyan, Adida aduaneira; Sr. Kurt Boudry, Adido de Polícia; do  Sr. Claude Dussart, Auxiliar do Adido de Defesa;   do cônsul honorário belga no Ceará, Edgar Sá;  afora importantes personalidades do empresariado do Estado, à frente o presidente da Fiec, Beto Studart. 
PROGRAMA – Foi bastante extensa a programação do evento: 08h30 – Credenciamento e Welcome Coffee; 09h00 – Abertura, pelo presidente da FIEC Beto Studart seguindo-se a palavra do embaixador da Bélgica no Brasil,Jozef Smets.  09h15, palestra do presidente da agência de Desenvolvimento do Ceará, Roberto Smith, sobre o tema  “Oportunidades de investimentos no Estado do Ceará”.   09h35 – A Coordenadora do Centro Internacional de Negócios do Ceará (CIN/CE), Veridiana Soarez, falou sobre o“Serviço de apoio ao investidor da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios”.  09h50 – O Trade Promotion Officer da Flanders Investment & Trade (FIT), Alessandro Pavan, discorreu sobre “Bélgica: Capital de seus Negócios na Europa”.  10h10 – Brasil Welcome Office: Estrutura de Apoio para as Empresas Brasileiras na Wallonia – Maria Laura Maron-Pot, Conselheira Econômica e Comercial da Wallonia Foreign Trade and Investment Agency (AWEX). 10h30 – Bruxelas, um dos maiores Centros de Congressos Mundiais – Stefano Missir di Lusignano, Conselheiro Econômico e Comercial da Brussels Invest & Export. 10h50 – A Eficiência Logística do Porto de Antuérpia – Henrique Rabel, Representante do Porto de Antuérpia no Brasil. 11h10 – Apresentações das Empresas Belgas. 11h45 – Debates/Perguntas e Respostas. 12h00 – Brunch. 13h00 – Sessão de Networking. 15h00 – Encerramento. 
Durante o evento, houve reuniões com empresas cearenses e instituições belgas presentes no evento. 
Na noite de ontem, no Coco Bambu, o embaixador belga Jozef Smets e comitiva ofereceram um jantar ao cônsul da Belgíca no Ceará, Edgar Sá, e empresários locais.  

HORÁRIO DE VERÃO

Com o início do horário de verão, à 0h do próximo domingo (19/10), os aeroportos da Rede Infraero nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste funcionarão de acordo com a programação estipulada pelo decreto nº 6.558 de 2008, que institui o horário de verão em parte do território nacional até o dia 22/02/2015.
A população de dez estados e do Distrito Federal deverá adiantar os horários em uma hora: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Os estados das regiões Norte e Nordeste não participarão do horário de verão.
A Infraero recomenda que, em caso de dúvidas sobre horários de voos, os passageiros entrem em contato com as respectivas companhias aéreas.

MOBILIDADE PÚBLICA DE FORTALEZA - O CORREDOR AGILIZARÁ O DESLOCAMENTO DOS USUÁRIOS

Ônibus articulado 
As estações para embarque e desembarque do primeiro corredor exclusivo para ônibus serão entregues em novembro pela Prefeitura de Fortaleza, através da Seinf. A conclusão das obras, que seguem em ritmo acelerado, facilitará e agilizará o deslocamento dos usuários de transporte coletivo que realizam o percurso de 8,2 km do Novo Terminal Antônio Bezerra ao Centro.
De acordo com o secretário de infraestrutura, Samuel Dias, o projeto de implantação das estações, que antes contava com 10 unidades, agora contará com onze estações exclusivas nesta primeira fase. “São dez estações na Avenida Bezerra de Menezes e, a partir de estudos realizados, incluímos mais uma em frente ao mercado São Sebastião”. Segundo o secretário, a previsão é de que a velocidade dos ônibus aumente 40%.
Além das estações, o Corredor contará, na fase inicial de implantação, com oito novos ônibus articulados que circularão  apenas no corredor. Os novos veículos terão ar condicionado para melhorar o conforto dos usuários e do motorista e capacidade para mais passageiros, sendo 40 passageiros sentados, 100 em pé e mais duas vagas para cadeirantes.
Com conclusão esperada  para o próximo mês,  o corredor expresso terá  quatro faixas (duas em cada sentido) ao lado do canteiro central da Av. Bezerra de Menezes, utilizadas apenas pelo transporte público;  as quatro faixas junto aos passeios (duas em cada sentido), que hoje funcionam como faixas exclusivas para o BRS (Bus Rapid System), serão restituídas para o trânsito de veículos particulares.
ANTÔNIO BEZERRA / PAPICU - Os viadutos do cruzamento das Avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Júnior também fazem parte do corredor exclusivo para ônibus que ligará o Novo Terminal Antônio Bezerra ao Terminal Papicu. Estes  viadutos serão entregues ainda no mês de outubro.
Para dar continuidade às obras, quatro passarelas serão construídas na área. “Foram feitos vários estudos viários para observar quais as melhores alternativas para os pedestres na região”, explica Samuel Dias. Uma passarela será construída na Avenida Antônio Sales, na altura da Rua São Gabriel, e as outras três serão na Avenida Engenheiro Santana Júnior, próximas às ruas Israel Bezerra, General Tertuliano Potiguar e Bento Albuquerque.

