Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de abril de 2015

CALEIDOSCÓPIO - MENORES INFRATORES

MENORES INFRATORES
Em meio a muitas polêmicas, está em tramitação na Câmara Federal projeto de lei que diminui para 16 anos a maioridade penal,  hoje estabelecidos em 18. Enquanto mais de 80% da população deseja que o projeto seja aprovado, muita gente chegada aos chamados  “direitos humanos”, junto a muitos psicólogos, pedagogos e outros graduados,  defendem que seria um retrocesso absurdo e não resolveria o problema do menor infrator o que se está discutindo na Câmara de Deputados. De palanque, analisamos que de fato o assunto é complexo, precisando de muito bom senso da parte dos congressistas no tratamento de tão delicado assunto. Um fato é patente. Não é possível se tolerar que menores de 18 anos continuem cometendo homicídios e outros crimes sem receber a pena justa, quase  sempre manipulados por criminosos de maior idade. Condenados estes menores infratores a uma pena máxima de três anos, vão eles para as chamadas “casas de recuperação”, onde não recebem satisfatória atenção educacional para voltarem a ser novamente inseridos na sociedade, enfim  para que reconquistem uma  vida como pessoas  normais, afastando-os de vez dos crimes. Pelo contrário, após terem cumprido penas, voltam mais revoltados e “aperfeiçoados” para continuarem na vida da delinquência.. Uma bofetada, sem dúvida,  nas famílias que tiveram entes queridos vítimas de fatos  hediondos e bestializados. Não há exemplo no Brasil de que alguma casa de correção de menores realmente cumpra seu papel de ressocializar  os delinquentes. Ao contrário, são verdadeiras escolas de aperfeiçoamento  da brutalidade humana.  Aí está o x do problema. Simplesmente modificar a Lei, diminuindo a idade penal, nada resolve. As sugestões mais variadas estão em voga, partidas dos mais destacados segmentos da sociedade. Portanto, mesmo sabendo que não tem peso algum, também oferecemos algumas sugestões. Não seria oportuno alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente, tornando-a abrangente e rigorosa  no que diz respeito a penalidades para criminosos menores? Não seria o caso de punir severamente o criminoso de maior idade quando ele usasse  menores na prática de delitos de qualquer natureza, especialmente de crimes de homicídio? Não seria  oportuno se mudar radicalmente o “modus operandi” dos estabelecimentos destinados a menores delinquentes, tornando-os estabelecimentos de verdadeira ressocialização, com guardas de vigilância, mas também com cursos regulares de profissionalização, locais para esporte e lazer,  professores, psicólogos e assistentes sociais? Dependendo do delito, não seria o caso de só liberar o adolescente infrator, conforme o grau do seu ato criminoso,  quando ele houvesse concluído satisfatoriamente o curso básico ou profissionalizante que  poderia ir até nove anos? Estas nossas ideias não são “chutes” e sim apenas ideias para acervo dos  legisladores que estão com a “batata quente”  da modificação do Estatuto da Criança e do Adolescente. 

PARQUE DE JERI, O 2º MAIS VISITADO - 7,3 MILHÕES DE TURISTAS NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

As belezas naturais brasileiras atraem cada vez mais viajantes: no ano passado foram quase 7,3 milhões de visitantes às unidades de conservação federais – o que inclui parques, florestas, reservas biológicas e áreas de proteção – de acordo com balanço do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O número representa um crescimento de 13,9% em comparação a 2013. Apenas os parques nacionais receberam quase 6,6 milhões de turistas, 10,8% a mais do que no ano anterior.
O ranking das unidades mais visitadas é liderado pelo Parque Nacional da Tijuca, com 3,1 milhões, seguido pelo Parque Nacional do Iguaçu (1,5 milhão) e pelo Parque Nacional de Jericoacoara (400 mil). De acordo com Fábio de Jesus, coordenador-geral de Uso Público e Negócios do ICMBio, os números podem ser ainda maiores, pois em muitas unidades de conservação o controle de entrada de visitantes é parcial, de modo que muitos visitantes entram nas unidades sem serem contabilizados.
O Ministério do Turismo trabalha com a qualificação profissional de comunidades do entorno das unidades de conservação.
Foram estas as unidades de conservação mais visitadas em 2014:
1) Parque Nacional da Tijuca – 3.113.913; 2) Parque Nacional do Iguaçu - 1.550.607; 3) Parque Nacional de Jericoacoara - 400.400; 4) Parque Nacional de Brasília - 229.119; 5 - Parque Nacional da Serra dos Órgãos - 217.764;
6) Floresta Nacional de Carajás - 216.957; 7) Área de Proteção Ambiental  da Costa dos Corais 1- 92.559; 8) Reserva Extrativista Marinha de Soure - 150.000; 9) Parque Nacional da Chapada dos Guimarães -  135.090; 10) Parque Nacional do Itatiaia - 117.974.  ( Com informações do ICMBio e do Mtur).

