Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

CALEIDOSCÓPIO

AEROPORTO PINTO MARTINS – No ano passado, o turismo de Ceará obteve expressiva conquista, com a ratificação da conquista do “hub” AirFrance, KLM/Gol. Se a luta pela instalação em Fortaleza de um “hub” da TAM até agora não chegou a bom êxito, a vinda da Fraport revigorou a esperança de que turismo do Estado vertiginosamente está marchando para ser um dos melhores e mais valorizados do País. A conceituada empresa europeia está administrando o Aeroporto Internaciuonal Pinto Martins. As modificações para melhor já são vistas com clareza, sem dúvida obtendo os aplausos dos milhares de passageiros que chegam ou partem para vários destinos. Modernidade e eficiência  são sensíveis. Que se ultrapasse logo os obstáculos que existem e seja iniciada a ampliação e modernização do “Pinto Martins”, uma promessa frustrada que estaria nos conformes na última Copa do Mundo. A cada dia aumenta o número de voos, principalmente para a Europa e Estadps Unidos, o que é ótimo não apenas para o turismo, mas também para as empresas que têm negócio outros. 
DRAGAGEM DO PORTO DO MUCURIPE -  Uma boa notícia é esta de que, finalmente, até março próximo começarão os serviços de dragagem no Porto do Mucuripe, obra que impacta bastante o turismo do Estado. Com o moderno Terminal de Passageiros concluído, os transatlânticos não podiam seguramente ali atracar por causa do insuficiente calado.  Com a obra já licitada e homologada, a firma ganhadora da concorrência, a Jan de Nul do Brasil, conforme se sabe, deverá concluir seu trabalho nos meses finais deste ano.
BOAS RECORDAÇÕES – À propósito da dragagem do Porto do Mucuripe, vem à recordação os bons tempos em que quase não existiam estradas de rodagem ligando os vários estados. Então, pontificvam as viagens  marítimas. Era “chic” ir à então Capital Federal, o Rio de Janeiro, nos navios da Costeira ou do Lloyd Brasileiro. Semanalmente   passavam por Fortaleza o Itanejé, o Ipapajé, o Itaquicé  e os outros Itas, bem como o Pará, o Siqueira Campos, o Rui Barbosa ou os outros barcos do Lloyd, muitos deles indo também aos países da Europa e da América do Norte. Quanta recordação dos “Cisnes Brancos” Anna Nery, Princesa Isabel, Princesa Leopoldina e Rosa da Fonseca!  Também era costume se apreciar os embarques na Ponte Metálica, hoje uma saudade na Avenida Almirante Barroso. Os navios ficavam distante do ponto de embarque e os passageiros iam até eles através de pequenas embarcações. Já como repórter de “O Nordeste”, uma das minhas obrigações era saber para noticiar a movimentação do Porto, chegadas e saídas dos navios, as pessoas ilustres que embarcavam ou desembarcavam, para o Sul ou para o Norte (ainda não havia a divisão territorial brasileira em Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste).  Um momento de alegria e expectativa aquele em que, lá pela década de 1960, eu, o Padre Alberto Oliveira e o Gotardo Peixoto, já no Porto do Mucuripe, embarcamos no Rosa da Fonseca rumo ao Norte. Ao som das músicas do Canecão e com serpentinas os passageiros foram recebidos. Esperamos que, com a dragagem do Porto do Mucuripe, outros zecarlos, albertos e gotardos também sintam os mesmos sentimentos que envolveram nossos corpos e espíritos. Será que as “estradas” dos mar voltarão ainda a ser caminhos de ligação frequente na costa brasileira? Esperançosos turistas aguardam o “milagre”.  
CIRCE JANE CONTINUA À FRENTE DO SINDIEVENTOS - No início deste janeiro, em  sessão eleitoral,  houve a recondução da empresária Circe Jane Teles da Ponte ao cargo de presidente do Sindieventos CE. Como vice-pesidente, foi eleita a empresária  Enid Câmara de Vasconcelos.
Eis os poderes do Sindieventos: 
DIRETORIA -Presidente: Circe Jane Teles da Ponte(Lotus Promoções); Vice-Presidente: Enid Câmara de Vasconcelos (Prática Eventos); Secretária:  Priscila  Creuza  Martins Cavalcanti Vasconcelos (Priscila Eventos); Tesoureiro: Arnaldo Fonseca Menezes Junior (Data Vídeo Som); Divisão de Congressos e Eventos: Caroline Pinheiro Belchior (Carol Chocolates); Divisão de Empresas Promotoras de Feiras: Gerardo Sérgio de Resende (Dinâmica Eventos); Divisão de Empresa Serviços Afins e Montadora: Marcelo Araújo Ferreira (MR Estruturas).
 SUPLENTES DA DIRETORIA: Fernanda Almeida Gomes (W10 eventos), Maristela Leite Pavan (A& M Montagens)  e Camila Fernandes (Casablanca Turismo);  
CONSELHO FISCAL: Marcone Camilo Teles (MCT Produções), Maria da Glória e Souza Ribeiro (Prática Eventos) e Kassio Cesar de Oliveira Silva (Ideia de Evento);
 SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL: Marcos Vinícius Caldas Saraiva  (Ipanema Comunicação) e Maria Berenice Lins Leite (LP Multiserviços).
 DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO AO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DO ESTADO DO CEARÁ: Circe Jane Teles da Ponte - 1º Delegado e Francisco Everton da Silva (F Everton Feiras)- 2º Delegado.
O IATE CLUBE DE FORTALEZA É PATRIMÔNIO - A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor), reconheceu oficialmente, na tarde do sábado último, 13, o Iate Clube de Fortaleza, fundado em 1º de maio de 1954, como Patrimônio Turístico da Capital.
O espaço é o terceiro equipamento privado a receber a certificação. Em 2017, o Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza e o Museu da Fotografia receberam o título por sua contribuição à cultura da Cidade por meio da arte.
Além do reconhecimento, assim como já acontece no Mercado dos Peixes e no Estoril, o local passará a receber o Projeto Pôr do Sol,a partir das 17h, com a apresentação do músico pianista Felipe Adjafre, tocando no mar em um veleiro, acompanhado por um saxofonista. O espetáculo, no Clube, acontecerá todo segundo sábado do mês.
SNOWLAND - Atraídos pela magia que a neve exerce, mais de 47,4 mil pessoas de diferentes estados do Brasil passaram pelo Snowland em dezembro. Quem lidera o ranking do Parque são os paulistas, seguidos pelos cariocas e pelos mineiros – nesta ordem. 
Localizado na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, o empreendimento teve uma programação especial para o mês mais esperado do calendário, destacando-se “Grease”, show de patinação artística sobre o gelo, , apresentações da “Bandinha de Natal”, com interpretações animadas de clássicos natalinos, além de jogos analógicos, como basquete, bazuca, laça-laça e futebol, que foram dispostos no Vilarejo da Montanha.
Único parque de neve do País, o Snowland nasceu com o objetivo de criar uma relação entre as pessoas de todas as faixas etárias e o ambiente nevado, proporcionando experiências únicas e inesquecíveis. Inaugurado em outubro de 2013, já recebeu mais de 1 milhão de pessoas, e se tornou uma das principais atrações turísticas do Brasil.
AEROPORTO DE FLORIPA - No seu “Volta ao Mundo, a jornalista catarinense Nelci Seibel dá conta de que  a Floripa Airport, empresa pertencente ao grupo suíço Zurich Airport, assumiu 100% das operações do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, até então administrado pelo Governo Federal, através da INFRAERO. Acrescenta que, neste mês, a Floripa Airport dará início à construção de um novo e moderno terminal, quatro vezes maior que o atual, projetando a conclusão para outubro de 2019. Os investimentos do grupo suíço ultrapassam R$ 500 milhões. 
VISTO ELETRÔNICO - Começou a valer na última quinta-feira (11) o visto eletrônico para turistas japoneses que desejam visitar o Brasil. O país asiático é o segundo beneficiado com a iniciativa, que faz parte de um conjunto de ações chamado Brasil + Turismo, coordenado pelo Ministério do Turismo, para gerar emprego e renda no país por meio do setor. A Austrália foi o primeiro país a ser beneficiado com a medida, em novembro de 2017..
Para divulgar o visto eletrônico no Japão, está prevista para o dia 22 próximo uma solenidade na Embaixada do Brasil, em Tóquio, com a presença da secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, para oficializar a iniciativa no país.
Ainda neste mês, outros dois países são beneficiados: Canadá, ontem, e Estados Unidos no dia 25). encerrando assim a fase inicial dos países considerados estratégicos para o turismo nacional.

