Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

CALEIDOSCÓPIO 18/10/2019

MOMENTOS DE EXPECTATIVA E ANGÚSTIA -   Infelizmente, este 2019 está chegando ao fim com acontecimentos que têm deixado os fortalezenses temerosos, perplexos, angustiados. Para exemplificar, cita-se audaciosos ataques praticados por falanges do crime, que espalharam pânico em vários pontos da Capital, causando terror e medo à população. Incêndios e ataques diários a ônibus e bens públicos, ação que se estendeu a outros municípios do Ceará, só foram abortados após muito combate do Governo do Estrado, com a intervenção de mão de ferro de forças de segurança.. Quatro meses atrás, na Maraponga, ruiu parcialmente o Edifício Benedito Cunha, felizmente causando apenas sérios transtornos aos vizinhos atingir pessoas.  Agora, na terça-feira última, cerca das 10h30, mais um caso comovente. Ruiu por terra, no bairro Dionísio Torres, o Edifício Andrea , desastre de grandes proporções, desta vez com várias vitimas fatais, inclusive de pessoa que se achava num mercadinho vizinho.  A cidade está em comoção, assim como todo o País, tendo em vista os esforços dos bravos e solidários Bombeiros no trabalho árduo de resgatar vitimas que ainda estão soterradas no monturo de ferro e cimento do prédio de sete andares.  A fatalidade não foi maior por causa do horário em que o Andrea desmoronou. Lá se achavam dezoito pessoas, principalmente idosas e serviçais, porquanto a maioria dos moradores havia saído para cumprir tarefas, Com apreensão, a população acompanha a luta sem tréguas dos bombeiros e voluntários visando resgatar ainda oito ou nove vítimas que estavam no prédio. O acontecimento fatal leva-nos a pensar na leniência com que as autoridades agem diante do que deve ser cumprido. Para restringir apenas à questão que envolve edificações, acrescente-se que lei municipal de 18 de julho de 2012 obriga a que os imóveis apresentem, de forma periódica, comprovante de vistoria comprovando as boas condições da estrutura. A medida legal, por esta ou aquela razão, tem sido letra morta. Daí que a falta de fiscalização por parte da edilidade vem ocasionado acontecimentos vários e de proporções alarmantes, muitos fatais. Conta-se nos últimos tempos 142 desabamentos na Capital, muitos dos quis com mortes, como o de agora, no cruzamento das ruas Tibúrcio Cavalcante e Tomaz Acioli.  É provável que agora, diante do clamor público, a Prefeitura faça valer a lei de fiscalização dos imóveis. É provável, mas não é certo. Como sempre acontece, tudo passa. O esquecimento fala mais alto, por esta ou aquela razão. 
GINÁSTICA PARA O CÉREBRO - Muita gente, hoje, se preocupa em ir à academia para malhar os músculos do corpo, mas o cérebro também pode – e precisa! – ser exercitado. Com exercícios estimulantes, é provávell melhorar habilidades como memória, concentração, raciocínio e criatividade. Agora, isso é possível na região de Cocó, onde está sendo inaugurada mais uma unidade Supera Ginástica para o Cérebro na cidade de Fortaleza.
Durante a semana de inauguração, dos dias 21 a 26 próximos, a população poderá conhecer mais sobre o funcionamento do cérebro em palestras, participar de aulas demonstrativas e interagir com jogos e outras ferramentas. É necessário agendar um horário com antecedência pelo telefone.
A unidade fica na Rua Vilebaldo Aguiar, 1210 – Cocó Os telefones para contato são (85) 3093-6267 ou (85) 99275-5452.
AIR EUROPA LANÇOU VOO MADRI/FORTALEZA - O voo direto entre Madri e Fortaleza operado pela Air Europa foi lançado na segunda-feira (14) em Milão, na Itália. O país é o segundo maior mercado da companhia, perdendo apenas para a Espanha. Através do voo, as cidades de Roma, Milão e Veneza estarão ligadas a Fortaleza por uma conexão rápida de cerca de duas horas.
“O Ceará tem o clima perfeito, o melhor do mundo na minha opinião. É uma alegria estar lançando esse voo em Milão, que tenho certeza que será bastante ocupado por turistas italianos”, afirmou Renato Scaffidi, gerente geral da companhia na Itália. Ele destacou que os voos de dezembro a fevereiro já estão 50% vendidos.
O evento, realizado no Terrazzo Duomo 21, contou com cerca de 250 convidados, entre agentes e operadores de viagens e jornalistas. Eles puderem conhecer mais sobre os atrativos do Ceará e sobre o novo voo. Também foram sorteadas duas viagens para Fortaleza.
“Essas conexões vão fortalecer um dos nossos mercados internacionais, que é a Itália. E o voo começou agora e já está um sucesso, as vendas estão indo muito bem”, aponta o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho. Ele aponta que o trabalho agora será de consolidação dos novos voos conquistados no último ano.
AÇÃO PROMOCIONAL DA ABIH-CE - Com o título #TemNoCeará!, executivos de vários hotéis que integram a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Ceará (ABIH-CE) estão realizando, desde a última segunda-feira e até hoje,  workshops para os agentes de viagens e operadoras nas cidades do Rio de Janeiro – Centro e Barra da Tijuca, São Paulo – Zonas Centro e Leste e Santo André. 
Durante os eventos, a caravana cearense vem apresentando toda a infraestrutura turística e hoteleira do Ceará, assim como os principais atrativos do Estado., como humor, alegria, eventos, praias, gastronomia, hospitalidade, negócios, religião, diversão, experiências, sol, enfim, tudo..TemNoCeará! 
Participam da ação os hotéis: Holiday Inn Fortaleza, Coliseum Beach Resort/Parque das Fontes, Hotel Gran Marquise, Vila Galé Fortaleza, Hotel Praia Centro, Crocobeach Hotel, Hotel Oásis Atlântico, Hotel Villa Mayor Hotel Diogo, Hotel Sonata de Iracema, Marina Park Hotel, Carmel Cumbuco, Carmel Magna Praia e Carmel Express e Dom Pedro Laguna Beach Resort & Golf. 

