Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de maio de 2018

CALEIDOSCÓPIO 04/05/2018

NOTÍCIAS ALVISSAREIRAS – Nos últimos tempos, o Ceará tem sido bafejado por excelentes notícias no que diz respeito a turismo. Tudo graças à intervenção direta dos últimos governos do Estado, os quais contaram com trabalho dos mais elogiáveis pela sua Secretaria de Turismo. Fazia dois anos que vínhamos sendo embromados na repleta  idas e vindas da TAM (LATAM)  para fixação do um “hub” da empresa no nosso Aeroporto Internacional Pinto Martins. A disputa era acirrada com Pernambuco e Rio Grande do Norte. Dias após dias crescia a frustração, sempre com desculpas não convincentes da TAM. Eis que, de repente mais do que de repente, a Secretaria de Turismo (leia-se o secretário Arialdo Pinho) soltou a notícia bombástica. Estava sendo costurada um grande “hub” de aviação para o Ceará, com perspectiva de ser concretizada em pouco tempo. E num curto espaço de tempo estava firmado o acordo para que Fortaleza fosse sede de um centro de conexões envolvendo a Air France, a holandesa KLM e a brasileira Gol. Tudo correu rápido e com elogiável intervenção do governador do Ceará, Camilo Santana. Finalmente, ontem,3, houve a festa de consagração do início efetivo do Centro de Conexões de Voos da AIR France/KLM/Gol. A operação começou com a chegada, à tardinha, de uma aeronave vinda de Amsterdã (Holanda)). Em seguida, pousou no Pinto Martins a aeronave operada pela Joon, marca da Air France, que veio a Fortaleza diretamente de Paris,  com festa de batismo das referidas aeronaves. O Governador Camilo, a vice-governadora Izolda Cela, o secretário Arialdo Pinho e outras personalidades marcantes do Governo participaram dos dois voos. Solenidade prestigiada por grande número de autoridades e do “trade” turístico local marcou o acontecimento. Não bastasse este fato, outros ventos sopram a favor do turismo do Ceará, que se firma como um aliado de peso para a construção alvissareira da economia e finanças do Estado. A Justiça liberou que a Fraport Airport terminasse a obra iniciada ainda para a Copa do Mundo, deixada como “esqueleto de triste lembrança de irresponsabilidade”. Some-se ainda a esperada liberação para voos internacionais do Aeroporto Comandante Ariston Pessoa, de Jericoacoara, a volta dos voos regionais para o interior do Estado e o aumento de frequências de voos de Fortaleza para outros estados e países. Não tenham dúvidas, o Ceará num futuro muito próximo, com os profundos alicerces plantados a partir do Porto de Pecém, também em tempos de ganhar seu hub com o Porto de Roterdã, e o agora Fortaleza Airport terá o respeito das comunidades nacionais e internacionais. 
PORTO DO PECÉM
PROMOÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE -  Na tarde/noite do próximo dia 15, no Hotel Beira Mar, a ABIH do Rio Grande do Norte promoverá importante workshop de capacitação para os agentes de viagem do Ceará, evento que tem a finalidade de promover o turismo e a hotelaria daquele Estado.
A ABIH/Ceará e a imprensa especializada em turismo do Ceará estará prestigiando a iniciativa da entidade hoteleira do vizinho Estado.
SEMINÁRIO DO AGROPACTO – No auditório do Sistema FAEC/SENAR, a partir das 7h30 do próximo dia 8, estará acontecendo o Seminário Quinzenal do Agropacto do Ceará, quando ocorrerá uma palestra sob o tema “As leis de incentivos fiscais e a viabilização da Assistência Técnica e inovação tecnológica. O palestran será o economista Honorato Feitosa, com MBA em Direito Tributário. 
VILAGE INN POÇOS DE CALDAS - Nomes consagrados da música popular brasileira fazem parte da programação de shows do Vilage Inn Poços de Caldas – uma das bandeiras da marca Nacional Inn Hotéis. Em março, aconteceu o show da banda Capital Inicial. No início de abril, foi a vez de Nando Reis se apresentar no local. Iniciativa vem se consolidando mês a mês, com presença crescente de público – hóspedes, viajantes e moradores da cidade. Eventos rolam nas dependências do Cenacon do Vilage Inn. Espaço pode receber até 2.500 pessoas. O próximo será no dia 9 de junho, batizado de 'Noite do Flashback', com atração especia a  “Mega Banda Show”.
O Hotel Vilage Inn All Inclusive Poços de Caldas conta com 206 apartamentos, divididos nas seguintes categorias: com varanda e sem varanda. Há, ainda, uma Suíte Presidencial e uma Suíte Master. Os quartos possuem decoração moderna, fechadura eletrônica com abertura por cartão magnético, TV a cabo LCD, cama box, ar-condicionado e frigobar. Toda a estrutura está dividida em três andares, com acesso por rampas.
PINTURA ESPECIAL - A American Airlines em parceria com a Marvel Studios e a organização americana dedicada à luta contra o câncer Stand Up To Cancer (SU2C) revelaram ao público uma aeronave Airbus A321T, com pintura especial do filme Avengers: Infinity War da Marvel Studios, além de imagens de pesquisadores da SU2C e membros da American que venceram o câncer. A imagem, que inclui o logo do Stand Up To Cancer, tem mais de 15 metros de comprimento e foi instalada na Tech Ops em Tulsa, nos Estados Unidos. O avião foi revelado aos membros da equipe que participaram da campanha durante um evento especial no Aeroporto Internacional de Los Angeles.  