AERO CLUBE DO CEARÁ EDITAL DE CONVOCAÇÃO 12/05/2015

AERO CLUBE DO CEARÁ
EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Presidente do Aero Clube do Ceará, no uso de suas atribuições legais conforme Capítulos I e V, e seus artigos, do estatuto social, convoca os associados para Assembleia Geral Ordinária – AGO, a realizar-se na sede da entidade sito à Praça Brigadeiro Eduardo Gomes S/N, 1º. Andar do TAG – Terminal de Aviação Geral, no dia 12 de maio de 2015 às 10h00min horas em 1ª. Convocação com mais da metade dos sócios, e em segunda convocação, às 11h00 min horas com qualquer número de sócios presentes, para tratar das seguintes ordens do dia: 
1) Prestação de contas da atual Diretoria biênio 2013/2015.
2) Outros assuntos pendentes do interesse da entidade. 
3) Eleição da nova Diretoria para o biênio 2015/2017.
  Fortaleza, 20 de Março 2015.

INSCRIÇÕES ATÉ 12 DE ABRIL - V FESTIVAL DE JERICOACOARA - CINEMA DIGITAL

O V Festival de Jericoacoara – Cinema Digital,  reconhecido como um dos eventos referenciais para o cinema independente,  acontecerá de 7 a 13 de junho próximos e reunirá, na paradisíaca praia cearense, grandes nomes e novos realizadores do audiovisual nacional. As inscrições de curtas-metragens produzidos em tecnologia digital foram prorrogadas e seguem abertas até 12 de abril, para cineastas de todo o País, através do site www.jeridigital.com.br
Para esta edição, a expectativa é de ampliação da quantidade de filmes inscritos, afirma o diretor do festival, o cineasta, escritor e produtor cultural cearense Francis Vale, coordenador da Anhamum Produções. A edição anterior do festival contou com 30 filmes, selecionados entre 260 inscrições, de realizadores de 14 estados.
ACESSO E PREMIAÇÃO - Para assegurar, na prática, a democratização da participação no evento, a produção do Festival garante as despesas de transporte terrestre entre Fortaleza e Jericoacoara, alimentação e hospedagem para um representante de cada um dos filmes selecionados. “Mais do que apenas exibir os filmes, o festival se diferencia por proporcionar que as pessoas possam conviver em Jericoacoara, ao longo de uma semana, debatendo cinema e permanecendo em contato direito com o público e a comunidade”, reforça Francis Vale.
Ao longo do festival, os filmes serão apreciados por um júri composto por cinco pessoas ligadas à área do audiovisual. Premiações serão destinadas às obras escolhidas pelo júri como as melhores em cada categoria: ficção, documentário, animação e experimental. Também receberá prêmio  a melhor produção dos estados Ceará, Piauí e Maranhão, em homenagem à chamada “Rota das Emoções”, que se inicia em Jericoacoara-CE, passa pelo Delta do Parnaíba-PI e se estende até os Lençóis Maranhenses.
O festival também premia os vencedores dos quesitos melhor filme, direção, roteiro, fotografia, trilha original e direção de arte. Além dos troféus para melhor ator e melhor atriz.

PERSONALIDADES HOMENAGEADAS PELO SETCARCE

Ao completar 73 anos de existência,  no dia 13 de abril, o SETCARCE (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Ceará) voltará a homenagear com o Troféu Otacílio Correia três personalidades cearenses: o ex-senador Cid Carvalho (foto), o empresário Deusmar Queirós e o Secretário-Adjunto da Fazenda João Marcos Maia.
O presidente Clóvis Nogueira Bezerra conduzirá o especial evento hoje a partir das 20 horas, no Buffet Athenée, ritmado pela banda Caribbean Kings. O traje pedido é o esporte fino. A Prática Eventos cuida de toda estruturação da festa.
NOME DO FUNDADOR - O nome do troféu homenageia o responsável pela reestruturação do Sindicato nos anos 60, o empresário Otacílio Correia, que foi o primeiro presidente da nova era. Ele também foi deputado estadual e transformou a sua transportadora rodoviária em uma empresa com atuação internacional.
Segundo o presidente Clóvis Bezerra, este evento “veio substituir a tradicional festa de confraternização de final de ano dos associados quando, devido a compromissos próprios da época, muitos deles não podiam comparecer. Agora, não, todos estão presentes”. A entrega da comenda deverá reunir uns 300 convidados entre empresários associados, administradores públicos,  governador, deputados e senadores.
Em 2014 foram homenageados com a distinção o governador Cid Gomes, o empresário Ivens Dias Branco e o vice-presidente da AMC Arcelino Lima.

