Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

CALEIDOSCÓPIO - GRANDE TIMONEIRA NA ACI / ADEUS A UMA FIEL TORCEDORA

GRANDE TIMONEIRA NA ACI 
Na última segunda-feira, 16, fomos surpreendidos com a passagem para outra dimensão, sem dúvida mais justa do que a do Planeta Terra, de uma pessoa que tínhamos grande afeição. Era a senhora Maria Filomena  Fontenele  Magalhães, dedicada mãe de quatro filhos -  Vânia Maria, da Vera Lúcia, do Marcos George e da Mirian -  e pessoa que a maior parte dos seus 95 anos dedicou verdadeira paixão pelo clube que adotou como se filho também fosse. Assim pelo nome expresso nos registros civis pouca gente atina de quem se trata. Mas se a nomearmos como Dona Mariazinha, a fanática torcedora do Fortaleza Sporting Clube, aí é um mundão de gente que sabe de quem se trata.  Frágil na constituição física, contudo dinâmica nas atividades de visitar a pé quase diariamente  os filhos e amigos, intransigente como torcedora,   Mariazinha era forte, determinada, apaixonada quando se tratava do “Tricolor de Aço”. Talvez por ser irmã do José Candido, um craque da década de l940, e também de uma expressão reconhecida como um dos mais respeitados escritores do futebol das Copas do Mundo, o Airton Fontenele, ambos torcedores Fortaleza, talvez por isto Mariazinha voltou-se  de corpo e alma a torcer pelo clube do Pici. Com o  perfil  obstinado, intransigente e  “briguento”, não dava tréguas aos adversários. Era da estirpe de Dona Chaguinha,  mãe do saudoso fotógrafo José Rosa e de muitas crianças que vieram ao mundo pelas são mãos. Parteira que era,  com seu guarda-chuva, no campo do Prado ou nas ruas, ia para cima de quem falasse mal do Ceará. Da mesma linha, mas  torcedora fervorosa do Ferroviário,  Dona Filó, que não perdia um só jogo do seu Ferrim querido.  Também do  Zelimeira, outro Ferrim roxo ou do Papacum, folclórico defensor do América do Lívio Amaro.   Pois Dona Mariazinha era deste tipo que se destacava pelo amor ao seu clube de coração. Quantas vezes ela me telefonou para dizer que o jogo do Fortaleza estava passando em tal canal...  Não obstante os seus muitos janeiros, não deixou de ser desagradável surpresa a sua morte. Participamos da tristeza da família de Dona Mariazinha, também, na certa, da legião de diretores e torcedores do Fortaleza. No seu caixão mortuário, como pediu, partiu para o Além tendo aos braços uma boneca vestida com a indumentária do Tricolor.  
ADEUS A UMA FIEL TORCEDORA
Em meio a aplausos gerais de colegas e autoridades, na semana passada, a jornalista e professora de renome Adísia Sá tomou posse como presidente da conceituada Associação Cearense de Imprensa. Quase dispensável é dizer que a velha ACI, nestes seus 88 anos (14/7/1925), tem à frente uma timoneira competente, destemida e capaz de projetar ainda mais a “mãe” do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará e instituição que contribuiu de fato para a criação na Universidade Federal do Ceará do Curso de Comunicação Social (jornalismo). Aliás, Adísia, Alencar Araripe e outros jornalistas contribuíram e muito para que a nossa UFC tivesse curso tão conceituado. Acompanhei de perto a brilhante trajetória da querida companheira que parte para o novo desafio. Daí a firme convicção de que ela vai aprimorar mais ainda o que outros colegas fizeram como dirigentes da ACI, a exemplo, entre tantos, de César Magalhães Luís Sucupira, Perboyre e Silva, Pádua Campos, Antônio Carlos Campos de Oliveira, Stênio Azevedo, Zelito Magalhães, Ivonete Maia e o seu vice atual e presidente agora substituído,  Nilton Almeida. Colegas que fomos em congressos da UNE, em Belém, e dos Jornalistas, em Manaus, além de outras caminhadas, podemos afirmar ser Adísia uma mulher competente, valente na defesa dos melhores postulados de competência e decência não apenas  da classe  mas da sociedade como um todo. A sua aparente fragilidade de corpo engana, pois nele está um espírito altivo e de iniciativa firme. O Ceará e o Brasil conhecem o eu valor intelectual e profissional. Daí a razão por que apostamos todas as fichas na sua administração à frente da ACI;

