Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

CALEIDOSCÓPIO 26/01/2018

MOMENTOS DE APREENSÃO – O Brasil vive momentos delicados e de grande apreensão. Julgado em 2ª instância na última quarta-feira pelo 4º Tribunal Federal (Rio Grande Sul), o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva teve confirmada e aumentada para 12 anos a pena imposta pelo juiz Sérgio Moro, do Paraná. Antes, durante e depois o referido julgamento teve tratamento emocional acima do racional. De um lado, o pessoal da esquerda e simpatizantes, com o PT à frente, afirmam que o julgamento foi político, pois as “forças reacionárias” não se conformam com a inconteste liderança do carismático Lula, fazendo tudo para vê-lo fora das eleições de novembro próximo. Do outro, a Polícia Federal e o Judiciário, com os aplausos do centro/direita, proclamam que estão trabalhando com isenção e as acusações ao líder petista são resultado de profundas investigações e baseadas na Lei. Como vemos, o momento é delicado e incerto. Resta esperar que os ânimos arrefeçam. Que a jovem Democracia brasileira não seja vítima, mais uma vez, dos insensatos e que prevaleça a Justiça. 
Colegiado do TRF4 durante julgamento
VOOS REGIONAIS NO CEARÁ -  Conforme informações do Gerente de Aeroportos do Departamento Estadual de Rodovias, coronel Paulo Edson Ferreira, a Agência de Aviação Civil já homologou e autorizou voos para os aeroportos cearenses de Jericoacoara, Aracati, Iguatu, Crateús, Camocim, São Benedito e Sobral. A notícia soa como um resgate para que tenha força ativa os voos regionais antes existentes no Estado. No vigor das sua ação pioneira, o saudoso Comandante Ariston Pessoa   iniciou uma era de voos regulares para as cidades de Sobral, Teresina, Parnaíba, Juazeiro e Iguatu. Infelizmente, encontrou sérias barreiras para que sua TAF continuasse com a ação pioneira. Portanto, agora, que estamos em pleno vigor desenvolvimentista, a notícia abre auspiciosos horizontes no sentido de que prossigam ainda com mais vigor nossas conquistas na economia, notadamente no turismo. Jericoacoara, recebendo semanalmente voos regulares vindos de São Paulo e de outros estados, já demonstra a viabilidade exitosa da ligação aérea para municípios como, por exemplo, Aracati, um destino de grande apelo turístico e comercial. Que seja realidade a informação do Governador Camilo Santana de que, ainda neste semestre, os sete municípios mencionados reiniciem os voos regionais tão esperados. 
AEROPORTO DE SÃO BENEDITO
FÓRUM GRAMADO DE ESTUDOS TURÍSTICOS - Em abril próximo, de 12 a 14, acontece o Fórum Gramado de Estudos Turísticos, evento que visa deixar um legado de vanguarda aos destinos que apostam no turismo como atividade econômica sustentável. Será especialmente direcionado aos players do turismo nacional, aos dirigentes de destinos turísticos, aos legisladore.
Destaque na programação do Fórum, o Colóquio “Turismo: Cenários, Ciência e Desenvolvimento Turístico” conta com o suporte acadêmico da Universidade de Caxias do Sul (UCS).  A coordenação geral é da professora Marcia Cappellano dos Santos e deverá reunir palestrantes renomados da Europa, da América Latina e do Brasil e também pesquisadores que debaterão trabalhos originais na área. É uma realização do SindTur Serra Gaúcha e tem apoio da Prefeitura de Gramado e da Câmara de Vereadores de Gramado.  A organização é da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, responsável pelo Festival de Turismo de Gramado, que acontece com êxito há quase três décadas.
PACOTES DA AZUL VIAGENS COM TAP E UNITED - A Azul Viagens fechou acordo comercial com as companhias aéreas TAP e United. A partir deste mês, clientes da operadora de turismo da Azul poderão adquirir pacotes de viagem para as principais cidades da Europa, Ásia, África e Ilhas do Atlântico, que contam com voos das companhias parceiras ou com conexões da Azul em Orlando, Fort Lauderdale e Lisboa. 
