Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

CALEIDOSCÓPIO - RENASCIMENTO DE UM POLO TURÍSTICO

Poucas cidades brasileiras têm uma concentração de equipamentos turísticos tão qualificado. Salvador, com o Pelourinho, em Belo Horizonte, o Palácio da Liberdade e seu entorno são exemplos. Fortaleza, com a Avenida Beira Mar, está incluída entre elas. Mas é bom lembrar que, num passado não muito distante, a Praia de Iracema brilhava nas suas noitadas, com milhares de pessoas frequentando os restaurantes, casas de show e outros pontos de lazer e cultura, em que o “Pirata” pontificava realizando a “Segunda Feira mais... do Mundo”. Por negligência das autoridades chamadas competentes, aos poucos se foi degradando ambiente tão saudável, até então apinhado de fortalezenses e, sobretudo, turistas. De mansinho, os marginais tomaram conta do pedaço, a prostituição principalmente a infantil se espalhou a olhos vistos, os assaltos se multiplicaram  sem que houvesse  uma ação eficiente para extirpar os males. E perdemos num piscar de olhos local tão agradável. E este ontem foi muito lamentado. O “Pirata”, duro de roer por conta da sua decidida administração, resistiu e continua firme, não dando maiores oportunidades aos fora da lei.  Felizmente, aos poucos novos horizontes vão surgindo para uma real requalificação em todos os sentidos da Praia de Iracema. A reforma do Estoril, referência maior do bairro, a construção do calçadão, dando  oportunidade para as caminhadas sem maiores atropelos. Ainda mais, a reforma da Ponte dos Ingleses, o Aterro e o espigão no começo da Avenida Rui  estão dando sinais de que a Praia de Iracema está recuperando a sua força como ponto turístico referência da capital cearense. Para que realmente volte a ter o prestígio anterior, em que o povo e os turistas aplaudiam, falta mais ainda. Que realmente o Acquário, situado estrategicamente na vizinhança da Ponte dos ingleses, seja inaugurado no próximo ano, como o prometido, e, condição “sine et qua non”,  o efetivo policiamento da área, uma operação permanente igual a que houve durante a última Copa do Mundo. Aí sim teremos de volta o excelente e prestigiado polo turístico, que está enriquecido ainda mais com o Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar e o CAIXA Cultural Fortaleza da Caixa Econômica Federal que funciona no antigo prédio histórico da Alfândega.
MELHOR AINDA – Aproveitar uma ideia que está dando certo, enriquecendo-a com novos valores, melhor ainda. Já que estamos falando do renascimento do polo turístico da Praia de Iracema, não custa nada sugerir que se aproveite dois  belos locais do bairro para motivar momentos de lazer saudável no momento do por do sol e da hora do Ângelus. Com absoluto êxito, na Praia do Jacaré, Cabedelo, bem vizinho a João Pessoa,  na hora em que se põe o astro rei, para momentos agradabilíssimos  de contemplação, de barco  Jurandy no seu sax executa com maestria o Bolero de Ravel. O resultado é que, todas as tardes, uma multidão acorre ao local, lotando bares,  restaurantes e lojinhas de artesanato. A população e os visitantes não dispensam o entardecer da Praia do Jacaré. Portanto, não seriam mais chamativos a Ponte dos Ingleses e o Espigão se, na hora em que o Sol se esconde, houvesse também uma apresentação de, talvez uma camerata,  executando números musicais adequados ao momento? Não faz mal imitar o que é bom.

FEIRA DO EMPREENDEDOR DE 5 A 9, EVENTO DE GRANDE IMPORTÂNCIA DO SEBRAE/CE

A Feira do Empreendedor, um dos maiores encontros programados este ano no Estado, começará na próxima terça-feira (5), no Centro de eventos do Ceará, apresentando como tema “ Espetáculo dos Negócios”, com  intuito de mostrar o empreendedorismo e a criatividade do povo cearense.  
A missão do evento é promover o encontro entre o empreendedor, a oportunidade e o conhecimento, reunindo em um mesmo espaço informações sobre abertura de empresas, tecnologia, produtos, serviços, cursos e treinamentos direcionados para o desenvolvimento e estímulo à cultura empreendedora. 
A Feira do Empreendedor é realizada de dois em dois anos e a cada edição um novo conceito norteia as atividades. De acordo com o superintendente do Sebrae/CE, Carlos Cruz,  nesta edição, a feira será composta por diversos ambientes integrados numa área de aproximadamente 22 mil metros quadrados (Pavilhão Leste e Mezanino 1).  O espaço será dividido em setores como a área de atendimento do Sebrae e de instituições parceiras, como os bancos e as associações empresariais, área e inovação e tecnologia, economia criativa, sustentabilidade, oportunidades de negócios e tendências de mercado,  educação empreendedora, além da área voltada para o empreendedorismo digital. Haverá diversos ambientes integrados e expostos de maneira que o público visitante possa encontrar as respostas para as suas expectativas e necessidades, por meio de oportunidades de negócios, produtos, serviços, orientações e capacitações.  Muitos serão as palestras, os cursos e oficinas.

