Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

CALEIDOSCÓPIO - O ABRAÇO AO TEATRO NACIONAL DE BRASÍLIA / VOSSA EXCELÊNCIA, VOSSA INSOLÊNCIA...

O ABRAÇO AO TEATRO NACIONAL DE BRASÍLIA
No sábado passado (20), artistas, produtores culturais e frequentadores, num abraço simbólico, protestaram pela não reabertura do Teatro Nacional de Brasília, há tempos fechado para que as reformas seja m iniciadas.  O Teatro, obra prima saída da cartola de Oscar Niemeyer, fechado desde janeiro de 2014, é o maior conjunto arquitetônico da Capital Federal, destinada a grandes espetáculos.  O simbolismo da ação revela o quanto o povo brasiliense está revoltado com a desídia das autoridades pelas artes, pela educação cultural.  (À propósito, pelo menos na intenção, há muito que a população de Fortaleza “abraça” o Teatro São José, ali na vizinhança do Centro Cultural Dragão do Mar, esperando a sua recuperação). A notícia vinda de Brasília nos reforça o pensamento que, de fato, educação, cultura e tantas obras benéficas e de qualidade para o bem estar e educação do povo são tidas como de menor importância para as administrações públicas. Assim é em todo o país. Nosso patrimônio cultural tão festejado no passado se esvai, em favor de outros “valores” imediatos e que dão margem à sujeira que aí está. Também diz--se demagogicamente que saúde, educação e segurança são prioridades, mas não se encara com firmeza as falhas gritantes nas três áreas. Aí está Aedes Aegypti, junto com a dengue, a zika, a chikungunya, a greve de professores e os assustadores assassínios do dia a dia e que são mote para sejamos considerados um dos países mais violentos do mundo. A farsa, a demagogia, a desfaçatez para negar dos “donos” do país não enganam mais ninguém. Todos sabemos do que se passa. Contudo, infelizmente, na hora democrática de dar um freio a tanto político profissional sem compromisso, corrupto, os eleitores se esquecem de tudo e votam nas mesmas figuras que há anos afundam o Brasil. 
VOSSA EXCELÊNCIA, VOSSA INSOLÊNCIA...
Estão raros os circos pelo Brasil. Como eram bons e engraçados. Os palhaços sempre foram os mais aplaudidos, entre os artistas. Suas trapalhadas, seus gestos momescos, suas piadas de duplo sentido levavam às gargalhadas não só as crianças, mas os adultos também. O mundo mudou. O rádio e a televisão botaram para “escanteio” as divertidas apresentações circenses. Contudo, de maneira diferente e com mostras grotescas, inúmeras vezes a “função” circense continua bem acentuada nas reuniões de um dos Poderes da Nação, o Congresso. As trocas de farpas, os trejeitos, as encenações de lutas corporais, as ridículas intervenções de quando em vez estão presentes nas sessões ordinárias ou das comissões disso, daquilo.  Ninguém se entende no Plenário pois os bate-boca partem de todos os lados. É vossa excelência prá cá, vossa excelência para lá e tome desastradas intervenções. Às vezes pensa-se até que o Plenário é um ringue para espetáculos de lutas marciais. Enquanto isto, e talvez por isto, assuntos sérios e de interesse do país ficam se arrastando, sem solução. É o caso, por exemplo, da admissibilidade do processo para julgar o presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha, assunto que rola há quase dois meses e nada resolvido por pare da Comissão de Ética. Sem dar a menor importância ao que pensa o povo, suas excelências revelam-se cada vez mais insolentes. Não seria oportuno e autêntico pelo menos, em momentos que tais, mudarem o tratamento de um para o outro?  Parece que vossa insolência seria mais adequado. 

