Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de junho de 2017

CALEIDOSCÓPIO - VOOS REGIONAIS

VOOS REGIONAIS
Sábado último foi de festas para a economia do Ceará, com o turismo sendo o eixo principal. Um voo charter da Gol, operado por um Boeing 737-800 e contratado pela CVC, decolou de São Paulo às 10h30, chegando ao Aeroporto Regional de Jericoacoara, no município de Cruz, às 14h30 minutos. Foi o voo inaugural do Aeroporto Comandante Ariston Pessoa e nele vieram alegres e felizes 117 passageiros, entre os quais o governador do Ceará, Camilo Santana. Não há dúvidas de que o fato é representativo, pois inicia uma nova era nas comunicações aéreas do Estado, principalmente em termos regionais. E foi um início alvissareiro, pois contemplou Jericoacoara, a mais destacada referência do turismo cearense em termos mundiais. Antes de possuir aeroporto, Jeri recebia por ano mais de seiscentos mil turistas, grande parte estrangeiros. A viagem era difícil partindo de Fortaleza, pois efetivada em automóveis, ônibus ou vans, num percurso de 298 quilômetros, em estrada precária nos últimos do final do percurso. Necessário seria atravessar dunas. Agora, a projeção é que em breve mais de um milhão de pessoas irão desfrutar do conforto de seus ótimos hotéis e pousadas e passar dias descontraídos contemplando e usufruindo das belezas indescritíveis de tão precioso lugar. Além deste salto de qualidade e dos muitos benefícios para a região em termos de emprego e renda, a perspectiva é que o governo estadual prossiga se empenhando vigorosamente na concretização do sonho de efetivamente haver voos regionais para outros polos cearenses. Já estão aptos a receber o benefício São Benedito e Aracati, todos com aeroportos capazes. O governo anterior ao atual até que deu grande passo ao construir os aeroportos os dois aeroportos. Não fez o mesmo em relação a Iguatu e Sobral. Observe-se que o da zona praiana da Costa Sol Nascente, Aracati, também foi inaugurado festivamente, com a promessa de logo entrar em atividade recebendo voos e até ser um local de manutenção de aeronaves. Até o momento, só é utilizado na segunda parte. Os anos se passam e nada. O até o momento “elefante branco” está sem a serventia principal que é receber voos. Uma promessa agora se renova. Em meio às festas de Jericoacoara, o governo estadual se disse empenhado em que o aeródromo aracatiense seja liberado pela ANAC e também tenha de fato uma inauguração festiva recebendo voos charters e comerciais. Seria isto a continuação do sonho do patrono do aeroporto da cidade de Cruz, o visionário aviador e empresário Ariston Pessoa, que tanto lutou para implantar a aviação regional não só no seu Estado mas também no Piauí. Até esgotar suas forças, Ariston, com sua empresa Taxi Fortaleza, manteve linhas aéreas envolvendo Iguatu, Sobral, Parnaíba e Teresina. Foi tragado, porém, pela falta de maior incentivo e pela concorrência desleal de grandes empresas áreas nacionais.