UMA PENA, NÃO VAMOS AO 26º FESTURIS

Jornalista Antônio José 
Um dos eventos nacionais do qual gostaríamos muito de participar acontecerá de  6 a 9 de  novembro próximo, na cidade de Gramado-RS, o 26º Festuris. Por que esta vontade ainda não se concretizou? É até difícil explicar a razão maior de permanecer dela ausente, embora sua divulgação ocorra meses antes da abertura solene.
Este ano, a vontade aflorou, com mais intensidade, de presenciar uma festa, em plagas gaúchas, promovida por Marta Rossi e uma equipe competente de assessores. Para o evento, são convidados profissionais do trade turístico brasileiro e internacional, sem falar da imprensa, de modo geral, que, a cada ano, coloca-o em evidência, pois o sucesso é garantido e sempre supera os anteriores em tudo: organização, número de participantes (mais de 20 mil), programação técnica e social etc.
Mas, a nossa vontade este ano foi abortada mesmo pela escassez de meios de hospedagem, em Gramado, (podíamos ter feito reserva com muita antecipação), vez que a cidade recebe grande fluxo de visitantes e muitos turistas ficam em municípios vizinhos. Não deu para reservar apartamento em Gramado e na vizinha Canela.
Este ano, não sendo possível comparecer ao evento, deixamos de nos enriquecer, em termos de conhecimentos, na área, pois, de acordo com a programação, assuntos de interesse para jornalistas e empresários do ramo serão explanados por renomados especialistas do segmento turístico.
O Congresso, realizado pela organização do 26º Festival do Turismo de Gramado, tem por objetivo expor os temas e tendências mais pertinentes do mercado do turismo, além de proporcionar um espaço para capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais do trade turístico.
O Festuris, na verdade, proporciona, ainda, um espaço, para Wokshops e Capacitações, direcionados aos expositores da feira, para que possam qualificar seus parceiros e aproveitar a oportunidade, para expor também sua marca ao público participante da feira de negócios.
Bem! Frustrado por não irmos, este ano, ao 26º Festuris, desde já, assumimos o compromisso de, em 2015, dele participar e, depois, visitar os familiares, residentes na capital de São Paulo, muitos deles paulistanos. No próximo Festuris, queremos irmanar-nos aos colegas de imprensa, principalmente os da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet – para nos confraternizar e pôr os assuntos em dia.
Ressalte-se que, segundo divulgado pela mídia nacional, o Festival do Turismo de Gramado é um instrumento eficaz de vendas. A feira de negócios é frequentada por um púbico altamente qualificado e com poder de decisão.   Afirmam os organizadores e participantes que uma das razões, para o crescente sucesso da feira, é a sua segmentação por nichos de mercado.
Antônio José de Oliveira - Vice-presidente da Abrajet-CE

