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sexta-feira, 23 de agosto de 2019

CALEIDOSCÓPIO 23/08/2019

PROMOÇÕES DO TURISMO - É ponto pacífico que a propaganda é a alma dos negócios, “Slogan” de que quem não se anuncia se esconde há muito vem sendo a matriz principal do crescimento, das “vendas” de quaisquer produtos nas mais variadas atividades comerciais como de resto em todos os segmentos que procuram êxito. No turismo do Brasil não poderia ser diferente. Nos últimos anos, a atividade, que aparecia diletante, lúdica nos primeiros anos de sua vivência passou a ser um meio importantíssimo na afirmação econômica dos estados, marcante e muito na arrecadação de divisas. Daí a necessidade de se mostrar mais. Daí a quase obrigação de participação dos entes responsáveis nas feiras e eventos, pequenos ou de grande porte, no Brasil e no exterior. Foi assim que a nossa Jericoacoara, um recanto bonito e bucólico já quase no final do litoral do Estado, ganhou nome no mundo, a ponto de hoje ser ícone do turismo brasileiro. Em anos passados, já há algum tempo, acanhadamente mas visível lá estava Jeri divulgando as suas riquezas, o seu potencial de encantamento turístico. O mesmo também ocorreu com destinos hoje consolidados das várias regiões do País.  Portanto, é não deixar a peteca cair, pois a luta é intensa na conquista de mercados, de potenciais viajantes.  No Nordeste, as secretarias de turismo, principalmente da Bahia, de Pernambuco e da Paraíba, se movimentam com frequência na realização de “road shows” no país inteiro e no exterior exaltando o que têm de melhor para oferecer, suas belezas naturais, costumes, festas e culinária. No sudeste, não obstante a hegemonia de gigantes como São Paulo e o Rio de janeiro, o pessoal de lá continua atento na conquista de mais de turistas, razão da efetivação de grandes e pequenas feiras, de consolidados eventos, como o da ABAV nacional.  Mandam fortes delegações aos mais importantes congressos do mundo, exibindo a sua riqueza turística. Como destino, estão sentindo o interesse que está havendo por outros “paraísos” que não apenas os de suas órbitas. Os estados do sul, nesta ordem de conquistas de turistas, não estão parados. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se estão reinventando, criam e divulgam atrações variadas a cada momento, oferecem novos equipamentos de divertimentos, de hospedagem. O nosso Ceará, não obstante a posição invejável do momento, conquistado principalmente após o “hub” da Fraport (Air Feance, KLM e Gol),  conforme pesquisa do IBGE, está firme na luta de mostrar ao mundo o que pode oferecer em termos de um turismo diversificado,  proclamando que há muito não temos apenas sol e praia. A receptividade do povo para com os visitantes, os bons meios de hospedagem, os mais variados equipamentos turísticos, a culinária diferenciada, as alegres noitadas, enfim uma gama grande de oportunidades para bem agradar turistas, jovens ou idosos, estão na lista dos que continuam promovendo o turismo cearense. Louve-se neste aspecto o trabalho intenso da Secretaria de Turismo do Estado, principalmente no exterior, incansável não apenas na conquista de novos equipamentos para a otimização do setor, mas também em propagar para conquistar o que de melhor podemos oferecer a quem nos visita. Também, aplausos para a administração do município que dia a dia se esforça para tornar Fortaleza uma cidade ainda mais cativante, com foco não apenas no povo da terra,  mas visando o visitante também. Neste sentido,, exalte-se o valioso trabalho de formiguinha da ABIH/Ceará que há vários anos divulga o nosso turismo no Brasil inteiro. Agora mesmo, desde a última segunda-feira e até amanhã, 24, está com a ação promocional TemNoCeará- Road Show Nordeste em Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa e Natal. Com representantes não apenas na hotelaria cearense, como também de várias entidades que compõem o turismo da terra, com  apoio do Governo, da Prefeitura da Capital, o #TemNoCeará! está com ações exibindo toda a infraestrutura turística e hoteleira do Ceará, assim como os principais atrativos do Estado: humor, alegria, eventos, praias, gastronomia, hospitalidade, negócios, religião, diversão, experiências, Sol e tudo que temos para atrair turistas. É assim que o turismo brasileiro está caminhando para conquistar mais e mais turistas e sair do pouco expressivo número de visitantes que recebe todo o ano.
CAPACITAÇÃO - Na manhã da segunda-feira (19), começou o Programa Qualifica, um ciclo de capacitações com lojistas da Avenida Monsenhor Tabosa, no auditório da Loja Belik. A ação é realizada pela parceria entre as Secretarias do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE) e a Associação dos Lojistas da Monsenhor Tabosa (Almont).
Na ocasião, os participantes conferiram a palestra “Liderança e Gestão de Conflitos”, ministrada gestora do Projeto de Turismo Fortaleza do Sebrae-CE, Eveline Tabosa. “
Na abertura do evento, o secretário do Turismo de Fortaleza,, Alexandre Pereira, ressaltou que a Avenida Monsenhor Tabosa vem demonstrando uma nova vocação. “A Monsenhor Tabosa está vivendo uma nova dinâmica, que engloba, além do comércio, a gastronomia, a cultura e o turismo. Ela faz parte da Praia de Iracema e, junto com o Mercado dos Pinhões e o resto do bairro, estará totalmente requalificada até o final da gestão 
EMBAIXADORES DO TURISMO – A Embratur concedeu na última terça-feira, 20. o título de Embaixadores do Turismo à dupla sertaneja Bruno e Marrone, No ato, que contou com diretores e o presidente do Instituto, Gilson Machado Neto, os cantores assinaram o diploma do cargo, aceitando a missão voluntária de divulgar as belezas e a cultura brasileira em suas mídias sociais.
 O trabalho dos Embaixadores do Turismo, promovido pela Embratur, é totalmente voluntário. Os representantes recebem os materiais de promoção internacional do turismo brasileiro a fim de influenciar os turistas internacionais a visitarem o Brasil. 

