Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

CALEIDOSCÓPIO 28/09/2018

ELEIÇÕES, AS DÚVIDAS QUE NOS AFLIGEM – Faltam poucos dias para eleições no Brasil em que serão escolhidos nas urnas o novo presidente da República, uma parte de senadores, deputados federais e estaduais. Como boa parte dos brasileiros, estou em dúvida em quem votar. Até o momento pelo que li, vi e assisti nos debates de televisão nenhum candidato nos empolga, nos tira da dúvida de devolver a tranquilidade institucional que o país tanto reclama. Todos, como sempre, prometem resolver – como num passe de mágica, os gravíssimos problemas nacionais, principalmente nas áreas de saúde, segurança e educação, que vêm levando ao desespero a quase totalidade da população brasileira. O pior, nesta próxima eleição é o radicalismo que está imperando, superando todos os limites.  Os candidatos de direita e de esquerda, que vêm até dominando as preferências, pelo passado que representam, só empolgam aos apaixonados pelas suas ideologias, mas que são vistos com temor pelos que defendem um estado de direito realmente democrático. Sofismam a cada instante procurando se passar por bonzinhos, salvadores da pátria amada e idolatrada. E os tidos como do centro?  Também não são bem avaliados, até agora não merecendo o apoio da maioria dos eleitores. O pior, muitos destes postulantes ao cargo maior no Poder Executivo estão às voltas com acusações de falcatruas, motivo de ações da Polícia Federal e da Justiça. Que falar dos candidatos ao Senado e às Câmara Federal e legislativos estaduais?  A grande maioria é composta de “velhas raposas” que pensam mais no “emprego” que têm, muito poucos em serem os porta-vozes dos anseios da população. Outra boa parte dos candidatos é filho, esposa ou da família do parlamentar que quer se aposentar, naturalmente com polpuda pensão. Também fazem parte desta minoria candidatos sem maior expressão para, realmente, ser porta voz do sofrido povo. São os gaiatos, aventureiros que desejam aparecer, às vezes com seus “nomes de guerra” os mais esdrúxulos possíveis. Pelo quadro, está mesmo difícil se votar consciente, pensando num Brasil melhor, realmente democrático e em que  o povo viva com satisfação.
ZONA AZUL – A ganância em arrecadar dinheiro vem manchando a  bem avaliada administração do prefeito Roberto Cláudio. Nos últimos tempos, alguns “iluminados” da administração de Fortaleza, com o apoio do Prefeito, bolou uma norma que vem sendo veemente contestada pelos mais diferentes setores do empresariado local. Não ficam só aí as demonstrações da voraz sede arrecadadora. A tal Zona Azul continua infernizando os fortalezenses, avançando nos locais mais diversos da cidade, inclusive diante de farmácias e hospitais. Para nós, a surpresa foi grande em saber que a rua Visconde de Mauá, pras bandas da Aldeota, também é local de tão mal vista fonte arrecadadora, através da AMC.  Vote!
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO SERVIDOR FEDERAL – Fortaleza será a primeira cidade brasileira a receber o 4º Workshop Previdência Complementar do Servidor Público Federal, no próximo dia 10 de outubro. O evento será realizado pela Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) e acontecerá no  Mareiro Hotel – Sala Buriti, de 13h às 17h50, com intervalo para almoço e coffee break
Durante todo o dia, autoridades e estudiosos no assunto vão debater os rumos do setor e atualizar conhecimentos sobre a previdência complementar. O evento é voltado para servidores e gestores de recursos humanos. Existem cerca de 44 mil servidores federais em todo o estado, sendo 2.042 participantes da Funpresp. 
DIRETORA EXECUTIVA - Selina, a rede de hospitalidade que vem transformando o setor hoteleiro e de co-working no mundo, e que chega ao Brasil com planos de investimentos e criação de novas unidades em sua rede, anunciou Flávia Lorenzetti como diretora executiva no País. 
Com 15 anos de experiência no setor, Flavia traz a missão de supervisionar a expansão de Selina no Brasil, onde tem como objetivo abrir 10 unidades até 2020.
Em sua trajetória profissional, Flavia trabalhou no varejo e no setor de hospitalidade, acumulando passagens por empresas como Senac, Outback Brasil, Starbucks, Le Pain Quotidien e Wendy's.
Desde 2015, Selina já lançou 25 propriedades na América Latina e no Caribe. No Brasil, a empresa busca parcerias para instalar novas unidades e incrementar a expansão do grupo no país.

VIVA O DIA MUNDIAL DO TURISMO!