ANTES DO REVEILLON O MARINA TERÁ A POOL PARTY SUNSET

Na semana do réveillon, além da tradicional festa, o Marina Park Hotel realiza a Pool Party Sunset, que oferece aos hóspedes, de forma gratuita e exclusiva, uma variada programação, com agitos na piscina a partir das 14 horas. Os eventos musicais são um atrativo a mais, uma espécie de “esquenta” para os hóspedes que comprarem o pacote do Réveillon 2015 ou estiverem no hotel neste período.
Este ano, o maior réveillon de hotel do Brasil tem como tema Inshalah, expressão árabe que significa “se Deus quiser”. Inshalah é a manifestação firme do desejo daquilo que queremos muito e vamos encontrar numa festa que terá a energia contagiante das atrações: Bell Marques, Fernando & Sorocaba, Banda Acaiaca e Mr. Babão. Outro ponto alto da festa é o show pirotécnico, que vai misturar luzes e cores num espaço ao ar livre com o céu estrelado refletindo no mar. 
MUITA ALEGRIA – Numa forma de motivar mais ainda quem for ao Marina antes do Reveillon, a movimentada programação do Pool Party Sunset é a seguinte:
Dia 27/12 - Romero Ribeiro (The Voice Brasil) e DJ César Mariano. 28 -
 Luca Buzanelli, Kall Medrado (The Voice Brasil), Falsos Baianos e DJ César Mariano. 29, Mr. Babão, Falsos Baianos e DJ César Mariano. 30 - Fabinho Varela, Falsos Baianos e DJ César Mariano. 31 -Daniel Lopes, Falsos Baianos e
DJ César Mariano
O Réveillon do Marina Park Hotel inclui comidas e bebidas no preço do ingresso, com valor parcelado em até seis vezes. Informações pelo telefone (85) 3254.4666 ou pelo e-mail: reveillon@marinapark.com.br

PESCA ESPORTIVA NO AMAZONAS - OS ESTADOS UNIDOS REPRESENTAM 95% DOS ESTRANGEIROS

O Estado do Amazonas é um dos destinos mais procurados por turistas, em especial os estrangeiros, interessados em conhecer as belezas da floresta Amazônica, o rio e seus afluentes que guardam uma enorme diversidade de espécies da fauna e também da flora brasileira. A pesca esportiva, que registrou um crescimento de 10% nos últimos anos, destaca-se entre os atrativos e reforça as atividades turísticas da região.
A temporada de pesca acontece no período de agosto a março do ano seguinte, dependendo da região da bacia amazônica. E a atividade movimenta a economia das cidades ribeirinhas e garante emprego e renda para os moradores que trabalham como guias, como barqueiros e prestam serviços aos visitantes. Segundo a empresa estadual de turismo do estado, a Amazonastur, a expectativa é de que sejam injetados na economia local cerca de US$ 4 milhões somente com os turistas que visitam a região para pesca.  
É cada vez maior o número de turistas e pescadores que se aventuram na captura do tucunaré (um dos preferidos dos esportistas), além das arapaima, aruana, bicuda, redtail catfish, jacunda, pirapatinga, piranhas, payare, traíra e aimará. Nesta temporada, a estimava é receber mais de 9.700 turistas, segundo o Departamento de Registro e Fiscalização da Amazonastur. Como se trata de uma modalidade esportiva, os pescadores fisgam o peixe, medem, pesam, tiram fotos, retiram o anzol e devolvem ao seu habitat.  
Os norte-americanos representam 95% dos estrangeiros que vão pescar no Amazonas. Nos Estados Unidos, há  37,4 milhões de praticantes de pesca esportiva. Eles gastam U$ 50 milhões em viagens, equipamentos e licenças segundo a US Fish and Wildlife Service, agência governamental americana, responsável por cuidar de peixes e vida selvagem.
Entre os praticantes brasileiros, os mais assíduos são os paulistas, além dos visitantes do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais e Paraná. O mercado de pesca esportiva no Brasil é de cerca de 7,8 milhões de pessoa - um crescimento de quase 100% se comparado a 2004, quando o número de praticantes era de quatro milhões, segundo pesquisa da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe).
A temporada de pesca esportiva movimenta 25 municípios amazonenses, sendo os principais Autazes, Barcelos, Nova Olinda, Borba, Carreiro e Santa Izabel do Rio Negro. 
Segundo informações de operadoras que trabalham com viagens para os destinos de pesca na Amazônia, os pacotes variam de R$ 3,5mil a R$ 10mil com hospedagem de turistas costumam ficar de três a sete dias. O peixe mais procurado é o tucunaré-açu, que chega a pesar mais de dez quilos. Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e no Rio Uatumã são os locais onde os praticantes podem encontrar com mais facilidade essa espécie. (Com o Mtur).

