Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de julho de 2013

APOIO Á IDEIA

Em razão do nosso comentário da semana passada sobre a ferrenha oposição de alguns políticos ,  pessoas da justiça e de outras atividades à construção do Acquario,  recebemos apoio de muita gente  também qualificada concordando com os nossos argumentos. Entre tantos, eis o que disse o jornalista Antônio Calábria, da revista “Rota Viva”: "Zé, você se esqueceu no seu editorial de dizer que a verba para o Aquário é da rubrica Infraestrutura de Turismo, e só para isso pode ser usada. Significa que se a obra  for cancelada, o dinheiro volta para o Tesouro e vai financiar outra obra em outro lugar do país. Parece que os que protestam contra sua construção estão é contra Fortaleza, preferindo não ter esse significativo melhoramento na cidade, mesmo que nada seja feito com o dinheiro a ele destinado. Cegueira absoluta". Já no jornal “O Povo”, edição de segunda-feira última, 22, em diligente artigo intitulado “Mais turismo, mais recursos para o social”, o jornalista Ítalo Gurgel, após referir-se ao que está significando para Lima, Peru, a reinserção ao mapa da cidade do Parque de la Reserva, argumenta; “O  exemplo, colhido em uma cidade do terceiro mundo, se aplica à ideia do Acquário cearense”. Mais à frente: “Entendo que renunciar ao Acquário, porque os problemas de saúde ainda não foram resolvidos, é eleger uma visão acanhada, de curto prazo, provavelmente ditada por interesses políticos. A médio e longo prazos, o novo equipamento – que tem um pé no turismo e outro na cultura, na educação, na ciência – fortaleceria a economia da cidade”. Felizmente, o bom senso começa a surgir entre pessoas que não têm o mínimo interesse pessoal na construção do valioso equipamento. Estranho é que, até o momento, os que são responsáveis maiores pelo desenvolvimento do turismo do Estado não tenham enfaticamente saído da toca em defesa de tão valioso empreendimento. Até mesmo a Setur, que no nosso entender devia, como os ativistas do contra fazem, estar com firmeza de argumentos mostrando que o Acquário é um bem maior para o desenvolvimento turístico e cultural de Fortaleza, do Ceará.

AO PAPA FRANCISCO NA MISSA EM APARECIDA: MANTER A ESPERANÇA

O santuário de Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil, foi o centro das atenções ontem,  pela “peregrinação pessoal” que  faz o Papa Francisco, que deseja confiar à Virgem o seu pontificado e os jovens da JMJ e de todo o mundo. O programa inicial previa que o Papa se deslocasse de helicóptero, mas devido à chuva, foi decidido o uso do avião até ao aeroporto mais próximo do santuário, sendo o percurso final percorrido de helicóptero.
A celebração teve início às 10h30 locais (15.30 em Roma), após um ato de veneração da imagem de Nossa Senhora, do santuário. Esta peregrinação do Papa ao santuário da padroeira do Brasil, que todos os anos acolhe milhões de peregrinos, sublinha uma ligação particular do Papa Francisco ao Santuário, onde decorreu a V Conferência Geral do
Episcopado Latino-americano e Caribenho, em 2007, na qual participou, como arcebispo de Buenos Aires, o então cardeal Jorge Mario Bergoglio. Na sua homilia, o Papa propôs aos fiéis "três simples posturas: conservar a esperança, deixar-se surpreender por Deus, viver na alegria".
No final da celebração, o Papa fez  a consagração do seu pontificado, num “ato de devoção pessoal”, como explicou aos jornalistas padre Federico Lombardi. Invocou também a intercessão da Virgem para todo o Brasil. Concluída a Missa, Papa Francisco saudou os fiéis que não tiveram lugar no interior do santuário.  
Por volta das 13 horas (18 horas em Roma), no Seminário do Bom Jesus, o Papa almoçou com os bispos da província e os seminaristas, regressando depois ao Rio de Janeiro, onde visitou o Hospital de São Francisco de Assis,  na zona da Tijuca, inaugurando uma ala psiquiátrica como “legado social” desta 28ª Jornada Mundial da Juventude. Esta nova estrutura – designada “Polo de Atenção Integral à Saúde Mental (PAI)”, dispondo de 40 camas, representa um “novo impulso” para o tratamento de jovens toxicodependentes e alcoólicos no período de crise.

