Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

CALEIDOSCÓPIO: TRÉGUA BENÉFICA / APROVEITAR O LEGADO POSITIVO

TRÉGUA BENÉFICA
                A Jornada Mundial da Juventude, concluída no último domingo,  sem dúvida alguma foi um dos maiores acontecimentos realizados no Brasil em todos os tempos. O evento idealizado pelo Papa Bento XVI trouxe benéficos frutos  ao nosso país, criando um ambiente de paz e harmonia há muito não sentidos. Independentemente de credo, a juventude, prenhe de entusiasmo e alegria contagiantes, trouxe-nos a esperança de que é possível viver uma vida feliz, não importando o credo que se adote. Ainda mais, deu-nos oportunidade de conviver uma semana com um papa de visão moderna e aberta, que tem como lema principal dar dignidade aos desamparados que curtem fome, falta de educação, de saúde e de moradia digna. O Papa Francisco, em todos os momentos em que esteve no solo brasileiro, com simplicidade pregou a dignidade humana, a mudança dos costumes, inclusive políticos. Deu cabais provas de que a religião católica deve adaptar-se ao mundo moderno, sem deixar de seguir fielmente os seus dogmas; de que as igrejas cristãs podem viver em harmonia; de que nenhuma pessoa deve ser discriminada pelo fato de adotar  comportamento diferente dos tradicionais. Pois além de trazer um papa com atitudes e  mensagens  tão dignificantes, a JMJ obrou o milagre de o Rio de Janeiro viver uma semana de paz, sem o registro sangrento de mortes e assaltos. Se houve, não vimos na imprensa referência a fatos de maior vulto na área da criminalidade. Os milhões de peregrinos do mundo que estiveram na Cidade Maravilhosa certamente sofreram transtornos, naturais até pelo mega ajuntamento de pessoas numa mesma cidade. Nada, porém, que ofuscasse suas presenças numa cidade tão bonita e de um povo tão cativante.  Nota dez para a JMJ.

APROVEITAR O LEGADO POSITIVO

                Tirando as distorções, os superfaturamentos de preços, os transtornos ocasionados pela construção de obras, a última Copa das Confederações trouxe-nos bons exemplos de que Fortaleza precisa acordar para um futuro que já está presente, principalmente no que diz  respeito a mobilidade urbana e outros problemas que a cidade deve urgentemente consertar. E isto só se faz com a execução de um plano diretor moderno e que ataque de frente o que está na contramão da cidade,  certamente  por que não houve previsão do seu progresso . A prioridade que se deu ao Estádio Castelão e seu  entorno também pode e deve ser estendida aos demais bairros. É certo que lá, em razão dos dois grandes eventos futebolísticos mundiais, merecia uma atenção especial. Mas certo é também que Fortaleza precisa urgente que se conserte e crie novas alternativas para a  urbe moderna que é, oferecendo condições para o bem estar da população.  O legado proporcionado em razão das obras mais direcionadas para  a  Copa das Confederações foi um passo inicial, que não  deve ficar apenas no planejado para a para a  Copa do Mundo em 2014. Os fortalezenses precisam e exigem muito mais. Para argumentar,  fiquemos apenas na mobilidade urbana.  A inciativa da  construção da  linha oeste do Metrô, indo ao Mucuripe e Centro de Eventos,   já é um grande passo. Mas a densidade populacional merece muito  mais. Por exemplo, uma linha de metrô ou VLT também para Messejana -  quem sabe? --  chegando ao Aquiraz com passagem pelo Eusébio seria outro passo mais do que importante para aliviar o congestionamento do trânsito nas ruas e avenidas, todas apinhadas pela circulação de milhares de  automóveis e motocicletas. Um olhar com olhos atentos por parte dos gestores públicos,  facilmente identificará o que de urgente deve ser feito. Mãos à obra.

