Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

CALEIDOSCÓPIO - RECONHECIMENTO Á IMPRENSA

RECONHECIMENTO Á IMPRENSA
Num começo de tarde saudável, na terça-feira, 31/9, com o colega e amigo José Rangel, fui a um evento que marcou uma justificada festa. A Prática Eventos, comandada pela diligente e inteligente empresária Enid Câmara, e que tem também como força motriz a não menos competente empresária Maria Glória Ribeiro, a sempre afável Dona Glória, festejou os 19 anos de fundação oferecendo um almoço a jornalistas e outros comunicadores que vêm acompanhando a trajetória da empresa na prestação de serviços e na luta pelo melhor e maior desenvolvimento do turismo do Estado. Em ambiente descontraído, quis a Prática Eventos demonstrar seu reconhecimento especial a um grupo que, segundo a própria Enid, vem sendo de significativa importância para os incontáveis êxitos até agora obtidos. Nestes tempos em que só se enxerga a vitória, sem dar valor às contribuições para o êxito obtido, a homenagem calou bem na classe de jornalistas e demais comunicadores, de jornalões, jornaizinhos, radialistas e do pessoal que usa a Internet. À propósito, na mesma linha de raciocínio, vem à lembrança a estranheza de muita gente com a cobertura que é feita com intensidade em todo o Brasil a respeito do FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo, agora na sua 29 edição. É que se ignora a história da firma e dos responsáveis pelo notável evento, já considerado um dos maiores da América do Sul. Não é do conhecimento geral que nasceu e ganhou caminhos sustentado pelo idealismo inicial das jovens empresárias gaúchas – Silvia Zorzanello e Marta Rossi, as quais com muito trabalho, competência e arrojo, ano a ano foram expandindo e consolidando o evento através da empresa A empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos. E qual o caminho para alcançar o ideal desejado. Acercaram-se firmemente de uma equipe competente (com uma assessoria de imprensa de qualidade) e de veículos de comunicação de todos os Estados, não distinguindo se os comunicadores que divulgavam turismo eram de grandes ou pequenos órgãos. Esta diretriz não se arrefeceu, mesmo depois do inesperado falecimento de Silva. O ideal continuou com a mudança da empresa para empresa Rossi & Zorzanello, que passou a ser dirigida por Marta, seu filho Eduardo, e pelo filho da saudosa Silvia, Silvio. Refeita a organização, continuou o mesmo objetivo. O Festuris, com a experiência já adquirida, através dos anos foi trabalhado com afinco e divulgado ainda mais intensamente os seus objetivos. Espalhou-se por todo o país, foi às Américas e atingiu todos os continentes. O êxito do empreendimento consagra Gramado a cada ano como umas das maiores referências do turismo brasileiro, não apenas como beleza natural mas centro de grandes eventos. O reconhecimento de tantas vitórias a Rossi & Zorzanello Empreendimentos, como o fez a nossa Prática Eventos, divide com a forte parceria da imprensa brasileira. Especializada em turismo. Tanto é assim que, diante de uma programação recheada de palestras e de uma feira de alta qualidade, ano a ano presta significativa homenagem à imprensa. Este ano, os distinguidos são os jornalistas Antônio Noya, de Alagoas, e Itamar Gurgel, do Espírito Santo, profissionais com longa folha de bons serviços ao turismo brasileiro. Para aqueles que só pensam em vitória restritas, no âmbito da província, se desejam voos mais altos, seria de bom alvitre refletir e se espelhar na Prática Eventos e na Rossi & Zorzanello Empreendimentos

CONFRATERNIZAÇÃO NOS 20 ANOS DA PRÁTICA EVENTOS

Festejando seus 20 anos de bons serviços ao turismo negócios do Ceará, a Prática Eventos reuniu comunicadores de jornais, rádio, televisão e internet para expressar agradecimentos pela vitoriosa parceria. O agradável encontro ocorreu no último dia 31, no Dallas Grill, ocasião em que a diretora geral da empresa, Enid Câmara, ressaltou ter sido a imprensa de modo geral uma das responsáveis pelos muitos êxitos obtidos. Também fez uma retrospectiva sobre a atuação da Prática Eventos nestas quase duas décadas, enfatizando que as muitas conquistas sem dúvida são frutos da sólida semente plantada pelo idealizador Roberto Matoso e continuada por uma equipe dedicada, a exemplo de Dona Glória Ribeiro, diretora comercial, e de uma equipe competente. Certificados, brindes e mimos foram distribuídos aos presentes. Na foto, na hora dos parabéns

SEMINÁRIO EM FORTALEZA - TRAJETÓRIA E FUTURO POLÍTICA DO PATRIMÔNIO IMATERIAL

Seminário ocorrido em 1997, também Fortaleza
O Brasil possui 41 bens registrados que representam a singularidade e a diversidade das manifestações culturais do povo brasileiro, sendo cinco deles são reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Este resultado é consequência dos avanços da Política de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, que teve como marco à Carta de Fortaleza, elaborada há 20 anos em seminário realizado na capital cearense. 
Para revisitar a trajetória da elaboração e os caminhos da implementação, bem como os avanços e futuro dessa Política, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promove, entre os dias 08 e 11 próximos, o  II Seminário de Fortaleza - Desafios para o Fortalecimento da Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
O evento será aberto no Theatro José de Alencar, às 18h30, com a conferência Magna do francês Laurent Levi-Strauss, membro do Conselho da Europa Nostra, maior ONG europeia para a salvaguarda do Patrimônio Cultural em 43 países. 
No contexto do seminário, também acontecerá a reunião do Centro Regional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina (Crespial), da Unesco, com representantes de 15 países. 
O Seminário terá sequência no Cineteatro São Luiz com mesas redondas, debates e palestras com renomados especialistas na área do Patrimônio Imaterial. Entre eles estão alguns dos membros que organizaram o primeiro Seminário realizado há 20 anos e que participaram da elaboração da proposta técnica que resultou no atual Decreto que institui a Política de Salvaguarda. 
BENS DO ESTADO - Só no Ceará, são quatro bens reconhecidos como Patrimônio Cultural em nível federal: o Ofício dos Mestres de Capoeira e a Roda de Capoeira, em 2008; o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste e a Festa do Pau de Santo Antônio de Barbalha, ambos em 2015.  

