Pesquisar este blog

sábado, 20 de outubro de 2012

CALEIDOSCÓPIO - MILITÂNCIA POLÍTICA

MILITÂNCIA POLÍTICA
Passada a refrega do 1º turno das eleições, os resultados aí estão incontestáveis. Ganharam os que tiveram maior apoio político e financeiro principalmente de quem manda nas máquinas administrativas. Houve reconhecimento pelo trabalho de um ou outro, mas o que imperou  mais claramente  foi a militância política. E nisto os partidos de centro esquerda são competentes, sabem ocupar espaços, principalmente entre as várias classes de trabalhadores. Não se descuidam em nenhum momento dos bairros, principalmente daqueles carentes de quase tudo. Levam suas mensagens de uma vida melhor e sabem como ninguém desconstruir as informações  sobre as mazelas de  muitos dos seus membros.  Ficha limpa e mensalão, está provado, não funcionaram  como se esperava. . O que valeu e certamente valerá no segundo turno das eleições, no próximo dia 27,  será o trabalho da militância, trabalho que começou logo no domingo, dia da apuração dos votos. Depois, não adianta chorar pelo leite derramado.

VAI BEM O CEARÁ NO TURISMO

Antonio José *

Satisfaz-nos constatar que a vinda, em massa, de visitantes às plagas alencarinas não mais ocorre, de forma espontânea e sim fruto das promoções (divulgação do nosso potencial turístico) nas regiões Sul e Sudeste, sem falar da participação em eventos dentro e fora do Brasil (feiras, congressos, seminários, exposições etc.).
O Estado do Ceará, realmente, tornou-se, depois da Bahia, o maior polo receptor de turistas da região nordestina. É o Estado preferido pelas pessoas do Sul e do Centro-Sul, quando pesquisados a respeito de locais, para desfrutarem suas férias, principalmente nos meses de julho e janeiro.
Belas praias e paisagens serranas (incluamos as dos sertões) existem em abundância por aí afora. Agora, o chamariz, para nossos atrativos naturais e artificiais, deve-se, sobretudo, ao calor humano e à hospitalidade do povo cearense. Ímpar a maneira como os cearenses tratam os visitantes! O reconhecimento é deles. Admiram a descontração da população cearense e seu “modus-vivendi”, embora que morem num Estado pobre.
Mas, o diferencial deve ocorrer nos preços dos  produtos turísticos, na hospedagem com diárias competitivas, nos ingressos para diversões,  na alimentação, nas peças artesanais,  nas obras de arte, tudo isso com preços abaixo de outros mercados turísticos. Infelizmente, continuamos a explorar os turistas, quando o correto – repetimos sempre esta opinião – é explorar o turismo com profissionalismo.
Bem! Vamos tocar na mesma tecla: continuamos pecando na prestação de serviços aos turistas e aos conterrâneos. Há exceções, claro, todavia os justos pagam pelos pecadores. Sempre é assim, quando poucos trabalham de maneira profissional e pautados nos princípios éticos. E como os inescrupulosos ferem a ética!
Não vale a justificativa de que turista é explorado no mundo inteiro. Mas, não vamos imitar o que é errado, desumano e nocivo ao desenvolvimento do turismo sustentável. A Bahia pagou caro pela imbecilidade de julgar que turista possui muito dinheiro e é para ser explorado mesmo. Ledo engano! Explora-se uma, duas, três vezes, porém ninguém é tolo, para ser explorado a vida toda. Neste caso, os explorados procuram outros polos turísticos, os quais não recorrem a este abominável procedimento.
Ainda sobre o assunto da má prestação de serviços, as aberrações ocorrem, com mais frequência, nas cidades interioranas, onde quase não se realizam treinamentos, destinados à mão de obra ociosa.
A nosso ver, é preciso treinar... treinar...  treinar as pessoas, que estão ou vão entrar neste segmento econômico, visando à satisfação dos turistas. Afinal, temos a obrigação de agradar aos turistas, caso queiramos que retornem, amiudemente, ao nosso Estado. Vai bem o Ceará no Turismo e a tendência é melhorar com o funcionamento do recém-inaugurado Centro de Eventos, inaugurado, pomposamente, com a presença do internacional tenor Plácido Domingo.
*Diretor Social da Abrajet-Ceará

