Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de março de 2013

CALEIDOSCÓPIO - SACO DE PANCADAS



SACO DE PANCADAS
Faz algum tempo, pelo menos é o que temos percebido, a Igreja Católica vem sendo a preferida, principalmente através da mídia, em notícias negativas. Com estardalhaço, noticia-se escândalos no Banco do Vaticano, pedofilia de padres e um sem número de acusações negativas, com objetivos sutis e nem tanto, sem dúvida, de denegrir a imagem da Igreja Apostólica, Romana.  Prato cheio está sendo agora a inesperada renúncia do Papa Bento XVI, que, nos seus 85 anos, num gesto de grandeza, alegou motivos de não possuir mais condições de bem dirigir o seu rebanho como gostaria de fazê-lo. Certamente o seu pontificado vem enfrentando problemas seríssimos de desvio de conduta de padres, bispos e cardeais e da própria administração do Vaticano, pondo à prova os caminhos da sua Igreja. E Bento XVI, profundo conhecedor de tudo que diz respeito ao catolicismo romano e de outros segmentos também, não está fugindo do seu múnus mas saindo forçado pela debilidade da idade, a fim de que outro pastor, mais novo e com competência,  dê rumos aos postulados nobres e corretos da Igreja.  O momento está propício para se atacar, quase sempre veladamente, o Vaticano, a Igreja Apostólica Romana. Doutores, teólogos e cientistas políticos, muitos de outros segmentos religiosos e não alinhados, aos mesmos se engajando figadais inimigos do catolicismo romano, estão aí com suas teses. Estranhamos nós, que somos católicos pelo batismo e não praticante, que estas mesmas autoridades não sejam tão solícitas em analisar a conduta de outras igrejas,  muitas delas praticantes de alta picaretagem, de exploração grosseira de seus adeptos, grande parte constituída de gente frágil e facilmente “apascentada” por vivaldinos. O negócio é tão bom que seitas e mais seitas surgem a todo momento, sempre fundadas por  um “pastor” que se viu injustiçado onde estava. Logo prosperam, Também, são isentas pelo governo de impostos e têm outras regalias!  Mas não se fala nisso...


DESENVOLVIMENTO DO TURISMO: GARGALOS
Em reunião com hoteleiros cariocas, o Ministro do Turismo Gastão Vieira mostrou-se incomodado com o fato de o turismo brasileiro não atrair mais estrangeiros, não obstante termos um país multicolorido pela natureza, rica na flora, na fauna e em recursos naturais. Faz tempo que não saímos do patamar de cinco/seis milhões de turistas/ano. Números da Organização Mundial de Turismo de 2010 refletem a disparidade em relação ao Brasil. A França liderou o “ranking”, recebendo 76,8 milhões, seguida dos EUA, (59,7 mi), China (55,7 mi) e Espanha  (52,7 mi). A disparidade é grande e o ministro tem completa razão na abordagem do problema, sendo pertinente a preocupação, inclusive pelo fato de significativa percentagem de turistas  brasileiros preferirem conhecer outros países ao invés de sua própria pátria. Entre os gargalos para que continuemos não sendo atração turística para brasileiros e estrangeiros destacou  Gastão Vieira o que todos que lidamos com turismo sabe de cor e salteado:  “ é preciso ter tarifas e diárias que não transformem o Brasil em um destino excessivamente caro”. Realmente, quem  viaja no Brasil – e o mais viável é por via aérea -  observa as alterações dia  nos preços dos bilhetes aéreos. Esta semana, por exemplo, procuramos adquirir um bilhete numa empresa de transporte aéreo. Num momento estava um preço. Minutos depois subiu. Viajar para capitais ou cidades que não estão na grande rota, como João Pessoa e Maceió, por exemplo, tem que suportar grandes arrodeios. O pior, não há voos  regionais. Já em relação a diárias em hotéis, o viajante tem poucos opções de encontrar hospedagem boa e com preço acessível ao seu bolso. Como se vê, o problema é complexo mesmo, merecendo que se procure urgente solução. As Copas que vêm por aí para um grande teste