CONCORRENTE FORTE PARA O CENTRO DE EVENTOS DO CEARÁ

Lendo a última edição do jornal on line, Rota do Sol Turismo, deparamo-nos com o artigo do conceituado jornalista de turismo, Carlos Casaes, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-BA) e coordenador da Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo (Conjotur),  que está garantida a inauguração do Centro  de Convenções de Salvador-BA, para  dezembro de 2019, no espaço conhecido como Aeroclube, (orla marítima) numa arrojada iniciativa da Prefeitura, graças ao atendimento do prefeito  Antonio Carlos Magalhães Neto (ACMN) à reivindicação dos representantes do trade turístico baiano.
Informou Carlos Casaes, em seu artigo, que a empresa vencedora da licitação é a empresa francesa G.L. Eventos. Portanto, administrará o novo Centro de Convenções da capital baiana Tudo será formalizado entre a prefeitura e a empresa francesa por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, cujo titular é Cláudio Tinoco. Assim, o Centro de Eventos de Salvador ficará, durante 25 anos, sob a tutela da empresa francesa retrocitada.
Vale salientar que (a opinião é nossa), se não fosse o interesse do trade turístico baiano em solicitar um novo Centro de Eventos para Salvador, vez que o anterior, pertencente ao Governo do Estado, desabou parte de sua construção e o governador atual não demonstrou qualquer tipo de ação, para erguer  outro prédio, deixando, pois, Salvador, em termos de captação e realização de eventos,  a ver navios, o que significa perder recursos financeiros, para fortalecimento da economia baiana na área de eventos.
Bem! Deixemos de lado a acertada iniciativa pública do prefeito ACMN, ao construir um Centro de Eventos para atrair mais congressos nacionais e internacionais, seminários, feiras, shows artísticos, além de outras promoções e tragamos o comentário sobe o Centro de Eventos do Estado do Ceará, um dos maiores e mais bem aparelhados da América Latina, que terá, brevemente, um concorrente forte, o de Salvador, que, sem dúvida, tirará parte do mercado de eventos de Fortaleza-CE. Não sejamos, nós, cearenses, bairristas, afirmando que o Centro de Eventos de Salvador não reduzirá o números de eventos em plagas fortalezenses. Devemos lembrar-nos de que Salvador e o Estado da Bahia ainda ocupam o primeiro lugar no “ranking” do turismo receptivo do Brasil.
E agora, Antonio José? O atuante secretário estadual do Turismo do Ceará, Arquiteto Arialdo Pinho, numa de suas palestras, para representantes do trade turístico fortalezense, reportou-se à concessão do Centro de Eventos do Ceará, para a iniciativa privada, embora, no documento da concessão, constasse uma série de exigências, para que a empresa vencedora não viesse a contrariar os interesses do Governo do Ceará e do trade local, no tocante à realização de eventos, evitando-se, pois, a descaracterização do prédio e a cobrança exorbitante do aluguel aos órgãos públicos e privados que o escolhessem para sede de seus eventos. 
Mas, até a presente data, pelo menos, do nosso conhecimento, não foi concretizada a vontade política do Governo do Ceará de conceder a  administração do nosso Centro de Eventos, para a iniciativa privada, quer para empresas nacionais, quer para  internacionais. Esclareça-se que é pequena a equipe do Centro de Eventos do Ceará, responsável pela captação de eventos locais, nacionais e internacionais. Frise-se, também, que se falou-se na realização de um concurso público, para aumentar o seu quadro efetivo, considerando-se que quase todos os empregados são terceirizados.  
Pois é, gente! A Setur-CE não deve dormir de touca e que passe a encontrar meios de atrair mais eventos para seu Centro de Eventos, em Fortaleza, sobretudo ciente de que Salvador acordou para a necessidade de dispor de um moderno e funcional Centro de Eventos e concorrer, fortemente, com os de outros Estados. Com certeza, tudo fará, dentro dos princípios éticos, para atrair congressos, feiras, seminários, shows artísticos e outras promoções, pondo em prática uma eficiente e convincente política de comunicação e marketing.  
Ante o escrito, que alguém não nos venha a contestar, afirmando: - Besteira sua, jornalista. Fortaleza jamais será superada, no número de eventos locais, nacionais e internacionais, pelo Centro de Eventos de Salvador. Afinal, a capital do Ceará é reconhecida, Brasil afora, como a capital que está bombando no turismo receptivo.  Votamos a reproduzir a frase: ”O sucesso de hoje não assegura o de amanhã”. Obrigado pela leitura e ótimo fim de semana.

