Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de maio de 2016

CALEIDOSCÓPIO - O TAMANHO DO BURACO – “SINUCA DE BICO” / DESGASTE DESNECESSÁRIO

O TAMANHO DO BURACO – “SINUCA DE BICO”
Os brasileiros estamos metidos numa enrascada que não se sabe o tamanho da dimensão. Nunca em nossa pátria se viu uma situação pior do que agora. Segundo os sábios da economia ou os denominados “cientistas políticos” ( e como tem cientista político), estamos na maior crise econômica- e política – dos últimos anos. Entre outras causas:  aumento insustentável da dívida pública, processo de impeachment que revoluciona o Congresso,  escândalo de corrupção na Petrobras, alicerçado antes pelo Mensalão, o  Produto Interno Bruto  encolheu 3,8% no ano passado, a inflação chega além dos 14%, o desemprego passou dos dois dígitos: 10,2%,  pelo menos 34 membros da Câmara e do Senado, de diferentes partidos, estão sob investigação,  equilíbrio fiscal é a Previdência em pandarecos, em queda livre, quase 40 partidos no Brasil. Some-se aos desmandos o inaceitável trato que se dá à saúde, educação e segurança do povo, problemas que se agravam quando se trata das camadas mais pobres e dos trabalhadores. O nó górdio está difícil de se desatar. É uma “sinuca de bico” que desafia até os mais laureados mestres. As paixões políticas surgem como um empecilho a mais no embrulho de tamanha confusão. Com a nova administração do País pelo menos até 180 dias, os acontecimentos estão mostrando que há barreiras enormes a serem transpostas para se chegar ao caminho da recuperação. Acena-se com o propósito, mas logo se apontam causas pétreas dificílimas de serem transpostas. Como será possível jogar ao léu direitos adquiridos? As justas conquistas dos trabalhadores não podem nem devem ser descartadas. Não é crível que os coitados dos aposentados devam pagar o pato pelos mal feitos praticados, pelos avanços indevidos aos cofres públicos.  Então será necessária uma varinha de condão para equilibrar as contas públicas, para que a Previdência não “quebre” de uma vez e não honre seus compromissos.Com este governo provisório ou com a possível volta da Presidente afastada, os problemas só tendem a crescer, principalmente por causa das paixões políticas e ideológicas. Somente a Providência Divina pode nos salvar, iluminando os homens e mulheres que nos dirigem. Quem sabe se Deus não voltará a ser brasileiro?
DESGASTE DESNECESSÁRIO
Diante de tantas idas e vindas, o presidente em exercício, Michel Temer, apresentou seu ministério para com ele administrar o País, pelo menos até a solução final sobre o “impeachment” da presidente Dilma Rousseff.  De modo geral, os nomes agradaram, principalmente em áreas delicadas, como finanças, justiça e administração. Compreendeu-se que havia necessidade de cortes no número excessivo de ministérios, fusões e cortes de cargos comissionados. Contudo, aí começaram as discordâncias. Intelectuais e artistas de nomeada até hoje não estão “engolindo” que o Ministério da Cultura passe a fazer parte do Ministério da Educação. Há receio bem possível de que a cultura brasileira sofra retrocessos, com cortes de verba, etc... Outro desgaste desnecessário foi o fato de contar o staff com políticos incluídos nas últimas falcatruas, mesmo ainda não julgados. Será que não há entre os apoiadores pessoas competentes e de fichas limpas para ocupar os cargos. Ou, em nome da “governabilidade”, o atual governo deseja cair no mesmo erro do anterior e administrar com políticos viciados em falcatruas? Pobre Brasil!

MUNICÍPIOS DO CEARÁ - CIDADES INTELIGENTES, TEMA CENTRAL DO SEMINÁRIO DE PREFEITOS

Em 2015, Camilo Santana foi palestrante
O Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Francisco de Paula Rocha Aguiar, abrirá às 9 horas da manhã do dia 23, segunda-feira, o Seminário Prefeitos do Ceará 2016, em solenidade no Centro de Eventos do Ceará. O evento terá como temática central “Cidades Inteligentes” e será realizado durante dois dias. 
Para esse evento, além dos prefeitos, também estão convidados gestores, vereadores, secretários, comunicadores, prestadores de serviços para as prefeituras e todas as pessoas que, diretamente ou indiretamente, se relacionam com os assuntos municipais. As inscrições estão no site www. praticaeventos.com.          
Na cerimônia de abertura também deverão comparecer   o   presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque; o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento; vereadores, deputados e o jornalista Pádua Lopes, superintendente do jornal Diário do Nordeste.
O evento é uma realização do jornal Diário do Nordeste e do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará, com a estruturação da Prática Eventos, através de sua Diretora Executiva, Enid Câmara, e tem a parceria da Aprece, Funcepe e Itteg.
Na programação está prevista a palestra magna de abertura, às 10 horas.  Entre os temas que serão abordados durante o seminário estão “Eleições municipais e a nova resolução”; “Iluminação Pública e Cidades Inteligentes”, “Serviço de Atendimento ao Contribuinte”, “Contas Públicas Municipais”, “Prestação de contas – Pontos de destaque para o último ano do mandato”,  “Transição Governamental” , “Contador Público: Importância para uma boa gestão.” Outros painéis enfocarão “Cidade Inteligente é Cidade Ambientalmente Sustentável”, “Saneamento Básico, desafios para a universalização”; “Plano Diretor com foco na sustentabilidade ambiental” e “Mais saneamento, menos mosquito.” 
No dia seguinte, 24, terça-feira, o Seminário começa com a apresentação do projeto “Jornal na Sala de Aula” do Jornal Diário do Nordeste; palestra do prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio sobre   “Compras Governamentais”;  palestras  “Energias Renováveis” ; “Marketing Político, Comunicação, Imagem e Redes Sociais com foco na nova Lei Eleitoral” com jornalistas e consultores, seguindo-se  novas  palestras “Desafios e oportunidades para o Brasil” com o ex-Governador Ciro Gomes; “Desafios e oportunidades na Política Econômica dos municípios”; “Gerenciamento digital”,  “Polo de Tecnologia do Instituto Federal do Ceará  e  Desafios e Oportunidades”; e o painel  “Linhas de financiamentos/Projetos para os municípios” com representante do Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