NADA DE SUPERESTIMAR INFORMAÇÕES SOBRE TURISMO

Em nossos comentários, sempre repetimos que não se deve superestimar o que um polo turístico tem de agradável, útil e belo, para ser “vendido” aos visitantes. Jamais se deve “vender” algodão por veludo. Isso, a que nos referimos, chama-se propaganda enganosa ou, em outra palavra, malandragem.
Na primeira vez, engana-se o turista, mas a persistência, nesse abuso, afasta-o, definitivamente, do pólo turístico receptor. Portanto, nada de querer dar uma de sabidão, quando se tratar de praticar o marketing do potencial turístico de determinada localidade.
Solicitamos aos que exploram, racionalmente, essa atividade econômica que sejam éticos, profissionais e transparentes em suas ações. Nada de amadorismo e, acima de tudo, jamais desrespeitar os consumidores (Ler, atentamente, o Código do Consumidor), para, inclusive não prejudicar os turistas.
Vale fazer a advertência, pois, ao entrar muito dinheiro na jogada, costuma-se, às vezes, esquecer-se da parte ética dos negócios, parecendo ser mais importante dar-se bem financeiramente e o consumidor-turista que se dane. Veja, leitor, que não estamos generalizando essa situação.
Aqui, registramos nosso reconhecimento aos dirigentes públicos (nas três esferas) e empresários do Estado do Ceará que levam as atividades turísticas a sério, conscientes de que o Turismo ajuda na integração dos povos e na tão almejada Paz Social, sem falar na geração de emprego e renda.
E fica, ainda, um apelo aos governantes e empresários do ramo: continuem a explorar o Turismo, porém com profissionalismo, dignidade, sem denegrir a imagem do Ceará Turístico e muito menos poluir os recursos naturais (flora, fauna e mananciais), quando da execução de projetos de suporte ao setor. E, mais uma vez, a advertência: todos precisam colaborar para a sobrevivência do planeta Terra e dos seres que nele habitam.
Por último, outro alerta: nada de, em nome do progresso pelo progresso, tornar nosso “habitat” insuportável, destruindo tudo da natureza, simplesmente, com a ambição de querer ficar cada vez mais rico, não se importando com a sustentabilidade do desenvolvimento socioeconômico e cultural, seja lá de que região for.

DIFICULDADES DO TURISMO BRASILEIRO

A experiência de tantos anos – algumas décadas – dedicados à divulgação do turismo, no Brasil, permitiu-nos, por evidente, a identificação de inúmeros obstáculos que, estranhamente, ainda persistem em dificultar o desenvolvimento de atividade tão importante e crucial para o crescimento econômico do país. Essa dificuldade passa desde a insensibilidade de governos, à ausência de investimentos indispensáveis aos projetos equivocados, que impossibilitam um percurso mais racional em demanda ao esperado e justo progresso.
Algumas dessas dificuldades situam-se na esfera da carência de acessos mais consentâneos a necessidades dos deslocamentos dentro dos extensos limites físicos do nosso território. Evidente que as duas principais formas de movimentação neste país gigante que se denomina de BRASIL são as vias aéreas e terrestres.
Tomando-se por ponto de partida as condições naturais de que dispõem os viajores compulsórios, como eu, identificam-se como dificuldades naturais o alto custo dos deslocamentos aéreos. Uma política inadequada não consegue interferir positivamente, de cujos resultados resultem condições mais ajustadas às possibilidades dos usuários.
A par do alto custo das viagens aéreas, pontificam, ao longo dos anos, inquestionáveis ausências de ajustes no poder público, no sentido de preservar a continuidade de atuação de empresas que se afirmam, não simplesmente, como eficientes, mas indispensáveis à elevada qualidade do sistema.
Refiro-me a episódios – pelo menos três na história contemporânea do país – que, embora incompreensíveis, marcaram de modo lamentável no desenvolvimento da aviação comercial brasileira. Foram eles os fechamentos da PANAIR DO BRASIL, da VARIG e da VASP. Quem, como este escriba, vivenciou a época de atuação das três, não terá dificuldade em reconhecer a excelência de comportamento que marcou o transcurso das suas atividades, enquanto puderam sobreviver.
Pelo menos duas delas – PANAIR e VARIG – constituíram-se, indiscutivelmente, em companhias modelares, não simplesmente para as nossas carências tupiniquins, mas pelo reconhecimento e proclama expresso do mercado internacional. No entanto, apesar do extraordinário nível de suas qualidades, não lograram receber do poder público as atenções indispensáveis para o contorno de suas dificuldades. Não existe uma política adequada que busque preservar o sistema.
E sucumbiram.
Vive assim, e então, ao sabor dos seu próprio desígnio, a aviação comercial brasileira, ou melhor, sobrevive da sua própria sorte.
A par disto, busco aqui um enfoque que perpassa pelos caminhos terrestres os quais nos fazem interligar entre as diversas regiões. E nesse enfoque, não há como deixar de reconhecer que somos ainda mais carentes de uma política agressiva e direcionada a qualificação das nossas rodovias.
Ainda fatos históricos nos remetem aos equívocos identificados na política desenvolvida pelo tão exaltado ex-Presidente JUSCELINO KUBITCHEK DE OLIVEIRA. Ao lado da sua criação maior que foi, sem dúvidas, Brasília, pecou irrecorrivelmente, na tentativa de implantar um projeto de desenvolvimento industrial brasileiro. Na sua busca pela afirmação definitiva da indústria automobilística, equivocou-se desastradamente, ao imaginar que somente através de rodovias se poderia atingir tal desiderato.
E o que ocorreu? Simplesmente conseguiu dizimar a extraordinária e tão eficiente rede ferroviária que, como consabido, era – como deveria ser – a busca mais inteligente para reduzir as nossas tão ricas distâncias. E tentou implantar uma malha rodoviária como solução.
Ocorre que, ao longo de todas estas dezenas de anos, a sua política no particular não obteve o mesmo entusiasmo dos que lhe sucederam e continuamos com uma deficiente “malha rodoviária”. Senão, que vejam a forma tão lenta como “engatinham” as obras de construção de novos caminhos, tanto quanto a busca de duplicação das estradas existentes. Exemplos flagrantes as BR-116 e BR-101, para não mencionar outras esquecidas pela ação dos governos.
Para consolidar estes argumentos, quero lembrar, de passagem, a experiência que vivi com a minha família, há poucos dias. Apaixonado que sou pelas viagens rodoviárias, demandei a João Pessoa, encantadora capital da Paraíba, onde fui testemunhar a comemoração do primeiro aniversário do “sobrinho-neto-afin” JOÃO. Evidente que utilizamos a excepcional “Linha Verde” que nos leva ao encontro da BR-101, a partir de Estância, em Sergipe.
Ali tem início a desventura. A pretensa duplicação percorre o território sergipano, até a divisa com Alagoas, em situação extremamente irregular. Ao lado do fato de que, já há muitos anos, aquela duplicação não se consuma, é possível testemunhar inúmeros trechos com extensas áreas concluídas mas não incorporadas, de modo incompreensível. Fato que gera “engarrafamentos”, por vezes, monstruosos, com atraso evidente do tempo de viagem.
Mas onde desejo analisar é o trecho que mais se aproxima de Recife. Já quando alcançávamos a região metropolitana daquela capital, nas suas cercanias, um estrangulamento monstruoso que nos obrigou a amargar a lentidão absurda, nos fez conviver com um asfalto tão irregular quanto penoso, tornando inacessível mesmo o seu estado de conservação.
Aquele desconforto nos fez atrasar a viagem em, pelo menos, duas horas. O que nos levou a enviar uma mensagem ao querido “irmão” pernambucano LUIZ FELIPE, revelando a nossa estranheza pela situação. Ele tentou minimizar a questão alegando o engarrafamento como fruto do jogo do “seu” Santa Cruz...!!!
O mais absurdo como pode ser julgada a questão é que os trechos, chegada em Recife e saída para João Pessoa, são da responsabilidade, expressa, do Governo do Estado.
Daí...

