Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

CALEIDOSCÓPIO - O TERRORISMO CHOCA O MUNDO / LIBERDADE E LIBERTINAGEM

O TERRORISMO CHOCA O MUNDO
O mundo todo continua estarrecido com o massacre que terroristas ditos islamistas praticaram contra chargistas da publicação satírica  “Charlie Hebdo”. A chacina foi motivada pelo fato de o órgão francês ter publicado charges ofensivas a  Maomé, o grande profeta do Islã. O ato terrorista dos fundamentalistas assassinos caiu como uma bomba atômica , traumatizando milhões de pessoas não só na França mas em todo o mundo, incluidos os maiores representantes políticos e religiosos de países de todos os continentes, entre eles do próprio islamismo. A grande passeata do último domingo em Paris, também em várias outras partes, fielmente demonstra o repúdio ao terrorismo, político ou religioso. A imprensa mundial, com muita justeza, sentiu-se apunhalada no seu objetivo primeiro que é a liberdade de divulgação de comentários, reportagens, fatos, charges, postulados pétreos, a razão de ser maior do segmento. No dia 11 de setembro de 2001, também os Estados Unidos foram vitimas de grande tragédia, quando terroristas atacaram as Torres Gêmeas em Nova Iorque, em consequência do que morreram 2.996 mortos de pessoas inocentes. Os acusados também eram fundamentalistas, pessoas que se entregam cegamente a uma causa, banalizando a própria vida. Então, é difícil entender como seres pensantes gente deste viés. A intolerância religiosa, parta de onde partir, sempre provoca irreparáveis males. Ainda hoje a Igreja Católica se desculpa pelas atrocidades que cometeu na Idade Média. Felizmente, mudou de postura e, como faz a todo o momento o atual Papa Francisco, sua meta é o amor e a fraternidade entre pessoas e nacionalidades. No mundo atual não há mais espaço para intolerância, para a não aceitação de que o próximo tem filosofia de vida diferente da nossa. 
LIBERDADE E LIBERTINAGEM – Em razão da tragédia que se abateu contra o “Charlie Hebdo”, muito se tem discutido sobre a liberdade de imprensa. Uns acham que profissionais da mídia não deveriam divulgar matérias ofensivas a figuras maiores ou menores das religiões ou contra  honra de pessoas ou entidades, valendo-se da liberdade de imprensa. Seus argumentos são muitos para que haja este cerceamento, inclusive a de que a ofensa, acarretará um mal que jamais será reparado. Até usam a célebre frase atribuída a Madame Roland, influente personagem da Revolução Francesa,  antes da queda da lâmina da guilhotina :« Ó Liberdade, quantos crimes cometem-se em teu nome ! ». Também se vale do apóstolo Paulo: "Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma”. Afirmam sábios que “liberdade é a independência, autonomia e espontaneidade do ser humano”.  Ainda mais, como pensa Spencer, "A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro".  Fora disto, tudo é libertinagem, uso errado da liberdade. Ora, ora,  havendo uso abusivo da liberdade, não há o caminho da justiça para a reparação do mal? Pelo menos é isto que se entende nas sociedades democratas. Matar ou vingar de qualquer forma é irracional, fanatismo doentio. Infelizmente, pela lavagem cerebral que recebem, assim não pensam os radicais membros das facções que estão pondo o mundo em constante perigo.  

