Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

CALEIDOSCÓPIO 05/10/2018

ELEIÇÕES – PENSAR E VOTAR COM CONSCIÊNCIA – Depois de amanhã, dia 7, surge um fio de esperança para que o Brasil volte a ser a pátria amada, idolatrada, um país em que as desigualdades sejam superadas o quanto possível, enfim em que todos se respeitem e tenham orgulho de viver. É o das eleições para escolha dos novos dirigentes desta nossa tão conturbada República.  Momento em que nós, o povo, devemos refletir e votar com consciência para escolher pessoas em que confiamos a fim de nos representar com lisura e seriedade. Chega de votar em seu fulano ou beltrano porque é nosso conhecido, do nosso agrado, mas que têm uma vida não recomendável. Naqueles que, sem maiores qualificações, procuram com o pleito arranjar um “empego” que assegure uma vida de lorde para si e seus familiares. A eleição se nos apresenta como o instante certo de escolhermos homens e mulheres capazes, moral e intelectualmente falando, de reconduzir o País no rumo do progresso, do  bem-estar social.  Deixemos de lado o ódio e o preconceito. Está difícil, mas o Brasil necessita urgentemente de não continuar no caminho que nos leva a ser uma republiqueta igual às que, mundo afora, infelicitam a vida dos seus cidadãos. Sei que não está fácil escolher os candidatos ideais e que nos tire do caminho perigoso até agora espelhado pelos nossos líderes maiores nos últimos tempos. A “briga” pela Presidência da República está cada vez mais confusa, digladiando-se, principalmente, os candidatos mais à direita e à esquerda. E os que se dizem do Centro, até agora também não empolgaram. Aqui, no Ceará velho de guerra, a estação pré-eleição não vem entusiasmando. Parece-nos que o atual governador, candidato ao segundo mandato, corre folgado em busca do seu objetivo.  Tem a apoiá-lo mais de vinte partidos! Afora este estranho fato, acrescente-se que é bem avaliado. Portanto, diante do “imbróglio” das eleições, votar nos melhores ou menos ruins é o caminho.
ÊXITO – Terminou com bastante éxito a Feira Internacional de Turismo, realizada de 29/set a 02/out.  A FIT na Argentina  recebeu a visita do presidente da República,  Mauricio Macri, bem assim do secretário de Governo do Turismo, Gustavo Santos, além de diplomatas de cerca de 50 países e   mais de 10 governadores de províncias argentinas, afora autoridades e empresarios de varios países, principalmente da América do Sul. 
As rodadas de negócios, inovação, tecnologia e treinamento instaladas voltaram a ser chave nesta nova edição da mais importante Feira Internacional de Turismo da América Latina. O éxito refletiu-se nos números e acontecimentos: excedeu 98.000 visitantes - 66,457 públicas profissionais + 32.000 - e uma agenda lotada de shows, apresentações e atividades especiais para os profissionais, a participação de 52 países e 24 províncias ; 4.084 nomeações acordadas nas Rodadas de Negócios; 1.657 expositores e 109 conferências em seus 5 auditórios.
PRÊMIO BRAZTOA - A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) anunciará no próximo dia 26, em Ilhabela (SP), o resultado final do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018/19. Meios de hospedagem, parques temáticos, operadoras de turismo, agências de viagem, organizações não governamentais e projetos acadêmicos de universidades públicas e privadas estão entre os finalistas anunciados durante a 46ª Abav Expo Internacional, que terminou na sexta-feira (28) em São Paulo.Três foram indicados para cada categoria: Associados Braztoa, Agências de Viagem, Meios de Hospedagem, Resorts, Parceiros do Turismo e Projetos Inovadores. 
Todos os finalistas recebem certificado de participação no dia da premiação e o vencedor de cada categoria leva um troféu personalizado. A iniciativa melhor avaliada entre todas as categorias, com exceção da categoria de projetos inovadores, leva também o troféu "Prêmio Top Sustentabilidade".
FESTIVAL DO HAMBURGUER - Para os hamburgueiros de plantão, uma boa notícia: a terceira edição do Festival do Hambúrguer vai dar o segundo hambúrguer grátis ou o lanche em dobro na compra de um combo ao apresentar o cupom da Cuponeria (www.cuponeria.com.br). O site e aplicativo de descontos preparou, ainda, uma surpresa adicional: quem usar o cupom em quatro restaurantes diferentes e avaliar cada experiência, ganha um kit exclusivo da Cuponeria de presente. As melhores casas de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza (Prime Burger) e Curitiba participam da saborosa promoção, que começou no último dia 1º e continua até o final deste 30 outubro.
Para participar basta acessar o site ou aplicativo da Cuponeria, escolher os cupons que mais gostar e apresentar nos estabelecimentos durante o período de validade. 

