Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de maio de 2015

CALEIDOSCÓPIO - GRANDE TENTO DO FÓRUM DE TURISMO / MUNDO CÃO

GRANDE TENTO DO FÓRUM DE TURISMO -Sem maiores alardes, o  Fórum de Turismo do Ceará, coordenado pelos eficientes e trabalhadores Pedro Carlos da Fonseca e Edgar Sá, é um dos maiores fomentadores da atividade no Estado. O órgão, preocupado em cumprir com êxito sua missão, enfrentando obstáculos, mas também recebendo apoios decisivos, trilha uma meta positiva, felizmente com a marcante presença das nossas entidades que compõem a cadeia produtiva da categoria. Na semana passada, entre os dias 29 e 1º do corrente mês, o Fórum esteve com grande comitiva no município de Camocim, onde, com o decisivo apoio da Prefeita Mônica Aguiar, da sua secretária de Turismo, Rosana  Lima e equipe,  também, entre outros órgãos,  do Sebrae e do Banco do Nordeste, levantando as questões que envolvem e travam  o turismo da extrema região litorânea da Costa Solpoente. É verdade que vem sendo elogiável o trabalho dos órgãos citados em favor do turismo. Mas comovente e objetivo foram os problemas levantados pelos representantes de Camocim, Chaval e  Barroquinha. Foram esmiuçadas os entraves, pequenos e maiores, que, superados, talvez  não os colocassem no mesmo patamar  de igualdade da internacional Jericoacoara,  mas enriqueceriam, e como enriqueceriam, o turismo latente da atrativa região. A assembleia serviu como despertador e elo para a superação das demandas.  As reivindicações levantadas na  reunião de Camocim  certamente serão  levadas às  autoridades maiores do turismo o Ceará.. Pode-se, pois, proclamar  sem medo de erro que o Fórum de Turismo do Ceará marcou  mais um tento na sua trajetória.  
MUNDO CÃO – A notícia é de dias atrás,  mas continua  repercutindo. Através de fuzilamento, no último dia 28, foi executado na ilha de Nusakambangan o brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte, preso havia 5 anos, flagrado ao entrar  na Indonésia praticando crime de tráfico de drogas. De nada adiantaram os muitos apelos do nosso governo e até do Papa Francisco. As autoridades hindus  cumpriram friamente o que a lei do país determina. Antes, o carioca Marcos Archer Cardoso Moreira  teve o mesmo destino,  acusado do mesmo crime. Recorde-se também que em 7 de janeiro do corrente ano mais de uma dezena de cartunistas do semanário francês  “ Charlie Hebdo”  foram brutalmente assassinados, vingança de fundamentalistas islâmicos, nascidos na França, em razão de os cartunistas  haverem publicado charges sem dúvidas ofensivas a Maomé, a  dignidade  religiosa maior do islã. Basta os dois casos para provar que vivemos num mundo cão. Por  pouco mais ou nada se mata,  se barbariza o ser humano. E não é só no Oriente ou na Europa. É no mundo todo, inclusive no nosso Brasil. Para onde vamos?