VIAGEM DO GOVERNADOR À EUROPA - VISITA TÉCNICA AO AEROPORTO ALEMÃO DE FRANKFURT

Na última segunda-feira (26), o governador Camilo Santana esteve na Alemanha e fez uma visita técnica aos terminais de passageiros, de cargas e à pista do Aeroporto de Frankfurt. O equipamento, um dos maiores do mundo, é administrado pela empresa alemã Fraport, vencedora do leilão do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Em seguida, o governador se reuniu com a vice-presidente da Fraport, Aletta von Massenbach (FOTO), e com diretores da multinacional. 
A expectativa, segundo o governador, é tornar o aeroporto de Fortaleza um grande centro de conexões para voos do mundo inteiro, a exemplo do equipamento de Frankfurt. "Conhecemos todas as instalações e ficamos impressionados com o tamanho e a infraestrutura do aeroporto. Não tenho dúvidas de que, com os investimentos que a Fraport fará, teremos um dos aeroportos mais modernos do mundo e que poderá ser um grande centro de conexões para receber novos voos, com mais qualidade e eficiência para os passageiros", citou Camilo Santana, que estava acompanhado do secretário do Desenvolvimento Econômico, César Ribeiro.    
A Fraport, que arrematou o Aeroporto Pinto Martins em leilão realizado no mês de março, em São Paulo, iniciará os trabalhos como operadora do equipamento em julho deste ano. A empresa deverá investir entre R$ 1,7 bilhão e R$ 2 bilhões na modernização e na ampliação do aeroporto. "Nós sabemos como operar um HUB, e as companhias aéreas estão cientes de que a Fraport sabe operar um centro de conexões. Nós entendemos o que é necessário para desenvolver o serviço e vamos oferecer toda a estrutura para isso", disse Klaus Jeschcke, diretor da Fraport, que esteve em Fortaleza em abril deste ano e acompanhou o governador durante a visita ao Aeroporto de Frankfurt.
EM PARIS – Na última terça-feira (27), o governador Camilo Santana seguiu para Paris, França, onde teve encontro com o embaixador do Brasil, Paulo Cesar de Oliveira Campos, e reuniões com representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto Pasteur. "O Ceará tem uma expertise muito grande na área da Saúde. O Polo da Saúde do Eusébio é onde estamos recebendo uma das instituições mais conceituadas do mundo, que é a Fiocruz. Agora, vamos tentar atrair o Instituto Pasteur para funcionar no Polo. Colocaremos nossa estrutura à disposição caso eles tenham interesse em construir uma unidade no Ceará", disse Camilo Santana.

FÉRIAS: NINGUÉM É DE FERRO

Antonio Jose de Oliveira
Pres Abrajet CE
Na próxima semana, entraremos de férias, livre das tarefas da assessoria de comunicação e ouvidoria da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará) e retornaremos à empresa no dia 3 de agosto vindouro. Explicação: há três anos, decidimos não mais vender 10 dias das férias trabalhistas e, sim, desfrutá-las por 30 dias consecutivos. A decisão deveu-se ao fato de termos, em janeiro último, completado 71 anos de idade e querer ficar um período de tempo maior com a família.  Agora, iniciemos o último artigo, deste semestre, no jornal Rota do Sol Turismo. 
Bem! Como foi divulgado por alguns órgãos de comunicação de massa de Fortaleza, que a expectativa de virem ao Ceará 380 mil turistas, incluindo os estrangeiros, para conhecerem o que de belo, agradável, cultural e útil possui a denominada “Terra de Iracema”, mormente Fortaleza, sua capital, esperamos que seja concretizado o publicado e eles gostem de tudo o que desfrutarem, em suas horas de lazer e entretenimento, uma vez longe  de seus lugares de residência ou de origem. 
Apesar de Fortaleza não estar um brinco – como se diz na gíria – para os olhares dos visitantes, principalmente, os que vêm do Centro-Sul do Brasil, fugindo do frio e das chuvas torrenciais, no mês de julho, só o fato de, aqui, o Sol brilhar e provocar temperatura, acima dos 30 graus, à sombra, já é um dos motivos de satisfação para eles.
Indo um pouco além, os banhos- de- mar, de águas tépidas (quase mornas), bem diferentes das águas marítimas geladas das supracitadas regiões, a gastronomia, o variado e criativo artesanato contribuem para deixá-los contentes e muitos não se importarão com os senões, na malha viária, na péssima iluminação pública, de mais placas indicativas, da sujeira nas ruas, avenidas, praças, monumentos e muros pixados, águas fétidas,  nas coxias, mulheres, com  crianças de colo, pedindo esmolas, menores drogados a  limpar  vidros dos carros, pois o importante é estarem longe das cidades de origem e aliviando o estresse, do dia a dia, problemas sentidos, quer nos ambientes de trabalho, quer nos estabelecimentos de ensino.
Mas, dirão alguns que, em outros Estados do Brasil, mais desenvolvidos do que o Ceará, tudo isso pode ser observado. Agora, se quisermos justificar nossas mazelas de suporte ao turismo pelo fato de existirem, também, por aí afora, idêntica situação, é absurdo pensar assim. Vamos lá: descuidos governamentais e empresariais justificam mesmo os existentes em em Fortaleza e nos municípios turísticos do Ceará?  Acreditamos que não, gente!
Sabemos que os governantes estadual e municipal e a iniciativa privada investem recursos financeiros, com vistas a deixar as cidades turísticas agradáveis aos olhos dos visitantes, mas longe ainda do ideal. Mudando de assinto: a internacional Praia de Jericoacoara, cujo aeroporto, situado a pouco mais de 300 km de Fortaleza, na cidade de Cruz, inaugurado pelo governador Camilo Santana, após vir de São Paulo, num voo da Gol, acompanhado do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella  e de autoridades, no âmbito federal, estadual, municipal, tem condições de receber, a partir do funcionamento normal de voos comerciais,  milhares de turistas brasileiros e estrangeiros? 
Como perguntar não ofende, como dizia um personagem  do humorista cearense, Chico Anísio, vamos em frente: há hospital, farmácias, agentes de segurança pública, a contento, boa sinalização turística, bons meios de hospedagem, lazer, entretimento, fontes de água potável, de qualidade, boa rede de restaurantes, bares e similares, com serviços de primeira, iluminação pública, saneamento básico, sem o despejo das águas dos esgotos no mar, coleta de resíduos sólidos, diariamente, vigilância sanitária e defesa ambiental? 
Afinal, turista gosta de luxo, de ser bem tratado, de não ser explorado, de ótima prestação de serviços em tudo, de limpeza, de muita segurança, de boa iluminação por onde passar, de meios de transporte coletivo confortáveis, de sinalização turística, de informações, acerca dos atrativos da terra visitada, incluindo a cultura e a gastronomia regional etc. Esperamos que tudo de positivo tenha ou venha a ter na internacional Jericoacoara.   