SOMENTE OBSERVAÇÕES

Antonio Jose de Oliveira
Pres Abrajet CE
Visitando alguns ambientes turísticos, temos observações a fazer. Tudo, porém, caro leitor, em prol do desenvolvimento sustentável deste segmento econômico. Vamos lá: é preciso tratar bem, ou seja, com educação e presteza nas informações solicitadas pelos turistas. Nada de exploração aos bolsos daqueles que se dispuseram a passar os dias de folga escolar ou trabalhista, em Fortaleza, e em outras cidades interioranas. 
Da nossa parte, a preocupação, com os nativos e os visitantes, para que não haja violência física, assaltos, acidentes de trânsito, quando irresponsáveis, dirigindo carros, motos, bicicletas, estando embriagados, provocam graves acidentes nesse período do ano. As férias devem ser curtidas, todavia com responsabilidade e respeito ao próximo. É bom de que nos lembremos: nossa liberdade termina, quando se inicia a do semelhante.
Outra observação nossa é no tocante às ruas centrais e avenidas, incluindo a periferia, continuam esburacadas e algumas (periferia) intransitáveis, fruto de serviços mal executados, fato lamentável. O confrade e abrajetiano José Rangel, em seu Blog, sempre está a fotografar e mostrar, no Facebook, lixo, águas fétidas, empoçadas em ruas e avenidas de Fortaleza, inclusive nos ditos corredores turísticos. Sua intenção é desejar uma Fortaleza limpa, bem iluminada, com asfalto e calçamentos consertados, com a presença de policiais, incluindo os guardas municipais, dando segurança, diuturnamente, à população fortalezense e aos turistas. 
Observação, também, no aumento de alimentos, não somente nos supermercados e shoppings, mas também em restaurantes, bares e congêneres. Se passarmos para o lado da venda de peças artesanais, em suas diversas variedades, constatamos também a exploração pecuniária. Os preços de alguns alimentos são aumentados, nas denominadas altas estações turísticas, nas frequentadíssimas barracas da Praia do Futuro e, ao longo da orla marítima.        
Bem! No que concerne ao anseio geral da população cearense, para que ocorra uma quadra chuvosa satisfatória, afirmamos que nenhuma capital nordestina está preparada, para enfrentar fortes chuvas, mormente se a quadra chuvosa for boa. É que, na opinião de estudiosos dos fenômenos da natureza, a ocorrência de chuvas pesadas, acima dos 50 milímetros, nas capitais e grandes cidades, causam enormes prejuízos a seus habitantes (doenças infecciosas e perdas de bens materiais), por causa de inundações,  afora danos na infraestrutura física de suporte ao turismo. 
Explicando: as inundações contribuem para estourar parte da rede de esgotos, espalhando águas fétidas e contaminadas, misturadas com as caídas do firmamento, arrastando lixo e outros resíduos sólidos, sem falar dos alagamentos e a destruição dos calçamentos e da camada asfáltica, pois são malfeitas e comparadas a comprimidos que se dissolvem na presença de água. Ante o exposto, torcemos para que as mazelas sejam atenuadas com a intervenção das prefeituras e do Governo do Estado, com a parceria da iniciativa privada, sempre trabalhando, harmoniosamente, para melhorar as condições de vida da população e dos que escolheram visitar os atrativos da “Terra de Iracema”. 

