Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

CALEIDOSCÓPIO - UM TEMPO QUE SE EXAURE / SEREI UM FARISEU?

UM TEMPO QUE SE EXAURE
Nada mais presente hoje em dia do que a sentença “quem vive de passado é museu”. Pois não é que sou um museu nesta minha provecta (que nome!) idade?  Mas só que penso ser um museu moderno que guarda e venera quase tudo dos tempos passados como nuvem, mas um admirador de muitas facetas deste nosso mundo de corrida vertiginosa. As mudanças que estão surgindo de uns tempos para cá, com veras após o surgimento dos avanços científicos e da informática, deixam-nos meio tontos. As crianças de agora, parece, já nascem sabidas. Com um, dos ou três anos se aferram aos seus pequenos “tablets” e vêem e escutam as estorinhas da lagarta pintada e outras do gênero, não dando a menor importância para quem lhes está de lado, sejam pais, irmãozinhos ou outras pessoas. Os de um pouco maior idade são ferrados nos jogos eletrônicos, enquanto jovens e adultos viciam-se em usar o celular ou tablets em todos os instantes e em qualquer lugar. Já não se começa a estudar lendo as primeiras letras e sentenças na carta do ABC e depois segue aprendendo e estudando nos livros de Português, Aritmética, Geografia, Ciências Físicas e Naturais ou a História Universal. Prá que, se o “Google” facilmente resolve todos  problemas? É Só pesquisar. Será que assim os felizardos de hoje, com tantas facilidades, desenvolvem como deviam o raciocínio lógico, entendem as entrelinhas? É, o meu tempo está numa peínha para se exaurir.
SEREI UM FARISEU?
Uma questão muito em voga diz respeito aos problemas das chamadas diferenças sociais,  da família, da sexualidade, das homofobias e por aí vai. É a época dos que se miram no modernismo, dos ideologicamente corretos, dos que veem discriminação em tudo Quem não se afina com as teorias dos novos pensadores, dos chamados cientistas modernos (e como tem gente que é cientista disto, daquilo) é taxado de hipócrita, fariseu e outros epítetos depreciativos. É gente da direita, conservador doente. Como se esquerda ou direita não fossem farinha do mesmo saco, hipócritas de diferentes pensares. Um exemplo são os debates em torno do Estatuto da Família, em andamento no Congresso. Em nome de uma liberdade exagerada, muita gente de bom coturno é ferrenhamente contra os que desejam a aprovação de um texto reconhecendo como família, como tradicionalmente acontece, somente a união em casamento, civil ou religioso, de homem e mulher, com seus filhos. netos, bisnetos, etc. Estão fulos principalmente com o que é denominado de bancada evangélica. Desejam que a lei reconheça também a união de casais homoafetivos, de uma família plural: monoparentais, isoparentais, uniões estáveis, homoafetivos e outros modos de convivência. Sem dúvida, é um problema controverso e de muitas nuances. Na sociedade de hoje, a tendência é se aceitar estes tipos de união. Contudo, como fariseu, acredito que o termo família se coaduna, como no passado, quando a união é entre sexos opostos, com seus descendentes. Sei que é fato até corriqueiro agora aceitar-se o “casamento” de homem com homem, mulher com mulher e as demais junções e adoções. Respeito que tal aconteça  pois tenho pessoas de boa amizade que vivem juntas e se dizem felizes.  Mas, por uma cultura arraigada e que penso certa, recuso reconhecer que estas uniões sejam início de uma família. Por que não arranjam outro termo, legalmente correto? Durarão estas uniões diferenciadas por anos a fio, como no meu passado, quando convivi, entre alegrias e tristezas, com a Angelita por mais de 62 anos, sempre sob a proteção do meu Deus e o amparo dos meus filhos, netos e bisnetos e amigos? Quem sabe, poderá acontecer. De viés, com um pensar talvez até absurdo, matutamos: não estariam as grandes potências mundiais por trás de tudo isto para evitar as explosões populacionais? 

UFA! DESTA ESCAPAMOS

Em meio a notícias que, mesmo inacreditáveis para a quase unanimidade dos viventes, causam sobroço em alguns crédulos. Não é que o líder e fundador de umas destas seitas que se espalham por toda parte disse  que o mundo se acabaria na quarta-feira, 7 deste mês. Ufa! Felizmente “escapamos” das previsões lunáticas de Chris McCann, da seita cristã online e Bible Fellowship. Os viventes do mundo livraram-se da destruição pelo fogo... 

