Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de junho de 2019

CALEIDOSCÓPIO 07/06/2019

NÃO ENTENDO A RAZÃO - Fiquei a matutar sobre certos fatos após comentários de que o Presidente da República poderia nomear reitor da Universidade Federal do Ceará não o primeiro listado na escolha que brevemente será feito pelos entes da comunidade acadêmica, mas o segundo ou o terceiro da lista. Na mesma linha, também que escolheria outro jurista e não um dos três indicados pela classe para Procurador Geral da República. Sobre o primeiro caso, entendo que o Presidente, pela atual Constituição, tem livre arbítrio e escolhe da lista um dos três, sem ferir a Lei. Não tem essa de nomear o 1º mais votado da lista que lhe foi enviada porque ele foi o mais bem visto pela comunidade acadêmica da UFC. Se assim fosse, para que a eleição de três? Por outro lado, se a Lei Magna diz que o chefe do Poder Executivo pode nomear Procurador Geral fora da lista apresentada pela classe, não seria fora de propósito agora a indicação de um quarto nome que não estivesse na lista. A Constituição Cidadã está aí já bastante interpretada e modificada desde sua promulgação, em 1988. Por que então o Congresso mais uma vez não a altera, em favor dos que pensam no momento as comunidades da UFC e dos procuradores da República? Ainda nesta lista de mudanças, com uma PEC seria razoável fosse outra a forma de nomeação dos membros do Supremo Tribunal Federal. Qual a Razão de o Presidente   indicar seus componentes se ele é de outro Poder. Por que as nomeações não são feitas pela comunidade jurídica qualificada pera tal? Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciários não são independentes, contudo apenas harmônicos entre si? Como estes, muitos outros casos para nós (quem somos nós?) não têm razão de ocorrer. É justo que um processo seja decidido após anos e anos de demanda, se a Constituição assegura a todos razoável duração?  É, talvez porque sou um quase leigo em assuntos de tanta importância estranhe o que vem ocorrendo.
NEYMAR, UMA VIDA ATRIBULADA – É, muitos dos ídolos de agora não são mais vistos com o mesmo carinho de outrora. No futebol, foi-se o tempo de Pelé, Garrincha e tantos outros atletas exaltados. Os seus feitos eram comemorados dentro e fora do gramado, até mesmo quando alguns davam uma escorregadela.  Os tempos são outros e as pessoas também são outras. Vejamos a situação de um ídolo festejado de hoje, o nosso craque Neymar. Com sua genialidade no trato com a bola, o garoto de São Paulo cedo ganhou fama e muito dinheiro, a ponto de esbanjá-lo como quer. Aumentou sua fama e “tutu” com a ida para o espanhol Barcelona e o francês Paris Saint German. Ficou milionário o rapaz. Empolgou-se com a fortuna e passou radicalmente de uma vida simples e boa de velhos tempos a outra sofisticada, com carros luxuosos, helicóptero, bens materiais diversos e muitos e vários casos de amor, por todos conhecidos pois a mídia sempre esteve no seu encalce. Ofereceu o Neymar muitas e boas manchetes aos órgãos de comunicação do mundo inteiro, inclusive com a justiça em seu encalce.  A última má notícia para o craque complicado chegou na semana passada, com a denúncia de estrupo por uma das suas assediadoras.  O negócio não cheira muito bem. Não há certeza de que a acusadora tenha razão em denunciá-lo. Mas o fato continua dando dor de cabeça a uma pessoa simples mas que não estava preparado para enfrentar a vida de marajá que conseguiu. Para piorar, no jogo com o Catar, em Brasília, na última quarta-feira, sofreu mais uma grave contusão, razão pela qual foi desligado da Seleção do Brasil na Copa América. É de se lastimar a vida do pobre "menino "rico. 
MOVIMENTO ONDA PRAIA LIMPA - Com o objetivo de tornar ainda melhor o ambiente das praias de Cascavel e Beberibe, a Secretaria do Turismo do Ceará, em parceria com os dois municípios, deu início ao Movimento Onda Praia Limpa, que começou na segunda-feira (3) e segue até amanhã.
No primeiro dia de trabalho, na Praia do Morro Branco, em Beberibe, o projeto envolveu a participação da rede hoteleira, de comerciantes, artesãos, bugueiros e donos de barracas. Em Cascavel, a ação ocorreu na terça-feira em três praias simultaneamente. Na Caponga, o trabalho foi liderado pelo Grupo Caponga Viva e pelo projeto surf escola, com adolescentes e crianças. Foram recolhidos principalmente tampinhas de refrigerantes, latinhas e papéis.  Na praia Barra Nova, a Associação dos Barraqueiros recolheu muito lixo, principalmente palhas, coco seco e latinhas. Em Águas Belas, foram os bugueiros que fizeram a limpeza da praia. 
O Movimento Onda Praia Limpa segue nas duas praias até amanhã. A ação marca as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na quarta-feira (5). “
INVESTE TURISMO NO RN - Com nove municípios contemplados pela rota estratégica Natal e Litoral, o programa Investe Turismo foi lançado na última terça-feira (4), em Natal, pelo secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, Aluizer Malab. O programa é realizado em parceria com a Embratur, o Sebrae e secretarias estaduais de turismo. O evento contou com a participação de gestores, técnicos e empreendedores do setor turístico. Ao todo, o Investe Turismo contempla 30 rotas turísticas em todo o Brasil, sendo pelo menos uma por estado.
Uma das estratégias para o Rio Grande do Norte vai ser o trabalho de qualificação e gestão que é feito pelo Senac-RN, vencedor do 1º Premio Nacional do Turismo na categoria qualificação profissional. A forma inovadora com que a instituição atua no mercado do turismo tem levado os profissionais treinados na escola de turismo e hotelaria do Senac, em Natal, a quase 100% de empregabilidade no setor.

