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quinta-feira, 20 de abril de 2017

CALEIDOSCÓPIO - REMINISCÊNCIAS: OS CINEMAS DA PRAÇA DO FERREIRA

REMINISCÊNCIAS: OS CINEMAS DA PRAÇA DO FERREIRA
Embalado ainda pelas comemorações dos 291 anos de Fortaleza, lembrei de muitos fatos passados na minha adolescência e início de minha idade adulta na cidade que nasci. Não vai aqui nenhuma pretensão de memorialista, dom que foi concedido ao amigo Nirez, aplaudido e consagrado na área. Apenas apelo para algumas boas lembranças dos tempos primeiros, daqueles da “escola risonha e franca”. Recordo que se conhecia quase todo mundo na cidade. A Praça do Ferreira e o seu entorno ainda eram os únicos pontos de convergência da população. Lá estavam as lojas mais sofisticadas, os cafés, os restaurantes e os cinemas.  Admirava-se o Excelsior Hotel por ostentar a fama de ser o “maior prédio de alvenaria do mundo”, no dizer do povo. As damas eram freguesas da “Cearense”, loja de modas dos irmãos Coelho. Os políticos e intelectuais batiam papo nos bancos da Praça do Ferreira. O Café Globo, do Edelberto Goes Ferreira, reunia gente de bem para soltar conversas.  O povaréu se fartava com o caldo de cana e os pastéis da “Leão do Sul”. Ou refrescava o corpo com o “pega-pinto” do Mundico. Entre tantas lembranças, pequeno retrospecto saudoso sobre os cinemas, pontos favoritos de divertimento da cidade que já se balançava para ser mais do que uma província.  A partir de 1939, fui freguês de carteirinha dos seriados das quartas-feiras no Majestic, o belo Cine Theatro Majestic Palace, edificação construída entre 1912 e 1914 e que foi destruída por grande incêndio em 1968. Ficava no lado poente da “Praça”, vizinho da Farmácia Pasteur.  Lá, nas cadeiras ou na geral, torci muito por Buck Jones e John Wayne. Era o preferido dos intelectuais.  Mas frequentei também o Cine Polytheama, com suas fitas ainda não sonorizadas. A Dorinha, no piano, ao pé da tela, dava o tom das emoções. Ficava perto do Majestic, onde hoje está o Cine São Luiz. Pela geral, entrava-se pela rua Barão do Rio Branco, pagando-se quatrocentos réis, com os bancos perto da tela de exibição dos filmes. O terceiro cinema da Praça do Ferreira, no mesmo quarteirão do Majestic e do Polytheama, era o Cine Moderno, uma casa inaugurada no dia 7 de setembro de 1921 e que encerrou suas atividades em 21 de maio de 1968. Preferido do pessoal mais sofisticado, tinha como característica a tela de exibição do lado poente, o da entrada dos assistentes. Termino este breve relato de reminiscências sobre os cinemas da Praça do Ferreira com o Cine São Luiz, que ainda hoje pontifica, agora como ponto cultural da nossa moderna metrópole. Já estava taludo quando o “São Luiz” foi inaugurado em maio de. 1958. Como jornalista trabalhando em “O Povo”, tive o prazer de participar da pré-inauguração da moderníssima casa de Luiz Severiano Ribeiro, uma réplica do famoso “Marrocos” de São Paulo, também do cearense. Se não estou enganado, o filme foi “Suspiros de uma Saudade” sobre um romântico amor em meio a uma cidade arrasada. Era o amor de um correspondente de guerra, willin rolden com a viuva de um general naionalista, Genifer Jones .  “Anastácia, a princesa esquecida”, em 1959 inaugurou o cinema. Quantas travessuras amorosas se fazia nas vesperais ao lado da(s) namorada(s)! Enfim, tudo passa...

PLANO FORTALEZA 2040 - DESENVOLVIMENTO DE NOVOS POTENCIAIS TURÍSTICOS

O Plano Estratégico do Turismo, inserido dentro do Projeto Fortaleza 2040, foi apresentado pelo superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Santana, para a Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor).
De acordo com o superintendente, para a elaboração do Plano, foi levado em consideração a espacialização atual do turismo em Fortaleza e a expansão da atividade nos últimos anos.
Entre as principais regiões turísticas destacadas no projeto, estão a Av. Beira Mar (Mucuripe e Meireles), Praia do Futuro e de Iracema, o Centro Histórico, Varjota, área do Centro de Eventos e esporadicamente, o entorno da Arena Castelão. Como áreas a serem desenvolvidas turisticamente, foram apontadas o Morro Santa Terezinha, a Barra do Ceará, o bairro Messejana, os parques ecológicos do Cocó e Adahil Barreto, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Sabiaguaba, Jacarecanga e Parangaba.
Para o secretário municipal de Turismo, Alexandre Pereira, a inserção de outras áreas da Capital no turismo será mais uma forma de diversificar a motivação de viagem para Fortaleza. “Temos lugares de referências históricas e atrativos naturais pouco ou quase nada explorados. A Barra do Ceará, por exemplo, local onde foi erguido o primeiro Forte (São Tiago) da Cidade, oferece o encontro do Rio Ceará e o mar, além da beleza de sua orla, porém, é pouco visitada por turistas”, destacou o secretário.
Conforme o Plano do Turismo, o objetivo estratégico para 2040 é aumentar a participação do turismo no Produto Interno Bruto (PIB) de Fortaleza. Atualmente, a atividade turística representa cerca de 22% do PIB.
Na ocasião, também foram apresentadas as principais metas do Plano, o aumento do número de turistas nacionais e internacionais; aumento da diversificação da motivação de viagem para seis segmentos (sol e praia, negócios e eventos, esportes e aventura, saúde, náutico e melhor idade); diversificação da rede hoteleira com a implantação de 14.347 unidades habitacionais (entre hotéis, pousadas, flats, charme); qualificação de serviços turísticos, com 100% dos equipamentos com o cadastro obrigatório – Cadastur; restauração do patrimônio histórico do Centro; recuperação da balneabilidade das praias; gestão do comércio ambulante, entre outros.