PROGRAMAÇÃO EM AQUIRAZ E FORTALEZA - O CEARÁ FESTEJA 216 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

O Estado do Ceará completa amanhã, 17, 216 anos de emancipação política. A data será festivamente comemorada  tanto em  Aquiraz, primeira capital do Estado, como em Fortaleza. Em Aquiraz, os festejos serão na Praça da Matriz, e em Fortaleza, com atividades ao longo do dia, no Theatro José de Alencar, no Museu do Ceará e no Sobrado Dr. José Lourenço. Entre os destaques da programação artística estão a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, o bailarino Hugo Bianchi, o tenor Franklin Dantas e o ator e dramaturgo Ricardo Guilherme.
O DIA DO CEARÁ -  O dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei nº 13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa referenciando o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799, tornando-se administrativamente independente. A emancipação foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799.
NA PRIMEIRA CAPITAL - Em Aquiraz, a programação começará às 9h, com visitas guiadas ao Museu Sacro São José de Ribamar. Continuarãoà tarde na Praça Cônego Araripe, a Praça da Matriz de Aquiraz, quando a  Banda de Música do Município apresentará dobrados e músicas populares. Em seguida, haverá  o lançamento da “Ciranda da Paz”, com participação do médico Sulivan Mota e distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas. Por fim,  uma visita oficial ao Museu Sacro São José de Ribamar. Às 17h acontece a solenidade oficial pelo Dia do Ceará, com hasteamento das bandeiras de Aquiraz, do Ceará e do Brasil, com execução dos hinos do Município, do Ceará e do Hino Nacional Brasileiro, este especialmente interpretado pelo acordeonista e secretário da Cultura de Aquiraz,  Rodolfo Forte.  Às 18h será celebrada uma missa festiva na Igreja Matriz de São José de Ribamar, a segunda mais antiga do Estado. Às 19h30, no interior da Igreja, a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho brindará o público com uma apresentação especial, executando repertório de Humberto Teixeira, em homenagem ao centenário do compositor cearense.
PROGRAMAÇÃO EM FORTALEZA - A programação especial pelo Dia do Ceará em Fortaleza, no Theatro José de Alencar, será celebrado com atividades durante todo o dia de amanhã. Haverá visita guiada com a participação do  bailarino e coreógrafo Hugo Bianchi; às 18h. na Hora do Angelus, o tenor Franklin Dantas interpretará a tradicional “Ave Maria”;  às 18h30 acontecerá o Sarau do TJA, com o ator e dramaturgo Ricardo Guilherme, homenageando o escritor, jornalista e dramaturgo Guilherme Neto e o poeta Mário Gomes, personagens da cultura cearense que faleceram  recentemente, deixando saudades e um grande legado artístico e pessoal.
O Museu do Ceará também terá atividade especial, das 9h às 17h, com a exposição “Impressões do Sertão Cearense”, composta por xilogravuras, matrizes e outros objetos que retratam cenas da nossa cultura sertaneja. O xilógrafo João Pedro do Juazeiro, autor das xilogravuras e matrizes,  oferecerá ao público sua arte produzida com tintas cuidadosamente jogadas sobre tábuas sulcadas de umburana, prensadas sobre as folhas de papel, produzindo imagens belas e sensíveis do sertão cearense.
No Sobrado Dr. José Lourenço,  às 10h, acontecerá  uma edição especial do programa de debates Café do Zé, reunindo fotógrafos cearenses que têm trabalhos na exposição atualmente em cartaz no Sobrado, reunindo fotografias de autores locais e de convidados peruanos. Das 13h30 às 16h, exibição de filmes do “Cineclube Sobrado”, com curtas-metragens referentes a temáticas diversas do Estado e da capital, como "Fortaleza Antiga e Nova (1923-1963/1982/2005)" e “Perfil: Nirez”, entre outras produções.

CÂMARA BRASIL-ALEMANHA

Com objetivo de visitar a feira Wasser Berlin International, na Alemanha, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo está organizando uma delegação de pequenos e médios empresários interessados em aprimorar suas iniciativas na gestão e tratamento de água, esgoto, saneamento e gestão ambiental. 
Especializada em tecnologias para tratamento de água e esgoto,  a feira acontece entre 23 e 27 de março de 2015 e contará com a presença de diversos agentes ligados ao setor, nas vertentes de tratamento de água e esgotos, saneamento, distribuição, canalização e máquinas para construção, entre outras.
A programação proposta pela Câmara Brasil-Alemanha vai de 22 a 28 de março e inclui visitas técnicas em que os visitantes poderão conferir muitas das tecnologias apresentadas no evento e como são utilizadas na prática. 
As Inscrições poderão ser feitas até o dia 03 de março de 2015 no formulário disponível no site http://www.ahkbrasil.com/iframes_site_ahk_typo3/ver_evento.asp?id=3298&area=Eventos.

