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sexta-feira, 18 de maio de 2018

CALEIDOSCÓPIO - 18/05/2018

POR QUE? O QUE ACONTECEU – Com o êxito esperado, está acontecendo até hoje em Fortaleza o 60º Congresso Nacional de Hotéis, juntamente com a Equipotel, uma feira que reúne empresários da cadeia hoteleira com o fito de fomentar a economia do país, com geração de negócios abrangentes de vários setores. Os dois destacados eventos trouxeram a Fortaleza empresários e jornalistas de cerca de 22 estados, que lotaram o maior auditório do nosso Centro de Eventos. Até aí, tudo bem. Contudo, para nós causou estranheza o não envolvimento maior da cadeia produtiva do turismo do Estado, principalmente dos jornais da grande mídia nos eventos da ABIH Nacional. Nem antes da abertura, nem agora estes os dois acontecimentos do turismo brasileiro vêm recebendo o devido destaque por parte dos  principais jornais diários de Fortaleza. Duas ou três notas em colunas, um anúncio institucional e nada mais. É estranho que o fato aconteça, justamente num momento em que, diariamente, são destaques nas nossas mídias maiores notícias do “hub” da Air France?KLM/Gol, do aumento de voos de Fortaleza para os vários continentes, da internacionalização do Aeroporto  Ariston Pessoa (Jericoacoara). Já houve manchetes até com a Expocrato 2018, que se realizará somente em julho. Então por qual razão nesta Capital não houve nem está havendo a cobertura do consagrado evento do calendário turístico nacional? Sabe-se que o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, fez visita de difusão dos encontros em quase todo o País. A resposta foi positiva, conforme se verificou na solenidade de abertura, na quarta-feira, nesta primeira edição regional fora de São Paulo. Será que, nas suas andanças, Manoelzinho esqueceu do seu Estado? É estranho.  
VOOS INTERNACIONAIS PARA JERI - O Aeroporto Regional de Jericoacoara recebeu, na semana passada, a segunda fase de visitas técnicas, com vistas ao processo de internacionalização do equipamento. A visita foi realizada por representantes do Departamento de Polícia Federal e da Secretaria da Receita Federal do Brasil e marca a conclusão desta fase de inspeções.
Falta agora atender as observações e exigências de cada órgão, no que diz respeito a legislação, conclusão do relatório e envio do requerimento para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A partir do recebimento do documento, a Anac terá um prazo de 60 dias para realizar sua visita técnica e publicar a Portaria de Certificação de SBJE, sigla ICAO da Organização da Aviação Civil Internacional utilizada para identificar os equipamentos aeroportuários no mundo.
A estimativa do Governo do Ceará é que, em até quatro meses, o trâmite de internacionalização do Aeroporto de Jericoacoara esteja finalizado. 
NOVOS VOOS - O secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, iniciou na última terça-feira (8) uma série de reuniões com setores que serão diretamente impactados com os novos voos nacionais e internacionais que chegarão a Fortaleza até o fim deste ano. O objetivo é fazer com que o turista seja melhor recebido e também que o empresário cearense aproveite as oportunidades que vêm com os voos.
Até o fim deste ano, o Ceará passará a receber 47 frequências semanais internacionais para 14 destinos. No início deste ano, eram 14 frequências semanais para 8 destinos no exterior. Além disso, a GOL passará de 21 voos diários para 40 voos diários até o fim deste ano e 50 voos diários até 2019
Guarujá (SP) receberá XI Workshop Nacional Bandeira Azul. 
PROGRAMA BANDEIRA AZUL -  Até o próximo dia 25, Os municípios, marinas públicas e privadas e empresas operadoras de embarcações de turismo sustentável poderão apresentar candidaturas para hastearem a Bandeira Azul na temporada 2018/ 2019. Com a participação da Organização Mundial do Turismo, o programa é símbolo internacional de compromisso com a preservação das praias e lagoas. Antes do término das inscrições, desde ontem e até hoje, todas as instituições parceiras do programa no Brasil participam de um encontro em Guarujá (SP).
O Programa Bandeira Azul é amplamente reconhecido em todo o mundo e tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro, incentivando a realização de ações permanentes de conservação da natureza.   
Marco Ferraz e Circe Jane Teles
CRUZEIROS MARÍTIMOS - A Fecomércio, através do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), debateu na manhã desta terça-feira, 15, as perspectivas no Brasil e no mundo sobre os cruzeiros marítimos, tema escolhido para o Ciclo de Palestras.
O presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Marco Ferraz, apresentou a atual conjuntura dos cruzeiros no Brasil e como esse setor pode evoluir, tendo como comparação a realidade em outros países.
Para debater o assunto, estiveram presentes a presidente do Cetur, Circe Jane Teles; a secretária de Estado Adjunta de Turismo, Denise Carrá; o secretário de Turismo da Prefeitura Fortaleza, Regis Medeiros e a coordenadora de Comunicação e Marketing da Cia Docas, Marjorie Marshall.TARIFAS ESPECIAIS - O Fera Palace Hotel, empreendimento localizado no Centro Histórico de Salvador (BA), a poucos passos do Pelourinho, do Mercado Modelo, Elevador Lacerda e da Bahia Marina, está com tarifas especiais  até a julho próximo.  Neste período, o hotel boutique propõe diárias a partir de R$235 (por apartamento para até 2 pessoas, com direito a café da manhã).  
O edifício icônico construído em 1934, inspirado no Flatiron Building, em Nova York,  e que ficou famoso por hospedar celebridades de Hollywood, governantes e autoridades do mundo todo, conta com total infraestrutura e serviços especializados. Nos 10 andares, o hotel proporciona a todos uma experiência única com o que há de melhor em hotelaria e turismo.  Ao todo, 81 apartamentos divididos em seis categorias. O “Adamastor”, restaurante localizado no térreoapresenta a gastronomia contemporânea com toque baiano. Localizado no último andar, o Fera Lounge complementa o hotel com sua vista para a Baía de Todos os Santos, o Forte São Marcelo, Península de Itapagipe e a Ilha de Itaparica.  Informações e reservas: (71) 3036 9202 reservas@ferahoteis.com ou pelo site: www.ferahotéis.com.br

