Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de julho de 2015

CALEIDOSCÓPIO - PERDE MEMÓRIA A GENTILÂNDIA / LÓGICA DE SUPERMERCADOS

PERDE MEMÓRIA A GENTILÂNDIA
Um registro que faço com muita tristeza e maior saudade. O Chagas reuniu os familiares e  os  amigos e anunciou que, a contragosto, estava fechando o seu tradicional bar, a última e agradável referência da Gentilândia. Nada menos do que 59 anos de duro, mas agradável batente. À primeira vista, parece um fato comum, mas não é. O Chaguinha, piauiense de Batalha, estabeleceu-se na esquina da rua Padre Francisco Pinto com a João Gentil  na década de 1950, diante do “seu” Joca,  ao lado do bar do Beto, duas  outras excelentes referências da “cidade” construída pela família Frota Gentil. Novo, trabalhador incurável,  ao lado da esposa Aradene e dos filhos Chico e Vanda, foi aos poucos construindo seu império de amigos. E é porque não se “abria” para todo mundo. Cara dura, mas atencioso e  cavalheiro, tratava seus frequentadores com respeito, sendo até compreensivo com o pessoal do “pendura”. Gradativamente a clientela foi crescendo e ficando dia a dia mais  selecionada. Em momentos de descontração, lá iam de desembargadores a  juízes, médicos, advogados, professores, jornalistas e pessoas outras de respeito, mas sem títulos maiores, todos sedentos de uma boa conversa.  O Chagas não era receptivo  para quem não prestasse. Bebo inconveniente sabia que lá não era atendido. Com sua postura de bem receber, sem “rapapé” para ninguém, foi se tornando uma legenda da Gentilândia. Com a morte do seu Joca, mudou-se para onde o comerciante de Lavras da Mangabeira se estabelecia, local maior e com mais possibilidade de abrigar os fregueses. O  negócio cresceu, os amigos e frequentadores aumentaram. Quem se furtava, durante os “papos”,  de beber uma “gelada”, trocar ideias e tirar gosto com a panelada ou a língua ao molho feitas pelas mãos mágicas de Dona Ariadne? Como tudo tem seu tempo certo, o Chagas, na reunião de despedida,  explicou que saia de campo, juntamente com a mulher,  pois a idade dos dois  já  não ajudava a continuar prestando um serviço de qualidade. O degas  aqui, que morou por cerca de 20 anos no então melhor e mais pacato bairro da cidade,  velho companheiro do Chagas e de sua família, sentimentalmente sentiu com o encerramento das  atividades de um local que lhe proporcionara tanto prazer. Revejo no filme do passado os amigos Airton Castelo Branco, Luiz Gualter, o Melé, o Newton Brasileiro, o Tarcísio Pessoa, o Lacerdinha, o Babi, enfim tantos amigos, uns poucos ainda teimosamente ainda por aqui,  no Planeta Terra.  Entendendo o motivo da saída estratégica do ambiente que era a vida do Amigo, lamento que a Gentilândia de hoje, cercada de violências,  já não é a mesma ilha de amizades  de décadas passadas. Sem dúvida, o bairro  ficou ainda mais pobre ainda com o encerramento das atividades do seu último bastião referencial.  
LÓGICA DE SUPERMERCADOS -  Supermercados que comercializam produtos eletrodomésticos e outros produtos em Fortaleza são muito bons nos marketings mas não atendem com presteza na entrega do que foi adquirido. O prazo de entrega da compra, em geral, é de dez dias úteis, o que é um abuso. Sabe-se que em  São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte as firmas por lei têm no máximo quatro dias para levar o produto adquirido à residência do comprador. Por aqui, parece que não há uma legislação específica  para o assunto. O mais engraçado é que os comerciantes  consideram dias úteis de segunda a sexta-feira,  a conhecida “semana inglesa”. Mas ficam seus estabelecimentos  abertos, comercializando e  usando os empregados nos sábados e domingos. Dois pesos e duas medidas. Em muitos  casos, nem nos tais dez dias úteis a mercadoria é entregue.  Outro fato relacionado a supermercados que também não compreendemos. Desejando agradar os clientes, os fidelizados, promovem até bons descontos. No Pão de Açúcar  os portadores do seu cartão podem indistintamente pagar o que foi adquirido com desconto na hora, com dinheiro, ou deixar para fazê-lo no final do mês. No Carrefour, porém,  se o seu fidelizado desejar ter desconto no preço do produto de uma promoção é obrigado a usar o cartão para pagamento posterior. À vista, nem pensar. Estratégias bem distintas, não acham?