NOVA MISSÃO PARA ARIALDO PINHO

Antonio José
Neste primeiro artigo turístico de 2015, lembramos que, no anterior, sugerimos ao governador Camilo Santana que não nomeasse, para ocupar a Secretaria Estadual de Turismo da “Terra de Iracema”, candidato que não foi reeleito ou perdeu a eleição, como recompensa pelo apoio dado durante a sua campanha ao Governo do Estado do Ceará.
Nosso intuito era, apenas, desejarmos a nomeação do homem (profissional) certo para o lugar certo. Não é que o governador Camilo Santana tenha atendido a nossa sugestão, ao nomear o ex-secretário da Casa Civil, Arialdo Pinho, para titular da Secretaria Estadual do Turismo, que, em anos idos, foi sócio do Complexo Turístico Beach Park, em Aquiraz, tocando esse empreendimento, com competência, ao lado do empresário João Gentil Guinle (o Joãozinho para os amigos).
Ficamos satisfeito com sua nomeação, caro Arialdo, e esperamos que, com apoio do governador Camilo Santana, possa fazer mais ou igual a seu antecessor, o competente Bismarck Maia, que contou com seu irrestrito apoio, quando secretário da Casa Civil do ex-governador Cid Gomes.
O novo secretário do Turismo do Ceará (Setur), Arialdo Pinho, sabe onde  as andorinhas dormem e tem a faca e o queijo, nas mãos, para aumentar a infraestrutura física de suporte ao turismo cearense, divulgar o potencial desse setor, aqui e alhures, participar de mais eventos locais, nacionais e internacionais.
Necessário se faz, ainda, captar mais eventos de lazer e negócios, em parceria com outros segmentos da cadeia produtiva do turismo, para fortalecer a economia de nosso Estado. E tem mais: jamais permitir, também, que o Centro de Eventos do Ceará venha a tornar-se um elefante-branco. A missão é árdua, mas não impossível, quando existe vontade política.
Bem! Em respeito ao Turismo e ao Turista, vamos bater na mesma tecla: a Ética e o Profissionalismo, nas atividades turísticas, devem ser constantemente praticados, para que não seja cometida exploração aos bolsos dos turistas, ou vender-lhes algodão por veludo, em termos de atrativos, produtos e serviços. Agora, para não se matar a “galinha dos ovos de ouro”, é que solicitamos, em nossos comentários,  aos que exploram, racionalmente, essa atividade econômica que sejam éticos, profissionais e transparentes em suas ações.
Indo mais além, sobre o assunto em apreço, fica o apelo aos gestores públicos e aos empresários do ramo: continuem a explorar o Turismo, porém com profissionalismo, com dignidade, sem denegrir a imagem do Ceará Turístico e muito menos poluir os recursos naturais (flora, fauna e mananciais), quando da execução de projetos de suporte ao setor.
Por último, um lembrete ao trade: para não prejudicar a população local  e os visitantes não é recomendável superestimar o que um polo turístico tem de agradável, útil e belo, quando da “venda” dos pacotes turísticos. Isso é pedir muito a quem  deve proceder, exemplarmente, no Turismo? Acreditamos que não. Obrigado pela leitura!
Antônio José de Oliveira - Vice-presidente da Abrajet-Ceará

NO CENTRO DE FORTALEZA: O VIDEOMONITORAMENTO TEM REGISTRADO OCORRÊNCIAS

Os diversos pontos do  Centro de  Fortaleza vêm sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã da Prefeitura,  através de 24 câmeras,  utilizando como referência os códigos do Projeto Fortaleza-Cidade de Paz, a fim de gerar informações precisas. A ação tem o objetivo de prevenir e registrar delitos, acidentes de trânsito, consumo de drogas e outras ocorrências nas praças e vias públicas de Fortaleza.
No período de agosto a dezembro do ano recém  passado, foram contabilizadas 145 diferentes situações. Conforme relatório do videomonitoramento, o maior número de ocorrências foi registrado pelo setor em novembro: 42, dos quais 26 foram casos de consumo de entorpecentes, que predominaram durante os cinco meses. Em agosto, as câmaras marcaram  21 situações; setembro, 22; outubro, 27; novembro, 42; e dezembro, 33.
A coordenadora do setor de Videomonitoramento, a inspetora Francisca Arilza da Silva, avalia que o serviço é muito importante para a população. Segundo ela, as câmaras apontam situações de vandalismo, manifestações, depredações do patrimônio público e também presta um trabalho social. Cita exemplos: “buracos no meio das vias, lâmpadas queimadas, árvores caídas são alguns dos problemas solucionados pelos órgãos competentes, após uma ligação, aqui do setor, para o 190 da Coordenação Integrada de Operações de Segurança (Ciops)”.
As 24 câmaras funcionam dia e noite, sem interrupção, com equipes de três guardas, das 6h às 18h - sendo três delas das 18h às 6h do dia seguinte. Acidentes de trânsito, pessoas em situação suspeita, brigas de família, pichação e muitas outras situações são registradas pelo videomonitoramento e notificadas ao Ciops.

17,7 MILHÕES VIAJARAM EM 2014 - O TURISMO RELIGIOSO NO BRASIL CONTINUA EXPRESSIVO

O turismo brasileiro apresenta, a cada ano, números mais expressivos em relação ao segmento religioso. De acordo com dados preliminares do Departamento de Estudos e Pesquisas do MTur, no ano passado, cerca de 17,7 milhões de brasileiros viajaram pelo país levados pela fé. Cerca de 10 milhões fizeram viagens sem pernoitar no destino (excursionistas) e outros 7,7 milhões permaneceram pelo menos uma noite no local.
As visitas às tradicionais cidades barrocas mineiras e baianas, como Ouro Preto, Mariana, Congonhas do Campo e Salvador, estão entre os destinos mais visitados do país pelos peregrinos. Na semana passada, a administração do Santuário Nacional de Aparecida (SP) anunciou um número recorde de visitantes do ano passado: 12,2 milhões. A movimentação, no entanto, deve crescer ainda mais. Isso porque a imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida vai percorrer diversas cidades do país até 2017, quando será celebrado os 300 anos do encontro da imagem da Padroeira do Brasil nas águas do rio Paraíba. Só em 2015 estão confirmadas a visita a 49 dioceses.
Entre os destinos de turismo religioso consolidados no país também estão o Círio de Nazaré (Belém, PA), uma das maiores festas religiosas do mundo, que reúne cerca de um milhão e meio de pessoas em outubro; a Romaria à Juazeiro (Juazeiro do Norte, CE), que recebe cerca de dois milhões de devotos de Padre Cícero por ano; e a Romaria à Nova Trento (Nova Trento, SC), onde está o Santuário da Madre Paulina, considerada a primeira santa brasileira, com cerca de 20 mil peregrinos por mês.