DOMINGUINHOS RECEBE HOMENAGEM EM RECIFE

O Brasil está pesaroso.  A música popular autêntica ficou menor com a morte na terça-feira, 23, à noite, no Hospital Sírio Libanês, São Paulo, do magnífico intérprete e compositor  Dominguinhos,  sanfoneiro, compositor e cantor, autêntico herdeiro do também nordestino e famoso Luiz Lua Gonzaga. 
Seu nome era José Domingos de Moraes, nasceu em 12 de fevereiro de 1941 e tinha 72 anos de idade. Filho de pai músico e consertador de sanfonas, cedo Dominguinhos revelou que seria um dos grandes representantes da música nordestina. Não só isto, revelou-se um compositor de primeira linha, com parcerias de gente famosa como Chico Buarque e Gilberto Gil. Os seus 50 anos de estrada artística foram coroados de êxitos, chegando a ser distinguido, em 2002 com o com o Grammy Latino de Melhor Disco Regional,  Prêmio da Música Brasileira e  Prêmio Shell de Música.  Quem não se lembra de Eu Só Quero Um Xodó, Isto Aqui Tá Bom Demais e De Volta pro Aconchego? 
Após ser velado o corpo em São Paulo, Dominguinhos foi levado ao Recife, onde também grande número de artistas o homenagearam na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no bairro da Boa Vista. O sepultamento inda nã\o tem horário ainda não definido.

ATLÉTICO MINEIRO É CAMPEÃO DA LIBERTADORES

Comemoração dos atleticanos sacudiu o Mineirão
Com mais um título de expressão, o futebol brasileiro continua reabilitando a sua posição no “ranking” mundial. No mês passado, foi a seleção que brilhou, com a conquista da Copa das Confederações. Ontem, à noite, com um Mineirão lotado, o Atlético Mineiro conseguiu uma façanha tida como quase impossível. Conseguiu reverter a derrota de 2 x 0  que sofrera para o Olimpia  na semana passada,  em Assunção,  no estádio  Defensores del Chaco.  Ganhou de 2 x 0 no tempo regulamentar, empatou na prorrogação e  venceu na cobrança de  penaltis por 4 x 3. Quis o destino que o Galo, mais uma vez,  nas penalidades máximas,  fosse sagrado campeão da Taça das Libertadores 2013. Antes, nas mesmas circunstâncias, havia eliminado o Tijuana, do México, e o  Newell's, da Argentina.
Diante de mais de 60 mil  vibrantes torcedores, no jogo de ontem à noite o Atlético Mineiro não conseguiu marcar nenhum gol no primeiro tempo,  mesmo diante da forte pressão que exerceu sobre o time paraguaio.  No primeiro minuto do segundo tempo, Jô abriu o caminho para a vitória ao marcar o primeiro gol, após receber passe de   Rosinei.  O sofrimento, contudo,  continuou até os quando Leonardo Silva escorou de cabeça. Conseguindo os 2 a 0 esperados, fato que o credenciou a disputar a  prorrogação.  Mais apreensão dos torcedores do Galo mineiro. Felizmente, na cobrança dos penaltes decisivos da Taça, após erro do paraguaio Gimenez na batida da falta, Leonardo Silva marcou os 4 x 3. Antes, ele, sempre ele o goleiro Victor, defendeu a penalidade máxima batida por Miranda.
Com a vitória, o Atlético Mineiro garantiu vaga no Mundial de Clubes 2014.
Eis como jogou o novo campeão da Taça dos Libertadores: Victor; Michel, Réver, Leonardo Silva e Júnior César; Pierre, Josué, Ronaldinho e Diego Tardelli; Bernard e Jô.