REQUALIFICAÇÃO DA AVENIDA BEIRA MAR VAI COMEÇAR

Secretério Salmito Filho com permissionários do mercado dos peixes 

O prefeito Roberto Cláudio começou sua gestão fazendo um diagnóstico em visitas diárias aos diferentes postos de saúde do município de Fortaleza. Como anunciara em campanha, saúde seria a prioridade de maior atenção. Também já deu mostras de que suas ações mais urgentes  serão em relação à mobilidade urbana, principalmente as mais ligadas às Copas das Confederações e do Mundo. Aí estão à toque de caixa as obras das avenidas e túneis  programados para ficarem prontas até o início daqueles competições. 
Não obstante estas ações, sem dúvida da máxima importância, o “trade” turístico estava aguardando também que se desse  atenção especial ao que  na administração anterior havia sido programado e até dado largos passo no sentido de que Fortaleza de fato fosse uma cidade saudável, apresentável e  com obras estruturantes necessárias para agradar à população local e aos visitantes. Felizmente, agora o secretário de Turismo de Fortaleza Salmito  Filho veio a público para dizer que a Setfor está atenta e vai começar a trabalhar para mostrar a nova cara da cidade.
COM O MINISTRO – Para efetivar sua ação na pasta do turismo, o secretário Salmito teve reunião, anteontem, 27,  com o ministro Gastão Vieira. O secretário foi apresentar ao ministro as prioridades do Turismo em Fortaleza e requerer a liberação de recursos.
Comentou Salmito Filho  que prevê para o dia 8 de março a assinatura da ordem de serviço.  “Por determinação do prefeito Roberto Cláudio, a Setfor luta contra o tempo para dar início às obras tão necessárias para a cidade e que só existiam no papel e em projetos. Projetos esses, aliás, modificados indiscriminadamente pela antiga gestão  sem o conhecimento do Ministério do Turismo, responsável pela liberação dos recursos”, alfinetou. 
 No dia 26,  o secretário esteve reunido com feirantes do Mercado do Peixe, local onde as obras da requalificação da Beira Mar devem ter início. Salmito assegurou que é um compromisso do prefeito Roberto Cláudio que as obras não impliquem  em maiores  transtornos. “Durante as obras, os feirantes devem ser deslocados para as proximidades do Náutico,  mas logo retornarão para o local de origem”, disse.
A requalificação urbana da Avenida Beira-Mar, um dos mais importantes  projetos da Setfor, calculado em R$231,9 milhões, está marcada para começar a ser executada no próximo dia 8 de março, quando a ordem de serviço para a intervenção já deve estar assinada, informou Salmito Filho. A obra começará  pelo Mercado dos Peixes e tem um prazo de conclusão de dois anos. Portanto, não ficará totalmente pronta antes da Copa do Mundo.
O projeto inicial,  proposto pelos arquitetos Ricardo Muratori, Esdras Santos e Fausto Nilo, será mantido. A empresa escolhida em licitação na gestão anterior, também. Segundo Salmito Filho, o que faltava para começar a obra era um alvará de autorização da própria Prefeitura de Fortaleza, por fim já providenciado junto à Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma), assim como às referentes ao Patrimônio da União e também ao Ministério Público Federal. Depois  de tudo pronto, disse poder garantir que no dia 8 de março iremos assinar a ordem de serviço.
Após concluída a  requalificação da obra do Mercado dos Peixes, no Mucuripe, os trabalhos terão continuidade com a construção de  um espigão diante do Clube Náutico, para fazer a engorda da praia. As próximas etapas são os trabalhos de urbanização e paisagismo. Por fim, será a vez da  pavimentação, etapa que, conforme o secretário Salmito, traz mais transtornos para a população e para os turistas. 
Comércio
Em relação aos permissionários do Mercado dos Peixes, Salmito Filho garante que já existe um planejamento para não prejudicar o comércio naquele local. De acordo com o gestor municipal, será construída, também em frente ao Clube Náutico, uma estrutura provisória até que a permanente fique pronta. Para que tudo seja acordado, o secretário promete realizar breve uma reunião com os permissionários.
PROJETO - A proposta de requalificação da Beira-Mar teve início em 2010, quando a Prefeitura abriu concurso para a escolha do melhor projeto. A ideia vencedora foi a dos arquitetos Ricardo Muratori, Esdras Santos e Fausto Nilo .Os trabalhos preveem pavimentação das vias de tráfego de veículos, estacionamentos, passeios, ciclovias, construção de um aterro hidráulico e um espigão, além de tratamento paisagístico, requalificação da feira de artesanatos, do Mercado dos Peixes, dos embarcadouros, da área de manutenção de jangada, dos quiosques e até mesmo a instalação de um bonde elétrico, assim como a iluminação e equipamentos de acessibilidade ( assentamento de piso podotátil, rampas de acesso e sinalização adequada).  O projeto prevê, ainda, a padronização das 34 barracas que hoje comercializam no local.