ABAD 2015 EM FORTALEZA - NO CEC: MEGA EVENTO DE ATACADISTAS E VAREJISTAS

Com quatro dias de duração, a ABAD 2015 começará na próxima segunda-feira, 3, no Centro de Eventos do Ceará, a Convenção Anual do Atacadista Distribuidor,   trazendo a Fortaleza  milhares de atacadistas brasileiros e de outros países.  Esta 35ª versão,  que  reunirá  os maiores atacadistas e varejistas do Continente,   certamente confirmará ser  o maior encontro de negócios do segmento na América Latina, local ideal para conhecer lançamentos e novas tendências. É também uma oportunidade de estreitar relacionamentos e fechar parcerias. Confirmadas estão as presenças de caravanas das 27 Filiadas Estaduais ABAD, 200 expositores, afora representações do Chile, Equador, Paraguai, Uruguai e Argentina. 
Na ABAD a ser realizada nesta capital,  profissionais da cadeia de abastecimento encontram produtos, equipamentos e serviços que geram grandes oportunidades de negócios. A  Convenção é uma realização da ABAD - Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, em parceria com a ACAD – Associação Cearense dos Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados. O encontro terminará na próxima quinta-feira, 6,  com uma previsão de que serão fechadas negociações em torno de 20 bilhões de reais. 
O tradicional evento, com quatro dias de duração, é o local ideal para conhecer lançamentos e novas tendências. É também a melhor oportunidade para estreitar relacionamento e fechar parcerias com integrantes da cadeia de abastecimento nacional, incluindo agentes de distribuição, palestrantes, fornecedores do setor e indústria, com destaque para fabricantes de alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal, limpeza, candies, artigos de bazar, entre outros.
Será importante  também o aspecto da capacitação. Visitantes e expositores participam das palestras técnicas de alto nível oferecidas pela ABAD, aperfeiçoadas a cada ano. Na abertura do evento, a destaque será a palestra a ser proferida pelo ex-presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa . Outras  palestras e atividades estarão a cargo de especialistas e autoridades econômicas, visando sempre  promover o conhecimento e divulgar novas tecnologias que aumentem a competitividade do setor.
RESULTADOS POSITIVOS - De acordo com o Ranking ABAD Nielsen 2015, os atacadistas e distribuidores registraram, em 2014, faturamento de R$ 211,8 bilhões, sendo responsáveis pela movimentação de 51,7% do mercado mercearil do país e atendendo mais de 1 milhão de pontos de venda em todos os 5.570 municípios brasileiros. Por seu turno, o segmento  responde pela geração de mais de 300 mil empregos diretos e mais de 5 milhões de empregos indiretos, por meio de seus clientes varejistas.
PREMIAÇÕES - No último dia da Convenção, 6,  durante a sessão solene de encerramento, a ABAD premiará  associados e parceiros que contribuíram para os bons resultados do setor ao longo do ano. Este é um dos momentos mais aguardados do evento. Os prêmios destacam as maiores caravanas de atacadistas por região e os parceiros fornecedores que criaram os melhores estandes para participar da mostra de produtos e serviços.

DECRETO REGULAMENTA PARKLETS EM FORTALEZA

No último sábado, às 10h, houve a solenidade de assinatura, pelo prefeito Roberto Cláudio, do decreto que regulamenta a instalação dos parklets, espaços que incentivam a convivência urbana. O ato aconteceu  durante a entrega do primeiro trecho urbanizado do Parque Rachel de Queiroz, no bairro São Gerardo, efetivação de antiga reivindicação dos moradores de grande parte da zona oeste da cidade
O parklet é uma das possibilidades de reinvenção do espaço público, oferecendo estruturas diferenciadas, como mobiliários que juntam arte, acessibilidade, mobilidade, cultura e urbanismo em um só local. A ideia do parklet surgiu nos Estados Unidos e já é uma realidade em todo o mundo. Em Fortaleza, as pessoas podem aproveitar este espaço na Avenida Beira-Mar, em frente ao espigão da Avenida Rui Barbosa.
Segundo o Decreto, os parklets poderão ser implantados por pessoa física, jurídica ou pela própria administração pública. Quando o interessado for um particular, deverá apresentar o projeto na Secretaria Regional do bairro onde deseja instalar o parklet. Ao ter sua proposta aprovada, virará um permissionário por dois anos prorrogáveis por mais dois anos. Dessa forma, poderá fixar placa com seu nome ou logomarca, explicitando que é o responsável pela manutenção daquele espaço.
O PARQUE RAQUEL DE QUEIROZ - O novo espaço conta com 335 metros quadrados de área verde, quadra de futebol de areia, playground, academia ao ar livre, bancos, pista para cooper e caminhadas, área para andar de bicicletas, arborização e paisagismo. A requalificação da área, que corresponde ao Trecho 04 do Parque, foi realizada em parceria, já que o espaço faz parte do Programa Adoção de Praças e Áreas Verdes. A gestão municipal foi responsável pela requalificação na drenagem do Riacho Alagadiço, da nova iluminação e fornecimento de água.
Ressalte-se que o  Parque Rachel de Queiroz é a segunda maior área verde de Fortaleza, perdendo apenas para o Parque do Cocó. Tem 12 km de extensão, permeia 14 bairros da Cidade e tem uma área de influência sob 22 bairros. Ele é uma das prioridades da Prefeitura de Fortaleza na área do meio ambiente. 

