Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

CALEIDOSCÓPIO 01/02/2019

MÊS MARCADO PELO PAVOR -  O mês de janeiro que ontem terminou por muitos e muitos anos tristemente ficará marcado como um dos piores e mais apavorantes de quantos se tem conhecimento na história brasileira. Normalmente, este primeiro mês do ano sempre traz esperanças de dias melhores, de superação de problemas. Infelizmente, uma serie de acontecimentos ruins e pavorosos ocorreram, deixando de lado o otimismo inicial cultivado por todos nós. Não bastassem o início de uma administração federal que vem enfrentando forte oposição, mesmo com os acenos de que procurará uma recuperação administrativa e moral do país, fatos consequentes de erros e negligências de administrações anteriores nos impuseram tragédias que dificilmente se apagarão da memória da população. Atos e fatos negativos no Brasil foram marcantes no janeiro que ontem terminou. Contudo, em dois Estados – Ceará e Minas Gerais – ações de terrorismo, insegurança e tragédias impostas ao povo ultrapassaram e ultrapassam todos os limites. Se os cearenses ainda estamos sofrendo com o terrorismo desencadeado pelos chefões do crime que dominam as facções e ditam ordens de dentro dos presídios, pior, muito pior, de dimensões alarmantes e dolorosas ocorreu em Minas Gerais, no município de Brumadinho. Na última sexta-feira, 25, rompeu a barragem l, do Complexo Mina do Feijão, da Vale do Rio Doce. O pavoroso desastre, pelas dimensões alarmantes e danos materiais e humanos sem precedentes, uma semana depois ainda continua abalando não apenas os moradores de Brumadinho, mas de todos os brasileiros. Não há quem não se comova diante do drama dos familiares que se viram golpeados sobretudo pela morte de entes queridos. Difícil é olvidar o quadro sinistro do trabalho insano dos bombeiros e outros agentes públicos, inclusive de Israel, na busca de resgatar corpos enterrados na lama de rejeitos tóxicos. Pelo que se tem notícia, os mortos chegarão a perto de 400, dos quais até agora foram resgatados e identificados menos de um terço. Mais uma vez, infelizmente, Minas Gerais é palco de um drama imposto pela desonestidade e desleixo sem limites de autoridades e empresários inescrupulosos, desonestos e que pisam até na mãe para conseguir as 30 moedas de Judas. O desastre ocorrido em Mariana, três anos atrás, parece que de nada serviu para que os diabos terrenos não continuassem a roubar, pouco importando a vida humana, a decência, o País. Quem assegura que servirá de lição o pavor por que passam agora as centenas de famílias mineiras e de outros recantos?  Só esperando o milagre de que Deus volte a ser brasileiro...  
A GOL AMPLIA OFERTAS - Ampliando seu portofolio de ofertas, a GOL fechou parceria com a plataforma SeusIngressos e passa a oferecer aos clientes a possibilidade de comprar, junto com a passagem aérea, serviços adicionais para sua viagem, como entradas para diversas atrações turísticas no Brasil e no exterior. O Cliente ainda acumula 1 milha Smiles para cada R$ 1 gasto nas compras realizadas no site da companhia, onde pode parcelar o valor em até 6 vezes sem juros. 
Entre as atrações disponíveis estão shows, museus, aquários, parques e passeios em ônibus panorâmico Hop-on Hop-off. No internacional, Miami e Orlando estão entre os principais destinos norte-americanos procurados por brasileiros. No Brasil, os clientes terão poderão comprar passeios para viagens no Nordeste, Sul, Sudeste, e, nas principais capitais brasileiras, ir a espetáculos e shows musicais, jantares em diferentes restaurantes do país, além de ingressos para os desfiles das escolas de samba no Carnaval do Rio, que acontecem no Sambódromo, e parques temáticos. 
CERTIFICADO DE PROFILAXIA PODE SER EMITIDO PELA INTERNET - Todo o procedimento para emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), da solicitação à emissão, passou a ser totalmente digital nesta terça-feira (29). A facilidade vai beneficiar os viajantes, que não precisarão mais procurar as unidades da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para adquirir o documento.
Na plataforma, será necessário enviar as informações do cartão de vacina que ateste que o cidadão recebeu a dose e realizar um cadastro. Quando o processo for aprovado, basta imprimir o documento. Em média, mais de 730 mil solicitações desse tipo são feitas todos os anos.
Entrada: Mais de 100 países exigem dos turistas que ingressam em suas fronteiras a comprovação de que eles estão imunizados contra a febre amarela. Quem pretende visitar o exterior e precisa do certificado, basta acessar o Portal de Serviços do governo federal.
A ação vem na esteira de um conjunto de medidas para reduzir a burocracia de serviços ao cidadão. Com isso, a estimativa é de que haja uma economia de gastos de R$ 120 milhões com a emissão digital dos certificados.