DOMINGO, O ENCERRAMENTO EM SOBRAL DA 52ª EXPONORTE

Apresentação de Quadrilha Junina durante a Exponorte
Terminará domingo (03), em Sobral,  a 52ª Exposição Agropecuária e Industrial da Zona Norte do Ceará, uma promoção da Associação dos Criadores da Zona Norte do Estado do Ceará (ACNEC) e do Instituto de Desenvolvimento Agrário de Tecnologias em Agropecuária e Recursos Hídricos (Idetagro), com o apoio do Governo do Estado. O evento, iniciado ontem, também abriga o Encontro de Gestores e Secretários da Agricultura e Pecuária e o Festival de Galinha Caipira. A abertura oficial  ocorreu  às 19 horas , no auditório do Centro de Eventos no Parque de Exposições João Passos Dias, localizado na Avenida José Euclides Ferreira Gomes, S/N, bairro Nova Colina. 
A ExpoNorte 2014   está reunindo criadores, produtores rurais, profissionais, representantes de instituições de ensino técnico superior e empresas voltadas para o agronegócio. São mais de 100 expositores e aproximadamente 1500 animais em exposição, de participantes de todo o Ceará e dos estados de Pernambuco e Piauí. 
Além da comercialização de animais, máquinas e insumos agrícolas, constam também da programação, o I Encontro da Juventude Rural; I Encontro de Produtores de Galinha Caipira; o II Encontro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); e o Festival Gastronômico da Galinha Caipira.
A Exposição contará, ainda, com apresentações de violeiros; Reisado da Lagoa da Cruz; Maracatu Nação Tremembés; Quadrilhas; Dança da Peneira com o grupo dos idosos de Jaibaras; shows musicais e rodeios.

ANUNCIADAS: CONCLUSÃO EM 2015 DAS OBRAS DE MOBILIDADE

Um pacote de obras de mobilidade deve ter início em Fortaleza a partir do vindouro mês de agosto. Dentro do que está previsto pela Prefeitura de Fortaleza, alguns destes serviços  terão continuidade, como é o caso do túnel da Av. Padre Antônio Tomás, começado este ano com as desapropriações,  e a construção da primeira alça do túnel. Com o plano de desvio de tráfego, aprovado pela AMC, devem ter início as obras do túnel. Também no pacote, a rotatória e o viaduto na Av. Raul Barbosa com Murilo Borges se encontram em fase de desapropriações.
As obras do complexo da Parangaba, iniciadas ainda este ano. preveem dois viadutos, permitindo a ligação expressa entre a Av. Silas Munguba e a R. Gomes Brasil. 
OUTRAS PROVIDÊNCIAS - O primeiro corredor expresso de ônibus (Antônio Bezerra/Centro) deverá ser entregue este ano. Terá ônibus articulados, com ar-condicionado e estações de embarque e desembarque em nível, junto ao canteiro central na Av. Bezerra de Menezes. Terá  o trajeto Bezerra de Menezes (saindo do terminal do Antônio Bezerra) até o Centro da cidade. Até outubro deste ano, serão entregues também os dois viadutos das avenidas Engenheiro Santana Júnior, obras integrantes do corredor Antônio Bezerra/Papicu.
A construção de outros dois corredores expressos de ônibus também começam no mesmo período.  São os corredores Augusto dos Anjos/José Bastos e Fernandes Távora/Expedicionários. Entre os serviços previstos, está o alargamento da Av. Augusto dos Anjos e a requalificação da Av. José Bastos, onde serão implantadas estações especiais de embarque e desembarque dos ônibus articulados. A Av. Fernandes Távora terá  serviços de drenagem, nova pavimentação e padronização de calçadas.
ENTORNO DO CASTELÃO – A obra de requalificação viária da Av. Silas Munguba (antiga Dedé Brasil), que tinha apenas 2% de execução no início da atual administração.   Ainda no ano passado  a Seinf finalizou a 1ª etapa. Cerca 600m do trecho que corresponde à Av. Heróis do Acre até a rotatória foi ampliado e recebeu nova pavimentação. Agora será retomada neste semestre e, quando concluída, integrará o corredor Parangaba/Papicu, onde ônibus articulados farão o trajeto pelas avenidas Silas Munguba (antiga Dedé Brasil)/Alberto Craveiro/Raul Barbosa e Via Expressa.
Receberão melhorias também  as demais vias integrantes deste corredor. Na Avenida Paulino Rocha será implantada uma ciclovia no canteiro central e paisagismo; na Av. Alberto Craveiro, no trecho que corresponde à Ponte do Riacho Martinho até o Makro, a avenida será ampliada e receberá os serviços de drenagem, terraplanagem, pavimentação, nova sinalização e padronização de calçadas. Os trabalhos no entorno do Castelão têm entrega prevista para o final de 2015, quando os corredores exclusivos de ônibus passarão a operar.