RESTAURADO O MONUMENTO QUE JÁ FOI O MAIOR DA A. LATINA

Depois de totalmente restaurado pela Prefeitura Municipal do Salvador, foi reinaugurado na véspera de 07 de setembro o “Monumento ao Dois de Julho”, com o qual foi celebrada a Independência do Brasil na Bahia, que se encontra bem no Centro do Campo Grande, a maior praça da capital baiana.
O fantástico monumento constitui a representação de um povo que lutou pela independência diante da Côrte portuguesa. No entanto já foi o mais alto monumento da América Latina, quando da sua instalação. É uma escultura de 25 metros, criado na Itália pelo artista plástico daquela nação, Carlo Nicoli y Manfredini, que era, à época, vice-cônsul do país no Brasil. 
O processo de restauração esteve a cargo do restaurador José Dirson Argôlo, professor da Escola de Belas Artes da Bahia (UFBa). O mesmo que, em 2002 já havia realizado uma outra restauração. Enquanto àquela época as questões se encontravam nas pedras, pias e conchas de mármore, desta feita todos os problemas se circunscreveram ao bronze. 
Desta vez a restauração esteve contida na reposição de peças danificadas e furtadas, limpeza e pintura, bem assim da recuperação de toda a pavimentação, como dos postes e luminárias, em torno.
Um índio empunhando a sua lança está acompanhado de uma mulher que representa a própria Bahia. No lado contrário encontra-se a índia Catharina Paraguaçu que, conquanto não haja participado das batalhas, representa a presença feminina em cada uma delas.
As incursões e tomadas de balsas portuguesas na Ilha de Itaparica, tanto quanto em Cachoeira, no Recôncavo baiano, encontram-se configuradas nos mosaicos. O que também se encontra ali personificado por um velho homem é nada menos do que o Rio São Francisco.  Entre tudo isto estão inúmeros leões que exibem sua força e energia representativa da atuação dos muitos combatentes.
O que constitui uma mácula para o povo baiano é a forma como, algumas vezes, vândalos buscaram desfigurar o grande e importante monumento, que foi vítima de pichação mais de uma vez, chegando ao cúmulo de lhes serem subtraídos nada mais do que até 300 quilos de bronze.
Consciente dos seus compromissos com o patrimônio cultural da cidade, a Prefeitura de Salvador lhe consignou recursos da ordem de R$829 mil, destinados à restauração que transcorreu durante seis meses, num esforço que foi concentrado por 15 restauradores, cuja conclusão permitiu a reinauguração na véspera do 7 de setembro.
La no alto encontram-se, ainda, as asas das águias, o remo do homem que representa o São Francisco e os rabos dos leões, todos recompostos por terem sido criminosa e vergonhosamente furtados. Até do mais alto do monumento, chegaram a subtrair a coroa que encimava a cabeça do caboclo.
O trabalho de restauração foi muito competente, em que, numa primeira etapa as peças foram todas recompostas no modelo em barro, para posteriormente moldá-las em resina e, por fim, fundi-las em bronze. Ao lado de todo esse trabalho, tanto o metal quanto o mármore, objetos, inclusive, da poluição atmosférica e dos dejetos dos tantos pombos que povoam toda a praça, foram rigorosamente limpos através do emprego de microesferas de vidro, que constitui, por sinal, uma tecnologia italiana.
Dado interessante é que toda a estética neoclássica do fantástico e majestosos monumento foi construída nas cidades italianas de Pistóia e Carrara. Posteriormente, o monumento foi transportado nos lastros de navios até a montagem em Salvador.  No Brasil, somente foram concebidas as peças que constituem as bases dos candelabros que vieram da Serra de Itiúba, hoje Município de Itiúba, na região de Senhor do Bonfim. Todos, por sinal, construídos em granito daquela localidade.
Diante da sua extraordinária importância cultural para a capital baiana, o espetacular monumento deverá ser tombado. Pelo menos, essa é a intenção do Presidente da Fundação Gregório de Matos, da Prefeitura Municipal, Fernando Guerreiro, que confirmou a providência imediata.
Porque, na sua interpretação - o que é apoiado por todo o povo baiano - o Monumento ao 2 de Julho é, sem a menor dúvida, o mais importante de toda a Bahia. É que o povo baiano entende que, com a sua recuperação, está de retorno a identidade e a memória da festejada cidade. 
Também foi colocada ao lado do monumento uma placa contendo o QR Code, destinada ao acesso pelos visitantes e moradores a todas as informações sobre o imponente espaço.
Com o objetivo de evitar novas ações predatórias, que venham a provocar tanto estrago na representação cultural de Salvador, o Prefeito determinou que a Guarda Municipal passe a acompanhar a conservação do monumento durante 24 horas a cada dia. 
Um dado muito curioso e importante é que a Praça Dois de Julho, mais conhecida e consagrada como “Campo Grande”, é local de presença dos habitantes de Salvador e do próprio povo baiano. Sobretudo no dia 2 de julho, quando é solenemente comemorada a “Independência da Bahia” – oportunidade em que, por sinal, teve início toda a independência do país – é ocupada durante todo o dia e, por extensão, toda a semana pela população que vai exaltar o “caboclo”, símbolo daquele episódio.    