FITUR: MERECIDO RECONHECIMENTO AO TURISMO DO CEARÁ

Que ótimo tomar conhecimento, a respeito da homenagem à Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), durante a Feira Internacional do Turismo (Fitur), em Madrid, quando o sócio Eduardo Zorzanello entregou o Troféu Silvia Zorzanello, que leva o nome de sua falecida genitora,  ao secretário Arialdo Pinho, por ter elevado o Turismo Cearense a um patamar de destaque nacional no decorrer de 2018. Esta iniciativa, sem dúvida, deixa os cearenses orgulhosos e aumenta a responsabilidade da Setur, para continuar trabalhando pelo desenvolvimento sustentável desse importante segmento econômico. Eduardo é sócio da empresária de sucesso, Marta Rossi, que, há 31 anos, promove o Festuris – Feira Internacional de Turismo - e outros eventos, na cidade de Gramado, Estado do Rio G. do Sul.
Fazemos questão de ressaltar, neste espaço, que o secretário Ariado Pinho, reconduzido ao cargo, pelo governador Camilo Santana, mediante relevante manifestação, não somente lhe agradeceu a distinção, bem como ressaltou a importância desse reconhecimento internacional, ao receber um prêmio dessa magnitude. Enfatizou, ainda, ser uma honra, para o Estado do Ceará, que se vem destacando como baluarte do turismo nacional. De nossa parte, como ex-presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Ceará) e um dos fundadores da Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo (Conjotur), os sinceros parabéns ao secretário Arialdo Pinho e à sua eficiente equipe de trabalho pelo realizado, em prol do nosso turismo estadual, projetando-o, além-fronteiras, e atraindo, dia a dia, mais visitantes às plagas alencarinas.
Mesmo o Ceará sendo distinguido, o secretário Arialdo reconhece que o Estado e a Prefeitura de Fortaleza, incluindo os municípios turísticos -  se não nos falha a memória – mais de 70, precisam de melhorias em sua infraestrutura de suporte ao turismo, como saneamento básico, rodovias conservadas e ampliadas, cidades e praias limpas, afora equipamentos, capazes de provocarem elogios dos visitantes e nativos, de meios de transportes coletivos confortáveis e  seguros, não exploração comercial aos turistas, prestação de serviços de qualidade, nos hotéis, restaurantes,  bares e em outros ambientes de lazer e de entretenimento, sem esquecer-se  da parte cultural e de shows artísticos, para tornar a cidade de Fortaleza e outras mais alegres no decorrer da semana. Ah! A preocupação com o aprendizado de, pelo menos, Inglês e Francês, é necessária, para melhor comunicação com os turistas estrangeiros.
Bem! A partir de segunda-feira, dia 4 de fevereiro, retornaremos ao batente, na Assessoria de Comunicação Social, da Emater-Ceará, torcendo para que a forte gripe já nos tenha abandonado. A verdade é que, dos 15 dias de licença-prêmio, oito foram queimados pela virose à nossa pessoa e esposa. Que fazer? São coisas da vida! Hoje, podemos estar com saúde, mas o amanhã é imprevisível. No entanto, o importante é sempre ir em frente, fazendo o bem, sem olhar a quem, e o melhor possível de construtivo, em nossas ações, diariamente, como se não houvesse amanhã.
Por último, aquele desejo infrene de morar em uma cidade limpa, segura, atrativa e bela aos olhos da população local e dos visitantes, merecendo, assim, ser referência nacional e por que não internacional? A você, que leu este artigo, um muito obrigado. E fica o apelo: tratemos bem as pessoas, independentemente, de turistas ou não. É bom lembrar-se da máxima: “Povo educado e cidade limpa são motivos de satisfação, orgulho e de civilidade ”. Aos visitantes, obrigado pela honrosa presença e pelo desfrute do que o Ceará tem de belo, útil e agradável, para oferecer-lhes, quer oriundos de diversos Estados do Brasil, quer de países estrangeiros. Mais um apelo: se eu fosse você, caro turista, retornaria ao Ceará e traria mais familiares e amigos.

OLINDA, DA CAPITANIA HEREDITÁRIA AO CARNAVAL

A história de Olinda confunde-se com a própria história do Brasil. Remonta a 1534 quando a Corôa Portuguesa instituiu o regime das Capitanias Hereditárias. Foi quando a Capitania de Pernambuco foi destinada ao fidalgo lusitano Duarte Coelho.
A sua história percorre uma trajetória que vai desde que dominou a região, até ser separada do Recife e se constituir num dos mais expressivos municípios de Pernambuco. 
Na realidade, a feitoria foi fundada em em 1516 entre Pernambuco e Itamaracá. A sua origem ocorre quando se instalou no alto das colinas, onde já existia uma aldeia denominada, pelos indígenas que a habitavam, de Marim. Instalou-se ali, então, o povoado que, em verdade, deu origem à Olinda de hoje.
A história também informa que a sua denominaçao de Olinda teria decorrido de uma frase emitida pelo fidalgo Duarte Coelho quando, impressionado com a beleza natural daquele espaço, teria dito: “Oh linda situação para se construir uma vila”.
A localidade, então, com o tempo e a exploração dos seus recursos naturais, tornou-se tão próspera que, em 1537, não pôde fugir à sua evolução natural sendo, então, elevada à categoria de Vila.
Então, Olinda transformou-se num dos mais desenvolvidos centros comerciais da Colônia. Mas a história seria ingrata com Olinda, destinando-lhe um episódio que não somente marcaria a sua trajetória como lhe destinaria uma situação de desajuste. Em 16 de fevereiro de 1630, Olinda foi invadida pela esquadra holandesa.
Decorridos menos de dois anos, pois em 24 de novembro de 1631, os holandese cometeram o sacrilégio de incendiar Olinda. De lá seguiram para a construção de Recife, aproveitando, inclusive, muito material extraído da Vila que abandonavam à sua própria sorte.
Olinda, no entanto, logo, logo, retomou a sua própria caminhada, perseguindo a sua reconstrução. Até porque, em 27 de janeiro de 1654, os holandeses, finalmente, foram definitivamente expulsos, o que deu margem a que a reconstrução não somente fôsse retomada mas acelerada.
Então, essa bela história mostra que Olinda foi a primeira capital da Capitania, sendo que Recife, somente depois de tantos episódios se impôs, inclusive para determinar a emancipação.
Embora Recife passasse a ocupar o seu lugar, Olinda não se vergou e prosseguiu no seu desenvolvimento para se constituir num dos espaços mais importantes e prestigiados do, hoje, Estado de Pernambuco.
Olinda, portanto, integra, hoje, a Região Metropolitana de Recife, depois que a Capital do Estado foi definitivamente instalada no município vizinho. A construção da cidade concedeu-lhe um patrimônio invejável, que expressa a sua vigorosa história. Nas suas colinas foram erguidos templos católicos, mosteiros, seminários, e uma arquitetura colonial que lhe proporciona destaque internacional.
Tanto assim que, hoje, Olinda é considerada como a mais antigas das cidades brasileiras “Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade”, título que lhe foi outorgado pela própria UNESCO.
Em 2016, o IBGE estabeleceu como sua população o total de 390.144 habitantes. No entanto, originalmente, Olinda possuia uma extensão muito maior, porquanto há alguns anos, cedeu cerca de 70% do seu território para que fôsse constituído o Município de Paulista.
A versão é de que a divisão e a perda de tanto espaço decorreu do fato de que um determinado político, que já fôra seu Prefeito, tendo sido derrotado numa eleição seguinte, utilizou do seu prestígio a nivel do Estado para conseguir aquela divisão.
E Olinda perdeu, não apenas a maior parte da sua extensa área, mas o cabedal maior da sua economia. Hoje, praticamente não dispõe de estrutura industrial que seguiu com o novo município.
O prejuizo não foi maior porquanto todo o fantástico patrimônio histórico foi-lhe conservado. E Olinda, praticamente, limita a sua eocnomia ao turismo que, diga-se de passagem, é bastante forte. As suas ladeiras, as suas praças e ruelas, os seus prédios históricos, vivem permanentemente povoados por visitantes de todas as partes do territsório nacional e do exterior.
Mas o ponto alto da sua extreordinária estrutura turística também reside no seu famoso e prestigiado Carnaval. Quando a cidade “abarrota-se” de turistas ávidos para acompanhar as suas tantas bandas e os tantos blocos que destacam como característica maior e a sua tradição os famosos “bonecos gigantes”.
Embora, de certa forma, prejudicada pela agressividade do mar, Olinda também desfruta de muito prestígio por conta das suas praias. O seu litoral ocupa toda a extensão, praticamente, do município.
Entre tantos títulos e “slogans” que lhe caracterizam, Olinda ostenta o de “Cidade Histórica” que, há muitas décadas, inclusive, consagrou uma canção feita sucesso estrondoso por um garoto que despontou no rádio, à época, e que se chamava Paulo Molin.

