Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

CALEIDOSCÓPIO - AEROPORTO/HOTÉIS / O PESO DA ORGANIZAÇÃO

AEROPORTO/HOTÉIS
                Com os últimos eventos que aconteceram em Fortaleza, como marco a Copa das Confederações em junho último, solidifica-se mais ainda a necessidade reclamada há tempos de um ônibus executivo, partindo do Aeroporto do Pinto Martins e indo, até a Avenida Beira Mar, local em que está a maioria dos hotéis da Capital.  Já que desejamos ser uma das referências do turismo nordestino, a providência é das mais necessárias. Para cá não vêm apenas os endinheirados. Pelo contrário, a massa de classe média, de jovens e idosos que chega via aérea é bastante significativa. O Fortal e outros eventos, inclusive religiosos, são exemplos irrefutáveis.  É certo que trazem numerário para viver a cidade à sua maneira.  Mas é certo também que poderíamos proporcionar-lhes um transporte bom e barato para chegar até o local em que ficarão hospedados. Um itinerário inteligente em que os ônibus executivos contemplassem o centro da cidade e bairros com apelo turístico até a Beira Mar seria um grande passo para mostrar que realmente a capital cearense está no caminho certo dos grandes centros turísticos do país. São Paulo e Rio de Janeiro oferecem opções a quem chega a Guarulhos, Congonhas ou ao Galeão. Brasília é um exemplo clássico. Há ônibus executivos ao preço de oito reais que, praticamente, passam por toda a cidade. Saem do Aeroporto JK e seguem pelo Eixo Sul/L, Esplanada dos Ministérios, Setor Hoteleiro Norte, Centro de Convenções Ulisses Guimarães, Setor Hoteleiro Sul, Eixo Sul/W e regressando novamente ao Aeroporto. Uma viagem bastante agradável e que serve até para os passageiros em trânsito, com mais de duas horas para a conexão. Não seria o caso de imitarmos Brasília? É pensar rápido. A Copa do Mundo de Futebol está às portas, como outros grandes eventos, como é o caso da apresentação no Castelão da “pop” Beyoncé

O PESO DA ORGANIZAÇÃO

                Fala-se muito do comportamento arbitrário da Federação Internacional de Futebol na realização dos seus eventos. De fato, a FIFA pelos seus prepostos interferem em tudo, até ferindo princípios estabelecidos nos países sedes dos seus jogos. Estamos vivenciando as muitas ações impostas para a realização, em junho/julho do  próximo ano, da Copa do Mundo de Futebol. Houve protocolos de intenções gerais e específicas para as cidades-sede das partidas, algumas sem muitos propósitos e outras sem dúvidas necessárias. O dedo da chamada “madrasta” interfere na vida cotidiana do povo, contanto que não haja transtornos maiores antes, durante e depois dos jogos de que é a responsável  maior. Mas não se pode obscurecer o bom legado que ficará para as cidades-sede dos jogos e pra o próprio país. Mobilidade urbana, segurança pública, saúde, estádio, que impôs ser  arena, com todos os requisitos não apenas para a prática do futebol mas conforto do público, serviços de comunicação de qualidade e outras coisitas mais  fazem parte do protocolo. Enfim, muito se pode falar do autoritarismo da FIFA, mas é de bom tom  reconhecer que, com todos ‘pecados” que tem, inclusive na questão relativa a dinheiro, também ela nos está ensinando o que é organização, com pautas definidas. Exemplo é dado no momento. Faltando quase um ano para a realização dos jogos da Copa do Mundo 2014,  os ingressos já começaram a ser vendidos, dentro das normas para que não haja atropelos de última hora. É uma lição. 

AEROPORTO DE SÃO BENEDITO JÁ PODE FUNCIONAR

O Aeroporto de São Benedito – Walfrido Salmito de Almeida, na Serra da Ibiapaba,  recebeu inscrição da Agência Nacional de Aviação Civil. A portaria na Anac nº2111/SIA, de 16 de agosto de 2013) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira (19) e está assinada pelo superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da Anac, Fabio Faizi Rahnemay Rabbani. A partir do cadastro, está aberta  oficialmente a permissão para o tráfego aéreo naquele aeroporto. A inscrição tem validade de 10 anos e já entrou em vigência a partir da publicação da portaria.
O Aeroporto de São Bendito certamente  vai alavancar o desenvolvimento do comércio, do turismo e diminuirá o tempo de deslocamento para transporte de produtos da Região da Ibiapaba para outras áreas do Ceará. Foram investidos cerca de R$ 7 milhões.
A pista tem 1.500 metros de comprimento e  30 metros de largura, sendo maior que a do Aeroporto de Congonhas em São Paulo. O Aeroporto dispõe ainda de balizamento noturno, biruta eletrônica, pátio de estacionamento de aeronaves, corpo de bombeiros, terminal de passageiros e estacionamento para veículos.

