Pesquisar este blog

sábado, 16 de julho de 2011

CALEIDOSCÓPIO

VEXAME 
Vexame dos grandes toma conta dos responsáveis por encontros de porte médio e grande programados para se realizarem no segundo semestre deste ano na denominada ExpoCeará. O equipamento que abrirá as portas do Estado para a realização de eventos de grande porte não ficará concluído em tempo, como prometera a Secretaria de Turismo do Ceará, motivando transtornos, por exemplo, aos organizadores da Maquinex (agosto) e da 52ª Convenção Nacional do Comércio Lojista (setembro), esta prevista para um público em torno de oito mil pessoas. O fato implica em que a dor de cabeça aumenta para os promotores.  A transferência destas feiras e reuniões para o Centro de Convenções do Ceará, que não comporta um público maior do que três mil pessoas, principalmente quando se trata de feira e congresso expressivo, causa muita frustração. A Maquinex, como já está acertado, até poderá ser realizada no local sem maiores complicações, mesmo com os difíceis ajustes para bem mostrar uma série de estandes e  maquinas de alto valor. Seus organizadores foram cautelosos quando firmaram convenio com o Centro de Convenções, como opção no caso de a ExpoCeará não ficar pronta. Mas o problema da Convenção dos Lojistas é grande, uma vez que deverá receber cerca de oito mil convencionais. Não há como transferir o evento para ouro estado. A saída foi levar o evento,para outro local. Será no La Maison Dunas, uma maneira encontrada pelos organizadores do mega evento, à frente Freitas Cordeiro, presidente da CDL. Uma saída, convenhamos que, por melhor que seja,  não atenderá satisfatoriamente  o que estava previsto. O estrago está feito. O pessoal da Coordenação enfrenta dificuldades no sentido de proporcionar aos convencionais o que fora anteriormente proposto.  “Abacaxi” dos maiores. Lição amarga para quem acreditou em promessas, sem se acautelar. Resta agora esperar a proteção dos céus no sentido de que a 52ª Convenção Nacional dos Lojistas consiga êxito.
BARBAS DE MOLHO
Caso se concretize o que o Estado e a Prefeitura projetaram para ficar pronto até a realização da Copa do Mundo 2014, com certeza Fortaleza ficará “um brinco”, com a população sendo brindada viver numa cidade mais bonita e saudável e bem estruturada, sem os atropelos de hoje. São tantas as transformações e oportunidades oferecidas que até parece um sonho. Uma revolução em termos de qualificação: renovação da Avenida Beira Mar, Via Expressa, Veículo Leve sobre Trilhos, obras de mobilidade urbana, ampliação dos Aeroporto Pinto Martins e por aí vai. O porém é que, diante de tantos exemplos negativos,   devemos ficar com as barbas de molho. Atraso em licitações (licitação adiada para as obras do Aeroporto), atraso em obras iniciadas, atrasos na chegada dos recursos alocados pela União e mais uma série de notícias negativas deixam-nos com 'uma pulga atrás das orelhas”. As autoridades continuam otimistas. A prefeita afirma que logo mais Serpa inaugurada a, 1ª etapa da Vila do Mar e que em 2012 teremos um festival de inaugurações e uma “Fortaleza Bela”, com diz o tema da sua administração. O Estado também diz que os seus projetos serão concretizados em tempo, até o Acquário. O Secretário dos Portos  com veemência afirma que no tempo previsto o Terminal de Passageiros do Mucuripe estará concluído. Não custa acreditar nas promessas, também não custa ficar com um pé adiante e outro atrás.