ATLAS MOSTRA A CARA DO BRASIL

NORDESTE: MAIOR GRUPO DE MUNICÍPIOS DE BAIXO IDH

Melhor IDH do país
Lançado nesta segunda-feira, 29, em Brasília, O  novo Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil, feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Ipea e a Fundação João Pinheiro (FJP), trouxe novidades. Lançado na última segunda-feira.29, o documento,  elaborado com base nos Censos de 1991, 2000 e 2010, apresenta o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de todos os 5.565 municípios brasileiros e mais de 180 indicadores de população, educação, habitação, saúde, trabalho, renda e vulnerabilidade.
Segundo o levantamento, de acordo com as faixas de desenvolvimento humano municipal adotadas pelo Atlas 2013, o Brasil, atualmente, no item Alto Desenvolvimento Humano, melhorou sua classificação em relação às edições anteriores. Em 2000 registrava Médio Desenvolvimento Humano e em 1991, Muito Baixo Desenvolvimento Humano.
Cerca de 74% dos municípios brasileiros se encontra nas faixas de Médio e Alto Desenvolvimento. O Fortaleza está na 467  posiçãoe entre os municípios brasileiros, com o IDH 0.754.  
Melgaço, tem pior IDH nacional
restante, 25%, está entre aqueles que apresentaram Baixo ou Muito Baixo Desenvolvimento Humano, um total de 1.431. A Região Nordeste ainda é a que concentra o maior número de municípios no grupo de Baixo Desenvolvimento Humano (61,3%). No Norte do país estes somam 40,1%.
Entre as que registram o maior número de municípios na Faixa de Alto Desenvolvimento Humano estão as regiões Sul (64,7%) e Sudeste (52,2%). O Centro-Oeste e o Norte aparecem como as regiões com maior número de municípios classificados com Médio Desenvolvimento Humano. Registraram, respectivamente, 56,9% e 50,3% nesta categoria.
Dos 5.565 municípios brasileiros, 2.356, ou 42,3% deles, possuem o IDHM Longevidade superior ao observado para o país (0,816). Dentre eles, Blumenau (SC), Brusque (SC), Balneário Camboriú (SC) e Rio do Sul (SC) são os municípios brasileiros com o maior expectativa de vida (0,894) do país, que corresponde a 78,6 anos de esperança de vida ao nascer. O indicador mais baixo (0,672) foi registrado em Cacimbas (PB) e Roteiro (AL), o que corresponde a 65,3 anos de esperança de vida ao nascer. 
(Informações do IPEA)

10 MELHORES
1 º São Caetano do Sul (SP)
2 º Águas de São Pedro (SP)
3 º Florianópolis (SC)
4 º Vitória (ES)
4 º Balneário Camboriú (SC)
6 º Santos (SP)
7 º Niterói (RJ)
8 º Joaçaba (SC)
9 º Brasília (DF)
10 º Curitiba (PR)

10 PIORES
5556 º Itamarati (AM)
5557 º Cachoeira do Piriá (PA)
5558 º Bagre (PA)
5559 º Jordão (AC)
5560 º Chaves (PA)
5560 º Uiramutã (RR)
5562 º Marajá do Sena (MA)
5563 º Atalaia do Norte (AM)
5564 º Fernando Falcão (MA)
5565 º Melgaço (PA)


3,7 MILHÕES DE PESSOAS NA JORNADA DA JUVENTUDE

Três milhões de pessoas assistiram o papa Francisco celebrar a missa na praia de Copacabana
Embora o site oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) tenha recebido cerca de 427 mil interessados em participar do evento, um número oito vezes maior – 3,7 milhões de pessoas – compareceu aos diversos atos realizados na semana passada no Rio Janeiro. O Brasil, como país-sede, liderou a lista de peregrinos inscritos, seguido pela Argentina e pelos Estados Unidos. Vieram ao Rio fiéis de 175 países O balanço final da jornada foi divulgado na última terça-feira (30) pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, no Palácio São Joaquim, no bairro da Glória.
De acordo com os números, cerca de 60 mil voluntários trabalharam na organização dos eventos. Mais de 260 grupos de catequese, com voluntários especializados em 25 idiomas, e 100 confessionários foram organizados para atender aos peregrinos. A Arquidiocese estimou em 4 milhões o número de hóstias distribuídas nos seis dias. Credenciaram-se para a jornada 6,5 mil jornalistas de 57 países.
A estimativa de gastos feitos pelos visitantes ficou em cerca de R$1,8 milhão. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) recolheu aproximadamente 345 toneladas de resíduos orgânicos e 45 toneladas de materiais recicláveis nas ruas da cidade durante a jornada.
Dom Orani Tempesta disse que, apesar de todas as mudanças feitas no decorrer do evento, a Jornada Mundial da Juventude superou as expectativas. O arcebispo referia-se sobretudo à transferência da vigília de sábado (27) e da missa de encerramento da JMF, domingo (28), do Campus Fidei (Campo da Fé) em Guaratiba, na zona oeste, para a praia de Copacabana, na zona sul. A mudança foi necessária porque as chuvas deixaram o terreno encharcado e tornou-se inviável realizar ali a vigília e a missa.
“Nunca houve tantas mudanças desde o início da jornada como houve agora. Mudança de base aérea, de local. Tivemos até a mudança do papa." Para ele, quem participou da JMJ jamais esquecerá esses momentos e passará as lembranças para os filhos e netos.
Ao apresentar os números finais da jornada, dom Orani destacou dois momentos marcantes fora da programação do encontro mundial de jovens católicos. “Cada vez que nos deslocávamos de helicóptero, o santo padre olhava na direção do Cristo Redentor e orava. Sempre olhando com admiração." Segundo o arcebispo, o outro momento marcante foi aquele em que um menino subiu no papamóvel e disse: "Papa, como te quero bem". Ali, disse dom Orani, aquela criança "mostrou como o povo acolheu bem o papa e o fez chorar junto dele”. (Agência Brasil)

