Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de março de 2020

CALEIDOSCÓPIO 06/03/2020

FELIZMENTE, DEU CERTO, MAS... – Meses atrás, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas estavam com calendário especial pars as festas do Carnaval, programação ampla e ousada, visando oferecer aos seus habitantes e visitantes uma temporada ímpar, muito maior do que a dos anos anteriores. E o pré-carnaval estava indicando que os objetivos seriam alcançados. Muitos milhares de visitantes já se estavam juntando aos da terra, indicativo do que ousadamente o prometido de fato ocorreria. Contudo, os verdadeiros dilúvios que ocorreram nos três estados, com cidades destruídas e dezenas de mortes a se lamentar pareciam indicar que todo o planejado iria abaixo nos dias indicados para o efetivo Carnaval. Felizmente, São Pedro foi camarada e deu sopa para que as águas da última dezena de fevereiro se não desaparecessem de todo desse trégua amiga para que os dias reservados a Momo não fossem de empata alegria. E a Cidade Maravilhosa repetiu o já famoso título de realizar o Maior Carnaval do Mundo. Não ficou atrás a capital paulista em promover o seu maior Carnaval de todos os tempos. Até Minas Gerais teve um carnaval pomposo, certamente não à altura do que os mineiros esperavam. As feridas ainda estavam abertas em razão de que várias de suas cidades foram duramente castigadas pelas indomáveis enxurradas destruidoras. Mas  foi só uma trégua; As violentas chuvas voltaram em forma de dilúvio, atingindo principalmente o Rio de Janeiro e São Paulo. Estamos assistindo perplexos o desespero  de populações dos dois estados amargando as consequências dos dilúvios arrasadores que vêm castigando inclementemente   comunidades inteiras na Baixada Santista e nos arredores do Rio. Até o momento, infelizmente, não se tem uma ideia completa dos estragos. Dezenas de mortos já são contabilizados, até de membros do Corpo de Bombeiros que trabalhavam incessantemente no afã de amenizar os estragos causados pelas avalanches. Diante de tantos infortúnios, não só no Brasil como no restante do mundo, uma conclusão é verdadeira.  Sem dúvida, o responsável é o próprio homem, o ser humano inconsequente com seus “avanços” conquistados, sua atuação negativa e que só o agora interessa, o lucro fácil,  não importando como adquiri-lo. A Natureza não perdoa. Diante de tantos desastres, será que ser humano não acordará...enquanto é tempo? 
PATRIMÔNIO TURÍSTICO - Na manhã do domingo (01), a Prefeitura de Fortaleza concedeu o título de Patrimônio Turístico da Cidade ao bar Raimundo do Queijo. O local é um tradicional ponto de encontro da boemia fortalezense aos finais de semana, no Centro da Capital. A cerimônia de reconhecimento contou com a presença do secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira.
Com o reconhecimento, o estabelecimento fará parte das ações de promoção da Cidade, a exemplo dos já contemplados Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza (Unifor), o Museu da Fotografia, o Iate Clube de Fortaleza, o Instituto do Ceará e o Pirata Bar, que já são considerados patrimônios turísticos. O objetivo é aproximar fortalezenses e turistas dos diversos espaços tradicionais da história da Capital.
Para o senhor Raimundo Oliveira Araújo, proprietário do bar, o momento representou uma conquista inimaginável. 
O Raimundo do Queijo funciona na Travessa Crato, no bairro Centro, desde de 1977. No início, o espaço vendia carne e logo após, iniciou a venda de queijos e iguarias da terra, que são comercializadas até hoje, acompanhadas de boas bebidas, companhias, conversas e risos. Os frequentadores fiéis criaram até o Bloco do Seu Raimundo e as ruas do entorno do bar se tornaram polo do Ciclo Carnavalesco 2020
HOTEL DAS CATARATAS - O hotel das Cataratas recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, a classificação cinco estrelas no Forbes Travel Guide 2020, o único sistema de avaliação independente para hotéis, restaurantes e spas de luxo do mundo. O hotel, em Foz do Iguaçu, é o único do Brasil (entre os nove avaliados) e da América do Sul a manter a pontuação máxima no renomado guia. A avaliação acontece a partir de uma hospedagem de no mínimo duas noites e com análise de 900 itens. O hotel foi avaliado com a nota de 91,66%.
ESTACIONAMENTO NO CENTRO DE EVENTOS -  A direção do Centro de Eventos do Ceará está informando que, desde o primeiro dia deste mês, os preços cobrados no seu estacionamento são os seguintes:
Automóveis – 20 reais; Expositor – 14 reais; pernoite – 40 reais.
Adianta a informação que o Estacionamento é terceirizado, administrado pela empresa Eventos Park.
CHOCOFEST NA MAGIA DA PÁSCOA -  Um dos principaisl eventos de Páscoa do Brasil, o Chocofest na Magia da Páscoa chega a sua 22ª edição de 02 a 12 de abril, em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha. Essa é a terceira vez que o evento lúdico e popular do período da Páscoa acontecerá no município. O Conde Guloseima e toda sua turma de personagens colorem a cidade por dez dias em um evento que além de trazer muita diversão, impacta positivamente na economia de toda a região.
Com uma decoração lúdica que apresenta aos visitantes a Magia da Páscoa, o evento contará com as seguintes atrações: Planeta das Guloseimas, Desfile de Páscoa, Árvore da Páscoa Osterbaun, Rastro do Coelho, Páscoa pelo Mundo, Casa da Vovó Coelha, além de espetáculos teatrais e culturais. Todas as atrações são abertas e gratuitas ao público.
O Chocofest na Magia da Páscoa será coordenado pela Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos e realizado pela Casa Cooperativa e Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis

TURISMO: CEARÁ FAZ O DEVER DE CASA

O Estado do Ceará, de três décadas para cá, passou a fazer a lição de casa, no segmento Turismo, concernente às Políticas de Comunicação e Marketing, além de obras de infraestrutura de suporte a esse setor socioeconômico e cultural, em sua capital e em alguns municípios, com expressivo potencial turístico, localizados nos litorais Leste e Oeste, Serras e Sertões. 
Tudo começou, ou seja, quem deu o pontapé, sem dúvida, foi o ex-governador César Cals de Oliveira, encorajado pelo, na época, professor de Relações Públicas, na Faculdade de Administração, em Fortaleza-CE, Everardo Montenegro. A iniciativa de César Cals foi maior, quando criou a Empresa Cearense de Turismo (Emcetur), desativando a Cadeia Pública de Fortaleza, para funcionar, em 1971, o órgão oficial de turismo do Estado, que, por 10 anos, foi sede da primeira empresa pública de turismo, no Ceará, sendo substituída pela Coditur (Companhia de Desenvolvimento Turístico do Ceará), criada pelo ex-governador Ciro Gomes.
O ex-governador César Cals (Engenheiro Civil) deu novos passos, ao autorizar a construção dos bondinhos de Ubajara, a rodoviária de Fortaleza, a estrada da Confiança , o Centro de Convenções do Ceará e outras benfeitorias, ouvindo a opinião do diretor da Emcetur,  Everardo Montenegro, embora fosse o Cel. do Exército Lauro Ramos Torres de Melo o presidente da empresa.
Mas, a iniciativa privada, ao longo dos anos, passou a dar, também, sua parcela de contribuição, com a instalação de agências de viagem, afora a construção de  resorts, hotéis, pousadas, albergues, mais voos para Fortaleza pelas companhias aéreas Cruzeiro, Varig, Vasp e Transbrasil, Latam, Gol, Azul, o aumento de barracas de praia, sobretudo na Praia do Futuro, restaurantes, bares, boates, mais frotas de transportes coletivos (ônibus, vans,  táxis e uber etc.).
Com o passar dos anos, outros equipamentos de lazer e de entretenimento surgiram, com destaque para o Complexo Turístico Beach Park, uma novidade, no ano de sua criação, administrado pelo empresário João Gentil (Joãozinho) e o sócio minoritário, arquiteto Arialdo Pinho, atual secretário estadual do Turismo, reconduzido ao cargo, pela segunda vez consecutiva, no governo de Camilo Santana.
A nosso ver, os governadores que mais investiram, no Turismo do Ceará, foram, além de César Cals, Tasso Jereissati, que criou a primeira Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), colocando sua prima, a arquiteta Anya Ribeiro, para geri-la, Lúcio Alcântara, com a abertura de voos turísticos para Lisboa e Madri, Cid Gomes (construiu o maior Centro de Eventos da América Latina), Adauto Bezerra (saneamento básico), e, atualmente, Camilo Santana, que, além de disponibilizar verbas para o crescimento do setor, é o grande responsável, ao lado de Arialdo Pinho, por tudo o que vem acontecendo de produtivo e de referência nas atividades turísticas cearenses. 
Graças a eles, O Ceará recebe, a cada ano, maior número de turistas, oriundos dos estados brasileiros, da Europa e de outros países, por meio da aliança com a Air-France/Gol e Lufthansa, formando o maior HUB do Norte e Nordeste do Brasil. Destaque-se, igualmente, a reforma e a ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins, sob a responsabilidade da empresa alemã Fraport, em fase de conclusão. Na atualidade, voos de Fortaleza para as cidades de Sobral, Crateús, Tauá e Iguatu.
Destaque, também, no turismo de Fortaleza, para os ex-prefeitos Vicente Fialho (Av. Leste-Oeste), Antonio Cambraia (criou a Fortur), primeira Fundação de Turismo de Fortaleza, com “Status” de secretaria, e o atual Roberto Cláudio, que sabe valorizar as atividades turísticas da capital cearense, com abertura de avenidas, construção de túneis e viadutos, melhorando o fluxo de veículos motorizados e não motorizados e de pedestres. Por intermédio da secretaria municipal de turismo (Setfor), auxiliado pelo empresário e secretário Alexandre Pereira vem impulsionando o setor. Citamos, na nossa modesta opinião, governadores e prefeitos que mais investiram no turismo do Ceará. 
Bem! Mas, não basta aplicar verbas em obras de infraestrutura turística. É necessário capacitar gestores públicos e empresários, afora trabalhadores da cadeia do turismo, e participar de eventos turísticos, no Brasil e no exterior, para divulgar o potencial do turismo cearense, aqui e além-fronteiras, praticando as boas lições de Comunicação e de Marketing, melhor dizendo, sabendo colocar, de forma contínua, o que o Estado e Fortaleza têm de belo, útil e agradável, isto é, em rede e na rede (Internet), mediante a utilização das novas tecnologias da Informação.
Não nos esqueçamos da importante parceria de organizações privadas, parceiras dos governos estadual e municipal, como Fecomércio, Convention and Visit Bureau (Visite Ceará), a Cadeia de Eventos e Turismo, ABAV, ABIH, Sindicatos, Companhias Aéreas, empresas de eventos, Abrasel, Câmara de Lojistas, Facic, Guias de Turismo e outras entidades que impulsionam, também, o Turismo no Ceará. Dentre o trade turístico, incluímos a nossa pequena Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Ceará), que, desde sua criação, em 1984, ajuda a divulgar o turismo cearense em suas variegadas modalidades. Ao leitor, feliz fim de semana e obrigado pela leitura.