SECRETÁRIO QUER VITALIZAR O TURISMO DO PIAUÍ

Flávio Nogueira (foto) assumiu há pouco  a Secretaria do Turismo do Piauí e já começa a traçar o planejamento das ações para desenvolver e revitalizar o turismo no Estado. Ele defende a união com empresários e também do poder público para que o importante segmento seja desenvolvido.
O novo secretário está fazendo a formatação de uma  equipe de trabalho a fim de elaborar  um plano de ações a serem executadas. Defende que haja a criação de um grupo envolvendo diversos órgãos públicos para que o turismo do Estado se desenvolva. “É preciso que se crie um grupo de trabalho, porque turismo não existe sem estrutura. É preciso reunir Eletrobras, Agespisa, Policias, Detran e a Secretaria do Turismo para definir o que precisa ser feito. Sem energia, água, segurança, internet, por exemplo, o turismo do Piauí perde muito e não conseguirá avançar”, avalia.
O Piauí tem muitas potencialidades pouco exploradas,  como exemplo o Canion do Rio Poty, o Monumento da Batalha do Jenipapo e outras referências, inclusive históricas, que ainda são desconhecidas, inclusive dentro do próprio Estado. Flávio Nogueira sustenta que é preciso o apoio do empresariado local para participar desse processo.
Para Flávio Nogueira, algumas regiões da cidade já são atraentes, mas é preciso avançar em termos de investimentos e divulgação. Ele cita como exemplo o Festival de Inverno de Pedro II, que reúne muitas pessoas, mas que tem potencial para ser ainda maior. 

NOS 450 ANOS DO RIO DE JANEIRO, 14 MESES DE FESTAS

450 anos de fundação. A C idade Maravilhosa vive o significativo  evento desde o  Réveillon, quando houve o primeiro  ato do calendário comemorativo, que terá mais de 200 atrações em 14 meses na capital fluminense, entre espetáculos, concertos de música, exposições, mostras de cinema e festivais, com destaque para fins de semana temáticos, inspirados em expressões cariocas: Cidade Maravilhosa, Gentileza, Gera Gentileza, Do Leme ao Pontal, Minha Alma Canta e Aquele Abraço.
A marca Rio450 está presente em uma série de produtos que ajudam na divulgação das festejos. Diferentes setores econômicos presentes no cotidiano do carioca se engajaram, como a empresa automobilística Fiat, que vai produzir o Novo Uno Rio450, com a marca comemorativa estampada na lateral e na traseira, e a TAM, que incluirá o símbolo na fuselagem de aeronaves da ponte-aérea. Já incorporaram o símbolo às suas campanhas de comunicação o shopping RioSul e a Cedae.
SÃO SEBASTIÃO E A FUNDAÇÃO – Grande parte confunde o dia do aniversário do Estado do Rio de Janeiro com o dia de São Sebastião do Rio de Janeiro (20 de janeiro).  Também,  com a descoberta da Baía de Guanabara, pelo explorador português Gaspar de Lemos,  em 1 de janeiro de 1502. Na realidade, oficialmente a data da fundação da grande cidade abençoada pelo Cristo Redentor, no alto do Corcovado, ocorreu em   1 de março de 1565, quando, sob o comando de Estácio de Sá, derrotando invasores franceses,  tropas portuguesas desembarcaram entre o Morro Cara de Cão e o Morro do Pão de Açúcar, fundando a cidade de "São Sebastião do Rio de Janeiro.