CALENDÁRIO NACIONAL DE EVENTOS - NO MÊS DO FOLCLORE, DESTAQUE PARA O TURISMO CULTURAL

Carimbó
Com 250 opções registradas para o mês de agosto, o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo é marcado por festivais que fortalecem o turismo local por meio da gastronomia, da cultura e dos negócios. Na Serra Gaúcha, de colonização europeia, o 47° Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, que foi até este domingo (4), reuniu 40 grupos folclóricos de diferentes países, cerca de 1,5 mil artistas e um público estimado em 130 mil visitantes para curtir o artesanato, a culinária e danças típicas da região.
Na vizinha Canela, aconteceu também até o domingo (4) a 26ª Festa Colonial de Canela. Já no Norte do país, o 9º Festival do Folclore e do Carimbó, na Ilha de Marajó (PA), nos dias 24 e 25 deste mês, é uma das celebrações em homenagem ao Dia do Folclore Brasileiro, comemorado em 22 de agosto em todas as regiões do país. Em Minas Gerais, a Rota do Café realiza o São Lourenço Coffee Music, de hoje a domingo, 18, com extenso cardápio gastronômico e shows de blues, jazz, moda de viola e MPB.
Ainda no segmento da gastronomia, a riqueza e diversidade da culinária catarinense estiveram presentes no Parque Vila Germânica, em Blumenau, de 2 a 4 de agosto. Já a Praia do Rosa, também em Santa Catarina, foi mais uma vez cenário do Del Vino. O evento reuniu diferentes tipos de vinhos, música e pratos com pacotes especiais de hospedagem durante o período. Em Paraty (RJ), de quinta-feira até domingo (18, acontece o 37ª Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty e na cidade de Tiradentes (MG), entre os dias 24 de agosto e 1 de setembro, haverá o 22º Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Os chefs mineiros serão as estrelas do evento.
Em Icapuí, litoral leste cearense, o 13º Festival da Lagosta, que ocorreu no final da semana passada, se consolidou como um dos principais eventos do calendário cultural e turístico do Ceará. Nos estados do Norte, é o verão amazônico que chega com a estação da seca e o surgimento das praias fluviais. Até 4 de agosto, Itupiranga (PA) foi um dos destinos que celebram a temporada das águas baixas (vazante) em seu 71ª Veraneio da Praia do Macaco. Turistas do Suriname e Guiana Francesa, além de brasileiros, estão entre os frequentadores do balneário nas margens do rio Tocantins.
Já o inverno continua sendo motivo de festivais neste mês de agosto nas regiões mais frias do país e até no Agreste Potiguar, atraindo 50 mil visitantes na 9ª edição do Festival de Inverno de Serra de São Bento (RN). O evento agrega cultura, gastronomia e artesanato num projeto de turismo sustentável e regionalização da atividade turística. Em Brasília (DF), houve festa junina, de 9 a 11 de agosto. O Maior São João do Cerrado é uma celebração da cultura nordestina em pleno Planalto Central com a presença de grande público, além de comidas típicas, artesanato e música regional.
Na extensa programação de agosto, a Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região (AVIRRP) realizaram na sexta-feira e sábado (3) a 23ª Feira AVIRRP com o intuito de potencializar o mercado de viagens e turismo de eventos e enviar ainda mais turistas do interior de São Paulo para todo o Brasil. Outro exemplo de turismo de negócios da região é a Fenasucro e Agrocana, em Sertãozinho, de 20 a 23 de agosto, com a presença dos principais representantes do setor de açúcar, etanol e bioenergia no país e de mais 43 países. (Com o MTUR)