AGENDA: CONTINUA A PEREGRINAÇÃO DO PAPA

Papa abraça interno do Hospital São Francisco
Ontem, o papa Francisco foi de helicóptero até Aparecida, onde,   celebrou solene  missa no Santuário Nossa Senhora, com a basílica recebendo 15 mil fieis, entre os quais cardeais, altos dignitários da Igreja Católica e de outros credos cristãos brasileiros e estrangeiros.  No final da tarde, no Rio, o papa visitou o Hospital São Francisco de Assis. À noite, Francisco jantou de forma privada e pernoitou.
Hoje, caso não haja alguma alteração de última hora, a visita do Papa Francisco ao Rio de Janeiro continuará com estava prevista. Pela manhã,  após a celebração  da Santa Missa, na residência do Sumaré,  irá até a Quinta da Boa Vista; recebe em confissão  cinco jovens de cinco continentes;. no Palácio São Joaquim; . às 11h, encontro com cinco jovens detentos; às 12h  rezará a oração do Angelus do balcão do palácio e, em seguida, se encontrará com os 20 membros do comitê organizador e os dez grandes patrocinadores-benfeitores da JMJ para uma saudação. Após o almoço, Francisco retornará ao Sumaré, onde não há agenda prevista. No sábado (27), às 9h, Francisco irá à Catedral da Cidade onde celebrará a missa com os bispos da JMJ, sacerdotes, religiosos e seminaristas; às 11h15, no Teatro Municipal, encontra os políticos, diplomatas, representantes da sociedade civil, empresários, artistas e representantes das maiores comunidades religiosas do país;  Vigília de Oração com os jovens.
No domingo, às 8h20, o papa Franisco deixa o Sumaré em direção a Guaratiba. Às 10h começa a Missa de Envio da JMJ Rio2013,  com a possível presença da presidente Dilma Roussef. A Celebração terminará com o anúncio sobre o local escolhido para ser a sede e do ano para a próxima jornada.Às 16h, encontro com os integrantes do comitê de coordenação da jornada e do Conselho Episcopal latino-americano; ida  ao RioCentro , com a expectativa da presença de cerca de 15 mil voluntários; ida ao centro do Rio onde atende os voluntários da jornada. Depois do compromisso com os voluntários, o papa seguirá para o aeroporto Tom Jobim onde, às 18h30, está previsto encontro com a presidente Dilma. Às 19 horas,  a comitiva papal regressará ao Vaticano. 
 Atenção: Esta agenda pode ser alterada em razão das fortes chuvas que estão do Rio.

FORTAL, DIVERSÃO PARA FOLIÕES DE TODO O BRASIL

A partir de hoje  e até domingo, 28, a capital cearense é a atração maior principalmente para os que são apreciadores da folia, jovens e não tantos. A cidade já está fervilhando de turistas que vêm brincar na maior micareta do Brasil.  A Cidade Fortal mais uma vez está pronta para oferecer  um grande espetáculo para o público, apresentando os nomes mais fortes da música brasileira e reunindo num só espaço o melhor do axé, forró, sertanejo e música eletrônica. 
As atrações do Fortal 2013 são muitas e conta a micareta com a participação dos trios Chiclete com Banana (Nana Banana e Siriguella); Ivete Sangalo e Asa de Águia (Cerveja & Coco); Saulo, Tomate e Wesley Safadão e sua Garota Safada (Eh Loco), Chicabana (Trio Nova Schin Folia); Simone e Simaria, Forró Real, Forró 100%, Toca do Vale, Forró do Movimento e Forró do Bom (Bloco Danadim), Jorge e Matheus (Pirraça).
Fora dos trios, o grande evento receberá ainda, na Arena VIP, Timbalada, Oito7Nove4, Matheus Fernandes, Harmonia do Samba e Banda Eva. Além disso, há ainda uma seleção de bandas locais para compor o Palco da Arena e DJs locais e nacionais que estão sendo confirmados, para a tenda eletrônica. 
ESPAÇOS - Chegando a sua 22ª edição, o Fortal oferece enorme estrutura para o público, com uma
cidade cenográfica montada especialmente para a festa. Na Cidade Fortal, além de participar da folia acompanhando os trios nos blocos, o folião pode assistir às apresentações de seus artistas preferidos do Camarote Mucuripe ou do Camarote Fortal (vendido individualmente). Outra forma para quem quer curtir a festa é a Arena VIP, que tem visão da passagem dos blocos e também oferece shows de grandes bandas, num palco especial. Dentro da Arena, há ainda o Camarote Front Stage, um espaço privilegiado para desfrutar a festa e a tenda eletrônica. E para ninguém ficar de fora existem ainda duas outras opções para curtir a festa: na Pista, ou Arquibancadas.
INFRAESTRUTURA - Realizado numa área de 140 mil metros quadrados, mais 70.000 m² de área de estacionamento, o Fortal está preparado para receber mais de 500 mil pessoas nos quatro dias de evento. O local possui fácil acesso (seja em carro próprio, táxi, ônibus de turismo ou ônibus público), com um esquema de trânsito e transporte especial durante os dias de festa
CORREDOR DA FOLIA - O corredor da folia contempla diversos estilos como axé, forró e sertajeno, reunindo grandes nomes da música brasileira e garantindo entretenimento para os foliões. Os trios garantem duas voltas no percurso e muita animação.
BLOCOS OFICIAIS - Siriguella - É o bloco que mais atrai turistas apaixonados por micaretas. Tradicionalmente, o Siriguella sai ao som do Chiclete com Banana na sexta, sábado e domingo de Fortal. Destaca-se pelo número de foliões e por concentrar muita gente bonita. Eh Loco  -  Traz Tomate na sexta-feira (26), Saulo no sábado (27) - estreando na festa como carreira solo – e, no domingo (28), Wesley Safadão e sua Garota Safada como grande surpresa do bloco tocando pela primeira vez em no Corredor da Folia. Cerveja & Coco - Presença garantida do irreverente Durval Lelys, com a banda Asa de Águia, e da estrela baiana Ivete Sangalo, o bloco estará no corredor da folia nos dias 26, 27 e 28 de julho. 
BLOCOS ALTERNATIVOS - Nana Banana - Presente no Fortal desde 1995 é o alternativo mais desejado do Brasil. Bloco Danadim - Pela segunda vez consecutiva na “Cidade Fortal”, O comando do bloco vai ficar por conta das Coleguinhas Simone e Simaria e do Forró Real. Convidados como Toca do Vale, Forró do Bom, Forró 100% e Forró do Movimento também vão participar do trio, Bloco Pirraça - Comandado pelos cantores Jorge & Mateus, o bloco Pirraça, traz um ritmo diferente para o Fortal, o Sertanejo Elétrico. Trio Nova Schin Folia - Patrocinadora Master do Fortal 2013, a Nova Schin coloca mais uma vez na avenida seu trio Nova Schin Folia e traz este ano a Chicabana para animar seus foliões. 
RESPONSABILIDADE SOCIAL - Pelo terceiro ano consecutivo, o Fortal firma parceria com o Iprede para arrecadação de leite como doação para as crianças desnutridas da instituição. O objetivo é renovar a parceria, envolvendo as pessoas relacionadas ao evento com ações em todas as frentes, denominadas “Folião Solidário”, “Cortesia Solidária”, “Empresa Solidária”, “Patrocinador Solidário”, “Bloco Solidário”, “Banda Solidária". 