12º CAJU NORDESTE - CASCAVEL, O CENTRO DAS ATENÇÕES DOS POLOS PRODUTORES

O 12º CAJU NORDESTE deste ano mais uma vez será na cidade de Cascavel,  no período de 15 a 17 próximos. O evento é um dos maiores e que despertam mais interesse na região nordestina,  beneficiando os polos produtores de cajucultura. Uma iniciativa da
As manhã e tardes durante o importante encontro serão preenchidas com  Painéis Temáticos, Minicursos,  Clínicas Tecnológicas, Oficinas Técnicas e   Mesas Redondas. Haverá recepção festiva às caravanas de produtores rurais, oriundas de diversos municípios do Ceará e de outros estados da Região Nordeste.  
FEIRA DO CAJU – Num pavilhão com quarenta estandes serão  expostos, demonstrados e comercializados produtos, serviços máquinas e equipamentos relacionados com a  cajucultura. Este ano haverá, durante todo o evento, a demonstração de equipamentos de grande interesse para a cadeia produtiva do caju: máquina de corte automático de castanha de caju;  maquinário para instalação de uma minifábrica de cajuína;  implemento agrícola para a colheita automática da castanha de caju.
A Feira contemplará  ainda a apresentação de produtos agropecuários, oriundos da agricultura familiar, que são exploradas em consórcio com o cajueiro, como apicultura e a criação de pequenos animais. A comercialização é feita diretamente nos estandes da feira ou através de rodadas de negócios. Também são expostos e comercializados produtos do artesanato regional.
TROFEU  CAJU DE OURO –Durante a solenidade de abertura do Caju Nordeste haverá a entrega do Troféu Caju de Ouro, destinado às pessoas (agricultores, empreendedores agroindustriais, técnicos, pesquisadores e políticos) e às empresas e instituições públicas e privadas que se destacaram na realização de ações em prol do desenvolvimento da cajucultura. 
 Este ano, o primeiro da instituição, o Troféu caberá, por categoria, as seguintes personalidades e instituições:
1º Agraciado: Categoria Pesquisa – Equipe de Fisiologia e Tecnologia Pós-colheita da Embrapa Agroindústria Tropical, Ricardo Elesbão Alves, Heloísa Almeida Cunha Filgueiras, Ebenézer de Oliveira Silva, José Luiz Mosca e Carlos Farley Herbster Moura. 2º Agraciado: Categoria Técnico – José Ismar Girão ParenteEngenheiro Agrônomo, Mestre em Agronomia com o trabalho: Estudos Fenológicos do Cajueiro no Litoral do Ceará. Cursos de Especialização: Administração de Empresas, Elaboração e Avaliação de Projetos, Metodologia de Pesquisa e Estatística, Administração em Ciência e Tecnologia. 3º Agraciado:  Categoria Produtor – Raimundo Everardo Mendes Vasconcelos. Produtor Rural, graduado em agronomia pela UFC em 1972. Atua na área de avicultura desde 1969 e na agropecuária, tendo o caju, seu principal produto, com uma área de 400 hectares em que todas as plantas são precoces. 4º Agraciado: Categoria Instituição – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR–CE. Instituição que tem a Missão de “Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira”.5º AGRACIADO: Homenagem Póstuma – Jaime Thomaz de Aquino, ex Presidente da CIONE – Companhia Industrial de Óleos do Nordeste. Morreu aos 91 anos no dia 16 de Abril de 2015.6º Agraciado:– Categoria Político – Dep. Estadual Manuel Duca da Silveira Neto (Duquinha).Estreou na política como Prefeito Municipal de ACARAÚ de 1977 a 1983. Foi eleito deputado estadual por cinco mandatos de 1987 a 2004. Autor da Lei 15.042 que instituiu o dia do Caju no Estado do Ceará; autor do projeto para alterar a Lei 13.096 e incluir o Caju na merenda escolar de todos os alunos do ensino na rede publica do Ceará.
CAJU SHOW – Festividades diversas e atrações artísticas e culturais animarão as noites dos participantes. O Caju Show será de  a responsabilidade do município anfitrião do evento.