O calendário assinala, em 27 de setembro, para satisfação de autoridades, empresários, jornalistas de turismo e pessoas, ligadas direta e indiretamente, às atividades turísticas, o Dia Mundial do Turismo. São mais de 150 países a reverenciar essa data, visto o Turismo movimentar trilhões de dólares, anualmente, impactar umas 60 atividades econômicas, sociais e culturais, além de contribuir para a integração dos povos de várias etnias.
No Brasil, a data é lembrada e até comemorada por algumas organizações públicas e privadas, porém deveria ser mais festejada, levando-se em consideração os benefícios, proporcionados à sociedade, pela sua exploração racional, o que ainda não acontece em alguns Estados brasileiros e estrangeiros, que não o têm como prioridade, sem suas metas, como uma das molas-mestra do desenvolvimento sustentável.  
Bem! Neste importante e oportuno transcurso do Dia Mundial do Turismo, como sonhar grande não ofende ninguém, pedimos-lhe permissão, leitor-amigo, para divagar um pouco, ainda que os pensamentos possam ser uma utopia, tal e qual o título do livro do imortal Thomas Morus. Mas, utopia ou não, por favor, deixe-nos sonhar grande. É que somos um jornalista apaixonado pelo turismo, seja lá de que modalidade for: de lazer, de negócios, de eventos, religioso, cientifico, aventura, esportivo etc.
Vamos lá: nosso sonho grande, mesmo com a nossa avançada idade cronológica, é terminar os dias de vida, em uma cidade, de povo civilizado, pondo o coletivo acima do particular, praticando o bem, sem olhar a quem, jamais ter a vontade infrene de levar vantagem em tudo, sem vinganças a quem ofender o próximo, não ser pedra, no caminho de ninguém, e viver, numa cidade/estado/país, na qual gestores públicos e da iniciativa privada não sejam contaminados pelo vírus da corrupção e de outras falcatruas, causando sérios danos (físicos e morais) a seus habitantes e visitantes.
E vamos em frente! Desejamos, mesmo sendo uma utopia, concluir nossos dias de vida, em uma cidade hospitaleira, todavia sem lixos nas ruas, avenidas, praças públicas, nas ensolaradas e belas praias, que provocam doenças infectocontagiosas, nas pessoas e animais, obrigando os transeuntes, de carro ou a pé, a andar, com lenços nas narinas, ou as próprias mãos, para suportar a fedentina, não pisar em águas fétidas, nas coxias e buracos da camada asfáltica, não ver pessoas maltrapilhas e imundas, pedindo esmolas, nem crianças drogadas a mendigar dinheiro, para o sustento das drogas, e muito menos pessoas idosas, com males graves, expondo suas más condições de vida publicamente.
Não queremos mesmo, caro leitor-amigo, presenciar, no dia a dia, milhares de desempregados, passando fome, gastando as horas do seu dia à procura de empregos e dormindo fora de um aconchegante lar, onde não haja violência física e moral, em casa e nas ruas, sem o desrespeito e o preconceito, praticados, amiudemente, por alguns cidadãos, que se julgam donos da verdade e do destino de seu semelhante. Ah! Cidades e um Brasil, com mais escolas e não presídios, estes, cada vez mais, alvos de barbaridades internas e abrigando pessoas nocivas à sociedade. Claro que nos referimos a bandidos impiedosos que matam por matar.
Mas, leitor-amigo, puxando a brasa para nossa sardinha, queremos mesmo, na nossa utopia, constatar todo o povo da nação brasileira, vivendo bem, sorrindo para todos e para tudo, trabalhando, com satisfação, sem a preocupação de somente ganhar muito dinheiro, esquecendo-se da importância da convivência familiar e social pacíficas, o que contribuiria para o prazer do existir, neste mundo conturbado, por falta de amor ao próximo, de ética, de moral, de justiça social. Ah! Queremos, sim, gestores públicos exemplares, nos três Poderes, e na iniciativa privada, afora profissionais de todas as áreas do conhecimento, incluindo também religiosos de todas as crenças e alguns membros das Forças Armadas, dando bons exemplos em tudo.
Agora, no Dia Mundial do Turismo, queremos o melhor, em todas as suas ações executadas, por menores que sejam, para satisfação dos nativos e dos turistas. Em outras palavras, queremos, pois, um Turismo com ética, transparência, profissionalismo, atraindo, cada vez mais, visitantes nacionais e estrangeiros, com a geração de milhares de empregos, direta e indiretamente, com a justa distribuição de renda, além de uma Fortaleza e Estado (E por que não dizer um país?), sem problemas, em sua infraestrutura física, sem violência física, sem danos morais, sem assaltos, roubos, furtos, sequestros relâmpagos e livres de doenças contagiosas. 
Enfim, leitor-amigo, queremos uma Nação modelo, ainda que pareça uma utopia, mesmo vivendo em um Estado pobre e castigado por seis anos consecutivos de secas. Mas, se o fato de desejarmos tudo de maravilhoso, para as pessoas, for uma utopia, que seja! Afinal, sonhar grande não ofende ninguém. Sendo assim, leitor-amigo, permita-nos ficar com essa utopia! Obrigado pela leitura e maravilhoso fim de semana! Viva o Dia Mundial do Turismo!