EM BUSCA DE MELHORIAS - PREFEITO REUNE-SE COM REPRESENTANTES DIPLOMÁTICOS

Cônsules de vários países almoçaram, na segunda-feira (04) com o prefeito Roberto Cláudio; a coordenadora de Relações Internacionais e Federativas, Patrícia Macêdo; e o coordenador Adjunto, Alexandrino Diógenes. Ao todo, 15 representantes estiveram presentes no encontro, que busca aproximar os consulados de outros países com atuação em Fortaleza à administração municipal. Durante, o evento, os cônsules apresentaram propostas para melhorar a internacionalização e competitividade na busca por parcerias com outros países e organismos.
O Prefeito destacou o esforço da administração na busca por novos canais de relacionamento, como o estudo da companhia aérea TAM de estabelecer no Nordeste brasileiro um novo “HUB”, ponto de conexão de vôos nacionais e internacionais, com um investimento superior a R$ 3 bilhões. Sobre o assunto,  Roberto Cláudio e o governador do Ceará, Camilo Santana, estiveram, semana passada, com a presidente da TAM, Cláudia Sender, para tratar de questões relativas ao possível empreendimento.
Outro exemplo do esforço para atrair melhorias consistentes, adiantou o Prefeito,  é a parceria entre a Prefeitura e as Universidades de Fortaleza e do Arizona, nos Estados Unidos. O Instituto Internacional de Inovação de Fortaleza (I3FOR), que surgiu a partir de um acordo de cooperação internacional entre as duas universidades, é voltado especificamente para as áreas de Inovação e Tecnologias Sociais. A intenção é que ele transforme, aos poucos, a capital cearense num polo de inovação para solução de questões urbanas.
Estiveram presentes no encontro o cônsul da Alemanha, Dieter Gerding; da Áustria, Elfriede Reinhilde Lima; e do Equador, Sérgio Raymundo Bayas Queiroz; além do presidente da Sociedade Consular do Ceará e Cônsul da Finlândia, Ednilton Gomes de Soárez. Participou também a consulesa da França, Fernanda Veras Carapeba Lundgaard Jensen; da Holanda, Annette Thérèse Yvonne de Castro; o cônsul Geral da Hungria, Janos Fuzesi Junior; o cônsul Adjunto da Hungria, Janos Cavalcante Fuzesi; cônsul Honorária da Hungria, Zsofia Eross Sales; da Itália, Roberto Misici; do México, João Soares Neto; da Noruega e da Suécia, Marcos Aurélio Soares de Castro; de Portugal, Francisco Neto da Silveira Brandão; da República Tcheca, Raimundo José Marques Viana; do Uruguai, José Maria McCall Zanocchi; e o cônsul da Suiça, Beat Suhner.
A Coordenadoria de Relações Internacionais e Federativas (CERIF) é a responsável pela articulação das relações políticas, econômicas, sociais e culturais do Município de Fortaleza com outros países e organismos internacionais, como é o caso das parcerias com o I3FOR, ONU-Habitat e Fundação Bloomberg, por exemplo.

INVESTIDORES GARANTEM O ÊXITO DA BNTM EM FORTALEZA

A 24ª Brazilian Tourism Mart (BNTM), que será realizada no Centro de Eventos do Ceará (CEC), já atingiu a meta de participação dos buyers (investidores). Faltando mais alguns dias  para a realização do evento, que será de 27 a 30 próximos, a bolsa de negócios já confirmou a participação de 300 buyers de países como Argentina, Itália, Inglaterra, Portugal e Estados Unidos. Mas a expectativa é de que a meta será superada, tal o interesse de muitos países, até agora não inscritos, de estarem presentes no grande acontecimento turístico. 
Dos buyers confirmados, 90% que demonstram interesse pelo Nordeste do Brasil são estrangeiros. "O grande interesse acontece devido a alta do dólar, que torna o Nordeste um destino mais barato, além da boa repercussão da edição passada e também do atrativo particular deste ano, que é a realização da feira no estado do Ceará", destaca Arialdo Pinho, secretário do Turismo do Ceará.
A feira deve receber um público de 1.300 visitantes, entre operadores, agentes de viagens, hoteleiros, jornalistas e representantes do trade nacional e internacional. A expectativa é de uma geração de negócios da ordem de R$ 200 milhões. Para este ano, o evento terá novidades como a Arena Cultural, um espaço de 200 m² para divulgação da cultura e gastronomia do Nordeste com apresentações folclóricas e degustação da cozinha regional.
Além da nova praça de eventos, a BNTM continuará com outros três espaços: Governamental, com a presença dos nove estados nordestinos; Institucional, com os estandes das operadoras, agências e empresas interessadas; e o Comercial, onde serão realizadas as rodadas de negócio. Este ano, todos os estandes serão montados com madeira ecológica.