Além da parceria com TAP e United, a operadora de turismo da Azul também venderá conexões entre a companhia brasileira e a Jet Blue para destinos nos Estados Unidos e Caribe. Ao todo, a Azul Viagens passa a vender pacotes para 781 novos destinos. Se somados as mais de cem cidades atendidas pela Azul Linhas Aéreas, a agência de turismo da companhia irá ofertar pacotes para quase mil destinos em todo o mundo. 
CADASTRO PARA OBRAS DE INFRAESTRUTURA E EVENTOS - Os órgãos e entidades da Administração Pública Federal, Estadual, Municipal ou Distrital que pleiteiam apoio financeiro do Ministério do Turismo para a realização de obras de infraestrutura turística e eventos já podem inscrever os projetos no Sistema de Convênios do Governo Federal para a análise técnica das propostas cadastradas. A página do Siconv ficará aberta até o dia 22 de fevereiro.
Os recursos serão provenientes da programação orçamentário do Ministério do Turismo. Projetos com o mesmo objetivo apoiados por meio de emendas parlamentares, de caráter impositivo, não estão incluídos nessa etapa de inscrições. 
O MTur apoia cachês de artistas e bandas musicais previamente cadastrados no ministério; a divulgação do evento em rádio, televisão, jornal e revista; e a locação de gerador, banheiro químico, tenda e palco.
SEMINÁRIO – Ontem e hoje, no auditório do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da UFC, está se desenvolvendo o 1º Seminário Cearense da Cadeia Produtiva de Organismos Aquáticos Ornamentais, uma realização da Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura (SEAPA-CE) com o apoio da Universidade Federal do Ceará através do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (UFC - NPDM) e da Associação dos Criadores e Lojas de Aquário do Ceará (ACLACE). Ontem, às 08h00, houve a solenidade de abertura do Seminário, no auditório do Núcleo de pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da UFC à rua Coronel Nunes de Melo 1000 - Rodolfo Teófilo (Próximo à Faculdade de Medicina da UFC).
Evento de grande importância para o setor de produção e comércio de peixes ornamentais em nosso estado, tem como meta elucidações aos participantes quanto aos procedimentos de regularização da atividade aquícola ornamental, apresentação de proposta de lei que configura determinadas categorias de peixes ornamentais como animais domésticos.
MERCADO LATAM EM FORTALEZA E TERESINA - O Mercado LATAM, novo serviço de alimentação a bordo do Grupo LATAM Airlines, estreou no último dia (11) em Fortaleza (CE) e Teresina (PI). Com essa nova fase de implementação, clientes LATAM de 42 cidades brasileiras já podem aproveitar os 30 produtos selecionados para proporcionar uma experiência de viagem ainda mais agradável.
Passageiros dos voos que tenham como origem ou destino estes aeroportos e que conectem estas cidades a uma das 40 localidades brasileiras onde a LATAM já iniciou a oferta de produtos, poderão desfrutar do variado cardápio de produtos de venda a bordo. A previsão é tê-lo em toda a malha aérea doméstica ainda este semestre.
O cardápio do Mercado LATAM no Brasil traz produtos tipicamente nacionais e oferta  comida fresca, e variada como sanduíches, bolo e salada de frutas, além de diversas alternativas para o café da manhã, bebidas quentes e frias, snacks salgados e doces, opções para crianças, vegetarianos, veganos, comida kosher, opções para celíacos e pessoas com intolerância à lactose e um bar com vinhos e cervejas, entre outros.
Os produtos podem ser adquiridos de forma avulsa com preços a partir de R$5, ou por meio de um dos combos, oferecidos a partir de R$10, com pagamento em dinheiro ou no cartão de crédito – Visa ou Mastercard.