ANA BOTAFOGO NO FESTIVAL DE DANÇA DA AMAZÔNIA

Afora as monumentais festa do Círio, o calendário paraense de outubro está ainda mais rico com o Festival Internacional de Dança da Amazônia, o FIDA, que  chega à sua 21ª edição recebendo grandes referências das sapatilhas mundiais e que apresenta como destaque na sua programação a palestra “Vida de Bailarina”, de Ana Botafogo, que vai encontrar o público paraense no dia 25 próximo, último dia do festival, às 9 horas, no Teatro Estação Gasômetro. 
No encontro com os fãs, bailarinos ou não, Ana Botafogo  compartilhará  sua trajetória profissional e apresentará conceitos básicos para quem sonha com os palcos nacionais e internacionais. Ela vai dar detalhes do dia a dia de um bailarino -amador ou profissional- desde a rotina das aulas e ensaios até a preparação para grandes espetáculos. 
HOMENAGEM AO CÍRIO - Além da participação de Ana Botafogo no festival, um dos pontos altos do evento é o espetáculo “A fé de um povo”, balé principal com coreografia da equipe Clara Pinto e Fábio de Mello que homenageará o Círio de Nazaré. O balé mistura o clássico e o contemporâneo, e tem trilha regional, com destaque para o sucesso “Eu sou de lá”, de autoria do padre Fábio de Melo exclusivamente para a cantora Fafá de Belém.
O espetáculo será dançado pela Cia de Danças Clara Pinto e alunas da Escola Clara Pinto no dia da abertura do festival, na noite do próximo dia 21, às 19h30, no Teatro da Paz, e também no encerramento do evento, no dia 25. 
CONVIDADOS ILUSTRES - Entre os convidados confirmados estão Cícero Gomes e Karen Mesquita, primeiro solistas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro; Carlos Pinilos e Filipa de Castro, primeiros bailarinos da Companhia Nacional de Bailado, de Lisboa/Portugal;  Maximiliano Iglesias e Larisa Hominal, primeiros bailarinos do Teatro Colón, de Buenos Aires/Argentina.
O Festival Internacional de Dança da Amazônia será aberto no próximo dia 21, às 19h30, no Teatro da Paz, e continua até o dia 25, com espetáculos, mostras e extensa programação cultural. O festival é uma realização das escolas de dança Clara Pinto, com patrocínio da Oi

TAM: HORÁRIO DE VERÃO E USO DE SMARTPHONE E TABLET

Em razão do início do horário brasileiro de verão, a partir da zero
hora de domingo (19), a TAM informa que  os horários de chegada e partida dos voos da empresa nas regiões Norte e Nordeste serão antecipados em uma hora em relação aos horários atuais. Nas demais regiões do país, os horários das partidas/chegadas permanecerão inalterados. 
A TAM recomenda aos seus passageiros de voos domésticos e internacionais que fiquem atentos ao horário de embarque. Os bilhetes para todos os voos domésticos e internacionais operados após a zero hora de domingo já foram processados e emitidos pela companhia com os horários corretos.
A medida, adotada para economizar energia no horário de maior consumo, vai vigorar por mais tempo, até o dia 22 de fevereiro de 2015, por causa do Carnaval.
A empresa reforça que é importante que os clientes de todas as localidades por ela atendidas confirmem os horários dos seus voos pelo site www.tam.com.br
USO DE SMARTPHONE E TABLETE -  Uma boa notícia para quem viaja pelas companhias  TAM e a LAN, ambas  do Grupo LATAM Airlines. A partir da última  4ª feira, 15, as empresas  permitem que todos os seus passageiros poderão manter seus dispositivos móveis (smartphone, tablet) ligados no “modo avião” durante todo o voo, inclusive durante os procedimentos de decolagem e aterrissagem.
Esta medida será implantada gradualmente em todas as aeronaves que compõem a frota do grupo de companhias aéreas, começando pelas aeronaves operadas no Equador, em voos domésticos e dentro da América do Sul. 
O projeto foi desenvolvido pela TAM e a LAN em conjunto com as autoridades aeronáuticas de cada um dos países onde operam, a fim de realizar os testes necessários para aprovar todas as suas aeronaves, mantendo os mais altos padrões de segurança.