JUAZEIRO DO NORTE, A FORÇA DE UMA CIDADE CENTENÁRIA

Juazeiro do Norte festeja seu centenário de emancipação, dia 22 próximo, com uma vasta programação de uma semana. Passados todos esses anos, Padre Cícero Romão Batista ainda é a sua maior referência. O município cresce dia a dia em todos os sentidos, mas a figura do Padim Cícero continua exponencial. 
Entre os próximos dias 17 e 24 ocorrerão solenidades cívicas e religiosas, inaugurações, encontros das famílias juazeirenses, lançamento de livros,shows artísticos e culturais. Destaque na programação: dia 20 -6h  Missa pelos 77 anos de aniversário de morte do Pe. Cícero, na Capela do Socorro; 9h Inauguração PSF Campo Alegre; 16h - Inauguração do Centro de referência do Idoso; 20h - Shows com o Pe. Marcelo Rossi ecom Ítalo e Renno, no Parque de Eventos Pe. Cícero.  DIA 22 - 5h - Alvorada festiva; 8h - Ato cívico e desfile da Identidade da Cidade Centenária, na Praça da Prefeitura à Praça Pe. Cícero; 12h - Pronunciamento Oficial do Prefeito, Memorial Pe. Cícero; 16h - Casamentos no Centenário, no Ginásio Poliesportivo; 17h - Missa Solene, na Basílica N. Sra. das Dores;  19h - Solenidade de Comendas e homenagens; Lançamento do selo e carimbos, no Memorial Pe. Cícero; 22h - Show do Centenário, no Parque de Eventos Pe. Cícero. 
Tudo começou com um convite ao jovem Padre Cícero Romão Batista para rezar a Missa do Galo, nos idos de 1871, no povoado de Tabuleiro Grande, um aglomerado de casas de taipa existente na rota dos que se dirigiam ao Crato, município do qual era um pequeno distrito. Meses depois, o sacerdote retornou ao local, com bagagem e familiares, para lá se estabelecer e, a partir da capela à Nossa Senhora das Dores, iniciar trabalho ativo para seu crescimento e posterior emancipação política do lugar. 
A liderança do padre Cícero foi crescendo e o núcleo habitacional a acompanhava. Tempos após, passou a trabalhar com afinco, ser conselheiro dos moradores e o líder que conquistou a separação do distrito da vinculação política com o Crato. 
Juazeiro foi o nome dado ao novo município, em alusão a uma frondosa árvore que servia de abrigo e descanso àqueles que lá chegavam. A denominação Juazeiro do Norte foi adotada em razão da lei que obrigava os municípios mudarem de nome caso houvesse outra cidade mais antiga com o mesmo topônimo. E já havia: Juazeiro, na Bahia. 
FORÇA DO TURISMO RELIGIOSO - Distante 514 Km. de Fortaleza, o município de Juazeiro do Norte possui tão somente 514 km2 de área, nas quais reside uma população estimada em 250 mil habitantes, o segundo maior núcleo populacional do Estado, perdendo apenas para Fortaleza. Sua força maior reside no turismo religioso que o situa entre os cinco maiores destinos do país. Recebe, anualmente, quase dois milhões de visitantes, entre romeiros e turistas que o procuram nas espetaculares romarias e gozar das delícias do Cariri. Mas, o município também se destaca por outros segmentos, como a força de sua indústria e comércio, do adiantado prestígio que possui na área do ensino, principalmente universitário, e da cultura principalmente popular. Sediando o aeroporto regional do Cariri, é o portão de entrada via aérea para os turistas e empresários que vão em demanda, também, do Crato, Barbalha, Misão Velha e os outros sete municípios que formam o Cariri cearense. Tem todos os requisitos das grandes cidades brasileiras.   Uma indústria hoteleira de qualidade, restaurantes, clubes, estádio de futebol, bares e inúmeros pontos de lazer reforçam a infra estrutura para receber bem o visitante.
OUTRAS POTENCIALIDADES - A economia de Juazeiro do Norte reside no comércio, no rico e variado artesanato, na indústria de benefício, na construção civil, na metalurgia e na confecção de peças em metais de valor, com destaque para o ouro. No turismo, o local mais procurado é o Horto Municipal, onde se localiza a estátua (27 metros de altura) em homenagem ao Padre Cícero. De lá, o visitante tem uma visão inesquecível de todo o vale e da linda paisagem propiciada pela Serra Grande. A vegetação predominante é a típica do semi-árido nordestino.   A área urbana é formada por modernos edifícios públicos e particulares, comerciais, shoppings praças e parques, com o Parque Ecológico das Timbaúbas sendo um local voltado para o lazer, dotado de equipamentos para esporte e anfiteatro. Se o município é destaque nas áreas religiosa, industrial e comercial educcional,  não menor o prestígio no que se refere a cultura. Exemplos são o Centro Cultural Banco do Nordeste, o Centro Cultural Mestre Noza, o Memorial Padre Cícero, o Museu Vivo do Padre Cícero (Misto de museu e casa de milagres, com esculturas em cera), o Museu Padre Cícero  (com objetos pessoais do grande benfeitor), além dos teatros Marquise Branca, Patativa do Assaré, o  do CCBN e o doSESC.
NOS ESPORTES - Juazeiro também se sobressai com os dois clubes profissionais de futebol: Icasa e Guarani. Ambos disputam o campeonato cearense da 1ª divisão, sendo que o Icasa é o único representante do Ceará no Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão. O estádio municipal Romeirão é o local dos jogos de futebol.
Juazeiro possui diversas academias de esporte, destacando-se a do SESC. 

“CEARÁ. TEM SEMPRE MAIS PRA VOCÊ”

A Setur está lançando campanha “Ceará. Tem sempre mais pra você”, com objetivo, segundo sua informação, de reforçar a promoção de apresentar o Estado como completo, com vários destinos,  e não apenas sol e praia. 
Quixadá - Voo de parapente
A campanha utilizará comerciais na televisão ao longo deste mês com imagens de destinos como Canoa Quebrada (Lua e estrela), Jericoacoara (Pedra furada), Flecheiras (Piscina natural), Cumbuco (Kitesurfe), Morro Branco (falésias), Fortaleza (Beira-mar), Guaramiranga (trilha e bicicleta), Ubajara (bondinho), Quixadá (voo livre), Juazeiro - Cariri (Horto/Padre Cícero), Canindé (Igreja), Cariri (artesão em ação, loja de artesanato), Fortaleza (Trilha do Cocó), Fortaleza (Centro Dragão do Mar), Flecheiras (lagosta, peixe e camarão).
A expectativa da Setur para o mês de julho de 2011 é de um crescimento de 11,1% no fluxo turístico para o Ceará, via Fortaleza,com a vinda de aproximadamente 370 mil turistas. 