VERGONHOSA VERBA DE R$ 20 MILHÕES PARA TURISMO

Antonio José de
Oliveira - Abrajet CE
Quando um ministro, no caso o do Turismo brasileiro, Henrique Alves, chega a criticar o montante insignificante da verba, destinada a esse segmento socioeconômico e cultural, com abrangência, em todo o território nacional, ou seja, menos de 20 milhões de reais, é mesmo vergonhoso o que o Governo Federal, reserva para investir, na promoção do turismo brasileiro, interna e externamente.
O ministro Henrique Alves, sem cerimônia, divulgou a irrisória quantia, em seu discurso, durante a solenidade de abertura da 43ª Abav,  de 24 a 26 de setembro último, no Pavilhão do Anhembi, na capital do Estado de São Paulo,  como um grito de alerta aos que militam, nessa área, e dão o melhor que sabem pelo seu desenvolvimento sustentável.
Num bom português, 20 milhões é pouco. Isso, segundo o ministro do Turismo, fazendo uma analogia com o que investe o México, no último ano, isto é,  cerca de US$ 500 milhões para promoção e divulgação do país. Lembrou aos presentes que a Colômbia e o Equador investiram,  (investir é diferente de gastar), ao longo do citado período, tum total aproximado de 100 milhões de dólares cada um dos mencionados. Vergonha, para o Brasil, quando a vizinha Argentina aplicou 58 milhões de dólares.
Temos dito, em nossos comentários, que, apesar de parcos investimentos, na infraestrutura física, de suporte ao Turismo, e na divulgação de seu potencial, no Brasil e no exterior, esse segmento socioeconômico e cultural ainda não é levado a sério pelo Governo Federal e a prova está no dinheiro que é destinado para promovê-lo.
Bem! Um dia, quando o país sair dessa crise econômica e política (torcemos para que seja a curto prazo), as autoridades governamentais acreditem na força econômica, propriamente dita, do Turismo e invistam mais em suas ações produtivas e que tudo funcione a contento, para satisfação dos turistas brasileiros e estrangeiros, sem falar dos benefícios que a população desfrutará com o dinheiro arrecadado. Isso, porém, mediante a exploração racional e correta (profissionalismo em tudo, princípios éticos e transparência) de tão importante atividade, que impacta mais de 50 outras de forma direta e indireta.
É isso, aí, minha gente! É mostrando a escassez de recursos financeiros, que os governos federal,  estadual e  municipal investem no Turismo, que esperamos, um dia, sabê-los, em  maior volume, e usado, sem desvios para outros fins (sem corrupção), destacando nossa nação, perante as demais, que respiram turismo 24 horas, como França, Espanha, Alemanha, Itália, Estados Unidos da América do Norte e tantos outros.
 / Vice-presidente da Abrajet-Ceará

CURSOS NA ÁREA DE TURISMO

A Secretria de Turismo de Fortaleza abriu inscrições para os cursos do Pronatec Turismo 2015. Entre as vagas ofertadas, estão agente de informações turísticas, bartender, camareira em meios de hospedagem, organizador de eventos, pizzaiolo, recepcionista de hotéis e eventos. Os cursos variam de 160 a 200 horas e são ministrados pelo Senac. A escolaridade mínima exigida para participar é o Ensino Fundamental II.
O Pronatec Turismo na Empresa é destinado à qualificação de profissionais do setor por demanda do empregador. As aulas poderão acontecer no próprio local de trabalho, na frequência e nos horários mais convenientes às empresas. As solicitações também podem ser feitas por intermédio de instituições, associações ou sindicatos do setor.
Os interessados devem procurar a Setfor, localizada na Rua Leonardo Mota, 2700 Dionísio Torres, ou pelo telefone: 3101.2141.

SETUR/CE E A CVC FECHAM PARCERIA

A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) fechou uma parceria com a operadora de turismo CVC para um novo fretamento vindo de Belém (PA). O voo terá seis operações e sairá às sextas-feiras durante a próxima alta estação. O frete é resultado da campanha feita com a CVC que teve início no fim de agosto. O objetivo é atrair mais visitantes ao Ceará na próxima alta estação (dezembro a fevereiro).
Outra ação que faz parte da campanha é a escolha do Ceará como destino do quadro De Malas Prontas, que faz parte do programa Mais Você, na Rede Globo. O quadro foi exibido na última sexta-feira (2), às 8h50min. A família escolhida foi de São Gonçalo (RJ). O casal está comemorando 19 anos de casados e filhos trigêmeos de 14 anos. Eles ficaram hospedados em Fortaleza e visitaram as praias do Cumbuco, Porto das Dunas e Morro Branco.

A campanha em parceria com a CVC está divulgando o potencial e as belezas do Ceará em nível nacional, tanto na alta como na baixa temporadas. Dentro da ação, foram criados seis novos fretamentos extras semanais que sairão de São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá e Belo Horizonte rumo ao Ceará. Eles começarão a operar a partir de 1 de dezembro para atender à alta demanda na temporada de verão.