TUDO VALEU PARA CHEGAR À JMJ

“Os dados preliminares revelam que o turismo religioso tem um grande potencial de crescimento”, disse o ministro do Turismo Gastão Vieira. Segundo ele, o país tem capacidade para fidelizar seus visitantes e aumentar ainda mais a chegada de turistas para eventos desse porte”, afirmou. Mais de 1,7 milhão de viagens pelo país foram motivadas pela religião no ano passado.
A Jornada Mundial da Juventude não chamou a atenção apenas dos visitantes de fora, mas também dos turistas brasileiros. Eles foram ao evento  de vários tipos de transporte, sendo que o avião e o ônibus foram os mais utilizados, em viagens que, muitas vezes. ultrapassaram  22 horas para chegar ao Rio de Janeiro. Todo tipo de hospedagem foi utilizado, grande parte ficando em pousadas, residências particulares e em acampamentos. 
A próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será na cidade de Cracóvia (Polônia), em 2016, cidade natal do beato João II. O anúncio foi feito pelo Papa Francisco na manhã deste domingo, 28, durante a última missa.

MUSEU DE PALEONTOLOGIA COMPLETA 25 ANOS

O Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri (Urca) abriu no último dia 25 programação científica e cultural comemorativa aos seus 25 anos. O evento teve abertura solene da Professora Otonite Cortez, às 9 horas, no próprio Museu, localizado em Santana do Cariri. No período da tarde foi ministrada palestra sobre “Histórico das Pesquisas Paleontológicas da Bacia Sedimentar do Araripe”, com o diretor do Laboratório da Paleontologia da Urca, Professor Álamo Feitosa. Às 16 horas, houve visita ao Parque dos Pterossauros e à Exposição Permanente de Fósseis.
Três momentos especiais foram  reservados para sexta-feira (26), com a realização de uma oficina de réplicas de fósseis e reciclagem, além de apresentação circense na praça com o grupo Trupzumba e exposição Talhado Jovens Paleontólogos, na Praça da Prefeitura, em Santana.
 FONTE DE ATRAÇÃO - Hoje, o Museu de Paleontologia do Cariri é um dos equipamentos mais visitados da região, perdendo apenas para os lugares de memória do Padre Cícero Romão Batista. Em 2010, foi inaugurada a reforma e ampliação do Museu, com investimentos de quase R$ 1 milhão, com recursos do Tesouro Estadual. Mais de 300 mil pessoas, com registro de todos os continentes, já passaram pelo Museu de Paleontologia. Somente este ano, se somam quase dez mil pessoas.
RICO ACERVO - O local Possui um acervo de mais de nove mil peças, dentre as quais cerca de 1.500 expostas para visitação. São fósseis de dinossauros, pterossauros, peixes, tartarugas, rãs, lagartos, além de insetos, moluscos e uma coleção paleobotânica com folhas, flores, frutos e troncos. Está abrigada no equipamento a maior coleção de fósseis do Cretáceo do hemisfério sul da Terra. A plástica das peças que compõem o acervo do Museu é muita boa porque é composta de formas tridimensionais com tecidos moles preservados.
O museu da Urca  possui holótipos que são peças que foram usadas para descrever novos gêneros e novas espécies de seres vivos já extintos. É o único no mundo que possui todas as espécies de peixes já descritos na Bacia do Araripe, 32 espécies, tornando o Museu imprescindível para o estudo da evolução dos peixes, que é maior grupo de vertebrados. Possui uma excelente coleção de fósseis de pterossauros. Em Santana foram descritas 24 espécies desses répteis voadores.

