Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de março de 2012

CALEIDOSCÓPIO - BAIXAR A CABEÇA, NUNCA MAIS

BAIXAR A CABEÇA, NUNCA MAIS
Faz muito tempo, lemos uma definição (conceito) numa “gozadora” gramática “Língua Portugueza pelo Método Confuso”, sem não me engano do autor português chamado Mendes Fradique, considerando “Língua é um músculo chato, muito móvel, com uma ponta presa e outra solta”. No “aí é que está ...” concluía  que  se as duas partes fossem presas não se diria tantas besteiras. Ora, ora, esta lembrança nos veio à mente após chulas e preconceituosas declarações do secretário-geral da FIFA, Jérôme Valdke, numa reunião em que participou em Londres, no último dia 2. Afirmou ele que, para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a construção de estádios e de infraestrutura de transportes e hotéis para os torcedores está atrasada.  Por esta razão, os organizadores precisam de "um chute no traseiro" e que o nosso país parece estar mais preocupado com o ganhar a Copa do que em organizá-la. A grosseria do cartola de alto coturno da FIFA, afora revelar mais uma vez a sua falta de ética na função do cargo que exerce, reflete nas entrelinhas a arrogância de uma carrada de estrangeiros, principalmente europeus e americanos do norte. A discriminação é constante. Esta gente não caiu na real, pois muitos dos países da América do Sul, o Brasil à frente, estão atualmente em melhores condições econômicas do que a maioria dos que pertencem ao chamado Primeiro Mundo. Hoje somos a sexta potência econômica mundial, o que dói em muita gente. O destempero do Sr. Jérôme, sem dúvida revela mais uma vez que os dirigentes da FIFA pensam ser “donos” do mundo, maior até do que a ONU, pois não respeitam a soberania dos países seus filiados com interferências descabidas. Diante da reação, inclusive do Ministro dos Esportes, desculpa dada pelo boquirroto cidadão francês indica que a tradução de suas palavras, no seu idioma, era apenas de que havia atrasos nas obras em realização para a Copa. Assim mesmo, ainda achou infantis as reações dos brasileiros. Sua língua solta criou grave problema de relacionamento com as nossas autoridades e o povo em geral, a ponto de o dono da FIFA, Joseph Blatter também haver enviado pedido de desculpas. O “cara de pau” do tal Jérôme chegou a garantir que viria ao Brasil no dia 12 deste março a fim de verificar como andam os preparativos para a Copa. O “imbróglio” parece que está contornado, mas inda gera constrangimentos.  A lição a tirar dos desgastante episódio é que o Brasil,  como país livre e soberano,  e o seu povo não devem  aceitar mais,  em hipótese  alguma, qualquer tipo de  provocação, parta de onde ou de quem partir.  Discriminação em aeroportos ou provocações como estas do “cartola” da FIFA precisam de ter como resposta a reciprocidade de tratamento. Baixar a cabeça, nuca mais. 

EM FESTAS, MARACANAÚ COMEMORA ANIVERSÁRIO


Há 29 anos, desmembrado de Maranguape, nascia o município de Maracanaú, já forte, com uma estrutura que se destacava dentre muitos do nosso estado. Embora pequeno, no que diz respeito ao tamanho de seu território, ele chegava com um invejável respaldo de arrecadação, pois lá se encontram órgãos que movimentam valores que superam a dezenas espalhados por esse Ceará, como é o caso da Centrais de Abastecimento S\A – a CEASA.
O antigo pequeno distrito maranguapense, após sua emancipação, tornou-se grande, pois com administrações voltadas para seu crescimento, hoje é destaque estadual. Muitas obras chegaram para aumentar seu desenvolvimento, assim como empresas de variadas estaturas por lá se instalaram.
No setor educação, orgulha-se de possuir estabelecimentos a todos os níveis, e em elevados números. Sua cultura se inicia com os primeiros moradores, os Pitaguarys, índios que colaboraram para a formação de sua história. No esporte, o município deu grande salto e pretende em breve ser referência no Ceará. Maracanaú multiplicou a população com a implantação de dezenas de conjuntos habitacionais. A oferta de empregos formais levou para lá um incontável batalhão de trabalhadores que fixaram residências, acabando com a estória de ser uma cidade dormitório. O quadro inverteu-se.
COMEMORAÇÕES - Por estas e muitas mais, no seu 29º aniversário, o município se engalanou para comemorar a data com programação rica e variada. Para tal, está com festas cívicas, culturais e esportivas, as quais se prolongarão até o próximo dia 24, com destaque especial para a inauguração da avenida Radialista João Ramos, no bairro Cidade Nova, fato acontecido às 18 horas da terça-feira. A via é totalmente duplicada, com  drenagem, pavimentação, calçadas, canteiro central, sinalização e iluminação. Além de facilitar o acesso à cidade, a avenida proporcionará melhor atendimento nos quesitos de serviços, bem como sua ligação à Fortaleza, através do Conjunto José Walter.
De acordo com os organizadores, das comemorações constam inaugurações de pavimento asfáltico em várias ruas, entrega de postos de saúde, estabelecimentos de ensino, homenagens a personalidades que marcaram a trajetória do município, caminhadas conjuntas e shows artísticos. Vale salientar que todos os bairros e conjuntos maracanauenses receberam benefícios.