AEROPORTO DE SALVADOR MODERNIZA-SE

Depois de ser entregue a sua administração à VINCI Airports, através de um Contrato de Concessão, o Aeroporto Internacional Deputado Luiz Eduardo Magalhães, de Salvador – Bahia, iniciou as obras de sua requalificação, com o objetivo de aprimorar a sua infraestrutura, o que equivale, inclusive, a elevar a segurança e o conforto das suas operações.
As obras que já estão sendo realizadas são consequência das exigências constantes do Contrato de Concessões, estabelecidas pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil. As obras de alguma complexidade, nessa primeira etapa, têm prazo de conclusão para o mês de outubro do próximo ano.
Objetivando evitar maiores transtornos e dificuldades para a sua operação, as obras ocorrerão em três etapas. Nas duas primeiras não haverá qualquer dificuldade ou impedimento para os pousos e decolagens, que transcorrerão de forma abslutamente normal. Acontecerá apenas o fechamento parcial da pista, quando devido.
Em toda a operação de remodelação e aperfeiçoamento da pista, o objetivo é de que a requalificação lhe proporcione maior eficiência, bem assim mais segurança em todas as operações que ocorram, que estarão integradas rigorosamente aos padrões internacionais. Da mesma sorte como será elevada a sua vida útil, consequência do que serão reduzidas as necessidades dos decorrentes serviços de manutenção corretivo com os impactos que lhe são naturais.
O prazo de quatro meses é destinado à realização da primeira etapa, das três em que se constituirão as obras, já iniciadas. A sua conclusão está prevista para janeiro vindouro. Nela serão proporcionadas as condições de recapeamento, melhorias no acostamento e na sinalização horizontal, bem assim alguns ajustes na faixa da pista e implantação da área de segurança no final da pista.
Serão priorizados, nessa fase, os 900m finais da pista, sendo que a execução ocorrerá no príodo das 07hs30m às 17hs30m. Com essa programação, não serão afetados os vôos internacionais que ocorrem naturalmente no período noturno, com aeronaves de maior porte. Nesse período, toda a pista 10/28 estará com a sua total extensão disponivel.
A pista considerada como a “taxiway A”, que se destinas à movimentação das aeronaves, sofrerá também intervenção, de forma paralela aos pousos e decolagens.
No mês de janeiro será iniciada a segunda fase dessas obras, que perdurarão até o mês de abril do próximo ano. Serão os 900m iniciais da pista principal. Já entre os meses de maio e agosto do mesmo ano ocorrerão as obras da terceira etapa, com as atenções voltadas para a parte central da pista.
Com o objetivo de que se ajustem a essas novas condições e evitem maiores transtornos para os passageiros, todas as companhias aéreas foram devidamente informadas sobre a programção dos trabalhos de recuperação da pista. Ainda para este mês de setembro foram programados serviços de manutenção na pista principal, como forma adicional às obras constantes do contrato.
Entre 02hs00 e 06hs00, serão realizados serviços de remoção de borracha e recuperação asfáltica, manutenção do sistema de balizamento, bem assim a revitalização horizontal na pista 10/28. Nesse período, a pista estará fechada para operações normais.
O conjunto das intervenções globais determinadas pelo Contrato de Concessão, e que está dividido em duas partes, deverá ter a duração total de quatro anos, com a conclusão geral prevista para o mês de outubro de 2021. 
Na primeira fase está programada a ampliação e modernização do terminal de passageiros atual, mudanças no embarque e desembarque, modernização dos banheiros e fraldários, melhorias na sinalização, instalação de novos sistemas de ar condicionado e ventilação, bem assim a adequação na infraestrutura da área das aeronaves, entre vários outros seviços a serem implementados.
A VINCI Airports é uma das cinco principais empresas globais do setor de aeroportos. Sob a sua responsabilidade está o gerenciamento e operações em 44 aeroportos da França, Portugal, Reino Unido, Suiça, Camboja, Japão, Estados Unidos, República Dominicana, Costa Rica, Chile e, agora, Brasil. São mais de 250 companhias aéreas que registraram um tráfego superior a 180 milhões de passageiros no ano passado, nesses aeroportos administrados pela VINCI.
É um total de 12 mil funcionários que atuam na direção do financiamento, construção e operação dos aeroportos. No ano passado, o faturamento anual para tais atividades alcançou 3.2 bilhões de euros.

VIAGENS PARA ÁSIA - ROTEIROS APRESENTAM DESTINOS CLÁSSICOS E INUSITADOS

Taj Mahral
A Latitudes, conceituada empesa  que trabalha com roteiros turísticos  inusitados, se debruça sobre a Ásia e apresenta 13 roteiros para o continente com saídas entre dezembro a abril. As viagens temáticas oferecem ao público brasileiro a oportunidade de desvendar os segredos de destinos consagrados como Índia e de recantos como Sri Lanka e Myanmar. 
ROTEIROS DE ANO NOVO - A temporada Ásia se inicia com dois roteiros de ano novo, para Índia e Myanmar.  O primeiro irá percorrer o encantador Rajastão, ou “terra dos reis” em hindi, entre 26/12 a 06/01. O nome faz referência à época em que os marajás governavam a região, antes da colonização britânica. As opulentas construções da época – sendo o Taj Mahal a mais célebre – são testemunho desse período. A noite de réveillon será brindada em Jaipur, a capital do Rajastão, conhecida também como “a cidade dos marajás”. 
Em Myanmar (26/12 a 08/01), a prática do Budismo guia o estilo de vida local. O monumental pagode Shwedagonpaya é um dos símbolos da fé dominante e cartão-postal do país. Para celebrar a virada do ano, o grupo fará um passeio de balão para admirar a paisagem formada por estupas e templos.
Holi Fest
 VIAGENS PELA ÍNDIA - A escolha de embarcar para a Ásia vem quase sempre acompanhada de motivações pessoais – seja para autoconhecimento, imersão cultural ou ser surpreendido pela gastronomia. E a Índia consegue oferecer um pouco de tudo isso, despertando todos os sentidos dos viajantes. Além do roteiro de ano novo, a Latitudes planejou ainda cinco viagens temáticas para o país. Um dos destaques é o roteiro A Arte de Bem-Viver, que será realizado entre 17 de fevereiro e 1º de março de 2019. Esta jornada irá se aprofundar nas técnicas e na ciência do Mindfulness, além de combinar momentos para prática de yoga.
 Para quem busca uma viagem de introspecção, o roteiro Peregrinação e Autoconhecimento, entre 2 e 20 de fevereiro de 2019. A programação inclui práticas, meditações e ensinamentos, caminhadas e visitas a templos e locais sagrados. A viagem será acompanhada por Marco Schultz, coordenador do Simplesmente Yoga/Eu Maior, programa de estudo e aprofundamento dedicado ao autoconhecimento. 
Já entre 12 e 24 de março de 2019, a Latitudes leva os brasileiros para acompanhar um dos festivais mais tradicionais da Índia, o Holi Festival. O Festival das Cores celebra o início da primavera e é celebrado pelas ruas de todo o país. 
 DESTINOS INUSITADOS - O viajante acostumado com os grandes centros certamente será surpreendido em países como Nepal, Butão e Sri Lanka. 
As férteis plantações de chá do Sri Lanka trouxeram fama à pequena ilha no sul da Ásia. Quem decide conhecer o destino é presenteado com as praias paradisíacas banhadas pelo Oceano Índico, parques nacionais ricos em vida selvagem e uma quantidade marcante de templos budistas, muçulmanos e hindus. Oito Patrimônios da Unesco também ajudam a contar a história do antigo reino do Ceilão. O grupo da Latitudes embarca de 17 a 29 de março de 2019.
Cercado pela Cordilheira dos Andes, o Nepal tem na capital Kathmandu raízes budistas e hindus, religiões que fundamentam as práticas cotidianas e as filosofias de vida da população local. As belezas naturais e os patrimônios da humanidade são outros atrativos do destino. O roteiro da Latitudes será realizado entre 3 e 13 de março de 2019. 
Outra opção, é combinar o Nepal com uma viagem ao reino do Butão, país responsável pela criação do conceito de “Felicidade Interna Bruta”, em lugar de avaliar o país pelo “Produto Interno Bruto”. Esta viagem acontece entre 31 de março e 11 de abril de 2019.
Informações -Tel.: 11 9 8298-2538