JÁ RECEBEU O 1º VOO - APÓS REFORMA, REINAUGURADO O AEROPORTO DE IGUATU

Após passar por melhorias em sua estrutura para receber os passageiros, o Aeroporto Regional de Iguatu foi reinaugurado pelo Governo do Ceará na manhã da terça-feira, 18, do mês passado, ocasião em que recebeu seu primeiro voo comercial de Fortaleza para o município. O governador Camilo Santana acompanhou a chegada da aeronave Grand Caravan, da empresa Two Flex, com capacidade para nove pessoas – mais a tripulação. Essa é apenas uma das 48 frequências semanais que vão ser operadas pela empresa GOL Linhas Aéreas no processo de regionalização de voos entre a Capital cearense e oito cidades do interior do estado. Iguatu receberá voos todas as terças e quintas-feiras.
 Camilo Santana enfatizou que essa regionalização, além de fomentar a movimentação no Aeroporto de Fortaleza, representa um ganho para as cidades interioranas. “A gente tem tido uma estratégia no Estado de fazer de Fortaleza um hub aéreo e o passo seguinte era conectar o interior do Ceará com esse hub, então nós estamos interiorizando essa conectividade. Isso é uma forma de você possibilitar mais desenvolvimento, divulgar mais as potencialidades do interior. Esse é o segundo passo que estamos dando para fortalecer esse grande centro de conectividade que é Fortaleza”.
 Iguatu foi a segunda cidade a receber voos nessa etapa de regionalização de novas frequências – Juazeiro do Norte já vem contando com dois voos diários (exceto aos sábados) desde o último dia três, sendo o único município dos oito contemplados a operador com aviões ATR 72, da VoePass, para 72 passageiros. Ao todo, serão 48 frequências semanais no Ceará, distribuídas em Juazeiro do Norte (2 voos diários), Jericoacoara (3 voos diários), Iguatu (2 semanais), Sobral (3 semanais), São Benedito (2 semanais), Tauá (2 semanais), Crateús (2 semanais) e Aracati (2 semanais), essas últimas a serem iniciados os voos ainda este mês.
 Também começaram novas frequências de Fortaleza para Jericoacoara. O secretário do Turismo, Arialdo Pinho, comunicou que novos destinos e frequências podem surgir após o fortalecimento desses que chegam este mês. “Vamos consolidar esses voos e depois temos o plano de colocar mais frequências. Após isso, já pensamos em (levar voos) para Limoeiro do Norte e Campos Sales”, informou o titular da Setur.
 Distante quase 400 km de Fortaleza, uma viagem para Iguatu pode demorar entre quatro e sete horas, dependendo se o deslocamento é feito de carro particular ou ônibus intermunicipal. Com os novos voos, esse percurso pode ser feito em pouco mais de uma hora..
A chegada do voo e a reinauguração do aeroporto foram acompanhadas também pelo superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira, a secretária-executiva de Política sobre Drogas da SPS, Mirian Sobreira, o prefeito Edinaldo Lavor e os deputados estaduais Agenor Neto, Marcos Sobreira e Nizo Costa, além de outras lideranças políticas da região e populares

MELHORES AEROPORTOS DO PAÍS - RECONHECIDOS OS DE VITÓRIA, CURITIBA, CAMPINAS E BRASÍLIA

Os aeroportos de Vitória (ES), Curitiba (PR), Campinas (SP) e Brasília (DF) foram reconhecidos como os melhores terminais do país. O resultado consta da edição 2020 do Prêmio Aeroportos + Brasil, realizado pelo Ministério da Infraestrutura e que teve os vencedores anunciados durante cerimônia na terça-feira (03), em Brasília.
A seleção se baseia nos dados da Pesquisa de Satisfação do Passageiro, coletados ao longo de 2019, na qual os terminais são avaliados com notas de 1 (muito ruim) a 5 (muito bom) e classificados em três categorias. Vitória alcançou 4,64 e levou o prêmio no grupo de até 5 milhões de passageiros/ano. Curitiba e Campinas empataram com 4,74 - nota mais alta do país - e dividiram o prêmio na divisão de 5 a 15 milhões/ano. Brasília, por sua vez, atingiu 4,48 e ficou em primeiro na classe acima de 15 milhões/ano.
O secretário nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo participou do evento e entregou um dos prêmios. Segundo Bob Santos, o reconhecimento da qualidade dos aeroportos mostra que o Brasil compete de igual para igual com outros terminais do mundo. 
O terminal de Florianópolis (SC) foi reconhecido como o “aeroporto que mais evoluiu” em 2019, com um crescimento de 13,6% na pontuação. Para o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, a melhoria dos serviços aos usuários é perceptível no setor..
O secretário nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Glanzmann, ressaltou que a avaliação dos aeroportos incentiva a busca por avanços. “O prêmio, assim como a Pesquisa de Satisfação do Passageiro, estimula os operadores a prestarem sempre o melhor serviço, ao estabelecer parâmetros de excelência, que também servem para dar transparência à situação dos terminais, a partir do ponto de vista dos próprios usuários”, observou Glanzmann. (Com a Infraero)