RECIFE FESTEJA OS 475 ANOS COM MUITO SAMBA


MARCO ZERO / RECIFE

No dia 12 de março, o Recife comemora 475 anos.  A Secretaria de Turismo do Recife e Pernambuco como um todo festeja a data com rica, variada e popular programação.  As ações, que envolvem dança, música e teatro, acontecerá em várias partes da cidade e também no Rio de Janeiro e São Paulo,  com foco no calçadão de Copacabana, no Aterro do Flamengo, na Avenida Paulista e no Parque Ibirapuera. A ideia é emocionar e divertir cidadãos e turistas de forma inédita.
SAMBA NO MARCO ZERO - Domingo próximo, 11,  a Escola de Samba Unidos da Tijuca desembarca no Recife para a comemoração do aniversário da cidade,  no Marco Zero. Cerca de 100 integrantes da Tijuca mostrarão ao público pernambucano como a Escola conquistou a Sapucaí e sagrou-se campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. Além da Tijuca, o Galo da Madrugada, a Escola Gigantes do Samba e os compositores Belo Xis e Wellington do Pandeiro farão uma grande homenagem a Luiz Gonzaga.
As comemorações começarão às 17 horas com as apresentações de Belo Xis e Wellington do Pandeiro. A partir das 17h40min, haverá um grande arrastão com Gigantes do Samba, Galo da Madrugada e Unidos da Tijuca. Os 150 integrantes da escola de samba pernambucana começarão o cortejo, seguidos do carro abre alas do Galo, encerrando com a Unidos da Tijuca. 
A festa será uma oportunidade de o povo participar da homenagem a Luiz Gonzaga. “O aniversário é do Recife, mas o presente é para os pernambucanos”,  declarou Alberto  Feitosa, secretário do Turismo de Pernambuco. 
CONHEÇA  CIDADE PEDALANDO -  Um jeito divertido e saudável de comemorar o aniversário do Recife é participar do 4º Passeio Ciclístico do Conheça o Recife Pedalando, no domingo, 11.  A concentração é às 7h30 no Marco Zero com saída às 8h30. No trajeto, os ciclistas poderão descobrir a história e contemplar a beleza de um dos principais cartões-postais da capital do frevo: as pontes.
No caminho, o grupo percorrerá a Ponte Giratória, a Ponte Velha, a Ponte da Boa Vista, a Ponte Buarque de Macedo, a Ponte Maurício de Nassau, a Ponte Princesa Isabel e a Ponte do Limoeiro. Entre os bairros visitados, Bairro do Recife, São José, Boa Vista, Santo Antônio e Santo Amaro. 

CONTINUA A 2ª ETAPA DO GRITO ROCK FORTALEZA


Fortaleza recebe mais três edições do Grito Rock, maior festival integrado das Américas. No último dia 2, de março, houve a primeira noite do evento, no Brom's Partyhouse. A sequência será nos dias 9 e 10.
Amanhã, a partir das 20h, estarão no palco do Brom's as bandas Rise of Fallen Souls (CE), Estado Anestesia (CE), Emanuel Américo e a Primeira Dimensão (PB), Monster Coyote (RN) e Swan Vestas (CE). Sábado, a partir das 16h,  acontecerá o Pós TV (transmissão ao vivo via web) com debate sobre a atual situação da Praia de Iracema e do papel do poder público e da população para a manutenção de um dos principais pontos da Cidade.
Os shows começam às 21h. As atrações são Boró (CE), Rafael Vasconcelos (CE), Magazines (MA), Radiun (AL) e Batuque Elétrico (PI). 
Em 2012, o Grito Rock, maior festival integrado das Américas, acontece em mais de 200 cidades brasileiras e 10 países, promovendo a circulação de bandas, artistas, fotografias, filmes e artes visuais. As quatro edições do evento em Fortaleza é uma produção da Casa Fora do Eixo Nordeste e da Rede Ceará de Música, esta última através da Panela Discos.

“FORTALEZA EM SOL MAIOR”


Composições de músicos cearenses serão a inspiração para o projeto audiovisual que a Vila das Artes, da Prefeitura de Fortaleza, lança anualmente para comemorar o aniversário da Cidade, a acontecer no dia 17 de abri.l Este ano, o “Fortaleza em sol maior”  vai reunir em um vídeo coletivo sete obras que apresentem a cidade através de canções de compositores cearenses. A proposta do projeto é contribuir para o desenvolvimento da livre-expressão e demonstração de afetividade entre cidadãos e a cidade. 
Qualquer pessoa pode participar enviando um roteiro ou uma proposta audiovisual autoral e artística que tenha duração entre 1 e 5 minutos. O candidato selecionado deverá participar de oficinas técnicas que são oferecidas gratuitamente e orientadas por profissionais. A Vila, através do Núcleo de Produção Digital, disponibilizará equipamentos de  câmera, som e edição. O vídeo concluído será exibido em vários espaços da cidade. 
As inscrições podem ser feitas até dia 9 de março de 2012.
(www.fortaleza.ce.gov.br/editaisviladasartes )

FESTIVAL IBERO-AMERICANO DE TEATRO


Difundir as culturas espanhola, portuguesa e latino-americana é um dos objetivos do 5º Festival Ibero-Americano de Teatro, que começa na próxima segunda (12), no Memorial da América Latina, em São Paulo. Até domingo (18), 19 peças serão apresentadas.
Fernando Calvozo,  diretor de Atividades Culturais da Ação Memorial e coordenador-geral do festival, destacou a importância do festival contando a história de uma companhia boliviana, muito bem montada, que, numa das edições do evento, não tinha um diretor. “Ela (companhia boliviana) acabou encontrando uma diretora uruguaia dentro do festival e nasceu uma parceria entre eles."
Para esta edição do Festival, as peças de teatro ganharam ainda mais liberdade. Esse fator, segundo ele, permite que o festival seja definido como uma “colcha de retalhos”, composto por companhias e grupos variados, apresentações individuais e coletivas e textos clássicos e contemporâneos. 
A curadoria está a cargo do crítico de arte Edgar Olímpio e do ator Caco Ciocler. A grande homenageada do festival este ano é a atriz Cleyde Yáconis, que começou a carreira artística em 1950, encenando a peça O Anjo de Pedra, de Tennessee Williams.
Além das peças teatrais, também foram programadas uma oficina sobre cenografia e mesas de debates, que vão discutir temas como a arte de escrever para o teatro, a interpretação e a representação de atores e os desafios do diretor de teatro.