O ILUMINADO “FRENCH CAN-CAN” NA CIDADE LUZ

A ILUMINAÇÃO QUE A NOTABILIZOU - Já no limiar do século XX, Paris conquistou ares bem deslumbrantes, sobretudo através de iluminação tão expressiva que lhe valeu o título de “Cidade Luz” , inclusive pela sua proeminência cultural no contexto da Europa que, por fim, vivenciou duas grandes guerras que lhe abalaram sensivelmente, mas não lhe comprometeram em definitivo.
As noites parisienses, portanto, afirmaram-se tão reluzentes, pormenor que ainda mais ilustrou a riqueza da sua formação artística. Emanando manifestações múltiplas, afixou-se numa caracterização que, por fim, culminou por lhe render uma imagem plástica de irretocavel movimentação: o FRENCH CAN-CAN,
PRECISÃO DE CADENCIADOS MOVIMENTOS -   Incluído numa programação tão vasta quanto diversificada em seus cabarés, o FRENCH CAN-CAN emergiu de um balé rigorosamente disciplinado de coreografia muito própria, sobretudo caracterizada pela fixação mais rígida dos seus movimentos de pernas.
Dezenas de figurantes, por vezes, constituem tal unidade de movimentos, consequência do rigor da preparação, que transformam o número numa muito especial apresentação. É o FRENCH CAN-CAN a atração principal de uma programação sempre muito bem cuidada, que desagua, por fim, na tradicional canção francesa, nunca raro extraída dos acordes de um acordeão magistralmente executado.
DIVINA HERANÇA DA BELLE ÉPOQUE -  O FRENCH CAN-CAN, então, afirmou-se nos salões de música, como dança popular, por volta da década de 1840, intimamente associada aos populares cabarés franceses. Desenvolvendo técnica muito apurada,  popularizada pela linha de bailarinas caracterizadas pelo domínio pleno dos movimentos das pontas de pés e pelas “piruetas” singulares que promoviam a composição do número.
Um dos palcos mais populares durante décadas, em que o FRENCH CAN-CAN mais se afirmou, foi o “Follies Bérgère”, uma casa de música do tipo cabaré, que teve o seu ápice na década de 1890, reinando soberano até 1920, mas sobrevivendo com exuberância até o final do século XX. Mas, o desinteresse público pelos espetáculos de revistas, a partir de então, levou-o a ser utilizado para a encenação de comédias musicais, grupos de bailes, etc. Fica situado na Rue Richer nº 32. 
A sua abertura ocorreu em 2 de maio de 1869, sob a denominação de “Follies Trevise”, estabelecendo uma expressiva concorrência com o já famoso e prestigiado “Moulin Rouge”. O “Follies Bérgère “ inspirou, inclusive, ao norte-americano Ziegfield a montar o famoso “Ziegfield Follies”.
MOULIN ROUGE, A INSPIRAÇÃO DE TANTAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS - O tradicional cabaré MOULIN ROUGE, bem ali na região de Pigalle, Booulevard de Clichy, teve a sua construção no ano de 1889, ao pé de Montmartre. Sem a menor dúvida, é o mais suntuoso símbolo emblemático da noite parisiense. Ainda hoje, a sua afirmação evoca, de forma luminosa, o ambiente boêmio da “Belle Époque”. Já de muito longe, a sua presença se faz notada pelo Moinho construído na sua exuberante fachada.
Inserido em sua muito bem cuidada e articulada programação, o FRENCH CAN-CAN é o grande destaque. O MOULIN ROUGE foi o cenário preferido e muito especial para algumas das mais destacadas figuras das artes francesas. A grande intérprete Mistinguette reinou soberana no inicio do século XX, deixando, inclusive, para os seus pósteros, sobretudo para os seus tantos admiradores, uma obra fantástica.
ALÍ, TOULOUSE LAUTREC CONSAGROU A SUA MARCA - No entanto, quem mais fixou a expressão da sua genialidade nos seus ambientes foi o excepcional pintor TOULOUSE LAUTREC, que ali consagrou a sua preferência pela articulada encenação. As suas paixões e os seus amores, inclusive, percorreram todo o seu interior, desde a sua periferia, com abrasadora efervescência.
A marca do cabaré sinalizou de tal sorte a vida do extraordinário artista que se imortalizou no filme que levou, precisamente, o nome da casa: “MOULIN ROUGE”.  Nele, o autor do feliz argumento fixou, com desusada maestria, a figura singular do apaixonado pintor de tantas obras primas e sua andanças e artimanhas para a conquista do amor exaltado. As dançarinas do “Can-Can” la estão definitivamente identificadas em cores deslumbrantes.
Mas, ao lado do veterano cabaré, outras casas fazem a excelência das noites parisienses, com destaque para o LIDO, em meio aos “Champs Elisées” . Além dele, figuram, com similar performance, tantos outros, a exemplo de Eric Deniset, La Craizy Horse, Paradis Latin, Aux Trois Mailletz, dentre muitos.

SERRA DO ITAQUERI (SP) - PARQUE AQUÁTICO, CACHOEIRAS E ESPORTES DE AVENTURA

Parque da Rua do Porto, em Piracicaba
Localizada no interior paulista, a região da Serra do Itaqueri reúne cidades já conhecidas dos turistas, como Brotas, Piracicaba e São Pedro. Com um povo hospitaleiro e belezas naturais de tirar o fôlego, o destino tem atrativos de sobra para todos os perfis de viajantes, tudo isso a cerca de 150 km da cidade de São Paulo.
Na encosta da serra, a Estância Turística de São Pedro é o lugar ideal para quem curte voar de parapente e de balão, fazer trilhas a bordo de veículos 4x4, tirolesa, entre outras tantas atividades de aventura. Também uma boa é visitar o Parque Marcelo Golinelli e o Parque do Cristo, ambos com mirantes para contemplação das belas paisagens da região.
Outra atividade imperdível é curtir o Thermas Water Park, um dos principais parques aquáticos do Brasil e o local perfeito para se refrescar do calor nas quentes férias de janeiro. É um verdadeiro complexo turístico de lazer em uma área enorme com mais de uma dezena de piscinas e 13 toboáguas diferentes, além de um parque de águas termais.
Coladinha ao parque aquático fica a estância hidromineral de Águas de São Pedro, que oferece um balneário de águas medicinais onde adultos podem realizar banhos e massagens terapêuticas. A cidade oferece dezenas de hotéis e pousadas, além de uma boa gastronomia e uma infinidade de lojinhas de artesanato.
Também nas proximidades está Piracicaba, que tem na Rua do Porto mais de duas dezenas de ótimos restaurantes nos quais o destaque fica por conta dos peixes. Além disso, um passeio de barco pelo caudaloso Rio Piracicaba, uma visita ao Jardim Zoológico e compras no shopping da cidade também são bons programas que complementam o roteiro.
Já na cidade de Brotas, conhecida como a capital nacional do turismo de aventura, o turista pode realizar passeios radicais, como rafting, banhar-se em cachoeiras, fotografar belas paisagens e ainda se refrescar na Areia que Canta – uma piscina natural transparente repleta de peixinhos cuja areia do fundo ao ser esfregada entre as mãos faz um ruído musical.
Thermas Water Park - Com muitas atrações aquáticas, entre elas a maior piscina de ondas do estado de São Paulo, o Thermas Water Park tem toboáguas de topos os tipos, uma praia cinematográfica com piscinas de águas termais naturais, um navio pirata em tamanho real e uma área dedicada à garotada de até 10 anos, com brinquedos interativos e coloridos.
Para todos os visitantes, o parque aquático oferece amplo leque de serviços, que inclui restaurantes, lanchonetes, sorveteria, lojas de produtos como boias, roupas de banho e protetor solar e estacionamento gratuito. Há ainda a comodidade de o hospedado ficar dentro do complexo do parque, na Pousada Chalés do Thermas. O empreendimento abriga ainda a Fazendinha Vô Bráulio e quatro exposições permanentes que prometem divertir a garotada.