EXPERIÊNCIAS TURÍSTICAS DIFERENCIADAS: PÉRIPLO DE HOLANDESES PELOS CAMINHOS DO MACIÇO DE BATURITÉ

Não é de hoje que as riquezas do nosso Estado atraem os olhares estrangeiros. Em tempos outros, muitas foram as tentativas de colonização de povos além-mar no Ceará em busca de riquezas naturais e de aqui estabelecer uma extensão de sua pátria. Transcorrido o passado histórico, hoje a busca dos estrangeiros pelo nosso Estado concentra-se principalmente em função dos atrativos turísticos aqui existentes. 
Um destes atrativos, o Maciço de Baturité, tornou-se destino de visitação de um grupo formado por 33 holandeses ávidos por experiências turísticas diferenciadas. O grupo, composto em sua maioria por produtores rurais entre 50 e 65 anos de idade, está visitando atrativos turísticos que integram a Rota Verde do Café e o Caminhos do Maciço, ambas estratégias de fortalecimento do turismo na região promovidas pelo Sebrae no Ceará em parceria com o poder público e empresários do setor. 
De acordo com a articuladora do Sebrae no Maciço de Baturité, Fabiana Gizele, o turista estrangeiro busca experiências alheias ao que já encontra em seu país e a região tem um grande potencial para o desenvolvimento deste turismo de experiência. 
ROTEIRO - Os turistas holandeses iniciaram o roteiro na quarta-feira (24) em Redenção, cidade que ostenta o título de ser a primeira do Brasil a libertar todos os seus escravos. Na oportunidade, eles conheceram o Museu Senzala Negro Liberto e a fábrica da cachaça Douradinha.  Em seguida, eles seguiram para Pacoti, onde conheceram o sítio São Luís. O equipamento integrante da Rota Verde do Café, reconta um pouco da história da produção de café na região do Maciço, além de abrigar um imponente casarão erguido no século XIX, cuja arquitetura foi projetada por dois holandeses. De lá, o grupo seguiu para Guaramiranga, onde pernoitou no Hotel Vale das Nuvens. 
Na quinta-feira (24), o grupo continuou em Guaramiranga, visitando, entre outros atrativos, o Sítio Águas Finas, onde percorreram uma trilha ecológica e conheceram o plantio do café de sombra, em meio à floresta. Encerrando a programação no Maciço, na sexta-feira (25), os holandeses seguiram para Baturité, onde, entre outros atrativos, está o Museu Ferroviário, que funciona na Estação Ferroviária, inaugurada em 1882, no Reinado de D. Pedro II, construída para escoar a produção agrícola do Maciço, herança dos tempos áureos da produção do café na região. (Com a Agència Sebrae de Notícias)

AMANHÃ, O INHOTIM NÃO SERÁ REABERTO AO PÚBLICO

A administração do Inhotim havia informado que, entre as vítimas e feridos no incidente ocorrido na barragem do Córrego do Feijão, no município Brumadinho, onde se situa, não há funcionários de seus quadros, mas que o setor de recursos humanos descobriu que 41 empregados têm parentes próximos desaparecidos. "Estamos prestando assistência e apoio psicológico a essas pessoas nesse momento de dor", diz a administração. Acrescentou esta nota inicial:
"A reabertura do Instituto está prevista para esta sexta-feira (1º), com todo o cuidado e respeito ao momento que a comunidade de Brumadinho vem passando nos últimos dias. A entrada do município foi reaberta, o trânsito está liberado, as pessoas voltaram para as suas casas. Segundo os órgãos competentes, no momento não há risco de rompimento de outra barragem. Apesar do luto, é necessário retomar as atividades, encontrar novos caminhos para superar essa tragédia e manter a cidade funcionando. Entendemos que cultura, arte, meio ambiente e educação têm um papel fundamental no desenvolvimento humano e da sociedade. E terá um papel crucial na recuperação da cidade nos próximos anos", acrescentou a administração do complexo de arte.
Ontem, contudo, O Instituto divulgou comunicado informando o cancelamento da reabertura que havia sido programada para hoje (1º) , acrescentando que não há nova data definida. 
Sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil, o Instituto Inhotim é considerado o maior museu a céu aberto do mundo.

