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sexta-feira, 3 de agosto de 2018

CALEIDOSCÓPIO - 03/08/018

RECONHECIMENTO – Para o turismo, o Ceará atravessa nos últimos tempos fase de bonanças. Graças a um trabalho exitoso dos nossos últimos governantes, com o maciço apoio das entidades que formam a cadeia produtiva do setor, Fortaleza e o Estado como um todo estão em posição honrosa na vitrine do turismo nacional, a ponto até de as estatísticas apontarem que somos o 3º melhor destino do País. Não deixa de ser gratificante a referência, sem dúvida obtida pelas conquistas dos últimos tempos, principalmente no setor de transporte aéreo. As glórias de agora, porém, não vieram por acaso. Faz-se necessário lembrar que a base de tudo está no pioneiro trabalho de uns Dom Quixotes, muito deles já esquecidos. Quando não se falava muito em turismo por aqui, a administração César Cals foi ousada. Construiu a Estrada da Confiança, na Serra da Ibiapaba, uma via inovadora ligando os municípios do Planalto, de Viçosa até Ipu, no pé da Serra.  Foi além, implantando em Ubajara o bondinho que vai até a Gruta. Houve outras ações fundamentais do Governador. Criou a EMCETUR – Empresa Cearense de Turismo, instalada na antiga Cadeia Pública, com atuações exemplares de Lauro Torres de Melo e Sabino Henrique. Também da iniciativa do Coronel foi o nosso primeiro Centro de Convenções. Não esquecer também que o Governador Virgílio Távora, que no seu primeiro mandato pouco ligou para turismo, no segundo foi mais sensível e criou a Setur, nomeando uma guerreira ousada para o cargo de secretária, a ainda hoje dinâmica Anya Ribeiro. Do Pacto de Cooperação, surgiu o Fórum de Turismo do Ceará, com Indira Guimarães envolvendo empresas civis com atuação pioneira de conquistas e expansões. O saudoso Everardo Montenegro, dinâmico e cheio de ideias, destacou-se pela ideia da interiorização do turismo. Foi dele os primeiros passos para a interiorização do turismo, bem assim para a integração da rota Ceará/Piauí, visando sobretudo o turismo de Camocim e Parnaíba. Enfim, é longa a lista dos que plantaram e regaram a frutífera árvore do turismo cearense. Impossível é esquecer do significativo papel que desempenharam – muitos até hoje na ativa, os hoteleiros, os agentes de viagem e jornalistas na construção do que hoje comemoramos, Na lista dos visionários de então, destacam-se, entre tantos, Demerval Diniz, Eliseu Barros, Régis Medeiros, Iramar Veríssimo, Valmir Torres e Edmilson Rodrigues. Não é de bom tom esquecer também a luta constante do jornalista Stênio Azevedo em favor do turismo. Foi ele quem implantou aqui o Touring Club e também o Skal Internacional. Outro jornalista pioneiro na promoção e divulgação do nosso turismo foi Iran Benevides, eterno viajante mundo afora e um dos fundadores da Abrajet/Ceará, sucedânea da Ajotece, ao lado de José Mário Pinto, Ivonildo Lavor, Augusto Oliveira, Edmundo Vitoriano e Ivonete Maia. Enfim, este é apenas um lembrete para que, na festa atual, reverenciados sejam também os que,  numa época em que os valores eram outros, foram conscientes de que o Ceará precisa do turismo para sua expansão, inclusive econômica. 
ÔNIBUS DOUBLE DECK -  Ainda este ano, Fortaleza contará com o serviço de um ônibus de turismo que percorrerá, diariamente, um trecho saindo da Praça da Estação, passando pelo centro histórico, zona hoteleira, Beira mar, Mercado dos Peixes, Praça Portugal, Museu da Fotografia, Estoril e Mercado Central. É possível que o percurso seja maior. Durante reunião com o prefeito Roberto Cláudio, os comerciantes da Varjota solicitaram a inclusão do novo pólo gastronômico no roteiro.
Na próxima quarta-feira,  8 ,  representantes da empresa vencedora da licitação estarão na Capital para refazer os trechos e alinhar detalhes do roteiro. A expectativa é que o serviço esteja disponível ainda em setembro.
SANTUÁRIO DO CRISTO REDENTOR - Um convênio foi assinado entre a Arquidiocese e a Federação do Comércio do Rio de Janeiro para restauração e manutenção do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado e seu Monumento ao Cristo Redentor.  
De acordo com, Para o  vigário episcopal para Comunicação e Cultura da arquidiocese,  cônego Marcos William Bernardo,  o acordo “é um ato de comprometimento com o que é nosso, que supera uma parceria entre a Igreja e uma instituição voltada para o comércio, mas é um contrato com a sociedade. Acreditamos que, por meio dessas relações, nós podemos deixar claro que o nosso Rio de Janeiro tem condições de superar os momentos críticos."
SUPERÁVIT NO CEARÁ - O setor de turismo no Brasil fechou no último mês de junho 7.743 postos de trabalho, elevando para 16,5 mil os postos fechados desde maio, quando haviam sido extintos 8.754. As informações constam do estudo Empregabilidade no Turismo, produzido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
Os números divulgados pela CNC indicam que o resultado entre admissões e demissões no primeiro semestre do ano fechou negativo em 11.689. O número, no entanto, é menor do que o verificado no mesmo período do ano passado, quando o saldo entre admissões e demissões ficou negativo em 13.061 postos.
Ao analisar a retração de postos de trabalho, a CNC concluiu que o desemprego atingiu de maio para junho todas as regiões do país, com destaque para o Sul, com menos 2.049 postos de trabalho e o Sudeste, com menos 3.853.
Por força do desequilíbrio fiscal e das dificuldades empresariais inerentes à repercussão do aumento da violência, o desemprego prevaleceu no Rio de Janeiro (-2.244), seguido de São Paulo (-1.456).
Nos sete estados que compõem as duas áreas, o Espírito Santo foi a exceção, onde o emprego cresceu com pouca expressão, com apenas mais 10 pessoas.
Em junho, poucos estados registraram superávit na conta emprego no turismo: Amazonas (152), Maranhão (53), Mato Grosso (33) e Goiás (67). O Ceará ficou em primeiro (479). 