A PARTIR DO DIA 1º, INSCRIÇÕES FREE PARA O FESTURIS

Em clima otimista de presença recorde de participantes e visitantes, o Festival Turismo de Gramado abre no dia 1º e até o dia 31 do mês de agosto, o período de inscrições “free”. O evento ocorrerá de 7 a 10 de novembro.  Não será cobrado o credenciamento, que é destinado apenas a agentes de viagem, além de funcionários de operadoras e agências de turismo, registrando até dois profissionais por CNPJ.
A partir de setembro, estarão abertas as inscrições para profissionais de outros segmentos. O custo será de 121 reais até o dia  21 de outubro, quando se encerra o prazo de inscrição antecipada. No dia do evento, o valor passa para 158 reais. As inscrições para estudantes terá custo mais baixo, de 98 reais, com acesso à feira apenas no segundo dia, a partir das 16 horas. 
Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado abordará com força o tema sustentabilidade, em mais uma antecipação às principais tendências do mercado mundial. Com uma feira de negócios que é frequentada por um púbico altamente qualificado e com poder de decisão, durante dois dias de intensa atividade, mais de 14 mil profissionais circulam pelos 17 mil metros quadrados de feira, conferindo os mais de 2.500 expositores, que são distribuídos em cerca de 400 estandes.
TROFÉU SILVIA ZORZANELLO - Nesta 25ª edição do Festival do Turismo de Gramado, também será comemorado o terceiro ano de entrega do troféu Silvia Zorzanello, que agracia as personalidades do turismo que tiveram, ou ainda tem relação fundamental com o turismo de Gramado, e com o evento. A novidade neste ano, é que a solenidade de entrega ocorrerá na véspera do evento, e não mais no segundo dia, como vinha ocorrendo nos anos anteriores. 
O prêmio, que é uma iniciativa da Câmara de Vereadores de Gramado, é entregue anualmente pelo legislativo para as personalidades, físicas e jurídicas, que se destacaram no meio turístico em âmbito nacional. 
Ainda não foi divulgado o nome de quem será homenageado este ano, o que deve ocorrer até o próximo mês. Até hoje, Milton Zuanazzi e Norma Moesch receberam o troféu que leva o nome de uma das fundadoras do Festuris.

CORÉIA, MALDIVAS E HOLANDA NA 41ª ABAV

Será realizada entre os próximos dias 4 e 8 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, a 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas. O grande evento  contará, nesta edição, com novos expositores, interessados em divulgar destinos, hotéis e companhias aéreas. 
Coréia, Maldivas e Holanda estão entre os destinos que farão sua estreia no evento, ao lado dos hotéis Hotel.info, Bedsonline e Hotel DO. A empresa aérea Air Europa também estará presente pela primeira vez na feira da ABAV.
“Com mais de 2.700 expositores e já consagrada como a maior e mais importante feira de turismo promovida no Hemisfério Sul, a tendência é de que, a cada edição, o evento cresça, seja em número de expositores ou de visitantes. A responsabilidade, também, só tende a aumentar”, comentou Antônio Azevedo, presidente da ABAV Nacional. 
PACOTE TURÍSTICO DIFERENCIADO - País de cultura milenar, a China, que também estará no evento pela primeira vez, reserva grandes segredos a serem revelados para a maioria dos turistas. Com a recente abertura de sua economia, muitas pessoas têm se interessado em conhecer as capitais chinesas, com destaque para Pequim, Xian e Xangai. As diferenças culturais figuram como um dos maiores incentivos para a viagem.
Alguns dos roteiros imprescindíveis de realizar incluem visitas ao Palácio Imperial em Pequim, também conhecida como cidade proibida, excursão pela Grande Muralha da China, conhecer o museu de guerreiros e corcéis de terracota, em Xian, e caminhada pelo templo de Buda de Jade, jardim Yuyuan e margens do rio Huangpu, em Xangai.