DOIS VOOS SEMANAIS VINDOS DA CIDADE DO PANAMÁ

Cidade do Panamá
O secretário do Turismo, Arialdo Pinho, irá se reunir no próximo dia 27 de abril com a Copa Airlines para fechar dois voos semanais entre Fortaleza e a Cidade do Panamá. A reunião definirá os detalhes dos voos, como data de início e os horários de chegada e partida. Por meio dos voos, turistas de 31 países e 74 cidades chegarão mais facilmente ao Ceará.
“A cidade do Panamá concentra um hub que permite que tenhamos acesso imediato a mais de 30 países das Américas do Norte, do Sul e Central, além do Caribe. Esses voos são importantíssimos para ampliar o número de visitantes estrangeiros ao Ceará como também para facilitar a ida do cearense a países como Estados Unidos, México e Canadá, por exemplo”, afirma o secretário Arialdo Pinho.
Conforme dados da Secretaria do Turismo do Ceará, cerca de 10% do total de turistas que vêm ao Ceará são estrangeiros. Os principais mercados são Itália, Portugal, França e Argentina. Hoje, Fortaleza tem oito voos internacionais: Lisboa (TAP), Buenos Aires (Gol), Miami (Tam), Frankfurt (Condor), Milão (Meridiana), Caeina (Azul), Praia (Tacv) e Bogotá (Avianca).

RUMO À FASE ADULTA

Antonio Jose de Oliveira
Pres. Abrajet CE
O Turismo, no Ceará, vai bem? Vai, sim, senhor. Os turistas – parece-nos – ouviram os apelos publicitários e visitam a “Loira Desposada do Sol”, embora tenham aportado, também, aos polos turísticos, situados no interior do Estado, mormente na zona litorânea. Sol, falésias e mares de águas tépidas são um verdadeiro colírio para seus olhos e, indo-se mais distante da capital, há a exuberante região do Cariri, rica de atrativos naturais e culturais.
Não nos esqueçamos, outrossim, das serras (Planalto da Ibiapaba e Maciço de Baturité) e dos sertões (Quixadá, Canindé, Sobral), locais bastante visitados e com belezas naturais e outras construídas pelas mãos criativas do homem, como monumentos, templos religiosos, açudes, museus, inclusive os sacros, teatros e uma gama enorme de atrativos turísticos.
Confessamos que, em matéria de turismo, saímos da fase do engatinhamento, ficamos de pé e precisamos, apenas, de passos mais largos e mais seguros, rumo ao desenvolvimento sustentado e solidário desse segmento econômico, capaz de gerar, com menos custo, empregos e mais empregos, dos quais tanto precisamos,  em vários recantos do Brasil, e, em especial, no Ceará, sem falar a difusão da cultura cearense por aí afora.
Mas, queremos um turismo, explorado dentro de princípios éticos, respeitando-se nosso “modus-vivendi” e valorizando-se o que possuímos de belo, útil e agradável, para deixar o turista com água na boca, satisfeito e com vontade de voltar outras vezes à “Terra de Iracema”, como é conhecido, também, o Estado do Ceará.
Apesar de o Ceará estar no rumo certo, existem dois senões, no turismo cearense, que, dificilmente, serão resolvidos em curto prazo ou mesmo em médio. Referimo-nos à exploração ao bolso do visitante e à má prestação de serviços em alguns hotéis, restaurantes, mercado central, centro de turismo, barracas de praia, clubes sociais, locais de diversão pública, shoppings, táxis, transportes coletivos, comércio, de modo geral, para ficarmos nesses dois espinhos, que, ainda, ferem os brios do turismo alencarino. 
Jamais nos consolará saber que não é exclusividade do Ceará explorar o turista, exorbitar-se na cobrança de produtos e serviços. A exploração ocorre na Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Brasília e em outros Estados da Federação. Ah! Mão de obra não qualificada abunda, também, por esse país afora, inclusive nas metrópoles do Centro-Sul e Sul. Para sanar esses males, necessário se faz criar mais campanhas publicitárias, de cunho educativo, para se ter uma cidade limpa, sem poluição sonora, monumentos históricos, em bom estado de conservação, ruas e avenidas sem buracos, corredores turísticos bem sinalizados vertical e horizontalmente. Enfim, um polo turístico que encha de orgulho os filhos da terra e aqueles que nos visitam.
Na alta temporada, ouvimos elogios à capital cearense, mas também algumas reclamações de turistas, sobretudo concernentes à péssima limpeza pública, ruas e avenidas esburacadas, lixo ao longo das coxias, monumentos mal zelados, praias sujas, crianças pedindo esmolas, em recintos públicos, quantidade enorme de “flanelinhas”, nos cruzamentos de ruas e avenidas, nos estacionamentos de alguns supermercados, muitos dormindo ao relento. E agora, perguntamos: somente, no Ceará, é que há esses senões? Claro que não. Mas, a proliferação desses males, em outros Estados da Federação, jamais deverá justificar a permanência e muito menos o crescimento deles em nosso meio.
Acreditamos que, um dia, seremos referência nacional pelo ótimo atendimento ao turista, por não o explorarmos, pecuniariamente, por zelarmos pelo patrimônio público, por não enfearmos a cidade com pichações, nos muros, nas frentes das casas, nos estabelecimentos comerciais, nas igrejas e praças. Ademais, almejamos um polo receptor que, a cada ano, atraia maior número de turistas, deixando-os satisfeitos e – o melhor – fazendo propaganda, boca a boca, daquilo que viram, desfrutaram e aprenderam numa terra de gente hospitaleira e que deve ter somente um compromisso: tratar bem o turista.