CEARENSE É CANDIDATA À PRESIDÊNCIA - EM MANAUS, EM ABRIL, O 46° CONGRESSO SKAL DO BRASIL

O Hotel Tropical Manaus será a sede do 46° Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil, evento marcado para ser realizado em abril, de 6 a 10. Como no encontro do ano passado, realizado no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, scalegas e skaladies e todo o país estarão presentes ao evento, o qual contará também com representantes da entidade de todo o mundo. 
ELEIÇÕES – Afora os assuntos propriamente da entidade, serão discutidos temas da maior importância para o turismo brasileiro, principalmente os que diz respeito diretamente à área empresarial. Parte significativa será a eleição para o próximo mandato. Hoje, o Skkal Internacional do Brasil tem como presidente a empresária amazonense Sônia Vidinha. Consta que, para substituí-la, entre as chapas em gestação, está a empresária do Ceará Priscila Cavalcante, já contando com o apoio de seccionais do Skal de vários estados do País. Priscila é a atual presidente do Skal Internacional de Fortaleza, com uma administração exemplar. O pleito está marcado para a tarde do dia 7 de abril. 
PROGRAMAÇÃO – Eis a programação do 46º Congresso do Skal do Brasil: 
06 de abril de 2016 — Quarta-Feira - Chegada dos Congressistas.  20h — Coquetel de Boas vindas. 
Dia 07— Quinta-Feira - 10h — Cerimónia de Abertura Solene do 46° Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil, com entrega das premiações e almoço. Local: Hotel Tropical Manaus - Salão Rio Negro A, traje: Social. 15h — Assembleia Nacional de Diretoria e Presidentes Local: Hotel Tropical Manaus—Salão Imperial. 15h — Para os acompanhantes e demais Congressistas, saída para uni city tour, para visitar o Teatro Amazonas, o Paço da Liberdade, o Mercado Municipal e o Museu do índio.  20h — Jantar Típico e Show Temático no Hotel Tropical de Manaus Local: Piscina Vitória Régia Traje: Esporte 
Dia 08, Sexta-Feira -   09h — Saída para tour fluvial com almoço incluído, visitando o Encontro das Águas (Rios Negro e Solimões), passeio de canoa por igarapés e igapós e almoço. 14h — Saída para “sight seeing tour” por Manaus. Noite livre.
Dia 09 -   09h — Saída para o Mau Amazon Towers, Hotel de Selva,  localizado na margem direita do Rio Negro, incluindo caminhada de reconhecimento nas passarelas suspensas do Hotel;  passeio de canoa motorizada nos igapós do Rio Ariaú, com interação com os botos e almoço. 19h — Jantar de encerramento. 
Dia 10,  domingo - Partida dos congressistas.

CEARÁ / FRANÇA

O governador Camilo Santana recebeu na manhã da terça-feira passda (23), o embaixador da França no Brasil, Laurient Bili. Durante a conversa, que durou cerca de 1h30, foi discutida a possibilidade de novas parcerias entre o Ceará e a França em diversas áreas, como turismo (férias e negócios), ciência e tecnologia, educação superior e energias renováveis. O governador apresentou, ainda, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que abrigará, entre outras empresas, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).  
Da comitiva francesa, participaram da reunião o cônsul-geral da França em Recife, Bruno Bisson, a cônsul honorária em Fortaleza, Fernanda Jensen; o diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento no Brasil, Laurient Duriez, e a conselheira de Desenvolvimento Sustentável do Consulado Geral da França em São Paulo, Françoise Meteyer-Zeldine. 

PRESIDENTE DA ABIH/CEARÁ - TARIFAS DEFASADAS NOS HOTÉIS PARA ATRAIR OS CLIENTES

DARLAN LEITE
A ocupação hoteleira do ano passado, em Fortaleza, foi de 68,43% contra 72,66% em 2014. De qualquer forma, a hotelaria comemora a ocupação praticamente no mesmo patamar do ano anterior, levando em consideração que o ano de 2015 foi um ano adverso para nossa economia. 
O presidente da ABIH/CE, Darlan Leite, a respeito dos percalços econômicos e financeiros, diz: “Para que nós tivéssemos estes números, optamos por disponibilizar descontos em nossas diárias de até 20% em relação ao ano anterior, como também, intensificamos nossas ações de promoção e marketing, onde tivemos o apoio decisivo da Secretaria de Turismo do Estado e da Secretaria de Turismo de Fortaleza, com o firme propósito de mantermos nosso nível de ocupação e de empregabilidade. Tivemos o aumento significativo de nosso custo operacional, como o aumento das tarifas de energia, água, folha de pagamento, tributos, dentre outros”.  
Mesmo diante dos problemas, finaliza o presidente Darlan: “O setor fica feliz com a manutenção da taxa de ocupação. O que segurou nosso nível de emprego, não permitindo que a crise chegasse aos colaboradores. Esperamos uma reação da economia, visto que a lucratividade foi totalmente achatada pela diminuição do valor das diárias e pelo aumento do custo operacional. Estima-se que o dólar seguirá em alta, isto aquece o turismo interno, para aqueles que viajam para o exterior. Mas se a crise persiste mais e mais brasileiros deixarão de viajar o que incidirá cada vez mais nos índices de ocupação de nossos empreendimentos. Vemos como uma saída o aumento dos investimentos promocionais por parte do setor público e privado nos destinos emissores internacionais, para que dessa forma, possamos resgatar o turismo internacional sepultado desde a crise europeia e americana de 2008”.