O MERCADO TURÍSTICO GLOBAL DA LINGUA PORTUGUESA

Salvador Dias *

Os dados divulgados, a 12 de Setembro, pela OMT – Organização Mundial de Turismo mostram que a indústria de viagens e turismo deverá chegar a 1 bilhão de clientes este ano.
Já o PIB do turismo mundial deverá crescer cerca de 2,8%, segundo o WTTC – World Travel & Tourism Council, com o maior crescimento a ser registrado na América Latina, de 6,5%.
Vencer obstáculos e derrubar barreiras podem fazer com que esses números sejam ainda mais expressivos. A existência de políticas públicas eficazes, como a flexibilização dos vistos e a redução de taxas no setor são temas importantes para melhorar esse desempenho na busca de mais empregos, divisas e impactos económicos.
Há que criar novas medidas que promovam a declaração de zonas de grande afluência turística, que deem facilidades para os turistas efetuarem as suas compras em Portugal e no Brasil, o que contribuirá para o crescimento económico e o prestígio de uma Marca que deverá englobar todos os Países de Língua Portuguesa.
Para isso tem de haver um melhor atendimento das demandas do mercado e chancelar a TAP como a companhia com as melhores ligações entre o Brasil e a Europa, e responsável diria, quase única, da promoção de Portugal junto do mercado brasileiro. As entidades oficiais, a nível nacional, com a sua inoperância, a que se junta a ineficiência a nível local nada, ou muito pouco, têm contribuído para o aumento do número crescente de brasileiros de visita a Portugal. Não podemos esquecer que quase 700 mil brasileiros passam por Lisboa só fazendo conexões para o restante da Europa. 
Mas aqui a inoperância deve-se ao Turismo de Lisboa que durante muitos anos não acreditou na importância do mercado brasileiro e, hoje, apressa-se a tentar apanhar o comboio, ou melhor, o “avião” em movimento.
É preciso dar-se a conhecer a modernidade de Portugal, que não se limita ao fado ou a mulheres vestidas de negro, assim como o Brasil não se fica só pelas praias e telenovelas.
Hoje, é um país emergente, e o seu mercado gerador alvo do interesse de todos. Não era assim há uns anos atrás. E recordo que quando a TAP e a sua atual administração fizeram uma aposta forte nesse mercado foram alvo de múltiplas e dispares criticas. 
Há cerca de uma década a TAP definiu o Brasil como um mercado estratégico, aproveitando a sua posição geográfica para se transformar na companhia do Brasil para os europeus e na Companhia da Europa para os brasileiros, desenvolvendo ao mesmo tempo fortes campanhas para sensibilizar uns e outros para aproveitar a passagem por Portugal para conhecer as belezas do nosso País.
Se durante alguns anos o crescimento foi gradual, nos últimos foi muito acentuado, tornando-se visível para todos os agentes do turismo nacional, que passaram a olhar para o Brasil como um mercado emissor de importância quantitativa e qualitativa. 
Este mercado, não só não está esgotado, como continua a ter um enorme potencial de crescimento e, posiciona-se como o segundo mercado com maior número de dormidas nos estabelecimentos localizados na região de Lisboa. 
Em Portugal, de acordo com dados dos primeiros cinco meses deste ano, do Banco de Portugal, a despesa de turistas brasileiros regista um aumento de 5,2% nesse período, para 147,9 milhões de euros, enquanto a despesa dos portugueses no Brasil sobe 2,9%, para 64 milhões.
Em consequência, e já não era sem tempo, o Turismo de Portugal iniciou uma campanha de Portugal no Brasil e o Turismo de Lisboa considerou o Brasil como um mercado estratégico (a par da Espanha).
O Turismo deve ser compreendido como vetor estratégico para o desenvolvimento socioeconómico do País, mas porque não alargar-se este espaço a Portugal e ao Brasil, ainda mais que já estamos no ano Brasil- Portugal e vice-versa, com uma série de eventos que podem ser uma oportunidade para estreitar os laços seculares entre as duas pátrias. 
Deste modo posemos em andamento um Fórum de Turismo dos Países de Língua Portuguesa. A língua será o grande diferencial do congraçamento destes países.
É cada vez mais necessário saber. Saber criar produto. Saber comprar e saber como vender, em especial quando dispomos de um espaço geográfico tão extenso e espalhado pelo mundo inteiro.
O mundo da língua portuguesa pode ser gerador de intensos movimentos turísticos, como se se tratasse de um mercado interno formatável em multiprodutos.
O Mercado Global da Língua Portuguesa oferece um leque completo de motivações e de razões de viagem durante todo o ano, oferecendo as 4 estações do ano em qualquer momento. Tem, por acréscimo, potencial e capacidade instalada para oferecer a gama total de produtos turísticos para todos os gostos e todas as bolsas.
Ao operar à escala global, qualquer País deste espaço, qualquer Empresa, qualquer Turista tem um campo inesgotável de opções de compra e de venda.
E este espaço perspectiva-se, em simultâneo, como grande mercado receptor e grande mercado gerador no futuro.
*Chairman of ETP – European Travel Press
Presidente da AJOPT – Associação dos Jornalistas Portugueses de Turismo

CEARÁ MUSIC 2012

Amy Lee, Vocalista do Evanescence


O maior evento de música do estado, O Ceará Music, na edição que se desenvolveu no Marina Park, na sexta-feira e sábado últimos,  atraiu verdadeira multidão de jovens e não tantos,  calculando-se em cerca de  60 mil os presentes..

 Nos dois dias de evento, as atrações internacionais levaram a multidão ao delírio, executando consagradas músicas, novas e mais antigas no palco Brasílis, destinado às bandas locais, e no Palco das Nações, onde se exibiram as maiores atrações do grande festival. 
Destaques para a banda cearense Mafalda Morfina , o rapper americano Pitbull, Ali Campbell e Mick Hucknall. O show mais aguardado e que recebeu ovações gerais foi da banda americana Evanescenc.