SKAL INTERNACIONAL DO CONE SUL - COLOMBO CIALDINI ELEITO PRESIDENTE LATINO-AMERICANO

O empresário de turismo e entretenimento do Estado do Ceará, Colombo Cialdini (foto),  é o primeiro brasileiro a ser eleito Presidente Latino-Americano do Skal Internacional do Cone Sul. A assembleia foi realizada no último dia 10 de maio, em El Salvador, na América Central. 
O empresário foi eleito por unanimidade pelo 15 países membros do colegiado. Na ocasião, o Cialdini defendeu e negociou a realização de dois grandes eventos na capital cearense: o Congresso Brasileiro do Skal Internacional e o Congresso Latino Americano do Skal do Cone Sul. Os dois acontecimentos estão confirmados e vão ser realizados em maio de 2017.
Atual presidente do Skal Internacional de Fortaleza e da ABAV/Ce,  Colombo é nome de destaque no segmento turismo do Estado. Também é um dos dirigentes do Fortal, um dos maiores acontecimentos na área do entretenimento da Capital  e já exerceu mandatos como presidente do Fortaleza Convention Bureau.   

PROMOÇÃO DO TURISMO DO CEARÁ

Contando com a participação de vários hotéis, a Abih-Ceará, capitaneada pelo então presidente, hoje vice-presidente Darlan Leite, promoveu recentemente workshops na Argentina, com ações em Buenos Aires (115 agentes e operadoras), em Córdoba (73 agentes e operadoras) e em Rosário (63 agentes e operadoras).
A escolha da Argentina para a primeira promoção internacional foi devido o mercado local já ter sido no passado um grande polo emissor de turistas para o Ceará. O mercado portenho está aquecido, a aura do povo está boa, esperando mudanças econômicas, mas muito propensos a viajar.  
A promoção da entidade decorreu da parceria com a Secretaria de Turismo de Fortaleza, representada por Druso Cabral; a Secretaria do Turismo do Ceará, através de Yanna Guimarães; e a Prefeitura de Fortaleza, que teve como representante na comitiva o ex-secretário de Turismo de Fortaleza, o vereador Elpídio Nogueira. Também a Gol Linhas Aéreas e Roberto Silva da ERNANITUR foram parceiros presentes.  
A ABIH-CE também irá receber famtours de agentes de viagens e operadoras, além de fampress de jornalistas

ELISEU BARROS ASSUMIU A PRESIDÊNCIA DA ABIH/CEARÁ

Em concorrida solenidade realizada na noite da última segunda feira, 16, no Hotel Praia Centro, o empresário Eliseu Barros, diretor do Marina Park Hotel, juntamente com os demais diretores da entidade, assumiu a presidência da ABIH/Ceará, biênio 2016-2018. Ao ato estiveram presentes muitas autoridades e representações da entidades do “trade” tuirístico do Estado, entre os quais secretário de Turismo do município, Erick Vasconcelos, que representou o prefeito Roberto Cláudio.  
No discurso de  entrega da  presidência, o empresário Darlan Leite,  que exerceu o cargo em  dois mandatos, fez circunstanciado relato da sua administração,  destacando as ações de promoção do grupo comercial da entidade, que divulga a hotelaria cearense para os agentes de viagens de vários Estados; falou das comemorações dos 35 anos da ABIH-CE, festejados com a edição de um livro editado pela jornalista Edgony Bezerra;  e encerrou falando da maior ação da entidade, em parceria com hoteleiros da Avenida Beira-Mar, concretizada na instalação de um posto de serviço para abrigar a Polícia Militar e garantir a segurança na área.
Eliseu Barros, que pela quarta vez volta à presidência da ABIH-CE, mencionou o momento atual, afetado por uma grave crise política e econômica, mas adiantou que se esforçaria para vencer as dificuldades, adotando novas estratégias a partir de parcerias com o Fortaleza Convention & Visitors Bureau, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e a Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor). O foco da sua gestão é movimentar o Centro de Eventos com a realização de feiras, congressos e convenções.