ESTÂNCIAS TURÍSTICAS - DEFINIÇÃO NA CÂMARA SOBRE OS REQUISITOS MÍNIMOS

Caxambu - MG
Foi motivo de aprovação na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal a proposta que define requisitos mínimos para a criação de estâncias turísticas, hidrominerais, climáticas, balneárias e turístico-religiosas.
Pelo texto, a condição básica para que o empreendimento seja caraterizado como estância é possuir atrativos de natureza histórica, artística ou religiosa, ou ainda recursos naturais e paisagísticos. A medida está prevista no Projeto de Lei 1058/15, do deputado Goulart, que explicou estarem as estâncias ligadas a uma tendência europeia de culto ao corpo e à saúde, surgindo no Brasil a partir da Primeira Guerra Mundial. 
Relator na comissão, o deputado José Nunes disse que as exigências contidas no projeto servem de parâmetro para que municípios e estados saibam onde e como investir na infraestrutura desses lugares, para que recebam a denominação de estâncias. Nunes propôs emendas para revogar a única lei que tratava do assunto (Lei 2.661/55) e para substituir a expressão “rede hoteleira” por “serviços hoteleiros”. “A revogação não resultará em vácuo normativo, uma vez que o projeto de lei em pauta a sucederá com mérito”, explicou.
Hidrominerais – Conforme o  texto, são requisitos mínimos para a criação de estâncias hidrominerais:
Localização, no município, de fonte de água mineral, natural ou artificialmente captada, devidamente legalizada por decreto de concessão de lavra, expedido pelo Governo Federal com vazão mínima de 96 mil litros por 24 horas; existência de balneário, de uso público, para tratamento crenoterápico (terapia com águas minerais), segundo a natureza das águas e de acordo com padrões e normas a serem fixados em regulamento.
CLIMÁTICAS - O requisito mínimo exigido pela proposta para a criação de estância climática é a existência de posto meteorológico em funcionamento ininterrupto durante pelo menos três anos, cujos resultados médios se enquadrem dentro das seguintes características: média das mínimas no verão, até 20º C; média das máximas no verão, até 25º C; média das mínimas no inverno, até 18º C; umidade relativa média anual até 60%, admitida a variação, para menos, de 10% do resultado obtido no local; número anual de horas de insolação superior a duas mil.
BALNEÁRIAS - Para a criação de estâncias balneárias deve haver, no município, praia para o mar, não se considerando como tal orla composta apenas de rocha viva.
TURÍSTICO-RELIGIOSAS - É requisito para a criação de estância turística religiosa a prática de atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da atividade religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas, independentemente da origem étnica ou do credo.
A estância deve ainda ofertar opções de lazer respeitando as seguintes condições: águas de qualquer natureza, de uso público, que não excedam limites de poluição e contaminação; abastecimento regular de água potável, sistema de coleta e disposição de esgotos sanitários, bem como dos resíduos sólidos, capazes de atender as populações fixa e flutuante, no município; ar atmosférico não alterado por poluentes a ponto de torná-lo impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde; rede hoteleira para atendimento da demanda turística; e área para lazer e recreação, jardins ou bosques para passeio público.
O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Turismo; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Com a Agência Câmara Notícias). 

30 PAÍSES, MAIS DE DOIS MIL ATLETAS - PALMAS SERÁ SEDE DOS JOGOS DOS POVOS INDÍGENAS

Depois do êxito da Copa do Mundo, o Brasil se está consolidando como sede de grandes eventos esportivos. O próximo desafio será a realização dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), que acontecerão de 23 deste mês a 1 de novembro de 2015, em Palmas (TO), com a presença de mais de dois mil atletas de 30 países. Ao todo serão 13 dias de programação, sendo que nos primeiros três dias de evento, todas as etnias brasileiras e estrangeiras participarão de uma excursão pelos pontos turísticos de Palmas, como forma de ambientação, socialização e integração dos participantes do evento com a comunidade de nossa cidade.
Com o mote “Em 2015, somos todos indígenas”, a capital do Tocantins está se preparando para receber atletas de dezenas de etnias de todo o mundo. Foi criada a Secretaria Extraordinária dos Jogos Indígenas, responsável por toda a organização do evento.
Além dos indígenas das Américas, também estarão presentes os povos da Nova Zelândia, Congo, Mongólia, Rússia e Filipinas. Do Brasil, cerca  de  24 etnias devem participar da competição.
Boa parte do evento é composta por esportes indígenas, que se dividem em jogos tradicionais demonstrativos ou jogos nativos de integração. Outra parcela do evento é de esportes ocidentais competitivos, que também têm a característica de unificação das etnias e povos indígenas.