LA PAZ, A CAPITAL MAIS ECONÔMICA NA AMÉRICA LATINA

A TripAdvisor divulgou  os resultados do TripIndex América Latina 2014, levantamento anual que revela quanto custa viajar para os principais destinos da América Latina, informando que 18 cidades foram pesquisadas e pelo segundo ano consecutivo La Paz, capital da Bolívia, ficou com o posto de destino mais barato da região com custo total de R$ 270. San José (Costa Rica) e Assunção (Paraguai) seguem na lista das mais econômicas: passar uma noite nessas cidades custa R$ 275 e R$316, respectivamente.
La Paz, aparece como a cidade mais econômica na região, com custo médio de R$ 270, por noite. San José (Costa Rica) e Assunção (Paraguai) são as outras opções mais em conta, onde onde os viajantes gastam em média R$ 275 e R$ 316, respectivamente.  
 No topo do ranking, Caracas, na Venezuela, continua sendo a cidade mais cara da América Latina – R$ 795 por todos os itens, seguida de Bogotá, na Colômbia, onde  as despesas chegam a R$ 635. Único destino brasileiro da lista, o Rio de Janeiro, que no ano passado ficou em segundo lugar entre os mais salgados, desceu uma posição e ocupa hoje a terceira posição, com valor de R$ 615. 
Plaza Del Estudiante, La Paz
O gasto com hospedagem é o item que mais influencia a posição das cidades no ranking. Não à toa, os três destinos mais caros (Caracas, Bogotá e Rio de Janeiro) são os que possuem também as diárias mais altas. Por sua vez, as três cidades mais econômicas (Assunção, San José e La Paz) apresentam as opções de acomodação mais em conta.

CULTURA & TURISMO - JORNALISTA VICENTE ALENCAR 17/10/2014

Jornalista Vicente Alencar
1 - O AÇUDE ORÓS - Um dos maiores açudes do Nordeste - já foi o maior - é o Orós no município do mesmo nome. Um volume d'água extraordinário que impressiona principalmente aos turistas dos Estados do Sudeste e do Sul que nos visitam. É fácil chegar até lá, graças as linhas de ônibus que servem o município.
2 - OBRA IMPRESSIONANTE - Os cearenses que ainda não conhecem o reservatório devem fazê-lo, pois terão assim uma boa oportunidade de poder comentar sobre uma obra que impressionou pelo porte, quando foi inaugurado há mais de 50 anos. O Orós é também fonte de Economia do município pois a pesca alí registrada é das melhores.
3 - ACADEMIA  -  O médico e poeta Pedro Henrique Saraiva Leão que foi presidente da Academia Cearense de Letras deverá assumir o comando da Academia Cearense de Médicos Escritores - ACEME que está sendo criada em nossa Capital. 
4 - FRANCISCO NÓBREGA - A Sociedade Cearense de Geografia e História
contará a partir de novembro com um novo associado. O médico, historiador e escritor Francisco Nóbrega teve seu nome confirmado para integrar o elenco de valores daquele colegiado.
5 - FEIRA INTERNACIONAL - O artesanato cearense o melhor do Brasil é destaque na Feira Internacional de Artesanato. A programação teve início no último dia 10 e terminará neste sábado dia 18 no Centro de Eventos, na Água Fria.
6 - MODA E DECORAÇÃO - Além do Artesanato a Feira Internacional mostra também Moda e Decoração, deixando todos os seus visitantes impressionados pela diversidade.
7 - CAPITAL - O slogan que criei há alguns anos e divulgo sempre em meus pronunciamentos e nos programas de rádio "Fortaleza - A Capital Brasileira do Artesanato" foi muito bem aceito por todos que tomaram conhecimento da sua existência.
8 - 15 ANOS - "A Terça-Feira em Prosa e Verso" programação cultural que criei e coordeno na Academia Cearense de Letras, completará 15 anos de atividades em novembro. Realizaremos uma sessão especial no dia 11 vindouro. Todos os nossos amigos poetas, escritores, trovadores, cronistas, professores e estudantes que  comparecem aquela jornada cultural estão sendo convidados. Começará como sempre às 19 horas e 30 minutos terminando às 21 horas e 30 minutos.
9 - EDUCAÇÃO E CULTURA - O Programa Vicente Alencar - Educação, Cultura e Esporte, vai ao ar as segundas,  terças, quintas e sextas-feiras no horário das 22 às 23 horas. Tem lugar na Rádio Assunção Cearense 620 AM com nossa produção e apresentação. Divulgamos os fatos turisticos mais importantes de nossa terra. Nosso correio eletrônico: vicentealencar25@yahoo.com.br. Leia também o Blog do Vicente Alencar.