NOITE DE FORTALEZA, EVENTO PARA ATRAIR TURISTAS


Regis Medeiros, Fernando Holanda, Patrícia Aguiar e Sérgio Aguiar

Após promover Fortaleza nas principais cidades brasileiras, em 2011, em feiras, congressos e outras reuniões, e firmar a capital cearense como o 3º destino turístico mais procurado pelos brasileiros, a Secretaria de Turismo de Fortaleza este ano está na mesma intensidade de trabalho, agora em outros continentes.   Com a “Noite de Fortaleza”, em janeiro, em Madri (Espanha) e Milão (Itália), a capital dos cearenses foi apresentada para o destino internacional como muito atraente para se visitar.  No começo deste mês, houve expressivo evento em Nova Iorque, o qual contou com a participação de muitos empresários americanos e brasileiros também. Lá, esta capital se posicionou como destino convidativo para o mercado norte-americano, pois tem a seu favor o fato de ser a rota mais curta entre Brasil e Estados Unidos. Neste março, a Setfor já levou a promoção a Portugal, onde também esteve presente na BTL, mostrando tudo que Fortaleza pode oferecer ao turista em termos de divertimentos, cultura e gastronomia diferenciada. Agora está em outros países da Europa. 
NA ALEMANHA – Na última terça-feira, a comitiva de Fortaleza, tendo à frente a Secretária de Turismo do Município, Patrícia Gomes e uma plêiade de empresários do turismo desta capital, em Berlim  realizou um evento de forma direcionada para cerca de 120 integrantes do trade turístico mundial, que estão no país para a ITB Berlim (7 e 11 de março), a principal feira de turismo no mundo. São agentes de viagem, operadores de turismo e, principalmente, imprensa especializada. Na noitada festiva que ofereceu, os convidados provaram da culinária cearense, houve apresentação da infraestrutura atual de Fortaleza e ficaram sabendo das intervenções que acontecem na infraestrutura turística  da capital cearense. Os convidados receberam materiais informativos e brindes da cidade. A divulgação em Berlim visou o mercado alemão, que tem o povo que mais viaja em todo o mundo. De 2006 a 2010, a procura do turista alemão por Fortaleza saltou de 10 mil ao ano para quase 15 mil.
A caravana que promove Fortaleza agora vai a Amsterdam, onde a “Noite de Fortaleza”, através de informações variadas em vídeos e os outros recursos audiovisuais, procurará sensibilizar os holandeses para que conheçam um destino realmente muito bom em todos os sentidos.
OTIMISMO – A Secretária Patrícia Gomes não esconde o otimismo em torno da promoção “Noite de Fortaleza”. Os frutos esperados, para ela, não custarão a vir, pois os maiores empresários de turismo estrangeiros estão sentido que a capital cearense realmente será um ótimo destino para ser visitado. Realmente, a cidade será boa para os turistas de negócio, s vindos dos Estados Unidos em poucas horas. Os europeus terão um sol e mar convidativos

TURISMO POTIGUAR COM R$4MI PARA DIVULGAÇÃO


Em audiência com dirigentes de entidades do setor turístico do Rio Grande do Norte, a governadora Rosalba Ciarlini, ao lado do secretário de Estado do Turismo, Ramzi Elali, anunciou o investimento de R$ 4 milhões para a divulgação do destino turístico RN no primeiro semestre deste ano. Representante das entidades turísticas, presentes no encontro, enalteceram a sensibilidade da governadora ao pleito do setor. 
"Faz parte do meu programa de governo divulgar o estado do Rio Grande do Norte de modo constante", disse a governadora Rosalba Cialrini ao conduzir o encontro com os líderes do turismo potiguar que apresentaram análises estatísticas do setor no Nordeste dos últimos dois anos.
"Após a apresentação dos representantes do turismo, Rosalba Ciarlini lembrou dos investimentos feitos pelo Governo do RN no primeiro ano de sua gestão. "Investimos em 2011 R$ 2 milhões em uma campanha emergencial do Rio Grande do Norte. Foi a retomada da divulgação do RN como destino no país", enfatizou a governadora. 

IMAGEM PEREGRINA RETORNA DE PORTUGAL


Imagem de Nossa de Nazaré

Voltou a Belém na terça-feira, 6,  a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, após  sua primeira viagem a Portugal. Com ela veio também a comitiva responsável pela viagem entre representantes da Companhia Paraense de Turismo – Paratur, Diretoria do Círio de Nazaré, bem como outros artistas que foram representar o Pará na Bolsa de Turismo de Lisboa - BTL.
A Viagem inédita da Imagem  à Portugal durou uma semana e foi promovida pela Paratur,  em parceria com a diretoria do Círio de  Nazaré e da Fundação Carlos Gomes. A caravana contou com a participação da cantora paraense Fafá de Belém, Trio Manari e Mestre da Guitarrada. 
A comitiva foi com o  objetivo de mostrar toda a riqueza cultural e religiosa do Pará  na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL, como parte da estratégia de divulgação do Pará nos mercados europeus e assim,  fortalecer o turismo cultural e religioso.
Nas peregrinações da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré no território lusitano, ela esteve presente no Parque das Nações, local que sediava a BTL. Na sexta-feira, dia 2, a imagem foi conduzida em cortejo até a cidade de Nazaré onde ficou exposta para veneração  o dia seguinte, quando voltou ao Parque das Nações, em Lisboa. A Imagem Peregrina foi conduzida até o Mosteiro dos Jerónimos para uma programação especial na qual a cantora Fafá de Belém se apresentou acompanhada pelo pianista Paulo José  Campos  de Melo, Superintendente da Fundação Carlos Gomes .
Um dos momentos mais importantes da viagem foi o encontro entre a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré do Pará e a imagem original de Portugal. O evento teve início com uma missa realizada pelos padres Ramos e José Luis, em que as duas  imagens foram colocadas lado a lado.  Em Nazaré, a imagem Peregrina foi recebida com Honras de Estado e foi visitada por cerca de 10 mil pessoas.