FILHOS ILUSTRES DO CEARÁ MERECEM MAIS HOMENAGENS

Antonio José de Oliveira
Fundamentando-nos em informações de nossa filha Arusha Kelly, formada em Letras pela Universidade Federal do Ceará, escrevemos, neste jornal, sobre um fato que nos entristeceu muito, após dele tomarmos conhecimento: o descuido com o túmulo, na cidade de Assaré, para com seu filho mais ilustre, Antonio Gonçalves da Silva, o imortal poeta popular Patativa do Assaré, que projetou o município e o Ceará Brasil afora e além-fronteiras.
 Neste artigo, abordamos a figura humana do compositor Humberto Cavalcanti Teixeira, nascido em Iguatu-CE, no dia 5 de janeiro de 1915 e falecido, em São Conrado, Rio de Janeiro, em 3 de outubro de 1979. Ele contribuiu – não restam dúvidas -  para evidenciar outro compositor e cantor pernambucano, natural de Exu, Luís Gonzaga, o Rei do Baião. Um grande sucesso da dupla é a composição Asa Branca, lançada em 1947. Foi advogado, político, instrumentista, poeta, compositor, fundador e Presidente da Academia Brasileira de Música Popular.
Do nosso conhecimento, são filhos destacados de Iguatu, dentre outros, com projeção nacional, o maestro Eleazar de Carvalho e Evaldo Gouveia, este parceiro de Jair Amorim, compositores e cantores que, com belíssimas canções, da MPB, na voz de Nélson Gonçalves, encantaram milhões de brasileiros, curtidores das noites de boemia, inclusive nos extintos cabarés nas capitais e cidades do interior.
Agora, vem-nos à mente os ditados populares: “Santo de casa não obra milagres” e “Prata de casa não tem valor”. Se chegarmos a Iguatu e perguntar às pessoas, onde fica a casa do cantor e compositor Humberto Teixeira, raríssimas saberão responder a indagação de um curioso ou a de um pesquisador. Neste momento, chegamos a corroborar com o dito popular supracitado.
Para começo de história, não há estátua ou busto, nas praças, em homenagem ao falecido compositor Humberto Teixeira. Há, sim, a casa, onde morou, até aos 15 anos de idade, quando partiu para a cidade do Rio de Janeiro, porém devia ser aproveitada para um museu em sua homenagem. Bem! Até se compreende, embora não se justifique, que as gerações atuais não saibam a importância de Humberto Teixeira para a Música Popular Brasileira (MPB), sobretudo a denominada Música Sertaneja, cujas letras e melodias retratam o sofrimento do homem do campo e as agruras de um meio rústico e desumano, para seus habitantes, em épocas de seca.
Bem! O escritor e poeta Dideus Sales, natural do município de Independência-CE, porém residente em Aracati-CE, publicou o livro “Humberto Teixeira, o Mito mais que um Letrista”, no qual, em forma de poemas, diz muito desse compositor, de renome nacional, na MPB. Seu livro-poema, em homenagem a Humberto Teixeira — podemos dizer — é um grito, na consciência de todos os cearenses de que há necessidade de se enaltecer mais esse ilustre cearense, orgulho da “Terra de Iracema”, nas Letras, na Política, na Advocacia e na Música.
Feito o desabafo, esperamos que a Prefeitura de Iguatu, por intermédio de sua Secretaria de Cultura, a Câmara Municipal e outras organizações públicas e privadas, enalteçam, com a construção de bustos ou estátuas, além da denominação em avenida, escolas etc. aquele que, em vida, soube honrar a terra em que nasceu, compondo belíssimas canções e convivendo com exponenciais figuras humanas da Literatura, da Música e das Artes no Rio de Janeiro.
Sabemos que, em sua homenagem e reconhecimento, foi batizada, com seu nome, a Rodovia CE-021 (que liga Iguatu a Fortaleza), a Agência do Banco do Nordeste do Brasil de Iguatu e o Centro Cultural Iguatuense. Isso ainda é pouco. Ele merece mais. O eclético Humberto Teixeira morreu, aos 64 anos, no dia 3 de outubro de 1979, de infarto no miocárdio, em São Conrado, no Rio de Janeiro.  Agora, fica a sugestão: que tal reformar a casa, na qual nasceu e transformá-la em um museu, como existe o museu do Patativa do Assaré?
Vamos, gente, valorizar e divulgar mais o que os filhos famosos do Ceará realizaram e realizam, em prol da Cultura do nosso Estado e do Brasil, nos diversos campos de suas especialidades. Mãos à obra!
Antonio José de Oliveira
Vice-presidente da Abrajet-Ceará

A CORRIDA PELO HUB DA TAM NO NORDESTE

Está sendo bastante disputada a instalação do Hub da TAM no Nordeste do país. Pernambuco já deu passos largos em busca de atrair para o Aeroporto de Guararapes, no Recife, a expansão que tenmciona a empresa áerea, Mas o Ceará não está de braços cruzados. O governador Camilo Santana se reuniu na manhã da quinta-feira (30/4), em São Paulo, com a presidente da TAM, Cláudia Sender, e diretores da empresa aérea. O encontro, realizado na sede da companhia, durou cerca de uma hora e meia e contou com a presença do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, do presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, e dos secretários Arialdo Pinho (Turismo) e Mauro Filho (Fazenda).
Cláudia Sender apresentou as demandas da companhia para a instalação do HUB na Região Nordeste, que são infraestrutura aeroportuária, capacidade hoteleira da cidade e de transporte até o aeroporto, entre outras. Fortaleza disputa o equipamento, que deve gerar entre 8 mil e 12 mil empregos, com as cidades de Natal e Recife.
“O Ceará tem feito muitos investimentos que têm potencializado o turismo nos últimos anos. Não tenho dúvida que temos infraestrutura necessária para receber o equipamento”, citou o governador. Após a reunião, Camilo presenteou a presidenta da TAM com o livro “Horizontes, uma visão panorâmica do Ceará”, que mostra imagens aéreas dos principais destinos do estado.
O prefeito Roberto Cláudio citou a localização geográfica da capital como um dos pontos positivos para receber o HUB da TAM. “Fortaleza é a porta de entrada de vários pontos da Europa e da África”, disse. O equipamento, de acordo com a empresa, deverá entrar em operação no fim de 2016. No total, serão 13 voos diretos para a Europa.