DEIXE-ME SONHAR GRANDE, LEITOR-AMIGO!

Como sonhar não ofende, sendo recomendável sempre sonhar grande, pedimos-lhe permissão, leitor-amigo, para divagar um pouco, ainda que os pensamentos possam ser uma utopia, tal e qual o título do livro do imortal Thomas Morus. Utopia ou não, por favor, deixe-me sonhar.
Vamos lá:: nosso sonho, mesmo com avançada idade cronológica, é terminar os dias de vida, em uma cidade, de povo civilizado, pondo o coletivo acima do particular, praticando o bem, sem olhar a quem, jamais ter a vontade infrene de levar vantagem em tudo, sem vinganças a quem nos ofender, não ser pedra, no caminho de ninguém, e viver, numa cidade, na qual gestores públicos e da iniciativa privada não sejam contaminados pelo vírus da corrupção e de outras falcatruas, causando sérios danos (físicos e materiais) a seus habitantes e visitantes.
E vamos em frente: desejamos concluir nossos dias de vida, em uma cidade, sem resíduos sólidos nas ruas, avenidas, praças públicas, nas belas praias, que provocam doenças infectocontagiosas, nas pessoas e animais, obrigando aos transeuntes de carro e a pé andarem, com narinas protegidas, com lenços ou as próprias mãos, não pisando águas fétidas, nas coxias e buracos da camada asfáltica, não vendo pessoas maltrapilhas e imundas, pedindo esmolas, nem crianças drogadas a mendigar dinheiro, para o sustento das drogas, e muito menos pessoas idosas, com males graves, expondo suas más condições de vida abertamente.
Não queríamos mesmo, caro leitor-amigo, presenciar milhares de desempregados, passando fome e frio, nos dias de sol e de chuva, passando as horas do dia à procura de empregos e dormindo fora de um aconchegante lar, sem violência física e moral, em casa e nas ruas, sem o desrespeito e o preconceito, praticados, no dia a dia, por alguns cidadãos, que se julgam donos da verdade e do destino de semelhante. Ah! Uma capital e Estado com mais escolas (todos estudando) e não presídios.
Mas, leitor-amigo, gostaríamos mesmo era constatar todo o povo de Fortaleza e do Ceará, vivendo bem, sorrindo para todos e para tudo, trabalhando, com satisfação, sem a preocupação de somente ganhar muito dinheiro, esquecendo-se da importância da convivência familiar pacífica, o que contribuiria para o prazer de existir, neste mundo conturbado, por falta de amor ao próximo, de ética, de moral, de justiça social, de gestores públicos, nos três Poderes constituídos, em todas as profissões, e da iniciativa privada, incluindo também religiosos de todos os naipes e alguns membros das Forças Armadas, dando maus exemplos.
 E, no tocante ao Turismo Cearense? Desejamos o melhor, em todas as ações, por menores que elas sejam, para satisfação dos nativos e dos turistas. Queríamos um Turismo com ética, transparência, profissionalismo, tudo nos seus devidos lugares, atraindo, cada vez mais, visitantes nacionais e estrangeiros, com a geração de milhares de empregos, direta e indiretamente, justa distribuição de renda, além de uma capital e Estado, sem problemas, em sua infraestrutura física, sem violência física, sem assaltos, roubos, furtos e livres de doenças contagiosas (Livre-nos da febre amarela). 
Enfim, uma cidade-modelo, ainda que pareça uma utopia, num Estado pobre e castigado por seis anos consecutivos de secas. Agora, se o fato de desejarmos tudo de maravilhoso, para uma capital e Estado, até concluir nossa passagem por esse mundo, é uma utopia, que seja! Mas, deixe-nos, leitor-amigo, ficar com essa utopia! Garantimos que o nosso sonho não faz mal a ninguém! Obrigado pela leitura! 

MINHA VIDA É ESSE CADINHO DE EMOÇÕES

Hoje, 24 de Janeiro, distancio-me da temática habitualmente inserida neste espaço para me permitir uma introspecção. E o faço movido por uma intensa emoção que me surpreendeu deste que os meus olhos me permitiram as primeiras imagens do dia.
Que o JOSÉ CARLOS e toda a sua legião imensa de seguidores me permitam esta vilegiatura informal.
É que, quando a vida nos surpreende com a luz de mais uma esperança, indicando-nos o anexo de mais um quilômetro acrescentado à estrada que percorremos, já há 82, não há como impedir que a mente deambule pelo espaço caminhado e nos cumule de novas e intensas emoções.
Passa, então, pela nossa sensibilidade todo um extenso e vigoroso filme, marca da caminhada que não foi tão serena. Testemunho que nos leva, invariavelmente, a uma avaliação do que nos foi propiciado durante todo o trajecto.
E o que faz vibrar com intensidade cada célula que integra este corpo, são os capítulos, tantos, que me sugerem as múltiplas emoções vividas. A fantasia leva-me aos primórdios do meu começo. E me confronta com a imagem das duas primeiras e mais importantes presenças, aquelas que me concederam a geração: JULIETA E ZEQUINHA. Por consequência natural, mais uma: HÉLIO.
A nostalgia da ausência produz também, sem atropelos, àquela que povoou os tão ricos 60 capítulos destes 82: e o coração comprime inda mais pelo extremo sentimento da saudade. TEREZA deixou nesta carcaça alquebrada um vazio sem alento. Que não suporta resistir às lágrimas do cotidiano. 
Afinal, foram sessenta anos do que costumamos intitular como felicidade. Dela, as notícias que me permitiram conservar duas jóias preciosíssimas que me conduzem hoje: CARLA E HELGA, junto à candura tão aconchegante de LORENZA, constituem o meu grande patrimônio.
A lista dos comoventes atropelos não se esgotaria aqui numa só investida. Desde ontem, com JUREMA, até o FLÁVIO e a NELCI, e muitos, as mensagens me trouxeram a esta divagação, um tanto difícil porquanto a vista tumultuada não me concede tanto a clareza precisa para organizar estas memórias.
Mas, desde segunda-feira, 22, que fui alertado para a enxurrada de sensações violentas. Surpreendentemente, o DUDA, essa mesma figura tão estimada do EDUARDO TAWIL, companheiro de tantas jornadas, abalou-me ao me contactar para informar que havia programado para hoje, na companhia de ANA MARIA e mais uma companheira, raptar-me dos meus pagos para, em instantes de degustação, enriquecer-me com um gesto tão carinhoso quanto rico de comoção.
As imagens de um passado intenso e um presente não inferior atropelam-me na busca da forma mais simples, ainda que mais poderosa, do reconhecimento. Que se materializa na avaliação que busco promover sobre a riqueza destas andanças. E, sem falsa modéstia, reconhecer que estes 82 km da minha estrada tornaram-me um homem extremamente rico.
Os bens maiores acumulam-se de sorte a construir a monumental riqueza que pulula no meu espaço. Na avaliação de que não posso fugir, está aí o acúmulo de uma legião de queridas expressões, acrescentadas a cada passo por cada momento deste mundo de Nosso Senhor. 
Olho atrás e vejo que as iniciativas que busquei com a valorização da relação em comunidade me propiciaram, em cada capítulo, agregar mais valores dessa legião. Conforta-me, pois, o saldo da contabilidade na multidão maravilhosa dos tantos “irmãos” que agreguei a cada investida.
Resta-me, na contagem regressiva em que todos nos inserimos, nada mais, nada menos, do que agradecer a Deus pela venturosa caminhada.
E a vocês todos, pelo privilégio da companhia.