O PÉRIPLO DO GOVERNADOR CID NO EXTERIOR


Cid Gomes no encontro com representantes do Eximbank

O governador Cid Gomes se reuniu na segunda-feira (5), em Washington, Estados Unidos, com a diretoria do Expot-Import Bank of the United States (Eximbank) para tratar do financiamento para a implantação do Acquario Ceará. Com a emissão da licença de instalação (LI) na última sexta-feira (2), pela Semace, e a aprovação do EIA/Rima pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), a previsão é que até o fim deste mês de março seja dada a ordem de serviço para as obras de construção do equipamento.
O Acquario Ceará será localizado na Praia de Iracema. Terá 21,5 mil metros quadrados de área construída e tanques com capacidade para 15 milhões de litros, sendo o maior e mais moderno do hemisfério Sul. A previsão é que o equipamento receba, anualmente, 1,2 milhão de visitantes, gerando uma receita de R$ 21,5 milhões. Para a economia local, o impacto no mercado de trabalho será de 150 empregos diretos, 1.600 indiretos e 18 mil empregos na cadeia produtiva do turismo.
A VIAGEM - No último sábado, governador Cid Gomes visitou, em Toronto, no  Canadá,  a Caterpillar Tunneling Corporation, com o objetivo de conhecer a tecnologia que mais se adapta às condições da construção da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, que será toda subterrânea em cerca de 12 quilômetros de extensão. Na sexta-feira (2), a comitiva visitou a empresa Robbins, em Cleveland, nos Estados Unidos,  que é uma das maiores empresas em projetos de perfuração de túneis do mundo.
Na quinta-feira (1), em Miami, Estados Unidos, o Governador conheceu a empresa Terremark Worlwide Inc. O objetivo da visita foi conhecer um dos maiores data centers do mundo, já que o Governo tem buscado atrair uma empresa desse porte para o Estado. Com uma rede global de centros de dados e um portfólio abrangente de soluções de segurança, Terremark tem contribuído para soluções em comunicação e segurança para empresas e poder público.
Na quarta-feira (29), Cid Gomes visitou a Carso S/A, fábrica de anéis pré-moldados para revestimentos de túneis, localizada na Cidade do México, no México. Lá, ele acompanhou a execução de um túnel de 62 quilômetros de extensão feito pelo equipamento (shield). Essa mesma tecnologia poderá ser empregada na Linha Leste do Metrô de Fortaleza. Na terça-feira (27), a comitiva já tinha visitado em Bogotá, na Colômbia, a fábrica de louças Eternit. Há 70 anos, a empresa instalou uma das suas três sedes principais na Colômbia e é uma das maiores indústrias de louça do mundo.

SINDIEVENTOS TRATA DE LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES


O Sindeeventos/Ceará realizou ontem encontro às 8 horas,  no MARINA PARK HOTEL (Salão Iracema),Na ocasião, dentre os assuntos pautados, o jornalista e advogado Sérgio Pires falou sobre “licitação e contratação pela administração pública, principalmente sobre a lei LEI Nº 12.232” 
O palestrante  foi membro da Comissão Especial de Licitações de Serviços de Publicidade - CELSP - do Governo do Ceará e da Comissão Especial de Licitação da Assembléia Legislativa do Estado. Editor Executivo do jornal O POVO, participou da equipe técnica que criou a Secretaria de Comunicação Social e é expert em comunicação, atuando sobretudo em licitações de publicidade e propaganda e de eventos realizados na área pública.

CONTAGEM REGRESSIVA PARA A ENTREGA DO CASTELÃO


O dinamismo das obras do Castelão é uma amostra do comprometimento do Governo do Estado em termos uma sede preparada e entusiasmada para receber a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. A afirmação foi do governador em exercício Roberto Cláudio durante visita ao Estádio Plácido Aderaldo Castelo, nesta terça-feira (6), em celebração à marca dos 300 dias para a conclusão das obras e entrega da Arena à população cearense. Na sua companhia estavam os deputados estaduais Idemar Loiola, José Sarto, Beth Rose, Inês Arruda, Paulo Facó e Sineval Roque, os ex-jogadores Mirandinha e Celso Gavião, além de outros jogadores e ex-jogadores
Segundo o secretário Especial da Copa, Ferruccio Feitosa, o objetivo é adiantar ainda mais a conclusão. “Estamos nos empenhando ao máximo para continuar sendo o estado com as obras de Estádio mais avançadas do país”, concluiu o secretário. Na ocasião, Roberto Cláudio e Ferruccio Feitosa receberam para a visita o  ex-jogador que fez história nos gramados do Estádio, Erandir Pereira Montenegro, autor do primeiro gol no Castelão em novembro de 1973.
Com 59,2% de obras já concluídas, o Castelão já teve inauguradas duas de quatro etapas de reforma e modernização.A Etapa II compreende Estacionamento e Praça de Acesso Setor Sul. “Em setembro, devemos concluir a terceira etapa e no dia 30 de dezembro a quarta e última etapa. 
Cerca de 1.500 colaboradores trabalham para a modernização do Estádio, se empenhando ao máximo para que Fortaleza tenha um papel marcante na Copa, trazendo grande visibilidade ao estado do Ceará. O ritmo acelerado da obra do Estádio Castelão foi um dos grandes responsáveis pela escolha de Fortaleza como uma das cidades-sede da Copa das Confederações 2013. 

