Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de abril de 2013

CALEIDOSCÓPIO - NO NOSSO TEMPO E AGORA

Na transição de menino para adolescente e mesmo já depois dos  vinte anos, os grandes divertimentos que tivemos  foram o futebol e o cinema. Jogamos nos times infantis do Ceará e do Maguari, nos chamados primeiros quadros do Flamengo daqui, do Penarol e até do Ceará.  Sempre fomos um jogador “minhoca”,  mas que teve a alegria de atuar ao lado  de craques verdadeiros como Juju, Zé-Sergio, Saraiva, Waldemar,  Pedro Matos,  Alexandre e, para mim, o maior de todos os tempos – Mitotônio. Na época, as rusgas dentro do campo, perduravam  quase nada depois.  Os seriados do Majestic, quase sempre de faroeste,  do cachorro Rin-tin-tin, sem grandes maldades, surgiam como a grande pedida das quartas-feiras, sempre  na expectativa de que o Buck Jones (era este o nome?)  vencesse as paradas. Saudáveis eram os divertimentos da adolescência, somados depois às festas Marajaig, do Santa Cruz, do Ícaro e do Maguari, local em que um  “Boa Noite, seu Manuel”, servia como  senha para entrar no clube. Pela madrugada  voltávamos para casa, cantando ou assobiando o  “amor febril”, sem nenhum perigo de assalto.  Como “foca” de jornal, pelas mãos de Bruno Maia,  ingressei no final de 1944 no jornal “O Nordeste”, órgão da Arquidiocese de Fortaleza  e que era exemplo de usar bem a língua portuguesa. Também, pudera, lá pontificavam mestres da mais alta estirpe, como  Andrade Furtado, Luís Sucupira,  Audifax Mendes e Vasco Furtado. No Liceu do Ceará e no dia a dia de  “O Nordeste”, de  “O Povo”,  da ” Gazeta de Notícias”  e da “Tribuna da Imprensa” percorremos os  caminhos da nossa maneira de ser.  Estas mal traçadas linhas não têm  nenhum intuito biográfico. São apenas  para  situar um espaço e  justificar que, “no meu tempo”,  aprendia-se em casa,  com os mestres e  os divertimentos eram sadios e serviam para estreitar amizade. Ia-se ao Estádio Presidente Vargas ou jogar ou torcer pelos times das nossas predileções,  sem outros intuitos.  Gozação com os torcedores adversários perdedores, sempre havia. Nunca porém ia além disso. Infelizmente e lamentável,  de uns poucos anos para cá  é muito arriscado ir a um cinema à noite ou  aos estádios para assistir aos jogos das agremiações prediletas, principalmente nos chamados “clássicos”.  É uma aventura de alto risco, aqui, no Rio, em  São Paulo ou em qualquer parte deste nosso país amado. Não nos enganemos, as gangues das periferias ou mesmo de bairros chamados elegantes se travestem de torcedores só para fazer coisa ruim. Mortes, assaltos, agressões e depredação ao patrimônio alheio  que ocorrem não são da responsabilidade dos verdadeiros torcedores e sócios dos clubes e sim de marginais que nelas se infiltram para dar azo aos seus malignos instintos. O que fazer? A leniência das leis, a ineficiência por qualquer razão das polícias, a falta maior de estrutura familiar e os modelos de educação estão no âmago do problema. A hora de acordar está passando e o abismo maior aproxima-se célere. 

NÃO AGRADOU A BNTM 2013

Na abertura: o prefeito ACM Neto, o Ministro Gastão Vieira,
 o secretário Domingos Leonelli e o governador Jaques Wagner