PRESTÍGIO E POMPA NA FESTA DOS 30 ANOS DO MG TURISMO

O Buffet Catharina, ponto alto e elegante de Belo Horizonte, quase se tornou pequeno para receber altas autoridades civis, judiciárias, parlamentares, empresários, jornalistas e personalidades da sociedade nacional que ali estiveram,  na noite da última segunda-feira, 4,  a fim de participar das comemorações dos 30 anos do Jornal MG Turismo, respeitada publicação fundada em  22/10/1986,  pelos conceituados jornalistas  Antônio Claret Guerra, Ênio Fonseca e Élber Monteiro de Castro Araújo.
Os presentes não se cansaram de saudar o jornalista Claret Guerra, o único vivo entre os fundadores do órgão,  e sua esposa Suely Calais Guerra,  pela fibra e competência com que, atravessando tempos difíceis, continuam levando o MG Turismo a seguidas vitórias. Prova maior é a continuação da solenidade de entrega a figuras de destaque brasileira, mineiras em particular,  e estrangeiras, em vários setores,  do tradicional Troféu MG Turismo e do  Prêmio Mulher Influente, este  nas categorias Palma de Ouro, Palma Minas Gerais e Profeta de Aleijadinho. 
A festa da última  segunda-feira foi uma prova de prestígio do jornal e dos seus dirigentes. Durante  toda a entrega  das comendas, não poucos foram os aplausos para os agraciados, como também para o chefe do cerimonial, jornalista João Carlos. 
Um selecionado bufete de entrada, as finas bebidas e um jantar padrão Buffet Catharina, afora a selecionada apresentação musical coroaram com chave de ouro os 30 anos do MG Turismo. 

DESAFIOS DO TURISMO NÁUTICO NO BRASIL

O ministro do Turismo, Henrique Alves, recebeu na terça-feira (5) representantes da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) para uma audiência sobre os desafios do turismo náutico. A redução da oferta de cruzeiros marítimos no Brasil foi um dos temas tratados na reunião, assim como a necessidade de ampliar os destinos.
O Brasil tem hoje 10 navios de cruzeiros para o turismo náutico, metade do que havia há quatro anos. O presidente da Abremar, Marco Ferraz, relacionou o momento vivido pelo segmento à falta de uma legislação clara e altos custos de mercado. Com interesse de retomar o crescimento, o segmento pediu apoio ao ministro Henrique Alves na solução de questões que impactam o setor.
O ministro falou sobre a importância dos cruzeiros para as economias locais e para o desenvolvimento econômico do país. “Um segmento que movimenta mais de R$ 1 bilhão durante uma temporada e gera mais de 15 mil empregos tem um grande potencial econômico, precisamos posicionar o produto e destravar as amarras que o impedem de crescer”, disse o ministro. A intenção é reverter essa curva descendente de crescimento e criar novas rotas, como uma específica para o Nordeste, para aproveitar o potencial da costa brasileira.
De acordo com estudo realizado pela Fundação Getulio Vargas, a temporada de cruzeiros movimentou R$ 102,9 milhões no Rio de Janeiro, R$ 86,6 milhões em Santos e R$ 43,9 milhões, em Salvador. 