CARAVANA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Com a presença do ministro em exercício da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Claudinei Nascimento, a 21ª Caravana de Educação em Direitos Humanos em Fortaleza (CE), esteve ontem (16), às 14h, na Assembleia Legislativa do Estado, após ser lançada no dia 29 de abril,  em Natal 
A caravana, que percorrerá todo o país, é uma ação de convergência de redes, movimentos, entidades e de todas as pessoas que se dedicam para a afirmação dos direitos humanos como elemento central da sociedade e do Estado brasileiro. A iniciativa tem em seu alicerce o Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH), cuja primeira edição foi realizada em 2013 em Brasília (DF). Este ano, o fórum será no Marrocos.
Um dos objetivos da caravana é integrar os movimentos sociais, grupos coletivos, pessoas, entidades, instituições e demais, para atividades educadoras levando os temas e campanhas surgidas do FMDH. Entre as ações, são colhidas escutas dos grupos vulneráveis e em situação de violação de direitos.

JOÃO PESSOA - HOJE E AMANHÃ A 4º EDIÇÃO DO FESTIVAL DO TURISMO

Centro de convenções de João Pessoa
O Festival do Turismo de João Pessoa, um dos maiores eventos do turismo do Nordeste  chega hoje à quarta edição com a expectativa da presença de milhares de pessoas, principalmente do setor.  Acontece até amanhã,  no Centro de Convenções , com a solenidade de abertura marcada para as 19h. 
Voltado especialmente para profissionais do turismo, esta edição terá a participação de mais de mil agentes e operadores de todo o País e alguns internacionais. Para o diretor comercial do evento, Cláudio J.S. Júnior, a localização estratégica da capital paraibana facilita a ida de profissionais de outros estados do Nordeste e permite que o evento impulsione o setor a oferecer novos produtos ao mercado. 
Co-realizador do evento pelo quarto ano consecutivo, o Convention Bureau de João Pessoa promoverá para o público fóruns empresarial e acadêmico, com o intuito de realizar a atualização da cadeia produtiva e econômica do turismo do Estado. “Juntamente com o Sebrae Paraíba, iremos promover atividades que contarão com a presença de grandes nomes do segmento no cenário nacional e internacional para gerar o aperfeiçoamento e troca de informações, networking e repasse de tendências para o mercado turístico local”, explicou o diretor-executivo do Convention Bureau de João Pessoa, Ferdinando Lucena.
 ESTRUTURA E PROGRAMAÇÃO – No Centro de Convenções, haverá uma estrutura com mais de 150 stands na área climatizada. Mais de 70 hotéis, além de multinacionais e entidades importantes do setor estarão presentes. Na última edição, o evento recebeu um total de 400 expositores e mais de 1.600 visitantes, entre eles, 981 agentes de viagens e 143 operadores de turismo. Pela programação, haverá seis salas de capacitações, fóruns acadêmico e empresarial, rodada de negócios, além de atividades sociais, culturais e de lazer. O Festival também oferece palestras inéditas para o segmento no Nordeste. Expositores dos Estados Unidos como a Visit Orlando, Sea World e Universal, além de empresas do México, Chile, Argentina, Peru, Equador e Colômbia já confirmaram palestras para esta edição.
 Nas salas de capacitação, haverá  palestras inéditas para o segmento no Nordeste. Expositores dos Estados Unidos,  como a Visita Orlando, Sea World e Universal, além de empresas do México, Chile, Argentina, Peru, Equador e Colômbia já confirmaram palestras para esta edição. No ano passado, a Rodada de Negócios do Sebrae-PB incrementou em mais de R$ 2,8 milhões a geração de novos negócios.
PRESENÇA PERNAMBUCANA - A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) participa do 4º Festival do Turismo de João Pessoa. 
Pernambuco está presente com um lounge triplo, ambientado com figuras do Movimento Armorial, dando sequência a nova identidade promocional do turismo de Pernambuco, lançada em setembro, na 42º Feira das Américas - ABAV. Haverá um espaço dedicado à gastronomia com a distribuição de tapiocas feitas pela famosa tapioqueria olindense, Dona Bia. 
Em parceria com o projeto de marketing digital CurtaPE, a Empetur promove novamente o Café Curta PE,  além da distribuição de folheteria promocional. Hoje,  Pernambuco promoverá palestra de capacitação ministrada pelos executivos do marketing da Empetur, além de representantes do trade pernambucano. 
PARCEIROS - Entre os parceiros do Festival, estão ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – PB), ABAV–PB (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Convention Bureau de João Pessoa, Sebrae-PB, Fecomércio, Governo do Estado da Paraíba e Prefeitura Municipal de João Pessoa. O evento é realizado e organizado pela Sophistique Eventos, com co-realização do Convention Bureau de João Pessoa e com  co-organizaçao da Uptodate Eventos.