AÇÃO CONTRA O AEDES AEGYPTI

Na manhã desta terça-feira (23/02), as secretarias de Saúde e de Turismo da Prefeitura de Fortaleza reuniram num dos auditórios do Hotel Praia Centro mais de 50 representantes de segmentos turísticos da Capital, com a finalidade de tratar das estratégias e orientação no combate e proliferação do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela dengue, zika e chikungunya. Estiveram presentes o secretário municipal de Turismo, Elpídio Nogueira; a secretária da Saúde de Fortaleza, Socorro Martins, e o gerente da Vigilância Ambiental e Riscos Ambientais da Secretaria de Saúde de Fortaleza (SMS), Nélio Moraes, além de funcionários de hotéis, pousadas, bares, restaurantes e barracas de praia.
Para o secretário de Turismo de Fortaleza, Elpídio Nogueira, os colaboradores que estão sendo treinados poderão ser multiplicadores dentro do seu local de trabalho no combate ao mosquito. A secretária municipal da Saúde, Socorro Martins, elogiou a iniciativa e acredita que o encontro será bastante proveitoso para o setor de Turismo e toda a população em geral. 

HOTÉIS VILA GALÉ NA PÁSCOA

Vila Galé Fortaleza
Os hotéis do Grupo Vila Galé no Brasil durante a Pascoa oferecem opções para todos os gostos. Desde curtir esportes radicais, como windsurf, em Caucaia (CE), a aproveitar uma massagem relaxante no spa dos hotéis de Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE).
No resort Vila Galé Cumbuco, o pacote é “all inclusive”, com todas as refeições e bebidas alcoólicas e não alcoólicas nacionais e importadas incluídas. Para as famílias, há uma equipe treinada e especializada para cuidar das crianças, com local exclusivo para recreação infantil (Kid's Club e Baby copa), para que os pais não precisem se preocupar. 
Já os hotéis do Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Salvador são indicados para quem quer aproveitar as praias, sem abrir mão da infraestrutura e da badalação de uma cidade grande. As unidades urbanas possuem área de lazer com piscina, fitness center, jacuzzi e sauna, além de um cardápio variado com pratos nacionais e internacionais.
Informações: Vila Galé Cumbuco -  Reservas: 71 3263 9999 ou cumbuco.reservas@vilagale.com. Vila Galé Rio - 71 3263 9999 ou rio.reservas@vilagale.com.  Vila Galé Fortaleza – Reservas: 71 3263 9999 ou fortaleza.reservas@vilagale.com.  Vila Galé Salvador – Reservas: 71 3263 8888 ou salvador.reservas@vilagale.com 