MODERNIZAR O PINTO MARTINS É INVESTIMENTO E NÃO GASTOS

Como sempre desejamos o melhor para o turismo no Ceará e, com mais razão, para  sua capital, Fortaleza, temos de apontar alguns senões, que persistem em azucrinar a mente da população e dos turistas, mormente os que têm poder aquisitivo mais elevado e são mais exigentes em tudo. Com isso, não queremos dizer que visitante de classe média não exija conforto, comodidade, tranquilidade e educação, quando viajam a lugares diferentes dos de suas moradias.
Vamos ao que interessa: levando-se em consideração que a Fraport assumiu a administração do aeroporto internacional Pinto Martins e quer deixá-lo mais lindo e funcional e torná-lo um ambiente aconchegante, para quem embarca e desembarca, ali, diariamente, procedente de vários Estados do Brasil e do exterior, alguns senões necessitam ser corrigidos. Nossa intenção, aqui, é sugerir benfeitorias  em sua infraestrutura e serviços prestados. Nada de criticar por criticar. 
Primeiramente, resolver o problema (congestionamento) de veículos particulares e táxis, incluindo os do Uber, na chegada e na saída daquele terminal de passageiros. Sabemos ser pequeno o espaço, destinado aos citados veículos automotivos. É preciso, também, que guardas orientem o fluxo veicular e de passageiros, vindo do estacionamento, disciplinando motoristas que chegam e saem, transportando pessoas e suas bagagens.  Por falar em bagagens, os carrinhos devem ser mais funcionais, como os do aeroporto de Guarulhos-SP, que possuem um sistema de freio, que, quando parados, não correm o risco de saírem do lugar, mediante um dispositivo que os travam.
Bem! Para um aeroporto internacional, mister se faz melhorar o serviço de som, em seu interior, contratando profissionais que entendam de acústica, pois, muitas vezes, não são ouvidas as mensagens, direcionadas a quem parte ou chega. É interessante dispor de pessoas, com voz não “gasguita” ( de tons agudos demais), dando os avisos necessários, mas que ferem os tímpanos, exceto para quem tem problemas auditivos.
Agora, citemos a parte de limpeza e sanitários. A primeira até que não deixa a desejar, todavia os aparelhos sanitários devem ser de melhor qualidade, ou seja, vasos e botões de descarga. Por que não os a vácuo? O certo é que precisam os sanitários, incluindo as bacias de lava-mãos  e torneiras serem modernas, para evitar-se o desperdício de água naquele terminal. Sanitários limpos e perfumados causam ótima impressão a quem os utiliza. 
Vamos em frente! No tocante às placas de informação, melhoraram nos seus posicionamentos. Agora, chamamos à atenção para o fato de o estacionamento não ser coberto, apesar de cobrar, por hora, uma taxa, a nosso ver, que podia ser – digamos – R$ 10,00, sem falar de melhor sinalização, na entrada e saída do estacionamento, para pegar a via de acesso ao destino de cada passageiro ou do próprio condutor do veículo. Ainda, como um “senão”, apontamos o despacho das bagagens nas esteiras, perdendo-se muito tempo, para pegá-las. Sabe como seria reduzida a demora? Basta colocar mais trabalhadores, para retirá-las das aeronaves e pô-las nas esteiras.
Por último, mormente, se for à noite ou de madrugada, encontrar uma maneira de afugentar as muriçocas (pernilongos), que, para um aeroporto internacional, não pega bem. Não vamos citar, aqui, alguns preços abusivos, cobrados nos restaurantes, lanchonetes e nas lojas de produtos diversos, pois a exploração ocorre em todos os aeroportos do Brasil. Feitas as advertências, esperamos que tais “senões” sejam eliminados e que a Fraport – conforme prometeu – transforme nosso aeroporto em um dos mais bonitos, limpos e funcionais do país.  Afinal, com um Hub da Gol, com a Air France-KLM, em pleno funcionamento, na hospitaleira capital do Ceará, Fortaleza receberá, sem dúvida, um fluxo maior de turistas nacionais e estrangeiros, embarcando e desembarcando no moderno e funcional Pinto Martins, sob a responsabilidade da empresa alemã Fraport. 