AEROPORTOS BRASILEIROS - VIRACOPOS, O PRIMEIRO; BRASÍLIA, O QUE MAIS MELHOROU

Conforme pesquisa feita pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), os viajantes estão cada vez mais satisfeitos com os aeroportos brasileiros A nota média registrada no primeiro trimestre deste ano foi de 4,07 em uma escala que varia de 1 a 5. É a terceira vez consecutiva que a nota aumenta, desde a entrega das obras da Copa, e a primeira vez que supera os quatro pontos.
O aeroporto de Viracopos, em Campinas (MG), recebeu a melhor avaliação do país (4,38), seguido pelo de Recife (4,32) e de Curitiba (4,29). O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, obteve o maior crescimento em relação ao primeiro trimestre do ano passado, passando de décimo terceiro para quarto no ranking.
A pesquisa da SAC considerou a opinião de mais de 13 mil viajantes em 15 aeroportos do país, que concentram 80% da movimentação turística aérea do Brasil.
De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (ABRACORP), o número de bilhetes emitidos pelos aeroportos também cresceu no primeiro trimestre de 2015. Mais de 2,5 milhões de passagens foram emitidos em todo o país no período.(Com a Secretaria de Aviação Civil)
O QUE MAIS MELHOROU - A Pesquisa de Satisfação do Passageiro  aponta que o aeroporto de Brasília subiu 21% na avaliação, passando de uma nota média de 3,52 no primeiro trimestre de 2014 para 4,21, no primeiro trimestre de 2015, ficando em quarto lugar entre os 15 aeroportos responsáveis por 80% da movimentação no País e que fazem parte da pesquisa. 
As ampliações e reformas que contribuíram para o crescimento constante do terminal incluem aumento no número de vagas do estacionamento, que passou de 1.234 para 3.300 vagas, sendo 250 cobertas; chegada de três novos carros de bombeiros da empresa Rosembauer, modelo Panther, num investimento de R$ 5 milhões do consórcio em segurança; implementação dos totens compartilhados de autoatendimento; balcão de Informações 24 horas com atendimento bilíngue; reforma completa do Terminal 2; entrega das principais obras de expansão – o Píer Sul e o Píer Norte, salas de embarque com 10 e 8 novos fingers, respectivamente; construção do novo posto médico; e nova área para os taxistas.
O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek teve outras importantges melhorias. O investimento total previsto durante a concessão – que começou em 1º de dezembro de 2012 – no Aeroporto de Brasília -  é de R$ 2,85 bilhões. Até a Copa do Mundo de 2014 foram investidos cerca de R$ 900 milhões. Durante todo o ano passado o investimento foi de R$ 1,5 bilhão. Com tanta obra, a capacidade do Aeroporto de Brasília passou de 16 milhões de passageiros por ano para 21 milhões em 2014 e deverá chegar a 41 milhões na última fase da concessão, em 2037.
Além de Brasília, os outros aeroportos concedidos são: Guarulhos (São Paulo), Galeão (Rio de Janeiro), Viracopos (Campinas-SP), Confins (Minas Gerais) e São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte).

A ABRAJET/RS ESTÁ COM NOVA DIRETORIA

A Abrajet do Rio Grande do Sul está com nova diretoria. É o novo presidente o jornalista Ivânio Morales, representante dos profissionais do interior do Estado, o qual assumiu o cargo em solenidade realizada no último dia 29, na Assembleia Legislativa do Estado. 
Ao ato de posse, estiveram presentes personalidades de várias entidades de classe estaduais e nacionais, com destaque o Secretário de Desenvolvimento da cidade de Pelotas, Fernando Estima, município que promove a Fenadoce.
Também foram eleitos para a gestão 2015/2016 e assumiram os cargos os jornalistas José Carlos Mello DÁvila, vice-presidente, além de Neneca Campos, Marisa Krás Borges, Ivone Ferraz e Wilson Sierra, como diretores. No Conselho Fiscal e de Ética estão Jurema Josefa e Eduardo Bins Ely.