GRAMADO LANÇARÁ PACOTES TURÍSTICOS NO FESTURIS

Um dos grandes inimigos de destinos turísticos conhecidos nacionalmente e mundialmente, é a sazonalidade. Gramado não foge deste cenário, mas busca solucionar isto com ações e eventos de grande porte. Com esta visão, a secretaria de Turismo da cidade irá lançar no Festuris 2014 um novo pacote turístico para o município, onde apresentará ao trade um calendário repleto de eventos o ano todo. Este lançamento ocorrerá durante o primeiro dia de feira, 7 de novembro, às 18 horas, na Sala de Coletivas do Festuris.
A questão da sazonalidade tem sido visto como um problema econômico por muitas décadas, mas na realidade ele tem manifestações ambientais e sócio- culturais, além das dificuldades econômicas bem documentados que ela representa para destinos turísticos em geral.  
Gramado apresenta um contexto muito amplo contra este “problema” e o lançamento deste novo pacote turístico vem para solucionar este desnível na visitação. Antes considerada um destino de inverno, Gramado obtinha público em grande escala apenas em julho e agosto, agora, com eventos como Natal Luz, Chocofest, Festa da Colônia, Festival de Cinema, Festuris Gramado, entre outros, que fazem a cidade receber milhares de turistas em todos os meses do ano.
Com a volta de eventos como a FEARTE (Feira Nacional de Artesanato), e a primeira edição do Gramado In Concert ( Festival Internacional de Música), a administração municipal busca oferecer atrativos diferenciados aos visitantes durante todo o ano. Segundo a secretária de Turismo, Rosa Helena Volk, este novo pacote dará mais opções na comercialização de Gramado: “Estamos trabalhando com um calendário equilibrado, visando assim manter a economia da cidade aquecida durante todo o ano, e não apenas em certas datas. Apresentamos estes eventos para que agentes e operadores de viagens tenham um maior argumento de venda, e que possam assim, cada vez mais, trazer os turistas para Gramado”, ressaltou Rosa.
Calendário para 2015:
31 de janeiro a 8 de fevereiro de 2015 - GRAMADO IN CONCERT FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA; 13 a 17 de fevereiro de  -  CARNAVAL GRAMADO FANTASIA; 20 de março a 5 de abril de 2015 - PÁSCOA EM GRAMADO - CHOCOFEST E GRAMADO ALELUIA; 16 de abril a 3 de maio de 2015 - 25ª FESTA DA COLÔNIA; 14 a 22 de agosto de 2015 - 43º FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO; 3 a 13 de setembro de 2015 - 18º FEARTE - FEIRA NACIONAL DE ARTESANATO; 1º a 11 de outubro de 2015  - 7º FESTIVAL DE CULTURA E GASTRONOMIA; 30 de outubro de 2015 a 15 de janeiro de 2016 - 30º NATAL LUZ DE GRAMADO.

ROAD SHOW DO PERU EM FORTALEZA

Machu Picchu - Peru
Com o objetivo de divulgar diferentes atrações e rotas turísticas, além de experiências únicas que o destino peruano pode oferecer, a Comissão de Promoção do Peru para Exportação e Turismo (PROMPERU) e o Escritório Comercial do Peru no Brasil, órgãos do Ministério de Comércio Exterior e Turismo, realiza hoje (17), no Hotel Gran Marquise,  um seminário para operadoras e agências de viagens em Fortaleza. No evento, será feita uma apresentação sobre os atrativos turísticos do país e, na sequência, será oferecido um almoço aos presentes, cujo cardápio procura reforçar os atributos que fazem da gastronomia peruana uma referência mundial de qualidade. 
Esta ação faz parte do Road show que os órgãos peruanos promovem em 4 cidades brasileiras. Além de Fortaleza, a comitiva já passou por Porto Alegre (13.10) e Salvador (14.10) e Recife (15.10).
A Comissão de Promoção do Peru para Exportação e Turismo (PROMPERU) é uma entidade do Ministério de Comércio Exterior e Turismo, cujo trabalho é desenvolver estratégias de posicionamento do turismo, promover as exportações e atrair investimentos externos ao Peru.