DEBATE SOBRE DEFICIÊNCIAS DO SETOR DE TÁXI AÉREO

A Associação Brasileira de Táxi Aéreo realizará,   o V Encontro Nacional das Empresas de Táxi Aéreo  nos dias 30 e 31 vindouros,  das 9h às 17h, no hangar da Helimarte, no Campo de Marte em São Paulo,   terá  a participação da ANAC. O evento receberá empresários do setor de táxi aéreo para os  debates envolvendo questões relacionadas ao mercado. 
 “O Brasil está em constante mutação, e já se preparando para a Copa do Mundo. Nesse curto espaço de tempo, as regras do setor aéreo precisam ser avaliadas, por isso é importante discutirmos pontos a melhorar, futuro da categoria, relacionamento com a Anac, atualizar dados e dificuldades sofridas por empresas que estão em regiões diferentes e dificuldades de mão de obra qualificada”, afirma Milton Arantes, Presidente da Abtaer.
Uma das pautas do V Encontro será a recente restrição de voos em área controlada que delimita horários para sobrevoo sem pouso em determinadas áreas da capital. 
Em meados de julho o Departamento de Controle do Espaço Aéreo, através de um NOTAM (Notice to Airman), um documento de cumprimento obrigatório, que tem a finalidade de divulgar temporariamente informações relativas a regras de voo provisórias e restrições em geral aos aeronavegantes, impôs limites ao sobrevoo de helicópteros algumas regiões da cidade. 
A Restrição limita os voos dentro da área de controle para helicópteros diariamente nos horários 06h às 10h, das 13h às 15h e das 17h às 20h. Nesses horários, fica proibida a entrada de helicópteros que não irão pousar em algum heliponto dentro desta área que forma um quadrilátero que vai de um lado da Paulista até o Morumbi e de outro da cabeceira do aeroporto de Congonhas até o Cebolão. A decisão afeta diretamente o mercado de voos comerciais e panorâmicos turísticos na cidade.

NATAL LUZ DE GRAMADO APRESENTARÁ NOVO ESPETÁCULO

Uma das novidades do 28º Natal Luz de Gramado será o espetáculo Natalis,  que será apresentado, de  01/11/2013 a 12/01/2014,  no Lago Joaquina Rita Bier. Dirigido por Sérgio Korsakoff – com vasta experiência em espetáculos natalinos, o novo espetáculo terá um total de 20 apresentações, às segundas e sextas-feiras, a partir das 21h15min. “A ideia é trazer o cunho religioso do Natal, utilizando uma tecnologia inédita”, afirma Korsakoff. “Iremos narrar os sete dias da criação do mundo, com imagens projetadas em telas de água. Serão 200 metros quadrados de projeção cada uma”, complementa o diretor do novo espetáculo do Natal Luz.
Natalis fala do nascimento do menino Jesus  e passa por episódios bíblicos como o da multiplicação dos peixes, quando o público terá a sensação de que Ele caminha sobre a água. 
O espetáculo terá duração de 30 minutos e a trilha musical será toda em português. Sem revelar toda a trilha, o produtor Walter Neto deixa escapar que haverá o Pai Nosso cantado e uma nova versão de Jesus Cristo, hit dos anos 70, composto por Roberto Carlos e Erasmo Carlos. A narração ficará a cargo de Cid Moreira. 
Para que o público tenha visão perfeita dos telões, a capacidade das arquibancadas do Lago Joaquina Rita Bier será reduzida para apenas 3,2 mil pessoas por espetáculo

PROMESSA: ATÉ O FIM DO MÊS 1ª ESTAÇÃO DO VLT

As obras de implantação do ramal ferroviário Parangaba-Mucuripe, a ser operado por Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), deverá ter a primeira, das dez estações previstas, pronta até o final deste mês. A estação Rodoviária, cuja obra já está com a estrutura em aço e piso em fase de finalização, fica ao lado da rua Engenheiro Edmundo Almeida Filho, esquina com a avenida Borges de Melo, no bairro de Vila União.
Por conta da construção de um túnel por baixo dos trilhos do VLT na avenida Borges de Melo, está interditada por 180 dias, no sentido oeste-leste (rodoviária-Base Aérea), a partir do sábado (17) .   A faixa de tráfego em sentido contrário continuará liberada..
Conforme o coordenador de Transportes e Obras da Secretaria da Infraestrutura do Estado, o engenheiro André Pierre, a estação, logo que ficar pronta, deverá servir como amostra do modelos de oito das estações de passageiros, já que duas delas, a de Parangaba e Papicu, são diferenciadas devido ao fato de servirem de integração com outros modais de transportes coletivos. Logo que finalizado o equipamento deverá receber um VLT.
O VLT continua avançando com a construção de mais três estações de embarque e desembarque de passageiros, de um total de dez previstas pelo projeto. Com próximo a 40% de obra concluída, a entrega do o VLT à população está prevista para o primeiro semestre de 2014, a tempo da Copa do Mundo de Futebol, da qual Fortaleza será uma das subsedes. 
ESTAÇÕES - O projeto prevê, dentre outras, a construção de três tipologias de estação, sendo uma elevada em Parangaba, que fará integração com a Estação Parangaba - Linha Sul do Metrô de Fortaleza e o terminal de ônibus do Sistema Integrado de Fortaleza, a Estação elevada do Papicu (que fará a integração com a Linha Leste do Metrô e o terminal de ônibus) e outro tipo de padronização para as outras oito estações: Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Mucuripe e Iate.