DE GRAMADO PARA O MUNDO

GRAMADO, DESDE 1988 LARGOU PARA CONQUISTAR O MUNDO - Há exatamente 29 anos passados, a cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, foi convocada para empreender uma viagem que não teria limites, nem destino específico. Sairia pelo Brasil afora para, depois, empreender incursões pela América do Sul, Central, do Norte, a partir de então, Europa, até alcançar o Oriente Médio.
O objetivo era promover a atividade que, então, ainda carecia de impulsos audaciosos: o turismo.  Muitos foram incrédulos, sem admitir que, de lá do extremo sul do país, apenas duas jovens ousassem embarcar, numa aventura corajosa, tanto quanto impetuosa, em busca de implantar sementes que, a partir de então, vicejariam de forma explosiva.
A CORAGEM IMPULSIVA COMO FONTE DO IDEAL - Sílvia Zorzanello, como Gerente Geral, e Marta Rossi, como Gerente de Marketing do Hotel Serrano, perceberam que existia um vazio no roteiro do desenvolvimento do país. E apostaram alto, instituindo a empresa que surpreenderia pela denodada trajetória que passou a empreender. Os primeiros passos ainda foram testemunhados com alguma desconfiança, mas a persistência seguiu conquistando apoios e parcerias.
O destino reservou para 2010 a grande perda da Sílvia. Mesmo com o impacto tão violento, a caminhada não interrompeu. Ao invés, reiniciaram com o processo de sucessão, introduzido pela ascensão de Marcos Vinícius Rossi e de Eduardo Zorzanello, respectivamente filhos de Marta e da Sílvia, na composição de uma equipe que, hoje, conta com mais 19 colaboradores.
NÚMEROS QUE IDENTIFICAM O SUCESSO - Um evento caracterizado pela sua segmentação tem na estatística o grande aval do seu sucesso. Afirmação atestada pelo fato de que, somente em duas semanas do lançamento do Festival deste ano, foram contabilizados mais de 500 inscritos. Este ano, mais uma vez, acontecerá no Centro de Eventos do Serra Park, ocupando espaço de 22.000m².
Todo esse complexo conterá os segmentos de LGBT, Acessibilidade, Luxury, Entretenimento, Destinos Gastronômicos, Enoturismo, Cultural e Religioso, Tecnologia, MICE, Sustentabilidade e Turismo Verde, e Salas de Captações.
Outro dado que identifica o extraordinário sucesso alcançado pelo Festival de Turismo de Gramado é o resultado da movimentação financeira do ano passado, que atingiu o montante de R$253 milhões de impacto econômico, em apenas 3 dias. São resultados aferidos pela pesquisa realizada pelo Curso de Turismo das Faculdades Integradas de Taquara.
PROFISSIONAIS E EMPRESÁRIOS EM BUSCA DE NEGÓCIOS - A entender o crescimento continuado do evento, este ano a participação deverá ultrapassar os 8.031 profissionais compradores que circularam pela área ano passado. Estes dados estão excluídos dos expositores, convidados e representantes dos meios de comunicação. Foram 17% de agentes de viagens, 43% de empresas que têm o turismo como atividade principal, e 64% de profissionais com poderes de tomar decisões e realizar negócios. Aconteceram 1.350 agendamentos de reuniões de negócios.
A organização do Festival de Turismo de Gramado está alertando aos empresários, profissionais e estudantes no sentido de que promovam logo suas inscrições, o que permitirá auferir os descontos concedidos especialmente. Inclusive para conseguirem assegurar a escolha entre os cerca de 30 hotéis que participam da promoção, concedendo também descontos especiais. 
NOVIDADES QUE APROVARAM - A cada ano, os organizadores do Festival inovam no lançamento de novos objetivos segmentados. Assim foi com o lançamento do espaço LUXURY, que buscou atingir um segmento do mercado ainda não muito bem identificado, mas que já se impõe com suas características próprias.
Já no ano passado foram surpreendentes as adesões de grandes empresas a esse espaço, o que confirmou a intenção de consagrar definitivamente, para os objetivos de negócios, o LUXURY. 2017 se inicia com a ampliação do espaço LUXURY, pois já está assegurada a presença de número ainda maior de empresas presentes do que no ano passado.