PALÁCIO DA ABOLIÇÃO ABERTO A VISITAS

O Palácio da Abolição, está incluído no roteiro turistico de Fortaleza. Sede do Poder Executivo Estadual foi concebido no fim dos anos 1950, projetado pelo arquiteto Sergio Bernardes.
Inaugurado em 1970, o Palácio foi sede do Governo até 1986. Daí o Poder Executivo estadual transferiu-se para o Complexo Administrativo do Cambeba e, de lá, para o Palácio Irecema, no bairro Edson Queiroz. No dia 25 de março último, 25 anos depois, após grande reforma, linhas originais foram restauradas e mantidas. Voltou para a antiga sede, na avenida Barão de Studart. 
ROTEIRO - O percurso da visita começa no Mausoléu Castelo Branco; em seguida os visitantes conhecerão as dependências do anexo, onde funciona a administração do Gabinete do Governador e Casa Civil. Depois se dirigirão ao prédio do Palácio, onde ficam as salas do Gabinete do Governador, do secretário-chefe do Gabinete do Governador e do secretário-chefe da Casa Civil. O Bosque e a Capela, estruturas mantidas desde a inauguração do Abolição, em 1970, também farão parte do trajeto. A visita finaliza na Galeria de Arte, espaço que abriga obras de artistas plásticos cearenses. Atualmente estão expostas só na Galeria 46 telas, outras 80 obras estão dispostas nas salas e corredores do Palácio.
As visitas serão diárias e terão duração de 30 a 40 minutos. Os interessados poderão agendá-las através do telefone 85 3466.4981

FORTALEZA RECEBE ETAPA NACIONAL DE WAKEBOARD

Wakepark da Lagoa do Colosso, em Fortaleza, recebe campeonato

Etapa Hoje, amanhã e domingo, na Lagoa Colosso, em Fortaleza, haverá a 2ª etapa do Body Glove do Brasileiro de Wakeboard 2011. O evento promete agradar os presentes ao proporcionar diversão, esporte radical e muita gente bonita. 
Hoje,  após os treinos dos atletas, acontece a festa de abertura “Wake Up! Open Bar”, uma das baladas mais famosas da cidade e que só termina ao amanhecer. Amnhã, serão as eliminatórias e no final da tarde mais uma festa a “Wake 'n' Sound”, uma confraternização entre atletas e convidados. Durante o domingo realizam-se as finais com todas as categorias e no final de tarde o encerramento do evento com o pódio.

PORTOS DE SETE CAPITAIS SAIRÃO ATÉ 2013

Em sua fala no programa “Bom Dia Ministro”, o  ministro da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino foi enfático, visando acabar com as especulações. “Sem dúvida nenhuma, nós vamos concluir todas essas obras até o final de 2013…”. 
Na declaração, o Ministro Leônidas  referiu-se aos sete novos terminais que serão construídos no país, entre os quais o de Fortaleza, no Mucuripe, dizendo que todos serão beneficiados.  Com isto, será ampliada  a oferta de leitos de hospedagem durante a Copa do Mundo de 2014. O ministro informou, também, que os R$ 740 milhões destinados às obras já estão assegurados pelo governo federal.
Até o final de julho ou começo de agosto, adiantou  o ministro,  o governo federal pretende colocar em disputa os editais de licitação, para que a partir do próximo ano as obras nos portos possam ser iniciadas. Informou mais que o processo licitatório deve começar por Recife, que é uma obra menor.
Explicou que no caso dos sete terminais, especificamente, vem sendo feito um acompanhamento diário porque as obras têm que estar prontas até o final de 2013. Lembrou o ministro que o governo também está construindo obras estruturantes na maioria dos portos públicos nacionais, para melhorar a movimentação de cargas porque, 
Uma medida considerada importante pelo ministro Leônidas é a implantação do Porto sem Papel. Trata-se de um sistema concentrador de dados que, segundo ele, vai desburocratizar os procedimentos de estadia dos navios, vai dotar os portos de uma estrutura mais moderna, contribui para melhorar a movimentação de cargas e, conseqüentemente, vai aumentar a rentabilidade dos portos brasileiros. O processo já foi iniciado em Santos, Rio e Vitória. Na estimativa do ministro, até 2012 esse benefício deverá chegar à maioria dos portos do país. 
O ministro considerou bastante positivo o crescimento, ao longo dos últimos três, quatro anos, do número de navios de cruzeiro que vêm para a costa brasileira.os seus passageiros.
As sete cidades que serão beneficiadas com obras portuárias que darão maior sustentação à Copa do Mundo de 2014 são  cidades de Manaus, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Santos

DESENVOLVE-SE O PROJETO AMAR FORTALEZA

Barra do Ceará parte do roteiro

Até o final destas férias de meio do ano, a Prefeitura, através da Setfor, está  desenvolvendo interessante ação visando a atrair e oferecer maiores oportunidades aos turistas. Com o projeto “Amar Fortaleza”, até o dia 30, haverá distribuição de  material promocional de Fortaleza e da programação cultural da cidade em hotéis, no Aeroporto, nas rodoviárias, corredores e equipamentos turísticos. Também , apresentações culturais e gratuitamente, os turistas percorrerão os roteiros turísticos de Fortaleza.
Dentro da vasta programação, visitas à noite ao Mercado dos Pinhões, Centro Dragão do Mar, Beira Mar, Barra do Ceará e Praia do Futuro. Os “city tours” passarão pelos prédios históricos e praças, museus, galerias de arte, teatros e espaços culturais.
De terça a sexta-feira, a programação inclui shows de humor, apresentação de grupos folclóricos e de bands locais. No dia 30, encerramento do “Amar Fortaleza”, haverá um show no Aterro da Praia de Iracema, com a participação de Waldonys e Dorgival Dantas