ESPERADOS 2,5 MILHÕES DE FIÉIS NA ROMARIA DE CANINDÉ/CE

Começam na próxima terça-feira, 24, as festas de São Francisco, em Canindé. Às 4h da manhã, haverá  hasteamento das bandeiras e celebração eucarística,  presidida por frei João Amilton e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes. 
Com o tema "Francisco, um jeito sempre jovem de evangelizar", a Paróquia de São Francisco das Chagas e a Prefeitura do município estão nos últimos ajustes para a maior romaria franciscana das Américas, que acontecerá até o dia 4 de outubro, data em que se comemora o santo protetor da ecologia, da paz e dos animais. Este ano, a romaria traz um novo sentido para os devotos, por se tratar da primeira vez na sua história em 255 anos, onde um papa leva o nome do padroeiro da cidade, "Francisco". A devoção ao patrono da natureza e dos pobres começou em 1758. São previstos cerca de 2,5 milhões de romeiros vindos de todo o País e até do Exterior, mas com predominância dos Estados do Nordeste brasileiro.
Canindé  está em contagem regressiva para o início dos festejos. "Há exatos 8 meses nos
preparamos para essa romaria e os pontos religiosos estão prontos para receber os fiéis de São Francisco", afirma o pároco e reitor do santuário, frei João Amilton dos Santos.
Segundo o coordenador de liturgia do santuário, Cirano Alison, cerca de 60 frades e padres diocesanos  ajudarão  na festa. Serão realizadas 22 procissões, 100 missas, 10 vias sacras e oito adorações ao santíssimo. A missa de encerramento dos festejos, no dia 4 de outubro, será celebrada pelo arcebispo de Fortaleza, às 17h, na Quadra Coberto de Nossa Senhora de Lurdes da gruta.
Outras novidades estão nas comemorações do santuário. Este ano, os frades comemoram 88 anos de elevação do santuário de São Francisco das Chagas, à dignidade de Basílica Menor, mérito atribuído a poucas igrejas do mundo.
A Fundação da Paróquia comemora 196 anos de serviços prestados. O principal ponto de visitação turística de Canindé, a Basílica, completa 98 anos de construção. Mais um momento histórico fica por conta dos 90 anos de atuação dos franciscanos nos Sertões de Canindé. De acordo com o historiador César Magalhães, eles assumiram a Província de Santo Antonio do Brasil no dia 7 de abril de 1923, um domingo de páscoa.
APOIO - O prefeito da cidade, Celso Crisóstomo, já assegurou à coordenação das festividades que todas as secretarias municipais ficarão à disposição da paróquia. Além do policiamento já existente na cidade, Ronda do Quarteirão, Força Tática de Apoio, Serviço de Inteligência da PM, polícias Civil e Militar e Guarda Municipal, a cidade receberá um reforço de 180 policiais durante os dias de festejos. A Polícia Rodoviária Federal vai disponibilizar todo seu contingente de patrulheiros que irão percorrer o trecho que compreende o Piauí até Fortaleza, garantindo a segurança de quem vai utilizar a BR-020.

REUNIÕES DA ABRAJET EM SANTA CATARINA

Numa parceria com a Abrajet/Sc, entre os dias 24 e 27 de outubro próximo, concomitantemente com a realização do VII Fórum de Turismo da entidade do Estado,  a Abrajet Nacional realizará  a 2ª  reunião do ano do seu  Conselho, a mesma devendo comparecer presidentes de seccionais de todo o Brasil, assim como dos demais diretores e conselheiros.
Importantes assuntos, deverão ser discutidos e analisados entre jornalistas e o trade, no sentido do desenvolvimento e promoção do turismo, em Santa Catarina e no Brasil.
A Abrajet, tanto em nível nacional como das seccionais, objetiva fomentar e promover massivamente em conjunto, com autoridades, o trade e demais profissionais, os principais destinos regionais em todo o Brasil.
PROGRAMAÇÃO – Com possíveis alterações, será esta a programação dos dois eventos:
Dia 24 - quinta feira – de 14,00 às 19hs - Chegada dos Jornalistas ao Aeroporto Hercílio Luz, em Florianopolis;  21,00hs - Jantar.  Dia 25 - 08,00hs - Café da Manhã; 09,30 - Reunião de Trabalho, da Abrajet/SC, com pauta em elaboração; 11,30  - Final da reunião da Abrajet/SC. 12,00hs - Almoço. 14,00hs - Reunião do Conselho Nacional da Abrajet/BR, com pauta em elaboração; 18,00hs - Final da reunião do Conselho; 20,00hs - Abertura Solene com a presença de autoridades e do trade  da Região Turística  Costa Verde Mar; 21,30hs - Jantar. Dia  26 - 09,00hs - Café da Manhã; 10,00hs - Passeio Park Unipraias(Teleférico);12,00 Horas - Almoço na Praia de Laranjeiras; 14,30hs - Passeio Náutico;17,30hs - Descanso no Hotel; 21,00hs - Jantar no Cristo Luz, com premiação do Concurso de Fotografias e lançamento da Revista Viagens e Eventos; 23,00hs - Esticada ao maravilhoso TAJ. Dia 27,  domingo - 09,00 hs - Café da Manhã;10,00 hs  - Passeio ao Park Beto Carrero World; 12,30hs – Almoço;
retorno às cidades de origem.