Salvador foi sede, de 10 a 14 últimos, de três importantes eventos: a  Brazil National Tourism Mart (BNTM), o II Salão Baiano de Turismo e a III Feira de Turismo da Abav Bahia. Os três se realizaram a um só tempo e no mesmo local, o Centro de Convenções da Bahia.
A festa de abertura, na noite de 10,  foi bastante alegre e prestigiada pelo Ministro do Turiusmo, Gastão Vieira, o Governador da Bahia, Jaques Wagner, do Prefeito de Salvador, ACM Neto, de figuras representativas do “trade'”  turístico nacional, inclusive secretários de turismo das capitais nordestinas, membros efetivos da CTI. 
Conforme informações, a BNTM 2013, organizado pela CTI-Nordeste,  contou com cerca de 300 operadores de turismo do Brasil e de 27 países da Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia. Lá estavam 141 estandes, sendo 23 na área institucional e 118 na área comercial.
DESGASTES DA BNTM – Não foi apenas por ouvir dizer, pois participamos do evento. Esta 22ª edição da BNTM mostrou muitos pontos  desfavoráveis, comentados não apenas  pelos compradores e vendedores de produtos turísticos, os chamados “buyers” e “suppliers”, mas por quantos estiveram lá. E o fato não se deu apenas por se desenvolver ao lado do II Salão Baiano de Turismo e da III Feira de Turismo da Abav Bahia, estes até que foram muito bons. O Centro de Convenções  é excelente e amplo, mas  não estava bem sinalizado nem foi fácil encontrar locais para maiores  informações. A falta de motivação também não animou os que expuseram seus produtos. Enfim, as razões não sabemos,  não  funcionou como nos anos  anteriores a BNTM 2013.
O fato que relatamos, segundo se noticiou, foi explicitado pelo representante de um dos mais fiéis e constantes participantes da Bolsa, a TAP. Externando insatisfação, teria dito o dirigente da empresa no Brasil, Mario Carvalho,  que a Secretaria de Turismo de Pernambuco, estado que será sede da BNTM 2014, irá encontrar dificuldade para reverter a imagem do evento agora acontecido em Salvador.
A BNTM tem tradição e vem prestando relevantes serviços principalmente ao turismo do Nordeste. O que aconteceu em Salvador certamente será bem avaliado pela CTI que, certamente, tomará providências para  não deixar  esmaecer o que já foi construído ao longo de 22 anos.  

DRAMATURGIAS FEMININAS: INSCRIÇÕES ATÉ DIA 2 DE MAIO


Autoras e autores que possuam textos de peças que dialoguem com o universo feminino têm até o dia 2 de maio para se inscrever no Edital de Dramaturgias Femininas. O Edital foi lançado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 8 de março, e ao Dia Mundial do Teatro, celebrado no dia 27. Propostas deverão ser entregues de segunda à sexta, no horário de 9h às 17h, na sede da Secultfor (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro).
A premiação selecionará cinco textos dramatúrgicos. Cada autor/autora premiado receberá o valor de R$ 5 mil (sujeito à tributação) e uma cota de 150 exemplares do livro que reunirá os textos selecionados. Às dramaturgas é liberada a inscrição de textos de qualquer natureza. Já os autores homens, necessariamente, devem apresentar peças que dialoguem com o universo feminino. 
O objetivo da Prefeitura é  contribuir para o crescimento da dramaturgia que tenha o feminino como principal temática. A seleção será composta por duas fases: a 1ª conceitual e técnica e a 2ª de habilitação jurídico/fiscal. O resultado final dos projetos selecionados será divulgado no dia 14 de junho no portal da Prefeitura Municipal de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br) e no Diário Oficial do Município.

FESTIVAL DA MODA DE FORTALEZA 2013


Mais uma vez, o  Maraponga Mart Moda apresentará  o seu tradicional Festival da Moda de Fortaleza,  com tema inspirado na canção do poeta Vinicius de Moraes, que este ano completaria 100 anos. Nesta 33ª edição, o público será brindado com um festival de  cores, elemento sempre presente e fundamental à moda, de um modo especial, as cores do outono/inverno.  Nada menos do que 300 marcas estarão  representadas no Maraponga Mart Moda. 
Pela primeira vez, o FMF terá início num domingo. O início será no próximo dia 21, com show de abertura, desfiles e shopping aberto normalmente. As 300 marcas do MMModa dos diferentes segmentos vão subir a passarela do Lounge Lino Villaventura, apresentando, cada uma delas, 3 looks da coleção de inverno. A produção de moda e styling dos desfiles será assinada pela expert em moda, Lívia Saboya. Durante 4 dias (de 21 a 24 de abril), o FMF apresentará dois desfiles diários. O evento contará ainda com rica programação, pocket shows e presença de celebridades globais na passarela, como  os “gatos” do BBB 13, Marcello e André, e os atores Oscar Magrini e Sérgio Marone .
O Festival terminará no dia 26 deste mês. 

4G EM FORTALEZA


Até o final do corrente mês, a tecnologia 4G para os usuários de smartphone estará disponível em  Fortaleza e nas outras cinco  cidades-sede  da Copa das Confederações,. De acordo com informações do Ministério do Turismo Duas capitais do país já operam o serviço: Curitiba e Recife.
A utilização da faixa de 700 MHz para o 4G só poderá ocorrer depois da digitalização da TV aberta no Brasil, que hoje ocupa essa faixa. A frequência de 2,5 GHz é utilizada por vários países europeus, como França, Espanha e Alemanha. Já na Ásia, o uso da frequência de 2,5 GHz para 4G é predominante. Posteriormente, a faixa de 700 MHz poderá também ser destinada para a banda larga no Brasil. 
Para utilizar os serviços da rede 4G é necessário que o aparelho seja compatível com a tecnologia oferecida no Brasil. Ou seja, se o turista tiver um aparelho que opera em 4G na faixa de 2,5 GHz, poderá adquirir um chip associado a um plano de dados para essa tecnologia e utilizá-lo em seu smartphone. 