PROJETO PRAIA SEM BARREIRAS TAMBÉM EM OLINDA

A Praia do Bairro Novo, em Olinda,  foi a quarta em Pernambuco a receber o projeto de acessibilidade Praia Sem Barreiras.  A ação, uma iniciativa da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), tem como objetivo disponibilizar em algumas praias do Estado esteiras de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para o banho assistido voltado para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. 
Localizado diante da Praça Duque de Caxias, o Praia Sem Barreiras em Olinda foi lançado na manhã de ontem (21). Com uma esteira de acessibilidade de 50 metros de comprimento, quatro cadeiras anfíbias e duas piscinas plásticas para as crianças, o projeto conta ainda com doze estudantes das áreas de Turismo e Saúde da Universidade Maurício de Nassau, escolhidos para serem monitores capacitados para o banho assistido. Os equipamentos estarão disponíveis sempre de sexta-feira a domingo, das 8h às 12h. 
Uma rota acessível, criada pela prefeitura de Olinda, também foi pensada para a melhor locomoção dos usuários do projeto. O percurso tem início na parada de ônibus na Praça Duque de Caxias (Avenida Getúlio Vargas, s/n) e segue até o ponto onde será montada a estrutura do Praia Sem Barreiras, na Avenida Ministro Marcos Freire. Fazem parte da rota: rampas, piso tátil de alerta e faixa de pedestres, um banheiro adaptado, localizado no quiosque próximo ao espaço, e um telefone para surdos, no mesmo local. 
HISTÓRICO – A praia do sueste de Pernambuco, em Fernando de Noronha, foi a primeira a receber o projeto. No arquipélago, os turistas podem encontrar uma esteira de 30 metros de comprimento, quatro cadeiras de rodas e o Posto de Informação e Controle, recém-inaugurado pela EcoNoronha. Oito profissionais da  EcoNoronha foram qualificados para o banho assistido, que acontece todos os dias, das 8h às 18h.
Em Boa Viagem, no Recife, segundo local a receber o projeto, a Arena de Acessibilidade fica localizada em frente ao Internacional Palace Hotel. A estrutura é montada e desmontada de quinta a domingo, no horário de 8h às 12h. Já na Praia de Porto de Galinhas, o projeto fica localizado diante da Praça das Piscinas Naturais. Passeios de jangadas adaptadas com cadeiras anfíbias (R$ 15) e mergulhos adaptados (R$ 250) também podem ser feitos. A ação ainda conta com uma rota acessível ao longo da Rua Esperança, que tem início na parada de ônibus adaptada e vai até a areia da praia. 

TAMBABA É A SEDE DO OPEN DE SURF NATURISTA

A praia naturista de Tambaba, no município de Conde, distante 17km da capital João Pessoa, litoral sul da Paraíba,  será palco da sexta edição do 'Tambaba Open de Surf Naturista', nos dias 7 e 8 de setembro. A competição foi idealizada pelo Movimento NU (Naturistas Unidos) com a finalidade de difundir a filosofia naturista por meio do esporte que representa: conceitos de liberdade, harmonia e respeito pela natureza. O Open foi criado durante o 31º Congresso Internacional de Naturismo.
 A estimativa do coordenador geral do evento, Carlos Santiago, é de que mais de 40 atletas de todo o país participem da competição. Segundo ele, as inscrições podem ser feitas nos dias das disputas, de 9h às 12h, na secretaria do campeonato instalada na praia de Tambaba. O valor da inscrição é de R$ 35 por categoria, à exceção da categoria 'expression session', que está associada à inscrição de uma das competições.   
Além das provas do Open, haverá uma programação paralela alusiva aos 10 anos de criação do Movimento Naturismo Unido (NU). De acordo com o coordenador, está prevista a realização de shows musicais, exposição de artes e aulas de surf na Escola SurfNU.   
O 6º Tambaba Open de Surf Naturista tem a co-realização Governo do Estado, por intermédio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur;  da Prefeitura de Conde, com o apoio da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), Sociedade Naturista de Tambaba (Sonata), Federação Paraibana de Surf (PBSurf), das Associações Paraibana de Árbitros de Surf (ASPA); Comercial, Industrial e de Serviços de Conde (ACIC); de Turismo Costa de Conde (ATCC), WM Pranchas, Máster Transfer, Plume Comunicação Visual, Tambaba Camping e Hospedagem, Pousada Tambaba Naturista, Pousada e Restaurante Arca de Bilú.
A PRAIA -  Foi Tambaba a primeira praia do Brasil a permitir o naturismo por lei municipal( lei municiapal 284/2004). Gerido o naturismo pela SONATA, Sociedade Naturista, há uma série de normas de conduta ética para os que frequentam a praia, como a  proibição de filmagens ou fotografia, sem autorização, a obrigação de nudez total para aceder ao local, a proibição total de qualquer comportamento ou praticas sexuais e proibição do uso de drogas. 
Em 2008, foi sede foi na bonita praia o 31º Congresso Internacional de Naturismo da INF-FNI (Federação Internacional de Naturismo), fato que a incluiu na a história do naturismo mundial, como a primeira área Naturista do Hemisfério Sul e primeira área Naturista da América Latina 