OTIMISMO IMPERA NO TURISMO CEARENSE

Vamos ser, no artigo desta semana, otimistas, no tocante ao desenvolvimento sustentável do turismo, no Estado do Ceará, mormente em sua capital, Fortaleza, a eterna “Loira Desposada do Sol” e a “Terra de Iracema, a virgem dos lábios de mel”, na opinião dos imortais escritores e poetas cearenses, Paula Ney e José de Alencar. Ser otimista, porém com os pés no chão, recomendável às pessoas de bom-senso.
Prossigamos! Se indagarmos aos secretários do turismo do Ceará (Setur) e da Prefeitura de Fortaleza (SetFor), respectivamente, Arialdo Pinho e Régis Medeiros, se o Turismo, no Estado do Ceará e em Fortaleza, estão numa fase de crescimento, no que diz respeito ao aumento do número de turistas nacionais e estrangeiros, sobretudo, na alta estação, vindo à Terra de Iracema e ao faturamento , sem dúvida alguma, responderão que sim e afirmarão que o Turismo Internacional  está deslanchando e partindo para promissores horizontes.
Assegurarão, ainda, que tal mudança, em relação aos anos anteriores, deve-se à divulgação do potencial turístico cearense, com belas praias, Sol o ano inteiro, eventos de negócios e culturais, a hospitalidade da população, à aplicação de recursos financeiros e humanos, à melhoria na infraestrutura física de suporte ao turismo, à maior captação de eventos, aos convênios (Hub) com a Air France/KLM/Gol (Hub) e Latam, que possibilitaram o crescente número de voos a Fortaleza e Jericoacoara, trazendo mais visitantes estrangeiros e nacionais. Destaque-se também a requalificação da Avenida Beira-Mar e da Praia de Iracema, iniciada neste mês e com prazo de conclusão para 2020. Com certeza, são importantes e necessários, para colocarem o Turismo do Ceará, na prateleira Brasil afora, e ocupar um lugar de destaque no “ranking do Turismo Nordestino e Brasileiro”.
Bem! Ficamos satisfeito, após ouvir a palestra do secretário de turismo de Fortaleza (SetFort), Régis Medeiros, na última reunião da Câmara Setorial de Eventos, no auditório da Agência de Desenvolvimento do Ceará. Estávamos representando a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet-Ceará - a convite da empresária, da Prática Eventos, e presidente da Câmara Setorial de Eventos na Adece, Enid Câmara Vasconcelos, devido às muitas realizações, executadas e em execução, em Fortaleza, que impactarão o Turismo de Fortaleza, englobando o  mercado de eventos, a parte cultural e gastronomia na “Loira Desposada do Sol”.
Continuemos com o positivismo do nosso turismo: segundo foi divulgado, em matéria, no jornal Diário do Nordeste, caderno de Negócios, edição de 28 e 29 de julho de 2018,” Os números já indicam que o presente momento é de elevação no número de viajantes, provenientes da Europa, América do Sul e América do Norte”.  Cita a matéria os países, como Portugal, França, Itália, Estados Unidos, Argentina e Alemanha, como emissores fortes.  Acrescenta a matéria do Diário do Nordeste que a continuidade de prospecção de mais turistas da América do Norte e, atualmente, a atração da Ásia são três pontos essenciais, para estabelecer o Ceará como destino internacional. Isso é excelente, gente! 
Ressalte-se, aqui, (Nosso espaço é limitado), que a previsão, para 2019, é a presença de 400 mil turistas estrangeiros em visita ao Estado do Ceará, número este que representa um avanço, aproximadamente, de 100 mil, se comparado a 2018, segundo divulgado, em um texto da reportagem,  por nós transcrito.  Ante o exposto, lembramos ao leitor-amigo que se trata de previsão e as mudanças poderão não ocorrer, se o futuro governante do Ceará, no ano que vem, não se interessar ou não priorizar o Turismo como uma das suas ações nesse segmento econômico. 
Mas, persistimos no otimismo de que tudo será concretizado. Vale relembrar que Turismo que não se divulga, esconde-se, e que o sucesso de hoje não garante o de amanhã por uma série de fatores internos e externos. Por último, repetido apelo: saibamos explorar, com profissionalismo, ética e transparência, um segmento econômico, cultural e social, que impacta mais de 60 atividades nos três setores da Economia Cearense: o industrial (setor primário); o agropecuário (setor secundário) e serviços (setor terciário).  Avante, pois, governantes e atores da iniciativa privada. Sempre é bom lembrar que, em se tratando de Turismo, é bom pensar grande! Obrigado pela leitura e ótimo fim de semana!

