Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

CALEIDOSCÓPIO


VÔOS REGIONAIS
                Não há negar que as 12 cidades-sede dos jogos serão altamente beneficiadas com o que está projetado  no projeto de intenções firmados com a FIFA. Arena principal dos acontecimentos, os estádios dos jogos certamente estarão prontos e com visão futurista, isto quase todo mundo acredita. A grande dúvida é se a infraestrutura das  capitais-sede dos jogos terão mesmo concluídas o que está programado. Os problemas de mobilidade humana serão mesmo resolvidos. No caso de Fortaleza, estarão alargadas as avenidas que demandam o Castelão? O Aeroporto Pinto Martins ficará em condições de bem receber? O TLT (trem leve sobre trilhos) realmente ligará o Mucuripe a Parangaba, indo também ao Castelão antes de 2014? Serão construídos novos hotéis, aumentando a oferta aos milhares de turistas que vierem para os jogos? As vias públicas ficarão em condições de permitir um trânsito sem transtornos?  Será realidade o que se prevê para oferecer aos visitantes  na área de turismo e lazer,  aí incluídos entre outros  o Acquarius Ceará. a nova Avenida Beira Mar, a Praia do Futuro, urbanizada como deve? Enfim, estará Fortaleza, como as outras capitais dos jogos, em condições de se apresentar bonita e atraente? Francamente, acreditamos que teremos uma urbe muito melhor que a atual, prenhe de problemas. Mesmo não se efetivando tudo que está programado para o, ano da Copa do Mundo de Futebol, a população estará muito melhor contemplada. Outros gargalos não muito comentados devem ser incluídos nas prioridades, na listagem das cousas boas e que precisam de ser superados. Um deles é o da questão dos vôos regionais, no Nordeste sobretudo. Numa época de tanta modernidade,  em que tempo é dinheiro, é inconcebível que cidades importantes do interior só se liguem a outros centros através do transporte terrestre. Aliás, diga-se de passagem que as empresas de ônibus fazem até milagre para servir bem. Têm ônibus novos, mas as estradas são de péssima qualidade, atrasando mais as viagens. Por exemplo, para se ir a Sobral, apenas 225 quilômetros de Fortaleza, leva-se 5 , 6 horas. E a Princesa do Norte, como agora Aracati, Camocim, Jericoacoara e Iguatu têm campo de pouso que pode receber aeronaves de médio porte, faltando ajustar a infraestrutura de terminal de passageiro e outros requisitos. A Gol, a Azul, a Trip e outras empresas menores estão procurando estender suas redes regionais. Mas há com a ANAC e governos estaduais, que já deviam ser resolvidos se houvesse boa vontade.  Juazeiro do Norte, por exemplo, já está servida regularmente em relação a transporte aéreo. E as outras cidades importantes da região nordestina? Nesta época de Copa do Mundo, o problema dos vos regionais não podem nem devem ficar marginalizados.

EMENDA 29, SUGESTÃO

                Está na ordem do dia a discussão sobre a regulamentação da Emenda 29.  em  tramitação no Congresso Nacional. Como é sabido,  diante do caos da saúde pública no País, o Governo  Federal quer reverter a situação. Para tanto, com a referida Emenda pretende de qualquer forma arrecadar dinheiro específico para tal fim. Nas entrelinhas deseja ressuscitar o malfadada CPMF, aquele imposto idealizado pelo Ministro Janete com o fim ser destinado somente para a  Saúde. Infelizmente, a idéia do notável  e bem intencionado médico deu no que deu. Dinheiro muito foi arrecadado, inclusive dos pobres,  mas grande parte foi desviada para outros fins – quem sabe? – até para o bolso dos corruptos.  Pois bem, na realidade é preciso que se arranje verba para minimizar ao máximo os graves problemas da saúde dos brasileiros. Volta da CPMF nem pensar. Se o Governo não se dispõe a tirar do muito  que já arrecada o necessário para oferecer aos brasileiros um sistema de saúde decente, aqui uma sugestão para conseguir polpuda conta. Crie um imposto, este sim,  com uma taxa mesmo  pequena alcançando as altas fortunas, os subsídios do Presidente da República,  dos governadores, dos ministros, senadores, deputados e vereadores, dos altos cargos das administrações públicas. É muito dinheiro. O pobre assalariado e a desprotegida classe média é que não aguenta mais pagar mais um imposto nesta terra de impostos estratosféricos, . 

QUALIFICAÇÃO É A META DO VIVA CENTRO


Fórum busca debater projetos de reordenação do centro de Fortaleza.  Acrísio Sena fala aos participantes.

União entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil pretende fazer avançar o debate sobre ações no Centro de Fortaleza e tornar concretos os diversos projetos propostos para requalificar a área. Para debater sobre o assunto, foi instalado na manhã da última terça-feira, no Centro Cultural do BNB,   o fórum de discussão e elaboração do Projeto Viva Centro.
Coordenado pela Câmara Municipal de Fortaleza,  meta do Viva Centro  é viabilizar um diálogo plural entre os diversos interesses que permeiam no Centro Histórico e colaborar para tirar concretizar as idéias de intervenção em um dos bairros mais antigos da Capital. As ações deverão ser pensadas sob cinco eixos principais: reordenamento, segurança, patrimônio cultural, mobilidade urbana e reocupação habitacional.
Para o vereador Acrísio Sena, presidente da CMF, as cidades são espaços de conflitos de interesses. E, disso, pode-se formular sínteses dessa discussão. A secretária Executiva do Centro, Luiza Perdigão, expôs uma série de projetos para o local. Alguns já em obras, outros em busca de recursos ou pairando somente nas ideias. No planejamento para a recepção da Copa do Mundo de Futebol, por exemplo, faz-se necessário  regulamentar a venda ambulante nas calçadas do bairro, já que, durante o período, muita gente  virá do interior para cá vender suas mercadorias. Dentro de ações já em curso, o diretor do Banco do Nordeste , José Sydrião Alencar, aponta o deslocamento do Centro Cultural Banco do Nordeste da rua Floriano Peixoto para outro ponto do próprio bairro e o financiamento de prédios tombados.
O secretário de Finanças do Município, Alexandre Cialdini, destacou que a Prefeitura concedeu isenção de percentuais do Imposto Predial Territorial Urbano  a diversos grupos do Centro, como para residências ou comércio, mas, ainda assim, a taxa de inadimplência não caiu. Na opinião do deputado federal Artur Bruno  há a perspectiva para batalhar na busca de recursos federais, pois todo parlamentar pode fazer emendas de até R$ 13 milhões por ano e assim espera incluir para Fortaleza R$ 10 milhões anuais.
São ideias para revitalizar o centro de Fortaleza, a construção do Parque da Cidade, nas praças José de Alencar e da Lagoinha; o projeto de drenagem, urbanização e paisagem da rua José Avelino; reforma da Praça do Carmo; intervenção na restauração de projetos arquitetônicos da Escola Jesus, Maria e José; drenagem do Riacho Pajeú; reforma do Teatro São José, que abrigará o Teatro Municipal e a Escola Municipal de Teatro; padronização das calçadas da rua Barão do Rio Branco; reforma do Teatro Antonieta de Noronha e da Galeria Antônio Bandeira, dentre muitas outras.

MAIS PRÊMIOS PARA O BEACH PARK


O complexo turístico Beach Park recebeu o prêmio de melhor comercial de TV (25 anos) e e-mail marketing (Insano) da Associação Mundial de Parques Aquáticos (World Waterpark Association). 
Ambas as campanhas foram desenvolvidas pela Verve Comunicação, uma das agências parceiras do empreendimento. A associação realiza a premiação anualmente e os critérios de julgamento são feitos com base na análise das ações inovadoras na área de publicidade, realizadas pelas empresas do ramo. O evento de premiação está marcado para o dia 3 de outubro, em New Orleans, Louisiana.

