Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

CALEIDOSCÓPIO - OS FINAIS DE ANO

Estamos no mês em que todo mundo se enche de otimismo. As agruras do ano, não apenas deste, momentaneamente são até esquecidas na preparação de um Natal de muita fraternidade e um  Novo Ano repleto de esperanças. Vem sendo  assim, neste nosso ocidental mundo. Mas, sempre há um” mas”que nestas nossas mais de oito décadas  temos presenciado uma mudança comportamental em relação às festes de fim de ano. Nos meus antigamente, nos  anos que vão até um pouco mais de 1950, quando nos embalava o “quando partimos, no verdor dos anos,/da vida pela estrada florescente”, e as esperanças iam conosco à frente, naquele tempo,  tudo era expectativa em torno  das festas provincianas que saudavam o término de mais 365 dias. Como eram  bons,  bonitos  e engraçados os congos, os fandangos, os reisados e pastoris. Fim de ano tinha de ter roupa nova para ir à Missa do Galo, na Sé ou na Igreja do Coração de Jesus, que dá nome à praça  oficialmente chamada de José Júlio. A Passagem do Ano era na Praça do Ferreira, onde o povo aguardava ansioso a meia noite para os abraços e desejos de felicidades, ao som estridente dos foguetes. Tudo era de uma beleza ingênua e os namoros ali começavam. Ao final de tudo, voltava-se para casa leve, “cantando o amor febril”,  sem medo de ser assaltado. Os tempos passam, nem tudo se estratifica. A partir da metade do século passado, após a queda da ditadura getulista e do final da segunda Grande Guerra, num passo de mágica os costumes políticos e do povo começaram a mudar. A população da provinciana Fortaleza vertiginosamente foi aumentando e mudando no modo de pensar, de agir. Apareceram os “hippies” com seus encontros “deslumbrantes”, as nossas  musicas tradicionais foram deixadas de lado. Acabaram-se os bazares de música, ponto de encontro da moçada para dançar e namorar. O samba, a marcha, o bolero e a valsa cederam espaço para o rock”n roll”, a salsa e tudo que é ritmo estrangeiro. O ensino tradicional,  com o exame de admissão ao curso ginasial, uma seleção séria,  cedeu lugar para a “evolução” de hoje. Explosão populacional com seus efeitos. Segurança, nem em casa. Os políticos já não são os mesmos.  Têm outra visão do que é público ou particular.  Enfim, tudo mudou. Para melhor?  É, pois, meditando sobre este final de ano que temos muita saudade do passado. “Os desenganos vão conosco a frente/ E as esperanças vão ficando atrás”. Também, vá viver muitos anos...!