O MINISTÉRIO DO TURISMO TEM NOVA SECRETARIA

A edição extra do Diário Oficial da última sexta-feira (25) trouxe a nomeação de Babington dos Santos, conhecido como Bob Santos, para exercer o cargo de secretário nacional de Integração Interinstitucional. A nova secretaria do Ministério do Turismo tem como objetivo promover a cooperação e a articulação com os órgãos e entidades da administração pública federal, estadual, distrital e municipal, do setor produtivo e do terceiro setor em projetos que contribuam para o fortalecimento e o desenvolvimento do turismo nacional.
Caberá à secretaria, ainda, a responsabilidade de articulação com as áreas de meio ambiente, cultura e economia criativa, com o intuito de promover e valorizar o patrimônio natural e cultural. 
Santos respondia, até então, pela Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, onde esteve desde maio de 2018. 
NOMEAÇÕES - A edição extra trouxe outras importantes nomeações, como a de Aluizer Malab Barbosa do Nascimento para o cargo de secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo; de Tárcio Handel da Silva Pessoa Rodrigues para a função de secretário adjunto da Secretaria-Executiva; de João Batista Ferreira de Castro para o cargo de Assessor Especial do ministro do Turismo; e de Acir Pimenta Madeira Filho para a chefia da Assessoria Especial de Relações Internacionais da Pasta. (Com o MTUR)

POUSADA CASA VALDUGA - DESTINO ATRAENTE PARA FUGIR DA FOLIA DO CARNAVAL

Parte do Complexo Ecoturístico
Quando chegar o Carnaval, é possível aproveitar o feriado de várias maneiras diferentes. Para quem não é fã de agitação e quer ir contra o fluxo da maioria dos brasileiros, o Complexo Enoturístico Casa Valduga, localizado no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, é um roteiro ideal.
Entre os dias 28 de fevereiro e 03 de março, o local preparou pacotes exclusivos de duas ou três diárias nas Pousadas Casa Valduga, que aliam o rústico ao moderno e estão associadas ao charme de estar hospedado no coração de um vinícola e cercado por parreirais. Os valores do pacote variam conforme o tipo de acomodação. 
Alguns passeios exclusivos por todo o complexo também estão incluídos no pacote. Oficinas gastronômicas de capeletti e geleias, visitação à Domno Importadora e Cervejaria Leopoldina, colheita e pisa de uvas, visita à unidade de vinificação, conversa com o historiador Remy Valduga e com o CEO Juarez Valduga são algumas das atividades que estão reservadas para os hóspedes do Carnaval. 
E tem mais. Os visitantes encontram experiências gastronômicas fascinantes no restaurante Maria Valduga, que oferece pratos típicos italianos harmonizados com os vinhos mais emblemáticos do Brasil.
Contato pelo telefone: (54) 2105-3154. E-mail para reservas@famigliavalduga.com.br.

FAJÃ DOS PADRES: UM OÁSIS NA ILHA DA MADEIRA

Em meio ao oceano Atlântico, a Ilha da Madeira é um destino de cenários impressionantes e atrações imperdíveis, principalmente no quesito natureza. Entre jardins repletos de plantas exóticas, uma floresta que só existe nas ilhas desta região do planeta e mirantes com vistas fabulosas para o mar, um tesouro se destaca: a Fajã dos Padres.
Este pequeno paraíso na costa sul do destino português fica a apenas 15 quilômetros da capital Funchal, mas há um detalhe: como todo tesouro, ele está bem escondido. Este pequeno oásis só é acessível por mar ou por um teleférico, o que significa que o passeio já começa com uma vista inesquecível.
Já no teleférico, o turista entenderá o que torna este um lugar tão especial. Uma fajã nada mais é que uma pequena extensão de terra à beira-mar e junto de uma rocha. Por ter pertencido aos jesuítas por mais de 150 anos, ficou com os padres no nome.
No incrível refúgio da natureza, há um pouco de tudo, começando por uma bela praia de cascalho com espreguiçadeiras e guarda-sóis, além de fácil acesso ao mar de águas transparentes e de temperatura amena o ano todo. A vida marinha é muito rica nesta região, e vale a pena praticar mergulho ou fazer snokerling.
Para os mais aventureiros, há também a possibilidade de fazer canyoning, um esporte que consiste em descer rios de montanha usando técnicas de rapel, slide, nado e escalada.
Para deixar o passeio ainda melhor, a Fajã dos Padres tem um delicioso restaurante de culinária regional, em que se destacam os pratos com peixes frescos. Os vegetais utilizados são cultivados na horta biológica do local, e o vinho também é uma produção própria.
Para quem quer explorar o máximo que pode da Ilha da Madeira, é possível conhecer a Fajã dos Padres em um passeio de um dia. Mas aqueles que buscam férias mais relaxantes e exclusivas podem até mesmo se hospedar neste pequeno refúgio madeirense, já que suas antigas edificações, que um dia serviram como residência para jesuítas e colonos, foram reabilitadas e hoje recebem hóspedes, que podem imergir completamente neste ambiente único do destino.