CONOTEL E EQUIPOTEL: EVENTOS DE DESTAQUE DA ABIH-NACIONAL

O artigo desta semana dedico-o à realização, em Fortaleza, capital do Ceará, do 60º Congresso Nacional de Hotéis (Conotel) e a Equipotel Regional, precisamente, com a solenidade de abertura, no dia 16 de maio de 2018, às 15 horas, no Centro de Eventos do Ceará. O evento, que se encerra no dia 18/05/18, conta com a participação de renomadas autoridades do trade turístico local e nacional, além de jornalistas de todo o país, sem falar das presenças do governador do Ceará, Camilo Santana, e do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Na ocasião, haverá a palestra de Marcelo Cortês Neri, ex-ministro chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.
Vale salientar, leitor-amigo, que esses dois eventos, somente foram possíveis de se realizar, em Fortaleza-CE, graças aos esforços e à competência do empresário de sucesso, na hotelaria, o amigo Manoel Cardoso Linhares (Manoelzinho), que conquistou, para nossa capital, dois eventos importantes e de projeção nacional, o que, sem dúvida alguma, para o trade turístico e a população cearense, é motivo de satisfação, de orgulho e de vitória, sobretudo para ele, que é o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) e para seus colegas de diretoria.
Falar da importância do Conotel  e Equipotel – como se diz – é chover no molhado. A garra desse hoteleiro e presidente da ABIH-Nacional infunde credibilidade e visibilidade à cadeia nacional de hotéis, em nosso país, pois, acima de tudo, está o profissionalismo de Manoel Cardoso Linhares, que já mostrou ao setor de hospedagem o quanto é capaz, mediante parcerias, de consolidar a imagem da Hotelaria, nos diversos Estados do Brasil, colocando-a em evidência.
Com toda a certeza, esse empresário, um dínamo da Hotelaria, tem tudo e fará a melhor gestão de quantas presidiram à ABIH-Nacional, sem desmerecer a administração anterior do empresário-hoteleiro baiano, Dilson Jatahy Fonseca Júnior, que ocupou idêntico cargo, no período de 2015 a 2017, sendo Manoel Linhares o vice-presidente. Atente-se, ainda, que o Conotel e Equipotel têm, como temática, a “Retomada do Crescimento da Hotelaria Brasileira. Frise-se, outrossim, que serão apresentadas e debatidas ações sobre políticas para esse segmento econômico, um dos tripés do turismo. 
Bem! Chegou a vez de destacarmos a atuação das empresas exitosas, como a Reed Exhibitions Alcântara Machado, responsável pela parte organizacional, e a Prática Eventos, da empresária e amiga Enid Câmara. Ante o exposto, resta-nos, antecipadamente, como presidente da Abrajet-Ceará (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo), parabenizar o presidente da ABIH-Nacional, Manoel Cardoso Linhares e quantos se envolveram na promoção do Conotel e Equipotel, na “Loira Desposada do Sol”, Fortaleza, no dizer do poeta cearense, há anos falecido, no Rio de Janeiro, Paula Nei. Obrigado, leitor-amigo, pela leitura e ótimo fim de semana.