SER JORNALISTA É MAIS DO QUE ISSO

Antonio José de Oliveira
Vice-pres da Abrajet-CE
Na última terça-feira, 7 de abril, comemorou-se o Dia do Jornalista. Este artigo é fruto da indagação de uma jovem, ao saber que somos formados em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará e, consequentemente, exercendo a profissão de jornalista, visto trabalhar, há mais de 35 anos, na Assessoria de Comunicação e Ouvidoria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), com passagem pelos jornais O Povo, extintos jornais Correio do Ceará e Unitário, TV Tupi, Canal 2, Assesoria de Imprensa e Relações do Banco do Nordeste, Agência de Propaganda Terraço Comunicação e Marketing. A pergunta foi: “O que é ser mesmo Jornalista?”
No Dia do Jornalista, escrevemos, neste espaço, a nossa resposta à jovem indagadora. Ser Jornalista, não é apenas ter concluído o Curso de Comunicação Social ou Jornalismo, de nível superior, e ter aprendido e praticado as técnicas de Comunicação de Massa e adquirido uma cultura eclética, embora sejam condições necessárias para quem exerce a profissão. Isso, à primeira vista, leva a crer tratar-se de um tipo ideal de Jornalista. Aquele que exerce o Jornalismo (Rádio, Jornal, TV, Revista, Assessoria de Comunicação ou de Imprensa pública e privada), na labuta diária, está consciente de que ser Jornalista não se resume ao retrocitado.
Ser Jornalista é, sobretudo, renunciar a si próprio em benefício da coletividade.  É ser humilde, jamais ser dono da verdade,  ético (A Ética é coletiva e não individual), honesto, firme em suas decisões, quando a verdade do fato tem de ser dita e pode ferir a suscetibilidade de terceiros ou de organizações públicas ou particulares. É ainda não se deixar subornar, mediante oferta de vantagens financeiras ou acesso a cargos, mesmo ciente de que ganha pouco com profissional de imprensa.
Ser Jornalista, cara jovem, nas horas de trabalho, é não sentir o frio do medo e enfrentar, de cabeça erguida, situações, às vezes, complicadas, que lhe surgem na cobertura dos fatos. É misturar-se com o povo, porém não se deixar influenciar pela massa. É manter contatos com destacadas autoridades, todavia a notícia é o que interessa. Ser Jornalista é não fugir do que lhe foi pautado, ainda que tenha de tirar os sapatos, arregaçar as calças, contanto que se viva o momento do fato, alvo de notícia ou de reportagem. É ter oportunidade de desfrutar de ambientes sofisticados e de regalias, contudo as dispensando para o excelente cumprimento de sua missão.
Ser Jornalista, prezada jovem, não é usar somente paletós de grife, camisas finíssimas, gravatas italianas, sapatos importados. Não é ficar, nas salas de redação, num ambiente refrigerado, escolhendo os assuntos a serem divulgados. Não é evitar locais, onde faltam condições higiênicas, habitações não dignas para um ser humano, fugindo de um sol causticante, chuva, lama ou outros incômodos.
Ser Jornalista, curiosa jovem (Quem não pergunta pouco sabe das coisas), pois perguntar é uma necessidade de quem quer aprender), Ser Jornalista é, acima de tudo, amar a profissão e ter a certeza de que, em outro emprego, pode-se ganhar mais dinheiro e trabalhar menos, porque Jornalista, de verdade, é Jornalista, durante 24 horas, caso seja preciso participar de coberturas, seja qual for. Afinal, estimada jovem, somente conhece o que é ser Jornalista e sempre valoriza a profissão quem a vivencia no dia a dia.
Por último, uma frase do fundador da primeira Escola de Comunicação (Jornalismo), Joseph Pulitzer: “Jornalista, há muitos. Bons, poucos. Verdadeiros, raros”. Dele também: “A Imprensa não foi criada, para adocicar a realidade”. E do imortal Rui Barbosa: "A imprensa é a vista da Nação. Por ela é que a Nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam, percebe onde lhe alvejam, ou nodoam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem, vela pelo que lhe interessa, e se acautela do que a ameaça". Parabéns, colegas jornalistas!
Antonio José de Oliveira
Vice-presidente da Abrajet-Ceará