SUL E MS ADOTARÃO MARCA PROMOCIONAL


      Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul vão adotar, ainda em 2012, uma logomarca promocional que identifica roteiros e circuitos turísticos integrados entre os quatro estados. A estratégia é resultado do trabalho da Comissão Permanente Turismo Brasil Sul (CTBS), vinculada ao Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul (Codesul), criada para alinhar as ações de divulgação dos atrativos do bloco turístico.
O objetivo da marca 'Turismo Brasil Sul' é reforçar a promoção conjunta nos países do Mercosul e mercados nacionais prioritários. Segundo a secretária estadual de Turismo do Rio Grande do Sul e coordenadora da CTBS, Abgail Pereira, a identidade sulista (com três estados da região Sul e um do Centro Oeste - Mato Grosso do Sul) fortalece e promove a unidade do bloco: “As afinidades são geográficas, culturais, étnicas e gastronômicas”. Entre os roteiros que devem alavancar a competitividade regional estão: Iguassu-Missiones, Aparados da Serra, Caminhos do Pampa e Foz-Bonito-Pantanal.
Outra proposta da Comissão é realizar, também em 2012, o 1º Salão de Turismo para a América do Sul. Com sede itinerante, a feira de turismo deve ser realizada anualmente a partir deste ano. “A ideia é construirmos juntos o formato do evento e discutir com o trade turístico dos quatro estados os produtos integrados para promoção”, ressalta a secretária gaúcha. (Ascom-Mintur)

PARAIBA, UM DESTINO RICO DE OPÇÕES TURÍSTICASCAB


CABAÇEIRAS PB - ROLIÚDE NORDESTINA

Repleta de riquezas naturais, detentora de um rico acervo histórico e de uma população acolhedora, a Paraíba se apresenta como um ótimo destino para para  turismo. Do Litoral ao Sertão, existem opções que se encaixam ao perfil dos paraibanos e visitantes. 
Principal porta de entrada no Estado, João Pessoa oferece uma excelente infraestrutura hoteleira, variada gastronomia e praias urbanas tranqüilas. O visitante também pode definir com um guia turístico um “tour” cultural pelo Centro Histórico ou uma visita ao Jardim Botânico ou à Bica (Parque Arruda Câmara).
O roteiro pelas praias pode ser estendido até a cidade do Conde, no litoral sul. Lá, estão localizadas as praias de Coqueirinho, Tambaba (naturista), Praia Bela e Carapibus. Ao final do dia, o turista tem como opção a beleza da praia do Jacaré, no litoral norte. Localizada às margens do rio Paraíba, é neste ambiente que ocorre o famoso pôr do sol, acompanhado pelo Bolero de Ravel, executado pelo músico Jurandir do Sax.
NA CAPITAL – Quem viaja para João Pessoa, deve incluir no roteiro um mergulho nas piscinas naturais de Picãozinho, na praia de Tambaú. É para lá, durante a maré baixa, que saem passeios de barcos até as piscinas transparentes e repletas de peixes coloridos. As praias de Manaíra e Bessa se destacam pelas cores de suas águas, que oscilam entre azul e verde, e pelas temperaturas mornas durante o ano inteiro. As calçadas da orla pessoense são ótimas para a prática de caminhada.
Nas praias do Seixas (onde está o ponto mais oriental das Américas), Penha, Praia do Sol, Jacarapé e Barra de Gramame há belos coqueirais e uma falésia gigantesca. São praias mais desertas e com um exuberante visual. Nenhuma delas pode ficar fora do roteiro.
Outra boa pedida é conhecer o rico acervo arquitetônico da cidade. João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil e guarda imponentes construções, a exemplo da Igreja São Francisco, uma das maiores expressões do barroco do século XVIII. A igreja fica no Centro Cultural São Francisco, que abriga, também, a rica Capela da Ordem Terceira e, na parte superior, dois museus, de arte popular e sacra.
Quem quiser conhecer bem a Capital, não pode deixar de visitar o Porto do Capim, à beira do Rio Sanhauá, onde nasceu João Pessoa, fundada em 1585. O Memorial do Hotel Globo, a Igreja de São Pedro Pescador e os casarios da Praça Antenor Navarro são outros atrativos. Além disso, tem o Theatro Santa Roza, uma das casas de espetáculo mais antigas do País, inaugurado em 1889. O teatro é aberto para visitação de segunda à sexta-feira, e no final de semana, quando há espetáculos.
CAMPINA GRANDE – Situada a 120 km da Capital e conhecida por promover o “Maior São João do Mundo”, Campina Grande é a segunda cidade mais importante da Paraíba. No período do Carnaval, a cidade se transforma em espaço para os debates sobre questões científicas, sociais, ecológicas e teológicas.
Há 18 anos, é realizado na cidade o Encontro da Nova Consciência. Durante cinco dias são promovidos 54 eventos paralelos, envolvendo pessoas de todas as idades e segmentos. 
Cabaceiras – Outra dica para um turista mais acomodado é a cidade de Cabaceiras, localizada no Cariri paraibano. Esta pequena cidade fica a 177 km da Capital e a 50 km de Campina Grande. Cinematográfica, já serviu de cenário para filmes (como “São Jerônimo”) e para a minissérie “O Auto da Compadecida', além de ser palco da tradicional Festa do Bode Rei.
O que se destaca no local é o Lajedo do Pai Mateus, uma formação rochosa composta por pedras gingantes que impressionam pelos mistérios de suas configurações geométricas.  É uma ótima opção para curtir a tranquilidade do interior, sem deixar de lado a comodidade da vida moderna. A cidade tem excelentes pousadas e uma gastronomia diversificada.
SERTÃO – A região do alto Sertão paraibano é conhecida pelo clima árido, seco, de paisagem acinzentada na maior parte do ano. Mas o turista que optar por passar um período de até cinco dias no hotel termal Brejo das Freiras vai se surpreender com o ambiente lúdico, verdejante e ameno do local. As principais surpresas são as piscinas de águas mornas (temperatura de 37ºC) e os banhos terapêuticos à disposição dos hóspedes. As águas são oriundas de duas fontes que abastecem as dependências do hotel.
O Hotel Estância Termal de Brejo das Freiras fica localizado em São João do Rio do Peixe, no alto Sertão paraibano, e é conhecido pelas águas de efeitos medicinais. A estância termal se revela uma excelente opção para quem busca tranqüilidade e lazer durante os finais de semana ou mesmo em feriados prolongados. ( PBTUR)