É MAIS UM EXEMPLO QUE NOS INSPIRA

O ciclo da vida não se interrompe, claro. Não sofre alterações, não se modifica. A antiga e imutável fórmula de “nasce, cresce e deixa o seu registro idelével” não se altera. Em todos nós esta fórmula segue marcando a trajetória de cada um. Feliz, maravilhoso quando a passagem efetiva um rastro de excelência, de destaque. 
E este universo continua mantendo a sua unidade, ainda que o próprio homem, nos seus rasgos excepcionais de insanidade, busque fórmulas que o ameaçam, vez por outra. A sensatez, o equilíbrio, ainda têm sido a tônica do caminhar da vida. 
Nessa convulsão de ideias e de comportamento, o que se pode extrair de melhor é o exemplo. Quando o modêlo marca parâmetros a serem perseguidos. Sobretudo quando se testemunha uma desalentada vocação de segmentos da sociedade humana a construir sendas em nada lineares, vulgarizando os transtornos sinuosos do comportamento.
 Hoje, no Brasil, estamos, lamentavelmente, padecendo dessa anomalia. Os exemplos que o cotidiano nos permite não têm sido de estruturas que nos sejam indicadas para sustentação das melhores virtudes.
Na contramão desse desequilíbrio, o que nos alenta é que podemos descortinar, até no infortúnio, aqueles modêlos que consagram o caminho das boas ideias como excelência de suas caminhadas.
Se, a cada momento, temos a lamentar o encerramento de um ciclo daqueles em quem admiramos a linearidade da estrada consumida, nos contrapõe a alegria do testemunho da construção de uma obra valiosa.
Hoje, conquanto as lágrimas marquem a nossa despedida ao amigo querido, envaidecemo-nos em poder exaltar sua existência correta. HANS TOSTA SCHAEPPI deixou-nos para seguir uma nova missão. Para perseguir novas demandas. Choramos, sim, a sua ausência material. Mas nos sentimos confortados em  testemunhar  que convivemos com um amigo de valor moral, profissional e social inquestionável. 
SCHAEPPI, ou melhor, “Bigode”, como o conhecíamos na intimidade, foi um homem multifacetado. A inteligência que medrou em seu cérebro e se manifestou em sua atitude, permitiu-lhe caminhar por vias diversas e, todas elas, de inestimavel riqueza.
De formação universitária como Engenheiro, induziu-se nas entranhas da construção civil. E nesse emaranhado de atividades, inspirou-se na hotelaria para encontrar uma das fórmulas da sua atividade profissional. Construiu, pôs a ativar e administrou algumas unidades hoteleiras. Ramo que lhe inseriu definitivamente no fascínio atrativo do turismo.
Homem do interior, cujas origens não lhe negaram a fidelidade resistente, não teve como se desligar da vida rural, constituindo-se, também, em gestor de suas fazendas que lhe renderam o cultivo, sobretudo, do produto mais típico de sua região: o cacau. 
E nessa engrenagem complicada que interliga caminhos, desviou-se também para as articulações industriais, criando, mantendo e desenvolvendo o seu “Chocolate de Ilhéus”, através do qual pôde proclamar, pelos quatro cantos deste Brasil gigante, a marca das suas origens.
Mas, inquieto, não se conteve, ainda que já em tantos desvios da sua vocação. A comunicação foi, da mesma sorte, uma das suas paixões. Durante tantos anos, sustentou nas páginas do jornal “A Tarde” uma coluna sobre o que muito bem entendia: Hotelaria. Encerrando, porém, o ciclo naquele antigo vespertino, juntou-se a nós na “GAZETA DO TURISMO” para prosseguir no seu irrecorrível estilo crítico.
É de se ver ainda que um viés da sua personalidade sensível que talvez seja pouco conhecido além da sua intimidade, é a de ter desenvolvido um inspirado dote poético. SCHAEPPI foi um valioso compositor, sobretudo de páginas que marcaram no cancioneiro do Carnaval baiano. Talvez fosse essa derivação a fórmula mágica para lhe atenuar o desassossego.
Não é possível, todavia, analisar a personalidade de SCHAEPPI sem lhe fazer justiça em uma das mais intensas derivações da sua inquietude: o seu amor por ILHÉUS. Sem dúvidas, foi sempre o desaguadouro de suas maiores preocupações. Uma marca que consubstanciou a personalidade combativa.
E quando a sociedade busca perenizar a grandiosidade dos seus vultos mais representativos, não vejo como Ilhéus possa deixar de proporcionar aos pósteros o modelo de excelência dessa personalidade marcante. A imagem de SCHAEPPI não pode deixar de estar exibida em praça pública, no bronze frio, porém expressivo da sua passagem.
E os sábados de Ilhéus já não serão os mesmos, sobretudo quando da reunião do RM,  ”RÔLA MURCHA”, de que foi o eterno inspirador.