CENTRO HISTÓRICO DE ARACATI

Foram abertas na última sexta-feira, 13, as propostas da licitação para definir a empresa excutora das obras de restauração do Centro Histórico de Aracati, trabalho da responsabilidade do Governo do Estado (Setur). O valor máximo estabelecido no edital, de número LPN 2013007, é de R$ 16.416.718,14. A fonte dos recursos é o Programa de Desenvolvimento do Turismo - Prodetur Ceará, financiado pelo Banco Internacional de Desenvolvimento – BID. 
O projeto, para ser concluído em 15 meses a partir da ordem de serviço, beneficia a área central da cidade, reformando calçadas, ruas, praças e criando uma via paisagística, às margens do Rio Jaguaribe.

FICANN E NORDESTE PRÊT-À-PORTER: NOVIDADES E NOVOS NEGÓCIOS

Empresários da indústria e do varejo de calçados, vestuário e acessórios terão em Fortaleza, de 24 a 26 da próxima semana, no Centro de Eventos do Ceará,  um grande encontro para falar de moda e negócios. A realização conjunta de duas feiras especializadas na área vai reunir no Centro de Eventos do Ceará (foto) as propostas de moda de mais de 170 marcas nacionais, oferecendo aos lojistas da região Norte e Nordeste uma nova oportunidade para compras e atualização com as principais tendências de consumo. 
A FICANN – Feira Internacional de Calçados e Artefatos Norte/Nordeste,  e a NORDESTE PRÊT-À-PORTER – Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios apresentarão as coleções para alto-verão em calçados, bolsas, confecções femininas e masculinas, em diferentes estilos e faixas de preço. 
Empresas dos principais polos produtores brasileiros participarão do evento, notadamente do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia e Ceará. A indústria da região Norte/Nordeste estará representada por cerca de 13 empresas expositoras, que deverão fazer deste momento uma plataforma para novos negócios.
As feiras FICANN e NORDESTE PRÊT-À-PORTER são dirigidas exclusivamente para lojistas, industriais e profissionais do mercado de moda e calçados de todo o Norte/Nordeste, especialmente grandes redes, lojas multimarcas e butiques. Além disso, devido à proximidade de Fortaleza em relação ao mercado do Caribe e América Latina, compradores destas regiões também foram convidados. 
.PARCEIROS ESTRATÉGICOS - A realização da FICCAN é uma iniciativa conjunta de duas das mais importantes promotoras de feiras do País, a Francal Feiras e o Grupo Couromoda (ambas com sede em São Paulo), que se associaram na constituição de uma empresa sediada em Fortaleza, a FICANN Feiras Comerciais do Norte e Nordeste Ltda, para gerir o evento e buscar novas oportunidades no setor. Já a NORDESTE PRÊT-À-PORTER é uma realização exclusiva do Grupo Couromoda.
As feitas têm o apoio do Governo do Estado do Ceará, através de sua Secretaria de Turismo; da Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (ABLAC); da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (ABICALÇADOS) e da Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (ABIACAV).
As feiras têm o apoio do Governo do Estado do Ceará, através de sua Secretaria de Turismo; da Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (ABLAC); da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (ABICALÇADOS) e da Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (ABIACAV).

O ENCOMEX FORTALEZA

Com a expectativa da presença de grande público, realiza-se hoje, 19, no Centro de Eventos do Ceará o  Encomex Fortaleza, evento inédito para o Estado, com programação concebida tendo em vista as necessidades e demandas dos exportadores cearenses. 
Para Roberto Marinho, vice-presidente da Câmara Brasil Portugal no Ceará e secretário da Comissão de Comércio Exterior do Ceará, o ENCOMEX acontece em Fortaleza num momento muito oportuno, pois está sendo discutindo com o Governo um plano de estímulo às Exportações e a criação de um Programa neste sentido, intitulado EXPORTA CEARÁ. 
Evento de abrangência nacional e internacional,  nele serão realizadas diversas palestras, oficinas e rodadas de negócios acontecerão de modo a aproximar as empresas do conhecimento, das oportunidades e de compradores internacionais. É promovido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e tem como objetivo incentivar o crescimento das exportações brasileiras principalmente entre os médios e pequenos empresários. 
Entre os setores em destaque nesta edição estão: calçados; frutas, hortaliças e flores; minérios; pescados; têxtil e confecção; turismo; e artesanato.  O evento também trará informações sobre oportunidades de comércio na América do Sul e na África.  