NO SERTÃO PARAIBANO - TERCEIRIZAÇÃO DO ESTÂNCIA TERMAL HOTEL BREJO DAS FREIRAS

O Governo da Paraíba, através da PBTur Hotéis, abriu licitação para a terceirização da Estância Termal Brejo das Freiras, localizada em São João do Rio do Peixe, no alto Sertão Paraibano. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 30 de dezembro de 2017 e pode ser acessado no site www.pbtur.blogspot.com.br.
Uma Comissão Especial de Licitação da PBTur está responsável em realizar a licitação na modalidade Concorrência, do tipo Maior Oferta, que prevê a Concessão Onerosa do Direito Real de Uso da Estância pelo prazo de 20 anos, renovável por igual período. Os interessados por mais informações e obter cópia do Edital e anexos devem dirigir-se à Secretaria da Comissão Especial de Licitação, na avenida Almirante Tamandaré, 100, em Tambaú, João Pessoa. 
A presidente da PBTur, Ruth Avelino, informa que as empresas interessadas em participar da Licitação deverão comparecer no próximo dia 28 de fevereiro, às 10h, no auditório da PBTur. “O edital é muito claro: só poderão participar da licitação pessoas jurídicas nacionais e internacionais legalmente estabelecidas no Brasil. Também poderão participar pessoas jurídicas consorciadas, coligadas e ou interligadas legalmente constituídas com atuação de no mínimo três anos na áreas de turismo e hotelaria. No dia 28 de fevereiro serão entregues um envelope com toda documentação de habilitação e outro com a proposta comercial. Vence quem estiver com os documentos regularizados e oferecer a melhor oferta”, explicou.
A ESTÂNCIA - O Hotel Estância Termal de Brejo das Freiras é procurado por suas águas termais de efeitos medicinais. A região é conhecida pelo clima árido, seco, de paisagem acinzentada na maior parte do ano. As principais surpresas do local são as piscinas de águas mornas (temperatura de 37ºC) e os banhos terapêuticos à disposição dos hóspedes. As águas são oriundas de duas fontes que abastecem as dependências do hotel. Há ainda a argila medicinal indicada no tratamento de beleza e doenças da pele.
INFRAESTRUTURA – Os 45 apartamentos do hotel estão em boas condições, pois passaram por reformas no final de 2016, quando também foram executados serviços de paisagismo, arborização, calçamento, cobertura das palhoças e pinturas externa e interna. 
A Estância conta com serviço de Internet e os apartamentos são confortáveis, climatizados e equipados com frigobar, circuito fechado de TV e telefone. O hotel está inserido numa área rural e muito verde e conta ainda campo de futebol e campo de pouso. O acesso até ele é todo asfaltado.

BELÉM DO GRÃO PARÁ - BELA, EXÓTICA E CRIATIVA NOS SEUS 402 ANOS DE FUNDAÇÃO

Estação das Docas - Belém
A capital do Pará teve seu momento de plenitude no período áureo do ciclo da borracha, no início do século passado, que resultou em uma forte influência europeia, notadamente da França, que pode ser observado na arquitetura de prédios histórico. O Teatro da Paz é um exemplo desse passado glamoroso na cidade que comemorou, na última sexta-feira (12), 402 anos de fundação. Outro traço marcante da cultura local é a gastronomia, com ingredientes da cultura indígena, temperada com influências portuguesa e africana. 
Como metrópole regional, Belém é a principal cidade da região norte e destaca-se pela posição geográfica privilegiada entre às margens do rio Guamá e a baia de Guajará nas proximidades da foz do rio Amazonas. O antigo Forte do Presépio (atualmente do Castelo) é o marco da fundação da cidade em 12 de janeiro de 1616 com vista da baía do Guajará. O local abriga o museu das etnias marajoara, tapajônica e tupinambás.
Além da culinária regional, o turismo local é marcado pelo artesanato indígena, as danças típicas, os monumentos históricos, parques, museus e eventos como o Círio de Nazaré. A maior festa religiosa do Brasil, no segundo domingo de outubro, reúne dois milhões de pessoas e, de tão grandiosa e popular, foi incorporada ao patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco. A processão do Círio de Nazaré parte da Catedral da Sé (1771), na Cidade Velha, e termina na Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré, outro monumento à religiosidade do paraense e ao ciclo da borracha em Belém. Na cripta é possível visitar o museu sobre o Círio.
LEMBRANÇAS DE UM PASSADO ILUMINADO - A Cidade Velha conserva a arquitetura colonial de Belém com igrejas e sobrados geminados, fachadas com azulejos portugueses, ruas estreitas, becos e calçadas de pedra. Ainda na antiga zona portuária de Belém fica a Estação das Docas, uma orla fluvial moderna onde se vivencia a cultura ribeirinha em harmonia com a inovação arquitetônica e o patrimônio histórico. O complexo turístico e cultural conta com três armazéns e um terminal de passageiros com opções da gastronomia paraense, lojas de artesanato, apresentações culturais e eventos. A região também abriga outro ícone do passado de Belém, o Mercado Ver-o-Peso, de 1901. Dentro da estrutura de ferro, moradores e turistas podem conviver com personagens como Beth Cheirosinha que comercializa em sua barraca poções para atrair o amor, ganhar dinheiro e combater o “mau olhado”, entre outras crendices.
No centro de Belém, o Bosque Rodrigues Alves é uma amostra da floresta amazônica original com 2.500 árvores. A área de 152 mil m² conta com lagos, grutas e orquidário, além de bichos amazônicos como peixe-boi e tartarugas. As lendas da floresta são representadas por esculturas do Curupira, defensor das matas, e o Mapinguari, espécie de monstro humano. Já o Parque e Museu Emílio Goeldi é um centro de pesquisa biológica e agronômica. Um santuário da fauna e da flora amazônica com mais de 2.000 espécies de plantas e cerca de 600 animais nos 52 mil m² do bosque. Tem peixe-boi, pirarucu e araras, entre outros, além de pés de guaraná, pau-brasil, castanheira-do-pará e palmeiras de açaí. Uma exposição permanente reúne centenas de animais empalhados, objetos indígenas e históricos do Pará. (Com o MTUR).