AÇÕES DE INFRAESTRUTURA REFORÇADAS - O CEARÁ AGUARDA NOVOS INVESTIDORES E MAIS TURISTAS

O planejamento das ações para melhorar a infraestrutura do Ceará e, assim, receber novos investidores e mais turistas marcou o segundo dia de reunião do governador Camilo Santana com os secretários e presidentes dos órgãos vinculados, no Pavilhão de Eventos da Residência Oficial. “O nosso Estado vive um grande momento de internacionalização de investimentos. Por isso, estamos criando todas as condições necessárias para receber novas empresas e mais turistas, que certamente vão aumentar com o novo HUB da Air France/KLM e GOL”, citou Camilo Santana.
Os membros do Governo, através do Sistema de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP), traçaram definições estratégicas para que o Estado continue a construir cenário favorável ao desenvolvimento econômico. Durante o encontro, foram tratados assuntos como novas estradas e projetos para a capacitação de pessoal e melhoria dos serviços em todo o Ceará. “Temos mais de 1000 quilômetros de rodovias sendo construídas, pavimentadas ou duplicadas. Vamos dar toda infraestrutura necessárias para receber bem os turistas que visitarão o estado”, complementou o chefe do Executivo.
INVESTIR E DESBUROCRATIZAR - Ao longo dos debates e levantamento de informações, os gestores firmaram compromisso para que, através da conclusão de obras, seguimento de ações, negociações e mais políticas públicas, o Estado evolua em todas as áreas e se fortaleça como o local ideal para movimentações econômicas, industriais, turísticas, dentre outras.
Áreas prioritárias como Segurança, Saúde, Educação e Infraestrutura Hídrica também foram amplamente debatidas no sábado, durante o segundo dia de MAPP. Diante do quadro da seca mais severa da história do Estado, o Governo do Ceará tem se empenhado nos últimos anos em garantir investimentos para reforçar a infraestrutura hídrica dos municípios cearenses. A medida envolve série de ações de contingência, como aquisições de equipamentos para perfurar poços profundos, adaptar novas fontes de água para a população, recursos de dessalinização, dentre outras.
O monitoramento dos planos de governo será intensificado no corrente ano na área de Segurança Hídrica. Serão mais ações estruturantes, de médio e longo prazo, como também elaboração de novas políticas. “O governador nos cobrou agilidade para começar a planta de dessalinização, por exemplo. A Cagece deverá receber os estudos em abril. Em maio e junho deverá ser licitada obra”, adiantou.
MONITORAMENTO DE AÇÕES -  Na última sexta-feira (19), o Governo deu início às reuniões de monitoramento de ações. O destaque do primeiro dia de programação ficou por conta da apresentação de balanços dos principais dados de 2017. A temática do equilíbrio econômico do Ceará serviu de ponto de partida para diversas pautas discutidas no evento.
O balanço de 2017 apontou o Ceará mais uma vez como o Estado mais equilibrado financeiramente e o que mais investe. No ano passado, foram investidos cerca de R$ 2,48 bilhões em ações estaduais, superando 2016, quando o valor chegou aos R$ 2,1 bilhões.