EM CAFÉ DA MANHÃ DA REALTUR - APRESENTADA A TEMPORADA 2015 DO GBM DA QUEENSBERRY

David Santos – Assist Card; Nonato Oliveira
– Diretor da Realtur Operadora e Marco Lourenç
o – Diretor Comercial da Queensberry.
Para dar conhecimento das suas ações, principalmente da empresa que representa, a  Queensberry, a operadora cearense Realtur, que tem à frente o empresário Raimundo Nonato de Oliveira, reuniu  na última sexta-feira, pela manhã, no  Hotel Oásis Atlântico,  agentes de viagens e representantes da imprensa. Na ocasião, foram apresentadas as programações para temporada 2015 do “Grupos Brasileiros no Mundo – GBM”, já lançadas pela Queensberry,   em São Paulo, com nove roteiros - inéditos e revisitados, a fim de serem vendidos pelos agentes de viagens.
Na Europa, há opções como sul da Inglaterra, norte da Alemanha e viagem da Toscana croata à região de Vêneto. No continente americano os destaques são Havaí e cruzeiro em Galápagos. Na seçãoSlow Travel, o foco é um cruzeiro a bordo do navio de luxo S.S. Catherine, pelo Rio Ródano, além de roteiros pela Baviera, Costa Amalfitana e Puglia. Contudo, na temporada a principal novidade é o GBM Land 2015, com a venda somente da parte terrestre dos roteiros. 
No agradável café da manhã promovido pela Realtur, Marco Lourenço, diretor comercial da Queensberry,  lançou  a edição 2015 da “Caça ao Tesouro”, campanha que premia as agências que mais venderem em três categorias: Grupos Brasileiros no Mundo (GBM), Programas Individuais e Cruzeiros Marítimos”. Para a primeira categoria, serão premiados dez agentes. Para a segunda, mais dez. E para a de Cruzeiros Marítimos, serão oito premiados", diz o diretor de Vendas da Queensberry.
A campanha tem validade para vendas efetuadas e pagas entre 1º de janeiro de 2014 e 31 de outubro de 2015. No total serão premiados 28 agentes, oito a mais na comparação com a edição anterior da campanha. 

COMPLICADA A SITUAÇÃO : INDEFINIDO O DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DE BRASÍLIA

Os galpões usados pelas escolas de samba do Distrito Federal estão cheios de fantasias prontas e empilhadas,  dificultando até  a circulação pelos locais. Os carnavalescos estavam quase prontos  para sair na avenida quando o governo do Distrito Federal anunciou o cancelamento dos desfiles, na quarta-feira (7), por falta de verbas. As 21 escolas pediram R$ 6,35 milhões no ano passado para custear os preparativos para a festa. Não receberam um centavo. Hoje o governo acumula um rombo superior a R$ 3,5 bilhões.
Conforme a Agência Brasil, o presidente da União da Liga das Escolas de Brasília, Geomar Leite, diz que as escolas vão tentar manter o desfile judicialmente:  “As escolas ainda não jogaram a toalha, ainda estamos trabalhando. Vamos buscar, se possível, judicialmente a manutenção do carnaval”. Segundo ele, o governo pediu o prazo de 48 horas para conversar com empresas e buscar patrocínio. Uma alternativa é fazer um desfile menor, de apenas um dia e sem premiação.
A notícia do cancelamento foi uma surpresa. As escolas entregaram, no ano passado, o orçamento ao ex-governador Agnelo Queiroz, que se comprometeu a cumpri-lo.  A primeira parcela deveria ter sido paga em outubro. Recém-empossado, o novo governo pediu a redução em 20%. As escolas conseguiram abater 22,6%. “Ele disse que resolveria o problema, dando ainda mais esperança para o pessoal continuar trabalhando. Tem gente que está há seis meses sem receber”, diz Leite.
O trabalho começou em julho. Entre os funcionários, uma equipe veio do Rio de Janeiro para trabalhar na confecção das fantasias. As mercadorias foram compradas com cartas de crédito em lojas do Rio e São Paulo. A dívida é de R$ 2 milhões, de acordo com Leite.
“Está muito complicado. Não dá nem para comprar um sabonete, se você quer saber”, diz a costureira carioca Cássia Regina Dias, que dedica três dos 38 anos ao carnaval da Grande Rio e pela primeira vez veio trabalhar em Brasília. “No Rio duvido que isso aconteça. A gente trabalha no carnaval e se mantém o ano todo”.
Para exigir um financiamento, as escolas se baseiam na Lei do Carnaval (Lei 4.738/2011 do DF), que diz que o carnaval deve ser organizado, gerido e apoiado financeiramente pelo GDF, que deve proporcionar a infraestrutura, os serviços públicos de apoio e a divulgação necessários à realização do evento.
"Onde está a verba da cultura? Não pode colocar tudo nas costas do carnaval. Cada área tem sua verba, tem o dinheiro da segurança, da saúde, da educação, cada um tem a sua participação no orçamento", indigna-se o aderecista Sidney Waldo, que há 15 anos trabalha no carnaval do DF.
O secretário de Turismo do DF, Jaime Recena, disse na sexta-feira (9), decorrido quase todo o prazo acordado, que conversou com alguns empresários e que há pessoas interessadas no financiamento. A secretaria ainda vai preparar um plano para apresentar oficialmente aos possíveis patrocinadores. Para que os desfiles fossem realizados regularmente, seriam necessários R$ 12 milhões. Ele ainda não fechou o valor que o GDF pretende captar para o carnaval alternativo.
Com os adereços prontos e o samba-enredo ensaiado, o presidente da Império do Guará, Mário Santos, que acumula dívida de R$ 167 mil, resume o desejo dos carnalvalescos da capital em um verso da música de Alcione: "Não deixe o samba morrer". (Com a Agência Brasil).