NOVA ZELÂNDIA - OPÇÕES DIFERENTES PARA OS AMANTES DA NATUREZA

Montanhas Humboldt, South Island, Nova Zelândia
Nadar com golfinhos, observar baleias e conhecer o famoso pássaro kiwi são experiências imperdíveis para quem visita a Nova Zelândia. Conhecida pela grande diversidade de paisagens, com alpes, fiordes, vulcões, florestas e praias, não surpreende que a vida selvagem do país seja igualmente variada e abundante. 
Em Northland, na Ilha Norte, é possível mergulhar, fazer snorkel e passear de caiaque para ver a rica vida marinha, flora e fauna únicas e também o réptil nativo conhecido como tuatara. O plateau vulcânico do centro da Ilha Norte abriga lindos e curiosos pássaros, como o kōkako, o kaka e o kiwi, além de uma variedade de lagartos. Mais ao sul, em águas frias, há mamíferos marinhos: quase metade dos cetáceos (baleias, toninhas e golfinhos) do mundo estão nas águas da Nova Zelândia, incluindo o golfinho-de-hector, que não é encontrado em nenhum outro lugar.
COMO CONHECER – Eis alguns destinos capazes de prender os amanes da vida selvagem:
Zealandia - Quem gosta de visitas guiadas, a ieia é fazer um tour por Zealandia, incrível santuário ecológico urbano nas colinas da capital neozelandesa, Wellington. Espera-se que, nos próximos 500 anos, a área seja restaurada ao estado em que se encontrava antes dos humanos. Essencialmente, trata-se de um vale de 225 hectares onde vivem mais de 40 espécies de pássaros nativos (incluindo o raro takahe), assim como o tuatara e o kiwi.
Omaru - Em Omaru, na Ilha Sul, o turista poderá ver os menores pinguins do mundo em seu ambiente natural. Os pinguins azuis fazem seus ninhos em um local próximo ao porto e ao centro histórico da cidade. O ideal é programar um tour para o início da noite, quando os pinguins sobem uma rampa de pedra depois de um dia de pesca e voltam para a colônia. Durante o dia, é conversar com a equipe de especialistas para aprender mais sobre a colônia e sobre a anatomia e os hábitos de alimentação e reprodução dos pinguins.
Otorohanga - Fazendo uma visita ao Otorohanga Kiwi House & Native Bird Park, próximo a Hamilton,o turista com certeza verá o kiwi, pássaro nativo que não consegue voar e que é o mais conhecido da Nova Zelândia – aliás, poderá ver inclusive as espécies mais raras. É indicado uma programação antecipada para que a visita coincida com os horários de alimentação e aproveite para também conhecer aves como tui, kea e kaka, assim como enguias e patos azuis.
Bay of Islands - Pode-se nadar com golfinhos no Dolphin Eco Experience, serviço oferecido pela empresa Fullers na bela Bay of Islands, região de Northland. Um cruzeiro que leva metade de um dia – e está disponível entre novembro e abril – oferece a chance de nadar e fazer snorkel ao lado destas criaturas magníficas.
Taiaroa Head – O visitante tem rara  oportunidade de aprender sobre o albatroz real na única colônia em continente em todo o mundo, que fica localizada em Taiaroa Head, perto de Dunedin, na Ilha Sul. Maior ave marinha do mundo, o albatroz real costuma procriar em ilhas remotas e passa 85% de sua vida no mar, longe dos curiosos olhos humanos. É aconselhável visitar a colônia na época de procriação, entre setembro e novembro, para ver os pássaros chegando, construindo ninhos e até chocando os filhotes.
Na própria natureza - Stewart Island, ou Rakiura, é a terceira e menor ilha da Nova Zelândia. Cerca de 80% dos 1.680 quilômetros quadrados de Rakiura integram um parque nacional, e estima-se que existam 20 mil kiwis em toda a ilha. Embora estes sejam pássaros de hábitos noturnos, o kiwi marrom da Stewart Island, também conhecido como tokoeka, é único por ser ativo também durante o dia.
Wellington - É possível avistar colônias de focas a apenas alguns minutos do centro de Wellington fazendo uma visita à região de Red Rocks, ou em uma viagem mais longa até Cape Palliser. Embora as colônias locais sejam majoritariamente formadas por machos, focas fêmeas e seus filhotes são comuns entre agosto e outubro.
Kaiakoura e Marlborough - Localizada na Ilha Sul, Kaikoura é a capital da Nova Zelândia no que diz respeito à observação de baleias. Enormes cachalotes podem ser vistas o ano todo, mas também é possível avistar baleias jubartes, francas austrais e azuis (os maiores e mais barulhentos animais que já viveram na Terra). A empresa Whale Watch Kaikoura faz várias viagens por dia e promete que a chance de conseguir avistar uma baleia é de 95%.
Na região de Marlborough, próxima dali são encontradas  baleias jubarte na ponta do Cook Strait, o estreito entre a Ilha Norte e a Ilha Sul, e também se visitar Marlborough Sounds durante o inverno (entre junho e agosto). A empresa E-Ko Tours leva visitantes até a água para ver golfinhos e pássaros marítimos. Durante a temporada, há tours de observação de baleia guiadas por ex-baleeiros. (Com a Agencia Porto de Noticias).
Mais informações no site: http://www.newzealand.com/br/

A EMBRATUR NA CHINA - INTENSIFICADAS AÇÕES DE PROMOÇÃO DO TURISMO BRASILEIRO

A China, que é atualmente o maior mercado de turismo emissivo do mundo em números de viagens, está no radar de países prioritários da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Desde a última segunda- feira (14), o Brasil está presente no mercado, por meio de ações promovidas pelo Instituto. Além disso, a Coordenação-Geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur lançou o novo produto “Mercado China”, que contém informações específicas do turismo chinês.
O material foi desenvolvido com o intuito de aumentar a compreensão sobre o mercado chinês para facilitar a atuação no mercado. A China subiu quatro colocações no ranking geral de principais emissores para o Brasil de 2016 para 2017. Estava em 21º em 2016, e agora está em 17º. Um percentual robusto de turistas visita o País a Negócios (69%) e a Lazer (23%).
Além de informações sobre as características gerais, o material distribuído conta com informações sobre o fluxo de turistas chineses para o mundo, para a América do Sul e para o Brasil, além de mostrar o perfil do chinês no Brasil, as principais tendências e oportunidades, os segmentos e nichos, a malha aérea internacional, o calendário nacional e de eventos no país, a cronologia das relações bilaterais, as mídias sociais peculiares da China e a estratégia de promoção da Embratur no mercado, entre outras informações.
Ainda com presença marcante no país, a Embratur mostra os produtos e os destinos brasileiros para a ITB China, uma das principais feiras do setor no continente asiático. O evento acontece desde a última quarta-feira e termina hoje, em Shangai. Além disso, o Instituto promove roadshows em quatro províncias: Pequim, Shangai, Cantão e Hong Kong. 
Além das ações apresentadas, cinco representantes da Embratur são convidados, pela Embaixada da China no Brasil, para participar do Seminário em Turismo para os Países de Língua Portuguesa. O evento é promovido desde o dia 10 e vai até 30 do corrente mês em Haikou, capital da província de Hainan da China, com visitas de estudo a Xangai, Suzou, Nanjing, entre outras. (Com o MTUR)