TODOS OS ÔNIBUS SERÃO ACESSÍVEIS


A fim de atender à população de  deficientes de Fortaleza  a Prefeitura está prometendo que os ônibus serão todos acessíveis. Nos primeiros quatros meses deste ano, já 86 novos veículos têm  elevadores.
Atualmente, 60,2% da frota de ônibus da Capital está apta para receber cadeirantes e possuem assentos especiais. Dos 1.923 existentes, 1.158 veículos estão dentro dos padrões exigidos pelo decreto presidencial que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Até dezembro de 2014, a Etufor pretende atingir a meta de tornar todos os coletivos de Fortaleza acessíveis.

EXPOSIÇÃO PORTUGAL CONTEMPORÂNEO


O Espaço Cultural da UNIFOR receberá, a partir do próximo dia 22 e até 1º de maio,  a exposição fotográfica “Portugal Contemporâneo”, de Hênio Souza,  com 28 imagens e apresentando o que há de mais moderno e futurista na arquitetura de Portugal,  a partir de quatro fotos iniciais de cada uma das regiões turísticas daquele país.  
Sob curadoria de Francisco Brandão, vice-cônsul de Portugal no Ceará, a exposição é resultado de uma seleção de 1.960 imagens feitas pelo engenheiro e fotógrafo paulista, durante uma viagem ao país em outubro de 2012, com o apoio da Casa de Portugal de São Paulo, do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira e da Câmara Portuguesa de Comércio em São Paulo. 
A abertura da mostra será  às 19h, para convidado,  no Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza. De 23 de abril a 10 de maio, permanece aberta para visitação gratuita do público. Após a temporada no Ceará, a mostra segue para Porto Alegre, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte
Conforme enfatiza o vice-cônsul e curador Francisco Brandão, a inauguração da mostra coincide com a comemoração do Dia do Descobrimento do Brasil com o objetivo de trazer novamente à memória do público os laços culturais entre os dois países e ainda, oferecer a oportunidade de revelar a beleza de Portugal através de uma nova ótica, a arquitetura contemporânea.

VISITA ÀS OBRAS DE MOBILIDADE URBANA

Participaram do encontro representantes da Prefeitura,
 da Caixa Econômica Federal e da empreiteira Servengá

O secretário Nacional de Transportes e Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, Júlio Eduardo dos Santos,  esteve em Fortaleza na última sexta-feira (12) e se reuniu-se  com representantes da Prefeitura Municipal de Fortaleza, da Caixa Econômica Federal e da empreiteira Serveng.
O objetivo do encontro foi acompanhar as obras de mobilidade urbana de acesso à Arena Castelão de responsabilidade da gestão municipal (trecho Via Expressa/Raul Barbosa, Avenida Dedé Brasil, Av. Alberto Craveiro e Av. Paulino Rocha).
Afirmou Júlio Eduardo dos Santos estar satisfeito com o esforço da Prefeitura no cumprimento das metas da sua atribuição e assegurou que todas as intervenções estão bem encaminhadas e serão concluídas antes da Copa de 2014. “Todos os gargalos referentes às desapropriações estão sendo eliminados para evitar qualquer atraso no andamento dos trabalhos”, disse o secretário, que enfatizou o impacto positivo que as obras trarão para Fortaleza. 