“VEM PARA SALVADOR”, ROAD SHOW 2018


A Secretaria Municipal de Turismo, pelo seu titular Cláudio Tinoco, junto à ABIH-Bahia, com o seu Presidente Glicério Lemos, lançou na capital baiana o “Road Show 2018”. O projeto se destina a promover um trabalho junto aos agentes de viagens e operadores de turismo nacionais, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do turismo em Salvador.
Essa será a terceira edição do projeto para o qual a Prefeitura estará investindo um total de recursos superior ao do ano passado, valores modestos mas que representam o extremo esforço do Poder Municipal, convencido da importância fundamental da atividade. À ABIH-Bahia caberá a responsabilidade pela hospedagem da equipe que desenvolverá tais ações, pelos bilhetes aéreos e pelos “transfers”, quando necessários.
O principal objetivo do “Road Show” é atrair mais turistas, buscando, inclusive, uma dilatação no período de permanência deles na cidade. Isto, evidentemente, através de um trabalho racional junto aos agentes e operadores de viagens. E esse esforço destina-se às ações dentro e fora do Brasil.
Este ano, a experiência será ainda mais ampliada, considerando que, em 2017, foram visitadas dez cidades. Nelas, as atenções foram para a capacitação de nada menos do que 2 mil e 500 profissionais. Para este ano, o número de cidades selecionadas será de 16 e as ações estão sendo desenvolvidas desde o mês de julho e permanecerão até dezembro. Para cada cidade, estão sendo trabalhadas cerca de 15 agências e operadoras.
E os estudos partem dos elementos estatísticos consequentes das pesquisas realizadas, que mostram ter, no período de janeiro a junho deste ano, Salvador sido visitada por cerca de 4.7 milhões de turistas. Este foi o maior volume alcançado nos últimos seis anos. Representando cerca de 11.3% a mais do que o total alcançado no mesmo período de 2017, quando foram totalizadas 4.2 milhões de visitas a Salvador.
O mês em que é mais expressivo o volume de visitantes a Salvador é o mês de janeiro, como tradicionalmente. Êste ano foram nada menos do que 1 milhão de pessoas circulando pela cidade. Cerca de 8 milhões de turistas é a taxa anual que está sendo mantida na capital baiana, buscando a Prefeitura, com as ações implementadas, elevar para 9 milhões, neste ano.
Em 2018, o mês de junho foi também destaque no ano, quando registrou um resultado a mais do que no mesmo período do ano anterior, em que subiu de 39.19% ano passado para 46.8% este ano. Para ampliar, inclusive, as ações desenvolvidas pelo Poder Municipal de Salvador, foi contratada uma empresa de marketing que está desenvolvendo algumas ações, como a elaboração de um novo “site”, bem assim a inauguração da “Casa de Salvador”, como exemplos da intenção destinada a impulsionar o turismo na Capital.
Inserida em toda essa estratégia, está uma ferramenta através da qual é oportunizado aos visitantes promoverem estatisticamente uma avaliação sobre os meios de hospedagem e sobre os diversos atrativos turísticos da cidade. É a “Business Intelligence”. A par de tudo isto, também, a Prefeitura vem desenvolvendo o seu projeto de construção do novo Centro de Convenções, além de acompanhar e apoiar as ações que estão sendo anunciadas pela Vinci, empresa que, atualmente, administra o Aeroporto Internacional Deputado Luiz Eduardo Magalhães, com o objetivo de promover melhorias naquele equipamento.
Os números que estão sendo contabilizados sobre o desenvolvimento da visitação em Salvador indicam que, no primeiro semestre deste ano, a rede hoteleira da capital baiana teve uma taxa de ocupação de 61%, o que representa um aumento de 8% a mais do que no ano passado, quando, no mesmo período, a ocupação ocupou apenas 53%. 
Evidencia-se essa estatística no sentido de demonstrar que, de 2016 para 2017, a ocupação já mereceu um incremento de 10%. Evidente que todos esses números alentadores expressam resultados das campanhas promocionais que estão sendo realizadas em conjunto pela Prefeitura junto à iniciativa privada. Mas que ainda não são o que desejam o poder público do Município junto à iniciativa privada.
O Sebrae é uma outra instituição que vem buscando desenvolver ações com a mesma direção, sobretudo no campo das pesquisas. Junto aos turistas em visita a Salvador, a instituição detectou que 62% já estiveram na Bahia anteriormente. O que demonstra que sairam tão satisfeitos que retornaram. Do total de entrevistados, foi verificado de que um volume de 38% estava visitando a “boa terra” pela primeira vez.
Para as estatísticas do Sebrae, cerca de 48% dos turistas, quase metade, portanto, procedem do Sudeste. Um outro elemento muito interessante é que, também do total de visitantes, 28% são do próprio Estado. Além disto, os números indicam que 73% do total de turistas em passagem pela Bahia são de casais e/ou familiares.
Esses elementos estatísticos darão suporte ao direcionamento das campanhas promocionais.

