Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

CALEIDOSCÓPIO

O PERIGO DAS GENERALIZAÇÕES
Conhecido jornalista da área de economia do Ceará diz em sua conceituada coluna que, em novembro de 2010,  foi criado o Conselho Gestor do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Meio Norte. À frente, afirma, acho que por engano de digitação ou revisão “...até hoje, nove meses depois do Decreto 7.373, o Conselho Gestor não foi criado. Não se lê ou ouve qualquer manifestação de quem cuida do turismo” . Não tenho certeza se ouvi mal, mas sobre o mesmo assunto, na rádio em que faz intervenções, pela manhã,  o abalizado jornalista adianta haver no caso incompetência ou descuido de quem trata entre nós  do turismo. É aquilo que se sabe: toda generalização é sempre perigosa e pode levar a equívocos. De fato, o turismo brasileiro ainda está muito aquém do que se deseja, como atividade econômica. Os gargalos são muitos. Somos um país continental com problemas que, infelizmente, não foram superados, em boa parte pela má gestão das administrações federal, estadual e municipal. Também, não temos ainda tradição na área turística.  Não são todos os estados que possuem uma herança histórica que se possa apresentar como atração para visitantes. Não obstante a riqueza da nossa natureza, da geografia, da flora e fauna maravilhosas, tudo isto não vem sendo oferecido como devia  ao público mundial. Não apenas a incompetência e o amadorismo são responsáveis pelo incipiente prestígio brasileiro no setor turístico.  Uma série de fatores contribuem, também,  para que não sejamos ainda uma força destacada no cenário global do setor. Países como a França, Espanha, Itália e Portugal têm história milenar e cedo, no século passado, começaram a mostrar com competência as suas potencialidades históricas e naturais. Mas estamos chegando lá. Por sinal, o último Mailclipping Brasil publica que “Mesmo em tempos de crise, uma análise detalhada permite caracterizar o Turismo como um dos setores de atividade econômica mais dinâmicos para os países lusófonos. Portugal apresentou em 2010 os melhores resultados neste setor, com um aumento de 10% da receita em relação ao ano anterior, num total de 7.611 milhões de euros”.E mais: “No Ceará, o turismo apresenta significativo potencial, inserido no setor de serviços que responde por 70,24% da riqueza gerada (PIB)”. Ressaltamos nós que, no Brasil como um todo e no Ceará em particular, há pessoas bastante competentes envolvidas no turismo, com reconhecimento internacional. Pena é que, como ocorre em  várias outras atividades, econômicas ou não, a política atrapalha, indicando dirigentes  incompetentes, grande parte corrupta.

COMPLETOU 188 O MUNICÍPIO DOS TRÊS CLIMAS


PRAIA DA BALEIA

Itapipoca comemorou, anteontem, dia 31,  mais um aniversário de fundação. Um dos municípios de grande desenvolvimento em toda a região, a chamada terra dos “três climas” -possui áreas de sertão, praias e serra - é detentora de ícones históricos, culturais e turísticos, destacando-se principalmente, por suas maravilhosas praias, onde se a “das Baleias”, por figurar como uma das mais visitadas por turistas no litoral oeste cearense.
Possui Itapipoca um comércio diversificado, um parque industrial respeitável mas a agricultura e pecuária são o seu forte. A educação é outro ponto a destacar no município, nos diversos segmentos de ensino, possuindo até instituição de nível superior. A religiosidade de seu povo merece registro, bem como o rico e diferenciado artesanato. Para reforçar a vocação de bem receber o visitante, lá existem bons locais de hospedagem.
O acesso à sede do município pode ser feito através da BR  222 ou pela Rodovia Estruturante, que se inicia em Caucaia, num trajeto que pode ser feito com segurança em torno de duas horas de viagem. Por haver merecido cuidados por parte dos últimos administradores, é uma cidade agradável e de bom aspecto.
PRAÇA DE ITAPIPOCA
TURISMO -É conhecido o município  pela realização de festejos populares e promoções sociais e esportivas. Possui um razoável estádio de futebol e quadras para esportes amadores e um clube que reúne, constantemente, a sociedade local e visitantes. Enfim, Itapipoca é sempre uma festa por suas atrações turísticas. Exemplos são o conjunto de esculturas na praça central; o parque de exposição Hildeberto Barroso; os sítios paleontológicos e arqueológicos, como o monólito da Pedra Ferrada, na localidade Mucambo e o museu da Pré-História. As serras dispõem de trilhas ecológicas, apropriadas para a prática do ecoturismo, com destaque para a Trilha da Bica da Canoa e a Pedra da Itacoatiara. No litoral,  25 Km de praias, destaque para a da Baleia, já citada, do Maceió e das Pedrinhas. Além do mais, o turista poderá usufruir de bons momentos na Barra do Rio Mundaú e nas Lagoas do Humaitá e do Mato.
A FESTA - Para marcar a passagem do aniversário,  houve uma programação diversificada na sede e na zona rural, com a participação maciça das comunidades. Foi cumprida Alvorada, seguida de uma procissão e missa campal, no Horto do Cruzeiro. Manifestações festivas aconteceram durante todo o dia, com inauguração e reformas de obras realizadas pela Prefeitura.