EMPRESA BRITÂNICA VAI OPERAR VOOS NO BRASIL

Menos de duas semanas após a chegada da companhia aérea espanhola Air Nostrum ao Brasil, outra empresa recebeu autorização para operar no país. Desta vez foi a britânica Virgin Atlantic, que teve pedido de operação autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A decisão já foi publicada no Diário Oficial da União. A companhia pretende operar a rota Londres-Guarulhos a partir deste mês. Antes, entretanto, a companhia deverá registrar seus voos na Agência.
 No início deste mês, a aérea espanhola Air Nostrum anunciou que vai operar rotas domésticas regionais a partir do segundo semestre de 2020. Além dela, as aéreas Norwegian, Sky Airlines, Flybondi e Jetsmart já iniciaram voos internacionais para o Brasil no modelo low cost (baixo custo).
 A abertura de empresas que operam voos domésticos ao capital estrangeiro foi permitida a partir de junho de 2019, com a publicação da Lei nº 13.842/19, que eliminou limites de investimento internacional em companhias que pretendem atuar no país. Antes, o Código Brasileiro de Aeronáutica determinava que pelo menos 80% do capital com direito a voto nas aéreas deveriam pertencer a brasileiros - ou seja, restringia a 20% a participação estrangeira. (Com a ANAC)

MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA - COLORIDOS OS ENTORNOS DAS ESTAÇÕES DO METRÔ E DO VLT

A chegada do trem tem mudado definitivamente o cenário e a vida de muitas comunidades em Fortaleza. Não é só mais uma opção de transporte, mas é também uma melhoria na infraestrutura das áreas do entorno, que passaram a ser urbanizadas, contando com ruas pavimentadas e pracinhas. Para deixar tudo ainda mais bonito, por que não colorir os grandes muros sem vida que surgem no caminho?
Foi o que a Secretaria da Infraestrutura do Ceará decidiu fazer em vários trechos do VLT Parangaba-Mucuripe e do metrô. Aos poucos, painéis artísticos e coloridos encantam os passageiros e, principalmente, os moradores das comunidades próximas às estações.
A arte é do cearense Wesley Rocha, um dos artistas visuais mais renomados do Brasil. Levando em conta as características de cada lugar, Wesley escolhe desenhos ricos em cores. Perto da Estação Padre Cícero, da Linha Sul do metrô, o homenageado Padre Cícero divide a cena com uma índia; já no São João do Tauape, as novas praças, ao lado da estação do VLT, ganharam a beleza da índia Iracema em meio a natureza, além de uma ilustração de um morador querido na comunidade.
No Mucuripe, as margens dos trilhos já receberam imagens do fundo do mar e a icônica homenagem ao mestre Jerônimo, um pescador que fez história no bairro.
O Secretário Executivo de Logística Intermodal e Obras da Seinfra, André Pierre, idealizador do projeto, comemora o sucesso dos painéis na cidade. “Essa arte tem chegado às comunidades, embelezando o que antes era só um muro branco ou de tijolo. Ela entra na rotina de quem passa todos os dias no local e faz com que os moradores se apropriem disso. E aqui no Mucuripe nós ainda temos uma área gigantesca para futuros painéis. A nossa expectativa é desenvolver oficinas na comunidade para que os próprios moradores possam contribuir com essa realidade”, explica.

111 ANOS DO POETA - ATIVIDADES VÁRIAS NO XVI PATATIVA DO ASSARÉ EM ARTE E CULTURA

Apresentações culturais, shows, contação de histórias, lançamentos de livros, palestras e a entrega da Comenda Patativa do Assaré, instituída pelo Governo do Ceará, marcaram a 16ª edição do Patativa do Assaré em Arte e Cultura. O evento, que aconteceu de terça-feira até ontem, (5), na cidade onde o poeta popular nasceu, foi uma realização da Secretaria da Cultura do Ceará e do Governo Municipal de Assaré, através da Secretaria da Cultura do Município, e contou com a parceria da Fundação Memorial Patativa do Assaré, do Sesc – Crato, do Sistema Fecomércio e da Universidade Regional do Cariri (Urca).
 Para comemorar os 111 anos que Antônio Gonçalves da Silva – o Patativa do Assaré – faria se estivesse vivo, uma grande programação foi pensada, para levar a poesia e o retrato do sertão a cada vez mais pessoas, preservando a memória e identidade cearense. As atividades aconteceram em escolas e espaços públicos de Assaré, tudo com entrada franca, reunindo artistas locais, mestres da cultura e pesquisadores da obra de Patativa.
 Entre os destaques desta edição, ontem houve a entrega da Comenda Patativa do Assaré, condecoração do Governo do Ceará entregue por meio da Secult, que visa promover o reconhecimento de pesquisadores, artistas, poetas e cantores populares e tradicionais que, assim como fez o grande poeta popular Patativa do Assaré, por meio de sua obra ou atuação, levam adiante os saberes e os fazeres da cultura popular tradicional. Neste ano, os agraciados foram: o cineasta Rosemberg Cariry; o pesquisador e jornalista Gilmar de Carvalho; a cordelista Josenir Lacerda; o cantor e compositor Raimundo Fagner; e o pesquisador e escritor Oswald Barroso.  
Durante o XVI Patativa do Assaré em Arte e Cultura, também ontem, foi lançado o livro “O Melhor do Patativa do Assaré”, de organização de Gilmar de Carvalho. Trazendo mais de 50 poemas de Patativa, a obra, que terá distribuição gratuita nas escolas públicas do Estado, é uma publicação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e da Secretaria de Educação do Ceará, com apoio da Fundação Memorial Patativa do Assaré.