PRÊMIO CULTURAS POPULARES - MINISTÉRIO DA CULTURA PROMOVEU OFICINA PARA INSCRIÇÕES

O Ministério da Cultura realizou na terça-feira passada (15) oficina gratuita para auxiliar os interessados em participar da 6ª edição do Edital Culturas Populares. A atividade aconteceu das 14h às 18h, no auditório da Universidade do Trabalho Digital (Rua Major Facundo, 500, centro). 
Representantes do MinC estiveram à disposição do público para tirar dúvidas, apresentar o edital e orientar como devem ser feitas as inscrições. As oficinas serão ministradas nas cinco regiões do País. 
O 6º Prêmio Culturas Populares: Edição Selma do Coco é a maior premiação da cultura popular em termos de valores e número de premiados. Serão investidos R$ 10 milhões em 500 iniciativas que fortaleçam e contribuam para dar visibilidade a atividades culturais de todo o Brasil, como o cordel, quadrilha, maracatu, jongo, cortejo de afoxé, bumba meu boi e boi de mamão, entre outras.
Na edição 2018 do edital, cada um dos premiados receberá R$ 20 mil, o dobro de 2017. As inscrições podem ser feitas até 13 de junho, pela internet, na página http://culturaspopulares.cultura.gov.br/, pelo sistema Salic ou por via postal. 
O edital premiará iniciativas em cinco categorias: 200 prêmios para mestres e mestras (pessoa física); 180 para iniciativas de Grupos sem CNPJ; 70 para pessoas jurídicas sem fins lucrativos; 30 para pessoas jurídicas com ações comprovadas em acessibilidade cultural; e 20 para herdeiros de mestres e mestras já falecidos (in memoriam).
Lançado no último dia 27, em Recife (PE), a 6ª edição do Prêmio Culturas Populares homenageia a cantora pernambucana Selma Ferreira da Silva, a Selma do Coco, falecida em 2015.

EM DIA COM O FESTURIS 18/05/2018


VISITA OBRIGATÓRIA: MERCADO CENTRAL DE BELO HORIZONTE - CULTURA E SABOR

Belo Horizonte tinha apenas 31 anos quando um prefeito empreendedor resolveu reunir, em um só local, os produtos destinados ao abastecimento dos 47.000 habitantes da jovem cidade. Foi assim que o Mercado Central nasceu, no dia 7 de setembro de 1929, unindo as feiras da Praça da Estação e da praça da atual rodoviária. Em um terreno de 22 lotes, próximo à Praça Raul Soares, o prefeito Cristiano Machado reuniu todos os feirantes, centralizando o abastecimento da população. Nos 14.000 m² do terreno descoberto, circundado pelas carroças que transportavam os produtos, as barracas de madeira se enfileiravam para a venda de alimentos.
O Mercado, então denominado Mercado Municipal, com sua atividade intensa e movimento alegre, funcionou até 1964, quando o prefeito da época, Jorge Carone, resolveu vender o terreno, alegando impossibilidade de administrar a feira. Para impedir o fechamento do Mercado, os comerciantes se organizaram, criaram uma cooperativa e compraram o imóvel da Prefeitura. No entanto, teriam que construir um galpão coberto na área total do loteamento no prazo de cinco anos. Se não conseguissem, teriam que devolver a área à Prefeitura.
A tarefa não foi fácil. A duas semanas do fim do prazo dado pela prefeitura, ainda faltava o fechamento da área. Foi então que os irmãos Osvaldo, Vicente e Milton de Araújo decidiram acreditar no empreendimento e investiram no projeto. Foram contratadas quatro construtoras, ficando cada uma responsável por uma lateral, para que o galpão pudesse ser fechado no prazo estabelecido. Ao fim do prazo, os 14.000 m² de terreno estavam totalmente fechados. Os associados, com seu empreendedorismo e entusiasmo, viam seu esforço recompensado.
Nas lojas os clientes encontram produtos dos mais diversificados de Minas Gerais
Assim, bem organizado e com participação ativa dos comerciantes, a cada dia ao longo dos anos o Mercado ampliava suas atividades, expandia seus negócios e se transformava em um núcleo não só de produtos alimentícios, mas também de artesanato e de comidas típicas, tornando-se um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte e um dos locais mais queridos pelos mineiros.
Atualmente, com mais de oito décadas de vida, o mercado possui mais de 400 lojas, oferece serviço de informações bilíngue, atrai todos os dias milhares de visitantes de todos os lugares do Brasil e do mundo e, em seus corredores, guarda grandes memórias e muitas histórias para contar
Pensando na função social de ter suas portas abertas para todo o público, incluindo os clientes que possuem alguma dificuldade de mobilidade, o Mercado Central possui elevadores e rampas de acesso, disponibiliza cadeiras de rodas e mantém profissionais treinados para atendimentos especializados.
Com o projeto Consumidor do Futuro, atende escolas regulares e especiais, garantindo que crianças e jovens portadores de necessidades especiais também possam vir ao Mercado para descobrir as cores, os cheiros e os sabores diversificados. Sempre que você precisar de ajuda, procure por um dos seguranças. Eles são orientados a auxiliar os clientes em todos os casos, da melhor maneira possível. Visitar o Mercado Central, na avenida Augusto de Lima, próximo à praça Raul Soares, centro de BH, é quase uma obrigação de que vai a BH. (Jornalista Sérgio Moreira – Da Confraria de Jornalistas de Turismo e da ABrajet/MG)

REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO - ENCONTRO EM MANAUS ALINHOU AÇÕES DO PROGRAMA

A troca de experiências e o debate de estratégias conjuntas foram a tônica da 29ª Reunião Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) encerrada na última sexta-feira (11), em Manaus. Organizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur), o encontro abordou assuntos como a composição do Mapa do Turismo Brasileiro, que norteia a definição de políticas prioritárias na área.
Atendendo a uma demanda de representantes das Unidades da Federação, o MTur disponibilizou uma cartilha que orienta a criação de conselhos municipais de Turismo, órgãos essenciais ao fortalecimento do setor. O diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo do MTur (Deotur), Rogério Coser, apontou benefícios dos colegiados. 
Técnicos do MTur detalharam a realização da Pesquisa de Demanda Doméstica, que vai colher dados sobre o fluxo de viagens no país e, desta forma, subsidiar a composição do Mapa do Turismo. Também foram divulgadas as linhas gerais do Prodetur + Turismo, programa que financiará projetos de estados, municípios e da iniciativa privada. 
A pauta do encontro, iniciado na última terça-feira (08) envolveu, ainda, a atuação da Rede de Inteligência de Mercado do Turismo (RIMT), que busca ampliar a profissionalização do marketing turístico nacional. O grupo, composto por representantes do MTur, do Sebrae e de órgãos oficiais de Turismo das UFs, compartilha projetos de forma a balizar a promoção de localidades a partir da adaptação da disponibilidade de atrativos às expectativas e tendências do ramo de viagens.
Durante a agenda em Manaus, participantes do evento visitaram, no rio Negro, um restaurante flutuante, produto turístico característico do estado. Eles também conheceram ações da Cooperativa Solinegro e da Comunidade Catalão, que trabalham o turismo de base comunitária com apoio da AmazonasTur. Os resultados da reunião na capital vão determinar a adoção de medidas na área nos próximos dois anos. Um novo encontro entre interlocutores e técnicos do MTur ocorrerá no segundo semestre de 2018.
CARTILHA - O documento que orienta a criação dos conselhos de turismo enfatiza a importância dos grupos ao desenvolvimento de planos coerentes com a realidade local. Instituídos por lei municipal, os colegiados permitem avaliar e manter políticas democráticas e integradas, consolidando o turismo como importante vetor econômico, cultural, social e ambiental. O objetivo é proporcionar a gestão descentralizada na área, a partir do envolvimento entre os setores público, privado e a sociedade civil.

ARRAIAL DA CIDADE, EM SÃO PAULO - FESTA NORDESTINA, COM DOZE SHOWS EM VINTE E SEIS HORAS

Arraial da Cidade
Paulistanos de todas as idades poderão desfrutar da riqueza da cultura nordestina e começar entrar no clima das festas juninas na 7ª edição do Arraial da Cidade, que acontece entre os dias 26 e 27 próximos, no Jockey Club de São Paulo. Realizado pela Agência Multicase, o evento tem apoio do Governo de São Paulo, da Secretaria da Cultura e Desenvolvimento Social, e parte da renda revertida para a Liga Solidária, organização social sem fins lucrativos que atende mais de 10 mil crianças, jovens, adultos e idosos em situação de alta vulnerabilidade social.
BRINCADEIRAS E SHOWS AO VIVO - Mais de 250 voluntários trabalharão neste Arraial para transformar o Jockey Club de São Paulo em um pedacinho do Nordeste em plena capital paulista. As barracas de brincadeiras típicas, como a pesca e a boca do palhaço, são apoiadas por mais de 100 marcas que fornecem as prendas, entre elas: Bob Store, Tryia, Scarf me, Fillity, Hering, Aramis e Beleza na web.
Forró, baião, xote e xaxado e outros ritmos vão embalar o final de semana. Com expectativa de receber 35mil pessoas, a festa terá 12 shows ao vivo, entre eles: Falamansa, Sítio do Pica Pau Amarelo, Trio Virgulino, Bicho de Pé e Duo Badulaque, composto pelos músicos Daniel Ayres e Julia Pittier do Palavra Cantada.
COMIDA TÍPICA -  A ampla área de alimentação conta com pratos clássicos das festas juninas paulistanas, entre eles: milho, canjica, caldo de feijão e pastel  churros, maçã do amor,  pernil, churrasco e caldo verde,. A estrutura também conta com uma área kids gratuita com instrutores profissionais.
O animado evento acontecerá das 10h às 23h nos dias, com ingressos a 20 reais, meia entrada para estudantes e acesso gratuito para crianças até 10 anos e pessoas acima de 60 anos. “Aguardaremos um público 40% maior que no ano passado, tivemos lotação máxima em 2017 e nos consolidamos no Jockey. Mais do que um momento de diversão com a família, o Arraial da Cidade já é parte da agenda de São Paulo e envolve todos em uma boa causa, contribuindo para a ONG Liga Solidária que completou 95 anos em 2018”, afirma a organizadora do evento, Tatiana Monteiro de Barros.