CIRCE JANE NA PRESIDÊNCIA DA CS EVENTOS


Glória Souza Ribeiro (Presidente da BPW), Circe Ponte e Rafael Bezerra (presidente da ABEOC/Ce)

            Anteontem, 31, realizou-se na Agência de Desenvolvimeto do Ceará-ADECE  a primeira reunião da Câmara Setorial de Eventos - CS Eventos. Dentre os itens da pauta, foi dado conhecimento da publicação no Diário Oficial do Estado da portaria 041/2011, dia 05 de agosto de 2011, a qual  institui a referida Cãmara. Também aconteceu a eleição da diretoria da CS Eventos.
                Por unanimidade e aclamação foi indicado o nome de Circe JaneTeles da Ponte (Presidente do Sindieventos) para presidente da CS Eventos.  Empossada, Circe Ponte convidou Glória Souza Ribeiro (Presidente da BPW) e Rafael Bezerra (presidente da ABEOC/Ce) para os cargos de 1ª Secretária e 2º Secretário respectivamente.
                O consenso da chapa mostrou que o setor tem como foco a integração das forças para identificar as oportunidades e entraves impeditivos ao desenvolvimento do segmento. A CS Eventos é composta por representantes do setor a ela vinculados diretamente ou através de apoio logístico ou consultivo. 

CIDADÃ HONORÁRIA DE GANDU

A Juíza Mariah Meirelles de Fonseca recebeu, o Titulo Honorifico de Cidadania da cidade de Gandu, Bahia.  O projeto foi de autoria do vereador Euclides Ribeiro de Matos Filho e aprovado por unanimidade em Plenário. A entrega da outorga aconteceu em sessão especial no Plenário a Câmara Municipal daquela cidade. Na foto a homenageada com seu marido empresário José Ferreira

“SÃO JOÃO ACELERA MEU CORAÇÃO”


A Grendene premiou, simultaneamente, em Salvador (BA) e Fortaleza (CE), quatro ganhadores da campanha “São João acelera meu coração”, com um Fiat Uno Zero km, cada um.
A campanha, exclusiva para a região Nordeste, e que teve como alvo as sandálias Ipanema especialmente desenvolvidas para a comemoração das famosas festas de São João, movimentou e aqueceu o comércio nordestino.
Em Fortaleza, a premiação ocorreu na Concessionária Revenda CDA, no bairro Alto da Balança, onde três pessoas receberam as chaves dos automóveis zero km. 
A premiação em Salvador ocorreu na entrada do supermercado Extra, na conhecida Av. Paralela, local em que foi comprada a sandália premiada, por R$ 12,90. A entrega do carro à única vencedora foi marcada pela alegria e diversão, embalada por músicas de sucesso da axé-music, comandadas pelo DJ Carpe Diem

TAMBABA SEDE DO CAMPEONATO DE SURF NATURISTA


Tambaba

A praia de Tambaba, localizada no litoral Sul do estado, vai ser palco da 4 ª edição do 'Tambaba Open de Surf Naturista'. O evento idealizado e organizado pelo movimento Naturista Unidos - NU, acontece nos dias 10 e 11 de setembro na área destinada a prática do naturismo. O campeonato tem o apoio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), através da divulgação junto aos meios de comunicação do país. 
O evento esportivo destina-se aos praticantes do surf e do bodyboard, naturalistas e banhistas. Segundo o coordenador do campeonato, Carlos Santiago, o 'Tambaba Open de Surf Naturista' é o único do gênero no país e tem contribuído para difundir a filosofia naturista. “ O surfe é o esporte que representa bem o espírito de liberdade, interação e respeito pela natureza”, declarou.
A 4 ª edição do 'Tambaba Open de Surf Naturista' está associada a uma causa ambiental, que consiste em envolver os competidores, comerciantes, freqüentadores da praia e turistas para participarem da campanha "SurfNU Onda Limpa". 
INSCRIÇÃO - A novidade desta edição vai ser a competição de Bodyboard que terá uma categoria aberta e sem limite de idade. O campeonato está dividido em 3 categorias e o valor da inscrição é de R$ 30,00 (exceto a categoria “Expression Session”). A inscrição pode ser feita até 30 minutos antes do início da competição. Maiores informações podem ser solicitadas diretamente com a Comissão Organizadora através do e-mail: movimento.nu@gmail.com ou pelo fone: (83) 8874-9365. (PBTUR)

NORONHA TEM MAIOR DESSALINIZADOR DO BRASIL

Abastecer com água potável todos os dias o arquipélago de Fernando de Noronha, localizado a 545 km do Recife, foi um desafio vencido pelo governo do Estado, através da Secretaria de Turismo de Pernambuco, e a Compesa. Foi inaugurada nessa segunda-feira, 22, a obra de ampliação e reforma do dessalinizador da Ilha, o maior sistema de água do mar para abastecimento humano do Brasil e que acaba com o racionamento de água em um dos destinos mais procurados por turistas do mundo inteiro.
“A obra é muito importante, pois beneficia não só os moradores como também os turistas”, afirmou o Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, na solenidade de inauguração, que contou ainda com a presença do administrador da Ilha, Romeu Batista, do presidente da Compesa, Roberto Tavares e do presidente do Conselho Distrital de Noronha, Suenildo Martins. O investimento foi de R$ 2,5 milhões com recursos do Prodetur. 
Antes da obra de ampliação, o sistema produzia 5,6 litros de água por segundo. Agora, são 15 l/s graças à instalação de um quarto módulo de tratamento de água. Essa produção garante um abastecimento diário na Ilha, sem a preocupação do nível de armazenamento do Açude Xaréu, única barragem da Ilha e que, durante períodos de seca, ficava vazia. 
A solução para o problema foi implantar o sistema de dessalinização, que transforma a água do mar em água potável para atender a população, hoje estimada em 3.500 pessoas (entre nativos e temporários).  (Setur-PE) 