DISCORDÂNCIA É FUNDAMENTAL NAS ORGANIZAÇÕES

O artigo desta semana versa sobre a discordância, por parte de gestores e colaboradores, nas áreas pública e privada, fruto de nossa leitura em livros de renomados pensadores da Administração, dentre os quais destacamos Robert Sutton, professor norte-americano de gestão. Segundo sua opinião, em uma organização, na qual há inovação, quase sempre as pessoas ignoram ordens. 
No artigo “A Discordância Contribui com Tempero, Entusiamo e Qualidade Revigorante”, chama a atenção o fato de que, para muitos funcionários, trabalhar, dentro de uma organização significa dizer sempre 'sim”. E prossegue: “O medo de perder o emprego, a propensão a agradar e a ambição para ser promovido fazem com que os subordinados estejam sempre felizes em dar boas notícias, mas relutantes em dar as más”.
Verdade! Existem, nas organizações públicas e privadas, assessores (denominamo-los de “aspones”, ou seja, “assessores de porra nenhuma”, desculpem-nos da agressividade da frase), os quais procedem como lagartixas, balançando  sempre a cabeça para cima, concordando com tudo o que seus superiores, na hierarquia das organizações, julgam ser o melhor para o crescimento sustentável das suas organizações ou instituições públicas no âmbito das esferas Federal, Estadual e Municipal. Quanta ignorância em termos de Administração e gerência de negócios!
No Turismo, referindo-nos a esse segmento público e privado, em sua cadeia produtiva, com abrangência em mais de 60 atividades econômicas, culturais e sociais, exemplos podem ser citados, como a “Dança Constante”, no Ministério do Turismo, na Embratur, nas Secretarias Municipais e Estaduais de Turismo, pelo Brasil afora, fruto – na nossa modesta opinião – por discordância  de alguns titulares e funcionários, no tocante à filosofia de ação da corporação. Isso, quando informam as más notícias, corajosamente, arriscando perder cargo, função e até o emprego, com vistas a corrigir o que está equivocado, na execução das atividades internas e externas, causando resultados insatisfatórios, além de denegrir a imagem dos órgãos acima citados.
Mas, vamos em frente! Excelente observação é a de que “Os líderes devem se prevenir contra os “homens-sim” e aceitar conflitos construtivos em suas empresas”. Interessante é que, às vezes, um “Não” é mais útil que um “Sim”. A concordância dos empregados com tudo, numa organização, seja lá de que natureza for, pode fazer bem para o ego dos superiores, todavia danoso para os negócios. Afirma-se, igualmente, que ser um líder eficaz envolve reconhecer que é impossível estar certo o tempo todo.
Reforçando o pensamento, retrocitado, enfatizamos o que disse o fundador da Getty Oil Company, Jean Paul Getty, reconhecendo o valor de empregados sinceros: “Discordância contribui com tempero, entusiasmo e qualidade revigorada”. O fundador da Digital Equipment Corporation, Ken Olsen, encorajava a discordância, na cultura corporativa, usando o debate e a solução de conflitos, como ferramentas básicas nas tomadas de decisão. 
Bem! Por meio de nossas leituras e participação, no ambiente de trabalho, nas reuniões externas, em congressos, seminários e em outros eventos, dentro e fora do Estado do Ceará, percebemos o quanto muitos, ao se manifestarem, concordam com tudo o que os gestores públicos e empresários expõem, em suas palestras, para não desagradar, ser chato ou inconveniente aos participantes. Esses, acima de tudo, esquecem-se do pensamento do poeta, romancista, músico e dramaturgo, Rabindranath Tagore: “Se discordas de mim, enriqueces-me” e “Onde o espírito não teme, a fronte não se curva”. Agora, um detalhe: apontar falhas administrativas e gerenciais, de forma deseducada, sem sugerir soluções, não é recomendável. Pense nisso, você que trabalha na cadeia produtiva do Turismo. Obrigado pela leitura e ótimo fim de semana.

ÍCONE DA HOTEARIA BAIANA VAI ABAIXO

Um ícone da hotelaria baiana está sendo totalmente demolido. O Salvador Praia Hotel, que foi um dos três primeiros hotéis 5 estrelas da capital baiana, começou a ser demolido no dia 13 de maio passado. Construído em 1974 por um grupo hoteleiro de Pernambuco e com o apoio do Governo do Estado – então liderado por Antônio Carlos Magalhães – já se encontrava desativado há cerca de 10 anos.
Transformado num grande e belo elefante branco, o Salvador Praia vinha ocupando uma extensa área nobre, no Bairro de Ondina, sem que houvesse qualquer definição quanto ao destino daquele espaço. Até que o Prefeito ACM Neto entrou no circuito e conseguiu decidir pela substituição do antigo prédio com a construção de um conjunto de três edifícios.
O antigo hotel era constituído por 163 apartamentos, todos de frente para o mar, em localização privilegiada, coligado ao também antigo e desativado Bahia Othon Pálace Hotel. Com praia própria, foi, inclusive, considerado como o primeiro hotel 5 estrelas de todo o Nordeste, cuja classificação fora concedida pela Embratur, que regulava a destinação da categoria.
Nos seus primeiros anos, o Salvador Práia Hotel foi dirigido, inclusive, por um profissional de Pernambuco, que tem uma história de grandes realizações no turismo baiano: GUiLHERME GOMES. Então, ele procedia da gerência geral do Plaza Hotel localizado no Corredor da Vitória. Depois, o próprio Gulherme dirigiu o Bahia Othon Pálace até arrendar e assumir a direção de um outro hotel na Avenida Antônio Carlos Magalhães.
No local onde funcionou o hotel por 35 anos, este será substituído por dois condomínios, empreendimento da empresa Moura Dubeux: serão o Undae Ocean, com duas torres, e o Beach Class Salvador, com uma só torre. Em virtude da iniciativa ter obedecido a interferência direta do Prefeito de Salvador, o empreendimento envolverá contrapartidas para o município.
A área total encontra-se num terreno de 12 mil m2 no bairro de Ondina e a contrapartida destinada à Prefeitura deverá totalizar em torno de R$2.8 milhões, além do que a construtora deverá assegurar uma cota de solidariedade na ordem de 5% da área construída, percentual que totalizará R$1 milhão, cuja destinação deverá ser doação para habitação de cunho social ou para a própria Prefeitura.
A construção desse novo projeto na capital baiana deverá proporcionar um significativo impacto no turismo de Salvador. É que, além de todas as vantagens que advirão, como, por exemplo, a urbanização de toda a área, um dos prédios será destinado à categoria de apart-hotel, com um total de 235 apartamentos. Isto porque, com as obras que ocorrerão em torno do empreendimento, será criado um espaço de convivência muito especial, em virtude da localização, sobretudo por estar junto ao mar.
Sabe-se que 30% dos 12 mil metros quadrados do terreno serão destinados ao uso público. A Prefeitura pontua, inclusive, a implantação de um boulevard de 170 metros, com jardins integrados por mais de 20 espécies de árvores, bem assim espelho d'agua em plena Avenida Oceânica. O antigo calçadão do local será ampliado e terá 15 metros de largura, além de contar com moderna ciclovia.
Da mesma sorte, a rua que fica ao seu lado terá alargamento e deverá ser beneficiada com a inclusão de um novo mirante de 5 metros, bem assim com acesso à praia, além de ser dotado de piso compartilhado, jardins e academia de ginástica ao ar livre. Por sua vez, a calçada a beira-mar será revitalizada.
No que respeita ao Bahia Othon Pálace, que foi desativado em outubro do ano passado, ao lado do Salvador Práia Hotel, até o momento a Prefeitura ainda não tem qualquer notícia sobre a sua destinação. Apenas que o grupo se encontra em recuperação judicial.
A melhor notícia vem por conta de que, em virtude da pressão do Prefeito que, inclusive, ameaçou decretar a utilidade pública, que resultaria na sua desapropriação, o antigo hotel Pestana que, antes fora Meridién, está em vias de ser adquirido por uma das rêdes gigantes da hotelaria mundial. Até junho deverão ser conhecidos detalhes dessa reabertura do hotel que se encontra fechado desde 2016 e após funcionar por cerca de 20 anos.
Os hotéis em referência estão todos localizados na orla da cidade, setor que vem sendo alvo de seguidas intervenções do Poder Municipal. Inclusive, a segunda etapa de reforma teve início no mês de março passado. A primeira etapa incluiu o trecho do restaurante Sukyaki, no Rio Vermelho, à Avenida Ademar de Barros, em Ondina, trecho que foi entregue em fevereiro.
Nos últimos 7 anos, a Prefeitura requalificou 17 trechos da orla, a saber: São Tomé de Paripe, Tubarão, Piatã, Itapuã, Ribeira, Barra, Jardim de Alah, Rio Vermelho, Farol de Itapuã, Itacaranha/Plataforma (o trecho mais extenso, com 2,9 km), Boca do Rio e Ondina.