CONOTEL REGIONAL - OBJETIVO: RETOMADA DO CRESCIMENTO HOTELEIRO NO PAÍS

Mesa das autoridades
Desde quarta-feira e até a tarde/noite de hoje, no Centro de Eventos do Ceará, está acontecendo um dos mais importantes eventos do setor da hotelaria brasileira, o 60º Congresso Nacional de Hotéis – Conotel/Equipotel 2018.
A solenidade de abertura do grande evento, que tem como tema “Brasil, a retomada do crescimento hoteleiro”, lotou o maior auditório do CEC, com a presença de autoridades e de representações das entidades hoteleiras de todo o Brasil, além de jornalistas e representantes do trade turístico cearense. 
O governador do Estado foi representado pelo Secretário de Turismo Herialdo Pinho; o secretário de Turismo de Fortaleza, Régis Medeiros, representou o prefeito de Fortaleza, e a Câmara Municipal se fez presente pelo seu presidente, o vereador Salmito Filho.  Discursaram, entre tantos, o Presidente da ABIH/Ceará, Eliseu Barros, o secretário Régis Medeiros; o presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, o anfitrião do evento, o qual fez um retrospecto sobre os 60 anos do Conotel, bem como a respeito da importância para o turismo brasileiro da realização desta primeira edição regional do evento, juntamente com a Equipotel, parceria que tem a missão de proporcionar oportunidade de expansão dos negócios da hotelaria e sua abrangência. O Secretário Arialdo Pinho encerrou a solenidade. 
Durante a programação do primeiro dia do evento, houve entrega de honrarias a várias personalidades, como o ex-ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da presidência da República, Marcelo Cortez Neri, fazendo a Palestra Magna. 
OS TRABALHOS - Até hoje, estão acontecendo mesas redondas, debates e seminários, com discussões sobre  o momento em que vive o mercado hoteleiro no país e no mundo; e apresentação de  soluções e caminhos para impulsionar, com bases técnicas, o desenvolvimento do setor de hospitalidade no país.
Registre-se que a Equipotel acontece paralela ao Conotel. É uma feira onde expositores de diversos segmentos do ramo hoteleiro estão expondo seus produtos e serviços. Um ambiente para fazer negócios e conhecer as novidades do setor.
OBJETIVO - Itinerante e anual, a Equipotel Regional tem como objetivo principal movimentar e expandir os negócios no setor da hospitalidade nas principais capitais brasileiras. Realizada simultaneamente ao maior congresso nacional de hotéis, o CONOTEL, o evento tem a sua primeira em Fortaleza. Sua realização aqui é um grande marco no Nordeste que, por sua vez, transformar Fortaleza no principal ponto de encontro entre empresas, que oferecem produtos e serviços relacionados à arte de receber bem, e proprietários de hotéis, motéis, pousadas, bares, restaurantes, e outros estabelecimentos, que buscam soluções para o primor na habilidade de gerir o seu negócio e acolher o seu cliente, conectando demandas e necessidades às melhores soluções.

EXTENSA E VARIADA PROGRAMAÇÃO CULTURAL PREFEITURA

Stalke de atum ao molho de abacaxi com tortilha de brócolis
 do Chef Luciano no Mercado dos Pinhões
A programação cultural da Prefeitura de Fortaleza tem como destaque, nesta semana, a realização do Festival Brasil Sabor 2018 no Mercado dos Pinhões, além das atrações da Plataforma Ceará de Música no Centro Cultural Belchior.
Com o tema “Original do Brasil”, o Festival Brasil Sabor 2018 começou ontem e vai até 03 de junho em vários restaurantes da cidade, sendo os ingredientes selecionados o atum ou a carne de sol. O lançamento oficial será hoje e amanhã, no Mercado dos Pinhões e no Mercado Cultural dos Pinhões, reunindo vários chefs que foram selecionados no festival. 
Todos os sábados deste mês serão de festa no Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema. A programação da Plataforma Ceará de Música, conta nesta semana com a apresentação da banda Os Alfazemas e da Escola de Cordas, a partir de 17h, no Largo Luis Assunção.
O Centro Cultural Belchior ainda conta com dois lançamentos de livros nesta semana, "Rastros de Mentiras e Segredos" de Cleudene Aragão, Inês Cardoso, Maria Thereza Leite, Ruth de Paula e Vânia Vasconcelos, ontem (17/05); e "Ana Luiza não gosta de doces, nem 2000 anos atrás", de Janina Sanchez, hoje.
A Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes deu a conhecer o resultado do ateliê "Imagem e Espaço" com uma exposição composta por instalações produzidas pelos alunos do Curso de Realização em Audiovisual. A abertura ocorreu às 18h30 e a exposição ficará aberta ao público, no Salão de Abril, por duas semanas.
O resultado da residência coreográfica "Dança e Mitologia Pessoal" da Vila das Artes, ministrada pela bailarina e coreógrafa Silvia Moura, está sendo apresentado por meio de performances no Theatro José de Alencar e na Casa do Barão de Camocim, ontem e hoje, respectivamente.
A programação ainda conta com cineclubes gratuitos na Vila das Artes; apresentação musical no Passeio Público de Fortaleza; Curso de Geofilosofia e meditação na Biblioteca Dolor Barreira; além de várias atividades infantis, durante toda a semana, na Biblioteca Herbênia Gurgel.