CABEDELO NA ROTA DOS CRUZEIROS MARÍTIMOS


Em reunião realizada ontem (27), na sede da Companhia Docas da Paraíba, foram definidas as datas de atracamento do transatlântico Loius Aura, no porto de Cabedelo, na temporada de cruzeiros nacionais 2013/2014. O navio, de bandeira maltesa, deverá realizar seis atracamentos no porto paraibano, com o primeiro previsto para o dia 29 de novembro, vindo de Recife,  e o último em 23 de dezembro. 
A inclusão da Paraíba na rota do Loius Aura foi resultado de um trabalho do Governo do Estado, por intermédio da Cia Docas da Paraíba e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). Na semana passada, por ocasião da realização do Workshop da CVC, em São Paulo, houve um primeiro contato com a operadora BCR para viabilizar a vinda de um navio de cruzeiro para o Estado. Também participaram da articulação da empresa Luck Receptivos, a Secretaria de Turismo de Cabedelo e Setur de João Pessoa. 
Na reunião de ontem, o presidente da Cia Docas, Wilbur Jácome, explicou os pormenores das negociações com a BCR: “Estamos criando condições para inserir nosso porto na rota dos cruzeiros nacionais. Firmamos um compromisso com a BCR de não cobrar, num primeiro momento, as taxas de atracação e de implantar o Terminal de passageiros. Nosso objetivo é o de facilitar as negociações futuras e diminuir a burocracia”. o diretor da empresa, Milton Sanches, acrescentou que foi decisiva a parceria com o poder público para viabilizar a inserção de Cabedelo na rota do Louis Aura. 
 O NAVIO – O navio Louis Aura tem capacidade para transportar mais de 700 passageiros e tem uma tripulação de 337 pessoas. O calado é de 6,70m e tem o comprimento de 160,13 por 22,80 de largura. O presidente da Cia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome, explicou que Cabedelo tem totais condições de receber navios maiores. “Temos trabalhado no sentido de dotar nosso equipamento de todas as condições físicas e estruturais para receber navios de grande porte. Não tenho dúvidas de que brevemente outros navios estarão atracando em nosso porto”, afirmou.

INAUGURAÇÃO AMANHÃ DO MAR



O Museu de Arte do Rio será inaugurado amanhã. Localizado no Palacete Dom João VI, um dos prédios que compõe o complexo cultural na Praça Mauá, num edifício de quatro andares, o MAR está interligado à Escola do Olhar, com  oito salas de exposições.
O rico espaço cultural logo na sua inauguração, para convidados, com paisagens cariocas terá quatro mostras simultâneas, sendo que abertura ao público se dará no próximo dia 5. Serão expostas obras de Tarcila do Amaral, Lasar Segall, Di Cavalcanti e Kandinsky, entre outros, com temas variados sociais e urbanísticos, além de outros

ARVORISMO NO PARQUE DO COCÓ


O arvorismo no Parque do Cocó volta a contar com o agendamento prévio para utilização de terça a sexta-feira, já que nesse período a prioridade é para os estabelecimentos escolares e instituições  Os interessados em realizar a prática precisam  agendar uma visita, por meio do telefone: 85 3101.5550 ou pelo e-mail: parquedococo@conpam.ce.gov.br . Os equipamentos de arvorismo funcionam pela manhã, das 08h às 11 horas, e à tarde, das 13 horas às 17 horas. Já durante os finais de semana e feriados o uso é aberto ao público, com agendamento no ato, obedecendo a ordem de chegada. A segunda-feira é destinada a manutenção do equipamento.
De acordo com o gestor do Parque do Cocó, Ramon Donatti, o quadro de funcionários da unidade de conservação deve ser ampliado para atender melhor à demanda. “Estamos passando por um processo de contratação de funcionários. No caso do arvorismo, teremos um monitor para receber inscrições. O usuário pode encontrar alguma dificuldade para agendar uma visita, mas o agendamento está acontecendo”, explica.