NATAL E REVEILLON , LUZES E FESTAS – 2014, MAIS APERTOS

Este mês de dezembro,  Fortaleza está recheada de luzes e  shows. .Papai Noel está por toda a parte com a sua boa mensagem para a criançada. Os Correios se estão preparando a fim de levar presentes, em resposta às cartas da criançada carente. A população fremente está indo às compras para oferecer os melhores presentes para os entes queridos. É  uma festa só. Tudo são flores no Natal e Reveillon. 
No reverso da medalha, a população alegre de agora está apreensiva com a chegada do 2014. As perspectivas não são nada otimistas. Gasto agora, muito aperto principalmente nos primeiros meses do próximo ano, com os aumentos já anunciados.
NATAL DE LUZ - Com uma homenagem ao cantor e compositor Dominguinhos, falecido este ano, O 17º Ceará Natal de Luz foi lançado com muita festa e grande participação popular na última sexta-feira (29/11) agora homenageando o cantor e compositor Dominguinhos. Foi uma arde/noite muito bonita, abrilhantada com a chegada do Papai Noel, e com a exibição  da Camerata da Unifor e show artístico, em que pontificaram Waldonys, Elba Ramalho, Chico Pessoa e Adelson Viana. A tradição da bela apresentação do Coral das Crianças, no Excelsior Hotel,  continua  diariamente até às 18 horas do  dia 22
Este ano,  o Ceará Natal de Luz destaca a renda, um dos principais produtos artesanais do Estado que encanta cearenses e turistas. A decoração natalina traz o trabalho de rendeiras cearenses. Além disso, o mobiliário urbano da Praça do Ferreira recebeu decoração especial com o uso de 10 milhões de micro-lâmpadas.
A grande novidade até o final.no doía 23,  é a ocupação do Parque da Criança com algumas atrações especiais, como corais, orquestras e o desfile Natal de Luz Encantado, criado pelo artista plástico Carri Costa. Como já é tradição, o Coral das Crianças vai cantar diariamente, às 18 horas, na Praça do Ferreira, até o dia 22 de dezembro. O encerramento do Natal de Luz será no dia 23 de dezembro no Parque da Criança.
A PASSAGEM DE ANO NO ATERRO - A Prefeitura fez uma seleção com onze atrações musicais para
animar a festa de Réveillon, no Aterro da Praia de Iracema.
A cantora e compositora mineira Paula Fernandes, referência musical no segmento sertanejo no Brasil, encabeça a lista  dos artistas que estarão na já tradicional  noitada do Aterro. A lista de atrações musicais é destacada com  o grupo Paralamas do Sucesso e outros valorizados artistas  nacionais, a exemplo do mineiro Gusttavo Lima, cantor e compositor,  MC Leozinho, do Rio de Janeiro, do cearense Wesley Safadão e da Banda Garota Safada. Entre os destaques cearenses também farão parte da festa a dupla Ítalo e Renno, acordeonistas, pianistas, arranjadores e compositores, Simone e Simaria, Luís Marcelo e Gabriel, Banda Patrulha, Betinho e Thayná, além da Banda Acaiaca.
  A programação começa a partir das 18 horas do dia 31 dezembro e os shows musicais serão intercalados por apresentações de humoristas cearenses que também irão ocupar o palco montado no Aterro da Praia de Iracema.
Este ano, o Réveillon de Fortaleza,  que mantém o tradicional show pirotécnico, traz uma novidade: a instalação de uma tenda rave para quem gosta de música eletrônica.
CAMPEÕES DAS COPAS NO MARINA HOTEL - O  Marina Park Hotel mais uma vez está peparado para realizar um dos Réveillon maiores do Brasil.  Afora a rica decoração. O jogo de luzes e foguetes, as generosas bebidas em que não faltam whisky e champanhe, o rico buffet e as atrações  musicais liderada pelo Chisclete com Banana, além de Cristiano Araújo e Banda Acaiaca, o Marina apresentará novidades surpreendentes para os seus  milhares de participantes da deslumbrante festa.
O tema este ano é  “Réveillon Champion's Night – Revivendo Todas as Copas”. A alegria está garantida com a torcida organizada em mesas coletivas de quatro, oito ou dez lugares nas seguintes ilhas: Alemanha, Itália, França, Uruguai, Argentina, Inglaterra, Brasil e Espanha. A arena ainda contará com Espaço Zen e Tenda Eletrônica para diversificar as atrações do megaevento.
A decoração é o ponto alto da festa e vai reverenciar os países campeões, preparando a torcida para a grande festa do próximo ano, quando o Brasil entrará em campo com garra e hospitalidade para receber as grandes seleções, que vão se apresentar em 12 cidades-sede.
O RÉVEILLON DO IDEAL - O tradicional Ideal Clube,  palco das mais importantes reuniões sociais e símbolo de elegância e charme cearense, abre seu tradicional espaço para a realização de uma das  melhores festas de réveillon de Fortaleza. 
O evento certamente será inesquecível para a sociedade cearense. O clube estará com  três ambientes distintos: no salão nobre climatizado se apresentarão o cantor Serjão Loroza, a cantora Nayra Costa e a Bateria Unidos das Cachorras; na boate, a animação é de responsabilidade dos DJs Pedro Garcia e JP Gonzalles; no terceiro ambiente está a grande inovação da festa, que terá um camarote panorâmico com vista para o palco do Réveillon do Aterro da Praia de Iracema. Com capacidade para até 2 mil pessoas, o espaço  contará  com um telão transmitindo os shows dos artistas que se apresentarão no Aterro.
O Náutico, outros clubes sociais e casas de shows também se estão preparando para oferecer inesquecíveis noitadas.  
IPTU, MORDIDA PROFUNDA – Enquanto ainda estamos sob o signo alegre,  as perspectiva para o próximo ano não são nada boas. 
Sob a justificativa de  grande defasagem dos valores venais dos imóveis da capital em relação a preços de mercado, a Prefeitura enviou para análise na  Câmara Municipal de Fortaleza o Projeto de Lei Complementar que altera a base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2014,. Com a justificativa de assegurar o princípio de justiça fiscal, a mensagem do Poder Executivo utiliza o instituto da progressividade e a proposta aumenta o valor da isenção do tributo para os imóveis de baixo valor fiscal.
Após reunião entre a Prefeitura e os vereadores da base aliada ficou acertado que os imóveis com valor venal de até R$ 52.767,70 estarão isentos do pagamento do IPTU em 2014.  beneficiando a população mais pobre da cidade e abrangendo, conforme cálculos oficiais, cem mil imóveis.. A tentativa alegada é  corrigir a disparidade entre os valores cobrados do IPTU e ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) que fica em média em 452%. 
A polêmica e o grito da classe média estão  no mundo. Enquanto é beneficiada, com justiça, a classe pobre, a classe média,  mesmo a baixa,  grita. O IPTU subirá cortante para os que têm imóvel além destes um pouco mais de 52 mil reais. 
Diante do fato, a OAB-CE vai apresentar propostas ao Projeto de Lei Complementar que altera a base de cálculo do IPTU de Fortaleza. As propostas serão encaminhadas à Prefeitura e à Câmara Municipal, numa tentativa de reduzir o novo imposto e o impacto social que representa. 
AS OUTRAS PREOCUPAÇÕES -  Não é só o IPTU que preocupa. Com o aumento do preço dos combustíveis, sem a menor dúvida tudo subirá. Quem for  às lojas, supermercados,  mercados  outro qualquer estabelecimento de vendas certamente verificará que tudo estará mais caro, com o recente aumento dos combustíveis.
Tem mais: como ficarão os pagamentos do  IPVA, do  Imposto de Renda, do material e anuidade escolar dos filhos, dos transportes, do...,  do...  do...,? 
E o salário ó, ó!