SABORES DA CULINÁRIA MARANHENSE - EM SÃO LUIS, O FESTIVAL GASTRONÔMICO DELÍCIA DO MAR

Arroz de Cuxa
Além de belas paisagens, o Nordeste oferece vasta culinária que tem influência de índios, portugueses e africanos. O estado do Maranhão, segundo maior estado da Região, atrás somente da Bahia, apresenta uma gastronomia repleta de especiarias, peixes e mariscos, que são a base para receitas ancestrais e de sabor inconfundível.
Em razão de tanta riqueza, está acontecendo em São Luís desde o último dia 5 e indo até 25 próximo, o II Festival Gastronômico Delícia do Mar, uma iniciativa do Sebrae-MA que envolve restaurantes de nove cidades da Ilha e do litoral ocidental maranhense
DELÍCIAS - Um dos pratos típicos maranhenses é o Cuxá, que tem influência das ocas indígenas e recebeu influência do escravo negro africano que misturavam e socavam farinhas e camarões secos. O prato recebe, ainda, temperos de origem portuguesa. 
Outras delícias são as frutas regionais como cajá, caju, manga, mangaba, graviola, pitanga, acerola, sapoti, bacuri e abricó. O público que participar do evento tem oportunidade de degustar receitas especiais que resgatam ingredientes peculiares, cores, cheiros e os sabores da culinária maranhense. Nesta edição, 47 restaurantes participam, cada um oferecendo a especialidade da casa por preços diferenciados, para que qualquer pessoa tenha acesso.
Entre os restaurantes participantes está o “Feijão de Cord”, que apresenta a moqueca maranhense (peixe piramuntaba, camarão e patinha de caranguejo) e a taça regional (sorvete de bacuri e coco com geleia de pimenta) como sobremesa. Já o restaurante “Thai Cozinha Contemporânea” serve camarões salteados e flambados na tiquira, ao molho pomodoro da casa, acompanhado do mais legítimo spaguetti italiano, e tiramissu da Amazônia, uma homenagem à tradicional receita italiana, feita com o mais puro bacuri amazônico e um leve aroma de café.
HOSPEDAGEM – A hotelaria da capital maranhense é vasta e de qualidade. Aos que desejam participar do Festival, uma boa pedida é a rede de hotéis BHG, que possui três hotéis em São Luis (Tulip Inn São Luís Praiabella, Solare São Luís American, Soft Inn São Luís). O Tulip Inn PraiaBella, localizado na praia do Calhau, na Avenida litorânea, fica próximo de alguns restaurantes que participarão do Festival, como a Barraca do Chef, que oferece  risoto de uritinga com alho porro e torta de limão; Pizza Vignoli, com a opção de pizza de camarão e torta quente de banana com sorvete de canela para sobremesa. 

FESTAS JUNINAS - DOMINGO, PRAZO FINAL DE CHAMADA PÚBLICA

Os municípios interessados em divulgar seus festejos juninos e participar de ações de promoção e comercialização com apoio do Ministério do Turismo têm até o próximo domingo (23) para apresentarem suas propostas. O edital contempla a realização de presstrips – visitas de jornalistas e influenciadores digitais aos destinos -, encontro de negócios, inclusão da festa no Calendário de Eventos Juninos, transmissão ao vivo nas redes sociais do MTur, divulgação dos destinos e cobertura jornalística dos festejos.
O edital foi lançado no dia 31 de março e o prazo para apresentação de propostas termina impreterivelmente em 23 de abril. Podem participar do processo apenas propostas inscritas por entidade pública representante de um município. O MTur selecionará cinco propostas de destinos turísticos nacionais, que celebrem festejos juninos, para receberem ações coordenadas e custeadas pelo Ministério do Turismo e Embratur.
HABILITAÇÃO - Para ser habilitada, a proposta deverá ser remetida pelo município que obrigatoriamente realize festejo junino gerador de fluxo turístico, de acordo com critérios estabelecidos no edital, possua órgão municipal de turismo ou equivalente e esteja inserido no Mapa do Turismo Brasileiro nas categorias A, B ou C, conforme categorização estabelecida pela Portaria MTur nº144, de 27 de agosto de 2015. O município deverá, ainda, apresentar material comprobatório - impresso ou eletrônico - de promoção da “festa de São João” (ex: guia turístico, folder, site, multimídia, mídias sociais, etc. – vide anexo II).
O resultado parcial da Comissão Julgadora será divulgado até o dia 28 de abril e o resultado final será divulgado até 09 de maio, no portal do Ministério do Turismo. A iniciativa do MTur tem entre seus objetivos, o de transformar esses festejos em produto turístico com a marca do Brasil.