MEIO MAIS FÁCIL PARA A CONCLUSÃO DAS OBRAS DO VLT

Está marcado pelo Governo do Estado, por intermédio da Seinfra, o próximo dia 11 o processo de conclusão das obras civis do ramal Parangaba-Mucuripe a ser operado por Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Na data, às 15 horas, na Comissão Central de Concorrência, serão apresentadas as propostas de preço para a licitação do tipo menor preço para a conclusão das obras do VLT, que já marca 50% de execução.
A contratação será feita mediante o uso do Regime Diferenciado de Contratações (RDC - Lei 12.462) que permite contratações públicas mais rápidas e eficientes para obras beneficiadas com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Por esse método vence a empresa que apresentar o lance de menor valor global perante seus concorrentes.
Uma vez escolhida a empresa, passam a ser analisados os documentos de habilitação. Se inabilitada será vista a proposta subsequente. Os serviços de conclusão de todo o trecho do VLT devem estar prontos num prazo de 18 meses a partir da assinatura da Ordem de Serviços. Para basear seus preços as empresas receberam planilhas de quantitativos, cronograma físico-financeiro, projetos da obra e especificações técnicas.
TRANSPORTE SEGURO E DE QUALIDADE - O Ramal Parangaba-Mucuripe é uma importante contribuição para melhorar a mobilidade urbana em Fortaleza. Quando pronto, ele atenderá os fortalezenses com 12,7 km de extensão, sendo 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado. O novo transporte vai trafegar em via dupla e fará conexão ferroviária entre a estação Parangaba e o bairro do Mucuripe. O VLT, transporte seguro e de qualidade,  cruzará 22 bairros e beneficiará cerca de 100 mil pessoas por dia, quando em operação.

É TEMPO DE SHOW DAS BALEIAS NO LITORAL DO PAÍS

Desde julho e até novembro, os amantes da natureza e da preservação da fauna e flora  podem curtir um grande espetáculo nas águas do litoral brasileiro, com a contemplação de baleias. Os cetáceos costumam buscar as águas quentes do Brasil nesta época, para acasalar, dar à luz e alimentar seus filhotes.
O turismo de natureza é um dos segmentos que mais cresce no mundo, com índices de 10% a 15% - e inclui a observação de aves, insetos, flores, baleias, entre outros. De acordo com o MTur e a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), este segmento tem atividades em mais de 120 países, entre eles, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Inglaterra, Argentina, África do Sul e Brasil.
Os principais locais de observação dos cetáceos no Brasil estão no litoral da Bahia e no Parque Nacional Marinho de Abrolhos, onde predomina a presença de baleias jubarte. Também no litoral sul, em Santa Catarina, existe a Área de Proteção Ambiental de baleias francas, que abrange aproximadamente 130 km e envolve nove municípios catarinenses: Florianópolis, Palhoça, Paulo Lopes, Garopaba, Imbituba, laguna, Jaguaruna, Tubarão e Içara.  
A visita ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos acontece de julho a novembro quando é possível ver as baleias da espécie jubarte. Famosas por seus malabarismos aquáticos, as jubartes dão saltos espetaculares e fazem belos movimentos de cauda. Elas conseguem elevar o corpão de até 16 metros para fora da água, mostrando as longas barbatanas. Gostam de se aproximar dos barcos e nadar ao seu redor. As jubartes também são vistas no sul da Bahia, que inclui as cidades como Prado e Cumuruxatiba.
No litoral Sul de Santa Catarina o avistamento embarcado está suspenso desde 2012, por meio de uma liminar, e a questão vem sendo discutida na justiça. Contudo, na beira da praia e nos inúmeros costões de pedras que margeiam algumas praias do litoral catarinense, é possível ver os cetáceos bem de perto. As baleias francas já estiveram ameaçadas de extinção, mas hoje, segundo estimativa da bióloga do APA da Baleia Franca, Karina Groch, pelo menos 100 baleias devem chegar ao litoral sul nesta temporada e a população de baleias tem aumentado em média 12% ao ano.(Com a Ascom/MTur).