MINAS TURISMO GERAIS 08/05/2015

Entidades mobilizam para incrementar turismo em BH-  Foi realizado mês passado na Assembleia Legislativa um debate sobre a situação dos hotéis na capital mineira. O momento foi excelente em um debate útil e necessário, em prol do desenvolvimento do turismo de Belo Horizonte. O evento foi realizado através da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da ALMG, presidida pelo deputado Antônio Carlos Arantes, tendo a presença dos deputados Roberto Andrade e Geraldo Pimenta. Estiveram presentes diversas Instituições : ABIH MG, BHC&VB, Abrajet MG, Abrasel MG, ACMinas, FIEMG, FBHA, FC&VB-MG, Sindhorb BH, Prominas, Belotur e Setur MG. O auditório esteve lotado, com grande parte dos gerentes gerais dos hotéis. Do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau estiveram o presidente Anderson Rocha e os vice-presidentes Alexander Borges e Fernanda Fonseca, e pelo presidente do Conselho Curador Roberto Luciano Fortes Fagundes. Foram debatidos vários pontos a serem desenvolvidos , como:  A efetiva expansão do Expominas BH;  A construção urgente do Centro Municipal de Convenções;  Mais recursos públicos para a promoção e para o marketing do Destino BELO HORIZONTE;  Imposto ISS em níveis mais justos e competitivos, com relação a outros destinos concorrentes;  Facilidade nas negociações com a Prominas, gestora do Minascentro e do Expominas BH e do importante Espaço Minas Gerais, na capital paulista;  Políticas públicas de incentivo aos diversos segmentos do turismo: Negócios e Eventos, Cultural e Histórico, Gastronômico, Ecológico e de Aventura, de Bem-estar, Rural e Religioso;  Trabalho integrado dos diversos atores da cadeia produtiva na construção de pacotes promocionais atraentes ao público do entrono e do interior, bem como de outras capitais, nos finais de semana.
A pres. nacional da ABEOC, Ana Cláudia Bitencourt, do pres da ABEOC RS, Maurício Cavichion do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, também vice-presidente da ABEOC RS, Luciana Thomé, Rose Ott e Carina Michel
Abeoc no Festuris - A parceria da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil com o Festuris – Festival de Turismo de Gramado foi renovada em reunião com a presença da presidente nacional da ABEOC, Ana Cláudia Bitencourt, do presidente da ABEOC RS, Maurício Cavichion, dos organizadores do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, também vice-presidente da ABEOC RS, Luciana Thomé, Rose Ott e Carina Michel .Algumas novidades da edição 2015 do Salão MICE no Festuris, de 5 a 8 de novembro, já foram adiantadas: uma nova localização e a vinda de compradores internacionais. “Agradecemos a todos que apoiaram o Salão MICE ABEOC Brasil pelo sucesso que o mesmo vem tendo, estaremos com um espaço maior e melhor posicionado, o que mostra que nossa indústria é protagonista no setor de eventos e que o FESTURIS reconhece esta importância ao nos proporcionar um espaço de destaque”, afirma a presidente nacional da ABEOC Brasil, Ana Cláudia Bitencourt.
O Skal Internacional de Belo Horizonte realizou um encocntro com os skalegas e convidados em almoço no Normandy Hotel, no centro da capital mineira. O presidente do Skal BH, José Geraldo Pádua( diretor da Pousada do Arcanjo, em Ouro Preto) reúne mensalmente os associados do Skal com a presença de convidados, com o proposito de integração entre as pessoas, em sua maioria do trade turístico
 Jornalista Sérgio Moreira
sergio51moreira@bol.com.br

MOVIMENTADO O TURISMO DO EXTREMO OESTE DO LITORAL

Alcançaram pleno êxito as visitas técnicas e a  assembleia que o Fórum de Turismo do Ceará promoveu em Camocim, entre os dias 29 e 1º deste mês, na cidade de Camocim. Numerosa comitiva composta de representantes de diversas entidades turísticas do Estado foram àquela cidade do extremo oeste do litoral cearense, na qual se destacaram, entre outros,  Pedro Carlos da Fonseca e Edgar Sá, coordenadores do Fortur/CE   e o representante da Câmara Municipal de Fortaleza. Gelson Ferraz . 
O ponto alto da programação foi a reunião realizada na manhã do dia 30, quando houve uma abordagem geral sobre o turismo cearense da atualidade, especialmente o que se pratica ou se pretende praticar nos municípios de Camocim, Chaval, Barroquinha e Jericoacoara. A Prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, e sua secretária do Turismo, Rosana Lima, as anfitriãs da comitiva dos representantes do Fórum, fizeram circunstanciado relato sobre as prioridades turísticas do município, ambas mostrando otimismo com o que está sendo executado dentro de um cronograma previamente elaborado. O deputado Sérgio Aguiar, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, mais uma vez se pôs a disposição para os encaminhamentos das demandas do turismo cearense  A Setur/Ceará, pelo seu representante, Luís Carlos, mostrou o panorama do atual momento do turismo do Estado.  Os representantes dos municípios de Chaval e Barroquinha, respectivamente a secretária de Turismo Felítita  Souza e Cassimiro Costa,  com muita propriedade descreveram as diversas demandas para que os seus municípios se inserissem de fato no turismo do Estado. Mostraram o que têm de melhor, dignos do conhecimento de qualquer turista, nacional ou internacional. O representante de Jericoacoara, secretário do Turismo José Bezerra, mostrou o que o seu município, juntamente com os representantes locais do “trade”,  já vem realizando a fim de continuar consagrado internacionalmente.
 Em meio à reunião, chegou uma comitiva de Fortaleza, à frente o Secretário da Setfor, Elpídio Nogueira, o empresário Darlan Leite, presidente da ABIH/CE,  o jornalista Pompeu Vasconcelos e o João Ariston Pessoa Filho   
VISITAS TÉCNICAS –A comitiva  do Fórum de Turismo fez as seguintes visitas técnicas:
Hotel de Charme – Casa de São José, onde houve um lauto almoço para a comitiva fortalezense; Restaurante O Euclides, local em que a Prefeitura de Camocim ofereceu  um jantar, no calçadão da Beira Rio; Almoço e visita técnica  na Praia de Maceió, Barraca KiteZen; Visita técnica à Praia Olho D'Água e jantar no Villa Del Mar Praia Hotel; Visita Técnica ao Hotel Fazenda Acquafort.