ROSSI & ZORZANELLO FEIRAS E EMPREENDIMENTOS - COMPLETOU 27 ANOS A DESTACADA EMPRESA GAÚCHA

Na quarta-feira, 01 deste abril, a Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos comemorou 27 anos. A empresa gaúcha é hoje exemplo de empreendedorismo, sendo reconhecida nacional e internacionalmente e apontada por profissionais do setor como grande incentivadora do desenvolvimento do turismo, da geração de negócios, empregos e renda, tanto para a região, como para o País.
A Marta e Silvia fundada por duas jovens empresárias, Marta Rossi e Silvia Zorzanello, no final da década de 80, passou a ser Rossi & Zorzanello e está consolidando sua nova marca, que ocorreu com a entrada dos diretores Eduardo Zorzanello e Marcus Vinicius, em decorrência do falecimento de Silvia Zorzanello em 2010 e que agora ao lado de Marta Rossi integram a direção da empresa.
Entre os eventos próprios, o Festuris - Feira do Turismo de Gramado, que neste ano completa sua 27ª edição, de 5 a 8 de novembro, alcançando o Brasil, o Mercosul, a América Central e do Norte e expandiu seus horizontes em direção à Europa e Oriente Médio, sendo o segundo maior evento do setor no Brasil e um dos que mais gera resultados e negócios para o trade turístico. Na última edição, foram aproximadamente de 14 mil participantes
Fiel à missão de viabilizar e realizar eventos e negócios para pessoas físicas e jurídicas no Brasil e no mundo, de forma diferenciada e excelente, com credibilidade e garantia de sucesso, a empresa prospecta e executa eventos diversos, tais como congressos, seminários, feiras empresariais, lançamentos de produtos e inaugurações.
NOVIDADE DO 27º FESTURIS 
Uma das grandes novidades da 27ª Edição do FESTURIS, o carro-chefe da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos,   anunciada no mês de março, é o Salão de Destinos Gastronômicos, um espaço de experiências, desenvolvido para estimular a geração de negócios num dos segmentos mais promissores do turismo, que visa aproximar destinos e empresas de compradores, imprensa e formadores de opinião.
O salão de turismo gastronômico será a vitrine da gastronomia no Festuris. Seu formato inovador, uma via gastronômica - atrairá a atenção de todos os visitantes, valorizando o espaço de cada expositor através da aplicação de conceito vivencial que estimulará a aproximação comercial e a geração de negócios. 
Compondo as atrações do espaço, estará a Arena Gastronômica, que  é o espaço show do salão de turismo gastronômico - nela chefes renomados, mestres cervejeiros, barristas e sommeliers serão desafiados a mostrar, com muito talento e criatividade, um pouco da gastronomia dos destinos presentes ao longo da via gastronômica. A arena será um espaço nobre e de muita visibilidade para divulgar marcas, produtos e destinos.  

FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS: INGRESSOS JÁ À VENDA

Informa-nos o jornalista Paulo Roberto Pereira, presidente da Abrajet/AM, que a Tucunaré Turismo, agência oficial do Festival Folclórico de Parintins desde 2008, já iniciou  a venda de ingressos da 50ª edição do maior festival folclórico do Brasil. 
Para isso, a diretora Comercial da Tucunaré Turismo, Cristina Abrahão, informa que os ingressos da histórica 50ª edição da festa parintinense serão comercializados no site www.tucunareturismo.com.br sob as seguintes condições: cada CPF poderá adquirir até cinco (5) ingressos e a compra poderá ser parcelada em até cinco (5) vezes sem juros em todos os cartões de crédito. Os valores dos ingressos para o Festival são: Cadeira de Arena Tipo 2 (R$ 600,00); Cadeira de Arena Tipo 1 (R$ 820,00); Arquibancada Especial (R$ 800,00) e Arquibancada Central (R$ 1.050,00).
“Os interessados em comprar camarotes devem entrar em contato conosco para detalharmos valores e a localização de cada um”, disse a diretora Comercial.
O presidente do Boi Caprichoso, Joilto Azedo, disse que o início das vendas dos ingressos, oficializa de vez a abertura dos trabalhos para 2015. “A cidade já vive um clima para o Festival e tenho a certeza que esse ano será muito melhor do que 2014”, disse Joilto. 
O presidente do Boi Garantido, Adelson Albuquerque, afirmou que venda
dos ingressos é um termômetro para o Festival. “Estamos vendo com uma expectativa bastante positiva o começo da venda dos ingressos desse ano”, completou Adelson.