'COMIDA DI BUTECO' É ATRAÇÃO EM FORTALEZA


Petisco Nordestino do Kasa kaiada
Fortaleza está com grande atração desde o último dia 12, com a realização do já consagrado  "Comida de Buteco 2013",  um  concurso gastronômico com 20 anos mas aqui  na terceira edição. É realizado em vários estados do País e com o propósito de resgatar e valorizar a comida de raíz 
O Comida di Buteco nesta Capital está com 20 concorrentes  e possui muitos patrocinadores, entre os quais o Senac, o Sebrae, a Abrasel e a Ypioca. Não movimenta o setor apenas nos dias do concurso, mas costuma trabalhar com os participantes e aspirantes antes e depois da época do evento. Nesta edição, garçons e cozinheiros dos bares selecionados em Fortaleza se esmeram na preparação de seu pratos com verdadeiro sabor regional. Todos fizeram treinamentos de capacitação em cursos  ministrados pelo SENAC, parceiro do concurso.
Os pratos escolhidos nesta edição têm na sua composição macaxeira, também conhecida por aipim, carne e linguiça.  A sofistificação fica por conta dos concorrentes. Pormenor importante é que os estabelecimentos concorrentes obrigatoriamente têm que ser administrados pelo seu proprietário.  
O concurso terminará no próximo dia 5 de maio e são estes os concorrentes: Alpendre, Bar Chá da Égua, Bar do Ciço, Bar do Helano, Bar do Papai, Bar o Camocim, Biroska da Farra, Dragão do Mar, Flórida Bar, Kasa Kaiada, Kina do Feijão Verde, Bar do Nem, Noite a Fora, Ponto de Luz, Primeira Página, Suvaco de Cobra, Teresa e Jorge, Toca do Plácido, Tronco do Gaúcho e Zé do Mangue.

AÇÃO PARA REGULARIZAR HAITIANOS NO ACRE


Um grupo de técnicos do Ministério da Justiça está desde o dia 12 recente nos  municípios de Brasileia e Epitaciolândia, no Acre,  para coordenar missão em relação a 1,7 mil imigrantes haitianos que, forçados pela crise em seu país,  chegaram ao Brasil em busca de melhores dias. Eles atravessaram ilegalmente a fronteira com a Bolívia e o Peru. A  ação engloba diversos ministérios e visa prestar  assistência nas áreas da saúde, trabalho, relações exteriores e assistência social. O Ministério da Justiça, por meio da Polícia Federal, atua contra o crime organizado nas fronteiras, impedindo a atuação de “coiotes” e busca regularizar os haitianos que já estão no Brasil. Dos cerca de 10 mil que entraram no País em situação irregular, mais de 6 mil já foram regularizados desde 2010. O restante dos pedidos está em trâmite.
Outra ação é abrir vias legais de entrada no Brasil. A  Embaixada do Brasil em Porto Príncipe emitiu 1525 vistos permanentes especiais, por razões humanitárias, de janeiro do ano passado até ontem, quinta-feira (11). A modalidade de visto "expresso", sem consulta prévia a Brasília, é uma facilidade inédita no mundo, elogiada oficialmente pela OIM (Organização Internacional para as Migrações). A ação segue a Resolução Normativa 97/2012, que exige apenas o passaporte válido e a ausência de antecedentes criminais. A opção legal e simplificada desencoraja a atividade de "coiotes" na travessia, por terra, para o Brasil. 
Por uma questão humanitária, o Departamento de Estrangeiros, da Secretaria Nacional de Justiça tem autorizado a permanência de estrangeiros, com base na Resolução Normativa 27. Além de haitianos, a política foi aplicada para angolanos, entre 1991 e 1992; iranianos da comunidade bahai, em 1986; e aos colombianos, entre 2008 e 2009.

A TACV INICIOU MAIS UM VOO PARA FORTALEZA


Desde o último dia 4, os Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV)   têm  nova frequência interligando Fortaleza a Lisboa, em Portugal, com conexão na Praia.
O novo voo sairá às quartas-feiras do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, faz escala no Aeroporto Internacional da Praia, no Cabo Verde,  e segue para Lisboa. 
Com a nova frequência, a transportadora  pretende atender a demanda de turistas europeus, que anualmente, em agosto, buscam as praias cearenses para passar férias. Também ela está de olho nos brasileiros, que estão aproveitando a desvalorização do euro diante do real para viajarem à Europa.
O voo de volta chega à capital cearense às terças-feiras, às 22h20, no mesmo horário do voo semanal que pousa aos domingos e parte às segundas-feiras. 
O fluxo de turistas europeus caiu, devido a alta do real diante do euro, mas, em contrapartida, o câmbio estimula os brasileiros a viajarem mais para a Europa, o que justifica a recriação da segunda frequência semanal.(Com a radiotelevisão caboverdeana)

MINISTRO PROMOVERÁ VÊNETO NA WTM LATINAMERICA


De 23 a 25 de abril próximos, realiza-se em São Paulo o World Travel Market (WTM) Latin America, uma das grandes feiras do setor de viagens e turismo da América Latina.  Uma das personalidades aguardadas é a do ministro do turismo da região do Vêneto, Marino Finozzi (foto), que integra a estratégia para ampliar o fluxo de turistas brasileiros na sua região.
Em novembro do ano passado, representantes do Vêneto também estiveram no Brasil para participar do Festival de Turismo de Gramado. Devido aos bons resultados, o Vêneto agora retorna com estande no WTM Latin America.
Localizada no nordeste da Itália, a região é considerada um dos principais destinos da Europa. São cerca de 15 milhões de visitantes por ano e a expectativa é que até 2020 esse número atinja a marca dos 20 milhões. Anualmente, o Vêneto registra 60 milhões de pernoites de viajantes do mundo inteiro.