O FESTIVAL DO SAIRÉ AGITA ALTER-DO-CHÃO

Festival do Sairé
A vila de Alter do Chão, localizada no município de Santarém, oeste paraense, está preparada para realizar uma das mais tradicionais manifestações folclóricas e religiosas do Pará. É a festa do Sairé, que se desenvolverá a partir de hoje (19) e vai até segunda feira próxima, 23, com a previsão de reunir um público superior a 100 mil pessoas.,  O ritual expressa a cultura do povo paraense, em especial a tradição dos índios Borari, através das danças regionais, gastronomia, artesanato e outros atrativos da região turística do Tapajós. 
Por fazer parte do calendário de promoção turística do Governo do Estado, executado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), o evento receberá  turistas do Brasil e exterior e veículos de comunicação especializados nos principais segmentos turísticos apontados pelo Plano "Ver-o-Pará: cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios.
O município de Santarém faz parte da região turística do Tapajós, que integra, junto com Belém, Marajó, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu, as regiões do Pará, definida pelo Plano Ver-o-Pará, que tem como objetivo desenvolver as áreas voltadas para o turismo no Estado, assim como fortalecer e estruturar os segmentos  prioritários - cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios 
TRADIÇÃO - A palavra Sairé significa “Celebração e Louvor ao Divino Espírito Santo”.  A festa foi introduzida na região durante as missões religiosas pelos jesuítas ao catequizarem os índios Borari, no século XVII.  O Sairé é  representado por um semi-circulo de cipó torcido envolvido por algodão e enfeitado por flores e fitas coloridas. No centro estão três cruzes e em cima, uma única cruz, representando um só Deus, que juntas simbolizam o Pai, o Filho e o Espírito Santo (forma de uma pomba branca) que integram a Santíssima Trindade. Até meados do século passado, o Sairé tinha significado puramente religioso, hoje, a comemoração, que dura cinco dias, une o sagrado e o profano.
 A Festa do Sairé arrasta centenas de fiéis pelas ruas da vila de Alter-do-Chão durante os cinco dias do evento. Procissões, apresentação de grupos de carimbó, coreografia indígena e dramatizações de lendas amazônicas, como a história do boto que seduz a índia, são algumas das atrações do município, que conta também com a tradicional rivalidade entre os botos Tucuxi e cor de Rosa – disputa que ocorre há 16 anos, onde cada agremiação se apresenta com pelo menos 10 carros alegóricos animando a plateia, com danças regionais e coreografias. Ao final do concurso uma delas levará o título de melhor boto. Todos os anos, os  milhares de visitantes e turistas  ficam encantados com a alegria, natureza, gastronomia, cultura e hospitalidade dos moradores da comunidade. Este ano, além das várias atrações folclóricas e musicais confirmadas, a novidade é a cantora baiana Ivete Sangalo, que promete animar ainda mais o evento.

EMBARGOS INFRINGENTES : STF APROVA REABERTURA DE JULGAMENTO

Brasília – Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (18) que 12 réus condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão, terão direito à reabertura do julgamento. Eles tiveram pelo menos quatro votos a favor da absolvição durante o  julgamento.
A votação sobre a validade dos embargos infringentes estava empatada em 5 a 5 e foi definida com o voto do ministro Celso de Mello (foto), favorável ao recurso. Os ministros decidem neste momento outras questões pendentes apresentadas pelos réus.
A decisão beneficia 12 dos 25 condenados, que tiveram pelo menos quatro votos pela absolvição: João Paulo Cunha, João Cláudio Genu e Breno Fischberg (no crime de lavagem de dinheiro); José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Marcos Valério, Kátia Rabello, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz e José Salgado (no de formação de quadrilha); e Simone Vasconcelos (na revisão das penas de lavagem de dinheiro e evasão de divisas). No caso de Simone, a defesa pede que os embargos sejam válidos também para revisar o cálculo das penas, não só as condenações.
A partir de agora, de acordo com o Regimento Interno do STF, outro ministro será escolhido para relatar a nova fase do julgamento. Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, relator e revisor da ação penal, respectivamente, não poderão relatar os recursos.
Os demais réus só poderão entrar com novo recurso caso seja aprovado, após a publicação do acórdão, o texto final do julgamento. A previsão é que o documento seja publicado em 60 dias. Com isso, o documento deverá sair no mês de novembro.
A partir daí, os advogados terão 15 dias para entrar com os embargos infringentes. Ainda existe a possibilidade de o prazo passar para 30 dias, conforme pedido das defesas. Neste caso, o plenário terá até a segunda quinzena de dezembro para analisar a questão. Após esse período, começa o recesso de fim de ano do STF, e as atividades serão retomadas em fevereiro de 2014.
Ao votar a favor da validade dos embargos infringentes e desempatar o placar, Celso de Mello argumentou que os julgamentos no Supremo devem ocorrer de forma imparcial, sem pressões externas, como da imprensa e da sociedade. Para o ministro, qualquer decisão tomada com base no clamor público é ilegal. 
Nas sessões anteriores, os ministros Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski votaram a favor da validade do recursos. Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Marco Aurélio foram contra.
A questão gerou impasse porque os embargos infringentes estão previstos no Artigo 333 do Regimento Interno do STF, porém, a Lei 8.038/1990, que trata do funcionamento de tribunais superiores, não faz menção ao uso do recurso na área penal.( Agência Brasil)