IL PALIO, UMA FESTA MEDIEVAL

Não bastasse a riqueza cultural em que se materializa em todas as modalidades artísticas, Siena, na Toscana italiana, se notabiliza pela realização do tradicional “Palio”. E nós tivemos a fortuna de estar em seus domínios exatamente no período de realização de sua comemoração. Entre 2 de julho (Palio de Nossa Senhora de Provenzano) e 16 de agosto (Palio da Assunção), Siena imerge numa total catarse. O Palio vem a ser a sublimação, a essência do autêntico sentimento toscano. O ano “contradaiolo” (contrada é o bairro da cidade) se inicia em 1º de dezembro com a festa de Santo Ansano, patrono da cidade, e detona na primavera com o sorteio dos dez bairros (contrade) que participarão da corrida do 2 de jullho. São 17 bairros contidos entre as muralhas. Cada qual concentrando a ebulição social, como se fôra um pequeno povoado, inclusive com a sua própria igreja e correspondentes celebrações. Sim, porque o Palio resulta em se constituir, ao lado de um desfile histórico, numa corrida no lombo de cavalos (sem sela), cada qual com o seu fantino (jóquei) representando o bairro respectivo.
Desde fins de abril até metade de setembro, cada bairro celebra a festa do seu patrono. E Siena transmuda-se numa festa só, com os jovens nas suas vestimentas históricas, repicando os seus tambores e fazendo flamejar em evoluções ritimadas coloridas bandeiras representativas da “contrada”.
Na forma atual, nasceu, em verdade, em 1533, conquanto os seus primórdios antecedam a séculos. Para se entender o Palio, há que se estar, pelo menos, quatro dias antes na Piazza del Campo, quando são eleitos os dez cavalos apresentados por criadores e proprietários, simultaneamente ao sorteio que vincula cada cavalo aos 10 respectivos bairros que irão competir.
A ação seguinte é a condução do cavalo pelo “barbareschi” (cavalariços) ao estábulo do bairro. Curioso é que, escolhidos os ginetes – que têm a fama de serem corruptíveis e traidores – designa-se uma espécie de agente de cautela, verdadeiro anjo da guarda contra as possiveis investidas de corrupção pelos outros bairros. As provas e as jornadas de paixão prosseguem entre cantos, sons e o desfraldar das bandeiras. Nas ruas das contradas, nos dias festivos, as mesas alongadas acolhem a bela e farta culinária senesa.
Todos os domingos, entre 2 de julho e 25 de agosto realizam-se manifestações. Mas é nesses dois dias, sobretudo no dia da Assunção de Nossa Senhora, que a “loucura” toma conta de Siena. A Piazza del Campo tranforma-se, literalmente, num hipódromo. Nos limites dela é instalada uma raia para a corrida, com piso de terra e tudo. O interior da praça é reservado para o povão que, desde as primeiras horas da manhã, comprime-se numa multidão tão agitada quanto barulhenta. Em torno da raia, arquibancadas são instaladas e vendidas a altos preços. Nos prédios em redor da praça, as janelas e balcões são comercializados a preço de ouro. Não fica um centímetro livre.
Eu e Teresa, na condição de jornalistas credenciados, tivemos o privilégio de ocupar espaço bem posicionado. Na parte da manhã, como preparação, cavalo e “fantino” são levados à igreja da paróquia onde são benzidos pelo pároco. Em torno das 16hs00 inicia-se o cortejo histórico com todas as 17 “contradas” representadas nas suas vestimentas medievais em cores correspondentes e empunhando os seus escudos, embaladas pelo rítmo cadenciado dos seus tambores. Ao fim delas, o simbólico pálio que encarna Nossa Senhora. Enquanto dão a volta na praça, os grupos de jovens exibem as “sbandierati” lançando bem alto em evoluções precisas as bandeiras do seu bairro.
Uma observação oportuna é que cada “contrada” tem a sua denominação, a sua paróquia, o seu padroeiro, as suas cores, a sua bandeira, o seu escudo, o seu simbolo e o seu hino próprios.
Fim do que, posicionam-se os dez cavalos montados ao lombo pelos “fantinos”. Enquanto tomam posição para a largada, o povão entra em ebulição, cada grupo cantando o hino do seu bairro. Dada a largada, a vibração alcança uma intensidade incrível. Na corrida, tudo vale. Derrubar o adversário, promovendo todos os meios para impedir-lhe a vantagem. Não são poucos os espectadores que, espremidos pela massa humana comprimida, como também embebidos pelas virtudes etílicas do saboroso vinho que corre à solta desde as primeiras horas da manhã, são retirados de emergência para socorros médicos.
O êxtase, no entanto, é atingido quando, vencida a distância determinada, o primeiro cavalo transpõe a linha de chegada. O povão rompe os limites e invade a pista aos berros alucinantes (vale entender que, àquela altura, ainda mais movido pelo bom vinho italiano), cantando o hino da “contrada” vencedora, brandindo suas bandeiras, e rumando, no mesmo tempo, com cavalo e “fantino” à frente, pelas principais ruas, até a catedral, onde entram com cavalo e tudo, na mesma algazarra, mas disciplinadamente, fazendo a volta pelo altar-mór até retornar à rua. Dali, seguem em igual alucinação até o bairro vencedor, onde a mesa farta e o vinho que jorra generosamente nas ruas principais já estão disponíveis. E a festa é prolongada noite afora.