CENTRO DRAGÃO DO MAR - NOVA GESTÃO PARA O MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, instituição ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerida pelo Instituto Dragão do Mar, anuncia a curadora e pesquisadora Cecília Bedê como nova gestora do Museu de Arte Contemporânea. Recentemente fechado para reforma, o museu passará por reestruturação interna, com previsão de reabertura ainda neste primeiro semestre.
Na terça-feira (3), o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares, e as gestoras do Dragão Natasha Faria, superintendente, e Nathalia Sobral, gestora administrativa e financeira, estiveram reunidos com a nova gerente do MAC, para discussão e alinhamento das diretrizes que nortearão um novo projeto para o equipamento.
Cecília Bedê é curadora e pesquisadora em Artes Visuais, mestre em Comunicação e Semiótica, na linha de pesquisa Processos de Criação nas mídias, e especialista em Arte, Crítica e Curadoria pela PUC/SP. Graduada em Artes Visuais pela FGF/CE, tem experiências profissionais nas áreas da arte-educação, gerenciamento de acervos, produção, curadoria de exposições e no campo editorial das artes visuais.

EFEITOS DO CORONAVÍRUS - CANCELADAS IMPORTANTES FEIRAS MUNDIAS DE TURISMO

A Feira Mundial de Turismo de Paris, marcada para os dias 12 a 15 de março, que esperava mais de 100 mil visitantes, foi cancelada devido à epidemia provocada pelo novo coronavírus, anunciou a organização do evento.
A decisão foi tomada com o objetivo de “cumprir as instruções do poder público e após consulta com clientes e parceiros”, indica a empresa Comexposium citada pela AFP.
A Feira Internacional de Turismo de Berlim (ITB), que estava programada para ser efetivada de quarta-feira até o próximo domingo, 08, também foi cancelada devido à epidemia de Covid-19.
A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) foi adiada para os dias 27 a 31 de maio, após as entidades públicas de turismo e várias associações do setor terem cancelado a sua participação no evento, anunciou no dia 5 a organização. A BTL estava originalmente agendada para os dias 11 a 15 deste mês.
O cancelamento da Feira Mundial do Turismo em Paris surge depois de o Governo francês ter anunciado que “todas as concentrações com mais de 5.000 pessoas” em espaços fechados e alguns eventos no exterior, devem ser canceladas devido à intensificação da epidemia.
Em 2019, a Feira Mundial de Turismo de Paris – que é a principal reunião geral de turismo na França – reuniu 101 mil visitantes.
Entre os expositores de vários países estão operadores turísticos, linhas de cruzeiros, escritórios de turismo, regiões e cidades, que representam cerca de 650 destinos.
O surto de Covid-19, detectado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou já mais de 3.000 mortos e infetou quase 90 mil pessoas em 67 países, incluindo duas em Portugal.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”. (Com Portugal Digital com Lusa) 

PORTO SEGURO É O 4º DESTINO MUNDIAL EM ALTA

A cidade de Porto Seguro, localizada a 590 quilômetros de Salvador, está entre os melhores destinos turísticos do mundo. A informação é do Travellers'Choice 2019 – prêmio realizado anualmente por um dos maiores sites de viagem do mundo, o Trip Advisor. 
A cidade ficou ranqueada no 4º lugar no top 25 dos Destinos em Alta mundiais. O município da Costa do Descobrimento figura atrás apenas de Kochi, na Índia, Luzon, nas Filipinas, e Porto, em Portugal. 
O Prêmio Traveller's Choice – se baseia em pesquisas, avaliações e pontuações para hotéis, restaurantes e experiências em destinos por todo mundo durante os últimos 12 meses. Segundo a TripAdvisor foram realizadas 859 milhões de avaliações e opiniões para cerca de 8,6 milhões de referências (destinos, alojamentos, companhias áreas, experiências, restaurantes, etc.).
RESULTADOS IMPORTANTES - Mais duas pesquisas revelaram que Porto Seguro é um destino em ascensão, de acordo com levantamento realizado com dados do Google Voos, Porto Seguro foi o segundo da lista de destinos brasileiros em alta, ficando atrás apenas de Salvador.
A pesquisa revelou que Porto Seguro teve um importante crescimento percentual na busca por voos no Carnaval 2020 em comparação com o restante do ano. Dados do mesmo site – Google Travel Guide apontam ainda Porto Seguro como um dos seis destinos mais visitados. Outro levantamento realizado pela agência de viagens on-line Hotel Urbano revelou que Porto Seguro foi a primeira cidade do Nordeste na preferência dos brasileiros para passar o Réveillon de 2020. Já no ranking nacional, ficou atrás apenas do Rio de Janeiro

NO PIAUÍ - INAUGURADO NOVO CENTRO CULTURAL EM TERESINA

A população da zona Sul de Teresina recebeu, na segunda-feira (2), o Centro Cultural “Professor Manoel Paulo Nunes”, entregue pelo governador Wellington Dias. Localizado no bairro Vermelha, o centro irá funcionar no prédio do Conselho Estadual de Cultura, que foi totalmente reformado.