O TURISMO QUE QUEREMOS

Usaremos, neste artigo, o denominado plural majestático, para não ficarmos sempre no Eu... Eu... Eu, como afirmam alguns políticos, dirigentes de órgãos públicos e da iniciativa privada, em seus discursos, inclusive na presença de seus colaboradores. Escutamos muito frases, como: eu fiz isso, fiz aquilo e, sem falsa modéstia, enumeram realizações pessoais, esquecendo-se da existência de seus auxiliares, que são os pais das ideias e propostas, para a excelente execução das atividades diárias e resultados satisfatórios para as organizações e a sociedade. É que o uso do Eu parece dar mais credibilidade para os que procedem assim. Ledo engano! 
Mas, vamos ao que interessa: o Turismo que queremos, parodiando a sucateada frase da Rede Globo de Televisão “O Brasil que você quer”, é o destituído de amadorismo, de enganação ao turista, ao visitante, de não exploração financeira a seus bolsos, de falta de educação, de informações verídicas, sobre os atrativos de polos turísticos, de se vender algodão por veludo e de exploração sexual a menores e a  adultos.
O Turismo que queremos, amigo-leitor, é o que deve ser desenvolvido, de forma sustentável, sem agredir o Meio Ambiente, sem demolir monumentos e prédios históricos, em nome do progresso, sem desrespeitar a cultura dos nativos, sem visar somente ao lucro exagerado, sem oferecer hospitalidade e serviços de qualidade (não existe esse negócio de péssima, má, boa e ótima qualidade) , pois a palavra qualidade já diz tudo, não necessitando de adjetivos. 
O Turismo que queremos é o praticado com ética, transparência e profissionalismo em todas as ações, por menores que sejam. É o que traga melhores condições de vida para os habitantes de determinado destino turístico e não, apenas, para quem se beneficia de suas vantagens pecuniárias, econômicas, sociais e culturais, pois Turismo, para nós, para uma minoria de pessoas, precisa  ser ações coletivas na base de um por todos e todos por um. Referimo-nos às variadas modalidades do Turismo.
O Turismo que queremos é aquele, onde fala mais alto, a qualidade de vida da população visitada, mediante uma infraestrutura física de suporte ao setor, uma política cultural e social diversificada, preocupação constante com o lado sanitário, com a limpeza urbana, diariamente, nas ruas, avenidas, ambientes públicos, monumentos, bustos, estátuas, prédios sem pichações,  sem  águas fétidas, armazenadas nas coxias, ao redor de praças, verdadeiros esgotos a céu aberto.
O Turismo que queremos, caro leitor-amigo, é o que traz satisfações pelo bem-estar dos turistas, visitantes e populares. Para tanto, é necessária, dentre outros fatores, a vontade política de governantes e empresários do ramo, que, unidos, em prol de um turismo plural, capaz de beneficiar os diversos segmentos desse setor, sem perdas e, sim, ganhos coletivos.
O Turismo que queremos – pode até parecer uma utopia – mas é o que atraia turistas e visitantes, tornando-os mais conscientes, a respeito da realidade dos polos receptivos, e que amplie seus conhecimentos, acerca da cultura e o “modus-vivendi” da população, a qual abre os braços e os corações, para recebê-los bem.
Bem! O Turismo que queremos é aquele que possa proporcionar às pessoas, quer turistas, visitantes e toda a população, a sensação de felicidade, por desfrutar de momentos agradáveis, em uma terra, vizinha ou distante da sua moradia. Um Turismo que estimule a vontade de retornar sempre ao local de suas horas de lazer ou de negócios. Enfim, o Turismo que queremos é o que possibilite a integração, o amor, a compreensão ao próximo, o respeito à diversidade de culturas e jamais contribua para a poluição da natureza: flora, fauna e recursos hídricos. Por último, votos de maravilhoso fim de semana, obrigado pela leitura e excelente votação.

HENRICÃO, UM REMANESCENTE DOS ÁUREOS TEMPOS.