O CÍRIO DE NAZARÉ É PATRIMÔNIO CULTURAL

O consagrado Círio de Nazaré, uma das festas religiosas mais aplaudidas do mundo e que congrega milhares de fiéis todos os anos, em Belém do Pará, agora também é Patrimônio da Humanidade. A inclusão da festa de fé na Lista Representativa do Patrimônio Cultural da Humanidade foi aprovada ontem, 4, durante a Oitava Reunião Anual do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, da Unesco. 
Agora, com o reconhecimento do Círio de Nazaré,  o Brasil possui quatro bens imateriais inscritos. Também são Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade: o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi e o Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife.
A reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial na cidade de Baku, no Azerbaijão, acontece de 02 a 07 de dezembro e recebe 800 delegados de cerca de cem países. Este ano, além do Brasil com o Círio de Nazaré, outras nove candidaturas serão avaliadas pelos 24 países membros do Comitê. (Com informações do Iphan)

O BRASIL FOI O 3º NOS JOGOS MUNDIAIS ESCOLARES

Com 19 medalhas de ouro, 28 prata e 22 bronze o Brasil conquistou o terceiro lugar nos Jogos Mundiais Escolares – Gymnasiade 2013, ficando atrás de adversários renomados como Rússia, que conquistou o primeiro, com 37 ouro, 16 prata e nove bronze. A Itália ficou em segundo, com 20 ouro, 19 prata e 16 bronze, apenas um ouro à frente do Brasil. Com a presença de várias autoridades do mundo esportivo, a Gymnasiade foi encerrada na noite de terça-feira (03.12) no salão máster do Centro de Convenções, em clima de muita festa, alegria e integração.

MACEIÓ CELEBRA 198 ANOS


Um dos destinos mais procurados do Nordeste, a capital Maceió completa 198 anos hoje,  (5), na versão oficial.  Com belíssimas paisagens naturais e ambientes tranquilos, a capital de Alagoas comemora a data com mostras de cinema, artes visuais, dança e poesia com grandes nomes da música alagoana, como Djavan e Hermeto Pascoal, com shows gratuitos no bairro histórico de Jaraguá.
A cidade justifica a preferência dos turistas pelas marcas:  a cor de suas águas, que varia do verde esmeralda ao azul turquesa e as águas sempre mornas; as piscinas naturais de Pajuçara e Paripueira; a praia do Pontal da Barra, onde está a famosa rua das rendeiras; a lagoa de Mundaú, com passeios de barco, que visita nove ilhas com vegetação de restinga e manguezais.
Maceió  ainda oferece atrações históricas e passeios urbanos. Jaraguá, por exemplo, é um dos bairros que abriga importantes espaços culturais, como o Teatro Deodoro, que oferece uma sala de espetáculos e um saguão para exposições em arquitetura neoclássica. Entre as manifestações folclóricas estão a Festa de Reis, Zambumba e Carvalhada.