A ALEGRIA DO CARNAVAL NO DOM PEDRO LAGUNA

A alegria do carnaval já contagiou as ruas de Fortaleza (CE) e o Dom Pedro Laguna não vai ficar de fora da folia. A cidade, conhecida por ter uma das mais animadas festas do Brasil, iniciou a tradicional programação de bandas e blocos de rua que se estendem até o final de fevereiro. Neste período, os foliões desfrutarão de mais de 50 atrações que garantem a diversão rodeada de pontos turísticos e gastronômicos. 
Para aproveitar todas essas belezas e, ao mesmo tempo, descansar ao redor da paradisíaca praia de Marambaia, o Dom Pedro Laguna Beach Resort & Golfe oferece pacotes exclusivos para toda a família durante o feriado. São cinco diárias a partir de R$ 6.050 para casal e duas crianças de até 12 anos, em hospedagem deluxe no regime de meia pensão (café da manhã, cortesia do chá da tarde e jantar). 
Localizado em Aquiraz, a trinta minutos de Fortaleza, o Dom Pedro Laguna é conhecido como a “Veneza Tropical” por seu ambicioso projeto na costa leste do Ceará, com prédios dispostos em meio ao sistema de water vilas, em que as acomodações são rodeadas por uma belíssima lagoa navegável que os conecta tanto a orla da praia, quanto ao Eco-Resort de luxo e ao Aquiraz Riviera Golfe Course, o primeiro e único campo de golfe do Nordeste. 
Durante a estadia, os hóspedes poderão curtir o agito de música ao vivo, além de uma estrutura completa com dois restaurantes, bar de praia, bar molhado, room service 24h, fitness center, jacuzzi exterior, campos de tênis, e kids club com monitores, além de um serviço de shuttle diário até Fortaleza.  Na cidade, além do samba, os turistas encontrarão outros ritmos musicais, como marchinhas, forró, frevo e maracatu, além de museus e da produção de artesanato regional, com peças de bordado de bilros e as famosas garrafas de areia colorida. 
Informações pelo site, e-mail (reservas@dompedrolaguna.com) ou telefone: (85) 3388 3005.

SALVADOR DIAS AGRACIADO DURANTE A FITUR 2018

Na última quarta-feira, 17, em Madri, durante a Fitur 2018, o conhecido e respeitado jornalista português Salvador Alves Dias (foto) recebeu o Prêmio Silvia Zorzanello, integrado nos Prêmios Excelências. 
Salvador Dias faz parte ou já atuou em diversas associações e entidades como a de Chairman da ETP – European Travel Press – Associação Europeia dos Jornalistas de Turismo, foi vice-presidente da FEDAJT – Fédération Européenne des Associations de Journalistes du Tourisme (1996 e 1998) e presidente presidente Fundador da AJOPT – Associação dos Jornalistas Portugueses de Turismo. 
Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, foi colaborador, jornalista, locutor e realizador da Emissora Nacional de Radiodifusão e da Radiodifusão Portuguesa. Hoje, é responsável pelo www.news4travel.com, dirigido ao consumidor com especial enfoque no Brasil e Estados Unidos e colaborador em várias publicações nacionais e internacionais.
Bastante entrosado no turismo brasileiro, Salvador possui certificado de “Cidadão Carioca”, outorgado pela Comissão de Turismo da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. É divulgador dos principais produtos turísticos do estado do Rio Grande do Sul, com ênfase em Gramado e nas suas atrações (FESTURIS, Natal Luz, Chocofest). Internacionalmente é divulgador dos mercados Mice e Corporativo nos Estados Unidos, na Ásia e no Pacifico.