VIAGEM DE INVERNO - CHILE É DESTINO ENCANTADOR PARA AMANTES DO ESQUI

Com extensões continentais, o Brasil é um País muito rico e diverso em relação a sua vegetação e clima, porém a neve não faz parte da rotina de sua população. Talvez por este motivo, muitos brasileiros procurem estações de esqui em suas viagens internacionais. Em seus mais de 4.000 km de extensão, de norte a sul, os Andes chilenos abrigam alguns dos melhores complexos para a prática de esqui do mundo, o que faz do Chile uma excelente opção de lazer para quem vive aqui e quer praticar esportes de neve sem sair da América do Sul.
Além da proximidade, a distância entre São Paulo e capital chilena – Santiago, por exemplo, é de cerca de 3.270 km; a ampla oferta de voos diários que ligam os dois países, a facilidade de entrar no país sem passaporte – portando apenas o documento de identidade, o idioma familiar ao português e o câmbio estável, facilitam a programação das viagens.
OPÇÕES – Para os amantes brasileiros do inverno e de seus esportes, enumeremos algumas das estações de esqui mais populares do Chile, ideais para os turistas apreciarem a beleza da neve aproveitando uma ampla variedade de atividades de inverno.
Nos arredores de Santiago, pode-se  destacar os complexos El Colorado, indicado para quem procura 'neve em pó' e freestyle; e La Parva, onde é possível deslizar pelos Andes aproveitando a vista panorâmica para a capital chilena.
Bastante conhecido dos brasileiros, o Valle Nevado é o maior centro de esqui da América do Sul, com área de 900 hectares. Com infraestrutura completa, a estação impressiona e destaca grande oferta de modalidades esportivas de neve, como esqui, snowboard e heli-ski.
A 164 km de Santiago, está  a tradicinal Portillo, estação de esqui mais antiga da América do Sul e parte fundamental da história do esporte no Chile. O complexo ainda hoje recebe os treinamentos de muitos campeões olímpicos.
Considerado um mais completos do Chile, Nevados de Chillán é um resort que oferece pistas voltadas para esqui tradicional, nórdico ou cross country. Além de diversas atividades relaxantes, como fontes termais naturais, banhos de lama e aromaterapia. Tudo isso num ambiente mágico, cercado por florestas nativas. 
Situadas em areas vulcânicas, estão as estações de Corralco, construida na Reserva Nacional Malalcahuello, entre antigas araucárias no topo do vulcão Lonquimay; Pucón, no sul do país, que conta com half-pipes e pistas para todos os níveis de esquiadores, localizada nas encostas do vulcão Villarica; e Antillanca, centro de esqui situado entre florestas e montanhas no Parque Nacional Puyehue, com pistas que permitem a seus frequentadores deslizarem pelos vulcão Casablanca.
Com atrações para todos os gostos e infraestrutura completa para toda a família, os centros de esqui chileno vêm, pouco a pouco, conquistando a simpatia dos turistas brasileiros, que se aproveitam da proximidade e vantagens que o país oferece para fazer dos Andes chilenos um dos principais destinos para as férias de inverno.

IMPLEMENTAÇÃO DO NDC - A AVIANCA É A PRIMEIRA COMPANHIA AÉREA DA AMÉRICA LATINA

Hoje, os viajantes estão em busca de produtos cada vez mais personalizados, e os provedores de viagens estão se adaptando para atender essas novas necessidades e expectativas. Para satisfazer essa demanda dos clientes, é mais importante que nunca que as companhias aéreas sejam capazes de alcançar uma grande variedade de viajantes, tornar a experiência de reserva a mais integrada possível e comercializar seus produtos de forma eficiente. 
No contexto, a Avianca é a primeira companhia aérea da América Latina a adotar a solução Amadeus Altéa NDC (New Distribution Capability). Ele permite que a Avianca ofereça um produto personalizado às agências de viagens e aos clientes que utilizam metabusca, além de recursos de rich media. Ao implementar o Altéa NDC, a companhia aérea também é capaz de usar diferentes técnicas de merchandising em todos os seus canais. 
Esse novo acordo encaixa-se no programa NDC-X Amadeus, que reúne todas as atividades de NDC em toda Amadeus, enquanto provedor de TI e agregador. 
O Amadeus Altéa NDC é uma solução que permite que as companhias aéreas que utilizam o Altéa PSS (Passenger Service System) distribuam suas ofertas a terceiros usando o mais recente padrão da indústria. Com certificação de Nível 3, o nível mais alto da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), o Amadeus Altéa NDC oferece suporte a fluxos de reserva NDC do início ao fim e fornece recursos de gestão de ofertas e pedidos. A Avianca poderá integrar os serviços complementares ao novo fluxo de reservas NDC para reservas de agências de viagens e empresas de metabusca, permitindo o upsell de produtos a terceiros e, finalmente, aos viajantes.