CRMS NÃO PODEM EXIGIR DOCUMENTOS ALÉM DA MP 621/2013

Para emissão de registro profissional aos participantes do Mais Médicos, os conselhos regionais de medicina (CRMs) em todo o Brasil só podem exigir os documentos estabelecidos pela Medida Provisória (MP) 621/2013 que instituiu o programa. Foi o que determinou o parecer 051/2013, assinado pela presidente da República, Dilma Rousseff, e pelo Advogado-Geral da União, ministro Luís Inácio Adams, publicado na última segunda-feira (16) no Diário Oficial da União. O parecer tem força de lei, e os conselhos que exigirem documentos extras cometerão ação de improbidade administrativa, estando sujeitos a ações judiciais.
Conselhos de diferentes estados do país estavam exigindo informações extras, tais como: revalidação de diploma, os nomes do tutor e do supervisor e o endereço das Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde os profissionais iriam atuar. A medida provisória do Programa Mais Médicos estabelece que os CRMs devem exigir da coordenação do programa a declaração de participação do profissional;  cópia de documentos que comprovem nome, nacionalidade, data e lugar do nascimento, filiação; habilitação profissional para o exercício de Medicina e diploma expedido por instituição de educação superior estrangeira.
Para o ministro Adams, as exigências dos conselhos regionais têm conteúdo político, não jurídico nem técnico. “Esta é uma reação política, corporativa, que não está atenta à necessidade da população brasileira. A finalidade é impedir o andamento do programa. Qualquer negação de registro é descabida, indevida e viola a lei. Não podemos aceitar que o programa seja atacado com medidas postergatórias”, declarou durante coletiva à imprensa na sede do AGU, em Brasília, na segunda-feira (16).
“Por conta destas exigências, desde o final de agosto nenhum registro provisório dos 682 médicos participantes do programa foi emitido. E só conseguimos protocolar 624 pedidos de registro”, afirmou o secretário de Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales.
O ministro Adams afirmou que há por parte dos conselhos tentativa de intimidar os tutores como se eles fossem solidariamente responsáveis pelos atos profissionais dos médicos estrangeiros participantes do programa. “É responsabilidade do médico a prática”, frisou. No entender da AGU, ao exigirem do médico estrangeiro do nome de tutor ou supervisor, os CRMS estão se negando a exercer função que é deles, de fiscalizar a atuação do profissional.  “O governo não quer excluir os conselhos do programa, ao contrário, eles são parte essencial deste processo, tem papel de fiscalizar a atuação destes profissionais”, esclareceu.
O parecer publicado nesta segunda-feira (16) também esclarece que os médicos participantes do programa são responsáveis pelos seus atos profissionais, conforme determinação do Código de Ética Médica, o que afasta qualquer responsabilidade subsidiária dos tutores e orientadores do programa. 
A norma assinada pela presidente Dilma estabelece que os conselhos federal e regionais de Medicina são entidades de natureza autárquica e exercem funções delegadas pelo poder público. Dessa forma, estão submetidos aos princípios que regem a administração pública, isto é, não tem governabilidade própria.( (Com a Agência Saúde – Ministério da Saúde).