Todos sabem que sou torcedor inquestionável e fiel do fantástico Esporte Clube Bahia. O que muitos não conhecem é o meu passado de vinte anos exercendo a crítica esportiva no, então, Diário de Notícias, e no Estado da Bahia (matutino e vespertino), ambos órgãos dos “Diários e Emissoras Associados”. Por conta disto, vivenciei de perto a trajetória do querido tricolor.
A par disto, sou biógrafo do próprio Bahia, com três livros editados: “Bahia de Todos os Títulos”,” Futebol Paixão e Catimba” e Atualização da Trajetória Tricolor.
Estou, pois, vibrando com a reportagem inserida na edição do “Correio da Bahia”, que relata um pouco da história de um dos maiores ídolos do “esquadrão de aço”: Henricão. Henrique Alves é, sem a menor dúvida, uma das mais expressivas legendas que contribuiu de forma decisiva para um currículo fantástico dessa agremiação brasileira.
Senão vejamos: em janeiro de 1957 foi trazido para o tricolor baiano pelo competente e saudoso técnico Lourival Lorenzi. Integrou o plantel do Bahia por seguidos 10 anos, durante todos os quais foi titular absoluto da zaga imbatível, de então. 
Henricão guarda com muito carinho em seu currículo façanhas inigualáveis, pois foi, por exemplo, um dos protagonistas do feito mais do que espetacular da conquista do primeiro título de campeão nacional acontecido no futebol brasileiro (I Taça Brasil). Esteve presente em todos os jogos daquele certame, sobretudo dos três últimos contra o Santos, em 1958/1959, nas vitórias de Vila Belmiro, em Santos – derrotado na Fonte Nova – e no espetacular e consagrador triunfo do Maracanã.
Ele próprio evidencia que a conquista invejável do Bahia não aconteceu em disputa final contra um time qualquer. Mas sim, enfrentando o poderosíssimo Santos, à epoca do Rei Pelé (que participou das finais), mas não somente ele, como também os cracaços Dorval, Mengálvio, Coutinho e Pepe.
“Gigante de Ébano”, apelido que lhe foi atribuído pelo saudoso companheiro Carlos Lima, amealha tantas outras conquistas num cartel realmente invejável. Senão, vejamos: Campeão Brasileiro em 1959, vice-campeão brasileiro em 1961 e 1962, campeão do Norte/Nordeste em 1959, 1961 e 1963, penta-campeão baiano em 1958/1959/1960/1961/1962, além das diversas e expressivas jornadas que cumpriu no Brasil e no exterior, a exemplo da Europa, África, América do Sul e Estados Unidos.
Ao lado dessa “covardia” de campanha, integrou o esquadrão nos 51 jogos que constituiu a série invicta do Bahia, no período de 21 de janeiro a 4 de novembro de 1962. Era técnico tricolor outro “monstro sagrado” do futebol pátrio, João Paulo Oliveira, o consagrado Pinguela.
Alia a todo esse acêrvo brilhante a disputa da Taça Libertadores da Améerica de 1960 e 1964, além do Torneio Internacional de Nova York, em 1964, bem assim de todos os jogos da seleção baiana no campeonato brasileiro de seleções, da época, como absoluto titular.
Foram, ao todo, constitutivos da fantástica coleção de nada menos do que 405 jogos que disputou naqueles 10 anos de Bahia, entre 1957 e 1967. Isto como titular absoluto, quando revelou uma muito especial característica, sobretudo em comparação ao futebol de hoje: apesar do seu porte físico muito avantajado, nunca utilizou da fôrça para vencer os adversários. 
Henricão formou zaga com alguns dos mais destacados atletas da época, alguns até considerados como absolutas legendas do esporte nacional, como Juvenal Amarijo (o Juva da Copa). Além dele, Bacamarte, Pinheiro (ex-Fluminense carioca), Russo, Gonzaga, Ivan, Pepeu, Hilton, Tiago e Dario, até o então jovem Roberto Rebouças.
Mas, com quem mais se entendeu dentro das quatro linhas foi com Vicente Arenaria Filho, com o qual praticamente “jogava por música”. Disciplinado, foi um adversário extremamente leal para com os atletas que combatia. Por cuja razão era muito difícil se machucar.
Mas, uma bela qualidade que lhe acompanha ainda hoje é de ser inveterado torcedor do Esporte Clube Bahia. Persegue ainda hoje toda a trajetória do seu clube do coração. O que comprova o fato de que, em 2005, depois de 38 anos de ter deixado as fileiras da agremiação, retornou a Salvador e visitou o antigo Fazendão, quando chegou a chorar pelo rebaixamento à segunda divisão do seu querido tricolor.
Carioca de Cachambi, Zona Norte do Rio, hoje residindo na Pavuna, mesma Zona Norte, Henrique Alves não se descura no cuidado que tem com a sua vastíssima e valiosa coleção de troféus, medalhas, faixas, camisas, flâmulas e fotografias. No que é auxiliado pela neta Maynah.
É, sem dúvidas, um exemplo bom de recordar.

NA ARGENTINA - O BRASIL FOI DESTAQUE NA FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO

Até o dia 2 último, Buenos Aires, sediou um dos principais eventos do turismo na América do Sul. A 23ª Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT) reuniu representantes de 50 países, em um espaço de 35 mil m², com 1.450 expositores. O estande brasileiro ocupou espaço de destaque no pavilhão com 25 expositores distribuídos em uma área de 180 m².
O local foi é dedicado à promoção e comercialização dos destinos nacionais. Atualmente, os turistas argentinos representam 40% de todos os visitantes internacionais que entram no Brasil. “Temos de dedicar especial atenção ao principal mercado emissivo de viajantes para o nosso país”, comentou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, que participou da cerimônia de abertura do evento.
Ao todo, os turistas argentinos injetaram US$ 1,625 bilhão na economia brasileira. Em 2017, o Brasil recebeu R$2,6 milhões de turistas argentinos, um crescimento de 64% em relação a 2011, quando o número registrado foi de R$ 1,6 milhão.
Durante a abertura da FIT, o secretário de Turismo da Argentina, Gustavo Santos, frisou a importância econômica do setor de viagens. “Somos responsáveis por um em cada cinco empregos criados no mundo. Estamos falando de um setor de mão de obra intensiva, um setor que conecta as pessoas e, por isso, deve ter prioridade absoluta nas agendas estratégicas”, comentou Santos. Para ele, o setor é uma das soluções para o país enfrentar a crise.
Nos dias do evento, além das exibições dos filmes selecionados para a Mostra Competitiva, também haverá apresentações de companhias artísticas locais, exibição de longas convidados pela direção do festival, Mostra Latino-Americana, e contará com a presença de diversos nomes das mais variadas áreas do segmento audiovisual.