O CÉU DE BOA VISTA NÃO É O LIMITE


Roraima é palco do Campeonato Brasileiro e Latino-Americano de Formação em Queda Livre. Paraquedistas do Brasil e da América Latina estão em Boa Vista para mais um encontro de adrenalina e manobras radicais. A capital recebe pela primeira vez o Campeonato Brasileiro e Latino Americano de Formação em Queda Livre (FQL), que se iniciou ontem e vai 7 de setembro, na área de saltos “Barra do Vento”, localizada na BR 174 – sentido Manaus-AM, a 25 km da capital.As exibições são apresentadas das 8h às 18h durante os seis dias, com entrada gratuita.
Estão reunidos cerca de 100 atletas competidores, além de paraquedistas amadores, praticantes de vôo livres, pessoas ligadas à ecologia, meio ambiente, turismo, esportes radicais, ecoturismo, turismo de aventura de vários países e comunidade local.
TURISMO - A diretora-superintendente do Sebrae em Roraima, Luciana Surita, afirma que o evento ajuda promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas ao fomentar o empreendedorismo, tanto do turismo de eventos quanto do ecoturismo. Ela justifica que o evento fortalecerá e mobilizará toda a infraestrutura do turismo da cidade, envolvendo diretamente os setores de hotelaria, gastronomia, transporte, turismo de aventura entre outros, e ajudará a firmar a imagem de Roraima como um destino de turismo esportivo e de lazer projetando esse conceito para todos os países da América Latina.

MINAS TURISMO GERAIS

Copa 2014 em Belo Horizonte- Os projetos de Belo Horizonte para o Mundial de futebol de 2014 estendem em vários pontos da capital mineira. Por enquanto, vale o que está anunciado, como o BRT (bus rapid transit, na sigla em inglês). Mais um a entrar para o time das expectativas é o Aeroporto da Pampulha, na capital. O secretário de estado Extraordinário da Copa, Sérgio Barroso, informou que o terminal também poderá ser beneficiado, pois a Infraero firmou compromisso de fazer investimentos na melhoria da pista, além de aumentar as vagas de estacionamento para aeronaves executivas.A expectativa é de que mais de 1 mil aviões executivos sejam usados durante o evento no Brasil e, que desse total, grande parte venha para BH. O custo das obras está sendo avaliado, inicialmente, em R$ 20 milhões e seria bancado exclusivamente pelo governo federal. Ainda não há previsão para início dos trabalhos. Outro espaço que poderia ser usado para dar suporte à demanda é o Aeroporto do Carlos Prates, na Região Noroeste da capital, mas essa possibilidade ainda não foi para a mesa de negociações. 
Pampulha- Para o terminal da Pampulha estão definidas obras de revitalização das subestações de energia elétrica principal e do terminal de passageiros. O contrato foi assinado no início de agosto, com valor de R$ 2,6 milhões. O serviço contempla, entre outros, a substituição dos painéis elétricos, transformadores, grupos geradores e rede de dutos. A conclusão está prevista para julho de 2012. A grande preocupação do comitê da Copa é o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de BH. “
Metrô - A Prefeitura de BH (PBH) espera para mês de setembro os anúncios do governo federal para o metrô da capital. A expectativa é de que seja divulgado o apoio à proposta de parceria público-privada (PPP) feita pela administração municipal e prefeituras de Betim e Contagem, além do governo do estado. Apesar disso, o secretário Sérgio Barroso foi categórico: “Não conto com o metrô funcionando para Copa”. 
Prioridades para o Mundial - A infraestrutura de transporte urbano e intermunicipal no Vetor Norte da Grande BH e no acesso aos centros de treinamento de seleções é a maior preocupação. Veja algumas das intervenções previstas Implantação de seis terminais de ônibus metropolitanos do sistema BRT (São Benedito/SantaLuzia, Ressaca/Contagem, Morro Alto/Vespasiano, Ribeirão das Neves, Justinópolis/Ribeirão das Neves e Alvorada/Sabará). Outros quatro devem ser modernizados Melhoraria na LMG-800 para acesso ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves e a destinos turísticos da região metropolitana Aumento da capacidade da MG-424, via alternativa à Linha Verde para acesso ao aeroporto Implantação de nova rodovia, com cerca de 15 quilômetros, no contorno norte de Lagoa Santa, ligando a MG-424, nas proximidades do aeroporto, até a MG-010, que dá acesso a destinos turísticos como a Serra do Cipó e o Parque do Sumidouro Elaboração de diagnóstico sobre os principais acessos a destinos turísticos situados num raio de 100 quilômetros da capital para definição de quais trechos devem ser restaurados Em BH, o projeto considerado mais importante é a implantação de três BRTs: Antônio Carlos / Pedro I, Área Central e Cristiano Machado. O projeto BRT Pedro II/Carlos Luz foi abandonado
NOVO ESPAÇO CULTURAL - O Sistema Fecomércio Minas - Sesc, Senac e Sindicatos -  já inaugurou o Sesc Palladium, espaço cultural construído no local do antigo Cine Palladium, no centro de Belo Horizonte, que marcou várias gerações de mineiros. A cerimônia de inauguração, comandada pelo presidente do Sistema Fecomércio, Lázaro Luiz Gonzaga, contou com a presença do governador Antonio Anastasia, do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, deputados federais e estaduais, vereadores e representantes das classes artística e empresarial. Aproximadamente 1.400l pessoas marcaram presença no evento.O show inaugural contou com a presença do músico Marcus Viana e integrantes do Clube da Esquina, como Milton Nascimento, Toninho Horta, Márcio Borges e Tavinho Moura. O centro cultural conta com o Grande Teatro (onde funcionou o Cine Palladium)para 1.600 pessoas, teatro de bolso e sala de cinema (com capacidade, cada um, para 82 pessoas) espaço para artesanato e artes em geral. A proposta é aproximar a cultura da população e, ao mesmo tempo, abrir espaço para novos talentos. (Divulgação/Governo de Minas)
                                                     Sérgio Moreira - sergmoreira@ig.com.br