SKAL FORTALEZA INOVA NAS SUAS AÇÕES


Em língua escandinava, o lema Skal significa Saúde, Felicidade, Amizade e Longa Vida. O SKAL é uma organização mundial que reúne os executivos do turismo nos mais variados segmentos - operadores e agentes, hotelaria, companhias aéreas, locadoras, receptivos, promotores e organizadores de eventos, organismos oficiais, imprensa e profissionais diversos, reunindo todas as ramificações da indústria do turismo, sendo formado pelos dirigentes e executivos do turismo mundial. Conta neste momento com mais de 25 mil membros filiados em 500 organizações, em aproximadamente 85 países.
O Skal é completamente apolítico e não discrimina sexo, idade, raça, religião, ideais políticos ou classe social. Hoje a entidade ultrapassa fronteiras mundiais na realização de grandes eventos do “trade” turístico, que divulgam e apresentam as potencialidades turísticas dos destinos mundiais, promovendo  negócios  e parcerias entre os seus associados.
O Skal Internacional de Fortaleza foi fundado em 02 de setembro de 1978 pelo jornalista Stênio Azevedo, seu primeiro presidente e que,  na época, representava o Touring Club do Brasil. Stênio Azevedo, de saudosa memória, chegou a fundar 10 clubes no Brasil. Aqui são cerca de 35 associados.
Atualmente, o Skal Internacional de Fortaleza é presidido pela executiva da Prática Eventos, Enid Câmara de Vasconcelos (foto), que expandiu a área de atuação da entidade para a realização de outros tipos eventos que não somente  reuniões comemorativas. Antes, funcionando como um clube, o Skal promovia apenas confraternizações entre os seus associados, sendo, então, expressamente proibido se falar em negócios nos encontros sociais da entidade. Reconhecendo as necessidades de novas motivações, discute-se a nível de gestão  nacional e internacional, uma mudança na antiga filosofia do clube.
No Ceará, o Skal partiu na frente com iniciativas motivadoras,  como os programas Skal Jovem, que objetiva  a transmissão de conhecimentos de experimentados conferencistas aos jovens alunos das Escolas Estaduais que têm cursos de formação profissional em turismo e aos estudantes dos cursos universitários de turismo. Outro programa é o Skal Empresarial, que apresenta palestrantes com assuntos específicos do setor. Recentemente, pelo esforço pessoal de sua presidente, o Skal trouxe a Fortaleza vários membros da Academia Brasileira de Eventos que participaram de um simpósio. E no mês de seu aniversário, em setembro, será realizado na capital cearense, no dia 16,  o Seminário Eduardo Sanovicz de Turismo com palestras e o lançamento de quatro livros: Turismo de Cidades, Pequenos Negócios de Hospitalidade, Negócios e Eventos e Turismo Contemporâneo.
Integram também a atual Diretoria do Skal Internacional de Fortaleza: Colombo Cialdini, vice-presidente; Edmilson Rodrigues, secretário; Valmir Rosa Torres, tesoureiro; José Rangel, diretor de Imprensa; Priscila Cavalcante, diretora de eventos; Érika Martins, diretora de capacitação, e Edgony Bezerra, diretora de relações públicas.

FIEC FESTEJOU MOMENTO CÍVICO COM OS VIZINHOS


Hasteamento

A Federação das Industrias do Ceará, no múltimo dia 6, a partir das 8 horas, comemorou festivamente a Independência do Brasil,  na Casa da Indústria (avenida Barão de Studart, 1980.  Realizou solenemente o ato do hasteamento do Pavilhão Nacional e das bandeiras do Ceará e das unidades que formam o sistema Fiec  SESI, SENAC e IEL;
Condôminos e imprensa: Francisco José (Roraima),
Marluce Monteiro (Tatiana), Luis Carlos Morais (Imprensa FIEC),
Ozanan Cunha( Parque José de Alencar)
A festa cívica dos que fazem a indústria do Estado foi, também,  de confraternização com os moradores dos condomínios dos edifícios vizinhos  Glorinha Pestana, Tatiana, Roraima e Parque José de Alencar. Após o ato de hasteamento das bandeiras, discursaram o dr. Francisco José Alves de Aquino, do Edifício Roraima, em nome dos moradores de dos edifícios vizinhos da Casa da Indústria, e o empresário Roberto Macedo, presidente da FIEC, o qual exaltou a nacionalidade brasileira, situando-a  no concerto dos demais países. Ressaltou o papel histórico dos que fazem a nossa indústria, não deixando de lamentar os atos perniciosos praticados por maus brasileiros nos últimos anos.

DIA 23 REUNIÃO DO CONSELHO E ASSEMBLÉIA DA ABRAJET


Com o tema “O legado turístico dos megaeventos esportivos” e “A importância das mídias sociais para o turismo”, o XXVIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), a se realizar de 22 a 27 deste setembro, em Belém do Pará, vem sendo aguardado com muita expectativa não apenas entre os jornalistas especializados da área, como também em relação aos empresários e órgão públicos. Belém deve receber mais de 300 formadores de opinião estudiosos e empresários do “trade”, todos em em  de pautas positivas sobre o turismo.
São destaque a presença “experts” em gastronomia, eventos, cultura, artesanato, negócios, economia e outros assuntos, os quais do Brasil, Portugal, França, Guiana Francesa, Suriname, e outros países convidados.
O Congresso será no Hangar-Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, de 24 a 26 com press trip em municípios paraenses e, no  dia 27, Dia Mundial do Turismo, em Belém. Os participantes  vão ter uma oportunidade de conhecer os principais roteiros turísticos do Pará: Belém, Marajó (Soure e Salvaterra), Tapajós (Santarém e Alter-do-Chão, Amazônia Atlântica Tracuateua), Araguaia Tocantins (Paragominas e Barcarena) e Xingu (Altamira) ao ser pauta do evento.
REUNIÃO DO CONSELHO E ASSEMBLÉIA – De conformidade com o presente da Abrajet Nacional, Hélcio Estrela, e o presidente e organizadores deste XXVIII Congresso, a Abrajet/Pará, ficou estabelecido que a reunião do Conselho da entidade será às 15 horas do dia 23, no Hangar, com a seguinte pauta: Aprovação de proposta de reforma estatutária e seu encaminhamento à Assembléia Geral;Votação, indicação de proposta de cidade para sediar o do XXIX Congresso no ano de 2012; Assuntos Gerais.
A  Assembléia Geral será a partir das 16h30 e terá o seguinte roteiro: Aprovação de reforma estatutária; Votação e aprovação final da cidade – sede do XXIX Congresso; Assuntos Gerais.