NO SÁBADO, EDNARDO FESTEJA 40 ANOS DE CARREIRA

No próximo sábado,  27 de julho, às 21h, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o cantor cearense Ednardo estará celebrando quatro décadas de carreira com o show “Ednardo - 40 anos de Canção”. Na ocasião, cantor gravará um DVD ao vivo. O acesso é gratuito.
Talentosos músicos cearenses, como Mími Rocha (guitarra), Luis Miguel Caldas (baixo), Aroldo Araújo (baixo acústico), Herlon Robson (teclado e acordeon), Edson Távora (teclado), Manassés Sousa (viola 12/cavaco), Carlos Patriolino Filho (bandolim/violão), Márcio Resende (metais), Denilson Lopes (bateria), Hoto Junior (percussão), Nilton Fiore (percussão), acompanham o músico. A apresentação contará com a participação especial de Rodger Rogério e Teti, parceiros de Ednardo no disco “Meu Corpo Minha Embalagem Todo Gasto Na Viagem – Pessoal do Ceará” e do paraibano Chico César. 
De 1973 - quando lançou os hits “Beira Mar”, “Terral” e “Ingazeiras” - para cá, Ednardo acumulou mais de 400 músicas e letras, distribuídas em 15 discos originais, 16 discos de compilações, duas trilhas musicais para teatro, dois especiais para TV e quatro trilhas musicais de cinema.Em 1976, “Pavão Mysteriozo”, lançado dois anos antes no disco O Romance do Pavão Mysterioso, virou tema de abertura da novela Saramandaia, da Rede Globo, neste ano relançada em nova versão. Entre suas músicas, destacam-se ainda muitas outras, como “Artigo 26”, disco Berro (1976), “Enquanto engoma a calça” – coautoria com Climério - e “A Manga Rosa” (Ednardo, 1979).
Reconhecidas internacionalmente, suas músicas já foram gravadas por mais de 50 diferentes intérpretes e tocam em países como Portugal, Espanha, França, Itália, Holanda, Alemanha, Japão, Israel, Cuba, México, Argentina, Uruguai, comunidades Latino-Americanas dos Estados Unidos, entre outros.
Ednardo é o autor das trilhas musicais dos filmes Luzia Homem (Fábio Barreto) sucesso de bilheteria no Brasil e exterior, Tigipió (Pedro Jorge de Castro), com trilha premiada nos festivais de Karlov Vary, na Checoslováquia, e em Verona, na Itália, e O Calor da Pele (também de Pedro Jorge de Castro). Em 1977 dirigiu e produziu o filme Cauim, um misto de documentário e ficção sobre o maracatu cearense. Este trabalho deu nome ao seu disco lançado no ano seguinte.