FESTURIS CONSOLIDA-SE CADA VEZ MAIS

Romaria de Nossa Senhora Medianeira

Às vésperas de sua realização – de  22 a 25 do próximo novembro – o Festival de Turismo de Gramado, uma vitoriosa realização que já atinge vários continentes, está com êxito novamente confirmado, tal o interesse dos empresariado e demais agentes da cadeia produtiva do Brasil e do exterior. 
Cerca de 500 convidados, entre representantes do mercado turístico, imprensa e autoridades, estiveram na festa de lançamento desta que é a 24ª edição. A solenidade realizou-se à noite, , no Hotel Embaixador, em Porto Alegre. Os diretores do evento, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi, apresentaram  aos participantes os principais objetivos do Festuris, assim como novidades preparadas para esta edição. Em seguida, foram  sorteados 30 prêmios, divididos entre trade e agentes de viagem, 
A FEIRA -Consolidada entre as mais importantes feiras de negócios para o mercado business do business, a previsão é que  o Festuris deve reunir vários milhares de  profissionais de toda a América do Su e de outros continentes, , entre empresários, delegações oficiais e profissionais com poder de decisão de mais de 40 países. A previsão é de ultrapassar 360 expositores e 2 mil marcas.Nesta edição, as atenções estarão voltadas para o lançamento de dois salões: de acessibilidade e de enoturismo.
CRESCIMENTO - Em um ano de otimismo no cenário econômico mundial, marcado pela expectativa de crescimento de 4% do segmento turístico, o Festival do Turismo de Gramado apresenta números ainda superiores. A direção do evento comemora um acréscimo de 33,49% na metragem quadrada vendida na área internacional em relação ao ano passado. A informação foi confirmada com exclusividade aos jornalistas da região,  na manhã do dia 11,  num café da manhã,  no Hotel Ritta Höppner Residenz, em Gramado. Além disso, os destinos do exterior aumentarão em 24,13%, reafirmando a feira como um grande palco de negócios de turismo mundial. “Nossa entrada no mercado internacional já está consolidada”, comemora a diretora Marta Rossi. O diretor Eduardo Zorzanello destacou  ainda que não é apenas a quantidade que está sendo destacada. “São destinos e empresas de qualidade que chegam à feira em 2012. É o caso da Air China, que escolheu o festival para se lançar no mercado de eventos de turismo no Brasil”, diz.
NÚMEROS MAIÚSCULOS – A 24ª edição do Festuris  terá cerca de 400 estandes, em um total de 2 mil marcas expostas e 40 países participantes. Destinos como China, México, África do Sul, Itália, Uruguai, República Dominicana, Suíça, Ilhas Seychelles, Barbados, Jordânia, Colômbia e Equador são alguns dos destaques. A 40 dias do evento, do total de 17 mil metros quadrados do Serra Park, 95% já está comercializado, o que também foi destacado na coletiva. “É a primeira vez que atingimos esta marca tão rapidamente”, afirma o diretor Marcus Vinícius. Marta Rossi estima um crescimento médio de 15% no Festuris de 2012, que será prestigiado por presidentes da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav) de cerca de 20 Estados, além de ter a presença de 250 convidados internacionais.
SETOR PRIVADO ISRAELENSE -  Além da presença em forma governamental, agora Israel se fará presente no Festival do Turismo com o setor privado, através da presença da operadora Vered Hashron Travel Travel and Tours, que estará expondo juntamente com a Intercontinental Operadora. Esta confirmação mostra que o setor privado está vendo os resultados do Festuris, investindo cada vez mais em participações no evento. A Vered Hashron Travel Travel and Tours é uma operadora de turismo de Jerusalém. Seu trabalho não é apenas focado em Israel, já que oferece serviços para todo o Oriente Médio.
Israel tem como sua principal fonte de renda o turismo. Sabendo disso, o país terá estande próprio na feira. Para provar a força do destino, Israel divulgou que mais de um milhão de turistas visitaram o país nos primeiros quatro meses de 2012, representando um aumento de 19% em relação ao mesmo período em 2011, e um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2010.
RELIGIOSIDADE NO EVENTO - A Secretaria de Turismo de Santa Maria confirmou a participação no Festival do Turismo de Gramado da imagem da Nossa Senhora da Medianeira. O Festuris, ao chegar no sexto ano do seu Salão de Turismo Esotérico, Místico e Religioso, procura desenvolver ações específicas neste segmento, como ocorreu nas edições anteriores. Em 2010, a vinda da imagem de Nossa Senhora de Aparecida, direto da cidade de Aparecida, deu novos ares ao evento, assim como no ano passado, quando foi a vez do Círio de Nazaré, do Pará, trazer sua imagem a Gramado.
Entre as ações que serão realizadas pela comunidade de Santa Maria está à procissão da imagem original da Nossa Senhora da Medianeira, no dia 19 de novembro, segunda-feira. O cortejo será realizado em frente à Igreja São Pedro, às 18h, acompanhada pelo hino da santa, cantada pelo tenor Cesare Barrichello.  A imagem estará exposta para adoração dos fiéis, de 19 a 23, na Igreja São Pedro.
Além do cortejo do dia 19 de novembro, a imagem marcará presença na abertura do Congresso, que ocorre no Serrano Resort, no dia 23 de novembro. Já no dia 24, às 17h, um pequeno cortejo ocorrerá durante a coletiva oficial do evento, na presença dos diretores Eduardo Zorzanello, Marta Rossi e Marcus Vinícius, que encerra as atividades do 24° Festival do Turismo de Gramado.

R$ 650 MILHÕES PARA PROJETOS DA COPA


A partir de agora as micro, pequenas e médias empresas que queiram financiar projetos relacionados aos eventos esportivos da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo FIFA 2014 passam a contar com uma nova linha de crédito lançada especificamente para essa finalidade, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Ao todo o FAT Turismo disponibilizará R$ 650 milhões para as modalidades investimento e capital de giro.
O lançamento do FAT Turismo ocorreu na última quarta-feira, em Brasília, com a presença do coordenador de Financiamento do Ministério do Turismo, Márcio Vantil. A cerimônia também marcará as comemorações pelo Dia da Micro e Pequena Empresa, celebrado em 5 de outubro.
Entre os itens financiáveis estão veículos e embarcações para transporte de pessoas; capacitação de pessoal em qualidade de serviço, atendimento e língua estrangeira; máquinas e equipamentos e desenvolvimento de sites para implantação de softwares.

CRISE ARGENTINA REPERCUTE NO TURISMO CATARINENSE

Bombinhas SC

Pousadas e pequenos hotéis serão os mais atingidos pela crise argentina, segundo os participantes do debate promovido pelo Florianópolis Convention & Visitors Bureau, com apoio da ABIH-SC, segunda-feira (08). Isso porque os empreendimentos maiores comercializam seus pacotes com antecedência, via operadoras com aéreo incluso. Já os pequenos dependem de turistas que vem de carro e fazem reservas de última hora. Valdir Walendowsky, presidente da Santur, esclareceu que já foi pedida uma intervenção do governo federal através do Itamaraty junto ao governo argentino para amenizar a questão da moeda. Rubem Régis, representante do Resort Costão do Santinho, sugeriu a realização de uma rodada de negócios entre pousadas e operadoras argentinas. O comércio e a locação de casas e apartamentos também serão atingidos, lembraram os representantes do trade. 
BOMBINHAS - Também a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bombinhas, o Conselho Municipal de Turismo, a Associação Empresarial do município, a Câmara de Dirigentes Lojistas e seu Núcleo de Hospedagem, promoveram três encontros para tratar da repercussão das medidas econômicas argentinas no turismo da região, uma das que recebe um grande contingente de turistas do vizinho país, sendo grande a preocupação com a possível redução do número de visitantes o que afetaria a economia regional. ( Jornalista Zeni Ratts).  