MAIS ATRAÇÕES EM FOZ: MUSEU DE CERA E DINOSSAUROS

A cidade de Foz do Iguaçu, conhecida mundialmente pelas as Cataratas, parte do Patrimônio Natural na humanidade e uma das maiores quedas em volume d´agua do mundo, está apresentando duas novidades. Foram entregues ao público e passaram a fazer parte das opções turísticas que a cidade oferece o Museu de Cera e o Vale dos Dinossauros.  
O Museu de Cera Dreamland, aberto em junho, um dia depois do início da Copa do Mundo, tem como atração, réplicas de estátuas de cera de personalidades mundiais, em tamanho natural e em 16 cenários diferentes. Os visitantes podem ver de perto os ídolos da música pop como Michael Jackson, Madonna, Frank Sinatra, Beyoncé, Justin Bieber e Elvis Presley, além de astros de Hollywood como John Wayne, Marlin Monroe, Tom Cruise, Arnold Schwarzenegger, Leonardo Di Caprio e outros.
O Vale dos Dinossauros reproduz cenários naturais de milhões de anos. São pelo menos 20 espécies, entre eles o Tiranossauro Rex, que viveu há mais de 65 milhões de anos, e que tem a altura de um prédio de quatro andares e 23 metros de comprimento. As reproduções de 20 dinossauros emitem sons e têm movimentos robóticos de cauda, pescoço e braços, abrem a boca e mexem os olhos. O Vale foi inaugurado no dia 17 de julho no Foz do Iguaçu Park Show, localizado na rodovia que dá acesso ao Parque Nacional e às Cataratas do Iguaçu.
O Parque Nacional do Iguaçu recebeu no ano passado cerca de 1,5 milhão de turistas, sendo 856 mil brasileiros e 662 mil estrangeiros. Outro local de grande visitação em Foz é a Hidrelétrica de Itaipu, que em 2012 teve mais de 530 mil turistas entre brasileiros e estrangeiros. A cidade dispõe de uma rede hoteleira com capacidade de mais de 26 mil leitos e segundo a Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu e o segmento emprega cerca de 14,6 mil pessoas.

AIR FRANCE-KLM NO NOVO TERMINAL EM GUARULHOS

A partir de 2 de agosto, o grupo Air France-KLM passa a operar seus voos de e para São Paulo* no Terminal 3 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.  O novo Terminal de passageiros, o TPS3, entrou em operação em maio, com capacidade inicial para receber 12 milhões de pessoas por ano, na primeira fase. Voltado para voos internacionais, ele tem uma área de 192 mil m² e conta com tecnologias e equipamentos comparáveis aos dos melhores aeroportos do mundo. Os dois pátios que atendem o novo Terminal têm capacidade para 34 aeronaves.
Os passageiros da Air France e da KLM viajando nas classes La Première, Business e associados Elite do programa de fidelidade Flying Blue (Club 2000, Platinum e Gold), serão recepcionados nas salas VIP Business e First Class, localizadas no mezanino do novo Terminal e administradas pela GRU Airport.
A ligação com o Terminal 2 e o edifício-garagem será feita pelas passarelas elevadas envidraçadas, equipadas com esteiras rolantes, que permitirão a conexão direta de passageiros em trânsito.
* Voos AF 457/AF 456/AF 459/AF 454/KL 792 e KL 791