PRIMEIRA REUNIÃO DA NOVA DIRETORIA DA ABAV NACIONAL

Nova diretoria
A ABAV Nacional realizou, no último último sábado (13), a primeira reunião de diretoria sob o comando de Carlos Palmeira. Nas considerações gerais, o presidente apresentou formalmente os vice-presidentes e conselheiros eleitos, bem como os diretores nomeados, tendo como novidade a inclusão de uma diretoria adjunta à presidência, cargo ocupado por Glenio Cedrim.
Na pauta da reunião, que foi acompanhada pelo ex-presidente, Edmar Bull, Carlos Palmeira elencou como prioridades a aprovação do Projeto de Revisão Estatutária da entidade, em curso desde o final do ano passado, e o planejamento da ABAV Expo 2018.
Com a proposta de estabelecer um mandato construído com o envolvimento coletivo, o presidente inovou ao incluir neste primeiro encontro a realização de uma dinâmica de grupo conduzida pelo consultor Gerson Fonseca, especialista em diagnóstico e implantação de sistemas integrados de gestão.
Para a analista de Projetos da ABAV Nacional, Marisa Dantas, a apresentação do consultor Gerson Fonseca, fez refletir sobre o futuro de valor que a entidade está construindo para os seus associados.  
Gerson Fonseca é engenheiro de Petróleo e trabalhou por dezoito anos na Petrobras, em atividades ligadas à exploração de poço e sistemas de coleta e processamento, tendo ainda ocupado cargos de gestão em áreas operacionais de petróleo e gás, como a Algás (Gás de Alagoas S/A) e Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado)

PRAIAS DO NORDESTE SE DESTACAM NO VERÃO

O Ministério do Turismo destacou as areias de Jericoacoara, no estado do Ceará, e Maragogi, em Alagoas, como alguns dos destinos mais procurados por turistas nas operadoras de viagens da América Latina. São eles
JERICOACOARA (CE) - A 300 km de Fortaleza, a antiga vila de pescadores preserva as ruas de areia e tem protegidas suas dunas douradas, seus mangues e suas lagoas de águas transparentes. A região é vista como uma das melhores do País para os praticantes de esportes náuticos, que chegam em passeios de bugue ou jardineira.
MARAGOGI (AL) - A 130 km de Maceió e de Recife, Maragogi faz parte da maior Área de Proteção Ambiental (APA) da Marinha do Brasil, a Costa dos Corais. Nas praias, os densos coqueirais, as águas esverdeadas e límpidas, além dos peixes coloridos, são atrativos especiais. Não deixe de visitar as galés, deslumbrantes piscinas naturais que se formam a 6 km das praias.
PORTO DE GALINHAS (PE) - A 63 km de Recife, o balneário proporciona mergulhos em piscinas naturais com peixes tropicais. O turista pode também se aventurar em trilhas e fazer compras na Vila dos Pescadores. 
ILHÉUS (BA) - A 310 km de Salvador, a cidade recebe, no verão, grande parte dos turistas em suas praias do Sul. Amplas, encantam com areia fina e clara, cabanas, sombras de coqueiros e boas ondas para surfistas. O acesso é descomplicado, possível tanto com carro particular quanto com transporte público.
FERNANDO DE NORONHA (PE) - O arquipélago foi destaque na revista Forbes, uma das mais importantes publicações no exterior, que colocou a Baía dos Porcos como a 6ª melhor praia do mundo. A limitação de visitantes diários e os atrativos da ilha chamam a atenção. Ali, a preservação ambiental é alinhada dcom o mergulho, o ecoturismo, a contemplação de aves e animais marinhos.  (Com o Portal do Brasil);

ANIVERSÁRIO DE SP - COMEMORAÇÕES COM 25 HORAS DE PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Karol Conka
    Os 464 anos da cidade de São Paulo serão celebrados no dia 25 de janeiro com uma grande festa no Vale do Anhangabaú e em diversos pontos da cidade. Chamada de A Festa da Cidade, a programação terá início às 11h do dia 25 e se estenderá até às 12h dia seguinte. Serão 25 horas de programação e a expectativa do prefeito João Doria é que mais de 2 milhões de pessoas aproveitem o evento.
    “Serão 25 horas de atividades, de festa e de entretenimento para a população da cidade. E quero ressaltar que toda a programação está sendo feita com apoio do setor privado. Não haverá desembolso por parte da prefeitura da cidade de São Paulo”, disse o prefeito. Os patrocinadores da festa, informou Doria, são o Centro Cultural Banco do Brasil e a AES Eletropaulo.
    Segundo o secretário municipal de Cultura, André Sturm, a estimativa é que a Festa da Cidade custe em torno de R$ 1,8 milhão. Só o show da cantora Anitta ficará em torno de R$ 245 mil.
    A abertura do evento ficará a cargo da cantora sertaneja Paula Fernandes. Às 15h, Letrux, Tulipa Ruiz, Raquel Vírgina e Thiago França fazem um tributo para a cantora Rita Lee. O artista David Bowie também será homenageado com um tributo a partir das 18h.      O grupo BaianaSystem com a cantora Karol Conka se apresentam em seguida. O show da cantora Anitta está marcado para as 23h15. Na sequência, sobem ao palco a Banda Uó, Jaloo e Glória Groove. A cantora Gilmelândia fecha os shows no Vale do Anhangabaú às 4h da manhã.
      “Como o aniversário é dia 25, serão 25 horas de programação. Buscamos organizar uma programação que pudesse agradar A todos os públicos e que pudesse também ser espalhada pela cidade”, disse o secretário.
    Além dos shows, haverá também no Anhangabaú espetáculos de mágica, objetos infláveis lúdicos, palco de karaokê, entre outros.
    OUTRAS ATRAÇÕES - No Theatro Municipal, haverá apresentação da Orquestra Sinfônica, regida por Roberto Minczuk, às 14h do dia 25. Às 19h, apresenta-se o Balé da Cidade a na sexta-feira, às 12h, a Orquestra Experimental de Repertório apresenta diversas óperas.
Na Biblioteca Mário de Andrade haverá apresentações musicais e atividades literárias. Às 11h, haverá show de Cida Moreira e Roberto Camargo e, às 16h, é a vez da atriz Rosi Campos conduzir uma leitura encenada.  Na Praça da República, haverá uma programação voltada ao hip hop.
    Também haverá eventos em diversos outros pontos da cidade como no Centro Cultural Cidade Tiradentes, no Centro Cultural da Juventude, no Centro Cultural do Grajaú, no Centro Cultural Tendal da Lapa e nos teatros Décio de Almeida Prado, Paulo Eiró e Cacilda Becker. Nestes locais vão se apresentar o rapper Gog e o cantor Rael, entre outros. Também haverá espetáculo circenses e peças de teatro. A programação nos centros culturais e teatros acontecem a partir das 10h do dia 25. A programação completa está disponível no site da prefeitura.
    COPINHA – Desde o início do mês acontece em todo o estado de São Paulo, com participação de jovens pertencentes à base de clubes de todo o país, a Copa São Paulo de Futebol Junior  
Na terça-feira (16), foi encerrada a fase de oitavas de final. Foram 4 jogos e mais 4 clubes classificados para as quartas de final. O Palmeiras derrotou o Vasco por 2 a 0 e vai enfrentar a Portuguesa, que derrotou o Goiás pelo placar de 1 a 0. A zebra desta fase foi o Avaí, que, em Araraquara, derrotou o Corinthians por 2 a 0.
Ontem, às 16 horas, em Ribeirão Preto, o São Paulo derrotou o Vitória, nos penaltes, por 4 x 3. Houve empate de 2 X 2 no tempo normal. às 18,30, em Franca,  o Internacional venceu o Santos por 4 x 0. 
    Hoje, às 19h20, no Estádio do Pacaembu, Palmeiras x Portuguesa.  Na Arena Barueri, às 21h30, o Avaí terá pela frente o Flamengo. 
    Organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), a Copinha ocorre desde o último dia 2 e vai até  25 de janeiro, quando será  a partida final.  É disputada por 128 times, divididos em 32 grupos.