1º ENCONTRO BRASILEIRO DE TRANSFERÊNCIA DE EMBRIÕES DE OVINOS E CAPRINOS


CAPTADO O XVII ENCONTRO DE MARKETING CATÓLICO


MINAS TURISMO GERAIS

REVEILLON- Os hotéis e pousadas já estão com os pacotes das festas de final de ano. Com o feriadão prolongado, já que dia 25 de dezembro e 1 de janeiro vão ser na terça feira, milhares de pessoas vão passar as datas em hotéis e pousadas. Consulte seu agente de viagem e tenha excelentes festas de Natal e Reveillon.
CORRIDA DA PAMPULHA - No dia 9 de dezembro acontece a tradicional Volta Internacional da Pampulha, marcando um dos principais eventos de corrida de rua do Brasil. O evento acontece em Belo Horizonte onde reúne milhares de atletas do Brasil e exterior, a idade mínima de 16 anos a prova será composta de uma corrida de 18 km e uma caminhada de 4 km, na orla da Lagoa da Pampulha. Informações  http://www.yescom.com.br Telefone: 11 4208-7633
HISTÓRIA DO FUTEBOL- Os amantes do futebol podem conhecer até o dia 31 de outubro no Museu Histórico Abílio Barreto, em Belo Horizonte um grande acervo da  trajetória do futebol na capital mineira, desde seus primórdios, na década de 1900, até os dias atuais, reunindo objetos de times profissionais e amadores, bem como acervos de jogadores e torcedores. Entre 
A história do futebol mineiro desde a inauguração do Mineirão em 1965 está na exposição. Há troféus, camisas, bandeiras, recordações de competições e álbuns de figurinhas e futebol no âmbito da perspectiva histórica e sua relação com a cidade de Belo Horizonte. Quem quiser conhecer pode ir na 3ª, 6ª, Sáb. e Dom. das 10h às 17h. 4ª e 5ª das 10h às 21h. http://www.amigosdomhab.com.br Telefone: 31 3277-8573 Entrada Franca

CRUZEIROS PARA CONHECER AS BALEIAS JUBARTE

Os cruzeiros de expedição pela Patagônia e Terra do Fogo vão ganhar, a partir de janeiro de 2013, um novo atrativo. A Cruceros Australis elaborou partidas especiais de quatro noites para quem deseja conhecer a vida das baleias jubarte, que se alimentam na região da Ilha Carlos III, no Estreito de Magalhães.
A primeira expedição começará no dia 12 de janeiro, a bordo do navio Stella Australis. O Via Australis, o outro da frota, também conta com três datas de saída reservadas, nos dias 4 e 20 de fevereiro e 8 de março.Com início em Puntas Arenas, no Chile, e término em Ushuaia, na Argentina, as viagens também contemplarão excursões guiadas por locais como o mítico Cabo Horn, a histórica Baía Wulaia, onde Charles Darwin desembarcou e teve o primeiro contato com os nativos canoeiros Yámanas, e as geleiras de Garibaldi e Pía, no coração da Cordilheira Darwin.
O visual inclui o maravilhoso Bosque Magalhânico, último ecossistema de florestas antes da Antártica. Tudo isso complementado com as palestras a bordo oferecidas pela equipe de expedição dos navios, numa hospedagem all-inclusive, com refeições, bebidas e excursões incluídas no custo do roteiro.

O IBEROSTAR COM DESCONTO EM ROTEIROS PELA AMAZÔNIA


Para quem busca roteiros diferenciados e deseja estar em contato com a natureza, a Amazônia é o destino ideal. Uma das opções para viajar com conforto e segurança e aproveitar o melhor da região é o navio hotel IBEROSTAR Grand Amazon, que oferece descontos especiais até dezembro (Promoção válida até 24/12/12 (exceto feriados)). Os acompanhantes de hóspedes que optarem por se hospedar em cabine dupla, ganharão 25% de desconto na diária e, aqueles com mais de 60 anos, serão contemplados com 50% de desconto. 
Além de conhecerem os encantos da região amazônica com todo o requinte e comodidade de um navio de cruzeiro, os hóspedes poderão se aventurar entre duas opções de itinerário: um cruzeiro de três noites (sexta a segunda) pelo Rio Solimões e outro de quatro noites (segunda a sexta) pelo Rio Negro. Além disso, existe a possibilidade de realizar o circuito completo, com duração de sete noites e passagem pelos dois rios. 
Com 73 luxuosas cabines de 23 m2 e duas suítes de 50 m2, todas externas, distribuídas em três decks para passageiros, o navio, com sistema all inclusive, conta com dois restaurantes, dois bares, duas piscinas e sala de fitness entre outros. 
O IBEROSTAR Grand Amazon é da categoria Grand Collection, a mais alta da rede IBEROSTAR Hotels & Resorts, e a diária por pessoa sai a partir de R$ 653,00.

JOÃO PESSOA: EM FASE DE CONCLUSÃO OBRAS DO MIRANTE


As obras de construção do Centro de Congressos, do Teatro e do Mirante do Centro de Convenções 'Poeta Ronaldo Cunha Lima', em João Pessoa, seguem em ritmo normal do cronograma estabelecido. Depois da inauguração do Salão de Feiras no mês de agosto, o próximo ambiente a ser concluído é o Mirante. Do topo as pessoas terão ampla visão de praias e de algumas áreas da cidade.
O Mirante, que é um tronco de pirâmide invertido, será revestido com alucobond, (painéis de alumínio composto) que darão beleza à obra. A construção tem altura de 64 metros no seu topo, mas a área para contemplação dos turistas tem altura de 57 metros, o equivalente a um prédio de 17 andares. No primeiro piso já está pronto o restaurante.
OBRAS - No Centro de Congressos está sendo colocado o concreto da primeira laje dos blocos administrativos que terão três pavimentos. Terá auditório para 2.340 pessoas. A cobertura também está sendo implantada. As obras do Teatro e do Centro de Congressos têm prazo para conclusão em julho do próximo ano. O teatro terá 3.042 lugares. A área total do Centro de Convenções é de 34,52 hectares, sendo 48.676 metros quadrados de área construída. Os três estacionamentos comportam mais de mil automóveis. Os investimentos totais nas obras são estimados em R$ 170 milhões.
O Salão de Exposições e Eventos tem 19 mil metros quadrados de área construída. Já foi  sede do 2º Festival de Turismo de João Pessoa e no período de 22 a 24 do corrente abrigará a Convenção Paraibana de Supermercados 2012.