ARACAJU, A CIDADE QUE JÁ NASCEU CAPITAL

Ponte do Imperador
A capital sergipana, cujo nome significa "cajueiro dos papagaios", nasceu em 1855 e lembra um tabuleiro de xadrez. Aracajú ocupa hoje a área que antigamente pertencia ao cacique Seregy, guerreiro que deu nome ao estado. Localizada entre os rios Sergipe e Vaza-Barris, a cidade surgiu por necessidades econômicas, inicialmente para o escoamento do açúcar. Hoje, Aracaju é um dos principais destinos turísticos do Nordeste. Belas praias, manguezais, atrativos históricos, culturais, a música e a gastronomia regional, fazem do destino um dos mais procurados da região.
O Museu da Gente Sergipana e a Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros então entre os atrativos mais recentes. São 35 quilômetros de belas praias, como: Atalaia, Aruana, Robalo, Náufragos, Refúgio e Mosqueiro. A Orla de Atalaia é o cartão-postal da cidade e concentra vários atrativos como o Oceanário que tem o formato de Tartaruga e abriga o projeto Tamar. São 20 aquários de espécies do rio São Francisco e da costa sergipana.
Na Passarela do Caranguejo é possível degustar variados pratos à base do crustáceo e demais frutos do mar. Um passeio de barco pelo mangue do Vaza-Barris, leva o visitante a conhecer o local de reprodução e captura do caranguejo e a entender a importância do ambiente natural conhecido como “berçário do oceano”. Na maré baixa, ilhas como a Croa do Goré tornam os passeios de catamarã ainda mais atraentes.
A Orla do Bairro Industrial, às margens do rio Sergipe, é outra atração turística de Aracaju com ciclovia, calçadão, parque infantil, centro de artesanato, bares e restaurantes. Do outro lado do rio Sergipe fica a ilha de Santa Luzia adornada por coqueiros, barcos e redes de pesca que convidam o turista a apreciar a bela paisagem da capital sergipana e a se refrescar nas águas mornas que se encontram com o mar. No Centro Histórico de Aracaju, não deixe de conhecer os cheiros e sabores dos mercados. O talento dos repentistas, representado pela literatura de cordel, e a variedade do artesanato retratam a cultura popular sergipana nesses espaços públicos.
Do Mirante da 13 de julho observa-se o manguezal e o encontro do rio Sergipe com o mar. Já da Colina de Santo Antônio, onde fica a Igreja de mesmo nome, é possível observar o traçado das vias e quarteirões da cidade em formato de tabuleiro. A praça Tobias Barreto é uma das muitas opções para o visitante degustar comidas típicas, comprar artesanato e apreciar a música regional.
As manifestações culturais de Aracaju estão presentes no sincretismo e rituais religiosos herdados dos indígenas, escravos e colonizadores, além das festas populares. Os festejos juninos tomam conta das ruas de Aracaju desde o mês de maio quando começam os ensaios das quadrilhas e os preparativos dos figurinos e cenários para os festivais. O Forrocaju transforma a cidade em um dos maiores arraiás do Brasil. A festa embalada pelos trios de forró (sanfona, triângulo e zabumba) e expoentes da música regional reúne multidões que chegam a 100 mil participantes por noite.
VELHO CHICO – Além da cidade histórica de São Cristóvão, primeira capital do estado e declarada pela Unesco Patrimônio Cultural da Humanidade, os Cânions do São Francisco então entre os atrativos fora de Aracaju que podem ser visitados em um dia de passeio.
A partir da cidade de Canindé, a 200 km de Aracaju, catamarãs e escunas navegam entre imponentes paredões com pausas para mergulho na represa de Xingó. No município vizinho de Piranhas, onde Lampião e seu banco costumavam acampar,  é possível reviver os tempos do cangaço. (Com o MTUR)

AIRBUS ENTREGA PRIMEIRO A320NEO

A companhia aérea Mexicana Interjet recebeu seu primeiro A320neo arrentado pela AerCap, durante cerimônia na sede da Airbus, em Toulouse (França), com a presença de executivos da Interjet, AerCap, CFM e Airbus. A aeronave é o primeiro A320neo no México com motores CFM International LEAP-1A. O A320neo se juntará a frota Airbus da Interjet, composta por 48 aeronaves da Família A320, e será operado em sua rede de rotas domésticas e internacionais.
O A320neo da Interjet é configurado com 150 assentos na cabine, com um pitch (distância entre os assentos) de 34 polegadas, que oferecem um conforto único. A Interjet se tornou cliente da Airbus em 2005 e, desde então, fez 55 pedidos de A320s, incluindo 35 A320neos.
Com mais de 1 mil aeronaves vendidas e um backlog de aproximadamente 450, quase 650 aeronaves da Airbus estão em operação por toda a América Latina e Caribe. Nos últimos 10 anos, a Airbus triplicou a sua frota em serviço e, desde 1990, recebeu 60 por cento das encomendas líquidas da região.
A Família A320neo é a linha de produtos de corredor único mais vendida no mundo, com mais de 5 mil pedidos de 90 clientes, o que representa quase 60 por cento em participação de mercado. A Família A320neo incorpora motores de nova geração e dispositivos de ponta de asas Sharklets que, juntos, oferecem mais de 15 por cento em economias de combustível desde o primeiro dia de operação e 20 porcento até 2020.