JOINVILLE: TURISMO EM ALTA NA MANCHESTER CATARINENSE

Com uma notável vocação para receber turistas, a pioneira cidade de Joinville é destino certo para quem busca opção de viagem para locais em que há muita história para ser contada. O local, inclusive, é chamado de a "Manchester catarinense" por se ter  transformado em um destacado polo industrial da região. São muitos os parques públicos com suas belas paisagens naturais, museus que contam a rica história local, promove festas e festivais importantes, como a Festa das Flores, o mais tradicional evento do calendário turístico e cultura de SC, entre outros que também acontecem tendo a música, a dança e a gastronomia como pano de fundo. Os turistas podem também a bordo de uma bicicleta transitar pela cidade - considerada a "Cidade das Bicicletas" tendo uma “magrela” para cada dois habitantes - enquanto se deslocam de um ponto turístico até o outro sem poluírem o meio ambiente.
É Joinville a mais populosa cidade do estado, à frente da capital, Florianópolis, distante 180km. Com seus 526 905 habitantes (em 2012), é o terceiro município mais populoso da Região Sul do Brasil e o 36º mais populoso do Brasil . Seu IDH é dos mais altos, ocupando a 21ª posição nacional e a quarta entre os municípios catarinenses
TURISMO EM ALTA - Com tantas atrações, fica difícil de o turista não querer conhecer ou voltar mais vezes para a cidade. O município é repleto de excelentes atrações, sejam cultuais ou naturais. Os  museus e parques são muitos, como o Museu Arqueológico de Sambaqui,  na Avenida Beira-Rio, no Centro, o qual possui fósseis e conta a história dos sambaquis que habitavam a região; o Museu Nacional da Imigração e Colonização que foi chamado Palácio dos Príncipes; o  Parque Zoobotânico,  no Morro do Boa Vista;o Parque Caieira: um pedaço da Mata Atlântica, com trilhas e muitas novidades; a baía da Babitonga; o   rio Cachoeira, que  passa pelo centro da cidade e desemboca na baía e com  área quase toda urbanizada, mantendo alguns manguezais preservados; Casas em Enxaimel,  tipicamente alemãs.  O ponto culminante é o Pico Serra Queimada, com 1 325 metros de altitude, na Serra Queimada.
Joinville se desta pelos inúmeros eventos culturais. A Festa das Flores acontece há 72 anos. O Festival de Dança de Joinville - reconhecido como o maior do mundo em seu gênero (consta no Guiness Book) - na sua 31ª edição em 2011. A produção artística é frequente e acontece  em centros culturais, museus, casa da cultura, centro de eventos, mercado público, teatros, na Cidadela Cultural Antarctica (antiga fábrica de cervejas), e também em escolas, universidades, associações de moradores, igrejas e praças públicas
ESCOLHA DE HOSPEDAGEM – Muitas são os meios de hospedagem em Joinville.  Um deles é o Slaviero Slim Joinville, da Rede Slaviero Hotéis, que oferece conforto e economia.  A promoção da vez é a acomodação double pelo preço da single nos finais de semana,  a partir de R$ 140,00 (+5% ISS) com direito a café da manhã. O Slaviero Slim Joinville, da Rede Slaviero Hotéis, referência no mercado da hotelaria.  Após sua expansão na cidade de Curitiba, onde foi inaugurado o primeiro hotel da rede em 1981, a Rede Slaviero Hotéis ampliou sua presença no país e está presente em dez cidades e cinco estados brasileiros, com ambiciosos planos de expansão, somando atualmente 27 empreendimentos.
Para maiores informações:  www.slavierohoteis.com.br / 0800 704 3311 begin of the skype highlighting  0800 704 3311 GRÁTIS