EM MADRI - FESTURIS CONSOLIDA PRESENÇA NO MERCADO INTERNACIONAL

Eduardo Zorzanello, Abdon e  Gilson Lira, Diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística do Embratur
Buscando fortalecimento no mercado internacional e ampliação no número de expositores estrangeiros, Eduardo Zorzanello, CEO do FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo, participou da Fitur 2018, em Madri. 
Durante os três dias de evento, o trabalho foi de prospecção de novos contatos e expositores para a 30ª edição do FESTURIS que promete ser a maior de todas. A ação busca a renovação de alguns expositores internacionais como: Peru, Uruguai, México, Cuba, Itália, Espanha, Portugal, África, Ásia e Oriente Médio. Com destaque para o Paraguai que após ficar fora da feira no último ano, retornará em 2018. 
Outro ponto favorável durante o evento, foi o interesse dos destinos internacionais no FESTURIS. O estande da Embratur, o Instituto Brasileiro de Turismo, recebeu visitantes interessados nos destinos e também na Feira Internacional de Gramado.
Edição especial e comemorativa -  O FESTURIS terá em 2018 a sua 30ª edição e a direção da feira promete mudanças e muitas novidades para um evento que deve ser repleto de atrações. A data está definida e o FESTURIS ocorre em Gramado, na Serra Gaúcha, de 08 a 11 de novembro próximo.. As inscrições e novidades serão anunciadas em breve. Informações e contatos no site: www.festurisgramado.com.

ENCONTRO DE TALENTOS ABRASEL - A CONSTRUÇÃO DE VALORES SERÁ A TÔNICA DO EVENTO

Pedro Mello e Mauro Peres
Entre os dias 30 deste mês e 3 de fevereiro, membros do Conselho de Administração Nacional, presidentes e executivos das seccionais e regionais da Abrasel em todo o Brasil têm um compromisso marcado: o Encontro de Talentos Abrasel, na Vila Mattioli, localizada em Cláudio, no interior de Minas Gerais. Em sua 11ª edição, o evento tem o objetivo de aprimorar técnicas, alinhar estratégias e potencializar a troca de experiência entre os profissionais presentes.
Para a edição de 2018, a construção dos valores, a gestão de tempo e foco, e as atividades chave de sucesso serão destaques. A entidade tem a finalidade de revolucionar o setor e tornar a informação e o conhecimento acessíveis em benefício do empreender e da sociedade em geral. Para que isso seja possível, é preciso focar em autoconhecimento e desenvolvimento das habilidades pessoais e profissionais de quem faz a Abrasel acontecer. Por isso, as atividades serão conduzidas por Pedro Mello e Mauro Peres, da empresa de treinamento e consultoria Reset, especializada em desempenho de equipe. 
Na manhã do dia 31, após a abertura com a fala de Paulo Nonaka, presidente do Conselho de Administração Nacional da Abrasel, haverá a apresentação da estratégia Supernova / projeto Conexão Abrasel. A tarde será dedicada à ferramenta de autoconhecimento promovida pela Reset, o Disc. No dia 1 e 2 de fevereiro, o tempo será para a geração de valores, atividades chave de sucesso e gestão de tempo e foco, respectivamente.
PROGRAMAÇÃO SOCIAL - Além do treinamento, uma divertida programação social propiciará momentos de descontração e alegria. Além de happy hour e jantares após as atividades, haverá, no dia 1 de fevereiro, o tradicional Show de Talentos, onde quem canta, dança, sapateia ou até mesmo faz stand-up comedy pode se apresentar, com direito a jurados especiais e prêmios. 