SETE MUNICÍPIOS DO CEARÁ COM O “PRAIA LIMPA”


Ponta Grossa
O Ceará é conhecido internacionalmente pela beleza de suas praias. Esse patrimônio natural, no entanto, necessita de conservação para continuar sendo um dos principais atrativos turísticos do estado. Criada em 2007, pela Lei Estadual 13.892, a Certificação Praia Limpa, coordenada pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), busca incentivar os municípios litorâneos a protegerem suas praias, a partir de uma gestão integrada da orla entre iniciativa pública e privada. Dos 20 municípios da orla cearense, sete inscreveram-se para a segunda edição da Certificação. São eles: Acaraú, Aracati, Aquiraz, Beberibe, Caucaia, Icapuí e Itarema. Cada um indicou duas praias. (confira abaixo a classificação).
A entrega dos certificados aos gestores municipais acontece hoje,  durante o II Encontro dos Prefeitos dos Municípios da Orla Marítima do Estado do Ceará (Hotel Beira Mar, na Av. Beira Mar, 3130, Meireles).
O PROJETO -  Os municípios da orla podem inscrever até duas praias. Após uma avaliação in loco, cada praia recebe uma nota. Os certificados só são concedidos a quem atingir nota acima de 70. Simbolicamente, o município recebe uma classificação em “estrelas do mar”, que vai de três a cinco. A certificação vale por dois anos. Nenhum conseguiu atingir Cinco Estrelas do Mar, estágio que só é possível com 100 pontos.
A Classificação cinco estrelas, apesar de parecer inatingível, é o padrão de excelência a ser perseguido e atingido pela municipalidade, ao longo dos anos, com o trabalho continuado e esforço coletivo da administração municipal e população para melhoria da qualidade da praia.
A avaliação das praias leva em conta a sustentabilidade e proteção dos ecossistemas costeiros, a segurança de frequentadores e banhistas, a acessibilidade, a higiene sanitária e a segurança alimentar. Barrinha conseguiu 86 pontos, Canto Verde, com 83, Quixaba e Batoque empataram com 75, Ponta Grossa ficou com 90 e a Praia da Barra com 87.

CAMPANHA PARA CONSCIENTIZAR TURISTA


Com a expectativa de circulação de 3,6 milhões de turistas (entre brasileiros e estrangeiros) durante a realização da Copa do Mundo da FIFA 2014, o Ministério do Turismo inicia neste ano uma série de ações de proteção aos direitos das crianças e dos adolescentes.
O objetivo, segundo a coordenação-geral de Turismo Sustentável e Infância (TSI) do MTur, é realizar três grandes mobilizações para sensibilizar o país e os turistas sobre o tema. As campanhas serão lançadas em maio, junho e novembro, meses referentes ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Copa das Confederações e abertura de temporada do verão brasileiro, respectivamente.

CONCERTOS E OFICINAS DIFUNDEM A CULTURA DO NORDESTE


Está em pleno andamento o Projeto Concertos do Nordeste, apoiado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.  Iniciado na sexta-feira passada,  com extensa programação de apresentações e oficinas de música erudita,  prosseguiu  dias 22 e 23 e vai até  2 sábado próximo.
Nada menos do que 17 grupos estão levando cultura aos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Fortaleza, no Ceará; e Cajazeiras e Sousa, na Paraíba. Outros 14 artistas convidados, representantes das raízes culturais nordestinas, completam a programação de 31 apresentações do evento. Além dos shows o evento oferece uma série de oficinas abertas ao público e gratuitas.
No Theatro José de Alencar, no Centro Cultural do Araripe, no Crato,  e no Centro Cultural Banco do Nordeste,  em Sousa(PB),    apresentaram-se os grupos Marabrass (MA), Orquestra Eleazar de Carvalho (CE) e Boi Ceará (CE), o Coro de Câmera da Campina Grande (PB), a Orquestra Sinfônica da UFRN (RN),  o Maracatu Az de Ouro (CE), Syntagma (CE), Maneiro Pau do Mestre Cirilo (CE) e Coco das Mulheres da Batateira (CE) do Siará Quarteto ( CE), da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto (CE), do Reisado do Mestre Aldenir (CE). o Quinteto de Cordas da Paraíba (PB), da Cabaçal São João Batista (PB), do Canto DeLL'Arte (RN) e dos Congos do Pombal (PB).
O evento continuará amanhã e sábado, no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Juazeiro do Norte (CE), na Praça Dom Adauto,  em Cajazeiras (PB) e novamente em Fortaleza, com artistas dos estados do Ceará, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte e Maranhão.