SENADO FEDERAL - PREDOMINAM EMENDAS DE REAJUSTE AOS APOSENTADOS

Garantir um aumento real para aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo é a principal preocupação de senadores e deputados que apresentaram emendas à Medida Provisória (MP 672/2015). Ela estende a política de reajuste do salário mínimo atualmente em vigor até 2019.
A maior parte das 114 emendas apresentadas à comissão mista que vai examinar o texto pretende estender para aposentadorias e pensões a regra que atualiza o salário mínimo com base na inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior, mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores. Atualmente quem recebe mais que o salário mínimo tem o benefício corrigido apenas pela variação do INPC.
ARGUMENTAÇÕES - Autor de duas emendas, o senador Paulo Paim (PT-RS) argumenta que a discrepância entre as correções concedidas aos benefícios equivalentes ao salário mínimo e as concedidas aos benefícios cujos valores superam este patamar conduziu a um “achatamento inaceitável” das rendas dos aposentados e pensionistas.
Para Flexa Ribeiro (PSDB-PA), a diferenciação desses aumentos faz com que aqueles que mais contribuíram para a Previdência se sintam injustiçados, ao verem os segurados que efetuaram contribuições menores receberem aumentos proporcionalmente maiores do que eles.
Eduardo Amorim (PSC-SE) acrescenta que muitos segurados contribuíram com valores calculados com base em renda mensal bem superior ao do salário mínimo, e a partir do momento em que têm direito a receber seus benefícios, ano a ano o seu valor real é reduzido, causando grande injustiça social.
REVISÃO DO PIB - Emenda do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) estabelece que, em caso de revisão do PIB, promovida pelo IBGE, o aumento verificado seja repassado para o salário mínimo. Em sua justificativa, Cássio lembrou que recentemente, o IBGE anunciou uma revisão do PIB entre 2000 e 2011. Em 2011, a revisão alterou o crescimento de 2,7% para 3,9%. Segundo dados do Dieese, o salário mínimo de 2013, que foi reajustado pelo PIB de 2011, deveria ter sido de R$ 686,31 e não de R$ 678,00.
Cristovam Buarque (PDT-DF), Romário (PSB-RJ), Lúcia Vânia (PSDB-GO) e vários deputados também apresentarem emendas para garantir aumento real para aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo.
IMPACTO - Uma nova política de valorização de salário mínimo – que hoje é de R$ 788,00 - é necessária porque a regra atual vale somente até o fim deste ano.
No dia 10 de março, a Câmara chegou a aprovar a manutenção da atual política de reajuste do mínimo até 2019, mas a votação do texto (Projeto de Lei 7.469/14) não foi concluída.  O governo não concordava com uma emenda que estendia a política de correção para os benefícios acima de um salário mínimo pagos pela Previdência Social e decidiu editar a MP.
O governo calcula que cada ponto percentual de aumento no reajuste dos aposentados representa um impacto fiscal de 2 bilhões de reais nas contas da Previdência.
PRAZOS - A comissão mista (de deputados e senadores) que analisará a matéria ainda não foi instalada. A MP deve chegar à Câmara dos Deputados até o dia 21 de abril e ao Senado até o dia 5 de maio. Se não for aprovada até o dia 9 de maio, passará a obstruir a pauta, impedindo outras votações no Plenário da Casa onde estiver parada. O prazo final de tramitação no Congresso Nacional estimado é 23 de maio. (Com a Agência Senado).

NO DOMINGO, 18, A INAUGURAÇÃO DO HOTEL LARA

Um novo empreendimento hoteleiro próximo à Prainha, no Aquiraz,  será lançado no próximo dia 18, com a presença da senadora Marta Suplicy. Será o Hotel Lara, que fica a 30km de Fortaleza.
 Lançado por um casal de franceses, Christian Pellerin e Agnès Monplaisir Pellerin, em parceria com o casal Anca e David Lara, o Hotel Lara foi desenvolvido para conjugar conceitos de ecologia, refinamento e descontração. Construído com vilas e apartamentos quase que debruçados na praia, o hotel é rodeado por um jardim formado por variadas espécies de plantas aromáticas e ornamentais. Cada um dos quartos disponíveis é decorado com peças únicas de mobiliário de madeira e objetos de arte.
ATRAÇÕES - O hotel contará  com um museu da cachaça, que apresentará um acervo de marcas e informações sobre a trajetória da aguardente no Brasil. Outras atrações serão o spa, a biblioteca e a galeria de arte. Os representantes do empreendimento também destacaram outro atrativo, que será o restaurante-conceito. Batizado de King Bomba, o local prevê no cardápio pratos elaborados com ingredientes orgânicos vindos da horta do estabelecimento.
CASAL EMPREENDEDOR - Christian Pellerin é um incorporador francês responsável pela construção do bairro La Défense de Paris. Agnès Monplaisir foi apontada pela revista Artnet como uma das 100 mulheres mais importantes do segmento de arte no mundo.

NOVA ROTA DA TAM

Começou no último dia 3 o mais novo lançamento da TAM para a região Norte. Trata-se do voo direto entre Santarém (PA) e Brasília (DF). A nova rota vai melhorar o tempo de viagem entre o oeste Pará e outras 35 localidades no Brasil, que são rapidamente conectadas pela TAM na capital federal.
A nova operação será realizada seis vezes por semana, exceto aos sábados, com aeronave Airbus A320. A TAM aposta no potencial e na demanda de passageiros de Santarém e região, onde a companhia já opera com pontualidade de 88,3% dos voos.
As passagens aéreas estão disponíveis a partir de R$ 199,00 (o trecho) para compras com 60 dias de antecedência. Em abril, a companhia área oferece tarifas introdutórias promocionais, por R$ 139,00 (para compras com 14 dias de antecedência).