INCRÍVEIS CAFÉS - PRAGA E OUTRAS CIDADES NO CIRCUITO DA GOSTOSA RUBIÁCEA

Para os dias frios, na República Tcheca, uma excelente pedida é parar num dos muitos cafés para tomar a bebida bem quente acompanhada de um belo doce. Isto vale para Praga e também para Český Krumlov, Brno e Karlovy Vary. A fama dos melhores cafés passou fronteiras e vem merecendo elogios, por exemplo, do jornal britânico The Guardian.  Uma coisa é certa: é fácil encontrar um bom café. Difícil é sair.
AS MELHORES CAFETERIAS - Saindo do centro de Praga estão as cafeterias verdadeiramente especiais. Uma das melhores cafeterías é «Můj šálek kávy» (Minha xícara de café) <foto>, no bairro de Karlín, que, depois de ter má fama, está se tornando uma área da moda. Esta cafeteria é famosa por seu design original, serviço profissional, boa cozinha e, naturalmente, pelo café famoso tostado ali mesmo. Outros locais de fama nessa região são o restaurante Lokál e o bar Veltlín. Ambos apostam na tradição, com receitas tchecas, ingredientes de qualidade e postura profissional com relação à cerveja, ao armazenamento, ao serviço e consumo. Veltlín, por sua vez, se orgulha de seus vinhos originários exclusivamente da área do antigo Império Áustro-Húngaro.
Outro café, "Café v lese" (Café no Bosque) está localizado no desconhecido bairro de Vršovice, em Praga. Esta área, nos últimos anos, ficou conhecida como um celeiro de vida cultural alternativa de Praga. Coffee v lese é o coração desta área e seu proprietário, Ondřej Kobza, há vários anos trabalha para melhorar a imagem de Praga. Graças a ele foram colocados pianos pela Cidade para quem quiser tocar e foi também graças a Ondřej Kobza que se reavivou o bairro Vršovice. Locais famosos como o Café Sladkovský (ou Garagem Café) também estão em Vršovice. 
Vale apena mencionar e recomendar o café e doceira informal Alchymista, onde é possível pagar a conta com bitcoins. Fica no bairro de Holešovice,   muito perto do parque Letenské sady. Acafetería La Bohème Café também tem seu estilo e fica no bairro de Vinohrady e o café Al Cafetero fica só uma rua adiante. Para quem não quiser sair do centro de Praga a recomendação é o Café Louvre, perto do Teatro Nacional, que garante serviço de qualidade há mais e 100 anos. Outras recomendações: Albert Einstein ou Franz Kafka e diante do Teatro Nacional está situado outro café lendário:  café Slavia, onde a elite se encontrava para discutir questões filosóficas ou talvez para admirar a vista do Castelo de Praga.
MAIS  LOCAIS - Bem no centro de Brno está o famoso Café Mitte e no Coffee Fusion predomina a atitude profissional ao café  e, para quem não dispensa um doce com o café, o endereço é  o «V Melounovém cukru» onde servem o bolo «Red Velvet ».  Outra recomendação de cafeteria está situada na Moravia do Sul, perto da cidade vinícola de Mikulov.  É o Café Fara,  na rota principal da pista de ciclismo que passa por Pálavské vrchy. Além de café de qualidade, esta cafeteria oferece também uma sala de experiências « Coffee Spirit».

RECORDE EM 2015 - PAPEL IMPORTANTE DO TURISMO NA ECONOMIA DA FLÓRIDA

O governador Rick Scott anunciou que a Flórida conquistou um novo recorde no setor de turismo, recebendo 105 milhões de visitantes em 2015, de acordo com o “Visit Florida”. Este é o quinto ano consecutivo que a Flórida alcança o recorde no turismo, superando o número de 2014 que é de 98.5 milhões com o porcentual de 6,6. O número médio de trabalhos relacionados com o turismo no ano passado também alcançou seu recorde, com 1.199.200 Floridienses empregados na indústria turística - até 53.400 ou 4,7 por cento maiores que o mesmo período do ano passado. O Governador Scott fez o anúncio no Walt Disney World, em Orlando.
O Governador Scott disse: "Estou orgulhoso em anunciar que a Flórida tem superado a nossa meta turística e congratulou-se com um histórico de 105 milhões de visitantes ao nosso estado em 2015. O número de empregos relacionados ao turismo também atingiu um recorde, com 1.2 milhões de Floridienses trabalhando na indústria. O turismo desempenha um papel importante no apoio a nossa economia, e vamos continuar a fazer investimentos estratégicos no setor para manter a Flórida no caminho certo para se tornar o Estado que mais contrata. Sendo recorde do turismo por cinco anos consecutivos, é hora de definir um objetivo ainda maior, e estou ansioso para receber 115 milhões de visitantes para o Estado do Sol Brilhante esse ano"
NÚMEROS - O Visit Florida estima que o recorde de 89.8 milhões de visitantes domésticos que viajaram para a Flórida em 2015, são um reflexo do aumento de 8.0 por cento de 2014. As estimativas também mostram que 11.2 milhões de visitantes estrangeiros e 4.0 milhões de canadenses vieram para o Estado da Flórida no ano passado. O total de embarques nos 18 aeroportos da Flórida em 2015 aumentou 8.2 por cento em relação ao ano anterior, representando um número de 6.1 milhões de passageiros a mais do que em 2014.
Will Seccombe, Presidente e Ceo do “Visit Florida”, disse: "Cinco anos de recorde de visitação não acontece por acaso. É o resultado direto de uma estratégia global de marketing focada em maximizar o impacto econômico do turismo da Flórida. O anúncio de hoje mostra trabalhos de marketing de turismo e temos que agradecer o Scott, Governador e o Legislativo da Flórida por sua liderança e suporte incomparáveis que colocam o Estado da Flórida no caminho certo para se tornar o destino Nº 1 de viagens no mundo ".
 As vendas tributáveis de Turismo e entretenimento para Flórida aumentaram a cada mês e ano, de janeiro a novembro de 2015 (mês último registro reportado), representando um aumento de 8.6 por cento sobre o mesmo período em 2014. Para 2015, a tarifa média diária (ADR) cresceu 5.9 por cento e o número de quartos reservados cresceu 4.5 por cento em comparação com 2014. A taxa de ocupação média da Flórida para 2015 foi de 3.2 por cento sobre 2014 para 72.0 em 2015. Isso representa um ano recorde para a taxa de ocupação, superando o anterior que teve alta de 69,8 por cento.
Para o quarto trimestre de 2015, as estimativas mostram um recorde de 25,2 milhões de pessoas que visitaram a Flórida. Esse número representa o maior quarto trimestre de visitação que o Estado já viu e reflete um aumento de 6.7 por cento sobre o mesmo período em 2014. O “Visit Florida” também relatou que o número estimado de visitantes estrangeiros foi de 2,9 milhões e de canadenses 671.000 no ano de 2015.