MINAS TURISMO GERAIS 18042013

Sérgio Moreira

Eventos em Minas-  Vários setores turísticos em Minas Geais estão se organizando para movimentar o setor. No dia 18 de abril, Belo Horizonte e Minas Gerais  estarão em Montevidéu, capital do Uruguai  como anfitriões do GOAL TO BRASIL. Promoção da Copa!, no  inicio de maio, a beatificação de Nha Xica, em Baependi, e em 1 de junho, novo voo direto BH/Buenos Aires, pela Aerolineas Argentinas.
O Arraiá do PIC acontece dia 8 de junho, na sede da Pampulha, tendo como atrações a Banda Jota Quest, a dupla sertaneja Rick e Ricardo, o DJ Eduardo AUM e o parque de diversões para a garotada, entre outras. www.pic-clube.com.br ou pelo Disque PIC 3516-8282.
BHC&VB REFORÇA PARCERIA COM A ABIH- Visando um trabalho em conjunto, o Belo Horizonte Convention&Visitors Bureau reforça parceria com a ABIH(Associação Brasileira da Indústria de Hotéis). Patrícia Matos de Azeredo Coutinho, representante da Amazona Palace Hotel, é a nova presidente da ABIH e revela que o grande objetivo da nova presidência neste período de 2013 a 2015 é inovar, valorizar os diferenciais da instituição e fortalecer ainda mais as parcerias com foco no turismo de negócios e eventos.
“A maior meta é a união da categoria. Este é um momento importante para a hotelaria, principalmente com a chegada dos grandes eventos esportivos na capital mineira e o grande objetivo é consolidar e fortalecer a rede de turismo de negócios e eventos em Belo Horizonte e Minas Gerais, com representatividade e união de forças das entidades e empresas que compõem a ABIH”, diz Patrícia Coutinho.
BH-Turismo: Infância Protegida-  A Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social une-se à AMAS e à Childhood Brasil para a construção dos Manuais de Boas Práticas destinados aos profissionais do trade de turismo com o objetivo de conscientizar agentes de viagem e demais operadores do setor turístico a respeito da promoção do turismo engajado com as causas de proteção do público infantojuvenil. Nos materiais aqui disponíveis, você encontrará informações e orientações que o auxiliarão a compreender como atuar de maneira a proteger nossas crianças e adolescentes da violência e exploração sexual.De posse desse material, você torna-se também um multiplicador da atuação social em prol da garantia dos direitos das crianças e adolescentes, tendo em mãos um instrumento que servirá de insumo para guiar, sensibilizar e engajar outros cidadãos no combate à exploração sexual infantojuvenil.
Festival Brasil Sabor e Guia de bares e restaurantes- Pratos de restaurantes mineiros participantes do Brasil Sabor 2013 estarão presentes no evento de abertura oficial da oitava edição do festival em Minas Gerais, que acontece no dia 29 de abril, no Espaço Meet. Na mesma ocasião, a Abrasel lançará também seu guia de bares e restaurantes. O evento de lançamento, que é exclusivo para convidados, conta com um cardápio diversificado com degustação de 12 pratos de participantes do Brasil Sabor de várias regiões do estado.   Realizado pela Abrasel em parceria com o Sebrae, o Brasil Sabor terá início em todo o país no dia 02 de maio e se estende até o dia 19 do mesmo mês, com a adesão de milhares de restaurantes em todo o território nacional. Com a campanha “A comida do lugar em todos os lugares”, o festival ressaltará em Minas a riqueza e diversidade gastronômica do nosso estado.Já o Guia Abrasel Minas, terá tiragem de 30.000 exemplares e será distribuído ao longo de todo o ano. A publicação trará informações completas dos bares e restaurantes, com fotos e legendas dos serviços oferecidos por cada estabelecimento. Bilingue, o Guia Abrasel Minas será uma importante ferramenta de apoio aos turistas durante 
www.abraselmg.com.br / www.brasilsabor.com.br
Mirante do bairro das Mangabeiras, no alto da capital mineira,

Manual de Boas Práticas - Agências de Viagem - Este Manual de Boas Práticas, produzido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte com o intuito de promover ações de prevenção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, trata da importância de desenvolver ações éticas e responsáveis para as Agências de Viagem. Desenvolvido pela Associação Municipal de Assistência Social (AMAS), em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, por meio do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (PAIR), em parceria com a Childhood Brasil e referendado pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav/MG).  