MUSEU RECONTA A HISTÓRIA DA POLÍTICA MINEIRA

Foi aberta ao público com a exposição permanente o projeto museográfico “Palácio da Liberdade: Memórias e Histórias”, em Belo Horizonte, recontando, de forma moderna e com avançados recursos tecnológicos, momentos marcantes da política mineira. possibilitará aos visitantes vivenciarem fatos da sede histórica do Governo de Minas, além conhecerem mais da trajetória de 16 ex-governadores, todos já falecidos. “O Palácio da Liberdade tem uma característica singular na história, não só de Minas, mas do Brasil, pelo que suas paredes, seus lustres, sua escadaria belga foram testemunhas ao longo de mais de 100 anos. Então, o objetivo foi saudar, em uma grande trajetória histórica, um verdadeiro caleidoscópio de emoções aqui consolidadas, a trajetória, algumas experiências da vida de ex-presidentes do Estado, como se denominava então, e de ex-governadores de Minas Gerais”, destacou Anastasia diante de dezenas de autoridades, artistas e parentes dos ex-governadores homenageados.
Museu Vivo- Com moderna tecnologia de vídeo, animação e outras mídias digitais, o projeto “Palácio da Liberdade: Memórias e Histórias” recebeu investimentos de R$ 850 mil, resultante de acordo de cooperação técnica com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e com o Serviço Social da Indústria (Sesi). O evento marcou a reabertura do Palácio da Liberdade, após 12 meses de reforma e restauração nas áreas internas e externas, com recursos de R$ 600 mil. Estão dispostos pelos 30 cômodos do Palácio da Liberdade objetos, como porta-retratos e espelhos, pelos quais é possível assistir a vídeos e animações com personalidades da política mineira, sempre focados em episódios marcantes de nossa história. Para construir esse mostra, o idealizador Marcello Dantas falou do processo de restauro da sede do Governo para a população, que o torna também educativo, e explicou o desafio de contar parte importante da história de Minas Gerais em tão pouco espaço entre paredes e móveis dispostos no palácio.“ A pesquisa da exposição “Palácio da Liberdade – Memórias e Histórias” foi feita pela historiadora Maria Eliza Linhares Borges, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o levantamento iconográfico, por Vanessa Viegas e Solange Santos. O Palácio da Liberdade conta com dez educadores disponíveis para orientar visitantes em um percurso com duração média de uma hora. O espaço foi aberto ao público no domingo (04). A partir daí, as visitações são  feitas aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. (Jornalista Sérgio Moreira)

CLARET GUERRA É MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO


O novo mestre em  Administração, Antônio Claret Guerra, ao centro, com os professores doutores  Aleixina Maria Lopes Andalécio (orientadora da dissertação) e Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, diretora geral da Faculdade Novos Horizontes.
O diretor-geral do “Jornal MG Turismo, Antônio Claret Guerra, que é jornalista profissional diplomado pela UFMG e pós-graduado com MBA Executivo em Gestão Empresarial, acaba de receber novo título acadêmico, o de mestre em Administração, com ênfase em mídias sociais e turismo, obtido na Faculdade Novos Horizontes, onde as aulas são ministradas por professores oriundos ou em atividades na UFMG. 
Claret Guerra, também diretor nacional da Abrajet, obteve a pós-graduação “strict sensu”, aos 59 anos de idade, mesmo desempenhando todas as suas atividades jornalísticas e empresariais . Ele defendeu a Dissertação intitulada “A contribuição de mídias sociais para o processo de decisão de compra de produtos turísticos por consumidores brasileiros, na área de Ciências Sociais Aplicadas, com conteúdo acadêmico nas áreas de Administração, Jornalismo e Turismo. Segundo afirmou, já iniciou os preparativos para se submeter, em 2014, a um processo de seleção para o Doutorado.

CERVEJAS NA ROTA DE TRÊS GRANDES EVENTOS

Em razão do crescimento da produção de cerveja pelo país, cresce o número de eventos e festivais.  Nos próximos meses estão programadas a feira Brasil Bier, em São Paulo, o Minas MixBeer, em Belo Horizonte  e a tradicional Oktoberfest, em Blumenau (SC).
A exemplo da Serra Gaúcha (RS), que se firmou como destino turístico apostando em suas vinícolas, Blumenau e cidades vizinhas catarinenses passaram a atrair turistas criando um roteiro de visitação para 11 cervejarias da região, conhecido como a Rota da Cerveja. A rota, criada em 2005, leva o visitante a conhecer o processo de fabricação de cervejas, do preparo dos ingredientes ao processo de fermentação do líquido. As principais cervejarias estão nas cidades de Blumenau, Pomerode, Jaraguá do Sul e Timbó. A prefeitura de Blumenau oferece um aplicativo gratuito pela internet com a localização e histórica das cervejarias.
De acordo com o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, ao oferecer ao turista um produto típico da cultura, a região ganha ainda mais força turística. Blumenau já promove a maior festa alemã do país, a Oktoberfest. O parque da Vila Germânica, onde é realizada a festa, tem capacidade para quase 38 mil pessoas e este ano ocorre de 3 a 20 de outubro.
Belo Horizonte também vem atraindo o turista interessado em cerveja. No próximo mês, a capital será sede do Minas MixBeer, entre 6 e 7 de setembro. A festa deve atrair cerca de 10 mil pessoas entre profissionais e apreciadores da cerveja. A Belotur, empresa de turismo da prefeitura de Belo Horizonte, pretende criar um roteiro de visitação às 18 cervejarias da capital, entre elas a Cervejaria Backer, que inaugura até o final do ano um parque cervejeiro aberto aos turistas. O espaço terá 4 mil m² e contará também com restaurante, espaço para eventos, loja de insumos para fabricação de chopes e cervejas.
 Em São Paulo, de 3 a 8 de setembro,  também acontece um evento voltado para a cerveja, o Brasil Bier, no mercado central da cidade. 