Paralelamente às atividades esportivas, ocorrerá um número imenso de atividades culturais, antes e durante a realização dos JMPI.  Estas atividades culturais serão lideradas pelos povos indígenas do mundo e celebrarão a diversidade, a cultura nativa e as tradições do Tocantins e do mundo.

INÍCIO DAS OBRAS - O AEROPORTO DE BH RECEBERÁ 22 MILHÔES DE PASSAGEIROS

A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, obteve na última terça-feira (29) a liberação da Licença de Instalação (LI) do Terminal 2, pelo Conselho de Política Ambiental (Copam), do Estado de Minas Gerais.
A partir da publicação da licença no Diário Oficial  do Estado, serão imediatamente iniciadas as obras de implantação do novo Terminal, o principal projeto de curto prazo da concessionária, que irá duplicar a atual capacidade do aeroporto para 22 milhões de passageiros/ano, suficiente para suportar o incremento de demanda até 2023. A obra será concluída em 2016.
A concessionária irá investir R$ 750 milhões na implantação do novo Terminal de passageiros, que terá uma área total de aproximadamente 47 mil metros quadrados, distribuídos em quatro pavimentos. O método construtivo utilizará a estrutura metálica em aço, revestimento interno e externo com isolamento termo-acústico e uma grande área de pele de vidro com performance termo-acústica. O projeto prevê também a interligação do novo Terminal 2 ao Terminal existente (Terminal 1).
O novo Terminal terá mais 17 novas pontes de embarque, o que irá ampliar o número total de pontes no aeroporto para 26. Para maior conforto no deslocamento de passageiros e usuários, serão instalados seis esteiras rolantes, nove escadas rolantes e 18 elevadores. O acesso ao Terminal será construído em dois níveis, para facilitar o embarque e o desembarque de passageiros.
Serão abertas mais de 1,8 mil vagas de estacionamento próximas ao Terminal 2, com acesso fácil ao sistema viário.  Além do Terminal 2, a concessionária BH Airport irá ampliar o pátio de aeronaves em cerca 29 mil metros quadrados e readequar os acessos para um mix de aeronaves mais atual.
EMPRESAS CONTRATADAS - Para a construção do Terminal 2, a BH Airport contratou a Racional Engenharia, empresa que atua há 43 anos no setor de construção civil. Para a fabricação e montagem da estrutura metálica foi contratada a empresa Codeme, com unidades em Betim, Juiz de Fora (MG) e Taubaté (SP).

O gerenciamento das obras do Terminal 2 , foi contratado, por meio de concorrência privada, o consórcio ControlTec/Figueiredo Ferraz, cujas empresas possuem histórico de gerenciamento de obras e projetos no segmento aeroportuário e simulares.

RESERVA DE MEIA-ENTRADA: REGRAS ESTÃ0 NO DECRETO 8.537

A regulamentação relativa à cobrança da meia-entrada no acesso a eventos artístico-culturais e esportivos foi divulgada na última terça-feira (5). As regras estão presentes no Decreto nº 8.537, publicado no Diário Oficial da União do dia seguinte. O texto regulamenta lei aprovada em dezembro de 2013, estabelecendo que a meia-entrada deve estar garantida em relação a 40% do total de ingressos disponíveis. O decreto de hoje estabelece, também, normas para a reserva de vagas a jovens de baixa renda nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual com gratuidade ou com desconto.
Serão atendidos estudantes, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda. Está fixado, por exemplo, que considera-se jovem de baixa renda aquele com idade entre 15 e 29 anos de família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Os estudantes terão direito ao benefício da meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos mediante a apresentação da Carteira de Identificação Estudantil (CIE), a "carteirinha de estudante". 
Para garantir o acesso dos jovens de baixa renda à meia-entrada, haverá a  "Identidade Jovem", a ser emitida pelo governo. Mas, conforme o decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff, o documento deverá ser emitido, no máximo, até 31 de março de 2016.
O decreto estabelece, ainda, que ao jovem de baixa renda serão reservadas duas vagas gratuitas em cada ônibus, trem ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros; além de duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas.O acesso ao benefício no transporte para jovens de baixa renda deverá estar em vigor, no máximo, até 31 de março do ano que vem, mesmo prazo-limite dado para a emissão da "Identidade Jovem". (Com o Portal Brasil).