ESTUDO DA CNM - PARA O SUDESTE, DESTINADOS 80% DOS RECURSOS DA LEI ROUANET

Quase 80% do total de recursos captados via incentivo fiscal da Lei Rouanet em todo o país, entre 1993 a 2018, ficou na região Sudeste. Isso é o que mostra o estudo da área técnica de Cultura da Confederação Nacional de Municípios (CNM) Concentração dos Recursos Captados por meio da Lei Rouanet. Entre os anos de 2016 e 2018, 68,14% foram para o Rio de Janeiro e São Paulo. Só os dois Estados receberam 22% e 46%, respectivamente, do total captado no ano passado.
Conhecida como Lei Rouanet, a Lei Federal 8.313/1991 instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura, estruturado para ser implementado por meio dos seguintes mecanismos de financiamento de programas, projetos e ações culturais: incentivo fiscal; Fundo Nacional de Cultura; e Fundos de Investimentos Culturais e Artísticos – esse ainda não implantado. Em relação ao incentivo fiscal, os proponentes são os responsáveis por apresentar, realizar e responder pelos projetos culturais.
Desde sua implementação, o mecanismo de incentivo fiscal apresenta histórico de profunda concentração entre poucos Municípios de algumas regiões. De 1993 até agosto deste ano, 79,52% ficou na região Sudeste; 11,62% na região Sul; 5,45% na região Nordeste; 2,58% na região Centro-Oeste; e apenas 0,83% na região Norte. Em valores, foram distribuídos mais de R$ 17 bilhões em todo o Brasil, durante o período. A região com maior vantagem recebeu R$ 13,9 bilhões e a menos beneficiada captou apenas R$ 145 milhões. O estudo também mostra os demais valores regionalizados. 
A CNM aponta ainda que, do montante captado pelo Norte, por meio do mecanismo de incentivo fiscal da Lei Rouanet, nos últimos 24 anos, equivale ao que foi investido na região Sul apenas em 2017. Ano passado, o Sudeste concentrou 78,85% do valor captado. As demais regiões ficaram com: Sul, 13,68%; Nordeste, 4,86%; Centro-Oeste, 1,69%; e Norte, 0,93%. Até agosto, foram captados R$ 265,6 milhões em incentivo fiscal para Sudeste; R$ 54,9 milhões para o Sul; R$ 24,2 milhões para o Nordeste; R$ 9,4 milhões para o Centro-Oeste; e R$ 2,8 milhões para o Norte.
Entre 2016, 2017 e 2018, cinco Estados se destacaram na captação desses recursos. São eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. Acre e Roraima não obtiveram recursos da Lei Rouanet em 2016. Em 2017, a mesma situação se repetiu nos dois Estados e, também, no Amapá. No entanto, os números mostram uma pequena descentralização de 2016 para 2018, como, por exemplo: o Sudeste, que concentrou 80,49% dos recursos em 2016, registrou redução para 78,85% em 2017.
O mapeamento mostra também que as regras da Instrução Normativa do Ministério da Cultura (MinC) 5/2017 para fomentar a descentralização dos recursos ainda não obtiveram resultados suficientes porque não consideram o critério intraestadual, entre os Municípios de um mesmo Estado. Elas observam apenas os critérios entre regiões e entre Estados – inter-regional e interestadual.  Por exemplo: dos recursos captados na região Sudeste, o interior do Rio de Janeiro e de São Paulo – que juntos somam 735 Municípios – podem registrar captação de recursos equivalente à de Municípios da região Norte.

GOL - ACOMPANHAMENTO DE VIAGEM: AMPLIADO O SERVIÇO

A GOL ampliou a possibilidade de utilização do serviço de acompanhamento de viagem, o Voe Junto, para todos os clientes que precisam de assistência, do check-in ao desembarque. O programa, inicialmente disponível para crianças de 5 a 11 anos, agora poderá também ser utilizado por qualquer passageiro, seja adolescente, adulto ou idoso, incluindo pessoas com dificuldades cognitivas para compreensão ou comunicação.
Por meio de uma pulseira de identificação com tecnologia de rastreamento sem fio, todas as informações do trajeto serão transmitidas em tempo real, com possibilidade de acompanhamento do status de viagem pelo aplicativo da companhia e/ou por e-mail.
COMO FUNCIONA - Após contratar o serviço, disponível para voos nacionais e internacionais da GOL (exceto Miami, Orlando, Quito e Suriname), o passageiro recebe a pulseira com um chip de identificação no momento do check-in e, a cada fase da viagem, colaboradores da companhia fazem a leitura eletrônica dos dados do aparelho para atualização do status de localização, além de acompanhar o passageiro durante todo o percurso. Entre as áreas responsáveis, estão as equipes dos aeroportos da origem, conexões/escalas e destino.
No momento do check-in, no aeroporto, é necessário informar para quem devem ser enviadas as informações sobre o voo e, a partir daí, o amigo ou familiar que não está junto com o Cliente durante a viagem, receberá as informações sobre cada etapa.
Caso haja alguma intervenção operacional, como o cancelamento ou atraso de voos que possam alterar a viagem do Cliente, a GOL irá contatar a pessoa indicada no cadastro para verificar a melhor acomodação. Para crianças de 5 a 11 anos, o serviço permanece obrigatório.
 O VALOR - O serviço já está disponível nos canais de vendas da GOL e agentes de viagem, pelo telefone  0300 115 2121 ou diretamente nas lojas VoeGOL e aeroportos. Para compras realizadas no Brasil, custo é fixo de R$149, o trecho doméstico e R$ 349, o trecho internacional. Já nas compras realizadas no exterior, o valor é de USD 50 para voos domésticos e USD 110 para voos internacionais (convertidos para moeda local). Disponível para venda em todos os países operados pela GOL, exceto Argentina.