R$ 14 MILHÕES DO BNDES PARA O CINEMA BRASILEIRO

Luciane Gorgulho, Julio Ramundo e Roberto Farias 
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou Edital para Seleção de Projetos Cinematográficos 2013. Serão destinados R$ 14 milhões a 16 produções nacionais, sendo seis ficções, seis documentários, duas animações e dois projetos de finalização, em qualquer uma das três linguagens. 
A categoria de Ficção é dividida em dois grupos. A primeira é voltada para filmes que priorizem a busca de resultados econômicos, sem prejuízo da qualidade artística e técnica. A segunda destina-se a produções que priorizem a busca de reconhecimento artístico e técnico no mercado internacional. Serão selecionados dois filmes no Grupo I, que receberão R$ 1,5 milhão cada, e quatro filmes no Grupo II, a serem apoiados com R$ 1 milhão cada. 
Na categoria Documentário, as seis produções selecionadas receberão, cada uma, R$ 500 mil. No caso das animações, o apoio do BNDES será de R$ 1,5 milhão para cada uma das duas selecionadas. Os projetos de finalização serão apoiados com R$ 1 milhão, sendo R$ 500 mil para cada selecionado. Os proponentes devem indicar a categoria em que pretendem concorrer no momento da inscrição, que ficará aberta até 31 de janeiro de 2014.  
Para concorrer, as produções deverão ter protocolado o pedido na Ancine, mas não será obrigatório já haver aprovação final do Salic (Sistema de Acompanhamento das Leis de Incentivo a Cultura). Para o Grupo I da categoria Ficção e a categoria Finalização, será exigido contrato de distribuição já assinado. Cada produtora poderá enviar até três propostas.
Desde que foi lançado, em 1995, o Edital de Cinema do BNDES já apoiou a produção ou finalização de 384 filmes nacionais, com um valor total de R$ 159 milhões. O Edital é a mais antiga ferramenta de apoio do Banco ao setor audiovisual, mas não a única. Também apoia a produção de filmes, planos de negócios de produtoras e a construção e digitalização de salas de cinema, com recursos reembolsáveis e não reembolsáveis do Programa BNDES para Desenvolvimento da Economia da Cultura (BNDES Procult) e do Fundo Setorial do Audiovisual. Desde 2007, tais instrumentos destinaram R$ 293 milhões ao setor. 

MTUR PREMIA CIDADES TURÍSTICAS MAIS COMPETITIVAS

O Ministério do Turismo premiou na segunda-feira (2) as cidades brasileiras que mais evoluíram em competitividade, de acordo com a 5ª edição do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, ferramenta desenvolvida pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas para mensurar o nível de desenvolvimento do turismo nacional.
O índice mede a competitividade de 65 destinos considerados indutores do desenvolvimento turístico do país, de acordo com o MTur. O objetivo da avaliação é elevar o turismo à condição de atividade econômica essencial ao desenvolvimento do país, dado monitorado pela pasta desde 2008.
Entre os 65 destinos avaliados, 18 são os premiados: Vitória (ES), Porto Velho (RO), Florianópolis (SC), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Rio Branco (AC), Maceió (AL), Cuiabá (MT), Aracaju (SE), Porto Alegre (RS), Corumbá (MS), Lençóis (BA), Mata de São João (BA), Ilhabela (SP), Pirenópolis (GO), Cáceres (MT), Tiradentes (MG), Ipojuca (PE).
Cada uma das cidades acima foi premiada pelo bom desempenho em pelo menos um dos 13 segmentos avaliados: infraestrutura geral, qualidade de acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos, marketing e a promoção do turismo, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais.
A capital que mais evoluiu foi Vitória (de 66,7 para 73,9), considerando os dois últimos dados da pesquisa, 2011 e 2013. A capital capixaba se destacou especialmente no segmento capacidade empresarial (90,2) pela presença de instituições de ensino de formação técnica. 
Entre as não capitais, Corumbá (MS) foi a cidade que mais se desenvolveu nos últimos dois anos (48,6 para 57,7). Ela é hoje um polo de desenvolvimento da região Centro-Oeste principalmente pela infraestrutura geral (75,2), o que se deve, em parte, ao serviço público de atendimento médico em emergências 24 horas, e pelos atrativos turísticos (69,2), o que se deve à conservação ambiental de seus recursos, especialmente no Pantanal.
O Índice de Competitividade do Turismo Nacional foi desenvolvido pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas para mensurar o nível de desenvolvimento do turismo nacional. A metodologia foi elaborada levando em consideração conceitos do Índice de Competitividade do Fórum Econômico Mundial, que avalia diversas dimensões do setor em escala global.as dimensões do setor em escala global.