MATA ATLÂNTICA - TRECHOS TÊM POTENCIAL TURÍSTICO, CULTURAL E HISTÓRICO

Presente em 17 estados brasileiros, a Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo. São cerca de 22 mil espécies de animais e vegetais, sendo que 8 mil delas são exclusivas desse ambiente natural. Entretanto, a fauna e a flora não são as únicas a chamar a atenção: o bioma reúne grande potencial turístico, cultural e histórico que ajuda a preservar a área e a impulsionar a economia regional.
Apenas 7% da cobertura original do bioma estão em bom estado de conservação, concentrados principalmente entre o litoral sul de São Paulo e o norte de Santa Catarina, área abraçada pelo movimento Grande Reserva Mata Atlântica.
Em 4 milhões de hectares de florestas, ambientes urbanos e área costeiro-marinha. Nos 45 municípios em que está presente, a Grande Reserva Mata Atlântica reúne uma diversidade de paisagens e atividades, como as listadas a seguir:
1. SERRA DO MAR - Considerado o mais belo passeio de trem do Brasil, o roteiro pode ser feito de Curitiba (PR) a Morretes (PR) e também no sentido contrário. O trem passa por paisagens da Serra do Mar paranaense, como pontes, túneis, penhascos e cachoeiras, além de possuir várias curiosidades históricas. 2. Alto Ribeira - O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), localizado no estado de São Paulo, conta com dezenas de cachoeiras e mais de 300 cavernas. Por se tratar de uma área de preservação ambiental, nem todos os locais são abertos à visitação. 
3. PASSEIOS NAS ILHAS PARANAENSES - O litoral paranaense reúne paisagens naturais para sair da rotina do continente. A Ilha do Mel, por exemplo, tem cerca de 95% de sua área composta por ecossistemas de restinga e Mata Atlântica, é um dos principais destinos turísticos paranaenses, com praias e opções de caminhadas. O acesso é somente por barcos, que partem todos os dias de Pontal do Sul (PR) ou Paranaguá (PR). Outra opção é a Ilha de Superagui, parque nacional na divisa com São Paulo que reúne paias, comunidades tradicionais e espécies ameaçadas, garantindo a conservação da paisagem e da cultura caiçara. O acesso também é por barcos, que partem de Paranaguá ou Guaraqueçaba (PR).
4. RIO NHUNDIAQUARA - O passeio de boia é opção de lazer para quem visita a cidade histórica de Morretes (PR). O trajeto, nas pequenas corredeiras e em meio às pedras, é restrito a adultos e crianças acima de 12 anos e mais de 1 metro e meio de altura. O percurso de três quilômetros costuma durar duas horas e meia, com diversão e muito contato com a natureza.
5. EM ITAPOÁ - Em Itapoá (SC), os turistas podem fazer um passeio de escuna no barco Pérola Negra. O percurso começa na Baía de Babitonga, passando por 14 ilhas. Durante o trajeto, que tem duração média de quatro horas e meia, há parada para banho e visitação na cidade histórica de São Francisco do Sul (SC).
6. Caminho do Itupava -Os mais aventureiros podem conhecer o Caminho do Itupava, na Serra do Mar paranaense. O roteiro, que historicamente começava às margens do Rio Belém, foi uma das primeiras conexões entre a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e o litoral paranaense. Atualmente, o caminho com cerca de 20 quilômetros liga os municípios de Quatro Barras e Morretes e pode ser percorrido em cerca de sete horas, exigindo bom preparo físico dos aventureiros.
7. ECOTURISMO EM RESERVAS NATURAIS - Por concentrar trechos onde a Mata Atlântica permanece intacta, a região da Grande Reserva Mata Atlântica concentra várias áreas protegidas naturais públicas e privadas. Uma delas é a Reserva Ecológica do Sebuí, localizada no município de Guaraqueçaba. Lá é possível praticar trekking, canoagem, observação de aves e tomar banho em diferentes cachoeiras. Outra opção, também na região de Guaraqueçaba, é a Reserva Natural Salto Morato, mantida pela Fundação Grupo Boticário. Seus 2.253 hectares abrigam um expressivo remanescente de Mata Atlântica, com destaque para Salto Morato, uma queda d'água de cerca de 100 metros de altura. Em ambos os lugares a visitação é paga. O acesso pode ser feito por uma estrada de terra ou via marítima.
8. ILHA DO CARDOSO - Cananéia (SP), onde a Ilha do Cardoso está localizada, é uma das cidades mais antigas do Brasil. Foi descoberta em 1502 por uma embarcação portuguesa comandada por Américo Vespúcio. A ilha possui mais de 90% da sua área coberta por floresta nativa original, com praias e pequenos vilarejos. Os turistas podem visitar trilhas, cachoeiras, piscinas naturais e dunas, além de conhecerem a cultura e a tradição caiçara. O acesso é por barcos e, no trajeto, é possível observar garças, botos e golfinhos.
9. MONTANHISMO NO PARANÁ - A Serra do Mar paranaense conta com um conjunto de montanhas que virou ponto de encontro de escaladores e adeptos do montanhismo. O Morro do Anhangava, por exemplo, é um dos melhores campo-escola de escalada em rocha do Brasil, com vários graus de dificuldade em 1.420 metros de altitude. É um ponto para a prática de voo livre, escalada, rappel e passeios a cavalo. Outra opção é o Pico Marumbi, que resguarda muitas riquezas da Mata Atlântica brasileira, além de oferecer opções de trilhas, banhos de cachoeira e escaladas.
O MOVIMENTO - O movimento Grande Reserva Mata Atlântica não possui liderança única e aceita o apoio de qualquer organização ou cidadão interessado em desenvolver de forma sustentável o maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do Brasil. A partir desta ação, Unidades de Conservação, empresas, poder público, instituições, pesquisadores e comunidade local estão unidos em um objetivo comum: aliar o desenvolvimento econômico e social da região com a preservação do meio ambiente.
A FUNDAÇÃO GRUPO BOTICÁRIO - A Fundação Grupo Boticário é instituição criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. 