RETRAÇÃO DE CRUZEIROS MARÍTIMOS - MINISTROS E CLIA ABREMAR EM BUSCA DE SOLUÇÃO

Desde a temporada 2010/2011, o Brasil vem registrando sucessivas quedas na movimentação turística pelos cruzeiros marítimos. De lá para cá, o número de navios despencou de 20 para 7, seguido da redução drástica no número de cruzeiristas que já chegou à marca de 800 mil turistas, mas nesta temporada atingirá, no máximo, 380 mil.
Para reverter este quadro, os ministros do Turismo, Marx Beltrão, e dos Transportes, Maurício Quintella, se reuniram na quarta-feira (12) com representantes dos cruzeiros marítimos. O objetivo é traçar estratégias para melhorar a competitividade do setor no Brasil. A ideia é atacar os gargalos que dificultam a operação dos navios na costa brasileira. 
De acordo com a Clia Abremar, entidade que representa o setor, cada navio gera, em média, 3 mil empregos. Com a queda de 20 para 7 embarcações, de acordo com a entidade, 39 mil empregos migraram do litoral brasileiro para outros destinos no mundo. “Quando vamos conversar com os responsáveis pelos mais de 475 navios que representamos para atraí-los para o Brasil, eles questionam se já melhoramos a infraestrutura e as condições de operação. Por isso, é importante trabalharmos juntos para resolver esses problemas”, comentou Marco Ferraz, presidente da entidade.
Marx Beltrão, Maurício Quintella e Marco Ferraz devem voltar a se reunir para aprofundar as discussões sobre as demandas do setor. (Com o MTUR).

EM DIA COM O FESTURIS 2017 - VIETNÃ INVESTE NO TURISMO E MIRA O PÚBLICO AMERICANO E BRASILEIRO


A embaixatriz Neuyen Thi Thu Van, esposa do embaixador do Vietnã no Brasil,
Do Ba Khoa, e o secretário geral da Embaixada do Vietnã em Brasília, Neuyen Viet Dung
VIETNÃ INVESTE NO TURISMO E MIRA O PÚBLICO AMERICANO E BRASILEIRO - Produções pagas nos principais canais de TV do mundo como a CNN Internacional e, também, a gravação de Kong: A Ilha da Caveira, são exemplos de que se pensa grande por lá quando o tema é Turismo
A imagem de um país devastado pela guerra já mudou, ao menos na prática. Porém é preciso mostrar uma nova realidade para turistas de todo o mundo. Este é o trabalho que os governantes vietnamitas potencializam nos últimos anos. O país possui uma população de 90 milhões de habitantes e recebe cerca de 19 milhões de turistas anualmente, sendo a maioria europeus, japoneses e coreanos. E a ideia é fazer com que este número cresça ainda mais.
Para isso, as apostas são ousadas. Algumas ações recentes como produções pagas nos principais canais de TV do mundo como a CNN Internacional e, também, a gravação do filme Kong: A Ilha da Caveira, são exemplos de que se pensa grande por lá quando o tema é turismo.
Uma das facilidades para o público brasileiro é a liberação de visto para o país. O processo ocorre sem burocracia e é feito pela Embaixada do Vietnã no Brasil, em um período de no máximo três dias. Dificilmente pedidos são negados. Além disso, os valores dos bilhetes aéreos e hospedagem são muito atrativos para quem quer conhecer o país.
O embaixador do Vietnã no Brasil, Do Ba Khoa, juntamente com sua esposa, a embaixatriz Neuyen Thi Thu Van e o secretário geral da Embaixada do Vietnã em Brasília, Neuyen Viet Dung, visitaram Gramado e Canela no final de semana de Páscoa, a convite dos diretores do FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo (www.festurisgramado.com.br). O país está em negociação para participar pela primeira vez da feira que ocorre em Gramado de 9 a 12 de novembro.
Segundo o embaixador Do Ba Khoa, “o Vietã oferece atrações de Norte à Sul, com atrações culturais, religiosas, praias e serra. Cada região possui suas peculiaridades. Se o turista brasileiro pensa em passar dez dias no país, por exemplo, pode percorrer regiões turísticas desde a fronteira com a China, passando pelo centro e conhecendo todo o território.”
Ele destaca algumas atrações e a receptividade do povo. “Cada região tem suas festividades, mas se destacam as festas do Novo Ano Lunar ( que ocorrem nos meses de janeiro, fevereiro e março). As praias possuem serviços que satisfazem as necessidades de diferentes públicos e bolsos. Além disso, o nosso povo é muito receptivo. O Vietnã é uma destino para visitantes de todos os países do mundo. Vivemos em um mundo globalizado e conhecer outras culturas e fazer este intercâmbio é muito importante”, analisa o Embaixador.