AEROPORTOS REGIONAIS - EQUIPAMENTOS PARA ARACATI, JERICOACOARA E SÃO BENEDITO

O Departamento Estadual de Rodovias – DER, responsável pelos aeroportos regionais do Ceará, participou na última semana de uma reunião na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC), em Brasília. No encontro foi concluído o convênio que viabilizará a implantação de equipamentos de segurança de voo para os aeroportos de Aracati e de Jijoca de Jericoacoara. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 20 milhões. A aquisição dos equipamentos permitirá o início da operação dos dois aeroportos com voos comerciais a partir do segundo semestre de 2016.
De acordo com o gerente de aeroportos do DER, Paulo Edson Ferreira, também foi liberada a doação de quatro carros de combate a incêndio, tipo Ap-2 (foto), que serão destinados aos aeroportos de Aracati (1), Jericoacoara (2) e São Benedito (1). O Estado já recebeu pela SAC outros dois carros de combate a incêndio que se encontram em Aracati e Jericoacoara.
VOOS COMERCIAIS - O Aeroporto Regional de Aracati, no Litoral Leste, começa a receber voos comerciais a partir de setembro de 2016. A empresa Azul Linhas Aéreas foi a primeira a firmar compromisso, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, de operar com dois voos semanais com destino à cidade de Aracati, utilizando a aeronave modelo ATR 72/600, com capacidade para até 72 passageiros. 
Já o Aeroporto de Jericoacoara, no município de Cruz, no Litoral Oeste, já atendeu todas as exigências previstas para a abertura ao tráfego aéreo. O terminal também recebeu, há pouco tempo, a homologação pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC. Com isso, os empresários da área de aviação, turismo, hotelaria e transporte estão aptos a prospectar importantes negócios que irão impactar positivamente a economia da região.

DESTINATION BRAZIL TRAVEL MART - O NORDESTE FOI VITRINE DO TURISMO INTERNACIONAL

Os atrativos do Nordeste, região mais procurada pelos brasileiros para viajar, foram destaque da feira Destination Brazil Travel Mart (DBTM) que ocorreu anteontem e ontem,19 em Porto de Galinhas,  Pernambuco.  O evento reuniu autoridades e empresários dos grandes destinos internacionais, interessados em comercializar roteiros e pacotes para o Nordeste em seus países de origem.
Estiveram presentes na abertura do evento o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves,  o governador de Pernambuco (PE), Paulo Câmara, o secretário estadual de turismo, Felipe Carreiras, o secretário de turismo da capital, Camilo Simões, o prefeito de Ipojuca (PE), Carlos Santana e o presidente da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste, Nelson Pelegrino, empresários do setor e jornalistas.  
O Ministro do Turismo, em seu pronunciamento, disse "Eu desafio qualquer pessoa a me apontar alguma potência econômica mundial que não tenha usado o turismo como uma plataforma de desenvolvimento", citando os exemplos de Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Portugal. Ele destacou que o setor de viagens gera emprego nas diversas camadas sociais e em distintas faixas etárias, dos mais jovens aos mais idosos. 
O Ministério do Turismo contou com um espaço exclusivo na feira onde deu continuidade à divulgação da campanha Brasil Destino Olímpico. Toda a decoração do espaço remeteu à pratica de esportes olímpicos em diferentes destinos nacionais. Também houve distribuição de material sobre o revezamento da Tocha Olímpica. Além disso, representantes da Embratur fizeram capacitações sobre o destino e de como vendê-lo no exterior.
Durante o primeiro dia foram realizadas capacitações sobre o Nordeste com especialistas em diversas áreas e segmentos do turismo. A programação continuou ontem e incluiu um espaço de convivência onde os nove estados nordestinos apresentaram os atrativos de cada destino. Um dos destaques foi o ambiente exclusivo onde ocorreram as rodadas de negócios durante todo o segundo dia.
A Destination Brazil Travel Mart é uma feira voltada para negócios. A edição contou 200 compradores de 20 países e 120 fornecedores. A estimativa de retorno financeiro do evento é de R$ 200 milhões. Foi organizada pela Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas e pelo Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau.

SÃO PAULO - SEMANA FRANCESA DE ARTE, CULTURA E GASTRONOMIA

A Semana Francesa, que reúne uma série de atrações culturais, gastronômicas e educacionais em São Paulo, será realizada de 10 a 20 de junho. A iniciativa, idealizada pela Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB), chega a sua quinta edição com o objetivo de espalhar pela cidade o chamado “savoir-vivre” francês.
Entre os destaques estão o Ateliê Cultural gratuito sobre a vida e a obra de Alberto Camus, um dos maiores escritores franceses do século XX, organizado pela IFESP, no dia 11 de junho. O festival de cinema Varilux com 16 filmes, as exposições culturais “Pós-impressionismo”, “Picasso: mão erudita…olho selvagem”, as peças teatrais “O homem do destino” e “A princesa engasgada”, na Aliança Francesa e cerca de 10 restaurantes com menus especiais também prometem atrair o público.