CHOCOFEST É UM UNIVERSO DE ENCANTO E MAGIA


Único evento no Brasil a unir o lúdico – com o universo dos coelhos – ao religioso – através da espiritualidade – o Chocofest,  na sua 17ª edição, vai de 22 de março a 8 de abril, em Gramado, na serra Gaúcha.  Enquanto encanta crianças e adultos com a alegre programação de Páscoa, no mesmo período se desenvolvem as atividades do Gramado Aleluia, destinado à reflexão sobre a data. Esta comemoração resgata, com encenações, os últimos momentos de Cristo. É uma passagem simbólica daquilo que a humanidade cristã faz há milênios.
NOVA PERSONAGEM - A cada ano, o Chocofest apresenta diversas novidades ao público. Este ano não será diferente. Algumas delas – além de toda a decoração em pontos específicos e nas principais avenidas da cidade –, são os desfiles, onde o público confere todo o sentimento da Páscoa, com coelhos, ovos e alegorias. Em outro momento, modelos vestem trajes feitos das mais diversas guloseimas que lembram a data. Tudo sob o comando do Conde Guloseima e da Condessa Doçura, que neste ano receberão a visita da Duquesa, avó do Conde, a nova personagem do evento.
Mas a criançada e os visitantes têm muito mais para aproveitar. O Chocofest ainda organiza exposições, oficinas e stands interativos, entre outros.
VISITA PALÁCIO PIRATINI - Na segunda-feira, 5, diretores e personagens do Chocofest estiveram no Palácio Piratini levando o convite oficial da abertura do evento para o governo do Estado. Eles foram recebidos pelo vice-governador em exercício, Beto Grill.
Integrando a comitiva e reforçando o pedido de aporte financeiro para o evento, estiveram os diretores Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius, o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, Sandro Chagas, da Região das Hortênsias,   monsenhor Américo Cemin, que representou a Igreja Católica de Gramado, Alexandre Dallarosa, representante do  Gramado Aleluia, e o coelho anfitrião do evento, o Conde Guloseima, e o saxofonista Gabriel Boelter, que animou a entrega do convite.

A POROROCA ATRAI MILHARES DE TURISTAS


O fenômeno da pororoca, que ocorre na foz do Rio Amazonas, no litoral do Estado do Pará e no Rio Mearim, no Estado do Maranhão, todos os anos atrai a atenção de muitos turistas brasileiros e estrangeiros, que viajam para a região em busca do espetáculo proporcionado pelas águas amazônicas. 
No Pará, o primeiro destino da pororoca é o "Canal do Perigoso", no município de Chaves, no Arquipélago do Marajó, onde foi disputado o Campeonato Brasileiro Feminino de Body Board. Este ano, as ondas chegaram a 3 metros de altura, com duração de quase 55 minutos. Noélio Sobrinho, presidente da Associação Brasileira de Surfistas da Pororoca (Abraspo), destacou o crescimento das atividades esportivas no Pará em função da pororoca.. 
Além de Chaves, o município paraense de São Domingos do Capim promove todos os anos o Campeonato de Surf e o Festival da Pororoca. A cidade é conhecida também por sediar o Encontro Internacional de Surfistas da Pororoca. Este ano, o festival acontecerá de 8 a 11 de março. Segundo a Abraspo, São Domingos contará com três jet skys, seis lanchas rápidas, duas bananas bolt e um navio, que servirá de hotel para os surfistas nacionais e internacionais.
A Prefeitura local estima receber 30 mil pessoas, já que o evento contará com oficinas de comunicação, campeonato de canoagem, concurso para escolha da Garota Pororoca, passeios ecológicos e a estação pororoca. A programação cultural terá a apresentação da Banda Calypso, que fará um show com entrada franca na sexta-feira (09). Haverá ainda no sábado (10) o desafio do surf noturno, com cinco surfistas experientes da Abraspo. (Agência Pará)  http://www.diarioonline.com.

PARQUE PICO DO MARUMBI É ATRAÇÃO


A reforma de sete casas do Parque Estadual Pico do Marumbi, na Serra do Mar, vai beneficiar turistas, pesquisadores e a equipe de montanhistas voluntários que presta serviços de prevenção de acidentes, resgates de turistas acidentados e manutenção e conservação das trilhas. A obra, em parceria entre o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, começou em outubro e deve ficar pronta para as férias de julho.

           A reforma de sete casas do Parque Estadual Pico do Marumbi, na Serra do Mar,  beneficia turistas, pesquisadores e a equipe de montanhistas voluntários que presta serviços de prevenção de acidentes, resgates de turistas acidentados e manutenção e conservação das trilhas. A obra, em parceria entre o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, começou em outubro e deve ficar pronta para as férias de julho.As casas, cedidas pela América Latina Logística ao IAP e usadas por funcionários do instituto e pelos voluntários, estavam em péssimas condições. 
      O Parque Estadual do Marumbi, no município de Morretes, protege o ecossistema da Floresta Atlântica e belezas naturais e foi considerado patrimônio da humanidade e reserva da biosfera pela Unesco. Na área de 8.745 hectares está o monte Olimpo, com 1.539 metros de altitude, que recebe cerca de 300 visitantes por fim de semana e 8 mil turistas por ano.A beleza do local fez do Marumbi um dos principais atrativos turísticos no Carnaval. 
          A principal forma de acesso é por trem, que sai diariamente, às 8h15, da Rodoferroviária de Curitiba. Após duas horas de viagem, chega até a sede do Parque Estadual do Marumbi, no município de Morretes. O visitante também pode ir de ônibus, saindo de Curitiba até a rodoviária de Morretes, onde um ônibus municipal vai até o vilarejo de Porto de Cima. Quem vai de carro de passeio deve seguir pela BR-116 e entrar na Estrada da Graciosa, seguindo até o vilarejo de Porto de Cima. Os oito quilômetros restantes até a Estação do Marumbi, devem ser percorridos a pé, de bicicleta ou de carro com tração 4x4.