GLOBALIA - PLANOS DE VOOS DE PASSAGEIROS NO PAÍS E OUTRAS NOVIDADES

Javier Hidalgo e Marcelo Alves Antônio
Identificar oportunidades de atuação e concluir rapidamente um plano de negócios para o Brasil. Essa é a meta estabelecida pela Globalia, responsável pela primeira aérea com capital 100% estrangeiro a obter autorização do governo federal para operar voos no Brasil. O anúncio foi feito na quinta-feira (30) ao presidente da República e ao ministro do Turismo pelo CEO da empresa, Javier Hidalgo.
Durante o encontro realizado no Palácio do Planalto, a cúpula da empresa espanhola informou que entre os estudos previstos estão as rotas que poderão ser comercializadas pela operadora. Há, ainda, a expectativa da companhia desenvolver no Brasil o modelo de gestão hoteleira já aplicado na Europa e no Caribe.
Na ocasião, Javier Hidalgo agradeceu ao presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, por esta "oportunidade histórica" e prometeu que a empresa vai contribuir para a criação de emprego, ajudando assim a cumprir a meta do Plano Nacional de Turismo de dobrar o número de turistas estrangeiros que visitam o país, chegando a 12 milhões, quase o dobro dos atuais 6,6 milhões.
A chegada inédita de uma empresa com capital 100% estrangeiro no país foi resultado de articulação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, com o CEO da Globalia, Javier Hidalgo, em reunião realizada no início de maio, na Espanha.
INOVAÇÃO - Em colaboração com a Organização Mundial do Turismo (OMT), a Globalia criou o primeiro HUB Global de inovação no turismo - a Wakalua - uma plataforma que gera interação entre os setores públicos, privado, empreendedores e investidores para identificar as novas empresas que irão liderar a transformação do setor turístico no mundo.
Neste momento, a Wakalua está trabalhando junto à equipe técnica do Ministério de Turismo de Brasil e da OMT no desenvolvimento de um programa de grande impacto para o desenvolvimento de um ecossistema empreendedor nesta indústria, que deverá ser anunciado nos próximos dias.
AUTORIZAÇÃO DE VOO - A Agência Nacional de Aviação Civil aprovou, no dia 22 de maio, a concessão para a Globalia Linhas Aéreas Ltda, grupo que administra a Air Europa, começar a operar rotas domésticas no Brasil.
Trata-se da primeira empresa aérea internacional constituída no Brasil com 100% de capital estrangeiro para operação regular de voos de passageiros no país. No mesmo dia, o Senado Federal aprovou a Medida Provisória 863/2018, que abre o mercado para a participação de 100% de capital estrangeiro em empresas aéreas brasileiras. A matéria aguarda a sanção do presidente Jair Bolsonaro.
GLOBALIA - É o primeiro grupo turístico espanhol integrado, com faturamento de € 3,85 bilhões em 2018. Está presente em mais de 20 países e conta com 15 mil empregados em serviços de todos os segmentos do turismo. Possui uma série de companhias independentes, líderes em seus mercados, como a Air Europa (linha aérea), a Travelplan (operadora turística) e a Be Live (cadeia hoteleira), entre outras.

NA REDE CUCA BARRA - AMANHÃ, A 1ª APRESENTAÇÃO DO ARRAIÁ DA JUVENTUDE

A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura de Fortaleza está promovendo a primeira etapa de apresentações do Arraiá da Juventude, na Rede Cuca, durante este mês de junho. O início será amanhã, às 17h, na Rede Cuca Barra, com a apresentação de seis quadrilhas juninas.
No total, foram selecionados 21 grupos, nas categorias adulto e infantil, e seis jurados para participarem do festival, que é considerado o segundo maior do Estado. O objetivo é difundir e fortalecer a tradição cultural junina do Ceará com apresentações de quadrilhas e grupos regionais.
Os grupos que participarão do primeiro dia de competições são as infantis Zé Testinha e Flor da Garotada. Já as da categoria adulta são Paixão Nordestina, Filhos do Sertão, Zé Testinha, Encanta Ceará e Ceará Junino. Além das apresentações das quadrilhas selecionadas, a programação ainda terá forró pé de serra, encenações dos tradicionais casamentos e a literatura dos cordéis que narram as festas juninas.
Pelo quarto ano consecutivo, o Arraiá da Juventude premiará todas as quadrilhas que se apresentarem. Na categoria adulto, as bonificações são de R$ 9.000, R$ 7.000, R$ 5.000, R$ 3.000 e R$ 2.000, valores entregues respectivamente do primeiro ao quinto lugar. Da sexta à décima colocação, o prêmio é de R$ 1.000, e as demais participantes recebem um valor de R$ 500. Já na categoria infantil, as premiações contemplam o primeiro, segundo e terceiro lugar com R$ 3.000, R$ 2.300 e R$ 1.600, respectivamente. E da quarta à sexta colocação o prêmio é de R$ 700.
A segunda etapa acontecerá no Cuca Mondubim, no sábado (15/06), e a última, no Cuca Jangurussu, no dia 22/06. A cerimônia de premiação do Arraiá da Juventude 2019 acontecerá no dia 02 de julho.