PELO BRASIL, MAIO ESTÁ REPLETO DE EVENTOS ATRAENTES

Greenk, em SP une tecnologia e conservaçã0
As informações são da Agência de Notícias do Turismo.  Mais um mês cheio de motivos para viajar pelo Brasil! Maio contempla o Calendário Nacional de Eventos, do Ministério do Turismo, com roteiros espalhados pelo país e prontos para serem percorridos pelos turistas. Ao todo são 226 possibilidades de conhecer melhor o país por meio da gastronomia, aventuras na natureza, celebrações históricas e tecnologia.
Para que o viajante não perca nenhum desses caminhos, o Ministério do Turismo disponibiliza a consulta no Calendário que é online e gratuito. É só clicar aqui, selecionar a data e destino e pronto: lá estarão as informações referentes aos eventos existentes.  A ferramenta é feita de forma colaborativa e conta com o apoio das secretarias estaduais de turismo e dos organizadores de evento, que enviam o conteúdo das festas para o MTur.
A Agência separou alguns que podem servir de inspiração para o turista:
BOM APETITE - Atenção viajante que busca sabores, aproveite maio para conhecer o que há de melhor nos botecos de Belo Horizonte (MG), pois a capital estará sediando o Comida de Buteco. Até 13 de maio, proprietários de bares vão apresentar criações próprias de petiscos e quem julga o melhor prato é um corpo de jurados juntamente com os clientes.
Mas, se o turista está em busca de um petisco específico, que também é prato principal em vários estados, o lugar é Baião (PA) e a data é 12 a 14 de maio. A cidade oferecerá pratos regionais feitos com camarão, símbolo da economia local. Música, desfiles e dança fazem parte do XIV Festival do Camarão que, além dos pratos produzidos, também distribuirá camarões cozidos para os participantes.
Deu água na boca? Então é bom cogitar a hipótese de petiscar essas iguarias com uma bebida gelada. Amantes de cerveja podem fazer as malas para Pirenópolis (GO) onde uma programação especial entre os dias três de maio a três de junho brindará os participantes com 250 rótulos de cervejas artesanais, palestras, degustações orientadas e shows no Festival de Cervejas Artesanais Piri Bier, que é o maior do Centro-Oeste.
HORA DA CULTURA - O turista que gosta de viajar fisicamente e na imaginação deve traçar roteiros que vão deixa-lo ainda mais “cult”. Em Cabaceiras (PB), por exemplo, acontece a Semana Nacional de Museus, que será promovida entre 14 a 20 de maio. O evento acontece em alusão ao Dia Internacional de Museus (18 de maio) quando museus brasileiros, convidados pelo IBRAM, desenvolvem uma programação especial.
Já Belém (PA) convida turistas para participarem da XXII Feira Pan-Amazônica do Livro, que acontecerá entre os dias 26 de maio a três de junho. Reconhecido como o maior evento de fomento à leitura do estado, a feira gera oportunidades de interação e apresenta trabalhos de escritores locais e nacionais, lançamento de livros e encontros literários.
Poços de Caldas (MG) também terá programação cultura pois realiza até seis de maio, a 13ª edição da Feira Nacional do Livro, com expositores trazendo mais de 30 mil títulos de livros. Simultaneamente com a feira, acontece o Festival Literário Nacional de Poços de Caldas, o Flipoços, que terá a presença de escritores renomados, além de debates sobre filosofia, culturas milenares, saúde e bem-estar, artes plásticas, ciência e tecnologia, e diversidades, todos atreladas ao tema “A literatura e os outros saberes”.
BEM MODERNINHO - Para não esquecer, é melhor anotar na agenda do celular: entre os dias 25 e 27 de maio acontece em São Paulo o Greenk Tech Show, evento que une tecnologia, sustentabilidade e diversão em um mesmo espaço. No Greenk, os participantes conhecerão o universo dos games na presença de youtubers, conversas com representantes de startups, zona de drones, partidas de jogos com times profissionais, demonstrações de tecnologia e concurso de cosplay. Partiu, São Paulo?
Ainda seguindo a rota da tecnologia o turista vai chegar em Teresópolis (RJ) para apreciar sessões gratuitas no Brazil International Film Festival. O fato é que o cinema é uma arte centenária, mas não deixa de ser moderno, pois se reinventa constantemente. O festival está em sua terceira edição e este ano acontece entre 23 e 26 de maio. Classificado como um dos 100 melhores festivais de cinema do mundo, o evento traz grandes filmes com suas equipes, artistas e cineastas do mundo inteiro.
À MODA ANTIGA - Relembrar e reviver a história do país faz parte do roteiro do viajante apaixonado por tradição. Datadas de 1584, as Cavalhadas em Jaraguá (GO) representam um Brasil do passado e fazem com que a cultura regional seja perpetuada. O evento acontece de 19 a 21 de maio nos festejos do Divino Espírito Santo. Na luta travada entre 24 cavaleiros são usadas espadas, lanças e revólveres com balas de festim. Eles se dividem em 12 de cada lado e apresentam um verdadeiro espetáculo de uma batalha encenada, com direito a figurino, cavalos ornamentados e música.  
Nos dias 12 e 13 de maio, em Cotia (SP), acontece a Congada de São Benedito, manifestação cultural em celebração ao fim da escravidão no Brasil, onde os festeiros do evento seguem em procissão na cidade levando o busto da Princesa Isabel. Na ocasião, som e dança de jongo e umbigada, manifestações culturais típicas dos escravos, são apresentadas com shows de grupos regionais, ciganos, capoeira, baile forró, missa e representação da Lei Aurea.