CLARET GUERRA TEM NOVO TÍTULO ACADÊMICO

O novo mestre em  Administração, Antônio Claret Guerra, ao centro, com os professores doutores  Aleixina Maria Lopes Andalécio (orientadora da dissertação) e Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, diretora geral da Faculdade Novos Horizontes
O diretor-geral do “Jornal MG Turismo”, Antônio Claret Guerra, que é jornalista profissional diplomado pela UFMG e pós-graduado com MBA Executivo em Gestão Empresarial, acaba de receber novo título acadêmico. Agora ele é  mestre em Administração, com ênfase em mídias sociais e turismo, obtido na Faculdade Novos Horizontes, onde as aulas são ministradas por professores oriundos ou em atividades na UFMG. 
Claret Guerra, também diretor nacional da Abrajet, obteve a pós-graduação “strict sensu”, aos 59 anos de idade, mesmo desempenhando todas as suas atividades jornalísticas e empresariais . Ele defendeu a dissertação intitulada “A contribuição de mídias sociais para o processo de decisão de compra de produtos turísticos por consumidores brasileiros, na área de Ciências Sociais Aplicadas”, com conteúdo acadêmico nas áreas de administração, jornalismo e turismo. 
Claret Guerra nos informou que  já iniciou os preparativos para se submeter, em 2014, a um processo de seleção para o Doutorado.

VESPERATA EM DIAMANTINA

O  maior evento de Diamantina, Minas Gerais, a Vesperata, apresenta muita música boa, ao ar livre, na cidade histórica conhecida por seus ricos elementos culturais. Instalada na Rua da Quitanda, a Vesperata acontece sempre depois da meia-noite, nas ruas do centro de Diamantina, durante dois sábados por mês. Em cada janela dos casarões há um músico, que regido por maestros posicionados no meio da rua, coordenam os artistas que apresentam vários estilos musicais . Neste agosto, já aconteceu no dia 3 e vai se repetir no dia 31. As edições até o fim do no serão as seguintes: setembro: 14, 21 e 28; outubro: 05 e 19.  
Sentados em mesas ou mesmo em pé, o público é atendido por garçons dos bares próximos, tornando a programação ainda mais agradável, com a opção de degustar tira-gostos tipicamente mineiros, uma cerveja gelada ou até mesmo um vinho. A banda é regida e composta por integrantes do 3º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais e por jovens músicos da Orquestra Mirim.A vesperata faz parte do calendário de eventos oficiais da cidade e ocorrerá ao longo do ano de 2013, apresentando a musicalidade diamantinense, considerada Patrimônio Imaterial da cidade. Programe-se e venha conferir este maravilhoso evento ao ar livre. (Jornalista Sérgio Moreira)

121 ANOS DE BEBERIBE: REGATA EM MORRO BRANCO

Falésias de Morro Branco-CE
A praia de Morro Branco, em Beberibe, vai receber uma regata no domingo, 28, comemorando os 121 anos de emancipação política do município. Com a participação de 80 competidores, todos pescadores da região, a expectativa é que o evento atraia, ao menos, cinco mil pessoas para a praia.
O objetivo principal da regata é fortalecer a prática da pesca artesanal como atividade econômica e esportiva-cultural. Os competidores se dividem nas categorias Bote e Remo, e Jangada, esta com dois e três tripulantes. Além dos prêmios, haverá uma homenagem aos pescadores que mais se destacaram ao longo de 2012, o Troféu Pescador Padrão.  
À tarde, atrações como as bandas Forró Três Amores e Grupo Bem Bacana e vão fazer a festa com muito forró para os turistas arrastarem os pés.  
O ANIVERSÁRIO -  Além da regata,  outros atos festivos acontecerão nos 121 de Beberibe, um dos municípios do  Estado que possui excelente estrutura turística em  algumas das praias mais bonitas do Litoral Leste.
Com 54 quilômetros de praias que serviram de cenários para diversos filmes, novelas e programas televisivos, o município abriga um dos carnavais mais animados do Ceará, com a tradicional brincadeira do mela-mela nas praias e shows à noite. Distante 79 quilômetros da capital, Beberibe tem dunas, 74 dunas (muitas delas no alto dessas formações), falésias coloridas, estuários e manguezais.
Além de conferir as muitas praias selvagens da região, vale visitar também o Sítio Lucas, berço da cidade, com registros datados do Século XVII, engenho restaurado, restaurante, loja, passeios a cavalo e charrete, cavalgada, trilhas ecológicas e lago para pesca.
ATRAÇÕES – Os melhores locais de o turista se realizar são: Morro Branco e Praia das Fontes: As duas praias vizinhas são as mais urbanizadas de Beberibe, com muitas opções de hospedagem e restaurantes e famosas pelo carnaval. A primeira possui uma grande duna branca – daí o nome do local – e a segunda, várias falésias com bicas. Os nativos dizem que a água de uma delas possui propriedades rejuvenescedoras. A Barra da Sucatinga: a 15 km de Beberibe e de grande beleza, é protegida pela ponta da Barra do Rio Sucatinga.
A Prainha do Canto Verde, quase intocada, é considerada como uma “praia ecológica” com uma paisagem onde se misturam dunas, coqueirais e espelhos d'água de inúmeras lagoas. Por essas características, recebeu a primeira edição do reality show “No Limite”.
A Praia do Parajuru apresenta uma longa faixa emoldurada por dunas baixas cobertas por denso coqueiral em cima de dunas brancas e baixas. O limite da praia é o estuário do Rio Pirangi, que confere à paisagem uma beleza primitiva.