JÁ ESCOLHIDOS OS LOCAIS - SERÁ NO BRASIL A COPA AMÉRICA DE FUTEBOL 2019

Arena do Grêmio
O turismo brasileiro terá um grande evento em 2019, com a realização da Copa América de Futebol. Após mais de 30 anos longe do solo brasileiro, a Copa América retorna ao Brasil para sua 46ª edição. A Conmebol já divulgou a relação de estádios aprovados para sediar a Copa.
A entidade máxima do futebol sul-americano aceitou a proposta apresentada pelo Comitê Organizador Local (COL) da competição que contará com seis estádios para a disputa do torneio de seleções mais antigo do mundo. 
O grande evento esportivo será disputada entre os dias 14 de junho e 7 de julho do próximo ano. A abertura da competição terá como palco o Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP). A grande decisão será no lendário gramado do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). 
As sedes que receberão as semifinais do torneio também já estão definidas. São elas: a Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS), e o Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG). Completam a relação o Allianz Parque, em São Paulo (SP) e a Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). 
 A competição terá a participação de 12 seleções nacionais. Além da Seleção Brasileira e dos demais nove países sul-americanos membros da Conmebol, o Japão e o Qatar participarão como convidados. Rogério Caboclo, Presidente do Comitê Organizador Local da Copa América Brasil 2019, comentou a escolha das sedes para a disputa do torneio. 
Os jogos serão nos seguintes locais: 
Estádio do Mineirão – Belo Horizonte (MG) Capacidade aproximada: 63 mil espectadores.
Arena do Grêmio – Porto Alegre (RS)Capacidade aproximada: 56 mil espectadores
Estádio do Maracanã – Rio de Janeiro (RJ). Capacidade aproximada: 78 mil espectadores
Estádio do Morumbi – São Paulo (SP)Capacidade aproximada: 67 mil espectadores
Allianz Parque – São Paulo (SP)Capacidade aproximada: 42 mil espectadores
Arena Fonte Nova – Salvador (BA)Capacidade aproximada: 48 mil espectadores (Jornalista Sérgio Moreira, da Confraria de Turismo e da Abrajet/BH)

HISTÓRIAS DE UM TEMPLO - INTERLAGOS ABERTO PARA OS AMANTES DO AUTOMOBILISMO

PROVA DE STOCK CAR EM INTERLAGOS
Amanhã, das 8h às 14h, no Autódromo José Carlos Pace, Interlagos, zona Sul de São Paulo, os amantes de corrida terão grande oportunidade de conhecer um dos maiores templos do automobilismo mundial.  Trata-se do evento “Interlagos – Histórias de um Templo”,
Promovido por Garagem 95 e Fanáticos por Antigos, o objetivo do evento é proporcionar aos participantes oportunidade de conhecer este local histórico dentro da cidade de São Paulo de uma forma diferente. 
Na ocasião, o público poderá conhecer pessoas que ajudaram a construir o autódromo, além do circuito antigo (com seus mais de 7 km de extensão) e o atual, incluindo a temível curva. Também, vivenciar a sensação de estar dentro do grid de largada (estacionar seu carro no grid); ver exemplares de carros de corrida da época expostos na pista; passar pelo especial S do Senna, de carro ou a pé; andar pelo anel externo (onde aconteciam as provas da Turismo 5.000); subir na torre de controle para uma explicação de como é o seu funcionamento em dia de Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.