FCVB NEWS

FORTALEZA EM DOSE DUPLA


Foi realizada com sucesso a captação do XV Congresso Norte e Nordeste de Pneumologi e Tisologia para 2013 e do XIX Congresso Brasileiro de Cirurgia Torácica para 2015, durante o TORAX 2011, no periodo de 25 a 28 de 2011, no Tropical Manaus, em Manaus - AM. A Dra. Filadelfia Martins, presidente da Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisologia, e o Dr. Antero Gomes Neto, membro da SCPT, representaram o Ceará na defesa destes dois importantes congressos. O FC&VB deu total apoio a esta ação providenciando todo material necessário para o êxito na captação destes eventos que juntos reunirão cerca de 3000 participantes. A Naja Turismo e a TAM foram parceiras nesta ação.
Palestra de Representante do  ICCA
A Diretora Regional da ICCA Latino Americana, María José Alvez, esteve em Fortaleza a convite do Fortaleza Convention &  Visitors Bureau para proferir uma palestra para os associados do Convention sobre “ Sistema ICCA e Oportunidades de Negócios Internacionais”.  A ICCA  - International Congress and Convention  Association, entidade que o  FC&VB  é associado, congrega o maior banco de dados de eventos  internacionais do mundo, mais de 9.000 eventos estão cadastrados e  cerca de  dez por cento destes eventos tem possibilidade de acontecer em Fortaleza.  Segundo María José,  o segredo para captação destes eventos é pesquisa, ser ativo, comprometido e conhecer os parceiros para troca de informações, além é claro de possuir uma infratestrutura e acessibilidade boa.

MERCADO CENTRAL SERÁ REQUALIFICADO

O Mercado Central de Fortaleza, um dos mais importantes pontos turísticos de Fortaleza, será em breve requalificado, A Prefeita Luizianne Lins, no último dia 11', em ato no Palácio do Bispo, assinou a ordem de serviço da Reforma da Coberta do Mercado Central, que visa substituir toda sua manta asfáltica e a estrutura metálica. 
Esta será  a primeira grande intervenção no Mercado Central desde que ele foi construído e esta orçada em 1 milhão de reais, com repasse direto do Ministério do turismo. 
Durante o evento, foi apresentado o segundo projeto de reforma do Mercado Central, previsto para ser iniciado após o termino da reforma da coberta. Pelo documento, haverá a reestruturação do andar de estacionamento, com a reorganização das vagas e realocação da Casa do turista; construção de um anfiteatro, boxes e de área administrativa (para o funcionamento da Associação dos Lojista do mercado Central – ALMEC ); paisagismo e construção de um espelho d'água. Todo o Mercado será pintado, a entrada receberá paisagismo, os 16 banheiros serão reformados e será construída uma marquise, olhando para o rio Pajeú. 
ESTRUTURA - No Mercado Central, que é o maior do Nordeste, funcionam 559 boxes, 65 quiosques, 2 restaurantes e 4 lanchonetes. Em busca de artigos de couro, rendas, bordados, camisetas, lembrancinhas, bijuterias, jóias e produtos regionais ( como cachaça , licores, castanha e doce de caju) circulam, na alta estação, cerca de 5mil pessoas por dia no local. Na baixa estação , são mais de 2 mil pessoas diariamente.

ESTRUTURAÇÃO DE DESTINOS DE TURISMO RELIGIOSO

Basilica de Aparecida

O Ministério do Turismo selecionará cinco destinos brasileiros para participar do projeto Turismo Religioso: Experiências do Brasil. Os municípios interessados poderão inscrever-se, por meio da chamada pública que foi  lançada, anteontem, durante o 6° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, em São Paulo (SP). A ideia é estruturar destinos de turismo religioso do país, para que possam receber com qualidade os turistas motivados pela fé.
Por meio do projeto, o MTur realizará levantamento de dados e fará análise do turismo religioso nos cinco destinos selecionados por meio da chamada pública. Também apoiará a formatação de roteiros turísticos, desenvolverá ações de promoção e comercialização dos produtos dos destinos. Além disso, será elaborado catálogo, em três idiomas (português, inglês e italiano), com informações sobre os roteiros de turismo religioso formatados nos destinos selecionados.
No país, já foram identificados 96 produtos turísticos religiosos de Norte a Sul do Brasil. Dos 344 municípios que informaram possuir oferta de turismo religioso, 176 possuem calendário de eventos.
O edital com as regras da chamada pública estará disponível no site www.turismo.gov.br

ACORDO PARA A COMPRA DA WEBJET

Depende da autorização do  Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a compra da WEBJET pela GOL Se houver a autorização, diz o presidente da GOL, Constantino Júnior,  pretender manter os trabalhadores e renovar a frota da sua empresa., que ficará ao todo com 139 aeronaves com o acréscimo dos 24  Boeing 737-300 da WEBJET.  
O acordo da compra da Webjet já está selado, por R$ 311 milhões, dos quais cerca de R$ 96 milhões serão pagos aos atuais sócios e R$ 200 milhões são dívidas da Webjet com bancos. 