LINHA LESTE DO METRÔ NA AGENDA DE CID EM BRASÍLIA


Anteontem, (26), em Brasília, o Governador Cid Gomes teve reunião  com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, para tratar da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. “É um investimento, entre obras civis e equipamentos, em torno de R$ 3,3 bilhões. A presidenta Dilma já anunciou R$ 1 bilhão do orçamento da União; R$ 1 bilhão em financiamento com recursos da Caixa Econômica e R$ 1,3 um bilhão de contrapartida do Estado”, disse o Governador.
Afirmou Cid que o Governo Federal lançou uma chamada pública para que os estados apresentassem projetos de mobilidade urbana. O Ceará apresentou a implementação da Linha Leste e teve a proposta selecionada. “São 13 quilômetros de extensão e será todo subterrâneo. Ele será feito com uma tecnologia nova, não tem nenhuma intervenção externa. Um equipamento vai construindo o túnel por baixo e a vida segue transcorrendo normalmente na superfície”, explicou Cid. Até o início do próximo semestre esses equipamentos (shilt) estarão chegando ao Ceará para o início dos trabalhos.
A Linha Leste sairá do Centro de Fortaleza, integrando com a Linha Oeste (vem de Caucaia e do Conjunto Ceará) e com a Linha Sul (vem de Pacatuba, Maracanaú e Parangaba) e integrará ainda com o VLT Parangaba-Mucuripe. Ela sairá próxima à Leste-Oeste, percorrerá o Centro (terá uma estação na Praça da Sé), pegando o eixo da Av. Santos Dumont, seguindo o terminal de ônibus do Papicu. Depois haverá uma curva indo à Cidade 2000, passando por baixo do rio Cocó e finalizando com a última estação em frente ao Fórum/Unifor.

FORTALEZA CONVENTION NEWS 28/02/2013



NOX COMUNICAÇÃO VISUAL É A NOVA PARCEIRA DO FCVB
A  empresa surgiu da combinação dos mais avançados sistemas de impressão digital, com uma equipe formada por especialistas, preocupados em encontrar a solução perfeita para os projetos, problemas e desafios de seus clientes. Investindo na formação de seus funcionários e em equipamentos de ultima geração, sempre em busca dos melhores resultados, com rapidez, segurança e preços competitivos.
A NOX oferece um serviço rápido e diferenciado, que valoriza o atendimento e busca encontrar a melhor solução para seu cliente, sempre levando em conta o prazo e o custo.
A NOX é uma empresa especializada em sinalização de eventos de todos os portes, colocando a disposição tudo que se diz respeito a comunicação visual de seu evento com inpressão em lonas, adesivos, banners painéis fundo de palco, adesivos de piso, banners e porta banners, locação de totens de sinalização, letras caixa para standes, placas de PVC adesivadas, como também adesivos para carros e faixas.

CREATIVE BOLSAS E BRINDES ASSOCIOU-SE AO FCVB
A  Creative é uma empresa que atua no mercado do Ceará fabricando bolsas, pastas, mochilas, maletas executivas, ecobags, bolsas térmicas, brindes diversos como: lápis ecológico, canetas, chaveiros, squezze, mouse pad, pen drive personalizado e toda linha de brindes e produtos com costura e solda eletrônica, bem como crachás/ porta-crachás, botons em qualquer formato, livros, agendas, cartões de visitas especiais, entre outros produtos. A empresa é dirigida pelos sócios Mauricio nunes e Francisco Alves, que dividem as funções de diretoria comercial e diretoria executiva primando pela qualidade dos serviços.