EM JOINVILLE - COM DESFILE TÍPICO COMEÇA AMANHÃ A BIERVILLE

A programação da Bierville – Festa da Cerveja de Joinville, começa oficialmente amanhã, 6 de outubro, com o desfile típico que sairá às 11 horas, da Cidadela Cultural Antarctica (rua XV de Novembro, 1383. O desfile será acompanhado por trio elétrico, trenzinho, bicicleta articulada, um ônibus e dois caminhões antigos, todos caracterizados no autêntico estilo germânico, além do Fusca da cervejaria Volksbier que fará a distribuição de chope durante o percurso. 
A carreata vai percorrer ruas centrais da cidade e, pelas 12h30min deverá chegar ao Mercado Público Municipal, onde já estará acontecendo o “Esquenta Bierville”. Será uma grande festa com a participação de cervejarias que estarão na Bierville, gastronomia e muita música, até o fim da tarde. O quesito obrigatório para participar do desfile será o uso do traje típico alemão, conforme modelo que consta no regulamento.  A Bierville será realizada de 11 a 14 de outubro, na Expoville.  
CHOPE EM DÚZIA - Além das melhores cervejas artesanais da região, gastronomia e música típica, a Bierville também terá opções de entretenimento, sempre valorizando as tradições germânicas que dão o tom à festa. Jogos típicos germânicos realizados pelo Grupo Folclórico Windmühler, Concurso Chope em Dúzia, onde ganha quem tomar doze copos de chope em menos tempo, sem deixar a bebida escorrer são algumas das atrações. (Jornalista Nelci Seibel,- Abrajet//SC)

ELEIÇÕES - FESTA CÍVICA : O DOMINGO SERÁ UM MARCO POSITIVO PARA O BRASIL?

As atenções de todo o País e até no mundo estão voltadas para as eleições que serão realizadas no próximo domingo, dia 7, em todo o território nacional. A partir das oito (8) e até as dezessete (17) horas, iremos todos escolher as principais autoridades que, aa partir de janeiro de2019, irão dirigir politicamente. As expectativas aumentam a cada momento em busca de respostas positivas.  
CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA – O Tribunal Superior Eleitoral registrou, para disputar domingo o cargo de presidente da República os seguintes candidatos:
Jair Bolsonaro (PSL) – 17.Vice Hamilton Mourão (PRTB) 
Fernando Haddad (PT) – 13. Vice, Manuela D'Ávila 
Ciro Gomes (PDT) – 12. Vice, senadora Kátia Abreu 
Geraldo Alckmin (PSDB) – 45. Vice, senadora Ana Amélia (PP-RS)
Marina Silva (Rede) – 18.Vice Eduardo Jorge (PV)
Alvaro Dias (Podemos) – 19. Vice, Paulo Rabello de Castro (PSC)
 Henrique Meirelles (MDB) – 15. Vice, Germano Rigotto (MDB),
João Amoêdo (Novo) – 30.Vice, Christian Lohbauer (Novo)
Guilherme Boulos (PSOL) – 50. Vice, Sônia Guajajara (PSOL)
José Maria Eymael - (Democracia Cristã) – 27. Vice Helvio Costa (DC)
Cabo Daciolo (Patriota) – 51. Vice, Profa Suelene Balduino (Patriota)
João Goulart Filho (PPL ) – 54. Vice, Léo Alves (PPL).
Vera Lucia (PSTU) – 16. Vice.  Hertz Dias (PSTU). 
CANDIDATOS AO SENADO – As eleições 2018 têm recorde de mulheres candidatas ao Senado, mas a desigualdade persiste.
No eleições de domingo, dois terços das vagas do Senado — 54 do total de 81 — podem ser renovadas. São 352 candidatos que concorrem ao cargo de senador em todo o Brasil, número maior que o de todas as eleições com dados consolidados disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (desde 1994).
NO CEARÁ - No pleito de 2018, os eleitores do Ceará vão poder eleger dois senadores. Os candidatos que têm registro no TRE são estes, em ordem alfabética:
Alexandre Barroso (290 - PCO); Anna Karina (505 - PSOL); Cid Gomes (123 – PDT) ; Dr Márcio Pinheiro (178 – PSL) ; Dra. Mayra (456 – PSDB); Eduardo Girão (900 – PROS); Eunício Oliveira (151- MDB); João Saraiva (180 – REDE); Pastor Pedro Ribeiro (177 – PSL) ; Pastor Simões (500 – PSOL) ; Robert Burns (360 – PTC) .
Os candidatos neste ano a governador pelo Ceará são os seguintes:
Governador: Camilo Santana (PT) 13. Vice-governadora: Izolda Cela (PDT). 
Guilherme Theophilo (PSDB) 45. Vice-governadora: Emília Pessoa (PSDB).
Governador: Ailton Lopes (PSOL) 50. Vice-governadora: Raquel Lima (PCB)
Governador: Hélio Góis (PSL) 17. Vice-governadora: Ninon Tauchmann (PSL)
Governador: Francisco Gonzaga (PSTU) 16. Vice-governadora: Reginaldo Araújo (PSTU)