FEIRA FLOR E ARTESANATO

A 31ª edição da exposição Feira Flor e Artesanato na Ceasa mais uma vez homenageia as mães. Desde ontem e até amanhã, as Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa/ CE), (10), na Ceasa de Maracanaú, mais uma vez está recebendo grande público desejoso adquirir as mais variadas e belas flores a fim de homenagear suas queridas mães. 
O evento reúne cerca de 30 expositores, entre produtores e comerciantes de flores, com o objetivo de promover os produtos cearenses e proporcionar à população a possibilidade de prestigiar e presentear por preços acessíveis, encontrando diversos itens em um único lugar.  O destaque deste ano são os produtores do vizinho município de Maranguape. Entre os produtos, que custarão a partir de R$2 estarão as flores de vaso e de corte, plantas ornamentais, exóticas, arranjos, aromáticas e também medicinais.
Segundo o coordenador do evento, Odálio Girão, a Ceasa, a partir da Feira Flor, promove também os produtos cearenses na área de hortifrutigrangeiros, proporciona à população a possibilidade de prestigiar e presentear por preços acessíveis. A expectativa da organização é alcançar nesta edição uma arrecadação de cerca de R$20 mil e um público de 15 mil pessoas nos três dias de feira.

FESTIVAL DE CULTURA CIRCENSE EM BRASÍLIA

Mais de 120 artistas de 42 companhias se reúnem em Brasília desde anteontem (6) na 13ª edição do Sesc Festclown, evento considerando um dos mais importantes da arte circense no pais. O festival traz 56 apresentações de palhaços, malabaristas, mágicos até o próximo domingo (10). 
Os artistas são de nove países e de diferentes regiões do Brasil. A abertura oficial foi às 20h, no Complexo Cultural da Funarte, e os espetáculos  seguem até o dia 10, no Parque da Cidade e na Feira da Torre de TV. 
A finalidade é divertir o público, capacitar artistas que não têm acesso a cursos específicos no país e divulgar o trabalhos de grupos e artistas, segundo os organizadores. A expectativa é receber 80 mil pessoas durante os cinco dias de festival
Presente em todas as edições do evento, a atriz e palhaça Shirley Britto comemora o ambiente de intercâmbio e de troca de experiências dos artistas. Ela veio do Rio de Janeiro e vai se apresentar durante todos os dias do festival.
“Esse festival pra mim é um dos mais importantes do brasil, porque ele tem uma característica de encontro, dos artistas se encontrarem, trocarem com o público suas experiências e isso é muito gratificante pra gente”, disse Shirley. (Com a Agência Brasil)

MERCADO CENTRAL COM WI-FI

Mercado Central de Fortaleza
Através da Setfor, a Prefeitura de Fortaleza disponibilizou rede de internet Wi-Fi ao Mercado Central. Para acessar, basta efetuar o cadastro no site: http://dados.fortaleza.ce.gov.br/wifi/, seguir as instruções do portal e conectar seu smartphone, tablet ou computador.
Com o mesmo cadastro, é possível utilizar o Wi-Fi público gratuito em outras áreas da cidade que já contam com o serviço, como a Praça do Ferreira, Praça José de Alencar, Praça da Estação, Passeio Público, Praça do Coração de Jesus e Parque das Crianças.
"A Prefeitura de Fortaleza entrega mais um serviço com o objetivo de beneficiar os permissionários e turistas", explica o titular da Setfor, Elpídio Nogueira, que discutiu essa e outra melhorias naquele equipamento turístico com os permissionários.