EM ÁREA DE 10 MILHÕES DE M² - DISTRITO REVOLUCIONARÁ O TURISMO DE TOCANTINS

O apoio à implantação de um distrito turístico na capital tocantinense, Palmas, foi o assunto de reunião realizada em Brasília entre o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, e a prefeita da cidade, Cinthia Ribeiro. A iniciativa, prevista no novo Plano Diretor do município, reserva uma área total de 10 milhões de m² entre a Serra do Lajeado e o Lago de Palmas, ao Norte da capital, para empreendimentos turísticos, como parques temáticos, hotéis, bares e restaurantes.

O ministro comparou o projeto ao exemplo bem-sucedido de Cancún, no México, e informou que a proposta será avaliada no âmbito do Prodetur + Turismo, que busca reforçar o desenvolvimento do setor. 
O programa facilita o acesso de estados e municípios a linhas de financiamento com prazos e juros diferenciados. A prefeita agradeceu a disposição do ministro e previu avanços. “Eu arrisco dizer que esse será um grande legado do ministro. Nós já estamos em negociação com a Universal e a Disney, além de bares e restaurantes”, adiantou Cinthia Ribeiro.
O Plano Diretor de Palmas define as prioridades da Prefeitura para os próximos 10 anos. O distrito, localizado a 10 quilômetros do centro da cidade, deve ser loteado em glebas para negociação com empreendimentos.  Presente à audiência, o presidente do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), Alain Baldacci, destacou o potencial da iniciativa. “Vamos começar a captar maciços investimentos estrangeiros. Palmas poderá, inclusive, atrair turistas de todo o Norte da América do Sul”, apostou.
Porta de entrada das belezas únicas do Jalapão, um dos principais destinos de aventura e natureza do Brasil, e cenário de arrojada arquitetura, a capital oferece ainda ao visitante as belas praias do Lago de Palmas, formado pela Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães. No local, com 8 km de largura e 172 km de extensão, é possível praticar atividades como esportes náuticos, pesca esportiva e realizar passeios de barco.
PRODETUR + TURISMO - Os interessados em obter recursos do programa, que tem R$ 5 bilhões disponíveis, devem integrar o Mapa do Turismo Brasileiro. As propostas precisam contemplar principalmente projetos na área de infraestrutura, saneamento básico, gestão e avaliação ambiental, transporte e mobilidade urbana. As diretrizes estratégicas do Prodetur também priorizam ações de qualificação, promoção, apoio à comercialização, pesquisa e inovação, empreendedorismo e parcerias público-privadas.