ATÉ 1º DE SETEMBRO - FESTIVAL CULTURA E GASTRONOMIA EM TIRADENTES

O tradicional Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes chega à 22ª edição em 2019 a partir de hoje e até e 1° de setembro, com cerca de 200 atrações gastronômicas, em estandes de chefs e produtores, cozinhas ao vivo, aulas, palestras e eventos requintados com cozinheiros convidados. Apresentado por Bradesco e Cielo, em 2019, entre os destaques estão os Festins, jantares que voltam a ser protagonizados por chefs relevância nacional, como: Marcelo Petrarca (DF), Alberto Landgraf (RJ), André Mifano (SP), Morena Leite (SP), Henrique Gilberto (MG) e Marco Gil (CE).
No Festival, os estandes se dividem entre a Praça da Rodoviária e a Praça Campos das Vertentes, com pratos variados. Na Praça da Rodoviária, que concentra restaurantes de Belo Horizonte, estão confirmados: Caio Soter, do Alma Chef; Janaína Barrozo, do Cabernet Butiquim; Naiara Faria, do La Palma; Mariana Oliveira, do Roça Grande; e Rodrigo Zarife, do Ro.ZA Bistrô. Já a Praça Campos das Vertentes homenageia a gastronomia da região, com chefs e restaurantes de Tiradentes: Vicente Teixeira, da Estalagem do Sabor; João Lombardi, do Ora-pro-nóbis; Mariana Cavalcanti, do Plano B; Lucas Pereira, do Cultivo; Fabiana Porto, da Taberna dos Inconfidentes; Luiza Lacerda, do Biroska; e Wanderson Martins, da Cia. do Boi. 
As praças também sediam o espaço Origem ao Prato, onde chefs convidados preparam receitas em tempo real, que podem ser degustadas pelos visitantes. Na Praça do Conhecimento haverá os espaços Interativo e Degustação, com palestras de especialistas em gastronomia. 
.A base da curadoria gastronômica é a Expedição Fartura que já percorreu o Brasil inteiro em mais de 77 mil km coletando informações sobre chefs, produtores, produtos, ingredientes, mercados e receitas. Além disso, a presença dos festivais Fartura em todas as regiões do país consolidam o Fartura – Comidas do Brasil como a mais completa plataforma e fonte gastronômica do país.

CRESCIMENTO DA REGIÃO - TREM TURÍSTICO DE BELO HORIZONTE A BRUMADINHO

Reunião no Ministério do Turismo
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, apresentou aos diretores de Relações Governamentais e Internacionais da mineradora Vale, Luiz Ricardo Medeiros e Antônio Lannes, o projeto de um trem turístico entre a capital mineira, Belo Horizonte, e a cidade de Brumadinho. A audiência foi realizada na sede do MTur, em Brasília.
O titular da Pasta destacou que o turismo é uma alternativa rápida e segura para o desenvolvimento de Brumadinho e região. “Esse trem poderá transportar até 1.400 passageiros por viagem, desenvolvendo o setor e a economia local com o surgimento de novos serviços e demais atividades ligadas ao turismo”, afirmou Marcelo Álvaro Antônio.
Na ocasião, os representantes da Vale reforçaram o apoio e a parceria com o Ministério para a execução de projetos que ajudem a reestruturar a cidade. Para eles, a implementação do turismo na região terá um papel estratégico neste processo. No caso do trem turístico, a parceria será coordenada pelo MTur e apresentada aos demais envolvidos no projeto, que é originário da ONG Apito e foi incorporado pelo Ministério.
O destino turístico abriga, entre atrativos naturais e culturais, o Museu Inhotim. O espaço cultural fica inserido em um jardim botânico e é considerado a maior exposição de arte moderna e contemporânea a céu aberto do mundo. O local chegou a receber até três mil visitantes por dia e ainda não recuperou o público desde o rompimento de uma barragem de rejeitos de minérios há seis meses. (Com o MTUR)

TURISMO INDUSTRIAL É DESTAQUE EM CONGRESSO INTERNACIONAL

Discursão durante o congresso
O Ministério do Turismo participou, entre os dias 15 e 17 últimos, do 1º Congresso Internacional de Turismo Industrial, sediado em São Bernardo do Campo (SP). O evento reuniu cerca de 400 pessoas do Brasil e de países como França, Portugal e Argentina com o intuito de debater e trocar experiências vividas por empresas que atuam neste segmento. O Turismo Industrial já é realizado com êxito em indústrias de produção de cachaça, de vinho, de utensílios domésticos e até fábricas de chocolate, de norte a sul do país.
A coordenadora de Mapeamento e Gestão Territorial do Ministério do Turismo, Ana Carla Fernandes, destacou que a Pasta tem observado de perto o potencial deste segmento, importante para o desenvolvimento de regiões turísticas como a do ABC Paulista. 
.Durante os três dias de evento, os participantes assistiram a palestras, painéis, mesas-redondas, exposições, mostras, visitas monitoradas e salas temáticas. Além do Ministério do Turismo, estiveram presentes representantes de empresas da cidade e de outros estados do país. O evento contou ainda com a participação de uma iniciativa internacional: o Programa de Turismo Industrial de São João da Madeira, Portugal.