MERCADO CENTRAL É O GRANDE 'SHOPPING' DO TURISTA


Todo turista reconhece  ter Fortaleza um quê que agrada. Não é especificamente sua temperatura amena, o sol brilhante, a orla marítima, seus pontos culturais e de lazer,  nem a cordialidade e alegria do povo. A soma destes fatores leva o visitante a  gostar de primeira da capital dos cearenses, mesmo apesentando senões aqui e acolá. 
MERCADO CENTRAL - Um dos locais que faz parte deste todo que “pega”  o turista em Fortaleza sem dúvida é o Mercado Central,  “shopping”  de maior atração para bons momentos de compras de um artesnato variado e de muito bom gosto, em que se misturam  a renda de qualidade excepcional, as confecções para todos os momentos, as criações folclóricas,  as  redes sofisticadas para um saudável descanso, a deliciosa castanha de caju e doces vários,  enfim um gama de produtos que insinuam aquisição. 
A visita quase obrigatória ao Mercado Central é um dos grandes apelos para o turista, principalmente aquele que vem para conhecer o que de melhor a cidade oferece, na união  compras e lazer. Os depoimentos são unânimes em afirmar serem excelentes e produtivos os momentos reservados para a visita ao Mercado. São tão variadas as ofertas nos quatro pavimentos da construção não muito convencional, tantas novidades que o visitante se perde nas horas. Se cansou ou está com fome, não há problemas, pois na praça de alimentação  no segundo pavimento obedece o que de melhor a gastronomia cearense pode oferecer.
 UM POUCO DA HISTÓRIA – Dando passos ainda tropegantes, a pequena Fortaleza de 1809 viu seu primeiro mercado público, ali no Centro mesmo,  mais ou menos nos lados e  locais onde hoje se situam os Correios e Telegrafos, O Banco do Brasi, a Praça Waldemar Falcão e o Palácio do Comércio. Em seguida, o prédio denominado de Cozinha do Povo,e, depois , passando pelo Mercado da Carne,  surgiu o  mercado que funcionou até o final de 1997  e que hoje, após adaptado, se chama Centro de Referência dol Professor, englobando a Biblioteca Virtual Moreira Campos e a Galeria Abntônio Bandeira.   
O atual Mercado Central de Fortaleza, em local priviliado do Centro da Cidade, nas proximidades do Quartel General da Catedral Metropolitana,  foi inaugurado no dia 19 de janeiro de 1998. É gerido pela ALMEC, mas  de propriedade da Prefeitura de Fortaleza. A administração do mercado foi passada para a Associação dos Lojistas do Mercado Central pela lei Nº 8073, de 21 de outubro de 1997. Tem  553 boxes e 18 banheiros, distribuídos em 5 pavimentos, sendo um deles destinado a estacionamento compreendendo área total de 9.690,75 m².
A ALMEC, sob a presidência do empresário Juarez Gonçalves  Elias, recentemente reeleito, com a Prefeitura,  vem realizando várias obras.  Em andamento está o novo teto (60% executado). Já houve a modernização dos dois elevadores setor A e setor B e, para melhor apresentação, todos os funcionários estão com fardamento padronizado.

FESTIVAL DO CAMARÃO É EVENTO DE APELO TURÍSTICO

Prato com os Camarões da Costa Negra

Não será apenas de assuntos técnicos-científicos que viverá o IV Festival Internacional do Camarão da Costa Negra, em novembro, na Fazenda Cacimbas, em Acaraú. Em cada noite do festival, dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro, seis “chefs” de restaurantes localizados em Fortaleza e em Jericoacoara apresentarão criações gastronômicas diferentes que serão julgadas pelo jurados – Chefs internacionais e convidados especiais – que darão suas notas. O que obtiver a maior pontuação no somatório das 3 noites será o campeão do festival.
Eis os restaurantes e “chefs” nacionais participantes neste que está sendo considerado pelos especialistas em gastronomia o maior acontecimento na área no Ceará: Bocca Bistrô – Chef Eduardo Andrade; Grazie – Chef Juscelino Menezes; Jardim do Alchymist – Chef Alberto Martinelli; Hotel Oásis Atlântico – Chef Luciano Ferreira; Soho – Chef Élcio Nagano e restaurante “The Lab” (Jericoacoara) – Chef Luca Lulli.
Especialistas em gastronomia, como os “chefs” Leo Gondim, Faustino, Marieane Bauer e Eduardo Sissi, têm ressalto em diversas oportunidades a importância do Festival do Camarão da Costa Negra para o desenvolvimento econômico, gastronômico e turístico da região, que compreende importantes praias e lagoas, como Jijoca, Jericoacoara, Icaraí de Amontada e Itarema, locais já reconhecidos nacionalmente como de grande apelo turístico. 

DEGUSTAÇÃO DE VINHOS NO VILA GALÉ


A Casa de Santa Vitória e a Vila Galé fará o lançamento de dois vinhos de sucesso da vinícola portuguesa, no dia 22 de outubro (segunda-feira), às 17 horas, no Hotel Vila Galé Fortaleza.
O presidente do Grupo Vila Galé, ao qual pertence a Casa de Santa Vitória,  Jorge Rebelo, fará a apresentação dos vinhos produzidos na região do Alentejo, em Portugal.
Fundada em 2002, a Casa de Santa Vitória é uma empresa do Grupo Vila Galé focada na produção e comercialização de vinhos e azeites alentejanos de qualidade superior. A empresa alia, em um mesmo empreendimento, as mais avançadas tecnologias de vinificação e técnica tradicionais, como a colheita (ou vindima) manual e a pisada nas uvas com os próprios pés, como forma de obter um elevado nível de extração, o que promove um melhor nível de core e acidez, garantindo longevidade ao vinho.
A empresa está localizada no Baixo Alentejo, a 25 quilômetros de Beja, junto à pequena vila Alentejana Santa Vitória e à barragem do Roxo. Ao todos são 130 hectares de vinhas e 140 hectares de oliveira com 11 castas tintas e 5 castas brancas. A vinícola faz programação de enoturismo e tem entre seus atrativos a adega de 5 mil metros quadrados e três andares.
O evento marca o lançamento dos vinhos das Casa de Santa Vitória - Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet.
Produzido em 2007, o Cabernet Sauvigon tem produção manual das melhores uvas na adega. Produzido em 2009, o Alicante Bouschet também tem produção manual e maturação de 14 meses em barris de carvalhos franceses.