“LAUDATO SI”: LEITURA OBRIGATÓRIA PARA TODOS

Antonio José de Oliveira
Nestas nossas férias, recebemos, expressivo presente, não pelo preço e, sim, pelo conteúdo. Trata-se da Carta Encíclica do Sumo Pontífice Francisco, o Papa que está renovando a Igreja Católica, Apostólica e Romana, pela competência, simplicidade e humildade, ao lidar com as pessoas, independentemente, de serem católicas ou professar outras religiões, até mesmo as que negam a existência de Deus. Supracitado documento, intitulado “Laudato Si” (Louvado sejas), foi-me enviado pelo primo-cunhado, Eng.º Agrº João Aurélio Soares Viana, residente, há quase 40 anos, em Salvador-BA, trabalhando na Empresa Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural e Professor/Doutor na Universidade Federal da Bahia, no Curso de Veterinária.
Na dedicatória, lembra-nos ser a retrocitada encíclica, considerada o XI mandamento das Leis Divinas. No seu sumário, destacam-se opiniões de Sua Santidade, no tocante a assuntos, de interesse universal, como: O que está acontecendo em nossa casa; O Evangelho da criação; A raiz humana da crise ecológica; Uma ecologia integral; Algumas linhas de orientação e ação; e Educação e espiritualidade ecológicas.
Nos seis capítulos, há considerações bem fundamentadas: poluição e mudanças climáticas; clima como bem comum; a questão da água; perda da biodiversidade; deterioração da qualidade de vida humana e degradação social; desigualdade planetária; a fraqueza das reações; e a diversidade de opiniões. Tudo isso, mencionado na capítulo I. Pelos tópicos, acima citados, percebe-se a preocupação do Papa Francisco e da Igreja Católica, com as mazelas de um mundo, conturbado para seus habitantes, bastando citar as guerras, entre países, a violência nos lares e nas ruas, nos grandes centros urbanos e rurais, a fome, que mata milhões de miseráveis, a corrupção desenfreada nos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal, afora outras mazelas de cunho econômico, político, social, religioso e cultural.
É interessante registrar, textualmente, uma frase, na encíclica, que nos chamou atenção: “Esquecemo-nos de que nós mesmos somos terra cf. Gn 2,7) e que nosso corpo é constituído pelos elementos do planeta; o seu ar permite-nos respirar, e a sua água vivifica-nos e restaura-nos”. Agora, o grifo é nosso: muitas pessoas vivem no mundo e para o mundo, porém não se preocupam com o bem-estar geral dos que passam uma temporada, na Terra, pois, como está escrito na Bíblia, o homem é pó em pó reverterá à terra. É bom atentar para o seguinte: a morte é a única certeza desta vida na Terra. Um dia, partiremos para uma viagem sem volta e nosso legado aos familiares e à humanidade será o que fizermos de construtivo para um mundo mais humano, justo e pacífico, no qual todos tenham voz e vez, respeitando-se, é evidente,  as particularidades e as individualidades dos humanos.
Concluindo esse artigo, transcrevemos parte da fala, de Sua Santidade, o Papa Francisco, quando de recente encontro com alguns prefeitos, divulgada pela mídia, pois lembrou ser nas cidades que se desenvolvem os fenômenos da imigração e da pobreza, muitas vezes incentivados por uma migração causada pela desertificação do planeta e do aquecimento global. O santo padre citou também a encíclica “Laudato Si (Louvado Sejas) - Sobre o cuidado da casa comum, apresentada no dia 18 de junho, voltada para os problemas do planeta. Ressaltou que o documento é muito mais social do que apenas “verde”, porque os humanos “não podem ser excluídos da cura do ambiente”. Em outro artigo, abordaremos outros conteúdos da “ Laudato Si”, encíclica que merece ser lida e discutida por todos.
Antonio José de Oliveira
Vice-presidente da Abrajet-Ceará

EVENTOS E LOGÍSTICA NA AGENDA

A executiva Enid Câmara (foto) está em São Paulo para discussão de assuntos ligados à  agenda  da Câmara Setorial de Eventos com seu  amigo e acadêmico (Academia Brasileira de Eventos e Turismo) Eduardo Sanovicz,  presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas. No último dia 28, a empresária cearense participou da 50ª Reunião da Academia, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. 
Na sua agenda, Enid Câmara também tem reunião com o Diretor de Portos da Companhia Siderúrgica Nacional,  Pedro Brito do Nascimento, para  detalhamento da participação da CSN  no X Seminário Internacional de Logística e EXPOLOG – Feira Nacional de Logística, programados para acontecer em Fortaleza.