ROTEIROS ATRATIVOS - RECHEADO EVENTOS O INTERIOR DE MINAS GERAIS

Viajar é uma das experiências mais gratificantes da vida. Passear, conhecer lugares novos, pessoas novas, ver as culturas e peculiaridades e, claro, provar as delícias locais torna tudo isso ainda mais gratificante e inesquecível. Se está nos seus planos viajar nas próximas semanas, queremos tornar seu passeio ainda mais prazeroso com boas dicas de eventos culturais e gastronômicos que acontecem neste período, no interior de Minas Gerais. 
Imperdíveis são roteiros do Circuito do Ouro: (Entre Serras da Piedade ao Caraça (que inclui as cidades de Caeté, Santa Bárbara, Barão de Cocais e Catas Altas) e Entre Trilhas); e Sabores e Aromas (Rio Acima, Itabirito, Nova Lima, Sabará e Raposos). Após visitar algumas dessas cidades,  boa pedida é passar por outras próximas. Cada uma e todas eles valem uma visita, por seus atrativos especiais. 
Vamos às festas!
 ENTRE SERRAS DA PIEDADE AO CARAÇA - Vamos começar por Catas Altas. Entre os dias 18 e 20 de maio (sexta a domingo), acontece a XVIII Festa do Vinho. Uma festa bastante tradicional na região, realizada na Praça Monsenhor Mendes, que chama atenção de milhares de pessoas e turistas de todas as partes todos os anos. O clima frio dá um toque especial ao cenário da festa, que celebra o produto típico do município: o vinho de jabuticaba. Além de proporcionar entretenimento, procura valorizar a cultura local, premiando os melhores produtores de vinho e realizando a tradicional escolha da rainha e da princesa da festa. O vinho de jabuticaba fica exposto em tendas que também comercializam vinhos de uvas diversas e há também barracas gastronômicas com comidas variadas de inspiração regional mineira. Serão realizadas apresentações culturais, feira gastronômica e oficinas de culinária.
Na Vila Colonial de Cocais, o destaque é a VII Festa da Quitanda e o VI Festival da Goiabada que são realizados juntos, que se realizam ontem e hoje, 6. O distrito da cidade de Barão de Cocais se torna um espaço de gastronomia, música, turismo, cultura e tradição e costuma ficar repleto de deliciosos aromas e sabores, como o de café coado na hora, acompanhado de biscoito frito no fogão à lenha e saindo do forno de barro o biscoito de polvilho. A programação inclui ainda a oficina “Modo de Fazer Goiabada Cascão”, conduzida pela mantenedora e quitandeira a Sra. Maria Rita de Alcântara Martins e o concurso das quitandeiras.
ENTRE TRILHAS, SABORES E AROMAS - O próprio roteiro já indica que essas são cidades ideais para curtir uma boa gastronomia. Mas selecionamos aqui alguns eventos que podem interessar, como a Viação Gastronômica, que acontece em Itabirito entre 21 de abril e 20 de maio. É um dos principais eventos do calendário da cidade, já está em sua 5ª edição, com a participação de 18 estabelecimentos. O tema deste ano é “Gastronomia de Minas em harmonia com a produção associada: Cervejas artesanais e a Cachaça artesanal de alambique como produto nobre na cozinha mineira”. Os restaurantes e bares precisam incluir em suas receitas e preparação, a cachaça artesanal de alambique ou cervejas artesanais.
Pulando para Sabará, entre os dias 04 e 06 de maio será realizada a XXI edição do Festival Gastronômico do Ora-Pro-Nóbis. Conhecido nacionalmente, o festival é realizado no bairro Pompéu onde são expostas e comercializadas deliciosas receitas, que tem o ora-pro-nóbis como carro chef. Ele conta também com uma diversificada programação musical e cultural em um ambiente tranquilo e acolhedor. Por ser famoso, vem atraindo cada vez mais visitantes do Brasil inteiro e também em nível internacional. (Jornalista Sérgio Moreira –Confraria de Jornalistas de Turismo e Abrajet )