MAIOR E COM MAIS ATRAÇÕES A FEIRA DAS AMÉRICAS

Presidente da Abav Nacional, Antônio Azevedo

“A Feira das Américas está 15% maior.” A frase é do presidente da Abav Nacional, Antônio Azevedo, que apresentou os últimos detalhes da Feira das Américas e Congresso da Abav, que serão realizados na próxima semana, entre os dias 24 e 26 deste mês no Rio de Janeiro.
De acordo com o presidente da Abav.  a feira está 15% maior em relação ao ano passado, em relação à área ocupada pelo evento. Nesta edição, que será a de número 40, são 45 mil metros quadrados, 1.350 expositores, distribuídos em 450 estandes. São, ao todo, representantes de 52 países no evento (incluindo o Brasil). “Um recorde”, destacou Azevedo. Destes, 11 participarão pela primeira vez, e a expectativa da entidade é que 20 mil profissionais passem pela feira.
 “Este será o maior evento já realizado pela Abav”, destacou o vice-presidente da entidade, Leonel Rossi Júnior. “Não existe nenhum evento com o mesmo tamanho nos Estados Unidos, no Canadá ou no México e é, com certeza, um dos dez maiores do mundo”, continuou o executivo.
MUDANÇAS - Talvez a mais perceptível para os agentes de viagens será a Vila do Saber, que levará debates e treinamentos junto à feira. “Será a capacitação dentro da exposição”, apontou a vice-presidente de Capacitação e Certificação da Abav, Ana Carolina Souza.  No  espaço haverá 115 palestras e apresentações, divididas em dez salas, sendo que oito têm capacidade para 50 pessoas e duas, para 100.
As rodadas de negócios também são novidade. Haverá duas: uma promovida pela CVC, nos dias 24 e 25, e do Sebrae, nos dias 25 e 26. São espaços onde buyers ficarão sentados e os vendedores circulando. As reuniões terão em média 20 minutos, com agendas antecipadas.

ENCONTRO REÚNE EMPREENDIMENTOS DE TODO O MUNDO


Salvador será sede do 16º Encontro Internacional de Negócios do Nordeste, evento internacional organizado pelo Sebrae e que se realizará de 23 a 25 próximo, com  a previsão de participação de 82 compradores de 31 países.  
O Einne é voltado para  micro e pequenas empresas (MPE) em que 230 empresários dos nove estados nordestinos estarão debatendo problemas comuns com parceiros da área internacional. 
A Hores Representation of Companies, trading de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, é um das participações estrangeiras. Seu  representante vem ao Brasil em busca de itens variados, como amêndoas; carnes; pescados; roupas; cosméticos; produtos de beleza, naturais e de saúde; luminárias; itens de cama, mesa e banho; bordados; móveis; artigos de decoração; produtos de cozinha; mármores e granitos; plástico; e equipamentos de petróleo e gás. "Eles já participaram do encontro em 2011. Na época, foram identificamos como bons compradores", conta Cristiane Mota, gestora do evento e analista de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae na Bahia. 
Além da empresa dos Emirados Árabes, também já confirmaram participação importadores da Alemanha, Itália, Áustria, Espanha, Bélgica, Suíça, França, Portugal, Romênia, Rússia, Canadá, Estados Unidos, Chile, Colômbia, Panamá, Cuba, México, Equador, Guatemala, Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde, Paraguai, Peru, Bolívia, Argentina e Uruguai. O maior número de importadores pertence aos países da África que falam português, como Angola e Cabo Verde, e também da América do Sul. O evento começa no dia 23 com um seminário para as companhias brasileiras, enquanto as ro dadas de negócios com os importadores acontecem nos dias 24 e 25.
A previsão dos organizadores do Einne é que as rodadas em Salvador gerem R$ 600 mil em negócios durante o evento e R$ 35 milhões em parcerias futuros. Na edição anterior, que ocorreu em Olinda (PE), foram gerados R$ 307 mil em negócios imediatos. 

AGÊNCIAS DE VIAGEM ONLINE


A Starwood Hotels do Brasil promoverá durante o dia 23 de outubro, terça-feira, tem início às 8h,um encontro das OTA's (Online Travel Agencies), com o objetivo de democratizar as informações sobre o mercado do turismo virtual. Entre os hotéis participantes da rede estarão: Sheraton Rio Hotel & Resort, Sheraton Barra Hotel & Suítes, Sheraton São Paulo WTC, Sheraton Vitória Hotel, Sheraton Porto Alegre Hotel e o Four Points by Sheraton Macaé.
A reunião abordará, entre tantos,  temas relacionados com o perfil dos hóspedes/reservas; ponto de origem; sugestões de programas para melhora na produção nestes canais. A iniciativa foi criada pela Starwood Hotels do Brasil com a intenção de aprimorar a parceria e estreitar os laços comerciais com as agências.