DIA 25 É DIA DE MARACATU

O Aeroporto Internacional Pinto Martins recebe hoje o passo cadenciado do Maracatu cearense com o projeto Dia 25 é Dia de Maracatu. Em julho, a atração é a campeã do Carnaval de Rua de Fortaleza 2013, o Maracatu Rei de Paus, que acumula nove títulos consecutivos.
A programação contará com cortejo a partir das 18 horas, seguido pela coroação da Rainha. Um intérprete de libras (Língua Brasileira de Sinais), traduzirá simultaneamente as loas e todo o cerimonial do evento para o público surdo que estiver presente no Aeroporto. A atividade é aberta ao público.
Lançado no dia 25 de março de 2013, data em que se celebra oficialmente o Dia do Maracatu e a libertação dos escravos do Ceará, o Dia 25 é Dia de Maracatu é mais do que um evento mensal para divulgar os maracatus de Fortaleza. O projeto, da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura, é uma política cultural de apoio e disseminação desta tradição ao longo do ano. Acontece todo dia 25, com apresentação de maracatus em diversos pontos da cidade.

O CEARÁ TERÁ COMPLETO CENTRO DE FORMAÇÃO OLÍMPICA

Está no final o processo de licitação para construção do Centro de Formação Olímpica, órgão que tem por objetivo formar atletas de alto nível com objetivos olímpicos.  O complexo, com início da construção prevista para este mês, será um dos mais completos do Brasil e terá uma área total de 85 mil metros quadrados.  Será implantado diante do Estádio Plácido Castelo, o Castelão, no local em que funcionava o Centro de Processamento de Dados do Banco do Brasil (esquina das avenidas Alberto Craveiro e Dedé Brasil).  O objetivo maior do CFO é transformar o Ceará num celeiro de atletas de alto rendimento, visando principalmente os Jogos Olímpicos em 2016. A obra terá a supervisão do DAE, órgão vinculado a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e conforme previsão terá um valor total de R$ 200 milhões.
Após totalmente concluído, o CEO permitirá a prática de 27 modalidades esportivas existentes, atualmente, nas Olimpíadas. Além do ginásio poliesportivo coberto, de padrão internacional, para receber 17 mil espectadores, contará com um hotel para atender até 262 pessoas, praça de alimentação, alojamento para até 150 atletas, pista de atletismo, campo de futebol, piscinas olímpicas, entre outras. O empreendimento contará ainda com passarela para pedestre que o ligará diretamente ao Castelão e terá um ginásio poliesportivo com capacidade para cerca de 17 mil espectadores. 
Conforme pensamento da Secretaria de Esportes do Estado, entre outros objetivos, será importante na formação de atletas, técnicos e árbitros e contará com espaço destinado à prática esportiva para a população adulta e idosos.

CONFENAR REALIZA O AGENDA 2013

Em agosto próximo, a Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição realiza,  em Porto de Galinhas (PE), o Agenda 2013. Com o objetivo de agregar conhecimento e experiência aos associados, a instituição preparou uma programação especial para o evento, que tem como tema “A Arte da Guerra”, para os gestores das revendas.
Neste ano, o congresso receberá cerca de 700 convidados e a Confenar já acertou  a presença de  renomados profissionais para as palestras. Também serão realizadas outras atividades durante o evento, como as Clínicas de Atendimento, Treinamento de Gestão em Logística, Palestras Técnicas, Fórum Confenar e ExpoConfenar – feira de oportunidades com a participação de diversos parceiros de negócios da confederação.