Minas Turismo Gerais

ALLIA HOTELS em CONGONHAS- A Allia Hotels confirmou a assinatura do contrato para operação do primeiro hotel da rede na cidade de Congonhas, a 70 quilômetros de Belo Horizonte. O empreendimento será da bandeira Bristol – que somente na capital mineira conta com oito hotéis – e tem previsão inicial de inauguração em março de 2018. De categoria supereconômica, o Bristol Easy Hotel -Congonhas MG  terá 140 apartamentos, totalizando 280 leitos, em uma área construída de aproximadamente 5800 m2. “Temos uma intensa atuação no mercado mineiro. Este, por exemplo, é o 21º contrato de desenvolvimento de empreendimento que a rede tem no estado”, explica o Diretor de Desenvolvimento da Allia Hotels Marcello Medeiros.
KANDINSKY em BELO HORIZONTE -Uma extraordinária coleção de 153 obras do grande pintor russo Wassily Kandinsky, considerado o precursor do abstracionismo na arte moderna, e de alguns de seus contemporâneos será apresentada de 15 de abril a 22 de junho no Centro Cultural Banco do Brasil, em Belo Horizonte. O público verá também trabalhos de outros artistas fornecidos por museus russos e por colecionadores europeus. O museu estatal de São Petersburgo disponibilizou seu acervo sobre Kandinsky. A mostra Kandinsky: tudo começou num ponto já foi exibida em Brasília e no Rio de Janeiro, onde atraiu mais de 400 mil visitantes.
Aeroporto da Pampulha - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou novos voos da Azul Linhas Aéreas partindo direto do Aeroporto da Pampulha para o Aeroporto de Vitória - Eurico de Aguiar Salles. As três frequências diárias  operadas desde 1º de abril e são realizadas em aeronaves turboélice ATR com 70 assentos. As passagens são  vendidas a partir de R$ 119,90. De 2007 a 2010, o Aeroporto da Pampulha ficou completamente fechado para voos com destino a outras capitais. A medida era para atender pedido do Governo de Minas Gerais de desafogar o aeroporto da capital mineira. Em 2010, a portaria da Anac que impedia as operações foi derrubada e, desde então, cada pedido das companhias aéreas para operar na Pampulha passou a ser analisado de forma especial e individual pela agência. O Aeroporto da Pampulha está localizado a 8,3 quilômetros do Centro de Belo Horizonte
A Azul informou que o voo Pampulha-Brasília ainda está em aprovação pela Anac e que não pretende operar com aviões maiores na Pampulha, como os jatos Embraer usados no Aeroporto Internacional de Confins. No Aeroporto da Pampulha, a Azul oferece conexões para Cabo Frio, São Paulo (Guarulhos), Governador Valadares, Ipatinga, Montes Claros, Uberlândia e Campinas – principal hub da companhia, com quase 60 destinos servidos de forma direta em mais de 150 voos por dia. Em Vitória, há frequências diárias para Campinas e Belo Horizonte (Confins).  Informações no telefone do aeroporto (31) 3490-2000
 Jornalista Sérgio Moreira - sergio51moreira@bol.com.br

RECONHECIDO DESTINO TURÍSTICO - COM MUITA FESTA , FORTALEZA CELEBRA 289 ANOS

Forte Nsa. Sra. de Assunção
Fortaleza comemora oficialmente, na próxima segunda-feira, dia 13 de abril, 289 anos de sua fundação. Há, historicamente, controvérsias sobre a real data do início efetivo da povoação.  Historiadores, como o professor Adauto Leitão, lutam para que se considere a fundação do povoado a partir de 1603, quando o português Pero Coelho aqui chegou, na foz do Rio Ceará (Barra do Ceará), deu ao lugar o nome de Nova Lisboa e construiu o Fortim de São Tiago. Contudo, permaneceu a tese do também historiador Raimundo Girão, ex-prefeito da Capital, a qual considerava que só a partir de quando o povoado passou à condição de Vila, em 13 de abril de 1726, pode ser demarcado o efetivo marco da fundação de Fortaleza.
COMEMORAÇÕES - A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, preparou uma programação festiva para comemorar a data oficial da fundação de Fortaleza. Diversas atrações serão oferecidas à população, que  terá em seu encerramento  a cantora Vanessa da Mata. A festa acontecerá no Aterrinho da Praia de Iracema, um de nossos principais cartões postais. 
Na segunda-feira, à tarde, a partir das 16 horas, no Largo Luiz Assunção, localizado ao lado do Aterrinho, mães e pais poderão levar a criançada para brincar e se
Vanessa da Mata
divertir muito na Arena Infantil, que contará com brinquedos como pula-pula, palhaços, além da distribuição de pipoca e algodão doce.
A partir das 19 horas, o público terá mais uma edição do show “Para Cantar Fortaleza”, com apresentações de Artur Menezes, Caio Castelo, Marcos Lessa, Luciana Lívia, Lucinha Menezes, Renato Mesquita, Teti e Waldonys, que interpretarão composições de artistas cearenses. O show terá a  direção musical de Eduardo Holanda e contará com a participação dos músicos Mimi Rocha (guitarra), Tito Freitas (teclado), Adriano Azevedo (bateria), Hoto Júnior (percussão), Miquéias dos Santos (baixo), Hugo Deleon (sopro e trompete), Tiago Rocha (sax e flauta) e Nonato (acordeon).
No encerramento das comemorações organizadas pela Prefeitura, a partir das 21h30min, Fortaleza receberá a cantora matogrossense Vanessa da Mata, que apresentará o show de seu último álbum, “Segue o som”, de 2014. 
IMPORTÃNCIA TURÍSTICA – Afora ser umas das mais desenvolvidas capitais brasileiras, com uma indústria, comércio e serviços de peso,  moderna e uma população reconhecida com das mais hospitaleiras, Fortaleza é destaque no turismo do País. 
Pelo segundo ano consecutivo, o Ceará foi eleito o Melhor Estado-destino do Brasil pelos agentes de viagem do Estado de São Paulo, o maior mercado emissor de turistas do País. O prêmio foi entregue na abertura da Feira de Turismo do Estado de São Paulo, promovida pela Associação das Agências de Viagens Independentes do Estado de São Paulo (Aviesp), ontem, (9), em Campinas (SP). O principal motivo desta conquista sem dúvida é a capital cearense, repleta de atrações para agradar a qualquer turista do mundo. Sol bonito, verde mar como colar, diferentes atrações culturais e noitadas que contagiam, boa astronomia,  afora um povo que recebe o visitante com alegria.