TERMINAL DE PASSAGEIROS


Com antecipação de dois meses e meio o governador paraibano Ricardo Coutinho inaugurou no último dia 20 o Terminal de Passageiros do Aeroporto Regional de Cajazeiras Professor Pedro Vieira Moreira. A obra, que foi iniciada em abril e seria concluída em outubro, representa um investimento de R$ 255.453,56. A pista do aeroporto tem 1.800 metros de extensão.
O aeroporto vai beneficiar 150 mil habitantes de 15 cidades polarizadas por Cajazeiras. O Teminal de Passageiros tem sala de espera, sala vip, banheiros, copa, lanchonete e sala da administração. O estacionamento do aeroporto comporta 100 veículos e área para cinco aviões de pequeno e médio porte.
O governador Ricardo Coutinho se comprometeu a providenciar o balizamento noturno e construir a cerca de proteção do Aeroporto Regional de Cajazeiras. Junto ao Ministério da Defesa, o governador reivindicará que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) reconheça o aeroporto. Com a homologação será definida qual aeronave padrão poderá operar no nesse terminal.

"VIAGEM FELIZ"


A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul lançou, no dia 24, às 8h, na Governadoria, o programa “Viagem Feliz – Segurança, Conforto e Cortesia nas viagens”, desenvolvido para promover a melhoria no atendimento ao passageiro do transporte rodoviário intermunicipal. O instrumento para atingir esse objetivo será a qualificação dos colaboradores das operadoras  e das vans de transporte turístico (motoristas, cobradores, agentes de venda de passagem), incluindo os administradores de terminais rodoviários, o corpo de fiscalização e pessoal de Ouvidoria da Agepan. 
No lançamento do programa, foi assinado um Termo de Cooperação entre a agência e a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, e quatro Termos de Adesão entre a Agepan, a Fundtur e as Operadoras de Transporte de Passageiros no Estado.
A criação do Programa “Viagem Feliz” foi inspirada no “Parada Legal”, e teve como base o esperado incremento de turistas por conta dos eventos esportivos internacionais que acontecerão no Brasil nos próximos anos e a necessidade de melhorar a qualidade dos serviços prestados aos usuários do transporte coletivo de passageiros. utilizando o transporte regular de passageiros.

IBIÚNA - ROTEIROS COM REPRESAS, CACHOEIRAS E AVENTURA

Formada pela junção dos rios Sorocamirim, Sorocabuçu e Una (Rio Sorocaba),
 a Represa de Itupararanga serve como atrativo para oito municípios da região

Ibiúna vem do tupi-guarani e significa "terra preta". Não é a toa que a cidade, a 72 quilômetros da capital, é conhecida como a maior produtora de hortaliças do Estado. Mas não é só desse título que vive o município de 154 anos. Ibiúna tem também muitas atrações turísticas, desde religiosas ao ecoturismo e atividades esportivas.
Como o inverno está chegando ao fim, certamente as represas e as praínhas da cidade começam a ser um prato cheio para quem quer passar o final de semana relaxando, curtindo o sol e ter contato com a natureza. A Represa Itupararanga tem às suas margens hotéis e clubes, com vários pontos de acesso ao público, como a Prainha e Praia do Escritório. As águas limpas convidam ao banho, à pratica de esportes aquáticos e também a pescarias. A Praia do Escritório fica distante apenas oito quilômetros do cento da cidade e tem uma média de visitas de 4 mil pessoas por final de semana durante o verão.
AVENTUREIROS - Ibiúna reserva cachoeiras diversas, um mirante a mil metros de altura onde toda a cidade pode ser vista. Embora fique numa área particular, a Cachoeira Vargem do Salto tem acesso liberado ao público que pretende conhecer suas várias quedas, a maior delas com 35 metros. A Cachoeira da Fumaça fica dentro da Reserva Estadual do Jurupará, e diferentemente da outra, é preciso de autorização prévia para visitá-la. Na divisa com o município de Juquitiba,a Cachoeira do França atrai os pescadores em suas áre as represadas, ideais para uma tarde de pescaria.
Para ter uma idéia do tamanho de Ibiúna, o turista deve ir ao Mirante da Figueira. A cidade começa aos pés do Morro da Figueira, o qual pode ser contemplado da praça da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores. Do seu mirante, a mil metros de altura, todo o centro da "terra preta" pode ser visto. Quem conhece o local, garante que a vista é espetacular, assim como o visual da Reserva Estadual do Jurupará - que deve ser visitada na companhia de um guia experiente - onde podem ser observado diversos animais, alguns deles em extinção como o micocarvoeiro, a jaguatirica e o famoso bicho-preguiça.
MAIS ATRAÇÕES - Os visitantes mais religiosos precisam conhecer a capela e gruta de São Sebastião. Pertinho, a 28 quilômetros do centro da cidade, o local é de uma beleza rara. A gruta fica a cerca de mil metros abaixo da capela, cercada por outras grutas - algumas são tão grandes que conseguem abrigar cerca de 300 pess oas. Ali, o turista pode contemplar áreas de Mata Atlântica, em meio a pedras com até 7 metros de altura e ainda mais cachoeiras. A capela é utilizada para os ritos religiosos durante a festividade anual em homenagem ao santo.
Ainda no quesito turismo religioso, quem procura paz de espírito pode conhecer o Templo Budista Jodoshu Nippakuji, fundado em 1998. Localizado a uma altitude de 1.100 metros, o templo tem um clima ideal para estudos, orações, meditação.
Para os esportistas, vale uma visita ao Estádio de Beisebol, construído para abrigar 3 mil pessoas durante os eventos. Ali, a empresa responsável pelo estádio pretender fazer o maior complexo do esporte na América Latina. (Governo de São Paulo)