A TAP S.A. LUCROU 15,9 MILHÕES EM 2012


Conforme sua assessoria de imprensa, com um lucro de 15,9 milhões de euros em 2012, claramente acima dos 3,1 milhões de 2011, a TAP S.A. atinge resultados positivos pelo quarto ano consecutivo. 
Em 2012, a dívida total da TAP foi reduzida de 1042 milhões para 862 milhões, o que traduz uma melhoria de 21%. Refira-se ainda que a dívida total, que em 2011 representava 46% dos totais dos Rendimentos e Ganhos, baixou em 2012 para 35%.
A obtenção de um resultado líquido positivo pelo quarto ano consecutivo foi possível graças ao crescimento da companhia, que com mais 4,4% atingiu 10.186 milhões de passageiros, ultrapassando pela primeira vez na sua história a barreira dos 10 milhões.
Conforme a empresa, os resultados positivos espelham o esforço continuado de melhoria da eficiência, obtida através de ganhos de produtividade e diminuição de consumos.
Os resultados operacionais foram igualmente positivos em 43,4 milhões de euros, melhor em 5,6% do que os 41,1 registados em 2011.
Embora tenha aumentado a oferta em 4,1%, a companhia nacional registou um aumento da procura de 4,8%, o que permitiu, igualmente, melhorar o coeficiente de ocupação de 76,3% em 2011 para os 76,8% em 2012.

PRESIDENTE DILMA: “O BRASIL TEM QUE ABRIR OS PORTOS”

Em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), no Palácio do Planalto, ontem, 27, a Presidente Dilma Rousseff  defendeu a abertura dos portos para investimentos privados e destacou que a Medida Provisória 595 - que estabelecerá as novas regras para o setor portuário - não retirará nenhum direito dos portuários, Conforme a Presidente, "O Brasil tem que abrir os portos. Nós temos um imenso e desnecessário custo em portos. Abrir os portos não significa tirar 1 milímetro de direito do trabalhador portuário. Pelo contrário, nós mantivemos intacta a forma pela qual esses direitos foram garantidos. Mas implica, necessariamente, em abrir à concorrência, porque um dos nossos custos, chamado custo Brasil, lá fora, é portos".
No dia anterior, terça-feira,  o ministro da Secretaria Especial de Portos, Leônidas Cristino, reiterou que o objetivo da MP 595 foi definido a partir de um diagnóstico de baixa eficiência logística no escoamento da produção e do breve esgotamento da capacidade instalada. Segundo ele, até 2015, a capacidade dos portos brasileiros não dará mais conta da demanda, que vem evoluindo a cada ano.
No último dia 22, o governo e os portuários fecharam um acordo para suspender as greves nos portos até o próximo dia 15 de março. Os trabalhadores protestam por mudanças na medida provisória.
OUTROS MEIOS -  No discurso, a presidente disse ainda que as ferrovias também deverão ser beneficiadas com as parcerias público-privadas. "Fizemos um imenso esforço na área de infraestrutura e queremos que esse esforço tenha resultado. Estamos fazendo uma apresentação internacional em alguns grandes centros. Nós acreditamos que o Brasil precisa de um modelo de rodovias simples já testado. O país precisa [também] de ferrovias e hidrovias. É impossível continuar transportando minério, grãos só por estrada. O modelo de ferrovias vai ser objeto agora de avaliação dos investimentos privados nacionais e internacionais. Queremos que essa seja uma solução enormemente bem-sucedida", disse.
Energia - Dilma Rousseff reiterou que o Brasil não corre risco de enfrentar racionamento de energia. A presidente disse que quem colocou "expectativa negativa gratuita no país" está agora calado, lembrando que, em 2013, serão agregados mais 10 mil megawatts (MW) de energia ao sistema elétrico brasileiro, e que o país conta ainda com os 14 mil MW das termelétricas.
Voltou ela  a defender o aproveitamento do potencial hidrelétrico, e que as térmicas são fundamentais para garantir a segurança energética em tempos de reservatórios baixos. (Com a Agência Brasil)

ESTRANGEIROS GASTARAM MAIS


Em janeiro último, os turistas estrangeiros  abrirão os bolsos e  gastaram bastante no Brasil. A receita cambial do turismo, de US$ 695 milhões, é recorde da série histórica para o mês. Supera em 4,42% os US$ 666 milhões deixados nos destinos turísticos do país no mesmo período do ano passado.
No ano passado, a receita do turismo internacional atingiu recordes históricos, registrando a marca de US$ 6,64 bilhões de dólares.  Considerando o período de 2003, ano de criação do Ministério do Turismo, até 2012, o percentual de crescimento foi de 168% em dólares.
A receita cambial do turismo é apurada mensalmente pelo Banco Central. Considera gastos de estrangeiros com cartões de crédito e trocas cambiais oficiais.(Ascom/MTur)