EM PARNAÍBA - HOJE, FESTA DE LANÇAMENTO DA TRILHA DAS EMOÇÕES

O litoral do Piauí tem praias de águas cristalinas, dunas de areia clara, paisagens deslumbrantes do Delta e praticamente intocáveis. Agora, toda essa beleza estará mais próxima dos turistas do Brasil e do mundo com a inauguração da Trilha das Emoções, que será, nesta sexta-feira (23), às 9h, no Hotel Arrey, em Parnaíba. 
A trilha terá início no município de Chaval,  no Ceará, passando por Cajueiro da Praia, incluindo Barra Grande, Luís Correia e Ilha Grande, encerrando na divisa com o Maranhão. A Trilha das Emoções possui 187 quilômetros e em todo o percurso, o turista poderá conhecer um destino rico de belezas naturais, mas que ainda é pouco conhecido. 
Para o governador Wellington Dias, assim como o litoral recebe turistas que vêm motivados pelas praias, pelo evento de kitesurf, agora chegou a vez dos amantes de trilhas. Para o secretário de 
Turismo do Piauí, Flávio Nogueira Júnior, a trilha traz para o Estado reconhecimento mundial do turismo. 
A trilha passará por importantes pontos como Projeto Peixe-Boi, Cajueiro Rei, Barra Grande, Lagoa do Portinho, Dunas do Portinho e Tabuleiros Litorâneos. O turista também terá a opção de conhecer a Praia de Macapá, Maramar, Arrombado, Coqueiro, Lagoa do Sobradinho, Praia da Pedra do Sal, Porto das Barcas e Delta do Parnaíba.
Segundo a superintendente do Turismo da Setur, Carina Thomaz Câmara, a Trilha das Emoções vai movimentar o litoral piauiense, principalmente durante a baixa estação

CÂMARA DOS DEPUTADOS - APROVADO PROJETO QUE REGULAMENTA A VAQUEJADA

O Plenário da Câmara dos Deputados concluiu na última terça-feira (20) a votação do projeto de lei que regulamenta as práticas da vaquejada, do rodeio e do laço no Brasil (PL 8240/17). Os deputados rejeitaram três destaques do PT ao texto. A proposta será enviada à sanção presidencial.
O projeto é consequência da Emenda Constitucional 96, que, entre outros pontos, reconhece a vaquejada como um bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro. A emenda determinou a regulamentação da prática por uma lei específica, que assegure o bem-estar dos animais envolvidos.
De acordo com o texto aprovado, ficam reconhecidos o rodeio, a vaquejada e o laço como expressões esportivo-culturais pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro de natureza imaterial, sendo atividades intrinsecamente ligadas à vida, à identidade, à ação e à memória de grupos formadores da sociedade brasileira.
Regras - A proposta aprovada na terça-feira define as modalidades que passam a ser reconhecidas como esportivas, equestres e tradicionais. Na lista estão, entre outras, o adestramento, o concurso completo de equitação, o enduro, o hipismo rural, as provas de laço e velocidade, a cavalgada, a cavalhada, o concurso de marcha, a corrida, as provas de rodeio e o polo equestre.
O texto determina ainda que deverão ser aprovados regulamentos específicos para o rodeio, a vaquejada, o laço e as demais provas equestres, por suas respectivas associações, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Esses regulamentos terão de contemplar regras que assegurem a proteção e o bem-estar dos animais, e prever punições para os casos de descumprimento.
Sem prejuízo de outras leis que tratem do bem-estar dos animais, deve-se, em relação à vaquejada, assegurar água e alimentação suficiente sempre à disposição, assim como um local apropriado para o descanso. Também será necessário prevenir ferimentos e doenças por meio de instalações, ferramentas e utensílios adequados, além da prestação de assistência médico-veterinária. (Com a Agência Câmara)

SERTÕES 2019 - AMANHÃ, O INÍCIO DA MAIOR COMPETIÇÃO DE RALI DAS AMÉRICAS

A 27ª edição do Sertões – maior competição de rali das Américas - começa  amanhã, 24,  em Campo Grande (MS), e serão percorridos 4.857 km até a chegada, dia 1º de setembro, em Aquiraz (CE). Este ano, a grande novidade em relação aos carros de apoio é que estarão todos conectados com a tecnologia da Smart Driving Labs – empresa especializada em soluções de software e hardware para coleta, análise e interpretação de dados telemáticos automotivos.
Pela primeira vez na história do evento, as 55 picapes L200 Triton Sport cedidas pela Mitsubishi Motors como carros de apoio estarão conectadas. Durante as oito etapas da prova, a plataforma captará, em tempo real, diversos parâmetros dos veículos, como velocidades média e máxima, altitude, nível de combustível e de desgaste dos carros, entre outros, além de eventuais incidentes capturados pelo “acelerômetro” existente no dispositivo.
 Com o conceito “Reinventando a maneira de dirigir”, a Smart Driving Labs marca presença no rali com a missão de evidenciar o carro conectado, uma realidade próxima e que exigirá uma transformação no comportamento do motorista. 
A tecnologia e o monitoramento da Smart Driving Labs resolvem um problema muito importante na operação do Sertões: o cuidado com os veículos de apoio. “Com o sistema de monitoramento, temos certeza de que vamos retornar os carros da organização para a Mitsubishi no melhor estado possível.", dizJoaquim Monteiro, CEO da Dunas, empresa que organiza o Sertões.
 Dados da empresa de consultoria Gartner mostram que haverá 250 milhões de carros conectados em vias públicas até 2020. Esse crescimento no número de carros conectados terá um impacto positivo na infraestrutura de transporte do mundo. Para Schaeffer, esse aumento permitirá melhorar muito a segurança viária e levar esse setor de serviços a um novo patamar de desenvolvimento, aumentando o conforto e conveniência para os consumidores.