EXAME TOXICOLÓGICO PARA MOTORISTAS PROFISSIONAIS

Aguinaldo Ribeiro, acompanhado da equipe técnica
 do Departamento Nacional  de Trânsito (Denatran)
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu tornar obrigatório o exame toxicológico de larga detecção para motoristas profissionais das categorias C, D e E. A resolução 460 foi publicada na quarta-feira (27/11),  no Diário Oficial da União, e entrará em vigor a partir de janeiro de 2014, com efeito legal a partir de 180 dias após a publicação. A medida prevê que os exames deverão ser realizados no momento da renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na mudança de categoria ou para a primeira habilitação em uma destas categorias, conforme o artigo 143, da Lei 9.503/97.
A regulamentação tem como base a Lei 12.619, de 30 de abril de 2012, no artigo 165 do CTB e na Resolução Contran 267 de 2008, que dispõe sobre dirigir sob influência de álcool ou outras substâncias psicoativas. Com mais de 43 mil mortes por ano nas ruas e estradas do país, o Ministério das Cidades e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) têm dado atenção para que o trânsito esteja sempre em condições seguras, conforme prevê o artigo 1º do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 
O exame poderá ser realizado pelo fio de cabelo ou pelas unhas para detectar diversos tipos de drogas e seus derivados, como a cocaína (Crack e Merla), maconha e derivados, morfina, heroína, ecstasy (MDMA e MDA), ópio, codeína, anfetamina (Rebite) e metanfetamina (Rebite). Além de outros elementos que poderão ser acrescidos em razão da descoberta das autoridades competentes. O exame é capaz de detectar substâncias usadas em um período de tempo de três meses.
CATEGORIAS - A categoria C corresponde ao condutor de veículo motorizado utilizado em transporte de carga em que o peso bruto total exceda a 3500 Kg. O motorista deve estar habilitado pelo menos um ano com CNH B. Na categoria D, o condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros em que a lotação exceda a oito lugares, sem contar o motorista. Deve ter no mínimo um ano na categoria C ou dois anos na categoria. Já a categoria E, o condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas Categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, tenha 6000 Kg ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares, ou, ainda, seja enquadrado na categoria trailer. O motorista deve estar habilitado no mínimo um ano na categoria C.(Ascom - Ministério das Cidades)

GRAMADO RECEBE R$ 3,5 MI

Desfile em Gramado RS
Às vésperas do Natal, a cidade gaúcha de Gramado ganhou um presente. O Ministério do Turismo acaba de carimbar R$ 3,5 milhões para a conclusão das obras de revitalização da Avenida Borges de Medeiros, uma das principais passarelas turísticas da cidade. Com o novo aporte, o investimento total no projeto, por parte da pasta, soma R$ 6,8 milhões.
De acordo com o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do MTur, Fábio Mota, Gramado progride anualmente porque se impôs o desafio de atingir um padrão de excelência em infraestrutura e de combater as sazonalidades do setor. 
A via Borges de Medeiros concentra os principais pontos comerciais da cidade, como as tradicionais chocolatarias, além do Palácio dos Festivais, sede do maior evento de cinema da América Latina, e as apresentações do Natal Luz, parada artística e cultural de clássicas coreografias natalinas e longas chuvas de fogos de artifício. De acordo com o prefeito municipal, Nestor Tissot, a revitalização dará nova vida ao local, o que gera um ganho para os comerciantes e para a população.

ROTEIROS TURÍSTICOS DA REGIÃO VALE DO CONTESTADO

O Conselho Regional de Turismo do Vale do Contestado, juntamente com a Associação de Turismo Hidrotermal de Santa Catarina (ATHISC), realizou na quarta-feira (04/12), das 17h30min, às 20h30min, no hotel Slaviero Executive Florianópolis, em Florianópolis, SC, um workshop de apresentação, promoção, prospecção e comercialização de novos produtos e atrativos da região. O evento contou com o patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte - FUNTURISMO e com o apoio da SANTUR e da ABAV-SC.
O objetivo foi apresentar ao mercado o destino, através de três roteiros que vem sendo trabalhados: Rota da Amizade, Caminhos do Contestado e Águas do Oeste. Inicialmente houve uma apresentação de cada roteiro, seguido de negociação entre os representantes da região com operadoras, agências de viagens e guias, com distribuição de material promocional e informativo visando à comercialização dos produtos. O encontro terminou com uma degustação de vinhos da Rota da Amizade.
O Vale do Contestado é formado por municípios com uma diversidade cultural, gastronômica e de paisagens só encontrados em Santa Catarina. A originalidade do destino remete a questão histórica da Guerra do Contestado e a imigração de diversos povos europeus. A paleontologia, a entomologia, as estâncias termais e climáticas, a produção de vinhos premiados a nível nacional e internacional, e a oferta de serviços personalizados, formam o universo de produtos e atrativos que atraem um crescente número de turistas à região. Além das atividades que combinam o relaxamento com a vida ativa. (Jornalista Zeni Rates)