COMEÇA O PRÉ-CARNAVAL - SAMBAS, MARCHAS E ALEGRIA NOS BAIRROS DE FORTALEZA

Banda de Ipanema convidada a abrir o Pré-Carnaval
A programação oficial do Ciclo Carnavalesco 2015 de Fortaleza está com  boas novidades. Ao todo, 60 blocos participarão do tradicional desfile da Avenida Domingos Olímpio, nos dias 15,16 e 17.  Ainda mais: shows, desfiles e atividades infantis, farão a festa nos bairros da capital por mais de 30 dias. A programação começa hoje, quando se inicia a movimentação de pré-carnaval, e segue até o último dia do Reinado do Momo.
A partir das 18 horas de hoje, haverá no Estoril (Praia de Iracema) o 1º Grito de Carnaval, afora a abertura da exposição “Outros Carnavais”,  seguida por um Baile de Máscaras. Com curadoria do jornalista, historiador e pesquisador Nirez, a exposição reúne cerca de 60 fotos e canções de carnavais de rua de Fortaleza a partir da década de 1940, que retratam as festas, a moda, os costumes e as alegrias dos foliões através dos tempos.
O bloco Luxo da Aldeia, como novidade deste ano,  reunirá  foliões no Mercado dos Pinhões. As apresentações acontecerão sempre às sextas-feiras (dias 16, 23, 30/1 e 6/2), a partir das 19 horas. O Bloco há oito anos anima foliões com seu repertório que presta homenagem a compositores cearenses de nascimento ou de coração, como Fausto Nilo, Lauro Maia, Luis Assunção, Ednardo, Paulo Gomes, Marcus Dias e outros.
Os desfiles dos blocos de rua na Praia de Iracema e nos outros bairros fortalezenses, grande destaque do Pré-Carnaval, começam amanhã, 17, seguindo nos dias 24 e 31 de janeiro e no dia 7 de fevereiro, sempre a partir das 16 horas. Os blocos Unidos da Cachorra, Baqueta, Camaleões do Vila e Bons Amigos, nesta sequência, se concentram no Poço da Draga e seguem pela Rua dos Tabajaras até o Aterrinho. Já o bloco Cheiro percorre a rua  João Cordeiro a partir das 18h30min, também finalizando o seu percurso em frente ao palco montado no Aterrinho.
Este ano, o Ciclo Carnavalesco tem como tema e presta homenagem aos blocos de rua. Para tanto, incrementará o cortejo da Rua dos Tabajaras com agremiações de grande projeção em outros carnavais do Brasil. Abrindo a programação, amanhã (17), a Banda de Ipanema, tradicional bloco do Rio de Janeiro, fará o percurso da rua Tabajaras a partir das 17 horas. As próximas atrações serão Cordão do Bola Preta (24/1), também do Rio de Janeiro, Ylê Ayê (31/1), o mais antigo bloco afro de Salvador, e fechando com o Olodum (7/2), também de Salvador.
Nos dias de Carnaval propriamente ditos, a alegria continua em diferentes pontos da cidade, com uma programação variada que promete animar todos os públicos. Na Avenida Domingos Olímpio, acontecem os tradicionais desfiles das agremiações, também selecionadas via edital público, que terão início no domingo (15/2), a partir 15h40min, com os Maracatus. Na segunda-feira (16/2), a partir das 16h20min, é a vez dos Blocos e dos Cordões se apresentarem. Os desfiles se encerram na terça-feira (17/2) de carnaval, a partir das 17h40min, com os Afoxés e as Escolas de Samba.
Na Praça do Ferreira, a novidade será o encontro de DJs e artistas locais, numa programação alternativa que acontecerá das 18 horas até meia-noite. A animação começa no sábado (14/2) com Leo Teruz, Lorena Nunes e DJ Doido. No domingo (15/2), sobem ao palco Born to Chill featuring Nayra Costa, Don L e Ivan Timbó (SEPASSANDO rec soundsystem). Na segunda-feira (16/2) é a vez dos Djs Fill e Cláudio, Jonnata Doll & Os Garotos Solventes e o Projeto Fertinha. E, encerrando a programação, na terça-feira (17/2), DJ Collean, Daniel Peixoto e DJ Famoso.
O palco do Aterrinho, como de praxe, receberá  shows de atrações musicais nacionais,  sempre a partir das 20 horas. Na  sexta-feira (13/2), o Bloco Luxo da Aldeia e convidados iniciam a festa. No sábado (14/2) é a vez do rapper Criolo. No domingo (15/2), a cantora de hip-hop Karol Concá. Na segunda (16/2), Roberta Sá. E fechando o Ciclo Carnavalesco 2015, na terça-feira (17/2), o Bloco do Sargento Pimenta, que mistura ritmos percussivos e canções dos Beatles.
CARNAVAL DA CRIANÇADA – Programação especial está reservada para a meninada. Eles poderão cair na folia nas manhãs de domingo, no Passeio Público,  no período de pré-carnaval. No domingo (18), a partir das 9h30min, acontece o 1º Gritinho de Carnaval, com o Bailinho, que terá animação da Banda Só Alegria, que segue se apresentando nos dias 25/1, 1/2 e 8/2.
Durante o Carnaval, os foliões mirins terão  programação especial. No sábado (14/2) e na segunda-feira (16/2), a partir das 16 horas,  haverá o Bailinho no Mercado dos Pinhões. No domingo (15/2) e na terça-feira (17), a partir das 9h30min, os pequenos foliões retornam ao Passeio Público.
Nas ruas, blocos infantis selecionados via edital também alegram as famílias. Nos dias 18/1, 25/1 e 8/2, sempre às 9 horas, o Bloco Clube da Sivozinha se concentra na avenida Washington Soares, 6055, no bairro Edson Queiroz. Nos sábados 31/1 e 7/2, o Bloco Sai na Marrinha se concentra na rua Almeida Filho, 326, no bairro Ellery. Já nas sextas-feiras 6 e 13, às 18 horas, o Bloco Pirambulando se concentra na avenida Presidente Castelo Branco, no bairro Pirambu.