CAMPOS DO JORDÃO - ALEGRIA O ANO INTEIRO NO PARAÍSO DA SERRA DA MANTIQUEIRA

Campos do Jordão
1 - Ar-condicionado natural - A preservação das florestas de Araucárias e dos campos de altitude garantem em Campos do Jordão as quatro estações muito bem definidas e sempre com temperaturas amenas. No verão, por exemplo, a cidade fica dez graus mais fresca em relação a outras estâncias. Apenas para comparação, na serra gaúcha é comum os hotéis instalarem nos quartos condicionadores de ar para aliviar o calor muito comum naquela região entre dezembro e março. Lái não é necessário porque existe um “ar-condicionado” natural. A localização no alto da serra da Mantiqueira, a 1700 metros acima do nível do mar,  também contribui para esse clima agradável e incomparável.
2 - Paraíso dos esportes ao ar livre - Campos do Jordão é repleta de cenários paradisíacos para os amantes dos esportes. O clima considerado um dos melhores do mundo atrai corredores de todo o país. Afinal, treinar em altitudes elevadas aumenta o condicionamento físico. E não faltam percursos planos e montanhosos para atletas amadores ou profissionais buscarem a melhor performance. Quem curte pedalar também encontra na estância um local exclusivo para a prática do Mountain Bike. No Zoom Bike Park existem 19 trilhas com quatro níveis de dificuldade. 
 3 - Lazer e entretenimento - Logo na chegada, o galo enche o peito e canta dando as boas-vindas. Aos poucos todos os bichos entram no clima e começa a sinfonia! Assim é a recepção na Fazendinha Toriba. Patos, marrecos, galinhas de angola, pavão. O local conta com mais de 200 aves, e a maioria vive solta. Impossível não interagir com os bichinhos. Também há contato direto com carneiros e ovelhas que ficam pastando o dia inteiro. As vacas, os bezerros, os pôneis e mini pôneis podem ser tocados na baia e alimentados. É um passeio imperdível que reproduz como é a vida no campo. Vale muito a pena, principalmente para as crianças. Outra dica para o ano inteiro é visitar o complexo do Tarundu, que fica bem pertinho da fazendinha. Lá existem 33 atividades de lazer. Entre os brinquedos, destaque para o Tubo Insano, a Boia Cross e a Orbit Ball, que rola morro abaixo com até duas pessoas dentro. Haja adrenalina!
4 - Contato constante com a natureza -  A maior floresta de Araucárias do Estado de São Paulo fica em Campos do Jordão. Ela faz parte do Horto Florestal, que preserva mais de 800 tipos de plantas e quase 70 espécies de animais e 160 de aves. Dentro do Horto há uma agência de ecoturismo com bicicletas para alugar. Também existem trilhas que podem ser feitas a pé. Destaque para a dos Campos de Altitude, que proporciona uma ampla vista da mata atlântica. Também há uma exposição histórica diante do  estacionamento, com dezenas de fotografias desde a criação do Horto, em 1941, até os dias atuais. Existe ainda o programa Aventoriba pelas trilhas da Mantiqueira. O grau de dificuldade varia de acordo com a disposição e preparo físico dos participantes. As expedições saem todo sábado do hotel Toriba e são feitas no ritmo do grupo, sem pressa, por uma equipe de guias. As caminhadas sempre terminam em um restaurante da região.
5 - O bondinho na mais alta ferrovia do Brasil - Há mais de cem anos, a buzina característica avisa que é hora de partir. À medida que ganha velocidade, o sacolejo fica ainda mais intenso e todos a bordo começam a rebolar arrancando sorrisos das crianças. O bondinho, marca registrada de Campos do Jordão, corta a cidade desde o portal até Capivari na mais antiga estrada de ferro do País. A inauguração aconteceu em 1910. São 50 minutos de uma ponta a outra, todos os dias, incluindo feriados. Em Pindamonhangaba, um trem de subúrbio faz o passeio de segunda a sábado até o balneário de Piracuama. Sábados e domingos um trem mais moderno entra nos trilhos. 

NA REGIÃO DO VELHO CHICO - BOM JESUS DA LAPA TERÁ NOVO AEROPORTO

Um novo aeroporto será construído no município de Bom Jesus da Lapa, na região do Velho Chico. A assinatura do edital de licitação para a implantação do equipamento aeroviário aconteceu nesta segunda-feira (07), na Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), em Salvador. O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) da terça-feira (08). A abertura dos envelopes com as propostas está prevista para 11 de novembro.
O aeroporto ficará localizado em uma nova área patrimonial de 4 milhões m². O atual aeródromo, que opera com aviação geral, não tem a possibilidade de receber voos comerciais devido ao envolvimento com a malha urbana. A construção do novo equipamento vai permitir a operação com as aeronaves da aviação regular. A pista de pouso e decolagem terá 1.550m de comprimento por 30m de largura. O investimento é de aproximadamente R$ 20 milhões.
Na região do Velho Chico, Bom Jesus da Lapa se destaca pelo turismo religioso e pela presença de parques solares. A cidade de 69 mil habitantes chega a receber 600 mil romeiros durante a festa de Bom Jesus, entre os meses de julho e agosto. Em relação à energia solar, são oito empreendimentos em operação comercial para geração de energia elétrica a partir da fonte fotovoltaica. O aeroporto poderá atrair mais turistas e também contribuir para o interesse de novos investimentos em energia renováveis no município.
AEROPORTO DE VITÓRIA DA CONQUISTA - O novo aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, teve um crescimento de 87% na movimentação total de passageiros no mês de setembro de 2019 em comparação ao mesmo período do ano passado no Pedro Otacílio. O número é alcançado no segundo mês de operação do novo equipamento aeroportuário do sudoeste baiano

BAIXO CUSTO - A FLYBONDI É 3ª A OPERAR VOOS PARA O BRASIL

O Brasil tem mais uma empresa aérea low cost operando para o país. A companhia argentina Flybondi realizou seu voo inaugural na sexta-feira da última semana (10), saindo de Buenos Aires e chegando ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Autorizada a operar pela ANAC em julho, a Flybondi é a terceira low cost estrangeira a voar para o Brasil.
Com a chegada da Flybondi, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destacou a importância da entrada de novas companhias para aumentar a conectividade e a competitividade no setor. 
Além do Rio de Janeiro, a Flybondi já anunciou que deve começar a operar em Florianópolis ainda este ano, com três voos semanais. A expectativa com a chegada da companhia aérea é de que mais turistas argentinos venham ao país, além do fortalecimento de uma gestão integrada do turismo com os países vizinhos. 
A primeira empresa estrangeira especializada em passagens de baixo custo a operar voos regulares internacionais para o Brasil foi a chilena Sky Airline, em novembro do ano passado. As rotas contemplam o trajeto direto de Santiago, no Chile, para os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro; de Guarulhos, em São Paulo, e Hercílio Luz, em Florianópolis. A média é de cinco voos semanais para cada um desses terminais.
Logo depois, o país passou a contar também com a europeia Norwegian Air, que teve sua autorização concedida pela Anac em agosto de 2018. As vendas das primeiras passagens começaram no fim de novembro de 2018 para voos diretos entre Londres, no Reino Unido, e Rio de Janeiro, realizados desde março deste ano. A rota já tem voos às segundas, quartas e sextas-feiras, além de domingos, em aeronave com capacidade para até 344 passageiros.