16º CONGRESSO BRASILEIRO DE PAISAGISMO

Considerado o principal evento técnico para a troca de conhecimentos e informações do setor na América Latina, o 16º Congresso Brasileiro de Paisagismo terá como tema central  “Paisagismo: Processo de Criação” e será realizado entre os dias 10 e 12 de outubro, das 10 às 16 horas, no Grande Auditório do Centro de Exposições Imigrantes/SP. O congresso, que contará com a participação de renomados profissionais do segmento,  terá 11 painéis e trará visões multidisciplinares essenciais para o moderno universo do paisagismo, ocorrendo simultaneamente à 16ª Fiaflora ExpoGarden – Feira Internacional de Paisagismo, Jardinagem, Lazer e Floricultura.
O arquiteto paisagista francês Thierry Jacquet ministrará a primeira apresentação, logo após a abertura oficial da feira e do congresso, no dia 10 de outubro, das 11h00 às 12h30. O tema de sua palestra é “Piscinas Naturais: Tratamento da Água com Plantas sem Cloro”. 

NOVO OLHAR SOBRE A DRAMATURGIA

A partir de domingo (15) e  até o próximo sábado (21)  está acontecendo  em São Paulo, na nova sede do Centro Internacional de Teatro Ecum (CIT- Ecum),  o bienal Encontro Mundial das Artes Cênicas (fórum Ecum). 
No espaço da instituição voltada para ações pedagógicas na formação de atores e de outros profissionais do teatro, dramaturgos, romancistas, poetas, jornalistas entre outros intelectuais ligados às artes cênicas do Brasil, da Índia e de Angola estão apresentando  shows, oficinas, palestras e debates em meio a uma vasta programação. 
No encerramento da  programação de abertura houve a apresentação do espetáculo Sombras na Arquitetura - Muito Mais Vida Severina, da Companhia Quase Cinema, obra inspirada no drama Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto.
Na segunda-feira (16), o dramaturgo indiano Ruston Bharucha discorreu sobre o tema central do fórum: A Busca pelo Contemporâneo na Tradição, pela Ressonância na Dissonância, pela Polifonia na Cacofonia: Reflexões Críticas e Intervenções no Aqui Agora. (Com a Agência Brasil)

SOBE O NÚMERO DE TURISTAS ESTRANGEIROS

Com base em dados preliminares da Polícia Federal, que consideram apenas o ingresso pelos aeroportos internacionais, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) divulgou no último (13)  que o número de turistas que vieram ao Brasil cresceu 5,5% em agosto deste ano,  superando a média mundial da entrada de turistas estrangeiros. Isso significou um aumento de 17 mil visitantes do exterior em agosto. No total, visitaram o país no mês 346 mil estrangeiros.
Os dados ainda estão sujeitos a revisão, informou à Agência Brasil o assessor econômico da Presidência da Embratur, Leandro Garcia, pois não incluíram os números de estrangeiros que entraram no país por via terrestre. No ano passado, o Brasil, com 4,5% de visitantes do exterior, também superou a média mundial de ingresso de turistas estrangeiros, que foi 3,8%. A Embratur está trabalhando com a expectativa de atingir, pela primeira vez,  um número próximo a 6,2 milhões de turistas estrangeiros este ano.
Em termos de divisas, porém, os gastos dos visitantes estrangeiros deverão ser menores em dólar, em razão da desvalorização do real ante a moeda norte-americana. De acordo com a Embratur, os aeroportos de Brasília, do Rio de Janeiro e de São Paulo apresentaram os maiores índices de entrada de estrangeiros em agosto, da ordem de 8,7%, 6,7% e 5,2%, respectivamente. 
México e Colômbia foram os países que mais enviaram turistas ao Brasil em agosto, com incremento de 32% e 30,4%, respectivamente, em comparação a agosto de 2012. 
O maior número de turistas estrangeiros que vêm ao Brasil, tradicionalmente, são originários da Argentina e dos Estados Unidos.
A Copa do Mundo de Futebol, em 2014, leva a Embratur a projetar o ingresso no país de 600 mil turistas estrangeiros somente no mês da competição (julho), o que poderá elevar o total de visitantes    do exterior no ano que vem para 7,2 milhões. (Com a Agência Brasil). 