AGITAÇÃO NO PRÉ-CARNAVAL DO DRAGÃO DO MAR

A partir de ontem, o fortalezense e turistas começaram a balançar ao som do melhor da música retrô carnavalesca do Brasil. Participação do Bloco Chão da Praça com Os Transacionais que, pelo terceiro ano consecutivo, faz uma das mais quentes festas de Pré-Carnaval da Cidade. Para agitar ainda mais, convidados especiais vão marcar presença. Nesta primeira quinta-feira, Nayra Costa empresta a força de sua voz ao Carnaval.
O Bloco Chão da Praça agitará a curtição carnavalesca durante as quatro quintas-feiras que antecedem a semana momina. Faz a festa, portanto, amanhã e nas noites dos próximos dias, 22/1, 29/1 e 5/2, sempre às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho.
Com um repertório que faz passear no tempo, o Pré-Carnaval d'Os Transacionais une o Brasil das décadas passadas por meio de frevo, galopes, afoxés, marchinhas e cirandas, em uma peregrinação que vai de Olinda a Salvador, passando pelos bailes cariocas e pelas praias cearenses.
Para este ano, cada quinta-feira trará um convidado diferente, prometendo esquentar ainda mais o bloco. O dia 15 apresenta a cantora cearense Nayra Costa, uma das vozes mais potentes da música local hoje. Nayra subirá ao palco junto d'Os Transacionais, cantando o Carnaval, em uma apresentação inédita. As demais atrações serão anunciadas em breve, bem como as do Baile à Fantasia do Dragão do Mar, que vai repetir o sucesso de 2014.