EM DIA COM O FESTURIS 28/09/2018


"TUDO SÃO FLORES" A FESTA DAS CORES COBRE CENÁRIOS DOS 27 ESTADOS

Cultivo de flores. São Benedito, CE
A estação mais colorida e perfumada do ano é um convite da natureza para viajar. No Brasil, a festa das cores que cobre cenários dos 27 estados revela, também, um diferencial turístico: o país é o primeiro do mundo quando a assunto é patrimônio natural, de acordo com o Fórum Econômico Mundial.
Um sem-número de destinos brasileiros fazem jus ao título. Para o coordenador-geral de Produtos Turísticos do Ministério do Turismo, Cristiano Borges, os destinos podem se tornar ainda mais atraentes nesta época, criando inclusive eventos para celebrar a estação. “
Em Santa Catarina, há oito décadas Joinville se transforma em um imenso jardim na primavera. A cidade de colonização alemã realiza de 13 a 18 de novembro a 80ª Festa das Flores. O evento encanta os cerca de 100 mil visitantes com o colorido de orquídeas a plantas ornamentais. A programação movimenta a cidade com mercado de plantas, feira multissetorial, jornada técnica e oficinas de cultivo, além de concursos de orquídeas, jardins, rainha e princesas, Menina Flor e Flor da Melhor Idade, além de palco cultural e praça gastronômica. Uma celebração de cores, aromas e sabores.
A primavera também distribui seu efeito nos cerca de 30 parques urbanos de Curitiba (PR), entre os quais estão o Barigui, o Tanguá e o Tingui. Especialmente nesta época, o Jardim Botânico ganha o coração dos visitantes que não se cansam de fotografar seus tapetes de flores e a icônica estufa de metal e vidro. Tem também a charmosa rua das Flores e a Ópera de Arame, teatro que em breve vai ganhar o primeiro teleférico da capital paranaense.
Holambra (SP), outro reconhecido destino de primavera, é o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina. A 37ª Expoflora abriu a estação com cerca de 300 mil visitantes e compradores do mundo inteiro. Para o turista, o evento é uma aquarela a céu aberto, onde se pode conhecer os campos floridos, parques e estufas cheias de flores, além do Moinho Holandês e do Museu Histórico.
Ainda em São Paulo, a cidade de Cunha, no caminho da Estrada Real, atrai milhares de visitantes para conhecer os campos de lavanda em uma região cheia de trilhas e cachoeiras. O perfume das flores também é chamariz para Campos de Jordão, na Serra da Mantiqueira, cujos pontos turísticos símbolos da primavera são o Horto Florestal, o Borboletário e o Bosque do Silêncio. Além da beleza natural, a estância turística paulista combina o chame da estação com a gastronomia.
Em Brumadinho (MG), pertinho de Belo Horizonte, o turista confere a união perfeita entre natureza e arte contemporânea. O Instituto Inhotim é o maior museu a céu aberto da América Latina e surpreende o visitante com as centenas de árvores floridas em meio à Mata Atlântica. São cerca de 4 mil espécies botânicas embelezando os jardins, intercalados por galerias e obras de arte ao ar livre.
NORDESTE FLORIDO E FESTEIRO – Enquanto João Pessoa (PB) comemora a florada dos ipês amarelos e roxos, Salvador (BA) realiza até dia 30 um festival de primavera com música, gastronomia e atividades esportivas. Em Pernambuco, o Relógio das Flores de Garanhuns (PE) é um dos canteiros mais apreciados do Nordeste nesta época. Já no Ceará, Guaramiranga e Baturité estão entre os destinos de primavera repletos de atrativos históricos e naturais, além de cafés e festivais de arte.
Na divisa com o Piauí, a Serra de Ibiapaba, conhecida pela produção de flores, fica ainda mais convidativa durante a primavera: Bica do Ipú, Tianguá e o Parque Nacional de Ubajara estão entre os roteiros turísticos mais procurados. Um dos destaques é a Gruta de Ubajara, cujo acesso se dá por teleférico que oferece vista panorâmica da região que é uma mescla de Mata Atlântica, Cerrado, Mata dos Cocais e Caatinga, com traços da Floresta Amazônica. (Com o MTUR).

BANDEIRAS AZUIS - QUINZE CANDIDATURAS BRASILEIRAS SÃO CERTIFICADAS

Praia de Piçarras
As praias de Piçarras, em Balneário Piçarras (SC) e do Estaleiro e do Estaleirinho, em Balneário Camboriú (SC), estão entre os destinos de sol e mar que vão hastear a Bandeira Azul pela primeira vez na temporada de verão 2018/2019. Ainda em Santa Catarina, as praias Grande e de Palmas, em Governador Celso Ramos; e da Lagoa do Peri, em Florianópolis, também foram certificadas. O estado ainda vai hastear, a partir do dia 1º de novembro, a Bandeira Azul na Marina Tedesco, de Balneário Camboriú; no Iate Clube de Santa Catarina, em Florianópolis; e na embarcação Água Viva Mergulho, também na capital catarinense.
Ao todo, 15 candidaturas brasileiras ao programa que certifica a qualidade da água e sustentabilidade do turismo nos balneários, marinas e embarcações turísticas foram aprovadas em reunião do júri internacional em Copenhague, na Dinamarca, cujo resultado foi divulgado nesta quinta-feira (20). A lista já havia sido indicada, previamente, pelo júri nacional reunido no mês de julho, no Ministério do Turismo, em Brasília. Foram condecoradas 9 praias, 5 marinas e 1 embarcação de turismo sustentável para o próximo verão. Praias, marinas e embarcações inscritas no programa se comprometem em seguir os critérios propostos para a certificação para cada temporada.
A praia do Peró, em Cabo Frio (RJ), na Região dos Lagos, também foi contemplada pelo programa pela primeira vez. Já as praias do Tombo, no Guarujá (SP); e Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha do Frade, em Salvador (BA), tiveram a certificação renovada. Entre as marinas credenciadas, a Costabella, de Angra dos Reis (RJ); Nacionais, do Guarujá (SP); e Kauai, de Ubatuba (SP), também estão entre as que atestaram seguir rigorosamente as normas internacionais do programa.
A Bandeira Azul é uma espécie de troféu exibido pelos destinos turísticos com a chancela de instituições nacionais, como o Ministério do Turismo, e internacionais, entre elas a Organização Mundial do Turismo. “A Bandeira Azul hasteada significa mais qualidade da água e o destino ganha ainda mais visibilidade, elevando o nível do turismo com práticas sustentáveis e responsáveis da atividade”, explica Gabrielle Andrade, coordenadora-geral de Turismo Responsável do Ministério do Turismo.