PACOTES PARA OS AMANTES DA PESCA

A Secretaria de Turismo do Espírito Santo participou de mais uma feira que deve incrementar a visitação ao destino do Estado : a estruturação de um pacote totalmente voltado para os amantes da pesca oceânica na sua costa, resultado de uma parceria entre a operadora paulista Nascimento Turismo e a operadora capixaba Poltrona 1. 
A formatação do pacote é reflexo de contatos feitos pela Setur durante a realização do 6º Salão Nacional do Turismo, em julho. O lançamento aconteceu durante a Pesca Trade Show,  entre os dias 10 e 12  passados, no Centro de Exposições Frei Caneca, em São Paulo. Além disso, durante a feira, a Nascimento Turismo fez o lançamento oficial do Departamento de Pesca Esportiva, que já tem mais de 20 roteiros montados, tanto no Brasil ,incluindo o de Vitória, quanto no exterior (Argentina, Venezuela e Caribe), e espera atingir, nos seis primeiros meses de operação, algo em torno de 150 pescadores. 
O pacote pode ser adquirido por uma única pessoa ou por grupos de até seis membros. As datas de saídas são definidas de acordo com a disponibilidade da lancha ou as condições do mar. Estão incluídos passagem área, receptivo, traslado, dois dias de pesca em lancha de ótimo padrão, equipamento de pesca, iscas, e serviço de bordo completo. Além disso, o pescador também tem garantidos um seguro viagem especial e um tour por um dos roteiros turísticos do Espírito Santo oferecidos pela operadora, de acordo com a sua preferência.

COMEÇOU A EXPOFLORA DE HOLAMBRA

A 30ª Expoflorl tem com tema “Árvores: conhecer, plantar e preservar”

Chega à 30ª edição da Expoflora de Holambra, São Paulo. Comemorando o Ano da Holanda no Brasil, os produtores de flores e plantas ornamentais estão apostando nas cores fortes e vibrantes variantes do vermelho. A mostra de paisagismo e jardinagem traz a árvore como tema. O evento é realizado desde ontem e segue até  25 de setembro,  de quinta-feira a domingo, das 9h às 19h e no feriado de 7 de setembro., 
Com o tema “Árvores: conhecer, plantar e preservar”, a mostra de paisagismo Minha Casa Meu Jardim, uma das atrações da Expoflora, chega à sua sétima edição com a proposta, esse ano, de informar sobre o plantio, o uso e a manutenção das espécies utilizadas em áreas residenciais, empresariais e públicas, nos grandes e pequenos espaços, inclusive quando plantadas em calçadas e vasos. O carro-chefe  é a exposição de arranjos florais, que terá como tema o Ano da Holanda no Brasil 
Na Expoflora, são 22 ambientes projetados por 42 profissionais, entre paisagistas, arquitetos, decoradores e designers de exteriores, de São Paulo, Campinas, Holambra, Vinhedo, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Nova Odessa e Santana do Paranaíba. Cerca de 150 empresas participam diretamente da Mostra, que gerou aproximadamente 250 vagas de trabalho na montagem, desmontagem e na realização do evento

FESTA DO IMIGRANTE ITALIANO DE MONTE SIÃO

Realizada pela Diretoria Municipal de Cultura, com o apoio do Círculo Ítalo-brasileiro da cidade, a festa deve reunir mais de dez mil pessoas entre os dias 7 e 11 de setembro na Praça Prefeito Mário Zucato.
Monte Sião, em Minas Gerais, destaca-se no cenário nacional como a Capital Nacional da Moda Tricô. Antes de tornar-se o maior polo de malharia da América Latina, a cidade tinha na cafeicultura sua base econômica. Isso atraiu uma grande quantidade de imigrantes italianos, que vinham da Europa buscando uma vida melhor no Brasil. 
Mesmo tendo passado mais de um século da imigração italiana, Monte Sião ainda exala a tradição e a cultura herdada de seus antepassados, na culinária apurada, rica em massas e molhos variados, mas também no estilo de vida e a manutenção de algumas tradições. Este ano, a Festa - realizada pela Diretoria Municipal de Cultura, com o apoio do Círculo Ítalo-brasileiro - acontece entre os dias 7 e 11 de setembro, devendo unir mais de dez mil pessoas na Praça Prefeito Mário Zucato. Músicas, danças, comida e muito, muito vinho, fazem com que quem participa da festa sinta-se, por alguns instantes, transportado para a Itália. 
A abertura será com alvorada e a apresentação da Banda "Santa Cecília". Às 11h, acontece o tradicional desfile italiano, A programação ainda conta com a Academia de Dança "Crisdanse", os grupos musicais "Stella Bianca" e "Finestra del Cuore", o Coral "Canto à Capella" e o famoso cantor italiano Tony Angeli, além de outros artistas locais de estilos diversos. 
A programação completa está disponível no site da prefeitura de Monte Sião (www.montesiao.mg.gov.br). 