CONVÊNIO PARA IMPULSIONAR O TURISMO

No último dia 07 foi dado um passo importante para o crescimento do turismo no litoral norte do pernambucano. O secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa e o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), André Correia, assinaram junto com o presidente da Associação das Secretarias de Turismo (Astur-PE), Sérgio Aroucha, um Convênio de Cooperação Mútua para a realização do Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo Náutico do Litoral Norte.
De acordo com o presidente da Astur-PE, Sérgio Aroucha, a assinatura do convênio foi fruto de um trabalho que teve início há cerca de três meses, mas que está apenas começando. “Será feito um estudo dentro do prazo de três meses que será apresentado à secretaria de turismo de Pernambuco para que, a partir dele, o projeto de desenvolvimento do setor comece a ser colocado em prática gerando renda e emprego para o Estado”, afirmou Sérgio Aroucha.
Na solenidade, o consultor do Ministério do Turismo, Valter Garcia, apresentou dados e informações que mostram que o turismo náutico é hoje um dos segmentos que mais gera lucro, uma das provas disso é que um turista adepto a essa prática gasta cinco vezes mais que o turista comum. “
O vice-prefeito da cidade de Paulista, Dufles Pires, se mostrou confiante com a iniciativa. (Setur/PE)

EXPOSIÇÃO “BANDEIRAS DA NICE”

Anteontem, à noite, no Museu do Ceará, houve a abertura da exposição “Bandeiras da Nice”. evento em homenagem aos 90 anos da artista plástica Nice Firmeza. A exposição conta com um acervo de 28 quadros inéditos emoldurados feitos há 17 anos atrás pela artista. Os quadros são interferências realizadas a partir de um desenho do renomado artista plástico cearense Antônio Bandeira, que está num catalógo do Mini-Museu Firmeza, de propriedade Nice e Estrigas.
Nice Firmeza nasceu em Aracati, em 1921, onde iniciou na arte com uma freira do colégio onde estudava. Em 1951 a artista expõe pela primeira vez seu trabalho no Salão de Abril, participando, posteriormente, de mais treze edições. Entre 2003 e 2009 recebe várias homenagens, inclusive o título de cidadã de Fortaleza.

TRILHA DA COLUNA PRESTES É TEMA DE REUNIÃO

Autoridades de instituições ligadas à cultura e ao turismo da Paraíba se reuniram na última terça-feira, no auditório do Projeto Cooperar (Km 14 da estrada de Cabedelo), para discutir um projeto turístico e cultural da Trilha da Coluna Prestes. O objetivo do projeto é reconstituir a Trilha da Coluna Prestes na Paraíba com foco nas potencialidades turísticas dos municípios.
Durante a reunião,  o agrônomo Francisco de Assis Melo mostrou o resultado de suas pesquisas de reconstituição do roteiro geográfico da Coluna Prestes em sua passagem pela Paraíba, em 1926. A pesquisa, bastante rica em dados históricos, fotos e depoimentos de testemunhas que estavam presentes quando a marcha liderada por Luís Carlos Prestes passou pelo Estado da Paraíba, também contém as potencialidades turísticas e produtivas de cada município envolvido.
CONTEXTUALIZANDO O PROJETO – A Coluna Prestes foi um movimento político militar brasileiro liderado por Luís Carlos Prestes e Miguel Costa. Entre 1925 e 1927, seus integrantes percorreram 25 mil quilômetros pelo interior do país lutando por reformas políticas e sociais e combatendo os governos da chamada República Velha. Entre 5 e 12 de fevereiro de 1926, a Coluna Prestes passou pelo sertão da Paraíba, nos municípios de Uiraúna, Poço Dantas, Vieirópolis, Lastro, Santa Cruz, São Francisco, Pombal, Coremas, Piancó, Santa dos Garrotes, Nova Olinda, Tavares, Princesa Isabel, Santa Terezinha, Catingueira, Patos, Emas e Olho D'Água, percorrendo 330km do território paraibano.
Registro fotográfico da Coluna Prestes
O projeto de reconstituição da Trilha da Coluna Prestes na Paraíba é uma ação conjunta do Projeto Cooperar, Secretaria de Cultura do Estado, PBTur, Sebrae e prefeituras municipais e associações culturais, e consiste em transformar o fato histórico num fator de desenvolvimento cultural e turístico desses municípios do Sertão, valorizando sua importância histórico-cultural na história da Paraíba.
Potencialidades turísticas – Nessa ação conjunta, além do lançamento do livro de autoria de Francisco de Assis Melo (“A Paraíba na Trilha da Coluna Prestes”), estão previstas a finalização de um documentário cinematográfico e a realização de palestras, debates, projeções de cinema e distribuição do livro nos 18 municípios sertanejos. (Setur/PB)

NOVO CENTRO DE CONVENÇÕES EM SÃO PAULO

A prefeitura de São Paulo vai lançar edital para a construção de um novo centro de convenções, com área de mais de 5 milhões de metros quadrados.  Foi o que revelou, na quarta-feira,13, o prefeito da cidade, Gilberto Kassab, durante a cerimônia de abertura do 6º Salão do Turismo, no Parque de Exposições do Anhembi.
Segundo Kassab, o novo centro de convenções, que vai superar em tamanho o Anhembi, onde se realiza o 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, vai ser importante para que a capital passe a sediar até 54 grandes eventos anuais. Hoje são 23, incluindo as competições automobilísticas Formula 1 e Fórmula Indy e o São Paulo Fashion Week. 