HORA DE SE PROGRAMAR - OS FERIADOS PROLONGADOS E O TURISMO PELO PAÍS

Passadas as férias de janeiro, é hora de dar uma espiada no calendário e planejar as viagens dos feriadões de 2019. Com menos dias de folga que o ano passado, o Brasil terá seis feriados prolongados, o que deixa a demanda ainda mais acirrada e torna o planejamento ainda mais decisivo para garantir preços que cabem no bolso do consumidor.
Pensando nisso, a Agência de Notícias do Turismo preparou uma lista para adiantar alguns roteiros que combinam com cada um dos feriadões. Prepare as malas e comece agora mesmo a planejar a sua próxima viagem:
CARNAVAL - A festa das serpentinas será a responsável por “abrir alas” para as “esticadinhas” de folga no Brasil. Neste ano, o Carnaval cai em março, na terça-feira (5), mas, como de costume, a folia tem início no fim do expediente da sexta-feira (1º), encerrando apenas na quarta-feira de cinzas (6).
Neste período, as ruas dos principais destinos festivos da época, como Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Olinda e Recife (PE) viram um grande palco para apresentações de escolas de samba, trios elétricos e marchinhas de Carnaval. Os foliões também aproveitam a estadia nas cidades para conhecer os pontos turísticos que marcam a história e cultura desses grandes centros urbanos.
A maior festa do país é celebrada, ainda, em diversos municípios brasileiros que se reinventam e criam programações especiais à espera dos foliões. 
SEXTA-FEIRA SANTA – O próximo feriadão do calendário é a Sexta-feira Santa, que neste ano será celebrada em 19 de abril. A data amplia a folga do fim de semana e faz com que o turismo religioso seja fortalecido por meio de procissões e grandes apresentações teatrais a céu aberto. As Vias Sacras das cidades de Nova Jerusalém (PE), Carnaúba dos Dantas (RN), Aparecida (SP), Cidade do Goiás (GO), e as mineiras Ouro Preto, São João del-Rei, Tiradentes, Diamantina e Congonhas são referência e emocionam fiéis com celebrações de amor, fé e devoção.
DIA DO TRABALHO – Na sequência, o Dia Mundial do Trabalho é também o Dia do Trabalhador e chega para trazer um merecido descanso na rotina dos profissionais de todo o Brasil. Este ano, o dia 1º de maio será celebrado em uma quarta-feira, sendo tradicionalmente conhecido como um dia de lazer, cultura e entretenimento com programações especiais espalhadas por todo o país.
A época é boa, por exemplo, para relaxar em meio aos atrativos naturais do Brasil, considerado, pelo Fórum Econômico Mundial, o número um nesse quesito. O país possui mais de 70 parques nacionais e um deles pode estar bem perto do local de moradia do viajante, o que pode ser uma oportunidade para uma viagem rápida. Os Parques do Iguaçu (PR), dos Lençóis Maranhenses (MA) e da Chapada dos Veadeiros (GO), ricos em biodiversidade, registraram recorde de visitantes no ano passado porque além dos atrativos naturais, oferecem ampla estrutura turística no destino.
CORPUS CHRISTI - Em junho, o feriadão de Corpus Christi vai cair na quinta-feira (20), época propícia para combinar as baixas temperaturas do inverno com o charme do sul. Quem vai à Urubici, na Serra Catarinense, ou a Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, aproveita o friozinho que já começou a chegar. Atividades de turismo rural estão em alta e incluem passeios que mesclam gastronomia local, enoturismo e turismo de experiência. Outra dica é conhecer Morretes (PR) e fazer um passeio de trem até Curitiba (PR).
Quem estiver ao Norte do Brasil pode investir em um feriado com os sabores e temperos diferenciados da região. Aproveitar o feriadão para comer iguarias feitas com peixes e frutas típicas de Manaus (AM), ou visitar Boa Vista (RR) – onde boa parte dos hábitos alimentares se assemelham ao do sertão nordestino, com paçoca, carne de sol e tapioca – é garantia de felicidade de quinta à domingo.
PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA - O feriado é comemorado em 15 de novembro, que, este ano, cairá na sexta-feira. A data é oportuna para conhecer cidades que foram palco de episódios importantes da história do Brasil. Uma das dicas é visitar o Rio de Janeiro (RJ), local onde Marechal Deodoro da Fonseca destituiu o imperador e assumiu o poder no país, instituindo uma república presidencialista, celebrada anualmente pelos brasileiros em 15/11.
Brasília (DF), é outra cidade que, apesar de ser uma “jovem senhora” de 58 anos, foi construída por um “sonho” que deu origem à atual capital da República. A capital de todos os brasileiros foi fruto de um trabalho planejado e nasceu para ser sede administrativa do país. Hoje, seus monumentos são referência mundial de arquitetura criativa, além de manterem viva a história de quem construiu e viveu na cidade do progresso
NATAL – O dia 25 de dezembro, típico feriado familiar, será numa quarta-feira e pode ser celebrado em diversos destinos que têm a “alma” e o espírito natalino. Gramado (RS), Campos do Jordão (SP) e Itatiaia (RJ) são cidades que carregam as tradições natalinas enraizadas na cultura da comunidade. É neste período que as ruas, casas e espaços públicos ganham o brilho que só a época de Natal cria.
Se o viajante quer sol e mar, a dica é viajar para as praias do Nordeste, que são atrativos perfeitos para um feriado em família e oferecem, além de beleza litorânea, festas, brincadeiras de verão e aquele delicioso petisco à beira-mar. Fortaleza (CE), Natal (RN), Maceió (AL), Porto de Galinhas (PE) e João Pessoa (PB) são alguns destinos mais “queridinhos” dos brasileiros. (Com o MTUR).