FORTALEZA: UM GRITO DE ALERTA

Jamais nos acostumamos com o slogan da administração municipal passada, com o qual se apregoava ser Fortaleza bela. Na verdade, não está bela, como os fortalezenses desejam-na e os turistas também. Com chuvas não abundantes e falta de mais zelo pela cidade, foram responsáveis pelos estragos, nas avenidas, ruas, becos, vielas e outras denominações que se queira dar aos acessos, disponíveis para pedestres e veículos, sejam lá de que espécie for. 
Alguns remendos são feitos a fim de cobrirem buracos (uns, verdadeiras crateras), porém ficam horríveis (com depressões asfálticas), contribuindo para o não perfeito deslocamento de veículos e de pedestres. Por que a prefeitura não cobra das empresas serviços de qualidade, quando da recuperação das camadas de asfalto e da reconstrução de calçamentos e de calçadas? Por que não fiscalizar e aceitar obras que deixam muito a desejar? Acorde, caro prefeito Roberto Cláudio. O povo está protestando nas ruas.
Bem! Os turistas vieram. Gostam dos atrativos turísticos, como as águas tépidas de nossos mares, mas criticam a sujeira, nos corredores turísticos, nas praias, praças, além da presença de crianças, nas ruas e avenidas, restaurantes e outros ambientes públicos, pedindo esmolas, fazendo de conta que limpam para-brisas dos carros, assaltando, cheirando cola, ou consumindo drogas. Isso é o que mais choca visitantes e a população local, vendo pessoas novas drogadas e assaltando transeuntes, motorizados ou não, em pontos já por demais conhecidos dos policiais civis e militares.
A Polícia Civil e Militar têm combatido essa mancha negra em nossa cidade. Acontece que os bandidos organizam-se rapidamente e voltam ao crime, após saírem das prisões, ou serem liberados pela Justiça. É difícil fazer segurança pública em Fortaleza, mesmo com um aparato policial moderno (Ronda do Quarteirão). Lamentável que a população viva assustada com a bandidagem, atacando, matando, roubando, furtando e cometendo outros crimes, como falsificação de documentos, clones de cartões-de-crédito etc. 
A nosso ver, impossível acabar com a bandidagem. O problema é complexo. Mas, quem é que deseja visitar uma cidade, onde bandidos (maior e menor idade) estão desafiando policiais, na capital e no interior do Estado? Ah! Dirão alguns que violência não existe somente, no Ceará e na sua capital, porém em outros Estados da Federação, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco. Sim, senhor (a)! Isso, no entanto, não justifica convivermos, na ainda não bela Fortaleza, com marginais, em larga escala, intimidando as pessoas em qualquer hora do dia.
Muitos afirmarão que somos pessimistas, ou que deveríamos omitir esse “senão”, para prejudicar a vinda de turistas à nossa cidade ou ao nosso Estado. Não adianta, gente, jogar o lixo para debaixo do tapete. O correto é avaliar-se o problema e buscar soluções, em curto prazo, para reduzir a marginalidade. Lembramo-nos de que Nova Iorque, para acabar com a onda de violência, tomou uma decisão radical: TOLERÂNCIA ZERO. Aqui, isso jamais acontecerá! Não cabe, neste espaço, explicar os porquês.
Ante o exposto (jamais pecaremos por omissão), aguardamos a recuperação da infraestrutura de suporte ao turismo. Nós, fortalezenses, queremos uma cidade limpa, segura, com custo de vida suportável, hospitaleira, bastante visitada e admirada pela população local e pelos visitantes. Enfim, uma cidade que prime pela qualidade de vida de seus habitantes e de quem vier conhecer o que há de útil, belo, agradável e exemplar, na denominada “Loira desposada do Sol”, como a denominou o imortal Paula Ney.

Antonio José de Oliveira
Diretor da Abrajet-Ceará

OBRAS DO VLT PARANGABA - MUCURIPE

Com o objetivo de acompanhar o andamento das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ramal Parangaba-Mucuripe, o governador Cid Gomes reuniu na segunda-feira (29), no Palácio da Abolição, as equipes da Secretaria de Infraestrutura, DER, PGE,  construtoras e órgãos envolvidos na execução da obra. A reunião teve como  objetivo  fazer a checagem de cada trecho e cada frente de serviço com o intuito de destravar empecilhos e resolver entraves pontuais que podem retardar o cronograma. Toda semana o Governador reúne as equipes com a mesma finalidade. As obras do ramal VLT Parangaba-Mucuripe já ultrapassaram os 30% de execução.
O novo modal vai operar em via dupla e fará conexão ferroviária de 12,7 km entre a Estação Parangaba e o Porto do Mucuripe, sendo 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado e se constitui em uma das grandes  obras estruturantes no conceito de mobilidade urbana em Fortaleza para  a Copa do Mundo da FIFA no Brasil em 2014. O VLT cruzará 22 bairros de Fortaleza e beneficiará cerca de 100 mil pessoas por dia quando em operação. Estão sendo investidos no novo modal recursos da ordem de R$ 276,9 milhões. São 20 frentes de obras em execução ao longo de todo a linha Parangaba-Mucuripe.