NOVOS PODERES DA ABAV/CEARÁ PARA O BIÊNIO 2017/2019

Na última terça-feira, 31, às 19 horas, realizou-se na sede da ABAV Ceará a eleição para a nova Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, Conselho junto à ABAV Nacional e Conselho de Ética, Conciliação e Arbitragem, Biênio 2017-2019.
A chapa “JUNTOS SOMOS MAIS FORTES” foi eleita por aclamação. Está assim constituída:
DIRETORIA EXECUTIVA: Presidente – Colombo Cialdini – Jordantur; Vice-Presidente – Francisco Edmilsom Rodrigues – Portugália; Dir. Secretário – José Vitorino Neto – Nettour Viagens; Dir. Tesoureiro – Catarina Marinho Marino – Marbartur; Dir. Social – Márcia de Freitas P. e Silva – M3 Turismo;Dir. de Patrimônio – Ane Caroline da C. Nascimento – Sollo Turismo; Dir. de Tur. Receptivo – João Luís Franco - Cbrasil Turismo. 
CONSELHO FISCAL: Carlos Murilo Souza Cruz – Afetur; Espiridião Gomes P. Filho – Web Viagens;  Maria Lúcia de Oliveira – Viagens 2 Mil Tur.
SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL: Denise Lafuente Rodrigues – Lafuente Turismo;
Elizabeth Souza Barros – Caeb Turismo; Júlio de Castro e S. Almeida – Oceanview Turismo. 
CONSELHO JUNTO À ABAV NACIONAL:Francisco Edmilson Rodrigues – Portugália; 
Verônica Patrício Gonçalves de Holanda - Ceará Travel 
SUPLENTES DO CONSELHO JUNTO À ABAV NACIONAL:Henrique Sérgio Abreu – Casablanca Turismo; Arley Abreu Silva – Siga Turismo;José Ernani da Silva – Ernanitur. 
CONSELHO DELIBERATIVO, DE ÉTICA, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM: Valmir Rosa Torres – Turisforma; Francisco Austregésilo Rodrigues Lima – Vemattur; Verônica Patrício Gonçalves de Holanda - Ceará Travel.
SUPLENTE CONSELHO DELIBERATIVO, DE ÉTICA, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM:
Francisco Edmilson Rodrigues - Portugália Turismo; Colombo Cialdini - Agência Jordantur

INOVAÇÃO PARA O TURISMO DE FORTALEZA

Entre os dias 10, 11 e 12 deste novembro, Fortaleza será sede do primeiro Startup Weekend Turismo, evento mundial organizado pela Techstars, cuja missão é ensinar, inspirar, educar e promover o empreendedorismo nas comunidades locais
O evento tem como desafio  criar uma startup com soluções para o mercado de turismo e tudo que ele engloba! Objetiva compartilhar ideias e testá-las, criar um modelo de negócios e apresentá-lo perante uma banca com nomes importantes do turismo regional. Ainda mais, pretende transformar o trade turístico fortalezense com muita inovação e criatividade. Por fim,  surge como um impulsionador de inovação para o turismo da capital, colocando em contato profissionais do setor com profissionais de inovação. 

FESTURIS: EVENTO EXITOSO E ORGULHO DE GRAMADO

Antonio Jose de Oliveira
Pres. da Abrajet - CE
O artigo desta semana, no jornal Rota do Sol Turismo, é dedicado ao 29º Festuris-, que será realizado, no período de 9 a 12 de novembro de 2017, na bela e acolhedora Gramado-RS - melhor dizendo - a Feira Internacional de Turismo. Trata-se de uma promoção da empresa Rossi&Zozarnello, em que o profissionalismo e o espírito ético falam mais alto.
Este evento, segundo foi divulgado, atrai mais de 10 mil profissionais de turismo, de todo o planeta, reunidos, na cidade de Gramado, no Estado do Rio G. Do Sul, com a participação de duas mil marcas, dentre destinos nacionais e internacionais, companhias aéreas nacionais e internacionais, operadoras, agências de viagens, órgãos públicos e da iniciativa privada.
Mas, não para no supracitado. Vale ressaltar a importante participação de mais de 8 mil compradores, mais de 1.500 agendamentos, entre compradores e expositores, mais de 270 milhões de reais geração de negócios e 15 milhões de impacto econômico para a Região das Hortênsias, caravanas internacionais, vindas dos EUA, Peru, Colômbia, Paraguai e Uruguai, além de mais de 13 horas de oferta de conteúdo com palestras, capacitações, afora workshops.
A Feira Internacional de Turismo, em dois espaços, sendo 22 mil metros de Feira de Negócios, no Serra Park, com capacidade para mais de 15 mil pessoas, e o Congresso Festuris, no Palácio dos Festivais, para mais de mil participantes, o que já é uma prova inconteste de êxito no mundo do Turismo.
Incluam-se, ainda, destinos internacionais, que virão ao Rio Grande do Sul, pela primeira vez, como: Vietnã, Texas, Etiópia e Polônia, por exemplo, alguns dos expositores confirmados com estande próprio. Merece destaque, outrossim, a presença de todos os Estados brasileiros, num espaço de 500 metros quadrados de área construída pelo Ministério do Turismo. Afinal, é a primeira vez que todos os Estados da Federação estarão na Feira de Negócios, do retrocitado evento, orgulho dos gaúchos, em especial, da população de Gramado e de todos os brasileiros.
Agora, em se tratando de palestrantes, imperioso registrar, no decorrer do evento, os seguintes: Caito Maia, CEO Chilli Beans, Theo Orosco, CEO Exact Sales, Vitor Peçanha, CEO Rock Content, Magda Nassar (presidente Baztoa), Leonel Pavan e Victor Hugo
(Secretários de Turismo de SC e RS respectivamente), Carlos Vazquez, diretor da Esferatur Consolidadora, o Ba Khoa, embaixador do Vietnã, dentre outros. O ministro do Turismo do Brasil, Marx Beltrão, é aguardado para a Solenidade de Abertura, no dia 9, e, para o Congresso e Feira, no dia 10. É esperada, também, a presença do governador do Rio G. do
Sul, José Ivo Sartori, para o primeiro dia de feira.
Por último, neste comentário, a honra em termos sido convidado, como presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Ceará), para participar do magno evento. Os antecipados agradecimentos a Marta Rossi e a sua eficiente equipe de trabalho pela deferência à nossa pessoa. Com certeza, muito aprenderemos com o que for explanado, nas palestras, na exibição de vídeos e na visita aos pontos turísticos da acolhedora e bela Gramado.  

CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR SERÁ REQUALIFICADO

PREFEITURA E IPHAN DEFINIRÃO DIRETRIZES -  A Prefeitura Municipal de Salvador e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional definirão as diretrizes de regulamentação da Área de Proteção Cultural e Paisagística do Centro Histórico, através de lei complementar ao novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU).
Essa ação estará sendo definida a partir do primeiro fórum de discussão envolvendo a administração municipal, o órgão federal de preservação do património, a iniciativa privada e a comunidade local. Este será um dos aspectos objetivados pelo “Salvador 360 Centro Histórico”, que é o plano da Prefeitura para a requalificação de toda a área.
OITO EIXOS PARA IMPULSIONAR O DESENVOLVIMENTO -  O “Salvador 360” é um programa dividido em oito eixos que se destinam a impulsionar o desenvolvimento da Cidade do Salvador, através da busca de soluções para a geração de emprego e renda. O investimento total no programa será de R$3 bilhões. Sendo que o eixo que focará o Centro Histórico será contemplado com investimento de R$200 milhões até 2020. Esse recurso será destinado a sete ações que englobarão os principais problemas da região.
As aludidas ações irão atingir aos bairros do Centro Histórico e entorno. E se destinarão a criar as condições ideais para transforma-los em áreas economicamente ativas.  Ao lado disto, o “Salvador 360 Centro Histórico” sinaliza o processo de reconquista da gestão pela Prefeitura, naquela região.
REGULAMENTAÇÃO DA APCP - A primeira ação imediata de todo esse processo será a regulamentação da Área de Proteção Cultural e Paisagística, uma vez que o Município do Salvador possui nada menos do que 20 APCPs. No novo PDDU, que foi recentemente aprovado e já se encontra em vigência, estão previstas intervenções em todas as 20 Áreas de Proteção Cultural e Paisagística.
Um outro enfoque é que as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) serão objeto de interferência da linha de ação do “Salvador 360 Centro Histórico”. Na região, são nove as ZEIS. Uma outra linha de ação da Prefeitura para o Centro Histórico objetivará as questões da moradia e da mobilidade urbana. Sendo que estas são consideradas como questões estruturais.
“MINHA CASA MINHA VIDA” NO CENTRO ANTIGO -  Para a Prefeitura e o IPHAN, programas a exemplo do “Minha Casa Minha Vida”, do governo federal, encerram também a requalificação de centros antigos e históricos, mas que pouco são explorados pelas cidades na ausência da captação de projetos. 
No plano da mobilidade urbana, inclusive, a Prefeitura já desenvolveu estudos destinados a abordagem da microacessibilidade. No particular, enfocando as possíveis passagens subterrâneas, bem assim outros aspectos, como ascensores, escadas rolantes, passarelas, dentre muitos. A intenção, no particular, é integrar o Centro Histórico ao sistema integrado de transporte público, como o caso do metrô e dos ônibus.
VÁRIAS ARTÉRIAS NOS LIMITES DO CENTRO HISTÓRICO - Mas os projetos em causa não se limitam pura e simplesmente a região do Pelourinho, estendendo-se para muito além, ainda que em zona da influência do Centro Histórico. Assim, o “Salvador 360 Centro Histórico” estender-se-á até a Avenida Sete de Setembro, a Praça Castro Alves, a Rua Chile, Rua da Misericórdia, Terreiro de Jesus, Praça Cairu, Praça da Inglaterra e Praça Marechal Deodoro, dentre todas.
Uma série de intervenções serão inseridas, além da revitalização de monumentos históricos que se encontrem degradados, bem assim da já anunciada instalação do Arquivo Público Municipal e da criação do Museu da Música, já identificados para se localizarem em prédios que estão sendo desapropriados e serão recuperados na Praça Cairu.
SEMINÁRIO REUNIU AUTORIDADES - O Seminário Centro Histórico, Renovar é Preciso, que foi promovido pelo Instituto Antônio Carlos Magalhães de Ação, Cidadania e Memória (IACM), que reuniu especialistas no Hotel Pestana do Convento do Carmo, discutiu soluções para o desenvolvimento socioeconômico do Centro Histórico. O seminário contou, inclusive com a participação – via videoconferência direto da Espanha – de Josep Piqué, Presidente da La Salle Technova Barcelona e da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação. Josep Piqué apresentou o bem sucedido projeto 22@barcelona, que revolucionou a bela cidade espanhola, ao transformar um antigo centro industrial obsoleto em modelo tipo exportação de cidade inteligente.

FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO - UM EVENTO DO BRASIL PARA O EMPRESARIADO DO MUNDO

Silvio Zorzanello, Marta Rossi e Eduardo Rossi
No final desta semana, entre os dias 9 e 12, estará acontecendo na Serra Gaúcha, o FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo, um dos maiores encontros de negócio da América do Sul, com repercussão entre as grandes potências mundiais da modalidade. 
Durante um ano inteiro, assim que termina uma edição, a conceituada empresa Rossi & Zorzanello, comandada pelos empresários Marta Rossi, Silvio Zorzanello e Eduardo Rossi, se põe a campo projetando o evento que acontecerá no ano seguinte. O trabalho intenso e diuturno resulta no êxito que ano a ano é registrado. Daí a razão pela qual já se antecipa que o Festuris 2017 também confirmará que é um empreendimento vitorioso e aplaudido pela cadeia turística de todo o mundo.
SOLENIDADE DE ABERTURA - A Solenidade de Abertura do FESTURIS Gramado ocorrerá na próxima quinta-feira, 9, a partir das 20 horas, no Palácio dos Festivais em Gramado. Com a presença de mais de 1500 profissionais de Turismo vindos de todo o mundo, além de autoridades e os principais empresários do setor na América do Sul, a cerimônia terá a apresentação artística de Renato Borghetti, da cantora lírica Cristina Sorrentino e do Grupo de Violinos Suzuki de Gramado e Canela. 
.O Ministro do Turismo do Brasil, Marx Beltrão, é presença confirmada para a abertura e também para o primeiro dia de Congresso e Feira. “O Ministério do Turismo, mais uma vez, marca presença no FESTURIS, apoiando a participação dos estados neste grande evento. Nosso estande, com mais de 500 metros de área, será um espaço para que os destinos das cinco regiões brasileiras promovam seus atrativos e produtos turísticos. Teremos oportunidade também de divulgar os principais programas, projetos e ações do MTur que interessam a gestores e entidades públicas e privadas”, destaca o Ministro.
Também são personalidades ilustres presentes o governador do RS, José Ivo Sartori, assim como o prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci, bem assim outras altas personalidades de diversos países.
O EVENTO - Mais e 10 mil profissionais de Turismo de todo o planeta este ano estarão reunidos m Gramado, envolvendo 2 mil marcas entre destinos nacionais e internacionais, companhias aéreas nacionais e internacional, operadoras, agências de viagens, órgãos públicos e iniciativa privada. Serão  mais de 8 mil compradores, mais de 1500 agendamentos entre compradores e expositores, mais de 270 milhões de reais em geração de negócios e 15 milhões de impacto econômico para a Região das Hortênsias, caravanas internacionais vindas dos EUA, Peru, Colômbia, Paraguai e Uruguai, além de mais de 13 horas de oferta de conteúdo com palestras, capacitações e workshops. 
Este é o cenário que o FESTURIS Gramado terá, de 09 a 12 próximos, em dois espaços: 22 mil metros de Feira de Negócios no Serra Park, com capacidade para mais de 15 mil pessoas, e Congresso FESTURIS no Palácio dos Festivais com capacidade para mais de mil expectadores. 
Os organizadores da Feira Internacional esperam para 2017 um crescimento de 10% com relação a 2016. A 29ª edição do evento já conta com mais de 3.500 profissionais credenciados e novidades como a participação de destinos internacional que virão ao Rio Grande do Sul pela primeira vez como Vietnã, Texas, Etiópia e Polônia, por exemplo, alguns dos expositores confirmados com stand próprio.
Outra importante notícia é a participação de todos os estados brasileiros em um espaço de 500 metros quadrados de área construída pelo Ministério do Turismo. É a primeira vez que todos os estados da federação estarão na feira de negócios em Gramado. 
CONGRESSO FESTURIS - Nas manhãs dos dias 10 e 11, das 8h30 às 12, ocorre o Congresso no Palácio do Festivais com palestrantes como Caito Maia, CEO Chilli Beans, secretários de Turismo do RS e Santa Catarina (Victor Hugo e Leonel Pavan), ministro do Turismo Marx Beltrão, Vitor Peçanha (Co-fundador Rock Content), e empresários e CEOs de diversos setores.
FEIRA DE NEGÓCIOS FESTURIS - Nas tardes dos dias 10 e 11, das 13h45 às 20 horas, ocorre no Serra Park, a Feira de Negócios. Com mais de 2 mil marcas, 60 destinos internacionais, e 10 mil profissionais, a feira possui uma extensão de 20 mil metros quadrados. Todos os estados do Brasil estarão representados no evento. A Feira de Negócios, fechada para profissionais da área de Turismo, Eventos e estudantes, está dividida em espaços colocando em exposição marcas, destinos e produtos de acordo com seu nicho de mercado. São espaços da feira: Luxury, Inovação e Tecnologia, LGBT, Acessibilidade, Sustentabilidade e Turismo verde, FESTURIS Gastronomia, Espaço Mice Corporativo, Cultural e Religioso e Business.
NOVIDADES: Mice, Business, Gastronomia e Nova Identidade - O FESTURIS terá várias novidades como o novo layout e formato dos espaços Mice Corporativo e LGBT. Ambos os espaços terão formato novo com balcão de negócios e o Mice terá agendamento obrigatório.
O Espaço Business será um espaço compartilhado patrocinado pela Copa Airlines. É a opção que o FESTURIS oferece para que ninguém fique de fora de feira de negócios, e mesmo com pouco investimento possa ter seu espaço.
ESPAÇO GASTRONOMIA é  uma novidade com aulas show e que terá uma arena gastronômica assinada pela Sulgás e participação de chefs de renome.
Durante o FESTURIS 2017, a Rossi & Zorzanello lançará a nova identidade visual do evento que chega aos 30 anos em 2018. Uma agência foi contratada e prepara uma nova roupagem para o evento que virá ainda mais moderno, internacional e diferenciado.
ESPAÇO LUXURY: lançado em 2016, o espaço fechado para expositores e compradores do mercado de luxo de todo o mundo, o Luxury teve seu tamanho triplicado para esta edição.