UM GIGANTE NO MAR - O HARMONY OF THE SEAS FAZ DOMINGO A 1ª PRIMEIRA VIAGEM

A Royal Caribbean International acaba de comemorar, com toda a tripulação, a entrega do Harmony of the Seas, o maior navio do mundo, em Saint Nazaire, França. Para sua construção, realizada em um estaleiro na França, foram necessários 32 meses e mais de 2.500 trabalhadores, empreiteiros e fornecedores. O dia 13 último marcou a entrega oficial do maior e mais inovador navio do mundo aos seus 2.100 tripulantes vindos de 77 nacionalidades diferentes. Nos próximos dias o gigante se dirigirá ao porto de Southampton, onde serão embarcados seus primeiros hóspedes, em 22 de maio 
UM GIGANTE NO MAR - Com um investimento de mais de US$ 1 bilhão em sua construção, Harmony of the Seas será o 25⁰ navio da frota da Royal Caribbean e possui números impressionantes. Vejamos:
 The Ultimate Abyss: o maior tobogã em alto-mar que convidará os hóspedes mais corajosos a encarar uma descida de 10 andares, do deck 16 até a Boardwalk, no deck 6;
 2.150 toneladas de água em 23 piscinas, hidromassagens, simuladores de surf FlowRider incluindo o Perfect Storm, um trio emocionante de toboáguas, e o parque aquático infantil Splashaway Bay;
 O primeiro Wonderland de dois andares a bordo de um navio da frota. Criado pela Royal Caribbean e introduzido pela primeira vez a bordo de classe Quantum, o restaurante de especialidades é inspirado na história de Alice no País das Maravilhas e propõe um cardápio criativo e inovador que é um verdadeiro banquete para os sentidos;
 O musical da Broadway Grease, no Royal Theater e os shows espetaculares de mergulho e acrobacias do AquaTheater;
 11,252 obras de arte exibidas em todo o navio e o Central Park, um verdadeiro parque no centro do navio que dispõe de um total de 10.587 plantas reais entre elas 48 ​​videiras e 52 árvores, algumas com mais 6 metros de altura;
 VOOM, a internet mais rápida em alto-mar, disponível exclusivamente para os hóspedes da Royal Caribbean, que permite que os hóspedes estejam conectados e possam acessar sites de streaming, usar serviços de chat e compartilhar fotos e vídeos em redes sociais.
 EXPERIÊNCIAS INÉDITAS O Harmony of the ficará baseado no porto de Barcelona, ​​Espanha, e fará 34 cruzeiros de sete noites no Mediterrâneo Ocidental, passando por alguns dos cenários mais bonitos da Europa. Em novembro de 2016, o Harmony se navegará para Port Everglades em Fort Lauderdale, no estado americano da Flórida, de onde passará a oferecer roteiros de sete noites pelo Caribe oriental e ocidental. 
 O maior navio do mundo conta com uma série de ousadas e inesperadas de experiências. Com um conceito arquitetônico que impressionou o mercado de marítimos, combina o projeto de sete bairros distintos da classe Oasis com a tecnologia da classe Quantum, considerada a mais moderna do mundo. 
Vinte opções de refeições gastronômicas estão à disposição dos hóspedes no Harmony of the Seas. A grande variedade de cozinhas inclui o popular Jamie's Italian, famoso restaurante de gastronomia italiana assinada pelo famoso chef Jamie Oliver.
 Conta com 16 decks, que abrangem 227.000 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade para transportar 5.479 hóspedes em ocupação dupla em suas 2.747 cabines. 

PRÊMIO TRAVELERS CHOICE - ATRAÇÕES IGREJA E CONVENTO DE S. FRANCISCO EM SALVADOR 10ª POSIÇÃO

O TripAdvisor®, site de planejamento e reservas de viagens, anunciou os vencedores do prêmio Travelers' Choice™ Atrações. A Igreja e Convento de São Francisco, em Salvador (BA), ficou em décimo lugar na premiação.
Os ganhadores do prêmio foram determinados a partir de um algoritmo que leva em conta a quantidade e a qualidade das avaliações feitas pelos viajantes de todo o mundo em um período de 12 meses.
 No Brasil, o Cristo Redentor foi o ponto turístico mais bem avaliado pelo segundo ano consecutivo. A atração também ocupa a segunda posição no ranking da América do Sul e a 18ª na lista global.
“O prêmio Travelers' Choice Atrações destaca os pontos turísticos mais simbólicos do mundo de acordo com a opinião da nossa comunidade de milhões de usuários”, diz Claudia Martinelli, porta-voz do TripAdvisor no Brasil. “Os turistas que desejam visitar essas atrações emblemáticas podem fazer suas reservas com antecedência no TripAdvisor, evitar filas e vivenciar uma experiência única”.
"O Cristo Redentor é um grande ícone, não só da cidade, mas de todo o Brasil. O monumento de braços abertos sobre o Morro do Corcovado é nossa principal imagem, reconhecida de pronto por qualquer pessoa no mundo. Ficamos muito honrados com o reconhecimento dos internautas do TripAdvisor pelo segundo ano consecutivo, ainda mais no ano em que a cidade recebe os Jogos Olímpicos", declarou Antonio Pedro Figueira de Mello, secretário de Turismo da cidade do Rio de Janeiro.
Atrações no Brasil: Os dez locais turísticos melhores avaliados no Brasilsão:
1 -     Corcovado - Cristo Redentor – Rio de Janeiro. 2  -    Usina Hidrelétrica de Itaipu – Foz do Iguaçu.  3 -    Catedral Metropolitana – Brasília. 4 -    Igreja Matriz São Pedro Apostolo – Gramado. 5 -     Catedral de Pedra – Canela. 6 -   Teatro Amazonas – Manaus. 7 -    Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro. 8 -   Praça da Liberdade – Belo Horizonte. 9 -   Santuário Dom Bosco – Brasília. 10 -  Igreja de São Francisco – Salvador.
Atrações no Mundo:
1 -   Machu Picchu – Peru. 2.     Sheikh Zayed Grand Mosque Center –Emirados Árabes. 3 -    Angkor Wat – Camboja. 4 -   'St. Peters Basilica – Itália. 5 -   Taj Mahal – India. 6 -   Mosque-Cathedral of Cordoba – Espanha. 7 -   Church of the Savior on Spilt Blood – Rússia. 8 -   The Alhambra –Espanha. 9  -   Lincoln Memorial Reflecting Pool – Estados Unidos. 10 -  Milan Cathedral 