HOTÉIS DEVEM OFERECER ADAPTADOR DE TOMADA UNIVERSAL

A Câmara analisa o Projeto de Lei 10304/18, do deputado Lincoln Portela (PR-MG), que torna obrigatória a disponibilização gratuita de adaptadores de tomada universal nos estabelecimentos comerciais que ofereçam serviço de hospedagem. Pelo texto, o descumprimento sujeitará os infratores às medidas previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).
A proposta prevê que o adaptador fornecido – no mínimo um por hóspede – deve ter certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Devem ser afixadas etiquetas em português, inglês e espanhol que informem sobre a disponibilidade dos adaptadores. Conforme o texto, a futura lei entrará em vigor 120 dias após a publicação.
Segundo o autor do Projeto de Lei, a adoção dos novos padrões de plugues e tomadas tem sido gradual no Brasil, de modo que o consumidor ainda vem ajustando a sua rotina para se adequar aos modelos atuais. 
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Turismo; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Com a Agência Câmara Notícias).

ATÉ 15 DE OUTUBRO - ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O FESTIVAL CURTA CANOA

Considerado um dos mais tradicionais eventos de cinema do Ceará, o Festival Latino Americano de Cinema de Canoa Quebrada, mais conhecido como Curta Canoa, está com inscrições abertas até o dia 15 de outubro. Os interessados em participar da Mostra Competitiva devem solicitar o regulamento e ficha de inscrição pelo e-mail isacc.social@gmail.com, Facebook do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (Isacc Isacc), Facebook do evento (Curta Canoa) ou whatsapp (85) 9 9693 91 90.
O festival será realizado entre os dias 19 e 24 de novembro, na Praia de Canoa Quebrada. Para participar do evento é necessário ser uma produção de realizadores brasileiros e latino-americanos, concluída a partir de 2017, e que deve ter até 20 minutos. A trama poderá abordar qualquer tema e apresentar-se nos gêneros: documentário, ficção, animação ou experimental.
PREMIAÇÕES - Os filmes selecionados vão concorrer em nove categorias – melhor filme, melhor direção, melhor roteiro, melhor fotografia, melhor trilha original, melhor direção de arte, melhor ator, melhor atriz e melhor som – e poderão receber premiações em dinheiro (valor a ser fixado pela diretoria, após a avaliação dos resultados das parcerias) ou em serviços.

COSTA CRUZEIROS 7 ILHAS DO CARIBE EM 7 DIAS COM SERVIÇO PARA BRASILEIRO

Punta Cana, Ilha  Catalina, Rep Dominicana
O Caribe é o sonho de consumo para grande parte dos brasileiros. As belas e exóticas ilhas caribenhas, com seu mar azul turquesa e as praias de areia branquíssima encantam os viajantes a bordo dos navios.
De dezembro de 2018 a março de 2019, o Caribe é uma das rotas internacionais da Costa Cruzeiros que leva ao paraíso. E, para aproveitar o melhor do verão na região e curtir as mais belas praias do mundo, a companhia marítima preparou condições exclusivas em seus itinerários, com embarque facilitado e isenção de visto para embarques de La Romana, na República Dominicana.
Partindo de La Romana, o Costa Pacifica navega por sete noites, percorrendo a Ilha Catalina, ainda em território dominicano; e as localidades de Basseterre, em St. Kitts e Nevis, St. John's em Antigua, Fort de France, capital da Martinica, e Point a Pitre, em Guadalupe. Antes de retornar a República Dominicana, os cruzeiros no Costa Pacifica realizam paradas em Philipsburg, capital de St. Maarten, no pedaço da ilha administrada pelo governo holandês. Como atrativo principal, o mar de St. Maarten agrada aos diferentes perfis de visitantes. São sete destinos inusitados para uma viagem dos sonhos e com o melhor custo/benefício.
Os serviços disponibilizados nos cruzeiros pelo Caribe a bordo do Costa Pacifica foram pensados para atender aos hóspedes do Brasil. Os diários de bordo com as atividades programadas para os dias de viagem são entregues nas cabines no idioma português. Para facilitar a comunicação dentro do navio, nada melhor do que uma tripulação que fala a sua língua. Do lado da gastronomia, os drinques e pratos típicos do Brasil são combinados com o melhor da culinária italiana em alto-mar.
Os pacotes especiais estão disponíveis para as saídas a partir de 17 de dezembro de 2018 até 18 de março de 2019. No feriado de Carnaval, dia 4 de março, a Costa oferece um pacote a partir de 10 parcelas de R$ 207,80 (por pessoa, em cabine interna dupla na categoria Basic, com taxas já incluídas).