TERMINA DOMINGO A FITUR 2018 - SÃO PAULO É 'CAPITAL LATINO-AMERICANA DA CULTURA GASTRONÔMICA'

Está se desenvolvendo m Madri, desde o dia 17, a 38ª edição da Feira Internacional de Turismo - FITUR, com o término marcado para o próximo domingo, 21.  O primeiro grande evento do ano no turismo está na expectativas de superar os números de 2017, quando recebeu mais de 135 mil profissionais da indústria.
A feira inclui uma área de exposição diferenciada para Fitur LGBT. A Fitur Know How & Export está na sua quarta edição. Também são destaques a Fiturtech, que reúne as últimas propostas no âmbito tecnológico, e Fiturgreen, que fomentará a sustentabilidade através de medidas de poupança energética na gestão hoteleira e turística. 
Além da área reservada aos festivais, a atual edição conta com as habituais Fiturtech Y, o Fórum de Sustentabilidade, Inovação, Tecnologia e Negócios, a Fitur Know-how & Export, a Fitur Shopping, a Fitur Saúde e a Fitur Gay (LGBT). 
PARTICIPAÇÃO DO BRASIL - Esta 38ª edição da FITUR é marcada pela exposição de oito destinos, que ministram capacitações para agências do trade espanhol. Além da apresentação e capacitação das regiões, o estande do Brasil ofereceu um coquetel consagrando a cidade de São Paulo como capital Ibero-Americana da gastronomia. Ha, ainda, uma amostra da culinária brasileira. Além dos estados, o Ceará está presente,  o estande da Embratur está integrado por representantes da hotelaria, operadores de turismo, companhias aéreas e organizações do turismo brasileiro.
FESTA -O dia ontem foi de festa para o Brasil no estande do Ministério do Turismo na FITUR, em Madri, Espanha. O espaço foi palco da entrega do título 'Capital Latino-americana da Cultura Gastronômica' a São Paulo, um reconhecimento à qualidade e diversidade da gastronomia paulistana.
 O título foi entregue pelo secretário-executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, ao embaixador do Brasil em Madri, Antônio José Ferreira Simões. O ato foi prestigiado por várias autoridades internacionais, inclusive o ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos, e o presidente da Academia Ibero-americana de Gastronomia, Rafael Anson.
TERMATALIA 2018– Outra boa notícia para o turismo brasileiro foi comemorada ontem (18),  também na FITUR. O Brasil será palco da 18ª edição da Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar, a Termatalia 2018, maior congresso do mundo de turismo termal, saúde e bem-estar. Será a primeira vez que o evento será realizado em terras brasileiras. A Termatalia deve reunir cerca de três mil profissionais do turismo de 40 países.

JAPONESES NO BRASIL - VISTO ELETRÔNICO AUMENTARÁ O NÚMERO DE TURISTAS

Começou a valer na quinta-feira (11) o visto eletrônico para turistas japoneses que desejam visitar o Brasil. O país asiático é o segundo beneficiado com a iniciativa, que faz parte de um conjunto de ações chamado Brasil + Turismo, coordenado pelo Ministério do Turismo, para gerar emprego e renda no país por meio do setor. A Austrália foi o primeiro país a ser beneficiado com a medida, em novembro de 2017. De acordo com a Organização Mundial do Turismo, medidas de facilitação de viagens podem aumentar em até 25% o fluxo turístico entre os países contemplados.  No caso, poderão ser 20 mil turistas japoneses a mais.
De acordo com levantamento do MTur, o Brasil recebeu 79,7 mil turistas japoneses que injetaram US$ 81,3 milhões na economia nacional. Pela projeção da OMT, com o novo visto, os números podem saltar para 100 mil viajantes - 20 mil a mais que o número atual - e US$ 101,6 milhões em receita. Para divulgar o visto eletrônico no Japão, está prevista para a segunda-feira, 22, uma solenidade na Embaixada do Brasil, em Tóquio, com a presença da secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, para oficializar a iniciativa no país.
O embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, reuniu-se com o ministro do Turismo, Marx Beltrão, na quarta-feira (10) para tratar dos detalhes de missão internacional de divulgação dos vistos eletrônicos. 
Ainda neste mês, outros dois países serão beneficiados: Canadá (18) e Estados Unidos (25), encerrando assim a fase inicial dos países considerados estratégicos para o turismo nacional. Com o benefício, todo o período de solicitação, pagamento de taxas, análise, concessão e emissão de visto terá duração de até 72 horas contra os 40 dias necessários anteriormente. A solicitação do visto eletrônico é válida apenas para turismo de lazer ou negócios.
PERFIL - De acordo com pesquisa feita pelo Ministério do Turismo, metade dos japoneses que desembarcaram no Brasil, tinham nos negócios, eventos e convenções a principal motivação da viagem. Vinte e oito por cento esteve no Brasil a lazer. Destes, 67,2% vieram motivados pela natureza, ecoturismo ou aventura, enquanto 18,9% foram atraídos pela cultura.
Em relação aos destinos, os mais procurados para negócios foram Rio de Janeiro (41,2%), São Paulo (38,7%) e Campinas (4%). Já no quesito lazer as procuras foram por Foz do Iguaçu (70,5%), Rio de Janeiro (38,6%) e São Paulo (30%). (Com o MTUR).