CVC - CÂMBIO DE R$ 2,99 NAS FÉRIAS OU BAIXA TEMPORADA

A CVC está anunciando que retomou desde anteontem, 18, e por tempo indeterminado, a "Promoção CVC de Câmbio Reduzido", em que a moeda americana é cotada a R$ 2,99, para a compra de viagens ao exterior e parcelamento fixo em reais e em até 12x sem juros (sem entrada, exclusivamente no Cartão de Crédito CVC & Bradesco). 
Segundo a empresa, a iniciativa visa incentivar as vendas de viagens ao exterior, pois é a partir de maio que normalmente os brasileiros iniciam o planejamento da viagem internacional com antecedência, para embarque nas férias de julho e nos próximos meses fora da alta temporada, visto que a preferência da maioria é embarcar para o exterior quando as temperaturas começam a esquentar e os dias escurecem mais tarde. 
O câmbio reduzido pode ser utilizado na compra de viagens com embarques em qualquer período de 2016, na baixa ou na alta temporada, rumo a todos os continentes, seja na compra de diárias de hospedagens, passagens aéreas e passeios, adquiridos de forma avulsa ou combinados pelo cliente em seu pacote de viagens. O câmbio não é válido para viagens de intercâmbio e corporativas, na modalidade circuitos, ingressos para parques e locação de carros.   

PANORAMA DO FESTURIS 20/05/2016



Maior operadora da Espanha será expositora pela primeira vez no FESTURIS - Uma marca internacionalmente muito relevante, a Panavisión Tours, da Espanha, acaba de confirmar sua participação no Festuris pela primeira vez como expositor.
A Panavisión é uma operadora especializada em circuitos e cruzeiros fluviais ao redor do mundo. Trata-se de uma empresa familiar fundada em 1981.
Nos últimos anos, a Panavision também se especializou em Cruzeiros Fluviais, fretando barcos das empresas de navegação mais prestigiosas como A-Rosa, Viking River Cruises, ou Volga Flot. 
A Panavisón é hoje a maior Operadora Turística na Espanha para os destinos europeus, com mais de 100.000 passageiros anuais. A marca conta com filiais em Madrid, Bilbao, Barcelona, Valencia, La Coruña e Sevilla. Na América Latina e no Brasil está representada por Operadoras de Turismo. 
ABREUTUR: TRADIÇÃO INTERNACIONAL NO FESTURIS 2016 - Gigante de Portugal estará em Gramado, em novembro, para a feira de negócios
Na quinta geração e uma das marcas mais importantes do turismo mundial, a Abreutur Operadora, fundada na cidade de Porto (Portugal), em 1840, está confirmada como marca expositora do FESTURIS 2016 em Gramado. Uma marca tão tradicional para o mercado turístico mundial não poderia estar fora da feira de negócios que ocorre em novembro deste ano.
A Abreu está intimamente ligada ao Brasil, desde a sua fundação, e é hoje a mais antiga operadora do mundo, e também a maior rede de lojas de viagens em Portugal com mais de 130 unidades.
O diretor Brasil da Abreutur, Ronnie Corrêa, fala sobre a participação e destaca que "a ABREU, operadora portuguesa presente no Brasil há quase 50 anos, completou no ano passado 175 anos, ainda comandada pela família Abreu, hoje na quinta e sexta gerações. Sendo uma das mais tradicionais operadoras no mercado brasileiro e com uma forte presença no sul do Brasil, não poderia ficar de fora de um do melhores eventos do País, no seguimento de turismo. É por isso que, ano após ano, mantemos a nossa presença firme no FESTURIS, de onde sempre esperamos trazer muitos negócios".
Delia Moore, gerente de congressos e convenções,
Eduardo Zorzanello e Nicole Marciac, coordenadora de feiras internacionais.
EXECUTIVO BRASILEIRO, DA EMPRESA ROSSI & ZORZANELLO, EM VIAGEM DE NEGÓCIOS AO PANAMÁ NA AMÉRICA CENTRAL - Diretor do FESTURIS, Eduardo Zorzanello está no país realizando reuniões de prospecção e segue para o Peru nesta sexta-feira
O diretor do FESTURIS - Festival Internacional de Turismo, Eduardo Zorzanello, está no Panamá em viagem de negócios visando a realização da feira que ocorre em novembro no Brasil.
Nesta quarta-feira, Eduardo reuniu-se com representantes do governo daquele país visando a participação do destino como expositor na feira de negócios para o Turismo.
Eduardo foi recebido na ATP - Autoridade de Turismo do Panamá,por Delia Moore, gerente de congressos e convenções, e Nicole Marciac, coordenadora de feiras internacionais.
"O trabalho aqui no Panamá está bem produtivo, o FESTURIS tem muito a crescer no mercado de Centro América, possibilitando a divulgação dos destinos e fomentando a realização de novos negócios", analisa o executivo.
Na agenda são dez reuniões com entidades, hotéis e Tour Operators. Nesta sexta-feira, Eduardo viaja para Lima, onde no sábado participa da feira Peru TRAVEL Mart.