INICIADAS AS OPERAÇÕES DO HUB / DESDE ONTEM. FORTALEZA ESTÁ NA VITRINE MUNDIAL DO TURISMO

O mês de maio começa muito alvissareiro para o turismo do Ceará. Com a chegada, na tarde de ontem, 10, dos primeiros voos regulares da Holanda e da França para Fortaleza (CE), início oficial das operações do “hub Air France/KLM/Gol, Fortaleza está na vitrine mundial do turismo. São duas frequências semanais de Amsterdam (KLM) e uma terceira a partir de julho (às segundas, quintas e sábados); e duas chegando de Paris (Joon/ Air France) às sextas-feiras e aos domingos, com previsão de um terceiro voo semanal da França, em novembro. A localização estratégica do Ceará, facilitando conexões com Europa, Caribe e Américas é um dos principais fatores para o início das operações do centro de conexões no aeroporto de Fortaleza.
Para alimentar os novos voos com passageiros brasileiros e europeus e distribuir os turistas que vão chegar da Europa via Fortaleza, a GOL, parceira das áreas europeias, vai reforçar o número de viagens para Natal, Recife, Salvador, Belém e Manaus, ampliando a ligação das demais capitais nordestinas e do Norte do Brasil com Fortaleza por meio de 21 novos voos domésticos e dois mil passageiros a mais por dia, o que significa até 60 mil a mais por mês. A descentralização dos voos internacionais do Rio de Janeiro e São Paulo para o Ceará deverá incrementar o turismo regional com o deslocamento de turistas brasileiros e estrangeiros via Fortaleza.
A concessionária do aeroporto Pinto Martins (Fraport Brasil), que assumiu a gestão do terminal em janeiro deste ano, anunciou melhorias desde o início da operação. As intervenções na infraestrutura, concluídas em março, oferecem aos passageiros e usuários mais qualidade em serviços, operações e segurança. Com as melhorias, a atual capacidade do terminal atende ao hub (centro de conexões), proporcionando, ainda, disponibilidade a curto prazo para novos voos de forma coordenada. A expansão do terminal, no valor de R$ 800 milhões, ampliará essa capacidade a médio e longo prazo.
Já estão previstos dois voos semanais (TAM) para Orlando, nos Estados Unidos a partir de julho, passando a ser diário em novembro; e duas frequências semanais da companhia aérea panamenha (COPA) para a Cidade do Panamá, com conexões para o Caribe e Américas do Sul, Central e do Norte. O aeroporto de Fortaleza já opera com voos diretos para Cayenne, na Guiana Francesa; Bogotá, na Colômbia; Frankfurt, na Alemanha; Lisboa, em Portugal; Praia, em Cabo Verde; Buenos Aires, na Argentina; e Miami, nos Estados Unidos. Fortaleza já registra diariamente, em média, 150 pousos e decolagens. Até 2019, o incremento de passageiros domésticos deverá chegar aos 50% com 1,5 milhão, e 23%, de estrangeiros com 70 mil vindos de outros países.
CONECTIVIDADE AÉREA – A conectividade é fundamental para fortalecer o turismo e faz parte do Programa Brasil + Turismo, uma série de medidas lançadas pelo Ministério do Turismo para alavancar a atividade econômica com a geração de empregos. Atualmente, o maior centro de conexões do Brasil é o aeroporto de Guarulhos (SP), com dois terços dos voos internacionais. A concentração já foi maior: 75%. É que outros aeroportos, como o de Fortaleza, estão recebendo mais voos internacionais. A conectividade reduz o tempo de espera para quem deseja visitar outros destinos do Brasil ou fora do país sem passar pelo Rio de Janeiro ou São Paulo. A abertura do capital das empresas aéreas, em tramitação no Congresso Nacional, é outra medida para ampliar a oferta de voos, baixar preços e contribuir para o aumento do número de viajantes, fazendo a economia do turismo girar. (Com o MTUR).