REABERTURA DO PROGRAMA VIAJA MAIS MELHOR IDADE

A nova versão do Programa Viaja Mais Melhor,  voltada para as  pessoas com mais de 60 anos, será relançada durante o Congresso da ABAV – Feira das Américas, programado para 2  4 de setembro próximo, no Anhembi, São Paulo. A nova versão, conforme o Ministro do Turismo, Gastão Vieira, será  voltada para as  pessoas com mais de 60 anos  e   trará prazos e condições de financiamento mais favoráveis, proporcionando oportunidade para que os brasileiros da Maior Idade viajem mais pelo País. 
Entre as novidades está o acesso ao crédito  por meio de um cartão - em moldes semelhantes ao que ocorre com financiamentos para a compra de material de construção - operacionalizado por instituições públicas como o Banco do Brasil e a Caixa. O programa prevê prazo de até 48 vezes para pagamento dos pacotes de viagem, que poderão incluir passagens, traslado, estadias em hotel e entradas em parques.
No programa Bom Dia do último dia 14, disse o ministro: “As pessoas vão usar um sistema bem simplificado, que os bancos já usam para a compra de material de construção, por exemplo. Com um cartão, sem burocracia, a pessoa poderá fazer seu roteiro e acessar automaticamente os recursos”. Acrescentou: “A baixa temporada é o foco, mas o financiamento se dá a qualquer momento. Quem fizer um planejamento e procurar com antecedência, certamente vai encontrar essas vantagens”, 
O ministro também comentou o fato de os brasileiros gastarem em viagens ao exterior, em média, três vezes mais do que os turistas estrangeiros que vêm ao país. Segundo ele, além de o Brasil não ser considerado um “paraíso do consumo”, o “preço de fazer turismo no país é um gargalo que precisa ser enfrentado”. Vieira ressaltou que o governo “agiu e sempre agirá na forma que a lei permite” quando forem detectados abusos nas cobranças de diárias e refeições, por exemplo, mas que tem optado pelo diálogo com o setor. Para ele, não adianta os empresários quererem recuperar os investimentos feitos em razão dos eventos esportivos “da noite para o dia”. (Com a Agência Brasil)

PAC: R$1,9 BILHÃO PARA CIDADES HISTÓRICAS

Reis Magos, em Natal (RN)
Agora totalizando R$ 1,6 bilhão em obras de restauração, o que representa acréscimo de R$ 600 milhões em relação à previsão divulgada em janeiro, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a relação das ações que serão contempladas no PAC Cidades Históricas ao longo dos próximos três anos. 
 A ministra da Cultura, Marta Suplicy, e a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Jurema Machado, participaram da cerimônia, realizada na última terça-feira,  20,  em São João del-Rei (MG). Além dos recursos para obras que serão destinados a 44 cidades de 20 estados brasileiros, outros R$ 300 milhões serão utilizados como linha de crédito para o financiamento de restauro e obras em imóveis privados localizados em áreas tombadas. O Programa do Governo Federal envolve, em sua formulação e implementação, os Ministérios da Cultura e do Planejamento e o IPHAN. 
O PAC Cidades Históricas, mais do que conservar imóveis tombados, privilegiará a recuperação de edificações destinadas a atividades que favoreçam a vitalidade dos sítios históricos. Entre as 425 obras, 115 serão em imóveis que abrigam equipamentos culturais, como teatros, cinemas e bibliotecas, além dos 39 que museus cujos edifícios também serão recuperados pelo Programa. O sistema de fortificações do litoral brasileiro, valioso como patrimônio e como potencial turístico, será contemplado com nove das mais importantes fortalezas, entre elas a de Sao Marcelo, em Salvador (BA), a dos Reis Magos, em Natal (RN), e a de Nossa Senhora dos Remédios, em Fernando de Noronha (PE). 
O modelo de desembolso do programa não prevê repasse integral às prefeituras, mas sim a liberação de recursos à medida em que as obras forem licitadas. Os municípios selecionados nesta primeira etapa foram aqueles que preencheram uma ou mais das seguintes condições: possuir bens tombados em nível federal; ser declarados pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade; possuir conjuntos urbanos em situação de risco ao patrimônio edificado; ou serem conjuntos urbanos que constituam marcos no processo de ocupação do território nacional. (Com a Assessoria de Comunicação IPHAN)