ABAV NACIONAL - ABERTURA DA 43ª EXPO E INGRESSO NA UNEDESTINOS

Antonio Azevedo e Toni Sando
Será  no dia 24 de setembro, no  Auditório Elis Regina (Anhembi), São Paulo,   a solenidade de abertura da 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo. Diferentemente do ano passado, quando ocorreu na noite da véspera, o evento será realizado pela manhã, das  09h30 às 11h30, no primeiro dia da feira, que também como novidade desta edição  funcionará nos três dias  das 12h às 20h. A mudança garantirá mais comodidade no deslocamento dos convidados entre o espaço e o centro de exposições. 
Consolidado como um dos melhores e mais completos espaços para eventos na cidade de São Paulo, o Auditório Elis Regina conta com uma ampla infraestrutura com 7.831 m² e capacidade para 800 pessoas.
A 43ª ABAV Expo acontecerá entre os dias 24 e 26 de setembro (quinta-feira a sábado) no Pavilhão de Exposições do Anhembi, com a participação de expositores nacionais e internacionais e grande variedade de palestras, painéis e debates no Congresso ABAV de Turismo – âncora da Vila do Saber. Simultaneamente, também será realizado o 44º Encontro Comercial Braztoa e o Abeta Summit. 
INGRESSO NA UNEDESTINOS - Através do presidente Antônio Azevedo, a ABAV Nacional assinou termo de ingresso e colaboração como membro do Conselho Consultivo da União Nacional das Entidades (Unedestinos). O acordo foi firmado durante visita à sede da entidade de Toni Sando, presidente-executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, que na Unedestinos ocupa a vice-presidência de Informação e Conteúdo da Unedestinos. 
A Unidestinos foi fundada em abril de 2015 por profissionais e empresários do setor da cadeia produtiva do turismo, com o objetivo de promover eventos e encontros entre entidades associadas e parceiras, realizar benchmarketing e divulgar melhores práticas de gestão e promoção de cursos, conteúdo e webseminars, contribuindo para o desenvolvimento dos profissionais que atuam no mercado de capacitação de eventos e em marketing de destinos.

CHEGA À 43º EDIÇÃO O FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO

O Festival de Cinema de Gramado chega à sua 43ª edição ininterrupta como um dos mais resistentes eventos cinematográficos do País. Ao longo de mais de quatro décadas, reflete a história do nosso cinema e testemunha a história cultural do Brasil. Desde o primeiro Kikito, feito ainda em de madeira e entregue em 1973, o Festival se reinventou e resistiu. É dando continuidade a este clima de confiança que Gramado realiza mais uma edição do evento. Este ano, começará dia 7 e vai até o dia 15 de agosto.
O FESTIVAL - A edição 2015 segue o mesmo formato dos últimos anos com mostras competitivas  de longas brasileiros e estrangeiros, curtas brasileiros e o Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas (dias 7 e 8). A grande noite de premiação acontece no dia 15 agosto. 
Além das mostras competitivas, uma noite de pré-estreia com apresentação de projetos do programa gramadense Educavídeo e uma programação exclusiva com mostras paralelas, cinema nos bairros, cinema nas escolas, debates, encontros, lançamentos de livros e outras atividades tomam conta do evento.
A curadoria segue com a argentina Eva Piwowarski e os brasileiros Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho. Para essa seleção foram vistos 124 filmes brasileiros e 67 estrangeiros. O resultado desta curadoria se reflete em duas mostras competitivas que apresentam 15 longas-metragens, sendo oito brasileiros e sete estrangeiros. Entre os curtas brasileiros, 15 títulos disputam o Kikito. Para o Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas, 14 curtas foram selecionados.
PREMIAÇÃO EM DINHEIRO - A premiação em dinheiro segue como um firme compromisso assumido pelo Festival com a classe cinematográfica em 2014. São 280 mil reais distribuídos entre os vencedores das mostras competitivas de longas brasileiros e estrangeiros e curtas brasileiros. A Mostra Gaúcha de Curtas – segue com o apoio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que distribui um total de 30 mil reais entre os vencedores
AVANT PREMIÈRE GRAMADO – Na noite que antecede a abertura oficial do evento (06/08), o tapete vermelho recebe os alunos do projeto  Educavídeo e a comunidade de Gramado. Toda a infraestrutura do Festival já estará aberta a esta iniciativa bem-sucedida que teve início em 2014, do tapete vermelho ao Palácio dos Festivais. O Educavídeo consiste em ações educativas nas escolas da rede pública que visam fazer da linguagem audiovisual um instrumento da educação.
MOSTRA DE LONGAS GAÚCHOS - Em um ano expressivo para o cinema gaúcho (13 títulos foram inscritos para a mostra competitiva de longas brasileiros), seis produções serão exibidas fora de competição na Mostra Gaúcha de Longas, que acontece com sessões à tarde no Palácio dos Festivais.
Os filmes que participam da programação são: “Edmundo”, de Luiz Alberto Cassol; “Errante – Um Filme de Encontros”, de Gustavo Spolidoro; “Filme Sobre Um Bom Fim”, de Boca Migotto; “Nós Duas Descendo a Escada”, de Fabiano de Souza; “Sobre Amanhã”, de Diego de Godoy e Rodrigo Pesavento; e “Tormenta”, de Lucas Costanzi.
O 43º Festival de Cinema de Gramado é uma realização do Ministério da Cultura e da Gramadotur e uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado. Vários são os patrocinadores. 