BOM DESTINO PARA TURISTAS - BAHIA: NATUREZA, BOA COMIDA E UM POVO ACOLHEDOR

Farol da Barra
Considerado um dos destinos preferidos dos brasileiros, a Bahia é lembrada por seus coqueiros, areia branca e por suas praias de mar azul turquesa. Além disso, a culinária se destaca pela grande variedade e pela influência predominante da África, o que agrada a todos que passam por ali. 
Com uma enorme variedade de cidades turísticas, os viajantes podem escolher conhecer Corumbau, Costa do Descobrimento, Taipus de Fora, Chapada Diamantina, Abrolhos, Itacaré, Morro de São Paulo, Salvador e mais um leque de destinos encantadores. São 1.200 quilômetros de costa e quase 300 praias, seja para badalar ou para sossegar, com estada em resorts para distrair a criançada ou charmosas pousadas nas quais a calma e o silêncio são prioridade.
A capital, Salvador, oferece a simpatia e a alegria dos soteropolitanos, o agito de bairros como Rio Vermelho e passeios pela história do Brasil, sobretudo no Pelourinho, com seus ateliês, casarios e igrejas do século XVIII. Ao sul da cidade começa a saborosa Costa do Dendê, como é chamada a região das ilhas onde se encontra o Morro de São Paulo,  que chama a atenção com quilômetros de areia que garantem sossego e boas caminhadas.
 GENEROSAS PRAIAS E MUITO MAIS - Itacaré, antiga vila de pescadores, é conhecida por viver do ecoturismo e oferecer generosas praias, cachoeiras, piscinas naturais e coqueirais enfileirados. E é um local muito semelhante a Abrolhos, que é formado por cinco ilhas, e é consagrado como um dos 12 parques marinhos mais importantes do mundo, possuindo o maior banco de corais do Atlântico Sul e é um dos melhores lugares para mergulhar no Brasil. 
No meio do Estado, as águas cristalinas brotam das serras da Chapada Diamantina, que hoje é considerado o principal destino de ecoturismo do Brasil, encantam com a beleza dos cânions, das cachoeiras, das grutas e das espetaculares paisagens dos morros. Corumbau e Taipus surpreendem com índios pataxós que recebem os visitantes e oferecen uma infinidade de artesanatos, como bijuterias e até arco e flecha. 
A Costa do Descobrimento, que é o segundo destino turístico do Estado e o maior parque hoteleiro da Bahia, também é reconhecido pela diversidade de paisagens e pelas praias para a prática de esportes náuticos e rios caudalosos de água limpa. 
Independente do roteiro escolhido, a E-HT, uma empresa de qualidade comprovada,, se propõe a oferecer aos turistas que visitam a Bahia oportunidade de bons momentos no acompanhamento de ricas em paisagens incríveis. 
Informações: site www.e-htl.com.br.

O 5º MUNICÍPIO NORDESTINO - TERESINA RECEBEU TAMBÉM O SELO OFICIAL+TURISMO

Secretário substituto de Estruturação do Turismo, Paulo Roberto André, entregou o selo ao prefeito Firmino Filho.
O Ministério do Turismo concedeu no final da tarde da última segunda-feira (24) à capital do Piauí, Teresina, o Selo Oficial +Turismo, distinção que garante prioridade na tramitação de projetos que dão entrada na linha de crédito Prodetur+Turismo. O documento foi entregue pelo secretário nacional substituto de Estruturação do Turismo do MTur, Paulo Roberto André, ao prefeito de Teresina, Firmino Filho, em Brasília (DF).
Orçada em R$ 25 milhões, a proposta contempla ações de fortalecimento do turismo de negócios, a requalificação do centro histórico-comercial da capital, a implantação de sinalização turística e a revitalização da orla do rio Parnaíba, entre outras obras de infraestrutura.
De acordo com o secretário Paulo André, o carimbo do MTur certifica a qualificação técnica da proposta, que já chega ao banco contratado alinhada à política nacional do Turismo. “Teresina atendeu aos requisitos para receber o Selo Oficial +Turismo. O projeto vai trazer mais qualidade ao turismo da capital e dar novo impulso ao desenvolvimento do setor no estado", disse.
Para o prefeito Firmino Filho, a linha de crédito vai fortalecer a infraestrutura turística da capital piauiense. “Teresina tem uma vocação para a prestação de serviços em setores específicos, como a saúde e o comércio. A priorização que o ministério dá à nossa cidade é um incentivo para investirmos em turismo e consequentemente recebermos melhor nossos visitantes”, garantiu.
Este é o quinto selo emitido pela Pasta a municípios do Nordeste, logo após João Pessoa (PB), Natal e Tibau do Sul (RN) e Caucaia (CE). Alagoas tem um investimento privado em análise e Indiaroba, em Sergipe, também já protocolou seu pleito. Até o momento, a carteira de projetos recebidos pelo Prodetur+Turismo já ultrapassa R$ 2,26 bilhões. O valor total disponibilizado pela linha de crédito é de R$ 5 bilhões.(Com o MTUR)