APELOS TURÍSTICOS EM 2013

Este é, caro leitor, o último artigo de 2013. Sem dúvida, uma síntese dos apelos turísticos, feitos por nossa pessoa, ao longo deste ano. Alguns críticos; outros, de elogios sinceros. Todos, porém, baseados nos princípios éticos e no profissionalismo. Ser ético, honesto e profissional é obrigação de todo Jornalista, independentemente da sua área especializada. 
No turismo, tudo deve ser praticado, com ética, profissionalismo e nada de se vender algodão por veludo, em se tratando de produtos, equipamentos, serviços e atrativos turísticos, quer os da natureza, quer criados pelas mãos do homem. É que turista somente é enganado uma vez e, assim mesmo, reconhece e não retorna mais ao polo visitado.
Recordando um pouco sobre os assuntos, escritos, no decorrer deste ano, ressaltamos os que chamamos a atenção das autoridades competentes, para corrigirem falhas existentes na prestação de serviços pelas iniciativas pública e privada, direcionadas ao turista; malha viária danificada; monumentos pichados; sujeiras nos corredores turísticos, nas praças, nas praias e em outros ambientes públicos.
Não nos esquecemos, também, de alertar os pseudocomerciantes, que, na ânsia de faturar, em um mês, o que apurariam em 12 meses, exploram, descaradamente, os visitantes e, às vezes, vendem o que dissemos, acima, algodão por veludo. Explorar o Turismo e não o turista é uma frase batida, todavia sempre é importante que a digamos ou a escrevamo-la, vezes seguidas, enquanto perdurar
esse esdrúxulo comportamento por parte de pessoas inescrupulosas.
Ah! Lembramos, ainda, não ser somente obrigação do Estado e das Prefeituras investirem na promoção dos potenciais turísticos de Fortaleza e do Estado e na infraestrutura de suporte ao turismo. A iniciativa privada pode e deve ser parceira em tudo o que contribuir para aperfeiçoar esse segmento econômico na capital e no interior. 
Batemos, também, na mesma tecla, ou seja, a crítica situação da segurança pública, persistindo em Fortaleza e nas maiores cidades interioranas. Por incrível que possa parecer segurança tornou-se um importante atrativo turístico, visto ninguém desejar visitar polos turísticos, nos quais percebe que poderá pôr em risco a sua vida, a de sua família e a de amigos. Fortaleza, a exemplo de Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, mesmo com a atuação das Polícias Civil e Militar, é considerada pela população uma cidade violenta.
Fizemos abordagem, outrossim, a respeito dos transportes coletivos, como táxis, ônibus e topiques bastante usadas, não oferecendo conforto e segurança aos usuários. Pedimos, ainda, a atenção da população, para que tratasse bem os turistas, pois deixam divisas, são responsáveis pela geração de empregos e distribuição de renda, sem falar da divulgação da cultura do povo cearense.
Para tristeza nossa, criticamos, também, a revoada, diariamente, de muriçocas, no aeroporto internacional Pinto Martins, fato desagradável para quem fica à espera da decolagem ou aterrissagem das aeronaves. Sentimos, por diversas vezes, esse problema na pele, embora estivéssemos agasalhados. Isso – repetimos – não condiz bem para uma cidade turística e que ocupa a mente das pessoas, fora do Ceará, quando desejam passar suas horas de lazer por essas bandas.
Bem! As férias chegaram. Vamos colocar mais policiais, nos locais de visitação pública (praias, praças, restaurantes, cinemas, teatros, boates etc., para não ocorrerem assaltos, furtos, roubos, arrastões e outros tipos de agressão física. Vamos proporcionar mais segurança pública aos habitantes de Fortaleza, das cidades do interior e aos turistas. 
É bom atentar-se para um fato, outrora, ocorrido em Salvador, a cidade mais visitada do Nordeste. Há alguns anos, teve significativa redução, no quantitativo de visitantes, devido explorar o bolso do turista e a violência acontecer nos pontos turísticos, como: proximidades do mercado Modelo, Pelourinho, imediações da praça Castro Alves,  boa parte da orla marítima etc.
Bem! Aproxima-se o Natal e Ano-Novo. Aos que nos acompanharam, durante 2013, nosso muito obrigado, extensivo ao proprietário do Rota do Sol Turismo, jornalista José Carlos de Araújo, pelo espaço cedido. Agora, resta-nos, apenas, desejar-lhes um MARAVILHOSO  NATAL e UM VENTUROSO 2014. Vamos em frente!
Antonio José de Oliveira -Diretor da Abrajet-Ceará