EMBAIXADOR DA TAILÂNDIA EM GRAMADO

Na manhã da última segunda feira, 13, o Embaixador da Tailândia no Brasil, Pitchayaphant Charnbhumidol (foto) foi recebido pelo Prefeito Nestor Tissot, a Secretária de Turismo, Rosa Helena Volk e os diretores do Festival do Turismo, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi, na Prefeitura Municipal de Gramado.
Pitchayaphant, que chegou no domingo, ficou na cidade até quarta feira, afirmou que  está bastante impressionado com o nível de desenvolvimento do município. Ao longo de sua estada, o Embaixador, acompanhado de sua esposa e filha conheceu os  diversos atrativos da cidade, sendo assessorado pela turismóloga da Secretaria de Turismo, Bárbara Konrath. 
“Esse tipo de intercâmbio cultural é muito importante, pois temos a oportunidade de mostrar um Brasil diferente à culturas que não conhecem o município. Gramado sempre estará de portas abertas, buscando bem receber a todos aquelas pessoas que vêem em nosso município uma cidade bem estruturada e um bom destino turístico”, destaca o Prefeito Nestor Tissot.

TEATRO, MÍMICA E HUMOR NA CAIXA CULTURAL

Elenco conta com participação de Melissa Teles-Lôbo,
Marcio Moura e Álvaro Assad
A Caixa Cultural Fortaleza apresentará, nos próximos dias 24 e 25,  "¿Branca de Neve?", um espetáculo totalmente sem palavras, unindo teatro, mímica e humor numa adaptação do conto original de 1819 dos Irmãos Grimm pelo Centro Teatral e Etc e Tal, do Rio de Janeiro. O espetáculo finaliza a programação infantil preparada pela CAIXA Cultural Fortaleza para o mês das crianças.
Três atores interpretam 20 personagens neste espetáculo onde, mesmo na ausência de palavras, o silêncio não impera. Em "¿Branca de Neve?" o público acompanha durante uma hora a saga da jovem que é avidamente perseguida pela sua madrasta (já não tão jovem!). Ambas belas, mas separadas pela idade e o sentimento da inveja, fazem parte de um enredo de perseguições, trama, calabouços, ilusão mímica desenhando montanhas, castelos, floresta, rios, animais e os mais inusitados objetos como se realmente estivessem ali. 
Em julho, o grupo Etc e Tal esteve em Fortaleza com "O maior menor espetáculo da terra", uma montagem na técnica do circo de pulgas. 

PRATICA EVENTOS INFORMA

NOVA DIRETORIA DA CÂMARA SETORIAL DE EVENTOS DO CEARÁ
Presentes à 28ª reunião da CSE
Na semana passada, dia 8, na sede da ADECE,  houve a 28ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Setor de Eventos do Ceará – CS Eventos , quando foi eleita a nova diretoria do órgão  para o biênio 2013/2016, sendo a empresária Enid Câmara, da Prática Eventos,   eleita presidente, cargo até então ocupado com muita proficiência pela também empresária Circe Jane.  
Afora a eleição, muitos assuntos importantes estiveram na pauta, como o Centro de Eventos do Ceará, cujo histórico e função foram minuciosamente  explicados pela Gerente Administrativa Operacional do CEC, Lívia Holanda.   
A nova diretoria  da CS Eventos, 3ª gestão, ficou assim constituída:  Enid Câmara (Prática Eventos) – presidente; Circe Jane ( Sindieventos CE) – 1ª Secretária e Evelynne Tabosa (Sebrae/Ce) – 2ª Secretária. 

ENID EM GRANDE EVENTO
Gabrielle Nobre - Presidente da ABEOC-CE,
Rafael Bezerra (Arx Eventos),Sr. Cabral (Consultor) e Enid Câmara
A empresária Enid Câmara de Vasconcelos, Diretora Geral da Prática Eventos, esteve  entre os grandes profissionais do Ceará reunidos no Lançamento do Dimensionamento Econômico do Setor de Eventos,  em São Paulo, na última terça-feira(14.10),  na Fecomércio.
 O evento  foi uma realização da ABEOC Nacional - Associação Brasileira de Empresas de Eventos,  que, em seu relatório,  incluiu 60 mil empresas de eventos. O trabalho de prospecção foi da ABEOC, Sebrae e a Confederação Nacional do Comércio. Segundo Anita Pires (Presidente),  e trata-se da pesquisa mais abrangente realizada no setor nos últimos dez anos.

ROTA DO SOL SEMANAL 17/10/2014 - ISSUU