INTERIOR DE SÃO PAULO - ITIRAPINA: O NOVO CAMINHO DO TURISMO RURAL

Coreto da praça da Matriz de Itaqueri
Pertencente ao Circuito Turístico da Serra de Itaqueri, Itirapina é uma simpática cidadezinha do interior acolhedora e cheia de recursos naturais. Localizada a 214 quilômetros da capital paulista, o que não falta por lá são boas atrações. Os amantes de ecoturismo descobrirão que o destino abriga mais de 20 cachoeiras, de diferentes tamanhos e quedas d'águas.
Além do mais, a cidade é também conhecida pelo seu rico turismo rural. Fazendas imponentes, fauna e flora abundantes cobertas pelo bem preservado cerrado paulista completam as belas paisagens. Nas estradas rurais, é possível se deparar com lobos guarás, casais de seriemas e quero-queros, ou com bandos de macacos, maritacas e tucanos. Outro pássaro abundante na região é o pica-pau.
Os passeios de barco, caiaque e a pescaria artesanal podem ser realizadas na represa do Broa, a mais limpa e bela do sudeste brasileiro. Cachoeiras, clima agradável, trilhas, mirantes, fazendas e vilas históricas e uma rica e diversificada culinária completam o que se pode chamar de “destino perfeito”.
O fácil acesso possibilita que pessoas de diversas regiões do estado se desloquem para visitar Itirapina, e até mesmo os aventureiros poderão desbravá-la. A cidade fica no coração do estado de São Paulo e é bem servida por ótimas rodovias.
Embora o município esteja ainda caminhando para se estruturar turisticamente, vale conhecer e se hospedar num dos mais completos resorts de São Paulo. O Broa Golf Resort oferece uma invejável estrutura com segurança e uma praia de água doce deliciosa. São quase 400 metros de praia exclusiva, campo de golf, esportes náuticos, piscinas e uma ótima equipe de recreação. Além disso, o hotel oferece gastronomia diferenciada, mesclando pratos internacionais e regionais, com um toque de glamour.
A SERRA DO ITAQUERI - Itirapina (“Morro Pelado” em tupi) cresceu a partir de um antigo povoamento do século XVII. Foram indígenas do tronco tupi e jê, principalmente, os que ali habitavam na época das primeiras expedições bandeirantes, a partir do litoral e rumo ao interior, para explorar riquezas naturais e caçar e comercializar indígenas. Os poucos relatos de viajantes e outros registros da época revelam pequenas e esparsas propriedades que sobreviviam da agricultura de subsistência.
A efetiva ocupação se deu apenas no século XIX. A construção da capela de Nossa Senhora da Conceição foi iniciada em 1839. Mas, apesar desses registros a cidade só comemora seu ano de fundação a partir de 1935 (atualmente tem 82 anos), quando adquiriu a condição de munícipio, abrangendo o distrito de Itaqueri, que fica a 30 quilômetros do centro da cidade. Itaqueri (“Rio da pedra dormente”, em tupi) era uma pequena vila de colonizadores portugueses, um dos pontos de parada das caravanas que iam de Mogi-Mirim a Araraquara no século XVIII.
Um de seus ilustres moradores foi o deputado Ulysses Guimarães. As construções históricas retratam o passado, como a casa onde o político nasceu, em 1916, e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que possui uma imagem da santa entalhada em carvalho, trazida da Ilha da Madeira pelos primeiros colonos. A igreja é pequena, porém repleta de imagens e mosaicos.
A NATUREZA - Outra atração são as rodovias onde ciclistas cortam as estradas sinuosas da região para praticarem o cicloturismo, atividade que vem crescendo de maneira exponencial da região e principalmente no interior do município. Em alguns fins de semana, as estradas de Itirapina chegam a reunir mais de mil ciclistas, todos em busca de belas paisagens e ar puro.
O Mirante das Águas e o Morro do Fogão são outras opções naturais para se divertir em Itirapina. Em seus 22 mil m², o mirante abriga as cachoeiras do Monjolinho com 12 metros, a da Ferradura com 47 metros e, a mais famosa, a do Saltão, com uma queda de 75 metros. Há também trilhas, área para camping, chalés, restaurante e uma pequena estrutura de lazer com piscina e playground. 
Será bom motivo também conhecer as Cachoeiras de São José, Passa Cinco e Itaqueri, que são belíssimas e bem preservadas. Há ainda mais 15 quedas que não são exploradas pelo turismo. Muitas cachoeiras de Itirapina fizeram a fama de São Pedro e de Brotas, e agora a cidade trabalha intensamente para destacá-las no cenário estadual e internacional.

ABRASEL - 30º ENCONTRO NACIONAL DISCUTE O FUTURO DA GASTRONOMIA

Entre os próximos dias 7 e 9, os empresários do setor de alimentação fora do lar em todo o Brasil tem compromisso na agenda: o 30º Encontro Nacional Abrasel, em Florianópolis, Santa Catarina. O evento inova na programação, com foco em três eixos centrais: tecnologia, produtividade e gestão. Ao todo serão oito palestras, seis apresentações em cozinha-show e um lounge de negócios e relacionamento com mais de 20 expositores. 
Entre os destaques na área de gestão estão Eduardo Gouveia, CEO da Cielo; Alex Tabor, CEO do Peixe Urbano; Sérgio Molinari, da Food Consulting; e Naldo Barbosa, sênior manager da rede Outback. Já no eixo gastronômico, importantes nomes estão confirmados, como o chef Jaime Barcelos, do Ostradamus; e Luiza Hoffmann, que irá falar sobre saudabilidade e sustentabilidade. Já a chef Kalymaracaya Nogueira, natural da tribo indígena Terena (Mato Grosso do Sul), irá apresentar a Nikokonoty Xane, gastronomia ancestral brasileira que significa, em português, “comida de índio”.
A programação social do Encontro Nacional em Florianópolis também é um dos pontos altos do evento, cenário ideal para a descontração, relacionamento e troca de experiência com outros empresários do setor. 
O evento é realizado pela Abrasel em Santa Catarina e pelo Sebrae em SC, tem o patrocínio nacional da Getnet e da Sodexo e o patrocínio regional da Baia Norte, Copal Alimentos, Eisenbahn, Taf Distribuidora, Voxy e apoio da Publicar e Desbravador.