O SEBRAE EM BATURITÉ - TERMINA AMANHÃ A FEIRA INTEGRADA DE OPORTUNIDADES

O Sebrae promove desde ontem e até amanhã, 29, em Baturité, a FIO 2018, evento que tem como foco a geração de oportunidades e a realização de negócios para os empreendedores do Maciço, principalmente nas áreas do turismo, economia criativa e agronegócio.
 Aberto ao público em geral, o evento tem uma programação especial com seminários, palestras, oficinas de capacitação, exposição de produtos e serviços e apresentações culturais. Um dos destaques da programação é o lançamento do programa Caminhos do Maciço, desenvolvido pelo Sebrae, juntamente com as administrações municipais e empreendedores da Serra de Baturité.
O lançamento do Caminhos do Maciço começou às 20 horas, de ontem, no auditório do Paço Municipal de Baturité. De acordo com a articuladora do Sebrae na região do Maciço, Fabiana Gizele, o novo programa é um desdobramento do trabalho iniciado em 2015, com a Rota Verde do Café e tem como foco o desenvolvimento integrado e sustentável do território, a partir de um extenso programa de qualificação profissional e orientação técnica.
FOCO NO TURISMO - Além da qualificação, o programa tem um forte componente de promoção turística ao reunir em um mesmo guia, que será disponibilizado de forma impressa e virtual, um conjunto de equipamentos dos municípios, que vão deste os tradicionais atrativos até industrias agro artesanais e organizações produtivas. Segundo Fabiana, o primeiro município a ser contemplado com as ações do programa é Mulungu.
Ainda na área do turismo, a programação da FIO 2018 conta com a realização do Talk Show Destinos Turísticos Inteligentes – Rotas do Ceará, onde é apresentado ao público o andamento dos programas de estruturação de rotas turísticas que o Sebrae vem desenvolvendo em cinco territórios do estado. Também é destaque a palestra magna “Estratégias para o Turismo – Consolidação de Rotas Turísticas com ênfase na governança, respeito às vocações e cultura do território”, que será proferida pelo ex-ministro do turismo e ex-diretor presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.
OUTROS ALVOS -Um dos focos estratégicos da FIO 2018, a economia criativa terá um papel de destaque com a realização do Salão do Artesanato. O espaço foi pensado para apresentar ao público um pouco do resultado do trabalho desenvolvido pelos grupos de artesãos do Maciço, que com o apoio do Sebrae. No palco Ritmos e Danças, durante os três dias de evento, grupos musicais e artísticos da região estarão se apresentando para o público da feira.
A produção agrícola do Maciço também tem espaço na programação da FIO 2018, em especial os produtores da agricultura familiar, que são os responsáveis pela permanência do cinturão verde da Serra de Baturité, da qualidade da água e de solos ricos em nutrientes. 
Durante a feira, os produtores do Maciço estarão contemplados com a realização de oficinas técnicas, espaço para exposição de produtos e a realização de uma rodada de negócios, envolvendo os segmentos agroartesanal e de turismo. 
Amanhã, haverá o lançamento do Selo Sebrae de Sustentabilidade. 
Um dos destaque do evento é o lançamento do I Simpósio de Educação Empreendedora, com o objetivo de fomentar o programa de ensino do empreendedorismo para estudantes, além de promover a troca de experiências entre diretores, coordenadores e professores das redes de ensino pública e privado da região