OBRAS NO AEROPORTO INTERNACIONAL DE BELO HORIZONTE ESTÃO ATRASADAS

Obras no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte estão atrasadas - Por falta de pagamento, a responsabilidade sobre as obras de ampliação e reestruturação da área de movimentação de aeronaves do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, será repassada à BH Airport, concessionária do terminal. Sem receber da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o consórcio Cowan/Conserva, que executa as intervenções, já havia informado à estatal que paralisaria as obras desde o dia 2 de maio. Diante do risco iminente de suspensão, a estatal costurou um acordo e reformulou o contrato com as construtoras, deixando o restante das obras a cargo da iniciativa privada. Até agora, pouco mais da metade dos trabalhos, que em princípio deveriam ser entregues para a Copa do Mundo, foram concluídos. “A Cowan não vai paralisar as obras. A Infraero vai reduzir o escopo do contrato, que compreenderá a extensão da pista e a sua junção com a existente, que compõe a fase 1. O prazo dessa conclusão é de 60 dias. As obras do pátio já foram concluídas. O restante do contrato será repassado à BH Airport”. Segundo a assessoria de imprensa da Infraero, passam então à responsabilidade da BH Airport a reforma de toda a pista, pátio e área de manobra e a construção de duas saídas rápidas de ligação entre a pista de taxiamento e a de decolagem e aterrissagem. Assim, de acordo com a estatal, a concessionária pagará a despesa e o poder público fará o ressarcimento, conforme previsto no edital de concessão. A BH Airport confirmou a negociação, mas disse que os termos e as condições do acerto ainda serão definidos, inclusive com a participação da Secretaria de Aviação Civil (SAC). 
Aviso-prévio - A Cowan decidiu paralisar a obra porque a Infraero parou de pagar. E avisou a estatal, em comunicado, que, em 2 de abril, deu aviso-prévio aos funcionários ligados à obra. “O último pagamento foi realizado em março. Para dar prosseguimento aos pagamentos, a Infraero aguarda definição, junto à SAC e demais órgãos governamentais envolvidos, dos parâmetros orçamentários e financeiros para seus investimentos em 2015”, admitiu a estatal, em nota. Dos R$ 226,4 milhões contratados, R$ 140,4 milhões foram pagos. O valor original do contrato era de R$ 199 milhões, mas houve três aditivos. Até o fechamento desta edição, a Cowan não se pronunciou. 

SEMINÁRIO POLITICA NACIONAL 2015


VISITE CEARÁ NEWS 08/05/2015

SETFOR E VISITE CEARÁ SE
REUNEM PARA INICIAR PARCERIAS
Régis Medeiros e Ivana Bezerra (Visite Ceará/FC&VB) com Elpídio Nogueira (Setfor).
O Secretário de Turismo de Fortaleza, Elpídio Nogueira, recebeu em seu gabinete para uma visita de cortesia, o presidente e a vice presidente do Visite Ceará/Fortaleza Convention & Visitors Bureau, Régis Medeiros e Ivana Bezerra. Na ocasião o titular da SETFOR manifestou total apoio as ações que o Visite Ceará/ FC&VB vem realizando e colocou a Secretaria à disposição para apoiar e ser parceira nas diversas frentes  que a entidade trabalha com intuito de incrementar o turismo de negócios e lazer para a cidade de Fortaleza.

VISITE CEARÁ É MEMBRO DA UNEDESTINOS
Basileu Tavares (Foz), Maitê Uhlmann e Bruno Herbert (Recife),
 Anita Pires (Sta Catarina), Régis Medeiros (Fortaleza) e
 Toni Sando (São Paulo), na WTM Latin America
  durante  lançamento  da Unedestinos
No dia 22 de abril  foi criada a UNEDESTINOS – União Nacional de Entidades de Destinos, por um grupo de profissionais e empresários de turismo, viagens e eventos.  Trata-se de uma associação civil, de âmbito  nacional, sem fins lucrativos, de caráter técnico, formada por entidades especializadas na promoção de destinos, pesquisas, geração de conteúdo, programas de capacitação, apoio e captação de eventos em geral. O Fortaleza Convention & Visitors  Bureau/Visite Ceará e mais 16 Conventions Bureaux do Brasil fazem parte do quadro de associados cuja missão é o reconhecimento das atividades de suas entidades associadas, contribuindo para o fortalecimento econômico, social, educacional e político do setor junto aos mercados, a sociedade civil e autoridades governamentais , sendo terminantemente proibido o atendimento político partidários.

ROTA DO SOL SEMANAL 08/05/2015 - ISSUU