BENTO GONÇALVES - A FENAVINHO VOLTA A CELEBRAR A CULTURA DO VINHO

A Imperatriz Bárbara Bortolini, as Damas de Honra,
  Ana Paula Pastorello,  e Sandi Marina Corso
Que as paisagens com vales verdejantes da Serra Gaúcha são afamadas muita gente já sabe.  Afinal, a região é frequentemente escolhida para ambientar produções como telenovelas, filmes e campanhas publicitárias. Mas agora os brasileiros têm mais  um motivo extra para vivenciar uma experiência cultural e enogastronômica: a Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), que ocorrerá em Bento Gonçalves de 13 a 23 de junho, junto à ExpoBento – maior feira multissetorial do país. 
A Fenavinho começou em 1967, tendo sua última edição em 2011. Após o hiato de oito anos, o evento retorna com a mesma essência: celebrar a cultura do vinho – o protagonista desse encontro. Por isso, a festa promete uma programação de retorno às origens, retratando o trabalho dos imigrantes italianos que trouxeram a cultura da vinha à cidade. 
Ambientada como se fosse uma vila típica dos tempos da imigração, a Fenavinho integra áreas de gastronomia, de agroindústria e de vinícolas, recriando ambientes de época e revitalizando expressões da cultura regional. Essa atmosfera será transmitida por meio de arquitetura, artesanato, hábitos e costumes, vinho, boa gastronomia, teatro, música, entre outras ações interativas com o público, sempre com a bela receptividade do trio de soberanas da festa, a Imperatriz do Vinho  Bárbara Bortolini e as Damas de Honra Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso.
Vinícolas expositoras apresentarão e comercializarão seus produtos, compartilhando com os visitantes a evolução do setor. Para ampliar o conhecimento, eles serão desafiados a visitar um espaço sensorial, chamado de Galeria de Aromas. Ali, aprenderão a identificar notas de algumas das variedades elaboradas na Serra, uma experiência que conta com a parceria do Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal (IFRS). Os visitantes ainda poderão frequentar cursos de degustação promovidos em parceria com as vinícolas expositoras e curadoria do Comitê Organizador da Fenavinho.
 REVIVENDO UMA TRADIÇÃO - Antecipando as comemorações da Fenavinho, será resgatada uma das mais emblemáticas atrações na história da festa: o vinho encanado junto à Casa do Vinho, localizada na Via del Vino – região central de Bento Gonçalves.
Durante os dois finais de semana que antecedem o evento (dias 1º e 2 e 8 e 9 de junho), turistas e comunidade local poderão adquirir taças comemorativas (150ml) para brindar com vinhos finos ou suco de uva integral a preços acessíveis – servidos das 11h às 18h.
 Para harmonizar, diferentes opções gastronômicas estarão sendo comercializadas por produtores da agroindústria regional, tudo para combinar com o clima festivo da proposta, que também terá atrações de música, coral, gincana colonial, desfile de carros alegóricos, teatro e itens de artesanato.
 EXPOBENTO PARA INTEGRAR A FAMÍLIA - De forma integrada, ocorre a 29ª ExpoBento – maior feira multissetorial do país, que reunirá mais de 450 expositores com oportunidades de negócios nos segmentos de vestuário, automóveis, agronegócio, serviços, imóveis, variedades e alimentação. O passeio se completa com shows variados de música e teatro, atrações para crianças e opções de gastronomia. Este ano, são esperados cerca de 260 mil visitantes em busca de compras, diversão, integração e cultura.

PERNAMBUCO - RETOMADA REFORMA NO CENTRO DE ARTESANATO, EM LIMOEIRO

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, recebeu o prefeito de Limoeiro/PE, João Luís Ferreira Filho, artesãos e entidades da região, na segunda-feira (27/5), para discutir a retomada das obras no Centro de Artesanato do Vale do Capibaribe, em Limoeiro. A reforma foi iniciada em 2010, sofreu paralisações, e tem como novo prazo de conclusão, anunciado pelo secretário, para janeiro de 2020.
“A reforma do Centro de Artesanato do Vale do Capibaribe, em Limoeiro, figura desde 2010 no calendário de obras em prioridade. Agora, com uma reformulação no projeto, pretendemos entregar o espaço ao povo de Limoeiro até o começo de 2020”, comenta Novaes.
O novo projeto foi aprovado pela Caixa Econômica em maio deste ano e está sob a supervisão da empresa Pilartex Eireli EPP. O valor do investimento para a conclusão figura em R$ 367.624,69.
“O nosso centro de artesanato aguarda a conclusão dessa obra há quase 11 anos. Tê-lo em perfeitas condições para uso do nosso povo de Limoeiro, vai ajudar muito para ressaltar as atividades artísticas do espaço e alavancar o turismo a partir da nossa produção, da cultura”, pontua o prefeito João Luís Ferreira Filho