É TEMPO DE VINDIMA - A SERRA GAÚCHA CELEBRA A COLHEITA DA UVA

Municípios da Serra Gaúcha realizam de janeiro a março uma extensa programação que valorizam a cultura e a tradição da região celebrando a colheita da uva. A programação contempla a colheita e pisa das uvas; cursos de degustação de derivados da fruta, jogos coloniais, corrida e passeios ciclísticos em meio aos parreirais; jantares harmonizados; festas típicas nas comunidades, como os filós; piqueniques e almoços ao ar livre, entre outros. 
As atividades ocorrem em vinícolas, restaurantes, hotéis e propriedades vinícolas. Durante o período, a rede hoteleira oferece pacotes e promoções especiais, enquanto as vinícolas têm atrações e descontos diferenciados.
Em Flores da Cunha, a abertura das ações do “É Tempo de Vindima 2018” será no dia 18, às 17h30min, em uma propriedade da Capela Nossa Senhora do Carmo. A programação seguirá até 25 de março e inclui atividades como pisa de uvas e passeio de carretão. Informações turismo@floresdacunha.rs.gov.br   
Em Nova Roma do Sul, a comunidade organiza a 13ª edição da La Prima Vendemmia, que ocorre nos dias 26, 27 e 28 de janeiro. Em Monte Belo do Sul, a Festa de Abertura da Vindima será de 24 a 28 de janeiro.
O auge da programação deve ficar por conta do desfile de carros alegóricos no dia 28 próximo, quando as diversas comunidades do interior ficarão incumbidas de se apresentar com a tipicidade e a criatividade peculiares a cada localidade.
Em Garibaldi, a abertura do Veraneio da Vindima ocorre na propriedade da Família Vaccaro, em Santo Alexandre, na Estrada do Sabor. Hoje, o Veraneio da Vindima contempla espaços gastronômicos, exposições, festas locais, além do sempre aguardado Garibaldi Vintage, que terá sua primeira edição em 2018 no mês de março. 
Em Bento Gonçalves, há a Estação Vindima, com abertura oficial às 18h30min de hoje, na Vinícola Salton. Mas a programação começou ainda no sábado (13) e segue e termina hoje. 
Na programação, “Almoço Harmonizado” ao ar livre aos sábados na Cristofoli Vinhos de Família. Vindima com muito vinho, uva, comida e música. Degustação às cegas quando o turista, vendado, tenta desvendar as características das bebidas que está degustando sob orientação da sommelière da vinícola. Pisa das Uvas, um retorno às origens, cursos, e muito mais. 
MARATONA DO VINHO - Um dos destaques da programação da região será a Maratona do Vinho, no dia 11 de fevereiro. O trajeto passa em áreas de três municípios – Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi. Os pontos de apoio são chamados de Vino Stops, onde os corredores fazem o revezamento e podem degustar uva, suco, vinho, pão, queijo e salame.
Muito além de uma competição esportiva, a Maratona do Vinho, que tem apenas a distância oficial de 42.195 Km, é um evento que coroa a temporada da colheita da uva.   (Jornalista Neneca Campos – Abrajet/RS)

FORNO DE MINAS

Líder na comercialização de pães de queijo no Brasil, a Forno de Minas deu um importante passo em 2016 para viabilizar o processo de internacionalização desse produto. A empresa mineira conquistou a certificação BRC (Bristish Retail Consortium) – Norma Global de Segurança de Alimentos, com maior índice de aprovação (AA), para as linhas de pães de queijo (crus e assados) e waffles. 
Um ano depois e já presente em 14 países, a empresa passou por uma nova auditoria, que atestou a excelência da Forno de Minas no seu processo de produção, avaliando novamente com a nota máxima todas as 256 cláusulas  que precisam ser atendidas para garantir a manutenção da certificação. 
A norma BRC eleva a Forno de Minas ao patamar das companhias que possuem certificados internacionais de qualidade, responsabilidade e segurança de alimentos. Anteriormente, a indústria já havia conquistado as certificações Gluten-Free – principal certificação do mercado sem glúten, reconhecida em 27 países –; e Halal – certificação responsável por atestar que a produção está de acordo com as orientações da lei islâmica – e certificado FDA – regulamentação de alimentos, bebidas e suplementos destinados ao consumo nos Estados Unidos.

PRESTADORES DE SERVIÇOS TURÍSTICOS - CADASTUR PROMETE SANÇÕES PARA OS NÃO REGULARIZADOS

O novo sistema de cadastro de prestadores de serviços turísticos, o novo Cadastur, entra em vigor no Distrito Federal na quinta-feira (18) e a expectativa é que o Ministério do Turismo consiga ampliar o número de meios de hospedagem cadastrados no DF passando dos atuais 58 para 279 cadastros – que é o número de estabelecimentos registrados pelo censo da hotelaria encomendado pelo MTur no ano passado.
Além da formalização das pousadas e hoteis, o cadastro também é obrigatório para outras seis categorias – agência de turismo, parque temático, acampamento turístico, organizadora de eventos, guia de turismo e transportadora turística.
O novo Cadastur possibilitará que todo o processo de cadastro seja realizado eletronicamente, tornando o trâmite mais rápido e moderno. Quem for flagrado com cadastro fora de validade será considerado ilegal e pode ser autuado pelos órgãos de controle. E, caso não regularize sua situação, ainda pode ser penalizado com uma multa que pode chegar a R$ 854 mil.
CRONOGRAMA – O Cadastur estará em vigor em todo o país até março. A implantação será feita em etapas, começando pelo Distrito Federal, como um projeto piloto e na sequência será expandido para as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Sul, nesta ordem.

NAVIO SIRENA - FORTALEZA JÁ RECEBEU O PRIMEIRO CRUZEIRO DO ANO

No último sábado (13), Fortaleza recebeu o primeiro cruzeiro do ano. O navio Sirena com capacidade de 572 passageiros atracar no terminal do Porto do Mucuripe pela manhã. Durante todo o mês de janeiro outros quatro navios deverão aportar em Fortalezam domingo e no dia  27. O maior navio desta temporada em todo o Brasil, o MSC Preziosa com capacidade para 4.345 passageiros, também deve atracar nesta capital.
Até o final da temporada 2017-2018, a previsão é de que Fortaleza receba ainda 12 navios, com cerca de 16.110 passageiros ao todo. A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Turismo, realiza ações no terminal de passageiros do Porto para recepcionar os turistas. Durante a chegada, os visitantes recebem brindes, informações de pontos turísticos, endereços das Casas do Turista, dicas de restaurantes e praias.
Na temporada 2016/2017, em toda a costa brasileira a movimentação foi de 380 mil cruzeiristas fazendo um total de 108 roteiros nos transatlânticos. O pacote mais caro saiu por R$11.059, no navio Sirena da Oceania Cruises, que parte do Rio de Janeiro e segue até Miami. A capital cearense é uma das rotas mais incluídas nos roteiros de paradas do Nordeste.
No último levantamento feito pelo Ministério do Turismo sobre os estudo de perfil e impactos econômicos no Brasil dos Cruzeiros Marítimos (Temporada 2015/2016), a movimentação do setor gerou cerca de R$ 1,911 bilhão e acarretou 30.884 de trabalho na economia brasileira. Desse total R$ 1113 milhões foram gerados por gastos dos passageiros e tripulantes nas cidades e portos de embarque/desembarque e de trânsito.