ATÉ O FINAL DO ANO, NO PINTO MARTINS / 48 FREQUÊNCIAS SEMANAIS E 15 DESTINOS INTERNACIONAIS

Desde ontem (03/05) Fortaleza está com mais dois destinos internacionais. Na inauguração do hub aéreo da Air France-KLM/Gol, a cidade iniciou as rotas de Amsterdã, às 16h58, que vai operar com três voos diretos semanais (terças, quintas e sábados), e de Paris, às 17h15, com rotas semanais às sextas e aos domingos.
Na última semana, a companhia aérea Gol anunciou até dezembro deste ano mais dois novos voos para a Argentina, nas cidades de Córdoba e Rosário, e o aumento da frequência para Buenos Aires, passando de um para quatro voos semanais. Ao todo serão seis voos diretos decolando semanalmente. Com o anúncio Fortaleza passa a operar 48 frequências semanais e 15 destinos internacionais.
“Fortaleza vive um novo momento e está na contramão dos outros destinos do Brasil. A cidade já vem se preparando. Tivemos o retorno da linha urbana do aeroporto à rede hoteleira e o ônibus turístico double deck com previsão para o próximo mês. Semana passada também estivemos com a Fraport atendendo uma demanda antiga dos receptivos de turismo. Entre as propostas foi definida a realocação dos veículos em um espaço exclusivo e o desembarque destes ônibus e vans no piso inferior”, destacou o secretário do Turismo Regis Medeiros.
De acordo com os números divulgados pela Fraport na quarta-feira, no primeiro trimestre deste ano, a capital registrou um aumento de 17% no desembarque internacional em comparação ao mesmo período do ano passado. Cerca de 31.249 passageiros em 2018 e 26.703 internacionais em 2017.
VOOS INTERNACIONAIS -  Até dezembro deste ano, o Aeroposto Internacional Pinto Martins terá os seguintes vôos internacionais:
Amsterdã (Holanda), Bogotá (Colômbia), Buenos Aires, Córdoba, Rosário (Argentina), Caiena (Guiana Francesa), Cidade do Panamá (Panamá), Frankfurt (Alemanha), Lisboa (Portugal), Miami e Orlando (EUA), Paris (França), Praia e Ilha do Sol (Cabo Verde) e Milão (Itália).

INICIATIVA DO SEBRAE - COMERCIALIZAÇÃO NA PROGRAMAÇÃO DA X SEMANA DO MEI

Para tentar melhorar a situação do aumento de vendas, o Sebrae decidiu priorizar o tema da comercialização na programação da X Semana do MEI que o Sistema realiza, em todo país, de 14 a 19 de maio. No Ceará, todo o corpo técnico da instituição estará mobilizado na Capital e em seus 12 Escritórios Regionais.
Durante o evento, os donos de pequenos negócios vão aprender como elaborar uma estratégia de comercialização. Aprenderão como buscar informações que permitam uma visão mais ampla das compras até a entrega do produto para o consumidor final.
Com a orientação do Sebrae, a ideia é que o empreendedor perceba como administrar quatro passos, que vão desde como se posicionar em um mercado cheio de concorrentes, avaliando os fatores econômicos, mercadológicos e comportamentais que afetam a empresa a agregar valor ao seu produto, pensando maneiras de como surpreender e encantar os clientes.
Tradicional evento do calendário do Sistema Sebrae, a Semana do MEI é considerado o maior mutirão empreendedor voltado para os pequenos negócios do Brasil e se apresenta como uma oportunidade para que o Microempreendedor Individual possa participar de oficinas, palestras e receber orientações técnicas, além de ser uma chance perfeita para quem quer se formalizar ou resolver problemas de inadimplência, já que o empreendedor interessado pode se informar sobre a emissão do boleto; obter ajuda na elaboração da sua declaração anual; e aprender a fazer um melhor monitoramento e gerenciamento de suas contas.
EVENTO PARALELO - Este ano, pela segunda vez, a Semana do MEI vai ter, em sua programação, paralelamente, a realização da Semana da Estratégia Nacional de Educação Financeira. O evento integra política pública lançada em 2010 com a finalidade de promover a educação financeira e previdenciária da população, bem como contribuir para o fortalecimento da cidadania, solidez do sistema financeiro nacional e ampliar a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores.
MEI - A figura jurídica do Microempreendedor Individual foi criada como forma de incentivar a formalização de milhões de brasileiros que empreendiam, mas que não tinham como abrir uma empresa. O processo de formalização é rápido e pode ser feito de forma gratuita no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br), no campo “Fomalize-se”. Após o cadastramento, o CNPJ e o número de inscrição na Junta Comercial são obtidos imediatamente sem custos e burocracia.
Hoje, o Ceará tem cerca de 217.456 Microempreendedores Individuais que, ao aderirem a esta figura jurídica criada pela Lei Geral da Micro e Pequena empresa, passaram a ter acesso a benefícios previdenciários como auxílio-doença, auxílio-reclusão, auxílio-maternidade e aposentadoria, além de ter direito ao CNPJ- Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, financiamentos especiais e a participar de licitações públicas.

CORPUS CHRIST NO CATUSSABA


ROTA DO SOL SEMANAL 04/05/2018 ISSU