A GJP ESTÁ NA REGIÃO NORTE COM DOIS HOTÉIS

A GJP Hotels & Resorts finaliza o mês de julho com mais uma novidade: a entrada de dois novos hotéis para o portfólio da empresa, que passa a administrar as unidades hoteleiras dos Hotéis Regente, localizados tanto capital paraense quanto em Paragominas, que fica no interior do estado, a 300 km da capital. 
O Hotel Regente Belém, um dos mais tradicionais da cidade, fica bem no Centro de Belém, a cerca de 10 quilômetros do Aeroporto Internacional de Val-de-Cans. Indicado para turistas de lazer e hóspedes corporativos, o hotel tem, no total, 219 amplos apartamentos que incluem ar condicionado, cofres digitais individuais, mesas de trabalho, televisores de LCD e internet wi-fi grátis. 
Já o Hotel Regente Paragominas, localizado no sudeste paraense, na cidade de Paragominas, é considerado um hotel de negócios por estar situado numa região que vem se desenvolvendo nos últimos  anos,  motivada pelo crescimento do agronegócio, indústria da madeira e mineração, além de ser considerada uma referência nacional em desenvolvimento sustentável. Com 112 apartamentos, o hotel conta com os mesmos atrativos do Regente Belém como centro de eventos, internet wi-fi gratuita, garagem privativa, café da manhã incluído na diária, além de itens de lazer como piscina, bar molhado, sauna e sala de ginástica. 
A partir da entrada desses dois novos empreendimentos, a GJP Hotels & Resort soma 15 hotéis sob administração própria em todo o Brasil, sendo que até o final de 2016 estreiam mais cinco hotéis com bandeiras Prodigy, (quatro estrelas) e Linx (três estrelas). Além do Prodigy Hotel Santos Dumont Airport, no Rio de Janeiro (RJ), com abertura prevista para 1º de outubro de 2015, estão no calendário de inaugurações para 2016: Prodigy Hotel Alvorada, em Brasília (DF), Linx Hotel Federal, em Juiz de Fora (MG), Prodigy Hotel Gramado, em Gramado (RS), Linx Hotel Confins e Prodigy Hotel Confins International Airport, no aeroporto de Confins (MG). 

ATRAÇÃO TURÍSTICA - VOLTOU A FUNCIONAR O BONDINHO DE SANTA TERESA

Os cariocas e os turistas estão novamente  viajando  nos charmosos bondinhos de Santa Tereza, grata lembrança de um passado charmoso. O transporte da Companhia Ferro Carril de Santa Teresa, usado por turistas e moradores do Rio de Janeiro,  voltou a percorrer lentamente as ruas do bairro esta semana, após quatro anos parado.
Inaugurado em 1896, a atração turística tradicional do Rio fará o trecho que vai do Largo da Carioca até o Largo do Curvelo, um percurso de 1,7 km. O bonde está em fase de testes e vai operar de segunda a sábado, das 11h às 16h, com intervalos de 20 minutos.  
Santa Teresa é um bairro tradicional do Rio de Janeiro com uma bela vista para a capital - e muitas casas antigas. No local há concentração de artistas, ateliês, bares movimentados à noite e restaurantes, além da famosa escadaria com degraus revestidos por mosaicos, que liga a Lapa à Santa Teresa. A escada foi batizada com o nome do artista plástico chileno Selarón, autor da obra. Em Santa Teresa também está o museu Chácara do Céu, que já foi propriedade de um colecionar, com obras de arte de Portinari, Di Cavalcanti e Volpi.
Durante o período de pré-operação o transporte será gratuito. O embarque e o desembarque serão feitos nos pontos de parada e a capacidade máxima é de 32 passageiros. Não será permitido viajar em pé, nem nos estribos.
Segundo a secretaria estadual de transportes do Rio de Janeiro, o modelo do novo bonde preserva as características estéticas tradicionais: a identidade visual, as dimensões, as cores, o conjunto estético e os bancos de madeira, mas traz como novidade um sistema tecnológico para os freios, um novo painel de comando e um sistema de sonorização. (Com informações da SET/RJ).