ATIVIDADES VARIADAS NO 6º JERI SPORT MUSIC

Neste final de semana, Jericoacoara estará ainda mais alegre e descontraída com a realização do  6ºJeri Sport Music Festival,  evento  que apresenta atividades esportivas inéditas, shows musicais, além do tradicional espetáculo de cores das regatas competitivas de kite e windsurfe.
A atraente programação de música e esportes que agitará Jeri começa no final da tarde de hoje, 19, com  um aulão de ritmos ao ar livre, promovido pela Ayo Fitness, que levará à orla principal uma série de exercícios para energização e relaxamento. Após o famoso por do sol na paradisíaca praia cearense, o Jeri Sport Music Festival abre sua sessão musical com a animada “Farra na Casa Alheia”, festa a cargo dos DJs Guga de Castro e Rodrigo Fuser, que misturam variações de sonoridades latinas.
Amanhã, a programação recomeça com mais uma tarde de ritmos na praia, sempre a partir das 16h.umma preparação para a contagiante noitada.  Às 22h,  o festival apresenta show de Ilaria Cortese, compositora e poetisa italiana que interpretará canções inéditas italianas e portuguesas. Às 23h30, Felicidade Suzy, afamada  cantora manauara,  se  apresentará composições MBP, interpretadas em recentes shows pela Itália e Guatemala. Para fechar a noite, os DJs Guga de Castro e Rodrigo Fuser voltam com novas seleções musicais dançantes pela Farra na Casa Alheia.
No sábado, 21, último dia do 6º Jeri Sport Music Festival, as competições de kite e de windsurfe acontecem a partir do meio-dia, reunindo atletas locais, nacionais e estrangeiros. Às 16 horas, na praia, é a vez do 3º AventurAYO, corrida com estações funcionais de até 5 km, em nova atividade coordenada pela AYO Fitness. À noite, a partir das 20 horas, haverá  show de Noemi e banda mescla MPB e Bossa Nova (foto), antecipando a premiação esportiva, programada para 22h. Os festejos continuam às 23h com  o bloco Luxo da Aldeia, sensação do pré-carnaval de Fortaleza que mostrará composições cearenses em músicas foliãs, como “Bloco do Prazer”, “Batuquê de Praia” e “Zanzibar”, até o encerramento com mixagens sonoras pelos DJs da Farra na Casa Alheia.
O festival mais uma vez reitera o compromisso de levar à comunidade local e visitantes interações esportivo-culturais de qualidade com atividades que exaltem a exuberância da natureza e a preservação ambiental, em meio à movimentação turística. Este Encontro das Artes é uma realização da Associação das Pousadas de Jericoacoara (AP Jeri) com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, Sebrae, em produção da Galgo Entretenimento com parceria da Farra na Casa Alheia, sob patrocínio da Red Bull, contando com a participação e apoio da comunidade local.

SABORES GERMÂNICOS EM DESTAQUE NA 30ª OKTOBERFEST

A Secretaria de Turismo e o Parque Vila Germânica,  organizadores da 30ª Oktoberfest, que acontece de 3 a 20 de outubro, no complexo do Parque, estão com a proposta de ressaltar os sabores da culinária alemã e valorizar a produção gastronômica local. Todos os pontos de alimentação da festa,como também no Kinderplatz e na novíssima e inédita praça de alimentação ofertarão iguarias com ingredientes predominantemente germânicos. 
Os pontos de gastronomia da festa oferecerão aos visitantes pratos como Eisbein, o tradicional e delicioso joelho de porco, marreco recheado acompanhado de purê de maçã e repolho roxo, frango com cogumelos ao molho de cerveja, salsichões brancos e vermelhos, linguiças, língua bovina ao molho de ervilhas, chucrute e muitas outras delícias germânicas. As crianças terão no Kinderplatz.  um espaço especialmente projetado para elas. 
Os sabores da Oktoberfest atenderão a todos os gostos e públicos. As refeições ofertadas pelos restaurantes dos setores e Biergarten servirão uma pessoa e os valores variarão entre R$ 15 a R$ 35. Os valores dos itens da praça de alimentação irão de R$6 à R$ 23. 
RAINHA E PRINCESAS - As 11 finalistas do concurso que escolherá a Rainha e Princesas da 31ª Oktoberfest passam um por uma fase intensa de cursos preparatórios e palestras de sensibilização desde o início de setembro. A lapidação do conhecimento das moças as prepara não apenas para a final, que acontece no dia 20 de outubro, último dia da 30ª Oktoberfest, mas já para seu reinado. 
DESFILES - Os desfiles da Oktoberfest que acontecem na rua XV de Novembro são uma das atrações mais tradicionais da maior festa alemã brasileira. As pessoas assistem ao espetáculo na beira da rua, sentados nos meio-fios, ou em pé nas calçadas, muitas vezes segurando os pequeninos no colo para que eles possam ver também. Falta de estrutura? Não, é apenas parte da tradição. Na 30ª Oktoberfest, que acontece de 3 a 20 de outubro, a Secretaria de Turismo e o Parque Vila Germânica montarão estruturas para cadeirantes em pontos ao longo da rua XV, para que todos tenham a oportunidade de se aconchegar na beira do 'palco', para assistir e fazer parte da tradição. 
APLICATIVO - A Secretaria de Turismo e o Parque Vila Germânica lançaram no dia 3 de setembro o aplicativo oficial para smartphones da 30ª Oktoberfest. O app, desenvolvido pela 2 S.A. Mobile, está disponível na AppleStore, https://itunes.apple.com e na  GooglePlay , https://play.google.com. 