CAPITAL NACIONAL DO EXAGERO - ITU COMEMORA SUA “CERTIDÃO DE BATISMO OFICIAL”

Igreja de N.S. da Candelária de Itu, considerada
o maior monumento barroco de São Paulo.
Itu é uma cidade com um legado histórico abençoado e privilegiado, pois tem até uma “certidão de batismo oficial”. Seu fundador, o sertanista Domingos Fernandes, nascido em Santana de Parnaíba, aos 67 anos, escreveu um testamento, ditado a um escrivão em 12 de dezembro de 1652, no qual inseriu as origens do povoado do Outuguassu.
Faleceu no ano seguinte, em meados de 1653. Segundo pesquisa do historiador ituano Prof. Roberto Machado Carvalho, nesse testamento consta a data de 2 de fevereiro de 1610 que registra a construção da capelinha em louvor a Nossa Senhora da Candelária onde hoje está o imponente Santuário do Bom Jesus, na praça Padre Anchieta.
A região estava sob jurisdição da vila de São Paulo. Todavia, quinze anos depois, em 1625, com o desmembramento de Santana de Parnaíba de São Paulo, Itu passou a pertencer a Santana. Mas, pouco tempo depois, em 1657, foi elevada a Vila, com direito de instalar sua Câmara Municipal. Com a emancipação, passou a administrar os atuais municípios de Porto Feliz (até 1797), Cabreúva e Indaiatuba (ambos até 1859), Montemor (até 1871), Salto (até 1889) e Elias Fausto (até 1945).
Comemorações - Uma série de eventos, organizados pela Prefeitura da Estância Turística de Itu fazem parte das comemorações do 409º aniversário da cidade capital nacional do exagero. (Com  Raul Machado Carvalho – Editor - grandeitu@grandeitu.com.br)

COSTA CRUZEIROS - TERCEIRO NAVIO CHEGA COM O ROTEIRO VOLTA AO MUNDO

O tradicional cruzeiro Volta ao Mundo, da Costa Cruzeiros, que acontece anualmente há mais de 10 anos, chega ao Rio de Janeiro esta semana com brasileiros a bordo. Nos dias,  24 e 25 de janeiro últimos, o Costa Luminosa abriu as portas para o embarque de novos hóspedes, incluindo brasileiros, para mais 92 noites de navegação rumo a Veneza, na Itália.
A edição 2019 do Volta ao Mundo começou no último dia 5 de janeiro para uma viagem de 113 noites. O roteiro passa por cinco continentes e cruza três oceanos até alcançar a cidade italiana, em 27 de abril.
Com um itinerário atraente, o Volta ao Mundo permite ao hóspede conhecer a cultura e as paisagens de 43 destinos internacionais. Em menos de quatro meses, o cruzeiro visita lugares fascinantes, como Bari e Roma, na Itália; Marselha, na França; Barcelona, na Espanha; Casablanca, no Marrocos; Recife e Rio de Janeiro; Buenos Aires; Montevidéu; Papeete, na Polinésia Francesa; Auckland, na Nova Zelândia; Melbourne e Brisbane, na Austrália; Phuket, na Tailândia; Colombo, no Sri Lanka; Cochim e Mormugão, na Índia; Dubai, nos Emirados Árabes; Mascate, em Omã; Aqaba, na Jordânia; e Atenas e Katakolo, na Grécia.
Um dos destaques da viagem é o maior tempo de parada em destinos como Ushuaia, Ilha de Páscoa, Bali, Singapura, Mumbai, Dubai e Rio de Janeiro.
Nas escalas do cruzeiro Volta ao Mundo, a Costa oferece 498 excursões em terra e passeios especiais. Eles podem ser reservados pela ferramenta digital My Costa, projetada para que os hóspedes possam customizar suas férias a bordo. 
A edição do próximo ano do cruzeiro Volta ao Mundo já tem data marcada. O navio Costa Deliziosa partirá de Veneza, no dia 5 de janeiro de 2020, para um roteiro de 112 noites. 

AVIAÇÃO 2018: CRESCERAM OS MERCADOS DOMÉSTICO E INTERNACIONAL

As empresas aéreas nacionais transportaram 93,6 milhões de passageiros em voos domésticos no ano passado. O número representa incremento de 3,3% na comparação com os registros de 2017, quando a marca foi de 90,6 milhões. Segundo informação divulgada pela Agência Nacional de Aviação Civil, esse foi o melhor resultado dos últimos três anos.
Os dados da Anac reforçam a importância do turismo doméstico para a economia do país e a crescente participação do avião como modal de transporte nos deslocamentos internos. Em 2017, segundo estimativa do Ministério do Turismo, os brasileiros realizaram 204 milhões de viagens pelo país nos diversos meios de transporte, inclusive o aéreo. A expectativa é, que com o fechamento do balanço de 2018, se alcance a marca de 206 milhões de viagens internas realizadas.
De acordo com a Anac, considerando-se também os voos internacionais, o total de passageiros transportados pelas companhias brasileiras em 2018 foi de 103 milhões. Neste caso, a elevação foi de 4,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados fazem parte do relatório Demanda e Oferta do Transporte Aéreo.
VOOS INTERNACIONAIS -  Janeiro de 2019 também apresentou um crescimento de 7% nas chegadas de voos internacionais ao Brasil em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 6.120 voos aterrissando nos aeroportos brasileiros neste primeiro mês do ano. Os dados fazem parte de um levantamento realizado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), a partir de informações disponibilizadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Esta constatação é um bom sinal para o turismo nacional, e mantém, praticamente, a taxa de crescimento do ano passado, que fechou 2018 com aumento em 8% no número de chegadas internacionais. No total, são aproximadamente 400 voos a mais em janeiro, e um incremento de 107 mil assentos disponíveis para os turistas de todo o mundo. 
Os destaques são os aeroportos da região Sul, com um aumento de 19% em relação ao mesmo mês de 2018. A região Nordeste também teve bom desempenho em comparação a janeiro do ano passado, tendo um crescimento de 17%. 
Em dezembro, o governo brasileiro assinou uma Medida Provisória que autoriza a entrada de até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas brasileiras. Trata-se de um pleito antigo do setor de turismo. A MP já está em vigor, mas precisa ser apreciada pelo Congresso em até 120 dias após sua edição. 