HOMENAGENS NOS 399 ANOS DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO


São Luís completou 399 anos ontem no dia 8 de setembro. Muitas foram as manifestações do povo, autoridades e empresas, entre as quais a exposição fotográfica que promoveu a Allia Hotels, mostrando as belezas naturais e a diversidade cultural da cidade que foi fundada por franceses, invadida por holandeses e colonizada por portugueses.
Prefeitura de São Luís preparou uma grande festa na Praça Maria Aragão
A mostra “Autorretrato”, inaugurada no dia 5 de setembro, reúne registros fotográficos de Antônio Marcos, do Marcu's Studio, de Veruska Oliveira e de Thiago Veloso nos hotéis Solare Suítes Number One, Expresso XXI Saint Louis e Solare PraiaBella Hotel durante todo o mês de setembro. “.
A capital maranhense possui um famoso conjunto arquitetônico, que forma o Centro Histórico da cidade, com cerca de 5 mil imóveis datados dos séculos XVII e XIX, e que remete à um passado de riqueza em que barões e prósperos comerciantes acumularam fortunas. Tombado em 1997 como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o acervo colonial abriga, atualmente, lojas, cinemas, museus, teatros, bares, restaurantes e hotéis. O rico acervo histórico, no entanto, não é o único atrativo da capital. S. Luís também abriga belas praias e diversas manifestações culturais, como tambor de crioula, bumba-meu-boi do Maranhão, blocos tradicionais, entre outras.

BUMBA-MEU-BOI DO MARANHÃO - NOVO PATRIMÔNIO CULTURAL


O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aprovou na terça-feira, dia 30 de agosto, o Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhăo como Patrimônio Cultural do Brasil. A proposta de foi apresentada em 2008 ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan pela Comissăo Interinstitucional de Trabalho, composta pela Superintendęncia Regional do Iphan e atual Superintendęncia do Iphan no Maranhăo, Secretaria de Estado de Cultura, Fundaçăo Municipal de Cultural, Comissăo Maranhense de Folclore, Grupo de Pesquisa Religiăo e Cultura Popular da UFMA, representantes dos Grupos de Bumba-meu-boi dos Sotaques da Baixada, Matraca, Zabumba, Costa-de-măo, Orquestra e de Bois Alternativos.
O Bumba-meu-boi do Maranhăo é uma celebraçăo múltipla que congrega diversos bens culturais associados, divididos entre plano expressivo, composto pelas performances dramáticas, musicais e coreográficas, e o plano material, composto pelos artesanatos, como os bordados do boi, confecçăo de instrumentos musicais artesanais, entre outros. Em todo seu universo, destaca-se também a riqueza das tramas e personagens.
De um modo geral, o auto do Bumba-meu-boi é apresentado como a morte e a ressurreiçăo de um boi especial. As apresentaçőes cômicas săo feitas com grande participaçăo do público e săo entremeadas por toadas curtas contando a história sobre um boi precioso e querido pelo seu amo e pelos vaqueiros. Pai Francisco, o escravo de confiança do patrăo, mata e arranca a língua do boi para satisfazer os desejos de grávida de sua esposa, Măe Catirina. O crime de Pai Francisco é descoberto e por isso ele é perseguido pelos vaqueiros da fazenda, caboclos guerreiros e os índios. Quando preso, săo infligidos terríveis castigos e, para năo morrer, Pai Francisco se vę forçado a ressuscitar o animal. É quando o doutor entra em cena para ajudar a trazer ŕ vida o boi precioso, que, ao voltar, urra. Todos, entăo, cantam e dançam em comemoraçăo.
Profundamente enraizado no cristianismo e, em especial, no catolicismo popular, o Bumba-meu-boi envolve a devoçăo aos santos juninos Săo Joăo, Săo Pedro e Săo Marçal. Os cultos religiosos afrobrasileiros do Maranhăo também estăo presentes, como o Tambor de Mina e o Terecô, caracterizando o sincretismo entre os santos juninos e os orixás, voduns e encantados que requisitam um boi como obrigaçăo espiritual
Para preservar a festa, o DPI/Iphan sugeriu algumas medidas de salvaguarda como o incentivo à documentaçăo, conhecimento e divulgaçăo; fortalecimento e apoio ŕ sustentabilidade dos grupos; e valorizaçăo das expressőes tradicionais do Bumba-meu-boi.