SEMANA DE MUSEUS MOVIMENTADA A CULTURA E O TURISMO NACIONAL

MUSEU DA REPUBLICA, BRASILIA
A 16ª edição da Semana de Museus, que começou nesta segunda-feira (14) e vai até domingo próximo, 20, conta com 1.130 instituições participantes em todo o Brasil. A temporada cultural é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). A edição deste ano, segundo o Ibram, conta com 3.261 eventos cadastrados. São atividades diversas como exposições, visitas mediadas, palestras, ações educativas e exibição de filmes, entre outras programações.
A semana está atraindo visitantes locais e turistas espalhados por 489 municípios brasileiros. É uma oportunidade de o turista se familiarizar com a história, cultura e demais aspectos da formação de cada local abordados pelos diferentes tipos e propostas de museus. O Sudeste teve o maior número de instituições inscritas, com 466 museus participantes. Seguido das regiões Nordeste (270), Sul (263), Centro-Oeste (77) e Norte (54).
O tema desta edição “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” propõe uma aproximação das instituições com os visitantes, tanto pelo viés tecnológico quanto por outras conexões. No universo da cultura, o museu assume funções diversas e envolventes
NEGRITUDE MINEIRA - Esta 16ª Semana de Museus motivou a participação conjunta de 10 instituições mineiras, entre elas, o Museu Regional de São João del-Rei. São 22 eventos, até o próximo dia 26, nas cidades históricas de São João del-Rei e Tiradentes e, todos eles, ligados ao mesmo tema: a presença, resistência e história da cultura afro-brasileira em Minas Gerais.
A parceria “Elos da Liberdade” reúne eventos de arte, cultura e história que buscam mostrar aos visitantes a importância da cultura africana no dia a dia dos mineiros e do Brasil. A programação mineira conta com exposições, seminários, palestras, visitas mediadas aos museus, exibições de filmes, debates, musicais, peças teatrais e um passeio especial de Maria Fumaça com apresentações temáticas em cada um dos vagões.
O Museu Regional de São João del-Rei, aberto à visitação pública desde 1963, apresenta uma exposição de aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVII ao XX. A história é retratada em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O museu ocupa a antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro em Minas Gerais.

SEMINÁRIO AVALIA A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS


A avaliação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, os rumos para o setor público atingir os objetivos estabelecidos no PNRS, a geração de energia a partir do lixo e como fazer a Gestão Integrada dessas políticas são alguns dos temas que serão debatidos no 5º. Seminário Nacional de Resíduos Sólidos, que acontecerá em Fortaleza nos dias 21 e 22  próximos, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas.
Com credenciamento a partir das 8 horas do dia 21, o evento terá na sua abertura a Palestra Magna de Ricardo Plácido Ribeiro, coordenador-geral de Auditoria das Áreas de Integração Nacional e Meio Ambiente do Ministério de Transparência e Controladoria-Geral da União, Secretaria Federal de Controle Interno e Diretoria de Auditoria de Políticas de Infraestrutura.
Ainda com programação preliminar, a primeira Mesa Redonda acontece após a palestra magna e terá por tema “Rumos para o setor público atingir os objetivos da Polícia Nacional de Resíduos Sólidos”. O Mediador será Alceu de Castro Galvão Júnior, Analista de Regulação da Coordenadoria de Saneamento Básico da Agência Reguladora de Serviços Delegados do Ceará (ARCE). 
Na segunda Mesa Redonda, à tarde, entra em debate a Geração de Energia a partir dos Resíduos Sólidos tendo como Mediador o professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará, Suetônio Mota. A terceira Mesa Redonda do dia enfoca “Como fazer a gestão integrada dos Resíduos Sólidos” com Luís Eduardo Salvatore, do Instituto Brasil Solidário. Para o seminário as inscrições são gratuitas.
O dia seguinte, 22, será todo reservado para os mini cursos de Educação Ambiental, com Luís Eduardo Salvatore, e Consórcios de Resíduos Sólidos com o professor Alissom Melo

FALECEU EM ILHÉUS O EMPRESÁRIO E JORNALISTA HANS SCHAEPPI

Registramos com pesar o falecimento, na última quarta-feira, 16, em Ilhéus, do conceituado empresário e jornalista baiano. Hans Tosta Schaeppi, personalidade das mais respeitadas nas esferas em que militou durante os seus 92 anos. Estamos informados de que o seu sepultamento ocorreu ontem, na cidade que tanto amava. 
Schaeppi deixa um acervo fabuloso, na sua multifacetada personalidade de engenheiro, hoteleiro, fazendeiro e jornalista. Como homem de negócios sempre foi um vitorioso, nos hotéis em que possuiu em Salvador e em Ilhéus. A grande paixão dos últimos anos era a fábrica de Chocolates Caseiro de Ilhéus, com o “Nassif”  e  a “Gabriela” sendo os carros chefes. Sua indústria foi sempre premiada em competições nacionais e internacionais.  Como jornalista, militou com destaque na imprensa de Salvador. Entre as entidades das quais participou, nomeava com pertencer à Abrajet, assim querendo destacar ser um dos incentivadores do turismo nacional. 
Pêsames à família do querido amigo Schaeppi


CORPUS CHRIST 2018 NO CATUSSABA


ROTA DO SOL SEMANAL 18/05/2018 ISSUU