ESFORÇO INTEGRADO - AÇÕES PARA O SÃO JOÃO EMBALAR A ECONOMIA

MINISTRO E MÚSICOS
Se depender do esforço integrado do Ministério do Turismo, músicos do forró e parlamentares, o som da sanfona do São João vai embalar a economia Brasil afora. Na quarta-feira (17), o ministro Henrique Eduardo Alves esteve reunido com artistas como Genival Lacerda e Santana o Cantador, comprometendo-se a buscar recursos para apoiar o evento e transformá-lo em uma celebração nacional. "Vou conversar com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para usarmos a Olimpíada para mostrar ao mundo o nosso São João", propôs Henrique Eduardo Alves. A ideia é levar atrações típicas das festas juninas para a Casa Brasil, um espaço dedicado à promoção do país nos jogos olímpicos. ".
O ministro também irá articular, junto ao governo federal, a liberação da emenda da Comissão de Turismo, no valor de R$ 13 milhões, para apoio às festas de São João, além de sugerir que seja realizada uma sessão do Congresso Nacional sobre o tema. Para chamar a atenção da população brasileira, da mídia e de possíveis patrocinadores, Henrique Eduardo Alves promoverá em Brasília, no mês de maio, uma festa de São João com atrações de diversos estados. 
O ex-secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, responsável pela articulação entre cantores, parlamentares e o MTur, ressaltou o aspecto econômico da festa. Para a senadora baiana Lídice da Mata, o São João é uma forma de diversificar a oferta turística brasileira. "O turismo não pode ser uma atividade apenas do litoral. O Brasil tem um interior rico em cultura e precisamos valorizá-lo", ressaltou. 
A audiência contou, ainda, com a presença do secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pellegrino, e de diversos deputados federais que firmaram o compromisso de reforçar o orçamento do Ministério do Turismo nos próximos anos, por meio de emendas parlamentares, para apoiar o São João. (Com o MTur).

TURISMO SOCIAL DO SESC - PONTOS TURÍSTICOS MUITO DESEJADOS DO BRASIL

POUSADA DO SESC EM PIRENÓPIOLIS
Para manter vivo o seu sonho de relaxar e conhecer novos locais, realizando sonho com baixo custo, . destinos brasileiros desejados  estão disponíveis no Sesc com valores diferenciados. O Turismo do Sesc Tocantins está com excursões abertas para Caldas Novas/Pirenópolis/Goiânia (Goiás), Fortaleza (Ceará) e Sesc Caiobá/Curitiba (Paraná). Ainda neste ano, outras excursões vão estar disponíveis. Tem as belezas únicas do Jalapão, as maravilhosas praias de Maceió/Maragogi (Alagoas), Rio de Janeiro e o turismo religioso de Aparecida do Norte e o charme de Campos do Jordão (São Paulo), entre outros. A lista completa está no site www.sescto.com.br/lazer/turismo.
"O Turismo Social se preocupa com o meio ambiente, bem-estar e com o ser humano através dos valores mais acessíveis para viajar. Proporciona cultura, interação, contato com novos destinos e culturas diferentes no tempo livre de nossos clientes”, explicou a coordenadora de Turismo do Sesc Tocantins, Fátima Miranda.
Além da antecedência, viajar pelo Turismo Social do Sesc oferece diversas vantagens: preços diferenciados para comerciário/dependentes e melhor idade, facilidade no pagamento em boleto bancário e cartão de crédito, e as viagens geralmente incluem transporte (aéreo ou rodoviário), hospedagem, alimentação, passeios, guia local e guia acompanhante e seguro viagem. Um completo kit do Turismo Social é oferecido aos viajantes, contendo camiseta, boné, garrafinha e bolsa, tudo exclusivo.
Mais informações pelos telefones (63) 3212-9914 ou 3212-9928. 