LANÇADO O PROJETO PÔR DO SOL NA PRAIA DE IRACEMA

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor), lançou no último domingo, 25, às 17h30, o projeto Pôr do Sol, na Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema. As pessoas contemplaram o pôr do sol ao som do músico e pianista Felipe Adjafre (foto). Com duração de uma hora, o espetáculo deve acontecer todo último domingo de cada mês.
O projeto também está previsto para acontecer nos segundo domingo do mês, a partir do dia 9 de julho, no Mercado dos Peixes, no Mucuripe. Para iniciar o projeto no Mercado, a ação contará com a apresentação do cantor e compositor cearense Raimundo Fagner.
Para o secretário municipal de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, “o turismo faz parte da economia criativa. Em Fortaleza temos vários produtos turísticos, como o pôr do sol, por exemplo. Agora precisamos potencializar, embalar o nosso pôr do sol com uma boa música. Será mais um atrativo para o turista que vai esperar pelo domingo para contemplar esse momento”.

O CEARÁ TAMBÉM NA TRILHA - FLORES NO CAMINHO DO TURISMO BRASILEIRO

Não é primavera, mas a estação florida parece durar boa parte do ano nas cidades de Holambra (SP), Cunha (SP), Campo Novo do Parecis (MT) e Nova Petrópolis (RS). Os municípios, grandes produtores de flores e plantas ornamentais, são um atrativo para turistas que visitam as lavouras e movimentam a economia dos municípios.
Considerada “jardim do Brasil”, Holambra concentra dois importantes títulos: maior produtora de flores do país e maior exportadora do produto para a América Latina. Localizada na região metropolitana de Campinas (SP), a cidade tem traços típicos de seus colonizadores que influenciaram inclusive na escolha do nome da cidade - os holandeses -, que trouxeram a cultura do cultivo, produção e venda das flores.
Cunha, também em São Paulo, não fica para trás quando o assunto é produção de flores. As lavouras de lavanda são semelhantes as cultivadas no sudeste da França e inspiram turistas pela beleza, aroma e cor que conferem à vegetação um belo tom de lilás.
Cerca de três mil pessoas se deslocam para cidade em busca do lavandário que, apesar de estar em uma propriedade privada, pode ser visitado gratuitamente. No local, o turista encontra uma paisagem estonteante em meio às montanhas da Serra do Mar, e pode levar para casa produtos locais com propriedades terapêuticas: sabonetes, buquês e iguarias gastronômicas.
Em Mato Grosso, o responsável por colocar o estado na lista dos destinos floridos é Campo Novo do Parecis. Com o título de maior produtor de girassóis do país, o município produz 29 mil toneladas da planta por ano, gerando empregos e movimentando o comércio da cidade. O turista que tem interesse em visitar em observar os campos amarelados precisa ficar atento as datas de florada, que acontece por 10 dias durante o mês de maio.
Para quem deseja ver as flores em temperaturas mais baixas, a recomendação é Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul. Repleta de espaços floridos, a cidade ficou conhecida como “Jardim da Serra Gaúcha”. No centro dela, por exemplo, a Praça da República já se tornou “Praça das Flores” em razão da quantidade e diversidade de flores. No município, o turista encontra floriculturas com mais de mil variedades de plantas ornamentais e tem a oportunidade de conhecer pontos turísticos naturais como a rampa de voo Livre Ninho das Águias, o Pinheiro Multissecular e o Labirinto Verde.
AS FLORES DO CEARÁ - Nos seus 143 anos, São Benedito, no planalto da Ibiapaba, no limite com o Piauí, sempre foi um dos municípios do Ceará mais procurados pelos turistas.  Não apenas pela afamada gruta com o teleférico, mas pelo clima e ótimos locais para a prática do ecoturismo. Destaque-se a cativante gentileza e alegria do povo, ainda mais visíveis nos eventos que realiza. 
No últimos anos, porém,  com uma temperatura média em torno dos 21 °C., quase nunca ultrapassando os 22 °C, a "Princesa Serrana", passou ser ainda mais visível pelos exitosos investimentos no cultivo de flores ornamentais, a ponto também de já ser chamada de "Cidade das Flores". Perfumando e ornamentando o mundo, tem como principal item da sua economia a exportação de flores. Em razão disto, suas rosas estão na  Holanda, Itália e outros países europeus e nos diversos estados brasileiros. A Reijers e a Cearosa são as grandes forças responsáveis pelo êxito do cultivo de rosas e flores ornamentais de São Benedito. 
As flores da Reijers, por exemplo, estão nos principais supermercados de todos os estadoas brasileiros e tem, ainda, pontos de distribuição em depósitos e lojas. (Com o MTUR).