ESTRANGEIROS GASTARAM MAIS

O maior gasto médio do estrangeiro entre as cidades-sede da Copa se deu em Fortaleza, com R$ 2,7 mil por pessoa durante a estada, segundo levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), feito a pedido do Ministério do Turismo. Em segundo lugar, aparece o Rio de Janeiro, com gasto médio de R$ 2,66 mil, seguido por Recife e Salvador com R$ 1,5 mil e R$ 1,19 mil respectivamente. Os gastos consideram despesas como hospedagem, transporte e alimentação. As despesas com passagens aéreas e ingressos não foram considerados.
No turismo doméstico, Brasília lidera o ranking com registro de gasto médio de R$ 1 mil, seguida por Fortaleza, com R$ 788, e pelo Rio de Janeiro, com R$ 691. O levantamento parcial, que ainda não traz dados de todas as cidades-sede, mostra também que cada turista brasileiro gastou R$ 376 em Recife, o menor valor entre as cidades pesquisadas. Belo Horizonte e Salvador empataram na média de R$ 464. O gasto médio do brasileiro foi de R$ 640.
Foram analisados os dados de 7.357 entrevistados, do total de 14 mil entrevistas feitas durante os jogos da Copa das Confederações. Em breve, o Ministério do Turismo divulgará o resultado final do levantamento. (Fonte:MTUR).

OX MMA EM AGOSTO NO GINÁSIO PAULO SARASATE

Após o TUF Brasil Finale 2013, o Ginásio Paulo Sarasate abre os portões para o OX MMA Event, que será realizado no dia 8 de agosto, a partir das 20h, com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer do Município.
Com arbitragem de Mário Yamasaki, do Ultimate Fighting Championship (UFC), a principal luta da noite será do brasileiro Edson Conterrâneo contra o americano Bob Sapp. Antes do duelo, o americano vai subir ao octágono ao lado de Rodrigo Minotauro. Juntos, eles vão rever a batalha que protagonizaram no Pride, em 2002.
O card contempla também a revanche do MMA cearense, entre Andrezinho Nogueira e o ex-UFC Willamy Chiquerim. O duelo está empatado com uma vitória para cada lado.
Eis como está previsto o Card do OX MMA para o dia 8:
Bob Sapp x Edson “Conterrâneo” França (120 KG);Junior Killer x G. Soares (77 KG);
Andrezinho Nogueira x Willamy Chiquerim (70 KG); Carlos Índio x Gary Kono (77 KG); Ruthenilson “Hulk” x Godofredo Claudio (77 KG); Arlen Ribeiro x João Vitor “JV” (70 KG); Ilara x Sucuri (61 KG);
Izac Alves x Giovane Coiote (70KG); Ícaro Titara x Danilo Mota (77 KG); Gildázio x Antonio Pompeu (66 KG).

MIRIAM PETRONE À FRENTE DA ABRAJET/SP


Tomará posse no próximo  dia 08 de agosto, às 20 horas, no Auditório Franco Montoro,  da Assembleia Legislativa,  a nova diretoria da ABRAJET-SP, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de São Paulo, Gestão 2013 – 2015, estando à frente como

Presidente a jornalista Miriam Petrone. Após o ato  haverá coquetel de confraternização, oferecido pela Casa Legislativa. 
NOVA DIRETORIA – Os  novos poderes da Abajet/SP   têm a seguinte constituição;
 Presidente; Miriam Petrone (FOTO); Vice-Presidente: Claudio Lacerda Oliva; Diretor Financeiro: Waldir Martinez; Diretor Secretário: José dos Reis Cabral. Brasileiro. 
Conselho de Ética -  Hilário Ângelo Pelizzer, Walter Estevan Junior e Júlio André Piunti
Conselho Fiscal: Hélcio Estrella, Azauri da Costa Mattei e Osires de Paula Soares, 
Diretores Nomeados: Expansão: Wilmar Colomino (Litoral), Alberto Talauskas (Capital), João Carlos Ferreira (Interior), Sônia Teixeira (comunicação), Vininha de Moraes (Comtur) e Mariza Torelli (Coordenadora Editorial).
FÓRUM DE PRESIDENTES – Aproveitando a oportunidade da posse da nova diretoria para o próximo biênio, a Abrajet/São Paulo realizará o Fórum de Presidentes da entidade .desenvolvendo a seguinte programação: 
Dia 8 -  Chegada e  traslado dos presidentes ao hotel. 18h,  saída do hotel para a Assembleia para a posse da Diretoria. Após a cerimonia haverá um coquetel. Dia 9 - 8h30,  receptivo levará os abrejeteanos de outros estados para compras na Rua 25 de Março e Rua José Paulino; 15h30, receptivo no hotel para Famtour no centro velho de São Paulo. Visitas ao Pátio do Colégio, Prédio do Banespa, Mosteiro de São Bento, Teatro Municipal, Estação da Luz e ao Museu da Língua Portuguesa. 19h30,  após a visita ao Museu da Língua Portuguesa jantar no Restaurante Vila Távola – no bairro do Bixiga (principal centro gastronômico de São Paulo);  Dia 10 -  9h30,  chegada ao Guarujá – Check-in no hotel e Famtour pela cidade;  14h30,  Fórum de Presidentes; 19h30 Jantar no Restaurante Il Faro;  21h,  Confraternização no Quiosque AMOT + do Chef Internacional Cello Nicolau e Diretor de Comunicação do Convention Bureau do Guarujá.  Dia 11/8 -  14h saída para São Paulo, com chegada prevista para as 16h.  