MANIFESTO À COMUNIDADE TURÍSTICA - CONFRARIA NACIONAL DE JORNALISTAS DE TURISMO

MANIFESTO À COMUNIDADE TURÍSTICA

A CONFRARIA NACIONAL DE JORNALISTAS DE TURISMO é uma instituição fundada em Salvador-BA (08 de junho de 2017) e consolidada em Fortaleza-CE (15 de setembro de 2017), integrada por profissionais da comunicação, com o objetivo de cultuar a amizade e promover a defesa intransigente do TURISMO brasileiro.
Em face do volume considerável de tantos milhares de empresários e profissionais dessa atividade, outorga-se esta CONFRARIA o dever de manifestar a sua preocupação quanto a dois aspectos fundamentais que consubstanciam a atividade política da nação.
Esta iniciativa emerge do momento extremamente crítico por que atravessa o BRASIL, envolto em circunstâncias às quais se deve projetar toda a preocupação do povo, notadamente daqueles que se empenham na busca do desenvolvimento de atividade tão capital para a economia.
A primeira questão reflui da vergonhosa manifestação de parcela substancial daqueles aos quais comprometia a defesa intransigente da moralidade, quando do dever primeiro de sua representatividade política.
A CORRUPÇÃO, lamentavelmente, está a comprometer toda a vida do país, amalgamando num só caldeirão representantes de quase todas as agremiações partidárias. Os fartos fatos de natureza jurídico/penal estão, simplesmente, a estarrecer, de modo particular em razão do comprometimento, inclusive, das mais destacadas lideranças políticas que se projetavam no cenário brasileiro.
É razão suficiente para que a CONFRARIA manifeste este alerta na expectativa de que constituamos um resíduo de resistência contra a CORUPÇÃO criminosa. O que pode e deve se materializar no desprezo a tantos quantos estejam sendo denunciados, investigados, pronunciados, processados e/ou condenados.
É o momento especial para promovermos uma renovação total da nossa representatividade, tanto a nível municipal, quanto estadual e federal. Devemos colocar, acima dos nossos interesses ou simpatias pessoais, o futuro da NAÇÃO BRASILEIRA, à qual devemos o nosso comprometimento.
O BRASIL espera de todos nós, pelo menos, a fidelidade às nossas origens.
O segundo alerta envolve uma questão histórica. Conquanto a atividade do TURISMO seja reconhecida e proclamada como de participação a mais expressiva na ECONOMIA DO PAÍS, não cuidamos para que as diversas casas legislativas – em todos os níveis – projetassem as BANCADAS DO TURISMO.
Os mais diversos segmentos da sociedade brasileira, sejam concernentes a atividades econômicas e até religiosas – surpreendem até as bancadas do armamento e do futebol – identificam as suas representações, mas não é conhecida a BANCADA DO TURISMO.
Temos testemunhado, ao longo dos vários pleitos, a comunidade se manifestar em apoio material a inúmeros políticos. Contudo, nenhum comprometimento é consequente.
É o momento, então, ao promovermos esta extrema renovação, para exigirmos compromissos formais daqueles aos quais destinemos a nossa preferência eleitoral.
A grandeza dessa atividade, sem dúvidas, merece essa nassa demonstração de compromisso e fidelidade.

ANEXO
 Estudos do WTTC – Conselho Mundial de Viagens e Turismo – colocam o Brasil em 6º lugar no ranking de 184 países pesquisados, levando em conta a importância do turismo para o PIB, geração de empregos e divisas geradas pelos turistas internacionais e investimentos públicos. O impacto do turismo na economia do país deverá alcançar 9,5% do PIB (R$466,6 bilhões), num crescimento de 5,2% em relação ao ano anterior, que foi de 9,2% do PIB (R$443.7 bilhões). O número é superior à média mundial, em torno  de 2,5%. O impacto econômico na cadeia produtiva do turismo no País revela que o setor deverá gerar 8.9 milhões de empregos diretos e indiretos, crescendo 4.5% em relação a 2013, quando o setor foi responsável por 8.5 milhões de postos de trabalho. No mundo, espera-se crescimento de 2.5% em relação ao ano anterior. De acordo com o relatório, o Brasil é o 5º maior gerador de empregos diretos e totais por meio do turismo, no mundo. Ainda, que o Brasil é o país com maior previsão de crescimento em investimentos no turismo no mundo. Estima-se que, só em 2013, o setor atraiu R$52 bilhões em recursos. O WTTC projeta que o impacto do turismo na economia do Brasil deverá alcançar 10,3% do PIB (R$700 bilhões) em 2024. E que, no mesmo ano, o turismo empregue 10.6 bilhões de pessoas (9.7% do total).

(Dados de 2014, estudo em parceria com a Universidade de Oxford).