14ª SEMANA NACIONAL - PROGRAMAÇÃO EM MAIS DE 1.200 MUSEUS POR TODO O PAÍS

Exposição:"O Sertão Alegre de Babinski: Figuração e Oralidade no Ceará”
A 14ª Semana Nacional de Museus, que se iniciou na última segunda-feira (16) e terminará no próximo domingo, com o tema Museus e paisagens culturais, terá a participação de 1.236 museus e instituições culturais espalhados pelo Brasil. O Guia da Programação conta com cerca de 3.700 atividades cadastradas em todo o país. 
A Semana acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, que decorreu  ontem,18, quando os museus brasileiros, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data.  A concertação de programações culturais enfatiza importância da Semana como instrumento de ampliação do acesso à cultura e de visibilidade dos museus.
TEMA - O tema Museus e Paisagens Culturais foi proposto pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM, para as comemorações do Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio, e para a 24ª Conferência Geral do ICOM, a ser realizada em Milão de 3 a 9 de julho.
Para ilustrar a Semana, o Ibram escolheu uma obra de Candido Portinari: Pipas, 1941. O direito de reprodução foi gentilmente cedido ao Instituto por João Candido Portinari, filho do autor e diretor do projeto. 
A composição da obra representa uma paisagem ao ar livre e pipas no céu. Ela sugere uma relação entre território e cultura e, ao mesmo tempo, enfatiza o ambiente como espaço das relações humanas. Os locais externos abrigam comunidades, suas identidades e memórias, sendo, portanto, objetos de atuação do museu quanto a sua preservação, qualificação e dinamização. 
COMEMORAÇÕES NO CEARÁ - 14ª Semana Nacional de Museus vem sendo bastante comemorada no Ceará. A Secretaria da Cultura do Ceará promoveu na quarta-feira, em Fortaleza, a inauguração do Pátio MIS, no Museu da Imagem do Som. O novo espaço abriga, em sua inauguração, a exposição “Orson Welles entre os povos do mar", com 25 fotos de Chico Albuquerque, entre outras atividades. A programação especial do Pátio MIS segue até 21/5, sempre às 18h, com entrada franca. Outros museus em vários municípios do Ceará também estarão com programação especial na Semana Nacional de Museus, 
"A Semana Nacional de Museus é um convite às pessoas da mais diversas regiões do Ceará a visitarem os museus e conhecerem um pouco de sua cultura e história", destaca Carla Vieira,  diretora do Museu do Ceará e do Sistema Estadual de Museus.
Durante a Semana, o Sobrado Dr. José Lourenço tem desde terça-feira uma programação com exibição de filmes, palestra e oficina, com término amanhã.  A exposição "Fimerzas - Resistência Poética", com peças do MiniMuseu Firmeza, estará aberta a partir de amanhã para visitação e a exposição "Poema das Águas" será aberta também amanhã, às 10h, no equipamento localizado na Rua Major Facundo, 154, no Centro de Fortaleza. 
Já o Museu do Ceará recebeu ontem e hoje a XII Semana Paulo Freire, com mesas redondas e lançamentos de livros para debater o tema "Capitalismo, Civilização e Trocas Culturais no Ceará”. De 14 passado até  domingo (22), os Núcleos de Ação Educativa dos museus do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realizam exposição, exibição de filmes, seminários e encontros sobre a Semana Nacional de Museus. Hoje, os museus do CDMAC convidam pesquisadores para discussão do tema paisagem cultural e urbanidade em Fortaleza, às 19h.
Outras exposições podem ser conferidas no Theatro José de Alencar, que apresenta "Olhares Diversos na Luta Antimanicomial", com obras de diversos artistas, como J. W. Crispim, J. C. Bandeira e Marina Rodrigues, até o final do mês. A Casa de Juvenal Galeno abriga a exposição sobre literatura de cordel. Toda a programação tem entrada franca.