INVENTÁRIO TURÍSTICO


O turismo de Ilhéus está passando por uma verdadeira radiografia que vai revelar a estrutura atual do setor e as potencialidades e entraves na busca do desenvolvimento sustentável da atividade. Desde a semana passada, pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) estão em campo realizando o Inventário Turístico e Análise da Sustentabilidade Local, um levantamento minucioso e inédito que representa para o turismo ilheense conhecer exatamente suas demandas, carências e desafios.
O estudo também vai possibilitar a formação de um banco de dados, fundamental para apontar o caminho que leve ao fortalecimento do setor, ampliando o seu retorno social. O Inventário segue modelo indicado pelo Ministério do Turismo e permite que os destinos atendam às diretrizes do Plano Nacional de Turismo (PNT), traçado para o período 2011-2014. O PNT tem entre seus objetivos preparar o país para receber grandes eventos, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, além de aumentar o retorno social do setor. 
Os pesquisadores já fizeram um levantamento de informações oficiais em repartições públicas do município e agora estão recolhendo dados de hotéis, pousadas, restaurantes, espaços de eventos e outros equipamentos e serviços relacionados ao turismo. O Inventário inclui ainda informações sobre a área ambiental e atividades culturais.

MARCA DOS 400 ANOS DE SÃO LUÍS


"São Luís faz 400 anos e quem escolhe a marca é você". Com esse tema, a Prefeitura de São Luís, em parceria com o São Luís Convention & Visitors Bureau e demais órgãos e entidades que integram o Comitê Estratégico dos 400 anos, iniciou a campanha para a escolha da marca oficial do quarto centenário da capital maranhense.
A votação da marca preferida já pode ser realizada através do site www.saoluis400anos2012.com ou pelo atalho no Portal da Prefeitura até o dia 6 de setembro. A marca vencedora será apresentada na Praça Maria Aragão, durante a programação festiva do aniversário da cidade, no dia 8 de setembro.
Inúmeras peças, a partir da marca escolhida, serão desenvolvidas, tais como selo comemorativo, medalhas, brindes etc. Uma atração especial irá fazer a contagem regressiva para o aniversário de São Luís: o relógio dos 400 anos, que será desenvolvido com base no layout  da marca escolhida na votação popular.

IRMANDADE ENTRE GRAMADO E LEVICO-TERME

Passamani e Barbacovi assinaram acordo

As cidades de Gramado e Levico-Terme (Itália) selaram acordo de irmandade, no último dia 28,  um ano depois de se iniciarem as tratativas de gemellaggio (como é chamado pelos italianos). Os diretores do Festival do Turismo de Gramado (Festuris), Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi, participaram da solenidade, acompanhados de uma comitiva de gramadenses, entre eles, o vice-prefeito Luia Barbacovi, e o presidente da Câmara de Vereadores, Giovani Colório. O documento foi assinado por Barbacovi e pelo prefeito de Levico-Terme, Gianpiero Passamani.  
A idéia nasceu após uma visita da diretora do Festuris, Marta Rossi, à região italiana, em 2010. “Quando estive em Levico-Terme, descobri que vários sobrenomes que temos hoje presentes na comunidade, como Libardi, Broilo, Vettorazzi e Benvenuti, são originários de lá. Além disso, a vocação turística caracteriza as duas cidades”, conta. 
Em novembro do ano passado, um grupo de Levico-Terme, liderado pelo secretário de Cultura do município italiano, Werner Acler, esteve em Gramado, durante o 22º Festival do Turismo, para selar a intenção entre os municípios. Com o acordo, fica facilitado o acesso a informações, troca de experiências, elaboração de projetos e cooperação econômica e cultural entre os municípios.
Levico-Terme é uma cidade turística de oito mil habitantes, situada em uma região montanhosa da província de Trento, ao norte da Itália, que tem como maior atração uma estação de águas termais. A viagem foi organizada pela Áster Business & Travel, inaugurada no final do ano passado pelas empresárias Julia Prade e Ana Rizzo, de Porto Alegre. Julia acompanhou e guiou todo o roteiro, que se estendeu por uma semana e teve encerramento com a solenidade realizada neste domingo.