PANORAMA DO FESTURIS 31/07/2014

Negócios voando alto - O Salão de Entretenimento vai contar com um novo parceiro. A AIR SHOW, do Rio de Janeiro levará para a feira seus balões infláveis e elementos cenográficos. 
A Air Show Promoções existe há 34 anos (1981) e foi a primeira empresa a lançar comercialmente Balões e Infláveis no Brasil. Hoje,  é a  maior empresa do gênero na América Latina e uma das principais do mundo.
As especialidades são a criação e construção de infláveis, desde a produção até a instalação e manutenção e a organização de promoções e eventos com balões e dirigiveis, como campanhas publicitárias e políticas, festas comemorativas,  filmagens. Sendo que cuidam de toda a infraestrutura necessária, incluindo construção, operação e manutenção dos Balões e Infláveis, autorizações das prefeituras, trâmites junto à Aeronáutica, garantindo o sucesso das ações promocionais.
A empresa foi criada em 1981 por Bruno Schwartz, campeão brasileiro de balonismo, que pratica o esporte há mais de 34 anos, sendo um pioneiro do esporte no Brasil, fundador da Associação Brasileira de Balonismo e Presidente da Federação Brasileira de Pilotos de Balão. Contam  com uma frota de inúmeros balões e dirigíveis. A empresa possui um Departamento de Projeto e Criação, que orienta os clientes na escolha do produto mais adequado às suas necessidades, produzindo qualquer formato de balão e inflável.
TECNOLOGIA - Aplicativo Festuris - O Aplicativo do FESTURIS Gramado, que está em fase finalização, será uma das mais importantes novidades do evento. A ferramenta auxiliará o visitante a coordenar sua participação na feira, a partir da programação em tempo real e categorizada. Estará disponível também o mapa da feira para localização dos stands sem o uso de papel.
O Sistema estará interligado com o Buyers Club, onde o participante terá a sua agenda de reuniões na palma da mão. E a agenda de contatos on line, isso significa que os participantes que tiverem o aplicativo em seu dispositivo poderão trocar contatos através dos aparelhos, auxiliando também a reduzir a geração de resíduos.

ATRAÇÃO PARA OS FORTALEZENSES - EXPOSIÇÃO INÉDITA MOSTRA A NATUREZA BRASILEIRA

A Conexão Estação Natureza, exposição interativa que tem por objetivo aproximar a natureza do dia a dia das pessoas, chegou a Fortaleza na terça-feira (28). A mostra, que é inédita e gratuita, acontece na Praça do Telão (Piso L1) do Shopping Iguatemi Fortaleza até 11 de agosto e é promovida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, fazendo parte das comemorações de 25 anos dessa organização.
A mostra começou em São Paulo (SP) e já esteve no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, em Brasília e em Salvador  atraindo mais de 1,5 milhão de pessoas. Depois de Fortaleza, o evento segue para outras quatro capitais, percorrendo, no total, 15 mil km, por todas as regiões brasileiras.
A Conexão Estação Natureza sensibiliza os visitantes para a causa ambiental, oferecendo atividades interativas, a partir de recursos tecnológicos avançados. Sua  principal mensagem é que seres humanos e a natureza estão conectados um ao outro, de modo indissociável. Toda a exposição é 100% adaptada para portadores de necessidades especiais.
ATRAÇÕES PARA A FAMÍLIA - A Conexão Estação Natureza oferece jogos e atividades para todos os públicos e idades. O espaço que tem atraído mais visitantes é o cinema sensorial 4D de seis telas dispostas em 360º. Nele as pessoas assistem a um vídeo sobre a natureza, que leva o participante a 'viajar' por diversos ambientes naturais do planeta e é narrado pelo próprio tempo. Enquanto as cenas passam diante das telas, as pessoas sentem frio, calor, vento, chuva e até aromas: tudo de acordo com as imagens que estão sendo projetadas.
As 'viagens sem sair do lugar' não param por aí: os visitantes têm a oportunidade de usar os óculos 'rift' e fazer uma visita virtual à Reserva Natural Salto Morato, unidade de conservação localizada dentro do maior trecho contínuo de Mata Atlântica do país.Também, é possível se divertir em jogos interativos, com tecnologias inovadoras como a 'kinect', na qual os personagens de um jogo sobre serviços ambientais repetem na tela os movimentos realizados pelos participantes. Há ainda um game com a tecnologia 'motion by hands', em que os jogadores utilizam suas mãos em cima da tela, sem precisar tocá-la, para interagir nas diversas fases de um game sobre as mudanças climáticas.
PEDALADAS ECOLÓGICAS - Conscientizar sobre a emissão de gases do efeito estufa também é um dos objetivos da exposição, especialmente diante do cenário de mudanças climáticas pelo qual passamos. Por isso, estão disponíveis três bicicletas ligadas à reprodução em tamanho real de uma árvore de médio porte. Quando as pessoas pedalam, uma calculadora instantânea apresenta em tempo real informações de quanto se está economizando de combustível fóssil durante a pedalada, além da quantidade de gases de efeito estufa que estão sendo deixados de emitir, entre outros dados.
Para incentivar as 'pedaladas ecológicas' está sendo feita uma espécie 'competição do bem' entre as cidades que estão recebendo a exposição. Cada nova capital saberá quanto que as anteriores pedalaram e será encorajada a bater esse número. Em São Paulo foram pedalados 2.341 km, Brasília superou essa marca com 2.807 km, sendo que o Rio de Janeiro ampliou a diferença com 3.274 km. Belo Horizonte é a segunda colocada com 6.069 km e Salvador é a atual campeã com 7.562 km.
ATENDIMENTO ÀS ESCOLAS - As escolas cearenses interessadas terão  possibilidade de levar seus alunos para visitar a exposição nos períodos da manhã e da tarde, em visitas guiadas. Para agendar a visita, os professores devem ligar diretamente para o Shopping Iguatemi Fortaleza (85) 3477-3521.