AMPLIAÇÃO DO AEROPORTO - COM O HUB, O CEARÁ RECEBERÁ 1,5 MILHÃO DE PASSAGEIROS

Reina a expectativa de que, a partir de maio de 2018, a operação do hub Air France-KLM e GOL em Fortaleza seja responsável por 50% dos passageiros domésticos e 23% de estrangeiros que chegam ao Ceará. Uma movimentação de 1,5 milhão de turistas ao ano através de voos nacionais e 70 mil visitantes vindos de voos internacionais.
A informação foi divulgada pelo Governo do Ceará na segunda-feira (30/10), em cerimônia realizada na Residência Oficial. O projeto para concretização dos números positivos foi apresentado pelo governador Camilo Santana, pelo prefeito Roberto Cláudio e pelo diretor geral da Air France-KLM na América Latina, Jean-Marc Pouchol, e o presidente da GOL Linhas Aéreas Inteligentes, Paulo Kakinoff.
Com o hub, o Aeroporto Internacional Pinto Martins, na Capital, será centro de conexões aéreas internacional, com voos diretos para Paris (França) e Amsterdã (Holanda). Conforme foi divulgado no evento, serão 26 voos ofertados a mais do que atualmente no Ceará, sendo 21 da GOL diariamente e cinco do Grupo Air France-KLM por semana. Três destas viagens terão como destino Amsterdã, operados pela KLM, e dois à cidade de Paris, operados pela Joon, nova empresa da Air France.
Para atender efetivamente aos voos da Air France-KLM em Fortaleza, a malha aérea da GOL em Natal, Recife, Salvador, Belém e Manaus será adaptada. Os voos conectados entre o grupo franco-holandês e a parceira brasileira estarão disponíveis para compra nos sites da Air France e da KLM a partir da primeira semana de novembro. A expectativa é que aumente o número de destinos brasileiros servidos pelas empresas por meio de Fortaleza.
O Governador Camilo Santana chamou a atenção para a contribuição social a ser proporcionada pelos investimentos impulsionados após instalação do centro de conexões. “Esse projeto tem um impacto econômico muito forte. Não queremos o Ceará apenas como o Estado mais equilibrado fiscalmente no Brasil. Queremos o Ceará que esteja em primeiro lugar na Educação, com mais justiça social. Que esses projetos econômicos tragam oportunidade para as pessoas mais pobres. Vamos capacitar a juventude, gerar mais oportunidade de emprego, de conhecimento, trazer parceiros para Fortaleza e crescer”.
OPERAÇÕES AMPLIADAS - O CEO da GOL Linhas Aéreas Inteligentes, Paulo Kakinoff, garantiu que os executivos das companhias envolvidas na operação do equipamento em Fortaleza estão seguras de que o Ceará se tornará referência de sucesso no fluxo de voos nacionais e internacionais, pelo potencial turístico e também pela constante de investimentos captados por seus gestores. Revelou ele que a GOL também está ampliando suas operações de 38 movimentos diários para 50 movimentos diários no Aeroporto de Fortaleza. “Isso significa 2 mil assentos a mais por dia para a Cidade. Levando e trazendo pessoas para movimentar a economia do Ceará, que colhe hoje, graças às últimas gerações de seus gestores, resultados que estão acima da média nacional”.
O GERENCIAMENTO - Durante o evento, foi lembrado pelo governador Camilo Santana e
pelo prefeito Roberto Cláudio o plano de gerenciamento da Fraport para o Aeroporto Internacional Pinto Martins. Uma das maiores gerenciadoras aéreas do mundo, a empresa alemã vai operar o aeroporto pelo período de 30 anos, com a expectativa de dobrar número de passageiros que utilizam o equipamento – atualmente cerca de 6 milhões por ano.
A previsão da Fraport é investir, no mínimo, R$ 2 bilhões na ampliação e modernização do aeroporto, dos quais R$ 600 milhões serão na etapa inicial. A meta é expandir o prédio do terminal e área de pouso até dezembro de 2019.
Após a cerimônia, o governador Camilo Santana e o presidente da GOL foram visitar o Aeroporto de Aracati. Durante a programação, foram ouvidos profissionais que trabalham no equipamento para detalhamentos de especificações técnicas. 

ABRASEL E ABIH CRIAM FEIRA DE SERVIÇOS E PRODUTOS

De acordo com a Revista Hotéis, para conectar fornecedores de serviços, tecnologia e produtos aos meios de hospedagem e alimentação da região Nordeste, foi criada a HFN – Hotel & Food Nordeste. O evento é promovido pelas regionais da ABIH-PE – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, da Abrasel-PE – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em parceria com a empresa Insight Feiras e Negócios.
O evento acontecerá de 3 a 5 de outubro do próximo ano, no Centro de Convenções de Pernambuco. Na programação, haverá palestras e experiências gastronômicas no Gourmet Experience. Já o Boteco Network será o local ideal para um contato mais informal entre expositores e compradores. No HFN Conference, os especialistas convidados falarão sobre as tendências e as necessidades do setor de hospitalidade e serviços de alimentação. Também haverá oficinas e cursos para aperfeiçoamento profissional. 
O presidente da ABIH-PE, Artur Maroja, destaca a importância do evento para o setor, que tem uma demanda considerada grande e crescente. São esperados mais de dez mil compradores circulando pelo evento.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL BRASILEIRA NA COPA DO MUNDO

A participação do Brasil na próxima Copa do Mundo, em 2018, irá bem além do futebol: o maior evento do futebol mundial será palco de divulgação da riqueza cultural brasileira para os russos, que vão receber a copa, e turistas de todo o mundo que vão prestigiar as seleções participantes.
Uma parceria entre Ministério da Cultura e setores da iniciativa pública e privada vai levar atrações culturais de música, dança e circo, exposições de arte e festivais gastronômicos. Os eventos serão apresentados na Casa Brasil, espaço de promoção do País durante a Copa, localizado na capital russa, Moscou. 
A Copa do Mundo ocorre entre 14 de junho e 15 de julho de 2018 em 11 cidades russas. O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, considera que esse período pode ser uma oportunidade de beneficiar a cultura e a arte brasileiras, além de promover o Brasil como destino turístico.
Apresentações de música, dança e circo, exposições de arte e festivais gastronômicos deverão ocorrer em um espaço chamado Casa Brasil, em Moscou
As principais sugestões serão unificadas em um projeto único, apoiado pelo Governo do Brasil e que, de acordo com o ministro, pode ser um estímulo à plataforma de negócios vinculada à economia criativa e à ampliação do "soft power" brasileiro no mundo.
Primeiras ideias - O CEO da Publicis Groupe, Gustavo Herbetta, apresentou ao ministro uma proposta com atrações interativas, hospitality center, shows e venda de produtos. Para o presidente da Brasil, Música e Artes (BM&A), Sergio Ajzenberg, uma rica programação poderá ser disponibilizada. (Com informações do Ministério da Cultura).