ORDENAMENTO TURÍSTICO EM TOCANTINS


A Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins –Adtur, foi incumbida pelo governador Siqueira Campos de gerenciar e fazer o ordenamento turístico da cachoeira da Velha e da Prainha, além de também revitalizar o patrimônio estrutural da antiga Pousada do Jalapão. Esta ação começa neste feriado da Independência, com a presença de equipes de técnicos atuando em campanha educativa junto aos visitantes dos atrativos, que fazem parte de área de propriedade do Governo na zona de amortecimento do Parque Estadual do Jalapão.
Um levantamento inicial da situação das estruturas da ex-fazenda Triago foi realizado por um profissional de Engenharia da Adtur, que detectou a necessidade de intervenção nos prédios da Pousada, que estão sem utilização há bastante tempo. A cachoeira da Velha e a Prainha são dois dos mais belos ícones do roteiro “Encantos do Jalapão” e os únicos, até este momento, definitivamente integrados ao patrimônio estadual. Por isto, a Adtur vai instalar centro de apoio do órgão em uma das residências, onde deve ficar também uma base da Cipama.
Segundo o presidente da Adtur, Lucio Flavo, até o final deste ano, várias ações como esta vão acontecer nos períodos de feriado, para que o turista seja paulatinamente orientado e conscientizado do efetivo controle da capacidade de carga nos atrativos e da pretendida mudança de atitude dos visitantes que buscarem aqueles atrativos.
ENCANTOS DO JALAPÃO - O Parque Estadual do Jalapão foi criado pelo Governo para proteger um dos conjuntos naturais mais exuberantes da região Norte. O roteiro turístico “Encantos do Jalapão” combina vegetação de cerrado com dunas de areias douradas, serras, veredas de buritizais e cachoeiras cristalinas, além da rica fauna que possui pássaros e animais raros, como o pato mergulhão, cujo habitat é o rio Novo. Mais importante ainda é a riqueza humana e cultural das comunidades quilombolas Mumbuca e Povoado do Prata, residentes na região.(SECM TO/ ADTUR)

AGENTES DE VIAGENS TERÃO ESPAÇO NA FESTURIS


Um modelo trazido da feira da AIBTM (The Americas Meetings & Events Exhibition), em Baltimore, promete ser uma das principais novidades do Festival do Turismo de Gramado (Festuris) em 2011. A proposta, apresentada pelos diretores do festival, foi aprovada pela Associação Brasileira de Agentes de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav/RS) e deverá ser um dos diferenciais da 23ª edição do evento. Em um stand de 100 metros quadrados, a Abav, em parceria com o Festuris, estará recepcionando os agentes para que possam esclarecer todo tipo de dúvidas sobre o atendimento aos seus clientes. “O objetivo é fortalecer as relações entre Abav e agentes”, comenta a presidente da entidade, Rita Vasconcellos.
Os agentes que visitarem o espaço poderão utilizar serviços de assessoria jurídica, assessoria contábil, sistema de gerenciamento de agências e documentação de viagens. Neste espaço será discutida também a realidade enfrentada pelos agentes de viagens quanto à acessibilidade de deficientes.
A diretoria do Festuris aceitou a parceira para desenvolver o stand da entidade, interagindo na execução do trabalho com a Abav, que por sua vez promete inovar com esta nova proposta ao trade turístico.  Para Marta Rossi, os agentes vão ser beneficiados com a qualificação no atendimento, que vai gerar melhor prestação de serviços aos turistas. No local ainda haverá espaço para pesquisa, leitura e acesso à Internet.
O FESTURIS -  Considerada a feira de negócios  de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, o Festival do Turismo de Gramado, que se realizará de 17 a 20 de novembro, no Serra Park,  é voltado exclusivamente a profissionais do trade turístico. Com mais de 350 expositores, o Festuris recebeu em sua última edição aproximadamente 13 mil profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul

HOTELARIA E GASTRONOMIA NA EQUIPOTEL


A Equipotel 2011 realizar-se-á de 12 a 15 de setembro,  no Pavilhão de Exposições do Anhembi,  das 13 Às 21h (com acesso até as 20h).
A maior feira dos setores de hotelaria e gastronomia da América Latina e uma das cinco maiores do mundo espera aproximadamente 50 mil visitantes para os quatro dias do evento. Os presentes poderão, além de conferir as novidades  dos expositores em mais de 60 segmentos da economia, participar de quatro atrações simultâneas: 5º Equipotel Food&Drinks com sua Arena Gastronômica, 20º Equipotel Design, 6º Equipotel Spa&Wellness com seu SPA Vivo, que estará integrado ao Equipotel Design, e o 6º Equipotel Conference.