COLUNA DO ARNALDO 26/01/2018


NOTÁVEL FATO HISTÓRICO - RENASCE EM ARACATI O TEATRO FRANCISCA CLOTILDE

Na cidade histórica de Aracati, cidade da Costa Sol Nascente do Ceará, um edifício renasce para receber as expressões da arte, transformando a paisagem e marcando a cultura local. É o Teatro Francisca Clotilde, que reabre suas cortinas hoje, 26, às 18h30, após passar por uma obra de restauração promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 
O Teatro Francisca Clotilde é considerado o primeiro grande equipamento cultural público de Aracati e é o único remanescente dos três teatros que existiam na cidade. A intervenção devolve ao espaço condições plenas para atender às demandas dos grupos teatrais locais, receber turistas e ainda promover a valorização e maior utilização do centro histórico.
Com orçamento de cerca de R$ 2,13 milhões, do programa Avançar, do Governo Federal, a obra de restauração recuperou completamente o edifício do teatro, adequando seu espaço cênico, e contou ainda com a parceria da Prefeitura Municipal de Aracati, que ficou responsável pelo paisagismo e aquisição de novas poltronas. A intervenção também foi acompanhada de ampla pesquisa arqueológica, que encontrou vestígios da ocupação anterior ao teatro e também o primeiro palco ali existente, enterrado a cerca de 1,2 metros de profundidade, e que agora está exposto e aberto à visitação.
A conclusão da intervenção e reabertura do espaço será marcada por uma cerimônia, que contará com a presença do diretor do Departamento de Projetos Especiais do Iphan, Robson de Almeida, do superintendente do Iphan no Ceará, Otacílio Macedo, e do prefeito de Aracati, Bismarck Maia.
O ESPETÁCULO NÃO PODE PARAR - Localizado no coração do sítio histórico de Aracati, o Teatro Francisca Clotilde é um edifício do século XVIII, adaptado como equipamento cultural no início do século XX, pelo Círculo Operário São José, que atuou durante décadas junto à classe operária da cidade. Anos mais tarde, o artista plástico aracatiense Hélio Santos batizou o espaço com o nome de Francisca Clotilde, em homenagem à escritora, educadora e jornalista cearense, que participou da campanha abolicionista, e defensora da emancipação feminina. Destinado a apresentações teatrais, o edifício também foi utilizado como cineteatro, e representa, ainda hoje, a grande vocação artística da cidade.
Com o passar do tempo, passou a funcionar em situação precária e sua estrutura começou a se deteriorar. Foi, então, iniciada a campanha “O espetáculo não pode parar”, em 2007, a fim de sensibilizar a comunidade local e o poder público para a preservação do teatro. No ano seguinte, o edifício foi desapropriado pela Prefeitura Municipal, que realizou obras emergenciais de consolidação e estabilização estrutural e o Iphan assumiu compromisso para elaboração de um projeto de restauro que contemplasse as necessidades do local. Agora, essa é a primeira ação a ser concluída no Ceará pelo programa Avançar.
Focado na retomada de obras em todo o país, o programa do Governo Federal visa oferecer mais crescimento e cidadania para os brasileiros. Até o fim de 2018, o Avançar pretende concluir 7 mil empreendimentos, incluindo obras de infraestrutura logística, energética, defesa, social e urbana e envolvendo todos os ministérios setoriais. O Ministério da Cultura, por meio do Iphan, também integra o programa, com a previsão de investimentos em 61 ações destinadas ao desenvolvimento das cidades históricas brasileiras.

INÍCIO DAS GRANDES ROMARIAS - JUAZEIRO DO NORTE FESTEJARÁ NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS

Conhecida internacionalmente como um dos maiores centros de turismo religioso do País, Juazeiro do Norte está preparada para promover, no próximo dia 2 de fevereiro, umas das suas grandes romarias do ano. Será a que presta homenagem a Nossa Senhora das Candeias.
Conforme reza a tradição, a romaria teria sido criada pelo Padre Cícero Romão, que, “a fim de ajudar financeiramente a um ferreiro desempregado, instruiu os fiéis a adquirem candeeiros para a procissão de Nossa Senhora das Candeias”. 
A Procissão das Velas, que se realiza na noite do dia 02 de fevereiro, é o ponto final da celebração religiosa, reunindo anualmente de milhares de romeiros. Este ano, a tradição continua ainda mais forte. A Meca do Cariri já começou a receber os milhares de devotos do Padre Cícero. O Estacionamento dos Romeiros está preparado para receber em torno de50 ônibus, afora os que ficam estacionados em diversos outros locais da cidade. Mais de mil pessoas passam pelo Memorial Padre Cícero, diariamente.
A cidade de Juazeiro, para oferecer boa estada aos visitantes, como acontece anualmente, promoverá muitas manifestações culturais profanas, que se desenvolvem antes e durante todo o dia, a exemplo da dança de São Gonçalo. Pelas ruas, a Banda Cabaçal alegra os visitantes A Capela do Socorro, onde está sepultado o “Santo de Juazeiro”, recebe milhares de romeiros. Também, as visitas ao Monumento do Padre Cícero, na Colina do Horto, às igrejas paroquiais e às vizinha cidades de Crato e Barbalha são parte do roteiro na estada na Festa das Candeias   
PROGRAMAÇÃO – A programação elaborada para a Romaria de Nossa Senhora das Candeias é a seguinte: 
Missas - Basílica Santuário - às 6h, 9h, 16h e 19h. Capela do Socorro - 7h, 10h, 15h30, 17h.
Show dos Chapéus (todos os dias), 20h30, na Praça dos Romeiros. 
Despedida dos Romeiros (Bênção do Chapéu) – Sexta-feira, as 12h de 2 de fevereiro, na Basílica Santuário
Procissão Luminosa - 2 de fevereiro (sexta-feira), as 18h, com saída na Rua Leandro Bezerra e chegada na Basílica Santuário
ORGANIZAÇÃO DA ROMARIA -  A Secretaria de Turismo e Romaria (Setur) de Juazeiro do Norte reuniu representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) e da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (Sesp), através da Guarda Civil Municipal (GCM) e o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), para planejar ações conjuntas que otimizem o ordenamento dos espaços públicos. O objetivo é garantir o bem-estar e a segurança de todos, durante a romaria de Nossa Senhora das Candeias, com início no dia 28 de janeiro.
Para dar mais fluidez ao trânsito no Centro de Juazeiro do Norte, durante os dias 29 janeiro a 2 de fevereiro, o Demutran realizará trabalho de fiscalização intensivo das 06h às 22h, dando especial atenção ao entorno da Praça Pe. Cícero, onde acontece reforma.
A GCM dará suporte à Semasp, Setur e Demutran, com Guardas Municipais espalhados pelas ruas, praças, estacionamento dos romeiros e nos locais de maior visitação no período festivo. 