REFORMA DO ESPAÇO CULTURAL CACIQUE CHÁ

Espaço Cultural Cacique Chá em obras

Fundado na década de 50 como Casa de Chá, passando a reduto da boêmia sergipana nos anos 80, quando alcançou seu apogeu por reunir pensadores e artistas consagrados, o Espaço Cultural Cacique Chá, situado na Praça Olimpio Campos, começou a ser totalmente revitalizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo,
Tido como um dos restaurantes mais finos da sociedade sergipana à época, o Cacique Chá possui no seu interior as obras do artista plástico sergipano Jenner Augusto. Os painéis do artista, pintados na parede do edificio, foi um marco da pintura moderna brasileira e mostram a influência de Portinari. Os murais produzidos por Jenner possui um enorme valor histórico-cultural e foi pintado com tinta a óleo nas paredes com um tema bem regional ao qual retratou a bravura dos índios.
Com um investimento de R$ 400 mil, a reforma do Espaço Cultural Cacique Chá e a restauração dos painéis existentes no local, está sendo realizada por meio da ecretaria de Turismo, no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Desse total, R$ 250 mil será destinado para a reforma e R$ 150 mil para a restauração dos painéis. (Setur/Sergipe)

CAMPANHA "PIAUÍ FESTA DO SOL"

O Governo do Piauí lançou, na segunda-feira (11), no Palácio de Karnak, a campanha Piauí Festa do Sol, visando à atração de turistas para o litoral piauiense na atual temporada de férias. Ao todo, 15 órgãos estaduais realizam ações integradas para garantir a tranquilidade dos visitantes do litoral.
O governador Wilson Martins destacou que esse será um período de férias especial no litoral do Piauí, por ser o primeiro após a conclusão da urbanização da orla da praia de Atalaia. “Temos uma iluminação impecável em Atalaia, com um calçadão lindo. Temos a garantia da Agespisa e da Eletrobras de que não faltará água nem energia elétrica. Determinamos que seja rigoroso com a questão de carros na praia. Nossa preocupação são férias com tranquilidade, sem aborrecimentos”, comentou o governador, acrescentando que “a praia é para o povo”. Destacou ainda a importância das parcerias com as prefeituras dos municípios litorâneos, Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia, para que a temporada de férias aconteça com tranquilidade, fazendo com que o turista tenha vontade de voltar ao litoral do Piauí.
Até a primeira semana de agosto o litoral sediará uma série de eventos esportivos, além de vasta programação cultural. As praças de eventos de Atalaia, por exemplo, contarão com exposições de artesanato. (Setur/PI)
DELTA DO PARNAÍBA - O presidente da Embratur,  Flávio Dino, em encontro com o deputado federal Osmar Júnior, falou sobre as possibilidades de incrementar o turismo internacional no Delta do Parnaíba, no Piauí. Por seu turno,  o deputado disse que está  trabalhando para que Parnaíba seja uma das sub-sedes da Copa do Mundo FIFA 2014. 
Dunas do Delta do Parnaiba
Flávio Dino comentou ainda as diretrizes da Embratur para promover o Brasil no exterior, ressaltando o Delta do Parnaíba, que integra a Rota das Emoções (Delta do Parnaíba, Jericoacoara e Lençóis Maranhenses). “
Localizado no extremo norte do estado do Piauí, na divisa com o Maranhão, é o único delta das Américas que deságua em mar aberto e o terceiro maior do mundo. Suas ramificações, braços formados pelo rio antes de encontrar o mar, desenham um arquipélago com mais de 75 ilhas, dunas, lagoas de água doce e uma floresta tropical.)

ALAGOAS GANHA NOVO ROTEIRO TURÍSTICO

Alagoas está formatando novo roteiro turístico. Chamado de Caminhos da Liberdade, o convidativo roteiro envolve etnia, cultura, natureza, ecologia, aventura e a observação de aves. O desenvolvimento desse produto tem o apoio do poder público, através da Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur-AL) e as Secretarias Municipais de Turismo e Meio Ambiente.
A primeira reunião de formatação aconteceu  na Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo, localizada em São José da Laje. Os municípios que inicialmente farão parte do processo, são: São Jose da Laje, Murici, Ibateguara e União dos Palmares. O objetivo é aumentar o leque de opções para o turista que chega ao Estado e ao próprio alagoano, com uma rota ecológica, cultural e rural. 
Durante o encontro, foram apresentados os atrativos de cada região que fará parte desse roteiro. Um dos destaques é o município de Murici com observação de aves, considerado um atrativo diferenciado pelos gestores. 
Para dar continuidade ao processo de construção e idealização, foi formado um grupo gestor com os representantes de cada município envolvido. Dentro do planejamento turístico, o roteiro Caminhos da Liberdade, será um produto inserido no Roteiro da Civilização do Açúcar e no Roteiro da Região dos Quilombos.
SELO CADASTUR - Pioneiro na iniciativa, o Estado de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) lançou na manhã do dia 11, o selo Cadastur, no Hotel Ponta Verde. O selo foi produzido pela Setur – AL e sinaliza a legalidade das empresas prestadoras de serviços turísticos, em Alagoas, que já possuem o cadastro no Ministério do Turismo. Os outros empreendimentos turísticos, como bares, restaurantes, agências, hotéis e pousadas também receberão o selo. 
O Ministério do Turismo trabalha com o cadastro de pessoas e empresas que prestam serviços turísticos, o conhecido Cadastur. O cadastro é gratuito e obrigatório. Já a classificação hoteleira, conhecida pelas estrelas, não é obrigatória. Mas, quem quiser se classificar, é preciso está cadastrado no Cadastur.(Setur/AL)