EM ANDAMENTO O COMIDA DI BUTECO 2015

Frango Maravilha do boteco Feijão Maravilha
Em andamento mais uma edição do Comida di Buteco.  É o  maior concurso do gênero que acontece no Brasil. Este ano,  participam 20 cidades das cinco regiões do Brasil, somando 500 botecos. Em Fortaleza a disputa pelo título de melhor boteco da cidade acontece pelo quinto ano seguido. Os novos petiscos têm um ingrediente especial e foram criados especialmente para esta edição. 
De 10 de abril até hoje, 10 de maio, o Comida di Buteco apresenta 500 petiscos onde o tema será "Frutas". O verdadeiro concurso de raiz, acontece simultaneamente em 20 cidades. 
PARTICIPANTES DE FORTALEZA – São estes os botecos participantes em Fortaleza: ALPENDRE: Cajumôndegas (Fruta: Caju); BAR CHÁ DA ÉGUA: Carneiro Tropical (Fruta: Abacaxi); BAR DO CIÇO: Croquete Especial (Fruta: Maracujá); BAR DO HELANO: Filé à moda do Helano (Fruta: Maçã); BAR O CAMOCIM: Pernil Surpresa (Fruta: Banana); BIROSCA DA FARRA: Camarão na farra com o kiwi (Fruta: Kiwi); BOTECO DO BARÃO: Bolinho de pernil suíno (Fruta: Frutas vermelhas); BAR DO MINCHARIA: Espetinho Regional (Fruta: Banana passa); ESTORIL: Arroz de camarão com abacaxi do Papai (Fruta: Abacaxi); FEIJÃO MARAVILHA: Frango Maravilha (Fruta: Maracujá); FLÓRIDA BAR: Carneiro Flórida (Fruta: Abacaxi); KINA DO FEIJÃO VERDE: Tulipa ao molho do Kina (Fruta: Uva); NOITE A FORA: Sol a dentro (Fruta: Banana); O ASSIS: Tomate Tentação (Fruta: Manga e melão); PALADAR: Balancê (Fruta: Manga); SUVACO DE COBRA: Filé a Carmen Miranda (Fruta: Banana, Caju e abacaxi); TERESA & JORGE: Asinha invertida com geleia de laranja (Fruta: Laranja); TRONCO DO GAÚCHO: Clássico Rei da Paz (Fruta: Abacaxi). 
O público e um corpo de jurados visitam os botecos e votam no local. A média entre os quesitos analisados garante o resultado da premiação. São avaliados com nota de 0 a 10 os seguintes quesitos: petisco (que leva 70% da nota), atendimento, higiene e temperatura da bebida. O voto do júri vale 50% e do público 50%. 
Criado em 2000 com a missão de resgatar e valorizar a cozinha de raiz no Brasil e estimular os pequenos estabelecimentos, botecos, as novas criações, o Concurso Comida di Buteco vem cumprindo um importante papel de fomento à cultura gastronômica, desenvolvimento do setor e principalmente demarcando circuitos urbanos de sociabilidade e lazer através da boa cozinha dos botecos. Concurso pioneiro nesse setor, o Comida di Buteco é um dos maiores responsáveis por contribuir para legitimar o boteco como um importante ícone da cultura e gastronomia nacionais.