PREVÊ PREFEITO APLICAÇÃO DE MAIS DE R$ 2 BI EM 2014

Orla da Praia de Iracema
Na tarde da última sexta-feira (29/11), durante a reunião geral com o secretariado municipal, o prefeito Roberto Cláudio comemorou o volume de recursos aplicados pelo Município em 2013. “Em geral, o primeiro ano é de contenção de gastos, mas vamos encerrá-lo contabilizando investimento empenhado entre R$ 350 milhões e R$ 400 milhões. Chegamos à meta que era prevista e já podemos prever que, ao longo dos próximos três anos de gestão, Fortaleza terá o maior conjunto de investimento de sua história”, afirmou.
Segundo Roberto Cláudio, a previsão para 2014 é que sejam aplicados R$ 870 milhões na área de mobilidade urbana, outros R$ 500 milhões para infraestrutura turística e R$ 600 milhões destinados à educação. O encontro com todos os secretários teve início pela manhã e seguiu durante a tarde de sexta. 
PRAZOS E INFORMAÇÕES - Na reunião, ficaram estabelecidos prazos para entregas, ações prioritárias e anúncios sobre obras. 
O Cuca da Regional VI será inaugurado até o dia 30 de dezembro. Em Messejana, o mercado municipal, que passa por obras, até o fim do mes. A Praça do Mamoeiro, também no bairro, tem inauguração marcada para o dia 7 de dezembro. 
SECRETARIA DE SAÚDE -  Já foram entregues ao longo deste ano 15 postos de atenção primária totalmente reformados e ampliados. E até março do ano que vem, todas as 61 unidades de saúde que no momento passam por intervenções estruturais estarão atendendo a população. Até agosto de 2014, também está prevista a entrega dos 25 novos postos de saúde. A construção de três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) já foi iniciada nos bairros Itaperi (Regional IV), Pirambu (Regional I) e Jangurussu (Regional VI), sendo as duas últimas com previsão de entrega para dezembro. As UPAs das demais regionais devem ter obras iniciadas no próximo ano.
SEGURANÇA PÚBLICA - Um plano modelo de segurança cidadã será implantado em até 45 dias, em parceria com o Governo do Estado. Pontos estratégicos dos bairros Vicente Pinzon (Regional II), Parque Genibaú (Regional V) e São Miguel (Regional VI) receberão 20 câmeras que serão monitoradas pela Guarda Municipal. 
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - Todo o material escolar e didático está assegurado para o próximo ano letivo, que tem início dia 3 de fevereiro. Até dezembro de 2014 a meta é que o município saia de 103 para 233 creches em funcionamento. No ensino fundamental, seis escolas em tempo integral (uma em cada Regional) estão prontas para começarem a operar no início de 2014. Até 2015, serão 35 escolas nesse modelo em atividade na capital, uma vez que outras 29 já estão com terrenos assegurados.
TRABALHO - Licitação dos equipamentos para a Rede Municipal de Qualificação (Remuq) que será implantada em Fortaleza e agregará a oferta de profissionalização nos espaços da Casa Brasil. O Programa ProJovem Trabalhador qualificou, somente até outubro de 2013, mais de 1.500 pessoas com idade entre 18 e 29 anos.

24 HORAS DE AÇÕES NO 4º MANIFESTA! FESTIVAL DAS ARTES

O ManiFesta! Festival das Artes chega ao Centro Dragão do Mar para promover a transversalidade das artes e o intercâmbio entre as diferentes linguagens, agregando a classe artística contemporânea e fomentando reflexões acerca da produção cultural do Ceará. 
Esta quarta edição será uma verdadeira virada cultural, no próximo sábado, 7 de dezembro,  com 24 horas consecutivas de duração. Vários espaços do Centro Dragão do Mar serão explorados, além do Passeio Público, Caixa Cultural, Sesc Senac Iracema, da praia e das ruas. Ainda haverá um ônibus-instalação-performativa-itinerante rodando pela cidade e levando os passageiros até os locais do festival. Na última edição, foram 680 artistas se apresentando para um público de mais de 10 mil pessoas. 
Artistas, arteiros e artesãos, poetas visuais, dançarinos sonoros, músicos performáticos, pintores bailantes, ativistas sinestésicos e comunidade sensível em geral serão as grandes personagens deste  4º ManiFesta! Festival das Artes  É o evento uma festa de arte autoral cearense que se propõe a dialogar com todas as diferentes linguagens artísticas, apresentando shows de musica, teatro, dança, poesia, cinema, intervenções, performances, exposições de artes visuais, instalações, projeções de videos e fotos. Todas as apresentações acontecem gratuitamente em diferentes pontos da cidade.
Depois de tanto ser chamado de virada cultural, o ManiFesta! assumiu o  desafio e a partir deste ano  terá 24 horas consecutivas de duração.  Ocupar mais alguns locais da cidade: Passeio Público, Estoril, Praia de Iracema, Caixa Cultural, SESC Iracema, ruas e praças dos arredores, além de todos os outros espaços que já utilizávamos do Dragão do Mar, incluindo também a nova sala de cinema. 
Outra novidade é que no dia do festival estará rodando pela cidade o “BondeFesta” um ônibus-instalação-itinerante-performático-interativo, que dará carona para quem quiser, possibilitando o público circular livremente pelos espaços. Há propostas de  ações coletivas vivas, com participação direta do público. 