SHOWS DA ORQUESTRA DE CONTRABAIXOS TROPICAL

A Caixa Cultural apresenta, no  Teatro Caixa Fortaleza  (Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema),  o espetáculo “Carrancas Brasileiras” da Orquestra de Contrabaixos Tropical. Os shows  serão realizado em Fortaleza de amanhã  até domingo, à noite,  e  fazem parte da turnê que já passou por Brasília, Bahia e se estenderá para outros estados do país. Com composições próprias baseadas no baião, choro, samba, maracatu e maculelê, o espetáculo faz com que o público mergulhe no folclore nacional através de ritmos característicos da música brasileira. 
A turnê “Carrancas Brasileiras” possui um repertório de músicas exclusivamente nacionais, escritas e/ou arranjadas para a inédita formação de 5 Contrabaixos, algo único na América Latina, onde são abordadas diversas  vertentes da música brasileira desde ritmos marcantes, como Maracatu, Congada e Côco até a mais melódica como “Beatriz” de Edu Lobo e Chico Buarque, além da erudita “Chôros nº 3” de Villa-Lobos (escrita originalmente para orquestra de sopros e coro masculino, com os contrabaixos interpretando a parte instrumental, cantada pelos próprios músicos interpretando a parte do coral). 
O GRUPO - Composta por Tibô Delor (fundador do projeto), Ivan Gomes, Tiago Pallone, Fil Caporalli e Leonard Delor, a Orquestra de Contrabaixos Tropical é um grupo único e vanguardista, devido à formação inusitada de 5 contrabaixos e mistura de sons marcante. Estreou em outubro 2002, no Centro de Convivência Cultural de Campinas e desde então participou de importantes festivais e projetos 
Fez o grupo em 2012 sua turnê de lançamento, passando por cidades do estado de São Paulo além de se apresentar no Festival internacional de Campina Grande, na Paraíba, e realizou a 1ª Turnê Tropikombi, viajando o Brasil rumo à Argentina, se apresentando em Córdoba, Villa Maria, Rosario e Buenos Aires. Em 2013 a turnê se estende por capitais brasileiras como Salvador-BA, Fortaleza-CE, Brasilia-DF, Curitiba-PR, além da participação no Panamá do World Music Festival Panamá. 

O DRAGÃO DO MAR ESTÁ COM A FEIRA DA MÚSICA

Oficina na Praça Verde do Dragão
Vai até sábado próximo, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Secult) um dos maiores eventos da música independente brasileira, já consolidado no calendário local. Em sua 12ª edição, a Feira da Música, que começou ontem, 21, promove a integração das artes e debates sobre o cenário político-cultural, reunindo performances, formação e negócios. Parte da programação será também realizada no Estoril.
A novidade deste ano é a presença de projetos diversos ligados à música e às artes integradas, como o espetáculo de dança e concerto musical Cello Dance. O lançamento do livro Um Bom Lugar - Sabotage, seguido de show em homenagem aos 10 anos de morte do rapper paulistano, será outro destaque do evento.
A programação será composta pela apresentação de grupos previamente selecionados pelo Festival, além do Encontro Internacional da Música e da Rodada de Negócios.
O XII Encontro Internacional da Música será um espaço importante para debater a relação entre cultura e o cenário político que o Brasil vive hoje. Além disso, a Feira da Música marca  o encerramento do ano letivo da Universidade das Culturas (UniCult), onde será dado um espaço especial à discussão sobre as redes de festivais e ao intercâmbio entre os territórios Norte e Nordeste.
Na Rodada de Negócios, que engloba a Feira de expositores, a Luthieria e o Feirão do Disco, a ideia é proporcionar um ambiente empreendedor de trocas, promovendo o encontro entre produtores de festivais e artistas e estreitando a relação entre eles. 

INAUGURAÇÃO COM TORNEIO: AQUIRAZ RIVIERA COM CAMPO DE GOLFE DE 18 BURACOS

Mais um importante tento conquista o Aquiraz Riviera. Entre os dias 23 e 25 inaugura o primeiro campo de golfe com 18 buracos no Estado. Para festejar o acontecimento promoverá o 3.º Torneio Interclubes Norte/Nordeste, com a participação de mais de 80 golfistas de sete estados brasileiros. 
É a 3ª edição do Torneio Interclubes Norte/Nordeste, um dos principais eventos do golfe na região, aberta a golfistas de todo o Brasil.
O ampliado campo de golfe do Aquiraz Riviera possui 18 buracos par 72 (72 tacadas), ocupando 90 hectares, num total de 7.322 jardas e tem padrão internacional. 
Para a competição de inauguração estão inscritos golfistas de clubes da Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraíba e Pernambuco. Do Ceará são 5 equipes, uma delas exclusivamente feminina, formada por três  alunas da comunidade local. e patrocinadas pelo Aquiraz Riviera. O grupo vencedor será aquele que somar o menor número de tacadas.
A competição é reconhecida pela Federação Baiana e Capixaba de Golfe, Federação Pernambucana de Golfe, Federação Centro-Oeste Nordeste de Golfe e Federação do Norte de Golfe. 