A ABRAJET/CEARÁ REFORMULOU A DIRETORIA

Membros da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet/ Ceará,  reuniram-se na manhã/tarde da última terça-feira, 31,  em ambiente da Churrascaria Picanha do Jonas, para ajustamento da sua diretoria, em razão do falecimento, no dia 21 de julho de 2018, do  presidente,  José Carneiro Rangel. 
Após troca de opiniões sobre a entidade, os associados presentes resolveram que a Diretoria a completar o mandato atual ficará assim composta: presidente: Léo Capibaribe; vice-presidente: Vicente Alencar; diretor administrativo-financeiro: Antonio José de Oliveira; diretor de comunicação: Augusto Oliveira.  Conselho de Ética: José Carlos de Araújo e Ivonildo Lavor.  Conselho Fiscal: Hélio Rocha Lima e Silvana Frota. 

ILHABELA FICOU QUENTE - NA BAIXA TEMPORADA RECEBEU 100 MIL TURISTAS

Julho de 2018 entra para a história do turismo e esporte de Ilhabela. Com a 45ª Semana de Monotipos, Boutique Boat Show, 45ª Semana de Vela e o Race Village, o mês náutico ultrapassou as expectativas. A Cidade recebeu mais de 100 mil visitantes e atingiu a casa dos R$ 150 milhões em faturamento. Para manter tantos turistas como moradores locais integrados e entretidos, o Centro Histórico recebeu shows variados, com artistas do nível de Os Paralamas do Sucesso e Diogo Nogueira, sete sessões diárias de cinema, além de exposições, passeios e apresentações. 
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini, para oferecer a estrutura montada nos 5 mil metros quadrados do Race Village e suas atrações, a Prefeitura de Ilhabela investiu R$ 4 milhões. Avaliou que, além de artistas, trouxe referências no universo náutico como Lars Grael e Amyr Klink para concorridas palestras, entre outros.
INVERNO QUENTE – O mês de julho é classificado como de baixa temporada no litoral. Para Ilhabela, contudo, o inverno foi quente. Levando em conta apenas os dois finais de semana da mais tradicional competição náutica do Brasil, a taxa de ocupação da rede hoteleira atingiu os 95%, segundo dados da Associação Comercial Local. Na média mensal, a porcentagem se manteve em 80%. São números que colocam a cidade em patamar de igualdade a destinos tradicionais para o período, como Campos do Jordão, por exemplo.
Muitos turistas visitaram a cidade atraídos pelas variadas atrações do Race Village, como comprovam os números. O Hospitality Boat, escuna que levou o público diariamente para acompanhar as regatas a partir do Píer da Vila, recebeu 1.030 passageiros em 11 dias. Em terra, o cinema reuniu 10.500 pessoas ao longo do mês. Na noite do dia 23, sete mil espectadores acompanharam o show do Paralamas do Sucesso, público recorde da temporada 2018. No dia 27, o sambista Diogo Nogueira levou mais cinco mil pessoas para o Centro Histórico. 
MAIS EVENTOS ESPORTIVOS -. Não por acaso, além da Semana de Monotipos e Semana de Vela 2018, a cidade sediará eventos esportivos de nível nacional e internacional, como os campeonatos brasileiros de Hobie Cat (outubro) e Optimist (janeiro de 2019), além do mundial de Snipe (outubro de 2019). “
A 45ª Semana de Vela foi especial em termos de integração terra e mar. Durante cinco dias consecutivos, todas as regatas (incluindo as disputas da Ilhabela Cup) ocorreram no Canal de São Sebastião, diante de moradores e turistas no Race Village e Píer da Vila. Um espetáculo histórico em termos de constância meteorológica – com ventos favoráveis - e também informação esportiva em tempo real. A 46ª edição da Semana de Vela de Ilhabela já tem data definida. Será no período de 13 a 20 de julho de 2019.
MICHELANGELO – A exposição "A Beleza na escultura de Michelangelo" continua aberta até outubro. Instalada no Centro Cultural da Vila, reúne obras como estátuas, bustos e relevos em gesso, produzidos a partir dos originais do artista italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte ocidental. 
OUTRAS ATRAÇÕES NA VILA - Somente o Race Village recebeu perto de 70 mil pessoas no mês náutico. O espaço teve atrações grátis ao longo de todo o dia, entre 6 a 29 de julho, como o estande da Marinha do Brasil. No espaço era possível conferir histórias de grandes naufrágios no Brasil, vídeos curtos a respeito do serviço naval, quadro expondo os mais famosos nós de marinheiro e muito mais.  
TURISMO - Ilha marítima localizada no Litoral Norte do Estado de São Paulo, Ilhabela é um paraíso para o turismo. Reúne belezas naturais como as 40 praias, distribuídas em 130 quilômetros de costa, e montanhas cobertas por vegetação nativa, uma das maiores reservas de Mata Atlântica do planeta. Em sua natureza exuberante se espalham várias cachoeiras. Conta com aconchegantes pousadas e hotéis e mantém um agitado calendário esportivo, cultural e gastronômico o ano inteiro.