JUAZEIRO DO NORTE EM FESTAS - NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS ABRIU O CALENDÁRIO DE ROMARIAS

É assim todos os anos. A partir de fevereiro e no correr dos outros meses Juazeiro do Norte recebe milhares de fiéis que vão prestar homenagem a acontecimentos ligados a Padre Cícero, o símbolo maior do Município. E este ano a tradição continua cada vez mais firme. 
Na manhã da última terça-feira, 29, a população de Juazeiro do Norte aplaudiu, nas portas ou estabelecimentos comerciais, a carreata com a Imagem de Nossa Senhora que saiu do 2º Batalhão da Polícia Militar, foi conduzida no carro dos bombeiros e escoltada pela Polícia Militar. Foi a abertura oficial de mais uma Festa e Romaria, esta dedicada a Nossa Senhora das Candeias.
Ao chegarem à Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, os milhares de fiéis aplaudiram a Imagem da Mãe das Candeias, que foi conduzida até o altar pelas mãos dos oficiais da Polícia Militar. Na oportunidade, o padre Cícero José, ao saudar a santa, com um minuto de silêncio, prestou homenagem às famílias atingidas pelo rompimento de três barragens da Vale em Brumadinho - MG, na última sexta-feira (25). Em seguida aconteceu a celebração eucarística, presidida pelo vigário paroquial, padre Paulo Borges.
PROGRAMAÇÃO - A programação dos festejos em honra à Nossa Senhora das Candeias abre o extenso calendário anual da romarias em Juazeiro do Norte. Esta primeira segue até amanhã à noite, dia 2, e conta com celebrações eucarísticas, confissões, encontro com os romeiros, apresentações culturais e a tradicional procissão das luzes no encerramento.
Na terça-feira, 29 de janeiro, os romeiros vindos das mais diversas regiões do país, principalmente dos estados nordestinos, lotaram o patamar da Basílica Nossa Senhora das Dores para a Celebração Eucarística. A missa foi presidida pelo bispo da Diocese de Floresta (PE), Dom Gabriel Marchesi, e concelebrada pelo pároco/reitor padre Cícero José da Silva, além de padres romeiros que visitam Juazeiro do Norte durante este período.
Amanhã, (Dia de Nossa Senhora das Candeias, a programação completa é a seguinte:
Horário das Missas - Basílica Santuário – 6h, 9h. Capela do Socorro – 7h,10h,15h30 e 17h (bênção das Velas)
Despedida do romeiro - Basílica Santuário – 12h
Procissão Luminosa - Largo da Capela do Socorro – 18h. Encerramento/ bênção do Santíssimo - 
Basílica Santuário – 19h
Este ano, o festejo à Nossa Senhora tem como lema, “sal da Terra e luz do Mundo”, convidando os fiéis a serem presença viva do Senhor Jesus na terra.
Além dos ritos religiosos, a romaria está associada a uma farta mostra de manifestações culturais profanas que se desenvolvem durante todos os dias, em especial a dança de São Gonçalo, performada em frente ao cruzeiro da Igreja de Nossa Senhora das Candeias, a apresentação de bandas cabaçais e grupos de guerreiros e reisados. 
ORIGEM DA FESTA - A origem da Festa dedicada a Nossa Senhora das Candeias é incerta. Uma das hipóteses, talvez a mais popular, é que ela teria sido criada pelo próprio Padre Cícero Romão, a fim de ajudar um ferreiro desempregado, instruiu os fiéis a adquirem candeeiros para a procissão de Nossa Senhora das Candeias. 
Outra hipótese é que a tradição teria iniciado em 1895, quando o povo, saiu às ruas da cidade com velas acesas, na esperança de que Nossa Senhora da Luz iluminasse a mente do então bispo Dom Joaquim José Vieira, no desejo de que ele revisse as medidas repressivas impostas ao Padre Cícero, por conta do conhecido “milagre da hóstia”.

PARCERIA ESTADO/PREFEITURA - INAUGURADO O MERCADO DAS FLORES NA CAPITAL

A floricultura é um tradicional polo de exportação do Estado do Ceará. E agora ganha mais um importante estímulo para expandir os negócios do setor: o Mercado das Flores e Plantas Ornamentais. Localizado em Fortaleza, na Praça Joaquim Távora (Avenida Pontes Vieira), o espaço foi construído através do projeto “Juntos por Fortaleza”, parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura da Capital. No empreendimento, produtores e comerciantes cearenses irão comercializar diversos tipos de flores.
O novo equipamento foi inaugurado no último sábado (26), em solenidade que contou com a presença da vice-governadora do Estado, Izolda Cela, e do prefeito da Capital, Roberto Cláudio.
A estrutura é composta por 39 boxes construídos em uma área de 1.455 m², onde cada unidade terá 18 m². Os boxes serão mantidos por floristas e comerciantes de todo o Estado. O investimento para o Mercado das Flores foi de R$ 2 milhões – sendo R$ 1,7 milhão oriundo do Tesouro Estadual e R$ 425 mil de contrapartida da Prefeitura de Fortaleza.
Além de beneficiar produtores, comerciantes e consumidores de todo o Estado, o espaço também objetiva atrair a população para nova opção de lazer. Serão realizados no Mercado feiras, encontros do setor da floricultura e também eventos culturais.
Importante aliado
O Mercado das Flores beneficia os produtores de flores em um cenário de recente queda do volume de exportações, devido a questões logísticas de transporte e também por conta da situação de seca vivia pelo Ceará nos últimos anos. A obra vem para incentivar e fortalecer o comércio local e garantir a evolução dos negócios a produtores e comerciantes.
Sob supervisão da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará, os próprios produtores participarão da gestão do mercado.