OKTORBERFEST - EM BLUMENAU A MAIOR FESTA DA TRADIÇÃO ALEMÃ NO MUNDO

A cidade de Blumenau abriu na noite da quarta-feira (3) a 35ª edição da Oktorberfest, considerada a segunda maior festa da tradição alemã no mundo, atrás apenas da Oktoberfest de Munique, na Alemanha. O evento aguarda receber nos próximos dias cerca de 600 mil visitantes, quase o dobro da população local, de 348 mil pessoas. Por causa da chuva, o desfile de abertura pelas ruas centrais de Blumenau, com 3 mil pessoas vestidas a caráter, foi adiado.
Ao discursar na solenidade de abertura, na Vila Germânica, o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, lembrou que a cidade "fez do Turismo uma grande alavanca para vencer a tragédia que foram as enchentes de 1983 e 1984. O evento recuperou a economia local, contribuiu para promover a internacionalização da cidade e também resgatou a autoestima de toda uma região que foi abatida pelas inundações”.
O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, afirmou que é um orgulho, para a cidade, ser exemplo de desenvolvimento para outros municípios que enxergam no Turismo uma grande oportunidade econômica. 
A Oktorberfest da cidade prossegue até o dia 21 com atrações que incluem bandas típicas nacionais e vindas da Alemanha, o tradicional chopp em metro, desfiles a caráter, cardápio com mais de 150 itens da gastronomia germânica

FESTIVAL DE TEATRO INFANTIL - ATIVIDADES ARTÍSTICAS EM FORTALEZA, SOBRAL E SÃO GONÇALO

Companhia teatral K’Os Coletivo, do Ceará,
 no espetáculo Guerra de Cup&Cake.
Ocupar ruas, praças e teatros com as mais diversas artes, sugerindo a crianças de todas as idades que “quebrem a corrente” que as prende à TV, ao tablet ou ao celular e saiam de “suas cavernas”. Inspirada no Mito da Caverna de Platão, esta é a proposta do TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, que chega à 8ª edição, a partir de amanhã prosseguindo até o domingo, 14 deste mês.  São mais de 50 atividades artísticas de diversas linguagens, realizadas em Fortaleza (6 a 13/10), Sobral (10 a 14/10) e São Gonçalo do Amarante (14/10). Toda a programação é gratuita.
Nos espaços cênicos, 15 atrações locais, nacionais e internacionais apresentam espetáculos de teatro, circo, música, teatro de rua, palhaçaria, teatro de animação, teatro para bebês, dança e performance, originalmente destinadas ao público infantil, mas que despertam a atenção de público de todas as idades. Exibições de filmes da Mostra ComKids e oficinas também marcam a programação do Festival.
Em Fortaleza, o 8º TIC faz jus à sua proposta de promover a arte que ocupa, e espalha espetáculos por espaços diversos. São eles:Centro Cultural Banco do Nordeste, Theatro José de Alencar, Centro Cultural Belchior, Centro Cultural Grande Bom Jardim, Hospital Infantil Albert Sabin, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Cinema do Dragão, Espaço Arena Dragão do Mar, Teatro Dragão do Mar), Porto Dragão e a Rua Dragão do Mar, ao lado da Escola Porto Iracema das Artes. Em Sobral acontece na Casa da Cultura, Theatro São João, Praça São João e Hospital Regional do Norte. Nesta edição o Festival chega a São Gonçalo do Amarante, no litoral oeste do estado, com atividades na Praça da Igreja Matriz.
Apresentado pelo Ministério da Cultura e Enel, o 8º TIC é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura). Tem o patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), da Aeris e da Alliance Química. Apoio institucional: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e parceria com várias instituições e municípios.  
Também de Brasília o TIC recebe a Cia Circo Rebote, com dois espetáculos, “Inka Clown Show” e “Tome sua Poltrona”. 
A pernambucana Odília Nunes vem ao Festival acompanhada por “Ester”, uma boneca de 18cm de altura, que a artista manipula com os dedos das mãos. 
Outro espetáculo é “Iaiá e os Erês”. Iaiá faz comidas mágicas, colhe flores encantadas e caça diamantes na lua; além de cantar, dançar e tocar sua guitarra acompanhada da banda de Erês. 
ATRAÇÕES CEARENSES – Afora atrações de outros estados, há várias também do Ceará. Com espetáculos de circo, teatro, música e dança, os artistas cearenses têm um destaque especial neste 8º TIC. São oito atrações com apresentações nas três cidades e três com oficinas de circo (grupo Garajal), de sonoridade e de cata-vento (marcos maracatu) e de Skate (Tiago Studart e Tucano).
-Pongue (a partir de 6 anos) e Sessão Bambolê (a partir de 6 anos).