OS 100 ANOS DA PONTE AÉREA RIO-SÃO-PAULO

Centenário da Ponte Aérea Rio-São Paulo
O Museu TAM, Rod. Eng. Tales de Lorena Peixoto Júnior,Rodovia SP 318, Km 250,  acaba de abrir uma exposição especial para comemorar os 100 anos da rota doméstica mais famosa do Brasil – a ponte aérea Rio-São Paulo, que teve seu primeiro voo sem escalas realizado pelo aviador brasileiro Eduardo Pacheco Chaves (mais conhecido como Edu Chaves). A exposição fica em cartaz até 31 de agosto.
O FEITO -  Em 5 de julho de 1914, às 9h30, o aviador Edu Chaves partiu da Mooca em um motoplanador Bleriot, com motor Gromo de 80 cavalos, rumo à capital fluminense. O percurso, de aproximadamente 450 quilômetros, foi realizado em seis horas. O aviador operou o voo em uma altura de 2 mil metros, subindo a 3 mil metros para atravessar a Serra do Mar. A aeronave atingiu velocidade de 80 quilômetros por hora. 
A exposição conta a história da trajetória e da vida de Edu Chaves e  pode ser conferida de quarta a domingo, das 10h às 16h, no Museu TAM.

EM HOMENAGEM A MILLÔR FERNANDES A FLIP 2014

Millôr Fernandes
A cidade de Paraty, está repleta de turistas desde quarta-feira (30). Realiza-se na cidade do  litoral sul fluminense,  até o dia 12,  a 12ª edição da tradicional Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), este ano em homenagem a Millôr Fernandes, cuja personalidade e obra estão em  mesas de debate, peças teatrais e lançamento de livros a filmes roteirizados por ele.
Na conferência de abertura, às 19h, o crítico de arte Agnaldo Farias  destacou o valor da obra de Millôr para a arte brasileira. Em seguida, os humoristas Reinaldo Batista e Hubert Aranha, da trupe Casseta e Planeta, conversaram com o cartunista Jaguar, amigo  pessoal e parceiro de Millôr em empreitadas jornalísticas, como O Pasquim, jornal combatente em plena ditadura militar.
Hoje, às 10h, o caricaturista  Loredano, o jornalista de cultura Sérgio Augusto e o cartunista Claudius compõem a mesa O Guru do Méier, um dos apelidos do homenageado, que nasceu neste bairro da zona norte do Rio de Janeiro. Às 11h alunos da oficina de teatro da Casa da Cultura, que organiza uma série de eventos paralelos à Flip farão uma leitura dramatizada da obra do homenageado.
Millôr também influenciou na escolha dos temas centrais das mesas de discussão da Flip, norteadas pela crítica ao poder, pelo humor e jornalismo.
Amanhã, a mesa Liberdade Liberdade terá os jornalistas norte-americanos Charles Ferguson e Glenn Greenwald. Ferguson fez um documentário sobre crise financeira de 2008, que virou livro (Trabalho Interno) e Greenwald ficou famoso mundialmente após revelar as denúncias feitas pelo norte-americano Edward Snowden sobre a espionagem de cidadãos e países feita pelos Estados Unidos pela internet. Mais tarde, os jornalistas David Carr e Graciela Mochkofsky falam das relações entre a imprensa, chamada de quarto poder, e a política oficial, na mesa Narradores do Poder.
Crianças e adolescentes também vão conhecer e desfrutar da obra e da personalidade do jornalista nos circuitos paralelos Flipinha e Flipzona. No circuito off Flip, haverá ainda a exibição do filme O Judeu, de Jom Tob Azulay, com roteiro de Millôr, fechando as homenagens no domingo (3),  à tarde.(Com a Agência Brasil)