VAI ATÉ SÁBADO O X FESTIVAL MÚSICA NA IBIAPABA

Mais uma vez, o Festival Música na Ibiapaba, agora na 10ª edição, está empolgando milhares de aficionados que estão em Viçosa do Ceará desde sábado último, aplaudindo o desempenho dos artistas, participando de oficinas e aproveitando as delícias da serra.   O tradicional evento, que terminará depois de amanhã, 3,  ano a ano se consolida como um espaço de formação e valorização da produção musical brasileira. Este ano, as homenagens são para o poeta e compositor Vinícius de Moraes, o cearense Lauro Maia e os 150 anos do mestre Ernesto Nazareth.
O Festival da Ibiapaba em andamento tem uma programação que  contempla dois eixos - artístico e pedagógico. Assim, são destaque nomes como da cantora brasileira Leny Andrade, do violinista e arranjador Ricardo Herz, do grupo Caninga Trio (RN), formado em março de 2006 por três professores da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra-Croatá/Ceará, principal fruto das atividades do Ponto de Cultura Vamos Fazer Arte de Croatá e Orquestra Eleazar de Carvalho.
A programação pedagógica, coordenada pelos professores Heriberto Porto, Lucile Horn e José Brasil Filho, destaca os nomes dos músicos-professores Pablo Trindade, Zeca Rodrigues, Eduardo Taufic, Sandoval Moreno, Izaira Silvino e Manoca Barreto. 
Heriberto Porto, professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e coordenador pedagógico de outros projetos de êxito como as residências do Festival Jazz e blues, destaca que alguns professores já participaram de outras edições e alguns  ministram as oficinas pela primeira vez,  caso da educadora e maestrina Izaíra Silvino, do saxofonista cearense radicado no Rio de Janeiro, Roberto Stepheson, do trombonista Rômulo Santiago e de  Adylson Martins,  jovem sobralense ex-bolsista do projeto Briançon, tempo de Brasil, na França e professor na Escola de Música de Sobral. Participam ainda, o violonista Zé Paulo Becker, do trio Madeira Brasil e Luizinho Duarte, baterista, percussionista e compositor cearense.
Nestes três últimos dias, a programação continua, da seguinte forma: hoje, 1º, - Roda de Som; Alunos do Festival; Tema: Livre;  Encontro dos Mestres: professores do Festival. Amanhã - Resultado das Oficinas;  Show: Lia Veras “Prá te dizer algo assim”. Sábado – 15h: Igreja Matriz, resultado das Oficinas; 20hs: cerimônia de encerramento e resultado das Oficinas, incluindo a banda de música e a big band do Festival.

NO DRAGÃO DO MAR: CURSOS BÁSICOS E TÉCNICOS DE ARTE

Depois de abrir as inscrições dos Laboratórios de Criação, no último no início de  julho, o presidente do Dragão do Mar, Paulo Linhares, lançou na segunda-feira (22), as inscrições dos cursos Básicos e Técnicos do “Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará”, com objetivos centrais de  integrar jovens no campo do trabalho simbólico. 
São mil matrículas oferecidas em 40 cursos básicos, nesta primeira oferta de vagas, nas diversas áreas do campo cultural (teatro, vídeo, fotografia, música e artes visuais). Ainda em 2013, serão ofertadas cerca de seis (06) mil matrículas nas diversas atividades do Porto Iracema das Artes.
 O Programa de Formação dos Cursos Básicos visa introduzir o aluno no mundo da produção cultural, para o desenvolvimento posterior de uma formação técnica e conceitual aprofundadas. A estrutura pedagógica dos cursos básicos segue o modelo de referência com carga horária de até 225 horas/aula, divididos em módulos de 45 horas/aula.
 OBJETIVOS: Cursos Básicos: introdução do aluno no mundo da produção cultural, para o desenvolvimento posterior de uma formação técnica e conceitual aprofundadas.  Carga horária: até 225 horas/aula, divididos em módulos de 45 horas/aula. Cursos Técnicos: os cursos técnicos garantem uma formação de alta qualidade, proporcionando o aluno uma qualificação capaz de garantir o ingresso mais rápido no mercado de trabalho. O programa inicia com a abertura de inscrições do Curso Técnico de Dança. Carga Horária: a partir de 800 horas e segue os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional.