GASTRONOMIA BRASILEIRA NO JAPÃO

Chefs Alex Atala e Yoshihiro Narisawa 
A Embratur promoveu em Tóquio ação conjunta com a Embaixada do Brasil no Japão na última semana para divulgar o turismo gastronômico brasileiro. Na residência oficial da Embaixada, os chefs Alex Atala e Yoshihiro Narisawa cozinharam juntos pela primeira vez. 
Cerca de 110 convidados puderam saborear os oito pratos servidos pelos especialistas, entre eles operadores turísticos e comerciais, representantes da mídia especializada e formadores de opinião. 
O evento culinário fez parte da celebração dos 120 anos de Amizade entre Brasil-Japão. Os principais representantes do trade turístico do Japão compareceram em peso: agentes de viagens, profissionais do turismo, representantes de redes de hotéis e de empresas aéreas. (Com o Portal Brasil).

A PARTIR DO PRÓXIMO 1º DE MARÇO - A BASE DA TAM EM ARACATI COMEÇARÁ A OPERAR

Sem dúvida, uma notícia alvissareira para o turismo e a economia do Ceará como um todo. No dia 1º de março começa a operar a Base de Manutenção da TAM Aviação Executiva no município de Aracati, litoral leste do Ceará. Será a primeira base da empresa a funcionar fora do estado de São Paulo. O equipamento foi instalado em um hangar construído na área interna do Aeroporto Regional de Aracati.
A base dará manutenção à toda frota de aviões executivos, principalmente jatinhos, das regiões Norte e Nordeste do País. O equipamento trabalhará com reparos e manutenção de aviões executivos, de pequeno e médio portes. 
De acordo com o assessor de infraestrutura aeroportuária do Departamento Estadual de Rodovias – DER, Coronel Paulo Edson, o hangar deve receber, em plena operação, cerca de 50 aeronaves por dia. O novo equipamento, orçado em R$ 30 milhões, mede 10 mil metros quadrados (m²) e foi homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no último dia 12 de fevereiro.
15 ANOS DO MRO DE SÃO CARLOS – Para se ter ideia do que representará para o Estado o início das operações do Centro de Manutenção da TAM no Aracati, alguns dados abaixo sobre MRO da empresa em São Paulo, na cidade de São Carlos: 
- O Centro de Manutenção da TAM (MRO), localizado em São Carlos ,  apresenta números relevantes e marcas expressivas, a começar pelo aporte no período: foram R$ 270 milhões investidos em instalações, treinamentos e equipamentos. Durante este tempo, o MRO executou cerca de dois mil checks (manutenção) em aeronaves como os da família Airbus A320 (A319, A320, A321), Airbus A330, Boeing 767, Embraer ERJ 170 - 190, Fokker 100, ATR 42, ATR 72 e FAB 2101.
- Os 15 anos também foram marcados por constantes certificações dos mais exigentes órgãos de fiscalização do mundo, que atestaram a excelência do serviço prestado. Além da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), outras 12 autoridades aeronáuticas do mundo, como a americana FAA (Federal Aviation Administration), a europeia EASA (European Aviation Safety Agency) chancelam os checks realizados no MRO. Isso significa que, além de aeronaves com prefixo brasileiro, o centro de manutenção da TAM está apto a realizar a manutenção de aviões de outros países.
- Atualmente, o local é responsável por realizar 45% das manutenções das 323 aeronaves do Grupo LATAM. Em 2015, o centro realizou 225 checks, dos quais foram revisados mais de 48 mil componentes, que demandaram 420 mil peças novas.  Para 2016, a expectativa é que o centro aumente em 9% a sua capacidade operacional, possibilitando 20 checks de aeronaves a mais, na comparação com o ano passado.
- Estruturalmente, o complexo de manutenção possui área equivalente a 425 campos de futebol – 4,6 milhões de metros quadrados, dos quais 65 mil metros quadrados são de área construída –, composto por hangares e mais 24 oficinais, nos quais os técnicos executam trabalhos que envolvem alta tecnologia, como reparo, revisão e teste de componentes de eletrônica, hidráulica, trem de pouso, pneumática, reversores, entre outros. 
-  São, ao todo, 1,3 mil funcionários diretos que, em 2015, passaram por mais de 75 mil horas dos mais diversos tipos de treinamentos, desde capacitações técnicas de aeronaves e componentes até aulas de inglês dentro da companhia, por exemplo. 
Além do MRO em São Carlos, o Grupo LATAM ainda possui um centro de manutenção em Santiago, responsável por 25% dos checks das aeronaves do Grupo. O restante das aeronaves, 30% da frota, passa por manutenção em MRO externos, qualificados pelas áreas de Qualidade do Grupo LATAM. 