FESTIVAL DAS CATARATAS - PRESENTES MINISTROS DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Com a solenidade de abertura na quarta-feira (28), às 19h, no Recanto Cataratas Thermas Resort, o Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), vem sendo palco de importantes discussões da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) sobre o turismo, com a participação de representantes dos nove países pertencentes ao grupo: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. O ministro do turismo do Brasil, Marx Beltrão, já está confirmado.
As pautas do encontro estão divididas em dois momentos: a V Reunião dos Pontos Focais de Turismo da CPLP e a IX Reunião de Ministros de Turismo da CPLP. Durante os trabalhos, o Brasil assume a presidência pro tempore do grupo de trabalho, que até então era liderado por Timor Leste, com apresentação do Plano Estratégico de Cooperação em Turismo da CPLP formulado pelo País. Os desafios da implementação da Agenda 2030 nos países da CPLP também faz parte das discussões.
Além da agenda de trabalho, as autoridades conhecerão diversos atrativos da região, como as Cataratas do Iguaçu - consideradas uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza - e a Itaipu Binacional - usina hidrelétrica que vem batendo sucessivos recordes mundiais na produção de energia.
O 12º Festival das Cataratas, que se encerrará hoje, 30, está recebendo cerca de 7, 5 mil pessoas, número recorde em toda a sua trajetória. A programação conta com uma série de eventos complementares, como o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, principal evento-técnico científico do turismo nacional, e o Hackatour Cataratas, uma maratona de programação na busca por soluções para o mercado do turismo.

SALÃO DO VINHO ARGENTINO NO FESTIVAL DAS CATARATAS

Depois da boa aceitação do público em 2016, mais uma vez o Salão do Vinho Argentino é um dos destaques da programação do 12º Festival das Cataratas. No evento, um espaço de aproximadamente 70 metros quadrados é dedicado exclusivamente à exposição das bebidas produzidas no país vizinho.
No salão, os visitantes conhecem e degustam bebidas produzidas em mais de 20 bodegas de regiões tradicionais como Salta, La Rioja, Mendoza e San Juan. A organização do espaço está sob a responsabilidade da ODA Vinoteca de Puerto Iguazú, empreendimento que participa ativamente do Festival desde as primeiras edições.
Profissionais capacitados esclarecem as dúvidas dos visitantes e explicam as qualidades de cada um dos produtos expostos. Para se sentir ainda mais em solos argentinos, o público degusta petiscos tradicionais argentinos e acompanha apresentações de tango.
Um dos objetivos dos organizadores do Salão é divulgar a Expo "Oda al Vino", considerada a maior feira do produto da província de Misiones (Argentina). Neste ano, o evento está programado para os dias 1º e 2 de setembro, em Puerto Iguazú, com a presença de mais de 70 vinícolas.
Com mais de 210 mil hectares de vinhedos, a Argentina exporta aproximadamente 25% de sua produção anual para a Europa e é uma das maiores consumidoras de vinhos do mundo. Grande parte do sucesso de seus vinhos se dá pela qualidade de suas uvas Malbec e Cabernet Sauvignon.