BRASIL X BÉLGICA

O evento é promovido pela CBFS e apoiado pela
Prefeitura de Fortaleza (Foto: Luciano Bergamaschi-CBFS)
A  seleção brasileira enfrentará a representação da Bélgica, no próximo sábado, 4, no Ginásio Paulo Sarasate, num  desafio internacional de futsal. O jogo terá início às 11 horas e os  ingressos podem ser adquiridos até amanhã, na bilheteria do Ginásio, das 9h às 12h ou das 14h às 17h. No dia do duelo não haverá venda de ingressos. O evento é promovido pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e apoiado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer do Município.
A seleção brasileira é treinada atualmente por Ney Pereira e tem Manoel Tobias como auxiliar. Durante a partida, os cearenses terão  oportunidade de ver de perto craques consagrados da modalidade  em ação,  entre os quais Falcão, Rodrigo e Guitta, campeões mundiais com a Seleção Brasileira em 2012, e apostas da nova geração do futsal brasileiro, como Serginho, Dian e Zico.

FC&VB NEWS - COMÉRCIO APOIARÁ INTEGRALMENTE AÇÕES DO FC&VB

 Integrantes da CS Comércio.
Durante a 35º reunião da Câmara Setorial do Comércio e Serviços, realizada no dia 17 de julho no auditório da ADECE o Fortaleza Convention Bureau apresentou o panorama do cenário de eventos na cidade. Após explanação do presidente, Colombo Cialdini e seus diretores os integrantes presentes assumiram o compromisso de apoiar a entidade, por entenderem que o comércio é o maior beneficiado com a realização de eventos sociais e corporativos. Na ocasião o presidente do CDL, Sr. Freitas Cordeiro, naquele ato representando o presidente da FCDL, Sr. Honório Pinheiro, ratificou a importância fundamental do comércio apoiar as ações do Fortaleza Convention, onde destacou as pesquisas apresentadas ao comprovar que no último ano o setor ficou com 28% da receita formal gerada pelos turistas que visitam o Estado. Entre os presentes estavam o Sr. Freitas Cordeiro (presidente da CDL), Jaime Cavalcante (Secretário Adjunto da Secretaria de Finanças de Fortaleza), César Roma (FACIC) e Antônio Carlos (IBEF), além de representantes do Sindlojas, CIC, Fecomércio e entidades bancárias: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste. O evento foi um sucesso e marcará uma nova era entre o comércio e o FCVB.

MTUR TEM NOVO SECRETÁRIO EXECUTIVO

O ex-chefe de gabinete do ministro do Turismo, Sérgio Braune (foto) é o novo secretário da Pasta. Ele é funcionário aposentado do Banco do Brasil e trabalhou na Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Presidência da República, por quase 30 anos. No Ministério do Turismo, foi assessor especial e desempenhava, atualmente, a função de chefe de gabinete do ministro Gastão Vieira. 
Braune substitui Valdir Simão, que deixa a pasta para reforçar os quadros do Planalto a convite da presidente Dilma Rousseff. Depois de quase dois anos à frente da secretaria, Simão leva para o Palácio do Planalto a expertise no desenvolvimento de ferramentas de gestão que ampliaram o controle e a transparência na execução do orçamento do Ministério do Turismo. “