31ª FESTIVAL DE BONECOS - QUATRO DIAS DEDICADOS AO ENCANTAMENTO EM CANELA

Peça de teatro “O Gigante Egoísta”
Vanderlei Inácio é um jovem antenado e consciente, mora numa rodoviária. Para melhorar o mundo, faz a sua parte e torna a cidade um pouco mais limpa e bonita; Espirro é uma gota que busca seu amigo perdido no rio. Para encontrá-lo, deve ultrapassar suas próprias dificuldades; Marilyn Monroe foi internada em uma clínica psiquiátrica. De lá, escreve uma carta ao seu psiquiatra, contando suas aflições. Histórias como essas, para crianças e adultos, estarão nos palcos abertos na Praça João Corrêa e Largo Benito Urbani, no centro de Canela, de quinta a domingo.
O 31ª Festival de Bonecos, iniciado ontem e terminando no domingo, 20,  mais uma vez chegou  para encantar e despertar a empatia por meio de tramas e personagens sensíveis, reflexivos e divertidos, com uma programação cuidadosamente selecionada pela experiente curadoria do evento.
As sinopses resumidas acima são das caixas de lambe-lambe do grupo Olho mágico, de Canela; e das peças Histórias D'Água, do grupo Khaos, de Canoas; e Marylin, do grupo Goliardos, também Canela. Além desses, outros 11 grupos representando cinco países estarão reunidos na cidade, apresentando variadas técnicas de manipulação, como marionetes, fantoches e bonecos de vara, aliadas a surpreendentes estilos narrativos.
Entre as atrações internacionais estão os grupos The Fifth Weel, da Alemanha; El Alma en un Hilo, da Argentina; Robert White, da Espanha e, Sociedad Antónima Artes cênicas, do Equador.
Um dos pontos altos do evento, o desfile de bonecos terá dupla edição este ano: sábado, às 14h30min e, no domingo, às 11h, entre a Catedral da Pedra e a  Praça João Corrêa. O palco principal conta com infraestrutura para proteger o público de chuva e vento. Em caso de baixas temperaturas, o festival irá distribuir mantinhas para todos os visitantes. São esperadas cerca de 15 mil pessoas.

FESTAS EM TERESINA E PARNAIBA - MUITAS COMEMORAÇÕES PELO DIA DO PIAUÍ

Mirante sobre o Rio Poti -Teresina
Em alusão ao 197º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil, o Dia do Piauí, celebrado em 19 de outubro, o Governo do Estado programou uma série de comemorações. São atos cívico-militares e religiosas que estão sendo realizados desde ontem, nos municípios de Teresina e Parnaíba.
A programação sofreu algumas alterações. As festividades, que teriam início na terça-feira (15), foram adiadas para quinta-feira (17), quando houve, em Teresina, um Culto em Ação de Graças, às 19h30, na Igreja de Deus Missionária, localizada na Av. Jóquei Clube, 2625.
Outro Culto em Ação de Graças será realizado hoje, em Parnaíba. O culto começará a partir das 17h30 na Igreja Evangélica El Shaday, na rua Anhanguera, bairro Piauí. Também hoje será realizada, às 19h, no Theatro Saraiva, a cerimônia de Outorga da Ordem Estadual Mérito Renascença do Piauí.
Igraja Matriz de Parnaíba - Nsa Sra da Graça
Amanhã, às 7h30, haverá a solenidade cívico-militar em homenagem aos heróis do 19 de outubro de 1822, na praça da Graça, no Centro de Parnaíba. Em seguida, às 8h, será o Te Deum Laudamus de Ação de Graças, na Catedral de Nossa Senhoras das Graças, na praça Saraiva, também no Centro da cidade.
As festividades continuam no sábado, em Teresina, com uma Missa em Ação de Graças e a cerimônia de Outorga da Ordem Estadual Mérito Renascença do Piauí. A missa será realizada às 17h, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, no Centro da capital, e a Outorga acontecerá no Complexo Cultural Theatro 04 de Setembro, na praça Pedro II.

NO FESTURIS GRAMADO - PBTUR QUER AMPLIAR VINDA DE TURISTAS DO MERCOSUL

A Paraíba terá uma atuação de destaque na 30ª edição do Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo, considerada uma das maiores e proativas feiras de turismo brasileiro. O evento tem início nesta quinta-feira (8) e segue até o sábado (11), na Serra Gaúcha. O Destino Paraíba estará próximo da Argentina, um dos principais mercados emissores de turistas internacionais e com perspectiva de ampliar o número de turistas de outros países do Mercosul, como Uruguai, Chile e Paraguai.
O espaço da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) ficará dentro do estande do Ministério do Turismo (Mtur), que compreenderá uma área de 350 metros quadrados, ao lado dos principais destinos brasileiros, o que levará os olhos dos cerca de 10 mil profissionais de turismo de todo o mundo a ficarem atentos às novidades que serão apresentadas para o período de alta estação. 
De acordo com a executiva paraibana, o Festuris Gramado é fundamental também para manter o Destino Paraíba na prateleira das operadoras da Argentina e ampliar ainda mais a presença dos turistas na Paraíba. Após o incremento do voo direto entre Buenos Aires e João Pessoa, operado pela Gol Linhas Aéreas desde julho do ano passado, o número de argentinos na capital paraibana é superior ao de outros países, com um crescimento superior a 300%.
Em 2018, segundo Ruth Avelino, houve um esforço muito grande por parte do Governo do Estado, sempre em parceria com a iniciativa privada, para trabalhar com as principais operadoras de turismo da Argentina, com a promoção de capacitações e famtours. “Trouxemos para a Paraíba mais de 50 agentes de viagens ligados às mais influentes operadoras argentinas e a expectativa é bastante otimista quanto ao retorno desse investimento”, apontou a executiva da estatal de turismo.