ABIH-CE PARTICIPA DA 38º EDIÇÃO DA FITUR EM MADRID

O presidente da ABIHCE, Eliseu Barros, participa da Feira Internacional de Turismo – FITUR, em Madrid na Espanha no período de 17 a 21 de janeiro de 2018. A feira que se consolida como o ponto de encontro global para profissionais do turismo, sendo a líder em mercados receptivos e emissores na América Latina.
Na edição de 2017, a feira conquistou o recorde de participação com 9.893 empresas expositoras de 165 países / regiões, 135.838 participantes profissionais e 109.134 visitantes do público em geral. Na edição de 2018 os organizadores esperam um aumento de 18,8% dos visitantes profissionais internacionais em comparação ao ano passado. Além disso, o volume de compromissos de negócios que foram programados e gerenciados no evento, em seus diferentes B2B, aumentou e chega a 6.800 consultas. A presença de 7.542 jornalistas também evidencia a expectativa gerada pela FITUR no circuito internacional de feiras do setor. Na foto anexa: Eliseu Barros – Presidente da ABIH-CE e Ivan Dias – Gerente Comercial do Beach Park.

O PRÉ-CARNAVAL CONTINUA ANIMANDO OS “POINTS” DE FORTALEZA

Em clima de Pré-Carnaval, os destaques desta semana da programação da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), são as atrações que passarão pelos dez polos oficiais do Ciclo Carnavalesco 2018.
Além dos já tradicionais polos da Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia, Mocinha, Aterrinho da Praia de Iracema, Passeio Público e Polo de Lazer Sargento Hermínio, o Pré-Carnaval da capital cearense está presente em mais três polos: Largo Luís Assunção (ao lado do Centro Cultural Belchior), Benfica e Monsenhor Tabosa. Confira abaixo a programação: 
PROGRAMA DOS DESFILES - Hoje, saem, na Praça do Ferreira, o Bloco Luxo da Aldeia; no Mercado dos Pinhões, DJ Gomes, Pingo de Fortaleza; no Largo Luis Assunção (ao lado do Centro Cultural Belchior, Bloco Batukaya com Bateria e Convidados. 
Amanhã, o Pré-Carnaval continuará Praça do Ferreira (Bloco Concentra Mas Não Sai); no Mercado dos Pinhões (DJ Naftalina, Banda DUBaile); Aterrinho da Praia de Iracema (Afoxé Filhos de Oyá, Unidos da Cachorra, Camaleões do Vila, Bonde Batuque e Baqueta com atração convidada); Largo Luis Assunção (Bloco das Travestidas): Polo de Lazer Sargento Hermínio (Bloco As Damas Cortejam, Raizes do Griô); Mocinha (Bloco Num Ispaia Sinão Ienche); e Monsenhor Tabosa (Banda Pacote de Biscoitos (Infantil), Bloco Bons Amigos e Convidados).
Registre-se que a Secult também terá intensa programação cultural, amanhã e  domingo, nos seus  vários equipamentos.  

FESTIVAL REC-BEAT EM SOBRAL E FORTALEZA

Há 22 anos, o tradicionalíssimo Carnaval de Recife abre espaço para o consagrado Festival Rec-Beat, uma importante vitrine para artistas da música independente que, neste ano, decidiu expandir suas fronteiras para realizar shows nas cidades cearenses de Sobral e Fortaleza, hoje e amanhã.
A participação do público ao Rec-Beat é gratuita e a programação musical será composta pela cantora pernambucana Karina Buhr (foto), a baiana Larissa Luz, o paraense Lucas Estrelas e a dupla colombiana de música eletrônica Mitú. Os jovens do grupo musical Mitú, de Bogotá, apresentam músicas do mais recente trabalho, Cosmus (2017), que possui sucessos como Fin, Melgar e Campanas.
Em Sobral, o evento acontece hoje, sexta-feira, na Praça São João, em parceria com o Instituto Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa), responsável por formular e implementar políticas culturais no município, e conta ainda com duas atrações exclusivas: DJ Catiguria (CE) e Colorida (Sobral).
Em Fortaleza, o palco será montado amanhã, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar, e terá a participação do cearense Daniel Peixoto. De acordo com Antonio Gutierrez, produtor cultural, criador e diretor do Rec-Beat, a programação escolhida reflete a orientação curatorial do festival nos últimos anos, com destaques para as principais cenas musicais do País e também da América Latina. 

GOL - VOOS DIÁRIOS DE FORTALEZA PARA MIAMI E ORLANDO

Orlando - Florida - EUA
A partir do dia 4 de novembro deste ano, Fortaleza terá voos diários saindo do Aeroporto Internacional Pinto Martins, com destino as cidades de Orlando e Miami, nos Estados Unidos. O lançamento foi realizado na última segunda-feira (15) pela empresa Gol Linhas Aéreas, por ocasião do aniversário de 17 anos da companhia.
De acordo com a empresa, a venda dos bilhetes para essas duas novas rotas, começará na próxima semana. Os voos partirão de Fortaleza às 8h35, chegando em Orlando às 14h25 e às 14h05, em Miami. Já os voos de volta partem de Orlando às 21h45 e às 22h de Miami, com previsão de chegada às 7h15, em Fortaleza.
MAIS VOOS - A partir de 1º de fevereiro, Fortaleza ganhará dois novos voos internacionais. Com frequências semanais, os voos começam a operar, respectivamente, em 1º de fevereiro para Lisboa (Portugal) e Paris (França), e 19 de março para Milão (Itália). Ambos terão conexão na Ilha do Sal, em Cabo Verde. A novidade faz parte do relançamento da Companhia Cabo Verde Airlines (TACV), que será anunciado dia 17 de janeiro, às 19 horas, no Fortaleza Atlântico Hotéis.
Atualmente, Fortaleza já conta com voos internacionais diretos para Cidade do Panamá (Panamá), Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), Caiena (Guiana Francesa), Frankfurt (Alemanha), Lisboa, Miami (EUA), Milão e Praia (Cabo Verde). A partir de maio, a Capital vai oferecer mais 12 frequências, entre elas, voos para Paris, Amsterdam (Holanda), Orlando (EUA), Miami, Lisboa, entre outros destinos. (Com  Agências)

ROTA DO SOL SEMANAL 19/01/2018 ISSUU