QUASE CONCLUÍDA A NOVA AVENIDA CATOLÉ

Na última 2ª feiram o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) e da Secretaria Regional VI visitaram a segunda etapa da obra da Avenida Catolé (foto), na zona sul de Fortaleza. A obra de drenagem, terraplanagem e pavimentação irá estender a via no trecho compreendido entre a Rua São Raimundo e o 4º Anel Viário de Fortaleza. O primeiro trecho da obra na avenida, entre a Estrada do Beco da Palmeira e a Rua São Raimundo, já está concluído.
Está sendo trabalhado o segundo trecho da obra, compreendendo a pavimentação asfáltica e a colocação de meio feio e canteiro central. Com 90% de serviços executados, a nova Avenida Catolé terá, aproximadamente, 2 km de extensão e deve ser entregue à população no próximo mês. De acordo com o Coordenador do Programa de Drenagem Urbana de Fortaleza (Drenurb), Andre Daher, quando concluída a avenida, irá facilitar a mobilidade urbana naquela região da cidade, principalmente, por permitir aos moradores do São Cristovão, Jangurussu e Conjunto Palmeiras acesso direto ao Quarto Anel Viário de Fortaleza.

COPA DO MUNDO: COMEÇOU A VENDA DE INGRESSOS

Na manha da última segunda-feira (19), a FIFA anunciou mudanças nas regras de compra dos bilhetes para os jogos da Copa do Mundo de Futebol.  A principal delas e que mais beneficia o torcedor é a que ele poderá escolher se quer receber os ingressos em casa por correio em qualquer local do mundo. Quem deu a notícia foi o diretor de Marketing da FIFA e responsável pela área de venda de ingressos, Thierry Weil, em uma entrevista que aconteceu na Arena de São Paulo. 
Os preços relativos ao envio de ingressos em domicílio serão informados caso a caso, depois de confirmado que o solicitante foi sorteado. A entrega por correio só não será possível para pedidos que incluam clientes que têm direito a ingressos com descontos – e que, portanto, devem apresentar documentos para confirmar essa condição: cidadãos com mais de 60 anos, estudantes e beneficiários do Bolsa Família.
A primeira fase de vendas começou anteontem, 20, depois das 7 horas (horário de Brasília) e se estende até o dia 10 de outubro. Nela estão colocados  à venda cerca de um milhão de ingressos, sendo que l63 mil foram adquiridos em apenas sete horas. Torcedores do Brasil, Argentina, Estados Unidos, Chile e Inglaterra lideraram nas compras.  Os pedidos maiores foram para jogos da abertura, no Itaquerão, em São Paulo, e a para a final da Copa, no Maracanã. 
Cerca de 300 mil serão de categoria 4, oferecidos prioritariamente a clientes que se encaixam nessas condições.
Para os torcedores de fora do Brasil, os ingressos custam a partir de US$ 90 para as partidas da fase de grupos na categoria 3 (com exceção do jogo de abertura, que custa US$ 220). Para residentes no Brasil, os ingressos mais baratos são para estudantes, idosos e beneficiários do Programa Bolsa Família, com preço de R$ 30 (cerca de US$ 15) para 47 dos 48 jogos da fase de grupos (novamente, com exceção do jogo de abertura, a R$ 80 na categoria 4). No total, aproximadamente três milhões de ingressos serão disponibilizados ao público durante as três fases de venda.
A Arena Castelão será palco de seis partidas da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, incluindo uma partida da Seleção Brasileira, no dia 17 de junho, às 16 horas, válida pela primeira fase da competição; e mais três partidas da primeira fase nos dias 14, 21 e 24 de junho. Fortaleza receberá ainda um jogo das Oitavas-de-final, no dia 29 de junho, às 13 horas; e um jogo das Quartas-de-final, no dia 04 de julho, às 17 horas.

FCVB NEWS: CONGRESSO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA CAPTADO


Rafael Bezerra (Arx Eventos), Dr. Milton Ruiz (Atual Presidente do CBO)
e Dra. Socorro Lucena (Sociedade Cearense de Oftalmologia)

Fortaleza será a sede do Congresso XXIX Brasileiro de Oftalmologia, em setembro de 2017. O trabalho de captação foi realizado em conjunto pela Arx Eventos e Naja Turismo, durante o Pan-americano de Oftalmologia no Rio de Janeiro e contou com o  apoio do Fortaleza Convention Bureau. A Diretora da Sociedade Cearense de Oftalmologia, Dra. Socorro Lucena fez a defesa da cidade durante a Assembléia Geral do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Fortaleza foi eleita por unanimidade entre os participantes. O evento irá ocorrer no Centro de Eventos do Ceará e tem a expectativa de contar com 6.000 participantes.

ROTA DO SOL SEMANAL 22/08/2013 - ISSUU