CEARÁ, RIO E PARANÁ NA ABERTURA DO XVIII FNT

Foto do grupo Artetude (DF), que se apresenta na Mostra Ceará Convida

Focado no tema “O teatro e a poética do espaço” começa amanhã o XVIII Festival Nordestino de Teatro – FNT , com programação até o dia 10. Todas as apresentações são gratuitas, incluindo espetáculos de sete estados do Nordeste, além do RJ, DF, PR, MG, RS e da Argentina. 
Dois espetáculos do Ceará, um do Rio de Janeiro e um do Paraná vão marcar o primeiro dia do evento em Guaramiranga. Com programação inteiramente gratuita, ao longo de oito dias o festival contará com mais de 30 espetáculos de teatro de rua ou voltados para espaços não convencionais, além de esquetes, contação de histórias, apresentações de reisado, dramas e shows.
A programação teatral é dividida em oito mostras: Nordeste, com nove espetáculos concorrendo ao prêmio de melhor espetáculo do júri popular; Ceará Convida, recebendo grupos do Rio de Janeiro, Distrito Federal e Argentina; Paralela, inteiramente dedicada a grupos cearenses; Palco Giratório, recebendo os espetáculos do projeto de circulação nacional promovido pelo SESC; Guaramiranga Em Cena, com artistas da cidade sede do FNT; Oi Esquetes, reunindo esquetes do grupo 3X4 de Teatro, do Ceará; FNT Para Crianças, com espetáculos infantis e contação de histórias, encenados pelo Grupo Garajal; e Mostra Maciço, levando apresentações também à cidade de Baturité.
A abertura do XVIII FNT tem programação a partir das 17 horas, com apresentação do infantil Uma Linda Donzela, do Grupo Garajal (CE), na praça do Artesanato. Em uma das principais atrações da noite, às 19h30 o grupo Teatro de Anônimo (RJ) apresenta o seu consagrado espetáculo Roda Saia Gira Vida, na Praça da Matriz, como parte da Mostra Ceará Convida.
Às 20 horas é a vez da Orquestra Cidade da Arte (CE), grupo formado por alunos da AGUA que se apresenta na Praça do Teatro, fazendo as honras para a abertura oficial do festival, às 21h. Inaugurando a Mostra Nordeste, composta de nove espetáculos selecionados pela comissão formada por Silvero Pereira, Thiago Arrais e Vanéssia Gomes, às 21h30 o grupo Grupo Ninho de Teatro (CE) apresenta o espetáculo Carivari, também na Praça do Teatro.

SKAL PROMOVE O SEMINÁRIO EDUARDO SANOVICZ

Depois do Salão de Turismo, em São Paulo, o  Seminário Eduardo Sanovicz de Turismo acontecerá em Fortaleza no dia 16 de setembro próximo, com o apoio da Secretaria de Turismo de Fortaleza e da Abrajet/Ceará. Será uma realização  do Skal Internacional de Fortaleza, presidido pela executiva da Prática Eventos Enid Câmara de Vasconcelos.
 O projeto coordenado do Sanovicz, ex-presidente da Embratur, consultor em turismo e membro da Academia Brasileira de Eventos, disponibiliza quatro livros da coleção idealizada por ele e escrito por especialistas nas matérias focadas e que são: Turismo em Cidades,  Administração de Pequenos Negócios de Hospitalidade,  Turismo Contemporâneo e  Eventos: Planejamento, Organização e Mercado. Fora de São Paulo, esta é a primeira vez que Eduardo Sanovicz aceitou apresentar o trabalho em outra capital brasileira graças aos esforços  de Enid Câmara. 
Na ocasião haverá palestras de Mariana Aldrigui Carvalho, Ana Paula Spolon, Eduardo Sanovicz e Luiz Gonzaga Godoi Trigo. A aquisição de um exemplar dará direito à participação no seminário. “Esse seminário é muito importante para os profissionais e estudantes de turismo do Ceará devido à qualificação dos palestrantes e o conteúdo dos trabalhos oferecidos”, disse o jornalista e editor José Rangel, presidente da Abrajet/Ceará, entidade que tem apoiado todas as iniciativas que beneficiam o turismo cearense. O cenário do evento é o Salão Atlântico Hall do Marina Park Hotel e, segundo Enid Câmara, o seminário se desenvolverá pela manhã e à tarde terminando com mesa de autógrafos, entrega de certificados e coquetel. Faculdades de turismo e a Secretaria de Turism

TEMPORADA 2011/2012 MSC CRUZEIROS

Quem fizer sua reserva com antecedência pode conseguir condições diferenciadas na temporada 2011/2012 da MSC Cruzeiros, a se desenvolver a partir de novembro próximo.  A companhia oferece serviços e descontos especiais para aqueles que escolherem passar dias intensos à bordo de seus quatro navios que virão para a temporada: MSC Armonia, MSC Musica, MSC Orchestra e MSC Opera.
Os hóspedes terão à disposição mais de 70 roteiros em viagens que duram entre três e nove noites e que visitam lugares como Buenos Aires (Argentina), Punta del Este e Montevidéu (Uruguai), Salvador (BA), Maceió (AL), Recife (PE), as praias de Ilhabela e Ubatuba (ambas no litoral de SP) e Búzios e Angra dos Reis no litoral do Rio de Janeiro. 
Muitas oportunidades são oferecidas,  como gratuidade no segundo ou terceiro hóspedes, descontos que variam entre 5% e 25%, bônus aéreo e planos fantásticos para quem viaja com a família. Também, oferece cruzeiros temáticos, nove na temporada que se aproxima 
A MSC Cruzeiros fará travessias Atlânticas, com saídas em março de 2012 dos portos de Santos ou do Rio de Janeiro em direção a diversos países da Europa. 