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

CANCELAMENTO DE RESERVAS EM HOTÉIS

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realizou audiência pública no último dia 18 ontem para debater projeto de lei, da autoria da senadora Ana Amélia  que limita a 10% a multa cobrada pelos estabelecimentos no caso de cancelamento de reservas.
Pelo projeto, também deve ser limitada a 10% a multa aplicável, sobre o valor pago para assegurar a reserva, em razão de pedido de alteração do período de hospedagem.
A audiência foi sugerida pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA) (foto), que é a relatora da proposta.  Participaram dos debates a diretora da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, Juliana Pereira da Silva, e a presidente do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Defesa dos Consumidores (Idec), Marilena Lazzarini; pela indústria de hotelaria, o presidente da Federação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Enrico Fermi Torquato, e o presidente da Associação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Eduardo Sanovics.

FORMAÇÃO BÁSICA EM DANÇA

Encerram-se dia 20,  as inscrições para a seleção de alunos para o curso Formação Básica em Dança, direcionado a crianças e pré-adolescentes. As inscrições também contemplam pessoas com experiência prévia em dança para ocupar as vagas ociosas, a partir do segundo ano do curso que está em andamento. O processo de seleção prevê que 50% das vagas sejam para alunos da rede pública de ensino. O curso é totalmente gratuito.
O curso, com duração de seis anos,  traz um processo formativo que compreende conteúdos técnicos, artísticos e teóricos relativos à dança cênica, dividido em dois ciclos: básico e intermediário,  cada um com três anos de duração. 
No ato da inscrição, o candidato deverá optar em fazer as aulas no período da tarde ou da manhã. As aulas no turno da manhã serão realizadas entre 8h e 11h30 e, no turno da tarde, entre 14h e 18h30.
A seleção será realizada no período de 23 a  27 ainda desse setembro, na sala de dança da Vila das Artes (Rua 24 de Maio 1221, Centro). As inscrições serão realizadas, presencialmente, na Vila, das 8h às 12h e 14h às 20h, no período de 21 de agosto à 20 de setembro, mediante a entrega dos documentos exigidos no edital.

CAFÉ COM LOGÍSTICA


Um dos pontos mais importantes para o êxito do desenvolvimento logístico de uma empresa, cidade, estado ou país é o planejamento de médio e longo prazo, considerando a ótica pública e privada. Com o objetivo de discutir este planejamento para o  Ceará e para o Brasil o GEL (Grupo de Estudos Logísticos)  promoverá no dia 30 de outubro no Marina Park Hotel  o Workshop Café com Logística.
Durante  o evento será  apresentado o Plano Nacional de Logística e Transporte do Governo Federal (PNLT) e o histórico plano diretor da Júlio Simões Logística (SP), a  maior  empresa de logística e transporte do Brasil. Serão vistas questões relacionadas ao transporte rodoviário, aéreo, ferroviário e marítimo, a problemática na indústria e comércio, no turismo e todos os gargalos existentes no setor da logística sobretudo com vistas à Copa de 2014.

PROMOÇÃO DA TAM PARA A EUROPA

Frankfurt (Alemanha)
Informações  da  TAM dão conta de  uma promoção para os cearenses que desejam viajar para a Europa ainda neste ano. Até 24 de setembro, os clientes da companhia podem encontrar passagens a partir de R$2.095* (US$ 899) para Frankfurt (Alemanha), Londres (Inglaterra) e Milão (Itália).  Para Paris (França), há bilhetes disponíveis a partir de R$ 2.329* (US$ 999). Os voos partem de diversas cidades do Brasil
Válida para viagens na Classe Econômica com embarque entre 21 de outubro e 12 de dezembro de 2013, a promoção permite que o passageiro pontue no programa TAM Fidelidade e parcele as compras nos cartões de crédito aceitos pela TAM. 

COLOMBO CIALDINI VISITA STAND DO SKAL INTERNACIONAL DO BRASIL


CNTUR, FENACTUR E FCVB JUNTOS NA ABAV 2013


REUNIÃO DA CÂMARA SETORIAL DE COMÉRCIO E SERVIÇOS NO PALÁCIO DA ABOLIÇÃO.


ROTA DO SOL SEMANAL 19/09/2013 - ISSUU