AGRESTE PERNAMBUCANO - ESCULTURAS GIGANTES SÃO ATRAÇÕES EM CARUARU

Quem visitou Fazenda Nova durante a temporada de espetáculos da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém (PE), teve mais um motivo para se encantar com as belezas naturais da região de Caruaru (PE), principal centro comercial e de produção de arte e de cultura popular do agreste nordestino. Ao lado da cidade-teatro, em Brejo da Madre de Deus, fica o Parque das Esculturas Monumentais Nilo Coelho. O passeio pela antiga fazenda de 60 hectares pode ser feito a pé ou de carro. Além do turista conhecer a paisagem árida da região repleta de pedras, palmas e cactos, o passeio leva o visitante ao encontro de esculturas gigantes que retratam o cotidiano da região e da cultura popular.
Se o principal atrativo de Fazenda Nova é o maior teatro ao ar livre do mundo, as esculturas retratam outra arte muito comum na região, o trabalho de talhar e esculpir a pedra granito em grandes obras. Assim como a cidade-teatro, o Parque é visita obrigatória para quem faz turismo na região de Caruaru durante a Semana Santa ou fora da temporada de espetáculos da Paixão de Cristo.
As esculturas que entram no roteiro turístico regional são obras de muitos dos 50 artesãos que ergueram há 50 anos as muralhas, torres e cenários da réplica de Jerusalém, onde também prevalece a arte da cantaria (trabalho em pedras tralhadas e esculpidas).
Enormes blocos de granito viraram esculturas entre dois e sete metros de altura e levaram até 3 meses para serem esculpidas. As 37 peças foram agrupadas por temas em nove setores do parque Nilo Coelho. Ao longo do passeio, o turista se depara com gigantescas figuras de homens e mulheres trabalhando na roça e nos afazeres domésticos, como a mulher do pilão; produzindo artesanato, como a rendeira; em atividades sociais, como sanfoneiros e violeiro; e religiosas, como a rezadeira e o beato. Não faltam as figuras do cangaço como Lampião e Maria Bonita, que ainda hoje povoa o imaginário popular nordestino e do rico folclore regional. A disposição das esculturas facilita a compreensão da formação da cultura local e da gente nordestina.
O Parque é resultado da expressão de um povo simples, quer trabalha na pedra bruta as imagens poéticas do som, dos sonhos, dos mitos e dos heróis nordestinos. Os cerca de 50 canteis, artesãos que trabalharam na construção do teatro e das esculturas gigantes eram agricultores que moravam no entorno da Nova Jerusalém e saíram da roça para lavrar a pedra. O mestre deles foi Manoel Cazé, já falecido, imortalizado em um monumento, juntamente com Plínio Pacheco, idealizador do teatro, por ocasião dos 50 anos da Paixão de Cristo.
CARUARU – A inspiração para tanta arte popular é encontrada na Feira de Caruaru. Lá, o turista vivencia formas, costumes e figuras emblemáticas da poesia, música, folclore e religiosidade. As pequenas esculturas de cangaceiro, mulher rendeira e Padre Cícero, entre tantas outras, esculpidas em troncos de umburana de cheiro contrastam com as gigantes de pedra. Ainda em Caruaru, no Alto do Moura, fica o centro de produção artesanal da arte figurativa herdada do Mestre Vitalino, artesão que transformava o barro em miniaturas do cotidiano nordestino.

EM FORTALEZA - FORMAÇÃO EM CONSULTORIA E COACHING DE IMAGEM

Entre os dias 24 e 29 de abril, a École Supérieure de Relooking estará em Fortaleza ministrando  formação em Consultoria e Coaching de Imagem para uma grupo de cearenses. O curso  é profissionalizante, emite certificação internacional e oferece todos os materiais necessários para que os alunos saiam atuando no mercado de trabalho.
Fundada na França há 10 anos, a escola é considerada a melhor do ramo de acordo com o órgão regulador do país (RNCP)  e hoje atua em diversos países além do Brasil, como Portugal, Itália, China e Marrocos. A École oferece diversos cursos, entre formações, extensão, workshops e cursos online, abordando temas sobre imagem, psicologia, negócios e empreendedorismo.
 Além dos conteúdos de consultoria de Imagem, a metodologia da École trabalha com ferramentas de coaching, PNL e psicologia, que oferecem um grande diferencial tanto para o consultor quanto para quem recebe a consultoria. A escola considera a vestimenta uma representação autêntica de autoconhecimento e personalidade, sendo uma forma livre de expressão da identidade. Através de conhecimentos técnicos e atividades práticas, a formação oferece forte preparação para o mercado de trabalho. Mais informações: (51) 99949-2609 e (51) 98147-6888.

REVITALIZAÇÃO DA PRAIA DE IRACEMA - AVENIDA MONSENHOR TABOSA SERÁ INCLUÍDA NO PROJETO

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo vai incluir o corredor turístico da Avenida Monsenhor Tabosa, no projeto de revitalização da Praia de Iracema. O plano, que será anunciado no próximo mês pela Prefeitura, prevê incentivos fiscais para atrair novos investidores para o local, programação cultural, além de parcerias público-privadas e a criação de uma Zona de Interesse Turístico (ZIT), com incentivos e permissões na região.
Para o secretário municipal de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira a inclusão da Avenida no projeto tem como objetivo movimentar a economia e trazer os fortalezenses e turistas de volta ao local. Em 2014, a Monsenhor Tabosa foi totalmente requalificada pela Prefeitura, em parceria com o Ministério do Turismo e recebeu o investimento de R$ 5,9 milhões. Os serviços de requalificação consistiram em melhorias ao longo de seus 700 metros de extensão, com obras de drenagem, pavimentação e iluminação, calçadas com pisos antiderrapantes e elevações para cadeirantes e construção de caramanchões para aumentar as áreas sombreadas do local. Ao todo, foram construídos 45 caramanchões.