Pampulha- O Aeroporto de Belo Horizonte, na Pampulha voltou com alguns voos para a capital paulista e já estão em estudos novos voos partido da Pampulha para Curitiba.
Ronan Andrade, gerente da CVC em Sete Lagoas vem sendo um dos grandes destaques da CVC em Minas Gerais com sua equipe da loja da CVC Shopping Sete Lagoas

Jornalista Sérgio Moreira     sergmoreira@ig.com.br

RODOVIA RENOVADA NA SERRA DA IBIAPABA


A região da serra da Ibiapaba, pelo clima, solo e, principalmente, pelo empreendedorismo dos seus habitantes muito vem contribuindo para o desenvolvimento do Ceará. A agroindústria e o turismo são os pontos mais fortes, principalmente após a construção, nos anos 70  pelo Governo César Calas,  da Estrada da Confiança, que liga os principais municípios  do Planalto. Indo de Viçosa do Ceará até a descida da Serra, terminando no Ipú e que é de vital importância para escoar a produção de flores, hortaliças e frutas e para o movimento de turistas que visitam aquela que é uma das mais belas regiões do Ceará. .Aliás, o DER está com projeto para a duplicação do trecho Viçosa/São Benedito, com as obras ficando prontas até o final de 2014
 No atual governo de Cid Gomes também as cidades serranas da Ibiapaba vêm recebendo muito atenção,  principalmente com constrição de  obras estruturantes. Recentemente, a serra foi ligada ao mar, através da estrada Viçosa – Granja. Agora, a população dos municípios de Graça e São Benedito está beneficiada com a pavimentação de 24 quilômetros de rodovia.
O governador Cid Gomes, acompanhado do secretário da Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, de outras autoridades e de prefeitos da região, inaugurou na segunda-feira (15) na o trecho Graça-São Benedito, conhecida como Ladeira da Lapa. O evento foi às 18 horas com o descerramento da placa no distrito de Lapa, localizado em Graça.
Segundo o diretor de obras de engenharia de obras rodoviárias do DER, Quirino Rodrigues, o Governo do Estado investiu nesta ação R$ 16.157.489,66, oriundos do Tesouro do Estado, para melhoria de infraestrutura rodoviária. O trecho pavimentado é importante para alavancar a economia daquela região, tendo em vista sua relevância para o setor turístico, facilitando acesso aos seus balneários, pousadas e mirantes, e ao novo Aeroporto Regional de São Benedito. Também contribuirá sobremaneira para o transporte de mercadorias entre as regiões, inclusive com o vizinho Estado do Piauí

5ª FORIND NE E SUCRONOR


Convenções de Pernambuco a  Feira de Fornecedores Industriais do Nordeste e 5ª SUCRONOR - Mostra Sucroenergética do Nordeste.  Promovido pela Associação Brasileira de Logística (Abralog) e pela Feira Internacional de Logística (Movimat),  o evento está debatendo os desafios e as oportunidades para a logística da região com a participação de autoridades do setor.
Um dos importantes temas da 5ª Forind foi do presidente da Associação Nacional de Transportes Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, que discorreu sobre  “O Transporte Ferroviário e a Função Estratégica da Multimodalidade”.  Na oportunidade, traçou um panorama do que aconteceu e explanou as perspectivas para o futuro da logística brasileira. A palestra teve como base o balanço do Programa Nacional de Desestatização (PND), apresentado pelo mesmo no dia 3 de abril em São Paulo. 
Abertura do evento

FEIJOADA DO LARANGEIRA

Foi das mais animadas entre todas as que já aconteceram em sua longa carreira de sucesso a 21º FEIJOADA DO LARANGEIRA, em Feira de Santana. A festa mobilizou a sociedade feirense e a de Salvador para prestigiar os amigos Kika e o jornalista Antonio José Larangeira. O anfitrião foi um dos fundadores da Abrajet Bahia e hoje dirige a Sucursal do segundo jornal mais lido da Bahia, a Tribuna da Bahia. 
O anfitrião, os jornalistas Antonio José Larangeira, Edmundo Lemos,
presidente da Abrajet, e José Cassiano Ferreira Filho,
Superintendente Norte-Nordeste da Infraero. 