EM SALVADOR - VISITAÇÃO ÀS OBRAS SOCIAIS IRMÃ DULCE CRESCE 220%

Desde o último dia 14 de maio, quando o Vaticano reconheceu o segundo milagre de Irmã Dulce, que a levará a se tornar a primeira santa nascida no Brasil, a visitação à sede das obras sociais fundadas pela freira, em Salvador, aumentou 220%. A informação foi dada ao secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, pela superintendente, Maria Rita Pontes, na segunda-feira (27).
Irmã Dulce dedicou a vida a cuidar da população carente e foi beatificada em 2011, ao ter seu primeiro milagre reconhecido pelo Vaticano. Agora, católicos aguardam a data da canonização. 
A Osid completou 60 anos neste domingo (26) - junto com a celebração dos 105 anos de nascimento da freira - e é referência do turismo religioso no Estado. Entre 2009 e 2018, a instituição recebeu mais de 730 mil visitantes, com destaque para 2011, ano da beatificação, com quase 90 mil visitas contabilizadas. O recorde de visitação veio em 2014, ano do centenário da freira baiana, quando mais de 100 mil pessoas estiveram no local.
"A Bahia ganha um grande presente com o anúncio da canonização. O movimento de turistas já cresceu muito e deve ser ainda maior após a cerimônia de oficialização", prevê Maria Rita. "Estamos recebendo muitos pedidos de grupos de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Sergipe", completou o assessor de Memória e Cultura, Osvaldo Gouveia.
Anexos ao hospital filantrópico, que realiza mais de 2 mil atendimentos diários, na Cidade Baixa, funcionam a Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, onde estão guardadas as relíquias da beata, e o memorial que conta a história de fé e dedicação de Irmã Dulce aos pobres.
A produção associada ao turismo é uma das alternativas para a sustentabilidade do setor de turismo religioso da Osid. Além de uma cafeteria, onde turistas podem fazer fotos sentados em um banco, ao lado de uma escultura de Irmã Dulce, também é possível levar para casa lembranças. Cerca de 90% dos itens vendidos na loja do memorial, a exemplo de camisetas e imagens, são produzidos por empresas e artesãos baianos.

CORPUS CHRISTi - TRADIÇÃO DOS TAPETES COLORIDOS EM SANTANA DE PARNAÍBA

Tapetes
A cidade de Santana de Parnaíba, localizada a aproximadamente a 40 minutos da capital paulista, tem uma das comemorações de Corpus Christi mais conhecidas de todo o Estado de São Paulo. O local se tornou famoso graças ao tamanho, capricho e perfeição com que são feitos seus tapetes coloridos, que cobrem de serragem colorida aproximadamente 850 metros das ruas históricas do centro da cidade.
Este ano, a festa comemora 51 anos, reunindo milhares de turistas, que se deslocam à cidade para ver a decoração dos famosos tapetes, assistir às missas realizadas durante o dia e aproveitar o feriado nas feirinhas de gastronomia e artesanato que completam a festa.
Próximos dali, localizados no charmoso bairro de Alphaville, os empreendimentos hoteleiros administrados pela Atlantica: Quality Suites, Comfort Suites e Radisson Alphaville, são opção de hospedagem para os turistas que visitam a cidade. 
Durante o período de 20 a 23 de junho, os hotéis estarão com tarifas promocionais, justamente para proporcionar que mais visitantes possam conhecer de perto a cultura e o trabalho manual feito pela comunidade local.

ALCEU VALENÇA NA ABERTURA DO SÃO JOÃO DO MARANHÃO

Neste mês de junho,  o clima de São João está invadindo as rodas de conversa em todo o Maranhão. Para aquecer ainda mais a expectativa, a Secretaria da Cultura do Estado começou a anunciar os artistas que vão abrilhantar essa festa. E o primeiro nome foi ninguém menos que Alceu Valença. O cantor pernambucano fará a sua apresentação no primeiro dia do São João do Maranhão,  em São Luís, no dia 19 de junho (quarta-feira), às 23h, na Praça Maria Aragão.
“Alceu volta ao nosso São João trazendo todo o seu talento e experiência para somar com essa grande festa, que contará ainda com grupos de bumba-meu-boi, cacuriá, tambor de crioula, forró, shows e muito mais”, garantiu a secretária adjunta de cultura da Secma, Vanessa Leite.
Neste ano o São João do Maranhão terá arraiais oficiais em Imperatriz, de 12 a 15 de junho, e em São Luís, de 19 a 30 de junho no IPEM e na Praça Maria Aragão, e dias 21, 22, 28 e 29 de junho na Praça Nauro Machado, que também receberá as prévias nos dias 14 e 15 de junho.
Além dos arraiais oficiais, o São João acontece, também, nos bairros da Cidade Operária, João de Deus, Anil, João Paulo, Liberdade, Anjo da Guarda, Largo de Santo Antônio (22 a 29 de junho) e Cohajap (1 a 13 de junho).
Outra atração que faz parte do calendário junino são as festas Encontro de Gigantes, Arraiá do Povo, Arena Pátio Norte, Encontro de Danças Portuguesas e Manifestações Culturais, São Pedro, São Marçal, Encontro de Miolos de Boi e Festival de Zabumbas. Estes eventos também receberam apoio do Governo do Estado.

LATAM - OFERTA E HORÁRIOS DE VOOS NO AMAPÁ

Novo aeroporto Internacional de Macapá
A LATAM acaba de promover alterações em suas operações no Amapá que vão aprimorar a programação de voos da companhia na região. Os ajustes nas rotas Macapá-Belém e Macapá-Brasília resultarão em oferta e horários de voos mais convenientes para todos os passageiros de viagens com origem ou destino em Macapá.
Atualmente, o voo direto Macapá-Belém-Macapá é operado cinco vezes por semana no período noturno. A partir de 4 de agosto, a rota será operada seis vezes por semana em horários mais convenientes (ida às 12h05 e volta às 13h30). 
ROTA MACAPÁ-BRASÍLIA -  Atualmente, o voo direto Macapá-Brasília-Macapá é operado seis vezes por semana no período noturno. A partir de 4 de agosto, ele passará a decolar em horários mais convenientes (ida às 15h45 e volta às 8h15). 
Todos os voos da LATAM no Amapá seguem sendo operados por aeronaves Airbus A320, configuradas com 174 assentos em classe Economy.