COMPLETOU 80 ANOS O PARQUE NACIONAL DE ITATIAIA

Cachoeira do Pitú no Parque
O Parque Nacional de Itatiaia completou no último dia 14, 80 anos de história. Para celebrar a data, a administração do parque preparou uma programação especial, com visitação gratuita a partir das 13h. Além disso, a comunidade recebeu presentes para marcar a data: a revitalização do Centro de Visitantes Wanderbilt Duarte de Barros e apresentação de exposição interpretativa sobre fauna e flora da região. 
Localizado na serra da Mantiqueira, entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, o lugar é endereço certo para quem busca recreação e turismo ecológico sem deixar também de se preocupar com a proteção da diversidade ambiental e nascentes.
É no Itatiaia que está um dos picos mais altos do país, o das Agulhas Negras, com quase 2,8 mil metros, além de atrações como o Maciço das Prateleiras, o Vale do Aiuruoca, a Pedra do Altar e o Mirante do Último Adeus.
Boa parte dos atrativos como o Lago Azul, a Cachoeira Poranga, a Piscina Natural do Maromba e a Cachoeira Véu de Noiva podem ser acessados pelo lado fluminense. Nesta área, as caminhadas em meio a trilhas são mais leves e rápidas. Em meia hora, chega-se às principais cachoeiras e alguns mirantes.
Criado em 1937 e com o título de primeiro Parque Nacional do Brasil, o Parque de Itatiaia é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e é aberto para visitação todos os dias. Para consultar valores e melhores épocas de visitas acesse o site: http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/. (Com o MTUR)

FESTIVAL INTERNACIONAL - ATÉ JULHO, FORTALEZA VIVE A BELEZA DA DANÇA

Primeiros bailarinos do teatro municipal RJ,  Cicero Gomes e Karen Mesquita
A 17ª edição do Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará (Fendafor), com apoio do Governo do Estado do Ceará, começou na última terça-feira, com abertura no Cineteatro São Luiz, pertencente à secretaria da Cultura do Ceará (Secult). Tendo como foco principal um programa de formação pedagógica para bailarinos, pensadores, produtores culturais, diversas mostras de dança e posteriormente circulação de espetáculos e bailarinos o festival surge com o objetivo de proporcionar maior visibilidade à produção local e estimular novos mercados de trabalho, circulando trabalhos e estimulando novas pesquisas de linguagem.
A noite de abertura no dia 27 do Fendafor 2017 foi para convidados, no Cineteatro São Luiz, na Praça do Ferreira. De quarta-feira até 8 de julho, o evento estará no Theatro José de Alencar, com Mostra Internacional, Infantil e Amadora, com ingressos à venda com o preço de R$ 30,00 e R$15,00 (meia).
Acontecerão apresentações paralelas também no Mercado da Dança (Jardins do TJA) em todos os dias do Festival, com entrada gratuita, além de ações no Teatro do Centro Cultural Dragão do Mar, na Rede CUCA, da Prefeitura de Fortaleza e em escolas de toda a capital cearense.
ATRAÇÕES - Entre as atrações confirmadas na abertura estiveram Cícero Gomes e Karen Mesquita, primeiros bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, que apresentaram o Gran Pás de Deux de “Diana e Actéon”, uma coreografia de Marius Petipa com direção de Ana Botafogo. Apresentaraam-se-se também o bailarino e coreógrafo brasileiro radicado na Suíça, Marcos Bento, da Tanztheater Cia. de Dança, com “Transit”; a Companhia Pulsar do Maranhão, com o espetáculo “Tão Simples Assim”. Houve a estreia de “O Quinze” do Grupo BCAD, baseado no livro da escritora Cearense Raquel de Queiroz, com coreografias de Gleidson Vigne (Cia de Dança Deborah Colker).
Além das atrações na abertura, as dezenas de espetáculos do Fendafor contam com diversas linguagens da dança, do popular, passando pelo contemporâneo até o clássico, do amador ao profissional, infância a terceira idade, em todas as modalidades e categorias. O Festival também oferece cursos, oficinas, workshops, mostras de vídeo dança, seminários(este ano com o tema “Lavamos a Dança com a Alma”), palestras, conferências, lançamentos de livros, debates e exposições. Os cursos acontecerão em locais descentralizados como a Escola de Ballet Janne Ruth, Academia Lucymeire Aires, Centro de Ballet Clássico Mônica Luiza, Ballet Hugo Bianchi, Vila das Artes, Porto Iracema e Rede Cuca da Prefeitura de Fortaleza.
O FENDAFOR -  O Fendafor recebe por edição cerca de 2500 bailarinos do Ceará, do Brasil e de outros países. Está classificado como o maior Festival Norte e Nordeste e o terceiro maior do Brasil, tendo publicado um livro histórico em 2010, com a trajetória dos 10 anos de atuação do festival, que gera mais de 150 empregos no período, onde ele acontece em Fortaleza e em municípios do interior do Ceará.
Nasceu no ano 2000 e, desde sua criação tem como principal objetivo a popularização da Dança no Estado do Ceará e mais: unir talentos e oportunidades, promover as Companhias, Bailarinos e Escolas de Danças, desde o amador até o profissional, do Ballet Clássico ao Popular de apresentarem seus trabalhos e produções artísticas, com todos apreciando o melhor da Dança nacional e internacional, principalmente na troca de saberes e experiências, conhecimentos e intercâmbios, fazendo vistas à formação de plateia por onde ele passa