A MAP INICIA OPERAÇÕES NO AMAZONAS


Já com todas as licenças concluídas e homologadas  pela Agencia Nacional de Aviação Civil, a MAP Linhas Aéreas inicia suas operações de transporte aéreo regional de passageiros no próximo dia 4 de março, segunda-feira. A primeira rota em operação será no trecho Manaus – Parintins, decolando às 18 horas. O voo de retorno terá decolagem às 19h30. “Com apoio das autoridades municipais, estaduais e federais, esperamos ampliar brevemente nossa malha aérea, melhorando a qualidade de vida, gerando oportunidade e crescimento das cidades do interior do Estado”, diz Marcos Pacheco, diretor-presidente da Empresa.
A MAP Linhas Aéreas é uma empresa genuinamente amazonense, fundada com aplicação de capital exclusivamente nacional, assumindo grande importância na região. Além de proporcionar mais uma oportunidade de locomoção em uma região de tão grandes dimensões, viabiliza a oportunidade de escolha para a população, que até hoje era atendida somente por uma empresa aérea.
Após detalhado estudo, a MAP decidiu investir em aeronaves da companhia Franco-Italiana ATR, Avions de Transport Régional , empresa pioneira neste segmento, com mais de 1200 aeronaves vendidas em todo o Mundo. Atualmente, mais 180 empresas, espalhadas por cerca de 90 países, operam com este tipo de equipamento.
Aspecto importante para a implantação da malha aérea foi a análise das condições de operação sob o ponto de vista ecológico e ambiental. A iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, no que concerne ao Regime Especial sobre a Alíquota de Combustível, com a redução da alíquota de ICMS no produto. Isso proporcionará a oportunidade de oferecer tarifas mais acessíveis para a população. ( com informações do jornalista Paulo Roberto Pereira) 

NOVA ROTA TURÍSTICA EM MS

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, participou da inauguração das obras de pavimentação da MS-178, no trecho que interliga os municípios de Bonito e Bodoquena, em Mato Grosso do Sul. Realizada com investimentos de R$ 58 milhões do MTur, a rodovia encurta caminhos entre ícones do turismo sul mato-grossense e cria nova opção de acesso ao Pantanal, um dos principais ecossistemas do país. 
A pavimentação dos 70 quilômetros da estrada era uma antiga reivindicação do turismo do estado. Era o impulso que faltava para consolidar a rota integrada Bonito-Pantanal, principal produto turístico de Mato Grosso do Sul. A obra contribui ainda, segundo a presidente da Fundação de Turismo do Estado, Nilde Brun, para o escoamento da produção agrícola da região da Serra da Bodoquena e com o deslocamento da população local.
Os investimentos do Ministério do Turismo para a melhoria da infraestrutura turística no Mato Grosso do Sul somam R$ 93,3 milhões nos últimos 11 anos. Para Bonito, que recebeu 280 mil turistas brasileiros e estrangeiros no ano passado, foram direcionados R$ 9,82 milhões. Pesquisa do Ministério do Turismo (MTur/Fipe-2011) aponta a cidade como o destino mais desejado do Centro-Oeste, junto com Brasília, e o 14º do Brasil.

HOTÉIS TERÃO REGISTRO ELETRÔNICO DE HÓSPEDES


Em reunião realizada na última segunda-feira, 25, o Ministro Gastão Vieira, do Turismo, disse ao pessoal da Abih do Rio de Janeiro que, a partir deste ano, será obrigatório o  registro eletrônico de hóspedes na hotelaria será obrigatório, adiantando que a mesma “é um instrumento de modernização, de conforto para o hóspede, de uma base de informações muito mais qualificada. Enfim, você vence uma série de problemas”. 
Para o presidente da ABIH/Para o presidente da ABIH/RJ, ultrapassadas as dificuldades tecnológicas, a medida será boa para todo o setor, evitando o ultrapassado preenchimento de papéis e oportunizando a que os hotéis tenham informações online de seus hóspedes. No encontro, houve ampla discussão sobre o desempenho da hotelaria brasileira, como investimento novos meios de hospedagem e preços  de diárias, de restaurantes e de passagens aéreas e rodoviárias.
Além da ficha eletrônica, do acompanhamento das tarifas e da classificação hoteleira, o Ministério do Turismo está empenhado também em promover a qualificação da mão de obra do setor turístico para os grandes eventos. O ministério quer chamar a atenção do empresariado para a oportunidade de qualificação gratuita para profissionais da cadeia produtiva do setor turístico, por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) Copa na Empresa. Em parceria com o Ministério da Educação e do Serviço Nacional do Comércio (Senac), o programa permite a qualificação do profissional no seu próprio ambiente de trabalho. A expectativa é formar 240 mil pessoas até a Copa do Mundo. (Com a Agência Brasil). 