SKAL DE FORTALEZA ELEGEU NOVOS PODERES

 Past President Enid Câmara e a Presidente Priscila Cavalcanti

A diretoria para o biênio 2013/2015 do Skal Internacional de Fortaleza foi eleita no último dia 12 e tomou oficialmente posse após a votação. A apresentação oficial ao “trade” será  durante a realização do Congresso Nacional da entidade, que será no Ceará (em Fortaleza e em Beberibe), entre os dias 15 e 19 de maio vindouro. 
 São estes os novos diretores do Skal Fortaleza:
Presidente - Priscila Cavalcanti; Past President - Enid Câmara de  Vasconcelos;
Vice-Presidente - Colombo Cialdini; Secretário - Edmilson Rodrigues; Tesoureiro - Valmir Rosa Torres; Diretor de Imprensa - José Rangel; Diretora de Eventos - Érika Martins; Diretora de Capacitação - Catarina Marino; Diretor de Relações Públicas - José Mário Pinto;
Auditores: Austragésilo Rodrigues e José Antônio Nogueira.

VOLUNTÁRIOS PARA A COPA DAS CONFEDERAÇÕES


O Comitê Organizador Local das Copas e o Ministério do Esporte, por meio do Programa Brasil Voluntário, abriram inscrições para moradores de Brasília, do Rio de Janeiro e de cidades próximas que desejem atuar de forma voluntária como "performer" ou membro da equipe de apoio operacional nas cerimônias de abertura e encerramento da Copa das Confederações, em junho próximo. 
Sob o comando do carnavalesco Paulo Barros (foto), os chamados performers formarão o corpo artístico que realizará uma apresentação de música e dança no gramado do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, antes da partida de abertura entre Brasil e Japão, no dia 15 de junho, e no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, antes da grande final da Copa das Confederações da FIFA, em 30 de junho.
Também será possível se inscrever para trabalhar de forma voluntária na equipe de suporte ao espetáculo, que inclui atividades como produção de elenco, figurino, alegorias, gerência de palco e auxiliar de produção. As inscrições estão abertas no endereço www.cerimonias.brasil2014.com.br e vão até 22 de abril.
Para se candidatar, não é preciso ser bailarino profissional nem ter habilidades específicas. O mais importante é que o candidato tenha disponibilidade para comparecer aos ensaios, que serão realizados durante a semana na parte da noite e nos fins de semana. Os interessados devem ser maiores de idade, ter bom condicionamento físico, muita alegria, bom humor e vontade de fazer parte desses dois momentos especiais. O objetivo é montar um grupo com diferentes perfis, idades e habilidades. Por isso, pessoas com deficiência também podem participar, inscrevendo-se para as vagas da equipe de suporte.
Os aprovados na pré-seleção do show receberão um convite da equipe de produção do elenco para participar de um processo de triagem, marcado para o período de 20 a 28 de abril, quando será definido o papel que o candidato vai representar na cerimônia. 

CATAVENTO SOPRA NOVAMENTE EM LISBOA


Ela aconteceu em 2004 e 2005 e agora está de volta.  Neste ano, na sua terceira edição, está confirmada  a "Noite de Gala do Turismo Luso-Brasileiro" para o dia 6 de maio, sempre em Lisboa e, como das outras vezes, no Hotel Dom Pedro da  bela capital portuguesa. Na ocasião, serão premiados com o Troféu Catavento de Prata os profissionais, empresários, personalidades, instituições e empresas do turismo que mais se destacaram nesta ponte que une Portugal ao Brasil, e mais particularmente Lisboa a Salvador, Bahia.
A premiação existe há 35 anos no Brasil, também sempre em Salvador, numa iniciativa pioneira no País da GAZETA DO TURISMO, que nesses anos todos já foi jornal, esteve depois brevemente num formato magazine, e hoje é um dos sites mais acessados pelo trade turístico brasileiro: www.gazetaturismo.com.br.
O transporte da delegação baiana, que segue de Salvador e estará em  Lisboa de 3 a 9 de maio de 2013, desta vez  encontrou o apoio decisivo e imprescindível da SATA, companhia aérea portuguesa dos Açores, além do Dom Pedro Lisboa, para a hospedagem da mesma. A comitiva será composta por profissionais do turismo. Vale também destacar outros parceiros, como o Grupo Bensaude, proprietário do Hotel Marina Atlântico, em Ponta Delgada (Açores), dentre vários outros estabelecimentos turísticos no arquipélago, e um hotel em Lisboa, o Açores Lisboa. 
Inserido na realização do evento, que promove a Bahia em Portugal por iniciativa da GAZETA DO TURISMO - Magazine, será inaugurado durante a noite de gala, e também como nas outras vezes, um Festival Gastronômico da Bahia, que acontecerá durante 10 dias, no Dom Pedro, com realização pelo Senac-Bahia, na pessoa da sua diretora Marina  Viana Almeida, que para lá seguirá com três profissionais da boa mesa.
A festa  não poderia concretizar-se sem a preciosa colaboração de parceiros portugueses e brasileiros, como Pedro Ribeiro, diretor de vendas do Dom Pedro; Marco Silva, diretor de marketing e comunicação da SATA; Rui Cordeiro, diretor geral do Grupo Bensaude (que congrega, além dos hotéis, agência de viagens, operadora e locadora); e João Luís Cogumbreiro, diretor-geral dos hotéis Açores Atlântico e Marina Atlântico, em Ponta Delgada.
Antes do evento, o Hotel Dom Pedro Lisboa realizará uma promoção em Salvador, possivelmente neste de abril. Pedro Ribeiro (diretor de vendas) irá a Salvador e recepcionará agentes de viagens baianos.