EM POÇOS DE CALDAS - MOVIMENTADO CONGRESSO NACIONAL DO SKAL INTERNACIONAL

                     A presidente Priscila do Skal nacionalcom skalegas
De 20 a 23 últimos, em Poços de Caldas – MG, com aproximadamente 150 participantes entre Skalegas, familiares, autoridades e imprensa, com todo o êxito, realizou-se o 48º Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil 
PROGRAMAÇÃO -  Na solenidade de abertura houve outorga do Troféu Turismo Mundo Afora para aas seguintes personalidades mineiras: Sérgio Azevedo - Prefeito de Poços de Caldas; Rodrigo Lopes – Prefeito de Andradas; e Waldir Miguel – Hoteleiro da Cadeia Nacional Inn, que inclui o Hotel Thermas Resort Walter World, que sediou o evento. 
Outras autoridades que deram apoio institucional ao evento receberam a certificação Preito de Gratidão. Também houve premiação anual a skalegas de vários estados, os quais receberam o Troféu Turismo Mundo Afora – Mérito SKÅL Brasil 2017
 O skalega presidente da Academia Cearense de Turismo, Pedro Carlos da Fonseca, diplomou Acadêmicos Sócios Honorários (correspondentes), os Presidentes dos Clubes Skal e a Past President Sônia Vidinhas. O evento foi seguido de jantar com atração musical.
ASSEMBLEIA – A part maise importante do Congresso foi a assembleia realizada pelo Colegiado e Diretores do Skal Internacional do Brasil, com a seguinte pauta:  1) Leitura da Ata de Assembleia realizada no dia 15 de dezembro de 2017 em Gramado – RS; 2) Relatório da Gestão 2016/2018 de Priscila Cavalcanti. Mudança Sede Administrativa do Skal Brasil para a Sede Fortaleza no Ceará; 3) Palestra tema “Cenário do Turismo Nacional” da Dra. Ana Clévia Guerreiro, diretora do SEBRAE Nacional”, que foi outorgada com o Troféu Turismo Mundo Afora – Mérito Skal; 4) Pesquisa Skal Nacional/Consultoria do SEBRAE – Projeto Turismo Mundo Afora que se tornará PROGRAMA; 5) Informe – Minuta do Estatuto da Academia Cearense de Turismo (ACTur), pelo Presidente Carlos da Fonseca; 6) Informe do Congresso Internacional no Quênia; 7) Informe do Congresso Latino Americano na Argentina (2019); 9) Palavra dos Presidentes; 10) Assuntos gerais. Os demais participantes do congresso participaram de City Tour; 
O dia 22 foi dedicado a uma programação variada, da qual constou visita à Vinícola Casa Geraldo em Andradas – MG, ocasião em que o Prefeito Municipal Rodrigo Lopes ofereceu um almoço, com degustação de vinhos, sucos e espumantes. Outras visitas foram feitas, entre as quais à General Beer, micro cervejaria artesanais; e ao Pico do Gavião, sede das etapas Mundial de Voo Livre.
Um jantar festivo encerrou o Congresso, momento em que houve apresentação da Sinfonia das Águas – Show.

BALEIAS FRANCA: VOLTA O TURISMO EMBARCADO

A autorização da justiça para a retomada dos passeios embarcados para avistamento de baleias Franca no litoral catarinense, após seis anos de proibição, foi o destaque da programação da quinta-feira (20) da Semana Nacional da Baleia Franca, realizada em Imbituba (SC). O evento contou com a presença do ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.
O município integra, juntamente com Laguna e Garopaba, a Rota da Baleia Franca, um roteiro desenvolvido para incentivar o turismo na região, principalmente durante o período de inverno. No entanto, com a proibição dos barcos durante o avistamento, a atividade turística foi prejudicada. Situação que deverá mudar com a nova decisão judicial.
A ideia é que uma portaria que orienta a atividade nos estados da Bahia e Espírito Santo, onde a observação de baleias é um atrativo turístico, passe a reger também a prática no litoral catarinense, de modo a assegurar a proteção dos cetáceos.

TAÍBA - FESTIVAL DO ESCARGOT 2018 / HOJE E AMANHÃ É ATRAÇÃO PARA MILHARES DE VISITANTES

Escargot em destaque
A paradisíaca Taíba, uma das joias praianas do turismo do Ceará, certamente receberá hoje e amanhã, 29, milhares de turistas para participar do Festival do Escargot e Frutos do Mar.  O já tradicional evento este ano tem um ingrediente diferente. Será realizado, excepcionalmente, em outro local, em razão das obras de requalificação da Praça Principal, Acontecerá no espaço da antiga vaquejada do Galba, numa rua paralela à praça em obras. O novo grande espaço já está bem preparado para que, mais uma vez, o Festival vá até vá além do êxito das edições passadas.  
O já consagrado festival da gastronomia da Taiba este ano apresentará as maiores novidades da culinária típica do litoral cearense,, com as ofertas principais à base do escargot, mas sem deixar de lado  pratos com outros frutos do mar, entre os quais ariacó, pargo, cavala e atum, preparados por “chefs” de alta qualificação.
Para alegria dos que comparecerão ao evento, está programada variada programação de shows com participação de ástreos consagrados na MPB, com destaque para o pernambucano Alceu Valença. 
ENCONTRO – Com o objetivo de que a promoção atinja sus reais objetivos, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou uma reunião de Mobilização Social para o Festival do Escargot e Frutos do Mar da Taíba.
Foram tratados assuntos sobre o festival gastronômico, feira de artesanato, exposição fotográfica, serviços ofertados ao turista, ações formativas e programação cultural e artística.
Estiveram presentes a esta reunião preparatória do Festival Lírio Martins, assessor executivo da Secretaria de Cultura e Turismo, o secretário do Meio Ambiente Flávio Moura Rosado e a comunidade da Taíba, com os representantes da classe hoteleira, artesãos, empreendedores individuais e pescadores locais.
PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA -  Estes dois dias de festa na Ta[ib terá a seguinte programação artística:
Palco Principal - Sexta-feira (08)
21:30h – DonaLeda
23:00h – Alceu Valença
00:30h – Marcos Lessa
02:00h – Banda Quarto 9
Pôr do Sol
16:30h – Fauzi e banda The Soul Vibe
18:00h – Daniel Lopes e banda Nonsense
19:00h – Jhonny Silva e banda Indiana Buena
Sábado (09)
21:30h – Tributo: Belchior está aqui
22:15h – Banda Reite
00:00h – Biquíni Cavadão
02:00h – Banda Muita Vibe Surf Brothers
Pôr do Sol
17h – Selvagens à Procura de Lei
18:30h – Banda Zé Manduca
Domingo (10)
Circuito Cearense, Nordestino e Brasileiro de Surf

VENHA PARA O MAREIRO HOTEL


ROTA DO SOL 28/09/2018 ISSUU