EM SANTA CATARINA, O FRIO FOI O ATRATIVO

Neve em Urupema,SC
Todo ano é assim. Vai chegando o inverno, que coincide com período de férias escolares, e a serra catarinense vira a bola da vez para turistas de Santa Catarina e também de outros estados do país. Mas quando a temperatura despenca e a neve dá o ar da graça, como aconteceu, a expectativa cresce e a ocupação hoteleira pode chegar a quase 100% nos municípios da região, segundo a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures).
A rede hoteleira da região conta com 10 mil leitos, principalmente pequenas pousadas, distribuídos por 18 municípios. A maior concentração, não por acaso, se deu entre os municípios que têm a ocorrência de neve no histórico, como Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Lauro Müller e Lages.  
O Morro das Torres, que tem uma das menores sensações térmicas da região, e a cascata que congela, ambos em Urupema, além do Morro da Pedra Furada, em Urubici, foram atrativos imperdíveis na serra catarinense. À mesa, a tradição do café colonial, chocolates, fondue e outros atrativos da culinária europeia. A região recebe cerca de dois milhões de visitantes por ano, mais da metade concentrada no período de inverno, segundo a Amures.
ESTUDO - Pesquisa realizada em 2017, pela Fecomércio, mostrou que 99,4 dos turistas na região, nessa época do ano, são brasileiros e 0,6% estrangeiros. Para 69,6% dos viajantes a motivação foi o turismo de inverno e o valor médio de gasto com a viagem foi de R$ 1.236,10. O saldo foi tão positivo que 98,5% afirmaram que indicariam o passeio para parentes e amigos. (Com o MTUR)

SALVADOR SERÁ SEDE DO XXXV CONGRESSO DA ABRAJET

Pelourinho, Salvador, BA
Salvador será a sede do XXXV Congresso da Associação Brasileira dos Jornalistas Especializados em Turismo (Abrajet), no período de 22 a 26 próximos.  O evento, que acontecerá no Wish Hotel da Bahia, congregará mais de uma centena de profissionais da comunicação especializada de todo o país, além de cerca de uma dezena do Uruguai.
Na oportunidade, os associados discutirão o tema “A Comunicação do Turismo na Era Digital”, com ênfase na evolução e atuação dos profissionais do setor diante do desafio de adaptação e exploração das novas mídias, que são ferramentas indispensáveis na divulgação do seu trabalho de promover destinos e ações turísticas do país.
A importância do evento para Salvador, a Bahia e o Brasil, estará na pauta das reuniões e palestras do encontro, cuja abertura oficial deverá ter a presença do Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, de autoridades estaduais, municipais e representantes de entidades que atuam no setor. 
A realização do encontro da ABRAJET Nacional, com realização da Seccional da Bahia, tem os apoios das Prefeituras de Salvador SECULT), Camaçari, FBHA (CNC), SEBRAE, do trade turístico baiano, de entidades como a ABIH, Salvador Destination, Setur. 
POTENCIAL TURÍSTICO – A presença dos jornalistas especializados em turismo em Salvador será mais uma oportunidade para a Bahia mostrar todo o seu potencial turístico, rico em sua diversidade geográfica que inclui atrações como trilhas na Chapada Diamantina, vários sítios de turismo ecológico, cultural, onde a história brota em cada esquina e sua extensa costa, que apresenta aos visitantes belas praias, uma luminosidade única e muitas oportunidades de turismo náutico na Baia de Todos os Santos a segunda maior do mundo.  
Jornalistas de turismo têm a importante missão profissional de divulgar os destinos do território nacional através de jornais, revistas, programas de rádios, televisão, blogs e sites. Tal ação resultará em expressiva promoção espontânea da Bahia, quando da realização do XXXV Congresso em Salvador, e certamente contribuirá para atrair mais turistas para o Estado, um dos que atraem mais visitantes brasileiros e estrangeiros.  
Os participantes do congresso terão a oportunidade de fazer visitas técnicas aos principais pontos turísticos de Salvador -  com destaques para o Centro Histórico, Pelourinho, Santuário de Irmã Dulce, Colina Sagrada do Bonfim e o bairro da Ribeira na Península de Itapagipe, sem falar em Itapoan cantada em prosas e versos, com uma esticada ao município de Camaçari, situado no litoral ao norte da capital baiana, de paisagem exuberante e 42 km de litoral com atrativos diversos.  Uma incursão nos sabores da terra está incluída no roteiro especial idealizado INCLUINDO Aldeia Hippie, Projeto Tamar em Arembepe. 

NAS COMEMORAÇÕES DOS 189 ANOS - FESTA DA PADROEIRA E DO MORANGO NA CIDADE DE SOCORRO

Em comemoração ao 189º aniversário da estância turística de Socorro, localizada na Serra da Mantiqueira, a 132 quilômetros de São Paulo, no dia 9 de agosto, eventos gratuitos vão animar a cidade. A Festa da Padroeira e a Festa do Morango contarão com diferentes atrações artísticas, esportivas, cívicas e gastronômicas, como shows de duplas sertanejas e barracas de comidas regionais.
Além da programação religiosa em homenagem à padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a data é a oportunidade perfeita para conhecer alguns dos pontos turísticos da cidade, como a Igreja Matriz, o Horto Municipal, o Mirante Pedra Bela Vista e o Museu Municipal de Socorro, e também praticar atividades ecológicas e de aventura no Rio do Peixe e tirar fotos na Maria Fumaça. Ainda, quem preferir, pode contar com os roteiros prontos do Roda Socorro, que oferece até mesmo o transporte entre os locais. 
Entre os dias 10 e 15, de sexta a quarta-feira, shows ao vivo na Praça da Matriz prometem reunir milhares de visitantes. Na sexta-feira se apresenta o grupo Só Pra Contrariar, e no sábado é a vez da dupla Léo & Júnior, além do tradicional desfile de bandas e fanfarras regionais, que acontece no sábado à tarde pelas ruas da cidade. O destaque deste ano fica por conta da dupla Maria Cecília & Rodolfo, que sobe ao palco no dia 14, a partir das 22h. O show com o Padre Periquito encerra a programação religiosa em louvor à padroeira no dia 15, às 19h30, e às 21h30, a Banda Fattus anima o fim do evento. Já a Festa do Morango acontece na Praça do Fórum, entre 10 e 15 de agosto, das 9h às 22h, e contará com a presença de produtores da cidade vendendo morangos orgânicos in natura e doces elaborados com a fruta, como espetinhos, merengues, tortas, bolos e fondue.