CULTURA & TURISMO - JORNALISTA VICENTE ALENCAR - 01/08/2014

JORNALISTA VICENTE ALENCAR
ABRAJET - CE
FLORESTA - Se você não conhece a Floresta Nacional do Araripe deve fazê-lo, imediatamente. E a maneira mais fácil é viajar, até Barbalha, Cidade onde nasceu o Senador José Martiniano de Alencar, filho de Dona Bárbara de Alencar. Barbara fica na Região do Carirí, e a Floresta, na Cordilheira do Araripe, que separa os Estados do Ceará e de Pernambuco.
TRANQUILIDADE - Para as pessoas que desejam conhecer um lugar com muito verde, muita paz, e a cultura da cana de açucar e da rapadura, com uma tranquilidade que, pouco pode ser encontrada noutro lugar. Nada melhor que visitar Barbalha.
ÁGUA MINERAL - Na Cordilheira do Araripe, mesmo em Barbalha, o turista sentir-se-á muito satisfeito, pois, poderá verificar, de perto, as fontes de água mineral, bem como trilhas ecológicas bem cuidadas. São administrações particulares  que preservam o meio-ambiente e o ecossistema.
CULTURA - Em Barbalha se pode encontrar muito da beleza cultural do interior do Nordeste, sendo que, no meio do ano, como ocorreu há pouco, a Festa de Santo Antônio que é uma atração à parte, congregando muitas mulheres solteiras, que vão até lá participar de uma grande colaboração, rezando para serem beneficiadas pelo Santo casamenteiro.
ATRAÇÕES - Além de Parques, que oferecem banhos, passeios, trilhas especiais, templos religiosos, as contações de histórias dos moradores, observações em antigos prédios de fazendas já desativadas. Tudo isso conquista as pessoas que para lá se deslocam. 20 ruas antigas, o casario empolga, principalmente, as pessoas ligadas à arquitetura e nos estudos históricos, ao longo de 20 ruas bem cuidadas.
675 QUILÔMETROS - A Cidade de Barbalha dista de Fortaleza 575 quilômetros, e você pode viajar até lá, através da Rodovia Padre Cícero - CE 385.
O acesso, a partir de Fortaleza, pela BR 116. Também, a Empresa Guanabara lhe oferece ônibus ligando as duas Cidades (4005-1992), todos os os dias. De avião,  você desembarcará no Aeroporto Regional do Carirí, distando 11 quilômetros do Centro de Juazeiro.
TROVADORES - Neste sábado, dia 2 de agosto, em Fortaleza, a reunião da União Brasileira de Trovadores - UBT-FORTALEZA, congregando poetas, também, de Maranguape, Jaguaribe, Ocara, Horizonte, Pentecoste e Aracoiaba. Das 10 da manhã ao meio dia, na sede da Academia Cearense de Letras, Rua do Rosário, 1, centro). Entrada franca.
RÁDIO - Na Rádio Assunção Cearense, 620 AM, das 22 às 23 horas, as segundas, terças, quartas e quintas-feiras, o Programa Vicente Alencar - Educação, Cultura e Esporte. Você ouvirá noticias culturais, a boa música, poesias, um comentário esportivo,  trovas e a Crônica da Noite.  Comunique-se conosco: 
vicentealencar25@yahoo.com.br Leia também o Blog do Vicente Alencar.

HOJE A INAUGURAÇÃO DO PARQUE DO RIACHO MACEIÓ

Com espaço 22 mil metros quadrados requalificado,  a Prefeitura de Fortaleza entrega às 16 horas de  hoje à população o Parque do Riacho Maceió. Motivo de muitas polêmicas por ser um ambiente degradado e cheio de problemas, uma Operação Urbana Consorciada (OUC) entre o Município, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), e a Nordeste Participação e Empreendimento (Norpar) torna realidade a  ação que vai ao encontro não apenas dos moradores do Mucuripe  mas de toda a capital cearense.  
A área recebe o nome de Parque Otacílio Teixeira Lima Neto (Bisão), em homenagem ao arquiteto e urbanista cearense, servidor  de nomeada da Prefeitura de Fortaleza, falecido em dezembro de 2013.   Fica no encontro da Rua Tereza Hinko com a Avenida Beira-Mar, no bairro Mucuripe. A Operação Urbana Consorciada que revitalizou o espaço investiu cerca de R$ 7 milhões na recuperação do recurso hídrico e em obras de drenagem.A iniciativa também ordenou o curso do manancial e realizou o plantio de árvores adequadas no entorno. Com o convênio, a Norpar, além do investimento na implantação do Parque, realizará a manutenção do espaço por 10 anos.
OUTRAS AÇÕES - As Operações Urbanas Consorciadas  da Prefeitura, previstas na Lei 8.503/2000,  vão continuar, conforme o prefeito Roberto Cláudio. Elas são instrumentos para que a cidade se beneficie de parcerias entre o poder público municipal e empresas para intervenções planejadas pela Prefeitura são executadas pela iniciativa privada. 
Outras duas empresas em Fortaleza já assumiram o compromisso com a cidade e aderiram à Operação. A cidade ganhará um novo Parque Público Urbano, o Sítio Tunga, no bairro Luciano Cavalcante. Por seu turno, nas proximidades da Lagoa do Papicu, o Grupo JCPM, responsável pelo Shopping RioMar, realizará ações sociais, a revitalização e limpeza da lagoa e obras de mobilidade urbana.