NAVIO MSC PREZIOSA - QUASE 4 MIL TURISTAS PASSARAM POR FORTALEZA

Encerrando a janela de cruzeiros desta temporada, esteve em Fortaleza na última  terça-feira (18) o navio MSC Preziosa, com mais de 4 mil visitantes (3.412 passageiros e 1.282 tripulantes). A Secretaria do Turismo do Ceará recepcionou os turistas com guias bilíngues e brindes. O cruzeiro foi o último da temporada, que recomeçará em outubro. Este ano, o Ceará recebeu nove cruzeiros, totalizando quase 11 mil visitantes. Um não atracou por mau tempo. Até o fim do ano, devem chegar mais dez cruzeiros. O MSC Preziosa esteve atracado no Mucuripe por cerca de 8 horas. 
O número de turistas deste primeiro semestre já é maior que o total de passageiros que vieram em todo o ano de 2016, quando a Capital recebeu oito navios, com 8.625 passageiros. Três outros navios estavam programados, mas não atracaram por motivos climáticos. Em 2015, Fortaleza recebeu sete navios com 18.585 passageiros ao todo. “Já temos reuniões marcadas para ampliar ainda mais esse número, como com a Cunard, em Londres”, completa Arialdo.

AEROPORTO DE CURITIBA O MELHOR DO BRASIL

O Aeroporto internacional Afonso Pena, localizado na cidade de Curitiba, no Paraná, recebeu o título de "Aeroporto + Brasil", do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.
O aeroporto foi eleito o melhor do País por mais de 55 mil passageiros de voos domésticos e internacionais, ouvidos em 2016, pela Pesquisa Permanente de Satisfação dos Passageiros. A ação ocorreu nos 15 aeroportos que respondem por 80% da movimentação em todo o País.
Curitiba venceu na categoria principal, de Aeroporto + Brasil, o melhor dos 15 terminais, e em outras quatro do total de 11 categorias da premiação realizada há três anos pelo Ministério.
O Afonso Pena, administrado pela Infraero, também foi o melhor nos prêmios Aeroporto + Cordial; Aeroporto + Confortável; Aeroporto + Limpo; e Restituição de Bagagem + Eficiente.
O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, destacou-se nas categorias Check In + Eficiente; Raios X + Eficiente; e Serviço Público + Eficiente. Já o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, levou o título de Aeroporto com + Facilidades ao Passageiro.
Pelo segundo ano consecutivo, o desempenho das companhias aéreas brasileiras também foi avaliado. Repetindo o resultado de 2016, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras levou o prêmio Check-in + Eficiente; e a Gol Linhas Aéreas Inteligentes, Restituição de Bagagem + Eficiente.(Com o Portal Brasil,). 

MINAS TURISMO GERAIS 20/04/2017

ENTIDADES DE TURISMO ELEGEM NOVAS DIRETORIAS
Foram realizadas eleições para a ABIH/MG –Associação Brasileira da Indústria de hotéis de Minas Gerais e da Federação dos Convention & Visitors Bureau de Minas Gerais.
As entidades congregam empresários do setor turístico com o propósito de projetos para divulgar o setor turístico mineiro, além de geração de renda e emprego.
Nova diretoria da ABIH MG

A diretoria da  ABIH/MG  para o biênio 2017/2018 ficou constituída :  Presidente: Érica  Drumond; 1º vice Presidente: Jair Aguiar Neto; 2º Vice Presidente: Rodrigo Mangerotti; 3º Vice Presidente: Farley Aquino Alves; 1º Diretor Secretário: Carolina Drumond; 2º diretor secretário: Fabiana Fagundes; 1º diretor Tesoureiro: Natalino Dias; 2º Diretor Tesoureiro: André Bekerman; 1º Diretor Administrativo: Diogo Paixão; 2º Diretor Administrativo: Flavia Badaró Araújo; Diretora de eventos: Fernanda Moura.
A Federação dos Convention & Visitors Bureau - FC&VB MG eleita e empossada para o para o período 2017/2020:

Presidente – Roberto Fagundes <foto> (BHC&VB); Vice-presidente – Thais Lima (Juiz de Fora e região C&VB); Vice-presidente secretário – Marcelo Serra (BHC&VB); Vice-presidente Administrativo e Finanças – Esmeraldo Pizarro ( Montes Claros C&VB); Vice-presidente Relações Institucionais – Eduardo Tannus (Araxá C&VB); Vice-presidente Novos Negócios – Viviane Vale Silvestre (Governador Valadares e região C&VB); Vice presidente Jurídico – Márcio Abdo de Freitas (Ouro Preto e Circuito do Ouro C&VB); Vice-presidente Promoção e Divulgação – Sharles Fernandes (Teófilo Otoni e Região C&VB) Secretário Executivo: Hernani de Castro Júnior.
Dados sobre a FC&VB MG:
Fundada em 31 de janeiro de 2005, a FC&VB-MG tem a missão de REPRESENTAR OS CONVENTION & VISITORS BUREAUX DO ESTADO DE MINAS GERAIS, PROMOVENDO E APOIANDO AÇÕES QUE VISEM O FORTALECIMENTO E O ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DA REDE BRASILEIRA DE C&VBx.
Hoje são 18 C&VBx espalhados nas principais cidades mineiras a saber Belo Horizonte, Uberlândia, Juiz de Fora, Araxá, Governador Valadares, Ouro Preto, Teófilo Otoni, Caxambu, Poços de Caldas, São Lourenço, Diamantina, São João Del Rei, Uberaba, Ipatinga (Vale do Aço), Montes Claros, Araguari, Serra do Cipó e Campo das Vertentes. E outros em formação: Pouso Alegre, Itabira, Viçosa e Caparaó.

ROTA DO SOL SEMANAL 20/04/2017 - ISSUU

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