CEARÁ DE PONTA A PONTA - DUPLICADA A CE-085 ENTRE PARACURU E TRAIRI

O percurso até as belas praias de Paracuru, Flecheiras, Mundaú, Trairi, entre outros tradicionais pontos turísticos, agora está bem mais rápido e seguro. Isso porque o governador Camilo Santana entregou os 30 quilômetros duplicados da rodovia CE-085, que liga Paracuru a Trairi, totalmente revitalizados. A ocasião, ainda assinou a ordem de serviço da restauração das vias de acesso às praias de Trairi.
A obra na rodovia CE-085 está inserida no “Ceará de Ponta a Ponta: O Programa de Logística e Estradas do Ceará”. O trecho recebeu serviços de movimento de terra, pavimentação, drenagem, obras d'artes (correntes e especiais), sinalizações (horizontal e vertical) e proteção ambiental. Executada pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) e fiscalizada pelo Departamento Estadual de Rodovias (DER), a duplicação recebeu investimento de R$ 49.051.679,76.
O projeto de restauração dos acessos às praias do município de Trairi contempla o recapeamento dos trechos, a execução de drenagem superficial, o melhoramento da interseção na localidade de Canaã, além da reconstrução dos dois trechos destruídos pelo rompimento de uma barragem no último mês de maio. O investimento total será de R$ 14.277.552,58 e a obra deve ficar pronta em setembro de 2018.
Além dessa ordem de serviço, o chefe do Executivo anunciou outros benefícios para a cidade litorânea. 

CONTEMPLADO O CEARÁ - AZUL REFORÇA SEU EFETIVO EM ALGUNS AEROPORTOS

A Azul está contratando 170 profissionais em várias regiões do país para atuar, sobretudo, nos aeroportos onde a companhia tem aumentado sua malha de voos e destinos. Do total de contratações, 90 delas são para vagas efetivas e, as demais, para atividades temporárias. As cidades de Belém, Recife e Campinas reúnem o maior número de posições, mas a companhia também está aumentando seus times em todas as capitais do Nordeste, além de cidades como Porto Seguro, Ilhéus, Fernando de Noronha e Florianópolis.
Conforme se sabe, o Ceará será contemplado com onze vagas, sendo oito destinadas ao Aeroporto Pinto Martins e as três outras ao Aeroporto de Jericoacoara. 
Além do aumento de quadro, a Azul também prepara uma série de ações para atender a demanda de verão. Muitos voos extras, partindo de diversas regiões do país para as cidades mais procuradas pelos brasileiros, serão colocados em operação entre os meses de dezembro e fevereiro. Ainda, a companhia realiza anualmente um planejamento para que haja maior disponibilidade de tripulações e aeronaves nesse período, incluindo aviões reserva em aeroportos estratégicos, com o objetivo de manter o alto padrão de serviços e reduzir eventuais problemas operacionais.

O DOU NÃO TERÁ MAIS VERSÃO IMPRESSA

O Diário Oficial da União (DOU) não será mais comercializado na versão impressa a partir do dia 30 de novembro. Portaria publicada na quarta-feira (25/10) no próprio DOU informa que a Imprensa Nacional resolveu "encerrar a comercialização de assinaturas e venda avulsa do Diário Oficial da União, na versão impressa".
Com a medida, a publicação que reúne leis, portarias e decretos editados diariamente pelo governo passará a ser disponibilizada apenas na versão digital.
A portaria informa ainda que "as assinaturas dos Jornais Oficiais, na versão impressa, passam a ter periodicidade diária ou proporcional, até a data de encerramento da comercialização".
Registre-se que o Diário Oficial da União está em circulação desde 1º de outubro de 1862

DOCUMENTO DE HABILITAÇÃO NOVAS REGRAS DO CONTRAN PARA SUSPENSÃO E CASSAÇÃO

O Presidente do Conselho Nacional de Trânsito, Elmer Vicenzi, assinou na terça-feira, a Deliberação CONTRAN nº 163, de 31 de outubro de 2017, na qual uniformiza os procedimentos administrativos para imposição das penalidades de suspensão do direito de dirigir e de cassação do documento de habilitação, bem como do curso preventivo de reciclagem, previstos, respectivamente, nos art. 261, incisos I e II; art. 263, e §§ 5º, 6º e 7º do art. 261, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O normativo altera o procedimento anteriormente estabelecido pela Resolução CONTRAN nº 182, de 09 de setembro de 2005, modificando os parâmetros de definição da pena de suspensão, especialmente porque a Lei nº 13.281, de 04 de maio de 2016, que entrou em vigor em 1º de novembro do ano passado, trouxe como novidade o mínimo de seis meses de suspensão para os condutores que atingirem a contagem de 20 pontos no período de 12 meses. Anteriormente a suspensão mínima começava em um mês.
Para os infratores reincidentes, que atingirem os 20 pontos pela segunda vez no período de 12 meses, terão a segunda suspensão mínima de 8 meses, podendo chegar a 2 anos.
Também foi regulamentado o §5º do Artigo 261 do CTB, que prevê a possibilidade de que condutores que exerçam atividade remunerada ao veículo, habilitados nas categorias C, D ou E (caminhões, ônibus e carretas), possam optar por participar de Curso Preventivo de Reciclagem, quando atingirem 14 pontos, no período de um ano.

DREAMLINER 787-8 DA BRITISH AIRWAYS

Uma das mais novas e modernas aeronaves da frota da British Airways, o Boeing 787-800 Dreamliner, fez seu primeiro pouso em solo brasileiro n domingo, 29/9. A partir da data, a aeronave opera voos entre os aeroportos de Heathrow, em Londres, e RIO/galeão, no Rio de Janeiro, proporcionando aos clientes brasileiros o máximo de conforto em todas as cabines.
Além das melhorias do novo produto, a companhia terá sete voos semanais (diários) na próxima temporada de verão na Europa, que tem início em 10 de maio de 2018. 
O Dreamliner 787-8 da British Airways acomoda 214 passageiros, distribuídos em três cabines: World Traveller (econômica) com 154 poltronas, World Traveller Plus.

ROTA DO SOL SEMANAL 06/11/2017 - ISSUU