PROJETO CIDADE DA GENTE - INTERVENÇÃO NO ENTORNO DO CENTRO DRAGÃO DO MAR

A Prefeitura de Fortaleza, com apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, inicia amanhã (04) o Projeto Cidade da Gente na área próxima ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, mais especificamente na rua Almirante Jaceguai, no trecho entre as avenidas Monsenhor Tabosa e Almirante Barroso, ao lado do Porto Iracema das Artes. Na sequência da intervenção realizada na Cidade 2000 em setembro do ano passado, a ideia é demonstrar, com um novo exemplo, como é possível dar um outro uso ao espaço público disponível nas ruas, além do trânsito de veículos por exemplo.
Com tinta de fácil remoção, cones, jarros de plantas, bancos e outros mobiliários de baixo custo, cerca de 300 metros da rua Almirante Jaceguai ganham numa nova cara, bem mais acessível a pedestres, ciclistas e portadores de necessidades especiais. Durante 15 dias, quem passar pelo local também vai contar com atividades culturais, educativas, prestação de serviços públicos, além de uma nova área de convívio para a comunidade local e também turistas.
Na Praia de Iracema, o Projeto Cidade da Gente vai oferecer apresentações de grupos musicais e outras intervenções artísticas, oficinas, doação de mudas de plantas regionais, exames e orientações de saúde, além de outros serviços públicos disponibilizados pelas unidades móveis da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza e pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania, como solicitação do Bilhete Único, cartão de gratuidade para portadores de necessidades especiais, cartão do idoso e emissão de credenciais para vagas especiais. As atividades culturais têm apoio da Secretaria de Cultura de Fortaleza, Instituto Iracema, Porto Iracema das Artes e do Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura.
PRIORIZAR AS PESSOAS - A exemplo de intervenções similares realizadas também em cidades como Bogotá, na Colômbia; Mumbai, na Índia; e em São Paulo, a ideia é mostrar que é possível priorizar as pessoas e garantir mais segurança viária a pedestres, pessoas com mobilidade reduzida e ciclistas – especialmente em regiões com uma vida cultural tão intensa como o entorno do Dragão do Mar. Os pedestres são o segundo grupo que mais é vítima de acidentes de trânsito em Fortaleza, registrando um total de 36,7% do total de mortes no trânsito em 2017.
TRÂNSITO CALMO - O novo desenho urbano implantando temporariamente na Rua Almirante Jaceguai antecipa parte do projeto da área de trânsito calmo anunciada pelo prefeito Roberto Cláudio para a Praia de Iracema no início deste ano. A ideia é que a comunidade conheça a intervenção e participe das discussões sobre o novo desenho urbano para área, que oferece mais condições de segurança para os usuários mais vulneráveis das ruas, além de garantir mais espaço para o lazer e convívio urbano. A opinião dos moradores registradas através de um totem e de pesquisas durante o projeto serão incluídas na intervenção final da área de trânsito calmo.
Todas as ações são realizadas com apoio da Iniciativa Global para o Desenho de Cidades, da National Association of City Transportation Officials (NACTO, na sigla em inglês) parceira da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, que desde 2015 apoia a política da Prefeitura de Fortaleza para reduzir mortes e feridos no trânsito.

ESPAÇO VOLTADO PARA O JORNALISMO DE TURISMO

Desde a última segunda-feira, 27, o turismo cearense conta com mais uma ferramenta na internet voltada para o jornalismo de turismo. Trata-se do Blog Turismo Geral, que tem a responsabilidade do jornalista Ivonildo Lavôr.
A nova ferramenta de divulgação mostra as novidades do setor, fatos econômicos e de interesse geral para o turismo local, com o foco sempre voltado para o que acontece no Brasil e no mundo, que tenha relação com a atividade local e regional. A nova mídia de jornalismo online é atualizada diariamente. O endereço para acesso é: https://turismogeral1.webnode.com/.