ELAS MERECEM TODAS AS HOMENAGENS


Cmte Carla Roemmeler

Hoje é o Dia Internacional da Mulher, momento de júbilo não apenas para elas, mas para todos os homens também. Elas merecem todas as homenagens.  De luta a luta desde as manifestações das mulheres da Rússia contra as condições péssimas de vida e trabalho elas vêm conquistando o espaço que merecem..  O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América, em memória do protesto contra as más condições de trabalho das operárias da indústria do vestuário de Nova York. Por outro lado, já houve comemorações no dia 19 de março, por mais de um milhão de pessoas, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Hoje, a data não tem mais um caráter estritamente político. Continua sendo de reivindicações  para que todas mulheres tenham igualdade com os direitos dos homens.
MUITAS CELEBRAÇÕES – o Ceará todo está engajado em festejar com todas As pompas o Dia Internacional  da Mulher. Programações variadas estão acontecendo em Sobral e grande parte da Zona Norte. O mesmo acontece no Sertão Central e na Zona Sul e cidades doi litoral. 
Em Fortaleza, as conquistas femininas são celebradas durante o ano todo, por meio de várias ações que colocam as mulheres no centro da pauta política da Gestão Municipal. Mas hoje,, 8, as festas têm mais vigor.  com a intenção de fortalecer e preservar o significado desse dia, serão realizadas atividades políticas e culturais, entre elas o tradicional show na Praça do Ferreira, a partir das 18h, quando As Chicas e Kátia Freitas fazem a festa. 
EUSÉBIO MULHER - A Prefeitura de Eusébio realiza hoje o III Eusébio Mulher, cujo tema deste ano é “Protegendo as Mulheres de Eusébio Contra a Violência”. A programação marca a passagem, no município, do Dia Internacional da Mulher em 2012. 
Estão sendo promovidos 18 Encontros de sensibilização pela eliminação da violência contra a mulher, com 2 horas de duração cada um, direcionados à população feminina de Eusébio, Profissionais da Rede de Atendimento e Conselheiras de Direitos da Mulher. 
HOMENAGEM DA AZUL – Nesta data dedicada às mulheres,  a Azul escalou a primeira comandante mulher do Brasil e uma tripulação 100% feminina para assumir um voo entre Campinas e Confins, dois de seus principais destinos. O voo irá partir amanhã (08/03) de Viracopos às 13h15 com destino a Confins às 14h15 e, no sentido inverso, partirá às 15h02 da capital mineira e pousará às 16h12 no aeroporto campineiro. A Cmte. Carla Roemmler começou a voar em 1980 no Aeroclube do Rio Grande do Sul,  escola onde realizou o treinamento de Piloto Comercial e Instrutor de Voo. Em paralelo, cursou arquitetura, mas sempre se interessou mais pela aviação. Em 1996, tornou-se a primeira mulher comandante em jatos de grande porte de uma linha aérea no Brasil. Na Azul por quase dois anos, Carla possui 31 anos de aviação e 12 mil horas de voo.
Faz parte também da tripulação a copiloto Aline Silveira e as comissárias Susanne Freitas, Ana Carolina Brito e Tainan Jesus. Ao todo, são 10 mulheres na tripulação técnica da Azul, entre pilotos e copilotos, que assumem o comando de jatos e turboélices.

RODOVIA CAMINHOS DA NEVE


O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, assinou em São Joaquim a ordem de serviço para a retomada das obras de pavimentação da Rodovia Caminhos da Neve (SC-430), um dos grandes anseios da comunidade da Serra catarinense. O Governo do Estado já repassou R$ 12 milhões e prevê a liberação imediata de R$ 6 milhões para a continuidade da pavimentação. A solenidade ocorreu às 16h, na localidade de Santo Antão, na margem da Rodovia.
A obra prevê a pavimentação asfáltica da Rodovia SC-430, trecho que liga São Joaquim ao município gaúcho de Bom Jesus, passando pela comunidade de São Francisco Xavier, até a Ponte do Rio Pelotas, divisa com o Rio Grande do Sul. 
O projeto Caminhos da Neve visa desenvolver o turismo por meio de um roteiro integrado envolvendo nove municípios catarinenses: São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Lages, Bom Retiro, Urupema, Urubici, Rio Rufino, Alfredo Wagner e Lauro Müller; e nove municípios gaúchos: Bom Jesus, Jaquirana, Cambará do Sul, São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Caxias do Sul e São José dos Ausentes. 
Na ocasião, o governador autorizou a licitação para a construção de um terminal de passageiros no Aeroporto Municipal Ismael Nunes. Com investimento de R$ 300 mil, a obra dará suporte ao aeroporto que está em fase de conclusão. Localizado no km 82 da Rodovia SC-438, o Aeroporto foi criado em 1978, com uma pista de chão batido, para facilitar a vinda do presidente da República, Ernesto Geisel, à primeira Festa Nacional da Maçã. A pista, com 1,4 km de extensão por 30m de largura, comportará o pouso de aeronaves com até nove passageiros.

BELÉM RECEBE CRUZEIROS

A temporada de cruzeiros no Pará, que começou em outubro de 2011 e segue até maio deste ano, tem estimativa de receber 20 mil turistas a bordo de 25 navios, oriundos de diversos países. Em março, quatro cruzeiros aportam na capital paraense, trazendo a bordo 4,1 mil turistas. Em abril serão mais dois navios (com 2,6 mil turistas) e, em maio, um navio, com 200 turistas.  Os principais pontos desses desembarques são Icoaraci, Belém e Santarém (Alter-do-Chão).