AEROPORTOS REGIONAIS - CARROS CONTRA INCÊNDIO

AP-2 Fenix
Localizado em Caxias do Sul, no Rio Grande Os aeroportos de Jaguaruna e Lages, em Santa Catarina, voltam a operar no próximo mês, após entrega de Carro Contra Incêndio (CCI) adquiridos pela Secretaria de Aviação da Presidência da República. Ao todo, mais de 80 municípios em todos os estados brasileiros já foram beneficiados com a aquisição de 94 CCIs disponibilizados nos últimos dois anos pela Secretaria, por compra direta ou convênio com os Estados, e pela Infraero. Outros dois municípios receberão os equipamentos também no mês de março, Goianá (MG) e Caxias do Sul (RS), e poderão aumentar o número de voos e também o tamanho das aeronaves que recebem.
TECNOLOGIA DE PONTA - Os caminhões contra incêndio aeroportuário (AP-2 Fenix) estão entre os mais modernos do mercado. Cada um tem capacidade de armazenar 6,1 mil litros de água para produção de espuma e operação em qualquer terreno. O jato do canhão de teto lança, além de água e espuma, pó químico e alcança uma distância de 70 metros. O motor do veículo tem 440 cv, tração 4x4, e potência para atingir 80km/h em 35 segundos.
Por meio do Programa de Treinamento para Profissionais de Aeroportos Regionais , a Secretaria já formou 1040 profissionais para atuarem como bombeiros de aeródromos regionais desde 2013, quando o Programa foi criado. (Com a Secretaria de Aviação da Presidência da República).

EM INGLÊS E ESPANHOL O GUIA TURISMO ACESSÍVEL

Com o intuito de ampliar a comunicação e as informações a respeito da acessibilidade de estabelecimentos e destinos turísticos brasileiros, o Ministério do Turismo acaba de disponibilizar as versões em inglês e espanhol do Guia do Turismo Acessível, site colaborativo onde os internautas podem avaliar a acessibilidade de hotéis, restaurantes e atrações diversas. Faltando apenas 200 dias para a abertura dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016, o guia será uma importante ferramenta para atletas e visitantes que estarão no país para participar do maior evento esportivo do mundo.
Além do site www.turismoacessivel.gov.br o Guia Turismo Acessível também está disponível por meio de aplicativos para dispositivos móveis, que podem ser baixados gratuitamente na loja da  Windows Phone, Apple Store  e  Google Play.
PROGRAMA – O Guia faz parte do Programa Turismo Acessível, do Ministério do Turismo, que conta com ações voltadas para a promoção da inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida à atividade turística com segurança e autonomia. Outra ação do Programa Turismo Acessível é a produção de guias de bolso com informações gerais e dicas práticas sobre como bem receber e atender turistas com deficiência.(Com o MTUR).