PROGRAMA DE ESTÍMULO AO TURISMO DE FRONTEIRA


Para fortalecer o turismo de curta distância e desenvolver o turismo entre os países sul-americanos, principalmente entre os do Mercosul, o Ministério do Turismo criou  o Programa Turismo de Fronteiras (Frontur).
A ideia é incrementar o fluxo de turistas entre os países vizinhos, auxiliar a preparação dos estados fronteiriços para os megaeventos de 2014 e 2016, fortalecer a formatação de roteiros turísticos integrados e aprimorar os sistemas de informações e de atendimentos dos portões de entrada. Além disso, o programa propõe o aperfeiçoamento dos mecanismos de coleta e tratamento de dados estatísticos, como o fluxo de turistas entre os países.
Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Santa Catarina estão entre os estados contemplados pelo programa.
Neste semestre, as ações do Frontur serão concentradas em Mato Grosso e no Amazonas – estados-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 –; no Acre, tendo em vista a Carreteira Interoceânica, que fará a ligação entre Rio Branco e Lima; e no Amapá, em razão da integração Brasil-França.
Fronteiras brasileiras – O Brasil faz fronteira ao longo de 15,7 mil quilômetros, que compreendem 11 estados do país e 588 municípios.
Segundo a OMT,  80% do turismo internacional é realizado entre países próximos ou que compartilham limites geográficos. Os viajantes da América do Sul são os que mais apreciam destinos brasileiros: em 2010, foram 2.384.186 visitantes. No mesmo período, os europeus somaram 1.614.864 e os viajantes da América do Norte, 734.998.

VAI ATÉ DOMINGO A XV BIENAL DO LIVRO RIO


Com a participação de quase 200 autores nacionais e mais de duas dezenas de  estrangeiros, a 15ª Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro começou no último dia 1º  e irá até depois de amanhã, domingo.  A
Durante todos dias, o evento vem sendo bastante movimentado aguardando-se até o dia 11 a presença de  cerca de 640 mil visitantes. Aguarda-se que at´pe o final, serão lançados na Bienal  cerca de mil títulos, com expectativa de venda de 2,5 milhões de livros. Expositores de editoras e livrarias nacionais, representantes de editoras internacionais e autores independentes, além de bibliotecas, institutos, fundações e outras entidades ligadas diretamente à cultura e à educação estão participando ativamente da Bienal
SALA DE LEITURA INTERATIVA
Nomes destacados  no cenário nacional e internacional durante todos os dias da feira estão em contato com o público, tais como Anne Rice (autora do romance Entrevista com o vampiro); Gonçalo M. Tavares, um dos mais importantes nomes da literatura portuguesa contemporânea; e William P. Young, autor do best-seller A cabana. Entre os brasileiros, encontram-se Luis Fernando Veríssimo, Ferreira Gullar, Zuenir Ventura e Ruy Castro.
A programação inclui debates, palestras, leituras encenadas e atividades para o público infanto-juvenil. Paralelamente, mais de 950 expositores realizam atividades próprias, como lançamentos de livros e sessões de autógrafos.
A Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro ocorre a cada dois anos. A primeira edição do evento foi realizada em 1983. O apoio sob forma de patrocínio do BNDES busca promover o acesso à cultura e estimular a produção e difusão literária, incitando o fortalecimento e a consolidação da cadeia produtiva do setor editorial no País.

PELOS CAMINHOS DO PÃO E DO VINHO


Uma comitiva de prefeitos do Rio Grande do Sul se reuniu com o ministro Pedro Novais para solicitar apoio do Ministério do Turismo na construção de uma estrada que integra duas importantes regiões turísticas do estado.
O trecho de 60 km, entre os municípios de Anta Gorda e Santa Tereza, faz parte do projeto “Pelos Caminhos do Pão e do Vinho”. O objetivo é integrar as cidades da Serra Gaúcha - nacionalmente conhecidas pela qualidade da produção vitivinícola - e os municípios do Vale do Taquari, que expandem suas atividades turísticas com a divulgação de museus do pão e moinhos, heranças da colonização italiana.
A região da Serra Gaúcha faz parte dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional e se ligará aos atrativos naturais, históricos e culturais do Vale do Taquari.