O imóvel foi adaptado para receber pequenos shows, circuito de artes e cinema, em parceria com o projeto Piauí Conectado. “Quem ganha é a cultura do Piauí porque aqui temos uma biblioteca, temos um auditório que está reformado e modernizado e irá permitir que a gente faça apresentações culturais e exibição de filmes. Além disso, fechamos uma parceria com o Piauí Conectado, que vai nos possibilitar aqui a exibição de filmes e as escolas do entorno do bairro Vermelha poderão frequentar”, ressaltou o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo.
A sede do Conselho Estadual de Cultura foi totalmente reformada. A biblioteca ganhou acervo e o auditório recebeu som e tela de projeção para exibição de filmes. A proposta é de que o local se torne um espaço de cultura no bairro Vermelha e também adequado para receber projetos como o “Festival Intercolegial Som na Sul”, o “Circuito de Artes Cênicas de Teresina”, o “Cine na Sul” e o “Festival de Artes Visuais de Teresina”.
Na oportunidade, foi lançada a edição nº 52 da Revista Presença, que homenageia o professor Paulo Nunes. A revista ainda traz o perfil de San Tiago Dantas, pelo jurista Celso Barros, uma reportagem sobre a reconstrução do Casarão do Olho d'água dos Negros; o perfil de João Oliveira; e matéria sobre o maior patrimônio paleontológico de Teresina: a Floresta Fóssil.

MÊS DA MULHER NA PARAÍBA

Marina Blank
O Cine Banguê exibiu, na quarta-feira (4), a partir das 15h, a Sessão Especial Mês das Mulheres. A ação foi uma parceria da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), por meio da sua unidade de cinema com o Projeto Lis e Jornada 8 de Março. Serão exibidos oito curtas-metragens de diretoras paraibanas. Após a exibição, haverá debate com as diretoras e mediação de Marina Blank (Projeto Lis).
O lançamento oficial da programação estadual do Mês da Mulher será hoje, pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH). Ao longo do mês, haverá mais de 50 atividades envolvendo o trabalho interinstitucional de órgãos e instituições do Governo.

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O 71º SALÃO DE ABRIL

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e do Instituto Cultural Iracema, divulgou a abertura das inscrições para o 71º Salão de Abril. Artistas interessados têm até o dia 03 de abril para participar do processo seletivo no site oficial da Mostra. Serão escolhidos 30 projetos com temática livre, que integrarão a programação do evento.
 A inscrição é gratuita e destinada a artistas visuais com formação diversa, que sejam residentes no estado do Ceará, devendo ter mais de 18 anos ou ser emancipado. O processo seletivo ocorrerá exclusivamente na modalidade online, por meio do site oficial.
 Proponentes poderão inscrever até três obras, individualmente ou como representante de obra coletiva, nas categorias de performance ou de artes visuais (pintura, escultura, instalação e videoarte). Somente serão aceitas inscrições de obras que não tenham sido expostas anteriormente e/ou não tenham sido contempladas em outros editais e premiações, públicas ou privadas.
Principal salão de artes do Ceará e um dos mais disputados e reconhecidos do País, o Salão de Abril comemora 71 edições em 2020, em 77 anos de existência, fazendo uma homenagem ao artista Chico da Silva, pela sua importância na história das artes plásticas em Fortaleza e pela comemoração de seu 110º aniversário.
A equipe curatorial da mostra é formada pelos profissionais Diego Matos (CE), Júlia Rebouças (SE / SP) e Paulo Portella (SP).
Os critérios de avaliação das obras são coerência conceitual, investigações das linguagens contemporâneas, poética dos trabalhos, caráter inovador e qualidade formal. O resultado será divulgado no site do Salão de Abril e no canal da Cultura.

TERMINA HOJE - SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS INOVADORAS PARA CIDADES

A Prefeitura de Fortaleza está promovendo desde quarta-feira e até hoje ,06, no Centro de Eventos do Ceará- CEC - a quarta edição do Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades. Realizado através da Coordenadoria de Relações Internacional e Federativas (Cerif), o evento está reunindo especialistas e líderes políticos nacionais e internacionais para o debate de políticas públicas que transformam cidades. 
O Seminário é vinculado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e conta com sete painéis temáticos, entre eles, Mobilidade, Espaços Urbanos e Cidadania; Saúde; Juventude e Empreendedorismo; Economia e Cidades Criativas; Educação; Primeira Infância; e Protagonismo das Cidades.
O evento conta com a parceria do Governo do Estado do Ceará, Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento de América Latina (CAF), Universidade Federal do Ceará (UFC), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Grupo J. Macêdo, Café Três Corações, Universidade de Fortaleza (Unifor), iProject TI, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).
Já passaram pelo Seminário Aníbal Gaviria, atual governador do departamento de Antioquia e ex-prefeito de Medellín, Prof. Robert Cervero, do UC Berkley College, Yolanda Kakabadse, presidente do WWF, e o ex-ministro Ciro Gomes. O evento segue uma política de responsabilidade sustentável desde sua primeira edição, em 2017, com a ação de neutralização do carbono, além da utilização de copos ecológicos, papéis recicláveis e ecobags.
HACKATHON - Como parte da programação oficial, acontece o Hackathon de Inovação na Gestão Pública, uma imersão que reune um grupo de 80 participantes selecionados, entre servidores e membros da sociedade civil, nos três dias do evento. As mesas buscam soluções inovadoras para problemas reais da cidade de Fortaleza a partir do leque de desafios agrupados em três eixos: Gestão Inteligente, Gestão de Pessoas e Gestão para o Usuário. A equipe vencedora ganhará um prêmio no valor de R$ 5 mil.
O 4º Seminário Internacional contou também com três eventos paralelos, anteontem e ontem.: De Fortaleza a Copenhague numa Bike, uma Conversa sobre Políticas Cicloviárias; a Embaixada da Dinamarca no Brasil e a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária em Fortaleza apresentam os sistemas cicloviários e as políticas de mobilidade urbana sustentável implementadas nas duas capitais;, Deliberação Cidadã - uma inovação democrática para fortalecer as políticas públicas
Ontem, das 09h às 12h, foram debatidos os desafios e oportunidades de Assembleias, Conselhos e Júris Cidadãos como mecanismos inovadores na tomada de decisões políticas coletivas. O debate teve como convidado principal Iain Walker, diretor executivo da NewDemocracy, fundação australiana que coordena o programa “Enabling National Initiatives to Take Democracy Beyond Elections” (“Capacitando iniciativas nacionais que levem a democracia além das eleições”, em tradução livre), do Fundo das Nações Unidas para a Democracia (Undef). Fortaleza está entre um pequeno grupo de cidades do mundo que desenvolveram essa iniciativa de democracia deliberativa.
 CAFÉ COM DESIGN - A Rede de Cidades Criativas da Unesco foi tema da edição especial do Café com Design, ontem, das 16h às 19h. O evento da Associação Ceará Design foi realizado em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e reuniu profissionais e especialistas nacionais e internacionais de diversos segmentos da economia criativa para um bate-papo sobre experiências e processos criativos. Em 2019, Fortaleza foi escolhida Cidade Criativa do Design pela Unesco, e o concurso da marca Fortaleza Cidade do Design será lançado nesta edição especial.