HOMENAGEM A HUMBERTO TEIXEIRA NO DRAGÃO DO MAR

HUMBERTO TEIXEIRA
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece) realizam, no próximo domingo, 28, às 17h, na Praça Verde, um grande concerto em homenagem ao compositor cearense Humberto Teixeira, parceiro musical de Luiz Gonzaga e teórico do baião. Gratuito, o show Humberto Teixeira – Viva a Memória do Doutor do Baião apresentará arranjos executadas pela orquestra, sob regência e direção artística do maestro Alfredo Barros, e contará ainda com as participações dos cantores Adelson Viana, Calé Alencar, Marcus Caffé, Paulo Belim e Marina Cavalcante. O show conta com a parceria da Koisa & TAO Produções Artísticas, do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) e da TVC, que fará transmissão ao vivo do concerto. O apoio é da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).
Teórico e ideólogo do baião, Humberto Teixeira foi muito mais que o parceiro brilhante de Luiz Gonzaga. Distinguiu-se como um músico respeitável e que merece ser conhecido em razão das iniciativas que tomou, da luta pelos direitos autorais, pela atuação política (foi Deputado Federal pelo Ceará, eleito em 1954) e por conta de um sem número de composições gravadas por vários intérpretes. Em 2015, o poeta de Iguatu completou centenário de nascimento.
O CONCERTO - A obra do músico ganha o palco com a interpretação inspirada dos instrumentistas da Osuece, que, sob a regência do maestro Alfredo Barros, executará quinze arranjos elaborados especialmente para as vozes convidadas, intercalados com outros apenas instrumentais. 
Com abertura declamada do poeta e escritor Braúlio Bessa, o show contempla uma variedade de canções, muitas das quais imortalizadas na voz do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Entre elas estão: Estrada de Canindé, Tenha Dó de Mim, Paraíba/Juazeiro, Assum Preto, Kalu/Dono dos Teus Olhos, Légua Tirana, Adeus Maria Fulô, Mangaratiba, Lá no meu pé de serra, Xanduzinha, Baião de São Sebastião, Qui Nem Jiló e Asa Branca.
Durante a execução das obras, projeções de imagens ligadas à biografia de Humberto Teixeira “conversarão” com os acordes entoados, dando ao concerto ainda mais variedade e beleza. Muitas das fotos projetadas, inclusive, foram feitas especialmente para o concerto, a partir do acervo do artista, recentemente adquirido pelo Museu da Imagem e do Ceará (MIS), equipamento da Secult.

INAUGURADO EM APARECIDA O MUSEU DE CERA SACRO

Foi inaugurado na última segunda-feira (22), no Santuário de Aparecida, interior de São Paulo, o Museu de Cera Sacro, expondo aos visitantes 60 peças de cera em 20 cenários diferentes, que contam a história da devoção à Padroeira do Brasil.
Três ateliês diferentes, localizados nos Estados Unidos, Inglaterra e França, foram responsáveis pela produção.  Entre as peças em exposição estão as dos três pescadores que encontraram a imagem de Nossa Senhora de Aparecida no Rio Paraíba, Dom Pedro I e os presidentes Juscelino Kubitschek e Getúlio Vargas. O jogador Ronaldo e o astronauta Marcos Pontes, que esteve na basílica depois de viajar para o espaço também são personagens.
A parceria para abertura do museu começou há quatro anos com o grupo Dreams, responsável por outros museus de cera no país, como o de Gramado e Foz do Iguaçu, este com 60 mil metros quadrados de área. É o maior da América Latina, com registro de 150 mil visitantes. O público pode ver mais de 80 estátuas de cera de personalidades mundiais, em tamanho natural e em 16 cenários diferentes. Réplicas de Elvis Presley, George Clooney, Freddy Mercury, Lady Gaga, Michael Jackson, Frank Sinatra e também de brasileiros como o cantor Wando, Chico Anísio e Santos Dumont. 
O primeiro museu de cera do Brasil, inaugurado em 1999, fica em Gramado. O Dreamland recebeu, apenas em 2015, mais de 350 mil visitantes. O museu reúne 100 estátuas de cera e 20 cenários temáticos, entre eles o de Star Wars. Entre as novidades do estabelecimento estão as réplicas do jogador Cristiano Ronaldo, o empresário Steve Jobs, o ator Brad Pitt e o motoqueiro Fantasma (interpretado por Nicolas Cage).
No Rio de Janeiro, Petrópolis também conta com um museu de cera, aberto em 2011. Entre as réplicas estão do imperador Dom Pedro I, da Princesa Isabel que assinou a Lei Áurea e do músico Gilberto Gil.   As 22 esculturas exibidas são produzidas em estúdios americanos e ingleses. Elas retratam com perfeição a textura da pele, os fios de cabelo e até mesmo os olhos dos personagens. O imóvel do museu, um casarão construído no início do século XX em estilo espanhol é tombado pelo IPHAN.(Com o MTUR).

ROTA DO SOL SEMANAL 26/02/2016 - ISSUU