FESTIVAL DA NATUREZA AGITOU A ILHA DA MADEIRA

Caminhada na ilha
A Ilha da Madeira é um destino conhecido por sua natureza exuberante. Este território português situado em meio ao Oceano Atlântico é lar de uma floresta exuberante, rios, cachoeiras, montanhas e um litoral de tirar o fôlego. Para celebrar este cenário incrível e tudo o que ele oferece aos turistas, o destino realizou o Festival da Natureza, que este ano aconteceu entre 1 e 6 de outubro.
Além de enaltecer o patrimônio natural da ilha, o evento promoveu o contato com a natureza e incentivou a prática de atividades ao ar livre. Considerada a “festa dos aventureiros”, ofereceu desafios gratuitos de caminhadas, mountain bike, surfe, canyoning, natação no mar, escalada, montanhismo e muitos outros. A programação inclui também iniciativas culturais e de entretenimento.
O evento, que acontece anualmente desde 2011, é a oportunidade perfeita para os turistas injetarem adrenalina no roteiro e observarem alguns dos mais belos cenários do destino, que vão do mar à serra e do vale à montanha. O Festival da Natureza é realizado sempre no princípio do outono, época do ano em que o clima é ideal para a prática de esportes da Ilha da Madeira, registrando boas temperaturas tanto em terra quanto no mar.

EM GOIÂNIA - TERMINA AMANHÃ SEMINÁRIO SOBRE DESENVOLVIMENTO URBANO

Abertura do Complan
A Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil – ADIT Brasil está realizando desde ontem  com término previsto para amanhã, 19, o Seminário sobre Comunidades Planejadas, Loteamentos e Desenvolvimento Urbano do Brasil, o Complan. 
O evento, que já está em sua 9ª edição, acontece desta vez no Hotel Clarion Goiânia Órion, em Goiânia. Painéis, palestras, workshops e visitas técnicas compõem a extensa programação que coloca em pauta os desafios de grandes projetos urbanísticos, bairros e comunidades planejadas, loteamentos e condomínios em todo o país. 
O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, iniciou o Seminário com uma palestra intitulada “Meio Ambiente em uma visão desenvolvimentista” – uma abertura para as discussões sobre Inteligência Algorítmica na era do big data, Smart Cities, comunidades planejadas turísticas, marketing imobiliário, paisagismo e diversos temas, que acontecem dentro da grade do Complan.
Ainda na pauta, reflexões sobre as cidades do futuro, lançamentos imobiliários e financiamento para projetos horizontais. Segundo o presidente da ADIT Brasil, Caio Calfat, a grandiosidade do seminário está em sua capacidade de reunir os principais players do mercado nacional em um espaço sinônimo de network e conteúdo relevante.
Ao todo são mais de 35 os profissionais participantes, referências nas mais variadas áreas do desenvolvimento urbano a nível global. 
ATIVIDADES ALTERNATIVAS - Além de dois dias de palestras, o Complan 19 preparou oportunidades extras para ampliar conhecimento e fazer networking. Trata-se de atividades opcionais para o público interessado.
Na noite anterior ao evento (quarta-feira, dia 16), um receptivo gratuito aconteceu na Casa-conceito Plateau D'or. Ontem, após a programação oficial do seminário, houve um coquetel exclusivo no Moony Restaurante, um hot point da cidade. 
Hoje, das 15h às 18h, após encerramento oficial do evento, dois workshops acontecem simultaneamente:  "Urbanismo para não-urbanistas" ,com o fundador e Diretor Executivo da AREAURBANISMO, Hélio Mítica, juntamente com o Diretor de Criação e Novos Negócios da empresa, Murilo Teixeira;  e “Inteligência Comercial: Como estruturar um lançamento em 5 etapas - exercícios com cases reais”, com Paulo Toledo, da CIA Inteligência Imobiliária, e Cristiano Rabelo, do Grupo Prospecta. Ambos custam, também, R$ 200,00.
Amanhã, a programação é dedicada a experiências in loco com as já tradicionais visitas técnicas da ADIT.

ORLA PÔR DO SOL - REQUALIFICAÇÃO DO BELO CARTÃO POSTAL DE ARACAJU

Secretários Sales Neto e Marlysson Magalhães
A Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com a prefeitura de Aracaju, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo estão unidos no processo de reforma e revitalização da Orla Pôr do Sol. Foram efetivados projetos de infraestrutura com investimento no valor de R$2.813.307,69, disponibilizado por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), junto ao Banco Internacional de Desenvolvimento (BID).
O secretário de Turismo e Comunicação, Sales Neto, os técnicos da Setur e o secretário Municipal da Semict, Marlysson Magalhães, estiveram reunidos na última segunda-feira (14) para uma visita técnica, que consistiu em acompanhar as obras já realizadas na Orla.
Na próxima terça-feira (22), será realizada ampla reunião com a presença das associações dos moradores e dos donos de barcos, lanchas e catamarãs, com a Capitania dos Portos, Semict, Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), aa qual possibilitará a organização do ordenamento para a entrega do espaço.
AS OBRAS - No local já foi feita a restauração do totem metálico localizado na praça central de entrada, com a nova pintura especial e sua estrutura reforçada; a recuperação estrutural do atracadouro de concreto existente, bem como a instalação de defensas náuticas e cunhos de amarração. O painel artístico na lateral dos bares também foi totalmente revitalizado com nova pintura com o mesmo tema e novos elementos - local que será o novo acesso dos turistas que utilizam os catamarãs.
As obras também consistiram na reforma dos banheiros internos dos bares para uso público e no novo layout para melhoria da circulação e segurança do local. Foram recuperados e construídos vários outros itens, melhorando ainda mais visão da bela Orla Por do Sol, que chama a atenção da população local e dos visitantes.