VISITE CEARÁ NEWS 2018/01/26


19º FESTIVAL JAZZ & BLUES DIVULGA - PROGRAMAÇÃO DE QUALIDADE EM GUARAMIRANGA E FORTALEZA

José Felipe da Silva, o Macaúba
Dori Caymmi, Filipe Catto, Juarez Moreira, Arismar do Espírito Santo e o cearense Macaúba do Bandolim estão entre as atrações desta edição, que acontece de 10 a 13/02 em Guaramiranga e nos dias 15 e 16 em Fortaleza – Ceará. Do jazz ao blues, passando pelo choro, o forró, a valsa, o mambo… Música do Brasil e universal. Ritmos diversos, arranjos autorais ou ricos improvisos que transformam tudo em um grande encontro da música nos palcos do Festival Jazz & Blues. 
A 19º Festival Jazz & Blues acontece de 10 a 13 de fevereiro em Guaramiranga, na região serrana do Ceará. Dá uma pausa na Quarta-Feira de Cinzas, e segue com mais programação nos dias 15 e 16 em Fortaleza. Com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o Festival Jazz e Blues 2018 é uma realização é do Ministério da Cultura e da Via de Comunicação.
Para os dias de Festival na serra, a Cidade Jazz & Blues será erguida na rua principal de Guaramiranga, a cerca de 600 metros da Praça do Teatro Rachel de Queiroz. O local abrigará os Shows ao Pôr do Sol, os espetáculos das 21h, as Jam Sessions, além dos Ensaios Abertos à tarde e as atividades musicais pela manhã, destinadas às crianças. Em Fortaleza três espaços vão receber a programação. No Cineteatro São Luiz acontecerão shows nos dias 15 e 16, às 19 horas. No Centro Cultural Banco do Nordeste haverá oficina de gaita no dia 15 às 17h e show às 18h30 e, para fechar esta edição, o Theatro José de Alencar será palco da Festa de Encerramento no dia 16 às 20h30, com direito a dois grandes shows.
HOMENAGEADO -  Um verdadeiro mestre da cultura musical do Ceará e do Brasil, José Felipe da Silva, o Macaúba, ganha uma homenagem reconhecimento à sua história de virtuosismo no bandolim e à sua inestimável contribuição a várias gerações. São 65 anos de dedicação ao instrumento, que aprendeu a tocar sozinho ainda criança e hoje transcende a própria música, sendo reconhecido como um verdadeiro personagem da Fortaleza do passado e do presente, das coisas e dos costumes da vida boêmia e da grande arte do choro. Neste show será acompanhado por seu filho Marinaldo (também um virtuoso do bandolim), Ribamar Freire (nome histórico do violão de 7 cordas) e Fernando (pandeiro), todos grandes nomes da cena do choro no Ceará. Será no dia 11, na sessão das 17 horas.
DESTAQUES - Grandes shows nesta edição vão acontecer em Guaramiranga e depois em Fortaleza. Dori Caymmi destaca a autenticidade da beleza melódica da voz do pai, Dorival Caymmi, ao lado dos virtuosos Itamar Assiere (piano), Jefferson Lescowich (contrabaixo) e Ricardo Costa (bateria).O cantor e compositor gaúcho Filipe Catto e o pianista, cantor e compositor Adriano Grineberg, uma das principais referências do blues no Brasil, sobem juntos ao palco do Festival em Guaramiranga no dia 13 e em Fortaleza no dia 16. 
São muitos e variados os destaques de renomados instrumentistas e artistas nacionais e internacionais que participarão do Festival tanto em Guaramiranga como em Fortaleza. Portanto, os amantes da boa música certamente terão excelente opção para curtir momentos de muita satisfação. 

CARNAVAL 2018 NO HOTEL JANGADEIRO


ROTA DO SOL SEMANAL 26/01/2018 - ISSUU