VITÓRIA DA CLASSE - REGULAMENTADA A ATIVIDADE DE GUIA DE TURISMO

Flávio Alvarenga, presidente
 do Singegtur-Ceará
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciou, na quarta-feira (29), a sanção  da lei que dispõe sobre a atividade do guia de turismo na cidade. O Prefeito esteve reunido, , com representantes do trade turístico no Paço Municipal.
Com a lei nº 0198/2014, fica determinado que as atividades inerentes ao setor do turismo sejam realizadas pelo profissional com a formação específica na área e o credenciamento de guia de turismo regional do Ceará. A ação representa um ganho para os visitantes da capital cearense, que serão recepcionados por profissionais qualificados e guias especializados, reconhecidos por sua formação.
 REPERCUSSÃO - O vereador Gelson Ferraz, autor da lei, comemorou o anúncio do Prefeito. “Estamos celebrando, junto ao Prefeito, pela sua compreensão, dada a importância desse momento”. De acordo com o secretário de Turismo do município, Elpídio Nogueira, “a lei vem responder a uma angústia dos guias de turismo que viviam fazendo sua atividade sem regulamentação. São cerca de 350 guias só em Fortaleza. Ela vem confirmar a vocação da cidade como uma cidade turística, fortalecendo a atividade”, declarou. Flávio Alvarenga, presidente do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Ceará (Singegtur-Ceará), informou que, com a sanção, há o fortalecimento e maior seriedade na condução da atividade turística, possibilitando que os bons profissionais da área atuem. 

PREFEITO ASSINA CONTRATO COM ANGOLA CABLES

O Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, assinou, na sexta-feira última, no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza,   contrato com a empresa Angola Cables para instalação de uma estação de cabos submarinos de fibra óptica, com Data Center.  No total, a empresa Angola Cables pretende investir cerca de R$ 900 milhões no projeto. Só no Brasil, o valor de investimentos da operadora será de aproximadamente R$ 72 milhões, sendo que cerca de R$ 35 milhões alocados diretamente em Fortaleza.
A parceria da Prefeitura com a empresa Angola Cables resultará na instalação de uma estação de cabos submarinos de fibra óptica e um DataCenter de porte internacional (Data Center tipo Tier 3), o primeiro deste porte nas regiões Norte/Nordeste do País. Com essa estrutura, Fortaleza passará a ter condições de exportar conteúdos digitais brasileiros para a América do Norte e, futuramente, para a África (Luanda).
Fortaleza conta com posição geográfica privilegiada e estratégica, próxima dos continentes europeu e africano, assim como dos Estados Unidos. A capital cearense já possui  sete cabos submarinos de fibra óptica instalados, contabilizando 13 pontos de entrada e saída. 