PERNAMBUCO LEVOU A NOVA MARCA A BUENOS AIRES

Estande de Pernambuco
Depois de ser premiado pelo estande mais criativo da 47ª Abav Expo Internacional, em São Paulo, Pernambuco participou, de 5 a 8 de outubro, da Feira Internacional de Turismo de América Latina, a FIT, na capital argentina, Buenos Aires. E mais uma vez, o espaço, assinado pela artista gráfica Joana Lira, se destacou como um dos preferidos do público: os cenários em madeira foram disputados para fotos, a partir dos elementos vazados que remetem à cultura, belezas naturais e história do Estado.  
A importância do visitante do País sede da FIT reforça o investimento feito pelo Governo do Estado, por meio da Empetur e da Secretaria de Turismo e Lazer, na FIT. Com apoio do Porto de Galinhas Convention Bureau e da Prefeitura de Ipojuca, Pernambuco apresentou folheteria específica em espanhol e uma equipe de atendentes capacitada para tirar todas as dúvidas dos visitantes do evento. O trade de Fernando de Noronha também se fez presente no estande.
NOVA IDENTIDADE VISUAL - Lançada oficialmente na Abav, em São Paulo, a nova identidade visual de Pernambuco se apresenta por meio de um alfabeto iconográfico completo, com elementos da cultura pernambucana bem destacados. Estão lá a sombrinha de frevo, o bolo de rolo, o maracatu rural, a igreja submersa de Petrolândia, a galinha de Porto de Galinhas e o Morro de Dois Irmãos, de Fernando de Noronha, além de diversos outros ícones que identificam a riqueza cultural de Pernambuco.
Para criar os elementos utilizados nos cenários em madeira e que ilustram o figurino da equipe presente à feira, além de todo o material gráfico, a pernambucana Joana Lira percorreu diversos municípios do Estado e equipamentos turísticos. A missão da artista com a nova identidade foi clara: criar algo que despertasse o sentimento de pertencimento do nosso povo, algo que tocasse forte à alma e representasse todo o orgulho de ser pernambucano.

ATÉ AMANHÃ, NO CENTRO DE EVENTOS - PROGRAMA VARIADO E ATRAENTE NA FEIRA DO CONHECIMENTO

Abertura do evento
A Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios, que acontece no Centro de Eventos do Ceará, foi aberta oficialmente, anteontem (16), às 16 horas, no Centro de Convenções do Ceará, com a apresentação da Orquestra Sinfônica da UFC de Sobral. O espetáculo, sob a regência da maestrina Adeline Stervinou, foi em homenagem ao Centenário da Comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, ocorrido em 1919, durante o fenômeno que ficou conhecido como o Eclipse de Sobral.
Após a apresentação da Orquestra Sinfônica, houve a solenidade oficial, com a presença do Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, da presidente da Fiocruz Nacional, Nísia Trindade Lima, e várias outras autoridades.
A programação oficial continuou com a palestra Master do aplaudido poeta cearense Bráulio Bessa, sobre o tema “A Arte de Empreender”. Ele falou sobre sua trajetória de vida e como a tecnologia foi fundamental para impulsionar a sua carreira. Hoje, seus vídeos já ultrapassaram a marca de 100 milhões de visiualizações.
Aguarda-se que compareçam ao evento, que termina amanhã, 15 mil visitantes.  A programação, variada e atraente engloba palestras, além de torneio de robótica, demoday, maker challenge, hackathon, oficinas de drones, festival de jogos, arena games, sessões no planetário móvel, exposição de foguete. Também, os eventos paralelos Etice Cloud Day, Future of All (FofA XP), Congresso dos Municípios Cearenses e Feira de Soluções para Saúde (Fiocruz), dentre outros.
Participam 170 expositores, distribuídos em um espaço de 16 mil metros quadrados, apresentando o Ceará como indutor e catalisador da transferência de C&T. As atividades envolvem desde o público estudantil até pesquisadores, universidades, empresas, profissionais da área de tecnologia, gestores e comunidade em geral.
Os palestrantes e os temas são: Bráulio Bessa – “A arte de empreender” (16); Silvio Meira – Gente Digital: Os líderes do futuro (17/10); Peter Kronstrom – “Construção de futuros (17/10); Charles Betito e Anna Flávia Ribeiro – “Desafios do Século XXI: O Sapiens Tecnológico” (17/10); Camila Farani – “Como vencer tubarões” (18/10); Lia Medeiros – “Uma Viagem para o Buraco Negro (19/10); Jefferson Michaelis “Ao infinito e além: O futuro da exploração espacial” (19/10).
A Feira de Soluções para a Saúde, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), integra a programação da FdC3. Com o tema “Saúde Digital para Territórios Saudáveis e Sustentáveis”, a feira oferece espaço para a discussão e apresentação de soluções industriais, sociais e de serviços para a saúde, dentre elas, uma pomada cicatrizante para diabéticos.
ATRAÇÕES - A FDC3 apresenta amanhã, às 15 horas, o grupo Ciência em Show. Um espetáculo onde a protagonista é a Ciência. Numa encenação divertida, Will, Gerson e Daniel interagem com a plateia através de experimentos ao vivo. Ciência, tecnologia e inovação numa explosão de conhecimento para toda a família.
Outra atração é a Mostra de Tecnologias Assistivas, ramo que desenvolve recursos e métodos para ampliar possibilidades e viabilizar a independência de pessoas com algum tipo de deficiência. Os visitantes têm a chance de conhecer novidades como uma impressora que utiliza o sistema Braile, um “controle-mouse” de computador que funciona a partir da detecção de sinais gerados pelo músculo bíceps, uma bicicleta com eletroestimulação para reforço dos músculos das pernas de mioplégicos, além de outros mecanismos.