IMPULSO NO TURISMO DA REGIÃO - COM 55 PONTOS, LANÇADA NA TERÇA-FEIRA A ROTA CARIRI

A Secretaria do Turismo do Ceará, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, lançou na terça-feira (3), às 10 horas, no Centro de Convenções do Cariri, um roteiro turístico que visa impulsionar o fluxo turismo na região. Entre as autoridades presentes, Anya Ribeiro, presidente da Câmara Setorial de Turismo e Eventos; o mestre Espedito Seleiro; Alemberg Quindins, diretor da Fundação Casa Grande; Nivaldo Soares, diretor do Geopark; o Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil. A Rota Cariri inclui mais de 50 pontos turísticos em Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Assaré.
O Cariri é uma região muito rica, com destaque para a cultura e para o artesanato. O que fizemos foi organizar o roteiro, melhorar alguns pontos turísticos e entregar o produto pronto para operadoras de turismo”, destacou o secretário do Turismo, Arialdo Pinho. Com o material finalizado, a Setur/Ce já começará a divulgar a Rota Cariri nos principais mercados nacionais e internacionais, como Portugal, Alemanha, Espanha, Holanda, França e São Paulo.
A região do Cariri recebe anualmente cerca de 2,5 milhões de visitantes por ano, a maioria em busca do turismo religioso. “O Cariri tem um potencial muito grande, especialmente em razão da sua cultura. Queremos aproveitar tudo que essa região tem a oferecer e permitir que o turismo, especialmente o turismo cultural, mude a vida e a economia dessas cidades”, completa o secretário Fabiano Piúba.
Para o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, o novo roteiro também ajudará a fortalecer os pequenos negócios que integram a cadeia de negócios do turismo da região. “O Sebrae/CE já tem uma expertise na estruturação de roteiros turísticos no estado e sabe dos impactos gerados por este trabalho no fortalecimento dos pequenos negócios. No Cariri, não deve ser diferente, pois já temos um bom número de empreendedores ligados ao turismo, em especial nos segmentos de alimentação, hospedagem e, também da economia criativa”.
ROTA - O roteiro turístico inclui 55 pontos de seis municípios da região. Na lista, estão atrativos como a Estátua de Padre Cícero e o Centro Cultural Popular Mestre Noza, em Juazeiro do Norte; o Geopark Araripe e o Museu de História do Crato, no Crato; a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Festa de Santo Antônio, em Barbalha; a Fundação Casa Grande e a oficina do Mestre Espedito Seleiro, em Nova Olinda; e a Fundação Memorial Patativa do Assaré e o Café da Mestre da Cultura Zenilda Ferreira, em Assaré.

CENTRO CULTURAL DO CARIRI - CONSTRUÇÃO EM ÁREA QUE JÁ ABRIGOU SEMINÁRIO E HOSPITAL

Mais um equipamento vai integrar o rol de opções culturais na região do Cariri. Na terça-.feira, 10, será aberto o certame licitatório para definir a empresa responsável pela construção do Centro Cultural do Cariri (CCC), no Crato. O valor orçado para o empreendimento é de R$ 68,4 milhões, via Secretaria da Cultura (Secult). A implantação será fiscalizada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).
 “O Centro Cultural do Cariri comporá a Rede de Equipamentos Culturais da Secult-CE e faz parte de uma meta da Lei 16.026/2016 do Plano Estadual de Cultura para implantação de centros culturais no interior do Estado, compromisso do Governador Camilo Santana. O Centro Cultural do Cariri é também uma instituição que articula as políticas de acesso à cultura, de fomento à criação e circulação artística, de patrimônio cultural, de formação artístico-cultural e de produção do conhecimento”, explica Fabiano Piúba, secretário da Cultura.
 O equipamento será construído em área que no passado pertenceu a edificações de arquitetura marcante, como o Seminário da Sagrada Família, fundado em 1948, e posteriormente, o Hospital Regional Manuel de Abreu, que funcionou de 1973 até 2014, quando foi desativado. As estruturas existentes hoje no local serão parcialmente aproveitadas para receber o Centro Cultural do Cariri , compreendendo uma área construída total de 12 mil metros quadrados (m²).
 O projeto se volta a preservar o patrimônio e seu valor histórico. Para a composição do Centro Cultural está prevista a integração de três grandes áreas: o edifício antigo do hospital a ser restaurado, um novo bloco adjacente onde será construído um teatro de seis andares com capacidade para 500 lugares, e os arranjos exteriores formados por passeios, praça, parque e estacionamentos. O CCC contará com um pátio central (átrio), museu, biblioteca, teatro, residências artísticas, espaços para ensino, pesquisa, artesanato, exposições e workshops, duas áreas de estacionamento, além de um parque verde a ser revitalizado e entornos urbanizados. Há ainda a previsão de requalificação da Rua Vicente Máximo Feitosa.
“Será um centro cultural-parque de junção entre cultura e natureza, um espaço catalisador das instituições, manifestações e expressões da região do Cariri em conexão com o Ceará, o Brasil e o mundo em um contexto fértil em que estamos desenvolvendo a candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade”, conclui Fabiano Piúba.