ALTA TEMPORADA - ALAGOAS VAI RECEBER VOOS EXTRAS DA GOL

O trabalho para expansão da malha aérea alagoana continua gerando bons resultados. Dessa vez, a companhia aérea Gol que anunciou novos voos extras para a alta temporada em Alagoas, partindo de Maceió para Brasília, São Paulo (Congonhas), Campinas e Rio de Janeiro (Galeão). Além dos voos extras, entraram em operação as três novas frequências da rota Guarulhos (SP) Maceió (AL), anunciadas para este mês de agosto. 
Todas as novas operações anunciadas pela companhia já estão com os bilhetes à venda. À frente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), Rafael Brito ressalta que o estado tem se destacado no cenário nacional com incentivos fiscais que fortalecem a malha aérea do Estado. 
Segundo o secretário Brito, o novo momento vivido por Alagoas, com uma economia estável e com crescimento na geração de empregos, também contribui para a boa relação comercial com estas grandes empresas. 

RESGATE DA TRADIÇÃO - OS SINOS DE IGREJAS DE SALVADOR VOLTARAM A TOCAR

Os sinos da igreja de Nossa Senhora da Vitória, no centro de Salvador, voltaram a funcionar No último domingo (18), durante as comemorações ao dia da santa católica. Datados de 1852 e 1939, os dois sinos foram colocados na torre do templo e, utilizando mecanismo automatizado, passam a badalar diariamente ao meio-dia e 18h, atraindo a atenção dos moradores e dos turistas em visita à cidade.

“Além do significado litúrgico da igreja, o tocar dos sinos pode ser considerado um atrativo turístico. Agora, a igreja da Vitória se junta à Catedral Basilica e às igrejas da Misericórdia, de Santana e São Bento no resgate desta tradição”, disse o secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco, após a bênção dos sinos, dada pelo padre Luís Simões.
Durante todo o sábado, o gestor visitou templos religiosos católicos. A iniciativa faz parte dos planos da Secretaria do Turismo do Estado para impulsionar o segmento religioso na Bahia, que terá grande visibilidade após a canonização de Irmã Dulce em outubro. 
IMPORTÂNCIA DOS SINOS - Durante a procissão de Nossa Senhora da Vitória, que ocorreu no domingo(18), o pároco da Igreja disse que a modernização do sistema é fruto de uma campanha realizada junto aos fiéis da igreja. “Os sinos são um valoroso instrumento de comunicação. Eles dão o tom da vitalidade da igreja e representam o chamado de Deus, que evoca, convoca, convida e desperta a fé das pessoas”, explicou o sacerdote

SANTANA DO SÃO FRANCISCO - ENTREGUE À POPULAÇÃO O CENTRO DE ARTESANATO

Os artesãos e a população de Santana do São Francisco receberam o Centro Comercial de Artesanato do município totalmente reformado. A obra foi realizada a partir de um investimento de cerca e R$ 279 mil, com recursos do Projeto Dom Távora, realizado pelo governo de Sergipe em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
O objetivo foi fortalecer a comunidade de artesãos de cerâmica do município, que têm na atividade sua principal fonte de renda. As instalações foram inauguradas e entregues à população na última quarta-feira, 14, com a presença do secretário de Estado da Agricultura, André Bomfim, representando o governador Belivaldo Chagas; do prefeito Gilson Guimarães Barrozo Júnior; do diretor técnico da Emdagro, Esmeraldo Leal; de secretários, vereadores e artesãos do município.
Para o secretário André Bomfim, além da comercialização, o novo Centro de Artesanato traz outras possibilidades de convivência e capacitação. Segundo o presidente da Associação dos Artesãos, Edson Marques Barreto, a reestruturação do Centro de Artesanato é um presente para o município e a região como um todo. 
Para batizar o Centro Comercial, a associação escolheu o nome de Edilson Oliveira Fortes, em homenagem ao artesão que lutou pela construção do espaço e pela defesa do artesanato local. Carmélia Fortes, filha do homenageado, demonstrou a satisfação da família pelo reconhecimento. Paaa o artesão José Ramalho, 69 anos, o Centro e vai possibilitar o incremento das vendas. 
O secretário de Turismo do município, Luiz Monteiro, confirmou a importância da obra também para o turismo da região. “Para nós, é um momento de gratidão e êxito ver o anseio atendido pelo governo do Estado. Nós, de Santana, que somos conhecidos como o celeiro do artesanato em cerâmica, ou artesanato de Carrapicho, ficamos muito gratos”. 
Segundo o coordenador geral do Projeto Dom Távora, Gismário Nobre, só em Santana do São Francisco o Projeto Dom Távora já investiu R$ 1.173.782,00. “Ao todo, foram aplicados R$ 9,1 milhões em sete municípios do Baixo São Francisco, em ações produtivas nas áreas da piscicultura, artesanato e turismo rural, principalmente”, destacou.