FESTA DE INAUGURAÇÃO DO AEROPORTO DE JERI - IDEIA DO GOVERNO: MANTER O PARQUE BONITO E NATURAL

Com a inauguração do Aeroporto Regional de Jericoacoara  Comandante  Ariston Pessoa no sábado (24), recebendo seu primeiro voo comercial, vindo de Congonhas, em São Paulo, o equipamento pode ampliar o número de turistas em, aproximadamente, 7% neste primeiro ano de funcionamento. Nos próximos três anos, é esperado que esse índice seja 20% maior, conforme aponta a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur).
O governador do Ceará, Camilo Santana, participou do primeiro voo que liga diretamente o estado paulistano a um dos destinos litorâneos mais procurados do Brasil e do mundo. "É um marco histórico para a região. O aeroporto vai abrir as portas para oportunidades, empregos e qualificação de mão-de-obra local", afirmou o governador, após ser recepcionado  por um grupo local de capoeiristas. "Foi uma viagem que envolveu uma série de sentimentos, de emoções. Foi um misto de entusiasmo e ansiedade. A alegria dos turistas, no avião, foi impressionante", comentou sobre o voo.
De acordo com o chefe do Executivo estadual, como Jericoacoara integra uma Área de Preservação Ambiental (APA), a ideia é que "se possa manter esse estilo, bonito, natural, do Parque Natural de Jericoacoara". "Por meio da comunidade local, do Ministério do Meio Ambiente, a ideia é que a gente construa, de forma sustentável, o turismo da região", argumentou.
Também presente no voo e na cerimônia de inauguração, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, enfatizou a parceria do Governo do Ceará com o Governo Federal, e disse que parcerias como essa "são importantes e constroem". Quintella também citou a celeridade da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no processo de regularização do aeroporto, que já possui voos confirmados para julho.  Segundo o ministro, outros aeroportos regionais serão viabilizados em locais mais isolados do País para "aproximar os brasileiros".
Para o secretário do Turismo, Arialdo Pinho, não será somente Jericoacoara que será beneficiada com o aeroporto. "Vamos expandir esse turismo para outras praias, como a de Almofala. Vamos trazer os turistas para desenvolver essa região, já que a única entrada pra cá, antes em Fortaleza, é muito longe”.
Além do voo semanal fretado pela CVC e operado pela Gol, que vem de Congonhas, a empresa aérea Azul iniciará, a partir de julho, a operação do voo Campinas/Jericoacoara (semanal) e do voo Recife/Jericoacoara (quatro vezes por semana). Voos regionais, como o de Fortaleza para a praia do Litoral Oeste cearense, por exemplo, serão operados até o fim deste ano.
Com a soma dos voos, a projeção é de que a localidade aumente em 20% o número de turistas ao longo dos próximos três anos, chegando a receber 10 mil visitantes por mês. Anualmente, Jericoacoara recebe cerca de 600 mil visitantes.