APOIO AO CÍRIO DE NAZARÉ

Há pouco mais de três meses para o Círio de Nazaré, o arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, membros da Diretoria da Festa de Nazaré e da Fundação Nazaré de Comunicação se reuniram com o governador Simão Jatene na última terça-feira para anunciar alguns detalhes do evento e pedir o apoio do governo do estado para a realização ao evento deste ano. 
“Viemos na verdade ratificar a parceria do governo durante esta festa maravilhosa que é o Círio. Saio desse encontro com a certeza de que poderemos contar com esse apoio. A conversa foi muito boa, ele ouviu nossas reivindicações e se colocou à disposição da Arquidiocese”, afirmou Dom Alberto.
O arcebispo também pediu ao governador que faça uma mensagem para ser publicada no Livro de Peregrinações, que terá em torno de 100 mil exemplares e será lançado no próximo mês. “Posso garantir que o governo irá ajudar no limite do possível e pretendo fazer o impossível para contribuir. Além da questão religiosa, o Círio representa algo grandioso do Pará, que é a união e a devoção do povo paraense”, disse o chefe do executivo.
O bispo auxiliar de Belém, Dom Teodoro Mendes, o coordenador da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré, César Neves, e a diretora da Fundação Nazaré de Comunicação, Marluce Guerreiro Milhomen,também participaram do encontro. Os membros da diretoria da festa entregaram ao governador o cartaz oficial do Círio 2011, composto por um mosaico de fotos de devotos. (Paratur)

TEJUBODE, A GRANDE ATRAÇÃO DO FINAL DO MÊS

Com o auditório do Sebrae lotado de autoridades e empresários, principalmente ligados à agroindústria,  foi lançada no último dia 12 a Feira da Caprinovinocultura – Tejubode. O  evento  acontecerá de 29 a 3l deste mês, no Parque de Exposição Joãozão,  e tem como  tema central  “Práticas e Tecnologias para a Conveniência do Semiárido” e o lema é: “o Desenvolvimento Regional com a Visão no Futuro e Sustentabilidade”.  Pela sua alta importância, vem colocando o  município de Tejuçuoca como a  capital cearense do bode, principalmente graças aos promotores e realizadores: a Prefeitura do município e o Sebrae/CE, reforçados com a assessoria organizacional da Prática Eventos.
Falaram na solenidade de lançamento o empresário Paulo Helder de Alencar Braga, presidente em exercício da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, João Porto Guimarães; o superintendente da área de Políticas e Desenvolvimento do Banco do Nordeste,  José Rubens Dutra; e o prefeito de Tejuçuoca,  Edilardo Eufrásio da Cruz.
REFERENCIA NO AGRONEGOCIO - o Tejubode este ano está na sua décima edição e já se tornou uma referência no Ceará por sua vocação de feira de agronegócio, com foco no desenvolvimento da ovinocaprinocultura. Também promove a divulgação da gastronomia local e da cultura popular. Pela sua importância,  é considerado um dos maiores da  área de ovinocaprinocultura, gerando negócios e investimentos significativos para a região do Vale do Curu e o Estado, de maneira geral. A programação rica e diversificada é motivo par atrair empresários e turistas em geral. São destaques: dança, música, artesanato,  agricultura familiar, festival gastronômico, exposição e julgamento de animais, clínicas tecnológicas, com palestras e oficinas, II seminário de pequenos produtores da caprinovinocultura, apresentações culturais e artísticas, shows com atrações regionais e nacionais e desfile de moda. 
Lançamento do evento
A importância maior desta X Feira da Caprinovinocultura – Tejubode de Tejuçuoca,  é  a geração de negócios, através da feira da caprinovinocultura, com a exposição e comercialização de animais, como também através dos concursos e premiações.
São patrocinadores do evento o Governo do Ceará e as secretarias estaduais do Desenvolvimento Agrário, do Turismo do Estado, de Secretaria da Cultura, Casa Civil, Agência de Desenvolvimento– Adece. Também o Ministério Da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Ministério do Turismo, oBanco Do Nordeste Do Brasil, o Banco do Brasil e a  Caixa Econômica Federal

CONFRATERNIZAÇÃO NO SKAL FORTALEZA

Como costumeiramente faz, o Skal Internacional de Fortaleza, sob a presidência da empresária Enid Câmara, no  dia 8 do corrente, no Parque Recreio,  reuniu seus associados e jornalistas para o  almoço semestral. Foi um encontro de muito alegria e confraternização.Na ocasião, os skalegas e skaladies aniversariantes do semestre foram homenageados

CAMINHO RELIGIOSO DA ESTRADA REAL

 Os secretários de Turismo, Agostinho Patrus Filho; de Planejamento e Gestão; Renata Vilhena; e os secretários adjuntos de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Augusto Lio Horta; e de Cultura, Mária Olívia de Castro; assinaram na noite da terça-feira (12), juntamente com o arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira, e representantes das Dioceses e Arquidioceses da área de abrangência do Caminho Velho da Estrada Real, Protocolo de Intenções para implantação do projeto “Caminho Religioso da Estrada Real: de Padroeira a Padroeira”.
O “Caminho Religioso da Estrada Real: de Padroeira a Padroeira” será um roteiro integrado de turismo religioso, envolvendo 86 municípios entre os santuários da Serra da Piedade, em Minas Gerais, e da Padroeira do Brasil, em Aparecida - São Paulo. Serão cerca de 600 km destinados à peregrinação e meditação, com conceito e sinalização turística indicativa baseados no Caminho de Santiago de Compostela.  
O roteiro está sendo planejado para que o turista possa percorrê-lo a pé, de bicicleta, ou a cavalo, se configurando como uma opção de turismo e peregrinação. O trajeto será demarcado para que o viajante seja capaz de se orientar através da sinalização distribuída ao longo de todo o percurso e através de guias ilustrados com mapas. A ideia é que o turista/peregrino receba um passaporte que será carimbado em pontos pré-estabelecidos. Ao final do percurso, um Certificado de Conclusão do Caminho Religioso será emitido para aqueles que tiverem todos os carimbos. (Setur/MG)