FORTALEZA ESTÁ MAIS ALEGRE - FESTEJOS JUNINOS EM TODOS OS BAIRROS DA CAPITAL

A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza divulgou o resultado final do Edital de Apoio aos Grupos de Quadrilhas e Festivais Juninos de Fortaleza 2019, que conta neste ano com um investimento de R$ 1,065 milhão. A secretaria também divulgou, nesta quinta-feira (06/06), a programação gratuita dos festivais contemplados no certame.
O edital selecionou e apoiou projetos de grupos juninos (adulto e infantil) e de festivais juninos de todos os bairros de Fortaleza, com apresentações de quadrilhas e outras manifestações artísticas próprias do período. Foram contemplados 71 projetos, sendo 35 de grupos de quadrilha junina adulta, 15 de grupos de quadrilha junina infantil e 21 de festivais juninos. Cada projeto contemplado receberá R$ 15.000,00.
As quadrilhas deverão realizar no mínimo quatro apresentações completas (com casamento) nos meses de junho, julho e agosto deste ano. 
GRANDE POGRAMAÇÃO - Eis a programação dos festivais contemplados, em todos os recantos da Capital:
16º Festival de Quadrilhas Juninas do Jardim Guanabara, de 08 e 09/06, às 18h, na Rua Pierre Luz, 240, Conjunto Itaparica – Bairro Vila Velha.
XII Festival de Quadrilhas Juninas do Jardim América – dias 14, 15 e 16/06, às 19h, na: Praça Frei Galvão – Bairro Jardim América.
20º Festival de Quadrilhas Juninas Folia na Roça – dias 19 e 20/06, às 18h, na Avenida Major Assis com Rua Paraguai – Bairro Jardim Iracema.
10º Festival de Quadrilhas Juninas AMCTN – dias 19 e 20/06, às 19h, na Rua Beija Flor, 155, Jardim das Oliveiras – Conjunto Tancredo Neves.
22º Festival Junino do Parque Costa Oeste – dias 20 e 21/06, às 19h, na Quadra da Areninha do Pirambu. Av. Presidente Castelo Branco, S/N.
XVII Festival de Quadrilhas Pan Americano - dias 20 e 23/06, às 20h, na Praça Pio X (Rua Acre, S/N.
III Festival Arrasta Pé de Paz e Fé – dias 21 e 22/06, às 20h, na  Av. da Liberdade, S/N – Bairro Autran Nunes.
4º Arraiá do Coroné – Festa Junina para Idosos - dias 21 e 22/06, às 18h, na  Praça UV8 (Rua das Pedrinhas, entre as ruas 828 e 834, – Bairro Conjunto Ceará). 
Festival Junino Cumpade Zé Walter – dias 27 e 28/06, às 19h, na Quadra do Colégio Municipal Raquel de Queiroz – Bairro José Walter.
2º Festa de São Pedro do Bairro João XXIII – Arraiá Junino – dias 27 e 28/06, às 18h30, na
Praça Governador César Cals – Bairro João XXIII.
XXV Festival de Quadrilhas Juninas do Bairro Ellery – dias  28 e 29/06, às 19h, na Rua Dr. Atualpa, 339.
IX Festival Junino da Parangaba – Resgate e Vida – dias 28 e 29/06, às 18h, na  Praça 1º de Janeiro.
XIV Festival de Quadrilhas Cumade Bárbara – dias 28 e 29/06, às 18h, na Praça da Avenida Central – Bairro Cidade 2000. 
XIX Festival de Quadrilhas Flor da Bela – dias 29 e 30/06, às 18h, Rua Francisca Bezerra, 417 – Bairro Lagoa Redonda. 
Arraiá Vila Junina -  dias 29 e 30/06, às 18h, na Praça do Conjunto Bandeirantes – Bairro Messejana.
26º Festival de Quadrilhas do Sítio Córrego – dias 03 e 04/07, às 18h, diante do Colégio Estado do Maranhão, entre Rua Carlos Pimenta e Rua Gal. Cordeiro Neto – Bairro Sítio Córrego.
Festival Circuito Viva São João - dias 04, 05 e 06/07, às 18h, na Praça Ari de Sá Cavalcante (Av. Jovita Feitosa, S/N – Bairro Parquelândia)
9°Arraiá da Cumade Xuvinha – dias 05 e 06/07, às 19h, na Praça do Murupiara (Rua Alagoas, entre as ruas Minas Gerais e Goiás – Bairro Demócrito Rocha). 
XVII Festival das Quadrilhas Juninas das Quadras Anexas ao Ginásio Paulo Sarasate – dias 05 e 06/07, às 21h, na Rua Ildefonso Albano, 2050 – Bairro Joaquim Távora.
8º Edição do Festival de Quadrilhas Juninas do Curió -   dias 06 e 07/07, às 18h, na Praça do Curió (Rua Eduardo Campos, S/N). 
IX Festival Toinho, Joãozinho e Pedrinho – dias 13 e 14/07, às 18h, no Theatro José de Alencar.

SETUR/CEARÁ - MAIS DE 3 MIL PESSOAS CAPACITADAS EM 145 CURSOS

Capacitação
O bom momento do turismo no Ceará acabou sendo a oportunidade que muita gente precisava para dar um primeiro passo rumo à capacitação profissional. Como os números no setor estão crescendo, consequência direta da atração de novos voos nacionais e internacionais e das políticas desenvolvidas pela Secretaria do Turismo do Ceará, um dos eixos desenvolvidos pela pasta foi investir em cursos voltados especificamente para quem vive do turismo ou gostaria de entrar no ramo.
De 2017 pra cá, o Proinftur abriu 66 turmas de cursos de capacitação em diferentes áreas relacionadas ao turismo. Quase 1.400 pessoas foram beneficiadas. Para este ano, ainda serão disponibilizadas mais 90 turmas, com previsão de receber 1.800 novos alunos. Já pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), que atua no Litoral Leste e nos Maciços de Baturité e Ibiapaba, foram 79 turmas que capacitaram quase 1.700 pessoas durante o ano passado. Ao todo, mais de 3 mil pessoas capacitadas em 145 cursos da Setur/Ce.
“O turismo é um grande distribuidor de renda. Chega no transporte, no artesanato, na alimentação, no vestuário etc. Beneficia do grande ao pequeno. Comecei nessa área há quase 40 anos e já acreditava que seria a grande atividade econômica do Estado. Hoje a gente vê isso e a tendência é só crescer. Por isso, uma das nossas estratégias é essa, desenvolvermos também ações de capacitação”, destaca o secretário do Turismo, Arialdo Pinho.
Nos últimos 12 meses, o Aeroporto de Fortaleza teve aumento de 102% na quantidade de turistas estrangeiros, que passou de 251.854 para 510.823 passageiros. A movimentação doméstica cresceu 16,6%, passando de 5,6 milhões para 6,6 milhões. Consequência direta desse aumento foi o índice de volume das atividades turísticas do Ceará, que foi o melhor do Brasil conforme a a última Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice do Ceará cresceu 10% no acumulado dos últimos 12 meses, enquanto o do Brasil cresceu 3,3% no mesmo período.