FESTIVAL DE CINEMA E VÍDEO RURAL DE PIRATUBA

Vista áerea de Pirituba

Vem despertando muito interesse o III Festival de Cinema de Piratuba, na Rota da Amizade, São Pulo.  O evento  será realizado entre os dias 14 e 17 próximos  e, entre vídeos e fotos, já estão inscritos, 217 trabalhos. São 146 vídeos entre as quatro categorias e 71 fotos no Concurso de Fotografia Rural. Na categoria “Filme de Ficção” são 28 inscritos, na “Documentário” 65 produções. Já na categoria “Reportagem de TV”, 38 inscrições e a “Produção Amadora” conta com 15 participantes. 
Além da exibição dos filmes, a programação conta com a III Feira de Produtos e Artesanato da Agricultura Familiar, com exposição e comércio de produtos. A 5ª Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade também será realizado durante o festival onde palestras e oficinas serão oferecidas. Os agricultores, estudantes e profissionais de comunicação também vão contar com oficinas de estudos gratuitas. 
Participarão do Festival os seguintes estados:  Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná    Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, S. Paulo, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

ABETA SUMMIT 2011

Entre os dias 19 e 22 de setembro, no Holiday Inn Anhemb, São Paulo,  realizar-se-á a ABETA Summit 2011, o 8º Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de AventuraO evento é considerado o maior encontro de ecoturismo e turismo de aventura da América do Sul e representa uma excelente oportunidade de comercialização, relacionamento e qualificação para empresários do setor. Este ano, o tema eleito é a  “Cultura da Vida ao Ar Livre”. 
Dentre as tradicionais atrações do evento,  destaque para o Congresso Técnico, os Encontros de Negócios Nacionais e Internacionais e a Agenda Social, responsáveis, respectivamente, pela divulgação do conhecimento, apoio a comercialização de produtos e destinos do segmento e impulsão ao incentivo de parcerias. Já as novidades ficam por conta do Adventure HUB (espaço de relacionamento entre participantes) e Summit Fitness (Yoga) que juntas prometem deixar o ABETA Summit ainda mais interativo. Outra inovação é um espaço dedicado exclusivamente para comercialização com empresas de serviço e equipamentos de aventura.

CEARÁ RECEBEU VISITA TÉCNICA DE INVESTIDORES


Diego Dantas , John Tercek (Royal Caribbean),
Fernando Holanda (Setur) e Cláudio Amaral
 (responsável por Engenharia e Infra Estrutura de Portos)

Durante dois  dias, o Ceará recebeu a visita dos representantes da Royal Caribbean Cruises LTD, uma das principais empresas de cruzeiros marítimos do mundo. Estiveram no Estado, o vice-presidente de Desenvolvimento Econômico da companhia, John Tercek, o gerente de Produtos e Operações Portuárias Brasil, Diego Dantas, o consultor de Engenharia e Infraestrutura de Portos, Cláudio Amaral, e o consultor da vice-presidência, João Santos. 
Na manhã de sábado (27), o grupo se reuniu no Hotel Gran Marquise, com autoridades e representantes do trade turístico cearense. Depois,  visitaram a Companhia Docas do Ceará, onde foi apresentado o projeto de construção da futura estação de embarque e desembarque de passageiros do Porto do Mucuripe.  Em seguida visitaram e sobrevoaram a área, seguindo em sobrevoo no Porto das Dunas/Beach Park, D. Pedro Laguna Golf Hotel, Estádio do Castelão, Porto do Pecém e Av. Beira Mar e Praia do Futuro. 
De acordo com o Coordenador Internacional de Marketing, Fernando Holanda, o grupo esteve no Brasil para visita técnica dos portos do Nordeste, cadeias hoteleiras quando foi sugerido a implantação de novos produtos que possam compor a grade de produtos advindos dos nichos de mercados da região, ressaltando os sistemas Fly & Sailing, Fly, Sailing & Golfing e Flying, Sailing & Adventure

TÍLIAS LANÇOU SUA MARCA TURÍSTICA E A TIROLERFEST


     Com o propósito de tornar o turismo de Treze Tílias, Santa Catarina, sustentável e de motivar os fluxos turísticos através de uma identidade, foi criada a Marca Turística de Treze Tílias que está representada pelos dois elementos mais evidentes da cidade e da cultura a qual preserva – arquitetura e flores – as flores estão simbolizadas pelo Edelweiss que é a flor do amor e da amizade eterna. Esta flor dura mais de cem anos e é por essa razão que é tão especial – A reprodução do famoso Castelinho, trás traços estilizados por ser uma obra marcante e única, projetado pelo Ministro Andreas Thaler e construído pelos imigrantes em 1937. A edificação serviu como moradia e Prefeitura. Hoje abriga o Museu Municipal Andreas Thaler e é patrimônio histórico e cultural do município. 
     A marca foi lançada em julho, no 6º Salão de Turismo de São Paulo, para todo o trade turístico do país. Os empreendimentos turísticos da cidade e a comunidade regional  conheceram oficialmente a marca, que serve de exemplo para todo o seguimento.Na ocasião foi lançada a Edição 2011 da Tirolerfest, que trás como tema deste ano a Música, tão presente na cultura austríaca e bem representada pela Banda dos Tiroleses e grupos folclóricos da cidade. Além da apresentação da identidade visual da festa, peças publicitárias e mascotes, será realizada a escolha da Miss Turismo, Rainha e Princesas da Tirolerfest. As candidatas farão o desfile individual, desfile coletivo e terão que cumprir com a tarefa que receberam: falar sobre a música de forma criativa.

ROTA DO SOL SEMANAL 02/09/2011 - ISSUU