32ª OKTOBERFEST, EM BLUMENAU - COMEÇOU A 2ª MAIOR FESTA DA CERVEJA DO MUNDO

REALEZAS DA OKTOBERFEST 2015
Começou anteontem (7), em Blumenau, a 32ª edição da Oktoberfest. A festa é a segunda maior celebração da cerveja do mundo e só fica atrás de Munique, na Alemanha. São duas semanas de comemoração e 450 horas de música na cidade com forte influência da imigração alemã. A última edição, no parque da Vila Germânica,  atraiu 458 mil visitantes. Este ano, a expectativa é que o evento atraia mais de 500 mil pessoas.
A Oktoberfest é o principal evento de Blumenau. Durante a quadra, os meios de hospedagem atingem 100% de ocupação e os turistas movimentam a economia local. A festa atrai principalmente catarinenses, paranaenses e paulistas.
ROTEIROS -  A influência alemã que teve início em 1850 com os primeiros imigrantes que chegaram ao vale do Itajaí, também se reflete na arquitetura da cidade com várias construções em estilo enxaimel, com alvenaria e hastes de madeira fazendo a estrutura. Para visitar também há várias confecções de malhas e de cristais.
Entre as opções de roteiro turístico próximas ao município estão a Rota da Cerveja, que passa por várias cervejarias artesanais. Na rota, o visitante conhece o processo de fabricação da bebida, do preparo dos ingredientes à fermentação do líquido.

NA ABERTURA - O primeiro desfile oficial da Oktoberfest reuniu mais de 20 mil pessoas blumenauenses, visitantes e turistas que lotaram a rua XV de Novembro,  na noite da quarta-feira. Considerado uma das principais atrações da maior festa alemã da América do Sul, o evento contou com cerca de 3.300 participantes distribuídos em 96 atrações. O público total foi de 23,3 mil pessoas, segundo informação da Polícia Militar. As atrações contagiaram e animaram o público até mesmo com a presença da chuva fina, que não foi motivo para afastar as pessoas do evento.

LANÇADO EM BRASÍLIA O ANO OLÍMPICO PARA O TURISMO

Em solenidade realizada na manhã de anteontem (7) em Brasília , a presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, reuniram as principais lideranças políticas do país para lançar o “Ano Olímpico para o Turismo”, iniciativa para potencializar os efeitos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para todo o país. Estiveram presentes no ato o vice-presidente da República, Michel Temer, o ministro do Esporte, George Hilton, o prefeito do Rio, Eduardo Paes e o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcelo Pedroso.
“O ministro Henrique tem razão de utilizar a Olimpíada como plataforma para alavancar o turismo. Os jogos vão permitir atrair mais turistas internacionais e movimentar o turismo interno.  O turismo tem a capacidade de congregar empresas de todos os portes, gerar emprego e ajudar a construir renda e riqueza no país”, disse a presidenta da República. Por seu turno, o ministro do Turismo acrescentou:  “Temos que mostrar que o Brasil não é do mau humor, da crise; turismo gera emprego e renda, é unidade, é sorriso, é emoção. Vamos superar as dificuldades e podemos fazer do turismo um dos motores de desenvolvimento do país”. 
REVEZAMENTO - O revezamento da tocha foi apontado pelas autoridades como a principal oportunidade para a divulgação dos destinos turísticos brasileiros.  Para a presidenta Dilma, os jogos perpassam o imaginário dos brasileiros. Para Henrique Alves, o revezamento da tocha será a oportunidade de mostrar cada canto do Brasil. (Com o MTur). 

CUIDADO, “MALAS” - PENA MAIS SEVERA PARA PASSAGEIRO QUE “ARMAR”