LANÇADO O PRÊMIO PREFEITURADE FORTALEZA DE JORNALISMO

Adisia Sá fala no lançamento do prêmio
Está lançado  o Prêmio Prefeitura de Fortaleza de Jornalismo. Inédito, como adiantou o Prefeito Roberto Cláudio, o prêmio visa a estimular o olhar de jornalistas e veículos de comunicação para a cidade, focando a abordagem de temas sobre ações e políticas públicas de desenvolvimento social, socioambiental, socioeconômico e sustentável. O lançamento foi feito durante coletiva de imprensa, no Salão de Atos do Paço Municipal.
Podem concorrer trabalhos jornalísticos veiculados no Ceará no período de 1 de janeiro a 11 de outubro de 2015. Para participar, os jornalistas profissionais devem possuir registro no Ministério do Trabalho e Emprego e os estudantes de jornalismo devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino. As premiações somam R$ 70 mil reais, distribuídas em seis categorias: Jornalismo impresso (R$ 14 mil); Telejornalismo (R$ 14 mil); Radiojornalismo (R$ 14 mil); Webjornalismo (R$ 14 mil); Fotojornalismo (R$ 8 mil); Universitário (R$ 6 mil).
A comissão julgadora do concurso é composta pelos jornalistas Adísia Sá, Ronaldo Salgado, Silas de Paula, Nilton Almeida e Lucirene Maciel. 
As inscrições podem ser feitas de 12 a 30 de outubro, por meio do preenchimento de formulário disponível no site da Prefeitura de Fortaleza ou diretamente na Coordenadoria de Comunicação Social, no Paço Municipal (Rua São José, Nº 1, Centro), com funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Os trabalhos participantes de outras cidades do Ceará ou de outros estados deverão ser postados nos Correios com data até o último dia de postagem e confirmação via e-mail (Rua São José, Nº 1, Centro, CEP 60.160-170 – Fortaleza – Ceará).

430 ANOS DE JOÃO PESSOA - EM FESTAS A CIDADE ONDE O DIA AMANHECE MAIS CEDO

O sol nasce primeiro na capital da Paraíba, o primeiro ponto das Américas onde o dia amanhece. Lá também está um dos locais onde todo novo dia é celebrado: a Praia do Seixas, uma das mais visitadas da cidade. Considerada um dos principais destinos turísticos do nordeste brasileiro, João Pessoa se destaca por suas nove praias de águas mornas e tranquilas e sua gastronomia voltada aos frutos do mar e as noitadas festivas. Oferece um turismo de qualidade e tranquilo. 
Na última 2ª feira, 27, às 19 horas,  para celebrar os 430 anos de João Pessoa , houve a tradicional Festa de Nossa Senhora das Neves, com missa e novena na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. A programação  comemorativa  da capital paraibana será encerrada no dia 5,  aniversário da cidade,  com uma procissão seguida por missa.
A qualidade de vida é um dos destaques da capital paraibana. A orla e os bairros da cidade contam com locais apropriados para caminhada, prática de esportes e áreas de lazer. O turista pode experimentar uma grande variedade de pratos em restaurantes da capital, feitos com camarão, caranguejo, lagosta, entre outros, muitas vezes acompanhados de macaxeira, uma famosa comida nordestina

ILHÉUS PREPARADA PARA RECEBER OS TURISTAS

Com a desativação provisória do Centro de Convenções da Bahia e a demolição das barracas de praia da orla, Salvador sofreu uma queda no turismo de negócios e eventos e também no de Sol e Praia. Quem se beneficiou com esse problema, foi a cidade de Ilhéus, no Sul da Bahia, cuja infraestrutura estimula a recepção de congressos, eventos e exposições, além do turismo de Sol e Praia. 
Ilhéus tem ótimo Centro de Convenções (foto) com capacidade para 2.400 pessoas; aeroporto servido por quatro companhias aéreas (Tam, Gol, Azul e Avianca) que permitem sua ligação com todas as regiões do país; bons hotéis e restaurantes; e ainda o maior litoral do Estado, com 86 quilômetros de praias com tradicionais barracas nas praias do Norte e do Sul.
Com estrutura de boa qualidade e oferecendo muitas opções,  Ilhéus está preparada para receber não somente o turismo de negócios e eventos, mas igualmente o de Sol e Praia. E além dessas atrações e de sua beleza natural, Ilhéus, Terra de Jorge Amado, tem muita história e estórias para contar. (Jornalista Hans Schaeppi, da Abrajet/BA).

JUNTAS AVIANCA BRASIL E STAR ALLIANCE

A Avianca Brasil passou a integrar, desde o dia 22, a Star Alliance, considerada O maior conglomerado de companhias aéreas do mundo. Depois da saída da TAM, a Avianca Brasil se torna a única empresa nacional a ser membro da aliança.
Os passageiros que utilizavam os serviços da Avianca já tinham à disposição a possibilidade de voar para 23 destinos nacionais e um internacional. Com a entrada na Star Alliance, é possível se beneficiar das demais companhias aéreas parceiras, com acesso à rede mundial fornecida por 28 empresas, que fazem mais de 1.300 voos diários com atuação em 192 países.
Para atender ao crescimento, a empresa está trocando os aviões MK 28, que contam com 100 lugares, por Airbus A320, com 162 vagas. Já foram trocados cinco dos oito MK 28. A sexta troca deve acontecer nas próximas duas semanas. A  previsão é que o último voo do MK 28 deva acontecer na terceira semana de agosto. Desta forma haverá um aumento na oferta de 15% e para essa nova demanda que vai chegar.

ROTA DO SOL SEMANAL 31/07/2015 - ISSUU