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

TEMAS IMPORTANTES NA REUNIÃO DO FÓRUM DE TURISMO


Realiza-se em Curitiba, Hoje (01/03) e sábado, no Expo Unimed,  o 19º Salão Paranaense de Turismo, organizado e promovido pela ABAV-PR. Neste ano, além da feira de negócios, programação técnica e a mostra das regiões turísticas do Paraná, ocorre também o 1º Encontro Paranaense de Hospitalidade, promovido pela ABIHPR.
O salão contará com dezenas de expositores confirmados, entre agências de viagens e operadoras de Turismo, cruzeiros marítimos, hotelaria, destinos,
seguros de viagem, serviços de Turismo,  empresas de câmbio , entre tantos. Há previsão da participação de mais de 400 agentes de viagens do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Aguarda-se ao todo 1.800 profissionais.   
IMPORTÂNCIA - Considerada uma das principais vitrines do turismo no Brasil e no Mercosul, o Salão Paranaense de Turismo engloba feira de negócios,
atualização profissional e network em um só lugar. A ABAV, promotora do evento, atua há mais de 40 anos no Paraná, promovendo bom relacionamento da categoria com os demais segmentos do trade e com autoridades, além de possibilitar bons negócios.
PROGRAMAÇÃO - O 19º Salão Paranaense de Turismo será oficialmente aberto hoje, às 20 horas, com um coquetel para convidados. Amanhã, às 13 horas, acontecerá o descerramento da fita e abertura do evento para convidados e participantes, com a feira de negócios, palestras, 9ª Mostra de Regiões Turisticas do Paraná e 1º Encontro Paranaense de Hospitalidade. Sábado, às 10 horas, palestra principal, seguindo-se a programação normal até o encerramento, às 20h30.
ENCONTRO DE HOSPITALIDADE - Nos dias 1º e 2 de março, a ABIH-PR promove em Curitiba o 1º Encontro Paranaense de Hospitalidade, evento paralelo ao 19º Salão Paranaense de Turismo. O encontro terá em sua programação painéis e palestras com informações e novidades sobre o setor hoteleiro no Paraná. Será  aberto a hoteleiros associados, profissionais do trade, hoteleiros não associados, fornecedores para a hotelaria e estudantes. Nos dois dias de programação serão debatidos temas como a Copa do Mundo FIFA, eventos e oportunidades no Paraná, novas tecnologias de comercialização e programas nacionais para meios de hospedagem. (Com informações do jornalista Claret Rezende)

ENCONTRO DO PRODETUR NO RECIFE


Nas últimas segunda e terça-feira, no Centro de Convenções de Pernambuco , houve o Encontro do Prodetur Nacional  para discutir modelos de gestão para o turismo sustentável.  
Estiveram presentes  representantes de nove estados participantes do programa, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do MTur, com o objetivo de apresentar resultados concretos do Prodetur no país, no caso, com uma vista ao Forte das Cinco Pontas, onde foi inaugurado o Museu da Cidade do Recife, em novembro do ano passado, com recursos do Mintur. O ponto turístico esteve dois anos fechado para a reforma.
Na segunda-feira, houve  palestras e debates sobre o modelo de gestão implementado em Pernambuco, que permite a integração e o monitoramento de ações do programa. O painel contou com a participação do diretor de Financiamento e Promoção do Turismo do MTur, Hermano Carvalho, que abordou o potencial de investimentos privados que existe nas áreas do Prodetur.
As políticas de salvaguardas ambientais do BID e os sistemas de estatísticas turísticas do MTur também foram abordados na terça-feira, no Centro de Convenções. O encontro contou com a participação de representantes dos estados do Ceará, Paraíba, Sergipe, Pará, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Goiás.

ROTA DO SOL SEMANAL 28/02/2013 - ISSUU