EM FORTIM PADARIA, REFERÊNCIA FRANCESA NO JAGUARIBE LODGE

Os hóspedes do Jaguaribe Lodge&Kite e do Vila Selvagem têm um novo motivo para se hospedar: uma padaria exclusiva com tradicionais pães franceses produzidos no local. Utilizando a técnica levain, de fermentação natural, as iguarias garantem um sabor único, a maciez e a crocância de um verdadeiro pão “made in France”.
Celian Chaufour, sócio-fundador do hotel, afirma que sempre teve vontade de trazer este costume à cidade de Fortim. “Adoro cozinhar, e sempre sonhei em ter um local para fazer pães naturais e com receitas que aprendi na França. Após conhecer novas técnicas de panificação, hoje posso oferecer aos hóspedes o que há de melhor e mais saudável em nosso café da manhã”, comenta Celian.
Com uma farinha proveniente do trigo 100% francês (selo CRC – Cultura Sustentável Controlada) como matéria prima, os pães produzidos com a técnica de fermentação natural têm a vantagem de não ter aditivos químicos, respeitando o meio ambiente e a saúde do consumidor, inclusive agindo em uma melhor digestão. Esse método de fermentação lenta da massa (até 36 horas), alta hidratação, confere aos pães um miolo aerado, macio e com a casca extremamente crocante, já que são assados em um forno de pedra.
Pães brancos, estilo baguette, pain de campagne, ciabatta, integral, brioche, de passas e nozes, croissant, pain at chocolat e o tourte de meule, que é o pão com técnica mais ancestral e a receita francesa mais tradicional são alguns dos pães que já estão disponíveis no saboroso buffet do café da manhã do Jaguaribe Lodge e do Vila Selvagem. 
A padaria, localizada dentro do Jaguaribe Lodge, está disponível apenas aos hóspedes do hotel e do Vila Selvagem, mas já há planos de expansão para atender ao público da região, no segundo semestre deste ano.
O LODGE & KITE - Localizado em Fortim, a 130 km de Fortaleza, o Jaguaribe Lodge&Kite foi inaugurado em agosto de 2017 trazendo um novo conceito em hospedagem. Agregando luxo, sustentabilidade e uma escola de kite surf com certificado internacional, o hotel idealizados por empresários franceses, com 20 amplos lodges, spa, dois restaurantes e uma piscina semiolímpica, passou a fazer parte dos Roteiros de Charme em dezembro de 2018 ao lado do Vila Selvagem, que completa 10 anos em Fortim este ano.
INFORMAÇÕES - Rua Praia Canoé - Pontal de Maceió, Fortim, 62815-000 – Ceará. Telefone e Reservas: (88) 9 8121-0441 reservas@jaguaribelodge.com 

NOVIDADE EM RUAS DO CENTRO - CABEAMENTO INTERNO DAS OPERADORAS DE ENERGIA E TELEFONE

Ruas do Novo Centro de Fortaleza  passarão por reformas que muito contribuirão para que a capital cearense se torne ainda melhor para sua população e para o comércio em geral. Através da Secretaria Regional do Centro, a Prefeitura de Fortaleza  apresentou aos comerciantes do local as novas intervenções previstas para o Centro da Cidade que começarão a partir do início de fevereiro.  O encontro aconteceu no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e também contou com a presença do presidente da entidade, Assis Cavalcante.
As ruas Liberato Barroso (trecho entre General Sampaio e Floriano Peixoto) e General Sampaio (entre Liberato Barroso e Guilherme Rocha) passarão por reformas nas calçadas e implantação de quiosques, a exemplo do que aconteceu na Rua Guilherme Rocha. As intervenções também contemplam novo mobiliário urbano, iluminação, drenagem e paisagismo.
A grande novidade da obra diz respeito ao plano de cabeamento interno das operadoras de energia e telefonia. O plano foi doado à Prefeitura de Fortaleza pela Enel e será implementado no Centro, pela primeira vez.
Durante a reunião, o secretário do Centro, Adail Fontenele, fez uma explanação do andamento das diversas intervenções que estão sendo realizadas na região e pontuou detalhes das mudanças para os comerciantes. A previsão é que a obra, nos dois trechos, fique pronta em julho.
“No domingo, iniciaremos as obras com a implantação dos tapumes e a delimitação da área de pedestres. Também deslocaremos os camelôs enquanto quebraremos o piso para desobstruir a área em virtude do cabeamento interno que utilizaremos. Uma iniciativa importante para dar mais segurança e reduzir substancialmente a poluição visual do Centro da cidade”, explicou Adail Fontenele.
OBRAS DIVERSAS - Na pauta, o ordenamento do comércio informal, estímulos a ocupação habitacional, ações de cultura e turismo, instalações de galpões criativos de moda e políticas de apoio às pessoas em situação de rua. Além disso, o projeto contempla diversas intervenções de Infraestrutura e Mobilidade, com a implantação de ciclofaixas, ciclovias, faixas exclusivas de ônibus e a construção do Terminal Aberto ao lado da Praça José de Alencar, que será totalmente reformada.
“O projeto está concluído e deve ir para licitação em março. A obra está a cargo da secretaria de infraestrutura e vai mudar radicalmente a praça que ganhará novo piso, iluminação em LED e recuperação total do pavimento em paralelepípedo na frente do Theatro José de Alencar”, comentou Adail.
Já na pauta de apoio a pessoas em situação de rua, o projeto prevê a implantação de Pousada Social com até 100 vagas, além da destinação de vagas para o programa de Aluguel Social. No segmento de Infraestrutura e Mobilidade, entre outras ações, está definida a construção do Terminal Aberto ao lado da Praça José de Alencar. Faixas exclusivas de ônibus serão implantadas na Avenida Duque de Caxias e nas Ruas João Moreira e Castro Silva. A Rua Barão do Rio Branco também será alvo do Projeto Calçada Viva.
No eixo da Segurança e Fiscalização, o projeto prevê a instalação de 40 novas câmeras de vídeomonitoramento, que serão somadas às 32 câmaras da Prefeitura já existentes e às 11 câmaras da Secretaria de Segurança Pública também já existentes. Além disso, está prevista a aquisição de uma célula de monitoramento com instalação de vídeowall.

MICARETA DE FEIRA NO CATUSSABA



ERNANITUR - RECEPTIVO DO CEARÁ


ROTA DO SOL SEMANAL 01/02/2019 ISSUU