PALMAS, 27 ANOS - A CAPITAL DO TOCANTINS É REFERÊNCIA EM DESENVOLVIMENTO

Centro de Convenções de Palmas
A mais jovem capital completa nesta sexta-feira (20), 27 anos. Palmas foi a última cidade brasileira planejada e construída no século XX – com obra iniciada em 20 de maio de 1989 e instalação realizada em 1º de janeiro de 1990. O nome Palmas é uma homenagem a São João de Palmas, cidade pioneira no movimento pela independência da região norte de Goiás, que resultou no estado tocantinense.
A construção contou com o trabalho de brasileiros de todos os estados, À FRENTE O CEARENSE  Siqueira Campos,  gerando uma mistura de raças, cores e sotaques característicos da diversidade cultural do município. Para festejar a aniversariante, as comemorações terão início às 8h, na Praça da Igreja Matriz, em Taquaralto, onde haverá o tradicional corte do bolo. O bairro também será palco do Desfile Cívico marcado para às 19h.
Um dos principais municípios indutores do turismo regional, Palmas já recebeu R$ 19,4 milhões em investimentos do Ministério do Turismo, de um total de R$ 137,8 milhões para todo o estado. A obra do Centro de Convenções Parque do Povo – inaugurado ontem (19) como parte das comemorações de aniversário da cidade – e a restauração da Praça dos Girassóis estão entre os projetos apoiados pelo MTur, além da sinalização turística local.
A cidade está entre as mais desenvolvidas do norte do país e oferece uma arquitetura monumental, além de atrativos naturais como praias fluviais e parques. Entre os centros de lazer e cultura destacam-se o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, abrigo da cultura palmense, e o Memorial Luís Carlos Prestes, cujo o projeto de Oscar Niemayer reúne objetos do líder comunista. Parques urbanos, praças e jardins ocupam áreas verdes estrategicamente projetadas. Destaque para a Praça dos Girassóis, onde ficam os três poderes estaduais e alguns dos principais monumentos da cidade.
REFERÊNCIA TURÍSTICA - Palmas também é propícia para o desenvolvimento do turismo de negócios, eventos e prática do ecoturismo por estar localizada no centro do Brasil, a 805 km de Brasília. Por esse motivo, a cidade tem sediado grandes eventos como a primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em outubro de 2015, que reuniu 1.800 atletas de etnias brasileiras e países como Nova Zelândia, Austrália, Canadá, Filipinas, Argentina e Rússia, entre outros.
O rio Tocantins, além de significar uma fonte de grande potencial energético, oferece belas praias. A cidade oferece vários pontos turísticos: o Parque Cesamar, a Praia da Graciosa, a Praia da Prata, as cachoeiras da região de Taquaruçu entre outras. São mais de 2500 km de praias fluviais e matas de grande beleza. Destaque para a Reserva Ecológica de Lajeado e a Praia Mona.
O Espaço Cultural de Palmas abriga o Teatro Fernanda Montenegro, a Sala Sinhozinho, a Biblioteca Jaime Câmara, o Centro de Criatividade, a Grande Praça e a Secretaria Municipal de Cultura. 
Monumentos que contam a história de Palmas; Palácio Araguaia, a Praça dos Girassóis, o Palacinho, o Cruzeiro, o Monumento à Lua, a Casa Suçuapara, a Capela de Santa Rita de Cássia, a Assembléia Legislativa, o Barracão de Palha do Canela e o Memorial Coluna Prestes. 
A TOCHA - No dia 11 de junho, uma grande festa de celebração popular está sendo preparada para recepcionar a Tocha Olímpica, que dormirá na cidade. A festa acontecerá na Praia da Graciosa, principal da cidade, que conta com estrutura para receber moradores e turistas.  Na orla é possível aproveitar bares, restaurantes, quadras de esporte, marina, atracadouro, e píer com vista para a Ponte da Amizade, de 8 Km, cruzando o lago de Palmas. O Arraiá da Capital, o Natal dos Sonhos e o Carnaval da Paz também estão entre os eventos mais prestigiados pelos palmenses e turistas.(Com o MTUR)

PROJETO SETE CUMES - NA ETAPA FINAL DA AVENTURA, ROSIER ESTÁ QUASE LÁ

Acampamento ABC, já superado por Rosier
O montanhista Rosier Alexandre está enfrentando a fase mais decisiva da expedição, rumo ao cume do Monte Everest. Nos últimos dias, firmou acampamento a 6.400 metros de altitude, no chamado Campo Base Avançado, de onde partiu diretamente ao topo da montanha. No entanto, o clima frio e as ventanias típicas da Face Norte do Everest dificultaram sua escalada, atrasando as próximas etapas.  
 Além da melhoria das condições climáticas, Rosier esteve à espera dos guias chineses, responsáveis pela instalação das cordas fixas até o cume. Em contato anterior, Rosier relatou que a ventania estava dificultando a instalação das cordas, que só foram concluídas até o 3º Acampamento Avançado.
Eis seu penúltimo relato: 
“Olá, amigos, Estou falando da encosta do Everest. Neste momento, eu estou no ABC, o Campo Base Avançado, a 6.400 metros de altitude. Temos duas esperas: primeiro, uma janela de tempo boa, pois estes dias não estão colaborando. Na última noite, tivemos muito vento e, hoje pela manhã, estávamos planejando subir, mas, no cume, tinha muito vento, nós conseguíamos ver a neve levantando. Então, sem condições. Temos outra espera, que é esperar que os guias chineses, os responsáveis pela colocação das cordas fixas até o cume, concluam esta etapa. Até então, eles só fizeram até o Campo 3. Do Campo 3 ao cume, ainda não temos cordas, e precisamos esperar um tempo bom, para que eles façam isso.”
PERTO DA VITÓRIA -O montanhista cearense fez contato com a família, via telefone por satélite, às 05h30 de hoje,  sexta-feira (20/maio) comunicando sua chegada a 8.300m de altitude. Ele já se encontra no Campo 3, último ponto antes de chegar ao cume do Everest a 8.848m de altitude
Rosier Alexandre levou 2h50min para realizar o percurso do Campo 2 a 7.700 até o Campo 3 a 8.300. Estava usando oxigênio suplementar. Na ligação relatou emocionado "não estou nem acreditando", disse ainda que o tempo estava favorável, aberto e com pouco vento, e que agora é questão de horas.
O ataque ao cume deve acontecer na noite desta sexta, 20 de maio.