PROGRAMA DE AVIAÇÃO REGIONAL BENEFICIA O TURISMO

Voos reginais beneficiam o lazer e a economia 
O Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional, instituído pela Medida Provisória 652, publicada na edição da última segunda-feira (28), no Diário Oficial da União, vai beneficiar de maneira significativa o turismo brasileiro,  O programa prevê reformas e melhorias em 270 aeroportos de todas as regiões do país e a concessão de subsídios a empresas que operem rotas regionais.
O programa tem cinco objetivos principais, entre os quais o de facilitar o acesso a regiões com potencial turístico. O Ministério do Turismo contribuiu para a construção do Plano de Aviação Regional da Secretaria de Aviação Civil e indicou, nos 65 destinos indutores do desenvolvimento regional, municípios de interesse para o turismo que podem ser contemplados no pacote de medidas do governo.
Segundo a SAC, o programa de aviação regional vai integrar o país de forma eficiente e rápida, permitindo maior mobilidade das pessoas e impulsionando a economia do interior. A ideia do programa é garantir que 96% da população esteja a 100 km de um aeroporto apto a receber voos regulares. Atualmente, 39% das cidades brasileiras não têm aeroporto ou estão distantes mais de 100 km de um terminal. (Com a Ascom/Mtur).

CONGRESSO DA ABM: EM DEBTE INOVAÇÕES NA INDÚSTRIA

Espetaculo de  Milton Nascimento na abertura
Grande  fórum de discussões e de relacionamento dos setores minerometalmecânico e de materiais da América Latina acontecerá entre os dias 21 a 25,  na capital paulista. O 69º Congresso Anual da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) - Internacional reunirá mais de mil pessoas no Centro de Convenções Frei Caneca e contará com a participação de companhias como CBMM, CSN, Gerdau, Usiminas, Vale, Aperam, ArcelorMittal e Villares Metals. 
Serão apresentados 649 trabalhos técnicos, acadêmicos e empresariais, que mostram ações bem sucedidas e novas tecnologias empregadas no setor. A programação inclui palestras de renomados profissionais do Brasil e do exterior, mesas-redondas e sessões técnicas. Haverá ainda dois painéis tecnológicos para debater os rumos da inovação em importantes segmentos: 'O futuro da segurança veicular no Brasil' e 'As principais vantagens da utilização de estruturas metálicas na construção civil'. 
Simultaneamente e no mesmo espaço do Congresso, serão realizados outros quatro destacados eventos para a comunidade técnico-científica: Pan American Materials Conference 2014, promovido pela ABM e TMS; 1° Workshop de Tratamentos de Superfícies de Ligas Resistentes à Corrosão; 1st Brazilian-German Symposium on Materials Science and Engineering; e.14° Enemet - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas
Os participantes terão acesso às atividades dos cinco eventos, inclusive à cerimônia de abertura que ocorrerá na tradicional Sala São Paulo, no dia 21, com show do cantor e compositor Milton Nascimento.

FEIRA DE NEGÓCIOS DO CARNAVAL E ENCONTRO DO SAMBA

No Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro, hoje, amanhã e domingo, realiza-se a primeira edição do Carnavália -Sambacom, um evento que reúne fornecedores de insumos carnavalescos e grandes empresários da festa
A feira deve gerar pelo menos R$ 10 milhões em negócios a partir da interação de representantes da indústria, do comércio de acessórios de fantasias e alegorias e de equipamentos. Também participam carnavalescos, artesãos, produtores, jornalistas e representantes de órgãos públicos.
O objetivo é transformar a festa em um negócio de sucesso, atraente ao público brasileiro e também aos turistas estrangeiros. Além de feira de negócios, os visitantes poderão participar do Primeiro Encontro Nacional do Samba, com debates sobre os impactos do carnaval na economia e no turismo, debater a cadeia produtiva do carnaval, políticas públicas, patrocínio, potencial de divulgação, comercialização e marketing.( Com a Ascom/MTur)

FCVB NEWS - GRAN MARQUISE REÚNE TRADE E IMPRENSA PARA DIVULGAR NOVIDADES


FCVB NEWS - BEACH PARK PROMOVE VISITA TÉCNICA PARA APRESENTAR EMPREENDIMENTOS


SINDIEVENTOS - CAFÉ COM NEGÓCIOS 06/08/2014

 
 

ROTA DO SOL SEMANAL 01/08/2014 - ISSUU