ELEITA A NOVA DIRETORIA DO SINDIJORCE

Em um clima de muita confraternização, o Sindicato dos Jornalistas do Ceará promoveu, de 16 a 18 do corrente, eleição para renovação de sua diretoria. Duas chapas concorreram ao pleito, saindo vencedora a de no. 1, encabeçada pela companheira Samira de Castro. Os demais eleitos são Rafael Mesquita, como Secretário Geral; Débora Lima, de Administração e Finanças; Wanessa Canuto, de Ação Sindical; Lúcio Filho, de Comunicação e os colegas Evilázio Bezerra, Francisco Gatto e Genilson de Lima, como suplentes.
O Conselho Fiscal ficou constituído por Mirton Peixoto, Lúcia Damasceno e Emanuel Carlos, tendo como suplente Fabiano Moreira. Os representantes junto à Federação Nacional de Jornalistas são Chico Alves e Marilena Lima, tendo como suplente Helga Santos. A Comissão de Ética fica composta por Mauro Benevides, Barroso Damasceno, Vidal Santos, Ildemar Loiola e Humberto Simão. 

CELSO SCHRÖDER É REELEITO PARA A FENAJ

Com 2.524 de 4.365 votos (57,8%) em todo o País, Celso Schröder (foto) foi reeleito para mais um mandato à frente da Federação Nacional dos Jornalistas,  até 2016. A Comissão Eleitoral Nacional concluiu a apuração na 2ª feira (22/7), confirmando a vitória da Chapa 1 – Sou jornalista, Sou FENAJ!, que ele lidera.
Para a Comissão Nacional de Ética da Fenaj foram eleitos Sérgio Murillo de Andrade, Beth Costa, Angela Marinho, Beatriz Barbosa e Mário Messagi Jr. A chapa 2 Luta FENAJ, de oposição, teve 1.393 votos. Foram registrados ainda 80 votos nulos, 107 em branco e outros 261 foram anulados.
A eleição não foi realizada em Mato Grosso e Maranhão. E embora tenha valorizado o esforço de realização da eleição na Bahia e em Rondônia, a Comissão Eleitoral não computou o resultado nos dois Estados. No primeiro caso, porque os critérios para a definição dos sócios aptos a votar foi diferente do estabelecido no Regimento Eleitoral; no segundo, porque a ata não foi enviada em tempo hábil. A posse da nova diretoria ocorrerá no XIX Enjai, que será realizado de 22 a 25/8 no Rio de Janeiro. 
Simultaneamente às eleições para a Fenaj, de 16 a 18/7, cinco Sindicatos de Jornalistas escolheram novas diretorias para o triênio 2013/2016. No Ceará, com 197 dos 357 votos válidos, venceu a Chapa 1, Jornalistas Unidos, Sindicato Forte, liderada pela presidente em exercício Samira de Castro. Em Goiás, a chapa única encabeçada pelo atual presidente Claudio Curado recebeu 94,5% dos votos. No Município do Rio, em que a disputa se deu entre quatro grupos, venceu a Chapa 2, Sindicato é pra lutar – Oposição de verdade, encabeçada por Paula Máiran, com 143 dos 429 votos contabilizados – a chapas 1, 4 e 3 tiveram, respectivamente, 95, 94 e 90 votos. Em Pernambuco, venceu a Chapa 1, Avançar com Mobilização, da atual presidente Ana Cláudia Eloi da Hora, que obteve 224 votos, contra 15 votos da Chapa 2 Você Sabe Porquê, 5 votos em branco e 5 nulos. E no Rio Grande do Sul, Milton Simas, encabeçando a chapa única que concorreu este ano, foi aprovado por 238 de um total de 280 eleitores.

ROTA DO SOL SEMANAL 25/07/2013