DE LUTO A CULTURA DO CEARÁ: FALECEU MESTRE ANTÔNIO ANICETO

A cultura de raiz do Ceará perdeu na última  segunda-feira, 12, um dos seus mais talentosos valores. Mestre Antônio, o líder da tradicional Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, faleceu na cidade do Crato  aos 82 anos.
O corpo de Mestre Antônio foi velado em sua casa, no bairro de Batateira, no Crato. Ontem,  um cortejo com grupos cabaçais do município conduziu  o corpo do Mestre até o cemitério Nossa Senhora da Piedade,  no Crato, às 11h. O cortejo, acompanhado por uma multidão de admiradores do ilustre falecido passou pelo centro cultural da antiga estação ferroviária RFFSA
Expressando  sentimento pelo falecimento de tão conceituado representante do folclore cearense,  o Secretário da Cultura do Estado, Guilherme Sampaio, disse que Mestre Antônio foi responsável por manter viva uma das mais belas e marcantes expressões da cultura cearense, estando sempre pronto para transmitir conhecimentos e compartilhar histórias e vivências. Assim foi, por exemplo, com os novos integrantes da banda-mirim dos Irmãos Aniceto, reunindo garotos da comunidade, unidos e encantados pelo poder da tradição, da música, da brincadeira. Tudo com a simplicidade e a gentileza que sempre caracterizaram a presença do grupo, em inúmeras apresentações e em eventos especiais, como o Encontro Mestres do Mundo. A opinião é corroborada por todos que conheciam a Banda de que o faledcido era a expressão maior. 
ORIGEM DA BANDA - A Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto surgiu em 10 de maio de 1835, tendo como idealizador José Lourenço da Silva (pai do Mestre Antônio). A denominação  “cabaçal” decorre do fato de antigamente os tambores serem confeccionados de pele de bode estirada sobre cabaças. Ou, conforme outra versão, o nome vem de um ritual dos índios Cariris, momento em que tocavam pifanos e queimavam Jurema-preta nas cabaças.
Ainda hoje, os integrantes da Banda, composta por Antônio, seu irmão Raimundo Aniceto e a seus sobrinhos, vinham mantendo  a tradição de confeccionar os instrumentos com peles de bode ou carneiro esticadas sobre enormes troncos de madeira, com o miolo retirado a golpes de machado. Os pífanos são feitos de tabocas.
Os irmãos Aniceto lançaram três discos: o primeiro em 1978, patrocinado pelo Ministério da Educação e Cultura; o segundo em 1999, produzido pela Cariri Discos em parceria com a Equatorial Produções; e o último em 2004, intitulado “Forró no Cariri”, tendo como produtores as mesmas empresas do álbum anterior. Também lançaram um DVD, gravado em 2008, no Theatro José de Alencar, registrando a histórica apresentação da Banda Cabaçal em conjunto com a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho.

PRAIA DE IRACEMA

Na manhã da última terça-feira, o prefeito Roberto Cláudio visitou  obras na Praia de Iracema. Primeiro acompanhou o andamento dos trabalhos  do Instituto Cultural Iracema, que está sendo instalado no antigo prédio do restaurante La Trattoria e será um centro de difusão e memória da Praia de Iracema. Em seguida, foi à Casa de Cultura Digital, obra construída ao lado do Largo do Mincharia e que vai abrigar projeto de desenvolvimento científico e social com crianças, jovens e adultos. A Casa será um espaço para difusão, formação e criação em ciência e cultura digital. Produtores e consumidores científicos e culturais, interessados em mídias digitais, empreendedores criativos e inovadores e demais cidadãos estão entre o público-alvo do equipamento.
O prefeito Roberto Cláudio visitou ainda as obras da Praça dos Tremembés e a Quadra Poliesportiva, que vai atender, principalmente, os moradores da comunidade do Poço da Draga.

LANÇADO EDITAL - O 66º SALÃO DE ABRIL OCORRERÁ ENTRE ABRIL E MAIO

Já foi lançado pela Prefeitura de Fortaleza o edital indicando as normas para a seleção dos trabalhos que irão compor a mostra do 66º Salão de Abril, principal Salão de Artes da cidade e um dos mais disputados e reconhecidos do País. Serão selecionados até 30 projetos com temática livre, que integrarão a programação do Salão, além de três, que serão premiados.
A tradicional mostra, uma realização da Secretaria de Cultura de Fortaleza, com o apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste, acontecerá de 10 de abril a 10 de maio de 2015, na Galeria Antônio Bandeira, localizada no Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde D'eu, 560 – Centro).
O Edital indica a distribuição de um montante de R$ 135.000,00, sendo 30 prêmios de R$ 3.000,00 brutos, para cada uma das 30 obras selecionadas para compor a Mostra, além de três prêmios de R$ 15.000,00 brutos, para cada uma das obras premiadas dentre as 30 selecionadas. Dos valores destinados a serem pagos pelo Edital, serão descontados impostos e taxas devidos legalmente.
As inscrições poderão ser feitas até 22 de fevereiro, exclusivamente por meio do site www.salaodeabrilfortaleza.com.br. A inscrição é gratuita, restrita a pessoas físicas, sem limitação etária, e destinada a artistas visuais, com formação diversa,  que sejam brasileiros natos ou naturalizados ou estrangeiros, com residência fixa no Brasil há pelo menos dois anos. Os candidatos  poderão realizar inscrição de até três obras, individualmente ou como representante de obra coletiva.
A Comissão de Seleção será constituída por três membros, entre os  quais  a curadora, pesquisadora e psicanalista, Flavia Copas, e dois profissionais especialistas em artes visuais, que farão a seleção em etapa única no período de 24 a 27 de fevereiro de 2015. O resultado será divulgado nos sites www.salaodeabrilfortaleza.com.br , www.fortaleza.ce.gov.br/cultura e www.fortaleza.ce.gov.br,  no dia 2 de março próximo e posteriormente publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza.

ROTA DO SOL SEMANAL 16/01/2015 - ISSUU