TURISMO E HOTELARIA NA PAUTA DE REUNIÃO DA CSE

A 40ª. Reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos do Ceará acontecerá  no dia 25, quarta-feira de 9 às 11 horas da manhã, no auditório da Adece, segundo comunica a presidente Enid Câmara de Vasconcelos. 
Vão palestrar na ocasião o Secretário de Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos, sobre Infraestrutura Turística;  Eliseu Barros, novo presidente da ABIH/Ceará, falará sobre a Nova Gestão, e o coronel Waldocyr Romero, 1º. Vice-presidente da Câmara Brasil-Portugal, enfoca “Turismo Ceará – Uma aposta para o desenvolvimento.”

IPHAN: TOMBAMENTO DE OBRAS

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural na sua última reunião analisou proposta de tombamento de mais três obras do arquiteto Oscar Niemeyer: Passarela do Samba da cidade do Rio de Janeiro (RJ), Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói (RJ) e conjunto de edificações projetadas do Parque do Ibirapuera (SP). Se forem aprovados, os três bens serão integrados aos outros 24 monumentos – já tombados desde 6 de dezembro de 2007.
O Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, Inaugurado em setembro de 1996 e projetado por Oscar Niemeyer, localizado no Mirante da Boa Viagem, é considerado um dos mais belos ícones culturais e cartões postais da cidade.
O Parque do Ibirapuera foi inaugurado em 21 de agosto de 1954, em comemoração aos 400 anos da cidade de São Paulo (SP). A ideia era converter a área alagadiça da região – que havia sido na época da colonização uma aldeia indígena – em um parque que criasse uma relação entre a natureza e o espaço urbano. Daí originou-se o nome Ibirapuera (ypi-ra-ouêra), que na língua Tupi significa árvore apodrecida. 
O sambódromo fica localizado na Avenida Marquês de Sapucaí, no Centro do Rio. A Sapucaí é ocupada por um grande complexo de arquibancadas e camarotes, ao longo de seus 650 metros, acomodando, no Carnaval, um público de aproximadamente 60 mil foliões. Fonte: Portal Brasil, com informações do Iphan
A proposta de tombamento se dá especificamente aos monumentos do parque que foram projetados por Oscar Niemeyer. 

AZUL VOOS EXTRAS E ACORDO COM O GOVERNO DO CEARÁ

Para o feriadão de Corpus Christi, que vai de 26 a 29 próximos, a Azul colocou à venda passagens dos mais de 100 voos extras que atenderão a dezenas de destinos, comtemplando todas as regiões do Brasil. Ao todo, serão mais de 12 mil assentos complementares, com picos na quarta-feira (25/05) e domingo (29/05).
As cidades com voos extras no feriado de Corpus Christi são: São Paulo (Campinas e Guarulhos), Belo Horizonte, Rio de Janeiro (Santos Dumont), Recife, Porto Alegre, Florianópolis, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Porto Seguro, Vitória, Cabo Frio, São José do Rio Preto, Foz do Iguaçu, Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Corumbá, Goiânia, Ilhéus, João Pessoa, Londrina, Maringá, Manaus, Maceió, Petrolina, Juazeiro do Norte, Passo Fundo e Salvador.
 As passagens estão disponíveis no site da www.voeazul.com.br ou entrar em contato pelo telefone 4003-1118.
FORTALEZAI/GUIANA FRANCESA - A Azul fechou com o Governo do Ceará um voo semanal vindo da cidade de Caiena, na Guiana Francesa. A operação, que está aguardando autorização da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), terá início em julho. Os detalhes do voo ainda estão sendo negociados e serão divulgados em breve.
Atualmente, o Ceará recebe sete voos internacionais. Os voos vêm de Lisboa (TAP), que é diário; e de Miami (TAM), Bogotá (Avianca), Buenos Aires (GOL), Frankfurt (Condor), Milão (Meridiana) e Cidade de Sal (TACV), que são semanais. Está em negociação também um segundo voo vindo de Buenos Aires, também pela GOL.

ROTA DO SOL SEMANAL 20/05/2016 ISSUU