ÊXITO DA ABRAJET/SC NO ENCONTRO DE BOMBINHAS

Abrajetianos reunidos em Bombinhas

A Abrajet de Santa Catarina, sob a presidência do jornalista Alberto Gonçalves de Souza, cumpriu mais uma etapa do planejamento administrativo.  Marcou precioso tento com a realização, em Bombinhas, de 11 a 14 de abril no V Fórum de Turismo, evento que teve em mira congregar os associados e, ao mesmo tempo,  divulgar  e promover o turismo catarinense,  mostrando suas potencialidades e  atrativos.                
A abertura solene  do V Fórum de Turismo da Abrajet/SC, contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, da Prefeita Ana Paula, do Presidente da Santur, Valdir Walendowisk, Secretário de Turismo do Município, do presidente da Abrajet Nacional, Hélcio Estrella,de  autoridades e convidados especiais.
A cidade de Bombinhas esbanja beleza, com suas águas límpidas de um maravilhoso verde esmeralda, e suas montanhas não menos verdejantes,  um povo acolhedor que muito bem sabe receber seus visitantes. Daí a razão de ser um dos melhores e principais destinos do litoral de Santa Catarina, da região sul, centro oeste do Brasil e países do cone sul.                  
Participaram  ativa e significativa do Fórum, jornalistas do Estado, assim como do Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul, entre os quais a  jornalista Isolete Pereira,  de Buenos Aires. 
A programação, que teve bonito espetáculo artístico cultural,  contando a saga dos açorianos, colonizadores da cidade,  decorreu dentro do projetado pela Comissão Organizadora, coordenada por Mário Pera e jornalista Valmir Grein.  Houve o I Encontro Sul Brasileiro da Abrajet/BR, com participação efetiva dos presidentes da Abrajet da Região nas reuniões de trabalho. 
O Fórum foi transmitido pela TV Diário Bom dia SC, de Joaçaba e  contou postagem em tempo real no blog www.nossojornalsc.com.br.

SATA REUNIU AGENTES DE VIAGENS NA BAHIA


Tayza Silva, Antonio Reis, Casaes e Cristina Souza
A SATA, companhia aérea dos Açores - Portugal, participou do 2º Salão de Turismo da Bahia, oportunidade em que reuniu agentes de viagens que comercializam o produto Portugal. Com a presença de dirigentes que atuam nos Açores e da equipe de Salvador, foi mostrada aos profissionais baianos toda a malha aérea cumprida regularmente pela companhia, ao lado de um histórico da empresa. 
A SATA, que está realizando um voo semanal ligando Portugal (Lisboa, Porto, Ponta Delgada, Funchal) a Salvador, apresentou todos os destinos em que atua, entre Estados Unidos, Brasil e Europa, destacando o fato de que, além de ligar todos eles a Portugal continente, promove voos para o "além mar", como o arquipélago dos Açores, o arquipélago da Madeira, e arquipélago das Canárias.
Particularmente, os dirigentes da SATA apresentaram o destino Açores, a partir de Ponta Delgada, a sua ilha principal e onde está sediada a companhia. Na oportunidade, o jornalista baiano Carlos Casaes, Diretor - Editor da GAZETA DO TURISMO - Magazine, fez um breve relato sobre a excelência do produto turístico Açores, considerando-o bastante diferenciado do que se tem habitualmente conhecido, a partir das suas características especiais por serem ilhas de origem vulcânica.

ROTA DO SOL SEMANAL 18/04/2013 - ISSUU