TURISMO CARO O BRASILEIRO


Em comentários sobre o estudo Economia do Turismo: Perspectiva Macroeconômica 2003-2009, recentemente divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o economista Daniel Plá afirma que o turismo brasileiro já é um dos mais caros do mundo, não obstante seu crescimento. 
"Ser eleito para sediar a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 gerou um impacto muito grande na opinião pública", destacou. Mas, um dos grandes empecilhos ao turismo no Brasil é a questão da violência, com tendência,  porém,  a diminuir  em razão do  surgimento das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). que sem dúvida estão melhorando a imagem do país e do Rio de Janeiro. Atualmente, as comunidades cariocas passaram a ser vistas como ponto turístico. 
Alerta Daniel Plá que o Brasil é um dos destinos mais caros do mundo para os visitantes estrangeiros em razão, principalmente, do custo alto das passagens aéreas e dos hotéis. "Isso atrapalha a indústria do turismo".Segundo o professor da FGV, os preços do setor de serviços ligados ao turismo foram os que mais subiram no período. Por esta  razão, estão   surgindo  no Rio de Janeiro os chamados hostels  (tipo de albergue), desde os Jogos Pan-Americanos de 2007. "Só Ipanema tem hoje mais de 30 hostels de diferentes portes para atender turistas de menor renda que não conseguem ficar nos hotéis convencionais". Esse tipo de hospedagem constitui uma grande alternativa. 

NOVEMBRO , TEMPORADA DOS CRUZEIROS MARÍTIMOS

Porto do Mucuripe

A partir do próximo mês, Fortaleza receberá a temporada de Cruzeiros Marítimos 2012/2013. Até abril, mais de 8.400 turistas, entre brasileiros e estrangeiros, visitarão a capital em dois navios, que atracarão no Porto do Mucuripe: o Costa Fortuna e o Costa Favolosa. De acordo com as estimativas das operadoras, o turista estrangeiro gasta, em média, 100 dólares por dia, enquanto que o brasileiro tem um gasto médio de 150 reais por dia. Com a chegada desses visitantes, o movimento nos setores de comércio e serviços cresce cerca de 40%.
Os navios ficam ancorados, em média, um dia na cidade. Assim, os visitantes podem fazer passeios culturais pelas principais atrações turísticas de Fortaleza, como o  Mercado Central, o Theatro José de Alencar, o Passeio Público e o Centro Dragão do Mar.
No país todo, a temporada deste ano terá 15 navios: Costa Fascinosa, Costa Favolosa, Costa Fortuna, Costa Serena; Grand Celebration, Grand Holiday, Grand Mistral; MSC Fantasia, MSC Magnifica, MSC Musica, MSC Orchestra; Pullmantur Empress, Pullmantur Sovereign, Pullmantur Zenith; Splendour of the Seas (Royal Caribbean). Mais de 760 mil cruzeiristas viajarão pela costa do Brasil, em 280 roteiros de viagens.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O EUROCLICK 2012


Estão abertas as inscrições para o EuroClick 2012, um dos principais eventos de fotografia do Brasil. A quinta edição do concurso, organizado pelo Centro Europeu, escola de idiomas e profissões, tem como tema "O pecado mora ao lado" e visa o aquecimento do mercado fotográfico nacional, revelando novos profissionais e consolidando grandes nomes da fotografia no país.
Para se inscrever no concurso, o interessado deve enviar, até o dia 19 de novembro, um material com até três fotografias, coloridas ou PB, com resolução de 100 DPIs, para o e-mail euroclick@centroeuropeu.com.br, juntamente com a ficha de inscrição. O concurso é aberto para fotógrafos amadores e profissionais de todas as partes do país. 
Os vencedores serão conhecidos no mês de dezembro e todas as fotografias qualificadas para a fase final do concurso farão parte do acervo permanente do Espaço Centro Europeu, utilizado exclusivamente na divulgação de projetos culturais.

GUILHERME PAULUS É O NOVO INTEGRANTE DO CDES


Guilherme Paulus (foto), fundador e sócio da operadora de viagens CVC e, também, dono da GJP Hotéis & Resorts, empresa que controla de forma independente 10 empreendimentos hoteleiros no Brasil, é o mais novo membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, presidido por Dilma Rousseff. 
Paulus esteve em Brasília,  na última terça-feira, onde foi pessoalmente confirmar o aceito do convite feito pelos Ministros de Turismo, Gastão Vieira, e de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco. É o primeiro empresário de turismo a integrar o Conselho, e se une a nomes Abílio Diniz, Viviane Senna, Jorge Gerdau Johannpeter, Luiza Helena Trajano, Antoninho Trevisan, João Paulo dos Reis Velloso, Germano Rigotto, Humberto Mota, Luiz Carlos Trabuco, Paulo Skaf, Pedro Parente, entre outros empresários e líderes setoriais participantes. 
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social é o órgão de assessoramento da Presidência da República, vinculado à Secretaria de Assuntos Estratégicos. Teve origem em 2003, e tem atuação nacional e internacional. Tem a presidência de Dilma Rousseff e o ministro Moreira Franco como secretário-executivo. 
O CDES é presidido pelo Presidente da República e seus membros são designados por ato formal do Presidente da República por dois anos, com possibilidade de recondução. 
Na composição estão presentes, empresários, trabalhadores movimentos sociais, governo e lideranças expressivas de diversos setores. A ação principal do Conselho é contribuir e repercutir os debates sobre temas fundamentais para o desenvolvimento do País e envolve múltiplos e necessários aspectos: econômicos, sociais, políticos, culturais, ambientais.
Guilherme é também membro do Conselho Nacional de Turismo, ligado ao Ministério do Turismo. O empresário fundou a operadora de viagens CVC em 1972, e em 2009 vendeu o controle acionário ao fundo americano Carlyle. Hoje, além de ser sócio e presidir o Conselho de Administração da CVC, Paulus também é dono da rede de hotéis e resorts GJP, que administra de forma independente, e controla 10 empreendimentos hoteleiros no Brasil.