O novo Código Brasileiro de Aeronáutica poderá ter dispositivo que permita a punição de passageiro que colocar em risco a segurança do voo.  Os infratores poderão ser enquadrados em artigos do Código Penal e do Código Civil com grau de severidade suficiente para desestimular situações consideradas corriqueiras, como tumulto causado por pessoa alcoolizada, o uso de cigarros nos toaletes e agressões verbais, e mesmo físicas, contra tripulantes e outros passageiros.
O assunto foi tratado em reunião da comissão de especialistas encarregada da elaboração do anteprojeto do novo código. O debate surgiu durante a apresentação do relatório preparado pelo comandante José Adriano Castanho Ferreira, que preside o Sindicato Nacional dos Aeronautas. Ele foi responsável pela análise de dispositivos da atual legislação que aborda a composição da tripulação, licenças e certificados para a função de aeronauta e as prerrogativas do comandante. Em relação ao cigarro, por exemplo, ele salientou os casos de incêndio causados por tocos de cigarros ainda em brasa jogado nas lixeiras das toaletes. Segundo Castanho, até chicletes já foram usados para vedar o detector de fumaça e assim acobertar o uso de cigarro dentro das toaletes.
Sobre a composição da tripulação, em termos de nacionalidade, o comandante entende que deva ser constituída exclusivamente de brasileiros nos voos nacionais. Rejeitou, por exemplo, que uma empresa nacional que tenha acordo operacional com outra estrangeira possa contratar profissionais para voos domésticos segundo regras da legislação do segundo país. (Com a Agência Senado).

OS PARADORES DE TURISMO AO REDOR DE MADRI

Parador de Alcala de Henares
Com 85 anos, a cadeia de hotéis Paradores de Turismo faz parte da história da Espanha. São 94 unidades, com uma média de 63 quartos cada, localizadas em castelos, palácios, antigos conventos e monastérios e outras edificações históricas por todo o país. Líder no segmento de turismo cultural na Espanha, os Paradores oferecem em seus restaurantes o melhor da gastronomia local e contemporânea com a assinatura de chefs renomados e têm parcerias com vinícolas vizinhas. A estadia na rede é um verdadeiro mergulho na cultura espanhola. 
Madri, a capital da Espanha, é uma das cidades mais visitadas do mundo por causa das suas diversas atrações culturais e excelente gastronomia. O Parador de Alcalá de Henares e o Parador de Chinchón, localizados a menos de 50 km da capital espanhola, são opções perfeitas para quem quer descansar do agito da cidade grande e fazer uma imersão na cultura espanhola.
ALCALÁ DE HENARES - Cidade natal do escritor Miguel de Cervantes, autor do clássico Dom Quixote de La Mancha, Alcalá é considerada Patrimônio Histórico Mundial pela Unesco. Sua monumental arquitetura, formada por igrejas, conventos e universidades, aproxima o viajante do Século de Ouro Espanhol. O Parador De Alcalá, localizado num antigo monastério do século 17, possui instalações renovadas, Com localização privilegiada, está a apenas 26 km de distância de Madri e 20 km do Aeroporto de Barajas.
CHINCHÓN - Localizado em um antigo monastério Agostiniano do século 17, o Parador de Chinchón fica ao sul de Madri, em uma charmosa vila do interior. Com janelas amplas, jardins e pátios internos, o hotel é ideal para quem procura uma estadia relaxante e tranquila. 

VISTO PARA ESTRANGEIROS

A Câmara dos Deputados votou, em regime de urgência, projetos prioritários do Turismo. O compromisso firmado entre o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves; o presidente da Comissão de Turismo da Câmara, Alex Manente; e o presidente da Casa, Eduardo Cunha, visou  consolidar as pautas e colocar para votação nos próximos dias.

ISENÇÃO – Ja foi aprovado pela Câmara dos Deputados e seguiu para o Senado o Projeto de Lei 3161/15, que dispensa de visto os estrangeiros que ingressarem ao Brasil até setembro de 2016. O referido projeto tem em vista atrair o maior número de turistas estrangeiros, no próximo ano,  durante Jogos Olímpicos e Paralímpicos que têm como palco principal do Rio de Janeiro, mas com repercussão também em  outros estados brasileiros. O prazo de estada dos estrangeiros é de até 90 (noventa) dias, improrrogáveis, expirando-se em 18 de setembro de 2016