NO PORTO DOS BARCOS - II FESTIVAL CEARÁ MARES DO ATUM ACONTECE EM ITAREMA

Hoje e amanhã, o município de Itarema, no Litoral Oeste do Ceará, está em festas com a realização do II Festival Ceará Mares do Atum, O evento, no Porto dos Barcos, conta com oficinas, concurso de gastronomia, palestras e shows musicais. O evento é uma realização da Prefeitura de Itarema, com apoio do Governo do Ceará.
Uma das palestras de amanhã (19) será ministrada pelo coordenador de Pesca e Aquicultura da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Pedro Lopes, que abordará o tema “Ações da Sedet para o Desenvolvimento da Cadeia da Pesca do Atum”. Também amanhã, a coordenadora de Qualidade da Empresa Robson Crosue, Roberlene de Castro, vai falar sobre as “Boas Práticas de Manipulação do Pescado”.
Segundo o secretário executivo do Agronegócio da Sedet, Silvio Carlos, “o volume da pesca do Atum está em constante crescimento desde quando surgiu no Ceará”, reforça. “Em 2017 foram produzidas 12 mil toneladas de atum, número que cresceu 50% no ano passado, atingindo 18 mil toneladas. Até o final de 2019 devemos chegar a 24 mil toneladas, o que significa um avanço de 33%”, conclui Silvio Carlos.
PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL - O festival começa hoje (18), com a Oficina Gourmet, comandada pelo presidente da Associação dos Chefes de Cozinha do Ceará (ACC), Luciano Ferreira. O chef ensinará técnicas de preparo, montagem e venda de pratos
Durante oevento também acontece o Concurso Gastronômico onde chefes de cozinha e donos de restaurantes apresentarão ao público receitas à base do pescado. Atrações culturais, como Romário Wesley e Banda Líbanos animarão a noite de hoje; e Zedazefa e Daniel Dubai encerram o Festival amanhã.

BIENAL DE DANÇA DO CEARÁ - HOJE A ABERTURA DA 12ª EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL

Cena de Fúria, da Carioca Lia Rodrigues
Com o espetáculo “Fúria”, novo trabalho da carioca Lia Rodrigues Companhia de Danças, a Bienal Internacional de Dança do Ceará começa hoje na 12ª edição, que acontece em Fortaleza, até o dia 27 deste mês,  e em Trairi (hoje e amanhã), Quixadá (24 e 25/10), Pacatuba (25/10), Itapipoca (25 e 26/10) e Paracuru (25 e 26/10).
 Na festa de abertura da Bienal, no Órbita Bar, a atração é a paulista Mc Tha, que une funk e umbanda, pista e fé, e em seu primeiro álbum “Rito de passá” vem lotando casas de show no Brasil.
ABERTURA DA BIENAL - Com músicas do seu primeiro álbum “Rito de Passá”, a cantora paulista Mc Tha é atração na festa de abertura da XII Bienal Internacional de Dança do Ceará hoje,  a partir das 22 horas, no Órbita Bar. Também se apresenta na festa o Coletivo Mamadeiras, do Ceará, que tem se destacado por movimentar a cena musical de Fortaleza com suas discotecagens focadas nas brasilidades e no pop.
A 12ª EDIÇÃO – Este ano, a Bienal Internacional de Dança do Ceará festeja 22 anos de existência. Considerada um dos mais importantes eventos de dança da América do Sul, chega à sua 12ª edição, celebrando as múltiplas formas de se fazer dança na atualidade. Na programação, espetáculos em teatros e espaços alternativos, além de shows, performances e festas em suas concorridas Fringes.
Do Brasil, participam mais de 25 espetáculos e artistas do Ceará e 11 de mais seis estados. A Bienal recebe ainda sete atrações internacionais de cinco países. Além do Theatro José de Alencar e Órbita Bar, a Bienal de Dança terá programação em espaços diversos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Porto Dragão, Cena 15, Cineteatro São Luiz, Vila das Artes, Galpão da Vila, Centro Cultural Bom Jardim, Cuca Mondubim e Poço da Draga.
A XII Bienal Internacional de Dança do Ceará é uma realização da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania – Governo Federal, da Indústria da Dança e da Proarte, com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, via Secretaria da Cultura (Lei Estadual Nº 13.811 – Mecenato Estadual). Apoio: Instituto Iracema. Agradecimentos: Enel.

PROJETOS DE REQUALIFICAÇÃO - CORREDORES TURÍSTICOS E NOVA AV. DESEMBARGADOR MOREIRA

Maquete digital : Av Desembargador Moreira
A Prefeitura de Fortaleza anunciou na segunda-feira (14), às 14 horas, em coletiva de imprensa, no Auditório do Paço Municipal, o projeto da nova Av. Desembargador Moreira. Também foi anunciada a requalificação viária dos corredores turísticos, que prevê a interligação da região hoteleira da cidade com o Aeroporto Internacional Pinto Martins, desde a Av. Abolição até a Av. Raul Barbosa, compreendendo os bairros Mucuripe, Meireles, Aldeota, Dionísio Torres, São João do Tauape e Aerolândia.
Ao todo, quatro avenidas receberão obras de urbanização e mobilidade: Abolição, Desembargador Moreira, Dom Luís e Raul Barbosa. As vias contempladas pelo projeto receberão cerca de 11 km de nova pavimentação (asfalto ou blocos de concreto), rampas de acessibilidade, nova sinalização, reforma do canteiro central, pavimento em concreto nos pontos de ônibus, calçadas, nova iluminação e paisagismo.
Orçadas em R$ 31,4 milhões, as obras contam com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Santander e Prefeitura de Fortaleza. As intervenções terão duração de 12 meses e serão executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), em parceria com a Secretaria de Conservação e Serviços Púbicos (SCSP) e Secretaria Regional II.

VISITE CEARÁ NEWS 18/10/2019


EM DIA COM FESTURIS 18/10/2019



ROTA DO SOL SEMANAL 18/10/2019 ISSUU

 https://issuu.com/jcaraujo/docs/rsn_20191018

GRAN MAREIRO HOTEL