COMEÇA A TEMPORADA DA CASA COR CEARÁ


No dia 11 passado, à tardinha, começou a funcionar a Casa Cor Ceará edição 2012, vitorioso evento já na 14ª edição  que mostra ideias novas e revolucionárias no âmbito do seu  tema “MODA. ESTILO. TECNOLOGIA”. A Praça Portugal (entrada pela Rua Visconde de Mauá, 777 – Aldeota).é o local em que está instalada de hoje até o próximo 20 de novembro, mostrando  afinidade cultural e histórica da cidade com os Portugueses.
Aproveitando o Ano de Portugal no Brasil – Brasil em Portugal (2012-2013), a CASA COR CEARÁ, iniciativa conjunta com a Câmara Brasil-Portugal no Ceará (CBP-CE), e nomes como Romulo Alexandre Soares (ex-Presidente do Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil) e Francisco Neto Brandão (Vicecônsul de Portugal em Fortaleza), homenageia Portugal durante no evento. Está instalada num imóvel residencial com 3.200 m² de terreno, pertencente a SPE Fujita Mercurius, continuando com a mesma norma das anteriores: projetos com a acessibilidade.   O muro e a calçada de entrada,  temática Portuguesa de  Pedro Esdras,  e a presença da arquiteta Emília Porto assinando o rico ambiente Passeio das Artes são mais manifestações da homenagem. É uma edição prime, com 40 ambientes assinados por 56 profissionais, antecipando as tendências em arquitetura, decoração e paisagismo. O conceito do tema chega a um novo momento. 
Em todas suas edições a mostra homenageia grandes personalidades do Ceará. Neste ano, três grandes nomes do Estado ganham destaque: o empresário Everardo Telles; o estilista Lino Villaventura; e o humorista, pintor, escritor e ator Chico Anysio, que recebe homenagem especial no ambiente "Studio do Chico", assinado pela arquiteta Renata Targino.
Atualmente, o Grupo CASA COR conta com 22 franquias, sendo 18 nacionais (Amazonas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e quatro internacionais (Chile, Panamá, Peru e Punta Del Este), atuando no mercado desde 1987.

PALESTRAS


O ex-Ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega (FOTO) veio a Fortaleza, no dia 19, para falar sobre o cenário político econômico no Brasil e no mundo. Ele participou do 1º Seminário Internacional de Carcinicultura (criação de camarão em cativeiro) realizado pela Poli-Nutri, que aconteceu no Hotel Gran Marquise e cujo objetivo foi mostrar os avanços tecnológicos nas principais fazendas de camarão na Ásia apresentando as tendências e perspectivas sobre investimentos tecnológicos. O seminário reuniu os mais importantes empresários criadores de camarão do Brasil.
A diretoria da Poli-Nutri abriu o evento e apresentou os dois palestrantes renomados: o economista Mailson da Nóbrega e o pesquisador Dr. Farshad Shishehchian. Nóbrega falou as perspectivas econômicas e expectativas de crescimento no Brasil e no mundo e fez uma avaliação da conjuntura e projeções dos principais indicadores macroeconômicos. O pesquisador Farshad mostrou o “status” atual e os avanços tecnológicos nas principais fazendas de camarão na Ásia.
O objetivo do seminário foi discutir a viabilidade e aplicabilidade dos mais recentes avanços tecnológicos nas criações de camarões frente a uma perspectiva econômica. "A Poli-Nutri é uma empresa de tecnologia e quer apoiar e orientar os clientes com o melhor uso e também trazer as inovações tecnológicas, de forma viável e em equilíbrio com a perspectiva econômica do mercado", disse o gerente nacional de vendas, Aldo R. Barbulgli Filho.

WORKSHOP "FÉRIAS NA ÁUSTRIA" EM FORTALEZA


O Turismo da Áustria, em parceria com o Consulado Geral da Áustria em São Paulo, promoveu na última quinta-feira, 18,  em Fortaleza, no Hotel Gran Marquise,  o Workshop Férias na Áustria, com a presença de mais de 11 empresas austríacas, entre hotéis, representações de regiões turísticas, operadoras de receptivo e outras. A promoção reuniu agentes de viagens e operadores de turismo locais e houve 
distribuição de material promocional, encerrando-se com um brunch.
Além da oportunidade exclusiva para relacionamento e fomento de novos negócios, o Workshop Áustria contou com apresentações sobre variados temas como destinos, cultura, cidades, esportes de inverno, entre outros.
De acordo com o diretor de Turismo da Áustria, Werner Fritz, o evento integra a estratégia do destino para o mercado brasileiro, já que este é o principal mercado do continente. Fritz. 
Luiza Borges, do Consulado Geral da Áustria, Werner Fritz e Maria Ledermüller, do Turismo da Áustria 

DENTRO DO CRONOGRAMA OS ESTÁDIOS DAS COPAS. MAS...


Dos 12 estádios que serão sede dos jogos da Copa de 2014, apenas quatro ultrapassaram a marca de 70% de execução das obras, de acordo com dados divulgados pelas construtoras. São eles: o Castelão (90%), em Fortaleza (CE), Mineirão (78%), em Belo Horizonte (MG), Nacional, em Brasília (72%), e a Fonte Nova (70%), em Salvador (BA). De acordo com o Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco), os que se encontram mais atrasados são a Arena da Amazônia (45%), em Manaus (AM); e a Arena das Dunas (30%), em Natal (RN).
Segundo se informa, ,Jèrôme Valcke,  secretário geral da FIFA,  com a recente visita que fez ao Brasil, não está convencido de que, pelo menos em relação à Copa das Confederações, em julho do próximo ano, seis cidades não estarão em condições de jogo, inclusive Recife.
Três estádios têm custos estimados acima de R$ 800 milhões, segundo os orçamentos divulgados pelas secretarias da Copa e pelos consórcios construtores. São eles o Maracanã (R$ 859,9 milhões), a Arena Corinthians (R$ 820 milhões) e o Nacional de Brasília (R$ 812,2 milhões). Esse último deverá ter o custo aumentado em R$ 173,9 milhões com as obras de cobertura. Os estádios Beira-Rio (R$ 330,00 milhões), no Rio Grande do Sul, e a Arena da Baixada (R$ 183 milhões), no Paraná, são os de menor custo estimado. “Mas também são os de menor intervenção”, explica o presidente do Sinaenco, João Alberto Viol.

ROTA DO SOL 20/10/2012 - ISSUU