OBSERVATÓRIO DO TURISMO DE FORTALEZA - DIVULGADA PESQUISA SOBRE O CICLO CARNAVALESCO 2020

Uma pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo de Fortaleza indicou que as atrações musicais foram o principal atrativo para os turistas que optaram por passar o Carnaval na Cidade. Segundo o levantamento, 33,6% dos entrevistados estiveram nos eventos carnavalescos de Fortaleza por conta dow shows. Do total de turistas que prestigiou a programação da Prefeitura, 87,29% tiveram suas expectativas superadas.
O estudo revelou também que o gasto per capita do turista no Carnaval foi de R$ 2.588,95. A pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo no período entrevistou 174 turistas, entre os dias 21 e 25 de fevereiro de 2020.
Já a pesquisa que engloba todo o Ciclo Carnavalesco, incluindo Pré-Carnaval e Carnaval, contou com 387 entrevistados. Desse total, 55% foram consultados no Pré-Carnaval e 45% no Carnaval.
O secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, considera que assim como na pesquisa sobre o Pré-Carnaval, o levantamento sobre o Carnaval revelou uma grande aceitação por parte do público. 
TURISTAS NO CARNAVAL - Dos turistas que vieram a Fortaleza no período do Carnaval, 88,44% eram nacionais e 11,56%, visitantes internacionais. Dentre eles, 41,04% ficaram mais de sete dias na Capital, enquanto 35,26% ficaram de 4 a 5 dias. Entre os entrevistados, 91,91% participaram pela primeira vez do Carnaval na Cidade.
Os locais mais frequentados pelos turistas nacionais e internacionais no período do Carnaval foram o Aterrinho da Praia de Iracema (64,11%), a Praça do Ferreira (10,48%) e o Mercado dos Pinhões (9,27%). Dos que participaram em edições anteriores, 57,14% afirmaram que o Carnaval melhorou em relação aos outros anos.
Os principais meios de hospedagem utilizados foram os hotéis/flats (70,52%), seguidos por casas de parentes ou amigos (17,34%). Entre os entrevistados, 66,47%% classificaram os meios de hospedagens como ótimos.
Já a gastronomia cearense foi avaliada como ótima ou boa por 92,49% dos visitantes, enquanto a sensação de segurança durante o evento foi considerada ótima ou boa por 82,66% do total de entrevistados.
PRÉ-CARNAVAL - A pesquisa do Observatório do Turismo de Fortaleza relativa ao Pré-Carnaval revela que 61,11% dos visitantes que chegaram no período tiveram uma permanência superior a sete dias.
Para 98% dos entrevistados, entre turistas e residentes, o Pré-Carnaval superou as expectativas. Para 99,07% deles, a Prefeitura de Fortaleza deve continuar promovendo o Pré-Carnaval.
Com relação ao quesito atrações, 94,86% dos entrevistados consideraram que foi ótimo ou bom. A sensação de segurança durante o evento também foi avaliada como ótima ou boa por 79,44% dos consultados.
A pesquisa relativa ao Pré-Carnaval foi realizada entre os dias 31 de janeiro e 16 de fevereiro, em diversos pontos da Cidade.

HOTEL DE GOLF DO BRASIL - DOM PEDRO LAGUNA É CONCORRÊNCIA AO MELHOR EM 2020

O Dom Pedro Laguna Beach Resort & Golf concorre novamente como melhor hotel de golfe do Brasil no World Golf Awards 2020, considerado o “Oscar do golfe” mundial. 
Localizado na costa leste do Ceará, integrado ao eco resort Aquiraz Riviera, o resort já foi premiado pelo World Golf Awards duas vezes na categoria de melhor hotel de golfe do Brasil, em 2015 e 2016, e uma vez como melhor hotel de golfe da América Latina, em 2018. 
O Dom Pedro Laguna possui um exclusivo e único campo de golfe de 18 buracos para 72 tacadas, em 7.322 jardas, numa área total de 35 hectares, sendo 9 buracos no “Ocean Golf Course” (Ida) e mais 9 no “Dunes Golf Course” (volta).
O World Golf Awards premia iniciativas em 130 nações nas áreas de turismo de golfe, cursos de classe mundial e destinos de golfe. A 7ª cerimônia de premiação do evento ocorrerá em 29 de outubro de 2020, no Park Hyatt Dubai, nos Emirados Árabes.
Os vencedores serão eleitos através de votação do público, que pode se inscrever no link: https://worldgolfawards.com/award/brazil-best-golf-hotel/2020
O resort fica a 45 km do aeroporto de Fortaleza, sendo um dos mais exclusivos à beira-mar do Brasil, com distância de 26 km do Beach Park, o melhor parque aquático da América Latina.

ROTA DO SOL SEMANAL 06/03/2020 ISSUU

 https://issuu.com/jcaraujo/docs/rsn_20200306

DIA DAS MÃES NO CATUSSABA