ARTESANATO DOS PRESÍDIOS VENDIDOS NA BEIRA MAR


A Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e  Egresso da Sejus no próximo doa 16  estará com um estande na Feira de Artesanato da Avenida Beira Mar, no sentido de comercializar  mais de 200 peças de artesanato produzido nos presídios. O box ficará  localizado no início do espaço do calçadão, sentido oeste-leste. A mostra faz parte de uma parceria da Sejus com o Centro de Artesanato do Ceará Luiza Távora (Ceart), órgão vinculado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).
 O material foi confeccionado por cinquenta internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, em Aquiraz, resultado do trabalho de desenvolvimento de projetos de educação e profissionalização com o objetivo de promover a ressocialização das custodiadas do sistema penal.
 Informa a coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso da Sejus, Cristiane Gadelha,  que o acervo está variado "bem ao gosto de quem vai à chamada Feirinha da Beira Mar". Assim, o visitante poderá levar desde um pano de prato bordado por R$ 6,00 até os caminhos de mesa com vagonite e crochê por R$ 35,00, de valor mais alto, em razão dos detalhes. Ainda tem bonecas de pano, sandálias bordadas e uma variedade de peças em ponto cruz.
 O trabalho da Sejus, em parceria com a Ceart, teve um incremento com a participação durante todo o ano de 2013 em bazar e feiras e com a comercialização das semijoias do projeto Lapidar, que é executado no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO II) empregando 14 internos. A parceria prevê a elaboração de peças exclusivas de crochê, pontos de cruz com desenhos exclusivos manufaturados pelas internas do presídio feminino, com venda destinada apenas na loja do Centro de Artesanato Luiza Távora.

AEROPORTOS TERÃO NOVAS NORMAS COMERCIAIS


A Infraero terá que seguir novas regras comerciais nos aeroportos que administra, para torná-los mais eficientes. A portaria que estabelece a nova política comercial e operacional a ser adotada já foi assinada  pelo ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco.
Uma das mudanças será nos estacionamentos, que terão preços diferenciados para vagas de acordo com a distância delas do aeroporto. A Infraero também deverá aumentar a oferta de serviços comerciais no espaço entre a realização de check-in e a passagem pelo raio X.
A Infraero deverá incentivar a concorrência dentro dos aeroportos, com a intenção de baixar o preço, sobretudo nas lojas de alimentação, e disponibilizar internet sem fio grátis e pontos de energia em quantidade adequada.
Será a primeira vez que a política comercial da Infraero passará a seguir diretrizes formuladas pela SAC, criada em 2011. Atualmente, a Infraero é responsável pela administração de 63 aeroportos no país, contando com os terminais de Galeão (RJ) e Confins (MG), que foram licitados na semana passada. O contrato de concessão desses dois aeroportos deverá ser assinado em março do ano que vem. (Com a Agência Brasil)

CRESCEU A RECEITA DO BLUE TREE FORTALEZA


 O Blue Tree Premium Fortaleza conquistou alta rentabilidade nos nove primeiros meses do ano. No comparativo com o mesmo período de 2012, o empreendimento apresentou crescimento de 19,19% em sua receita, alcançando o valor de R$ 13,7 milhões. A diária média também apresentou alta expressiva, de mais de 15%, assim como a RevPar (receita por quarto disponível), que teve crescimento de 17,34%.
 “Nosso empreendimento em Fortaleza é muito importante, e o resultado obtido representa a capacidade de trabalho de nossa equipe, sempre em busca de superar as metas estabelecidas, sem perder a atenção aos detalhes durante o atendimento ao cliente. Com nossa filosofia de melhoria contínua, certamente buscaremos resultados ainda mais expressivos a cada dia”, declara Chieko Aoki, Presidente da Blue Tree Hotels.
 O Blue Tree Premium Fortaleza recebeu o Certificado de Excelência 2013 do TripAdvisor, considerado um dos maiores sites de viagens do mundo. 

FCVB NEWS 05122013

FORTALEZA CONVENTION RECEBE VISITA TÉCNICA PARA EVENTO DE TURISMO RELIGIOSO
Visita Técnica ao Centro de Eventos do Ceará
Estiveram em Fortaleza para realizar uma visita técnica, Kiara Castro  da Promocat e Fernando Wildner, Representante  Pastoral, com intuito de verificar a possiblidade de  realizar um Congresso Internacional de Turismo Religioso e uma Feira em 2014.   Dentro da programação houve  reunião  na Setur, com Secretário Adjunto Marcos Pompeu  e visita técnica ao Centro de Eventos  do Ceará e Hotel Praia Centro. Segundo a Diretora Comercial do Convention Bureau, Celina Castro Alves, “O  estado do Ceará tem  uma grande vocação para o turismo religioso e  cidades como  Fortaleza, Canindé, São Benedito, Barbalha, Juazeiro do Norte e  Quixadá ,  recebem anualmente milhares de pessoas  para romarias. A vinda de  um evento como  este  só iria  fortalecer este segmento tão promissor”.

ROTA DO SOL SEMANAL 05/12/2013 - ISSUU