ÁREA DO CRISTO REDENTOR TERÁ R$ 3,3 MILHÕES DO BNDES

A Associação dos Amigos do Parque Nacional da Tijuca recebeu apoio financeiro não reembolsável de R$ 3,3 milhões para a elaboração de projeto executivo de revitalização da infraestrutura de recepção turística do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. 
A operação, que acontece no âmbito do Programa BNDES Procult, utiliza recursos do Fundo Cultural do Banco e faz parte de um conjunto de intervenções previstas no Plano de Manejo do Parque Nacional da Tijuca, que contempla o penhasco do Corcovado (RJ), onde foi erguida a estátua do Cristo Redentor, em 1931. 
Os estudos visam a apresentar soluções de arquitetura e engenharia para as carências na infraestrutura de recepção do Corcovado, oferecendo condições de visitação mais seguras, confortáveis e voltadas para a preservação ambiental. Para isso deverão ser orçadas obras de revitalização nos quatro pavimentos de acesso ao Cristo Redentor, que beneficiem todas as áreas de circulação: passarelas, corredores, mirantes, guarda-corpos, pergolados, jardins, torres de elevadores, escadarias, lojas, cafeterias e banheiros, numa área total de 3.775,20 m2. 
Atualmente não há um controle do fluxo de pessoas no espaço, cuja capacidade de acolhimento simultâneo é estimada em 1.200 visitantes. Com a requalificação, será possível organizar o fluxo de visitantes no alto do Corcovado, o que se torna cada vez mais urgente frente ao crescente tráfego no local e ao impacto adicional esperado a partir de eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. 
O projeto deverá também  contemplar importantes intervenções para a reformulação de vários pontos da área, abrangendo  sistemas de esgoto, escoamento de chuvas e da estrutura de tratamento de resíduos sólidos, sinalização e iluminação, demarcação de rotas de escape,  construção de banheiros mais bem equipados, varandas e mirantes, coberturas verdes e vidraças, vestiários e refeitórios para os funcionários, além de um posto de serviços médicos de emergência. 
Em paralelo ao projeto do BNDES, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vem investindo na modernização do acesso ferroviário, na reformulação do sistema de acesso rodoviário e em uma reocupação do sítio do Hotel Paineiras, que passará a ofertar serviços de estacionamento, comércio, alimentação, lazer e entretenimento aos visitantes do monumento e demais usuários.

EVENTO SOBRE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Os ministros de Estado da América Latina se reúnem, nos próximos dias 20 e 21, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, para, no Seminário Internacional e Multissetorial “Programas de Alimentação Escolar Sustentáveis para a América Latina e Caribe”, discutir as principais conclusões e recomendações do estudo regional “Panorama da Alimentação Escolar e as possibilidades de compra direta da agricultura familiar”.
Durante mais de um ano, o Governo do Brasil e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) realizaram estudos em oitos países da América Latina - Bolívia, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Paraguai e Peru - com uma visão intersetorial sobre a oferta de alimentação escolar nestes países como estratégia para a erradicação da fome, a educação alimentar e nutricional, a aprendizagem e a segurança alimentar e nutricional dos estudantes.
O seminário para apresentação e discussão do estudo regional para discutir as conclusões e recomendações do estudo é promovido pelo Governo do Brasil, Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores; e FAO. Também é apoiado pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), pela ONG Oxfam Internacional e pela Frente Parlamentar contra a Fome na América Latina e Caribe.

OFICINA UNE TRABALHO ENTRE CORPO E MENTE

O Body Mind Centering é uma aborgagem somática à
educação e terapia, criada por Bonnie Bainbridge Cohen,
 nos anos 70 (Foto: Divulgação)
Em agosto, a Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura, recebe a oficina O Corpo em Movimento sob a Perspectiva do Body Mind Centering (BMC). A ação acontece de 6 a 9 de agosto, das 17h às 20h, com as professoras certificadas pela School for Body Mind Centering, Angelica Costa e Walburga Glatz.
São apenas 10 vagas disponíveis para pessoas que tenham experiência em dança, artes do corpo e práticas somáticas. Para se inscrever, os interessados devem preencher a ficha de inscrição até o dia 1º de agosto (Clique aqui para preencher a ficha).
O Body Mind Centering é uma aborgagem somática à educação e terapia, criada por Bonnie Bainbridge Cohen, nos anos 70. Seus princípios tem uma vasta aplicação em dança, esporte, terapia corporal, física e ocupacional, terapia do movimento e da fala, medicina e psicoterapia, educação, yoga, artes marciais e visuais. O cronograma a ser seguida será: Primeira aula: A arquitetura do  corpo: os sistemas esquelético e orgânico; segunda : Movendo a partir dos fluidos: Sistema circulatório; terceira : Rede eletroquímica: Sistema Nervoso Central e Periférico; última aula: Integração dos sistemas estudados
A oficina é uma parceria entre a Vila das Artes, o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e o curso de Dança da UFC (Universidade Federal do Ceará), que disponibilizará 10 vagas para os alunos da instituição.

ROTA DO SOL SEMANAL 01/08/2013 - ISSUU