FC&VB NA CAPTAÇÃO DO 2º CONG. BRAS. DE ARTROSCOPIA E TRAUMATOLOGIA DO ESPORTE

Dr. Francisco Marchado, ladeado pela Diretoria
da SBRATE - Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte

O Fortaleza Convention & Visitors Bureau, juntamente com a TAM e ARX Eventos realizaram com sucesso a captação  do  2º Congresso Brasileiro de Artroscopia e Traumatologia do Esporte para 2013, durante o evento do 1º Congresso Brasileiro de Artroscopia e Traumatologia do Esporte, em Gramado-RS  de 17 a 20 de agosto de 2011.  Foi feita uma apresentação  durante a  Assembléia Geral, com dados de infraestrutura, técnico científico e de entidades parceiras. Este evento tem a previsão de reunir em Fortaleza 1.500 participantes.

XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE INFECTOLOGIA CAPTADO PARA FORTALEZA EM 2013


Ana Maria (Arx Eventos); Dr. Roberto Justa (Pres. Soc. Cearense Infectologia);
Dr.  Marcelo Simão Ferreira (Pres. Soc. Brasileira de Infectologia) e Mirna Vale (Arx Eventos)
O Fortaleza Convention & Visitors Bureau apoiou a divulgação do XVIII Congresso Brasileiro de Infectologia  captado para Fortaleza em 2013 com expectativa de 2000 participantes.    A ação foi realizada com sucesso  em Brasília durante o XVII Congresso Brasileiro de Infectologia e contou   com a participação dos membros da Sociedade Cearense de Infectologia, Dr. Érico Arruda e Dr. Roberto Justa e  da Arx Eventos, nas pessoas de Mirna Vale e Ana Maria.

15° ENAI NAS COMEMORAÇÕES DOS 80 ANOS DA AIP


Com intuito de celebrar os 80 anos da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), será realizado, no Auditório do Banco Central do Brasil, no Recife,  de 12 a 14  proxímos, o 15° Encontro Nacional de Associações da Imprensa – ENAI
O evento da AIP tem a coordenação do jornalista Luiz Felipe, da Abrajet pernambucana e coordenador para a região nordestina da Abrajet Nacional. O tema será “A Liberdade de Expressão e Imprensa – Jornalismo Imparcial e Ética na Comunicação”.
 Durante o ENAI haverá também o 10º Ciclo de Conferência da Imprensa Brasileira, com lançamento de Selo Comemorativo pelos Correios. O Enai tem como publico alvo, profissionais como jornalistas, radialistas, publicitários, assessores de imprensa e relações publicas, estudantes e professores de comunicação social, agências e veículos de comunicação que atuam na área de assessoria de imprensa, com interesse em participar de atividades de conteúdo relevantes a atuação do setor em relação ao mercado.
PALESTRANTES - Durante os três dias serão,  abordando temas relacionados com a liberdade de imprensa e o jornalismo imparcial, serão palestrantes:  Carlos Hugueney Bisneto – Jornalista e radialista. Apresentador do Programa Essencial HB na TV Triângulo de Uberlândia. Apresentador do Programa MUSIC & NEWS na Rádio Cultura / Sistema Globo de Rádio. Colunista Social da Revista Cult. Cleo Niceas – Presidente da Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco e ex-diretor da Rede Globo Nordeste. Ercy Torma – Presidente da Associação Riograndense de Imprensa e Professor Universitário em Porto Alegre. Mari Fujita – Diretora da Sucursal da Agência Brasileira de Notícias – ABN NEWS em Tóquio – Japão.. Nicias Ribeiro – Articulista do Jornal O LIBERAL de Belém – Pará e da Agência Brasileira de Notícias. Professor, Engenheiro Eletrônico, Físico e Matemático. Especialista em Amazônia. Pier Luigi Nava – Diretor da Sucursal da ABN NEWS – Agência Brasileira de Notícias – ABN NEWS em Milão – Itália. Sérgio Redó – Presidente da Associação Paulista de Imprensa. Jornalista, Radialista e Advogado. Apresentador de TV e Rádio.Walter Estevam Jr. – Diretor da Associação Brasileira de Jornais e revistas e Diretor do Jornal ABC Repórter. Apresentador do Programa 30 Minutos na TV na NET ABC e ECO TV de São Paulo.