EM FOCO O PROJETO DO POLO GASTRONÔMICO DA VARJOTA

Prefeito Roberto Cláudio no anuncio do Polo Gastronômico
Na terça-feira última, no Paço Municipal, o prefeito Roberto Cláudio, acompanhado da Secretária da Infraestrutura, Manuela Nogueira, e do titular da Regional II, Ferrúcio Feitosa, apresentou aos donos de bares, restaurantes, comerciantes, moradores e investidores da região o projeto do projeto do Polo Gastronômico da Varjota.
A reunião teve como objetivo discutir o cronograma de redução dos impactos econômicos durante a execução dos serviços. Juntos, Prefeitura e comerciantes, decidiram iniciar as intervenções pelos trechos seis e dez, que correspondem respectivamente aos cruzamentos das ruas Frederico Borges com Antônio Justa e Ana Bilhar com Manoel Jesuíno. A previsão é que a ordem de serviço seja dada na segunda quinzena de setembro.
As intervenções devem durar 12 meses preveem o remodelamento de cerca de 1,5km das ruas Ana Bilhar e Frederico Borges, que terão como prioridade pedestres e ciclistas, além de uma completa revitalização física da estrutura das vias e passeios localizados em todo o quadrilátero da Varjota.
As ruas passarão a contar com intervenções urbanísticas como parklets, cruzamentos com passagem elevadas para pedestres, drenagem, alargamento de calçadas, jardineiras e paisagismo, assim como nova iluminação com fiação embutida, mobiliários e o reordenamento do tráfego local.
A atividade possibilitará, além de uma melhoria no passeio dos mais de 110 estabelecimentos da região, um fortalecimento no turismo local. Orçadas em R$ 14,5 milhões, as obras terão duração de 12 meses.

AEROPORTO DE FORTALEZA - EM TEMPO DE FILA DA ADUANA, É O 3º MELHOR DO PAÍS

De acordo com o resultado do 2º trimestre da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, o Aeroporto Internacional Pinto Martins foi o terceiro mais bem avaliado do país no quesito “tempo de fila da aduana” (4,81), ficando atrás apenas do aeroporto de Curitiba (4,89) e Campinas (4,83).
Em relação à nota geral, o aeroporto recebeu dos passageiros a nota 4,23, acima da meta estipulada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), que é nota 4. 
Outros itens que também tiveram boa aprovação do passageiro foram: integridade da bagagem (4,61), confiabilidade da inspeção de segurança (4,47) e cordialidade do funcionário da aduana (4,75). 
Dos 37 itens avaliados pelos passageiros, o aeroporto de Fortaleza teve somente 12 itens abaixo da meta (4), tais como: facilidade de desembarque no meio-fio (3,61); limpeza dos sanitários (3,88); disponibilidade de vagas no estacionamento de veículos (3,42); e custo-benefício do estacionamento (2,22). 
PESQUISA – O relatório completo do 2º trimestre mostrou que 76% dos 38 indicadores de percepção avaliados pelos passageiros nos 20 aeroportos registraram notas médias acima de 4, cumprindo a meta estabelecida pela Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias).
Os 20 terminais envolvidos na pesquisa estão divididos em três categorias. Até 5 milhões de passageiros transportados por ano:  são: Belém; Cuiabá; Florianópolis; Goiânia; Maceió; Manaus; Natal e Vitória; De 5 a 15 milhões de passageiros por ano: Viracopos; Confins; Curitiba; Fortaleza; Porto Alegre; Recife; Salvador; e Santos Dumont. E acima de 15 milhões de passageiros transportados por ano: Congonhas; Guarulhos; Galeão; e Brasília.
Esses aeroportos são responsáveis pelo transporte de 87% dos passageiros no Brasil. Entre abril e junho, 89% dos entrevistados avaliaram esses terminais como "bons" ou "muito bons". Ao todo, foram ouvidas 20.525 pessoas nesse trimestre. Os viajantes são ouvidos diariamente por pesquisadores da Praxian – Business & Marketing e o nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 5%.

JULHO: PRAIA ACESSÍVEL BATE RECORDE DE ATENDIMENTOS

O Corpo de Bombeiros é importante suporte do projeto
O Praia Acessível, projeto de iniciativa da Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado que promove banho de mar assistido às pessoas com deficiência e/ou dificuldade de locomoção, na Praia de Iracema, registrou, durante o mês de julho, o maior número de atendimentos desde o início do programa.
Funcionando desde abril de 2016, a iniciativa atendeu, nestas férias, cerca de 298 usuários entre cadeirantes, pessoas com dificuldade de locomoção e idosos. A média de atendimentos/dia foi de 9,6. No passado, durante o igual período (julho), o número registrado foi de 227 pessoas assistidas.
De janeiro a julho deste ano, 894 pessoas passaram pelo projeto. O número representa quase o total de atendimentos de janeiro a dezembro de 2016, 912 usuários. Ao todo, entre 2016 e 2018, foram prestados 3.623 atendimentos.
Durante a alta estação, nos meses de julho, dezembro e janeiro, para atender a maior demanda turística e as férias escolares, a  Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o Governo do Estado, amplia os dias de funcionamento, passando a funcionar diariamente das 9h às 13h. Nos demais meses, a ação funciona a partir de quarta-feira.
Além das cadeiras anfíbias, o projeto oferece esteiras por toda a faixa de areia, vagas exclusivas de estacionamento e banheiros adaptados. Cerca de 15 profissionais da Prefeitura, entre técnicos da Setfor, enfermeiros e fisioterapeutas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e guarda-vidas da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da Guarda Municipal de Fortaleza prestam atendimentos aos usuários do Praia Acessível, além do apoio do Corpo de Bombeiros.

EM DIAS COM FESTURIS 03/08/018


VISITE CEARÁ 03/08/2018


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