HOJE, ABERTURA DO 66º SALÃO DE ABRIL- EM EXPOSIÇÃO TRABALHOS DE ARTISTAS DE TODO O PAÍS

Obra de Narcélio Moreira, (CE)
A abertura oficial do 66º Salão de Abril será hoje (10), às 19 horas, na Galeria Antônio Bandeira, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). Foram selecionados 30 trabalhos de artistas de todo o país, sendo 13 locais, para fazer parte da Mostra. A visitação estará aberta até o dia 10 de maio, de terça a sexta-feira - das 10h às 20h - e aos sábados, das 10h às 19h, com exceção dos feriados (nos dias 21 de abril e 1º de maio), quando o CCBNB estará fechado.
Na solenidade de abertura, o secretário de Cultura de Fortaleza, Magela Lima, anunciará os três artistas premiados, que receberão R$15.000,00 brutos cada. No total, a edição deste ano distribuirá um montante de R$ 135.000,00, sendo 30 prêmios de R$ 3.000,00 brutos para cada uma das 30 obras selecionadas.
Considerado um dos mais bem sucedidos e disputados Salões do Brasil, a premiação do evento se destaca como a segunda melhor do país, superando o Arte Pará e ficando atrás apenas do Paraná. Reunindo grandes talentos locais e nacionais, o evento conta ainda com a participação do múltiplo artista Uirá dos Reis como a atração musical da noite.
A Comissão de Seleção foi constituída por três membros, sendo a curadora, pesquisadora e psicanalista Flavia Copas; a curadora e pesquisadora Cecília Bedê; e a curadora, documentarista e mestra em artes visuais Adriana Botelho, que farão a seleção em etapa única no período de 24 a 27 de fevereiro de 2015, não fazendo distinção de técnica ou categoria do projeto/obra enviado.
Os artistas selecionados para a Mostra Nacional deste 66º Salão de Abril são: Rodrigo Moreira (São Paulo); Fernanda de Oliveira Antoun (Rio de Janeiro); Rafael Vilarouca Peixoto Correia (Ceará); Geovana Correia Nunes (Ceará); João Victor Silva Oliveira (Bahia); Cristiane Soares e Silva (Ceará); Jose Bruno Faria Neto (Pernambuco); Mônica Justo da Silva Schoenacker (São Paulo); Diego De Los Campos Orefice (Santa Catarina); Sérgio Carvalho de Santana (Ceará); Naiana Magalhães Soares de Sousa (Ceará); Leandro Alves (Ceará); Leandro Estevam Maciel de Jesus (Bahia); Roberta Hammel Tassinari (Santa Catarina); Thiago Salas Gomes (São Paulo); Narcelio Moreira Dantas (Ceará); Guilherme Martins (Goiás); Amanda de Souza Meirelles (São Paulo); Juliane Peixoto Medeiros (Ceará); Jonas Arrabal Aragutti (Rio de Janeiro); Clara Tavares Capelo Camanho (Ceará); Tiago Nogueira Ribeiro (Bahia); Gabriel Schimidt Grecco (Rio de Janeiro); Jared José Barbosa Domício (Ceará); Filipe Acácio Normando (Ceará); Carlos Eduardo Campos Serejo (São Paulo); Juliana Ferreira Pinto (Ceará); Pedro Augusto Gonçalves Ribeiro de Andrada (São Paulo); José Carlos de Mélo (Pernambuco); e Francisco Flor – Coletivo Faz Cinema (Ceará).
ACESSIBILIDADE -  O 66º Salão de Abril reforça seu importante papel no cenário cultural cearense e, visando proporcionar a acessibilidade de pessoas com deficiência, realizará uma série de ações assistivas com inovações tecnológicas, contemplando várias categorias de acessibilidade: arquitetônica, atitudinal, comunicacional e cultural.
Considerando que a infraestrutura do CCBNB possui rampas de acesso, foi instalado um percurso de piso podotátil, que permitirá a orientação de pessoas com deficiência visual, informando e direcionando o percurso da porta de entrada até a galeria. O local contará ainda com o serviço de um intérprete de LIBRAS para tradução simultânea durante as visitas do público surdo.
O 66º Salão de Abril é uma realização da Sucultfor da Prefeitura Municipal de Fortaleza,  em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste.

FORTALEZA SEDIOU O 22° ENCONTRO REGIONAL DA ABRASEL


FORTALEZA SEDIOU O 22° ENCONTRO REGIONAL DA ABRASEL


O Presidente da Abrasel Ceará, Rodolphe Trindade, foi o anfitrião do 22° Encontro Regional da Abrasel, realizado no  Hotel Vila Galé de 24 a 27 de março 2015.  Com o tema “Gastronomia: Fator de Influência Social, Econômico e Cultural”, o evento  reuniu cerca de 2.500 pessoas que  tiveram a oportunidade de participar de palestras, workshops e  fóruns de discussão sobre empreendedorismo e gastronomia. O Fortaleza Convention Bureau foi parceiro na captação deste importante evento para Fortaleza.

ROTA DO SOL SEMANAL 10/04/2015 - ISSUU