O BEACH PARK ENTRE OS DEZ - MAIS PARQUES AQUÁTICOS MAIS VISITADOS NA AMÉRICA LATINA

O Brasil tem se firmado, cada vez mais, como um dos principais destinos latino-americanos de parques aquáticos. É o que diz o relatório Theme Index 2018, elaborado pela a Associação das Empresas de Entretenimento, que apontou que seis parques brasileiros estão entre os dez mais visitados na América Latina. O destaque foi para o Thermas dos Laranjais, localizado em Olímpia (SP), que lidera o ranking no Brasil e na América Latina, além de ser o quarto mais visitado em todo o mundo.
Além do Thermas dos Laranjais, em Olímpia (SP) <foto>, os parques Hot Park, em Caldas Novas (GO); Beach Park, em Fortaleza (CE); Wet'n Wild, em São Paulo (SP); Thermas Water Park, em São Pedro (SP) e Hot Beach, também em Olímpia (SP) estão entre os 10 mais visitados da América Latina. Juntos, eles receberam, em 2018, cerca de 5,8 milhões de pessoas, de acordo com o mesmo levantamento. O índice é 3,5% maior do que o registrado em 2017, quando 5,6 milhões de pessoas passaram pelos locais.
Dados do Sindepat estimam que o setor de parques, como um todo, tenha movimentado em 2018 mais de 30 milhões de visitantes no país, o que resultou em um faturamento de R$ 3 bilhões e empregou mais de 100 mil pessoas direta e indiretamente. De acordo com o Traveller's Choice, prêmio concedido anualmente pelo site de viagens Trip Advisor a destinos e atrações turísticas de todo o mundo, o Beto Carrero World apareceu na 12ª posição entre os 25 melhores do mundo em 2018. Se o recorte for a América do Sul, os parques brasileiros ocupam 17 dos 25 principais.
Não são só os levantamentos estrangeiros que apontam que o Brasil possui alguns dos melhores parques aquáticos do mundo. Os turistas nacionais também são só elogios a estes espaços de entretenimento que fornecem ampla infraestrutura de lazer e diversão. (Com o MTUR)

FESTEJOS EM FORTALEZA - PROGRAMAÇÃO CULTURAL GRATUITA E ABERTA AO PÚBLICO

A Biblioteca Pública Municipal Cristina Poeta (foto) recebe desde segunda e até hoje, 03, o projeto itinerante Teatro Móvel, que percorre o Brasil com o espetáculo teatral gratuito “Uma Janela Para o Céu” 
A Prefeitura de Fortaleza realiza, através da Secultfor,  uma programação cultural diversa e gratuita, iniciada no sábado passado, 03,  com término previsto para o próximo domingo. Entre as atividades, destaques  para a abertura da 70ª edição do Salão de Abril,  no Centro Cultural Belchior; para o projeto itinerante Teatro Móvel, na Biblioteca Cristina Poeta; e para a Semana de Ocupação ICA no Teatro São José.
Na quarta-feira, às 19h, o Centro Cultural Belchior recebeu a exposição da 70ª edição do Salão de Abril, consolidando-se como o último equipamento cultural a abrigar obras de arte selecionadas pelo evento. Ficarão expostas até o dia 30 de junho, 10 obras de nove artistas, entre instalação, performance, desenho, pintura, vídeo e fotografia. O centro cultural localizado na Praia de Iracema receberá as obras antes alocadas no Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza (CCBNB – Fortaleza). A mudança atende solicitação dos artistas, que conjuntamente reivindicam expor em espaço diferente do CCBNB.
Já a Biblioteca Pública Municipal Cristina Poeta, desde a última segunda feira e até hoje, o projeto Teatro Móvel. Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, a ação itinerante é realizada pelo Ministério da Cidadania e pela Magma Cultura, com apoio da Prefeitura de Fortaleza e patrocínio da empresa Uber. Com a campanha “Eu Consigo”, o projeto percorre o Brasil com o espetáculo teatral gratuito “Uma Janela Para o Céu”, em quatro sessões, pela manhã e tarde. Na segunda-feira (03/06), primeiro dia das atividades, a sessão terá início às 14h.
Neste fim de semana, uma boa pedida é a programação do Teatro São José, que está com a Semana de Ocupação ICA. O evento conta com apresentações cênico-percussivas, concertos e recitais, realizada em parceria com o Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA – UFC).
A programação cultural da Prefeitura de Fortaleza ainda conta com o Arraiá no Mercado da Aerolândia, neste fim de semana; com a realização do Mercado Coletivo, no Mercado dos Pinhões, sábado (08/06); palestra de conscientização ambiental na Biblioteca Herbênia Gurgel; e Festival Gastronômico no Mercado Cultural dos Pinhões.

HOJE ENCERRAMENTO- ENCONTRO DE CORREGEDORES DAS SECRETARIAS DE FAZENDA

A Secretaria da Fazenda do Estado, recebe, desde quarta-feira, 5, e até hoje, na sede 3 da Receita estadual (Av. Alberto Nepomuceno, nº 6, Centro, Fortaleza, o 17º Encontro Nacional de Corregedores das Secretarias de Fazenda dos estados e do Distrito Federal.
Com o tema “Compliance: Ética e Integridade Pública”, o encontro levanta questões relacionadas à ética e à disciplina dos servidores públicos, tendo como foco a prevenção. “Vamos discutir o compliance ou cumprimento de normas, tendo em vista o combate à corrupção”, afirmou o corregedor da Sefaz, Ciro Rocha. Ele destacou como marco relevante no fortalecimento das corregedorias estaduais, a aprovação da Lei nº 16.717, no fim de 2018, que instituiu o Programa de Integridade do Poder Executivo, cuja coordenação compete à Controladoria Geral do Estado (CGE).
A programação começou na quarta-feira (5), às 8h, com um café de boas-vindas aos participantes e uma apresentação do Coral da Sefaz e prossegue até hoje com importantes palestras.

INVESTE TURISMO - HOJE O SEMINÁRIO ITINERANTE

O Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae e a Secretaria de Turismo do Ceará, realiza,  na manhã de hoje, em Fortaleza, o segundo seminário itinerante do Programa Investe Turismo. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, fará a abertura do evento.
A iniciativa reunirá atores públicos e privados envolvidos nos projetos de gestão integrada e qualificação da Rota das Emoções –  que contempla sete municípios do Ceará, seis do Maranhão e quatro do Piauí – identificando oportunidades de negócios, políticas públicas e outras ferramentas oferecidas pelo programa para potencializar o desenvolvimento da atividade turística local. Um total de 30 rotas turísticas estratégicas serão apoiadas pelo programa em todo território nacional.

ROTA DO SOL SEMANAL 07/06/2019 ISSUU