PRÊMIO LIF DE SUSTENTABILIDADE


        A Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB - SP) abriu  inscrições para o Prêmio LIF - Liberdade, Igualdade e Fraternidade. O objetivo da iniciativa, que chega a 11° edição este ano, é estimular e promover ações  de sustentabilidade desenvolvidas por empresas de todo o País.
As inscrições estão abertas até o dia 30 de março e as empresas podem participar com projetos nas seguintes categorias: “Apoio às Comunidades Locais”, “Preservação e Proteção dos Recursos Naturais” e “Público Interno”.Os projetos destaques em cada uma das categorias serão apresentados durante o IV Fórum de Sustentabilidade, que será realizado nos dias 10 e 11 de maio, no Rio de Janeiro.

SUSTENTABILIDADE É O TEMA DO CONGRESSO NACIONAL DO SKAL INTERNACIONAL NO MARANHÃO


Enid Câmara e Ana Carolina Medeiros

A relação entre turismo e sustentabilidade é o fato de tanto um quanto o outro estar fundado no relacionamento do ser humano com o planeta. Esse relacionamento entre turistas e destinos turísticos, traz ao turismo a conveniência e a necessidade da aplicação dos conceitos de sustentabilidade, além de ser uma das melhores formas de disseminar a defesa do meio-ambiente em todos os níveis sociais”.
Com essas observações, a presidente do Skal Internacional Brasil, Ana Carolina Medeiros, anunciou durante a reunião de presidentes dos capítulos estaduais da entidade, realizada no início de março no Rio de Janeiro, que o 42º Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil terá sustentabilidade como foco. O evento será realizado em São Luís do Maranhão, de 30 de maio a 3 de junho. A vice-presidente nacional e presidente do Skal de Fortaleza, Enid Câmara, falando ao jornal Rota do Sol, conclamou a todos os skalegas cearenses a se engajarem nesse movimento em defesa do planeta.
(José Rangel – Diretor de Imprensa do Skal/Fortaleza)

A CONSTRUÇÃO DO TERMINAL DO MUCURIPE JÁ PODE COMEÇAR


 O governador em exercício, Roberto Cláudio, e o secretário especial dos Portos, Leônidas Cristino, assinam no Porto do Mucuripe, a ordem de serviço 

A Ordem de Serviços para dar início a mais uma obra portuária com vistas a Copa do Mundo 2014 já está assinada pelo Ministro dos Portos, Leônidas Cristino. Destina-se à construção imediata do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, a fim de se cumprir o cronograma proposto pela SEP, até o final de 2013.
Para atender a demanda deste grande evento, além de Fortaleza,  serão contemplados sete portos, com investimentos da ordem de R$ 809,5 milhões, garantidos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Um dado importante é que a estação da linha Parangaba-Mucuripe  será construída ao lado do novo terminal de passageiros da Cia Docas do Ceará
A obra será realizada pelo consórcio Constremac - Serveng, vencedor do processo licitatório, pelo valor de R$ 118.481.530,42. Além das obras civis, o investimento inclui o fornecimento de equipamentos (sistema de ar condicionado, escadas rolantes, elevadores e defensas para navios), e apoio à fiscalização, totalizando o valor de R$ 149 milhões.
O cronograma de execução está previsto para 21 meses, contados a partir da assinatura da Ordem de Serviço. A obra contempla a construção de um novo cais para atracação de navios com 350 m de extensão e -14 metros de profundidade, preferencial para navios de turismo; uma estação de passageiros com espaço para check-in e check-out, lojas de conveniência, espaço para bagagens, restaurantes e órgãos intervenientes de 9 mil m², estacionamento para ônibus e automóveis: além de uma retroárea para armazenagem de contêineres com área de 40 mil m², configurando o equipamento como um Terminal de Múltiplo Uso.
O novo empreendimento irá fomentar o desenvolvimento da vocação turística do Estado do Ceará, garantindo que navios de grande porte passem a atracar no Porto de Fortaleza, o que aumenta o turismo na capital, movimenta ainda mais a economia e interfere consideravelmente na relação Porto x Cidade. 

O PRIMEIRO 747-INTERCONTINENTAL VIP DA BOEING


A Boeing celebrou uma grande conquista no esforço de criar a “Queen of the Skies for the 21st Century” (Rainha dos Céus no Século 21) ao entregar o primeiro 747-8 Intercontinental VIP para um cliente. O avião, com o mínimo de interior possível, entrará em serviço em 2014, após o interior final ser instalado.
Afirma Jim Albaugh, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes:  “O 747 é o avião mais emblemático do mundo e sei que os clientes vão adorar o que temos feito para melhorar o seu desempenho. O Intercontinental é rápido, eficiente e silencioso, oferecendo ganhos reais e uma grande experiência de voo. E eu acredito que é um dos aviões mais bonitos no céu".
Com o “Aeroloft”, o 747-8 VIP será configurado com um total de 481,1 m2 de espaço de cabine, pode transportar 100 passageiros e tem um alcance de cerca de 16.300 km. Ele oferece melhorias de dois dígitos em queima de combustível e emissões em relação ao 747-400, sendo30% mais silencioso. Com uma velocidade normal de cruzeiro de Mach 0,86 é o mais rápido jato comercial de grande porte.
NOVO CENTRO DE ENTREGA - Numa cerimônia com a presença de funcionários da Boeing, clientes e autoridades locais, a Boeing [NYSE: BA] iniciou oficialmente a construção de seu novo Centro de Entrega de Everett (EDC),
A nova unidade contará com três vezes espaço para escritórios, conferências e salão de entrega que o EDC atual. O projeto inclui um complexo para clientes e salão de entrega para melhorar a experiência dos consumidores, como mais de 150 representantes de clientes trabalhando no local. Deve entrar em funcionamento no início de 2013. Existem planos para garantir as entregas durante o período das obras.
O EDC, centro de operações da Boeing em Everett, irá abrigar funções e equipe relacionados com a entrega dos aviões comerciais 747, 767, 777 e 787.

FORTALEZA CONVENTION & VISITORS BUREAU


ROTA DO SOL SEMANAL 08/03/2012 - ISSUU