PARA A 1ª ETAPA - O COMPLEXO TURÍSTICO DE PAU DOS FERROS ESTÁ LICENCIADO

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, do Rio Grande do Norte emitiu na quarta-feira (14), para a Prefeitura de Pau dos Ferros, a Licença de Instalação referente à primeira etapa do Complexo Turístico Serrote do Jatobá, localizado no Sítio Tabuleiro Grande, Zona Rural do município de Pau dos Ferros. O empreendimento teve todas as condicionantes para a implantação do complexo cumpridas.
O Complexo contemplará um mirante com vista para toda a cidade, fortalecerá o turismo na região do Alto Oeste e será instalado a cerca de 4km do centro da cidade. Em sua totalidade o empreendimento contará com estacionamento para 180 vagas, escadaria, praça, quiosques para comercialização de artesanato local, restaurante, academia ao ar livre, pista de cooper, ciclovia, trilha para caminhada, mirante, como também pavimentação das estradas de acesso, além de outros atrativos. A Prefeitura executará a obra por etapas.
Segundo o diretor geral do Idema, Leon Aguiar, o sentimento é de satisfação em contribuir com a viabilidade de novos investimentos públicos direcionados a população e ao fomento do turismo no interior do RN. 
Pau dos Ferros é a cidade da região do Alto Oeste Potiguar para onde convergem mais de 30 municípios circunvizinhos e por abrigar diversas Instituições de Ensino Superior, atrai estudantes e funcionários de outras localidades que utilizam o comércio local, os pontos turísticos, restaurantes, pousadas e hotéis, além de outras atividades econômicas instaladas no município. Pau dos Ferros é a principal cidade da região do Alto Oeste e está distante cerca de 380 quilômetros da capital Natal, ocupando uma área de aproximadamente 260km².
“Nos preocupamos em elaborar um projeto que atendesse a todos os públicos, contemplando áreas e atividades para desenvolver práticas esportivas, de lazer e turismo religioso. Com a emissão da licença ambiental, iniciaremos imediatamente a obra, pois já temos assegurados 3 milhões de reais através de convênio com o Ministério do Turismo. Com este recurso realizaremos as três primeiras etapas da obra”, disse o engenheiro e secretário de Planejamento do município, Cláudio Fídias.
Paralelo ao início das obras, a Prefeitura está buscando captar recursos para a última etapa. “Esta obra é de grande relevância para a região do Alto Oeste, pois incentivará o turismo e atrairá as populações vizinhas. Ao todo, a previsão de investimentos para a execução da obra é cerca de 8 milhões de reais”, afirmou o secretário.
De acordo com a secretaria de Planejamento, a fase final da obra contemplará a construção do mirante, uma capela e a imagem da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição.

REUNEM-SE OS SECRETÁRIOS DE TURISMO DE PERNAMBUCO

Hoje e amanhã, haverá o segundo encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo de Pernambuco,  em 2019. Promovido pela Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco (Astur), o evento ocorre no Auditório do Fórum Municipal de Justiça de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do Estado. A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco será representada pelo secretário executivo, Antônio Neves Baptista.
O encontro servirá para difundir as potencialidades turísticas das cidades sertanejas, capacitar os gestores e ainda promover a troca de experiências entre os representantes das cidades participantes. Temas como Execução e Fiscalização de Estrutura de Eventos, integração entre os circuitos turísticos e turismo gastronômico serão destacados no evento. 
Durante o encontro, será feita visita aos atrativos de Santa Maria da Boa Vista, destino conhecido pela produção de vinho e o casario histórico. Integrante do polo vitivinícola nordestino, ao lado de Lagoa Grande, Petrolina e Casa Nova (BA), Santa Maria é sede da vinícola Botticelli. Haverá ainda uma visita ao município de Orocó, conhecido por ser a terra dos índios da tribo truká e pela Igreja de São Félix.

NOS SETE ANOS, UMA AFIRMAÇÃO - O CENTRO DE EVENTOS IMPULSIONA O TURISMO DO ESTADO

O Centro de Eventos do Ceará (CEC) celebrou na semana passada sete anos de história e também de muitos números positivos. O equipamento, que começou a funcionar em 18 de agosto de 2012, já recebeu 792 eventos e um público de 7 milhões de pessoas. Foram gerados R$ 66 milhões em receita direta. O CEC comemora a data recebendo a XIII Bienal do Livro do Ceará, shows de Milton Nascimento e de Ney Matogrosso, além do Seminário Internacional de Educação Básica.
“Além do equipamento em si, que é fundamental para atrair grandes eventos para o Estado, o CEC é um marco no turismo do Ceará. Impulsiona o turismo de negócios e é responsável por acabar com a sazonalidade na ocupação hoteleira do Estado, já que o período de alta dos eventos é exatamente o período de baixa do turismo de lazer”, destaca Lívia Holanda, gerente geral do CEC. Ela aponta também que novas empresas foram abertas no Ceará para suprir a demanda de realização dos eventos.
Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Manoel Linhares, o Centro de Eventos é motivo de orgulho para o setor. Ivana Bezerra, presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau, ressalta que o Centro de Eventos do Ceará é um divisor de águas entre o que o Estado era e o que é hoje, com o equipamento. 
De acordo com estudo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), o total gasto por turistas participantes de eventos em 2018 foi R$ 549,6 milhões, sendo R$ 2.340,80 o gasto médio pelo período de estadia. Do total, 75% dos turistas se hospedam em hotéis, 60% são graduados e 28% ampliam a estadia para além do período do evento. A pesquisa mostra também que 47 mil novos empregos foram criados.
O Centro de Eventos tem ainda 63 eventos agendados para este ano, como o Congresso Brasileiro de Reumatologia, o Estética In Nordeste, o Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia e Congresso Brasileiro do Aparelho Digestivo. A agenda do equipamento já tem eventos programados e contratados até 2024

O THEATRO JOSÉ DE ALENCAR PRESTIGIA A BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO CEARÁ

Cantora Keyliane Cristian
Iniciando a programação do Theatro de Portas Abertas, amanhã, às 16h, teremos a abertura da exposição "Onde tem gente, tem palhaço" de Leandro Monteiro, na Galeria Ramos Cotoco. Às 17h, a cantora Keyliane Cristian apresenta o show “Sambas que ouvi por você”,  na Sala de Concerto Especial no Foyer. A tradicional Hora do Angelus será cantada pelo grupo Tradições Cearenses, às 18h, no Pátio Nobre.
FOLGANÇA - Encontro dos grupos de Cultura Popular Tradicional” encerra a programação com a participação dos grupos: Tradições Cearenses, Raízes Nordestinas, Oré Anacã, Miraira, Estrelas da Rua e Maracatu Nação Pici. A atividade inicia às 18h15 e tem classificação indicativa livre., As Visitas Guiadas são gratuitas e acontecem nos seguintes horário: 14h, 15h, 16h e 17h.
No domingo (18), a Sala de Concerto recebe o “Grupo de Violoncelos da Universidade Federal do Ceará” a partir das 17h. A entrada gratuita e a classificação indicativa é livre.
Às 17h30, a turma 35ª do Curso de Iniciação Teatral Acontece – CITA apresenta o espetáculo infantil “As princesas no século XXI” na Sala de Teatro Nadir Pápi Saboya. A peça conta a história de desespero das princesas de contos de fadas que estão prestes a desaparecer por falta de leitores no mundo real. O espetáculo fica em cartaz nos dias 24 e 31 de agosto. Os ingressos serão vendidos no valor de R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia). Classificação indicativa: livre.
HOMENAGEM AOS MAMONAS ASSASSINAS -.Ainda no domingo, , a Orquestra de Câmara Heitor Villa-Lobos reapresenta o concerto “Uma homenagem especial a Mamonas Assassinas”. A atividade, que acontece no palco principal, inicia às 18h e os ingressos serão vendidos na bilheteria do TJA no valor de R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia). Classificação indicativa: livre.