A VI BIENAL DE DANÇA DE PAR EM PAR JÁ COMEÇOU

Cena 11 Cia de Dança (SC) apresenta “Protocolo Elefante”
No dia 19 de outubro, o Theatro José de Alencar certamente terá casa cheia com a cerimônia e o espetáculo de abertura de mais uma Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par Em Par. É a sexta edição dos anos pares da Bienal – a primeira foi há 10 anos, em 2008 – criada como desdobramento da veterana Bienal de Dança, dos anos ímpares, iniciada em 1997. A noite será de abertura oficial, mas o fato é que esta edição já acontece fora dos palcos desde o final de junho, com duas importantes ações formativas na capital e no interior: os Trajetos em Cena e os Percursos de Criação, projetos que a Bienal realiza há quatro anos.
A Bienal De Par Em Par formaliza o compromisso em atender a demanda dos profissionais da dança no Ceará por ações continuadas na área de formação, principalmente para que os níveis de impacto constatados, que vão além de sua programação oficial, possam ser ampliados. Com estas ações, a Bienal procura fomentar e dar visibilidade à produção local, fortalecendo os processos colaborativos de criação, nacional e internacionalmente.
TRAJETOS EM CENA - Nos Trajetos em Cena, jovens dos bairros Vicente Pinzon, Praia do Futuro e do Morro de Santa Terezinha participam de oficinas ministradas por profissionais renomados nas artes cênicas no Ceará: iluminação (Walter Façanha), sonorização (Renato Sabóia) e figurino (Marina Carleial). Essas atividades formativas vão dar o devido suporte a dois espetáculos da Bienal. Um deles, “Sagração da Primavera”, é um trabalho coreográfico do cearense Márcio Medeiros com bailarinos do Vicente Pinzon, foi apresentado no dia 21, às 18h, no Theatro José de Alencar, e, no dia seguinte,às 18h em Pacatuba, cidade que este ano também recebe a programação da Bienal. O segundo é “Lança”, dos coreógrafos Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, de São Paulo, com bailarinos dos bairros Bom Jardim e Centro, numa parceria da Bienal com a Vila das Artes. Foi ao palco no dia 26, às 19h, em Trairi, e ontem, também às 19h, no Teatro Dragão do Mar.
PERCURSOS DE CRIAÇÃO - Nos Percursos de Criação,  a Bienal realiza este ano residências de coreógrafos convidados com três companhias cearenses. Pela primeira vez no Brasil, Amy Bell (Inglaterra) conduz dois desses intercâmbios que resultarão em duas criações coletivas. 
No Litoral Oeste do estado, a Paracuru Cia de Dança trabalha com Fabrice Ramalingom, um dos mais reconhecidos coreógrafos franceses da atualidade que, juntamente com Dominique Bagouet, criou o Danse Festival no Centro Nacional Coreográfico de Montpellier, um dos mais importantes centros da dança contemporânea europeia. O resultado dessa residência será “Doce – um hino à juventude”, que foi apresentado no dia 19, às 20h, em Paracuru, no dia 25, às 21h, no Teatro do Dragão, em Fortaleza, e no dia 27, às 20h, em Trairi, também no Litoral Oeste

DIA PADROEIRA DO BRASIL - NO FERIADÃO, FORTALEZA DEVE RECEBER CERCA DE 75 MIL TURISTAS

A capital cearense deve receber no feriado da Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida, na sexta-feira vindoura, dia 12, cerca de 75 mil turistas. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Ceará (ABIH-CE), a estimativa de ocupação da rede hoteleira para o período é de 77,9%, um impacto econômico de aproximadamente R$ 200 milhões, em três dias de feriado prolongado.
Fortaleza foi apontada pela plataforma de viagens Voopter, ferramenta que compara preços de passagens aéreas, como o terceiro destino mais procurado pelos brasileiros para o feriado, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
Para o secretário municipal do Turismo, Régis Medeiros, outubro costuma ser um mês de movimentação para o turismo, em que as pessoas aproveitam para fazer viagens mais curtas, dentro do próprio País. “Estamos bem otimistas, Fortaleza vem liderando o ranking entre os nacionais e em quase todos os feriados do ano estivemos com a média de 75% a 80% de ocupação dos nossos hotéis”, afirma.
A Capital também foi apontada pelo buscador de viagens Kayak como o quarto dos destinos nacionais mais pesquisados pelos usuários, no período de 11 a 14 de outubro, saindo de todos os aeroportos do Brasil.

AMANHÃ, EM ITAJAÍ - A MAIOR COMPETIÇÃO DE VELA OCEÂNICA DE SANTA CATARINA

A cidade de Itajaí será palco da maior competição de vela oceânica de Santa Catarina. Amanhã, 6,  o município, considerado um polo náutico catarinense, receberá a 1ª edição da Regata Marina Itajaí Marejada. A prova organizada pelo Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha e pela Marina Itajaí com o apoio da Prefeitura de Itajaí e Secretaria de Turismo é considerada a final do Catarinense de Oceano e também é válida como sétima das nove etapas da Copa Veleiros de Oceano 2018. Tem como objetivo difundir ainda mais a cultura da vela e as experiências ligadas à navegação. A expectativa é de que cerca de 30 equipes do estado de Santa Catarina integrem a disputa.
Com percurso de 35 milhas náuticas, o equivalente a 65km de distância, a prova terá largada às 11h na Sede Oceânica do Iate Clube, em Jurerê, Florianópolis, e a previsão de chegada é por volta das 17h a cidade de Itajaí. O público poderá acompanhar a recepção aos velejadores e a entrega das medalhas de participação no pavilhão do Centreventos, ao lado da Marina Itajaí. Já a entrega oficial de troféus por categoria e o prêmio para o primeiro barco, o fita azul, pelo município de Itajaí, acontece logo em seguida, às 18h, na Marina Itajaí, seguido de jantar aos participantes inscritos.

EM DIA COM FESTURIS 05/10/2018


VISITE CEARÁ NEWS 05/10/2018


ROTA DO SOL 05/10/2018 ISSUU