PANORAMA DO FESTURIS



TROFÉU SILVIA ZORZANELLO
O ex-prefeito de Gramado Pedro Bertolucci será o homenageado com o Troféu Silvia Zorzanello em 2015. A cerimônia de entrega ocorre na Câmara de Vereadores de Gramado, no dia 3 de novembro, às 19h30min, no Plenário Júlio Floriano Petersen.
A indicação do nome de Pedro ocorreu nesta quarta-feira, dia 7, em conversa entre os vereadores Celso Fioreze (PSDB), Jaime Schaumlöffel (PP) e Rosi Ecker Schmitt (PP), com os representantes do FESTURIS: o diretor Eduardo Zorzanelli e Cris Petry, do Departamento de Eventos. O prêmio é entregue anualmente para personalidades que se destacaram no meio turístico em âmbito nacional. Pedro tem uma forte ligação com FESTURIS, sendo um dos incentivadores e apoiadores do evento em seu início.
Eduardo Zorzanello, filho de Silvia, destaca a importância da escolha do nome de Pedro. “Conversamos com os vereadores de Gramado sobre o Troféu Silvia Zorzanello, que é outorgado pela Câmara de Vereadores a uma importante personalidade que tenha contribuído para o desenvolvimento do turismo da nossa cidade. Será um momento único para homenagear a figura da Silvia, bem como do Pedro que receberá esta honraria! Estamos muito felizes”.
QUEM É - Pedro Bertolucci é considerado um dos grandes responsáveis pelo crescimento e profissionalização de Gramado como um dos principais destinos turísticos do país. Sua carreira política em Gramado iniciou em 1969 quando foi eleito vereador do município. Foi eleito prefeito da cidade e foi mandatário entre 1983 a 1988, entre 1993 a 1996, entre 2001 e 2004, e entre 2005 e 2008. Alguns dos outros cargos que Pedro ocupou foi de presidente da Associação dos Prefeitos Serra e Mar e da Associação dos Prefeitos do PDS/PPR do RGS, por duas ocasiões, 2º Suplente Deputado Federal pelo PPB, Presidente Estadual do PP, Membro da Executiva Estadual do PP do RS e, presidente da Associação dos Prefeitos da AMSERRA.
Silvia Zorzanello - A gramadense Silvia Zorzanello sempre foi destaque na comunidade. Filha da cidade se destacou desde pequena pela liderança estudantil e social. Aos 13 anos de idade, já ajudava a organizar a Festa das Hortênsias. Cursou magistério e se formou em Letras, pela Universidade de Caxias do Sul e foi professora por 18 anos em escolas da cidade. Sílvia foi gerente de A & B e gerente geral no Hotel Serrano de Gramado e, junto com a sócia Marta Rossi, foi responsável pela criação e realização de grandes eventos como o Festival do Turismo de Gramado, o Chocofest e o Acorde Musical.
NOVIDADES - A 27ª edição do FESTURIS, vem repleta de novidades e atrações. A mais importante e rentável feira de negócios turísticos da América Latina já bateu recordes de inscrição, alcançando com 30 dias, um volume de mais de 2 mil inscritos.
Em conexão com o mundo, a FESTURIS é a melhor plataforma de negócios B2B para o mercado brasileiro e sul-americano. Na edição de 2015 os participantes vão encontrar muitas novidades, reflexo das principais tendências mundiais:
SALÃO DE DESTINOS GASTRONOMICOS - Uma das grandes novidades desta 27ª Edição é o Salão de Destinos Gastronômicos. Integrado ao salão do ENOTURISMO, será a vitrine da gastronomia na FESTURIS e contará com formato inovador: Arena Gastronômica: espaço show do Salão de Destinos Gastronômicos - Nela chefs renomados, mestres cervejeiros, barristas e sommeliers serão desafiados a mostrar, um pouco da gastronomia dos destinos presentes ao longo da Alameda Gastronômica.  Alameda:  Um projeto temático, que pretende através de fachadas conceituais e de paisagismo diferenciado lembrar uma via repleta de restaurantes, bares e cafés, que mostrará aos participantes do FESTURIS um pouco destino que está conhecendo. LEITOR DE CARTÃO DE VISITAS - O aplicativo da FESTURIS vem com um recurso que permite o escaneamento do cartão de visitas, sendo que gera o armazenamento desse contato de forma instantânea, facilitando negócios e a segurança do arquivamento de networking durante a feira. SISTEMA DE NOTIFICAÇÃO BEACONS - É um sistema de notificação por proximidade. Pessoas vão receber informações atualizadas em diferentes espaços da feira, a partir do acesso do aplicativo na entrada feira. Serão instalados 12 pontos que vão notificando o que está acontecendo na feira, quando o visitante passa próximo ao sinal. Cana sinal tem alcance aproximado de 30 m2.PESQUISA - O FESTURIS conta pela primeira vez, um Instituto de Pesquisa, para fazer o dimensionamento e o impacto econômico do evento. Segundo a Diretora da Feira, Marta Rossi, “sairemos do chutometro para trabalhar com dados reais”.

CONVITE EXPOLOG


ROTA DO SOL SEMANAL 09/10/2015 - ISSUU