EM SÃO PAULO - O MAIOR EVENTO DE TATUAGEM DO MUNDO

Miss Tattoo Week 2016, Bruna Martins Macedo
De 14 a 16 do entrante mês de julho, haverá a 7ª edição da Tattoo Week em São Paulo,  a maior convenção de tatuagem e body piercing do mundo. Somam 3 mil tatuadores, body piercers e body painters nacionais e estrangeiros, 660 stands em 19 mil metros quadrados do Expo Center Norte, com um público estimado de 70 mil pessoas.
Muitas atrações estão programadas, a exemplo do concurso Miss Tattoo (que escolherá a mulher tatuada mais bonita do Brasil), workshops, competições de tatuagem em 25 categorias, campeonato de body paint (pintura corporal), lançamento de filmes, exposição de carros e motos, dança, sorteios, duelo de raps, pinturas infantis e pista de skate. 
Arte, cultura, negócios, intercâmbio e entretenimento. Está é a tônica do evento que, segundo Esther Gawendo, coordenadora, vem sendo cada vez mais frequentado por famílias. 
Estão confirmados shows de Os racionais e do grupo Oitão, de Henrique Fogaça.

CAMPOS DO JORDÃO - EM ANDAMENTO O PROJETO ARENA E CIRCUITO NIGHT RUN

Desde o último dia 13 e até 30 de julho, o projeto Arena está em Campos do Jordão, com programação para todas as idades. A iniciativa é realizada pelo Instituto Base3 de Economia Criativa e conta com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Turismo e de Esporte da cidade.
A Arena é realizada no Campo de Futebol do Espaço de Eventos André Franco Montoro, no bairro do Abernéssia, em um espaço de 5.000 m². No local foi montada uma sala de cinema com cobertura cristal para a plateia e vista para o céu, com capacidade para 400 pessoas, aquecedores e, para os mais friorentos, há mantas de microfibra a venda por R$ 20,00.  
O evento também conta com diversas atrações, como aulas de zumba e de dança de salão. Para animar o público, o DJ Paul discoteca diariamente a partir das 16 horas com um mix de músicas para todas as faixas etárias. Nos finais de semana, à partir das 22h00, a diversão fica por conta do DJ Matt Sander.
Na área do cinema, também está montado um palco onde variados cantores se apresentam. Ontem, às 18h00, houve o espetáculo A Música do Cinema segundo a Cia Filarmônica, às 22h00.
Amanhã, 29, o projeto promoverá a oitava edição do Circuito Night Run, uma corrida noturna, de 2,5 Km, 5 km e 10 km, com largada prevista para às 19:30 horas no Centro de Eventos André Franco Montoro. 

GRAMADOZOO - PINHÃO E POLENTA NA ALIMENTAÇÃO DOS ANIMAIS

O inverno começou oficialmente na quarta-feira (21) e os animais do Gramadozoo estão preparados para as baixas temperaturas. Além de recintos climatizados, os animais estão recebendo reforço calórico na alimentação. O pinhão, a polenta, o amendoim e a bergamota integram o cardápio especial da estação gelada. Os animais também são submetidos a atividades aeróbicas para movimentar o esqueleto. 
Com alto valor energético, o pinhão complementa a dieta de primatas, ouriços, papagaios, maitacas, gralhas e araras que vivem no zoo. “No inverno, acrescentamos alimentos mais calóricos e frutas da estação como a bergamota, que é rica em vitamina C. Já o pinhão, que possui 22 calorias, faz parte da alimentação de aves e macacos”, afirma o veterinário Renan Stadler, responsável técnico do Gramadozoo.
O veterinário explica que o pinhão ainda proporciona enriquecimento ambiental e contribui para recriar o habitat de aves oriundas de florestas de araucária, como o papagaio-charão e a gralha-azul. "Com o reforço na alimentação, nosso índice de internação hospitalar é zero”, diz Stadler.
ZOO QUENTE - Das cidades brasileiras que possuem zoológico, Gramado é a de inverno mais rigoroso. No entanto, o clima da região não interfere no conforto dos habitantes do zoo. Todos os recintos possuem áreas climatizadas para garantir qualidade de vida mesmo às espécies típicas de clima quente. 
Segundo o responsável técnico do zoo, alguns animais ficam em ambientes especiais com aquecimento praticamente durante todo o inverno. É o caso dos jabotis. Já as cobras, contam com uma lâmpada especial que emite calor. 

EM DIA COM O FESTURIS - 30/06/2016


ROTA DO SOL SEMANAL 30/06/2017 ISSUU