TURISMO DO PERU - PROMOÇÕES EM CURITIBA, FORTALEZA E RECIFE

Road Show do Ceará
As cidades de Curitiba, Fortaleza e Recife foram  os locais do  Roadshow Peru 2019, eventos que contaram com a participação de 12 empresas peruanas (entre operadoras de turismo e produtos como companhias de trem e hotéis), além das companhias aéreas Gol e Latam. 
Organizado para promover produtos, atrativos e serviços turísticos do Peru junto ao trade turístico das três capitais brasileiras, além de incentivar negócios entre empresários dos dois países, o Roadshow Peru 2019 permitiu aos participantes conhecer as maravilhas da premiada gastronomia peruana, com um almoço especial.
O Roadshow Peru 2019 começou por Curitiba na segunda-feira (19), das 8h às 14h30. Aconteceu em Fortaleza, anteontem (21), no Hotel Gran Marquise,  e terminou no Recife ontem. Nas três cidades, a programação foi idêntica, com um café da manhã de boas-vindas, rodada de negócios entre empresários peruanos e brasileiros, seminário temático para profissionais do trade turístico, e almoço peruano supervisionado pelos chefs dos restaurantes QCeviche! Curitiba Batel (Curitiba) e Lima21 (Fortaleza e Recife). 
Organizado pela Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo, com apoio do Escritório Comercial do Peru em São Paulo, o Roadshow Peru já se consolidou como uma oportunidade para empresários brasileiros conhecerem mais a fundo a verdadeira riqueza do Peru, por meio de um intercâmbio e negócios entre operadoras de turismo, e um seminário destinado aos agentes de viagens das capitais e cidades vizinhas. A grande novidade desta edição foi o seminário em formato de debate, sob os temas "Luxo e Experiências Autênticas", "Natureza e Aventura", e "Cultura e Gastronomia". Na ocasião, produtos exclusivos, serviços e pacotes de viagens para os principais destinos peruanos foram apresentados de maneira dinâmica, com mediação da palestrante especializada em turismo Marta Poggi.
No encerramento do Roadshow Peru nos três estados houve sorteio de brindes durante um autêntico almoço peruano, no qual os participantes saborearam e pegaram informações e destaques desse que é um dos principais motivadores de viagens ao Peru: sua premiada culinária. 

ÊXITO COMPLETO - TERMINA DOMINGO A BIENAL DO LIVRO DO CEARÁ

 Frei Betto e Socorro Acioli falaram sobre“As Aldeias do Silêncio”
A XIII edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará, que começou no último dia 16, termina no próximo domingo, 25, provando ser um dos mais destacadas acontecimentos de cultura e turismo do Estado. Até hoje, faltando apenas dois dias para o seu término, a Bienal levou ao Centro de Eventos do Ceará cerca de  cento e oitenta mil pessoas, número que deverá chegar a duzentas mil no dia do enceramento. É uma festa a circulação de pessoas no longo espaço que a promoção ocupa, com adesão maciça de um público variado, com destaque especial para crianças e jovens estudantes Prova do otimismo é a chegada ao CEC, diariamente,  de dezenas de ônibus com alunos e professores da capital e do interior.
A programação rica e variada, a presença de nomes destacados das letras, de escritores e poetas, acadêmicos ou não, enfim de tudo que é cultura é o resultado de que a Bienal do Livro do Ceará ano a ano, superará os objetivos propostos.  Como vem ocorrendo em todos estes dias do evento, o que está reservado para estes três últimos dias ratificará por certo o que foi proposto para esta edição do gratificante acontecimento sócio-cultural.

MERCADO DOS PINHÕES ESTÁ COM EVENTO GASTRONÔMICO

O Mercado dos Pinhões e o Mercado Cultural dos Pinhões continuam sendo um dos atrativos turísticos de Fortaleza.  Hoje e amanhã, promovem,  a partir das 17h, mais uma edição do Festival Gastronômico Comida de Mercado. Com o tema “Sr. Camarão”, o evento apresenta um cardápio especial, à base de camarão e elaborado por chefs de cozinha, a um preço acessível de R$ 15 cada. O festival é realizado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com o Sebrae/CE e com a Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará (ACC).
Na ocasião, o público poderá conferir os shows gratuitos do DJ Bruno e da cantora Yane Caracas, na sexta-feira (23/08), e do DJ Naftalina e da cantora Mel Mattos, amanhã.  O Festival Comida de Mercado une gastronomia, negócios e cultura. A cada edição, o evento leva ao Mercado dos Pinhões um tema diferente e, junto com ele, pequenos produtores de outras regiões do Estado.
O Festival é uma das ações que integram o trabalho desenvolvido pelo Sebrae no Mercado dos Pinhões, que envolve ainda capacitações e consultorias para os permissionários que atuam no equipamento. A ideia é fortalecer ainda mais o mercado como espaço de lazer e turismo da Cidade, além de promover a melhoria da competitividade dos pequenos negócios nele existentes.

VISITE CEARÁ NEWS 23/08/2019


RSN 28 03 2019 ISSUU