COMEÇOU A 2ª ETAPA DO VOLKSWAGEN KITE TOUR


Desde ontem, os melhores kitesurfistas nacionais das categorias Freestyle, Waves e Regata estão em disputa na Barra do Cunhau, Rio Grande do Norte. É a disputa da Segunda Etapa do VOLKSWAGEN KITE TOUR 2011. Até domingo (11/09), quem comparecer à Praia do Pontal poderá conferir um verdadeiro balé das pipas coloridas no evento, que acontece pela primeira vez na região. Após o tour, são os ases do Freestyle mundial que invadem a Praia do Pontal para o Kitesurf Wind Riders, a 9ª etapa do Campeonato Mundial 2011 da PKRA (Professional Kiteboard Riders Association), de 14 a 18/09.
Após a primeira etapa do Volkswagen Kite Tour, novos talentos surgiram o que promete deixar a briga pela liderança ainda mais emocionante. No Freestyle, vitória do cearense Eudázio da Silva e Bruna Kajiya (SP), que além do Brasileiro, competirä o Circuito Mundial. Já na Regata, modalidade mais olímpica do Kite, foram os paraibanos Wilson Bodete e Nayara Licarião que conquistaram as primeiras colocações. No Waves, os irmãos Milla e Fillipe Ferreira garantiram a dobradinha carioca.
Para completar o show oferecido pelos velejadores, o cenário não podia estar melhor. Os ventos estão fortes e constantes oferecendo boas condições aos atletas participantes das competições.
A etapa brasileira do Mundial da PKRA terá mais de 90 competidores de 17 diferentes países, todos competindo pelo Freestyle. Entre eles, representando o Brasila estão Bruna Kajiya (SP) e Reno Romeu (RJ) que, em busca de uma melhor posição no ranking (terceiro e sétimo lugares, respectivamente), irão enfrentar Youri Zoon, da Holanda e Gisela Pulido, da Espanha, campeões por atencipação do Kitesurf  Wind Riders.
Nesta temporada, o VOLKSWAGEN KITE TOUR 2011, que oferece R$ 120.000,00 em prêmios, passará por cinco estados. Depois das etapas do Ceará e Rio Grande do Norte, será a vez dos atletas da categoria Waves enfrentarem os ventos fortes de Florianópolis. Já as disputas no Freestyle e Regata acontece em Vitória (ES), de 27 a 30 de outubro, como dito anteriormente. A grande final, que volta a reunir atletas de todas as modalidades, acontece no Rio de Janeiro de 15 a 19 de dezembro.
O evento é uma realização da Dream Factory Sports e a  parte técnica está a cargo da ABK e da CBVM, o Volkswagen Kite Tour 2011. O patrocínio é da Volkswagen,

ABAV-RN TEM NOVA PRESIDENTE


Tem nova presidente da Abav/Rio Grande do Norte. É a empresária Diassis Rosado Holanda, diretora da Harabello Turismo, eleita no último dia 1º,  durante a eleição da nova diretoria da entidade para o período de  2011 -2013. Diassis Rosado,  da chapa 2(chapa União), foi eleita com 35 votos contra 29 votos de seu adversário, Nilo Machado Pereira da Nilotur turismo da chapa 1. Foram 70 cédulas,  dos quais 64 agencias votaram e seis faltaram.
A posse da nova diretoria será realizada até dez dias após o congresso da ABAV no Rio de Janeiro, que acontece nos dias 19 a 21 de outubro.
A nova diretoria para o biênio 2011  é a seguinte:
Presidente : Francisca de Assis Silva Rosado Holanda  - HARABELLO (mais conhecida como Diassis); Vice-Presidente : Abdon Moisés Gosson Neto  - ARITUBA; Secretário  : Rejane Morais Nicolau Felix  - Helo Turismo; Tesoureiro : Thasia Maria Oliveira de Araújo – Rotatur; Diretor de Eventos: Francisco Carlos Maia de Amorim–Atlantico Op.
Conselho Deliberativo: Ana Carolina de Melo Costa - Sunline TURISMO;Michelle Pereira Silva - Michelle Tour; Ohana Costa Fernandes  - Athenas Turismo; Jean Posadzki  – International Tours; Diretor de Receptivo Rodoviário: Gleyce Paiva -Gleyce Tour; Diretor de Patrimônio : Denise Coelho  - Viver Turismo; Diretor de Assuntos de Mercado : Tânia M. Marques de Carvalho – Corais; Diretor de Cursos: Rosângela H. Farias da Costa – Dandara; Diretor de Assuntos Especiais : Ana Claudia Emerenciano Trigueiro– Tours Brasil
Conselho Fiscal: Luizabeth Domimgos de Medeiros – Klp; Sylvia A. C. Teixeira de  Carvalho  -  Sarmento & Carvalho (Trend); Edson Luis Clementino  Leite   - Noronha Brasil. Suplente: Ana Paula de França Silva – Marazul. Conselho Ética : Miriam Gurgel Godeiro  - Mg Eventos – Momentos; Priscila  E.Oliveira de Melo Freire - Ponta do Sol e  Vanessa de Souza Gurgel  Lopes Cardoso - Terra Bella Suplente: Ana Angélica Teixeira Peixoto - Hangar 21

ROTA DO SOL SEMANAL 09/09/2011 - ISSUU