TERMINA DOMINGO A MAIOR FEIRA DE TURISMO DO BRASIL

Estande Parque Copa na Natureza 

O ministro do Turismo, Pedro Novais, abriu no dia 13, em São Paulo, o 6º Salão do Turismo — Roteiros do Brasil. O evento é considerado a maior exposição de produtos e serviços turísticos da América Latina no formato em que acontece evai até depois de amanhã, 17. A cerimônia foi marcada pela presença de cinco ministros de Estado, sete governadores e representantes de órgãos públicos de seis países, além de representações de todo o país.  “Queremos que o turismo entre definitivamente para a cesta de consumo dos brasileiros”, afirmou o ministro Pedro Novais no discurso de abertura. Anunciou mais que todo viajante que se hospedar em hotéis brasileiros será registrado em tempo real em um novo sistema online criado pelo Ministério do Turismo. A medida vai contribuir para mapear o fluxo de turistas no Brasil e orientar as políticas públicas com foco na Copa do Mundo de 2014. Os hotéis farão o registro gratuitamente, por meio de um endereço eletrônico disponibilizado pelo governo federal.
No Salão, há cinco módulos que abrangem desde uma feira com os mais novos roteiros turísticos do Brasil, mostra de manifestações culturais das cinco regiões brasileiras, ciclo de palestras, área de comercialização, encontro de negócios, e muito mais. 
O CEARÁ NO SALÃO - as potencialidades e os atrativos turísticos do Ceará vêm sendo apresentados pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur) no Salão do Turismo - Roteiros do Brasil.  Em um estande de 200m² localizado no espaço destinado à macrorregião Nordeste, a Setur/Ceará   promove  atrativos naturais e culturais, além de infraestrutura e equipamentos turísticos presentes no Estado, através de diversas atividades, como apresentações musicais e culturais típicas cearenses, encontro gastronômico e distribuição de material promocional. No espaço, organizado em parceria com a Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) e Sebrae Ceará, haverá degustação da cachaça cearense, levada pelo Complexo Y-Park, além de castanhas, cajuzinhos e paçoca, produtos típicos do Ceará.
Enquanto os visitantes do Salão do Turismo conhecem as belezas cearenses, São Paulo também conhecerá o autêntico forró nordestino., A banda Kbra da Peste está mostrando a música típica do Estado. No setor Vitrine Brasil, na área de Gemas e Jóias, o Estado, estamos  representados pelo designer de Quixeramobim, Francisco Antônio Rabelo, que utiliza em suas peças materiais como a prata, pedras semipreciosas, ametista, berilo, água marinha, cristais, quartzo, citrino, espinhos de mandacaru, cacto e couro.
Entre as ações do Ceará, numa iniciativa do Sebrae/CE , está a apresentação, no Núcleo do Conhecimento, da Vivência Mundo Jeri, realizada em Jericoacoara para a confecção de uma coleção de produtos artesanais visando incrementar o turismo do local. Outro destino em destaque será a Costa dos Ventos, roteiro integrado que envolve os municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba e Trairi.. Uma artesã da rota  participa do Salão no espaço Saber Fazer, onde o visitante pode conhecer de perto as técnicas e os processos produtivos mais tradicionais utilizados na produção artesanal brasileira. 
GARANTIA DE SOL CEARÁ” – A operadora de viagens CVC e a Secretaria de Turismo do Ceará, com o apoio da ABIH-CE, lançaram oficialmente ontem, à tarde, no Salão de Turismo, a quarta edição da ação promocional “Garantia de Sol Ceará”. O evento aconteceu no Estande Institucional do Estado. Estiveram presentes o secretário Bismarck Maia e outras autoridades e empresários de turismo,  , Régis Medeiros,  presidente da ABIH-CE,  Cleyton Armelin,diretor comercial e de vendas nacionais da CVC.
A VEZ DO PARÁ - Agentes de viagens, empresários do ramo da hotelaria e da joalheria, jornalistas, artesãos, artistas, promotores de eventos, produtores rurais e outros profissionais ligados à cadeia produtiva do turismo do Pará fazem parte de um esforço conjunto para mostrar no Salão a força do turismo paraense ao um público.
A coordenação do estande institucional do Pará é da Companhia Paraense de Turismo (mais de 1200m), que leva ao salão seis temáticas: artesanato, gastronomia, manifestações culturais, comercialização de produtos e núcleo de conhecimento, 
PRESENÇA DE PERNAMBUCO - O frevo toma conta do Salão. Dezenas de curiosos são atraídos pelo som do frevo, música autêntica de Pernambuco. Pouco depois da abertura da feira, às 14h, o maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério convidaram as pessoas para participar do evento do jeito que todo pernambucano gosta: com muito frevo e descontração, aliados a coreografias contagiantes.  A apresentação faz parte das ações da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) na 6ª edição do evento.
O maestro Forró e a Bomba do Hemetério começaram a apresentação com um cortejo, percorrendo os corredores da feira. Em seguida, o grupo seguiu para o Palco Nordeste. De amanhã (14) até sábado (16), o Palco Nordeste está com uma programação especial representando Pernambuco no Salão do Turismo. 

ROTA DO SOL SEMANAL 15/07/2011 - ISSUU